Carlos Henrique Pessôa de Menezes e Silva Alessandro Pereira Lins Microbiologistas / Dr Yeast Tecnologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carlos Henrique Pessôa de Menezes e Silva Alessandro Pereira Lins Microbiologistas / Dr Yeast Tecnologia"

Transcrição

1 Carlos Henrique Pessôa de Menezes e Silva Alessandro Pereira Lins Microbiologistas / Dr Yeast Tecnologia

2 Sanitização + Sanitização + Sanitização! Nada arruina mais um dia duro de produção que uma cerveja contaminada. Ajude a prevenir a produção de bombas caseiras assegurando que todo o seu equipamento esteja limpo e sanitizado. Tenha certeza de que tudo o que entrar em contato com a sua futura cerveja esteja adequadamente sanitizado, prevenindo a ação de bactérias e leveduras ambientais. A limpeza com detergentes manterá as superfícies dos seus equipamentos limpas, mas o uso de sanitizantes é necessário para elimianr os contaminantes biológicos. Portanto, use ambos, sempre!

3 Uma superfície pode estar limpa mas não sanitizada (e vice-versa). Isso é devido ao fato que limpeza e sanitização são duas ações diferentes. A limpeza de uma superfície ou de uma parte de um equipamento significa remover a sujeira óbvia como restos de trub de um fermentador, resto de malte das panelas, etc. Não se deve para para a etapa de sanitização enquanto a limpeza não tiver sido cuidadosamente executada. A maioria dos desinfetantes não age na presença de matéria orgânica. Sanitizar significa reduzir a carga de microrganismos em superfícies e equipamentos a concentrações tão baixas que são incapazes de gerar problemas perceptíveis na cerveja produzida. Isso geralmente se faz expondo-se os materiais a ação de produtos químicos. Não reduz 100% dos microrganismos.

4 Desinfetar é o ato de reduzir pelo menos 99% dos microrganismos presentes. Geralmente emprega-se o calor e/ou produtos químicos. Desinfetante: agentes químicos capazes de destruir microrganismos na forma vegetativa, em equipamentos ou superfícies. Toda manipulação de produtos químicos deve ser realizada com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, como luvas de borracha ou de procedimentos e óculos de proteção. Antisséptico: são formulações germicidas hipoalergênicas e de baixa causticidade destinada ao uso em pele e mucosa. Os antissépticos podem ser divididos em Sabões antissépticos - combinam a ação antimicrobiana com a ação mecânica dos tensoativos, ou Soluções antissépticas tópicas - atuam como antimicrobianos de uso tópico, devendo serempregadas após a limpeza da pele/mucosa, para assegurar sua efetividade. Esterilizar, no entanto, significa matar todas as formas de vida, o que geralmente não é possível de se alcançar como cervejeiro caseiro, pois requer, por exemplo, a ação de vapor d água sob pressão a 120 o C durante minutos (usando-se uma autoclave).

5 Consiste em uma mistura equilibrada entre água, ácido acético e peróxido de hidrogênio. É um produto tóxico e corrosivo. Deve ser usado EPI (luvas e óculos de proteção) ao se diluir soluções concentradas. Mesmo em pó, devem ser tomados os mesmos cuidados. O ácido peracético é solúvel em água em qualquer proporção. Quando diluído perde a estabilidade e após algum tempo se transforma em água, oxigênio e dióxido de carbono. Como todo peroxidado, o ácido peracético libera constantemente oxigênio, assim, a sua embalagem necessita de uma tampa valvulada (no caso de soluções concentradas líquidas). Caso se coloque uma solução concentrada em um frasco hermeticamente fechado, essa liberação espontânea de oxigênio poderá aimentar a pressão interna do frasco e este se romper. O ácido peracético age na transferência de elétrons na membrana microbiana, facilitando a sua penetração no interior da célula e posteriormente age nas enzimas e material genético, oxidando as ligações S-S e SH. Esta ação rápida, simultânea em diversos componentes da célula microbiana, faz com que nenhum tipo de microorganismos apresente resistência ao ácido peracético. Após a diluição o equilíbrio do ácido peracético é alterado e ele entrará em decomposição lenta. Esta é a grande diferença de um ácido peracético de boa qualidade, que após diluído pode ser utilizado por até 72 horas sem perder as suas propriedades microbicidas, de outros que se decompõe em poucas horas.

6 Indicação : solução de iodo a 12,5-25 ppm. O iodo nesta concentração deve agir por cerca de 2 a 10 minutos nas superfícies, garantindo uma significante redução dos microrganismos presentes. Esta concentração apresenta uma cor parecida com o cobre, avermelhada. Deve-se ter atenção à concentração de iodo ativo na formulação que você adquirir. Os produtos comerciais à base de iodo geralmente possuem 1% de iodo ATIVO. As formulações industriais próprias para a indústria de alimentos e cervejeira, geralmente possuem mais de 1,5% de iodo ATIVO. Para se alcançar a concentração sanitizante, deve-se ter 12,5 a 25,0 partes por milhão (ppm) em peso. Utilizar a fórmula a seguir: 0,0125 / (iodo ativo ) = ml da solução a adicionar na água. Exemplo: um produto comercial possui 10% de PVP-I e, segundo o rótulo, possui 1% de iodo ATIVO. Utilizando a fórmula acima, temos: 0,0125/0,01 = 1,25 ml por litro de água. Para preparar 20 litros de solução a 12,5ppm de iodo ATIVO, adicionar 25ml deste produto comercial em 20 litros de água. Após 1 minuto o iodo já exerce sua função como desinfetante. Quanto mais tempo deixar, maior o poder desinfetante, não necessitando ultrapassar 5 minutos de exposição. Atenção ao se usar plásticos e soluções de iodo. O iodo pode manchá-los.

7 Iodopovidona ou Povidona-iodo (PVPI) é um complexo químico solúvel em água de iodo com polivinilpirrolidona (PVP), com conteúdo de 9.0% a 12.0% de iodo ativo, calculado sobre uma base seca. Soluções de Iodopovidona liberam gradualmente o iodo, desempenhando um efeito germicida sobre bactérias gram-positivas e gram-negativas, fungos, vírus, protozoários e esporos. Soluções a 10 % de Iodopovidona possuem, geralmente, 1 % de iodo ativo. As soluções de iodopovidona recebem o acréscimo de tensoativos (como o lauril-éter-sulfato de sódio) e agentes umectantes, além de outros aditivos, como iodato de Potássio, fosfato dissódico, doadores de viscosidade (como as dietanolamidas de ácidos graxos) e acidificantes (como o ácido cítrico). Isso gera muita espuma e, apesar das indicações de não haver necessidade de enxague, a presença destas substâncias pode gerar off-flavours indesejáveis (adstringência é a mais comum), além de interferir no metabolismo das leveduras, prejudicando a fermentação.

8 Cloro, comumente disponível no mercado como "água sanitária", é um agente químico eficaz, formando uma solução aquosa cáustica que age bem sobre matéria orgânica. Depósitos de sujeira em garrafas podem ser efetivamente removidos pela imersão destas, por alguns dias, em uma solução clorada. "Água sanitária" é uma solução aquosa contendo cloro, cloreto e hipoclorito em equilíbrio. Estes agentes, em conjunto, contribuem para a grande eficiência microbicida dos derivados clorados. São corrosivos para vários metais e equipamentos usados pelos cervejeiros (causa oxidação em chillers de cobre, panelas de alumínio tem sua superfície protetora de óxidos removida, principalmente se a água tiver ph >7,0; aço inox também pode perder sua camada protetora de óxidos e gerar pontos de abrasão e corrosão). Derivados clorados são excelentes sanitizantes para vidros mas tem uso limitado em plásticos, uma vez que o cloro pode ser absorvido pela maioria dos plásticos usados pelos cervejeiros, levando a off-flavours na cerveja. Para sanitização, usar cerca de 2,5 colheres de sopa de água sanitária para 20 litros de água por cerca de 5 minutos. Rinsar obrigatoriamente após a exposição. Caso seja usada água da torneira haverá re-contaminação. Mínimas quantidades de cloro residual dentro dos fermentadores pode levar à morte de milhares de leveduras, gerando enormes problemas na fermentação.

9 Agente sanitizante muito comum em hospitais e laboratórios e que também pode ser útil para os cervejeiros caseiros, se utilizado da forma correta. Os álcoois matam as bactérias desnaturando suas proteínas e rompendo suas paredes celulares. O álcool isopropílico e o álcool etílico são os melhores como agentes sanitizantes, sendo mais efetivos na concentração de 70-85%. Geralmente são colocados em borrifadores ou usados nas mãos na forma de gel. MAS... Para ter ação efetiva, os álcoois precisam de tempo e contato, ou seja, não adianta somente borrifar álcool numa superfície e achar que ela estará livre de microrganismos indesejados. Há a necessidade de friccioná-lo sobre a superfície no mínimo durante 45 segundos, sempre colocando mais álcool (por serem muito voláteis). Álccois comerciais muito diluídos (< 70%) são totalmente ineficientes como agentes sanitizantes nos processos cervejeiros.

10 Percarbonatos são um novo grupo de agentes químicos muito usado atualmente por cervejeiros nos EUA. São uma combinação de carbonato de sódio, peróxido de hidrogênio e agentes tensoativos. Remove sujidades de forma excelente em qualquer equipamento cervejeiro, através da liberação de oxigênio em meio levemente alcalino. São seguros tanto para o meio ambiente quanto para o cervejeiro. P.B.W. (Powder Brewery Wash) é um percarbonato com o mais amplo espectro de ação. Funciona muito bem na sanitização de conexões, airlocks, fermentadores, plásticos e metais após 30 minutos de contato (imersão). Funciona de forma igual tanto diluído em água fria, morna ou quente. A solução geralmente é feita com 4 colheres de sopa do pó para 20 litros de água. Limpeza mais pesada exige o dobro desta quantidade para os mesmos 20L de água. Deve-se rinsar com água (sem cloro) após o uso. São comumente usados em processos CIP em cervejarias comerciais onde o acesso às superfícies a serem sanitizadas é difícil. O produto Vanish é similar ao PBW, porém, contém outras substâncias químicas diferentes em sua formulação que podem deixar cheiro ou sabor indesejáveis.

11 Star-San é um agente sanitizante de grau alimentício, sem cheiro e sem odor. É ligeiramente ácido e se usado conforme as instruções do fabricante, elimina 99,99% dos microrganismos que estiverem em contato com a solução em 5 minutos. Pode ser usado para todos os instrumentos comuns utilizados pelo cervejeiro (conexões, plásticos, fermentadores, etc). Deixa um filme microscópico nos itens sanitizados que continua a proteger garrafas e equipamentos mesmo após estarem secos. Esse residual não afeta a qualidade, aroma, cor nem a turbidez da cerveja.

12 A DrYeast desenvolveu um sanitizante de grau alimentício, sem cheiro e sem odor, com composição química e características similares ao produto Star San. Para obter mais detalhes, entre contato conosco: DrYeast@cetan.com.br

Técnicas de Limpeza e Sanitização

Técnicas de Limpeza e Sanitização UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Técnicas de Limpeza e Sanitização Mestranda: Carla Roana Moraes Monteiro Professor : Dr Germán Ayala

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 CONCEITOS: Ação de Limpeza: remoção de sujidades. Sujidades: resíduos orgânicos (proteínas, gorduras e sais minerais) depositados ou aderidos a superfícies.

Leia mais

LIMPEZA E SANITIZAÇÃO EM MICROCERVEJARIAS

LIMPEZA E SANITIZAÇÃO EM MICROCERVEJARIAS HIGIENIZAÇÃO EM MICROCERVEJARIAS LIMPEZA E SANITIZAÇÃO EM MICROCERVEJARIAS ELABORADO POR: ENG. QUÍM. ROBERTO RETAMAL HIGIENIZAÇÃO EM MICROCERVEJARIAS Boas Práticas de Fabricação, ou manufatura...bpf (BPM)

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO)

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 CONCEITO: Limpeza Sanitização Sanitização: ação de reduzir, ou eliminar completamente, a presença de micro-organismos de importância higiênicosanitária (passíveis de serem veiculados pelo contato com

Leia mais

PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES. Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização

PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES. Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização Prof.: José Carlos Mierzwa mierzwa@usp.br Operações de limpeza e

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Limpeza, Desinfecção, Esterilização e Anti-sepsia em Estabelecimentos de Saúde. - Escolher o procedimento que deverá ser realizado esta

Leia mais

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 2. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 2. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil Processamento de artigos em Serviços de Saúde Parte 2 Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil www.webbertraining.com 27 de abril de 2018 Sem conflito de interesse com

Leia mais

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII Prof.: Alessandra Miranda Substâncias Detergentes e Sanitizantes Substâncias Detergentes Uso geral Alcalinos ou clorados

Leia mais

Controle da população microbiana

Controle da população microbiana Controle da população microbiana Microbiologia Prof a. Vânia Controle da população microbiana Destruir, inibir ou remover microrganismos Agentes físicos Agentes químicos Microrganismos em n os aceitáveis

Leia mais

DESCAL SUPER DETERGENTE SCHIUMOGENO CLOROFOAM DPM/L

DESCAL SUPER DETERGENTE SCHIUMOGENO CLOROFOAM DPM/L INDUSTRIA ALIMENTAR DESCAL SUPER Produto para dissolução e remoção de resíduos inorgânicos, tais como óxidos, calcários e ferrugem, de superfícies de instalações industriais e máquinas do sector alimentar

Leia mais

Introdução. Desinfecção e Desinfetantes. Benefícios. Conceitos. Conceitos 19/05/2014. Limpeza e desinfecção. Prevenção de doenças

Introdução. Desinfecção e Desinfetantes. Benefícios. Conceitos. Conceitos 19/05/2014. Limpeza e desinfecção. Prevenção de doenças Introdução Desinfecção e Desinfetantes Limpeza e desinfecção Prevenção de doenças Microrganismos no ambiente Jean Berg Risco de infecções Sanidade e produtividade animal 1 2 Benefícios Produtividade Doenças

Leia mais

CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO - MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS

CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO - MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO - MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS THAÍS COLLARES (collares.thas@gmail.com) APLICAÇÕES Industrial

Leia mais

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino,

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, Eduardo Silva. Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços,

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS LINHA INDUSTRIAL

CATÁLOGO DE PRODUTOS LINHA INDUSTRIAL CATÁLOGO DE PRODUTOS LINHA INDUSTRIAL Aliada a tecnologia e inovação, a Revtec Bioquímica desenvolve produtos para atender as necessidades de higienização profissional nas mais diversas áreas do mercado.

Leia mais

CONTROLE DE MICRORGANISMOS. Prof. João Batista de Almeida e Silva

CONTROLE DE MICRORGANISMOS. Prof. João Batista de Almeida e Silva CONTROLE DE MICRORGANISMOS Prof. João Batista de Almeida e Silva Considerações Gerais ESTERILIZAÇÃO Destruição de todos os microrganismos presentes, incluindo os esporos Efeitos distintos Ação ANTIMICROBIANA

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO 1. CONCEITO O ácido peracético é uma solução com odor que remete ao de vinagre. Sua fórmula química é CH3CO3. É utilizado para desinfecção de alto nível devido às suas propriedades fungicidas, viricida,

Leia mais

Controle da população microbiana

Controle da população microbiana Controle da população microbiana Microbiologia Prof a. Vânia Taxa de Morte Microbiana Quando as populações bacterianas são aquecidas ou tratadas com substâncias químicas antimicrobianas, elas normalmente

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Circuito Indeba de Treinamento Química Básica I Aplicada a Higienização

Circuito Indeba de Treinamento Química Básica I Aplicada a Higienização Circuito Indeba de Treinamento Química Básica I Aplicada a Higienização ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. Exerce o controle

Leia mais

CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO

CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO Os seguintes termos são usados para descrever os processos físicos e os agentes químicos destinados ao controle dos microorganismos: DESINFETANTE é um agente que mata

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA 2000

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA 2000 MANUAL DE BIOSSEGURANÇA 2000 Conteúdo 6. AGENTES QUÍMICOS Os agentes químicos não apresentam todos a mesma capacidade para a destruição dos microrganismos de interesse médico, que incluem bactérias na

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PROCESSAMENTO DO MATERIAL Limpeza: remoção da sujidade visível orgânica e inorgânica com uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático

Leia mais

04/05/2019. Prof. Raquel Peverari de Campos

04/05/2019. Prof. Raquel Peverari de Campos 1 2 1 Artigos críticos : são artigos destinados à penetração através da pele e mucosas, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular. Estes artigos requerem esterilização, pois são de alto risco na

Leia mais

Controle do crescimento microbiano

Controle do crescimento microbiano Controle do crescimento microbiano Terminologia Sepsia refere-se a contaminação microbiana Assepsia é a ausência de contaminação significante Biocida/germicida: Mata microrganismos Bacteriostático: Inibe,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC Nome do Produto Telefone FISPQ nº. Pág. Data MASTER BAC AP (34) 3311-2005 EM-2047/11 1/4 27/09/2011

Leia mais

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições básicas aplicadas a biossegurança Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições Água estéril: é aquela que sofreu tratamento físico com a finalidade de eliminar qualquer tipo

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE. (Antissepsia) IMPORTÂNCIA DO TEMA:

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE. (Antissepsia) IMPORTÂNCIA DO TEMA: IMPORTÂNCIA DO TEMA: A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primaria, sendo considerada um dos pilares na prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência a saúde.

Leia mais

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO.

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Introdução: O preparo dos materiais para uso no atendimento aos pacientes prevê a elaboração

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 3/2015

EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 3/2015 Página 1 de 8 Tipo de Julgamento: Menor Preço por Objeto: Administrativo 1 285,00 LTRS Água sanitária 5 litros 2 100,00 fras Álcool gel 70%, antisséptico, sem enxágüe, com ph neutro para a pele, com aloe

Leia mais

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates

Comunidade. Meio Ambiente. Operações Contra Incêndios. Emergências com Produtos Químicos. Resgates AÇÕES CORRETIVAS EM ACIDENTES COM CARGAS PERIGOSAS Capitão BM Marcos Viana Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 1. INTRODUÇÃO Ações de Resposta em Emergências com Produtos Químicos 2.

Leia mais

PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR PISCINA REDONDA PISCINA OVAL APRENDA A CALCULAR O VOLUME DE ÁGUA DA SUA PISCINA

PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR PISCINA REDONDA PISCINA OVAL APRENDA A CALCULAR O VOLUME DE ÁGUA DA SUA PISCINA APRENDA A CALCULAR O VOLUME DE ÁGUA DA SUA PISCINA SEJA PRECISO NA QUANTIDADE DE PRODUTO QUÍMICO NO TRATAMENTO PISCINA QUADRADA OU RETANGULAR PISCINA REDONDA PISCINA OVAL * Profundidade - Média (m) = Profundidade

Leia mais

RIZE SOFT 2% Não irritante. Irritante leve. Caso ocorra o fato, procurar um oftalmologista.

RIZE SOFT 2% Não irritante. Irritante leve. Caso ocorra o fato, procurar um oftalmologista. 01 14/08/2012 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Rize Soft 2% Empresa: Telefax: 2501-8216 / 2241-2122 e-mail: rizelar@rizelar.com.br Rizelar Ind. e Com. de Artigo de Limpeza Ltda.

Leia mais

Manual de Manutenção e Limpeza dos Produtos Eliane

Manual de Manutenção e Limpeza dos Produtos Eliane Manual de Manutenção e Limpeza dos Produtos Eliane Este manual tem como objetivo fornecer informações orientativas para efetuar limpeza e manutenção de todos os produtos da Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Leia mais

Linha Mello Clean. Tradição, aliada à constante busca pela qualidade de seus produtos, eficiência em nosso atendimento.

Linha Mello Clean. Tradição, aliada à constante busca pela qualidade de seus produtos, eficiência em nosso atendimento. Linha Mello Clean Tradição, aliada à constante busca pela qualidade de seus produtos, eficiência em nosso atendimento. GLASSES BAG DE MICROFIBRA CARACTERÍSTICAS DO Desenvolvido exclusivamente para proteção

Leia mais

Tratamento de Água: Desinfecção

Tratamento de Água: Desinfecção UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Desinfecção DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É o processo

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: VF 32 Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

LIMPEZA PESADA VERDES MARES

LIMPEZA PESADA VERDES MARES INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA-EPP 1/5 1.0 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA : Dados do Fabricante: INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA-EPP R. MANOEL A. DO AMARAL, 90, FONE: (48) 3258-0562 2.0 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

Catálogo de Produtos. Rua Joaquim Tomaz da Silva, 521 Jd. Maracanã Uberaba MG CEP: (34)

Catálogo de Produtos. Rua Joaquim Tomaz da Silva, 521 Jd. Maracanã Uberaba MG CEP: (34) Rua Joaquim Tomaz da Silva, 521 Jd. Maracanã Uberaba MG CEP: 38041 097 (34) 3311.2005 ecomaster@ecomaster.ind.br w w w. E C O M A S T E R. i n d. b r A linha F&B SAFETY, da Ecomaster, foi desenvolvida

Leia mais

DS 10 NI Solvente Dielétrico Não Inflamável

DS 10 NI Solvente Dielétrico Não Inflamável DS 10 NI Solvente Dielétrico Não Inflamável DS 10 NI é uma composição de solventes secos, especialmente formulado para limpeza de motores elétricos, geradores, equipamentos elétricos, painéis eletrônicos,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE. (Antissepsia) Introdução:

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE. (Antissepsia) Introdução: Introdução: A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primaria, sendo considerada um dos pilares na prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência a saúde. 1846

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC Nome do Produto Telefone FISPQ nº. Pág. Data MASTER DISH CL (34) 3311-2005 EM-2023/11 1/4 12/04/2011

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções;

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções; AULA 5 Preparo e diluição de soluções OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

Visão quando da proposição do termo, no ambiente hospitalar: Ação obtida com o emprego de um Agente Químico (Antisséptico)

Visão quando da proposição do termo, no ambiente hospitalar: Ação obtida com o emprego de um Agente Químico (Antisséptico) Visão quando da proposição do termo, no ambiente hospitalar: A N T I S E P S I A Antes da Reforma Ortográfica Prevenção, Eliminação,... Que causa Infecção Agentes de Infecção Ação obtida com o emprego

Leia mais

Controle da população

Controle da população Controle da população microbiana 1 Controle Microbiano Nível sanitário populacional e tecnológico Controlar eficientemente os microrganismos Finalidades Prevenção ou cura de doenças Conservação de matéria

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Importância das operações de limpeza e desinfecção - Alteração do produto: : sabor, odor, estabilidade,, etc... - Intoxicações. - Perdas de imagem e aceitação. - Perdas económicas.

Leia mais

Higienização em ambientes de produção animal. Fernando Bandeira Faculdade de Veterinária Novembro de 2017

Higienização em ambientes de produção animal. Fernando Bandeira Faculdade de Veterinária Novembro de 2017 Higienização em ambientes de produção animal Fernando Bandeira Faculdade de Veterinária Novembro de 2017 Introdução Medidas gerais de profilaxia Doença Evitar a introdução Controlar Objetivos Evitar o

Leia mais

NUNCA MISTURE PRODUTOS QUÍMICOS, A MENOS

NUNCA MISTURE PRODUTOS QUÍMICOS, A MENOS JohnsonDiversey Suma Aluminum D 3.9 Detergente em pó desengordurante para limpeza geral. Alto poder de remoção de sujidades pesadas Remove sujidades pesadas como gorduras carbonizadas, devido ao adequado

Leia mais

Antissépticos. Maria Clara Padoveze

Antissépticos. Maria Clara Padoveze Antissépticos Maria Clara Padoveze Antissépticos Definições em antissepsia Microbiota da pele Etapas da avaliação de antissépticos Características dos principais antisépticos Aplicados para descontaminação

Leia mais

Desincrustante Ácido Líquido

Desincrustante Ácido Líquido FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto: Elaboração: Revisão: Aprovado: A-500 PREMIUM 01/MAR/2011 01 20/NOV/2012 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Natureza

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Conforme NBR 14725, de julho/2001 e 91/155 EC Nome do Produto Telefone FISPQ nº. Pág. Data MASTER FREE CL (34) 3311-2005 EM-2015/11 1/4 03/08/2011

Leia mais

Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai

Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai Limpeza Desinfecção Esterilização Maria Clara Padoveze Métodos de proteção anti-infecciosa Conteúdos desenvolvidos nas aulas anteriores: Cadeia infecciosa

Leia mais

ACRYCLEAN ANTIMUSGO E ALGAS POWER. Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos.

ACRYCLEAN ANTIMUSGO E ALGAS POWER. Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos. ACRYCLEAN Solvente absolutamente puro para a limpeza de diferentes superfícies sem deixar resíduos. para limpar e desengordurar antes de colar e recobrir elimina gordura, óleo e sujeiras de silicone, cera,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Pág.: 1/9 ETAPAS DO I. Higiene de Equipamentos e Utensílios 1. Primeiro desligar o equipamento da tomada; 2. Desmontar o equipamento retirando suas partes removíveis; 3. Lavar com detergente e esponja;

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal BIOSSEGURANÇA

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal BIOSSEGURANÇA Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal BIOSSEGURANÇA Professora Patrícia Cé Anti-sepsia É a inativação do número de microrganismos presentes em um tecido vivo, com substâncias

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: VB13 Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Plating Zink -AL. Descrição :

Plating Zink -AL. Descrição : Plating Zink -AL Descrição : Plating Zink-Al oferece um filme aderente de zincato sobre o alumínio. O processo é utilizado sobre todos os tipos de alumínio e suas ligas e deposita por imersão um filme

Leia mais

Representamos e comercializamos em exclusivo marcas brasileiras dos principias sectores: Agrícola, Industrial e da Saúde. DIOXIPLUS ATOMIC 70 WTR 700

Representamos e comercializamos em exclusivo marcas brasileiras dos principias sectores: Agrícola, Industrial e da Saúde. DIOXIPLUS ATOMIC 70 WTR 700 Representamos e comercializamos em exclusivo marcas brasileiras dos principias sectores: Agrícola, Industrial e da Saúde. DIOXIPLUS ATOMIC 70 WTR 700 princípio activo DIOXIPLUS ATOMIC 70 WTR 700 Destinado

Leia mais

17/03/2016. Controle Microbiano por Métodos Químicos

17/03/2016. Controle Microbiano por Métodos Químicos Controle Microbiano por Métodos Químicos Prof. Dr. Mario Julio Avila-Campos Agentes químicos são substâncias que podem ser usadas como anti-sépticos ou desinfetantes em hospitais, clínicas e laboratórios,

Leia mais

Pele: Lavar com sabão e água cubra a irritação com um emoliente, e procure auxílio médico se a irritação se desenvolver.

Pele: Lavar com sabão e água cubra a irritação com um emoliente, e procure auxílio médico se a irritação se desenvolver. FOLHA...: 1/ 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de materiais de limpeza e higiene

Leia mais

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico?

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico? Os instrumentais cirúrgicos são fabricados com aço inoxidável segundo a norma ASTM F899 (Standard Specification for Wrought Stainless Steels for Surgical Instruments). O aço inox é indicado para uso em

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA REVISÃO 002 (04/2010)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SABÃO ZAVASKI LTDA REVISÃO 002 (04/2010) FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL: CLORO ZAVASKI. Fornecedor: Indústria e Comércio de Sabão Zavaski Ltda. Endereço: Rua

Leia mais

Álcool Etílico 70º INPM Desinfetante e Anti-séptico Hospitalar

Álcool Etílico 70º INPM Desinfetante e Anti-séptico Hospitalar Conceitos Básicos: 1. Desinfecção Álcool Etílico 70º INPM É o processo de destruição de microorganismos patogênicos na forma vegetativa, presentes em superfícies inertes, mediante aplicação de agentes

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, e Extensão da UFJF

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, e Extensão da UFJF Pregão Eletrônico GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, e Extensão da UFJF Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00039/2018 (SRP) Às 15:51 horas

Leia mais

Moacir Cardoso Elias

Moacir Cardoso Elias Moacir Cardoso Elias eliasmc@ufpel.tche.br PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES 1 Características das soluções 2 Classificação das soluções 3 Expressão da concentração de soluções 4 Cálculos de preparo de soluções

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDINA MAPA FINAL DE REGISTRO DE PREÇO

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDINA MAPA FINAL DE REGISTRO DE PREÇO LOTE 5 - ITENS DO ELENCO D0 PROGRAMA DE FARMÁCIA BÁSICA CONSUMIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA E MÉDIA COMPLEXIDADE Item Especificação Unid. Qt. Preço Preço % Marca 5.1 ATROPINA, SULFATO AMP. 200 R$ 0,48 R$ 0,40

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de material de higiene e limpeza

Leia mais

Fatores associados ao crescimento microbiano

Fatores associados ao crescimento microbiano Fatores associados ao crescimento microbiano Físicos Temperatura ph Pressão osmótica Químicos Carbono Nitrogênio, enxofre e fósforo (principais) Elementos traço Oxigênio Fatores orgânicos de crescimento

Leia mais

DICLOFENACO DE POTASSIO

DICLOFENACO DE POTASSIO F0LHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 / 4772-4949 osmoquímica Indústria e Comércio Ltda Fax: 55

Leia mais

Controle da população microbiana

Controle da população microbiana UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Controle da população microbiana Professora: Vânia Silva Dessecação, Fogo, Salga, Frio Egípcios: Embalsamento

Leia mais

Produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de. animais, bem alimentados e descansados

Produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de. animais, bem alimentados e descansados Produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de animais, bem alimentados e descansados Produção mundial de leite de diferentes espécies de animais vaca búfala cabra ovelha

Leia mais

All Clean. Limpador Multi Uso. cleanup

All Clean. Limpador Multi Uso. cleanup cleanup l i n h a p r o f e s s i o n a l All Clean Limpador Multi Uso É um limpador desengordurante especialmente formulado para propiciar a mais eficiente limpeza em quaisquer níveis de sujidades como:

Leia mais

De acordo com o Ministério da Saúde, a CM é o conjunto de elementos destinados á recepção, ç limpeza, esterilização, guarda e distribuição do

De acordo com o Ministério da Saúde, a CM é o conjunto de elementos destinados á recepção, ç limpeza, esterilização, guarda e distribuição do Central de Material e Esterilização Profª. Ms. Ana Célia Cavalcante Lima Conceito de Central de Material De acordo com o Ministério da Saúde, a CM é o conjunto de elementos destinados á recepção, ç limpeza,

Leia mais

BIOSSEGURIDADE EM AVICULTURA

BIOSSEGURIDADE EM AVICULTURA BIOSSEGURIDADE EM AVICULTURA INTRODUÇÃO Alto índice de produtividade Nutrição Manejo Genética Saúde animal Desenvolvimento e tecnificação Saúde animal INTRODUÇÃO BIOSSEGURIDADE Brasil Destaque na produção

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Apostila Fórmulas de Produtos de Limpeza

Apostila Fórmulas de Produtos de Limpeza 1 Grátis para baixar A fabricação de produtos de limpeza pode ser uma boa opção para quem deseja obter renda com a fabricação dos produtos. Hoje é grande o faturamento nesse segmento de saneantes domissanitários,

Leia mais

Detergente de uso profissional alcalino clorado para limpeza de ralos. Seguro. Benefícios. Registro no Ministério da Saúde sob o nº

Detergente de uso profissional alcalino clorado para limpeza de ralos. Seguro. Benefícios. Registro no Ministério da Saúde sob o nº TM/MC ElimineX Detergente de uso profissional alcalino clorado para limpeza de ralos DC Eficiente poder de limpeza Eliminex é um detergente alcalino clorado que utiliza uma tecnologia de espuma aderente,

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CRISCLOR (Dicloro - Cloro Estabilizado) Aplicação: Desinfetante para Piscina Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João

Leia mais

3 Limpeza Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial

3 Limpeza Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial 3 Limpeza Fácil Dados Técnicos Dezembro 2005 Substitui: Inicial Descrição: O aparelho 3M Limpeza Fácil é um aplicador de produtos químicos desenvolvido com a finalidade de obter um processo de limpeza,

Leia mais

TEL: (77)

TEL: (77) SARAH_FILADELFO@HOTMAIL.COM TEL: (77) 9999-6558 EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE Prof: Sarah Filadelfo O que é biossegurança? O SIGNIFICADO DE BIO (DO GREGO BIOS) =VIDA E SEGURANÇA SE REFERE

Leia mais

Fórmula Química: H2O2 Peso Molecular: 34,01 g/mol Nº CAS:

Fórmula Química: H2O2 Peso Molecular: 34,01 g/mol Nº CAS: Versão: 1 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA DE ACORDO Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 01/11/2010 APROVADO POR Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 01/11/2010 Descrição Nome do Documento: PERÓXIDO

Leia mais

CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME) Prof.ª.: Juliana Aquino

CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME) Prof.ª.: Juliana Aquino CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME) Prof.ª.: Juliana Aquino TIPOS Esterilização por Meios Físicos Vapor saturado sob pressão Calor seco Radiação ionizante Radiação não ionizante Esterilização por

Leia mais

BIOFILMES BACTERIANOS FORMAÇÃO E CONTROLE DA ADESÃO

BIOFILMES BACTERIANOS FORMAÇÃO E CONTROLE DA ADESÃO BIOFILMES BACTERIANOS FORMAÇÃO E CONTROLE DA ADESÃO O Biofilme Microbiano é formado por colônias de microrganismos. Sua massa celular é suficiente para que sejam agregados nutrientes, resíduos e outros

Leia mais

17/03/2017. Controle Microbiano por Métodos Químicos

17/03/2017. Controle Microbiano por Métodos Químicos Controle Microbiano por Métodos Químicos Prof. Dr. Mario Julio Avila-Campos Agentes químicos são substâncias que podem ser usadas como anti-sépticos ou desinfetantes em hospitais, clínicas e laboratórios,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA CNPJ / PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2018 PROCESSO Nº 1.

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA CNPJ / PREGÃO PRESENCIAL Nº 020/2018 PROCESSO Nº 1. EXTRATO DA ATA DO CONTRATANTE: /RN E FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE. CONTRATADA: RAIMILSON DANTAS DE LÓCIO - CNPJ: 24.201.527/0001-42. OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E FRACIONADA AQUISIÇÃO DE MATERIAL

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO CLORO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO CLORO Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Código Interno: 14013 (12/300 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: Saponáceo, limpador de superfícies

Leia mais

PRECAUÇÕES DE USO PERIGO! VENENO! Fatal se ingerido, inalado, absorvido

PRECAUÇÕES DE USO PERIGO! VENENO! Fatal se ingerido, inalado, absorvido Vero Force Limão Desinfetante detergente de uso geral Versátil Limpa e desinfeta superfícies laváveis como pisos, louças e metais sanitários, portas, paredes e ralos. Eficiente Possui eficiente ação desinfetante

Leia mais

CINCO TRATAMENTOS DIFERENTES PARA A DESINFECÇÃO DE BARRICAS DE CARVALHO

CINCO TRATAMENTOS DIFERENTES PARA A DESINFECÇÃO DE BARRICAS DE CARVALHO AGUILAR ET AL., SANITATION OF WINE COOPERAGE USING FIVE DIFFERENT TREATMENT METHODS, PAG. 1 CINCO TRATAMENTOS DIFERENTES PARA A DESINFECÇÃO DE BARRICAS DE CARVALHO María de Lourdes Alejandra AGUILAR, Solís,

Leia mais