3º seminário temático De previdência - apeprem SANTOS/SP 09 DE DEZEMBRO DE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º seminário temático De previdência - apeprem SANTOS/SP 09 DE DEZEMBRO DE 2016"

Transcrição

1 3º seminário temático De previdência - apeprem SANTOS/SP 09 DE DEZEMBRO DE 2016

2 A IMPORTÂNCIA DO esocial PARA O SISTEMA INTEGRADO DE DADOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS E A GESTÃO DOS ENTES FEDERATIVOS

3 REGIME JURÍDICO E REGIME PREVIDENCIÁRIO

4 REGIME JURÍDICO ÚNICO Lei nº RJU União 1990 Lei nº Empregados da União Art. 39 RJU 1998 EC nº 19 RJU não obrigatório ADI nº Liminar RJU obrigatório

5 REGIME JURÍDICO X REGIME PREVIDENCIÁRIO Regime jurídico: Estatutário Celetista Administrativo especial (temporários) Militares Regime previdenciário: Regime Próprio de Previdência Social - RPPS Regime Geral de Previdência Social - RGPS

6 REGIME JURÍDICO X REGIME PREVIDENCIÁRIO São segurados de RPPS (nos entes que o instituíram): Servidores públicos titulares de cargo efetivo (servidor concursado sob o regime de Estatuto). Magistrados, Ministros e Conselheiros dos Tribunais de Contas e membros do Ministério Público. Servidores estabilizados por força do artigo 19 do ADCT, desde que submetidos a regime estatutário. (*) Servidores admitidos nos 5 anos anteriores à CF 1988, não estabilizados, desde que ocupem funções permanentes e submetidos a regime estatutário. Não são segurados de RPPS (em todos os entes - CF - artigo 40, 13): Servidores ocupantes, exclusivamente, de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração. Empregados públicos (servidores concursados sob o regime da CLT). Contratados para cargo ou função temporários. Titulares de mandato eletivo.

7 REGIME PREVIDENCIÁRIO A União, todos os Estados e Capitais, o Distrito Federal e mais de 2000 municípios possuem RPPS. REGIME PREVIDENCIÁRIO REGIME Nº DE ENTES % SERVIDORES ATIVOS RGPS RPPS TOTAL RGPS ,6% RPPS ,4% TOTAL ,0% Fonte: DRPSP/SPPS/MPS 31,8% 68,2% 100,0% 1) Regime - CADPREV (posição em 25/04/2016). 2) Servidores - CADPREV (RPPS) e RAIS (RGPS) (posição em 2014).

8 QUANTIDADE DE SEGURADOS ATIVOS APOSENTADOS PENSIONISTAS TOTAL RELAÇÃO ATIVOS / APOSENTADOS RELAÇÃO ATIVOS / APOS. + PENS. UNIÃO ,1 1,2 ESTADOS/DF ,9 1,4 MUNICÍPIOS ,3 4,1 TOTAL ,5 1,8 Fonte: DRPSP/SPPS/MPS - Dados consolidados para Anuário Estatístico

9 R$ Bilhões CAPITALIZAÇÃO DOS RECURSOS PREVIDENCIÁRIOS ,1 9,9 1,2 10, ,0 12,1 12,0 15,5 15,5 18,7 20,1 20,1 8,7 11,7 15,9 19,6 24,8 31, ,6 93,7 81,8 59,1 2,1 53,1 2,1 1,8 2,1 34,7 30,0 1,5 24,3 23,7 19,8 41,4 52,6 56,5 67,5 74, Aplicações Financeiras - Municípios Aplicações Financeiras - Estados/DF Demais Ativos - Municípios Demais Ativos - Estados/DF Parcelamentos de débitos - Municípios Parcelamentos de débitos - Estados/DF

10 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

11 Art. 37 da CF/1988 XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicandose como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;

12 Art. 40 da CF/ Aplica-se o limite fixado no art. 37, XI, à soma total dos proventos de inatividade, inclusive quando decorrentes da acumulação de cargos ou empregos públicos, bem como de outras atividades sujeitas a contribuição para o regime geral de previdência social, e ao montante resultante da adição de proventos de inatividade com remuneração de cargo acumulável na forma desta Constituição, cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, e de cargo eletivo.

13 Art. 37 da CF/1988 XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;

14 Lei nº /2004 Art. 3º Para os fins do disposto no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos respectivos servidores e militares, ativos e inativos, e pensionistas, na forma do regulamento.

15 Instrumento de unificação da prestação das informações referente à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos trabalhadores e servidores.

16 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO esocial

17 Decreto nº 8.373/2014: Art. 2º (...) 1º A prestação das informações ao esocial substituirá, na forma disciplinada pelos órgãos ou entidades partícipes, a obrigação de entrega das mesmas informações em outros formulários e declarações a que estão sujeitos: III - as pessoas jurídicas de direito público da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

18 Resolução nº 001 do Comitê Gestor, de 20/02/2015 Art. 2º O esocial é composto pelo registro de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas agrupadas em eventos que contêm: III dados cadastrais, funcionais e remuneratórios dos servidores titulares de cargos efetivos amparados em regime próprio de previdência social, de todos os poderes, órgãos e entidades do respectivo ente federativo, suas autarquias e fundações, dos magistrados, dos membros do Tribunal de Contas, dos membros do Ministério Público e dos militares;

19 IV dados cadastrais dos dependentes dos empregados, inclusive domésticos, dos trabalhadores avulsos e dos segurados dos regimes geral e próprios de previdência social; VII outras informações de interesse dos órgãos e entidades integrantes do Comitê Gestor do esocial, no âmbito de suas competências. 3º As informações previdenciárias constantes do esocial referem-se ao Regime Geral de Previdência Social e aos Regimes Próprios de Previdência Social previstos no art. 1º da Lei nº de 27 de novembro de 1998.

20 4º Os dados de que trata o inciso III do caput referem-se a ativos, aposentados, transferidos para reserva remunerada, reformados ou reincluídos, seus dependentes e pensionistas, devendo abranger também as informações de outras categorias de segurados amparados em Regime Próprio de Previdência Social com fundamento em decisão judicial ou em legislação específica do ente federativo.

21 Resolução do Comitê Gestor nº 005, de 02/09/2016 Dispõe sobre a aprovação de nova versão do Leiaute do esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

22 Resolução do Comitê Gestor nº 006, de 28/09/2016 Dispõe sobre a aprovação de nova versão do Manual de Orientação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

23 Resolução Comitê Diretivo nº 02 de 30/08/2016 Art. 2º O início da obrigatoriedade de utilização do esocial dar-se-á: I - em 1º de janeiro de 2018, para os empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ ,00; e II - em 1º de julho de 2018, para os demais empregadores e contribuintes (incluídos os Órgãos Públicos).

24 Quais os ganhos para a gestão dos RPPS?

25 VIABILIZAR... A formação do banco de dados nacional dos servidores, previsto no art. 3º da Lei /2004, para verificar o cumprimento do teto constitucional de remuneração e da acumulação remunerada de cargos públicos.

26 Identificação de possíveis fraudes na concessão e manutenção de benefícios previdenciários. Melhorar a qualidade da contagem recíproca de tempo de contribuição e da compensação previdenciária entre os RPPS e o RGPS, na forma da Lei nº 9.796/1999, e viabilizar a compensação entre os RPPS.

27 A geração de informações a partir do cruzamento com outras bases de dados. Ao Ente Federativo e Órgãos Governamentais o acesso às informações tratadas. Manutenção das informações atualizadas e consistentes.

28 Avaliação atuarial com dados consistentes, completos e atualizados da vida funcional e previdenciária do servidor público. Monitoramento e maior controle sobre os benefícios: aposentados, pensionistas e seus dependentes.

29 OBJETIVOS GERAIS DO esocial

30 Simplificar o cumprimento de obrigações. Melhorar a qualidade das informações; Viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; Aprimorar a supervisão, acompanhamento e monitoramento dos órgãos públicos; Fortalecer o monitoramento para a sustentabilidade dos regimes previdenciários.

31 EVENTOS esocial ALGUNS ESPECÍFICOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

32 S-1000 Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público... S-1005 Tabela de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil e Unidades dos OP... S-1010 Tabela de Rubricas... S-1020 Tabela de Lotações Tributárias... S-1030 Tabela de Cargos... S-1035 Tabela de Carreiras Públicas... S-1040 Tabela de Funções e Cargos em Comissão... S-1050 Tabela de Horários/Turnos de Trabalho... S-1060 Tabela de Ambientes de Trabalho... S-1070 Tabela de Processos Administrativos/Judiciais... S-1080 Tabela de Operadores Portuários... S-1200 Remuneração do Trabalhador... S-1202 Remuneração do Servidor vinculado ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS... S-1207 Benefícios Previdenciários - RPPS... S-1210 Pagamentos de Rendimentos do Trabalho... S-1250 Aquisição de Produção Rural... S-1260 Comercialização da Produção Rural Pessoa Física... S-1270 Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários... S-1280 Informações Complementares aos Eventos Periódicos... S-1298 Reabertura dos Eventos Periódicos... S-1299 Fechamento dos Eventos Periódicos...

33 S-1300 Contribuição Sindical Patronal... S-2100 Cadastramento Inicial do Vínculo... S-2190 Admissão de Trabalhador Registro Preliminar... S-2200 Admissão de Trabalhador... S-2205 Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador... S-2206 Alteração de Contrato de Trabalho... S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho... S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador... S-2230 Afastamento Temporário... S-2240 Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco... S-2241 Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial... S-2250 Aviso Prévio... S-2298 Reintegração... S-2299 Desligamento... S-2300 Trabalhador Sem Vínculo - Início... S-2305 Trabalhador Sem Vínculo - Alteração Contratual... S-2399 Trabalhador Sem Vínculo - Término... S-2400 Cadastro de Benefícios Previdenciários - RPPS... S-3000 Exclusão de Eventos... S-4000 Solicitação de Totalização de Bases e Contribuições...

34 DADOS DO ENTE PÚBLICO S-1000 Informações cadastrais; Natureza Jurídica; Número SIAFI; Natureza do Órgão; Informações relativas ao responsável; Indicação da existência de Regime Próprio de Previdência Social.

35 TABELA DE CARGOS EMP. PÚBLICOS S-1030 Indicação de acumulação de cargo Indicação de contagem especial: Professor (infantil, fundamental, médio) Professor de ensino superior Atividade de risco Indicação de dedicação exclusiva Indicação da Lei que criou/extinguiu /reestruturou o cargo Indicação da carreira código (S-1035)

36 TABELA DE CARREIRAS PÚBLICAS S-1035 Código da carreira Descrição da carreira Lei e data da criação Situação: 1 - Criação 2 - Extinção 3 - Reestruturação

37 TABELA REMUNERAÇÃO/RPPS S-1202 Evento periódico que registra a remuneração do servidor; Identificação do número de dependentes; Informar processos judiciais com efeitos na Contribuição Previdenciária ou IR; Rubricas de pagamento previamente cadastradas na tabela de Rubricas S-1010.

38 CADASTRO INICIAL DO VÍNCULO S-2100 Dados cadastrais: CPF, NIS, Nome, Sexo, Nome da Mãe; Regime Estatutário: Ingresso (Posse e Exercício); Dependentes: Nome, DN, CPF, IR, SF, SP; Endereço, contato...

39 Benefícios Previdenciários - RPPS S-1207 Registro de Pagamento do Benefício; Cadastro do servidor no S-2100 ou S-2200 se o início do benefício for posterior ao esocial; Se início do benefício for anterior ao esocial, cadastro prévio no evento S-2400; Códigos 01 a 42 Tipos de Benefícios - Tabela 25 Instituidor de Pensão deve estar cadastrado no S-2100 ou S- 2200; Para as complementações pagas decorrentes de benefícios previdenciários concedidos no âmbito do RGPS Usar os códigos 43 e 44.

40 uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. TABELA 25 Código Descrição do Benefício 1 Aposentadoria Voluntária por Idade e Tempo de Contribuição - Proventos Integrais: Art. 40, 1º, III a da CF, Redação EC 20/98 2 Aposentadoria por Idade - Proventos proporcionais: Art. 40, III, c da CF redação original - Anterior à EC 20/ Aposentadoria por Invalidez - Proventos integrais ou proporcionais: Art. 40, I da CF redação original - anterior à EC 20/ Aposentadoria Compulsória - Proventos proporcionais: Art. 40, II da CF redação original, anterior à EC 20/1998 * 5 Aposentadoria por Tempo de Serviço Integral - Art. 40, III, a da CF redação original - anterior à EC 20/1998 * 6 Aposentadoria por Tempo de Serviço Proporcional - Art. 40, III, a da CF redação original - anterior à EC 20/1998 * 7 Aposentadoria Compulsória Proporcional calculada sobre a última remuneração- Art. 40, 1º, Inciso II da CF, Redação EC 20/ Aposentadoria Compulsória Proporcional calculada pela média - Art. 40, 1º Inciso II da CF, Redação EC 41/03 9 Aposentadoria Compulsória Proporcional calculada pela média - Art. 40, 1º Inciso II da CF, Redação EC 41/03, c/c EC 88/ Aposentadoria Compulsória Proporcional calculada pela média - Art. 40, 1º Inciso II da CF, Redação EC 41/03, c/c LC 152/ Aposentadoria - Magistrado, Membro do MP e TC - Proventos Integrais correspondentes à última remuneração: Regra de Transição do Art. 8º, da EC 20/98 12 Aposentadoria - Proventos Integrais correspondentes à última remuneração Regra de Transição do Art. 8º, da EC 20/98: Geral

41 uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Código Descrição do Benefício 13 Aposentadoria Especial do Professor - Regra de Transição do Art. 8º, da EC 20/98: Proventos Integrais correspondentes à última remuneração. 14 Aposentadoria com proventos proporcionais calculados sobre a última remuneraçãoregra de Transição do Art. 8º, da EC20/98 - Geral 15 Aposentadoria - Regra de Transição do Art. 3º, da EC 47/05: Proventos Integrais correspondentes à última remuneração 16 Aposentadoria Especial de Professor - Regra de Transição do Art. 2º, da EC41/03: Proventos pela Média com redutor (Implementação a partir de 01/01/2006) 17 Aposentadoria Especial de Professor - Regra de Transição do Art. 2º, da EC41/03: Proventos pela Média com redutor (Implementação até 31/12/2005) 18 Aposentadoria Magistrado, Membro do MP e TC (homem) - Regra de Transição do Art. 2º, da EC41/03: Proventos pela Média com redutor (Implementação a partir de 01/01/2006) 19 Aposentadoria Magistrado, Membro do MP e TC - Regra de Transição do Art. 2º, da EC41/03: Proventos pela Média com redutor (Implementação até 31/12/2005) 20 Aposentadoria Voluntária - Regra de Transição do Art. 2º, da EC 41/03 Proventos pela Média com redutor - Geral (Implementação a partir de 01/01/2006) 21 Aposentadoria Voluntária - Regra de Transição do Art. 2º, da EC 41/03 Proventos pela Média reduzida - Geral (Implementação até 31/12/2005) 22 Aposentadoria Voluntária - Regra de Transição do Art. 6º, da EC41/03: Proventos Integrais correspondentes á ultima remuneração do cargo - Geral 23 Aposentadoria Voluntária Professor Educação infantil, ensino fundamental e médioregra de Transição do Art. 6º, da EC41/03: Proventos Integrais correspondentes à última remuneração do cargo 24 Aposentadoria Voluntária por Idade - Proventos Proporcionais calculados sobre a última remuneração do cargo: Art. 40, 1º, Inciso III, alínea "b" CF, Redação EC 20/98 25 Aposentadoria Voluntária por Idade - Proventos pela Média proporcionais - Art. 40, 1º, Inciso III, alínea "b" CF, Redação EC 41/03

42 uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Código Descrição do Benefício 26 Aposentadoria Voluntária por Idade e por Tempo de Contribuição - Proventos pela Média: Art. 40, 1º, Inciso III, aliena "a", CF, Redação EC 41/03 27 Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição - Especial do professor de q/q nível de ensino - Art. 40, III, alínea b, da CF- Red. Original até EC 20/ Aposentadoria Voluntária por idade e Tempo de Contribuição - Especial do professor ed. infantil, ensino fundamental e médio - Art. 40, 1º, Inciso III, alínea a, c/c 5º da CF red. da EC 20/1998 ) 29 Aposentadoria Voluntária por idade e Tempo de Contribuição - Especial de Professor - Proventos pela Média: Art. 40, 1º, Inciso III, alínea "a", C/C 5º da CF, Redação EC 41/ Aposentadoria por Invalidez (proporcionais ou integrais, calculadas com base na última remuneração do cargo) - Art. 40, Inciso I, Redação Original, CF 31 Aposentadoria por Invalidez (proporcionais ou integrais, calculadas com base na última remuneração do cargo) - Art. 40, 1º, Inciso I da CF com Redação da EC 20/ Aposentadoria por Invalidez (proporcionais ou integrais, calculadas pela média) - Art. 40, 1º, Inciso I da CF com Redação da EC 41/ Aposentadoria por Invalidez (proporcionais ou integrais calculadas com base na última remuneração do cargo) - Art. 40 º 1º, Inciso I da CF C/C combinado com Art. 6ª- A da EC 70/2012

43 uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Código Descrição do Benefício 34 Reforma por invalidez 35 Reserva Remunerada Compulsória 36 Reserva Remunerada Integral 37 Reserva Remunerada Proporcional 38 Auxílio Doença - Conforme lei do Ente 39 Auxílio Reclusão - Art. 13 da EC 20/1998 c/c lei do Ente 40 Pensão por Morte 41 Salário Família - Art. 13 da EC 20/1998 c/c lei do Ente 42 Salário Maternidade - Art. 7º, XVIII c/c art. 39, 3º da Constituição Federal 43 Complementação de Aposentadoria do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) 44 Complementação de Pensão por Morte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)

44 uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. CESSAÇÃO DOS BENEFÍCIOS Código Tabela 26 - Motivos de Cessação de Benefícios Previdenciários 1 Óbito 2 Reversão 3 Por decisão judicial 4 Cassação Descrição do Motivo 5 Término do prazo do benefício 6 Extinção de Quota 7 Revisão administrativa 8 Revisão administrativa em decorrência de não registro pelo Tribunal de Contas

45 O que é Carga Inicial? Arquivo que será enviado pelo Órgão Público ou empresa no início da implantação do esocial, servindo de base para construção do RET (Registro de Eventos Trabalhistas).

46 CADASTRO INICIAL DOS BENEFÍCIOS S-2400 Dados cadastrais: CPF, NOME e DN (obrigatórios) os demais desejáveis; Tipo de Benefício Código 91 a 99- (Tabela 25) Instituidor de Pensão Não Informar Complementação Códigos 43 e 44 (Tabela 25); Número do Benefício

47 uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Tabela 25 - Tipos de Benefícios Previdenciários (CARGA INICIAL) Código Descrição do Benefício 43 Complementação de Aposentadoria do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) 44 Complementação de Pensão por Morte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) 91 Aposentadoria sem paridade concedida antes do início de vigência do esocial 92 Aposentadoria com paridade concedida antes do início de vigência do esocial 93 Aposentadoria por invalidez com paridade concedida antes do início de vigência do esocial 94 Aposentadoria por invalidez sem paridade concedida antes do início de vigência do esocial 95 Transferência para reserva concedida antes do início de vigência do esocial 96 Reforma concedida antes do início de vigência do esocial 97 Pensão por morte com paridade concedida antes do início de vigência do esocial 98 Pensão por morte sem paridade concedida antes do início de vigência do esocial 99 Outros Benefícios previdenciários concedidos antes do início de vigência do esocial

48 NÚMERO DO BENEFÍCIO Número do processo/protocolo; Faixa numérica do Órgão Público; Caso não possua nenhum dos anteriores: a) informar um número sequencial (01, 02...); b) acompanhado do código do tipo de benefício; c) número do CPF do beneficiário. Exemplo Aposentadoria: Exemplo Complementação:

49 CONCEITOS IMPORTANTES do esocial

50 Retificar Corrigir algo que estava errado desde o princípio. Alterar Excluir Mudar informação que era correta em determinado período e que sofreu alteração ao longo do tempo. Deixar sem efeito jurídico um evento enviado anteriormente.

51 IMPACTO NOS SISTEMAS RPPS

52 FLUXO DOS SISTEMAS EM CONSTRUÇÃO

53 SIPREV Sistema Previdenciário de Gestão de RPPS REGISTROS CADASTRAIS FUNCIONAIS FINANCEIROS REGISTROS DE BENEFÍCIOS CENSO EMISSÃO CTC SIMULAÇÃO DE APOSENT. DEPENDENTES CNIS-GERAL RAIS CNIS-RPPS Cadastro Nacional de Informações Sociais INFORME Sistema Previdenciário de Gestão de RPPS Ente Federativo Login senha

54 UMA NOVA ERA NA RELAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS SERVIDORES E O ESTADO BRASILEIRO

55 FLUXO COM esocial

56 REGISTROS CADASTRAIS FUNCIONAIS FINANCEIROS BENEFÍCIOS CTC CENSO SIMULAÇÃO DE APOSENTADORIA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO CÁLCULO DA MÉDIA DEPENDENTES RAIS CNIS INSS GPS CNIS GERAL OBITOS esocial CNIS MINISTÉRIO DO TRABALHO GFIP BENEFICIO RGPS CNIS RPPS INDIVIDUALIZADO POR CNPJ ATUALIZAÇÕES ATUALIZAÇÃP OO NO CNIS INFORME Informações Gerenciais

57 PONTOS DE ATENÇÃO e ação Integração entre as áreas (gestores de RPPS, RH, Secretarias de Administração e Finanças, Tecnologia da Informação). Melhorar a qualidade das informações para o envio da RAIS Ano Base Qualificação Cadastral dos dados servidores.

58 AÇÃO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO esocial CONSULTA QUALIFICAÇÃO CADASTRAL CENSO PREVIDENCIÁRIO

59 CONSULTA QUALIFICAÇÃO CADASTRAL Sistema para verificar a situação dos dados cadastrais dos servidores e trabalhadores nos Cadastros do CPF e CNIS Permite ao Órgão Público ou servidor ter o conhecimento prévio do resultado das validações dos dados cadastrais Ação antes da implantação do esocial Disponível no

60 CONSULTA QUALIFICAÇÃO CADASTRAL A chave de identificação do servidor no esocial é o CPF associado ao NIS. e CPF Cadastro de Pessoa Física NIS Cadastro Nacional Informações Sociais- CNIS

61 A validação dos dados do servidor será com os seguintes dados: Nome Data de Nascimento CPF NIS (PASEP,PIS,NIT)

62 COMO FAZER A CONSULTA PARA A QUALIFICAÇÃO CADASTRAL DOS SERVIDORES

63

64 MÓDULO QUALIFICAÇÃO CADASTRAL ON-LINE Aplicação web para consultas simultâneas de até 10 trabalhadores. MÓDULO QUALIFICAÇÃO CADASTRAL EM LOTE Consulta por meio de envio de arquivos: Formato txt com retorno em até 48h; Limite para arquivo 10MB (140 mil registros); Sem necessidade de procuração; Utilização de certificado digital ICP-Brasil: A1 ou A3; Arquivo excluído após 30 dias.

65 NO CASO DE INCONSISTÊNCIAS NO CPF OU NIS? DIRECIONADO AO ADMINISTRADOR DOS CADASTROS

66 INSS (NIT) - Agendamento Eletrônico ou Central de Atendimento programar o atendimento; CAIXA (PIS/SUS/CADÚNICO) - direcionado ao serviço Cadastro NIS da CAIXA; BB (PASEP) - direcionado à Rede de Atendimento do BB; CPF com dados divergentes direcionado à rede conveniada da RFB Correios, BB e CAIXA; CPF Nulo ou Cancelado direcionado à unidade da RFB.

67 ALERTA!

68 INCONSISTÊNCIA NO NIS NIS É DE OUTRA PESSOA PRECISA SER TRATADO NO CNIS

69 CENSO PREVIDENCIÁRIO

70 Manter informações atualizadas. Base consistente para avaliação atuarial. Preparação para o esocial. Monitorar a situação dos aposentados, pensionistas e dependentes. Validação de Dados Cadastrais. Controlar os Dados Funcionais.

71 PARA SABER MAIS SOBRE esocial Para saber mais 1º Seminário esocial para Órgãos Públicos Schwerz1.pdf

72 Unir-se é um bom começo, Manter a união é um progresso e Trabalhar em conjunto é a vitória Henry Ford

73 LAURA SCHWERZ LEONARDO DA SILVA MOTTA (61) Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério da Fazenda

4º ENCONCTRO DE GESTORES DE DO ESTADO MATO GROSSO

4º ENCONCTRO DE GESTORES DE DO ESTADO MATO GROSSO 4º ENCONCTRO DE GESTORES DE RPPS's DO ESTADO MATO GROSSO CUIABÁ 07 DE DEZEMBRO DE 2016 A IMPORTÂNCIA DO esocial PARA O SISTEMA INTEGRADO DE DADOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS E A GESTÃO DOS ENTES FEDERATIVOS

Leia mais

16º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA Aneprem

16º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA Aneprem 16º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA Aneprem VITÓRIA - 07 a 09 de novembro DE 2016 A IMPORTÂNCIA DO esocial PARA O SISTEMA INTEGRADO DE DADOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS E A GESTÃO DOS RPPS esocial? Instrumento

Leia mais

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches Acumulação de Cargos/Proventos Cleuton Sanches Referências Constitucionais Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Declarações DCTF Declaração de Débitos e Créditos DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte Obrigação de Apresentação Quem está dispensado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3 E-S OCIAL VERSÃO 2.3 PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES A versão 2.3 do esocial para armazenamento das informações está disponível e sua implantação com prazo oficial determinado pela Resolução do Comitê Diretivo

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015

GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

Leia mais

Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial).

Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (esocial). Ministério do Trabalho e Emprego GABINETE DO MINISTRO COMITÊ GESTOR DO ESOCIAL RESOLUÇÃO Nº 1, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias

Leia mais

Segurança. Obrigatoriedade do uso de Certificado Digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ) Procuração Eletrônica: Subestabelecimento e Procuração Manual

Segurança. Obrigatoriedade do uso de Certificado Digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ) Procuração Eletrônica: Subestabelecimento e Procuração Manual Segurança e Acesso Segurança Obrigatoriedade do uso de Certificado Digital ICP-Brasil: A1 ou A3 (PF e PJ) Procuração Eletrônica: Subestabelecimento e Procuração Manual Obrigatoriedade de procuração para

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

esocial Decreto 8373/14

esocial Decreto 8373/14 esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão,

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! esocial - Foco na CONTROLE INTERNO Folha de Pagamento: Normas Atualizadas (Parte 1) Ricardo Miranda Adrianne Lobo PERÍODO 09h00 X 12h00

Leia mais

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira Joaquim Jackson Gomes de Oliveira E-Social 120 horas Com certificado online Este material é parte integrante do curso online "E - Social" do INTRA (www.intra-ead.com.br) conforme a lei nº 9.610/98. É proibida

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela 1 A mais um CURSO realizado pela 2 Aqui tem qualificação de Verdade! 3 CONTROLE INTERNO esocial Como Implantar os Eventos Trabalhistas Ricardo Miranda Adrianne Lobo 5 PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 17h30

Leia mais

Cronograma. - Entendendo esocial; - Grupo de Eventos - A Nova Cultura; - Estrutura Tecnológica de Comunicação; - esocial no Questor.

Cronograma. - Entendendo esocial; - Grupo de Eventos - A Nova Cultura; - Estrutura Tecnológica de Comunicação; - esocial no Questor. Leonardo Sell Leite Ricardo Marcos Cargnin Rogério Costa Beber Martins Novembro 2017 Cronograma - Entendendo esocial; - Grupo de Eventos - A Nova Cultura; - Estrutura Tecnológica de Comunicação; - esocial

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas Ministério do Trabalho Conceito É um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais,

Leia mais

MANUAL SISTEMAS PADRÃO esocial

MANUAL SISTEMAS PADRÃO esocial MANUAL SISTEMAS PADRÃO esocial MENU PRINCIPAL Eventos do esocial Prazos de Envio do esocial Passo-a-Passo Implantação do esocial: o Tela Inicial do Módulo esocial na Folha o Atualização Coletiva Inicial

Leia mais

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 INFORME JURÍDICO 26/02/2015 443 Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 Divulgamos a Resolução CGES nº 1/2015, publicada em 24.02.2015, no DOE, que regulamenta o Sistema de Escrituração Digital

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

Tabelas de Eventos e Prazos esocial. Tabelas Código: S-1000 S-1005 S-1010 S-1020 S-1030 S-1035 S-1040 S-1050 S-1070 S Eventos Periódicos Código

Tabelas de Eventos e Prazos esocial. Tabelas Código: S-1000 S-1005 S-1010 S-1020 S-1030 S-1035 S-1040 S-1050 S-1070 S Eventos Periódicos Código Tabelas de Eventos e Prazos esocial Tabelas Código: S-1000 S-1005 S-1010 S-1020 S-1030 S-1035 S-1040 S-1050 S-1070 S-1080 Eventos Periódicos Código S-1200 S-1202 S-1207 S-1210 S-1250 S-1260 S-1270 S-1280

Leia mais

E- social. Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho

E- social. Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho E- social Eduardo Maia Armando Cesar Sugawara Consultor Líder (Especialidades Tributárias) Engenheiro Agrônomo Eng. De Segurança do Trabalho esocial Leiaute - Janeiro Próximas entregas Planejamento de

Leia mais

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à

Noticias E-Social. A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à Noticias E-Social A Circular CAIXA nº 818/2018 estabelece que, durante o período de adaptação à obrigatoriedade do esocial, os empregadores poderão efetuar o recolhimento mensal do FGTS até a competência

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

esocial Contextualização e Abordagem Março de 2018

esocial Contextualização e Abordagem Março de 2018 Contextualização e Abordagem Março de 2018 3 Confidencial - Todos os direitos reservados O que é? Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais,

Leia mais

18/07/2017. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro

18/07/2017. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro. Pesquisa. Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro 1 Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro Pesquisa Fonte: Daniel Belmiro 2 Relação Empresário - Contador Decreto nº 8.373,

Leia mais

esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi

esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi esocial - Regularização de Procedimentos Internos para Implantação Lincoln Ferrarezi Conceito O esocial é um projeto do governo federal que visa coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Consultoria Técnica para implementação do esocial, abrangendo capacitação e consultoria nos Sistemas TOTVS RM. 1. INTRODUÇÃO ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação

Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação Tabelas Tabelas de Eventos e Prazos esocial - 01/07/2018 a 31/08/2018 Conceito e Informação Código: Descrição do Evento: Quando deve ser enviado: Fonte: MOS - Manual de Orientação do esocial V2.4 S-1000

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Decreto 8373/2014 É um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio

Leia mais

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO Nome do Cargo: Nome do Candidato: Naturalidade: Estado: Data de nascimento: / / CPF: Sexo: Masc [ ] Fem. [ ] Escolaridade: Identidade: Órgão Emissor: UF: Emissão: / / Portador

Leia mais

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)

AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) AS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO esocial NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) Rogério Andrade Henriques Advogado, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, instrutor de cursos empresariais

Leia mais

esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017

esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017 esocial Contextualização e Abordagem Junho, 2017 1 esocial o SPED Previdenciário Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais, previdenciárias

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Providências para início do envio das informações ao esocial.

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Providências para início do envio das informações ao esocial. Providências para início do envio das informações ao esocial. Consulta Qualificação Cadastral Ferramenta simples de consulta que permite ao empregador ou trabalhador ter o conhecimento prévio do resultado

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O esocial será um marco na história do Brasil no que se refere à Gestão de Pessoas, das Obrigações Fiscais, Previdenciárias, Trabalhistas

Leia mais

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR AULA 90 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E

Leia mais

INFORMATIVO 17/2017 DEZEMBRO

INFORMATIVO 17/2017 DEZEMBRO INFORMATIVO 17/2017 DEZEMBRO ESOCIAL: ESTABELECIDAS NOVAS OBRIGAÇÕES, PUBLICADAS NOTAS ORIENTATIVAS E NOVA VERSÃO DO LEIAUTE Instrução Normativa nº 1.767, de 14 de dezembro de 2017 DOU de 15.12.2017 Resolução

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 8 Brastra (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 As MESAS da CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO

Leia mais

Entendendo o esocial

Entendendo o esocial Entendendo o esocial Qualificação dos Identificadores CPF e NIS Situação a partir do esocial Empregados CPF NIS Número de Identificação Social Composição do Cadastro NIS Composição do Cadastro NIS PIS

Leia mais

GRFGTS Recolhimento mensal

GRFGTS Recolhimento mensal JALES 19/05/2016 Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS Otimização na forma de geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação

Leia mais

Visão Geral do esocial

Visão Geral do esocial Roteiro 1) Visão geral do esocial; 2) Vantagem do novo modelo; 3) Funcionamento e os eventos do esocial; 5) Situação atual do projeto; 6) Cronograma de implantação. Visão Geral do esocial O que é o esocial

Leia mais

MAPA ETÉCNICO FISCAL 1

MAPA ETÉCNICO FISCAL 1 MAPA ETÉCNICO FISCAL 1 Entes partícipes Caixa Econômica Federal Conselho Curador do FGTS Receita Federal do Brasil RFB Instituto Nacional do Seguro Social INSS Ministério do Trabalho e Emprego MTE Ministério

Leia mais

Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN

Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN Seminário EFD-REINF e e-social Sistema FIRJAN Adilson Bastos Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2017 esocial x EFD-Reinf Obrigatoriedade: Serão implantadas juntas,

Leia mais

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência

Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência MPS Ministério da Previdência Social SPS Secretaria de Previdência Social Emenda Constitucional nº 41 e o impacto nos Regimes Próprios de Previdência FORTALEZA/CE,, ABRIL DE 2004 MUDANÇA DA BASE DE CÁLCULO

Leia mais

Qualificação dos Identificadores. CPF e NIS

Qualificação dos Identificadores. CPF e NIS Qualificação dos Identificadores CPF e NIS Composição do Cadastro NIS Composição do Cadastro NIS PIS PASEP MTE Cadastro NIS SUS Contribuinte Individual CADUN Quem é cadastrado, e por quem? Empregador Trabalhador

Leia mais

Qualificação dos Identificadores. CPF e NIS

Qualificação dos Identificadores. CPF e NIS Qualificação dos Identificadores CPF e NIS Composição do Cadastro NIS Composição do Cadastro NIS PIS PASEP MTE Cadastro NIS SUS Contribuinte Individual CADUN Quem é cadastrado, e por quem? Empregador Trabalhador

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador

esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador esocial Uma nova forma de registro dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador Orion Sávio Santos de Oliveira Analista Técnico de Políticas Sociais ATPS DPSSO/SPPS/MF orion.oliveira@previdencia.gov.br

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Larissa Assoli Silva Coordenadora de Filial Caixa Econômica Federal Gerência de Filial Fundo de Garantia São Paulo/SP

Larissa Assoli Silva Coordenadora de Filial Caixa Econômica Federal Gerência de Filial Fundo de Garantia São Paulo/SP Larissa Assoli Silva Coordenadora de Filial Caixa Econômica Federal Gerência de Filial Fundo de Garantia São Paulo/SP Qualificação dos Identificadores CPF e NIS Consulta Qualificação Cadastral Ferramenta

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital

Sistema de Escrituração Digital Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Gustavo Nicolai, MD, MsC Curitiba, 30.08.2018 esocial O que é? Registro

Leia mais

esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho

esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho esocial 360 Atualizações do esocial e preparação para o ambiente de testes Luiz Antonio Medeiros de Araujo Auditor fiscal do Trabalho São Paulo, 29 de março de 2017 Ministério do Trabalho Aspectos conceituais

Leia mais

O esocial para o Setor Público. Agosto/2016. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Eduardo Tanaka

O esocial para o Setor Público. Agosto/2016. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Eduardo Tanaka O esocial para o Setor Público Agosto/2016 Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Eduardo Tanaka Entendendo o esocial O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações referentes

Leia mais

Curso e-social (Como se preparar para a implantação do e-social)

Curso e-social (Como se preparar para a implantação do e-social) Curso e-social (Como se preparar para a implantação do e-social) Data, horário e local Data: 18 e 19 de abril de 2018 Horário do treinamento: 09h00 às 18h00 [Carga horária de 16 horas] Local: Legião da

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Providências para início do envio das informações ao esocial.

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Providências para início do envio das informações ao esocial. Providências para início do envio das informações ao esocial. Consulta Qualificação Cadastral Ferramenta simples de consulta que permite ao empregador ou trabalhador ter o conhecimento prévio do resultado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

Anexo II da NDE nº 03/2019

Anexo II da NDE nº 03/2019 Anexo II da NDE nº 03/2019 Tabelas Versão 1.0 29/03/2019 Sumário Tabela 09 - Tipos de Arquivo do esocial... 3 Tabela 30 - Códigos de Incidência Tributária da Rubrica para o IRRF... 4 Tabela 31 - Formas

Leia mais

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas

Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Encontro com Contadores E-Social Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas Objetivos O E-Social é um projeto do governo federal que vai coletar informações

Leia mais

esocial na Folha de Pagamento Tecnologia servindo Pessoas

esocial na Folha de Pagamento Tecnologia servindo Pessoas esocial na Folha de Pagamento Tecnologia servindo Pessoas Conheça melhor nossas Soluções: E-SOCIAL O que é o esocial? Foi criado pelo decreto 8.373 de 12 de Dezembro de 2014. O esocial é um projeto integrante

Leia mais

NONO NONONO NO NONO NONO NONONO NONO

NONO NONONO NO NONO NONO NONONO NONO NONO NONONO NONONO NONONO NONO Sistema Público de Escrituração Digital - SPED NONO NONONO NO Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas NONO NONO NONONO NONO

Leia mais

Nota Técnica: Autos nº da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL

Nota Técnica: Autos nº da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL Brasília, 14 de junho de 2013. Nota Técnica: Autos nº 1999.34.00.014681-2 da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL Interessado: SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO,

Leia mais

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega;

Escopo do Produto. Permite copiar e inativar eventos, além de vincular um evento ao evento padrão, obtendo as mesmas características do evento Mega; Escopo do Produto Módulo do Mega Empresarial: RH Folha de Pagamento Última Atualização: 01/04/2016 Gerente de Produto: Pedro Oliveira Descrição do Módulo O módulo de Folha de Pagamento do Mega Empresarial

Leia mais

Consulta Qualificação Cadastral e Saneamento da base CNIS

Consulta Qualificação Cadastral e Saneamento da base CNIS Consulta Qualificação Cadastral e Saneamento da base CNIS CNPS 08/2016 Consulta Qualificação Cadastral Ferramenta simples de consulta que permite ao empregador ou trabalhador ter o conhecimento prévio

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação Curso: esocial, EFD REINF e DCTFWeb Desafios de Implantação de acordo com o NOVO Leiaute Publicado em 16/07/18 Prática no computador Data e Local: 11, 12 e 13 de setembro de 2019 Vitória, ES Auditório

Leia mais

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento;

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento; Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS Otimização na forma de geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação da prestação

Leia mais

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas.

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas. Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: APOSENTADORIA DO SERVIDOR AULA 87 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR 1 APOSENTADORIA E

Leia mais

ESOCIAL O NOVO COMPONENTE DO SPED

ESOCIAL O NOVO COMPONENTE DO SPED ESOCIAL O NOVO COMPONENTE DO SPED Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas e de saúde e segurança do Trabalhador 15-02-2017 Ministério do Trabalho Dinâmica do esocial Empresas/ Entes Públicos

Leia mais

PANORAMA GERAL SOBRE OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS

PANORAMA GERAL SOBRE OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS MF - Ministério da Fazenda SPREV - Secretaria de Previdência SRPPS - Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social PANORAMA GERAL SOBRE OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS WORKSHOP:

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013 ACIL Leme, 18/12/2013 Jeziel Tadeu Fior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Sustentador Regional do Estado de São Paulo 8ª Região Fiscal e-social Sistema de Escrituração Digital das Obrigações

Leia mais

Trilha de Fiscalização. Acumulação de cargos públicos Regime de dedicação exclusiva Teto remuneratório

Trilha de Fiscalização. Acumulação de cargos públicos Regime de dedicação exclusiva Teto remuneratório Trilha de Fiscalização Acumulação de cargos públicos Regime de dedicação exclusiva Teto remuneratório Setembro de 2010 Problemas/desafios Como melhorar a efetividade das fiscalizações de acumulação de

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para Navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

Seminário esocial para Órgãos Públicos. Eventos do esocial. Santos, 08 de dezembro de 2016

Seminário esocial para Órgãos Públicos. Eventos do esocial. Santos, 08 de dezembro de 2016 Seminário esocial para Órgãos Públicos Eventos do esocial Santos, 08 de dezembro de 2016 Ministério do Trabalho Impactos do esocial Mais de 40 milhões de trabalhadores Mais de 8 milhões de empresas/contribuintes

Leia mais

O que é o esocial e por onde começar? Zenaide Carvalho

O que é o esocial e por onde começar? Zenaide Carvalho O que é o esocial e por onde começar? Menções 2018 2017 - Contadora, Administradora, Pós-graduada em Auditoria e Controladoria 1º Lugar no VI Exame de Suficiência (2002 CRCRJ) lançamento coautora Livros

Leia mais

esocial Tabelas de Eventos e Prazos

esocial Tabelas de Eventos e Prazos esocial Tabelas de Eventos e Prazos Esclareça suas dúvidas sobre as tabelas e prazos de entrega dos eventos e informações do esocial. Eventos de Tabela S-1000 Informações do Empregador/Contri- Início da

Leia mais

Atualizações sobre o: esocial

Atualizações sobre o: esocial Atualizações sobre o: esocial Por Cristiani Fonseca Objetivo O esocial desde a sua implementação passou por algumas atualizações o objetivo do Governo Federal é simplificar a prestação das informações

Leia mais

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018

esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 esocial... Chegou a hora! 1 WorkShop esocial com nossos clientes! 2018 Responsabilidade do Empregador e do Contador As informações prestadas ao esocial são de RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR, e toda atenção

Leia mais

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES O Projeto SPED: O esocial é apenas uma das partes do projeto de governo integrante do sistema conhecido como SPED (instituído pelo Decreto nº 6.022/2007). O Portal do

Leia mais

O que é o esocial e por onde começar?

O que é o esocial e por onde começar? O que é o esocial e por onde começar? Contadora, Administradora, Pós-graduada em Auditoria e Controladoria, Mestranda em Direção Estratégica - Contadora, Administradora, Pós-graduada em Auditoria e Controladoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 R EFO R M A D A P R EV ID ÊN C IA P EC 287 EC 20/98 fim da aposentadoria proporcional, criação do 85/95 para o servidor público EC 41/03 Aposentadoria por

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 441, DE 2005

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 441, DE 2005 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 441, DE 2005 Disciplina a fixação do limite remuneratório para os agentes públicos dos Poderes Legislativo e Executivo

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

esocial Filemon Augusto de Oliveira

esocial Filemon Augusto de Oliveira esocial Filemon Augusto de Oliveira esocial Filemon Augusto de Oliveira Filemon Augusto de Oliveira Fé, família e trabalho... www.filemonoliveira.com Facebook Prof. Filemon Oliveira Filemon Oliveira Filemon

Leia mais

3º WORKSHOP DE ESOCIAL MATERIAL AULA 2

3º WORKSHOP DE ESOCIAL MATERIAL AULA 2 3º WORKSHOP DE ESOCIAL MATERIAL AULA 2 www.workshopesocial.com.br Este material é parte integrante do 3º Workshop de esocial, da Nith Treinamentos. www. /nithtreinamentos Nith Treinamentos NithTreinamentosEAD

Leia mais

esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016

esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016 esocial e EFD-Reinf Integrações com RFB e Caixa Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2016 O que é o esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das

Leia mais

Tecnologia na área empresarial

Tecnologia na área empresarial Helio Donin Jr. Diretor de Empresa de Contabilidade, Diretor de empresa de Consultoria, Diretor de Tecnologia da FENACON Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento,

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Servidor visite o nosso site: www.ipmu.com.br Página 1 de 10 Prezado Servidor, O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU, sediado a Rua Paraná nº 408 Centro Ubatuba

Leia mais

** Decreto nº 6.022, de 02 de janeiro de 2007.

** Decreto nº 6.022, de 02 de janeiro de 2007. O que é o /// esocial? É um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Deverão ser enviadas informações: Trabalhistas, Tributárias

Leia mais

Hoje finalizaremos Vacância de Cargo Público, estudando Aposentadoria e Acumulação de Cargo Público.

Hoje finalizaremos Vacância de Cargo Público, estudando Aposentadoria e Acumulação de Cargo Público. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 6 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje finalizaremos Vacância de Cargo Público, estudando Aposentadoria e Acumulação

Leia mais

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI.

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. Introdução e Apresentação O esocial ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, parte integrante

Leia mais

Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Qualificação Cadastral - Ponto de Partida para o esocial Qualificação Cadastral Ponto de partida para o esocial: Qualificação Cadastral do trabalhador Para o envio de informações e recolhimento das obrigações

Leia mais

esocial: Para o empresário, trabalhador e governo.

esocial: Para o empresário, trabalhador e governo. esocial: Para o empresário, trabalhador e governo. DECRETO O Diário Oficial da União publicou no dia 12 de dezembro de 2014, o decreto que institui o chamado, sistema que vai unificar o envio das informações

Leia mais

Desafios da aderência

Desafios da aderência esocial Desafios da aderência O esocial é uma obrigação multisciplinar Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas

Leia mais

Qual é o objetivo do Governo com a implantação do esocial?

Qual é o objetivo do Governo com a implantação do esocial? O que é o esocial? O esocial é parte do sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao Fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas as informações

Leia mais