ATIVIDADES DO SETOR MARÍTIMO - MARIS Data: 02/05/11

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADES DO SETOR MARÍTIMO - MARIS Data: 02/05/11"

Transcrição

1 Página: 1 de 5 1. OBJETIVO Descrever a metodologia adotada pelo MARIS para a execução dos serviços de transporte, embarque e desembarque dos Práticos na Barra e Porto de Santos, bem como, os serviços de apoio à execução das manobras botes de amarração. 2. APLICAÇÃO Este procedimento se aplica ao MARIS, CO, PRATI, GEGER e GEROP. 3. DEFINIÇÕES CO Centro de Operações; GEGER Gerência Geral; GEROP Gerente Operacional MARIS Setor Marítimo; PRATI Práticos; PVMS Port & Vessel Monitoring System SM - Solicitação de Manutenção; 4. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS 4.1 PLANEJAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES Para a execução das atividades do MARIS, o planejamento das embarcações é realizado da seguinte forma: Duas lanchas de barra, duas de porto e uma terceira de reserva e dois botes baseados na Estação de Praticagem em operação; As demais embarcações ficarão em stand by na bóia ou em manutenção preventiva ou corretiva, de acordo com as necessidades. 4.2 EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE, EMBARQUE E DESEMBARQUE DOS PRÁTICOS E APOIO A MANOBRA GENERALIDADES Os mestres da lancha de barra, responsáveis pelos turnos devem ficar atentos às manobras a serem executadas constantes da Pauta de Serviços de Praticagem, via computador e repassá-las aos demais marítimos. Caso o computador esteja inoperante, a listagem de Manobras Programadas deve ser obtida junto ao C.O O mestre da lancha de barra responsável pelo turno, efetua a distribuição das manobras programadas aos outros mestres do setor e boteiros da ponte. Área MARIS Elaborado Funcionário JOSÉ LUIZ Rubrica Área GEGER Aprovado Funcionário GERALDES Rubrica

2 Página: 2 de O mestre que está entrando, informa-se com o mestre que está deixando o serviço sobre as manobras em andamento, mantendo o monitoramento durante o seu serviço por meio de PVMS, e sobre as ocorrências relativas ao estado operacional da lancha. Mestre de barra: verifica manobras de saída em andamento. Mestre de porto: verifica manobras de entrada e mudanças em andamento O mestre /boteiro que está saindo escritura e assina o Diário de Bordo e o que está entrando, confere seus registros. Esse diário serve para controle de horas, abastecimento, manobras e quaisquer ocorrências com relação aos serviços realizados, principalmente quanto a avarias nas embarcações durante sua operação O mestre /boteiro que está entrando de serviço, executa o Check List Diário pertencente ao Diário de Bordo, efetuando os registros necessários. Esse Check-List serve para verificar o estado operacional da embarcação. Qualquer anomalia constatada deverá ser registrada no Diário de Bordo, sendo o CO e ESTAL informados para devidas providências. Caso a anomalia seja sanada pelo MARIS, este fato deverá ser registrado no Diário de Bordo, sem a necessidade de efetuar uma SM. Se houver necessidade de solicitar alguma manutenção corretiva, o MARIS deverá preencher uma SM em meio eletrônico. Nota 1: Nas situações em que o Mestre ou Marinheiro boteiro verificar uma anormalidade da embarcação registrada no Diário de Bordo e, com seus próprios recursos técnicos, corrigir a citada anormalidade, sem utilizar mão-de-obra do estaleiro, deverá lançar no Diário de Bordo, durante seu turno de serviço, a regularização da anormalidade (o pronto da embarcação) Os mestres devem manter contato permanente no rádio, com o CO, para verificação das manobras confirmadas EMBARQUE E DESEMBARQUE Os embarques e desembarques de Práticos são efetuados da seguinte forma: a) Lancha de Barra: embarques e desembarques na Barra. b) Lancha de Porto: embarques e desembarques no Porto Nas atividades de embarque e desembarque, os mestres devem conduzir suas lanchas até o navio promovendo a aproximação segura ao seu costado, considerando dentre outras, as condições de velocidade do navio, mar e vento, conforme expertise adquirida, ao longo de sua atividade.

3 Página: 3 de Após a condução dos embarques e/ou desembarques os mestres devem retornar à ponte, e aguardar as próximas confirmações Cabe ao marinheiro da lancha de barra auxiliar o embarque e desembarque do prático, bem como se submeter às determinações do mestre. Deve o mesmo, nas ocasiões de embarque e desembarque de práticos, permanecer no convés da lancha, equipado com colete salva-vidas, cinto de segurança e bóia circular, para atender qualquer situação de emergência, que ocorra com o prático SERVIÇOS DE APOIO A MANOBRA DE ATRACAÇÃO Áreas de Atuação Quando vários serviços se desenvolvem de forma contínua ao longo de todo o porto de Santos, um dos botes exercerá sua atividade na área compreendida entre a COSIPA e o Armazém 12, incluindo o Terminal da Ilha Barnabé. O outro bote exercerá sua atividade, na área compreendida entre o Armazém 12 e o Armazém 39, incluindo os Terminais da margem esquerda. Quando houver acúmulo de serviços em uma das áreas, os dois botes exercerão suas atividades nessa área Desenvolvimento das Atividades Cabe aos botes aguardar as ordens do Prático (via rádio ou apito do navio) no local designado para a atracação. Quando ordenado, o Boteiro deve aproximar-se para receber o cabo de atracação, conduzindo-o até o cais e entregá-lo ao amarrador da CODESP. Concluída a amarração, e, somente após ter sido dispensado pelo Prático, o Boteiro deverá retornar para a Estação de Praticagem ou atender outra manobra conforme programação previamente recebida. Nota 2: Navios com cabo de aço sempre que possível, serão atendidos por dois botes. Nota 3: Para sua maior segurança o Boteiro deverá cumprir rigorosamente o DECÁLOGO DA SEGURANÇA PARA OS MARINHEIROS DOS BOTES DE AMARRAÇÃO. 4.3 RODIZIO DE EMBARCAÇÕES É praticado um rodízio entre as embarcações em operação e na bóia visando melhor racionalização de utilização. 4.4 MONITORAMENTO DE PROCESSO O processo de execução das atividades do MARIS será monitorado pelo Encarregado do Setor Marítimo, ou por pessoal por ele designado, através do Diário de Bordo pela verificação da execução do check-list nas embarcações em funcionamento, bem como pelo acompanhamento dos indicadores de desempenho do SGQ. 5. RESPONSABILIDADES 5.1 Encarregado do Setor Marítimo: Monitorar as atividades do MARIS através do Diário de Bordo

4 Página: 4 de Mestre de Barra responsável pelo turno Inteirar-se da programação constante da Pauta de Serviço da Praticagem ou designar pessoa para fazê-lo; Distribuir as manobras programadas aos demais mestres e boteiros; Manter sua listagem de manobras atualizada; Manter contato com o CO em caso de dúvida, sobre as manobras programadas e as informar aos demais mestres e boteiros. Supervisionar o serviço dos boteiros, seus horários de serviço, pontualidade, execução de suas funções e conservação do material de trabalho (botes, capas de chuva, rádio, etc.); Inspecionar o preenchimento do Diário de Bordo ; Comunicar ao CO e ESTAL (no horário de funcionamento) qualquer avaria dos botes/lanchas que impeçam o desempenho de suas funções, abrindo SM, quando houver necessidade de uma manutenção corretiva. 5.3 Mestre de Barra e Porto Transportar, embarcar e desembarcar Práticos; Conduzir com segurança as lanchas; Executar o Check List Diário ; Registrar ocorrências no Diário de Bordo ; Manter contato constante com o C.O. sempre que necessário; Comunicar ao CO e ESTAL (no horário de funcionamento) qualquer avaria dos botes/lanchas que impeçam o desempenho de suas funções, abrindo SM, quando aplicável, na ausência do Mestre responsável pelo turno; Manterem-se informados dos regulamentos de tráfego, salvatagem e sinalização, disponíveis nas lanchas, consultando-os regularmente (RIPEAM e LESTA). Manterem-se perfeitamente atualizados e cumprirem com o máximo rigor as Instruções de Preenchimento do Diário de Bordo. Quando, fora do horário de expediente normal, mais de uma lancha de barra ou de porto ou mais de um bote de amarração estiverem avariados, deve ser contactado o Gerente de Logística ou o Gerente de Serviço para, de acordo com o problema ou avaria ocorrida, acionar o mecânico ou o eletricista de serviço, de acordo com a escala mensal afixada na sala dos marítimos. 5.4 Mestre de Porto Inteirar-se da programação junto ao mestre responsável pelo turno; Manter-se atualizado quanto às manobras executadas e por executar. 5.5 Marinheiro das Lanchas de Barra Permanecer na lancha, para promover a segurança do embarque e desembarque do prático, bem como se submeter às determinações do mestre.

5 Página: 5 de Boteiros Inteirar-se a programação de manobras junto ao Mestre de Barra responsável pelo turno; Manter-se atualizado quanto às manobras executadas e por executar; Comunicar ao Mestre responsável pelo turno, qualquer avaria e/ou ocorrência com o bote; Auxiliar as manobras, transportando para terra os cabos de amarração dos navios; Aguardar as ordens do Prático no local da manobra, tanto para transportar os cabos para o cais como para dispensá-lo daquela manobra; Executar o Check List Diário, efetuando todos os registros necessários no Diário de Bordo e rubricar o mesmo; Cumprir o DECÁLOGO DA SEGURANÇA PARA OS MARINHEIROS DOS BOTES DE AMARRAÇÃO; 6. REGISTROS Identificação Armazenamento Recuperação Retenção Código Nome Local Forma Indexação Acesso Ativo Inativo F-MARIS-01 SM ESTAL 2 ANOS Descarte N/A Diário de Bordo MARIS Por Embarcação Até sua finalização 1 anterior N/A Check-list Diário MARIS Diário de Bordo Até sua finalização 1 anterior OBS: - Data; -Livre; Ordem Numérica; - Pasta A-Z; Meio Eletrônico; Armário; Quadro; Caderno; N/A Não se aplica. 7. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA DECÁLOGO DA SEGURANÇA PARA OS MARINHEIROS DOS BOTES DE AMARRAÇÃO; LESTA - Lei de Segurança para o Tráfego Aquaviário; RIPEAM - Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar. 8. NATUREZA DAS ALTERAÇÕES Item Alteração no texto; 9. ANEXOS Modelo de Diário de Bordo.

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6

Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20.08.2013 00 Emissão inicial. Revisão para maior clareza no texto do documento. Adequação da responsabilidade

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO APOLLO 6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO APOLLO 6 CESTO PARA TRANSFÊRENCIA DE PESSOAL ENTRE EMBARCAÇÕES MANUAL DE UTILIZAÇÃO APOLLO 6 Flexprin Indústria Comercio e Serviços Marítimos ltda Alexandre Veloso, Engenheiro Naval Crea-rj 166036 D 1980.102.461

Leia mais

PROCEDIMENTO Código: P-FATUR-01. FATURAMENTO Data: 23/09/2013

PROCEDIMENTO Código: P-FATUR-01. FATURAMENTO Data: 23/09/2013 Página:1 de 5 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática de faturamento dos erviços de Praticagem efetuada pela Práticos de antos. 2. APLICAÇÃO Este procedimento se aplica ao GEGER, CO e FATUR 3. DEFINIÇÕE

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Conduta Disciplinar do Motorista

Procedimento Operacional Assunto: Conduta Disciplinar do Motorista 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 02.06.2015

Leia mais

PROCEDIMENTO PR 7.03

PROCEDIMENTO PR 7.03 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 8 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 Adequação dos fluxos de recebimento de coletas, separação de cargas e carregamento

Leia mais

Anexo C. Componentes da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR)

Anexo C. Componentes da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) Anexo C Componentes da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) A Estrutura Organizacional de Resposta deverá atender em caso de Nível I em até 40 minutos. A equipe necessária para o atendimento de Nível

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VACARIA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Capítulo 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Estas normas regulamentam o funcionamento do Laboratório de Ciências da Natureza do Instituto

Leia mais

ANEXOS. Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 18.2.2016 COM(2016) 82 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS da Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais na navegação interior

Leia mais

ANEXO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO TABELA DE TEMPOS PARA CONSERTO DE FALHAS

ANEXO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO TABELA DE TEMPOS PARA CONSERTO DE FALHAS ANEXO 5.1.5 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO TABELA DE TEMPOS PARA CONSERTO DE FALHAS Manual de Procedimientos de Manutenção Tabela de Tempos para conserto de Falhas Serviço ATENDE MAIO/2015 MANUAL

Leia mais

MANUTENÇÃO DA SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO PORTO DE FORTALEZA

MANUTENÇÃO DA SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO PORTO DE FORTALEZA MANUTENÇÃO DA SINALIZAÇÃO NÁUTICA DO PORTO DE FORTALEZA ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS Maio/2013 ÍNDICE I - OBJETO... 2 II - DESCRIÇÃO DO BALIZAMENTO DO PORTO DE FORTALEZA (MUCURIPE)... 2 III - DISPOSIÇÕES

Leia mais

Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) Infrações e Penalidades

Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) Infrações e Penalidades 1 Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) Infrações e Penalidades SUMÁRIO Seção I - Disposições Gerais... 3 Seção II - Das Infrações Imputáveis aos Autores Materiais e das Penalidades...

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

NORMA GERAL PARA GESTÃO DE OPERAÇÃO MARÍTIMA DA CDP

NORMA GERAL PARA GESTÃO DE OPERAÇÃO MARÍTIMA DA CDP NORMA GERAL PARA GESTÃO DE OPERAÇÃO MARÍTIMA DA CDP TÍTULO Capítulo Seção Nome Revisão Norma Geral 4 Área de Gestão de Engenharia e Operações Portuárias 1 Diretrizes Operacionais 01 Diretrizes Gerais de

Leia mais

OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades

OZEAN ESCOLA NÁUTICA  CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12 REGULAMENTO DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO EM ÁGUAS SOB JURISDIÇÃO NACIONAL (RLESTA) Em 11 de Dezembro de 1997 foi promulgada a Lei n 9.537, que dispõe sobre a SEGURANÇA

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 021/2015 DPC /12/2015 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 021/2015 DPC /12/2015 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 021/2015 DPC-02-02 137 09/12/2015 NORMAM, VISTORIAS, INSPEÇÕES E PERÍCIAS A S S U N T O Assunto : Altera a Norma de Autoridade Marítima Para o Serviço de

Leia mais

Perfil Profissional das funções desempenhadas pelo Pessoal Marítimo. Descrição sumária das Tarefas:

Perfil Profissional das funções desempenhadas pelo Pessoal Marítimo. Descrição sumária das Tarefas: Perfil Profissional das funções desempenhadas pelo Pessoal Marítimo PM - 001 Mestre de Pesca Descrição sumária das Tarefas: Comandar a embarcação, superintendendo todas as secções a bordo, competindo-lhe

Leia mais

1. Objetivo Detalhar o processo do comercial envolvendo a identificação, cadastramento de novos clientes e inclusão de pedido de venda.

1. Objetivo Detalhar o processo do comercial envolvendo a identificação, cadastramento de novos clientes e inclusão de pedido de venda. PR-CO.01. COMERCIAL Página: 1/5 1. Objetivo Detalhar o processo do comercial envolvendo a identificação, cadastramento de novos clientes e inclusão de pedido de venda. 2. Histórico de Revisões Revisão

Leia mais

Nota: CÓPIA CONTROLADA (Documento impresso não é controlado) Página 1 de 8

Nota: CÓPIA CONTROLADA (Documento impresso não é controlado) Página 1 de 8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE 3. DETALHAMENTO 4. REGISTROS DA QUALIDADE HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA 19/12/11 00 Elaboração Inicial Nota:

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO

COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO N O R M A P - 1 NORMA DE TRÁFEGO E PERMANÊNCIA DE NAVIOS E EMBARCAÇÕES NO PORTO DE VITÓRIA CODESA 0 PORTO DE VITÓRIA 1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 1.1 Localizações COMPANHIA

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) REV: DATA: Alteração geral do documento 01 12/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO de novembro de 2012

RESOLUÇÃO de novembro de 2012 RESOLUÇÃO 52 20 de novembro de 2012 O DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO - CODESA, no uso da atribuição que lhe confere a letra g, do artigo 17, do Estatuto Social da Companhia, e

Leia mais

EXPEDIÇÃO. 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela Expedição.

EXPEDIÇÃO. 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela Expedição. Página: 1 / 9 Re 1. Setor: de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela. 4. Indicador: Quantidade de veículos no pátio

Leia mais

EXPEDIÇÃO ARMAZEM BASE Setor: Expedição de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc Base 11

EXPEDIÇÃO ARMAZEM BASE Setor: Expedição de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc Base 11 Página: 1 / 5 Re 1. Setor: de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc Base 11 3. Tarefa: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela. 4. Indicador: Quantidade de veículos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFERÊNCIAS 06. SIGLAS 07. CONDIÇÕES DE BIOSSEGURANÇA 08. PROCEDIMENTOS

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE. CAPÍTULO I Disposições Gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE. CAPÍTULO I Disposições Gerais ANEXO (a que se refere o artigo único do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 70/2016, de 22 de junho) REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE CAPÍTULO I Disposições

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista REGULAMENTO DO CENTRO DE MICROSCOPIA AVANÇADA DO O Centro de Microscopia Avançada é um laboratório multiusuário específico para observação de preparados histológicos, análise dos mesmos e captura de imagens

Leia mais

Instrução de Trabalho Assunto: Planejamento

Instrução de Trabalho Assunto: Planejamento 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 06/08/2012

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFERÊNCIAS 06. SIGLAS 07. CONDIÇÕES DE BIOSSEGURANÇA 08. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Instrução de Trabalho Assunto: Consulta de Viagens e Associação de Equipamentos/Motoristas - Cliente Unipar Carbocloro

Instrução de Trabalho Assunto: Consulta de Viagens e Associação de Equipamentos/Motoristas - Cliente Unipar Carbocloro 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 29.10.2015

Leia mais

OPERAÇÃO FERROVIA. 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela operação da ferrovia.

OPERAÇÃO FERROVIA. 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela operação da ferrovia. Página: 1 / 11 1. Setor: Ferrovia 2. Abrangência: Terloc 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela operação da ferrovia. 4. Indicador: Tempo de descarga/carregamento

Leia mais

TERMO DE ACEITAÇÃO DE CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO FHM-RG-053

TERMO DE ACEITAÇÃO DE CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO FHM-RG-053 1. Considerações Gerais: 1.1. O aceite deste termo por parte do pré-inscrito é considerado como aceite e ciência de todo o conteúdo das Regras de Inscrição para os Cursos da Fundação Homem do Mar - FHM,

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para elaboração e controle dos documentos e registros do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Responsável: Juliana Maria Gomes de Almeida Alves Cópia Controlada

Leia mais

Instrução de Trabalho Assunto: Registro, Investigação e Encerramento de Ocorrências / Não Conformidades Internas e Externas

Instrução de Trabalho Assunto: Registro, Investigação e Encerramento de Ocorrências / Não Conformidades Internas e Externas 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 01/10/2015

Leia mais

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 32 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM SERVIÇOS EM EQUIPAMENTOS FLUTUANTES

Coleção MONTICUCO Fascículo Nº 32 Engenharia de Segurança e Meio Ambiente do Trabalho LISTA DE CHECAGEM SERVIÇOS EM EQUIPAMENTOS FLUTUANTES LISTA DE CHECAGEM DE SERVIÇOS EM EQUIPAMENTOS FLUTUANTES 1 Autor DEOGLEDES MONTICUCO Iniciou aos 14 anos como Mensageiro. 1974 - Engenheiro Civil e 1975 - Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obras de

Leia mais

Subsequente. ESTRATÉGIAS DE ENSINO (teóricas e práticas)

Subsequente. ESTRATÉGIAS DE ENSINO (teóricas e práticas) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:

Leia mais

DESAFIO SOLAR BRASIL 2016 BÚZIOS

DESAFIO SOLAR BRASIL 2016 BÚZIOS DESAFIO SOLAR BRASIL 2016 BÚZIOS 1º AVISO DE COMPETIÇÃO 1 Organização do evento O DESAFIO SOLAR BRASIL 2016 tem a organização e responsabilidade técnica da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leia mais

PROCEDIMENTO MÚTUO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO MÚTUO OPERACIONAL 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos integrados entre a DISTRIBUIDORA; o TRANSPORTADOR e o OPERADOR, para a operação das instalações de interligação do gasoduto do TRANSPORTADOR com a rede da DISTRIBUIDORA,

Leia mais

TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA

TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TARIFA APROVADA PELA ANTAQ RES. 3.393/2014, DE 21/05/2014 DIREXE 1.314/2014, Resolução 073 de 30/07/2014 1 TARIFÁRIO DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA Tabela I -

Leia mais

CAPITANIA DOS PORTOS DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO

CAPITANIA DOS PORTOS DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO + CAPITANIA DOS PORTOS DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO CURSO ESPECIAL PARA CONDUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE ESTADO NO SERVIÇO PÚBLICO (ECSP) 1 O CUSO TEM O PROPOSÍTO DE HABILITAR

Leia mais

Esta instrução se aplica à todos os usuários de refrigeradores (- 2 a 8 C) e freezers (-15 a -35 C), utilizados nas áreas laboratoriais do ILMD.

Esta instrução se aplica à todos os usuários de refrigeradores (- 2 a 8 C) e freezers (-15 a -35 C), utilizados nas áreas laboratoriais do ILMD. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: USO E MANUTENÇÃO DE REFRIGERADORES E FREEZERS Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFERÊNCIAS

Leia mais

COORDENAR SERVIÇOS GERAIS DE INFRAESTRUTURA 1 OBJETIVO

COORDENAR SERVIÇOS GERAIS DE INFRAESTRUTURA 1 OBJETIVO Proposto por: Diretora do Departamento de Administração (DEADM) Analisado por: Assessora da Assessoria de Gestão Estratégica (ASGET) Aprovado por: Secretária da Secretaria-Geral de Ensino (SECGE) 1 OBJETIVO

Leia mais

PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 6 ÁREA: OPERAÇÕES GERAL

PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 6 ÁREA: OPERAÇÕES GERAL PROCESSO DE FATURAMENTO DE TARIFAS PORTUÁRIAS Nº TF-00001 REV 04 JUL-17 PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 6 ÁREA: OPERAÇÕES GERAL ÍNDICE DE REVISÕES REV 01 DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS INCLUÍDA TARIFA PARA ÁREA

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro 65º. REGATA SANTOS-RIO 23 de outubro de 2015 CLASSES: ORC, IRC, BRA-RG, BICO DE PROA. Autoridades Organizadoras: Iate Clube de Santos e Iate Clube do Rio de Janeiro Confederação Brasileira de Vela Associação

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA

RELATÓRIO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA 1/ 22 LOCAL: Sala de Reunião Presidência HORÁRIO: 14:00 H Assuntos tratados: 1. Resultados das auditorias internas e das avaliações do atendimento aos requisitos legais e outros subscritos pela organização

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

RESOLUÇÃO DP Nº 73/2008, DE 29 DE MAIO DE 2008.

RESOLUÇÃO DP Nº 73/2008, DE 29 DE MAIO DE 2008. RESOLUÇÃO DP Nº 73/2008, DE 29 DE MAIO DE 2008. ESTABELECE AS REGRAS DE ATRACAÇÃO NO CAIS DO SABOÓ E SUAS RESPECTIVAS PRIORIDADES E PREFERÊNCIAS. O DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 5 ÁREA: OPERAÇÃO GERAL

PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 5 ÁREA: OPERAÇÃO GERAL PROCESSO DE FATURAMENTO DE TARIFAS PORTUÁRIAS Nº TF-00001 REV 03 MAI-16 PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 5 ÁREA: OPERAÇÃO GERAL ÍNDICE DE REVISÕES REV 01 DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS INCLUÍDA TARIFA PARA ÁREA

Leia mais

PORTARIA Nº 017 de 2018

PORTARIA Nº 017 de 2018 PORTARIA Nº 017 de 2018 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS ADEQUADOS QUANTO AO USO DA ÁREA PORTUÁRIA DE SUAPE (CAIS, PÍERES, CANAL DE ACESSO, BACIA DE EVOLUÇÃO E ÁREA DE FUNDEIO). O DIRETOR-PRESIDENTE

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE PREVENÇÃO AO CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE (Do Sr. Paulo Bornhausen) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE (Do Sr. Paulo Bornhausen) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2007 (Do Sr. Paulo Bornhausen) Dispõe sobre o exercício da profissão de supervisor de segurança portuária. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A profissão de supervisor de segurança

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI. Praça Antônio Carlos, 10 Centro CEP: Guarani MG (32)

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI.   Praça Antônio Carlos, 10 Centro CEP: Guarani MG (32) LEI Nº. 829 DE 04 DE JULHO DE 2017. Altera o inciso II do Art. 1º, da Lei nº. 829/2.017, que cria cargos efetivos constantes do Quadro de Servidores, e dá outras providências. Art. 1 o O Arigo. I 01 (um)

Leia mais

Padrão Gerencial. Gestão de Mudança

Padrão Gerencial. Gestão de Mudança 1 OBJETIVO Definir o processo de gestão das mudanças relevantes para organização. 2 DISPOSIÇÕES GERAIS 2.1 Este padrão aplica-se a todas as Gerências e Unidades do SESI DR-BA; 2.2 Documentação de referência:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT Operações entre o GAC e Expedição

INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT Operações entre o GAC e Expedição Operações entre o GAC e Expedição Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. DEFINIÇÕES... 1 3. RESPONSABILIDADES... 1 4. PROCEDIMENTO... 1 4.1. CARGA URGENTE... 1 4.2. CARGA EXPRESSA... 3 4.3. PEDIDOS INCOMPLETOS...

Leia mais

PROCESSO. Processos Orientados aos Associados devem obedecer à codificação PAXX onde XX

PROCESSO. Processos Orientados aos Associados devem obedecer à codificação PAXX onde XX CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Página: 1/6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes orientadoras e manter sistemática para elaboração, controle, acesso, alteração, aprovação e padronização dos documentos

Leia mais

1. Considerações Gerais: 2. Público Alvo: FHM-RG-053

1. Considerações Gerais: 2. Público Alvo: FHM-RG-053 1. Considerações Gerais: 1.1.O aceite deste termo por parte do pré-inscrito é considerado como aceite e ciência de todo o conteúdo das Regras de Inscrição para os Cursos da Fundação Homem do Mar - FHM,

Leia mais

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS POL-01 REV.03 de NOV/2016 PÁG. 1 de 9 1 DEFINIÇÕES Não-conformidade: é o não cumprimento de requisitos específicos.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 03 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02 Gestão

Leia mais

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ O presente regulamento visa estabelecer normas, procedimentos de funcionamento e atividades atribuídas à Gerência de Serviços, conforme estabelecido no Capítulo

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL Gestão documental

PROCEDIMENTO GERAL Gestão documental Página 1 de 6 I ÂMBITO Aplicável ao ciclo de vida dos documentos desde a sua entrada/criação na ESEP, até ao fim do seu ciclo de vida na ESEP incluindo o ato de eliminação. Engloba a atribuição de cotas

Leia mais

Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de Produto Não Conforme

Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de Produto Não Conforme Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de 1 de 6 0. Situação de revisão: Situação Data Alteração 0.0 10.08.2010 Versão inicial 0.1 23.11.2010 Formatação de documento 0.2 21.07.2011

Leia mais

PORTARIA Nº 12-R, DE 10 DE JUNHO DE Dispõe sobre as atividades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual.

PORTARIA Nº 12-R, DE 10 DE JUNHO DE Dispõe sobre as atividades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. PORTARIA Nº 12-R, DE 10 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre as atividades dos Auditores Fiscais da Receita Estadual. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 98, II, da

Leia mais

Regras Gerais de Atendimento aos Navios no Porto de Vila do Conde

Regras Gerais de Atendimento aos Navios no Porto de Vila do Conde KFM/dsl. Regras Gerais de Atendimento aos Navios no Porto de Vila do Conde Anexo à Deliberação CAP n o 07/2006, de 26.10.2006 Art. 1º. A atracação dos navios no Porto de Vila do Conde somente será concedida

Leia mais

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO PARA PLANEJAMENTO DE REDE PLANEJAMENTO DE REDE PO-10-03 01 PÁGINA 1 DE 8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE 3. DETALHAMENTO 4. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado/Revisado por: Planejamento (UBIRAJARA LIMA) 16/08/18

Leia mais

Iate Clube do Rio de Janeiro

Iate Clube do Rio de Janeiro 67º. REGATA SANTOS-RIO 27 de outubro de 2017 CLASSES: ORC, IRC, BRA-RG Autoridades Organizadoras: Iate Clube de Santos e Confederação Brasileira de Vela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano INSTRUÇÃO

Leia mais

PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 6 ÁREA: COMERCIAL GERAL

PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 6 ÁREA: COMERCIAL GERAL PROCESSO DE FATURAMENTO DE TARIFAS PORTUÁRIAS Nº TF-00001 REV 05 JAN -19 PORTO DO AÇU FOLHA: 1 DE 6 ÁREA: COMERCIAL GERAL ÍNDICE DE REVISÕES REV 01 DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS INCLUÍDA TARIFA PARA

Leia mais

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS

NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS NÃO CONFORMIDADES, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS, RECLAMAÇÕES, APELAÇÕES E DISPUTAS POL-01 REV.02 de JUL/2016 PÁG. 1 de 8 SEQÜÊNCIA Executivo sênior Representante da qualidade Resp. Administrativo/ Financeiro

Leia mais

Submódulo Execução de intervenções

Submódulo Execução de intervenções Submódulo 10.5 Execução de intervenções Rev. Nº. 0.1 0.2 0.3 1.0 1.1 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Esta revisão tem como motivo a

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração.

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração. CONTROLE DE REVISÃO Código do documento: Nome do documento: Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: ULC/0402 PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL - GAMAGRAFIA Coordenadora

Leia mais

Instrução de Trabalho Assunto: Lançamento de Autorização de Pagamento para Marítimo Rateio de Custo (Manifesto + Frota) (AP)

Instrução de Trabalho Assunto: Lançamento de Autorização de Pagamento para Marítimo Rateio de Custo (Manifesto + Frota) (AP) 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 09.10.2015

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

Regata Porto Alegre Pelotas 2013 Dia 19 de abril de Instruções de Regata

Regata Porto Alegre Pelotas 2013 Dia 19 de abril de Instruções de Regata Regata Porto Alegre Pelotas 2013 Dia 19 de abril de 2013 Instruções de Regata 1. AUTORIDADE ORGANIZADORA 1.1 Veleiros do Sul Sociedade Náutica Desportiva e Veleiros Saldanha da Gama 1.2 Apoio da Marinha

Leia mais

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 7 Revisão 02 AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA PROCEDIMENTO

Primeira Edição: 23/08/2010 Página 1 de 7 Revisão 02 AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA PROCEDIMENTO Página 1 de 7 REGISTRO DE ALTERAÇÕES REV. DATA ALTERAÇÃO EFETUADA 00 23/08/2010 Emissão do Documento 01 05/11/2010 Junção e POP.ADM.008, revisão do procedimento 02 08/11/2011 Alteração da logomarca Claudiane

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO PLANO DE CONTIGÊNCIA PARA OPERAÇÃO DO COD

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO PLANO DE CONTIGÊNCIA PARA OPERAÇÃO DO COD 1/6 1. Objetivo O objetivo desta orientação técnica é estabelecer planos de contingência a serem aplicados nos casos de alteração das condições normais de operação do COD, seja por motivo de concentração

Leia mais

VII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro

VII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro VII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro Atualidades do Direito Portuário, Infraestrutura e Logística TECNOLOGIA A SERVIÇO DO BRASIL Sumário: - O porquê da Praticagem - Contribuições

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1. FINALIDADE

NORMA TÉCNICA 1. FINALIDADE 1. FINALIDADE Disciplinar os procedimentos administrativos e operacionais para a realização dos serviços de amarração e desamarração de navios no cais público do Porto de São Sebastião, estabelecendo as

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A Página 1 de 9 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 11/01/10 Emissão Inicial N/A Documento via original Assinada OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS

Leia mais

A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma:

A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: 1. Sistema Sicoob A estrutura de gerenciamento do risco operacional das cooperativas do Sicoob é composta da seguinte forma: A adoção do modelo de estrutura de gerenciamento do risco operacional apresentada

Leia mais

Capítulo 2 Cenários Acidentais

Capítulo 2 Cenários Acidentais Capítulo 2 Cenários Acidentais INTRODUÇÃO COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA Em 2008 a Resolução CONAMA 293/01 foi revisada e substituída pela Resolução CONAMA 398/08. A CONAMA 398/08 definiu

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 014/2016 DPC /12/2016 CAPITANIA DOS PORTOS A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 014/2016 DPC /12/2016 CAPITANIA DOS PORTOS A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 014/2016 DPC-06-00 19 07/12/2016 CAPITANIA DOS PORTOS A S S U N T O Estabelecer, Divulgar e Alterar nas Normas e Procedimentos da CPRJ, os Calados de Operação

Leia mais

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS COMERCIAL 1 CLIENTE CLIENTE COMERCIAL PROPOSTA COMERCIAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL ANÁLISE CRÍTICA APROVADO? eficácia do processo: POP.C01.-Analise Critica Contrato ENCAMINHAR ACC PARA FATURAMENTO E COMUNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Pró-Reitoria de Graduação Diretoria do Curso de Direito COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - SAJULBRA - REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - SAJULBRA DOS

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

CAPÍTULO 3 DOTAÇÃO DE MATERIAL DE SEGURANÇA DAS EMBARCAÇÕES E DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

CAPÍTULO 3 DOTAÇÃO DE MATERIAL DE SEGURANÇA DAS EMBARCAÇÕES E DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS CAPÍTULO 3 DOTAÇÃO DE MATERIAL DE SEGURANÇA DAS EMBARCAÇÕES E DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 0301 - EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS DE SALVATAGEM Os equipamentos individuais de salvatagem são os previstos nas Normas

Leia mais

Hugo Barros Data de aprovação:

Hugo Barros Data de aprovação: PÁGINA 1 de 5 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir que a venda de sucata seja realizada conforme os padrões da Trufer, garantindo satisfação e qualidade aos seus. 2.

Leia mais

ITEM ESPECIFICAÇÃO TIPO DE CONTRATAÇÃO

ITEM ESPECIFICAÇÃO TIPO DE CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO, SOB DEMANDA, DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LOCAÇÃO DE ÔNIBUS, MICRO- ÔNIBUS E VANS PARA O PROJETO NÚCLEO LUZ 1. OBJETO Contratação, SOB DEMANDA,

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL AUDITORIA INTERNAS E EXTERNAS. 1- OBJETIVO Estabelecer a sistemática de auditorias internas e externas.

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL AUDITORIA INTERNAS E EXTERNAS. 1- OBJETIVO Estabelecer a sistemática de auditorias internas e externas. P. 1/18 1- OBJETIVO Estabelecer a sistemática de auditorias internas e externas. 2- APLICAÇÃO Aplica-se às auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade, AABB e Biossegurança. 3- RESPONSABILIDADE Funcionários

Leia mais

TARIFA DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA

TARIFA DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TARIFA DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TABELA I UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE PROTEÇÃO E ACESSO AQUAVIÁRIO = VANTAGEM QUE USUFRUEM OS NAVIOS, ENCONTRANDO PARA SEU ABRIGO, OU PARA REALIZAÇÃO DE

Leia mais

FRC. Documento. Ficha de Registro do estado da Carroceria FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO APRESENTAÇÃO + PROCEDIMENTOS

FRC. Documento. Ficha de Registro do estado da Carroceria FROTA SIM - SISTEMA INTEGRADO DE MANUTENÇÃO APRESENTAÇÃO + PROCEDIMENTOS Documento FRC Ficha de Registro do estado da Carroceria APRESENTAÇÃO + PROCEDIMENTOS FROTA OPERAÇÃO URBANA APRESENTAÇÃO (Frente - Urbano) FRC - FICHA DE REGISTRO DO ESTADO DA CARROCERIA No DE ORDEM CARROCERIA

Leia mais

Submódulo Análise de falhas em equipamentos e linhas de transmissão

Submódulo Análise de falhas em equipamentos e linhas de transmissão Submódulo 22.4 Análise de falhas em equipamentos e linhas de transmissão Rev. Nº. Motivo da revisão Data de aprovação pelo ONS Data e instrumento de aprovação pela ANEEL 0.0 Este documento foi motivado

Leia mais

PROCEDIMENTO DO GRUPO LET PGL 12 MELHORIA CONTÍNUA

PROCEDIMENTO DO GRUPO LET PGL 12 MELHORIA CONTÍNUA Página: 1 de 5 1. OBJETIVO. Este procedimento estabelece as diretrizes para a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade do. 2. REFERÊNCIAS. ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão

Leia mais

TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO VENCIMENTO BASE CARGA HORÁRIA SINTESE DAS ATIVIDADES TOTAL DE VAGAS REQUISITO

TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO VENCIMENTO BASE CARGA HORÁRIA SINTESE DAS ATIVIDADES TOTAL DE VAGAS REQUISITO TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO CARGO Assistente Operacional Assistente Administrativo PRÉ- REQUISITO completo completo TOTAL DE VAGAS VENCIMENTO BASE CARGA HORÁRIA 01 R$ 1.813,45 40 horas 02 R$

Leia mais

Este procedimento aplica-se a todas as devoluções de equipamentos ou periféricos de TI da Facti.

Este procedimento aplica-se a todas as devoluções de equipamentos ou periféricos de TI da Facti. Código: PRO - 005 Revisão: 00 Página: 1/5 1. OBJETIVO O objetivo deste procedimento é definir as atividades referentes à devolução de equipamentos ou periféricos de TI, que foram concedidos ou emprestados

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO ATRIBUIÇÕES DO CENTRO DE OPERAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO ATRIBUIÇÕES DO CENTRO DE OPERAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO 1/9 1. Objetivo O objetivo desta orientação técnica é definir as atribuições do Centro de Operação da Distribuição COD para realizar o atendimento das ocorrências programadas e não programadas no sistema

Leia mais

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração.

Coordenadora de SSMA NE Gerente Executivo SSMAQ. Após análise crítica do Gestor o procedimento foi reimpresso sem alteração. CONTROLE DE REVISÃO Código do documento: ULC/ 0402 Nome do documento: PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL - GAMAGRAFIA Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: Coordenadora

Leia mais