São jogos que dependem apenas da sorte para ser o vencedor. Regina Grando

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "São jogos que dependem apenas da sorte para ser o vencedor. Regina Grando"

Transcrição

1 Regina Grando

2 São jogos que dependem apenas da sorte para ser o vencedor. Regina Grando

3 Anexo 1 JOGO: MAIS OU MENOS NÚMERO DE JOGADORES: Quatro. MATERIAL NECESSÁRIO: Um dado vermelho. Um dado azul. Uma tabela conforme modelo. OBJETIVO DO JOGO: Obter o maior número de pontos.

4 REGRAS: O primeiro jogador lança os dois dados ao mesmo tempo. Conta-se os pontos, sabendo que a quantidade de pontos da face superior do dado azul representa pontos ganhos e do vermelho, pontos perdidos. A cada rodada, registra-se os pontos de todos os jogadores em uma mesma tabela. Ganha o jogo quem obtiver o maior saldo de pontos ao final das 5 rodadas.

5 Anexo 1 Nome dos jogadores Pontos do dado azul Pontos do dado vermelho 1ª RODADA Pontos ganhos Pontos perdidos Saldo de pontos Jogador

6 São jogos de soluções, a princípio desconhecido para o jogador, em que, na maioria das vezes, joga sozinho. Regina Grando

7 Anexo 2 JOGO: SUDOKU NÚMERO DE JOGADORES: Um. MATERIAL NECESSÁRIO: Um lápis. Uma borracha. Uma cartela, conforme modelo. OBJETIVO DO JOGO: Preencher os quadrados vazios com números entre 1 e 9 (apenas um numero em cada quadrado.

8 REGRAS: Numero pode aparecer apenas uma vez em cada linha: Numero pode aparecer apenas uma vez em cada coluna:

9 Numero pode aparecer apenas uma vez em cada quadrante:

10 Anexo 2

11 São jogos que dependem exclusivamente da elaboração de estratégia do jogador. Regina Grando

12 Anexo 3 JOGO: YAM NÚMERO DE JOGADORES: No mínimo dois. MATERIAL NECESSÁRIO: Um lápis para cada jogador. Uma borracha para cada jogador. 5 dados. Um cartela, conforme modelo, para cada jogador. OBJETIVO DO JOGO: Obter o maior número de pontos, após completar toda a cartela.

13 Anexo 3

14 REGRAS: O primeiro jogador lança os cinco dados ao mesmo tempo. Analisa os resultados e verifica se é necessário jogar novamente um ou mais dados. O máximo de jogadas é 3. Soma-se os pontos dos dados e anota na tabela. Se em algum momento não for possível fazer a anotação, risca-se um dos retângulos da tabela. Obs.: As regras detalhadas estão disponibilizadas em um arquivo à parte no Blog, no mesmo local onde se encontra esse arquivo de apoio!

15 Sem ordem. O jogador poderá fazer suas anotações aleatoriamente. Para fazer as anotações, o jogador deverá seguir este sentido da tabela, sem pular casas. De mão. O jogador só poderá fazer as anotações, se ele jogar apenas uma vez os 5 dados.

16 Q = Quadra (4 dados iguais) F = Fula (2 dados iguais e 3 dados iguais) S- = Sequencia mínima (1,2,3,4,5) S+ = Sequencia máxima (2,3,4,5,6) Xmin = Pontos mínimos (soma dos dados) Xmax = Pontos máximos (soma dos dados maior que a mínima) YAM = yam (5 dados iguais) Para fazer a anotação na tabela, soma-se os valores dos dados com a pontuação que está na coluna esquerda da tabela.

17 São jogos utilizados após a exposição dos conceitos, como substituição das listas de exercícios para fixar conceitos. Regina Grando

18 JOGO: DOS NÚMEROS INTEIROS NÚMERO DE JOGADORES: Três SUGESTÃO: 6ª série/ 7º ano CONTEÚDO: Adição de números inteiros MATERIAL NECESSÁRIO: Tabuleiro conforme modelo. Lápis ou caneta. OBJETIVO DO JOGO: Descobrir o número escolhido pelo adversário.

19 REGRAS: Um dos participantes escreve em um papel, um número entre -50 e +50. Este número não pode ser mostrado aos outros dois participantes que irão tentar descobrir o número escrito.

20 Jogador 1 Jogador 2 Anexo 4

21 REGRAS: O jogador 1 escolhe dois números da tabela e multiplica-os (risque os números escolhidos). Jogador 1

22 REGRAS: Em seguida, pergunta ao jogador 2 se o produto destes números é maior, menor ou igual ao número escrito no papel. O adversário somente poderá responder uma das palavras: menor, igual ou maior. Não pode informar nenhum detalhe a mais. Jogador 1 Menor!

23 REGRAS: O jogador 2 escolhe outro número da tabela, risca-o e soma ao produto obtido pelo jogador 1. Em seguida, faz a mesma pergunta ao participante que tem o número a ser descoberto. Jogador 2 Menor!

24 REGRAS: O jogo continua, a partir de agora, cada jogador escolhe um número da tabela e adiciona ao resultado obtido anteriormente pelo adversário. Jogador 1 Maior! O jogador que primeiro acertar o número que está escrito no papel, ganha o jogo.

25 São jogos em ascensão no momento que são executados em ambiente computacional. Regina Grando

26

27

28

29

30 JOGO: DA SIMETRIA NÚMERO DE JOGADORES: Dois. SUGESTÃO: 5ª série/ 6º ano. CONTEÚDO: Simetria. MATERIAL NECESSÁRIO: Folha branca e caneta. OBJETIVO DO JOGO: Atingir, por primeiro, os 5 aviões do adversário. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar a conceito de simetria.

31

32

33

34

35 Indique os pares ordenados dos aviões simétricos aos aviões dados. y eixo de simetria 5 A C B x

36 Após o jogo Explorar coordenadas cartesianas. Relacionar coordenadas simétricas com módulo. Investigar outras posições para o eixo de simetria.

37

38 Anexo 05 JOGO: DOS EMPILHAMENTOS NÚMERO DE JOGADORES: Dois a quatro. SUGESTÃO: 6ª série/ 7º ano até 8ª série/9º ano. CONTEÚDO: Diferentes vistas de um objeto. MATERIAIS: 20 fichas por grupo, 2 dados e 1 tabuleiro, conforme anexo. OBJETIVO DO JOGO: Encontrar o maior número de empilhamentos. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar diferentes vistas de um mesmo empilhamento. Estabelecer relações entre a bidimensionalidade e tridimensionalidade.

39 Pode ser utilizado para: Anexo 05

40 A 4 F B E C 2 D 1 E 6 Anotar as combinações. Anexo 05

41 E 6

42 Anexo 05 A 4 F B E C 2 D 1 Vista Lateral Vista Frontal

43 1 A F B E C D

44 Construa um empilhamento que apresente as seguintes vistas: lateral frontal superior Quantos cubos formam esse empilhamento? Considerando o volume de cada cubo igual a 1 cm³, qual o volume desse empilhamento? Quantos cubos faltam para que o empilhamento forme um cubo maior de 4 cm de lado?

45 Após o jogo Explorar vistas de outros empilhamentos, sejam elas frontal, lateral, superior ou inferior. Construir empilhamentos, dadas algumas vistas. Reproduzir empilhamentos em malhas quadriculadas. Explorar os conceitos de: perímetro, área e volume.

46

47 Anexo 06 JOGO: BATALHA DE ÂNGULOS NÚMERO DE JOGADORES: Dois. SUGESTÃO: 6ª série/ 7º ano. CONTEÚDO: Ângulos. MATERIAL: lápis ou caneta e tabuleiro conforme modelo. OBJETIVO DO JOGO: Afundar, por primeiro, toda a tropa do adversário. OBJETIVO PEDAGÓGICO: coordenadas. Explorar medidas de ângulos e

48 REGRAS: Cada jogador deve marcar 12 embarcações que correspondem a 12 pontos (3 de cada tipo). O tabuleiro com as marcações não pode ser visto pelo adversário. Cada jogador, alternadamente, dá um tiro (circunferência e ângulo) com o objetivo de afundar a embarcação do adversário. O jogador deve informar o seu adversário dizendo afundou se o tiro acertou a embarcação e água se o tiro não acertou.

49 REGRAS: Todos os tiros dados pelo adversário devem ser registrados no tabuleiro menor. O vencedor é o primeiro que afundar toda a tropa do adversário.

50 JOGADOR anti-horário ADVERSÁRIO º º 3 Submarinos 3 Destroyers 3 Cruzadores Kátia Smole 3 Porta-aviões Anexo 06

51 JOGADOR ADVERSÁRIO º º Submarino Destroyer Cruzador Porta-aviões Anexo 06

52 a) A maior quantidade de embarcações da frota inimiga está localizada entre quais ângulos: 0 e 90º, 90º e 180º, 180º e 270º ou 270º e 360º? b) Indique a medida do menor ângulo onde se encontra um submarino de sua frota. c) Há algum par de embarcações em posições simétricas ao: eixo x? eixo y? Caso haja, dê as coordenadas das embarcações.

53 Após o jogo Explorar a construção deste tabuleiro com instrumentos como transferidor ou compasso. Explorar outras medidas de ângulos, bem como a construção de outros ângulos. Relacionar a malha com o perímetro da circunferência e/ou a área d círculo, bem como, com o fracionamento das medidas.

54

55 Anexo 07 JOGO: JOGO DAS PIZZAS NÚMERO DE JOGADORES: Dois. SUGESTÃO: 5ª série/ 6º ano. CONTEÚDO: Frações equivalentes e adição de frações. MATERIAL: lápis ou caneta e tabuleiro conforme modelo. OBJETIVO: 14 cartas com frações e 1 cartela por jogador. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar a adição e a subtração de números fracionários e frações equivalentes.

56 REGRAS: Junte as partes dos círculos ( pedaços de pizza ) que você possui com as seu colega e coloque-as em um canto da mesa. Em seguida, embaralhe suas cartas com as de seu colega e, sem olhar, divida-as entre vocês de modo que cada um fique com 14 cartas. As 14 cartas recebidas pelos jogadores deverão ficar voltadas para baixo, formando um monte. Para iniciar o jogo, cada participante deverá virar a carta que está no alto do monte.

57 REGRAS: Os jogadores devem pegar as peças ( pedaços de pizza ) que correspondem a parte do todo descrita na carta. Comparam as peças e quem tiver a maior parte do todo, fica com as duas cartas e todas as partes do todo. Essas partes servem para formar os círculos ( pizzas ). Caso as frações escritas em ambas as cartas sejam iguais, ou seja, representem a mesma parte do todo, estas ficarão sobre a mesa, e o jogador que ganhar a próxima jogada levará todas as cartas e peças que estão sobre a mesa.

58 REGRAS: Após as 14 jogadas, quem tiver mais círculos inteiros ( pizza ) ganha o jogo. Em caso de empate, elimine os círculos inteiros e verifique as frações restantes de cada jogador. Ganha quem tiver a maior fração do todo.

59 4 8 quatro oitavos 6 8 seis oitavos Anvimar Gasparello e Isabel Lombardi

60 Anexo 07 3/4 4/8 < 6/8 OU Pintar a fração que corresponde a maior parte da pizza. 6/8

61 Vence o jogo quem tiver mais círculos ( pizzas ) inteiras completas. Caso haja empate, elimina-se os círculos inteiros e verifique as frações restantes de cada jogador. Ganha quem tiver a maior fração do todo. 3/4 6/8 Juntar as partes no final do jogo.

62 Dos 3/4 de pizza, podemos juntar 1/4 da pizza aos 6/8 da outra pizza. 1/4 = 2/ = Um quarto seis oitavos oito oitavos

63 Utilizando as ideias envolvidas no jogo, calcule a quantidade de pizza consumida em cada caso. ¼ de pizza e 3/8 de pizza. 1/2 pizza, 1/4 de pizza e 1/8 de pizza. 3/4 pizza e 3/8 de pizza. Explique como procedeu com as pizzas e suas respectivas fatias para calcular a quantidade de pizza consumidas em cada caso.

64 Responda as seguintes situações: a) Luana comeu 3/8 da pizza de lombinho. Que fração da pizza sobrou? b) Pedro comprou 2 pizzas de 8 pedaços, comeu 1/4 de uma pizza e 5/8 da outra. Quantas fatias sobraram? Escreva a expressão numérica que representa o raciocínio desenvolvido nesta situação. Explique como procedeu com as pizzas e suas respectivas fatias para calcular a quantidade de pizza que sobrou em cada item.

65 Após o jogo Explorar algumas adições realizadas ao juntar as partes das pizzas. Não há necessidade de trabalhar com regras, utilize apenas desenhos. Explorar algumas frações equivalentes como: 1/4 = 2/8 ; 1/2 = 2/4 = 4/8, etc. Registrar no caderno as frações equivalentes encontradas durante o jogo. Definir frações equivalentes.

66

67 Anexo 08 JOGO: QUEBRA-CABEÇA PITAGÓRICO NÚMERO DE JOGADORES: Um. SUGESTÃO: 8ª série/ 9º ano. CONTEÚDO: Teorema de Pitágoras. MATERIAIS: Quebra-cabeça, conforme modelo. OBJETIVO: Montar o quebra-cabeça. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar a relação entre as medidas dos catetos e da hipotenusa de um triângulo retângulo. Explorar o Teorema de Pitágoras.

68 Ana Maria Kaleff Anexo 08

69

70

71

72

73 1) O desafio pitagórico, propõe 5 estratégias resolutivas. Todas as estratégias aceitam triângulos retângulos com medidas quaisquer? Caso haja alguma que não aceite, indique-a. 2) Considerando o exemplo 2: existe alguma relação entre o cateto maior e a hipotenusa? elabore uma expressão algébrica que permita obter a medida da hipotenusa dada a medida do cateto maior..

74

75 JOGO: CINCO EM LINHA ALGÉBRICO Anexo 09 NÚMERO DE JOGADORES: De dois a quatro. SUGESTÃO: 6ª série/ 7º ano e 7ª série/ 8º ano. CONTEÚDO: Expressões algébricas. MATERIAL NECESSÁRIO: Um dado, fichas coloridas e tabuleiro numerado de 0 a 99. OBJETIVO: Colocar no tabuleiro, por primeiro, 5 fichas de mesma cor alinhadas na horizontal, vertical ou diagonal. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar o valor numérico de expressões algébricas. Explorar o cálculo mental.

76 REGRAS: Espalhe as cartas que contém as expressões algébricas e o tabuleiro sobre a mesa. Cada jogador deve ficar com 15 fichas de uma mesma cor. O primeiro jogador lança o dado. O número de pontos do dado representará o valor a ser atribuído a variável em uma das expressões algébricas escolhidas pelo jogador. O jogador deve então calcular o valor numérico da expressão escolhida e colocar uma ficha da cor escolhida no valor correspondente a uma das casas do tabuleiro.

77 REGRAS: O jogador adversário pode contestar a resposta e caso esta esteja errada, o jogador devolve uma de suas fichas que está no tabuleiro. Os demais jogadores repetem o procedimento do primeiro jogador. O jogo termina quando um dos jogadores conseguir cinco fichas alinhadas (horizontal, diagonal ou vertical) no tabuleiro.

78 Anexo 09

79 n

80 Após o jogo O professor deve solicitar aos alunos que substituam um dos números do dado em algumas ou todas as expressões algébricas do jogo. Seria interessante também, simular algumas resoluções certas e erradas para os alunos analisarem.

81

82 JOGO: DOMINÓ DA DIVISIBILIDADE Anexo 10 NÚMERO DE JOGADORES: Dois a quatro. SUGESTÃO: 5ª série/ 6º ano. CONTEÚDO: Múltiplos e divisores. MATERIAL NECESSÁRIO: Jogo de dominó conforme modelo. OBJETIVO: Terminar, por primeiro, com as 7 peças da mão. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Identificar números divisíveis por 2, 3, 5 e 10..

83 o aluno poderá realizar a operação em uma folha à parte. REGRAS: Embaralhe as peças do jogo de dominó, viradas para baixo. Distribua 7 peças para cada jogador. Inicia o jogador que tiver a peça dupla D.2 (D=divisível). Caso nenhum jogador possua esta peça, inicia com D3, D5 ou D10, nessa ordem. O jogo discorre no sentido horário. O segundo jogador deverá verificar se possui uma peça que contenha um número divisível por 2. Caso tenha, a peça deve ser colocada na mesa. Caso seja necessário,

84 REGRAS: Caso o jogador, na sua vez, não tenha uma peça que possa ser colocada na mesa, passa a vez para o jogador seguinte. Ganha, o jogador que primeiro terminar com as 7 peças na mão. Caso o jogo fique sem saída (tranque), ganha o jogo quem tiver o menor número de pontos nas peças das mãos.

85 D2 D D2 D10 Eva Maria Siqueira Alves Anexo 10

86 a) Quais números das peças de dominó são divisíveis por: 2? 3? 5? e 10? b) Que critério podemos utilizar para sabermos se um número é divisível por: 2? 3? 5? e 10? c) Agora, utilizando os critérios estabelecido por você, escreva quais dos números a seguir são divisíveis por: 2? 3? 5? e 10? Explique como procedeu com as pizzas e suas respectivas fatias para calcular a quantidade de pizza consumidas em cada caso.

87 Após o jogo O professor deve solicitar que os alunos registrem no caderno quais números são divisível por 2, 3, 5 e 10. Em seguida, solicitar que os alunos tentem descobrir as regras de divisibilidade para estes números. Jogue quantas vezes for necessário para que os alunos descubram as regras. Após a descoberta, os alunos deverão jogar novamente para verificarem se as regras estabelecidas por eles são válidas. Após validar as regras, fazer o registro no caderno das mesmas no caderno.

88

89 Anexo 11 JOGO: ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS NÚMERO DE JOGADORES: Dois. SUGESTÃO: 6ª série/ 7º ano. CONTEÚDO: Adição de números inteiros. MATERIAL NECESSÁRIO: 36 fichas numeradas: 3 fichas de cada número, do -1 ao +5 e 1 ficha de cada, do +6 ao OBJETIVO: Obter o maior saldo de pontos, ao final da partidas. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar a adição de números inteiros.

90 Pode ser usado para: Anexo 11

91 Anexo 11

92

93 + 6

94 + 2

95 Observe as fichas que Mariana possui em um determinado momento do jogo Quanto pontos ela possui até o momento? Para que, na próxima jogada, ela fique com pontos positivo, que peça ela deverá retirar do tabuleiro? Caso Mariana retire uma peça com número negativo, ela ficará com um saldo positivo ou negativo?

96 Após o jogo O professor poderá simular jogadas para os alunos calcularem o total de pontos de cada jogador. O professor poderá explorar números opostos, a propriedade do elemento neutro, da comutativa.

97

98 Anexo 12 JOGO: BARALHO DAS FUNÇÕES NÚMERO DE JOGADORES: Dois. SUGESTÃO: 7ª série/ 8º ano. CONTEÚDO: Equações e Funções do 1º grau. MATERIAIS: 30 cartas conforme modelo, lápis e papel. OBJETIVO: Se livrar, por primeiro, de todas as cartão da mão. OBJETIVO PEDAGÓGICO: Explorar relações entre as representações: gráficas, algébricas (analítica) e pares ordenados das funções.

99 Pode ser utilizado para: Anexo 13

100 REGRAS: Todas as cartas do jogo devem ser embaralhadas viradas para baixo e distribuídas entre os jogadores. Os jogadores decidem quem começa. O jogador escolhido deverá colocar na mesa uma carta que possua a equação y = x + 1 na parte de cima da carta.

101 REGRAS: Os jogadores vão sequencialmente colocando uma carta sobre a que está na mesa, desde que a mesma apresente na parte debaixo da carta uma função equivalente, uma tabela ou um gráfico que a represente. Caso o jogador não tenha uma carta correspondente, este deve passar a vez. Vence o jogo, o primeiro que se livrar de todas as cartas da mão.

102

103

104

105 Escreva a representação algébrica da função linear indicada pelo gráfico y = f(x) x

106 y 2x Esboce o gráfico da função: y 2x Determine as representações algébrica e gráfica para a função cujos pares ordenados estão indicados a seguir. x y(x)

107 Após o jogo O professor poderá explorar a partir das cartas do jogo: coordenadas cartesianas, domínio e imagem de uma função, relação entre coeficiente, termo independente e representação gráfica, intersecção do gráfico de uma função do 1º grau com o eixo das abscissas, noção de função crescente e descrescente e coeficiente linear e angular. O professor poderá solicitar que os alunos, em grupos, criem um novo jogo. Deste modo o aluno irá escrever a função, tabular, representar graficamente. Há também a possibilidade de explorar equações do 2º grau, funções do 2º grau.

108

109 Anexo 13 JOGO: CARA A CARA DOS POLIEDROS NÚMERO DE JOGADORES: Dois. SUGESTÃO: 7ª série/ 8º ano. CONTEÚDO: Poliedros. MATERIAIS: tabuleiro conforme modelo. OBJETIVO: Descobrir, por primeiro, a carta escolhida pelo adversário OBJETIVO PEDAGÓGICO: Identificar características planas e espaciais de alguns poliedros. Explorar nomenclaturas e classificações de poliedros.

110 Pode ser utilizado para: Anexo 13

111 REGRAS: Cada jogador deverá arrumar seu tabuleiro, ou seja, colocar em pé as cartas que contém os desenhos dos poliedros. O tabuleiro deve ficar virado para o jogador. Na folha que contém os questionamentos, cada jogador deverá escolher um poliedro do tabuleiro e escrever o nome desse poliedro, na folha. O primeiro jogador deve escolher uma das 26 questões e fazer a pergunta ao adversário. O adversário somente poderá responder sim ou não.

112 REGRAS: O jogo procede dessa forma, onde cada jogador faz apenas uma pergunta para o adversário em cada jogada. Anote as respostas dadas pelo adversário, para descobrir o poliedro escolhido pelo adversário. O primeiro jogador que descobrir o poliedro escolhido pelo adversário, ganha o jogo.

113 Pirâmide pentagonal oblíqua

114 Supondo que a medida dos lados dos polígonos que compõem a face inferior dos poliedros, seja igual a 2 cm e que a altura dos poliedros seja 6 cm, calcule o volume dos seguintes poliedros: prisma hexagonal reto, pirâmide pentagonal e prisma quadrangular oblíquo.

115 Após o jogo O professor poderá relacionar com relação de Euler, soma das medidas dos ângulos internos das faces de um poliedro e poliedros regulares.

Programa de Cursos 2011 / Matemática Ensino Fundamental / 6º. ao 9º. ano

Programa de Cursos 2011 / Matemática Ensino Fundamental / 6º. ao 9º. ano Sugestões de jogos Os jogos que apresentamos neste material envolvem diversos conceitos e procedimentos matemáticos, com variações nos níveis de complexidade e destinados a um ou mais grupos de ensino,

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU

DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU 1 DAMA DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU Resolver equações de 1 grau; Estimular o raciocínio. Duplas. Material (um para cada dupla): Tabuleiro8x8 com 64 casas. 64 peças. O jogo é composto por um tabuleiro 8x8 com

Leia mais

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA. JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA JOGO DOS POLíGONOS HISTÓRICO E DESCRIÇÃO Bruno Leite Dierson Gonçalves Evanilson Landim Ivanildo Carvalho

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

Acertou no que não viu

Acertou no que não viu Reforço escolar M ate mática Acertou no que não viu Dinâmica 5 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Algébrico simbólico Funções Aluno Primeira Etapa Compartilhar

Leia mais

Acertou no que não viu

Acertou no que não viu Reforço escolar M ate mática Acertou no que não viu Dinâmica 5 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Professor Matemática 1ª da Ensino Médio Algébrico simbólico Funções DINÂMICA Acertou

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO - PIBID Plano de aula De setembro à outubro de 2013 Bolsistas: Fernanda Menegotto, Jéssica Tumelero, Jéssica da Silva, Patricia Balbinot e Vera de Oliveira. Supervisora:

Leia mais

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF)

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF) Matemática (62) MAIO DE 2019 Prova de 2019 2.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar informações da prova de equivalência à

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Marcello, Eloy e Décio.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Marcello, Eloy e Décio. ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA (1º SEMESTRE) 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / 2017. Professor(a): Marcello, Eloy e Décio. Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries)

XXIX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5 a. e 6 a. Séries) PROBLEMA 1 Parte das casas de um quadriculado com o mesmo número de linhas (fileiras horizontais) e colunas (fileiras verticais) é pintada de preto, obedecendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

G eo m et ri a 6º A N O

G eo m et ri a 6º A N O G eo m et ri a 6º A N O Plano cartesiano: associação dos vértices de um polígono a pares ordenados Geoplano Atividade 1: reproduzir os polígonos no geoplano, após isso identifique as coordenadas dos vértices

Leia mais

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar

Exercícios de Revisão 1º Ano Ensino Médio Prof. Osmar Exercícios de Revisão 1º no Ensino Médio Prof. Osmar 1.- Sendo = { x Z / 0 x 2 } e = { y Z / 0 x 5}. esboce o gráfico da função f : tal que y = 2 x + 1 e dê seu conjunto imagem. 2.- No gráfico abaixo de

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I

APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I COLÉGIO SÃO DOMINGOS APOIO PEDAGÓGICO E. FUNDAMENTAL I 2018 SUMÁRIO Apresentação A Maior Vence Batalha (soma ou total / produto) Caixa Completa Cinco em Linha Jogo da Conquista Ligue os Pontos Luz e Sombra

Leia mais

EXERCÍCOS DE REVISÃO - 1º ANO ENSINO MÉDIO

EXERCÍCOS DE REVISÃO - 1º ANO ENSINO MÉDIO EXERÍOS DE REVISÃO - 1º NO ENSINO MÉDIO 1.- Para a função definida por f(x) = - 2x 2 + x + 1, determine as coordenadas do vértice e decida se ele representa um ponto de máximo ou de mínimo, explicando

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina:Matemática AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO

PIFE DA MULTIPLICAÇÃO PIFE DA MULTIPLICAÇÃO Objetivo: Compreender melhor as operações de multiplicação. Materiais: 46 cartas da seguinte forma: 8 cartas com números do 2 ao 9 sendo estes multiplicadores; 8 cartas com números

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO. Nome: Nº - Série/Ano. Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL MATEMÁTICA 7º ANO Nome: Nº - Série/Ano Data: / / Professor(a): Eloy/Marcello/Renan Os conteúdos essenciais do semestre. Capítulo 1 Números inteiros Ideia de número positivo

Leia mais

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018 1 - PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.1-5º ANO Números Naturais CONTEÚDOS PERÍODO As operações: Adição, subtração, e multiplicação e divisão Expressões numéricas números pelo respetivo máximo divisor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o Ensino Médio PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 3º Ano 3º Bimestre 2014 Plano de Trabalho GEOMETRIA ANALÍTICA: DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOSE EQUAÇÃO DA RETA Tarefa 2 Cursista:

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Os jogos nas aulas de matemática

Os jogos nas aulas de matemática Os jogos nas aulas de matemática Materiais necessários para esta aula: Giz de cera Papel grande (cartolina, pardo etc.) Dados Cartas de baralho JOGO DOS PONTOS Que habilidades ou conceitos podem ser trabalhados

Leia mais

Este é um jogo para 1 a 4 pessoas com um tempo de jogo aproximado de 15 minutos por jogador.

Este é um jogo para 1 a 4 pessoas com um tempo de jogo aproximado de 15 minutos por jogador. LIVRO DE REGRAS Nã o q u er l Veja er as regr o a www video em s? 1 - Introdução.meb o.pt Em Portugal, durante o Verão, existem muitas festas populares, onde as pessoas se encontram na rua para festejar.

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- Frações -Roteiro do professor- Introdução teórica: Os principais objetivos deste kit são: trabalhar com o inteiro formado por partes, construir classes de equivalência através da comparação e introduzir

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: 1) O JOGO DOS PALITOS E A PROBABILIDADE: esta sequência didática apresentada aos anos iniciais (1º/5º ano) do Ensino Fundamental tem como objetivo possibilitar conhecimentos das

Leia mais

DEPENDÊNCIA 2º ANO MATEMÁTICA

DEPENDÊNCIA 2º ANO MATEMÁTICA DEPENDÊNCIA 2º ANO MATEMÁTICA ----------------- QUESTÃO 1 ------------------- são problemas de contagem que envolvem situações nas quais a ordem não é importante. a) Permutações b) Permutações com repetição

Leia mais

Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: Série: 9 ano Ensino Fundamental Tutor: Bruno Lemos

Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: Série: 9 ano Ensino Fundamental Tutor: Bruno Lemos FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC - RJ Colégio: Colégio Estadual ACRE Professora: Zélia de Souza Santos Costa Matrícula: 093510410 Série: 9 ano Ensino Fundamental

Leia mais

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno-

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno- Frações NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA -Roteiro do aluno- Introdução: A classe deverá, inicialmente, ser dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. Importante: O retângulo do estojo representa 1 inteiro.

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

Matemática. Questão 1. 7 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO:

Matemática. Questão 1. 7 o ano do Ensino Fundamental Turma. 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno RESOLUÇÃO: EF AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 7 o ano do Ensino Fundamental Turma GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 2 o Bimestre de 2016 Data / / Escola Aluno Questão 1 Qual é

Leia mais

Prova de Habilitação

Prova de Habilitação Prova de Habilitação professor 13 de setembro de 2014 INStRUÇÕES 1. Verifi que se os seus dados informados no quadro abaixo estão corretos. Caso as informações não estejam corretas, comunique o erro ao

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

João esqueceu-se do seu código, mas lembra-se que é divisível por 9. Quantos códigos existem nessas condições?

João esqueceu-se do seu código, mas lembra-se que é divisível por 9. Quantos códigos existem nessas condições? 2/09/16 Duração: 4 horas e 0 minutos 1 Para desbloquear o seu celular, João desliza o dedo horizontalmente ou verticalmente por um quadro numérico, semelhante ao representado na figura, descrevendo um

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Natauan Bianchin de Lima 1.2 Público alvo: 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB

MATEMÁTICA SARGENTO DA FAB MATEMÁTICA BRUNA PAULA 1 COLETÂNEA DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DA EEAr (QUESTÕES RESOLVIDAS) QUESTÃO 1 (EEAr 2013) Se x é um arco do 1º quadrante, com sen x a e cosx b, então é RESPOSTA: d QUESTÃO 2 (EEAr

Leia mais

Preliminares de Cálculo

Preliminares de Cálculo Preliminares de Cálculo Profs. Ulysses Sodré e Olivio Augusto Weber Londrina, 21 de Fevereiro de 2008, arquivo: precalc.tex... Conteúdo 1 Números reais 2 1.1 Algumas propriedades do corpo R dos números

Leia mais

Prova de Aferição de MATEMÁTICA - 3o ciclo 2004

Prova de Aferição de MATEMÁTICA - 3o ciclo 2004 Prova de Aferição de MATEMÁTICA - o ciclo 004 Proposta de resolução 1. 1.1. Observando a planificação podemos verificar que as faces com os números,, e são adjacentees à face com o número 0 porque têm

Leia mais

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES

Jogos com Adições 1. JOGOS LIVRES Jogos com Adições Como explorar este material? 1. JOGOS LIVRES Objectivo: tomar contacto com o material, de maneira livre, sem regras. Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

Acertando o ponto! Dinâmica 2. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS SEGUNDA ETAPA UM NOVO OLHAR... 9º ano 3º Bimestre

Acertando o ponto! Dinâmica 2. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS SEGUNDA ETAPA UM NOVO OLHAR... 9º ano 3º Bimestre Reforço escolar M ate mática Acertando o ponto! Dinâmica 2 9º ano 3º Bimestre Matemática 9 ano do Ensino Fundamental Algébrico simbólico Funções Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDEIAS Atividade: Bingo

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 6ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Geometria Números naturais - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; - Teorema fundamental

Leia mais

JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR

JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR JOGOS COM GEOPLANO QUADRANGULAR 1. CAMINHOS CAMINHOS NÚMERO DE JOGADORES: 1,2 ou mais. OBJETIVO: Formar um caminho cujo percurso passa por todos os pontos do geoplano desde o canto superior esquerdo até

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas DE MATEMÁTICA - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO DE MATEMÁTICA 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

BARALHO São usados dois baralhos, JOGO DOS POLIEDROS, de 54 cartas cada, já inclusos os curingas.

BARALHO São usados dois baralhos, JOGO DOS POLIEDROS, de 54 cartas cada, já inclusos os curingas. OFICINA: JOGO DOS POLIEDROS INTRODUÇÃO Para proporcionar um ensino compatível com as exigências da sociedade contemporânea são necessárias mudanças nas formas de ensinar. Estas mudanças implicam no repensar

Leia mais

2

2 TECNOLOGIAS EM AULAS DE MATEMÁTICA AMBIENTES MONTESSORIANOS JOÃO VICENTE MOLON ORIENTADO POR DRA. ANDRÉIA DALCIN 1 2 TECNOLOGIAS EM AULAS DE MATEMÁTICA AMBIENTES MONTESSORIANOS 3 4 JOÃO VICENTE MOLON TECNOLOGIAS

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características.

PROPOSTA DIDÁTICA. 2. Objetivo(s) da proposta didática - Reconhecer o que é um sólido geométrico e suas características. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: Alunos de 6º a 9º ano e Magistério 1.3 Duração: 2 aulas de 2 h e 30 min cada 1.4 Conteúdo

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Sistemas de numeração Características de um sistema de numeração (símbolos e regras) Alguns sistemas de numeração (egípcio,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ COLÉGIO ESTADUAL DOM JOÃO VI Professora: ANA PAULA LIMA Matrículas: 09463027/09720475 Série: 2º ANO ENSINO MÉDIO Tutora: KARINA

Leia mais

b) O quadriculado medimágico abaixo tem os números 7, 9 e 20 nas posições indicadas. Qual é o valor de x?

b) O quadriculado medimágico abaixo tem os números 7, 9 e 20 nas posições indicadas. Qual é o valor de x? Preparação para a 2ª fase da OBMEP 2018 Nível 3 Conteúdo: Aritmética elementar, Geometria básica, Geometria espacial, Perímetro e área, Funções polinomiais, Contagem e Probabilidade Aluno(s):... N o(s)

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. 9º do Ensino Fundamental

Tô na área! Dinâmica 6. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. 9º do Ensino Fundamental Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Professor

Leia mais

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades:

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades: Oficina Geoplano 1. Introdução O objetivo desta oficina é trabalhar com os alunos alguns conceitos ligados a medidas de comprimento e área de figuras planas, bem como investigar o Teorema de Pitágoras.

Leia mais

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. 2ª FASE EXAME DISCURSIVO 03/12/2017 CADERNO DE PROVA Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. INSTRUÇÕES

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2015 NOTA AULA PRÁTICA No. 05 VETORES PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA ! Objetivos: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação de vetores em um plano

Leia mais

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional

Jogo da batalha dos números para entender valor posicional Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/6326/jogo-dabatalha-dos-numeros-para-entender-valor-posicional Publicado em NOVA ESCOLA 02 de Setembro 2017 Pré-escola (4 e 5 anos) Jogo da batalha

Leia mais

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998.

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. O Semáforo O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. SEMÁFORO PARA INVISUAIS ESTRATÉGIAS E SITUAÇÕES DE JOGO Uma das estratégias passa por jogar numa casa do centro do tabuleiro,

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1.

Resposta: Resposta: 4 ou seja, 1. 1. (Unicamp 2016) Uma moeda balanceada é lançada quatro vezes, obtendo-se cara exatamente três vezes. A probabilidade de que as caras tenham saído consecutivamente é igual a a) 1. 4 b). 8 c) 1. 2 d). 4

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 6.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano 2017-18 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 NÚMEROS

Leia mais

JOGOS COM POLÍGONOS POLIGOLÂNDIA. OBJETIVO: Separar as figuras em quatro conjuntos pelas suas propriedades geométricas.

JOGOS COM POLÍGONOS POLIGOLÂNDIA. OBJETIVO: Separar as figuras em quatro conjuntos pelas suas propriedades geométricas. JOGOS COM POLÍGONOS 1. Poligolândia POLIGOLÂNDIA NÚMERO DE JOGADORES: 2, 3 ou 4. OBJETIVO: Separar as figuras em quatro conjuntos pelas suas propriedades geométricas. MATERIAIS: 20 peças em forma de regiões

Leia mais

Problema: Isometrias. Na figura está representado um painel com imagens de Fibonacci, todas geometricamente iguais.

Problema: Isometrias. Na figura está representado um painel com imagens de Fibonacci, todas geometricamente iguais. Problemas (8 o Ano) 1 Problema: Isometrias Na figura está representado um painel com imagens de Fibonacci, todas geometricamente iguais. 1. Recorrendo apenas às imagens de Fibonacci da figura e a translações,

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes;

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO - (13 de setembro a 15 de dezembro) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA /INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos

Leia mais

Projeto Testes Intermédios 2017/2018

Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Projeto Testes Intermédios 2017/2018 Informação Matemática Ano de escolaridade 6.º ano Data 23/04/ 2018 Duração 90 + 30 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa e Metas Curriculares

Leia mais

Coordenadas Cartesianas

Coordenadas Cartesianas 1 Coordenadas Cartesianas 1.1 O produto cartesiano Para compreender algumas notações utilizadas ao longo deste texto, é necessário entender o conceito de produto cartesiano, um produto entre conjuntos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) ANO LETIVO 2016/2017 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO - (15 de setembro a 16 de dezembro) Números e operações - Números

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 5º Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Números

Leia mais

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B.

Noções de Geometria. Professora: Gianni Leal 6º B. Noções de Geometria Professora: Gianni Leal 6º B. Figuras geométricas no espaço: mundo concreto e mundo abstrato Mundo concreto: é mundo no qual vivemos e realizamos nossas atividades. Mundo abstrato:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção

Leia mais

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano

Programa de Cursos 2011 / Matemática - Ensino Fundamental / 2º. ao 5º. ano Sugestões de jogos Os jogos que apresentamos neste material envolvem diversos conceitos e procedimentos matemáticos, com variações nos níveis de complexidade e destinados a um ou mais grupos de ensino,

Leia mais

FÁTIMA HELENA COSTA DIAS. institucional: MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE. Tutor: Daiana da Silva Leite

FÁTIMA HELENA COSTA DIAS.  institucional: MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE. Tutor: Daiana da Silva Leite FÁTIMA HELENA COSTA DIAS e-mail institucional: fhelena@educacao.rj.gov.br MATEMÁTICA NA ESCOLA, 2ª SÉRIE, 2º BIMESTRE Tutor: Daiana da Silva Leite Grupo: 05 Tarefa 4 Duração Prevista: 290 minutos, distribuídos

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo

Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo Reforço escolar M ate mática Teorema de Pitágoras: Encaixando e aprendendo Dinâmica 7 9º ano 2º Bimestre Aluno DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9ª Geométrico Teorema de Pitágoras

Leia mais

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010 XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS . a) Coloque as peças rosa

Leia mais

Integrantes do subgrupo

Integrantes do subgrupo Nome do Objetivo do Jogo 1: GANHA CEM PRIMEIRO Ganha quem formar o grupão primeiro: que é o amarrado de dez grupos de dez palitos. Quem primeiro formar o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta:

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Escola Secundária com º CE de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º no N.º7 ssunto: Ficha de Preparação para o Teste Intermédio (Parte ) bril 011 1. Indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:

Leia mais