Funções Inversas e suas Derivadas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Funções Inversas e suas Derivadas"

Transcrição

1 Capítulo 9 Funções Inversas e suas Derivadas 9. Motivação Muitas obras de arte epostas em museus precisam ser protegidas por medidas de segurança especiais para impedir atos de vandalismo. Suponha que se deseja colocar uma corda de isolamento paralela à parede onde um quadro famoso está eposto. Calcule o ângulo α de visão de um observador junto à corda em função da distância da corda à parede. Considere que a altura média (a) dos visitantes é de,70 m, a distância da base do quadro ao solo (b) é de,70 m e que a altura do quadro (c) é de m, conforme mostra o esquema ao lado. a α β c d b Este cálculo é importante para se determinar a distância da corda de isolamento que permita um ângulo máimo de visão ao observador. De acordo com o nosso conhecimento de funções trigonométricas, as grandezas estão relacionadas pelo seguinte sistemas de equações tg(α + β) = c + d tg(β) = d Para resolver o problema proposto, é necessário determinar o valor de um ângulo sabendo-se o valor do seu seno ou do seu cosseno ou a da sua tangente, isto é, conhecendo-se encontrar α, tal que, por eemplo, sen(α) =. Isto equivale a achar uma função g tal que g() = α. Em muitas situações práticas, como a do problema anterior, é preciso refazer uma seqüencia de passos desfazendo o que foi feito em cada etapa, na ordem inversa. A seguir são dados outros eemplos em que este procedimento é usado:. Qual é o número que multiplicado por cinco e somado com três é igual a 8?. Qual é o número positivo que elevado ao quadrado é igual a 4?. Se um trem se movimenta com velocidade constante v em um trecho reto de uma estrada de ferro, sua posição em cada instante de tempo t é dada pela equação s = v t + s 0, onde s 0 representa a posição do trem no momento em que se iniciou a contagem do tempo. Você é capaz de achar a epressão que define t como uma função de s? (Para o chefe da estação, as duas informações são importantes, a primeira para que ele possa programar as partidas dos trens que saem de sua estação em sentido contrário e a segunda para informar a hora de embarque aos que desejam viajar.) O problema acima é equivalente a: sendo dada uma função arbitrária = f(), determinar como função de, isto é, a partir da função = f(), determinar = g(). Neste caso, dizemos que f e g são funções inversas. Os eemplos estudados na próima seção determinam as condições necessárias à resolução de problemas deste tipo.

2 50 Cap. 9. Funções Inversas e suas Derivadas 9. Funções inversas Considere as funções s() = e f() = e seus respectivos gráficos: A função f() = goza das seguintes propriedades:. Cada reta horizontal corta o gráfico de f no máimo uma vez (veja o gráfico à esquerda, a seguir).. Para cada número no conjunto imagem de f, a equação = f() = tem eatamente uma solução (veja o gráfico à direita). Por eemplo, tomando-se = 8, temos 8 = =, e mais geralmente, = = Se você refletir o gráfico de f em relação à diagonal principal, o novo conjunto obtido é o gráfico de uma função. Em verdade, é o gráfico da função g() =. 0 Neste caso, dizemos que = (f )() = g(). As funções f e g são ditas inversas. Além disso, como g deve desfazer ou anular o efeito de f, temos também que (f g)() =, qualquer que seja no domínio de g e (g f)() =, qualquer que seja no domínio de f. Vamos eaminar agora a função s() =. Esta função não goza de nenhuma das propriedades enunciadas acima para a função f, a saber:. Retas horizontais cortam duas vezes o gráfico de s.. Para > 0, a equação = tem duas soluções: = e =. Veja as figuras:

3 W.Bianchini, A.R.Santos 5. Se você refletir o gráfico de s em relação à diagonal principal, o novo conjunto de pontos obtido não é o gráfico de nenhuma função, pois retas verticais interceptam este gráfico duas vezes. 0 As observações anteriores permitem concluir que esta função não é invertível. Se você raciocinar um pouco chegará a conclusão de que as três condições enunciadas acima são equivalentes. Neste caso, dizemos que a função é biunívoca. Definição Uma função f é dita biunívoca quando uma reta horizontal cortar o seu gráfico em apenas um ponto, ou, equivalentemente, quando a equação = f() tiver uma única solução. Esta condição pode ser epressa em termos algébricos, da seguinte maneira: Definição Sejam e no domínio de f, tais que. Dizemos que f é biunívoca se f( ) f( ). Assim, se uma função f é biunívoca, a equação = f() pode ser resolvida para, ou seja, é possível determinar a função g tal que = g(). Neste caso, f é invertível e g é a função inversa de f. Definição Uma função f, biunívoca, é também invertível e sua inversa é uma função g calculada da seguinte maneira: = g() = f(). Repare que o domínio de g é a imagem de f e a imagem de g é o domínio de f. Para a função f() =, temos = f() = =. Assim, a inversa da função f() = é a função g() =. Como seria de se esperar, o procedimento inverso de elevar ao cubo é etrair a raiz cúbica. Se f e g são funções inversas, a definição acima nos diz que o ponto (, ) está no gráfico de f se, e somente se, o ponto (, ) está no gráfico de g. Vamos interpretar geometricamente esta informação: A reta = é formada pelos pontos que têm abscissa igual a ordenada. Assim, dado um ponto qualquer (, ) do plano, o ponto (, ) é o seu simétrico, isto é, a sua imagem espelhada em relação a esta reta. Em outras palavras, a reta = é a mediatriz do segmento que liga (, ) a (, ). (Veja o gráfico à esquerda.) Assim, podemos obter o gráfico de uma função a partir do gráfico da sua inversa e vice-versa, refletindo cada um dos pontos de um dos gráficos em relação à reta = (Observe o gráfico a seguir, à direita). (,) (,) 0 0 Como vimos, a função s() =, definida em toda a reta não é biunívoca, portanto, não tem inversa. No entanto, se restringirmos o domínio dessa função ao intervalo [0, + ), esta nova função é biunívoca e a refleão do seu gráfico em relação à reta = dá origem ao gráfico de uma outra função que será a sua inversa. Esta inversa é a raiz quadrada positiva, porque se 0, = =. Assim, a função g() = é a inversa de f() =, com domínio restrito a [0, + ), como mostra o gráfico:

4 5 Cap. 9. Funções Inversas e suas Derivadas Este mesmo raciocínio pode ser empregado para achar inversas das demais funções potências positivas, restritas ao intervalo [0, + ). 9. Derivada da função inversa O objetivo desta seção é deduzir uma maneira de calcular a derivada da inversa de uma função derivável f. Para isso vamos raciocinar geometricamente. Considere um ponto (, ) do gráfico de f. O ponto correspondente no gráfico de f é o ponto (, ). É inteiramente razoável supor que, se o gráfico de f tem uma tangente, não vertical, no ponto (, ), então o gráfico obtido pela refleão deste último em torno da reta = tem uma tangente, não vertical, em (, ), e a tangente do gráfico refletido é a refleão da tangente ao gráfico original, como ilustra a figura à esquerda. A declividade da reta original é dada por m = d b c a. A declividade da reta refletida é m = c a d b. Conseqüentemente, m = m, se m 0. Veja o gráfico à direita. (d,c) (c,d) (,) (b,a) (,) (a,b) Vamos retornar agora à função f e à sua inversa f. Suponha que f tenha uma reta tangente com declividade m 0 em (, ). Então, a declividade da reta tangente à f, em (, ) é m. Mas, m = f ( ) e = f ( ). Conseqüentemente, m = f (f ( )) m = f (f ( )). Mas m é precisamente o valor da derivada de f em =. Assim, obtemos a fórmula: ( ) (f ) ( ) = f (f ( )) e esta fórmula vale qualquer que seja o ponto = do domínio de f, tal que o denominador da fração acima seja diferente de zero. Uma vez que se saiba isto, a fórmula acima pode ser deduzida como uma aplicação simples da regra da cadeia. Como f e f são funções inversas, temos f(f ()) =. Usando a regra da cadeia para derivar esta equação, obtemos f (f ()) [Df ()] = e daí segue a fórmula (*). Esta segunda maneira de deduzir a fórmula (*) é mais fácil de usar que a própria fórmula. Vamos eemplificar com alguns casos que já conhecemos. Eemplo : A função raiz cúbica A função raiz cúbica f() = ( ) satisfaz a equação () (f()) = ( ) =. (Repare que com isto estamos afirmando que f é a função inversa de g() =.) Derivando a equação (), obtemos e daí vem que f f = f () = f () = =.

5 W.Bianchini, A.R.Santos 5 Eemplo : A função raiz n-ésima A função f() = n, para 0 < <, satisfaz a equação [f()] n =, para 0 < <, pois f é definida como sendo a inversa de g() = n, 0 < <. Supondo que f tem derivada, podemos derivar ambos os lados da equação e obter logo, n [f()] (n ) f () =, para 0 < <, f () = n [f()] =, para 0 < < (n ) n ( n n Quando n é ímpar, o mesmo raciocínio se aplica para < < e não somente para 0 < <. A fórmula deduzida acima conduz diretamente a fórmula análoga para a derivada de ( m n ). Usando a notação de Leibniz, temos n ) = ( n ) d( ( m n ) ) = m d n ( m n ). Os eemplos acima sugerem que as derivadas das funções inversas podem ser facilmente calculadas, mas em cada caso foi necessário supor, de partida, que a derivada eistia. Esta hipótese é justificada pelo teorema a seguir, que mostra que, em todos os casos razoáveis, a função inversa realmente possui derivada. Teorema da função inversa Suponha que o domínio de g é um intervalo aberto I e que (i) g () > 0 para todos os pontos em I ou (ii) g () < 0 para todos os pontos em I. Então g é biunívoca (o que implica que g tem uma inversa) e a sua inversa f tem derivada em todos os pontos do seu domínio. Além disso f () = g (f()) Observação: A demonstração desse teorema é complicada, mas, como já vimos antes, geometricamente é fácil observar que o resultado é verdadeiro. Se g () > 0 ou (g () < 0), para todos os em I a função g é crescente (ou decrescente) e possui uma tangente não horizontal em todos os pontos deste intervalo, cuja inclinação é dada por g. O gráfico refletido terá, portanto, uma tangente não vertical e a inclinação desta tangente fornece o valor de f. Para calcular a derivada da inversa de uma função, procedemos como nos eemplos dados, simplificando, no passo final, a epressão g (f()). Os detalhes desta simplificação dependem da função que está sendo derivada. 9.4 As funções trigonométricas inversas e suas derivadas Nenhuma função trigonométrica é invertível, pois, como estas funções são periódicas, retas horizontais cortarão seu gráfico um número infinito de vezes. Assim, dado um número entre [, ] a equação = sen(θ) tem uma infinidade de soluções. Veja esta afirmação ilustrada no gráfico da função seno. > plot([sin(),0.5],=-0..0); No entanto, como no caso da função f() =, podemos restringir o domínio das funções trigonométricas de tal modo que elas sejam invertíveis em algum intervalo.

6 54 Cap. 9. Funções Inversas e suas Derivadas 9.4. As funções arcsen() e arccos() Define-se o valor principal da função seno como sendo a restrição do seno ao intervalo [ π, π ]. denotando esta função por seno (sen). Continuamos A função valor principal do seno tem uma inversa (por quê?) que vamos chamar de arco seno (arcsen). Assim, = arcsen() = sen(). Qual o domínio da função arco seno? Qual a sua imagem? Qual o valor de arcsen( )? E de arcsen( )? Repare abaio o gráfico da função arcsen(), obtido a partir de uma refleão em relação à diagonal principal do gráfico da função = sen(), definida no intervalo [ π, π ]. > plot(arcsin(),=-..,scaling=constrained); De maneira análoga, definimos o valor principal do coseno como sendo a restrição do cosseno ao intervalo [0, π], a qual continuamos chamando de coseno. Esta função é invertível e sua inversa denotada por arccos() Cos() Vamos agora calcular as derivadas das funções arcsen e arccos. Pelo teorema da função inversa, arccos() arcsen () = cos(arcsen()) para todo em (, ) Seja arcsen() = θ. Sabemos que Como para π < θ < π, cos(θ) > 0, tem-se cos(θ) = ± sen θ = ± [sen(arcsen())] = ±. arcsen () = para (, ) Note que, para (, ), arcsen () é sempre positiva, como o gráfico dessa função mostrava que deveria ser. Nos pontos etremos deste gráfico as tangentes são verticais. De maneira semelhante prova-se que arccos () =, para (, ). Esta derivada é negativa, como o gráfico do arco cosseno indicava As funções arctg() e arcsec() Define-se o valor principal da função tangente como sendo a restrição da tangente ao intervalo ( π, π ). Continuamos denotando esta função por tangente (tg).

7 W.Bianchini, A.R.Santos 55 A função valor principal da tangente tem uma inversa (por quê?) que vamos chamar de arco tangente (arctg). Assim = arctg() = tg() Qual o domínio da função arco tangente? Qual a sua imagem? Qual o valor de arctg()? E de arctg( )? Observe os gráficos das funções tg() e arctg(). Tg() arctg() Quais são as assíntotas horizontais ao gráfico dessa função? Da mesma forma que nos casos anteriores, vamos calcular a derivada da função arctg. Pelo teorema da função inversa, Logo, arctg () = Seja θ = arctg(). Como sec θ = + tg θ, [sec(arctg())] para todo real. [sec(arctg())] = + [tg(arctg())] = + arctg () =, para todo real. + Para a função secante a situação é um pouco pior. Eamine o gráfico desta função: Em primeiro lugar, é preciso escolher um intervalo apropriado onde esta função tenha inversa e, portanto, seja possível aplicar o teorema da função inversa para calcular a sua derivada. O gráfico da secante consiste de várias partes às quais o teorema se aplica, por eemplo, uma para 0 < θ < π e outra para π < θ < π. Consideraremos o primeiro intervalo e definiremos uma nova função g como a restrição da secante ao intervalo (0, π ), isto é, g(θ) = sec(θ), para 0 < θ < π. Como g (θ) = sec(θ) tg(θ), temos que para 0 < θ < π, g (θ) > 0 e o teorema da função inversa garante que a função inversa de g, que designaremos por arcsec(), tem derivada e que arcsec () = sec(arcsec()) tg(arcsec()). Já sabemos que sec(θ) =. Precisamos simplificar o fator tg(arcsec()). Para isso, como das outras vezes, vamos chamar arcsec() = θ. Usando a igualdade sec θ = tg θ +, temos que tg(arcsec()) = ±. Como 0 < θ < π, vemos que tg(θ) = tg(arcsec()) > 0. Portanto, podemos abandonar o radical negativo. Assim, arcsec () =, para < <.

8 56 Cap. 9. Funções Inversas e suas Derivadas Refazendo os cálculos acima, considerando agora g(θ) = sec(θ), para π < θ < π, obtemos arcsec () = ( ), para < <. Combinando estes dois resultados, obtemos uma função cujo domínio consiste nos dois intervalos (, ) e (, ). Veja o seu gráfico: Observe que o termo não está definido para. Para = e =, o gráfico da função arcsec() apresenta uma tangente vertical e portanto a derivada não eiste nestes pontos. Para < e >, podemos combinar os dois resultados obtidos acima e escrever que arcsec () =. Eemplo Retornando ao problema da corda de isolamento de um quadro, tínhamos que e tg(α + β) = c + d tg(β) = d. Assim, α, que é o ângulo que queremos tornar máimo, pode ser epresso como α = arctg( c + d ) arctg( d ). Substituindo os valores de c e d, derivando esta função e igualando o resultado a zero, obtemos: > f:=->arctan(4/)-arctan(/): > g:=diff(f(),); > g:=simplif(g); > solve(g=0,); 4 g := ( ) ( + ) g := 4 ( + 6) ( + ), Como é a distância da parede ao observador, podemos desprezar a raiz negativa. Vamos agora usar o teste da derivada primeira para comprovar que este é o ponto de máimo procurado. Como o denominador da epressão ( 4) ( +6) ( +) é sempre positivo, o sinal da derivada depende do termo +. Como + > 0 para < e + < 0 para >, concluímos, imediatamente, que no ponto = o ângulo α atinge o seu máimo absoluto. Devemos, portanto, colocar a corda de isolamento a dois metros da parede onde o quadro está pendurado. 9.5 Eercícios. Considere a função dada pela tabela: - -0,9-0,8-0,7-0,6-0,5-0,4-0, -0, -0, 0 f() 0, 0, 0,5 0, 0,5 0, 0,9 0,5 0,6 0,7

9 W.Bianchini, A.R.Santos 57 (a) Determine o domínio e a imagem de f. (b) Construa a tabela da função g inversa de f.. (a) Mostre que f() = 5 é invertível e ache sua inversa g. Calcule f(g()) e g(f()). (b) Calcule a função g() inversa de f() = + +. Verifique que f(g()) = g(f()) =. (c) De um modo geral, se a, b, c, d, são constantes tais que ad bc 0 e f() = a+b c+d, eiste uma função g() = α +β γ +δ tal que f(g()) = g(f()) =. Calcule as constantes α, β, γ, δ em função de a, b, c, d. Por que a condição ad bc 0 é necessária? Qual a relação eistente entre f e g?. Ache epressões algébricas para as seguintes funções, especificando o seu domínio: (a) sen(arctg()) (b) tg(arcsen()) (c) cos(arctg()) 9.6 Problemas propostos. Prove que cada uma das funções dadas abaio é invertível no intervalo considerado. Deduza a fórmula para a derivada da sua inversa e esboce o gráfico desta inversa especificando o seu domínio. (a) g(θ) = cotg(θ), 0 < θ < π. g(θ) = cossec(θ) 0 < θ < π.. Determine a equação da reta tangente ao gráfico de uma função f no ponto (, f()), sabendo que f() = 7 e D(f )(7) = 8.. Seja f() = + para 0 < <. Usando o teorema da função inversa, mostre que f é invertível e calcule (f ) )(). Encontre a equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto (, ). 4. Seja a função f() = (a) Em que conjunto a função admite inversa? Justifique. (b) Determine (f ) (5). 5. Use o teorema da função inversa para mostrar que f() = ( 5 + 7), > 0 é invertível e calcule (f ) (). Encontre uma equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto (, ). 6. Seja f() = arctg( ), >. (a) Usando o teorema da função inversa, mostre que f é invertível e calcule D(f )(0). (b) Encontre uma equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto (0, f (0)). 7. Use o teorema da função inversa para mostrar que f() = arctg( ), > 0 é invertível e calcule D(f )( π 4 ). 9.7 Para você meditar: Inversas? Vimos que se f e g são funções inversas, então f(g()) = e g(f()) =. Observe os gráficos das funções sen(arcsen()) e arcsen(sen()): > plot(sin(arcsin()),=-0..0); > plot(arcsin(sin()),=-0..0); Observando os gráficos acima, é possível concluir que se g e f são funções inversas tem-se que f(g()) = e g(f()) =?. Para que valores de valem essas identidades?

10 58 Cap. 9. Funções Inversas e suas Derivadas. Qual o domínio da função arcsen(sen())? 4. Em que intervalo essa função coincide com a função h() =? 5. Em que intervalos a função = sen() é invertível? 6. Trace os gráficos de arcsen(sen()) e sen(arcsen()) e eplique a diferença para o eemplo anterior. 7. Faça essa mesma análise para os pares de funções abaio: (a) arccos() e cos() (b) arctg() e tg() (c) e. 8. Para que valores de é possível calcular arcsen(sen()). 9. Eplique porque arcsen(sen( π π )) = arcsen(sen( )). 0. O que se pode afirmar a respeito do valor de arcsen(sen( + π))?. Calcule essa função nos seguintes casos: (a) para em [ π, π ]. (b) para em [ π, π ]. (c) para em [( k ) π, ( k + ) π] onde k é um inteiro qualquer. (d) para em [( k + ) π, ( k + ) π] onde k é um inteiro qualquer.

Derivadas. Capítulo O problema da reta tangente

Derivadas. Capítulo O problema da reta tangente Capítulo 5 Derivadas Este capítulo é sobre derivada, um conceito fundamental do cálculo que é muito útil em problemas aplicados. Este conceito relaciona-se com o problema de determinar a reta tangente

Leia mais

Capítulo 5 Derivadas

Capítulo 5 Derivadas Departamento de Matemática - ICE - UFJF Disciplina MAT54 - Cálculo Capítulo 5 Derivadas Este capítulo é sobre derivada, um conceito fundamental do cálculo que é muito útil em problemas aplicados. Este

Leia mais

Material Teórico - Círculo Trigonométrico. Secante, cossecante e cotangente. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Círculo Trigonométrico. Secante, cossecante e cotangente. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Círculo Trigonométrico Secante, cossecante e cotangente Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 5 de dezembro de

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Derivada das Inversas Trigonométricas

MAT146 - Cálculo I - Derivada das Inversas Trigonométricas MAT46 - Cálculo I - Derivada das Inversas Trigonométricas Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Vimos anteriormente que as funções trigonométricas não são inversíveis, mas

Leia mais

1 Definição de Derivada

1 Definição de Derivada Departamento de Computação é Matemática Cálculo I USP- FFCLRP Prof. Rafael A. Rosales 5 de março de 2014 Lista 5 Derivada 1 Definição de Derivada Eercício 1. O que é f (a)? Eplique com suas palavras o

Leia mais

DERIVADA. A Reta Tangente

DERIVADA. A Reta Tangente DERIVADA A Reta Tangente Seja f uma função definida numa vizinança de a. Para definir a reta tangente de uma curva = f() num ponto P(a, f(a)), consideramos um ponto vizino Q(,), em que a e traçamos a S,

Leia mais

Processo Seletivo Estendido 2017

Processo Seletivo Estendido 2017 Processo Seletivo Estendido 07 Professor: Fernando de Ávila Silva Departamento de Matemática - UFPR. Converta de graus para radianos: a 0 b 0 c 5 d 5 e 70 f 70 g 5 h 700 i 080 j. Converta de radianos para

Leia mais

UFRJ - Instituto de Matemática

UFRJ - Instituto de Matemática UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática www.pg.im.ufrj.br/pemat Mestrado em Ensino de Matemática Seleção 9 Etapa Questão. Determine se as afirmações abaio são verdadeiras

Leia mais

Resolução dos Exercícios Propostos no Livro

Resolução dos Exercícios Propostos no Livro Resolução dos Eercícios Propostos no Livro Eercício : Considere agora uma função f cujo gráfico é dado por y 0 O que ocorre com f() quando se aproima de por valores maiores que? E quando se aproima de

Leia mais

Exercícios sobre Trigonometria

Exercícios sobre Trigonometria Universidade Federal Fluminense Campus do Valonguinho Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Matemática Aplicada - GMA Prof Saponga uff Rua Mário Santos Braga s/n 400-40 Niterói, RJ Tels:

Leia mais

Processo Seletivo Estendido 2016 LISTA FUNÇ~OES - 6

Processo Seletivo Estendido 2016 LISTA FUNÇ~OES - 6 Processo Seletivo Estendido 0 LISTA FUNÇ~OES - Professor: Fernando de Ávila Silva Departamento de Matemática - UFPR Esta lista foi inicialmente elaborada pelo professor Aleandre Trovon UFPR. A presente

Leia mais

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas Resolução dos Eercícios sobre Derivadas Eercício Utilizando a idéia do eemplo anterior, encontre a reta tangente à curva = 0 e = y = nos pontos onde Vamos determinar a reta tangente à curva y = nos pontos

Leia mais

2. Tipos de funções. Funções pares e ímpares Uma função f é par se é simétrica em relação ao eixo y, isto é, f( x) = f(x).

2. Tipos de funções. Funções pares e ímpares Uma função f é par se é simétrica em relação ao eixo y, isto é, f( x) = f(x). 1. Algumas funções básicas 2. Tipos de funções Funções pares e ímpares Uma função f é par se é simétrica em relação ao eio y, isto é, f( ) = f(). Eemplos: A função f() = n onde n inteiro positivo é par?

Leia mais

A inversa da função seno

A inversa da função seno UFF/GMA Notas de aula de MB-I Maria Lúcia/Marlene 015-1 PARTE III FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS INVERSAS Funções inversas. O que isso significa? A cada valor da imagem corresponde um e só um valor do domínio

Leia mais

Extensão da tangente, cossecante, cotangente e secante

Extensão da tangente, cossecante, cotangente e secante Extensão da tangente, cossecante, cotangente e secante Definimos as funções trigonométricas tgθ = senθ cosθ para θ (k+1)π, onde k é inteiro. Note que os ângulos do tipo θ = (k+1)π secθ = 1 cosθ, são os

Leia mais

OUTRAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO

OUTRAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO 8 OUTRAS TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO Gil da Costa Marques 8. Integração por partes 8. Integrais de funções trigonométricas 8.3 Uso de funções trigonométricas 8.4 Integração de Quociente de Polinômios 8.5 Alguns

Leia mais

MAT111 - Cálculo I - IF TRIGONOMETRIA. As Funçoes trigonométricas no triângulo retângulo

MAT111 - Cálculo I - IF TRIGONOMETRIA. As Funçoes trigonométricas no triângulo retângulo MAT111 - Cálculo I - IF - 010 TRIGONOMETRIA As Funçoes trigonométricas no triângulo retângulo Analisando a figura a seguir, temos que os triângulos retângulos OA 1 B 1 e OA B, são semelhantes, pois possuem

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa Ciências Eatas e Tecnológicas Departamento de Matemática MAT 4 - Lista - 07/. Determine o domínio a imagem as raízes e o estudo de sinal das funções a seguir: (a) f() = 4

Leia mais

A Segunda Derivada: Análise da Variação de Uma Função

A Segunda Derivada: Análise da Variação de Uma Função A Segunda Derivada: Análise da Variação de Uma Função Suponhamos que a função y = f() possua derivada em um segmento [a, b] do eio-. Os valores da derivada f () também dependem de, ou seja, a derivada

Leia mais

Curso de Verão Exemplos para o curso de

Curso de Verão Exemplos para o curso de Curso de Verão 006 Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada DCCE - Departamento de Ciência da Computação e Estatística Universidade Estadual Paulista - UNESP Instituto de Biociências, Letras e

Leia mais

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1 Lista de Eercícios de Cálculo I para os cursos de Engenharia - Derivadas 1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (a) f() = (b) f() = 5 (c) f() = + 1 (d) f() = + 1. O limite abaio representa

Leia mais

da dx = 2 x cm2 /cm A = (5 t + 2) 2 = 25 t t + 4

da dx = 2 x cm2 /cm A = (5 t + 2) 2 = 25 t t + 4 Capítulo 13 Regra da Cadeia 13.1 Motivação A área A de um quadrado cujo lado mede x cm de comprimento é dada por A = x 2. Podemos encontrar a taxa de variação da área em relação à variação do lado: = 2

Leia mais

Resolução de Questões das Listas de Cálculo de Uma Variável:

Resolução de Questões das Listas de Cálculo de Uma Variável: Eercícios resolvidos: Cálculo I -A- Cálculo Diferencial e Integral Aplicado I Cálculo Aplicado I Lista Questão Lista Questão 20 20 6 6 40 40 4 4 2 2 4 6 4 6 4 24 4 24 5 8 5 8 8 8 9 9 9 4 9 4 2 0 2 0 7

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Matemática Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Eatas e Tecnológicas Departamento de Matemática MAT 040 Estudo Dirigido de Cálculo I 07/II Encontro 5 - /09/07: Eercício : Seja f a função cujo gráfico

Leia mais

4 Cálculo Diferencial

4 Cálculo Diferencial 4 Cálculo Diferencial 1 (Eercício IV1 de [1]) Calcule as derivadas das funções: a) tg, b) +cos 1 sen, c) e arctg, d) e log, e) sen cos tg, f) (1 + log ), g) cos(arcsen ) h) (log ), i) sen Derive: a) arctg

Leia mais

Capítulo 1 Funções reais de uma variável 1.2 Funções trigonométricas inversas

Capítulo 1 Funções reais de uma variável 1.2 Funções trigonométricas inversas As funções trigonométricas seno, coseno, tangente e cotangente não são funções injetivas, não sendo portanto invertíveis nos respetivos domínios. Para definir as respetivas funções inversas tem de se considerar

Leia mais

Trigonometria no Triângulo Retângulo

Trigonometria no Triângulo Retângulo Trigonometria no Triângulo Retângulo Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina:

Leia mais

Teoremas e Propriedades Operatórias

Teoremas e Propriedades Operatórias Capítulo 10 Teoremas e Propriedades Operatórias Como vimos no capítulo anterior, mesmo que nossa habilidade no cálculo de ites seja bastante boa, utilizar diretamente a definição para calcular derivadas

Leia mais

Extensão da tangente, secante, cotangente e cossecante, à reta.

Extensão da tangente, secante, cotangente e cossecante, à reta. UFF/GMA Notas de aula de MB-I Maria Lúcia/Marlene 05- Trigonometria - Parte - Tan-Cot_Sec-Csc PARTE II TANGENTE COTANGENTE SECANTE COSSECANTE Agora estudaremos as funções tangente, cotangente, secante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO. Realização: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL APOSTILA DE CÁLCULO Realização: Fortaleza, Fevereiro/2010 1. LIMITES 1.1. Definição Geral Se os valores de f(x) puderem

Leia mais

CÁLCULO I. Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital.

CÁLCULO I. Apresentar e aplicar a Regra de L'Hospital. CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o : Limites Innitos e no Innito. Assíntotas. Regra de L'Hospital Objetivos da Aula Denir ite no innito e ites innitos; Apresentar alguns tipos

Leia mais

1. FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL

1. FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL 1 1 FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL 11 Funções trigonométricas inversas 111 As funções arco-seno e arco-cosseno Como as funções seno e cosseno não são injectivas em IR, só poderemos definir as suas funções

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática. MTM Pré-cálculo

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática. MTM Pré-cálculo Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática MTM3100 - Pré-cálculo 14 a lista de exercícios (0/11/017 a 01/1/017) 1 Resolva as equações abaixo

Leia mais

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à Limite I) Noção intuitiva de Limite Os limites aparecem em um grande número de situações da vida real: - O zero absoluto, por eemplo, a temperatura T C na qual toda a agitação molecular cessa, é a temperatura

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I GEOMETRIA ANALÍTICA Coordenadas de pontos no plano cartesiano Distâncias entre pontos Sejam e dois pontos no plano cartesiano A distância entre e é dada pela expressão

Leia mais

Lista 8: Análise do comportamento de funções - Cálculo Diferencial e Integral I - Turma D. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo

Lista 8: Análise do comportamento de funções - Cálculo Diferencial e Integral I - Turma D. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo Lista 8: Análise do comportamento de funções - Cálculo Diferencial e Integral I - Turma D Professora: Elisandra Bär de Figueiredo 1. Seja f() = 5 + + 1. Justique a armação: f tem pelo menos uma raiz no

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A - 009. A LISTA DE EXERCÍCIOS a Questão:. Para cada uma das funções seguintes, determine as derivadas indicadas: a) f(u) = u, u() =,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT B33 Limites e Derivadas Prof a. Graça Luzia Dominguez Santos

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT B33 Limites e Derivadas Prof a. Graça Luzia Dominguez Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MAT B Limites e Derivadas Prof a Graça Luzia Dominguez Santos LISTA DE EXERCÍCIOS( Questões de Provas a UNIDADE) Derivada

Leia mais

Funções Elementares. Sadao Massago. Maio de Alguns conceitos e notações usados neste texto. Soma das funções pares é uma função par.

Funções Elementares. Sadao Massago. Maio de Alguns conceitos e notações usados neste texto. Soma das funções pares é uma função par. Funções Elementares Sadao Massago Maio de 0. Apresentação Neste teto, trataremos rapidamente sobre funções elementares. O teto não é material completo do assunto, mas é somente uma nota adicional para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA VIGÉSIMA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, consideraremos mais uma técnica de integração, que é conhecida como substituição trigonométrica. Esta técnica pode

Leia mais

Exercícios sobre Trigonometria

Exercícios sobre Trigonometria Universidade Federal Fluminense Campus do Valonguinho Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Matemática Aplicada - GMA Prof Saponga uff Rua Mário Santos Braga s/n 400-40 Niterói, RJ Tels:

Leia mais

4 Cálculo Diferencial

4 Cálculo Diferencial 4 Cálculo Diferencial 1. (Eercício IV.1 de [1]) Calcule as derivadas das funções: a) tg, b) +cos 1 sen, c) e arctg, d) e log2, e) sen cos tg, f) 2 (1 + log ), g) cos(arcsen ) h) (log ), i) sen 2. 2. Derive:

Leia mais

Polinômios e Funções Racionais

Polinômios e Funções Racionais Capítulo 7 Polinômios e Funções Racionais 7. Polinômios Ao iniciarmos nosso estudo sobre funções, consideramos o problema de construir uma caia sem tampa a partir de um pedaço quadrado de plástico maleável

Leia mais

III Números reais - módulo e raízes Módulo ou valor absoluto Definição e exemplos... 17

III Números reais - módulo e raízes Módulo ou valor absoluto Definição e exemplos... 17 UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene - 010-16 Sumário III Números reais - módulo e raízes 17 3.1 Módulo valor absoluto...................................... 17 3.1.1 Definição

Leia mais

2a. Lista de Exercícios

2a. Lista de Exercícios UFPR - Universidade Federal do Paraná Departamento de Matemática Prof. José Carlos Eidam CM04 - Cálculo I - Turma C - 0/ a. Lista de Eercícios Teoremas do valor intermediário e do valor médio. Seja h()

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. Ficha de trabalho nº 3.

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. Ficha de trabalho nº 3. Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II Ficha de trabalho nº 3 1. Resolver, da página 80 do seu manual, 1.1. as alíneas a), c) e e) dos

Leia mais

Cálculo I IM UFRJ Lista 1: Pré-Cálculo Prof. Marco Cabral Versão Para o Aluno. Tópicos do Pré-Cálculo

Cálculo I IM UFRJ Lista 1: Pré-Cálculo Prof. Marco Cabral Versão Para o Aluno. Tópicos do Pré-Cálculo Cálculo I IM UFRJ Lista : Pré-Cálculo Prof. Marco Cabral Versão 7.03.05 Para o Aluno O sucesso (ou insucesso) no Cálculo depende do conhecimento de tópicos do ensino médio que chamaremos de pré-cálculo.

Leia mais

UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene

UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene - 011-1 37 Sumário III Números reais - módulo e raízes 38 3.1 Módulo valor absoluto........................................ 38 3.1.1 Definição

Leia mais

Cálculo de primitivas ou de antiderivadas

Cálculo de primitivas ou de antiderivadas Aula 0 Cálculo de primitivas ou de antiderivadas Objetivos Calcular primitivas de funções usando regras elementares de primitivação. Calcular primitivas de funções pelo método da substituição. Calcular

Leia mais

Derivadas e suas Aplicações

Derivadas e suas Aplicações Capítulo 4 Derivadas e suas Aplicações Ao final deste capítulo você deverá: Compreender taa média de variação; Enunciar a definição de derivada de uma função interpretar seu significado geométrico; Calcular

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-2453 Cálculo Diferencial e Integral I Escola Politécnica) Segunda Lista de Eercícios - Professor: Equipe de Professores EXERCÍCIOS. Calcule

Leia mais

Substituição Trigonométrica

Substituição Trigonométrica UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Substituição Trigonométrica

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-2453 Cálculo Diferencial e Integral I (Escola Politécnica) Segunda Lista de Eercícios - Professor: Equipe de Professores EXERCÍCIOS.

Leia mais

2a Lista de Exercícios. f (x), se x a g (x), se x < a. x 3 x, x 0, se x = 0. 1, se x 1 x 2 4 x 4, se x 1

2a Lista de Exercícios. f (x), se x a g (x), se x < a. x 3 x, x 0, se x = 0. 1, se x 1 x 2 4 x 4, se x 1 UFPR - Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Eatas Departamento de Matemática Prof. José Carlos Eidam MA/PROFMAT - Fundamentos de Cálculo a Lista de Eercícios Derivadas. Sejam f e g funções

Leia mais

Descrevendo Regiões no Plano Cartesiano e no Espaço Euclidiano

Descrevendo Regiões no Plano Cartesiano e no Espaço Euclidiano Descrevendo Regiões no Plano Cartesiano e no Espaço Euclidiano Americo Cunha Débora Mondaini Ricardo Sá Earp Departamento de Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Regiões no Plano

Leia mais

TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO13

TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO13 TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO3 Gil da Costa Marques 3. Introdução 3. Derivada da soma ou da diferença de funções 3.3 Derivada do produto de funções 3.4 Derivada de uma função composta: a Regra da Cadeia 3.5

Leia mais

AULA 13 Aproximações Lineares e Diferenciais (página 226)

AULA 13 Aproximações Lineares e Diferenciais (página 226) Belém, de maio de 05 Caro aluno, Nesta nota de aula você aprenderá que pode calcular imagem de qualquer unção dierenciável num ponto próimo de a usando epressão mais simples que a epressão original da.

Leia mais

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação Unidade 5 Diferenciação Incremento e taa média de variação Consideremos uma função f dada por y f ( ) Quando varia de um valor inicial de para um valor final de, temos o incremento em O símbolo matemático

Leia mais

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I

MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I 1 MAT001 Cálculo Diferencial e Integral I RESUMO DA AULA TEÓRICA 4 Livro do Stewart: Apêndice D e Seção 16 FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS O círculo trigonométrico e arcos orientados Num plano cartesiano, considere

Leia mais

UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado em Ensino de Matemática

UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática  Mestrado em Ensino de Matemática UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática www.pg.im.ufrj.br/pemat Mestrado em Ensino de Matemática Seleção 0 Etapa Questão. Considere f : [, ] R a função cujo gráfico

Leia mais

PROFMAT AV2 MA

PROFMAT AV2 MA PROFMAT AV MA 11 011 Questão 1. Calcule as seguintes epressões: [ ] (1,0) (a) log n log n (1,0) (b) log a/ log, onde a > 0, > 0 e a base dos logaritmos é fiada arbitrariamente. (a) Como = n 1/n 3, temos

Leia mais

Funções - Terceira Lista de Exercícios

Funções - Terceira Lista de Exercícios Funções - Terceira Lista de Exercícios Módulo 1 - Trigonometria e Funções Trigonométricas 1. Converta de graus para radianos: a) 0 b) 10 c) 45 d) 15 e) 170 f) 70 g) 15 h) 700 i) 1080 j) 6. Converta de

Leia mais

Matemática A Semi-Extensivo V. 3

Matemática A Semi-Extensivo V. 3 Matemática A Semi-Etensivo V. Eercícios 0) 0 f: R R f() = c) f: R R f() = 0. Falsa alsa. CD = R, mas Im(f) = [, ). 0. Falsa alsa. Im(f) = [, ). 0. Falsa alsa. Já não é sobrejetora. 08. Verdadeira f( 5

Leia mais

1 Geometria Analítica Plana

1 Geometria Analítica Plana UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE CAMPO MOURÃO Curso: Matemática, 1º ano Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Professora: Gislaine Aparecida Periçaro 1 Geometria Analítica Plana A Geometria

Leia mais

A derivada da função inversa

A derivada da função inversa A derivada da função inversa Sumário. Derivada da função inversa............... Funções trigonométricas inversas........... 0.3 Exercícios........................ 7.4 Textos Complementares................

Leia mais

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido Módulo 2 Geometria Analítica Números Reais Conjuntos Numéricos Números naturais O conjunto 1,2,3,... é denominado conjunto dos números naturais. Números inteiros O conjunto...,3,2,1,0,1, 2,3,... é denominado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação SERVIÇO PÚLICO FEDERL Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Universidade berta do rasil dministração acharelado Matemática para Ciências Sociais plicadas I Rodrigo arbosa Soares Curso

Leia mais

Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática DISCIPLINA: MATA3 - CÁLCULO B UNIDADE II - LISTA DE EXERCÍCIOS Atualiada 13.1 Coordenadas Polares [1] Dados os pontos P 1 (3, 5π 3 ), P ( 3, 33 ),

Leia mais

Resolvendo Integrais pelo Método de

Resolvendo Integrais pelo Método de Capítulo Resolvendo Integrais pelo Método de Substituição. Métodos da substituição em integrais indefinidas O teorema fundamental do cálculo permite que se resolva rapidamente a integral b a f(x) dx, desde

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-0 Cálculo Diferencial e Integral I (Instituto de Física) Segunda Lista de Eercícios - Professor: Aleandre Lymberopoulos. Calcule a derivada

Leia mais

carga do fio: Q. r = r p r q figura 1

carga do fio: Q. r = r p r q figura 1 Uma carga Q está distribuída uniformemente ao longo de um fio reto de comprimento infinito. Determinar o vetor campo elétrico nos pontos situados sobre uma reta perpendicular ao fio. Dados do problema

Leia mais

Aula 3 Propriedades de limites. Limites laterais.

Aula 3 Propriedades de limites. Limites laterais. Propriedades de ites. Limites laterais. MÓDULO - AULA 3 Aula 3 Propriedades de ites. Limites laterais. Objetivos Estudar propriedades elementares de ites, tais como: soma, produto, quociente e confronto.

Leia mais

Limites, continuidade e diferenciação de funções

Limites, continuidade e diferenciação de funções Matemática 1 Semanas 9, 10 e 11 Professor Luiz Claudio Pereira Faculdade de Planaltina Universidade de Brasília Material Previsto para três semanas 113018 (UNB) Luiz Claudio Pereira 2017 1 / 100 Limites,

Leia mais

Derivadas das Funções Trigonométricas Inversas

Derivadas das Funções Trigonométricas Inversas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Derivadas das Funções

Leia mais

1) = 4 +8) =7 4 +8) 5 4) 8. Derivada da Função Composta (Regra da Cadeia)

1) = 4 +8) =7 4 +8) 5 4) 8. Derivada da Função Composta (Regra da Cadeia) 8. Derivada da Função Composta (Regra da Cadeia) Regra da Cadeia (primeira notação): Se e são funções diferenciáveis e = é a função composta definida por )=), então é diferenciável e é dada por )=) = ).

Leia mais

Ana Carolina Boero. Página: Sala Bloco A - Campus Santo André

Ana Carolina Boero.   Página:  Sala Bloco A - Campus Santo André Funções de uma variável real a valores reais E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Funções de uma variável real a valores

Leia mais

Bases Matemáticas - Turma A3

Bases Matemáticas - Turma A3 Bases Matemáticas - Turma A3 a Avaliação - Resolvida Esta resolução é mais do que um mero gabarito. O objetivo é apresentar a solução de cada problema de modo detalhado, com o propósito de ajudar na compreensão

Leia mais

Trigonometria e relações trigonométricas

Trigonometria e relações trigonométricas Trigonometria e relações trigonométricas Em trigonometria, os lados dos triângulos retângulos assumem nomes particulares, apresentados na figura ao lado. O lado mais comprido, oposto ao ângulo de 90º (ângulo

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 178 Capítulo 10 Equação da reta e do plano no espaço 1. Equações paramétricas da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Leia mais

Prova 2 - Bases Matemáticas

Prova 2 - Bases Matemáticas Prova 2 - Bases Matemáticas Resolução comentada Bases Matemáticas - Turma A3 2 a Avaliação - Resolvida Esta resolução é mais do que um mero gabarito. O objetivo é apresentar a solução de cada problema

Leia mais

GABARITO COMENTÁRIO PROVA DE MATEMÁTICA (IV SIMULADO ITA/2007) QUESTÕES OBJETIVAS 3 ( 2) ( 2) = 3. 5 m. 64 x

GABARITO COMENTÁRIO PROVA DE MATEMÁTICA (IV SIMULADO ITA/2007) QUESTÕES OBJETIVAS 3 ( 2) ( 2) = 3. 5 m. 64 x D: 00 08 º EM MATEMÁTICA ITA IME SIMUL COMENT Rosângela o Ensino Médio PROVA DE MATEMÁTICA (IV SIMULADO ITA/00) GABARITO COMENTÁRIO QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÃO 0 LETRA D Como a equação é do quinto grau

Leia mais

Cálculo I (2015/1) IM UFRJ Lista 3: Derivadas Prof. Milton Lopes e Prof. Marco Cabral Versão Exercícios de Derivada

Cálculo I (2015/1) IM UFRJ Lista 3: Derivadas Prof. Milton Lopes e Prof. Marco Cabral Versão Exercícios de Derivada Eercícios de Derivada Eercícios de Fiação Cálculo I (0/) IM UFRJ Lista : Derivadas Prof Milton Lopes e Prof Marco Cabral Versão 7040 Fi : Determine a equação da reta tangente ao gráco de f() no ponto =

Leia mais

MÓDULO 45 TRIGONOMETRIA II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA. 1. Considere a equação. (3 2 cos 2 x) 1 + tg 2. 6 tg = 0.

MÓDULO 45 TRIGONOMETRIA II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA. 1. Considere a equação. (3 2 cos 2 x) 1 + tg 2. 6 tg = 0. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias MATEMÁTICA. Considere a equação TRIGONOMETRIA II ( cos ) + tg MÓDULO 5 tg = 0. a) Determine todas as soluções no intervalo [0, [. b) Para as soluções

Leia mais

Volume de um gás em um pistão

Volume de um gás em um pistão Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo Volume de um gás em um pistão Suponha que um gás é mantido a uma temperatura constante em um pistão. À medida que o pistão é comprimido, o volume

Leia mais

1. Polinómios e funções racionais

1. Polinómios e funções racionais Um catálogo de funções. Polinómios e funções racionais Polinómios e funções racionais são funções que se podem construir usando apenas as operações algébricas elementares. Recordemos a definição: Definição

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 76 Capítulo 4 Distâncias no plano e regiões no plano 1. Distância de um ponto a uma reta Dados um ponto P e uma reta r no plano, já sabemos calcular a distância de P a cada ponto P r. Definição 1 Definimos

Leia mais

Funções monótonas. Pré-Cálculo. Atividade. Funções crescentes. Parte 3. Definição

Funções monótonas. Pré-Cálculo. Atividade. Funções crescentes. Parte 3. Definição Pré-Cálculo Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Funções monótonas Parte 3 Funções crescentes Pré-Cálculo 1 Atividade Pré-Cálculo 2 Dizemos que uma função f : D C é crescente

Leia mais

MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Aula 05

MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Aula 05 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MATEMÁTICA BÁSICA II TRIGONOMETRIA Aula 05 Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-2453 Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I Segunda Lista de Eercícios - Professor: Equipe da Disciplina. Calcule a derivada

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Cálculo Aula 1 Professor: Carlos Sérgio. Revisão de Funções

Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Cálculo Aula 1 Professor: Carlos Sérgio. Revisão de Funções Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Cálculo - 01. Aula 1 Professor: Carlos Sérgio Revisão de Funções Sistema cartesiano ortogonal O Sistema de Coordenadas Cartesianas,

Leia mais

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I

MAT Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I MAT453 - Cálculo Diferencial e Integral para Engenharia I 1 o Semestre de 011 - a Lista de Eercícios 1. Calcule a área da região compreendida entre os gráficos de f () = 3 + 1 e g() = + 1, com 1 1.. Desenhe

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A Atualizada em A LISTA DE EXERCÍCIOS

INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A Atualizada em A LISTA DE EXERCÍCIOS INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A Atualizada em 007. A LISTA DE EXERCÍCIOS 0. Esboce o gráfico de f, determine f ( ), f ( ) e, caso eista, f ( ) : a a+ a, >, e a) f (

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL ÁLGEBRA 3º ANO

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL ÁLGEBRA 3º ANO LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL ÁLGEBRA º ANO. (Espce (Aman)) O domínio da função real f A),, 6 C),6 D),, 8 é. (Unicamp) Seja f() uma função tal que para todo número real temos que f( ) ( )f(). Então,

Leia mais

Estudar mudança no valor de funções na vizinhança de pontos.

Estudar mudança no valor de funções na vizinhança de pontos. Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Fundamentos para a Análise Estrutural Código: AURB006 Turma: A Período Letivo: 007- Professor:

Leia mais

x lim, sendo: 03. Considere as funções do exercício 01. Verifique se f é contínua em x = a. Justifique.

x lim, sendo: 03. Considere as funções do exercício 01. Verifique se f é contínua em x = a. Justifique. INSTITUTO DE MATEMÁTICA DA UFBA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CÁLCULO A 008. A LISTA DE EXERCÍCIOS 0. Esboce o gráfico de f, determine f ( ), f ( ) e, caso eista, f ( ) : a a a, >, e a) f ( ) =, = (a = )

Leia mais

6. EXTENSÕES DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

6. EXTENSÕES DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS 6. EXTENSÕES DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS Vamos agora estender a noção de seno, cosseno e tangente, já conhecidas no triângulo retângulo, e portanto, para ângulos agudos, para ângulos e arcos quaisquer.

Leia mais

Rafael A. Rosales 29 de maio de Diferencial 1. 4 l Hôpital 3. 5 Série de Taylor 3 01.

Rafael A. Rosales 29 de maio de Diferencial 1. 4 l Hôpital 3. 5 Série de Taylor 3 01. Departamento de Computação é Matemática Cálculo I USP- FFCLRP Física Médica Rafael A. Rosales 9 de maio de 07 Sumário Diferencial Teorema do Valor Médio 3 Máimos e Mínimos. Gráficos 4 l Hôpital 3 5 Série

Leia mais

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ]

ENQ Gabarito MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL. Questão 01 [ 1,25 ] MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL ENQ 017 Gabarito Questão 01 [ 1,5 ] Encontre as medidas dos lados e ângulos de dois triângulos ABC diferentes tais que AC = 1, BC = e A BC = 0 Considere

Leia mais

1 Vetores no Plano e no Espaço

1 Vetores no Plano e no Espaço 1 Vetores no Plano e no Espaço Definimos as componentes de um vetor no espaço de forma análoga a que fizemos com vetores no plano. Vamos inicialmente introduzir um sistema de coordenadas retangulares no

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II ESCOLA SECUNDÁRIA COM º CICLO D DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II Ficha de trabalho nº 4 1 Resolva o exercício 11 da página 80 do seu manual Considere

Leia mais