O labor é um conjunto de atividades aos quais todos os seres vivos naturalmente necessitam empreender para simplesmente sobreviver.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O labor é um conjunto de atividades aos quais todos os seres vivos naturalmente necessitam empreender para simplesmente sobreviver."

Transcrição

1 Sobre a violência Hannah Arendt Considerações preliminares: Infelizmente o melhor entendimento do texto da Hannah Arendt se faz com a leitura de outra obra sua: A condição humana. Neste livro, ela faz uma genealogia do conceito de poder ao recuperar no grego arcaico a noção de vita activa como fundamental para o entendimento da condição humana (resposta à interrogação filosófica: o que distingue homens de animais?). Vita activa denota um conjunto atividades bem distintas: labor, trabalho e ação. Atividades caracterizadas por serem pró, contra e com, respectivamente. Atividades que por isso caracterizam as condições do que vem a ser especificamente os elementos do natural, do artificial e do humano na vida vivida em atividade. O labor é um conjunto de atividades aos quais todos os seres vivos naturalmente necessitam empreender para simplesmente sobreviver. O trabalho é um conjunto de atividades aos quais os homens empreendem para criar seus implementos (meios, instrumentos) ou ambientes artificiais para multiplicar ou facilitar a realização dos esforços de labor para a sobrevivência. A especificidade da condição humana reside em sua distinção às condições natural e artificial. O especificamente humano transcende a sobrevivência e objetiva a convivência, algo que os antigos identificavam fundamentalmente com as atividades da ação, com as atividades políticas da vida. Em Sobre a violência, Hannah Arendt reafirma que a ação é a atividade fundamental da política. A ação, ao contrário da atividade do trabalho e seus implementos, não se presta para ser avaliada segundo categorias utilitárias. As relações de poder também não se prestam para ser avaliadas como derivadas de uma condição natural (da força das circunstâncias ou do vigor individual). A política diz respeito à relação estabelecida entre as vontades de liderança e de liderados, ao com + vivência, à convivência como condição efetivada. Portanto, a política está remetida às crenças que surgem da condição de convivência, ao exercício do discurso e da persuasão. Interessa à Hannah Arendt explorar o tema do uso da violência em política: Ao contrário da ação, tudo que diz respeito ao contra se presta à dominação, tal como a violência, e opera no plano instrumental das atividades do trabalho e dos seus implementos. Do ponto de vista helênico, a própria administração pública (todas as suas instituições) não é propriamente a política. É tão somente meio (recurso, instrumento) da política. Daí, a política não está especificamente remetida à disponibilidade e uso dos implementos administrativos, ao exercício da coerção na relação instrumental entre dominantes e dominados.

2 Poder é completamente diferente de violência, porém eles são amalgamados em casos especiais de poder: o poder de governo. A burocracia é uma importante forma de poder de governo. Em sendo poder de governo ela é constantemente desafiada a combinar os implementos (os recursos coercitivos da administração pública) e as crenças. Para Hannah Arendt, boa parte do uso crescente da violência na política no século XX está estabelecida nas questões do poder de governo configurado na burocracia. O governo da burocracia é causa da rebelde inquietude espraiada pelo mundo hoje [1968], sua natureza caótica, bem como sua perigosa tendência de escapar ao controle e agir desesperadamente. O primeiro porque, do ponto de vista da dominação, a burocracia se torna o mais tirânico dos governos dada uma característica que lhe é intrínseca: a falta a clareza sobre quem responsabilizar no governo pelo o que está sendo feito. Depois porque, a violência política surge quando as crenças que lastreiam o poder estão sendo perdidas. Quando a tirania da burocracia é questionada, na ausência de legitimidade (ausência de poder) surgem situações de flagrante uso de violência na política (de uso de implementos), geralmente de natureza caótica como a perigosa tendência de escapar ao controle e agir desesperadamente. É quando se instala um fato especial, uma situação política toda particular no comportamento entre governo, minorias de ativistas e maioria. Pelo lado do governo, a perda de poder leva à incapacidade política para conter os recursos da violência disponíveis à administração. Pelo lado das minorias políticas, o apelo a recursos da violência política são intensificados porque nestas situações as minorias podem ter um potencial muito maior do que se esperaria contando votos em pesquisa de opinião. Pelo lado da maioria, estas se tornam um aliado latente da minoria quando se coloca como observadora, entretida com o espetáculo da minoria e se recusam claramente a usar o poder para subjugar os desordeiros e ninguém está disposto a levantar mais do que um dedo e votar pelo status quo.

3 Questões centrais no texto de Hannah Arendt em Sobre a Violência: 1. Ela critica a tradição moderna da ciência política, que dá pouca importância à distinção das noções-chave para a compreensão dos fenômenos de poder. a. Nesta há a convicção que o tema político mais central é, e sempre foi, a questão sobre quem domina quem ; b. Que poder é comando e sua forma básica de manifestação é a violência. c. Para ela, poder, vigor, força, autoridade e violência seriam simples palavras para indicar os meios em função dos quais o homem domina o homem. d. Essas noções são tomadas por sinônimos porque, nesta tradição elas têm a mesma função. 2. Para Arendt, as bases fundamentais do poder, ao contrário do que afirma a tradição moderna, residem no consenso da maioria. a. Que poder por ser um absoluto, um fim em si mesmo ; b. Não se justifica em termos das categorias de meios e fins já que ele não é instrumental (tal como a violência é). c. Que independentemente dos meios, poder corresponde à habilidade humana não apenas para agir, mas para agir em concerto. d. O poder, portanto não é definido como um meio, mas sim como uma condição, uma propriedade coletiva de um grupo e nunca de um indivíduo, existindo apenas enquanto o grupo conserva-se unido. e. Daí, poder não precisa de justificação e orientação (para ser usado referido a um fim); ele tão somente se legitima caso exista (caso tenha se efetivado). 3. Distintamente de poder: a. Vigor designa algo no singular, uma entidade individual; é a propriedade inerente a um objeto ou pessoa e pertence ao seu caráter. O vigor tem uma independência peculiar. b. Força deveria indicar a energia liberada por movimentos físicos ou sociais, deveria ser reservada às forças da natureza ou às forças das circunstâncias. c. Autoridade pode ser investida em pessoas ou em postos hierárquicos. Sua insígnia é o reconhecimento inquestionável por aqueles a quem se pede que obedeçam; nem a coerção nem a persuasão são necessárias. d. Violência distingue-se por seu caráter instrumental. Os implementos da violência, como todas as outras ferramentas, são planejados e usados com o propósito de multiplicar o vigor natural. 4. A questão dos meios, entre eles os instrumentos de violência tão caros à tradição do pensamento moderno sobre governo, podem ser utilizados com o propósito de multiplicar o vigor individual já que não dependem de números ou opiniões (do coletivo), mas de implementos. a. Portanto, do ponto de vista psicológico, para pessoas que possuam vigor natural, a impotência pode gerar violência. b. E, do ponto de vista político, quando a violência não é mais escorada e restringida pelo poder, ela sempre pode destruir o poder. A perda do poder torna-se uma tentação substituí-lo pela violência; já que do cano de uma arma emerge o comando

4 mais efetivo, resultando na mais perfeita e instantânea obediência, mas nunca emergirá poder; pois a violência é absolutamente incapaz de criá-lo. c. O domínio pela pura violência advém de onde o poder está sendo perdido. d. A forma extrema de violência é um contra todos. 5. Que a forma extrema de poder é todos contra um, pois é da natureza de um grupo e de seu poder voltar-se contra a independência, a propriedade do vigor individual. a. Portanto, não é a violência, mas o poder a essência de todo governo. b. Ainda que apareçam combinados, o poder é o fator primário e preponderante. c. Para Arendt é errada a perspectiva de que a violência é um pré-requisito do poder, e o poder, nada mais do que uma fachada, a luva de pelica que ou esconde a mão de ferro, ou mostrará ser um tigre de papel. d. Mesmo na dominação mais despótica, o poder tem uma ascendência fundamental sobre a violência, pois homens sozinhos, sem outros para apoiá-los, nunca tiveram poder suficiente para usar da violência com sucesso. e. Ao contrário, é só na dominação totalitária que o poder deixa de ser fator primário. É quando se usa o terror para manter a dominação que, diferente da violência; ele é, antes, o governo que advém quando a violência destruiu todo o poder e, ao invés de abdicar, permanece com o controle total como estado policial plenamente desenvolvido. f. Portanto, diferente da concepção dialética hegelo-marxista de que os opostos não se destroem, mas se superam, a oposição entre violência e poder não tende a uma superação, à revelação de um bem oculto, mas à degeneração, pois, a favor da violência, ela pode resultar na destruição do poder e na revelação de um mal ainda maior que a violência: a instalação o terror. 6. Que a burocracia é: a. A última e mais formidável forma de dominação. b. Que a noção moderna de lei representa uma leitura judaico-cristã e sua concepção imperativa de lei, a qual as convicções científicas e filosóficas mais modernas fortaleceram. Algo bem diferente da tradição antiga onde obediência às leis significava apoio às leis para as quais os cidadãos haviam dado seu consentimento, algo nunca inquestionável e algo nunca traduzido em obediência inquestionável tal como um ato de violência pode impor. c. É o domínio de Ninguém; nem um único (monarquia) nem os melhores (aristocracia), nem a minoria (oligarquia) nem a maioria (democracia). d. É o mais tirânico dos governos, pois não presta contas a respeito de si mesmo já que nela não há ninguém a quem se possa questionar para que responda pelo que está sendo feito. e. A burocracia é poder de governo, portanto, é convocada a equacionar a combinação poder (condição efetivada, existente ou não) e violência (meios disponíveis à administração). f. Quando essa tirania é questionada, a ausência de quem responsabilizar é a causa da rebelde inquietude espraiada pelo mundo hoje [1968], da sua natureza caótica, bem como da sua perigosa tendência de escapar ao controle e agir desesperadamente.

5 g. Se tal questionamento ocorre em situações de ausência de legitimidade (ausência de poder), a maioria claramente se recusa a usar o poder para subjugar os desordeiros e ninguém está disposto a levantar mais do que um dedo e votar pelo status quo. h. Nestes contextos, uma minoria pode ter um potencial muito maior do que se esperaria contando votos em pesquisa de opinião. A maioria meramente observadora, entretida com o espetáculo da minoria, já é de fato um aliado latente da minoria.

Ideologia e terror: imaginário de um mundo na interpretação de Hannah Arendt 1

Ideologia e terror: imaginário de um mundo na interpretação de Hannah Arendt 1 1 Ideologia e terror: imaginário de um mundo na interpretação de Hannah Arendt 1 Resumo: * Daner Honrich O totalitarismo se configura com instituições políticas inteiramente novas que destruíram toda a

Leia mais

Pela causa Pública. André Barata.

Pela causa Pública. André Barata. Pela causa Pública André Barata www.lusosofia.net Pela causa Pública Recensão André Barata Obra recenseada: Hannah ARENDT, A Condição Humana, Relógio d Água, Lisboa, 2001, pp. 406 Em Português e numa

Leia mais

arena de debates Poder e violência Estudo de Sobre a Violência de Hannah Arendt Paulo César Carbonari*

arena de debates Poder e violência Estudo de Sobre a Violência de Hannah Arendt Paulo César Carbonari* arena de debates Poder e violência Estudo de Sobre a Violência de Hannah Arendt Paulo César Carbonari* A violência preocupa a Hannah Arendt de modo particular por sua relação com a política. A síntese

Leia mais

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS LIDERANÇA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIDERANÇA É UM DOS PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES. O LÍDER INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE UM OU MAIS LIDERADOS OU SEGUIDORES.

Leia mais

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO

O poder e a política SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO Capítulo 6 Poder, política e Estado 1 O poder e a política Poder se refere à capacidade de agir ou de determinar o comportamento dos outros. As relações de poder perpassam todas as relações sociais. As

Leia mais

A CONDIÇÃO HUMANA : RELENDO HANNAH ARENDT

A CONDIÇÃO HUMANA : RELENDO HANNAH ARENDT A CONDIÇÃO HUMANA : RELENDO HANNAH ARENDT MARIA LÚCIA SEVERO; RAFAEL SARTOR; SUANE ALVISI PEIN; THIANE OLIVEIRA DE ALMEIDA MENEGON; WERITON RIBEIRO DE SOUZA RESUMO: O presente resumo pretende abordar as

Leia mais

A SOCIEDADE POLÍTICA: ESTRUTURA E FUNÇÃO Fábio Konder Comparato

A SOCIEDADE POLÍTICA: ESTRUTURA E FUNÇÃO Fábio Konder Comparato A SOCIEDADE POLÍTICA: ESTRUTURA E FUNÇÃO Fábio Konder Comparato Estrutura I - O poder político A Conceito É a capacidade de mandar e ter obediência. Distingue-se da simples dominação, na qual prescinde-se

Leia mais

Argumentação e filosofia

Argumentação e filosofia Argumentação e filosofia 1- Compreender a origem histórica da rivalidade existente entre Filosofia e Retórica. O pensamento racional teve origem na Grécia antiga, na necessidade do desenvolvimento da Polis

Leia mais

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Os clássicos da Sociologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdo Max Weber 3 CONTEÚDOS

Leia mais

Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno. Luiz Carlos Bresser-Pereira

Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno. Luiz Carlos Bresser-Pereira Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno Luiz Carlos Bresser-Pereira Notas para o curso de Teoria do Estado, do Mestrado Profissional em Gestão Pública da EAESP, 23 de agosto de 2010; revisto

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes

Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL. Prof. Cristiano Lopes Simulado Aula 01 INSS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Cristiano Lopes Direito Constitucional 1. A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. Já a garantia do

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE

CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE CONHECIMENTO, REALIDADE E VERDADE SERÁ QUE TUDO QUE VEJO É REAL e VERDADEIRO? Realidade Realismo A primeira opção, chamada provisoriamente de realismo : supõe que a realidade é uma dimensão objetiva,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 03. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 03. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 03 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE OS ATORES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS Os atores se diferenciam quanto aos seus interesses materiais ou ideais e quanto

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 1 EPISTEMOLOGIA CRÍTICA 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIA 9

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 1 EPISTEMOLOGIA CRÍTICA 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIA 9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 1 EPISTEMOLOGIA CRÍTICA 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIA 9 3 INTRODUÇÃO Este trabalho enfoca o tema epistemologia crítica e foi elaborado segundo a técnica de resumo do texto com

Leia mais

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS O que é a metafísica? É a investigação das causas primeiras de todas as coisas existentes e estuda o ser enquanto ser. É a ciência que serve de fundamento para

Leia mais

Estado, Poder e Classes Sociais

Estado, Poder e Classes Sociais Estado, Poder e Classes Sociais 1 Edição atualizada, 2016 Capítulo 3 2 Economia Política Internacional Fundamentos Teóricos e Experiência Brasileira Sumário Capítulo 1. Economia Política Internacional:

Leia mais

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também

Leia mais

Índice. 1. A Vita Activa e a Condição Humana A Expressão Vita Activa Eternidade versus Imortalidade 29

Índice. 1. A Vita Activa e a Condição Humana A Expressão Vita Activa Eternidade versus Imortalidade 29 índ 23/10/13 12:09 Página 7 Índice Prólogo 11 I. A CONDIÇÃO HUMANA 1. A Vita Activa e a Condição Humana 19 2. A Expressão Vita Activa 24 3. Eternidade versus Imortalidade 29 II. AS ESFERAS (REALM) PÚBLICA

Leia mais

Teoria das Formas de Governo

Teoria das Formas de Governo Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas Disciplina: Governo Eletrônico Teoria das Formas de Governo Equipe 2 Biancca Nardelli Schenatz Nair

Leia mais

Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas

Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras Available at: https://works.bepress.com/eloi/243/

Leia mais

O Homem: Animal Social ou Político

O Homem: Animal Social ou Político O Homem: Animal Social ou Político Por Hannah Arendt* A vita activa, ou seja, a vida humana na medida em que se empenha ativamente em fazer algo, tem raízes permanentes num mundo de homens, ou de coisas

Leia mais

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação)

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Professor: Tiago Zanolla 00000000000 - DEMO LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ARTESP Teoria e questões comentadas

Leia mais

Ética e gestão organizacional Aula 01. Virgílio Oliveira UFJF FACC

Ética e gestão organizacional Aula 01. Virgílio Oliveira UFJF FACC Aula 01 Virgílio Oliveira UFJF FACC 1 2 Ética e moral...... são sinônimos?... trata-se da mesma coisa? 3 De modo corriqueiro, as palavras ética e moral são empregadas como sinônimos A honestidade é um

Leia mais

INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Émile Durkheim (francês) (1858-1917) Biografia Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Epinal, região de Lorena, na França, no dia 15 de

Leia mais

A POLÍTICA COMO. MAX WEBER ( ) (Originalmente, uma conferência para estudantes da Universidade de Munich, Alemanha, em 1919)

A POLÍTICA COMO. MAX WEBER ( ) (Originalmente, uma conferência para estudantes da Universidade de Munich, Alemanha, em 1919) A POLÍTICA COMO VOCAÇÃO MAX WEBER (1864-1920) (Originalmente, uma conferência para estudantes da Universidade de Munich, Alemanha, em 1919) QUESTÕES FUNDAMENTAIS DO TEXTO: - O QUE ÉPOLÍTICA? - O QUE ÉO

Leia mais

BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? 2ª edição. Florianópolis (SC): Letras contemporâneas, 1999.

BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? 2ª edição. Florianópolis (SC): Letras contemporâneas, 1999. BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? 2ª edição. Florianópolis (SC): Letras contemporâneas, 1999. A questão ambiental tornou-se um importante foco de atenção e de modismos, sem precedentes

Leia mais

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade,

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, DIMENSÕES DO PODER Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de determinada

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 5 Estado Liberdade e Democráticas OBJECTIVO: Reconhecer as s inerentes à Liberdade pessoal em democracia Liberdade Quando se pensa em Liberdade podemos pensar em fazer tudo aquilo que nos apetece.

Leia mais

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel 1 O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel ELINE LUQUE TEIXEIRA 1 eline.lt@hotmail.com Sumário:Introdução; 1. A dialética hegeliana; 2. A concepção

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 1 TEORIA DO ESTADO E CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 1 TEORIA DO ESTADO E CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PÚBLICO MÓDULO 1 TEORIA DO ESTADO E CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO Índice 1. Teoria do estado e conceitos básicos de economia do setor público...3 1.1. Estado,

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

A Violência na perspectiva de Hannah Arendt. Maíra Rosa Apostolico EEUSP

A Violência na perspectiva de Hannah Arendt. Maíra Rosa Apostolico EEUSP A Violência na perspectiva de Hannah Arendt Maíra Rosa Apostolico EEUSP - 2012 A Violência na perspectiva e Hannah Arendt Conferência Dialogada baseada na obra Da Violência Hannah Arendt Arendt H. Da violência.

Leia mais

VIDA ACTIVA: HOMEM POLÍTICO EM UMA RELAÇÃO DO PÚBLICO E PRIVADO

VIDA ACTIVA: HOMEM POLÍTICO EM UMA RELAÇÃO DO PÚBLICO E PRIVADO VIDA ACTIVA: HOMEM POLÍTICO EM UMA RELAÇÃO DO PÚBLICO E PRIVADO Gustavo de Souza Figueiredo, Leonardo Teixeira, Guilherme Pozent, Muriel Steiner da Silva, Rafael Assis, Matheus Pelegrini Freitas Resumo:

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2 Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2 A RELAÇÃO JURÍDICA NA VISÃO DA TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO 1. O conceito

Leia mais

Ao Prof. Dr. AIRES JOSÉ ROVER Complexidade, Conhecimento e Sociedade em Rede UFSC/PPGEGC

Ao Prof. Dr. AIRES JOSÉ ROVER Complexidade, Conhecimento e Sociedade em Rede UFSC/PPGEGC Ao Prof. Dr. AIRES JOSÉ ROVER Complexidade, Conhecimento e Sociedade em Rede 2016-1 - UFSC/PPGEGC REMETENTE: Sílvio Dagoberto Orsatto Matrícula 201401435 ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Tradução

Leia mais

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS 1 de 6 Estado Liberdade e Democráticas OBJECTIVO: Reconhecer as s inerentes à Liberdade pessoal em democracia LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS Reconhece as s inerentes à liberdade pessoal em democracia.

Leia mais

Platão e Aristóteles. Conceito e contextos

Platão e Aristóteles. Conceito e contextos Platão e Aristóteles Conceito e contextos Conceito Antigo ou Clássico No conceito grego a política é a realização do Bem Comum. Este conceito permanece até nossos dias, mas como um ideal a ser alcançado.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 6/9/2013 20:00 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Públicos Subjetivos Direitos dos Povos Direitos Morais Direitos

Leia mais

A relação entre lei e poder em Hannah Arendt

A relação entre lei e poder em Hannah Arendt A relação entre lei e poder em Hannah Arendt Maria Aparecida Azevedo de Abreu Resumo O objetivo do texto é relacionar o conceito de lei e o de poder na obra de Hannah Arendt. Na obra da autora, o poder

Leia mais

RI Curso de Ciências Políticas

RI Curso de Ciências Políticas Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 2, 2011 RI 203 - Curso de Ciências Políticas Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras Available at: https://works.bepress.com/eloi/222/

Leia mais

Psicologia da Religião. Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato

Psicologia da Religião. Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato Psicologia da Religião Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato Experiência Religiosa Termo experiência do grego empeiria significando empírico ou empirismo que passa ao português como experiência.

Leia mais

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA?

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Matheus Silva Freire IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Introdução Em resumo, todos têm costumes e coisas que são passadas de geração para geração, que são inquestionáveis. Temos na nossa sociedade

Leia mais

ARISTÓTELES A POLÍTICA

ARISTÓTELES A POLÍTICA A POLÍTICA Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, março de 2017 A POLÍTICA Formação Social: -Barbárie; - Famílias; - Clãs; - Vilas; - Cidade (Pólis); - Relações: Família => Homem X (mulher, filhos

Leia mais

A Revolução Federal. Republicanismo e pluralismo. (p.45-52) Apresentação de Victor Campos Silveira

A Revolução Federal. Republicanismo e pluralismo. (p.45-52) Apresentação de Victor Campos Silveira A Revolução Federal Republicanismo e pluralismo (p.45-52) Apresentação de Victor Campos Silveira Republicanismo e pluralismo Objetivos: Apresentar contexto histórico-filosófico, identificando os fatores

Leia mais

A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 RESUMO

A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 RESUMO A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 SILVA, Kariane Marques da 1 Trabalho de Pesquisa FIPE-UFSM Curso de Bacharelado Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil E-mail:

Leia mais

Por uma definição de estado sob a ótica de norberto bobbio

Por uma definição de estado sob a ótica de norberto bobbio ISSN 1127-8579 Pubblicato dal 07/03/2013 All'indirizzo http://xn--leggedistabilit2013-kub.diritto.it/docs/34733-por-uma-defini-o-deestado-sob-a-tica-de-norberto-bobbio Autore: Rodrigo Janoni Carvalho Por

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

EDUCAÇÃO E VIDA ACTIVA: UMA REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE HANNAH ARENDT. Bruna Trajano da Cruz; Marcello Bordinhon Mendes

EDUCAÇÃO E VIDA ACTIVA: UMA REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE HANNAH ARENDT. Bruna Trajano da Cruz; Marcello Bordinhon Mendes EDUCAÇÃO E VIDA ACTIVA: UMA REFLEXÃO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE HANNAH ARENDT Bruna Trajano da Cruz; Marcello Bordinhon Mendes Resumo: O presente artigo aborda o conceito de Condições de vida, apresentado

Leia mais

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS 1 de 5 LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS Reconhece as responsabilidades inerentes à liberdade pessoal em democracia. Compromisso Cidadão/Estado Liberdade Quando se pensa em Liberdade podemos pensar

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles)

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles) Ética, direito e política O homem é um animal político (Aristóteles) Homem Ser social - necessita do outro para se construir como pessoa Viver com os outros é: Uma necessidade Uma realidade Um desafio:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS O CAMPO JURÍDICO ANALISADO POR BOURDIEU

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS O CAMPO JURÍDICO ANALISADO POR BOURDIEU UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS O CAMPO JURÍDICO ANALISADO POR BOURDIEU Elisângela Fabres Franco 1 RESUMO: Neste artigo, o campo jurídico será analisado

Leia mais

Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 5

Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 5 Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 5 Prof. Lia Diskin CULTURA DE PAZ Democracia Direitos Humanos Desenvolvimento Sustentável Desarmamento DESENVOLVIMENTO É um processo

Leia mais

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994.

Liderança. Cap Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. Liderança Cap. 10 - Liderança, do livro: PISANI, E. M.; PEREIRA, S.; RIZZON, L. A. Temas de Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1994. pag 143 a 156 Um dos fatos mais impressionantes e universais sobre

Leia mais

AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico

AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico AULA FILOSOFIA O realismo aristotélico DEFINIÇÃO O realismo aristotélico representa, na Grécia antiga, ao lado das filosofias de Sócrates e Platão, uma reação ao discurso dos sofistas e uma tentativa de

Leia mais

Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero

Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero Filosofia política na Antiguidade romana: Cícero As influências de Platão e Aristóteles no terreno da reflexão política foram marcantes tanto na Antiguidade como na Idade Média. A ideia de que a política

Leia mais

Saiba mais: o filme Em nome de deus (1988) retrata o nascimento das universidades medievais no século XII.

Saiba mais: o filme Em nome de deus (1988) retrata o nascimento das universidades medievais no século XII. Antecedentes A Idade Média foi mesmo a Idade das Trevas? Por vezes, a Idade Média é descrita como um período de trevas, no qual não houve produção intelectual, até que chegasse o Iluminismo ou o Século

Leia mais

1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS. 2 ENEM

1º AULÃO ENEM Sociologia 1) SAS.  2 ENEM 1º AULÃO 2016 1) SAS 2 1º AULÃO 2016 Na tirinha, Mafalda, após ler o conceito de democracia, não consegue mais parar de rir. Dentre várias interpretações sociológicas sobre as razões do riso contínuo da

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais 1) A Hierarquia das Necessidades de Maslow 2) Teoria dos Fatores Higiênicos e Motivadores de Herzberg Fatores Higiênicos Salários e benefícios Condições de trabalho e conforto Política

Leia mais

FILOSOFIA PÓS-MODERNA Século XX

FILOSOFIA PÓS-MODERNA Século XX Século XX O termo pós-moderno se aplica aos filósofos e outros intelectuais que têm em comum a crítica ao projeto da modernidade, ou seja, a emancipação humano-social através do desenvolvimento da razão.

Leia mais

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma CONCEITOS Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma Mulher e Homem: seres sociais O homem é um ser social. Desde os mais primitivos, a necessidade de convivência é demonstrada em suas ações. Aristóteles

Leia mais

Direitos Humanos e Globalização

Direitos Humanos e Globalização Direitos Humanos e Globalização 1. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo septuagésimo aniversário agora celebramos, começa por dizer, no seu artigo 1.º, que «todos os seres humanos nascem livres

Leia mais

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidade e textos introdutórios de lisboa) antónio de castro

Leia mais

Teoria Realista das Relações Internacionais (I)

Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Janina Onuki janonuki@usp.br BRI 009 Teorias Clássicas das Relações Internacionais 24 de agosto de 2017 Realismo nas RI Pressuposto central visão pessimista

Leia mais

Sessão 7: TENDÊNCIAS DE DEMOCRATIZAÇÃO. Mathurin (Matt) C. Houngnikpo, Ph.D.

Sessão 7: TENDÊNCIAS DE DEMOCRATIZAÇÃO. Mathurin (Matt) C. Houngnikpo, Ph.D. Sessão 7: TENDÊNCIAS DE DEMOCRATIZAÇÃO Mathurin (Matt) C. Houngnikpo, Ph.D. Impacto pelo Conhecimento Citação 1 O sistema multipartidário não tem nada a ver com a democracia e há países africanos perfeitamente

Leia mais

Economia Política Internacional

Economia Política Internacional Economia Política Internacional Reinaldo Gonçalves rgoncalves@alternex.com.br Economia Política Internacional Fundamentos Teóricos e Experiência Brasileira Sumário PARTE I: ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL:

Leia mais

DEMOCRACIA X DITADURA. Prof. Dieikson de Carvalho

DEMOCRACIA X DITADURA. Prof. Dieikson de Carvalho DEMOCRACIA X DITADURA Prof. Dieikson de Carvalho Característica da Democracia Sufrágio Universal o voto é um direito da maioria da população. O parlamento ou o Congresso é eleito diretamente pelo povo.

Leia mais

Simulado de Direitos Humanos!

Simulado de Direitos Humanos! POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA Cargo: Sargento Simulado de Direitos Humanos! Instruções: Para que você possa efetivamente testar seus conhecimentos e simular a realização da prova, imprima este simulado

Leia mais

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA Caio Felipe Varela Martins 1 Universidade Estadual de Paraíba (UEPB) INTRODUÇÃO O seguinte texto aborda as dificuldades

Leia mais

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009)

Liderança 04/11/2011. Fonte: Maximiano (2009) Fonte: Maximiano (2009) Autoridade Formal Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade,

Leia mais

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel

Economia e Gestão do Setor Público. Profa Rachel Economia e Gestão do Setor Público Profa Rachel Conceitos iniciais Gestão pública Apresenta : Semelhanças com a gestão privada Funcionamento: Como uma grande organização Lucro: Bem- estar das pessoas Estado,

Leia mais

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro AULA AO VIVO Professora Laira Pinheiro Folha de São Paulo, São Paulo, 28 out., 1993, pg.6, cad.4. Você sabe o que é ética? Será que ela tem preço? Qual é o seu valor? A ética está em crise? Vivemos numa

Leia mais

Descobrindo a Verdade

Descobrindo a Verdade Descobrindo a Verdade Capítulo 1 Descobrindo a Verdade que é a verdade e o que sabemos sobre ela? Será O que ela é absoluta ou toda verdade é relativa? Como descobrimos a verdade sobre aquilo que não podemos

Leia mais

Persuasão: antiguidade e permanência

Persuasão: antiguidade e permanência Pós-Verdade Persuasão: antiguidade e permanência A persuasão aliada às palavras modela a mente dos homens como quiser. Todo o argumento permite sempre a discussão de duas teses contrárias, inclusive este

Leia mais

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA CARTA DE PRINCÍPIOS. 10 de Dezembro 2013

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA CARTA DE PRINCÍPIOS. 10 de Dezembro 2013 REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA CARTA DE PRINCÍPIOS 10 de Dezembro 2013 I Denominação Fundada no Brasil em 16 de março de 2007, denomina-se REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA o conjunto de organizações da

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

LUING ARGÔLO SANTOS RESUMO DO LIVRO: AVALIAÇÃO QUALITATIVA GANDU-BAHIA 2011

LUING ARGÔLO SANTOS RESUMO DO LIVRO: AVALIAÇÃO QUALITATIVA GANDU-BAHIA 2011 LUING ARGÔLO SANTOS RESUMO DO LIVRO: AVALIAÇÃO QUALITATIVA. GANDU-BAHIA 2011 UM ENSAIO INTRODUTÓRIO Questão da qualidade O autor enfoca no livro, que a tendência humana é olhar a realidade com uma perspectiva

Leia mais

Modernização portuária, poder e violência. Um ensaio sobre as forças sociais em ação no Porto de Santos

Modernização portuária, poder e violência. Um ensaio sobre as forças sociais em ação no Porto de Santos Modernização portuária, poder e violência. Um ensaio sobre as forças sociais em ação no Porto de Santos Autoria: Antonio Carlos Freddo Resumo O texto analisa, sob a ótica do conceito de violência para

Leia mais

III Estado Romano de um pequeno grupamento humano ao primeiro império mundial. Características: a) Base familiar de organização; b) Cristianismo.

III Estado Romano de um pequeno grupamento humano ao primeiro império mundial. Características: a) Base familiar de organização; b) Cristianismo. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO I Estado Antigo, Oriental ou Teocrático não se distingue o pensamento político da religião, da moral, da filosofia, ou das doutrinas econômicas. Características: a) Natureza

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

REVOLUÇÃO GUERRA. A natureza da guerra é a de autodefesa para a salvaguarda de direitos subjetivos internacionais, mediante uso de força.

REVOLUÇÃO GUERRA. A natureza da guerra é a de autodefesa para a salvaguarda de direitos subjetivos internacionais, mediante uso de força. REVOLUÇÃO GUERRA Mudança brusca e radical de convicções políticas. Situação de conflito armado entre dois ou mais Estados ou entre duas ou mais facções inimigas no mesmo Estado. A natureza da guerra é

Leia mais

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau 1712-1778 Da servidão à liberdade Temas centrais da filosofia política rousseauniana O contrato social. O surgimento da propriedade privada. A passagem do estado de natureza para

Leia mais

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa Objetivo Investigar a Alienação e Separação, conceitos fundamentais para entender: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SUBJETIVIDADE EIXOS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Projeto Consultor

EMPREENDEDORISMO. Projeto Consultor EMPREENDEDORISMO Projeto Consultor Empreendedor Para Babson College, uma das universidades mais respeitadas no ensino de empreendedorismo, o empreendedor é aquele que tem a capacidade de ver o que está

Leia mais

Registro:

Registro: fls. 266 Registro: 2016.0000813238 Natureza: Suspensão de sentença Processo n. 2226136-60.2016.8.26.0000 Requerente: Fazenda do Estado de São Paulo Requerido: MM. Juiz de Direito da 10ª Vara da Fazenda

Leia mais

2⁰ Simpósio Internacional de História das Religiões XV Simpósio Nacional de História das Religiões ABHR 2016

2⁰ Simpósio Internacional de História das Religiões XV Simpósio Nacional de História das Religiões ABHR 2016 2⁰ Simpósio Internacional de História das Religiões XV Simpósio Nacional de História das Religiões ABHR 2016 Violência simbólica de gênero na contemporaneidade Neuza de Farias Araújo 1 1-Introdução Violência

Leia mais

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Como se faz uma Tese em Ciências da Vida

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Como se faz uma Tese em Ciências da Vida Como se faz uma Tese em Ciências da Vida Tese acadêmica: conceito e metodização Como um homem que caminha só e nas trevas, resolvi ir tão lentamente e usar de tanta circunspecção em todas as coisas que

Leia mais

Aula 24. Hannah, Hans e Habermas

Aula 24. Hannah, Hans e Habermas Aula 24 Hannah, Hans e Habermas A Banalidade do Mal Obra: Origens do Totalitarismo Eu não sei exatamente o que é o mal radical, mas sei que ele tem a ver com esse fenômeno: a superfluidade dos homens enquanto

Leia mais

Álvaro Luiz Montenegro Valls

Álvaro Luiz Montenegro Valls Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Liberdade de crença e culto: a pessoa é livre para ter ou adotar uma religião, professá-la

Leia mais

Notas sobre a Liberdade de Consciência em John Rawls

Notas sobre a Liberdade de Consciência em John Rawls Notas sobre a Liberdade de Consciência em John Rawls Jaderson Borges Lessa 1 Resumo: A liberdade de consciência é uma das liberdades fundamentais garantidas pelo primeiro princípio de justiça de John Rawls.

Leia mais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Ref.: Capítulo XXI, vol. 3, de O Capital de Karl Marx e cap. 1 de A finança mundializada de François Chesnais 1 Economia Vulgar É bem conhecida a duplicidade

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Direito Internacional dos Direitos Humanos. Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. DIREITOS HUMANOS Direito Internacional dos Direitos Humanos Evolução Histórica dos Direitos Humanos Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - A ideia dos direitos humanos é, assim, tão antiga como a própria história

Leia mais