A INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL"

Transcrição

1 III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão e I Mostra Científica A INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Luana Bonamigo a, Andréia Lisângela Rex b. a Estudante do Sexto Semestre do Curso de Bacharelado em Direito; Faculdade da Serra Gaúcha (FSG); lu_bonamigo_14@hotmail.com. b Mestre em Direito; Professora Orientadora do Artigo Científico; Faculdade da Serra Gaúcha (FSG); andreia.rex@fsg.br. Informações de Submissão Luana Bonamigo, Rua Eduardo Mosele, Caxias do Sul - RS - CEP: Palavras-chave: Constituição Federal Intervenção de Terceiros. Amicus Curiae. Novo Código de Processo Civil Resumo A efetividade dos trâmites processuais civis necessita de instrumentos que tenham cunho apoiador, eficiente e produtivo, desse modo o sistema atingirá êxito em seu curso. O Novo Código de Processo Civil, publicado no dia 16 de março de 2015, elencou em seu texto legal diversos mecanismos para garantir a celeridade processual e o devido processo legal de maneira a demonstrar rendimento e maior aplicabilidade no cotidiano forense. Um dos elementos processuais que sofreram acréscimo foi à intervenção de terceiros. A modalidade amicus curiae foi adicionada como meio de garantir função intervencional no processo como sujeito representativo, necessário para acrescentar informações pertinentes à matéria do objeto da ação, cuja modalidade é o tema do presente artigo. 1 INTRODUÇÃO A tutela efetiva dos princípios do devido processo legal e da celeridade processual necessita de diversos mecanismos, como forma de garantir o adequado rito processual. Um dos componentes indispensáveis para a efetivação dos processos judiciais é a averiguação de todos os fatos para se chegar ao objetivo de reconhecer a verdade real. Um dos instrumentos utilizados na legislação infraconstitucional processual é a intervenção de terceiros, que tem como objetivo trazer ao rito processual pessoas físicas ou jurídicas que tornem o sistema completo para garantir que não haja carência de informações. O Novo Código de Processo Civil trouxe em seu texto legal uma nova modalidade de intervenção de terceiros: o amicus curiae. O objetivo geral do presente artigo é demonstrar de forma clara os antecedentes históricos, a presença na legislação vigente, o texto acrescido pela nova lei e a base doutrinal nacional e internacional.

2 580 A elaboração do presente artigo tem como justificativa a importância da modalidade de intervenção do amicus curiae nos ritos processuais. A metodologia de estudo utilizada é a exploratória e bibliográfica. Ainda, os instrumentos utilizados para a explanação de ideias serão a conceituação, a análise dos argumentos do anteprojeto do novo código de processo civil e a doutrina acerca do tema. 2 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS No âmbito processual são necessários diversos instrumentos para efetivação do procedimento civil. Em um processo existem diversos sujeitos integrantes: aquele que propõe a ação, aquele que foi chamado para responder o fato alegado e aquele que julga o processo. Contudo, é facultada a participação de terceiros sendo qualquer pessoa que, além das partes litigantes, participa de certa demanda ou nela tem interesse próprio ou direito a ser defendido. Para José Frederico Marques, a intervenção de terceiros é o ingresso de alguém, como parte, em processo pendente com previsão legal na legislação processual civil 1. As hipóteses de intervenção de terceiros, conforme classificação adotada por Humberto Theodoro Junior 2, de acordo com a lei processual civil de , são descritas como: a) ad coadjuvando: quando o terceiro procura prestar cooperação a uma das partes primitivas, como na assistência; b) ad excludendum: quando o terceiro procura excluir uma ou ambas as partes primitivas, como na oposição e na nomeação à autoria; c) espontânea: quando a iniciativa é do terceiro, como geralmente ocorre na oposição e na assistência; d) provocada: quando, embora voluntária a medida adotada pelo terceiro, foi ela precedida por citação promovida pela parte primitiva (nomeação à autoria, denunciação da lide, chamamento ao processo). (grifo nosso) As hipóteses de intervenção de terceiro previstas pelo Código de Processo Civil de são: assistência (arts 50 a 55), oposição (arts 56 s 61), denunciação da lide (arts 70 a 76) chamamento ao processo (arts 77 a 80) e recurso do terceiro prejudicado (art. 499). 1 MARQUES, José Frederico, Manual de direito processual civil, vol. 1. Campinas: Millenium. 2001, p THEODORO JUNIOR, Humberto, Curso de direito processual civil, vol. 1, Rio de Janeiro: Forense p BRASIL, Lei 5.869, de 11 de janeiro de Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Lei 5.869, de 11 de janeiro de Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun 2015.

3 581 Contudo, no dia 16 de março de 2015, com a Lei , o Novo Código de Processo Civil 5 elencou uma nova modalidade de intervenção de terceiros, no capítulo V, intitulado como amicus curiae com previsão legal no art. 138, 1º, 2º e 3º. 3 AMICUS CURIAE A modalidade de intervenção de terceiros, amicus curiae, surgiu no direito romano e o sujeito tinha a função de ser um colaborador neutro do magistrado e envolvia-se em diversas questões jurídicas tendo como dever principal lealdade ao juiz. O instituto desenvolveu-se nos Estados Unidos através da rule 37 6 e está diretamente associado com o controle de constitucionalidade 7. A expressão amicus curiae provem do latim e significa amigo da cúria, ou seja, amigo da corte ou amigo da justiça, para os norte-americanos friend of the court. Na doutrina norte-americana, o amicus curiae é o individuo que não é parte em processo judicial, contudo peticiona à corte ou é convocado por ela para apresentar um parecer em virtude de possuir um forte interesse no assunto em pauta 8. A doutrina brasileira não diverge da doutrina norteamericana, pois considera o amicus curiae um terceiro, todavia acrescenta-se o termo enigmático em seu conceito principal 9. Milton Pereira conceitua o instituto como sendo, também, um terceiro especial, de natureza excepcional, desinteressado no sentido jurídico, ou ainda, sui generis 10, o qual pratica intervenção atípica em processo alheio como forma de diferenciá-lo dos outros sujeitos arrolados 11. Portanto, trata-se de um terceiro que busca intervir no processo judicial como um portador de conhecimento, de opiniões e informações 5 BRASIL, Lei , de 16 de março de Novo Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun THE UNITED STATES, Supreme Court. Amicus Curiae. <Disponível em: Acesso em 02 jun BUENO, Cassio Sacapinella. Amicus curiae no processo civil brasileiro:um terceiro enigmático. São Paulo: Saraiva, 2006.p PEDROLLO, Gustavo Fontana. Amicus curiae: elemento de participação política nas decisões judiciaisconstitucionais. Revista da Ajuris: doutrina e jurisprudências, Porto Alegre,v. 32, n. 99, set , p BUENO, Cassio Sacapinella. Amicus curiae no processo civil brasileiro: um terceiro enigmático. São Paulo: Saraiva, 2006., p Incomum, Descomunal, Particular, Peculiar, O Único de Seu Gênero, Algo que não tem correspondência igual ou mesmo semelhante. 11 PEREIRA, Milton Luiz. Amicus curiae: Intervenção de terceiros. Revista de processo, São Paulo, v. 28, n. 109, jan./mar p. 109.

4 582 úteis ou indispensáveis com o objetivo de conferir ao magistrado atuante melhores formas de realizar a hermenêutica jurídica 12. Acerca do amicus curiae, Marcus Destefenni 13 doutrina em excepcional síntese: A expressão completa, amicus curiae, significa, literalmente, amigo da corte. No sistema judicial norte-americano,uma pessoa, diferente das partes, que possua forte interesse no processo ou opiniões acerca de seu objeto, pode postular uma permissão para formular uma peça processual, aparentemente no interesse de uma das partes, mas, na verdade, para sugerir um posicionamento compatível com suas próprias opiniões. Essa peça do amicus curiae, normalmente, traz questões de amplo interesse público. Ela pode ser apresentada por particulares ou pelo governo. Dessa forma, a função do amicus curiae é chamar a atenção da corte para questões que eventualmente não tenham sido notadas, fornecendo subsídios para uma decisão apropriada. (grifo nosso). Anteriormente ao Código de Processo Civil de , não havia dispositivo com tal nomenclatura, contudo a Lei nº , que tem como escopo as Ações Diretas de Inconstitucionalidade e Ações Declaratórias de Constitucionalidade, trata do amicus curiae no art. 7º, 2º: o relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, poderá, por despacho irrecorrível, admitir, observado o prazo fixado no parágrafo anterior, a manifestação de outros órgãos ou entidades. E, também, no art. 543-A 16, que exige a repercussão geral como requisito de admissibilidade do recurso extraordinário permitindo a manifestação de terceiros. O amicus curiae pode também ser admitido no processo de construção de súmula vinculante, conforme dispõe na Lei nº , de 19 de dezembro de 2006, que regulamenta o art. 103-A da Constituição Federal, disciplinando a edição, a revisão e o cancelamento de enunciado de súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal, e dá outras providências BUENO, Cassio Sacapinella. Amicus curiae no processo civil brasileiro: um terceiro enigmático. São Paulo: Saraiva, p DESTEFENNI, Marcos. Curso de Processo Civil: Processo de Conhecimento Convencional e Eletrônico. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, p BRASIL, Lei , de 16 de março de Novo Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Lei 9.868, de 10 de novembro de <Disponível em: Acesso em 02 jun Art. 543-A da Lei : O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário, quando a questão constitucional nele versada não oferecer repercussão geral, nos termos deste artigo. [...] 6º O Relator poderá admitir, na análise da repercussão geral, a manifestação de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (grifo nosso). 17 BRASIL, Lei nº , de 19 de dezembro de <Disponível em: Acesso em 2 jun Art. 3º, 2º da Lei /06: No procedimento de edição, revisão ou cancelamento de enunciado da súmula vinculante, o relator poderá admitir, por decisão irrecorrível, a manifestação de terceiros na questão, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (grifo nosso).

5 583 Outrossim, o instituto está previsto no art. 6º, 1º da Lei nº 9.882, de 03 de dezembro de 1999, que trata do processo e julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental. O instituto, ainda, está presente na Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, art. 31, que induz: nos processos judiciários que tenham por objetivo matéria incluída na competência da Comissão de Valores Mobiliários, será esta sempre intimada para, querendo, oferecer parecer ou prestar esclarecimentos, no prazo de quinze dias a contar da intimação. Ainda, cabe citar o art. 14, 7º da Lei nº , dos Juizados Especiais Federais, permitindo a participação de eventuais interessados no julgamento do pedido de uniformização de interpretação de lei federal, quando houver divergência entre decisões sobre questões de direito material, e, por fim, no Código de Processo Civil de 1973, no art. 482, 3º, quanto ao incidente de declaração de inconstitucionalidade, o relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades. Assim sendo, o amicus curiae possui função intervencional no processo como sujeito representativo necessário para acrescentar informações pertinentes à matéria do fato do objeto da ação. 3.1 NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL No ano de 2009, através do Ato do Presidente do Senado Federal nº , José Sarney instituiu a Comissão de Juristas destinados a elaborar o Anteprojeto de Novo Código de Processo Civil. Os membros da Comissão indicados foram Presidente José Sarney, Ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça, a Doutora Teresa Wambier e os Doutores Adroaldo Fabrício, Benedito Pereira Filho, Bruno Dantas, Elpídio Nunes, Humberto Teodoro Júnior, Jansen Almeida, José Miguel Medina, José Roberto Bedaque, Marcus Vinícius Coelho e Paulo Cezar Carneiro. Na exposição de motivos é evidenciado: Um sistema processual civil que não proporcione à sociedade o reconhecimento e a realização dos direitos, ameaçados ou violados, que têm cada um dos jurisdicionados, não se harmoniza com as garantias constitucionais de um Estado Democrático de Direito. Sendo ineficiente o sistema processual, todo o ordenamento jurídico passa a carecer de real efetividade. De fato, as normas de direito material se transformam em pura ilusão, sem a garantia de sua correlata realização, no mundo empírico, por meio do processo. Não há fórmulas mágicas. O 19 BRASIL, Código de Processo Civil. Anteprojeto. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Brasília: Senado Federal, Presidência, 2010.<Disponível em: Acesso em 02 jun 2015.

6 584 Código vigente, de 1973, operou satisfatoriamente durante duas décadas. A partir dos anos noventa, entretanto, sucessivas reformas, a grande maioria delas lideradas pelos Ministros Athos Gusmão Carneiro e Sálvio de Figueiredo Teixeira, introduziram no Código revogado significativas alterações, com o objetivo de adaptar as normas processuais a mudanças na sociedade e ao funcionamento das instituições 20. Desse modo, com base na sintonia constitucional e processual, nas melhores condições para que o juiz possa proferir decisão rente à realidade fática subjacente à causa, na simplificação dos problemas reduzindo a complexidade de subsistemas, na melhoria do rendimento dos processos e na geração de maior grau de organicidade ao sistema, dando-lhe mais coesão, a Lei nº , o Novo Código de Processo Civil 21, foi sancionada no dia 16 de março de A nova lei processual trouxe diversas transformações ao processo. Uma das principais modificações foi à inclusão do rol principiológico processual, que no antigo código não havia. Os primeiros dispositivos são no sentido de afirmar quais são os princípios que regem a lei, segundo Instituto de Direito Contemporâneo 22. Nesse rumo, importa trazer à baila a seguinte consideração: A par de consagrar o modelo constitucional do processo civil, repetindo normas constitucionais que tratam, por exemplo, da inafastabilidade da jurisdição (CF, art. 5º, XXXV e NCPC, art. 3º, caput), da razoável duração do processo (CF, art. 5º, LXXVIII e NCPC, art. 4º, caput), do contraditório e da ampla defesa (CF, art. 5º, LV e NCPC, art. 7º), da proteção à dignidade da pessoa humana e dos princípios da legalidade, publicidade e eficiência (CF, art. 1º, III e 37, caput, e NCPC, art. 8º) e da fundamentação das decisões judiciais (CF, art. 93, IX e NCPC, art. 11). Um dos acréscimos à legislação foi à conceituação direta do instituto amicus curiae. Na exposição de motivos no Novo Código foi ressaltada a importância do preceito 23 : Levando em conta a qualidade da satisfação das partes com a solução dada ao litígio, previu-se a possibilidade da presença do amicus curiae, cuja manifestação, com 20 BRASIL, Código de Processo Civil. Anteprojeto. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Brasília: Senado Federal, Presidência, 2010.<Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Lei , de 16 de março de Novo Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Instituto de Direito Contemporâneo. Parte Geral e Princípios Constitucionais no CPC <Disponível em: / > Acesso em 05 jun BRASIL, Código de Processo Civil. Anteprojeto. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Brasília: Senado Federal, Presidência, 2010.<Disponível em: Acesso em 02 jun 2015.

7 585 certeza, tem aptidão de proporcionar ao juiz condições de proferir decisão mais próxima às reais necessidades das partes e mais rente à realidade do país. Entendeu-se que os requisitos que impõem a manifestação do amicus curiae no processo, se existem, estarão presentes desde o primeiro grau de jurisdição, não se justificando que a possibilidade de sua intervenção ocorra só nos Tribunais Superiores. Evidentemente, todas as decisões devem ter a qualidade que possa proporcionar a presença do amicus curiae, não só a última delas. (grifo nosso) A nova legislação 24 traz previsão expressa quanto ao instituto no capítulo V 25. O art. 138, também traz, em seus parágrafos que caberá ao juiz ou ao relator, na decisão que solicitar ou admitir a intervenção, definir os poderes no amicus curiae ( 2º) e o amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas ( 3º). Portanto, a intervenção deve ser legitimada e esclarecida pelo magistrado bem como deverá ser arbitrado ao amicus curiae o possível recurso. Portando, além de haver regulamentação deste como uma espécie legítima de intervenção de terceiro, haverá, também a possibilidade do amicus curiae atuar nos processos de primeiro grau de jurisdição. Desse modo, essa importante modalidade não terá limitação de participação apenas nos processos em trâmites em tribunais superiores, como também será incorporado aos processos de menor repercussão. Para Cassio Scarpinella Bueno o instituto é uma modalidade interventiva com a finalidade de permitir que um terceiro intervenha no processo para a possibilidade de defesa de interesses institucionais tendentes a serem atingidos pela decisão 26. Ainda, para o autor, a nova modalidade visa maior legitimação na decisão tomada, inclusive perante os indivíduos que não possuem legitimidade para intervir no processo de acordo com as modalidades tradicionais de intervenção 27. Alexandre de Freitas Câmara 28 fundamenta que: 24 BRASIL, Lei , de 16 de março de Novo Código de Processo Civil. < Disponível em: Acesso em 02 jun Art. 138 da Lei /15: O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação. (grifo nosso) 26 BUENO, Cassio Scarpinella. Novo Código de Processo Civil Anotado. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2015, p BUENO, Cassio Scarpinella. Amicus Curiae no direito brasileiro: um terceiro enigmático. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p e CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. 19ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p. 207.

8 586 Considera-se provocada à intervenção do amicus curiae quando esta é determinada pelo juízo da causa (ou relator, quando se tratar de processo em trâmite, originariamente ou em grau de recurso, em tribunal). A intervenção provocada pode se dar por determinação ex officio ou a requerimento de alguma das partes, sempre que ao juízo parecer que a participação do amicus curiae seja capaz de trazer subsídios relevantes para a formação de seus convencimento acerca das matérias de direito cuja apreciação lhe caiba. De outro lado, nada impede que a pessoa natural ou jurídica que pretenda intervir no processo na qualidade de amicus curiae requeria seu ingresso no feito. Com a presença do amicus curiae o processo civil reconhece a legitimação das decisões através da participação de um terceiro, seja pessoa física ou jurídica, trazendo assim maior aplicação dos princípios democráticos. Ainda, impõe que o sistema não pode continuar enclausurado num modelo obscuro de regras jurídicas. Deve, portanto, garantir a comunicação direta com a sociedade para alcançar uma decisão mais justa, razoável, igualitária e eficiente para todo o corpo social. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS O amicus curiae, portanto, é indispensável para as ações processuais civis para garantir a celeridade processual e o devido processo legal. A nova modalidade de intervenção de terceiros garante ao processo acesso a informações pertinentes para a decisão final. Os princípios democráticos, com o novo modelo de intervenção, terão maior aplicabilidade, pois a nova lei reconhece e certifica a participação de terceiros na intervenção dos processos. Desse modo, a participação de pessoas físicas ou jurídicas será validada no sentido de trazer maior aplicabilidade nos princípios constitucionais processuais. O Supremo Tribunal Federal já havia legitimado a participação do amigo da corte nas decisões da Excelsa Corte. Ainda, para o STF o amicus curiae tem como objetivo maior visar o enriquecimento do veredicto final e, também, ampliar o resultado de forma trazer indiscutível significado na área social, econômica, jurídica, cultural e política. Desse modo, com a consolidação do amicus curiae, como meio de intervenção de terceiros, o instituto passará a ser utilizado nas primeiras instâncias do Judiciário e não apenas nas instâncias superiores conforme legislação anterior. A relevância do amigo da corte não está relacionada à participação dos sujeitos interessados na resolução da lide processual para uma parte em específico, mas sim em um terceiro, seja ele indivíduo, empresa ou órgão, motivado em garantir que o processo tenha todas as informações necessárias para a resolução do conflito.

9 587 5 REFERÊNCIAS BRASIL, Código de Processo Civil. Anteprojeto. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Código de Processo Civil. Brasília: Senado Federal, Presidência, 2010.<Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Instituto de Direito Contemporâneo. Parte Geral e Princípios Constitucionais no CPC <Disponível em: > Acesso em 05 jun BRASIL, Lei , de 16 de março de Novo Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Lei 5.869, de 11 de janeiro de Código de Processo Civil. <Disponível em: Acesso em 02 jun BRASIL, Lei nº , de 19 de dezembro de <Disponível em: Acesso em 2 jun BUENO, Cassio Sacapinella. Amicus curiae no processo civil brasileiro:um terceiro enigmático. São Paulo: Saraiva, 2006.p. 88. BUENO, Cassio Scarpinella. Amicus Curiae no direito brasileiro: um terceiro enigmático. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p e BUENO, Cassio Scarpinella. Novo Código de Processo Civil Anotado. 1ª ed. São Paulo: Saraiva. 2015, p. 23. CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. 19ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p DESTEFENNI, Marcos. Curso de Processo Civil: Processo de Conhecimento Convencional e Eletrônico. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, p MARQUES, José Frederico, Manual de direito processual civil, vol. 1. Campinas: Millenium. 2001, p PEDROLLO, Gustavo Fontana. Amicus curiae: elemento de participação política nas decisões judiciais-constitucionais. Revista da Ajuris: doutrina e jurisprudências, Porto Alegre,v. 32, n. 99, set , p PEREIRA, Milton Luiz. Amicus curiae: Intervenção de terceiros. Revista de processo, São Paulo, v. 28, n. 109, jan./mar p. 109.

10 588 THE UNITED STATES, Supreme Court. Amicus Curiae. <Disponível em: Acesso em 02 jun THEODORO JUNIOR, Humberto, Curso de direito processual civil, vol. 1, Rio de Janeiro: Forense p

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Parte II Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ADMISSIBILIDADE AMICUS Art. 7 o [...] CURIE 2 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos

Leia mais

STJ AMICUS CURIAE NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Um Terceiro Enigmático. Editora Saraiva. São Paulo, 2006

STJ AMICUS CURIAE NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Um Terceiro Enigmático. Editora Saraiva. São Paulo, 2006 STJ00063793 CASSIO SCARPINELLA BUENO Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito Faculdade de Direito da PUCSP. Professor de nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Faculdade de

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Oposição O opoente ingressa no processo pendente, apresentando

Leia mais

Coordenadoras. Inês Virgínia Prado Soares Flávia Piovesan. Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Jurisprudência do STF

Coordenadoras. Inês Virgínia Prado Soares Flávia Piovesan. Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Jurisprudência do STF Coordenadoras Inês Virgínia Prado Soares Flávia Piovesan Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Jurisprudência do STF 2016 PARTE I STF E A JURISPRUDÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita ao terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas: a) Espontânea: terceiro

Leia mais

Estrutura da apresentação: 1. Motivos para a elaboração de um novo CPC (PLS nº 166/2010 Senado; PL 8046/201 - Câmara). A comissão de reforma. Etapas e

Estrutura da apresentação: 1. Motivos para a elaboração de um novo CPC (PLS nº 166/2010 Senado; PL 8046/201 - Câmara). A comissão de reforma. Etapas e O Projeto do Novo Código de Processo Civil: Impacto sobre o Mercado Financeiro Glauco Martins Estrutura da apresentação: 1. Motivos para a elaboração de um novo CPC (PLS nº 166/2010 Senado; PL 8046/201

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal

A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS Repercussão Geral / Casos Repetitivos O Instituto da Repercussão Geral: Instrumento processual do STF, foi inserida na CF/88 por meio da inserção do 3º de seu art. 102 pela

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A ADC Foi incluída pela EC nº03/1993 Objetivo: Obtenção da declaração de que o ato normativo tem objeto constitucional.

Leia mais

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de assunção de competência existente no art. 555, 1º do CPC/73, que permitia fosse o recurso julgado por

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES JURÍDICOS Considerações adicionais CF Art. 5º. (...) LIV - ninguém será privado da liberdade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Intervenção de Terceiros: a) Denunciação da Lide: Previsto no art. 125 do NCPC. Art. 125. É admissível

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL 1. Princípios fundamentais do processo civil Princípios fundamentais do processo civil são as bases que sustentam essa ciência. 2. Princípios gerais do processo

Leia mais

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23

3 DIREITO MATERIAL E DIREITO PROCESSUAL... 23 SUMÁRIO 1 DIREITO, LIDE E PROCESSO... 1 1.1. Direito, convivência social e conflito... 1 1.2. Conflito de interesses e o conceito de lide... 3 1.3. Direito, conflito, lide e processo... 5 2 FORMAS DE SOLUÇÃO

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 23 1.1. As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

6.1 Do Recurso Extraordinário

6.1 Do Recurso Extraordinário CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso: Direito Disciplina: Estágio II Profª. Ilza Maria da Silva Facundes UNIDADE VI PROCEDIMENTO DO RECURSO ESTRAORDINÁRIO 6.1 Do Recurso Extraordinário. 6.1.2 Competência.

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Processos de Competência Originária dos Tribunais Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Art. 949. Se a arguição for: I - rejeitada, prosseguirá o julgamento; II - acolhida, a questão será

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE MUNICIPIO DE GRAVATAI CAMARA DE VEREADORES DE GRAVATAI D E C I S Ã O

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE MUNICIPIO DE GRAVATAI CAMARA DE VEREADORES DE GRAVATAI D E C I S Ã O AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ÓRGÃO ESPECIAL Nº 70072816671 (Nº CNJ: 0045782-30.2017.8.21.7000) PROCURADOR-GERAL DE JUSTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICIPIO DE GRAVATAI CAMARA DE VEREADORES

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos do Consumidor Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto Destinatários da Prova É costumeira a afirmação, encontrada em doutrina e jurisprudência, de que o destinatário

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente Professor Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente Professor Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 113 Período Turma (s) 8º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação profissional Carga Horária

Leia mais

Amicus Curiae: o Amigo da Corte no Processo de Execução

Amicus Curiae: o Amigo da Corte no Processo de Execução PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. Dr. Marcelo Negri Soares São Paulo 2014 Amicus Curiae: o Amigo da Corte no Processo de Execução Autores: Cleiton Lourenço Peixer; Gardenia Miranda

Leia mais

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 Sumário CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 1. Introdução...1 2. Pressupostos Teóricos do Controle de Constitucionalidade...2 3. Supremacia Constitucional Fundamento do Mecanismo de Controle de Constitucionalidade...2

Leia mais

PARTES E TERCEIROS NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

PARTES E TERCEIROS NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO CASSIO SCARPINELLA BUENO Mestre, Doutor e livre-docente em Direito Processual Civil pela PUC /SP. Visiting Scholar da Columbia University, de Nova York. Professor-Doutor de Direito Processual Civil na

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RE 878.694-MG O INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA IBDFAM, associação civil sem fins lucrativos, CNPJ nº 02.571.616/0001-48,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E A GARANTIA DA NÃO SURPRESA NA APLICAÇÃO DA IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO PARA JUÍZOS PRIMA FACIE DE PRECEDENTES Juliana Provedel Cardoso 1 PALAVRAS-CHAVE: Processo Civil.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina Fone: (048) 3721-9815

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.418/2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS Ary Jorge Almeida Soares Advogado A Lei nº 11.418/2006, de 19 de dezembro de

Leia mais

O AMICUS CURIAE NO NOVO CPC 1. Hanna Bauer Rieger 2, Doglas Cesar Lucar 3.

O AMICUS CURIAE NO NOVO CPC 1. Hanna Bauer Rieger 2, Doglas Cesar Lucar 3. O AMICUS CURIAE NO NOVO CPC 1 Hanna Bauer Rieger 2, Doglas Cesar Lucar 3. 1 Trabalho de pesquisa para produção da Monografia do Curso de Direito (UNIJUÍ), orientado pelo Professor Dr. Doglas Cesar Lucas.

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

STJ Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL. 6ª Edição Revista e Ampliada

STJ Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL. 6ª Edição Revista e Ampliada Paulo Roberto de Figueiredo Dantas DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL 6ª Edição Revista e Ampliada SÁOPAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2009 by Editora Atlas SA 1.ed. 2009; 2. ed. 2010; 3. ed. 2012; 4.ed,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL CIVIL Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL CIVIL... 17 1. Conflito de interesses e lide... 17 2. Funções do direito... 18 2.1. Direção de condutas... 18 2.2. Tratamento dos conflitos... 19 3. Modos de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da ADPF: Art. 102. (...) 1.º A argüição

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE NO CPC 2015: TERCEIRO ESPECIAL INTERVENIENTE TIPICO

A INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE NO CPC 2015: TERCEIRO ESPECIAL INTERVENIENTE TIPICO 1 A INTERVENÇÃO DO AMICUS CURIAE NO CPC 2015: TERCEIRO ESPECIAL INTERVENIENTE TIPICO *Brenda Elisa David de Souza Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga FADIPA. **Maria da Conceição

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

Prefácio Nota do autor Parte I Introdução ao controle

Prefácio Nota do autor Parte I Introdução ao controle Su m á r i o Prefácio... 17 Nota do autor... 21 Parte I Introdução ao controle de constitucionalidade Capítulo I O novo marco teórico do direito: a Constituição como centro dos sistemas jurídicos contemporâneos

Leia mais

Ponto dos Concursos. Direito Processual Civil. Professor: Karol Durço

Ponto dos Concursos. Direito Processual Civil. Professor: Karol Durço Ponto dos Concursos Direito Processual Civil Professor: Karol Durço O CONCURSO Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF 1 Escolaridade: Ensino Superior e Ensino Médio Cargos: Analista Judiciário e Técnico

Leia mais

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA Gustavo Filipe Barbosa Garcia É livre-docente e doutor pela Faculdade de Direito da USP pós-doutor e especialista em Direito

Leia mais

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. A Norma Processual e suas Características... 002 II. Jurisdição, Ação e Competência... 005 III. Processo... 024 IV. Formação, Suspensão e Extinção do processo... 025 V. Sujeitos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos... 37

Sumário. CAPÍTULO 2 A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos... 37 Sumário CAPÍTULO 1 Ações coletivas e procedimentos para a resolução de casos repetitivos: Qual o espaço destinado a cada um? Procedimentos de resolução de casos repetitivos... 15 Andre Vasconcelos Roque

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DISCIPLINA: Jurisdição Constitucional CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 10º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 193 1. EMENTA: A Constituição e a Defesa da Supremacia Constitucional. Antecedentes

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

15º CONGRESSO BRASILEIRO DE ADVOCACIA PÚBLICA E 3º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE DIREITO DO ESTADO

15º CONGRESSO BRASILEIRO DE ADVOCACIA PÚBLICA E 3º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE DIREITO DO ESTADO 15º CONGRESSO BRASILEIRO DE ADVOCACIA PÚBLICA E 3º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE DIREITO DO ESTADO TESE: O NOVO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO E OS EFEITOS DO RECURSO DE APELAÇÃO. PROPOSTA DE EMENDA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br "Amicus curiae": origem histórica, natureza jurídica e procedimento de acordo com a Lei nº. 9.868/1999 Rafael Geovani da Silva Magalhães* RESUMO: A possibilidade da atuação do amicus

Leia mais

Exmo. Senhor Ministro DIAS TOFFOLI, Relator do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral n /RS Perante o Supremo Tribunal Federal

Exmo. Senhor Ministro DIAS TOFFOLI, Relator do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral n /RS Perante o Supremo Tribunal Federal Exmo. Senhor Ministro DIAS TOFFOLI, Relator do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral n 855.091/RS Perante o Supremo Tribunal Federal RE 855.091/RS CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO PREFÁCIO Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL...

Sumário APRESENTAÇÃO PREFÁCIO Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL... Sumário APRESENTAÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 Teresa Arruda Alvim Wambier CONDIÇÕES DA AÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL... 19 ARLETE INÊS AURELLI Considerações introdutórias:... 19 1. Natureza

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 26/06/2018). Cumprimento de sentença que reconheça obrigação de fazer, não fazer ou restituir (art. 536 e seguintes

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Art. 119 a 138 CPC/2015 CONCEITO DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É o fenômeno do ingresso de terceiro como parte ou coadjuvante da parte em processo pendente entre outras partes. Tipos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 29 Recursos. Da ordem dos processos nos Tribunais. Do incidente de assunção de competência. Do incidente de arguição de inconstitucionalidade. Do conflito de competência. Homologação de decisão

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. Amicus Curiae. Amicus Curiae amigo da corte, amigo da causa, trata-se na realidade

Leia mais

Curso/Disciplina Aula: Professor (a): Monitor (a): Aula Introdução:

Curso/Disciplina Aula: Professor (a): Monitor (a): Aula Introdução: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Voto, Julgamento e Acórdão Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Introdução: Aula 177. O tema sobre a ordem dos processos

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DENTRO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. Palavras-Chave: Estado Democrático de Direito, contraditório, processo constitucional.

O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DENTRO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. Palavras-Chave: Estado Democrático de Direito, contraditório, processo constitucional. O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO DENTRO DO PROCESSO CONSTITUCIONAL. Sabrina Gomes Martins 1 Resumo: O presente artigo defende uma posição democrática do princípio do contraditório sob a ótica do Estado Democrático

Leia mais

A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL

A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL SUMÁRIO Capítulo 1 A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL... 19 1.1 O art. 926 e a sua importância ao processo civil brasileiro... 23 1.1.1 Os meios de formação de precedentes judiciais no CPC/2015... 28

Leia mais

Cacildo Baptista Palhares Júnior: advogado em Araçatuba (SP) Respostas a perguntas de Direito Constitucional da primeira fase do concurso de 2007 para Defensor da União Acerca do Poder Judiciário, julgue

Leia mais

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial

SISTEMÁTICA RECURSAL. Lei Federal /2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial SISTEMÁTICA RECURSAL Lei Federal 13.015/2014 Alterações Recursais e Uniformização Jurisprudencial 1. Na origem o art. 893 da CLT previa: a. RECURSO DE EMBARGOS: a.1. Originariamente, o cabimento dos Embargos

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Professor Titular de Teoria Geral do Processo da UERJ O incidente de resolução de demandas repetitivas

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21 SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS... 21 CAPÍTULO 1 NOTÍCIA HISTÓRICA UTILIZAÇÃO DO MS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO... 23 1. A evolução do MS no sistema

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Profª. Liz Rodrigues - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental: prevista no art. 102,

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas: uma alternativa para a celeridade processual

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas: uma alternativa para a celeridade processual Ars Iuris Salmanticensis TRIBUNA DE ACTUALIDAD Vol. 4, 21-25 Diciembre 2016 O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas: uma alternativa para a celeridade processual The Incident of Resolution of

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESA. ÂNGELA PRUDENTE ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº

ESTADO DO TOCANTINS PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESA. ÂNGELA PRUDENTE ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 0001726-60.2015.827.0000 ORIGEM: REQUERENTE: INTERESSADO: RELATORA: DO ESTADO DO TOCANTINS MARCELO DE CARVALHO MIRANDA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO TOCANTINS

Leia mais

Prof. Anselmo Prieto Alvarez

Prof. Anselmo Prieto Alvarez Prof. Anselmo Prieto Alvarez apalvarez@pucsp.br Histórico 1-65 leis foram editadas reformando o CPC- Lei Federal de 11 de janeiro de 1973 2- Até 1994 foram 24 alterações. Histórico 3- A partir de 1994

Leia mais

I RELATÓRIO. Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, proposta pelo Procurador-Geral da República,

I RELATÓRIO. Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, proposta pelo Procurador-Geral da República, N o 155.389/2016-AsJConst/SAJ/PGR Relatora: Ministra Cármen Lúcia Requerente: Procurador-Geral da República Interessado: Congresso Nacional CONSTITUCIONAL. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITU- CIONALIDADE. LEI 10.001/2000.

Leia mais

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE DIFUSO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Marbury x Madison 1803 - EUA Primeira vez que um Tribunal declarou a inconstitucionalidade de uma lei federal por

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL É um instrumento de natureza administrativa, com efeitos jurisdicionais, decorrente do direito de petição. Objetivo: desfazer o ato

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Atualizado em 22/10/2015 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE MODELOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE No que diz respeito ao número de órgãos do Poder

Leia mais

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase 1) FGV - Procurador Legislativo - AL MT (2013) Quanto às ações constitucionais, assinale a afirmativa incorreta. a)

Leia mais

O PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA RESOLUÇÃO DE MÉRITO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SUA APLICAÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO. José Alberto Couto Maciel

O PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA RESOLUÇÃO DE MÉRITO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SUA APLICAÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO. José Alberto Couto Maciel O PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA RESOLUÇÃO DE MÉRITO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SUA APLICAÇÃO AO PROCESSO DO TRABALHO José Alberto Couto Maciel Da Academia Nacional de Direito do Trabalho Quando a parte

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

STJ SUMÁRIO. Introduçáo, I. Dicas para concurseiros, 7

STJ SUMÁRIO. Introduçáo, I. Dicas para concurseiros, 7 STJ00081989 SUMÁRIO Introduçáo, I Dicas para concurseiros, 7 1 Direito processual constitucional, 11 LI Esclarecimen tos iniciais, Ii 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 12 1.3 Jurisdição,

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 7ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

TEORIA DO PROCESSO. Revisão 12/08/2016

TEORIA DO PROCESSO. Revisão 12/08/2016 TEORIA DO PROCESSO Ação é o direito subjetivo, público, autônomo, abstrato e condicionado de exigir do Estado a prestação jurisdicional e possuiinegávelnaturezaconstitucional.(art5 º,XXXVda CF). Direito

Leia mais

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos...

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... Sumário CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 21 1.1 Considerações... 21 1.2 As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... 23 CAPÍTULO 2 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais