6 - FRESAMENTO. 6.1 Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "6 - FRESAMENTO. 6.1 Introdução"

Transcrição

1 1 6 - FRESAMENTO 6.1 Introdução O processo fresagem pode ser aplicado aos mais diversos materiais, para realizar peças com superfícies planas ou curvas, com entalhes, com ranhuras, com sistemas de dentes, etc. (Fig. 6.1). O estado de superfície das peças fresadas pode ser de desbaste ou de acabamento. As peças que devem ficar com uma melhor qualidade de acabamento, por exemplo, as guias de máquinas-ferramenta, normalmente são retificadas. Fig. 6.1 Exemplos de peças fresadas Operação de fresar (Fig. 6.2). Os cavacos são levantados na fresagem através da rotação da fresa cujas arestas de corte ou dentes estão dispostos em forma de circunferência. A fresa é uma ferramenta com várias arestas de corte. Para penetrar no material os gumes da fresa têm a forma de uma cunha (como uma ferramenta de torno). O movimento de rotação da fresa é o movimento de corte. Para se obter a espessura de cavaco pretendida a peça realiza um movimento de avanço retilíneo. Durante a fresagem cada aresta de corte da fresa, retira cavaco apenas durante uma pequena parte da rotação completa da fresa. No resto do tempo a aresta de corte gira em vazio e pode ser refrigerada. A solicitação ou o esforço a que é submetida não é, portanto, tão forte como no caso da ferramenta de corte dos tornos cuja aresta se encontra constantemente cortando. Fig. 6.2 Operação no trabalho de fresar: a) movimento de avanço, b) movimento de corte. c) curso útil de uma aresta de corte da fresa.

2 Processos de fresar Fresagem cilíndrica Neste caso o eixo da fresa acha-se disposto paralelamente à superfície de trabalho da peça. A forma da fresa é cilíndrica e levanta os cavacos por meio das navalhas abertas na sua periferia (Fig. 6.3). As aparas produzidas têm a forma de vírgula. Fig. 6.3 Fresagem cilíndrica: a) superfície trabalhada; b) forma de apara. Fig. 6.4 Fresagem frontal ou de topo: a) superfície trabalhada; (b) forma de apara Fresagem frontal ou de topo. Neste caso o eixo da fresa é perpendicular à superfície de trabalho (Fig.6.4). A fresa não corta somente com as navalhas da sua periferia, mas também com as de topo. Os cavacos são de espessura uniforme Comparação entre a fresagem cilíndrica e a frontal Na fresagem cilíndrica a fresadora suporta uma carga irregular em virtude da forma em virgula dos cavacos. É difícil evitar um reduzido impacto na periferia da fresa cuja consequência é um pequeno sulco ondulado que se forma na superfície fresada a cada rotação completa da fresa. Na fresagem de topo cada navalha arranca um cavaco de espessura uniforme. Por esta razão a carga da fresadora é uniforme. O rendimento de corte de cavaco é em geral 15%... 20% mais elevado do que no caso da fresagem cilíndrica. O pequeno impacto que possa produzir-se na periferia da fresa de topo não tem influência alguma sobre o acabamento da superfície. Sempre que for possível, devemos usinar as superfícies planas pelo processo de fresagem frontal ou de topo A fresagem a empurrar (discordante) e a fresagem a puxar (concordante) A fresagem a empurrar é o processo mais empregado na fresagem cilíndrica o movimento de avanço ocorre no sentido contrário ao da rotação da fresa (Fig. 6.5 a). O cavaco começa a ser arrancado pelo seu lado mais delgado. Antes das navalhas da fresa penetrarem no material, deslizam sobre a superfície produzindo atrito. O esforço de corte tende levantar a peça. Na fresagem a puxar, o movimento de avanço ocorre no mesmo sentido da rotação da fresa (Fig. 6.5 b). As navalhas da fresa atacam o cavaco no ponto mais espesso. Como a peça é fortemente comprimida contra o seu apoio, o mesmo é indicado para a fresagem de peça delgadas. Emprega-se também para grandes profundidades de corte. Neste caso o fuso da mesa da máquina não deverá ter qualquer folga, pois de contrário a peça será puxada para baixo da fresa, podendo provocar avarias na peça e ou na fresa. Fig. 6.5 Movimento de avanço na fresagem cilíndrica: a) fresagem a empurrar, b) fresagem a puxar.

3 Tipos de fresadoras Fresadora horizontal Esta máquina é utilizada para uma grande gama de trabalhos de fresagem. A sua característica principal consiste no fato do mandril porta-fresas estar apoiado horizontalmente. Fig. 6.6 Fresadora horizontal. Fig. 6.7 Partes principais de uma fresadora horizontal: a) corpo da máquina, b) árvore principal, c) acionamento principal, d) acionamento do avanço, e) console móvel, f) carro transversal, g) mesa de fresar, h) braço dos suportes, i) escoras do braço, j) veio extensível, k) mecanismo sem-fim. Fig. 6.8 Fresadora vertical (à esquerda) Fig. 6.9 Fresadora paralela (ao centro) Fig Máquina de fresar superfícies planas (à direita) Fresadora vertical Com esta máquina executam-se de preferência trabalhos de fresagem frontal. A árvore principal gira verticalmente no cabeçote vertical. Este cabeçote é giratório de tal maneira que a árvore pode tomar uma posição inclinada. Os mecanismos de acionamento principal e do avanço não apresentam diferenças notáveis em relação à fresadora horizontal.

4 Fresadora universal A característica primordial desta máquina é o fato de a mesa de fresar poder ser girada para a direita ou para a esquerda. Por tal motivo, é possível a execução de mais tipos de trabalhos, como por exemplo, a fresagem de ranhuras helicoidais. A mesma também pode usar cabeçote horizontal ou vertical (Fig. 6.11). Fig Fresadora universal Outros tipos de fresadoras Fresadora paralela (Fig. 6.9) utiliza-se para usinagem de peças pesadas. Fresadora de superfícies planas (Fig. 6.10) presta-se especialmente para trabalhos em grandes séries. O cabeçote com a árvore principal pode ser deslocado verticalmente. Máquinas de fresar roscas, em diferentes tipos de construção. Fresadoras para rodas dentadas em diversos tipos. Fresadoras de reproduzir ou copiar são utilizadas para a usinagem de peças com superfícies de limites irregulares, por exemplo, matrizes. (Fresadoras pantográficas) Ferramentas para fresar Materiais para fresas Normalmente as fresas são fabricadas em aço rápido, porque este permite utilizar velocidades de corte mais elevadas do que o aço ferramenta. As navalhas também podem ser de metal duro. Com o aço rápido é de preço elevado, as fresas grandes são fabricadas com o corpo em aço de boa tenacidade em que se inserem navalhas de aço rápido. As fresas com navalhas de metal duro são apropriadas para a usinagem de materiais tais que exerçam uma forte ação de desgaste sobre os gumes.

5 Tipos de fresas. Segundo a forma das navalhas as fresas classificam-se em fresas de navalhas agudas ou fresas de perfil constante. As fresas usuais são especificadas por normas. Fresas de navalhas agudas. O rendimento de corte de uma fresa e a qualidade de acabamento da superfície da peça depende consideravelmente das navalhas da fresa. Estas são em forma de cunha (Fig. 6.12). Os valores dos ângulos de corte dependem do material a usinar. Também à distância ou o passo entre os dentes é determinado pelo material (Fig. 6.13). Na fresagem de materiais macios podem levantar-se, por exemplo, grandes quantidades de cavacos que podem ser recebidos e separados graças aos intervalos entre dentes. Fig Ângulos de corte na navalha da fresa: α) ângulo de incidência, β) ângulo de gume, γ) ângulo de ataque, a) superfície de ataque b) superfície de incidência. Fig Ângulos de corte e passo entre dentes para a usinagem de diferentes materiais: a) o passo pequeno é apropriado para a fresagem de aço duro, b) um passo médio é conveniente para a fresagem de aço macio, c) passo grande é adequado para a fresagem de metais leves. As navalhas podem estar dispostas paralelamente ao eixo da fresa ou possuir forma helicoidal (fig. 6.14) As navalhas helicoidais podem ter inclinação à direita ou à esquerda, dando lugar no arranque de cavaco a uma força transversal na direção do eixo da fresa (Fig. 6.15). Esta força axial deve ser dirigida contra o cabeçote, pois caso contrário o mandril porta-fresa poderia soltarse da árvore. Segundo as normas DIN diz-se que uma fresa é de corte à esquerda quando, vista do lado do acionamento, gira no sentido anti-horário e que é de corte à direita, quando gira no sentido horário. Fig Disposição das navalhas: a) as navalhas paralelas ao eixo da fresa abrangem o cavaco em toda a sua largura. Por isso a fresa trabalha com maior vibração. O rendimento de corte é reduzido, b) as navalhas helicoidais trabalham de maneira mais silenciosa. Quando uma navalha sai do material, uma outra está começando a cortar. Os cavacos escoam-se para o lado. Fig Direção do corte e inclinação do gume: a) hélice à direita corte à esquerda, b) hélice à esquerda corte à direita.

6 6 Fig Fresas cilíndricas e fresas frontais: a) As fresas cilíndricas têm gumes somente na sua periferia. b) As fresas cilíndricas acopladas com navalhas helicoidais de sentidos opostos. c) As fresas frontais cilíndricas ou fresas cilíndricas de topo são dotadas de navalhas na periferia, e em uma das faces do topo. São para a fresagem de superfícies planas e para a produção de rebaixos em ângulo reto tanto na fresadora horizontal como na vertical. Fig As fresa em forma de disco ou fresas circulares utilizam-se para a fresagem de ranhuras estreitas. Fig Fresas com cabo: a) Fresas verticais de topo são fresas frontais cilíndricas com pequeno diâmetro. O cabo destina-se à fixação ou aperto. b) Fresas para ranhuras em T c) Fresas verticais de dois gumes, empregam-se na fresagem de ranhuras. Fig Fresas de forma: a) Fresas angulares em V utilizadas para a fresagem de guias prismáticas. b) Fresa frontal angular utilizada para a usinagem de guias em ângulo. c) Fresa vertical de um só corte ou são utilizadas para trabalhos menores de fresagem por reprodução.

7 7 Fresas de perfil constante Para a fresagem de superfícies curvas, arcos de círculo e toda a espécie de perfis, como, por exemplo, para a fresagem de ranhuras, empregam-se fresas com forma de perfil constante (Fig. 6.20). Fig Forma das navalhas nas fresas de perfil constante Fresas de dentes postiços ou removíveis As navalhas são fixadas individualmente numa cabeça ou prato e são facilmente substituíveis em caso de avaria. Empregam-se estas fresas na fresagem frontal de grandes superfícies (Fig. 6.21). Fig Fresa de dentes postiços ou removíveis Fresa composta Por fresa composta designa-se a ferramenta de fresar constituída pela reunião de várias fresas de dentes agudos ou de fresas de perfil constante com diâmetros diferentes. Podem fresarse em uma só vez perfis das mais diferentes formas. Graças ao emprego de fresas compostas conseguem-se alcançar múltiplas possibilidades de usinagem (Fig. 6.22). (a) (b) Fig (a) Fresa composta constando de: uma fresa de disco, uma fresa helicoidal e uma fresa de perfil constante, (b) Fresa composta constando de: duas fresas de disco e de duas fresas cilíndricas helicoidais, uma esquerda e outra direita. Em função dos sentidos contrários das hélices das duas fresas cilíndricas, os esforços axiais, são neutralizados na árvore da fresadora.

8 Fresagem de desbaste e fresagem de acabamento (Fig.6.23) Na fresagem de desbaste trata-se de eliminar o excesso de material no tempo mais curto possível. Por tal razão escolhe-se uma velocidade de avanço grande. Para a fresagem de acabamento basta 0, mm de profundidade no material. Tendo em vista o tempo de duração da fresa, escolhe-se uma velocidade de corte menor (Tab. 6.1). Na fresagem de acabamento a peça tem que obter as suas dimensões finais e a qualidade de acabamento de superfície necessária. Para tal é necessário uma velocidade de corte maior e uma velocidade de avanço menor (Tab. 6.1). Fig Fresagem de desbaste e de acabamento: a) excesso para a usinagem, b) primeiro passe de desbaste, c) segundo passe de desbaste, d) passe de acabamento. Tabela 6.1 VALORES PRÁTICOS PARA A VELOCIDADE DE CORTE (v em m/min) E VELOCIDADE DE AVANÇO (s em mm/min) Fresa cilíndrica Fresa Frontal cilíndrica Fresa de disco b = 100 mm b = 70 mm b = 20 mm Largura da fresa b Profundidade do Corte a Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento Desbaste Acabamento a = 5 mm a = 0,5 mm a = 5 mm a = 0,5 mm a = 10 mm v s v s v s v s v s v s Aço sem liga 2 até 65 kg/mm Aço de liga, recozido, 2 até 75 kg/mm Aço de liga, benaficiado, 2 até 100 kg/mm Ferro fund. Cinz. 180 Brinell Latão (Ms 58) Metais Leves Fresa de cabo Fresa dentes removíveis Serras circulares Largura de fresa b b = 25 mm b = 180 mm b = 2,5 mm Profundidade do corte a a = 5 mm a = 0,5 mm a = 5 mm a = 0,5 mm a = 10 mm Aço sem liga 2 até 65 kg/mm Aço de liga, recozido, 2 até 75 kg/mm Aço de liga, benaficiado, 2 até 100 kg/mm Ferro fund. Cinz. 180 Brinell Latão (Ms 58) Metais Leves

9 9 6.7 Cálculo e seleção do número de rotações da fresa (rpm). O número de rotações depende de velocidades de corte admissível e do diâmetro de fresa. Na fresagem, a velocidade de corte é o percurso realizado por uma navalha de fresa em m/min. A velocidade de corte admissível é indicada pela tabela de velocidade de corte (Tab. 6.1). Se a velocidade de corte for demasiadamente grande, os gumes da fresa perdem a capacidade de corte prematuramente. Se a velocidade de corte for demasiadamente pequena, o rendimento da fresagem é reduzido. Sejam: v = velocidade de corte em m/min, d = diâmetro da fresa em mm, n = número de rotações da fresa por minuto (rpm). O numero de rotações da fresa por minuto será: Exemplo: Usinar com uma operação de fresagem de desbaste utilizando uma fresa cilíndrica, uma placa de material St (Norma DIN St = Aço com 50 Kg/mm 2 de Resistência [500 N/mm 2 ]); A fresa possui um diâmetro de 75 mm. E a fresadora que será utilizada dispõe das seguintes (rpm): Calcular número de rotação da fresa e selecionar uma rotação disponível na fresadora? Solução: Velocidade de corte, segundo a tabela 6.1, é igual a 17 m/min = 17 m/min = 72,15 rpm 3, mm Neste caso n SEL = 64 rpm pois a rotação selecionada deve ser a rotação calculada n 6.8 Cálculo e seleção do avanço. Indica-se o avanço na fresagem com a velocidade de avanço em mm/min. O mesmo representa o percurso em mm que a mesa da fresadora realiza com peça por minuto. (Fig. 6.24) A velocidade de avanço (s ) está condicionada pela fresa, pelo material da peça a usinar, pela profundidade de corte e pela qualidade de acabamento de superfície exigida (Tab. 6.1). Para evitar uma sobrecarga na máquina, a velocidade de avanço pode ser calculada. Utiliza-se para isso a quantidade máxima de cavaco que a fresa pode levantar da peça em um minuto. Por meio de ensaios, fixou-se a quantidade máxima de cavaco admissível em cm 3 por quilowatt de potência na máquina (Tab. 6.2). P = potência da máquina em kw. V = quantidade máxima possível em cm 3 /min. V = quantidade máxima admissível em cm 3 /kw min (Tab 6.3) A quantidade máxima possível de cavaco por minuto obtém-se, multiplicando a quantidade máxima admissível por kw por minuto (cm 3 /kw min) pela potência da máquina. A quantidade máxima possível de apara em cm 3 /min V = V. P

10 Exemplo: Para a fresagem com uma fresa cilíndrica de um aço com 55 kg/mm 2 de resistência, a quantidade máxima de cavaco admissível é de 12 cm 3 /kw.min (Tab. 6.2). Qual a quantidade máxima de cavaco admissível por minuto com uma fresadora de 2,5 kw de potência de acionamento? Solução: V = V. P = 12 cm 3 /kw min. 2,5 kw = 30 cm 3 /min. Tabela 6.2 QUANTIDADE ADMISSÍVEL DE CAVACO NA FRESAGEM A quantidade V admissível de cavaco em cm 3 por kw min de potência de comando da maquina Tipo de fresagem Fresagem com fresa cilíndrica Fresagem Com fresa de topo Aço sem liga kg/mm 2 de resistência Aço de liga kg/mm 2 de resistência Aço de liga até 100 kg/mm 2 de resistência Ferro fundido cinzento (semiduro] Latão e bronze vermelho Metais leves cm³ por kw min A quantidade de cavaco V (Fig. 6.24) também pode ser calculada utilizando-se: a profundidade de corte (a), da largura da fresa (b) e da velocidade de avanço (s ). V = a. b. s em cm 3 / min ; 1000 Fig Quantidade de cavaco no fresagem: a = profundidade de corte (mm); b = largura da fresa (mm); s = velocidade de avanço (mm/min.) V = Quantidade de cavaco (cm 3 / min.) Esta equação fornece a velocidade de avanço (s ) em mm/min s = V a. b Exemplo: Uma placa de aço St deve de ser usinada com uma fresa cilíndrica. A profundidade de corte é de 4 mm, largura da fresa é 80 mm, potência de acionamento da máquina é de 3 kw. A fresadora que será utilizada dispõe das seguintes velocidade de avanço (mm/min): Calcular a velocidade máxima possível de avanço e selecionar uma velocidade de avanço disponível na fresadora. Solução: 1º Quantidade máxima admissível de cavaco V = 12 cm 3 /kw min (Tab. 6.2) V = V. P V = 12 cm 3 /kw min. 3 kw = 36 cm 3 /min 2º Velocidade de avanço s = V s = 36 cm 3 / min = 112,5 mm / min a. b 4 mm. 80 mm Neste caso s SEL = 110 mm/min. Pois a velocidade de avanço selecionada deve ser a velocidade de avanço calculada s.

11 Calculo do tempo principal na fresagem Curso útil da mesa de fresa (mm) t p = L em min. Velocidade de avanço (mm/min) s SEL O curso útil (L) depende do comprimento da peça (l), do percurso anterior l a e do percurso posterior l p (Fig. 6.25). Fig Curso útil na fresagem Exemplo: Para usinar uma régua de aço St de 250 mm de comprimento, utilizando uma fresa cilíndrica com um só passe de desbate. Calcular o tempo principal. Dados: l a = 30 mm, l p = 5 mm, Tab. 6.1 velocidade de avanço 100 mm/min. Solução: l = l + l a + l p = 250 mm + 30 mm + 5 mm = 285 mm; t p = L = 285 mm = 2,85 min. s 100 mm/min Refrigeração durante a fresagem Uma boa refrigeração com produtos refrigerantes adequados contribui para uma melhor qualidade de acabamento de superfície e um aumento de tempo de duração da fresa. Além disso, o produto refrigerante que é projetado com um jato forte sobre o ponto de corte arrasta consigo os cavacos, evitando assim que estes fiquem presos entre a superfície de trabalho e as navalhas da fresa Fig Refrigeração durante a fresagem. Tabela 6.3 PRODUTOS REFRIGERANTES E LUBRIFICANTES PARA A FRESAGEM Material a Fresar Produto Refrigerante e Lubrificante Aço sem liga e aço de liga com resistência média Emulsão de óleo para furar Aço de elevada resistência, fundição dura Óleo de corte Ferro fundido cinzento, materiais sintéticos e prensados A seco Latão, Bronze Emulsão de óleo para furar ou óleo corte Alumínio, ligas de alumínio Emulsão de óleo para furar ou a seco Ligas de magnésio A seco ou óleo de corte especial

12 12 Exercício Em uma operação de fresamento de desbaste, temos os seguintes dados: a) material da peça Aço St b) dimensões da peça, comprimento 360 mm e largura 90 mm; c) fresa cilíndrica com diâmetro de 50 mm e largura de 90 mm; d) profundidade de corte de 3,5 mm; e) a potência de acionamento da máquina é de 4 kw; f) la = 25 e lp = 5 mm; g) rotações disponíveis na fresadora: ; h) velocidades de avanço disponíveis na fresadora: ) Calcular e selecionar a rotação que deve ser utilizada na operação de frezamento. 1.2) Determinar a velocidade máxima admissível de avanço. 1.3) Calcular o tempo principal de fresamento.

Tipos de movimento da mesa: discordante: sentido de rotação oposto ao movimento de avanço concordante: mesmo sentido de rotação e avanço

Tipos de movimento da mesa: discordante: sentido de rotação oposto ao movimento de avanço concordante: mesmo sentido de rotação e avanço FRESAGEM (Abr 2007) 1. Introdução Usinagem realizada com ferramenta multicortante, chamada fresa, em máquina fresadora. Alta produtividade. Ferramenta possui movimento de rotação (corte) e peça (fixada

Leia mais

TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1

TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1 TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM Professor Me. Claudemir Claudino Alves TORNO EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1 1 Calcular a rotação de desbaste e acabamento no torno mecânico para uma peça de aço 1045, com Ø25mm,

Leia mais

FEPI. Fresamento. Surgiu em , Page 1 Tecnologia Mecânica II

FEPI. Fresamento. Surgiu em , Page 1 Tecnologia Mecânica II Fresamento A Fresagem ou o Fresamento é um processo de usinagem mecânica, feito através de uma máquina chamada FRESADORA e ferramentas especiais chamadas de FRESAS. Surgiu em 1918 28.09.2009, Page 1 Fresadora

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio TDUA2 Aula 3 Prof. Carlos Fernando Fresadoras. Tipos de Fresamento. Fresas, Tipos de Fresas. Fresadora A fresadora

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 2. Professor Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 2. Professor Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 2 Professor Alessandro Roger Rodrigues Tipos de Corte no Fresamento (a) Fresamento Tangencial (b) Fresamento Frontal Penetração de trabalho Profundidade de

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA DEFINIÇÃO: TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA AVANÇO DE NAS MÁQUINAS - FERRAMENTAS É a distância correspondente ao deslocamento que faz a ferramenta ou a peça em cada rotação (figs. 1 e 2) ou em cada golpe (fig.3).

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO 1 PRÁTICA DE OFICINA - AULA 01-2015-1 OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 6. Professor Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 6. Professor Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 6 Professor Alessandro Roger Rodrigues Tipos de Corte no Fresamento (a) Fresamento Tangencial (b) Fresamento Frontal Penetração de trabalho Profundidade de

Leia mais

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL FRESAGEM

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL FRESAGEM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Me. Claudemir Claudino Alves cvccvluiz Carlos Rodrigues Montes LUS Laboratório de Usinagem FRESAGEM 1- Fresagem É o processo de usinagem com retirada de cavacos que permite modificar

Leia mais

43 Fresando superfícies planas

43 Fresando superfícies planas A U A UL LA Fresando superfícies planas Nas aulas passadas você estudou os tipos de fresadoras e fresas e como determinar os parâmetros de corte para fresar. Mas para começar a fresar é necessário saber

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 1

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 1 Parte 1 - Fresamento UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 1 Aula 01 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior 1.1 Introdução 1.2 Tipos de fresadoras 1.3 Operações básicas 1.4 Principais

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM FERRAMENTAS DE USINAGEM Sandvik Desbaste de Aços Pastilhas Positivas T-MAX U Superfícies na Peça Superfície Transitória Superfície a Usinar

Leia mais

OPERAÇÕES MECÂNICAS I

OPERAÇÕES MECÂNICAS I Professor Miguel Reale Professor Me. Claudemir Claudino Alves OPERAÇÕES MECÂNICAS I Aluno: data: / / ATIVIDADE 4 REVISÃO GERAL DE AJUSTAGEM, TORNEARIA. Exercício 9 Um eixo de comprimento L = 250mm, Vc

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica

Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica Lista de Exercícios Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica Disciplina SEM0534: Processos de Fabricação Mecânica 1 o semestre de 2010 Prof. Associado Renato Goulart Jasinevicius

Leia mais

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius SEM 0343 Processos de Usinagem Professor: Renato Goulart Jasinevicius Que ferramenta é essa? Para que serve? E essas? Que máquina é essa? Que máquina é essa? Aplainamento Aplainamento é uma operação de

Leia mais

AULA 28 PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS

AULA 28 PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS AULA 28 PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS 215 28. PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS 28.1. Introdução As fresas são ferramentas rotativas providas de múltiplas arestas de corte dispostos simetricamente ao redor

Leia mais

Neste livro, você vai estudar as diversas operações de fresagem que podem ser executadas com a máquina fresadora.

Neste livro, você vai estudar as diversas operações de fresagem que podem ser executadas com a máquina fresadora. Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas e dispositivos

Leia mais

FRESADORA. Equipe: Bruno, Desyrêe, Guilherme, Luana

FRESADORA. Equipe: Bruno, Desyrêe, Guilherme, Luana FRESADORA Equipe: Bruno, Desyrêe, Guilherme, Luana O que é: Máquina que possui movimento de rotação e que permite movimentar a peça em 3 ou mais eixos. (lineares ou giratórios). Máquina para execução facilitada

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 5

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 5 UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 5 Questão 08-10 pontos) Calcule os valores necessários para execução de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos módulo 7 com 32 dentes. Use 3 casas

Leia mais

Parte 4 Operação de Serramento

Parte 4 Operação de Serramento Parte 4 Operação de Serramento revisão 6 139 4.1 Introdução Parte 4 Operação de serramento O corte de metais e outros materiais é uma das operações mais largamente aplicadas, sendo na maioria das vezes

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009 Questão 1 Conhecimentos Específicos - Fabricação Sobre a montagem de engrenagens para abertura de roscas em um torno, é correto afirmar: Deve-se garantir que a folga entre os dentes das engrenagens seja

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Brochamento 3

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Brochamento 3 UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Brochamento 3 Projeto de brochas internas de tração Aula 14 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Passo 1 Selecionar o material da brocha, conforme tabela.

Leia mais

Torno Mecânico. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Torno Mecânico. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Torno Mecânico Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. EVOLUÇÃO DOS TORNOS O PRINCIPIO TORNO TIPOS DE TORNOS PARTES FUNDAMENTAIS DO TORNO HORIZONTAL ACESSÓRIOS SISTEMA DE FIXAÇÃO DA FERRAMENTA DE CORTE ANÉIS GRADUADOS

Leia mais

Fresas. EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 4. Fresa bailarina (Fly Cutter)

Fresas. EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 4. Fresa bailarina (Fly Cutter) UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 4 Fresas Aula 4 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Fresas Fresa bailarina (Fly Cutter) Ferramentas rotativas com múltiplos gumes de corte

Leia mais

Soluções em fresamento

Soluções em fresamento Fresamento Inserto duplo negativo de 4 arestas Nova tecnologia em insertos moldados Soluções em fresamento A tecnologia exclusiva de moldagem KYOCERA reduz o esforço de corte comparável a insertos positivos

Leia mais

Edital IFSC-25/2011 Concurso Público Técnico em Mecânica 23/01/2012 Leia com atenção antes de iniciar a Prova

Edital IFSC-25/2011 Concurso Público Técnico em Mecânica 23/01/2012 Leia com atenção antes de iniciar a Prova Leia com atenção antes de iniciar a Prova A duração da prova será de 2 horas e 30 minutos. O candidato somente poderá ausentar-se da sala após decorridos 30 minutos do início da prova. Todas as respostas

Leia mais

Corte por serra de fita

Corte por serra de fita Corte por serra de fita Corte por serra de fita Formação do cavaco O processo de formação de cavaco no corte por serra de fita é feito em duas fases: Na primeira fase, o dente comprime e curva as fibras

Leia mais

Acesse:

Acesse: Uma questão de exatidão Como você viu na Aula 30, o furo executado com a broca geralmente não é perfeito a ponto de permitir ajustes de exatidão, com rigorosa qualidade de usinagem. Isso pode ser um problema,

Leia mais

Mecanismo de Formação: O cavaco é formado continuamente, devido a ductilidade do material e a alta velocidade de corte;

Mecanismo de Formação: O cavaco é formado continuamente, devido a ductilidade do material e a alta velocidade de corte; ESTUDO DOS CAVACOS Cavaco é o material removido do tarugo (Billet) durante o processo de usinagem, cujo objetivo é obter uma peça com forma e/ou dimensões e/ou acabamento definidas. Exemplo: -lápis é o

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio TDUA2 Aula 2 Prof. Carlos Fernando Torno Mecânico Peças e Acessórios do Torno Mecânico. Operações Realizadas com

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 5 Processo de Torneamento. Professor: Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 5 Processo de Torneamento. Professor: Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 5 Processo de Torneamento Professor: Alessandro Roger Rodrigues Processo: Torneamento Definições: Torneamento é o processo de usinagem para superfícies cilindricas

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Processos Mecânicos de Fabricação Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais DEPS Departamento de Engenharia

Leia mais

Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros:

Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros: Parâmetros de corte Parâmetros de corte são grandezas numéricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da peça, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado

Leia mais

AULA 35 QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 AULA 36 PROVA P2

AULA 35 QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 AULA 36 PROVA P2 AULA 35 QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 AULA 36 PROVA P2 273 35. QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 PROCESSOS DE USINAGEM 35.1. Processo de Torneamento 1. Identifique as operações básicas desempenhadas por uma

Leia mais

Teoria e Prática da Usinagem

Teoria e Prática da Usinagem Teoria e Prática da Usinagem Aula 10 Seleção de Ferramentas e Torneamento Profa. Janaina Fracaro Formação do cavaco O ângulo de posição e o raio de ponta da ferramenta afetam a formação do cavaco na medida

Leia mais

MÁQUINA DE FRESAR E FURAR POR CORRETOS WMD20V (ZX20) [CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS] [DETALHES]

MÁQUINA DE FRESAR E FURAR POR CORRETOS WMD20V (ZX20) [CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS] [DETALHES] MÁQUINA DE FRESAR E FURAR POR CORRETOS Múltiplas possibilidades de utilização ( fresagem, furação, roscagem, mandrilagem ). Cabeça inclinável. Rolamento da árvore pré-esforçado. Accionamento por carretos.

Leia mais

Introdução. Aplainamento

Introdução. Aplainamento Prof. Milton Fatec Itaquera Prof. Miguel Reale / 2014 Introdução Aplainamento Processo que se baseia no movimento retilíneo alternado da ferramenta de corte, retirando material somente no movimento de

Leia mais

Parte 3 Operação de Brochamento

Parte 3 Operação de Brochamento Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) EME005 Tecnologia de Fabricação IV Parte 3 Operação de Brochamento Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior

Leia mais

Processos de Usinagem. Aula Forças, pressão específica e potência de corte -

Processos de Usinagem. Aula Forças, pressão específica e potência de corte - Aula 10 - Forças, pressão específica e potência de corte - Conseqüências dos Esforços na Ferramenta Cavaco,f Peça,n Ferramenta Atrito Forca Movimento relativo Calor Desgaste Material peça / material ferramenta

Leia mais

informações técnicas

informações técnicas informações técnicas www.tdc-tools.com.br brocas helicoidais em metal duro brocas helicoidais em metal duro sem cobertura din 338 ref mcd 001 velocidade de corte (vc)para broca metal duro - base din 338

Leia mais

FURAÇÃO. FURAÇÃO -Definição. Furadeira com ferramenta e peça furada, 4000 a.c.

FURAÇÃO. FURAÇÃO -Definição. Furadeira com ferramenta e peça furada, 4000 a.c. FURAÇÃO FURAÇÃO -Definição Furadeira com ferramenta e peça furada, 4000 a.c. 1 FURAÇÃO -Definição Processo de usinagem onde movimento de corte principal é rotativo, e o movimento de avanço é na direção

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA FERRAMENTAS DE CORTE P/ TORNO (PERFIS E APLICAÇÕES) DEFINIÇÃO: São ferramentas de aço rápido ou de carboneto metálico, empregadas nas operações de torneamento, para cortar

Leia mais

Usinagem da madeira com ferramenta mecânica. Revisão Geometria de corte

Usinagem da madeira com ferramenta mecânica. Revisão Geometria de corte Usinagem da madeira com ferramenta mecânica A velocidade de corte é um importante valor normativo para a escolha e implantação de uma ferramenta para todos os tipos de aplicação na usinagem de madeiras

Leia mais

AULA 23 PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES

AULA 23 PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES AULA 23 PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES 169 23. PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES 23.1. Introdução Na indústria metal mecânica há diversas formas de se obter furos em peças. Podem-se destacar os seguintes

Leia mais

IFSC. CNC Comando numérico computadorizado. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville. Curso técnico em Mecânica IFSC campus Joinville

IFSC. CNC Comando numérico computadorizado. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville. Curso técnico em Mecânica IFSC campus Joinville Curso técnico em Mecânica IFSC campus Joinville IFSC INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville CNC Comando numérico computadorizado Profº Emerson Luis de Oliveira Valter Vander de Oliveira Curso

Leia mais

Parte 4 Operação de Corte

Parte 4 Operação de Corte Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) EME005 Tecnologia de Fabricação IV Parte 4 Operação de Corte Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Prof.

Leia mais

Parte 3 Operação de Brochamento

Parte 3 Operação de Brochamento Parte 3 Operação de Brochamento revisão 6 111 3.1 - Introdução Parte 3 Operação de Brochamento A operação de brochamento, brocheamento ou brochagem consiste do arranque de material da peça por uma sucessão

Leia mais

10 - FRESAGEM HELICOIDAL 10.1

10 - FRESAGEM HELICOIDAL 10.1 10 - FRESAGEM HELICOIDAL 10.1 10.1 Introdução Para se abrir cortes helicoidais (Fig. 10.1) na fresadora, é preciso que a mesa possa girar de um ângulo ϕ correspondente ao complemento do ângulo α que a

Leia mais

O aplainamento é um importante processo para a usinagem de superfícies planas e curvas. (fig. 5.1).

O aplainamento é um importante processo para a usinagem de superfícies planas e curvas. (fig. 5.1). 1 5 - APLAINAMENTO 5.1 Introdução O aplainamento é um importante processo para a usinagem de superfícies planas e curvas. (fig. 5.1). Fig 5.1 Exemplos de peças aplainadas: a) e b) réguas de guia, c) guia

Leia mais

TOOLS NEWS B228Z. Fresas de topo de cerâmica CERAMIC. Alta produtividade na usinagem de ligas resistentes ao calor à base de níquel.

TOOLS NEWS B228Z. Fresas de topo de cerâmica CERAMIC. Alta produtividade na usinagem de ligas resistentes ao calor à base de níquel. Fresas de topo de cerâmica TOOLS NEWS B228Z CERAMIC Alta produtividade na usinagem de ligas resistentes ao calor à base de níquel. CERAMIC CERAMIC CERAMIC Fresas de topo de cerâmica Facilidade para usinar

Leia mais

Brochamento. Nesta aula você terá uma visão geral de uma. Nossa aula. O que é brochamento. Brocha

Brochamento. Nesta aula você terá uma visão geral de uma. Nossa aula. O que é brochamento. Brocha A UU L AL A Brochamento Nesta aula você terá uma visão geral de uma operação muito utilizada em usinagem chamada brochamento. Você vai saber como é feita essa operação e quais as ferramentas e máquinas

Leia mais

Brochamento. Nesta aula você terá uma visão geral de uma. Nossa aula. O que é brochamento. Brocha

Brochamento. Nesta aula você terá uma visão geral de uma. Nossa aula. O que é brochamento. Brocha A UU L AL A Brochamento Nesta aula você terá uma visão geral de uma operação muito utilizada em usinagem chamada brochamento. Você vai saber como é feita essa operação e quais as ferramentas e máquinas

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TEC. LABORATÓRIO ELETROMECÂNICA (CNC)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TEC. LABORATÓRIO ELETROMECÂNICA (CNC) CNHECIMENTS ESPECÍFICS TEC. LABRATÓRI ELETRMECÂNICA (CNC) 21. Sobre as funções G01 e G73, podemos afirmar: A) As duas funções são utilizadas para avanços da ferramenta somente quando compensado o raio

Leia mais

Torneamento. Prof. Régis Kovacs Scalice. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville

Torneamento. Prof. Régis Kovacs Scalice. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Torneamento Prof. Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Visão sistêmica de

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Furação Alargamento Roscamento

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Furação Alargamento Roscamento SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Furação Alargamento Roscamento Processo de Furação FURAÇÃO - Definição Processo de usinagem onde movimento de corte principal é rotativo, e o movimento de avanço

Leia mais

FORÇAS E POTÊNCIAS NA USINAGEM

FORÇAS E POTÊNCIAS NA USINAGEM FORÇAS E POTÊNCIAS NA USINAGEM FORÇAS NA USINAGEM A força necessária para formar o cavaco, é dependente da tensão de cisalhamento do material da peça, das condições de usinagem e da área do plano de cisalhamento

Leia mais

Órgãos de Máquinas II

Órgãos de Máquinas II Órgãos de Máquinas II 5. Talhe de Dentes de Engrenagens Adaptado e adotado para a unidade curricular por José R. Gomes / Departamento de Engenharia Mecânica a partir de materiais de apoio pedagógico em

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Furação Alargamento Roscamento Mandrilamento

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Furação Alargamento Roscamento Mandrilamento SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Furação Alargamento Roscamento Mandrilamento Processo de Furação FURAÇÃO - Definição Processo de usinagem onde movimento de corte principal é rotativo, e o movimento

Leia mais

Usando as tabelas enviadas e consultando o mini catalogo Corokey da empresa Sandvik proponha a resolução do problema abaixo.

Usando as tabelas enviadas e consultando o mini catalogo Corokey da empresa Sandvik proponha a resolução do problema abaixo. 50 45 Torneamento Exemplo 1: Usando as tabelas enviadas e consultando o mini catalogo Corokey da empresa Sandvik proponha a resolução do problema abaixo. Exemplo 1. Realizar o torneamento cilíndrico de

Leia mais

Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo.

Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo. PRÁTICA DE OFICINA aula 03-2015-1 2.4 OPERAÇÕES DE TORNEAMENTO Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo. 2.4.1 - Torneamento retilíneo - Processo de torneamento no qual

Leia mais

DEMEC/UFRGS ENG03343 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM FRESAMENTO 3ª PARTE

DEMEC/UFRGS ENG03343 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM FRESAMENTO 3ª PARTE DEMEC/UFRGS ENG03343 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM FRESAMENTO 3ª PARTE Heraldo Amorim Porto Alegre, agosto de 2003 Fresando com o divisor universal Aparelho divisor acessório utilizado na máquina

Leia mais

44 Fresando ranhuras retas - I

44 Fresando ranhuras retas - I A U A UL LA Fresando ranhuras retas - I Na aula passada você aprendeu como fresar superfícies planas e superfícies planas inclinadas. Viu como escolher os dispositivos para fixação da peça e da fresa de

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 1/6

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 1/6 UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 1/6 Aula 01 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Parte 1 - Fresamento 1.1 Introdução 1.2 Tipos de fresadoras 1.3 Operações básicas 1.4 Principais

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA FERRAMENTA

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA FERRAMENTA TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO GEOMETRIA DA GEOMETRIA DA A geometria da ferramenta influencia na: Formação do cavaco Saída do cavaco Forças de corte Desgaste da ferramenta Qualidade final da peça GEOMETRIA

Leia mais

Aula Processos de usinagem de roscas -

Aula Processos de usinagem de roscas - Aula 14 - Processos de usinagem de roscas - Prof. Dr. Eng. Rodrigo Lima Stoeterau Processo de Usinagem de Roscas Processos de Usinagem Rosqueamento Definição: processo de usiangem cujo a função é produzir

Leia mais

USINAGEM USINAGEM. Prof. M.Sc.: Anael Krelling

USINAGEM USINAGEM. Prof. M.Sc.: Anael Krelling USINAGEM Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 No processo de Usinagem uma quantidade de material é removido com auxílio de uma ferramenta de corte produzindo o cavaco, obtendo-se assim uma peça com formas e dimensões

Leia mais

CÁLCULO DOS PARÂMETROS DE CORTE CÁLCULO DE VELOCIDADE DO AVANÇO

CÁLCULO DOS PARÂMETROS DE CORTE CÁLCULO DE VELOCIDADE DO AVANÇO CÁLCULO DOS n = 0 x Vc d x 3, = Velocidade de corte Vc = n x d x 3, 0 = m/min CÁLCULO DE VELOCIDADE DO AVANÇO Vf = 0 x Vc x Z x fz d x 3, = /min Vf = n x Z x fz = /min Onde: n: número de rotações da fresa

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2016 Aula 11 Componentes de transmissão e união II: engrenagens, pinos, cavilhas. Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia

Leia mais

Fresando pelo processo Fellows

Fresando pelo processo Fellows Fresando pelo processo Fellows A UU L AL A Na aula passada, você aprendeu como fresar segundo um processo especial, o Renânia. Nesta aula, você vai ver outro processo especial de fresagem, o processo Fellows,

Leia mais

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira USINAGEM CNC Professor: Emerson L. de Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br 1 Tecnologia CNC Gestão da Qualidade 2 Tecnologia CNC 3 Vantagens das máquinas 4 Desvantagens das máquinas 5 Eixos das máquinas

Leia mais

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios APLICAÇÕES Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias.. Transmissão de carro Redutor de velocidade Relógios 1 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DEFINIÇÃO: Engrenagens são rodas com dentes padronizados

Leia mais

A Altendorf WA 6: pequena, potente, extraordinária.

A Altendorf WA 6: pequena, potente, extraordinária. A Altendorf WA 6: pequena, potente, extraordinária. WA 6 em modelo não CE, mostrada com um carro de plataforma dupla de 2600 mm É pequena, mas é uma Altendorf. WA 6 em modelo CE, mostrada com um carro

Leia mais

Fresamento NOMENCLATURA. Haste Ângulo da Hélice Canal Diâmetro Externo Comprimento de Corte Comprimento Total A B C D E F

Fresamento NOMENCLATURA. Haste Ângulo da Hélice Canal Diâmetro Externo Comprimento de Corte Comprimento Total A B C D E F NOMENCLATURA A B C D E F Haste Ângulo da Hélice Canal Diâmetro Externo Comprimento de Corte Comprimento Total 1 Gash - Rebaixamento 2 Ângulo de alívio primário 3 Ângulo de alívio secundário 4 Dorso 5 Aresta

Leia mais

TABELA VC X MATERIAL PEÇA X MATERIAL FERRAMENTA X FATOR MULTIPL. PROCESSO(DESBASTE, SANGRIA, FURAÇÃO...)

TABELA VC X MATERIAL PEÇA X MATERIAL FERRAMENTA X FATOR MULTIPL. PROCESSO(DESBASTE, SANGRIA, FURAÇÃO...) Parâmetros de corte Torneamento e furação 1-) Uma peça bruta que será torneada(desbaste), possui diâmetro de 50mm. Após a usinagem, deseja-se que a peça tenha um diâmetro de 46mm, a ser atingido com 4

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS IX. Processos de Usinagem. Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução

Leia mais

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira USINAGEM CNC Professor: Emerson L. de Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br 1 Tecnologia CNC Gestão da Qualidade 2 Tecnologia CNC 3 Vantagens das máquinas 4 Desvantagens das máquinas 5 Eixos das máquinas

Leia mais

Processos de Usinagem

Processos de Usinagem Processos de Usinagem Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça

Leia mais

Teoria prática da Usinagem. Janaina Fracaro de Souza 2017

Teoria prática da Usinagem. Janaina Fracaro de Souza 2017 Teoria prática da Usinagem Janaina Fracaro de Souza 2017 /1 O Contexto Produtivo da Ferramentaria Contexto A tarefa de uma ferramentaria é fornecer recursos de produção para as fábricas; Um molde ou uma

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNO MEC. HORIZONTAL (NOMENCL./CARACT./ACESSÓRIOS) DEFINIÇÃO: É a máquina-ferramenta usada para trabalhos de torneamento, principalmente de metais que, através da realização

Leia mais

Catálogo de produtos 2013 / 2014

Catálogo de produtos 2013 / 2014 Catálogo de produtos 2013 / 2014 ÓLEO DE CORTE PARA METAIS Somos uma empresa especializada em suprimentos para a indústria Metal/Mecânica Brasileira. As melhores marcas, produtos com tecnologia de ponta,

Leia mais

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios APLICAÇÕES Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias.. Transmissão de carro Redutor de velocidade Relógios 1 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DEFINIÇÃO: Engrenagens são rodas com dentes padronizados

Leia mais

AULA 29 PROCESSO DE FRESAMENTO: OPERAÇÕES DE CORTE

AULA 29 PROCESSO DE FRESAMENTO: OPERAÇÕES DE CORTE AULA 29 PROCESSO DE FRESAMENTO: OPERAÇÕES DE CORTE 221 29. PROCESSO DE FRESAMENTO: OPERAÇÕES DE CORTE 29.1. Introdução Como citado anteriormente, o fresamento é um processo de usinagem no qual a remoção

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Professor - Renato G. Jasinevicius Aula: Máquina ferramenta- Torno Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características,

Leia mais

Acesse:

Acesse: Vou, corto e volto Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Você já pensou se tivesse que limar manualmente uma carcaça de um motor de navio? Provavelmente você começaria a tarefa e seus netos a terminariam,

Leia mais

Recuperação de guias ou vias deslizantes II

Recuperação de guias ou vias deslizantes II Recuperação de guias ou vias deslizantes II A UU L AL A Uma empresa especializada em reforma de máquinas assumiu o compromisso de reformar uma fresadora universal pertence à Kibarra S.A. Após os exames

Leia mais

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius SEM 0343 Processos de Usinagem Professor: Renato Goulart Jasinevicius Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características, forma construtiva, etc. Critérios

Leia mais

PROCESSOS DE USINAGEM I

PROCESSOS DE USINAGEM I PROCESSOS DE USINAGEM I Prof. Arthur Bortolin Beskow AULA 03 1 MOVIMENTOS NA USINAGEM Para a uniformização dos conceitos dos movimentos de usinagem é comumente utilizado a norma DIN 6580 ou a NBR 6162.

Leia mais

PREGÃO 69/ aquisição de equipamentos de serraria. Processo nº / Prazo de Entrega: 30dd NÃO É SRP

PREGÃO 69/ aquisição de equipamentos de serraria. Processo nº / Prazo de Entrega: 30dd NÃO É SRP FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO - PROGEST DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES - DCL SEÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE COMPRAS E SERVIÇOS -

Leia mais

ROMI ES-40 ROMI ES-40A ROMI ES-40B TORNOS UNIVERSAIS LINHA ROMI ES

ROMI ES-40 ROMI ES-40A ROMI ES-40B TORNOS UNIVERSAIS LINHA ROMI ES ROMI ES-40 ROMI ES-40A ROMI ES-40B TORNOS UNIVERSAIS LINHA ROMI ES Complexo Industrial Romi, em Santa Bárbara d Oeste - SP INOVAÇÃO + QUALIDADE ROMI: Desde 1930 produzindo tecnologia. Desde a sua fundação,

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Prof.: Carlos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Prof.: Carlos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campos de Presidente Epitácio LIDIANE FERREIRA Trabalho apresentado na disciplina de Elementos de Maquinas do Curso de Automação Industrial 3º módulo

Leia mais

Retirado da Apostila DIDATECH - Programação Fanuc21T OS CÓDIGOS DOS PROGRAMAS FORAM ALTERADOS CONFORME O SOFTWARE FANUCL - DENFORD

Retirado da Apostila DIDATECH - Programação Fanuc21T OS CÓDIGOS DOS PROGRAMAS FORAM ALTERADOS CONFORME O SOFTWARE FANUCL - DENFORD Estrutura do Programa C.N. Programa C.N. é a transformação do desenho da peça em códigos que são interpretados pelo comando. O programa C.N. é composto por uma seqüência finita de blocos que são memorizados

Leia mais

AT411 Processos de corte Prof. Carlos Eduardo Camargo de Albuquerque

AT411 Processos de corte Prof. Carlos Eduardo Camargo de Albuquerque 1 2 GRANDEZAS DE CORTE CONCORDANTE Pe: plano de trabalho, em que passando pelo ponto de corte escolhido contém as direções de corte e avanço; Vc: velocidade de corte (m/s); Ve: velocidade eetiva (m/s);

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS IX. Processos de Usinagem. Damos o nome de processos mecânicos de usinagem ao conjunto dos movimentos destinados à remoção do sobremetal

Leia mais

Aula 4-Movimentos,Grandezas e Processos

Aula 4-Movimentos,Grandezas e Processos Movimentos de Corte Os movimentos entre ferramenta e peça durante a usinagem são aqueles que permitem a ocorrência do processo de usinagem.convencionalmente se supõe a peça parada e todo o movimento sendo

Leia mais

Nova tecnologia em fresamento Soluções em Fresamento

Nova tecnologia em fresamento Soluções em Fresamento Fresamento Dupla face, Inserto de 6 arestas, cabeçote 90 com baixo esforço de corte Nova tecnologia em fresamento Soluções em Fresamento 6 vantagens competitivas para alta eficiência em fresamento Maior

Leia mais

ÍNDICE. Square 6 Double Octomill Turbo 10 Fresas de Disco R Quattromill

ÍNDICE. Square 6 Double Octomill Turbo 10 Fresas de Disco R Quattromill SECO MILLING ÍNDICE Square 6 Double Octomill Turbo 10 Fresas de Disco 335.25 R220.88 Quattromill 2 3 4 5 6 7 SQUARE 6 TM PRODUTIVIDADE E ECONOMIA. A fresa Square 6 é uma solução confiável e econômica para

Leia mais

FEPI , Page 1 Tecnologia Mecânica II

FEPI , Page 1 Tecnologia Mecânica II 28.09.2009, Page 1 APLAINAMENTO O Aplainamento consiste em obter superfícies planas em posição horizontal, vertical ou inclinada. A ferramenta utilizada tem apenas uma aresta cortante que retira o sobremetal

Leia mais

EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE Teste 2

EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE Teste 2 EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE 2007 - Teste 2 1. As características desejáveis a um material de ferramenta são: a. resistência ao desgaste, tenacidade, dureza a quente e baixo coeficiente

Leia mais

UNI. Vista geral dos símbolos DIN DIN DIN UTL 3000 DIN DIN DIN TURBO. Broca de centralização 60º - Forma A e R

UNI. Vista geral dos símbolos DIN DIN DIN UTL 3000 DIN DIN DIN TURBO. Broca de centralização 60º - Forma A e R Brocas helicoidais Vista geral dos símbolos Ângulo helicoidal: 25-30º Perfil com ranhura: normal úcleo: normal Ângulo: 118º DI 333 Broca de centralização 60º - Forma A e R TL 3000 UTL 3000 Ângulo helicoidal:

Leia mais