Formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de nitrogênio em cobertura. RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de nitrogênio em cobertura. RESUMO"

Transcrição

1 Formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de nitrogênio em cobertura. Leandro Zancanaro, Joel Hillesheim & Luis Carlos Tessaro. Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso - FUNDAÇÃO MT. RESUMO As lavouras de algodão no Mato Grosso destacam-se no cenário nacional pelas produtividades elevadas, conseqüência do nível tecnológico dos produtores e técnicos da região e também pelas condições climáticas favoráveis. Outra característica das lavouras de algodão do estado é a utilização elevada de fertilizantes. As recomendações de adubação em muitas lavouras são praticamente as mesmas independentes da fertilidade do solo e do histórico de cultivo destes campos, resultando no aumento dos custos de produção. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a influência das doses e formas de aplicação de nitrogênio sobre o rendimento das lavouras de algodão. Os nutrientes nitrogênio (N) e potássio (K), juntamente com o fósforo, são utilizados em maiores quantidades, porém o N e o K são aplicados no plantio e em várias adubações de cobertura, influenciando na parte operacional e estrutural das lavouras. Nas safras 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002 foram conduzidos três experimentos avaliando a forma de aplicação e a resposta da cultura do algodão à adubação nitrogenada e adubação potássica, nas regiões da Serra da Petrovina e Rondonópolis/Itiquira, em solos de textura argilosa (1999/2000 e 2000/2001) e solo de textura arenosa (2001/2002) cultivado a vários anos com soja, sendo este primeiro cultivo de algodão. A cultura do algodão apresentou respostas até 140 kg/ha de nitrogênio, porém houveram experimentos em que não ocorreram resposta a adubação nitrogenada, demonstrando que esta resposta do algodoeiro é altamente dependente das condições físicas do solo e do conteúdo de matéria orgânica do solo. Não houve diferença entre o parcelamento do N aplicado em cobertura em 2, 3 e 4 adubações de cobertura, mesmo em solos com textura arenosa. Nas safras 1999/2000 e 2000/2001 houve tendência de redução do rendimento de pluma com o aumento da quantidade de nitrogênio aplicada. Quanto a qualidade de fibra, apenas no experimento conduzido na safra 2000/2001, observou-se a tendência de redução do micronaire com o aumento da quantidade de nitrogênio aplicada. Para os outros parâmetros de qualidade de fibra avaliados não houveram diferenças estatisticamente significativas.

2 Summary The cotton crops have pushed Mato Grosso to leadership in the national scenario in high productivity, due to the technological level of producers and technicians as well as the favorable climatic conditions. Another factor about the yields in Mato Grosso is the heavy amount of fertilization doses. The recommendations of application of fertilizer are almost the same in many crops, it does not matter the soil fertility and the historical cultivation on them. This fact has increased the productions costs. The purpose of this experiment was to evaluate the influence of doses and the ways of Nitrogen application in the cotton crops. The nutrients Nitrogen (N), Potassium (K) and Phosphorus, are used in higher amounts. However, the N and the K are applied at planting and in many fertilization and side dressing, influencing the operational and structural of crops. In the /2000/2001 and 2001/2002 crops were conducted three experiments in order to evaluate the way of application and the cotton response to the Nitrogen and Potassium fertilization in Serra da Petrovina and Rondonopolis/Itiquira, in soils with clay texture (1999/2000 and 2000/2001) and in sand soil (2001/2002), where it was cultivated soybean for many years, but the first one was cotton crop. The cotton crop has shown response to 140 kg/ha of Nitrogen but there were experiments which have not happened any response to Nitrogen fertilization. That is proving this cotton crop response is extremely linked to physics and organic matter of the soil. There was no difference between the division of Nitrogen applied in 2,3 and 4 side dressing fertilization even in soils with a clay texture. As to the fiber quality only in the 2000/2001-experiment cotton crop was noticed that for the micronaire item, there was the following tendency: the higher the Nitrogen dose is, the lower the micronaire rate is. To the other items the fiber quality evaluated there were not statically important differences.

3 1. INTRODUÇÃO O Mato Grosso é o estado campeão de produtividade e maior produtor nacional de algodão. A qualidade da fibra produzida também é destaque nacional. A topografia plana favorece a mecanização, a agricultura em grande escala, a tecnologia de produção utilizada e as condições climáticas garantem ao estado potencial produtivo elevado. Embora os solos de cerrado apresentem baixa fertilidade natural, as lavouras atuais de algodão são conduzidas em solos com alta fertilidade, conseqüência de vários anos de cultivo e adubações elevadas. Os produtores fazem inúmeras análises de solo e de folhas. Os técnicos buscam novas metodologias para avaliar a fertilidade do solo e a nutrição da cultura do algodão. Porém, no Estado as adubações realizadas são praticamente as mesmas, e em quantidades elevadas, independente da fertilidade do solo. Desta forma muitos dos nutrientes podem estar sendo aplicados em quantidades acima das necessárias. Mas então, por quê realizar tantas análises de solo e de folhas? Por quê tantos programas de interpretação de resultados de análises e de recomendação de adubação? A recomendação de adubação para a cultura do algodão deve basear-se em critérios como os resultados das análises de solo e de folhas. Porém, estes resultados devem ser interpretados juntamente com o histórico de manejo de cada campo dentro da propriedade. Segundo SILVA, N. M. (1999) a análise de solo, representa uma ferramenta fundamental na avaliação das necessidades das plantas. No entanto no caso do nitrogênio, do enxofre e do zinco, infelizmente ainda não existe um índice referencial que permita seguras indicações. Recomendações de adubação nitrogenada, segundo estes autores, é realizada conforme a intensidade de uso do solo. A elevada demanda de nitrogênio e de potássio pela cultura do algodão faz os produtores e técnicos do Mato Grosso aplicarem grandes quantidades destes nutrientes. Estes nutrientes no solo também são lixiviados sob condição de alta intensidade de chuvas, como ocorre no Estado do Mato Grosso, obrigando a realização do parcelamento das adubações. Sob o ponto de vista operacional o parcelamento da adubação nitrogenada e potássica influi diretamente na estrutura necessária da fazenda, tanto na quantidade de máquinas e de funcionários, como também na questão da operacionalidade. As recomendações de nitrogênio do IAC para a cultura do algodão no Estado de São Paulo, provavelmente são oriundas de vários trabalhos de pesquisa, como o de SILVA et. al., Neste trabalho, foram obtidas curvas de resposta do algodoeiro a nitrogênio em três grupos

4 de solos, separados em função da intensidade de exploração dos solos. Os solos cultivados foram divididos em solos com teor de P alto e P médio, enquanto que os solos em pousio, apresentavam teores de P médios a baixos. Nos solos cultivados tanto com médios e alto teores de P no solo, houve resposta a adubação nitrogenada, porém a resposta foi maior para solos com fósforo alto, demonstrando a influência da disponibilidade de fósforo na eficiência da adubação nitrogenada. Nos solos que estavam em pousio, com teores de fósforo médio a baixo, a resposta a adubação nitrogenada foi menor que para solos cultivados, embora estes solos apresentassem produtividades superiores às obtidas nos solos cultivados, inclusive no tratamento testemunha. A recomendação de adubação nitrogenada em cobertura, segundo o IAC, para produtividade superiores a Kg/ha, equivalente a é de 70 kg/ha de N para lavouras que pertencem à classe de resposta a N alta. No entanto, nas lavouras comerciais do Mato Grosso, conduzidas sob a visão empresarial, com produtividades variando de 250 a 350@/ha, considerado que no plantio é aplicado 20 kg/ha de N, a quantidade total de nitrogênio aplicada na maioria das lavouras é superior a 120 a 130 kg/ha (Banco de Dados da FUNDAÇÃO MT, dados não publicados). Portanto, as quantidades aplicadas de nitrogênio nas lavouras comerciais superam em muito todas as recomendações oficiais de adubação, sugerindo a possibilidade de estar havendo uma adubação excessiva de nitrogênio e potássio, divididas em muitas adubações de cobertura. A conseqüência é o crescimento excessivo do algodão, a dificuldade de controle do crescimento da cultura, controle de insetos e doenças, e aumento de custo de produção. A adubação nitrogenada em excesso pode reduzir a retenção de maçãs e diminuição da maturidade da fibra. Plantas cultivadas em condição de excesso de nitrogênio apresentam maior dificuldade para a desfolha (THOMPSON, W. R., 1999). No entanto, o Estado também apresenta as maiores produtividades do país. O melhor manejo do nitrogênio implica em determinar a quantidade e forma correta de aplicação. O nitrogênio é o nutriente absorvido em maior quantidade pela cultura do algodão, apresentando uma boa mobilidade tanto no solo como nas plantas. O nitrogênio no solo pode ser perdido por lixiviação e por denitrificação. A dinâmica do nitrogênio no solo associado à curva de absorção do nitrogênio pelas plantas de algodão e ao regime pluviométrico do Estado sugere a necessidade de se parcelar a adubação nitrogenada. O objetivo deste projeto de pesquisa foi verificar a resposta da cultura do algodão à adubação nitrogenada aplicada em cobertura avaliando também a melhor forma de aplicação deste nutriente.

5 2. MATERIAIS E MÉTODOS O projeto foi conduzido por três safras, 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002, sendo que para cada safra foi escolhido um local diferente, buscando selecionar áreas que nunca haviam sido cultivadas com algodão, sempre com soja. Nas safras 2000/2001 e 1999/2000 os experimentos foram conduzidos em solos com textura argilosa e em 2001/2002 em solo com textura arenosa. Nas safras 1999/2000 e 2001/2002 os experimentos foram conduzidos no município de Pedra Preta, localizado na região da Serra da Petrovina. Na safra 2000/2001 o experimento foi conduzido no município de Rondonópolis. As análises de solo são apresentadas na Tabela 01. Tabela 01: Resultados das análises de solo de 0-15 cm de profundidade do local da implantação do experimento, safras 2001/2002, 2000/2001 e 1999/2000. Safra ph P K Ca Mg Al CTC MO V Zn Cu Mn B S CaCl 2 mg/dm 3 cmol c /dm 3 g/dm 3 % mg/dm / /2001 5,0 5,1 17, ,3 96 3,8 4,1 0,8 1,2 0,0 0,0 10,2 10,8 32,0 41,0 47,7 55,7 4,7 5,5 1,5 1,1 16,90 0, 25,25 0, /2002 5,4 28,7 27 1,8 0,7 0,0 4,0 13,1 64,7 4,7 1,3 60,80 0, 3 3 6,0 9,8 12,1 Nas safras 1999/2000 e 2000/2001 foram avaliados onze (11) tratamentos (Tabelas 02 e 03). Na safra 2001/2002, foram avaliados doze (12) tratamentos (tabela 04). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com 4 repetições nas safras 2000/2001 e 1999/2000, e 6 repetições na safra 2001/2002. As unidades experimentais (parcelas) eram compostas por 5 linhas de 6 m de comprimento na safra 2001/2002 e 5 linhas de 7 m de comprimento nas demais safras. Para todos os anos de condução, o espaçamento entre linhas de plantas de algodão foi de 0,90 metros, que é o padrão comercial das lavouras do Mato Grosso. Em todas as safras utilizou-se a variedade CNPA-ITA 90. O plantio dos experimentos ocorreram nos dias 23/12/99, 28/12/00 e 09/01/02, nas safras 1999/2000, 2000/2001 e 2000/2001, respectivamente. Nas três safras as adubações de cobertura citadas nas tabelas 02, 03 e 04 foram realizadas nas épocas descritas na tabela 05. Nos dois primeiros anos o experimento foi conduzido sob sistema de plantio direto sobre palhada de milheto. Na safra 2000/2001 a área foi escarificada a 20 cm de profundidade, e depois foi realizada a semeadura à lanço do milheto e posteriormente foi passada uma grade niveladora

6 para a incorporação destas sementes. Na safra 1999/2000, a área não foi escarificada já que a fazenda havia realizado esta operação no ano anterior para o plantio da soja. Tabela 02: Descrição dos tratamentos do projeto formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de Nitrogênio em cobertura, realizado na Fazenda Girassol, em Pedra Preta-MT, Safra 1999/2000. Adubação via Solo - Kg/ha N Tratamento Cobertura Plantio 1ª 2ª 3ª 4ª Total Tabela 03: Descrição dos tratamentos do projeto formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de Nitrogênio em cobertura, realizado na Fazenda Mônica, em Rondonópolis-MT, Safra 2000/2001. Adubação via Solo - Kg/ha N Tratamento Cobertura Plantio 1ª 2ª 3ª 4ª Total Na terceira safra 2001/2002, o primeiro plantio foi realizado sob sistema de plantio direto sobre palhada de milheto. Havia-se realizado uma escarificação seguida de gradagem para

7 incorporação de 2 t/ha de calcário aplicadas na área. Na seqüência, foi semeado o milheto à lanço e incorporado ao solo com uma passada de grade niveladora. Porém devido à necessidade de replantio, o solo foi preparado novamente com uma escarificação a 20 cm de profundidade e uma passada de grade niveladora. O plantio foi realizado imediatamente após o preparo do solo. Tabela 04: Descrição dos tratamentos do projeto formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de Nitrogênio em cobertura, realizado na Fazenda Girassol, em Pedra Preta-MT, Safra 2001/2002. Adubação via Solo - Kg/ha N Tratamento Cobertura Plantio 1ª 2ª 3ª 4ª Total * 30 Sem cobertura 30 * No tratamento 12, além do N, não foi aplicado nenhum tipo de nutriente em cobertura. Tabela 05: Época das aplicações de cobertura dos experimentos do projeto formas de aplicação e curva de reposta da cultura do algodoeiro a aplicação de nitrogênio em cobertura, safras 2001/2002, 2000/2001 e 1999/2000. Safra 1ª aplicação 2ª aplicação 3ª aplicação 4ª aplicação 2001/ DAE 56 DAE 91 DAE 121 DAE 2000/ DAE 60 DAE 80 DAE 100 DAE 1999/ DAE 60 DAE 90 DAE 110 DAE Na safra 1999/2000 a adubação de plantio utilizada foi de 500 kg/ha % S + 0,3% Zn + 0,15 % Cu + 0,5 % Mn + 0,4% B. Já na safra 2000/2001 a adubação utilizada no plantio foi de 500 kg/ha da fórmula , mais 6% de S; 0,4% de B e 0,7% de Mn. A adubação utilizada no plantio da safra 2001/2002 constou da aplicação de 500 kg/ha da fórmula , mais 7% de S, 0,25% de Zn, 0,15% de Cu, 0,5% de Mn e 0,3% de B, aplicados no sulco de plantio e mais 100 kg/ha da mesma formulação a lanço logo após o plantio.

8 Os nutrientes que não estavam em avaliação no experimento foram aplicados na mesma quantidade e da mesma forma em todos os tratamentos (Tabela 06). O manganês foi aplicado junto à adubação de plantio e duas aplicações foliares. O boro foi aplicado no plantio, nas duas primeiras adubações de cobertura e três aplicações foliares, e os demais micronutrientes foram aplicados somente via solo. Tabela 06: Quantidade de nutrientes aplicados em todos os tratamentos. Safra P 2 O 5 K 2 O S Zn Mn Cu B Mo... Kg/ha / ,5 4,0 0,90 3,5-2000/ ,0 3,5 0,00 4,5 0, / ,5 2,5 0,75 4,0 0,01 As adubações de cobertura foram realizadas manualmente. A primeira e a segunda adubação de cobertura foram realizadas a ao lado da linha de plantio e incorporadas. Nas safras 1999/2000 e 2000/2001 na terceira e quarta adubações de cobertura (quando houve, conforme os tratamentos) os fertilizantes foram aplicados na superfície do solo nas entrelinhas, sem incorporação. Na safra 2001/2002, a terceira e quarta adubações de cobertura (quando realizadas, conforme tratamentos) foram realizadas ao lado da linha de plantio e o fertilizante coberto com solo (não foi aberto sulco). Isto porque já haviam diminuído as chuvas e parte do nitrogênio aplicado sobre o solo poderia ser perdido por volatilização. Aos 80 a 90 dias após a emergência da cultura, em todos os experimentos, foi realizada a coleta de folhas de algodão. Coletou-se a quinta folha ligada a haste principal. Após a coleta, as folhas foram secas em estufa a 60 o C, até peso constante e posteriormente enviadas ao laboratório para análise química segundo metodologia citada por MALAVOLTA, et. al. (1997). Antes da colheita foi realizada a coleta de 20 capulhos por parcela útil para a análise da qualidade da fibra, um capulho por planta no terço médio da planta. Esta amostra recebeu o nome de amostra padrão e foi a amostra utilizada para a realização das análises da fibra produzida. Após a colheita foi realizado o descaroçamento do algodão com máquina de rolo e a pesagem da pluma e do caroço, para a determinação do rendimento de fibra. A determinação da umidade da pluma também foi realizada para posterior cálculo da produtividade, considerando o teor de umidade 11% como padrão.

9 As amostras de fibra de algodão do experimento conduzido nas safras 2001/2002 e 2000/2001 foram submetidas a avaliação apenas pelo teste HVI. As análises de fibra da safra 2001/2002 foram realizadas no laboratório SENAI-CETIQT, do Rio de Janeiro-RJ, enquanto as amostras da safra 2000/2001 foram enviadas para análise na Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis-FBET, de Blumenau-SC. As amostras de fibra do experimento conduzido na safra 1999/2000 foram submetidas a avaliação pelos aparelhos HVI e AFIS. As amostras foram enviadas para análise na Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis-FBET, de Blumenau-SC. A análise estatística contemplou a análise de variância e teste de Duncan, ao nível de 5% de significância para a safra 2001/2002 e teste de Tukey, ao nível de 5% de significância paras as safras 2000/2001 e 1999/2000, respectivamente. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1. Produtividade Considerando que o plantio foi igual para todos os tratamentos, com a aplicação de 30 kg/ha de nitrogênio na linha de plantio, os resultados apresentados na tabela 07, demonstram que os tratamentos sem adição de nitrogênio em cobertura (T1 e T12) produziram em média 192@/ha e houve aumento da produtividade até a aplicação de 120 kg/ha de nitrogênio total divididos em duas adubações de cobertura (T4), atingindo a produtividade máxima de 285@/ha. A aplicação de 90 kg/ha de nitrogênio em cobertura, além do nitrogênio aplicado no plantio, considerando a média dos parcelamentos em 2 ou 3 adubações de cobertura (T4 e T5), possibilitou aumento de produtividade de ou seja, um aumento de produtividade de 42%. Estes dados demonstram a intensidade de resposta do nitrogênio na cultura do algodão em solo arenoso. Neste solo, a aplicação de quantidades de nitrogênio maiores que 90 kg/ha em cobertura, seja parcelado em 2, 3 ou 4 vezes, mesmo utilizando 150 kg/ha de nitrogênio em cobertura, não aumentou a produtividade, apesar da variação acentuada nas médias de produtividades que variaram de 242@/ha (T6) a 272@/ha (T8). A falta de resposta ao parcelamento do nitrogênio mesmo em solo arenoso pode ter tido influência da freqüência e intensidade de chuva ocorridos na safra 2001/2002 e pelo pico de absorção do nitrogênio na cultura do algodão, já que o plantio deste experimento foi realizado no dia 09 de janeiro de O plantio propriamente dito ocorreu no dia 09 de janeiro de 2001, porém houve necessidade de realizar o replantio. Este replantio e a finalização do ciclo do algodão em período com diminuição das chuvas pode explicar a

10 coeficiente de variação de 14% obtido neste experimento (Tabela 07). Das três safras, a safra 2001/2002 foi a que apresentou o maior coeficiente de variação quanto a produtividade sendo considerado médio, segundo PIMENTEL GOMES (1987). Na safra 2001/2002, no final do mês de março a chuva diminuiu, época em que o algodão estava com 80 dias de emergência, aproximadamente. A terceira adubação de cobertura foi realizada quando o algodão estava com 90 dias de emergência e a quarta adubação com 110 dias após emergência. A partir dos dias após a emergência a cultura passou por redução das precipitações, dificultando a resposta a terceira e quarta adubação de cobertura. O início do acúmulo de nitrogênio dá-se em torno de ± 50 DAE e o pico de absorção ocorre entre 60 e 95 dias (ROSOLEM, 2000). Portanto, a terceira e quarta adubação de cobertura, na safra 2001/2002, foram realizadas após o pico absorção do nitrogênio, contribuindo para a falta de resposta ao parcelamento do nitrogênio mesmo em solos arenosos. Tabela 07: Produtividade de algodão em caroço e rendimento de pluma (Variedade CNPA/ITA 90) em função do manejo da adubação nitrogenada. Safra 2001/2002. Fazenda Girassol em Pedra Preta-MT. Tratamento N total Número de Produtividade Rendimento de N foliar (Kg/ha) pluma % (g/kg) ,4 cd 43,3 41, ,3 bcd 43,8 40, ,2 abc 43,1 41, ,7 a 42,8 42, ,2 ab 43,5 43, ,1 abc 42,7 44, ,0 ab 43,3 40, ,9 ab 44,0 42, ,3 ab 42,8 42, ,4 ab 43,3 42, ,1 abc 43,7 42, ,1 d 42,9 39,9 CV% 14,0 1,21 4,39 Médias seguidas de mesma letra não diferem entre sim pelo teste de Duncan 5%. Na safra 2000/2001, em solos argiloso, não houve resposta a adubação nitrogenada em relação a quantidade de nitrogênio aplicada em cobertura e muito menos quanto ao modo de aplicação, se em duas, três ou quatro adubações de cobertura (Tabela 08).

11 Tabela 08: Produtividade de algodão em caroço e rendimento de pluma (Variedade CNPA/ITA 90) em função do manejo da adubação nitrogenada. Safra 2000/2001. Fazenda Mônica em Rondonópolis-MT. Tratamento N total Número de Produtividade Rendimento de N foliar (kg/ha) pluma % (g/kg) a 347 a 44,0 43,4 36,4 37, a 42,9 37, a 43,1 41, a 42,7 39, a 42,0 41, a 41,6 41, a 42,0 40, a 42,3 43, a 41,7 42, a 41,8 41,7 CV% 5,3 Médias seguidas de mesma letra não diferem entre sim pelo teste de Tukey 5%. As lavouras de algodão no estado do Mato Grosso, são plantadas em áreas cultivadas a muito tempo, principalmente com soja, ou seja, os solos apresentam fertilidade superior a fertilidade natural dos solos de cerrados. Uma das hipóteses da falta de resposta a adubação nitrogenada no experimento conduzido na safra 2000/2001 pode estar relacionada com o teor de matéria orgânica do solo. Esta área possui um teor de 41 g/dm 3 de matéria orgânica, e a boa condição de ph favorece a mineralização desta matéria orgânica e a disponibilidade de nitrogênio à cultura do algodão, diminuindo a resposta às quantidades aplicadas. Na safra 1999/2000, também em solo argiloso, houve resposta a adubação nitrogenada quanto a quantidade aplicada (Tabela 09). Nesta safra o experimento também foi conduzido em área de fertilidade corrigida com vários anos de cultivo de soja e houve resposta significativa a adubação nitrogenada até a aplicação de 110 kg/ha. Porém observa-se a tendência de resposta as quantidades maiores ao contrário do que aconteceu nos experimentos conduzidos nas safras 2001/2002 e 2000/2001. No entanto, o solo do experimento da safra 1999/2000, apresentava teor de matéria orgânica de 32 mg/dm 3, contra 41 mg/dm 3 da safra 2000/2001, considerando solos de textura argilosa. Na safra 2001/2002 o experimento foi conduzido em solo arenoso. Porém na safra 2001/2002, a resposta a adubação nitrogenada foi limitada pela diminuição das chuvas no mês de março, já que o replantio foi realizado no dia 09 de janeiro de 2002.

12 Tabela 09: Produtividade de algodão em caroço, rendimento de pluma (Variedade CNPA/ITA 90) e teores de nitrogênio foliar em função do manejo da adubação nitrogenada. Safra 1999/2000. Fazenda Girassol em Pedra Preta-MT. Tratamento N total (kg/ha) Número de Cobertura Rendimento de pluma % N foliar (g/kg) a 42,6 29, ab 42,5 34, ab 42,7 35, c 41,8 38, c 42,3 40, c 42,2 43, c 41,5 46, c 41,5 44, c 42,4 46, c 41,4 45, c 41,3 45,9 CV% 7,0 Médias seguidas de mesma letra não diferem entre sim pelo teste de Tukey 5%. Após a colheita do experimento na safra 1999/2000 a compactação do perfil do solo também foi avaliada. Nesta avaliação observou-se que o solo apresentava uma camada com maior resistência ao crescimento radicular já nos primeiros 10 cm de profundidade. Provavelmente esta camada compactada superficial limitou o crescimento da raízes em profundidade, e automaticamente diminuiu a disponibilidade de N à cultura forçando a ocorrência de resposta a quantidades de N maiores que os demais experimentos. Neste solo, a melhor adubação seria a eliminação deste impedimento físico. Apesar das limitações da utilização do penetrômetro, esta hipótese foi confirmada já que também foi realizada a abertura de várias trincheiras nos experimentos envolvendo o nitrogênio, na safra 1999/2000. Em relação ao modo de aplicação, e mais especificamente quanto ao parcelamento do nitrogênio aplicado, os resultados da safra 1999/2000 (Tabela 09) demonstram que em solos argilosos, em que houve tendência de resposta em termos de produtividade até a quantidade aplicada de 140 kg/ha de nitrogênio, não houve diferença em realizar a adubação de cobertura em duas, três ou em quatro adubações de cobertura. Estes resultados podem ser explicados pela curva de absorção de nitrogênio, apresentado por ROSOLEM (2000). O período de máxima absorção de nitrogênio, assim como para o fósforo

13 e potássio, ocorre aproximadamente aos 65 a 90 dias após a emergência para a variedade CNPA/ITA-90. A partir deste período a absorção diária de nitrogênio diminui. Esta curva significa que o nitrogênio deve estar disponível no período de máxima exigência, e não aplicar quando começa ou após este período. É importante salientar que a primeira, a segunda, a terceira e quarta adubação de cobertura (conforme tratamento) foram realizadas aproximadamente aos 30, 60, 80 e 100 dias após emergência, respectivamente. Portanto, a terceira e quarta adubação de cobertura foram realizadas no final e/ou após o período de maior absorção de nitrogênio. A utilização de quantidades elevadas de nitrogênio em aplicações tardias pode resultar em um melhor efeito visual e aumentar o ciclo, sem no entanto, aumentar a produtividade (Tabela 09), podendo inclusive aumentar o custo com aplicação de fungicidas e inseticidas, principalmente para solos argilosos e com maiores teores de matéria orgânica. Este estímulo ao crescimento vegetativo com aplicações elevadas e tardias de nitrogênio pode comprometer em muito a produtividade em anos em que o final do período de chuvas no Estado for estendido aos meses de maio e junho, como ocorreu na safra 2000/2001, em algumas regiões do Mato Grosso. Nestes experimentos verificam-se grandes diferenças quanto a resposta da cultura do algodão à adubação nitrogenada em função da textura do solo, teor de matéria orgânica, manejo do solo e ano agrícola (clima), dificultando a elaboração de um parâmetro para a recomendação da adubação nitrogenada. Isto porque o teor de matéria orgânica no solo é uma medida indireta da disponibilidade de N no solo, ao contrário do ocorre com o fósforo e o potássio, por exemplo Rendimento de fibra Na safra 2001/2002 não houve influência da adubação nitrogenada sobre o rendimento de pluma, enquanto que os experimentos das safras 2000/2001 e 1999/2000 apresentaram tendência de redução do rendimento de fibra com o aumento da quantidade de N aplicada (Tabelas 07, 08 e 09). A diminuição do rendimento de pluma com o aumento da quantidade de nitrogênio aplicada é explicada pelo aumento do peso do caroço em maior proporção que o aumento do peso da pluma. Os valores absolutos de rendimento de fibra estão acima dos valores de rendimento de fibra verificados nas lavouras comerciais. Nos experimentos utiliza-se no processo de descaroçamento a máquina de rolo e esta, apresenta em média um rendimento de fibra de 2,5% superior às máquinas de serra, utilizadas para descaroçamento do algodão produzido nas lavouras comerciais.

14 3.3. Análises Foliares Apenas na safra 1999/2000 houve relação entre a adubação utilizada, teores de nitrogênio nas folhas e produtividade (Tabela 09). Nesta safra, houve elevação da produtividade até teores de N na folha de 44 g/kg de matéria seca, possibilitando a obtenção de produtividades de O teor de N de 39 g/kg de matéria seca possibilitou obter produtividades de 300@/ha. Na safra 2000/2001 (Tabela 08), o tratamento que recebeu apenas 25 kg/ha de N no plantio, apresentou teores de N na folha de 36,4 g/kg de matéria seca, com produtividade de A elevação dos teores de N a 43 g/kg de matéria seca não possibilitou aumento de produtividade (Tabela 08). Embora a quantidade de N aplicado tenha sido de apenas 25 kg/ha, o teor de nitrogênio obtido nas folhas de algodão está muito próximo dos teores obtidos na safra 1999/2000 para a produtividade de obtida com a aplicação de 110 kg/ha de N. Este resultado demonstra que o solo em que o experimento foi conduzido na safra 2000/2001, que apresentava teor de matéria orgânica mais elevado, realmente tinha uma capacidade de fornecer nitrogênio muito superior ao solo do experimento de 1999/2000. Neste experimento o tratamento que recebeu apenas 20 kg/ha de N, a produtividade foi de 219@/ha, com teores de N nas folhas de 29 g/kg. Na safra 2001/2002, conduzido em solos arenoso, a adubação de cobertura praticamente não afetou os teores de N nas folhas do algodão, coletadas aos 85 dias após o plantio. O tratamento que recebeu apenas a adubação de 30 kg/ha de N apresentaram os mesmos teores de nitrogênio que os tratamentos que receberam as maiores quantidades de N (Tabela 07). Neste solo era esperado que houvesse diferença nos teores foliares. A explicação pode estar relacionada a maior desuniformidade da área experimental na safra 2001/2002, refletida no coeficiente de variação, e ao menor crescimento (menor produção de matéria seca) do algodão verificado nos tratamentos com as menores quantidades aplicadas de nitrogênio, aumentando a concentração de nitrogênio nas folhas. No entanto, a quantidade total de N absorvida (concentração nos tecidos x produção de matéria seca total) teoricamente deveria apresentar diferença entre tratamentos. Nos três anos de condução dos experimentos ocorreram três relações diferentes entre a adubação nitrogenada utilizada, teores de nitrogênio na folha e produtividade, demonstrando que os resultados das análises químicas de folha não devem ser analisados isoladamente Qualidade de Fibra Embora os resultados da qualidade de fibra não estão sendo apresentados, nas safras 1999/2000 e 2001/2002, a adubação nitrogenada não influenciou a qualidade da fibra produzida

15 em nenhum parâmetro. Apenas no experimento conduzido na safra 2000/2001 observa-se que para o parâmetro micronaire de qualidade de fibra, os dados apontam para uma tendência de quanto maior a dose de nitrogênio menor é o índice. Para os outros parâmetros de qualidade de fibra avaliados não houveram diferenças estatisticamente significativas. 4. CONCLUSÕES 1. A intensidade da resposta da cultura do algodão à adubação nitrogenada não é a mesma para todas as safras, sendo influenciada pelos teores de matéria orgânica, pelas condições físicas do solo e condições climáticas; 2. Não há diferença no parcelamento do nitrogênio aplicado em cobertura na cultura do algodão em duas, três ou quatro adubações, mesmo utilizando quantidades de nitrogênio elevadas (>140 kg/ha N), em solos de textura argilosa; 3. Em solos de textura arenosa, considerando os resultados de apenas um ano, não houve diferença em parcelar a adubação nitrogenada aplicada em cobertura em duas, três ou quatro operações. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MALAVOLTA, E.; VITTI, G. C.; OLIVEIRA, S. A. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. 2 a ed. Piracicaba. Potafós. 319 p PIMENTEL GOMES, F. A estatística moderna na agropecuária. 3 a ed. Piracicaba, POTAFOS. 162 p ROSOLEM, C. A. Adubação e nutrição da cultura do algodão no cerrado. Palestra In. Congresso Internacional do Agronegócio do Algodão. Cuiabá, Fundação MT. Dias 31/08 a 02/09/2000. SILVA, N. M. Nutrição mineral e adubação do algodoeiro no Brasil. In. Cultura do Algodoeiro. ed. Cia, E. et al. Piracicaba. Potafós. p 57-92,1999. SILVA, N. M.; CARVALHO, L. H.; KONDO, J. I.; SABINO, J. C.; PETTINELLI JR, ; LANDELL, M. G. A. Efeitos da adubação nitrogenada e de regulador de crescimento na cultura algodoeira. In. REUNIÃO NACIONAL DO ALGODÃO, 7. Cuiabá Resumo... Cuiabá: EMPAER-MT/EMBRAPA/CNPA. p, THOMPSON, W. R. Fertilization of cotton for yields and quality. In. Cultura do algodoeiro. ed. CIA. E. et al. Piracicaba. Potafós, p

RELATÓRIO FINAL. AVALIAÇÃO DO PRODUTO CELLERON-SEEDS e CELLERON-FOLHA NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA

RELATÓRIO FINAL. AVALIAÇÃO DO PRODUTO CELLERON-SEEDS e CELLERON-FOLHA NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÃO DO PRODUTO CELLERON-SEEDS e CELLERON-FOLHA NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA Empresa solicitante: FOLLY FERTIL Técnicos responsáveis: Fabio Kempim Pittelkow¹ Rodrigo

Leia mais

CALAGEM, GESSAGEM E AO MANEJO DA ADUBAÇÃO (SAFRAS 2011 E

CALAGEM, GESSAGEM E AO MANEJO DA ADUBAÇÃO (SAFRAS 2011 E RESPOSTA DE MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis À CALAGEM, GESSAGEM E AO MANEJO DA ADUBAÇÃO (SAFRAS 2011 E 2012) Carlos Hissao Kurihara, Bruno Patrício Tsujigushi (2), João Vitor de Souza

Leia mais

Claudinei Kurtz Eng Agr MSc Epagri EE Ituporanga Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Governo do Estado

Claudinei Kurtz Eng Agr MSc Epagri EE Ituporanga Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Governo do Estado NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DA CULTURA DA CEBOLA Claudinei Kurtz Eng Agr MSc Epagri EE Ituporanga Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Governo do Estado AMOSTRAGEM DO SOLO Solo da camada 0-20cm 1ha = 2000

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROGÊNIES DE MILHO NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE ADUBO

AVALIAÇÃO DE PROGÊNIES DE MILHO NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE ADUBO REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE AGRONOMIA ISSN 1677-0293 PERIODICIDADE SEMESTRAL ANO III EDIÇÃO NÚMERO 5 JUNHO DE 2004 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANTIO DIRETO. Definição JFMELO / AGRUFBA 1

PLANTIO DIRETO. Definição JFMELO / AGRUFBA 1 Definição JFMELO / AGRUFBA 1 INFLUÊNCIAS NO SOLO Matéria orgânica Estabilidade dos agregados e infiltração JFMELO / AGRUFBA 2 INFLUÊNCIAS NO SOLO Temperatura do solo JFMELO / AGRUFBA 3 INFLUÊNCIAS NO SOLO

Leia mais

Formas de aplicação e curva de resposta da cultura do algodoeiro a aplicação de potássio em cobertura. RESUMO

Formas de aplicação e curva de resposta da cultura do algodoeiro a aplicação de potássio em cobertura. RESUMO Formas de aplicação e curva de resposta da cultura do algodoeiro a aplicação de potássio em cobertura. Leandro Zancanaro, Joel Hillesheim & Luis Carlos Tessaro. Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária

Leia mais

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE CÁLCIO EM SOJA

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE CÁLCIO EM SOJA COMPARAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE CÁLCIO EM SOJA 1 INSTITUIÇÃO REALIZADORA SEEDS Serviço Especial em Diagnose de Sementes Ltda CNPJ 91.356.055/0001-94 Endereço: Rua João de Césaro, 255 - Sala 06 - Bairro

Leia mais

PRODUÇÃO E QUALIDADE DA FIBRA DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM NITRATO DE POTÁSSIO

PRODUÇÃO E QUALIDADE DA FIBRA DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM NITRATO DE POTÁSSIO PRODUÇÃO E QUALIDADE DA FIBRA DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM NITRATO DE POTÁSSIO João Paulo Teixeira Whitaker 1, Ciro Antonio Rosolem 2. (1) DSMM/CATI/SAA-SP, Praça

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE ALGODÃO HERBÁCEO EM ESPAÇAMENTO ESTREITO COM CLORETO DE MEPIQUAT RESUMO

AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE ALGODÃO HERBÁCEO EM ESPAÇAMENTO ESTREITO COM CLORETO DE MEPIQUAT RESUMO AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE ALGODÃO HERBÁCEO EM ESPAÇAMENTO ESTREITO COM CLORETO DE MEPIQUAT Antonio César Bolonhezi (1), Edivaldo André Gomes (2) (1)UNESP-Ilha Solteira(SP) E-mail: bolonha@agr.feis.unesp.br.

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO RIO VERDE

FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO RIO VERDE FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO RIO VERDE RESULTADOS DE PESQUISA 2005 PREPARO DE PERFIL DE SOLO COM EQUIPAMENTOS MECÂNICOS VISANDO CULTIVO DO ALGODÃO SAFRINHA CLAYTON GIANI BORTOLINI

Leia mais

MÉTODOS DE CORREÇÃO DO SOLO

MÉTODOS DE CORREÇÃO DO SOLO MÉTODOS DE CORREÇÃO DO SOLO O laudo (Figura 1) indica os valores determinados no laboratório para cada camada do perfil do solo, servindo de parâmetros para direcionamento de métodos corretivos. Figura

Leia mais

Aplicação de dejetos líquidos de suínos no sulco: maior rendimento de grãos e menor impacto ambiental. Comunicado Técnico

Aplicação de dejetos líquidos de suínos no sulco: maior rendimento de grãos e menor impacto ambiental. Comunicado Técnico Comunicado Técnico PÓLO DE MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM ALIMENTOS COREDE-PRODUÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO PASSO FUNDO, RS JUNHO, 27 Nº 1 Aplicação de dejetos

Leia mais

10 AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA

10 AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA 10 AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA CONVENCIONAL (SOJA LIVRE) EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo deste experimento foi avaliar o potencial produtivo de cultivares de soja convencionais (Soja Livre) em

Leia mais

Campeão de Produtividade de Soja Região Sudeste. ANTONIO LUIZ FANCELLI Fundador do CESB e Docente da ESALQ/USP SAFRA 2011/2112

Campeão de Produtividade de Soja Região Sudeste. ANTONIO LUIZ FANCELLI Fundador do CESB e Docente da ESALQ/USP SAFRA 2011/2112 Campeão de Produtividade de Soja Região Sudeste ANTONIO LUIZ FANCELLI Fundador do CESB e Docente da ESALQ/USP SAFRA 2011/2112 Dados do Participante (Campeão) PRODUTOR: FREDERIK JAKOBUS WOLTERS CONSULTOR

Leia mais

PRODUÇÃO DO ALGODÃO COLORIDO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO FOLIAR DE N E B

PRODUÇÃO DO ALGODÃO COLORIDO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO FOLIAR DE N E B Página 770 PRODUÇÃO DO ALGODÃO COLORIDO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO FOLIAR DE N E B Tancredo Augusto Feitosa de Souza 1 ; Roberto Wagner Cavalcanti Raposo 2 ; Aylson Jackson de Araújo Dantas 2 ; Carolline Vargas

Leia mais

GASPAR H. KORNDÖRFER (Pesq. CNPq) UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLANDIA

GASPAR H. KORNDÖRFER (Pesq. CNPq) UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLANDIA GASPAR H. KORNDÖRFER (Pesq. CNPq) UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLANDIA Desvantagens: a) Produto não tem uniformidade quanto a composição (NPK), de umidade muito variável, cheira mal (operador não gosta de usar);

Leia mais

PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM EM FUNÇÃO DA SATURAÇÃO POR BASES DO SOLO E DA GESSAGEM. Acadêmico PVIC/UEG do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG.

PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM EM FUNÇÃO DA SATURAÇÃO POR BASES DO SOLO E DA GESSAGEM. Acadêmico PVIC/UEG do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG. PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM EM FUNÇÃO DA SATURAÇÃO POR BASES DO SOLO E DA GESSAGEM Zélio de Lima Vieira 1 ; Valter de Oliveira Neves Júnior 1 ; Rodolfo Araújo Marques 1 ; Rafael Benetti 1 ; Adilson

Leia mais

NUTRIÇÃO FOLIAR (FATOS E REALIDADES) Prof. Dr. Tadeu T. Inoue Solos e Nutrição de Plantas Universidade Estadual de Maringá Departamento de Agronomia

NUTRIÇÃO FOLIAR (FATOS E REALIDADES) Prof. Dr. Tadeu T. Inoue Solos e Nutrição de Plantas Universidade Estadual de Maringá Departamento de Agronomia NUTRIÇÃO FOLIAR (FATOS E REALIDADES) Prof. Dr. Tadeu T. Inoue Solos e Nutrição de Plantas Universidade Estadual de Maringá Departamento de Agronomia FATOS 80.000 70.000 60.000 ÁREA CULTIVADA (milhões/ha)

Leia mais

INSTITUTO MATO-GROSSENSE DO ALGODÃO - IMA. Boletim - Nº 003 - Outubro de 2008 QUANTO VALE A SOQUEIRA DO ALGODÃO?

INSTITUTO MATO-GROSSENSE DO ALGODÃO - IMA. Boletim - Nº 003 - Outubro de 2008 QUANTO VALE A SOQUEIRA DO ALGODÃO? INSTITUTO MATO-GROSSENSE DO ALGODÃO - IMA Boletim - Nº 003 - Outubro de 2008 INFORMAÇÕES TÉCNICAS QUANTO VALE A SOQUEIRA DO ALGODÃO? QUANTO VALE A SOQUEIRA DO ALGODÃO? Diante da preocupação com o desmatamento

Leia mais

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA

LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA Fundação Mato Grosso RELATÓRIIO PARCIIAL Projeto Específico SOJA RCN AGRO LEANDRO ZANCANARO LUIS CARLOS TESSARO JOEL HILLESHEIM LEONARDO VILELA 2003//2004 ÍNDICE 1. OBJETIVOS... 3 2. MATERIAL E MÉTODOS...

Leia mais

ENSAIOS DE ALGODOEIROS DE FIBRAS COLORIDAS NO VALE DO IUIU 1 INTRODUÇÃO

ENSAIOS DE ALGODOEIROS DE FIBRAS COLORIDAS NO VALE DO IUIU 1 INTRODUÇÃO Página 1376 ENSAIOS DE ALGODOEIROS DE FIBRAS COLORIDAS NO VALE DO IUIU 1 Murilo Barros Pedrosa 1 ; Osório Lima Vasconcelos 3 ; Camilo de Lelis Morello 2 ; Eleusio Curvelo Freire 4 ; Flávio Rodrigo Gandolfi

Leia mais

DENSIDADE DE SEMEADURA DE CULTIVARES DE MAMONA EM PELOTAS, RS 1

DENSIDADE DE SEMEADURA DE CULTIVARES DE MAMONA EM PELOTAS, RS 1 DENSIDADE DE SEMEADURA DE CULTIVARES DE MAMONA EM PELOTAS, RS 1 Sérgio Delmar dos Anjos e Silva 1, Rogério Ferreira Aires 2, João Guilherme Casagrande Junior 3, Claudia Fernanda Lemons e Silva 4 1 Embrapa

Leia mais

FERTILIDADE E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO

FERTILIDADE E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO FERTILIDADE E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO Henrique Pereira dos Santos 1, Renato Serena Fontaneli 1, Anderson Santi 1, Ana Maria Vargas 2 e Amauri Colet Verdi 2 1 Pesquisador,

Leia mais

Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas

Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas Fertilização em Viveiros para Produção de Mudas Produção de Mudas - No sistema de raiz nua Produção de mudas de Pinus no sul do BR - No interior de recipientes - Sacos plásticos - Tubetes Fertilização

Leia mais

INFLUÊNCIA DE PLANTAS DE COBERTURA DO SOLO NA OCORRÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS E NA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE TRIGO

INFLUÊNCIA DE PLANTAS DE COBERTURA DO SOLO NA OCORRÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS E NA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE TRIGO INFLUÊNCIA DE PLANTAS DE COBERTURA DO SOLO NA OCORRÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS E NA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE TRIGO AMARAL, Kevin Bossoni do 1 ; CAMPOS, Ben-Hur Costa de 2 ; BIANCHI, Mario Antonio 3 Palavras-Chave:

Leia mais

Aplicação de Nitrogênio em Cobertura no Feijoeiro Irrigado*

Aplicação de Nitrogênio em Cobertura no Feijoeiro Irrigado* ISSN 1678-9636 Aplicação de Nitrogênio em Cobertura no Feijoeiro Irrigado* 49 O feijoeiro é uma das principais culturas plantadas na entressafra em sistemas irrigados nas regiões Central e Sudeste do Brasil.

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 923

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 923 Página 923 DOSES E FONTES DE NITROGÊNIO EM COBERTURA E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DO ALGODOEIRO EM SEMEADURA DIRETA Carlos Eduardo Rosa 1 ; Enes Furlani Júnior 2 ; Samuel Ferrari 3 ; Ana Paula Portugal

Leia mais

Disciplinas. Dinâmica de Potássio no solo e sua utilização nas culturas

Disciplinas. Dinâmica de Potássio no solo e sua utilização nas culturas Disciplinas Solos nos domínios morfoclimáticos do cerrado Ementa: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização morfológica das principais classes de solo inseridas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA DE PLANTIO DIRETO NA CULTURA DA SOJA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA DE PLANTIO DIRETO NA CULTURA DA SOJA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA DE PLANTIO DIRETO NA CULTURA DA SOJA Jorge Ricardo Moura 3 ; Elton Fialho dos Reis 1,4 ; João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha 2,4 ; 1 Pesquisador Orientador

Leia mais

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO ADUBAÇÃO

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO ADUBAÇÃO UNIPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos GRANDES CULTURAS I MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO ADUBAÇÃO Profª Fernanda Basso Manejo e Conservação do Solo Sistema de manejo conjunto de operações que contribuem

Leia mais

Interpretação da análise de solo

Interpretação da análise de solo Interpretação da análise de solo Tabela de interpretação A orientação para interpretação da análise de solo são organizadas em manuais estaduais e regionais. Manual Tabelas de interpretação Recomendações

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ADUBAÇÃO DA GOIABEIRA

UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ADUBAÇÃO DA GOIABEIRA UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ADUBAÇÃO DA GOIABEIRA Luiz Carlos S. Caetano¹; Aureliano Nogueira da Costa²; Adelaide de F. Santana da Costa 2 1 Eng o Agrônomo, D.Sc, Pesquisador

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO AGRICULTOR/ PESQUISADOR NA BUSCA DA ALTA PRODUTIVIDADE

A EXPERIÊNCIA DO AGRICULTOR/ PESQUISADOR NA BUSCA DA ALTA PRODUTIVIDADE A EXPERIÊNCIA DO AGRICULTOR/ PESQUISADOR NA BUSCA DA ALTA PRODUTIVIDADE LEANDRO ZANCANARO Fundação MT, Rondonópolis-MT Fone: (65) 423-2041 E-mail: leandro.pma@fundacaomt.com.br SIMPÓSIO SOBRE ROTAÇÃO SOJA/MILHO

Leia mais

PRODUTIVIDADE DA MAMONA HÍBRIDA SAVANA EM DIVERSAS POPULACÕES DE PLANTIO NO SUDOESTE DA BAHIA* fundacaoba.algodao@aiba.org.br; 4 Embrapa Algodão

PRODUTIVIDADE DA MAMONA HÍBRIDA SAVANA EM DIVERSAS POPULACÕES DE PLANTIO NO SUDOESTE DA BAHIA* fundacaoba.algodao@aiba.org.br; 4 Embrapa Algodão PRODUTIVIDADE DA MAMONA HÍBRIDA SAVANA EM DIVERSAS POPULACÕES DE PLANTIO NO SUDOESTE DA BAHIA* Gilvan Barbosa Ferreira 1, Ozório Lima de Vasconcelos 2, Murilo Barros Pedrosa 3, Arnaldo Rocha Alencar 4,

Leia mais

Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 32 Embrapa Algodão. Documentos, 82

Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 32 Embrapa Algodão. Documentos, 82 Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 32 Embrapa Algodão. Documentos, 82 Exemplares desta publicação podem ser solicitados à: Embrapa Agropecuária Oeste Área de Comunicação Empresarial - ACE BR 163,

Leia mais

Influência do Espaçamento de Plantio de Milho na Produtividade de Silagem.

Influência do Espaçamento de Plantio de Milho na Produtividade de Silagem. Influência do Espaçamento de Plantio de Milho na Produtividade de Silagem. DAMASCENO, T. M. 1, WINDER, A. R. da S. 2, NOGUEIRA, J. C. M. 3, DAMASCENO, M. M. 2, MENDES, J. C. da F. 2, e DALLAPORTA, L. N.

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES DOSAGENS DE LODO DE ESGOTO E FERTILIZAÇÃO QUÍMICA SOBRE A DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO NO SOLO

EFEITO DE DIFERENTES DOSAGENS DE LODO DE ESGOTO E FERTILIZAÇÃO QUÍMICA SOBRE A DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO NO SOLO EFEITO DE DIFERENTES DOSAGENS DE LODO DE ESGOTO E FERTILIZAÇÃO QUÍMICA SOBRE A DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO NO SOLO FERREIRA, C.F.; ANDREOLI, C.V.; PEGORINI, E.S., CARNEIRO, C.; SOUZA, M.L.P. Efeito de diferentes

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO EM SISTEMAS AGRÍCOLAS

AGRICULTURA DE PRECISÃO EM SISTEMAS AGRÍCOLAS IX SIMPÓSIO NACIONAL CERRADO BRASÍLIA 12 A 17 DE OUTUBRO DE 2008 AGRICULTURA DE PRECISÃO EM SISTEMAS AGRÍCOLAS ANTÔNIO MARCOS COELHO OBJETIVOS : INTRODUÇÃO - CONCEITOS E DEFFINIÇÕES: PRECISÃO NA AGRICULTURA

Leia mais

RESUMO. Introdução. 1 Acadêmicos PVIC/UEG, graduandos do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG.

RESUMO. Introdução. 1 Acadêmicos PVIC/UEG, graduandos do Curso de Agronomia, UnU Ipameri - UEG. EFEITOS DE FERTILIZANTES E CORRETIVOS NO ph DO SOLO Tiago Trevizam de Freitas 1 ; Zélio de Lima Vieira 1 ; Valter de Oliveira Neves Júnior 1 ; Rodolfo Araújo Marques 1 ; Raimar Vinícius Canêdo 1 ; Adilson

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO GERALDO HENRIQUE FAZENDA ESTREITO FEVEREIRO 2010

RELATÓRIO TÉCNICO GERALDO HENRIQUE FAZENDA ESTREITO FEVEREIRO 2010 RELATÓRIO TÉCNICO GERALDO HENRIQUE FAZENDA ESTREITO FEVEREIRO 2010 Segue abaixo a interpretação da análise de solo, onde cada cor tem sua leitura em correspondência com a legenda. Segue abaixo também a

Leia mais

Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro

Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro Balanço de nutrientes em sistemas de produção soja-milho* Equipe Fundação MT Leandro Zancanaro Sinop, 17 de agosto de 217 Estratégias de Adubação x Balanço de Nutrientes Fonte: adaptado de Gianello & Wiethölter

Leia mais

EFEITO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA SOBRE O RENDIMENTO DE FORRAGEM E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE PASPALUM ATRATUM BRA-009610

EFEITO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA SOBRE O RENDIMENTO DE FORRAGEM E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE PASPALUM ATRATUM BRA-009610 REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE AGRONOMIA - ISSN 1677-0293 P UBLICAÇÃO C IENTÍFICA DA F ACULDADE DE A GRONOMIA E E NGENHARIA F LORESTAL DE G ARÇA/FAEF A NO IV, NÚMERO 08, DEZEMBRO DE 2005. PERIODICIDADE:

Leia mais

RENOVAÇÃO DE PASTAGENS COM PLANTIO DIRETO

RENOVAÇÃO DE PASTAGENS COM PLANTIO DIRETO RENOVAÇÃO DE PASTAGENS COM PLANTIO DIRETO EXPERIÊNCIAS DA MONSANTO DO BRASIL MARCIO SCALÉA ABRIL 2007 Manejo Genética Alimentação Sanidade GENÉTICA M A N E J O ALIMENTAÇÃO S A N I D A D E FASE PRODUTIVA

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Considerações Finais Todos os tratamentos testados apresentaram teores foliares de N inferiores ao recomendado para a cultura da soja. As aplicações isoladas de BIOMOL (0,3 L/ha), KALIBRE (1,5 L/ha) e

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 486

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 486 Página 486 COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA BRS NORDESTINA CULTIVADA EM DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO 1 Josely Dantas Fernandes 1, Lucia Helena Garófalo Chaves 2, José Pires Dantas 3, José Rodrigues Pacífico

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ADUBAÇÃO DO AÇAÍ (Euterpe oleracea)

UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ADUBAÇÃO DO AÇAÍ (Euterpe oleracea) Fertilidade di Solo e Nutrição de Plantas UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ADUBAÇÃO DO AÇAÍ (Euterpe oleracea) Aureliano Nogueira da Costa 1, Adelaide de Fátima Santana da Costa

Leia mais

FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ FONTES E DOSES DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO SOB PASTAGENS DE Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Carlos Augusto Oliveira de ANDRADE 1 ; Rubens Ribeiro da SILVA. 1 Aluno do Curso

Leia mais

Pesquisas em Andamento pelas Fundações e Embrapa sobre os Temas Indicados pelo Fórum do Ano Passado

Pesquisas em Andamento pelas Fundações e Embrapa sobre os Temas Indicados pelo Fórum do Ano Passado II Fórum Nacional de Produtividade De Soja CESB Pesquisas em Andamento pelas Fundações e Embrapa sobre os Temas Indicados pelo Fórum do Ano Passado Leandro Zancanaro Brasília Agosto de 2011 Temas Indicados

Leia mais

Culturas anuais para produção de volumoso em áreas de sequeiro

Culturas anuais para produção de volumoso em áreas de sequeiro Culturas anuais para produção de volumoso em áreas de sequeiro Henrique Antunes de Souza Fernando Lisboa Guedes Equipe: Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu Leandro Oliveira Silva Rafael Gonçalves Tonucci

Leia mais

SISTEMA DE MANEJO DO SOLO COM PALHADA. Sistema Plantio Direto (SPD) com qualidade

SISTEMA DE MANEJO DO SOLO COM PALHADA. Sistema Plantio Direto (SPD) com qualidade SISTEMA DE MANEJO DO SOLO COM PALHADA Sistema Plantio Direto (SPD) com qualidade Valmor dos Santos INOVAÇÃO AGRÍCOLA E INSTITUTO PAS 77-9971-2234 (Vivo / WhatsApp) TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS - Objetivos;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Centro de Aquicultura - Setor de Carcinicultura Responsável: Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Centro de Aquicultura - Setor de Carcinicultura Responsável: Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Centro de Aquicultura - Setor de Carcinicultura Responsável: Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti PREPARAÇÃO DO FUNDO, ADUBAÇÃO, CALAGEM E MANEJO DO FLUXO DE ÁGUA DOS VIVEIROS

Leia mais

Fertilidade do Solo, Adubação e 12 Nutrição da Cultura do Milho

Fertilidade do Solo, Adubação e 12 Nutrição da Cultura do Milho Fertilidade do Solo, Adubação e 1 Nutrição da Cultura do Milho Dirceu Luiz Broch Sidnei Kuster Ranno 1 1.1. Amostragem do solo A amostragem de solo com objetivo de orientar a utilização de corretivos e

Leia mais

Práticas Agronômicas que Interferem na Produção de Silagem de Milho

Práticas Agronômicas que Interferem na Produção de Silagem de Milho Práticas Agronômicas que Interferem na Produção de Silagem de Milho Engº Agrº Robson F. de Paula Coordenador Técnico Regional Robson.depaula@pioneer.com Silagem de qualidade começa no campo! E no momento

Leia mais

CURSO P.I. PÊSSEGO - ANTONIO PRADO - RS - 2006 ADUBAÇÃO FOLIAR EM PESSEGUEIRO CULTIVADO NA SERRA GAÚCHA RESOLVE?

CURSO P.I. PÊSSEGO - ANTONIO PRADO - RS - 2006 ADUBAÇÃO FOLIAR EM PESSEGUEIRO CULTIVADO NA SERRA GAÚCHA RESOLVE? ADUBAÇÃO FOLIAR EM PESSEGUEIRO CULTIVADO NA SERRA GAÚCHA RESOLVE? George Wellington Melo Embrapa Uva e Vinho QUEM USA ADUBAÇÃO FOLIAR FINALIDADE DA ADUBAÇÃO FOLIAR? FILOSOFIAS BÁSICAS PARA APLICAÇÃO: SEGURANÇA

Leia mais

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO

ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 INTRODUÇÃO Página 1495 ADUBAÇÃO NPK DO ALGODOEIRO ADENSADO DE SAFRINHA NO CERRADO DE GOIÁS *1 Maria da Conceição Santana Carvalho 1 ; Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira 2 ; Ana Luiza Borin 2 1 Embrapa Arroz e

Leia mais

Nutrição Adubação de Culturas Oleaginosas

Nutrição Adubação de Culturas Oleaginosas INTRODUÇÃO 1 Nutrição Adubação de Culturas Oleaginosas Discente: Samuel Luan Pereira Docente: Marcela Nery O desenvolvimento da agropecuária, em termos de manejo, material genético e tecnologias, força

Leia mais

APLICAÇÃO FOLIAR DE ZINCO NO FEIJOEIRO COM EMPREGO DE DIFERENTES FONTES E DOSES

APLICAÇÃO FOLIAR DE ZINCO NO FEIJOEIRO COM EMPREGO DE DIFERENTES FONTES E DOSES APLICAÇÃO FOLIAR DE ZINCO NO FEIJOEIRO COM EMPREGO DE DIFERENTES FONTES E DOSES DENIS AUGUSTO DE SOUSA 1,4, ROBERLI RIBEIRO GUIMARÃES 2,4, ITAMAR ROSA TEIXEIRA 2,4 RESUMO: À exceção de alguns trabalhos

Leia mais

BPUPs para MILHO. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico, Campinas (IAC)

BPUPs para MILHO. Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico, Campinas (IAC) BPUPs para MILHO Aildson Pereira Duarte Instituto Agronômico, Campinas (IAC) Área Milho Segunda Safra - Brasil 2012 Parte da segunda safra não é milho safrinha Fonte: IBGE Fonte: Fonte: Conab Conab Fonte:

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Absorção de Macronutrientes pela Cultura do Milho sobre Diferentes Wander Luis Barbosa Borges 1,7, Rogério Soares

Leia mais

Fertilização nitrogenada do cafeeiro com base na ecofisiologia

Fertilização nitrogenada do cafeeiro com base na ecofisiologia Fertilização nitrogenada do cafeeiro com base na ecofisiologia ESALQ - USP Produção Vegetal agosto - 2013 Prof. José Laércio Favarin Composição química Importância do nitrogênio Composição cafeeiro Kg

Leia mais

ALTERAÇÕES DAS PROPRIEDADES FÍSICAS EM UM CAMBISSOLO APÓS 12 ANOS DE CULTIVO DE MILHO PARA SILAGEM 1

ALTERAÇÕES DAS PROPRIEDADES FÍSICAS EM UM CAMBISSOLO APÓS 12 ANOS DE CULTIVO DE MILHO PARA SILAGEM 1 ALTERAÇÕES DAS PROPRIEDADES FÍSICAS EM UM CAMBISSOLO APÓS 12 ANOS DE CULTIVO DE MILHO PARA SILAGEM 1 Alafer Santelmo da Cruz 2 ; Fabrício Flavio Amler 3 ; Rosieli de Souza Pahl 4 ; Romano Roberto valicheski

Leia mais

Sistemas de manejo do solo

Sistemas de manejo do solo Sistemas de manejo do solo Introdução Uso e preparo do solo O arado. Evolução dos conhecimentos de uso e manejo do solo. O Ecossistema tropical Temperatura elevada e solos muito imteperizados 1 Sistemas

Leia mais

MICRONUTRIENTES EM ALGODÃO

MICRONUTRIENTES EM ALGODÃO MICRONUTRIENTES EM ALGODÃO Ciro A. Rosolem (Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Botucatu. E-mail: rosolem@fca.unesp.br) Abstract Among the micronutrient deficiencies in cotton, Boron deficiency has

Leia mais

TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA

TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA 1º CICLO DE PALESTRAS SODEPAC TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA Maia Barnabé Sambongo Dir. Fazenda Quizenga TRATOS CULTURAIS PARA QUALIDADE DA SEMENTEIRA ÁREA DE 1º ANO 1. Supressão Vegetal

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO FINAL DO PROJETO APERFEIÇOAMENTO DO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DO ALGODÃO EM MATO GROSSO

RELATÓRIO TÉCNICO FINAL DO PROJETO APERFEIÇOAMENTO DO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DO ALGODÃO EM MATO GROSSO RELATÓRIO TÉCNICO FINAL DO PROJETO APERFEIÇOAMENTO DO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DO ALGODÃO EM MATO GROSSO Instituição Executora: Fundaper Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 455

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 455 Página 455 AVALIAÇÃO DA FITOMASSA SECA DA MAMONEIRA BRS 149 NORDESTINA SOB FERTILIZAÇÃO MINERAL Lúcia Helena Garófalo Chaves 1 ; Evandro Franklin de Mesquita 2,3 ; Hugo Orlando Carvallo Guerra 1 ; Diva

Leia mais

Há sempre resposta à adubação de manutenção do eucalipto? Um estudo de caso em Porto Velho (RO)

Há sempre resposta à adubação de manutenção do eucalipto? Um estudo de caso em Porto Velho (RO) Há sempre resposta à adubação de manutenção do eucalipto? Um estudo de caso em Porto Velho (RO) Henrique Nery Ciprian*; Abadio Hermes Vieira** ; Angelo Mansur Mendes***; Alaerto Luiz Marcolan**** A exportação

Leia mais

MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso

MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO MANEJO DE NUTRIENTES EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO Manejo de nutrientes no algodoeiro nos solos de Mato Grosso Leandro Zancanaro FUNDAÇÃO MT Foz do Iguaçu, 03 de

Leia mais

POPULAçÃO DE PLANTAS DE SOJA NO SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA PARA O CENTRO-SUL DO ESTADO DO PARANÁ

POPULAçÃO DE PLANTAS DE SOJA NO SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA PARA O CENTRO-SUL DO ESTADO DO PARANÁ /,-----------. (c;) EM.PRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECuARIA EMBRAPA ~ Vinculada ao M'nisté,io da Ag,iculMa ~., CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE SOJA - CNPSo Rodovia Carlos João Slrass (Londrina/Warta)

Leia mais

ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL NA PRODUTIVIDADE DA CANA- SOCA

ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL NA PRODUTIVIDADE DA CANA- SOCA Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL NA PRODUTIVIDADE DA CANA- SOCA Lucélia Alves Ramos (1) ; Regina Maria Quintão Lana (2) ; Gaspar Henrique Korndörfer (2), Adriane de

Leia mais

Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura

Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura Desempenho Recente e Perspectivas para a Agricultura A safra de grãos do país totalizou 133,8 milhões de toneladas em 2009, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de dezembro,

Leia mais

DESEMPENHO DE MUDAS CHRYSOPOGON ZIZANIOIDES (VETIVER) EM SUBSTRATO DE ESTÉRIL E DE REJEITO DA MINERAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO

DESEMPENHO DE MUDAS CHRYSOPOGON ZIZANIOIDES (VETIVER) EM SUBSTRATO DE ESTÉRIL E DE REJEITO DA MINERAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 DESEMPENHO DE MUDAS CHRYSOPOGON ZIZANIOIDES (VETIVER) EM SUBSTRATO DE ESTÉRIL E DE REJEITO DA MINERAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO Igor Fernandes de Abreu (*), Giovane César

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO SILAGEM SOB ADUBAÇÃO COM DEJETO LIQUIDO DE BOVINOS E MINERAL COM PARCELAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA¹. a2es@cav.udesc.br.

PRODUTIVIDADE DE MILHO SILAGEM SOB ADUBAÇÃO COM DEJETO LIQUIDO DE BOVINOS E MINERAL COM PARCELAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA¹. a2es@cav.udesc.br. Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas PRODUTIVIDADE DE MILHO SILAGEM SOB ADUBAÇÃO COM DEJETO LIQUIDO DE BOVINOS E MINERAL COM PARCELAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA¹. Mauricio Vicente Alves², Luiz Armando

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 731

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 731 Página 731 POTENCIAL AGRÍCOLA DA UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO ORGÂNICO DE LIXO URBANO NA CULTURA DO GIRASSOL1 João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon 1 ;Moacir Tuzzin de Moraes 1 ; Fernando Arnuti 1 ; Maurício Roberto

Leia mais

RESPOSTA DO ALGODOEIRO A DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL NO CERRADO (*)

RESPOSTA DO ALGODOEIRO A DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL NO CERRADO (*) RESPOSTA DO ALGODOEIRO A DOSES E MODOS DE APLICAÇÃO DE FÓSFORO EM SISTEMAS DE PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL NO CERRADO (*) Maria da Conceição Santana Carvalho (Embrapa Algodão / mcscarva@cnpa.embrapa.br),

Leia mais

Adubação da Cultura da Soja em Sistemas de Produção Dr. Eros Francisco Diretor Adjunto do IPNI Brasil

Adubação da Cultura da Soja em Sistemas de Produção Dr. Eros Francisco Diretor Adjunto do IPNI Brasil Adubação da Cultura da Soja em Sistemas de Produção Dr. Eros Francisco Diretor Adjunto do IPNI Brasil Rio Verde-GO, 04/09/13 http://brasil.ipni.net Material Educativo Material Educativo N em milho http://media.ipni.net/

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DAS FORMAS DE FÓSFORO APÓS 15 ANOS DA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE MANEJO

DISTRIBUIÇÃO DAS FORMAS DE FÓSFORO APÓS 15 ANOS DA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE MANEJO DISTRIBUIÇÃO DAS FORMAS DE FÓSFORO APÓS 15 ANOS DA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE MANEJO Resumo Jefferson B. Venâncio 1, Josiléia Acordi Zanatta 2, Júlio Cesar Salton 2 Os sistemas de manejo de solo podem influenciar

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO NO CERRADO MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO NO CERRADO Djalma Martinhão Gomes de Sousa, Thomaz A. Rein, João de Deus G. dos Santos Junior, Rafael de Souza Nunes 1 I INTRODUÇÃO No Cerrado, a

Leia mais

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br Pedologia Professor: Cláudio Custódio Conceitos: Mineração: solo é um detrito que deve ser separado dos minerais explorados. Ecologia: é um sistema vivo composto por partículas minerais e orgânicas que

Leia mais

TITULO DO PROJETO: (Orientador DPPA/CCA). Para que se tenha sucesso em um sistema de plantio direto é imprescindível uma boa cobertura do solo.

TITULO DO PROJETO: (Orientador DPPA/CCA). Para que se tenha sucesso em um sistema de plantio direto é imprescindível uma boa cobertura do solo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/labsolos/amostragem.html

http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/labsolos/amostragem.html Coleta e Interpretação de Análise de Solo Cláudia Pombo Sudré Junho/2011 Coleta Glebas homogêneas Ziguezague Evitar Formigueiros Esterco Material de construção Vegetação diferente Relevo Coleta 0-20 cm

Leia mais

Resultados de Experimentação e Campos Demonstrativos de Milho Safra 2010/2011

Resultados de Experimentação e Campos Demonstrativos de Milho Safra 2010/2011 3 Resultados de Experimentação e Campos Demonstrativos de Milho Safra 200/20 André Luis F. Lourenção 3.. Introdução Analisando o oitavo levantamento da Conab (20), observase que a área semeada com milho

Leia mais

3. AMOSTRAGEM DO SOLO

3. AMOSTRAGEM DO SOLO 3. AMOSTRAGEM DO SOLO Reinaldo Bertola Cantarutti 1 Victor Hugo Alvarez V. 2 Antônio Carlos Ribeiro 3 3.1. Introdução A amostragem do solo é a primeira e principal etapa de um programa de avaliação da

Leia mais

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO ISSN 1983-6015 PESAGRO-RIO - Nº 22 - agosto/2014 - Niterói - RJ ATRIBUTOS NUTRICIONAIS DE LAVOURAS 1 DE CAFÉ CONILON NO NORTE FLUMINENSE 2 2 Wander Eustáquio de Bastos Andrade ; José Márcio Ferreira ;

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1389. Desenvolvimento Agrícola-EBDA; 4 Cotton Consultoria.

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 1389. Desenvolvimento Agrícola-EBDA; 4 Cotton Consultoria. Página 1389 GENÓTIPOS DE ALGODÃO DE FIBRAS LONGAS NO SEMIÁRIDO DO VALE DO IUIU, SUDOESTE DA BAHIA, SAFRA 2008/09. 1 Murilo Barros Pedrosa 1 ; Flávio Rodrigo Gandolfi Benites 2 ; Osório Lima Vasconcelos

Leia mais

DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO NO PLANTIO DIRETO USANDO FORRAGEIRAS TROPICAIS REDUZ EFEITO DA SECA

DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO NO PLANTIO DIRETO USANDO FORRAGEIRAS TROPICAIS REDUZ EFEITO DA SECA DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO NO PLANTIO DIRETO USANDO FORRAGEIRAS TROPICAIS REDUZ EFEITO DA SECA Por: Julio Franchini Área: Manejo do Solo Julio Franchini possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual

Leia mais

Calibração dos Teores de Boro no Solo e nas Folhas da Cultura do Algodão cultivado em solo com condições de acidez variável.

Calibração dos Teores de Boro no Solo e nas Folhas da Cultura do Algodão cultivado em solo com condições de acidez variável. Calibração dos Teores de Boro no Solo e nas Folhas da Cultura do Algodão cultivado em solo com condições de acidez variável. Leandro Zancanaro, Joel Hillesheim & Luis Carlos Tessaro. Fundação de Apoio

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA MERCADO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO E SOJA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA Alexandre Nunes de Almeida 1 ; Augusto Hauber Gameiro 2. (1) Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, CEPEA/ESALQ/USP,

Leia mais

Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água

Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água contato com a apresentação: gerd@usp.br total de 39 slides 1 Conceitos e Histórico da Conservação de Solos e da Água...quais Conceitos o Histórico

Leia mais

EXPERIMENTO SOBRE O EFEITO DO AGROSTEMIN APLICADO NO PLANTIO DE CANA DE AÇÚCAR

EXPERIMENTO SOBRE O EFEITO DO AGROSTEMIN APLICADO NO PLANTIO DE CANA DE AÇÚCAR EXPERIMENTO SOBRE O EFEITO DO AGROSTEMIN APLICADO NO PLANTIO DE CANA DE AÇÚCAR Este experimento foi conduzido no município de Aquiraz CE Brasil no ano de 2009 e 2010. A variedade utilizada foi a RB 92.579.

Leia mais

Recomendação de Adubação N, P e K....para os estados do RS e SC

Recomendação de Adubação N, P e K....para os estados do RS e SC Recomendação de Adubação N, P e K...para os estados do RS e SC Recomendação de Adubação Objetivo Elevar os teores dos nutrientes (N, P e K) no solo a níveis considerados adequados para as culturas expressarem

Leia mais

Protocolo. Boro. Cultivo de soja sobre doses de boro em solo de textura média

Protocolo. Boro. Cultivo de soja sobre doses de boro em solo de textura média Protocolo Boro Cultivo de soja sobre doses de boro em solo de textura média Set/ 2016 Out/ 2016 Nov/ 2016 Dez/ 2016 Jan/ 2017 Fev/ 2017 Mar/ 2017 Abr/ 2017 Mai/ 2017 Precipitação pluvial (mm) CAD Parecis

Leia mais

UNIDADES DE MANEJO: UMA OPÇÃO DESAFIADORA E MAIS INTELIGENTE

UNIDADES DE MANEJO: UMA OPÇÃO DESAFIADORA E MAIS INTELIGENTE Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP UNIDADES DE MANEJO: UMA OPÇÃO DESAFIADORA E MAIS INTELIGENTE V Seminário de Agricultura de Precisão Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 9

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DA ADUBAÇÃO DE COBERTURA PELOS MÉTODOS SUPERFICIAL E COVETA LATERAL EM UM PLANTIO DE Eucalyptus urograndis - GARÇA, SP

ANÁLISE COMPARATIVA DA ADUBAÇÃO DE COBERTURA PELOS MÉTODOS SUPERFICIAL E COVETA LATERAL EM UM PLANTIO DE Eucalyptus urograndis - GARÇA, SP ANÁLISE COMPARATIVA DA ADUBAÇÃO DE COBERTURA PELOS MÉTODOS SUPERFICIAL E COVETA LATERAL EM UM PLANTIO DE Eucalyptus urograndis - GARÇA, SP FERREIRA, Renato de Araújo renato_a_f@hotmail.com GIACOMETTI,

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL DAS HORTALIÇAS. LXXXVIII. EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES EM ALHO-PORRÓ (Allium porrum)

NUTRIÇÃO MINERAL DAS HORTALIÇAS. LXXXVIII. EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES EM ALHO-PORRÓ (Allium porrum) NUTRIÇÃO MINERAL DAS HORTALIÇAS. LXXXVIII. EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES EM ALHO-PORRÓ (Allium porrum) KEIGO MINAMI 1 HENRIQUE PAULO HAAG 2 RESUMO: Com a finalidade de estudar a extração de macro e micronutrientes

Leia mais

INSTITUIÇÃO EXECUTORA:

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO ESTADO DE MATO GROSSO 30 ANOS RELATÓRIO DO PROJETO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ALGODÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE MATO GROSSO Relatório

Leia mais

Nutrição Mineral da soja em Sistemas de Produção. Adilson de Oliveira Junior

Nutrição Mineral da soja em Sistemas de Produção. Adilson de Oliveira Junior Nutrição Mineral da soja em Sistemas de Produção Adilson de Oliveira Junior Temas Abordados Soja: Alguns Números/Fatos Preocupantes Adubação/Conceito de Manejo Integrado da FS Extração de Nutrientes Diagnose

Leia mais

FERTILIZANTES Fertilizante: Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido Quanto ao Critério Químico Quanto ao Critério Físico

FERTILIZANTES Fertilizante: Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido Quanto ao Critério Químico Quanto ao Critério Físico FERTILIZANTES Fertilizante: qualquer substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, capaz de fornecer um ou mais nutrientes essenciais às plantas Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido

Leia mais

RESPOSTA DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO À ADUBAÇÃO POTÁSSICA NO CERRADO DE GOIÁS (*)

RESPOSTA DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO À ADUBAÇÃO POTÁSSICA NO CERRADO DE GOIÁS (*) RESPOSTA DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO À ADUBAÇÃO POTÁSSICA NO CERRADO DE GOIÁS (*) Maria da Conceição Santana Carvalho (Embrapa Algodão / mcscarva@cnpa.embrapa.br), Kézia de Assis Barbosa (Fundação GO),

Leia mais