AULA 2: MATERIAIS A SEREM USINADOS (ASU)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 2: MATERIAIS A SEREM USINADOS (ASU)"

Transcrição

1 AULA 2: MATERIAIS A SEREM USINADOS (ASU) CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE USINAGEM SISTEMA: forma com que um determinado processo é executado: manual, automático, e descrever partes componentes de um processo: fabricação de chapas de MDP. PROCESSO: tipo de trabalho a ser executado para modificar a forma ou composição da madeira para produção de um determinado produto: usinagem, secagem, preservação, resinagem, impregnação, carbonização. OPERAÇÃO: trabalhos de transformação de forma da madeira inserido num determinado processo, ex. serramento de chapas, desdobro de toras, fresamento de bordas. As operações de corte nos diversos processos de usinagem podem ser previamente classificados como: abate, descascamento, desdobro, laminação, produção de partículas e beneficiamento. ABATE: seccionamento da árvore em sua porção inferior através de ferramentas manuais ou automática, com ou sem motorização, seguido de desgalhamento da tora e corte em dimensões de comprimento padrão, a fim de viabilizar o transporte e manuseio. DESCASCAMENTO: operação opcional, depende do processo, consiste na remoção da casca das toras. Esta operação pode ser executada de forma manual ou automática. DESDOBRO: processo de corte longitudinal das toras, com ou sem casca, empregado na produção de peças na forma de pranchas, tabuas, vigas, vigotas, caibros, sarrafos ou ripas. LAMINAÇÃO: operação de torneamento de toras descascadas (torno) ou fatiamento (faqueamento) (plaina) de peças previamente seccionadas com a retirada de costaneiras e em seção retangular. Espessura lamina: 0,6-8 mm (até 13 mm, 0,23 mm); PRODUÇÃO DE PARTÍCULAS: operação de sujeição de peças de madeira na forma roliça ou beneficiada por equipamentos que proporcionam a desintegração das mesmas, gerando partículas homogêneas denominadas cavacos. Os equipamentos recebem o nome de picadores. CAVACO: seção retangular espessura ¼ do comprimento. FLOCO, LAMÍNULA: cortes paralelos à direção das fibras, espessura menor que 1/30 comprimento. BENEFICIAMENTO/OPERAÇÕES DE CORTE PARA.: série de operações de usinagem por seccionamento das peças, aplainamento e lixamento, que podem ser classificadas e agrupadas em função do equipamento ou ferramental a ser utilizado.

2 INTRODUÇÃO No Brasil em geral, no processamento e beneficiamento da madeira, observam-se alguns contrastes no que diz respeito ao nível de tecnologia empregado. Existem indústrias que processam e beneficiam a madeira, atendendo o mercado nacional e de exportação, processando madeira para papel e celulose, movelarias, estruturas e esquadrias e painéis. Entretanto, há também um grande número de pequenos e médios produtos de madeira serrada que utilizam técnicas de desdobro, que nem sempre proporcionam bons rendimentos de madeira serrada, bem como não propiciam boa qualidade do produto final. Isto decorre, principalmente devido à falta de conhecimentos de parâmetros de corte da espécie processada, além de fatores de planejamento das serrarias e agregação de valor ao produto. O desenvolvimento de pesquisas, trabalhos de extensão que levem à melhorias tecnológicas, à racionalização do uso de matérias-primas, à maior eficiência e melhor utilização da madeira nativa e das espécies florestais disponíveis, e a busca de novos mercados internacionais, são imprescindíveis para o país. 1. Influência das propriedades da madeira na usinagem A qualidade final de um produto relaciona-se com as operações de usinagem e com a estrutura física e anatômica da madeira. Com relação à estrutura microscópica da madeira, em qualquer operação de usinagem as fibras da madeira são arrancadas e, raramente, cortadas. Este efeito pode ser explicado pela grande dimensão dos gumes de corte das ferramentas em relação às dimensões das fibras. As fibras apresentam dimensões, geralmente, menores que os raios dos gumes das ferramentas utilizadas na usinagem, principalmente quando são utilizados materiais que não permitem a confecção de gumes muito vivos. Neste caso as fibras da madeira são raspadas ou arrancadas e não cortadas. Os principais defeitos nos processos de corte, fresamento e furação, estão ligados às variações nas propriedades da madeira, as condições das máquinas e das ferramentas de corte e ao treinamento do operador da máquina.

3 Em geral a presença de sílica (cristais de óxido de silício) confere certa resistência à madeira, mas possui efeito negativo quanto ao desgaste (abrasão) das ferramentas de corte. Madeiras com grã irregular apresentam superfície áspera nas regiões nas quais a ferramenta corta em sentido contrário à direção normal dos tecidos. A presença de substâncias especiais tais como canais celulares, resinas e células oleíferas, presentes em certas espécies, dificulta as operações de desdobro e de beneficiamento por processos de fresamento, corte e furação quando são danosas à saúde ou aderem as ferramentas. A massa específica é a propriedade física mais representativa da qualidade da madeira. Para representar as forças de corte envolvidas na usinagem da madeira não é diferente. Na ausência de qualquer informação empírica a respeito das forças envolvidas numa dada condição de usinagem para uma determinada espécie, pode-se fazer uma aproximação, comparando-se às informações sobre duas outras espécies de massa específica conhecida através de uma proporcionalidade linear de forças e massa específica. Entretanto, este procedimento seria uma primeira aproximação, visto que as interações entre as espécies, teor de umidade, espessura de cavaco e ângulo de saída da ferramenta são fatores complexos demais para serem tão simplesmente representados Os aspectos levantados acima são colocados para que sejam entendidas as relações entre as propriedades da madeira, as propriedades das ferramentas e as condições de corte para a utilização de máquinas e ferramentas adaptadas à usinagem de madeiras com diferentes propriedades e ainda pouco utilizadas. Para a identificação das melhores formas de industrializar a madeira é necessário compreender a interação entre as propriedades da madeira e os recursos utilizados para sua transformação em produtos manufaturados. 2. Propriedades da madeira que interferem na usinagem Deformações, empenamentos produzidos durante a secagem, tensões internas de crescimento, fibras retorcidas dificultam a usinagem de peças planas e retas de madeira seca.

4 A utilização correta e racional da madeira, depende, portanto, do conhecimento não só de suas características físicas e mecânicas, mas também da aptidão à usinagem. Um requisito básico para determinar se uma espécie de madeira é apta para um uso determinado é o conhecimento e análise de suas características de usinagem. Estas características incluem operações de usinagem tais como o corte, o fresamento (aplainamento ou desengrosso), torneamento, furação e lixamento. Algumas destas operações podem ser encontradas no processamento primário em serrarias e outras principalmente no processamento secundário na indústria de beneficiameto da madeira. Todas as operações envolvem um processo de tensão e ruptura. Seja manualmente ou através de máquinas, a força é transmitida para a madeira através de uma ferramenta de corte. A orientação e direção das forças são controladas através do modelo da ferramenta e/ou através das mãos do marceneiro. A ferramenta tem, normalmente, uma geometria definida, e a madeira tem suas propriedades físicas e mecânicas próprias. A direção do movimento e a configuração da ferramenta determinam o caminho e a maneira como os esforços são produzidos. As propriedades mecânicas da madeira determinam como estes esforços são resistidos, portanto, a junção destas duas ocorrências indica o modo de ruptura ou de corte. Anisotropia A madeira apresenta propriedades físicas e mecânicas diferenciadas nos planos transversal, tangencial e radial. Como conseqüência, a usinagem da madeira também será diferenciada nestes planos. Por exemplo, Kivimaa (1950) observou que quando o corte é efetuado na direção dos raios, as forças geradas para cortar são aproximadamente 12% maiores que quando o mesmo é efetuado perpendicularmente à estes.

5 Corte transversal Z X Y Corte Tangencial Corte radial Planos: xy (corte transversal), xz (corte radial) e yz (corte tangencial) Classes As madeiras são classificadas em coníferas (Gymnospermas) e folhosas (Angiospermas dicotiledôneas) As coníferas são madeiras que apresentam estrutura mais uniforme. São compostas principalmente por traqueídeos, canais resiníferos e raios. Os traqueídeos constituem 90 % do volume da madeira das coníferas. São células semelhantes a tubos, longas, estreitas e com extremidades fechadas. O comprimento destas células é de 75 a 200 vezes maior que a largura. A comunicação entre as células e outros componentes do lenho ocorre através de orifícios denominados Pontuações. Os traqueídeos são responsáveis pela condução de líquidos (alburno) e também pela resistência mecânica. Os raios são constituídos por células de parênquima com forma aparente de cubo, dispostas em bandas axiais, sempre horizontais, que se distribuem radialmente através dos traqueídeos. Constituem de 5 a 11% do volume da madeira da conífera e são responsáveis pelo armazenamento de carboidratos e pela condução da seiva na direção transversal. Os canais resiníferos são espaços intercelulares de forma tubular. Aparecem em algumas espécies e podem provocar defeitos pois as resinas

6 aderem ao fio da ferramenta. Na passada seguinte, o cavaco comprime a superfície da madeira produzindo pequenos orifícios. Este defeito ocorre no aplainamento, e é conhecido com o nome de marcas de cavaco (chipmarks). As angiospermas dicotiledôneas, também denominadas folhosas, representam a grande maioria das madeiras comerciais brasileiras. Apresentam uma composição anatômica bem mais complexa e com células mais especializadas do que as coníferas. Os principais elementos que compõem a estrutura anatômica das dicotiledôneas são as fibras, vasos, raios e células de parênquima. As fibras são células alongadas, mais curtas do que os traqueóides e compõem de 25% a 50% do volume das folhosas, dependendo da espécie. Seu comprimento pode variar entre 0,76 mm a 2,3 mm e, em média, apresentam cerca de 1 mm. São responsáveis pela resistência mecânica nestas espécies. Os vasos são células condutoras, alongadas ou não, que unidas, formam canais. Quando presentes no alburno, a função do vaso é a condução de líquidos. Os vasos no plano transversal aparecem como pequenas aberturas e neste caso são denominados poros. Do ponto de vista de usinagem, a característica geométrica mais importante do vaso é o seu diâmetro. Este diâmetro pode variar entre as espécies e também no interior dos anéis de crescimento (de 20 a mais de 300 ). Na produção de laminados muito finos (Ex: 0,25 mm), a existência de vasos com diâmetros muito grandes podem produzir orifícios dentro da placa. Desta maneira, o diâmetro dos vasos condiciona a espessura mínima das lâminas que podem ser obtidas. O diâmetro dos vasos assume, portanto, importância na coesão e qualidade das placas de laminados colados. Os raios nas dicotiledôneas ocupam de 10 a 20% do volume da madeira e têm a mesma função que quando presentes nas coníferas.

7 As células de parênquima têm a função de armazenamento. Ocorrem em maior proporção nas espécies originárias de regiões tropicais, onde pode representar até 50% do volume total de madeira, enquanto que, aquelas da América do Norte, apresentam apenas de 1 a 18%. As células de parênquima ocorrem associadas ou não aos vasos e com distribuição bastante variada de acordo com a espécie de madeira considerada. Anéis de crescimento Os anéis de crescimento são geralmente camadas definidas de madeira clara e escura. Os anéis de crescimento marcam a presença de madeira com características diferentes (inverno e verão) no que diz respeito à densidade, espessura das paredes celulares, etc. Tais diferenciações promovem diferentes comportamentos das tensões envolvidas durante o processo de usinagem. Dependendo da espécie e de fatores climáticos, o contraste dos anéis de crescimento adquire maior ou menor importância. De maneira geral as madeiras tropicais são mais homogêneas e os anéis de crescimento não apresentam maior importância. Cerne e Alburno O cerne é composto por células mortas, enquanto o alburno, por células vivas. O cerne, por ser composto por células mortas, mais fechadas e, em alguns casos preenchida com extrativos possui maior densidade. Alguns extrativos, quando em grande quantidade podem danificar a ferramenta de corte na usinagem. Para um determinado teor de umidade, normalmente não existe diferença nas propriedades mecânicas entre o cerne e o alburno. No entanto, em madeiras ricas em extrativos podem ocorrer diferenças marcantes nas propriedades e neste caso, o alburno pode apresentar menor resistência que o cerne. Do ponto de vista de usinagem a diferença ocorre quando o alburno apresenta maior teor de umidade. A figura presenta esquematicamente os anéis de crescimento, raios, cerne, alburno e outros elementos componentes do tronco.

8 Casca/Camada cortiçal Anéis Raios medulares Medula Alburno Camada de câmbio Cerne Casca interna/floema Figura 2. Estrutura anatômica do tronco de uma árvore madura Propriedades Mecânicas: Durante a usinagem da madeira é muito importante considerar as propriedades que determinam a natureza da ruptura, ou seja, a deformabilidade e a resistência máxima para cada tipo de solicitação. Os fatores que afetam a resistência mecânica da madeira e, conseqüentemente, os parâmetros relacionados à usinagem, são: Teor de umidade Umidades abaixo do ponto de saturação das fibras afetam a resistência mecânica da madeira e, por conseguinte, as forças desenvolvidas no processo de usinagem. Tendo em vista que alguns processos de usinagem são realizados com a madeira apresentando umidade acima do ponto de saturação e outros com a madeira seca, o conhecimento das características de usinagem nestas duas condições é muito importante. Temperatura São três razões principais para se estudar o efeito da temperatura no processo de usinagem:

9 a) A geração de certa quantidade de calor durante o processo é intrínseca e pode afetar a resistência da madeira; b) Existe a possibilidade de serem utilizados processos para variar a temperatura da madeira para facilitar o corte; c) Os tratamentos térmicos dados ao material, em alguns tipos de corte, podem ter um efeito permanente sobre suas propriedades mecânicas. Densidade A densidade é uma propriedade intrínseca da madeira e está intimamente associada com sua resistência mecânica. Desta maneira, certamente será um parâmetro importante a ser considerado na usinagem. Para se conhecer a comportamento da madeira aos diferentes processos de corte, um dos parâmetros fundamentais a se estudar são as forças geradas durante a usinagem. Estas forças, desenvolvidas durante o corte, têm grande importância na escolha do tipo da ferramenta e no cálculo da potência das máquinas que compõem uma serraria. Estas forças de corte variam com a espécie de madeira, direção das fibras, direção de corte, afiação das ferramentas de corte, e outras variáveis relacionadas à matéria prima ou à ferramenta. MATERIAIS A SEREM USINADOS: A) MADEIRA SERRADA: B) CHAPAS DURAS C) MDP/AGLOMERADO D) MDF E) PAINÉIS LAMINADOS F) PRODUTOS (PMVA):

MADEIRAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. jul. 2014

MADEIRAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. jul. 2014 MADEIRAS jul. 2014 Madeira A Madeira é o produto direto do lenho dos vegetais superiores: árvores e arbustos lenhos. Vegetais superiores: vegetais completos com raízes, caule, copa, folhas, flores e sementes.

Leia mais

MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL

MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL Convênio Racional Engenharia S/A e IBRAMEM CALIL JR, C. OKIMOTO, F.S. PFISTER, G. M. SUMÁRIO I. DEFINIÇÕES II. TIPOS DE CORTES III. CLASSIFICAÇÃO POR DEFEITOS 1. Defeitos

Leia mais

FUNDAMENTOS DA USINAGEM DA MADEIRA. Teoria de Corte da Madeira

FUNDAMENTOS DA USINAGEM DA MADEIRA. Teoria de Corte da Madeira FUNDAMENTOS DA USINAGEM DA MADEIRA Teoria de Corte da Madeira O corte convencional é definido como sendo a ação da ferramenta sobre uma peça de madeira, produzindo cavacos de dimensões variáveis. O cavaco

Leia mais

11 APENDICE B - INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO NA RESISTÊNCIA.

11 APENDICE B - INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO NA RESISTÊNCIA. 11 APENDICE B - INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO NA RESISTÊNCIA. 11.1 Nós Os nós causam desvios localizados nas fibras com inclinações excessivas. A figura 127 ilustra o efeito do enfraquecimento

Leia mais

DEFINIÇÕES DE TERMOS USADOS NA CLASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL

DEFINIÇÕES DE TERMOS USADOS NA CLASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL 160 14 GLOSSÁRIO DEFINIÇÕES DE TERMOS USADOS NA CLASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL Baseado na norma TB 397-90 (Madeira serrada de coníferas provenientes de reflorestamento, para uso geral) da Associação Brasileira

Leia mais

Características gerais da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock.

Características gerais da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock. AT073 - Introdução à Engenharia Industrial Madeireira Características gerais da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock. 1 Características gerais da Madeira O que iremos apresentar e discutir? Plantas superiores

Leia mais

INTRODUÇÃO - MADEIRA. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da madeira I

INTRODUÇÃO - MADEIRA. Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da madeira I INTRODUÇÃO - MADEIRA Mestranda Daniele Potulski Disciplina Química da madeira I Estrutura da madeira A madeira é um material heterogêneo; É constituída, basicamente, por tecidos formados por células com

Leia mais

Química da Madeira. MADEIRA - Material heterogêneo

Química da Madeira. MADEIRA - Material heterogêneo Química da Madeira MADEIRA - Material heterogêneo Química da Madeira Prof. Dr. Umberto Klock Introdução a disciplina Plantas Superiores Plantas Produtoras de Madeira Gimnospermas Angiospermas 7 Classes,

Leia mais

Profª. M.Sc.: Josiane Silva Araújo

Profª. M.Sc.: Josiane Silva Araújo Profª. M.Sc.: Josiane Silva Araújo Tecidos Vasculares Quanto ao desenvolvimento distingue-se: Tecido vascular primário; Tecido vascular secundário. Quanto a função distingue-se: Xilema; Floema. Tipos Celulares

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica PEF 2402 Estruturas metálicas e de madeira Prof. Eduardo M. B. Campello Prof. Pedro Wellington G. N. Teixeira

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 11 Introdução à Madeira

Estruturas de Aço e Madeira Aula 11 Introdução à Madeira Estruturas de Aço e Madeira Aula 11 Introdução à Madeira - Generalidades; - Propriedades Físicas; - Principais Produtos em Madeira para Construção; - Noções quanto à Sistemas Estruturais em Madeira; Prof.

Leia mais

Corte por serra de fita

Corte por serra de fita Corte por serra de fita Corte por serra de fita Formação do cavaco O processo de formação de cavaco no corte por serra de fita é feito em duas fases: Na primeira fase, o dente comprime e curva as fibras

Leia mais

MESTRE MARCENEIRO UMIDADE DA MADEIRA O QUE É MADEIRA SECA?

MESTRE MARCENEIRO UMIDADE DA MADEIRA O QUE É MADEIRA SECA? UMIDADE DA MADEIRA O QUE É MADEIRA SECA? Considera-se a madeira esta seca quando o seu teor de umidade residual for igual ou inferior a umidade de equilíbrio da madeira, ou seja quando a umidade da madeira

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Prof. Maycon Del Piero maycon@delpiero.com.br MADEIRA COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO (CAPÍTULO 17) p. 437 a 525 17.1 INTRODUÇÃO Características das madeiras como materiais de construção

Leia mais

Disciplina: Processos de Corte em Madeiras - AT081. Usinagem da madeira e de produtos base-madeira

Disciplina: Processos de Corte em Madeiras - AT081. Usinagem da madeira e de produtos base-madeira Disciplina: Processos de Corte em Madeiras - AT081 Prof. Ivan Venson Usinagem da madeira e de produtos base-madeira Quinta-feira: 20h30 Sala 2 Avaliações: 2 provas + trabalhos em sala Objetivos da disciplina:

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA NOME: ANATOMIA DA MADEIRA CÓDIGO: IF 301 CRÉDITOS: 04 (T-02 P-02) DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS

PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA NOME: ANATOMIA DA MADEIRA CÓDIGO: IF 301 CRÉDITOS: 04 (T-02 P-02) DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FLORESTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IF

Leia mais

Assunto: Madeira na Construção Civil Prof. Ederaldo Azevedo Aula 10 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP 9.1. Introdução: Na construção civil, a madeira é utilizada

Leia mais

Entre as características físicas da madeira, cujo conhecimento é importante para sua utilização como material de construção, destacam-se:

Entre as características físicas da madeira, cujo conhecimento é importante para sua utilização como material de construção, destacam-se: Disciplina Estruturas de Madeira Notas de aula Prof. Andréa Roberta 2. PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA Conhecer as propriedades físicas da madeira é de grande importância porque estas propriedades podem

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO FUNDAMENTOS DA USINAGEM: FORMAÇÃO DE CAVACOS, TIPOS E FORMAS DE CAVACOS

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO FUNDAMENTOS DA USINAGEM: FORMAÇÃO DE CAVACOS, TIPOS E FORMAS DE CAVACOS TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO FUNDAMENTOS DA USINAGEM: FORMAÇÃO DE CAVACOS, TIPOS E FORMAS DE CAVACOS Peça Torneada Operações de Torneamento Operações de Torneamento Operações de Torneamento Operações

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Prof. Maycon Del Piero maycon@delpiero.com.br www.maycondelpiero.com.br/materiais/6b IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

Estruturas de Madeira

Estruturas de Madeira Estruturas de Madeira - Sistemas Estruturais - Estruturas de Aço e Madeira Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA MAD -1 1 Geral: Boa resistência (relação resistência/peso) Vantagens Facilidade de uso

Leia mais

Sistema Vascular. Xilema. Atividade do Procâmbio ou Câmbio Vascular

Sistema Vascular. Xilema. Atividade do Procâmbio ou Câmbio Vascular Sistema Vascular Formado pelo e Floema: Ambos são tecidos complexos; Características de plantas superiores; Encarregados de transporte de água e outras substâncias: água e sais minerais; Floema água junto

Leia mais

A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade e continua a ser um dos materiais mais utilizados na actualidade.

A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade e continua a ser um dos materiais mais utilizados na actualidade. A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade e continua a ser um dos materiais mais utilizados na actualidade. Vamos conhecer as suas características e aplicações. Origem da

Leia mais

Entende-se como operações de usinagem aquelas que, ao conferir forma à peça, ou dimensões, produzem cavacos. [FERRARESI, 1970]

Entende-se como operações de usinagem aquelas que, ao conferir forma à peça, ou dimensões, produzem cavacos. [FERRARESI, 1970] Entende-se como operações de usinagem aquelas que, ao conferir forma à peça, ou dimensões, produzem cavacos. [FERRARESI, 1970] Cavaco: Porção de material retirada da peça pela ferramenta, caracterizando-se

Leia mais

O que vem a sua cabeça quando escuta a palavra?

O que vem a sua cabeça quando escuta a palavra? 1 Simpósio Gaúcho da Madeira SECAGEM DA MADEIRA Ricardo Dal Piva O que vem a sua cabeça quando escuta a palavra? 1 2 Por quê secar? Na fabricação de produtos de madeira, a secagem é o processo de redução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFPR CENTRO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS E DA MADEIRA Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal - PROPRIEDADES DA MADEIRA Prof. Dr.

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Processos Mecânicos de Fabricação Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais DEPS Departamento de Engenharia

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA ESTRUTURAS DE MADEIRA CLASSIFICAÇÃO DA MADEIRA AULA 2 EDER BRITO Classificação das árvores Pela Botânica as árvores são classificadas como vegetais superiores, denominados de fanerógamas, que apresentam

Leia mais

Físicos: densidade, coloração, textura, comprimento de fibras. Químicos: extrativos, teores de homocelulose, lignina.

Físicos: densidade, coloração, textura, comprimento de fibras. Químicos: extrativos, teores de homocelulose, lignina. A aptidão de determinada madeira para fins comerciais está diretamente correlacionada com a sua composição química, estrutura e organização dos elementos celulares do lenho, que determinam suas propriedades.

Leia mais

3 Elementos Estruturais Derivados da Madeira

3 Elementos Estruturais Derivados da Madeira 3 Elementos Estruturais Derivados da Madeira Prof. Guilherme Corrêa Stamato e Prof. Jorge Luís Nunes de Góes Disciplina: Estruturas de Madeira Curso: Engenharia de Estruturas A TRANSFORMAÇÃO DAS MADEIRAS

Leia mais

3. Propriedades físicas da madeira

3. Propriedades físicas da madeira 3. Propriedades físicas da madeira Propriedades físicas da madeira Umidade Anisotropia Densidade Retração Dilatação linear Deterioração 1 3.1. Umidade A quantidade de água existente influi grandemente

Leia mais

PROCESSOS DE USINAGEM I

PROCESSOS DE USINAGEM I PROCESSOS DE USINAGEM I Prof. Arthur Bortolin Beskow AULA 02 1 2 PROCESSOS DE USINAGEM I CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 1 Torneamento 2 Aplainamento 3 Furação 4 Alargamento 5 Rebaixamento 6

Leia mais

MADEIRA PARA A CONSTRUÇÃO

MADEIRA PARA A CONSTRUÇÃO A lenda conta que quando o homem abandonou a gruta, o seu refúgio de pedra, abandonou também a escuridão e o medo. Saiu e construiu a sua cabana de madeira, limpa e arejada. Inventou assim a arquitetura.

Leia mais

a.3) casas e edifícios em geral c) Como material auxiliar : formas para estruturas de concreto

a.3) casas e edifícios em geral c) Como material auxiliar : formas para estruturas de concreto 1 O MATERIIAL DE CONSTRUÇÃO MADEIIRA 1..1 Generalliidades A madeira é um material orgânico, vegetal, abundante e renovável na natureza. Pela facilidade de ser trabalhada, e grande quantidade disponível,

Leia mais

Dois grupos de árvores

Dois grupos de árvores Madeira Matéria fibrosa, de natureza celulósica, que constitui o tronco, os ramos e as raízes das árvores, arbustos e demais tipos de plantas lenhosas. É um material conhecido e utilizado desde a Pré-História

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997

ESTRUTURAS DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997 ESTRUTURAS DE MADEIRA Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997 UTILIZAÇÃO DA MADEIRA No Brasil a madeira é empregada para diversas finalidades, sendo as principais descritas

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ENF355 Tecnologia da Madeira

Programa Analítico de Disciplina ENF355 Tecnologia da Madeira 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Florestal - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 4 Períodos

Leia mais

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I AULA 02

TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I AULA 02 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I AULA 02 UNIDADE 04 [2018/2] PROFESSORA: MOEMA CASTRO DISCIPLINA: TECON I IFBA FEIRA DE SANTANA MATERIAL DE APOIO BORGES, ALBERTO DE CAMPOS. PRÁTICAS DAS PEQUENAS CONSTRUÇÕES,

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACET - ENGENHARIA CIVIL SINOP ESTRUTURAS DE MADEIRA Prof. MSc. Letícia Reis Batista Rosas eng.leticiarosas@gmail.com Árvores Dividem-se em: Gimnospermas coníferas,

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS IX. Processos de Usinagem. Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS IX. Processos de Usinagem. Damos o nome de processos mecânicos de usinagem ao conjunto dos movimentos destinados à remoção do sobremetal

Leia mais

Design de Móveis. Chapas de madeira processada

Design de Móveis. Chapas de madeira processada Design de Móveis Chapas de madeira processada O que são chapas de madeira processada? São chapas formadas por madeira em formatos diferenciados (lâminas, fibras, partículas, etc.), processadas industrialmente

Leia mais

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA LAMINAÇÃO

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA LAMINAÇÃO CONFORMAÇÃO PLÁSTICA LAMINAÇÃO 1 DEFINIÇÃO Processo de fabricação por conformação plástica direta que consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros, de modo que sua espessura sofre diminuição,

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACET - ENGENHARIA CIVIL SINOP ESTRUTURAS DE MADEIRA Prof. MSc. Letícia Reis Batista Rosas eng.leticiarosas@gmail.com Identificação A resistência da madeira é identificada

Leia mais

CAULE ANATOMIA INTERNA

CAULE ANATOMIA INTERNA ANATOMIA INTERNA Nó: parte do caule onde estão inseridas uma ou mais folhas. Entrenó: região de um caule entre dois nós sucessivos Ápice do sistema caulinar: folhas e gemas axilares Primórdio foliar: produz

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS VI. Solicitações na cunha de corte. Conseqüência dos esforços na de Ferramenta Força de usinagem= f(condições de corte (f, vc, ap), geometria

Leia mais

Dimensões: Anisotropia: Defeitos naturais:

Dimensões: Anisotropia: Defeitos naturais: Painéis de Madeira A árvore, em função de suas direções de crescimento, formam lenhos com estrutura heterogênea e anisotrópica. As características, disposições e freqüência dos elementos celulares resultam

Leia mais

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas

L C F Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas em Propriedades Agrícolas PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS Prof. Geraldo Bortoletto Jr. FLORESTAS NO BRASIL (milhões ha) Florestas Naturais = 477,7 Florestas de proteção = 240,0 Florestas

Leia mais

PROCESSOS DE USINAGEM I

PROCESSOS DE USINAGEM I PROCESSOS DE USINAGEM I Prof. Arthur Bortolin Beskow AULA 04 1 MECANISMO DA FORMAÇÃO DO CAVACO O cavaco é o principal ponto em comum entre os processos de usinagem, pois é o subproduto final presente em

Leia mais

MERISTEMAS. Após o desenvolvimento do embrião. formação de novas células, tecidos e órgãos restritas. aos MERISTEMAS

MERISTEMAS. Após o desenvolvimento do embrião. formação de novas células, tecidos e órgãos restritas. aos MERISTEMAS TECIDOS VEGETAIS MERISTEMAS Após o desenvolvimento do embrião formação de novas células, tecidos e órgãos restritas aos MERISTEMAS tecidos embrionários, sempre jovens. MERISTEMAS MERISTEMAS Apicais (crescimento

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA FERRAMENTA

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA FERRAMENTA TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA GEOMETRIA DA A geometria da ferramenta influencia na: Formação do cavaco Saída do cavaco Forças de corte Desgaste da ferramenta Qualidade final da peça GEOMETRIA

Leia mais

Usinagem, lixamento e fixação por pregos na madeira de Pinus caribaea

Usinagem, lixamento e fixação por pregos na madeira de Pinus caribaea Usinagem, lixamento e fixação por pregos na madeira de Pinus caribaea Amanda Arantes Junqueira 1, Glaycianne Christine Vieira dos Santos 1, Karen Adriana Pecinato 1, Alexandre Monteiro de Carvalho 1 1

Leia mais

MATERIAIS PARA ENGENHARIA DE PETRÓLEO - EPET069 - Conformação dos Metais - Usinagem

MATERIAIS PARA ENGENHARIA DE PETRÓLEO - EPET069 - Conformação dos Metais - Usinagem MATERIAIS PARA ENGENHARIA DE PETRÓLEO - EPET069 - Conformação dos Metais - Usinagem Introdução - Classificação Processos de usinagem envolvem operações de corte que permitem remover excessos de material

Leia mais

USINAGEM USINAGEM. Prof. M.Sc.: Anael Krelling

USINAGEM USINAGEM. Prof. M.Sc.: Anael Krelling USINAGEM Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 No processo de Usinagem uma quantidade de material é removido com auxílio de uma ferramenta de corte produzindo o cavaco, obtendo-se assim uma peça com formas e dimensões

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

Prof. Dr. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira 22/04/ AT 073 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA

Prof. Dr. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira 22/04/ AT 073 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA Prof. Dr. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira 22/04/2014 1 AT 073 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA 22/04/2014 2 Conhecer as propriedades da madeira: Propriedades físicas.

Leia mais

Famílias e tipologias de defeitos da Madeira

Famílias e tipologias de defeitos da Madeira Famílias e tipologias de defeitos da Madeira Trabalho Elaborado por: Claude DUVERNOIS e Paula Pereira 19/ 02/ 2018 Tipologia padrão por famílias (normas iso 2300-1973 EN 14342:2005+A1 2008) Principais

Leia mais

MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1. Introdução. A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, no oriente ou ocidente. Com a revolução industrial a Inglaterra, como grande potência

Leia mais

PAINÉIS DE FIBRAS DE MADEIRA

PAINÉIS DE FIBRAS DE MADEIRA PAINÉIS DE FIBRAS DE MADEIRA Prof. Setsuo Iwakiri UFPR INTRODUÇÃO HISTÓRICO > 1914: Primeira fábrica > painéis fibras isolantes > processo úmido 1930: Primeira fábrica > painéis fibras duras > processo

Leia mais

- Princípios de construção - Tipos de painéis compensados e classificação - Métodos de aplicação do adesivo - Pré-prensagem e prensagem - Temperatura

- Princípios de construção - Tipos de painéis compensados e classificação - Métodos de aplicação do adesivo - Pré-prensagem e prensagem - Temperatura Painéis de madeira compensada - Princípios de construção - Tipos de painéis compensados e classificação - Métodos de aplicação do adesivo - Pré-prensagem e prensagem - Temperatura e pressão - Revestimento

Leia mais

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse:

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse: Aula 10 - Laminação Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Classificação Processos de Fabricação Processos de Fabricação Com remoção de cavaco Sem remoção de

Leia mais

Figura 12 Procedimentos realizados para a determinação da espessura e proporção de casca, teor de umidade e peso específico da madeira.

Figura 12 Procedimentos realizados para a determinação da espessura e proporção de casca, teor de umidade e peso específico da madeira. 56 A B C D E F G H Figura 12 Procedimentos realizados para a determinação da espessura e proporção de casca, teor de umidade e peso específico da madeira. A, B localização (seta) e obtenção de novos corpos-de-prova

Leia mais

Propriedades de resistência ao calor

Propriedades de resistência ao calor As propriedades de resistência de ARPRO podem ser cruciais dependendo da aplicação. Apresenta-se abaixo o conjunto de informações técnicas abrangidas no presente documento: 1. Durabilidade expectável de

Leia mais

Figura - Meristemas apicais. FOSKET, D.E. (1994). Plant Growth and Development.

Figura - Meristemas apicais. FOSKET, D.E. (1994). Plant Growth and Development. MERISTEMAS Os meristemas são encontrados nos ápices de todas as raízes e caules e estão envolvidos, principalmente, com o crescimento em comprimento do corpo da planta. Figura - Meristemas apicais. FOSKET,

Leia mais

Processos de Usinagem

Processos de Usinagem Processos de Usinagem Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça

Leia mais

Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%.

Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%. Secagem da madeira Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%. Movimenta-se por difusão, através das paredes das células, necessitando de energia (calor) para ser retirada da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA CURSO DE CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@yahoo.com.br website: www.vigoderis.tk

Leia mais

PAINEIS DE MADEIRAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. ago. 2014

PAINEIS DE MADEIRAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. ago. 2014 PAINEIS DE MADEIRAS RECONSTITUÍDAS ago. 2014 Madeira Reconstituída Madeira reconstituída são aquelas que utilizam partículas, fibras ou lâminas de madeira natural como principal matéria prima, aglutinadas

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MADEIRA

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MADEIRA NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MADEIRA GONZALO A. C. LOPEZ IPT CENTRO DE TECNOLOGIA DE RECURSOS FLORESTAIS Laboratório de Preservação de Madeiras e Biodeterioração de Materiais - LPB TEMPLO DA ARTE CARACTERÍSTICAS

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 LISTA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 I) TRANSFORMAÇÃO DE TENSÕES 1) Uma única força horizontal P de intensidade de 670N é aplicada à extremidade D da alavanca ABD. Sabendo que a parte AB da

Leia mais

Ferramentas. Preparação da base

Ferramentas. Preparação da base Postforming Pertech O Laminado Postforming Pertech é um produto termo-moldável que permite através de equipamento adequado, a confecção de bordas arredondadas, propiciando mais leveza e elegância aliadas

Leia mais

Profa. Dra. Wânia Vianna

Profa. Dra. Wânia Vianna Profa. Dra. Wânia Vianna MERISTEMAS Os meristemas são encontrados nos ápices de todas as raízes e caules e estão envolvidos, principalmente, com o crescimento em comprimento do corpo da planta. Figura

Leia mais

Pinus: uma. floresta sustentável

Pinus: uma. floresta sustentável Pinus: uma floresta sustentável o conceito da produção sustentável 11 Os diferentes produtos de origem florestal, sejam para fins energéticos, construções, mobiliário, papel, chapas ou processamento mecânico,

Leia mais

MADEIRAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. nov. 2014

MADEIRAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. nov. 2014 MADEIRAS nov. 2014 Madeira A Madeira é o produto direto do lenho dos vegetais superiores: árvores e arbustos lenhos. Vegetais superiores: vegetais completos com raízes, caule, copa, folhas, flores e sementes.

Leia mais

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas

consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas consiste em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz mediante a aplicação de pressões elevadas é o processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução

Leia mais

Introdução. Aplainamento

Introdução. Aplainamento Prof. Milton Fatec Itaquera Prof. Miguel Reale / 2014 Introdução Aplainamento Processo que se baseia no movimento retilíneo alternado da ferramenta de corte, retirando material somente no movimento de

Leia mais

TECIDOS FUNDAMENTAIS

TECIDOS FUNDAMENTAIS TECIDOS FUNDAMENTAIS Totipotência Capacidade da célula madura reter potencialidades para o crescimento e diferenciação, normalmente só encontradas no zigoto. Ex. célula do parênquima. TECIDOS podem ser

Leia mais

SECAGEM DA MADEIRA I. O conceito de secagem da madeira. Por que secar a madeira? INTRODUÇÃO A SECAGEM DA MADEIRA

SECAGEM DA MADEIRA I. O conceito de secagem da madeira. Por que secar a madeira? INTRODUÇÃO A SECAGEM DA MADEIRA SECAGEM DA MADEIRA I INTRODUÇÃO A SECAGEM DA MADEIRA O conceito de secagem da madeira Técnica que visa reduzir a umidade da madeira ate determinado teor, minimizando defeitos, tempo e custo. Neste contexto,

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MADEIRA

PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MADEIRA PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MADEIRA Introdução As propriedades térmicas da madeira podem ser observadas quando se fornece ou se remove Energia (calor) ao material. Transferência de calor A transferência de

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação Profª Dra. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão

Leia mais

1.3 Tipos de Estruturas de madeira

1.3 Tipos de Estruturas de madeira 1.3 Tipos de Estruturas de madeira Madeira roliça A madeira roliça é o produto com menor grau de processamento da madeira. Consiste de um segmento do fuste da árvore, obtido por cortes transversais. Em

Leia mais

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO Morfogénese Acontecimentos estruturais e fisiológicos que participam no desenvolvimento de uma planta, desde a célula reprodutora ou vegetativa até ao indivíduo adulto. Diferenciação

Leia mais

Gradiente de Umidade e Tensões

Gradiente de Umidade e Tensões ERNESTO AUGUSTO GARBE Gradiente de Umidade e Tensões Monografia apresentada ao Mestrado de Tecnologia de Produtos Florestais, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, do Setor de Ciências

Leia mais

LOM Introdução à Mecânica dos Sólidos

LOM Introdução à Mecânica dos Sólidos LOM 3081 - CAP. ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO PARTE 1 ANÁLISE DE TENSÃO VARIAÇÃO DA TENSÃO COM O PLANO DE CORTE Seja por exemplo uma barra sujeita a um carregamento axial. Ao aplicar o MÉTODO DAS SEÇÕES,

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista No Anhanguera você é + Enem Justificar as questões de múltipla escolha. Questão 01) Considerando a histologia vegetal - ciência que estuda

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação Profª Dra. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão

Leia mais

Ficha 2 (variável) Disciplina: SERRARIAS E SECAGEM DA MADEIRA. (X) Semestral ( ) Anual ( ) Modular

Ficha 2 (variável) Disciplina: SERRARIAS E SECAGEM DA MADEIRA. (X) Semestral ( ) Anual ( ) Modular MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Ficha 2 (variável) Disciplina: SERRARIAS E SECAGEM DA MADEIRA Código:

Leia mais

Tecidos Vasculares. TECIDOS CONDUTORES - Introdução. Xilema primário. Procambio. Floema primário. Tecidos vasculares. Xilema.

Tecidos Vasculares. TECIDOS CONDUTORES - Introdução. Xilema primário. Procambio. Floema primário. Tecidos vasculares. Xilema. Tecidos Vasculares TECIDOS CONDUTORES - Introdução Tecidos vasculares Procambio Cambio vascular Xilema primário Floema primário Xilema secundário Floema secundário 1 XILEMA Características Gerais Tecido

Leia mais

Avaliação da usinagem, lixamento e fixação por pregos da madeira de Pterogyne nitens Tul.

Avaliação da usinagem, lixamento e fixação por pregos da madeira de Pterogyne nitens Tul. Avaliação da usinagem, lixamento e fixação por pregos da madeira de Pterogyne nitens Tul. Amanda Arantes Junqueira 1, Caio Rodrigues de Morais 2, Gerhard Valkinir Cabreira 1, João Flávio Costa 3, Karen

Leia mais

Prof. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação

Prof. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação Prof. Processos Mecânicos de Fabricação Profª Dra. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão

Leia mais

Correlação Complementa a Resolução nº 379/2006.

Correlação Complementa a Resolução nº 379/2006. RESOLUÇÃO N o 411, DE 6 DE MAIO DE 2009 Publicada no DOU nº 86, de 08/05/2009, págs. 93-96 Correlação Complementa a Resolução nº 379/2006. Dispõe sobre procedimentos para inspeção de indústrias consumidoras

Leia mais

ESTRUTURA DA MADEIRA

ESTRUTURA DA MADEIRA Escola Secundária Alfredo da Silva Ensino Básico 6º Ano Disciplina de Educação Tecnológica Materiais e Técnicas (5) - Madeiras / 6ºB A madeira é um material muito heterogéneo, isto é, as suas propriedades

Leia mais

Matérias Primas e Processos para Marcenaria

Matérias Primas e Processos para Marcenaria Entre os materiais mais utilizados pelo marceneiro no revestimento de chapas e painéis estão as lâminas ou folhas de madeira. As lâminas surgiram da necessidade de se reduzir custos, e são obtidas através

Leia mais

Terceira Lista de Exercícios

Terceira Lista de Exercícios Universidade Católica de Petrópolis Disciplina: Resistência dos Materiais II Prof.: Paulo César Ferreira Terceira Lista de Exercícios 1. Para os estados de tensões abaixo, Pede-se: a) Componentes de tensão

Leia mais

UTILIZAM UM MATERIAL PRODUZIDO COM POUCA ENERGIA E DE FORMA SUSTENTÁVEL

UTILIZAM UM MATERIAL PRODUZIDO COM POUCA ENERGIA E DE FORMA SUSTENTÁVEL UTILIZAM UM MATERIAL PRODUZIDO COM POUCA ENERGIA 1 TONELADA DE AÇO CONSOME 3000x10 3 kcal 1 TONELADA DE CONCRETO CONSOME 780x10 3 kcal 1 TONELADA DE MADEIRA CONSOME 2,4x10 3 kcal E DE FORMA SUSTENTÁVEL

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & HISTOLOGIA VEGETAL (TECIDOS)

DESENVOLVIMENTO & HISTOLOGIA VEGETAL (TECIDOS) DESENVOLVIMENTO & HISTOLOGIA VEGETAL (TECIDOS) Eixo hipocótilo -radícula epicótilo cotilédone hipocótilo raiz protoderme meristema fundamental procâmbio Modelo apical-basal Modelo radial Sistemas de tecidos

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE Curso: Disciplina: Aula 4 Processos de Fabricação Existem um número maior de processos de fabricação, destacando-se os seguintes: 1) Processos de fundição

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Professor - Renato G. Jasinevicius Aula: Máquina ferramenta- Torno Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características,

Leia mais

Morfologia Vegetal de Angiospermas

Morfologia Vegetal de Angiospermas http://static.panoramio.com/photos/large/2860747.jpg Morfologia Vegetal de Angiospermas Professor: Guilherme Ribeiro Gonçalves Histologia Meristema primário Formado por células derivadas diretamente

Leia mais

Definição sobre usinagem

Definição sobre usinagem Definição sobre usinagem Aplica-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco (DIN 8580) Usinagem Confere forma, dimensão e acabamento a peça através da

Leia mais