PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA"

Transcrição

1 PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA 1 Projeto Agrisus N o : 1334/14 Título da Pesquisa: ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM CAPIM RUZIZIENSIS EM SISTEMA PLANTIO DIRETO Interessado (Coordenador do Projeto): Karina Batista INSTITUIÇÃO: APTA Instituto de Zootecnia Endereço: Rua Heitor Penteado, n.56, Centro CEP: Cidade: Nova Odessa Estado: SP Fone: (19) Cel.: (019) karina@iz.sp.gov.br / batistakarin@gmail.com Local da Pesquisa: Apta/Instituo de Zootecnia Nova Odessa Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$13.000,00 Vigência do Projeto: 17/04/14 a 30/12/16 RESUMO DO PROJETO: O milho safrinha (outono-inverno) tem ganhado visibilidade devido ao aumento crescente de sua safra, e em virtude da falta de tempo entre a sua colheita e o próximo cultivo de verão, o seu consórcio com o capim-ruziziensis (Urochloa ruziziensis cv. Comum) também tem avançado nessa época. Dessa forma objetivar-se-á determinar a influência da adubação nitrogenada de cobertura para o consórcio de milho safrinha com o capim-ruziziensis em sistema de plantio direto. No plantio apenas a linhas do milho safrinha serão adubadas. Enquanto que a adubação de cobertura será realizada nas linhas do milho safrinha e do capim-ruziziensis. O experimento será realizado em um Argissolo Vermelho Amarelo. Os tratamentos constituir-se-ão de quatro doses de nitrogênio aplicadas em cobertura 0, 30, 60 e 90 kg ha -1. O delineamento experimental será o de blocos ao acaso, com quatro repetições. No verão será implantada a leguminosa Crotalária spectalis. Serão avaliados: a) Diagnose nutricional das plantas de milho safrinha e capim-ruziziensis; b) valor SPAD; c) Produção de massa seca; d) Concentração de macronutrientes nas plantas consorciadas; e) Parâmetros agronômicos do milho safrinha; f) Atributos químicos do solo e g) Teores de nitrato e amônio no solo. O procedimento GLM será utilizado para a análise de variância e a análise de regressão para as doses de nitrogênio em cobertura.

2 2 1. INTRODUÇÃO Nos últimos anos com o aumento das tecnologias utilizadas mudanças vêm acontecendo no setor agropecuário e o Brasil tem intensificado as discussões e as ações relativas ao trinômio Produção Sustentabilidade Fome. Em 2014, o agronegócio brasileiro foi responsável por mais de 37% do valor das exportações nacionais, contra, apenas, 7% das importações reafirmando, portanto, que a agropecuária ainda é o grande negócio do Brasil. Nesse cenário o milho safrinha tem ocupado um papel importante já que desde 2012 a área plantada com o milho safrinha supera a área plantada com o milho verão (CONAB, 2015). Estudos que viabilizem o plantio de milho safrinha com plantas forrageiras sem que o milho perda a sua produtividade, e de modo que as forrageiras possam ser usadas como alimentação animal e palha para o sistema de plantio direto ainda são necessários principalmente no que diz respeito à nutrição mineral das plantas nesse sistema. A determinação da quantidade mais adequada de fertilizante nitrogenado é uma decisão importante que afeta a rentabilidade da produção de milho e o impacto da agricultura sobre o meio ambiente. Esta decisão é mais importante agora do que nunca, porque a utilização do fertilizante nitrogenado tem aumentado durante as três últimas décadas e porque há uma crescente preocupação com os impactos ambientais associados com a utilização desse fertilizante (Cerrato & Blackme, 1990). Pesquisas (Souza et al., 2011; Nascimento et al., 2012; Soratto et al., 2012; Goes et al., 2013) têm demonstrado que o milho safrinha precisa de adubação nitrogenada no plantio e em cobertura. Por outro lado, a falta de reposição de nitrogênio associada ou não a utilização de níveis inadequados de fertilizantes nitrogenados em plantas forrageiras têm sido apontados como uns dos principais fatores da redução na produtividade e degradação do solo (Maranhão et al., 2010). Dessa forma levando-se em conta que tanto o milho safrinha quanto o capim-ruziziensis são plantas exigentes em nitrogênio o cultivo consorciado dessas duas gramíneas, no sistema plantio direto, pode aumentar a quantidade de nitrogênio necessária, pois, além de ocorrer imobilização de nitrogênio por microrganismos do solo, no processo de decomposição da cobertura morta, há maior demanda pelo nutriente, quando duas espécies são cultivadas simultaneamente no mesmo ambiente (Borghi & Cruciol, 2007). Diante do exposto o objetivo do presente projeto é determinar a influência da adubação nitrogenada de cobertura, para o consórcio de milho safrinha com o capim-ruziziensis em sistema de plantio direto adubando-se as linhas do milho safrinha e do capim-ruziziensis com relação aos aspectos nutricionais (solo e plantas) e produtivos (milho safrinha e capim-ruziziensis).

3 3 2. MATERIAIS & MÉTODOS Para a instalação do projeto 1334/14 realizou-se a calagem da área experimental (10/09/2014). Na calagem utilizou-se 2t ha -1 de calcário dolomítico conforme recomendação de Raij et al. (1997). A distribuição do calcário foi feita em linhas e sua incorporação foi realizada com o arado de disco (Figuras 1a e 1b). Posteriormente a incorporação do calcário realizou-se o o nivelamento da área com a grade niveladora. Figura 1. Distribuição e incorporação do calcário na área experimental. O plantio da Crotalaria spectabilis (05/11/2014) foi realizado através do uso de uma semeadora convencional, com os discos da semeadora ajustados para 30 à 35 sementes por metro de linha. O espaçamento adotado entre as linhas de semeadura foi de 0,50 m, não sendo utilizado nenhum adubo na semeadura da leguminosa (Figuras 2a). Como enfatizado no projeto a utilização da leguminosa-crotalária no verão terá a finalidade de manter os teores de matéria orgânica do solo e garantir a sua proteção até a implantação do consórcio. Sessenta dias após a semeadura da leguminosa-crotalária (05/01/2015) algumas plantas começavam a florescer e a área também apresentava grande incidência de plantas invasoras. (Figuras 2b). Dessa forma embora não estivesse no projeto optamos por realizar a identificação das plantas invasoras na área experimental e também algumas características agronômicas da leguminosa-crotalária como serão descritos nos itens 2.2 e 2.3. Seguindo a recomendação de Mendes et al (2012) para a dessecação da leguminosacrotalária (30/01/2015) utilizou-se 5,0L ha -1 do herbicida glyphosate. Entretanto dez dias após a dessecação (10/02/2015) como grande em parte da área experimental as plantas encontravam-se verdes optamos por roçar a área para que não ocorressem interferências na época de semeadura do milho safrinha. Devido a grande incidência de invasoras, principalmente capim-colchão (Digitaria horizontalis) e capimtapete (Mollugo verticillata), realizou-se também a aplicação de 1L ha -1 do herbicida glyphosate (23/02/2015).

4 4 Figura 2. Semeadura da Crotalaria spectabilis com a semeadora convencional e leguminosacrotalária no início do florescimento com presença de plantas invasoras. Uma amostra composta de solo da área experimental foi coletada antes da semeadura do consórcio de milho safrinha e capim-ruziziensis (20/02/2015) nas profundidades de 0-20 cm e cm e enviada para o laboratório para as determinações de fertilidade, sulfato, nitrato e amônio no solo as quais corresponderão aos valores iniciais dos atributos químicos do solo (Tabela 1). Para a determinação granulométrica do solo da área experimental uma amostra composta de solo na profundidade de 0-20 cm foi coletada e encaminhada para o laboratório (Tabela 2). A semeadura do consórcio de milho safrinha com a Brachiaria ruziziensis cv. Comum ( 11/03/2015) foi mecanizada (Figura 3a e 3b), por meio de uma semeadora-adubadora para o sistema de plantio direto (Seed-max), intercalando-se uma linha de milho safrinha com uma linha de capim-ruziziensis na mesma operação de plantio. Figura 3. Área experimental antes do início da semeadura do consórcio de milho safrinha e capimruziziensis e implantação do consorcio.

5 5 Tabela 1. Análise química do solo antes do plantio do consorcio de milho safrinha com capim-ruziziensis. Prof. phcacl 2 M.O P K Ca Mg H+Al Al SB CTC V SO 4 2- NH 4 + g dm -3 mmol c dm -3 % mg dm -3 mg kg , , , , NO 3 - Tabela 2. Análise granulométrica do solo da área experimental. Argila Silte Areia Total Areia Grossa Areia Fina Profundidade <0,002mm 0,053-0,002mm 2,00-0,210mm 0,210-0,053mm g kg O espaçamento entre as linhas de semeadura de capim e de milho foi de 0,45m, de modo que a distância entre uma linha e outra de milho ficou ajustada à 0,90m. Para a semeadura do capim-ruziziensis na entrelinha do milho safrinha utilizou-se o disco de sorgo universal com 90 furos (Figura 4) e tomou-se o cuidado de não fornecer adubo para as linhas de plantio do capim. Para a adubação do milho safrinha utilizou-se 300 kg ha -1 do formulado o que corresponde a 30 kg ha 1 de N no plantio (Duarte et al., 1996). A cultivar de milho safrinha utilizada foi a 2B655Hx e todas as sementes foram tratadas com os inseticidas (thiodicarb + imidacloprid) para o controle das pragas iniciais. Na semeadura do milho safrinha distribuiu-se cinco sementes por metro de linha. Enquanto que na semeadura do capimruziziensis distribuiu-se cerca de 20 kg ha -1 (VC=30%). Como havia semente de capim-ruziziensis disponível no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagem (CPDNAP) do Instituto de Zootecnia para o plantio optou-se por utilizar a semente disponível e não realizar a compra para essa safra. Figura 4. Disco e anel de sorgo universal utilizado na semeadura do capim-ruziziensis e disco de sorgo universal na caixa de sementes.

6 6 Para a semeadura dos consórcios tomou-se o cuidado com a profundidade de semeadura do milho safrinha, do capim-ruziziensis bem como com a profundidade de distribuição do adubo. Para a semeadura do milho safrinha adotou-se a profundidade de 6 cm, para o capim-ruziziensis 3 cm e para aplicação do adubo 8cm, procurando-se dessa maneira favorecer o desenvolvimento do milho safrinha. 2.1 Aplicação dos tratamentos: doses de nitrogênio em cobertura Quando as plantas de milho estavam no estágio de cinco a seis folhas (vinte e sete dias após o plantio, 07/04/2015), procedeu-se a aplicação da adubação nitrogenada de cobertura de acordo com os tratamentos (Figura 5a). Para aplicação dos tratamentos a área experimental foi primeiramente demarcada com estacas para a identificação das parcelas experimentais (Figura 5b). Os tratamentos foram distribuídos em um delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Figura 5. Consórcio de milho safrinha e capim-ruziziensis aos vinte e sete dias após o seu plantio e instalação das estacas na área experimental para a identificação das parcelas experimentais. As parcelas experimentais dentro de cada bloco estão constituídas de quatro linhas de milho safrinha intercaladas com uma linha de capim-ruziziensis perfazendo-se um total de oito linhas por parcela. O espaçamento entre as linhas de milho safrinha e de capim-ruziziensis é de 0,45m, o comprimento das linhas é de 20 m e entre o término de um bloco e o começo de outro bloco estabeleceu-se um corredor de 1,0 m (Figura 6).

7 1m 1m 1m BIII BI BIV BII m 20 m 20 m 20 m 7 Figura 6. Distribuição dos tratamentos na área experimental em delineamento de blocos ao acaso. As doses de nitrogênio de 0, 30, 60 e 90 kg ha -1 foram distribuídas manualmente nas linhas de milho e de capim-ruziziensis tomando-se o cuidado para que o fertilizante ficasse distribuído de maneira uniforme ao longo de todas as linhas (Figura 7). A fonte de nitrogênio utilizada foi o nitrato de amônio. a b c d Figura 7. Dose de nitrogênio a ser distribuída na linha, distribuição manual das doses de nitrogênio nas linhas de capim-ruziziensis e milho safrinha, grânulos do fertilizante na linha de milho safrinha (c) e na linha de capim (d).

8 8 2.2 Avaliação de plantas invasoras na leguminosa-crotalária O levantamento das plantas invasoras na leguminosa-crotalária foi realizado setenta e um dias (14/01/2015) após a sua semeadura (Figura 8a). Para o levantamento utilizou-se um quadrado de 0,5 m de lado (0,25m 2 de área) que foi lançado 48 vezes na área experimental, de modo que abrangesse toda à área em estudo (Figura 8b). Esse procedimento foi feito de maneira aleatória, sem o uso, no entanto, de mecanismos de sorteio (Oliveira & Freitas, 2008). As espécies contidas em cada quadro foram identificadas segundo Lorenzi (2006), cortadas rente ao solo e separadas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Para o estudo das espécies invasoras, avaliaram-se a freqüência, a freqüência relativa, a densidade, a densidade relativa, a abundância, a abundância relativa e o índice de importância relativa de acordo com Brighenti et al. (2003). Onde: Freqüência= n o de quadrados que contém a espécie n o total de quadrados; Freqüência relativa= 100 x freqüência da espécie freqüência total de todas as espécies; Densidade= n o total de indivíduos por espécie área total coletada; Densidade relativa= 100 x densidade da espécie densidade total de todas as espécies; Abundância= n o total de indivíduos por espécie n o total de quadrados que contém a espécie; Abundância relativa= 100 x abundância da espécie abundância total de todas as espécies; Índice de Valor de Importância (IVI)= freqüência relativa + densidade relativa + abundância relativa. Figura 8. Plantas invasoras na área experimental e quadro usado para as avaliações. 2.3 Avaliação agronômica da leguminosa-crotalária As avaliações agronômicas foram realizadas setenta e sete dias após a semeadura da leguminosa-crotalária (Figura 9a). Avaliaram-se a altura média de plantas, população de plantas por hectare, o diâmetro médio de plantas, as produções de massa verde e seca por hectare e a área foliar média. Como ainda não haviam tratamentos instalados na área experimental para facilitar às avaliações na leguminosa-crotalária a área foi dividida em partes (Figura 9b).

9 9 Figura 9. Crotalaria spectabilis na época das avaliações agronômicas e esquema de campo demonstrando como a área foi dividida para facilitar avaliações. Para determinação da altura de plantas utilizou-se uma régua graduada da base da planta até o final da inflorescência. Baseando-se no esquema de campo (Figura 6b) foram realizadas dez leituras dentro de cada parte do esquema de campo apresentado totalizando-se 160 leituras na área experimental. A determinação da população de plantas por hectare e das produções de massa verde e seca por hectare foram realizadas através da coleta de amostras da área experimento. Dentro de cada parte foram coletadas três amostras de 0,7m 2 totalizando 48 amostras na área experimental (Figura 10a). As amostras coletadas foram levadas para o laboratório do CPDNAP (Figura 10b). No laboratório procedeu-se a contagem de plantas por amostra e a pesagem de todo material verde coletado. Figura 10. Coleta de amostras da leguminosa-crotalária (0,78m 2 ) e amostras agrupadas após a coleta. Após a pesagem de todo o material verde uma subamostra constituída de dez plantas foi coletada ao acaso de cada amostra para determinação do diâmetro médio, da produção de massa seca por hectare e da área foliar média por hectare. As plantas de cada subamostra foram separadas em hastes e folhas (Figuras 11a, 11b e 11c). O diâmetro foi determinado através do uso de um paquímetro enquanto que á área foliar com o integrador de área foliar. Após essas determinações as

10 subamostras foram colocadas para secar em estufa de circulação forçada de ar a 65 o C por 72 horas para posterior pesagem e determinação da massa seca por hectare. 10 (c) Figura 11. Subamostra, haste e folhas de plantas da leguminosa-crotalária. 3. RESULTADOS E SUA DISCUSSÃO Ainda não foram realizadas as avaliações previstas no projeto, pois os tratamentos serão implantados na safrinha Entretanto serão apresentados os resultados referentes ao levantamento de plantas daninhas na leguminosa-crotalária bem como da avaliação agronômica da leguminosa. 3.1 Levantamento das plantas invasoras na leguminosa-crotalária O levantamento fitossociológico identificou 14 famílias de plantas daninhas na leguminosacrotalária demonstrando diversidade na comunidade infestante. As famílias mais representativas, no que se referem ao número de espécies foram: Poaceae (6), Asteraceae (3); Cyperaceae (2) e Malvaceae (2). Quanto à classe botânica as dicotiledôneas apresentaram maior número de espécies (Tabela3). As plantas daninhas da família Poaceae produzem grande quantidade de sementes e por isso apresentam alto poder de disseminação e colonização mesmo em condições desfavoráveis (Holm et al., 1991). As plantas daninhas da família Asteraceae além de apresentarem grande produção e dispersão de sementes possuem um mecanismo de dormência que possibilita ficarem dormentes no solo por até cinco anos (Lorenzi, 2006). As plantas daninhas da família Cyperaceae são de difícil erradicação sendo que a agressividade desta família está relacionada, entre outros fatores, à sua habilidade de propagação; já que possuem um sistema assexuado de reprodução, constituído principalmente por rizomas e tubérculos que lhes garante a perpetuação e a rápida reinfestação do solo (Jackelaits et al., 2003). As espécies daninhas da família Malvaceae toleram solos ácidos e fracos, mas desenvolvem-se melhor em solos de maior fertilidade e de textura mais argilosa (Constantin et al., 2007).

11 11 As plantas daninhas que apresentaram maior freqüência foram: capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), capim-colchão (Digitaria horizontalis), tirririca (Cyperus rotundus) e beldroega (Portulaca oleraceae) (Tabela 1). Os maiores valores de densidade foram observados para capimtapete (Mollugo verticillata), capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e capim-colchão (Digitaria horizontalis). De acordo com Pereira & Velline (2003) a planta daninha Digitaria horizontalis (capim-colchão) é uma das espécies mais freqüentes nos ambientes agrícolas. Em termos de abundância observou-se o maior valor para o capim-tapete (Mollugo verticillata) revelando que essa espécie aparece de forma dominante (Maciel et al., 2010). O índice de valor de importância indica qual espécie tem maior influência dentro de uma comunidade (Oliveira & Freitas, 2008) o que sugere que o capim-tapete (Mollugo verticillata) foi a que mais interferiu no desenvolvimento da leguminosa-crotalária (Figura 12). 3.2 Avaliação agronômica da leguminosa-crotalária Os dados médios dos parâmetros avaliados na leguminosa-crotalária foram: produção de massa verde da parte aérea: 33469,42 kg ha -1, produção de massa seca da parte aérea: 7223,32 kg ha -1, população de plantas por hectare: ,90, diâmetro de ramos: 0,82m, altura de plantas: 128,77 cm e a área foliar: 60105,29 m 2 (Tabela 4).

12 Tabela 3. Plantas invasoras encontradas na leguminosa-crotalária e seus valores de freqüência (Fr), densidade (D) e abundância. Nome Cientifico: Espécie: Família: Classificação: Fr D A Amaranthus viridis (L.) caruru-verde Amaranthaceae Dicotiledonea 2,08 0,25 1,00 Bidens pilosa picão-preto Asteraceae Dicotiledonea 27,08 6,00 1,85 Cleome affinis mussambé Brassicaceae Dicotiledonea 2,08 0,25 1,00 Commelina benghalensis (L.) trapoeraba Commelinaceae Dicotiledonea 22,92 5,25 1,91 Eclipta alba (L.) erva-de-botão Asteraceae Dicotiledonea 4,17 0,50 1,00 Emilia fosbergii falsa-serralha Asteraceae Dicotiledonea 10,42 2,25 1,80 Euphorbia heterophylla (L.) leiteiro Euphorbiaceae Dicotiledônea 2,08 0,25 1,00 Ipomoea purpurema (L.) corda-de-viola Convolvulaceae Dicotiledonea 12,50 1,50 1,00 Macrotyloma axillare macrotiloma Leguminosae Dicotiledônea 37,50 7,50 1,67 Marsypianthes chamaedrys hortelã-do-campo Lamiaceae Dicotiledonea 6,25 2,00 2,67 Mollugo verticillata (L.) capim-tapete Molluginaceae Dicotiledônea 35,42 48,75 11,47 Portulaca oleraceae (L.) beldroega Portualacaceae Dicotiledônea 58,33 16,75 2,39 Richardia brasillensis poaia-branca Rubiaceae Dicotiledônea 41,67 18,50 3,70 Sida cordifolia malva-branca Malvaceae Dicotiledonea 4,17 2,50 5,00 Sida rhonbifolia (L.) guanxuma-vassorinha Malvaceae Dicotiledonea 10,42 1,50 1,20 Cyperus iria (L.) tiririca-do-brejo Cyperaceae Monocotiledonea 8,33 3,75 3,75 Cyperus rotundus (L.) tiririca Cyperaceae Monocotiledônea 56,25 22,75 3,25 Digitaria horizontalis capim-colchão Poaceae Monocotiledônea 62,50 31,25 4,31 Eleusine indica (L.) capim-pé-de-galinha Poaceae Monocotiledônea 68,75 36,00 4,36 Eragrostis pilosa (L.) capim-mimoso Poaceae Monocotiledônea 10,42 2,50 2,00 Panicum maximum capim-aruana Poaceae Monocotiledonea 2,08 0,25 1,00 Echinocloa colona capim-coloninho Poaceae Monocotiledônea 2,08 0,25 1,00 Sorghum halepense (L.) capim-argentino Poaceae Monocotiledônea 10,42 1,25 1,00 12

13 Sorghum halepense Echinocloa colona Panicum maximum Eragrostis pilosa Eleusine indica Digitaria horizontalis Cyperis rotundus Cyperus iria Sida rhonbifolia Sida cordifolia Richardia brasillensis Portulaca oleraceae Mollugo verticillata Marsypianthes chamaedrys Macrotyloma axillare Ipomoea purpurema Euphorbia heterophylla Emilia fosbergii Nicolson Eclipta alba Commelina benghalensis Cleome affinis Bidens pilosa Amaranthus viridis Plantas invasoras IVI Figura 12. Índice de Valor de Importância (IVI) das espécies invasoras da leguminosa-crotalária.

14 14 Tabela 4. Parâmetros agronômicos da leguminosa-crotalária aos setenta e sete dias após a sua semeadura. MVPA MSPA PP ø h AF kg ha -1 kg ha -1 plantas ha -1 m cm m 2 Área , , ,05 0,82 147, , , , ,81 0,81 134, , , , ,76 0,84 144, , , , ,86 0,85 128, ,65 Área , , ,62 0,87 118, , , , ,43 0,87 125, , , , ,48 0,86 122, , , , ,05 0,84 116, ,52 Área , , ,24 0,66 121, , , , ,29 0,77 127, , , , ,24 0,75 133, , , , ,43 0,67 132, ,84 Área , , ,33 0,88 123, , , , ,62 0,91 125, , , , ,86 0,86 134, , , , ,43 0,81 124, ,77 Média 33469, , ,90 0,82 128, ,29 MVP: Massa verde da parte aérea; PP: população de plantas; ø: diâmetro médio; h: Altura média; MSPA: massa seca parte aérea; AF: Área foliar. 4. DESCRIÇÃO DAS DIFICULDADES E MEDIDAS CORRETIVAS A área experimental não permitiu o acesso da semeadora-adubatora do sistema de plantio direto com caixa de semente específica para a distribuição de sementes de capim na entrelinha de plantio do milho. Dessa forma foi necessária a reforma da semeadora-adubadora para o sistema de plantio direto (Seed-max), e devido a atrasos no seu concerto só conseguimos implantar o experimento em março, no entanto dentro do período adequado para o plantio do milho safrinha (meados de fevereiro à meados de março).

15 15 5. PRESTAÇÃO PARCIAL DE CONTAS DESPESAS R$ Material de Consumo Semente de Crotalaria spectabilis 160,00 Semente de milho DOW 2B655HX 410,00 Roundup Original 280,00 Adubo formulado ,00 Proof Atrazina 110,00 Inseticida Metomil (Brilhante) 25,00 Subtotal 1145,00 Serviços de Terceiros (Pessoa Jurídica) Análise química do solo inicial (fertilidade, sulfato, granulometria) 83,00 Análise de nitrato e amônio no solo 84,00 Subtotal 167 Total Parcial 1312,00 Referências bibliográficas BORGHI, E.; CRUCIOL, C.A. Produtividade de milho, espaçamento e modalidade de consorciação com Brachiaria brizantha em sistema plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, 42: , BRIGHENTI, A.M.; CASTRO, C.; GAZZIERO, D.L.P.; ADEGAS, F.S.; VOLL, E. Cadastramento fitossociológico de plantas daninhas na cultura de girassol. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 38: , CERRATO, M.E.; BLACKMER, A.M. Comparison of Models for Describing; Corn Yield Response to Nitrogen Fertilizer. Agronomy Journal, 82: , CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento: Indicadores da Agropecuária. Indicador agropecuário, 24:01-98, 2015.

16 16 CONSTANTIN, J.; OLIVEIRA JUNIOR, R.S.; KAJIHARA, L.H.; ARANTES, J.G.Z.; CAVALIERI, S.D.; ALONSO, D.G. Controle de diferentes espécies de guanxuma com aplicações seqüenciais de flumiclorac- seqüenciais de flumiclorac-pentil. Acta Scientiarum Agronomy, 29: , DUARTE, A. P.; CANTARELLA, H.; RAIJ, B. van. Milho safrinha: recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: IAC/Fundação IAC, p (IAC. Boletim Técnico, 100). GOES, R.J.; RODRIGUES, R.A.F.; TAKASU, A.T.; ARF, O. Características agronômicas e produtividade do milho sob fontes e doses de nitrogênio em cobertura no inverno. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, 12: , HOLM, L. G.; PANCHO, J. V.; HERBERGER, J. P.; PLUCKNETT, D. L. The world s worst weeds distribution and biology. 2nd ed. Malabar: Krieger Publishing Company, JAKELAITIS, A. FERREIRA, L. R.; SILVA, A. A.; AGNES, E. L.; MIRANDA, G. V.; MACHADO, A. F. L. Efeitos de sistemas de manejo sobre a população de tiririca. Planta Daninha, 21:89-95, LORENZI, H. Manual de identificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional. 6ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, MACIEL, C.D.G.; HAMA, J.T.; SOUZA, J.I. Levantamento fitossociológico da comunidade infestante em gramado semeado com Paspalum notatum Flügge. Pesquisa Agropecuária Tropical, 40: , MARANHÃO, C.M.A.; BONOMO, P.; PIRES, A.J.V.; COSTA, A.C.P.R.; MARTINS, G.C.F.; CARDOSO, E.O. Características produtivas do capim-braquiária submetido a intervalos de cortes e adubação nitrogenada durante três estações. Acta Scientiarum Animal Sciences, 32: , MENDES, K.F.; INOUE, M.H.; REIS, M.R. Dessecação de Crotalaria spectabilis com glyphosate aplicado isolado e em associação a diferentes herbicidas na soja. In: Congresso Brasileira da Ciência das Plantas daninhas, 28., 2012, Campo Grande, Anais... Campo Grande: SBCPS, p

17 17 NASCIMENTO, F.M.; BICUDO, S.J.; FERNANDES, D.M.; RODRIGUES, J.G.L.; FERNANDES, J.C. Diagnose foliar em plantas de milho em sistema de semeadura direta em função de doses e épocas de aplicação de nitrogênio. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias, 5:67-86, OLIVEIRA, A. R.; FREITAS, S. P. Levantamento fitossociológico de plantas daninhas em áreas de produção de cana-de-açúcar. Planta Daninha, 26:33-46, PEREIRA, F.A.R.; VELINI, E.D. Sistemas de cultivo no cerrado e dinâmica de populações de plantas daninhas. Planta Daninha, 21: , RAIJ, B. van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A. & FURLANI, A.M.C. Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: Instituto Agronômico, p. (IAC. Boletim Técnico, 100) SOUZA, J.A.; BUZETTI, S.; TEIXEIRA FILHO, M.C.M.; ANDREOTTI, M.; SÁ, M.E.; ARF, O. Adubação nitrogenada na cultura do milho safrinha irrigado em plantio direto. Bragantia, 70: , SORATTO, R.P.; COSTA, T.A.M.; FERNANDES, A.M.; PEREIRA, M.; MARUYAMA, W.I. Parcelamento de fontes alternativas de nitrogênio no milho safrinha em sucessão à soja. Científica,40: , Nova Odessa, 14 de abril de 2014 Karina Batista Pesquisadora Científica APTA/IZ

TERCEIRO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA

TERCEIRO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA TERCEIRO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA Projeto Agrisus N o : 1334/14 Título da Pesquisa: ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM CAPIM RUZIZIENSIS EM SISTEMA PLANTIO

Leia mais

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS Carlos Hissao Kurihara (1), Bruno Patrício Tsujigushi (2) Introdução A adubação da cultura do milho safrinha

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Gessí Ceccon (1), Neriane de Souza Padilha (2), Islaine Caren Fonseca (3), Rodrigo César Sereia (4) & Antonio Luiz Neto Neto (5)

Leia mais

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO Juslei Figueiredo da Silva (1), Priscila Akemi Makino (1), Luan Marlon Ribeiro (2), Gessí Ceccon (3) Introdução Em 2012, o milho

Leia mais

CONTROLE DE SOJA TIGUERA COM DIFERENTES DOSES DE ATRAZINE EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis

CONTROLE DE SOJA TIGUERA COM DIFERENTES DOSES DE ATRAZINE EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis CONTROLE DE SOJA TIGUERA COM DIFERENTES DOSES DE ATRAZINE EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis José Fernando Jurca Grigolli (1), André Luis Faleiros Lourenção (2) Introdução O consórcio

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA

INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA José Fernando Jurca Grigolli (1), André Luis Faleiros Lourenção (2) Introdução A região

Leia mais

12º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 03 de agosto de 2018 Campinas, São Paulo ISBN

12º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 03 de agosto de 2018 Campinas, São Paulo ISBN PLANTAS DANINHAS NA Crotalaria Spectabilis EM SUCESSÃO AO CONSÓRCIO DE MILHO SAFINHA COM CAPIM-RUZIZIENSIS RECEBENDO DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA Gabriel Martins Amancio 1 ; Leticia Batista Lacerda

Leia mais

SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO COM MILHO SAFRINHA

SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO COM MILHO SAFRINHA SUPRESSÃO DE PLANTAS DANINHAS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO COM MILHO SAFRINHA Germani Concenço (1), Rodolpho Freire Marques (2), Júlio César Salton (1), Waggner Gomes Palharini (3), Sabrina Alves

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Rogério Peres Soratto Carlos

Leia mais

INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO SORGO SACARINO

INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO SORGO SACARINO INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO SORGO SACARINO SILVA, A. F. (EMBRAPA CNPMS, Sete Lagoas/MG afsagro@gmail.com), SILVA, C. (UFMT Sinop/MT czguerra@hotmail.com), VALE, W. G. (UFMT Sinop/MT

Leia mais

Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação

Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Resposta da Cultura do Milho Cultivado no Verão a Diferentes Quantidades de Calcário e Modos de Incorporação Marcelo

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Componentes de Produção de Seis Cultivares de Milho na Região de Pompéia - SP. Elvio Brasil Pinotti 1, Silvio José

Leia mais

SEGUNDO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA

SEGUNDO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA SEGUNDO RELATÓRIO PARCIAL AUXÍLIO DE PESQUISA Projeto Agrisus N o : 1334/14 Título da Pesquisa: ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM CAPIM-RUZIZIENSIS EM SISTEMA PLANTIO

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 1 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA- PESCA E AQUICULTURA FUNDAÇÃO AGRISUS RELATÓRIO PARCIAL-01/10/2016 CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA: COMPREENDENDO OS RISCOS DO ESTRESSE HÍDRICO NA

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos Alexandre C. Crusciol UNESP/Botucatu (SP) Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem Ciro A. Rosolem IMPORTÂNCIA DA COBERTURA DO

Leia mais

DENSIDADE DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO TRIGO DE SEQUEIRO CULTIVADO EM PLANALTINA-DF

DENSIDADE DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO TRIGO DE SEQUEIRO CULTIVADO EM PLANALTINA-DF DENSIDADE DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO TRIGO DE SEQUEIRO CULTIVADO EM PLANALTINA-DF Jorge Henrique Chagas 1 ; Júlio César Albrecht 2 ; João Leonardo Fernandes Pires 1 ; Márcio Só

Leia mais

DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA, FONTES E MODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMA DE SUCESSÃO COM SOJA NO ESTADO DO MATO GROSSO

DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA, FONTES E MODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMA DE SUCESSÃO COM SOJA NO ESTADO DO MATO GROSSO 74 DOSES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA, FONTES E MODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMA DE SUCESSÃO COM SOJA NO ESTADO DO MATO GROSSO Aildson Pereira Duarte (1) e Claudinei Kappes (2)

Leia mais

DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA

DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA 8 DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA Douglas de Castilho Gitti (1), André Luis Faleiros Lourenção (1), José Fernando Jurca Grigolli (1), Alex Marcel Melotto (2) e André Ricardo

Leia mais

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO Página 1495 ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 Maria da Conceição Santana Carvalho 1 ; Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira 2 ; Ana Luiza Borin 2 1 Embrapa Arroz e

Leia mais

Relatório Final Bolsista Agrisus

Relatório Final Bolsista Agrisus Relatório Final Bolsista Agrisus Nome do Projeto: Consórcio milho safrinha-forrageiras e a qualidade do sistema plantio direto no Estado de São Paulo - Programa Boa Cobertura - 782/11 Nome do Bolsista:

Leia mais

Controle Natural de Plantas Daninhas na Cultura do Milho Utilizando a Leucena

Controle Natural de Plantas Daninhas na Cultura do Milho Utilizando a Leucena Controle Natural de Plantas Daninhas na Cultura do Milho Utilizando a Leucena XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Pires, N.M.1, Pereira Filho, I.A2

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DE BANCOS DE SEMENTES EM SISTEMAS SOLTEIROS E INTEGRADOS DE PRODUÇÃO

CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DE BANCOS DE SEMENTES EM SISTEMAS SOLTEIROS E INTEGRADOS DE PRODUÇÃO CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DE BANCOS DE SEMENTES EM SISTEMAS SOLTEIROS E INTEGRADOS DE PRODUÇÃO MENEGATTI, L. (UFMT, Sinop/MT menegatti._lukas@hotmail.com), IKEDA, F. S. (Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop/MT

Leia mais

VALORES DE FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, OBTIDO NA PLANTA DO MILHO SEM ESPIGAS EM CONSÓRCIO COM FORRAGEIRAS 1.

VALORES DE FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, OBTIDO NA PLANTA DO MILHO SEM ESPIGAS EM CONSÓRCIO COM FORRAGEIRAS 1. VALORES DE FÓSFORO, CÁLCIO, MAGNÉSIO, OBTIDO NA PLANTA DO MILHO SEM ESPIGAS EM CONSÓRCIO COM FORRAGEIRAS 1. Katya Bonfim Ataides Smiljanic 2 Joaquim Júlio Almeida Júnior 2 Francisco Solano Araújo Matos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

CONSÓRCIO COM MILHO SAFRINHA E SOBRESSEMEADURA DE BRAQUIÁRIA NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA

CONSÓRCIO COM MILHO SAFRINHA E SOBRESSEMEADURA DE BRAQUIÁRIA NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 1 CONSÓRCIO COM MILHO SAFRINHA E SOBRESSEMEADURA DE BRAQUIÁRIA NA REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA Marcos Felipe Di Trocchio

Leia mais

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO

PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO PROBLEMAS OCASIONADOS PELO MANEJO INADEQUADO DO SOLO Consequências -Degradação do atributos - Físicos - Químicos - Biológicos Redução do potencial produtivo Queda da produtividade SISTEMA DE PRODUÇÃO

Leia mais

EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-TANZÂNIA IRRIGADO NA FITOSSOCIOLOGIA DA COMUNIDADE VEGETAL INFESTANTE

EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-TANZÂNIA IRRIGADO NA FITOSSOCIOLOGIA DA COMUNIDADE VEGETAL INFESTANTE EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CAPIM-TANZÂNIA IRRIGADO NA FITOSSOCIOLOGIA DA COMUNIDADE VEGETAL INFESTANTE MASCARENHAS, M.H.T. (EPAMIG Centro Oeste, Prudente de Morais/MG, mhtabimm@epamig.br); LARA,

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CAMPUS DE BOTUCATU unesp SISTEMAS DE PRODUÇÃO E EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTES Carlos A. C. Crusciol Rogério

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO

Leia mais

INTENSIFICAÇÃO ECOLÓGICA VISANDO SISTEMAS DE PRODUÇÃO INCLUINDO A CULTURA DO MILHO

INTENSIFICAÇÃO ECOLÓGICA VISANDO SISTEMAS DE PRODUÇÃO INCLUINDO A CULTURA DO MILHO IPNI Brasil Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso RELATÓRIO TÉCNICO FINAL Safra 2014/2015 INTENSIFICAÇÃO ECOLÓGICA VISANDO SISTEMAS DE PRODUÇÃO INCLUINDO A CULTURA DO MILHO Luís Ignácio

Leia mais

Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã

Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha cv. Piatã XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Desempenho do Consórcio Milho-braquiária: Populações de Plantas e Modalidades de Semeadura de Urochloa brizantha

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO BANCO DE SEMENTES DE ÁREAS SOB SISTEMAS DE PREPARO DE SOLOS EM DOURADOS, MS 1

CARACTERIZAÇÃO DO BANCO DE SEMENTES DE ÁREAS SOB SISTEMAS DE PREPARO DE SOLOS EM DOURADOS, MS 1 CARACTERIZAÇÃO DO BANCO DE SEMENTES DE ÁREAS SOB SISTEMAS DE PREPARO DE SOLOS EM DOURADOS, MS 1 Jordane Felizardo de Matos 2, Carla Moreira de Faria 3, Júlio Cesar Salton 4, Maurilio Fernandes de Oliveira

Leia mais

ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS E DENSIDADES DE SEMEADURA DE MILHO EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA

ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS E DENSIDADES DE SEMEADURA DE MILHO EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS E DENSIDADES DE SEMEADURA DE MILHO EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA Miguel Marques Gontijo Neto¹, Álisson Vanin², Alexandre Ferreira da Silva¹, Eduardo de Paula Simão³ Emerson Borghi¹,

Leia mais

DOSES DE NITROGÊNIO E MILHO 2ª SAFRA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA RUZIZIENSIS

DOSES DE NITROGÊNIO E MILHO 2ª SAFRA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA RUZIZIENSIS DOSES DE NITROGÊNIO E MILHO 2ª SAFRA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA RUZIZIENSIS Luiz Tadeu Jordão 1, Renan Ribeiro Barzan 2, Carlos Vinicius Cavalini Batista de Melo 3, Pedro Henrique Vernier Versari 3, Carolina

Leia mais

LEVANTAMENTO PRODUTIVO DAS LAVOURAS DE MILHO SAFRINHA DO MATO GROSSO DO SUL, EM 2010

LEVANTAMENTO PRODUTIVO DAS LAVOURAS DE MILHO SAFRINHA DO MATO GROSSO DO SUL, EM 2010 LEVANTAMENTO PRODUTIVO DAS LAVOURAS DE MILHO SAFRINHA DO MATO GROSSO DO SUL, EM 2010 Leonardo Fernandes Leite (1), Islaine Caren Fonseca (2), Antonio Luiz Neto Neto (3), Rodrigo César Sereia (3) & Gessí

Leia mais

Adubação do Milho Safrinha. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas

Adubação do Milho Safrinha. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas Adubação do Milho Safrinha Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico (IAC), Campinas Produtividade, kg/ha Área (milhões ha) AUMENTO DA ÁREA E PRODUTIVIDADE 8000,0 7000,0 6000,0 Total MT 7.012 5000,0

Leia mais

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai)

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai) ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai) Renata Freires Lima¹; José Antonio Maior Bono² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da

Leia mais

Doses e épocas de aplicação do nitrogênio no milho safrinha.

Doses e épocas de aplicação do nitrogênio no milho safrinha. Doses e épocas de aplicação do nitrogênio no milho safrinha. Douglas de Castilho Gitti (1) ; Andre Faleiros Lourenção (2) ; José Fernando Jurca Grigolli (3) ; Alex Marcel Melotto (4) ; Renato Roscoe (5).

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE PLANTAS DE MILHO EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO

AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE PLANTAS DE MILHO EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE PLANTAS DE MILHO EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO Morais Carneiro dos Reis (1) ; Gustavo Ferreira de Sousa (1) ; Maila Adriely Silva (1) ; Júlia Camargos da Costa

Leia mais

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CANOLA SEMEADA EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS. RESUMO

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CANOLA SEMEADA EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS. RESUMO LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CANOLA SEMEADA EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS. Milciades A. Melgarejo A. 1, Jose B. Duarte J. 2, Anderson Santin1, Andre L. Piva 1, Éder J. Mezzalira 1,

Leia mais

Estabelecimento de pastagem na entrelinha de eucalipto após consórcio com plantas de cobertura manejadas com rolo faca¹

Estabelecimento de pastagem na entrelinha de eucalipto após consórcio com plantas de cobertura manejadas com rolo faca¹ 24 Anais do 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais Estabelecimento de pastagem na entrelinha de eucalipto após consórcio com plantas de cobertura manejadas com rolo

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA COM POPULAÇÕES DE PLANTAS DE FORRAGEIRAS PERENES

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA COM POPULAÇÕES DE PLANTAS DE FORRAGEIRAS PERENES PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA COM POPULAÇÕES DE PLANTAS DE FORRAGEIRAS PERENES Gessí Ceccon (1), Liana Jank (2), Nágila Haick da Silveira (3), Rafael Tadeu dos Santos (3), Bruno Patrício Tsujigushi (4),

Leia mais

Identificação de Espécies de Plantas Daninhas

Identificação de Espécies de Plantas Daninhas Identificação de Espécies de Plantas Daninhas capim-marmelada, capim-papuã, marmelada, grama-paulista Brachiaria plantaginea - BRAPL http://www.plantasdaninhasonline.com.br 1 2 Capim colchão Digitaria

Leia mais

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA Elvio Brasil Pinotti (1), Sílvio José Bicudo (2), Marcilei Correia Ferreira (3), Álvaro

Leia mais

MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. INTRODUÇÃO

MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. INTRODUÇÃO 1 MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. Milton da Veiga 2, Alvadi Antonio Balbinot Junior 3, Carla Maria Pandolfo 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DE BANCOS DE SEMENTES EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO COM DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO

CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DE BANCOS DE SEMENTES EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO COM DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO CARACTERIZAÇÃO FLORÍSTICA DE BANCOS DE SEMENTES EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO COM DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO IKEDA, F. S. (Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop/MT fernanda.ikeda@embrapa.br), MENEGATTI,

Leia mais

ATIVIDADES DE INSTALAÇÃO DO GLOBAL MAIZE PROJECT

ATIVIDADES DE INSTALAÇÃO DO GLOBAL MAIZE PROJECT Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso Programa de Monitoramento de Adubação RELATÓRIO PARCIAL IPNI Brasil ATIVIDADES DE INSTALAÇÃO DO GLOBAL MAIZE PROJECT Leandro Zancanaro Eros Artur

Leia mais

CEP , Aquidauana, MS. 3 UNESP Ilha Solteira, Rua 3, nº 100, CEP , Ilha Solteira, SP.

CEP , Aquidauana, MS. 3 UNESP Ilha Solteira, Rua 3, nº 100, CEP , Ilha Solteira, SP. EFEITO RESIDUAL DE ADUBAÇÃO DE MILHO SAFRINHA SOBRE A MASSA SECA DE Brachiaria ruziziensis CULTIVADA EM CONSORCIAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE SOJA EM SUCESSÃO Carlos Hissao Kurihara (1), Gessi Ceccon (1), Douglas

Leia mais

DINÂMICA DO POTÁSSIO NO SISTEMA SOJA-MILHO EM ÁREA DE ALTA PRODUTIVIDADE EM SORRISO-MT.

DINÂMICA DO POTÁSSIO NO SISTEMA SOJA-MILHO EM ÁREA DE ALTA PRODUTIVIDADE EM SORRISO-MT. DINÂMICA DO POTÁSSIO NO SISTEMA SOJA-MILHO EM ÁREA DE ALTA PRODUTIVIDADE EM SORRISO-MT. Projeto Agrisus No: 1225/13 Coordenador do projeto: Prof. Dr. Anderson Lange. Instituição: Universidade Federal de

Leia mais

Fundação de Apoio e Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde

Fundação de Apoio e Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde PARCERIIA FUNDAÇÃO RIIO VERDE - SN CENTRO Lucas do Rio, Outubro de 2007 PLANO DE PARCERIA FUNDAÇÃO RIIO VERDE - SN CENTRO TECNOLOGIAS DE NUTRIÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS LINHA DE PESQUISA: Avaliação de

Leia mais

Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto: Descrição do Estudo

Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto: Descrição do Estudo 1 Impacto Ambiental do Uso Agrícola do Lodo de Esgoto: Descrição do Estudo Wagner Bettiol; Otávio Antonio de Camargo; José Abrahão Haddad Galvão e Raquel Ghini Introdução O desconhecimento dos efeitos

Leia mais

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO Marcelo Valentini Arf (1), Rafael Gonçalves Vilela (2), Rafael Ferreira Barreto (3) Introdução A cultura do milho cultivado durante

Leia mais

USO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA O MANEJO DE Rhynchelytrum repens

USO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA O MANEJO DE Rhynchelytrum repens USO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA O MANEJO DE Rhynchelytrum repens ANASTÁCIO, L. R. (Graduanda Universidade Federal de São João Del Rei Sete Lagoas/MG leonara.agro@gmail.com), RODRIGUES, J. S. (Graduanda

Leia mais

LEVANTAMENTO DE PLANTAS DANINHAS EM REGIÕES PRODUTORAS DE MILHO E SOJA NOS ESTADOS DE GOIÁS E MINAS GERAIS

LEVANTAMENTO DE PLANTAS DANINHAS EM REGIÕES PRODUTORAS DE MILHO E SOJA NOS ESTADOS DE GOIÁS E MINAS GERAIS LEVANTAMENTO DE PLANTAS DANINHAS EM REGIÕES PRODUTORAS DE MILHO E SOJA NOS ESTADOS DE GOIÁS E MINAS GERAIS Karam, D. (Embrapa Milho e Sorgo - Sete Lagoas/MG decio.karam@embrapa.br), SILVA, W. T. (UFSJ

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DOSES CRESCENTES DE NITROGÊNIO APLICADO NA SEMEADURA

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DOSES CRESCENTES DE NITROGÊNIO APLICADO NA SEMEADURA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DOSES CRESCENTES DE NITROGÊNIO APLICADO NA SEMEADURA Rogério Nunes Gonçalves (1), Tiago Rodrigues de Sousa (2), Marcus Vinicius Pires Cassiano (2),Sebastião Pedro da

Leia mais

Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados

Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados Controle de Plantas Daninhas em Sistemas Integrados Devido à importância da pecuária, principalmente a produção animal a pasto, para a economia brasileira, o cultivo de plantas forrageiras assume um papel

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Herbicidas Pós-emergentes em Milho Safrinha Consorciado com Capim Tanzânia Gustavo Pavan Mateus 1, Andréia Cristina

Leia mais

Gessi Ceccon, Luís Armando Zago Machado, (2) (2) (3) Luiz Alberto Staut, Edvaldo Sagrilo, Danieli Pieretti Nunes e (3) Josiane Aparecida Mariani

Gessi Ceccon, Luís Armando Zago Machado, (2) (2) (3) Luiz Alberto Staut, Edvaldo Sagrilo, Danieli Pieretti Nunes e (3) Josiane Aparecida Mariani 9º Seminário Nacional de Milho Safrinha. Rumo à estabilidade: anais. 455 CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM ESPÉCIES FORRAGEIRAS E ADUBO VERDE EM MATO GROSSO DO SUL (1) (2) (2) Gessi Ceccon, Luís Armando

Leia mais

Características Agrônomicas e Produção de Massa Seca no Cultivo Consorciado de Milho e Urochloa ruziziensis Inoculados com Azospirillum brasiliense

Características Agrônomicas e Produção de Massa Seca no Cultivo Consorciado de Milho e Urochloa ruziziensis Inoculados com Azospirillum brasiliense XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Características Agrônomicas e Produção de Massa Seca no Cultivo Consorciado de Milho e Urochloa ruziziensis Inoculados

Leia mais

ATRIBUTOS AGRONÔMICOS DA CULTURA DO MILHETO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUBMETIDAS A DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICA

ATRIBUTOS AGRONÔMICOS DA CULTURA DO MILHETO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUBMETIDAS A DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICA ATRIBUTOS AGRONÔMICOS DA CULTURA DO MILHETO EM SISTEMA AGROECOLÓGICO SUBMETIDAS A DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICA Edelson Costa de SOUZA* 1, Carla Fonseca Alves CAMPOS 1, Laudinete Ferreira da SILVA 1, Apolo

Leia mais

MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso

MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso Leandro Zancanaro FUNDAÇÃO MT Foz do Iguaçu, 03 de

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO 2ª SAFRA CONSORCIADO COM ESPÉCIES DE BRAQUIÁRIA E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA

PRODUTIVIDADE DE MILHO 2ª SAFRA CONSORCIADO COM ESPÉCIES DE BRAQUIÁRIA E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA PRODUTIVIDADE DE MILHO 2ª SAFRA CONSORCIADO COM ESPÉCIES DE BRAQUIÁRIA E ADUBAÇÃO NITROGENADA EM COBERTURA Luiz Tadeu Jordão 1, Renan Ribeiro Barzan 2, Pedro Henrique Vernier Versari 3, Carlos Vinicius

Leia mais

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade

Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade Manejo de plantas de cobertura para sistemas agrícolas de alta produtividade B.Sc. Agronomia José Eduardo de Macedo Soares Júnior Fazenda Capuaba / Lucas do Rio Verde-MT Fazenda Capuaba Lucas do Rio Verde

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais. Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti

BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais. Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti BPUFs para milho em Mato Grosso do Sul informações locais Eng. Agr. M.Sc. Douglas de Castilho Gitti 1 PRODUÇÃO (1 t) ÁREA (1 ha) 18. 16. 15.465 14. 12. 1. 8.836 8. 6.629 6. 4. 2. 25 26 27 28 29 21 211

Leia mais

Manejo de Plantas Daninhas. Saul Carvalho

Manejo de Plantas Daninhas. Saul Carvalho Manejo de Plantas Daninhas Saul Carvalho 1. Introdução O que é uma Planta Daninha? Uma planta fora de lugar ou crescendo onde ela não é desejada (Blatchley, 1912). Qualquer planta cujas virtudes não têm

Leia mais

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FOSFATOS NATURAIS DE ARAD, DE DAOUI E DE GAFSA EM RELAÇÃO AO SUPERFOSFATO TRIPLO. Resumo

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FOSFATOS NATURAIS DE ARAD, DE DAOUI E DE GAFSA EM RELAÇÃO AO SUPERFOSFATO TRIPLO. Resumo AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DOS FOSFATOS NATURAIS DE ARAD, DE DAOUI E DE GAFSA EM RELAÇÃO AO SUPERFOSFATO TRIPLO Peruzzo, G. 1 ; Wiethõlter, S.l Resumo Os fosfatos naturais reativos tornaram-se atrativos no mercado

Leia mais

Relatório Parcial -03

Relatório Parcial -03 Relatório Parcial -03 TITULO: ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO ENVOLVENDO A CULTURA DO ALGODOEIRO LÍDER: FERNANDO MENDES LAMAS Eng. Agr., Dr. em Agronomia Produção Vegetal, Pesquisador

Leia mais

Consórcio Milho-Braquiária

Consórcio Milho-Braquiária Gessí Ceccon Consórcio Milho-Braquiária 1Oque é. É o cultivo simultâneo de milho safrinha com braquiária utilizando a semeadora de soja, ajustando-a para uma linha de milho safrinha e outra de braquiária.

Leia mais

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA Leydinaria Pereira da Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo 2 ; 1 Aluna do Curso de Química Ambiental da UFT; Campus de Gurupi; e-mail: nara-lin@hotmail.com ;PIVIC/UFT

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M.

Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária 1. Paulo A. Viana 2 e Maria C. M. Ocorrência de artrópodes em área recuperada com o Sistema de Integração Lavoura- Pecuária Paulo A. Viana e Maria C. M. Viana 3 Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, pviana@cnpms.embrapa.br. CP. 5, CEP 357-97,

Leia mais

Adubos verdes e adubação mineral nitrogenada em cobertura na cultura do trigo em plantio direto

Adubos verdes e adubação mineral nitrogenada em cobertura na cultura do trigo em plantio direto Adubos verdes e adubação mineral nitrogenada em cobertura na cultura do trigo em plantio direto Anísio da Silva Nunes 1, Luiz Carlos Ferreira de Souza 2, Amanda Fortes Pereira 3, Douglas Roman 3 e João

Leia mais

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DO MILHO HÍBRIDO AG7088 VT PRO3 CULTIVADO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO 1 Wemerson Saulo da Silva Barbosa; 1 Allan Hemerson de Moura; 1 Cláudio José Soriano Cordeiro; 1 Guilherme

Leia mais

INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum E NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA

INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum E NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA INOCULAÇÃO DE SEMENTES COM Azospirillum E NITROGÊNIO EM COBERTURA NO MILHO SAFRINHA Alessandro Guerra da Silva (1), Aildson Pereira Duarte (2), Rita de Cássia Piedade (3), Hewerton Pires Costa (4), Kleryston

Leia mais

Manejo de plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar

Manejo de plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar Manejo de plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar Alcides R. Gomes Jr. Matheus Andia Torrezan Samuel Ricardo Santos Histórico Introdução TÓPICOS Importância do controle de plantas daninhas Tipos

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA Fundação Mato Grosso RELATÓRIIO PARCIIAL Projeto Específico SOJA RCN AGRO LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA 2003//2004 ÍNDICE 1. OBJETIVOS... 3 2. MATERIAL E MÉTODOS...

Leia mais

Adubação orgânica do pepineiro e produção de feijão-vagem em resposta ao efeito residual em cultivo subsequente

Adubação orgânica do pepineiro e produção de feijão-vagem em resposta ao efeito residual em cultivo subsequente Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2, Belo Horizonte 1 Adubação orgânica do pepineiro e produção de feijão-vagem em resposta ao efeito residual em cultivo subsequente Carlos Henrique

Leia mais

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À ADUBAÇÃO, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Carlos Hissao Kurihara (1), João Vitor de Souza Silva (2), Bruno Patrício Tsujigushi (3) Introdução

Leia mais

RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA.

RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA. RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA. Alana Oliveira Silva 1 ; Manoel Mota dos Santos 2 ; 1 Aluno do Curso de Química Ambiental;

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA:

Leia mais

Palavras-Chave: Adubação mineral. Adubação orgânica. Cama de Peru. Glycine max.

Palavras-Chave: Adubação mineral. Adubação orgânica. Cama de Peru. Glycine max. RENDIMENTO DE SOJA (GLICINE MAX) SUBMETIDO A SUBISTITUIÇÃO DO ADUBO QUIMICO POR CAMA DE PERU Leonardo Citelli Dias 1, Rejane Aparecida de Carvalho Pohlmann 1 Egresso do Curso de Agronomia UNIFIMES, Rua

Leia mais

TEORES FOLIARES DE MACRONUTRIENTES PARA O ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DE ESPAÇAMENTOS E REGULADOR DE CRESCIMENTO

TEORES FOLIARES DE MACRONUTRIENTES PARA O ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DE ESPAÇAMENTOS E REGULADOR DE CRESCIMENTO REUNI REVISTA UNIJALES / EDIÇÃO ESPECIAL / Nº 1 / ANO IV / 2009 ISSN 1980-8925 (versão eletrônica) http://www.reuni.pro.br TEORES FOLIARES DE MACRONUTRIENTES PARA O ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DE ESPAÇAMENTOS

Leia mais

PRODUÇÃO DE GRÃOS E DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS CULTURAIS DE MILHO E SOJA EM FUNÇÃO DAS PLANTAS DE COBERTURA

PRODUÇÃO DE GRÃOS E DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS CULTURAIS DE MILHO E SOJA EM FUNÇÃO DAS PLANTAS DE COBERTURA PRODUÇÃO DE GRÃOS E DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS CULTURAIS DE MILHO E SOJA EM FUNÇÃO DAS PLANTAS DE COBERTURA RODRIGUES JÚNIOR, D.J. 1 ; TORRES, J.L.R 2.; PEREIRA 3, M.G.; FABIAN 4, A.J. 1 Graduando do 5º

Leia mais

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão

Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia. Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Sistemas de Cultivo e Rotação de Culturas para o Algodoeiro do Oeste da Bahia Julio Cesar Bogiani Pesquisador da Embrapa Algodão Guandu + B. ruziziensis Crotalaria ochroleuca + B. ruziziensis Crotalaria

Leia mais

Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais.

Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais. Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais. Rafael Augusto Lima Rodrigues (1), Emerson Borghi (2) ; Israel Alexandre Pereira Filho

Leia mais

Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista

Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista Experiências e desafios do uso de sistemas de Integração Lavoura- Pecuária (ILP) em Solos Arenosos no Oeste Paulista Luiz Adriano Maia Cordeiro João Kluthcouski Pesquisadores da Embrapa Cerrados, Brasília-DF

Leia mais

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018

Desafios do SPD na região dos Cerrados. José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Desafios do SPD na região dos Cerrados José Eduardo de Macedo Soares Jr Eng. Agrônomo Sorriso MT, agosto 2018 Lucas do Rio Verde Fazenda Capuaba - Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) 1. SATURAÇÃO DE CÁLCIO

Leia mais

6 CALAGEM E ADUBAÇÃO

6 CALAGEM E ADUBAÇÃO CULTURA DO MILHO 6 CALAGEM E ADUBAÇÃO 6.1 - CALAGEM -Neutralização do Al; -Buscando atingir 70% da saturação de bases corrige a camada de incorporação; -Correção mais profunda incorporação mais profunda

Leia mais

Doses de potássio na produção de sementes de alface.

Doses de potássio na produção de sementes de alface. 1 Doses de potássio na produção de sementes de alface. Cristiaini Kano 1 ; Andréa Reiko Oliveira Higuti 1 ; Antonio Ismael Inácio Cardoso 1 ; Roberto Lyra Villas Bôas 2 1 UNESP FCA Depto Produção Vegetal,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO APLICADOS NO PLANTIO

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO APLICADOS NO PLANTIO AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO MAIS FÓSFORO APLICADOS NO PLANTIO Rogério Nunes Gonçalves (1), Tiago Rodrigues de Sousa (2), Luiz Guilherme Romão (2), Adilson

Leia mais

INTERFERÊNCIA DA INFESTAÇÃO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO COM A SUCESSÃO SOJA E MILHO SAFRINHA

INTERFERÊNCIA DA INFESTAÇÃO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO COM A SUCESSÃO SOJA E MILHO SAFRINHA INTERFERÊNCIA DA INFESTAÇÃO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO COM A SUCESSÃO SOJA E MILHO SAFRINHA Adegas, F. S. (Embrapa Soja, Londrina-PR, fernando.adegas@embrapa.br); Gazziero, D. L. P.

Leia mais

DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE

DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE Categoria Exposição de Painel DISPONIBILIDADE DE MACRONUTRIENTES EM LATOSSOLO APÓS O USO DE ADUBAÇÃO VERDE Cláudia Fabiana Alves Rezende (UniEVANGÉLICA); Kamilla Menezes Gomides (UniEVANGÉLICA); Thiago

Leia mais

ESTUDO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE ROTAÇÃO DE CULTURAS

ESTUDO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE ROTAÇÃO DE CULTURAS ESTUDO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE ROTAÇÃO DE CULTURAS RODRIGUES, J. S. (Graduanda UFSJ/bolsista CNPq, Sete Lagoas/MG - juliana.souza@rocketmail.com), ANASTÁCIO, L. R.

Leia mais

EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTES DE CULTIVO DO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MATO GROSSO DO SUL

EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTES DE CULTIVO DO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MATO GROSSO DO SUL EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTES DE CULTIVO DO CONSÓRCIO MILHO E BRAQUIÁRIA NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE MATO GROSSO DO SUL Carlos Ricardo Fietz 1, Eder Comunello 2, Danilton Luiz Flumignan 3, Rodrigo Arroyo

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA 11 17

RELATÓRIO DE PESQUISA 11 17 AVALIAÇÃO DA RESPOSTA DA LINHA DE FERTILZIANTES FOLIARES BIOSUL NA PRODUTIVIDADE DA SOJA SAFRA 2017 / 2018 OBJETIVO: O manejo da adubação nos solos, é fundamental para alcançar altas produtividades na

Leia mais

Cobertura do solo e ocorrência de plantas daninhas em área com diferentes rotações entre soja, milho, pastagem e Sistema Santa-fé

Cobertura do solo e ocorrência de plantas daninhas em área com diferentes rotações entre soja, milho, pastagem e Sistema Santa-fé Cobertura do solo e ocorrência de plantas daninhas em área com diferentes rotações entre soja, milho, pastagem e Sistema Santa-fé Vinicius Gustavo Freire Barcelos 1, Edson Aparecido dos Santos 2, Eduardo

Leia mais

CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis

CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis CALAGEM, GESSAGEM E MANEJO DA ADUBAÇÃO EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis Bruno Patrício Tsujigushi, Carlos Hissao Kurihara (2), Laércio Alves de Carvalho (3) Introdução A adoção

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Influência da Adubação Nitrogenada Residual Aplicada no Feijoeiro Antecedente ao Milho em Cultivo Exclusivo e Consorciado

Leia mais