EDITAL Nº 001/2011/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 001/2011/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"

Transcrição

1 EDITAL Nº 001/2011/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/CNPq/UFSJ - - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIIC - O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João del- Rei, no uso de suas atribuições regimentais, comunica que estarão abertas, no período de 14 de março a 18 de abril de 2011, as inscrições para orientadores e projetos de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFSJ e do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC -, com vigência de agosto de 2011 a julho de OBJETIVOS GERAIS Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pósgraduação OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 2.1 Com relação à instituição: a) incentivar a instituição à formulação de uma política de iniciação científica; b) possibilitar uma interação maior entre a graduação e a pós-graduação; c) qualificar alunos para os programas de pós-graduação; d) fortalecer a cultura da avaliação interna e externa na instituição. 2.2 Com relação aos orientadores: Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural. 2.3 Com relação aos alunos: Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico e a criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

2 3. REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR: a) ser pesquisador com titulação de doutor, que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área. Os orientadores que não possuem título de doutor poderão apresentar proposta no âmbito deste Edital para ingresso no Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC -, regido pela Resolução nº 008/2000/CONAC. b) manter vínculo permanente com a Universidade Federal de São João del-rei; c) não estar afastado para qualificação durante o prazo de vigência do plano de trabalho. No caso do PIIC, o orientador pode estar afastado parcialmente. d) orientar o aluno nas distintas fases do trabalho científico, incluindo a elaboração do relatório final e material para apresentação dos resultados nos veículos de divulgação institucionais, em congressos, seminários, entre outros; e) apresentar, dentro do prazo estabelecido neste edital, relatório de pesquisa, contendo resultados finais com redação científica que permita verificar o desempenho do(s) seu(s) orientando(s) no domínio do instrumental teórico e metodológico exigido pelo projeto; f) cumprir as exigências propostas pela Comissão Interna de Iniciação Científica, após avaliação do relatório; g) acompanhar a exposição de seu aluno, bem como a sessão dos trabalhos na qual a apresentação do seu orientando estiver inserida, por ocasião do seminário de iniciação científica; h) incluir o nome do aluno nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do aluno de iniciação científica; i) atuar como parecerista de propostas de iniciação científica da área pertinente, caso solicitado. j) é vedado ao orientador repassar diretamente a outro a orientação de seu(s) aluno(s); k) é vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos; l) quaisquer projetos que envolvam animais e seres humanos como objetos da pesquisa, assim como procedimentos de biossegurança, o orientador deverá apresentar o protocolo de submissão ao Comitê de Ética, no ato da inscrição; m) apresentar o parecer conclusivo do Comitê de Ética pertinente na implementação do programa. 4. REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ALUNO: a) estar regularmente matriculado em curso de graduação; b) dedicar-se às atividades previstas no plano de trabalho aprovado, durante a sua vigência; c) apresentar, dentro do prazo estabelecido neste edital, relatório de pesquisa, contendo resultados finais com redação científica que permita verificar o seu desempenho no domínio do instrumental teórico e metodológico exigido pelo projeto, conforme modelo estabelecido; d) cumprir as exigências propostas pela Comissão Interna de Iniciação Científica após avaliação do relatório;

3 e) inscrever-se e apresentar, no seminário anual, promovido pela instituição, sua produção científica, conforme critérios definidos. f) acompanhar a sessão dos trabalhos do Seminário de Iniciação Científica da UFSJ na qual o seu trabalho está inserido. 4.1 Requisitos e compromissos específicos do aluno bolsista, além dos descritos acima: a) não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; b) nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à sua condição de bolsista (bolsista do PIBIC/ CNPq ou PIC/UFSJ); c) receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada qualquer tipo de acumulação de bolsa; d) devolver às instituições financiadoras (CNPq/UFSJ), em valores atualizados, a(s)mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos. OBSERVAÇÕES: 1) O descumprimento de quaisquer dos compromissos assumidos para com este Edital com a submissão do projeto de iniciação científica caracteriza inadimplência do orientador e do orientando. 2) A inadimplência impossibilita orientadores a submeterem projetos de iniciação científica e aos orientandos de serem contemplados nos programas de iniciação científica por 2 (dois) editais seguidos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação..5. CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO: São motivos de cancelamento de bolsa(s) ou substituição de aluno(s) de iniciação científica: a) desvinculação da Universidade Federal de São João del-rei; b) desistência do aluno; c) pedido do orientador; d) não cumprimento das exigências do Programa Em caso de cancelamento/substituição do bolsista, o pedido deverá ser encaminhado pelo orientador à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação O aluno excluído não poderá retornar ao sistema na mesma vigência No caso de cancelamento ou substituição, o orientador deverá fazer uma exposição de motivos, exceto no caso da alínea a do item Em qualquer situação de cancelamento ou substituição, o aluno deverá entregar ao orientador seu relatório das atividades desenvolvidas no Programa Em caso de afastamento do orientador para qualificação, poderá ser encaminhado o pedido de sua substituição, que será julgado pela Comissão Interna de Iniciação Científica, com base nos critérios estabelecidos para este Edital, desde que o projeto já esteja sendo executado, para que não haja prejuízo ao aluno PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO:

4 6.1 Submissão da proposta eletrônica: As inscrições deverão ser feitas no endereço até o dia 18/04/2011, às 23h59min, quando o sistema será encerrado automaticamente. Para acessar o sistema de inscrição, o professor deverá informar seu CPF, sua unidade organizacional e sua senha institucional. Deverão ser anexados ao sistema: a) O projeto de pesquisa, em pdf, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman ou Arial 12 no corpo do texto, com, no máximo 11 páginas, incluída a capa, adequado aos objetivos da iniciação científica, proposto pelo orientador, contendo, indispensavelmente: 1) INTRODUÇÃO: DELIMITAÇÃO DO OBJETO: Identificação do tema: delimitação clara do problema contextualização do referência e assunto ao esquema com breve teórico, hipóteses, questões a investigar, com revisão de literatura pertinente. 2) OBJETIVOS: o que se pretende alcançar com a execução do projeto. 3) METODOLOGIA: procedimentos a serem utilizados para alcançar os objetivos propostos. 4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: apresentação de todas as obras citadas, conforme metodologia científica. 5) PLANO DE TRABALHO: exposição clara e objetiva das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno durante a execução do projeto. 6) CRONOGRAMA: clareza e coerência acerca do tempo necessário a cada fase da pesquisa por um período de 12 (doze) meses. b) Currículo Lattes do orientador, em pdf, referente à experiência de orientação e produção científica, técnica e artística, referente ao período de 2006 a 2011, sob pena de descumprimento do edital. OBS.: Depois de preencher todas as informações, o professor deverá confirmar a inscrição da sua proposta. O sistema apenas considerará a inscrição como terminada se o professor efetuar esse procedimento de confirmação. Após confirmar a inscrição, o professor receberá em seu um comprovante com todas as informações referentes à proposta.

5 6.2 Submissão da proposta impressa: Adicionalmente, é obrigatório o envio à PROPE, até o dia 19/04/2011, às 17h30min, dos documentos impressos listados abaixo, em envelope com a identificação do proponente, título do projeto, programa (PIBIC/CNPq ou PIIC) e área do conhecimento a ser avaliada, conforme modelo da etiqueta gerado automaticamente pelo sistema, ao final da inscrição. a) proposta submetida ao sistema de inscrição, devidamente assinada pelo proponente, disponível após o procedimento de confirmação da inscrição; b) projeto anexado ao sistema de inscrição; c) currículo Lattes do proponente anexado ao sistema de inscrição com a experiência de orientação e produção científica, técnica e artística, referente ao período de 2006 a 2011, sob pena de descumprimento do edital.; d) autorização ou protocolo de submissão ao Comitê de Ética pertinente, no caso de projetos que envolvam animais e seres humanos como objetos da pesquisa, assim como procedimentos de biossegurança. OBS.: A avaliação dos currículos e dos projetos será feita exclusivamente na grande área de conhecimento designada pelo proponente. 7. PRAZOS: Lançamento do Edital 1º/03/2011 Período de inscrições de 14/03/11 a 18/04/2011 Data final para o envio eletrônico 18/04/2011 Data final para o envio da cópia impressa 19/04/2011 Divulgação dos resultados A partir da 2ª quinzena de maio/ BOLSA: Duração: Até 12 (doze) meses, com início em agosto/2011 e término em julho/ Valor: O valor atual mensal da bolsa é de R$360,00. OBS.: A bolsa tem caráter transitório, é inacumulável com estágios remunerados, bolsas de outros programas e empregos de qualquer natureza. É isenta de imposto de renda e não gera vínculo empregatício. 9. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 9.1 Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, as Comissões Interna e Externa de Iniciação Científica analisarão os processos, por meio dos

6 seguintes procedimentos: I) apreciação do currículo do pesquisador; II) análise do projeto de pesquisa, conforme modelo descrito Cada orientador poderá concorrer a, no máximo, 2 (duas) bolsas. Os projetos de iniciação científica são individuais e, portanto, devem ser desenvolvidos por um único orientando As bolsas serão distribuídas proporcionalmente à demanda qualificada entre as respectivas áreas. Para a obtenção da bolsa, fica estabelecido o ponto de corte em 60 pontos e uma bolsa por proponente na primeira etapa. Na segunda etapa de distribuição, o restante das bolsas será destinado para atender a um pedido de segunda bolsa por parte dos proponentes, respeitando o corte estabelecido. Caso o orientador submeta 2 projetos em áreas de conhecimento diferentes, o projeto que obtiver maior pontuação concorrerá à primeira rodada de distribuição de bolsas, enquanto o projeto com menor pontuação só poderá ser contemplado com bolsa na segunda rodada da outra área proposta Em casos de empate na pontuação total, serão considerados, como critério de concessão de bolsa, na seguinte ordem, pontuação do projeto e renovação de bolsista Em casos de empate geral (currículo e projeto) envolvendo 2 (duas) propostas de um mesmo orientador, este deverá indicar o aluno com melhor desempenho acadêmico, comprovado pelo histórico escolar Os projetos e orientadores aprovados no mérito e não contemplados com bolsa ingressarão imediatamente no Programa Institucional de Iniciação Científica PIIC e serão classificados para preenchimento de possíveis bolsas disponíveis na coordenação Os orientadores que não possuem título de doutor poderão apresentar proposta no âmbito deste Edital para ingresso no Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC -, regido pela Resolução nº 008/2000/CONAC Fica estabelecido o limite máximo de 5 (cinco) orientações (no máximo 2 alunos para o PIBIC e 3 alunos para o PIIC). Cada projeto está vinculado a um único orientando, e, portanto, deverá conter apenas 1 plano de trabalho do aluno..10. ACOMPANHAMENTO/AVALIAÇÃO: O acompanhamento das atividades de pesquisa propostas no plano de trabalho será feito por meio de relatório final, a ser entregue até 30 de agosto de Será realizado um Seminário de Avaliação encerrando os trabalhos referentes ao projeto aprovado, quando os bolsistas e alunos do PIIC deverão apresentar os resultados obtidos, em exposição oral e/ou painel, na presença dos Avaliadores Externos, da Comissão Interna de Iniciação Científica e dos seus orientadores RECURSOS Pedidos de reconsideração poderão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação para apreciação, pela Comissão Interna de Iniciação Científica, dentro do prazo de até 5 (cinco) dias corridos, após a divulgação do resultado. A Comissão é soberana na decisão de recursos. OBSERVAÇÕES:

7 1- OS PROCESSOS FORA DAS NORMAS PREVISTAS NO PRESENTE EDITAL NÃO SERÃO ANALISADOS. 2- OS CASOS OMISSOS NESTE EDITAL SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. São João del-rei, 1º de março de Prof. Antônio Luiz Assunção Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação

substituto. Não é permitida a submissão de projeto por professor cedido ou em colaboração técnica em outra instituição durante a vigência do projeto

substituto. Não é permitida a submissão de projeto por professor cedido ou em colaboração técnica em outra instituição durante a vigência do projeto EDITAL Nº 003/2017/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UFSJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão abertas

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

EDITAL PROPI 10/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI

EDITAL PROPI 10/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL PROPI 10/2014 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI CNPq/ FEEVALE DE 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST - 2017/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTIC/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL PRPq - 10/2012

EDITAL PRPq - 10/2012 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - PIBITI/CNPq EDITAL PRPq - 10/2012 A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Chamada Pública Abertura de Inscrições para Seleção de bolsistas de Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/2012-2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016

EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UNIARA 2015/2016 O Centro Integrado de Estudos e Pesquisa da UNIARA torna público o presente Edital

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA A Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM) são atividades que possibilitam o contato direto do aluno de ensino médio com a atividade científica da Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018 Edital de nº 003/IC de 15 de março de 2017. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP)

Leia mais

busca no site mapa do site Normas 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica

busca no site mapa do site Normas 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica Page 1 of 5 busca no site mapa do site Fale Conosco Normas O CNPq Bolsas Auxílios Valores de Diárias e Bolsas Editais Resultados e Como recorrer Formulários e Parecer Ad Hoc Prestação de Contas Calendário

Leia mais

EDITAL 2009/2010 PROBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PARA CHAMADA DE PROJETOS

EDITAL 2009/2010 PROBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PARA CHAMADA DE PROJETOS PROBIC - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA CHAMADA DE PROJETOS Aos GEPE s ou Docentes Orientadores A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIFEI torna público o presente

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO

MARINHA DO BRASIL CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO MARINHA DO BRASIL CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO EDITAL PARA INSCRIÇÕES A BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VINCULADAS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) DO CONSELHO

Leia mais

Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON

Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON Edital PIBIC-ON nº 01/2016 Bolsas de Iniciação Científica CNPq/ON A Comissão Institucional do PIBIC para o Observatório Nacional (ON/MCTI) torna pública a abertura do período das inscrições, bem como as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC 1. Conceituação O Programa de Iniciação Científica - PIC, é um programa

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

EDITAL PIP-2S/UFOP Nº 07/2014

EDITAL PIP-2S/UFOP Nº 07/2014 EDITAL PIP-2S/UFOP Nº 07/2014 A da torna público o presente Edital para a seleção de orientadores, projetos e bolsistas no âmbito do PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UFOP (PIP/UFOP). (1) NATUREZA E

Leia mais

PARTE I DISPOSIÇÕES GERAIS

PARTE I DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO N o 009, de 18 de março de 2015. Regulamenta o Programa de Iniciação Científica da UFSJ. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ,

Leia mais

EMBRAPA SOJA ANO 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO

EMBRAPA SOJA ANO 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO EDITAL PIBIC-PIBITI/CNPq DA EMBRAPA SOJA ANO 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBIC-PIBITI/CNPq DA EMBRAPA SOJA 1. DEFINIÇÃO

Leia mais

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Em atendimento às diretrizes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC AÇÕES AFIRMATIVAS EDITAL PIBIC-AF/ CNPq/UPE 2012-2013 APRESENTAÇÃO O programa PIBIC nas Ações Afirmativas resulta

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016

EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS-BH 2016 CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAMINAS BH DETALHAMENTO

Leia mais

Anexo VI da RN-017/ Bolsas por Quota no País

Anexo VI da RN-017/ Bolsas por Quota no País Anexo VI da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País 6. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 6.1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq) EDITAL PROPESP- BOLSAS /IFSul N 0 02/20 EXECUÇÃO: 0 DE AGOSTO DE 20 A 3

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 012/2014 (PBIP-DA UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

a) contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;

a) contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; EDITAL PIC Nº 2007-1 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com vistas à chamada para a seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Iniciação Científica PIC, sob a Coordenação

Leia mais

EDITAL 02/2010. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA PAPq/UEMG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC / UEMG / CNPq

EDITAL 02/2010. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA PAPq/UEMG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC / UEMG / CNPq U IVERSIDADE DO ESTADO DE MI AS GERAIS Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPPG EDITAL 02/2010 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA PAPq/UEMG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016 EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2016 A Diretoria de Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP, por meio do seu Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conformidade com

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. Fixa normas para o Programa de Iniciação Científica, no Instituto Superior de Educação

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA- PIBIC/PIVIC FEBAC Aditivo de prorrogação de prazo de inscrição ao Edital N o 001/2017 PIBIC-FEBAC A Coordenação de Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB. Exercício: setembro 2011 a agosto 2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB. Exercício: setembro 2011 a agosto 2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO PIBIC&T-UCB Exercício: setembro 2011 a agosto 2012 O Vice-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Castelo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ EDITAL N 07 DE 10 DE JULHO DE 2017 SELEÇÃO PARA PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

Edital 01/2016 Programa de Iniciação Científica

Edital 01/2016 Programa de Iniciação Científica Edital 01/2016 Programa de Iniciação Científica A Faculdade Promove de Minas Gerais, Faculdade Promove de Belo Horizonte, Faculdade Promove de Tecnologia,Escola de Engenharia Kennedy, Faculdade Kennedy

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC/FAPERGS/UNICRUZ EDITAL Nº 15/2015 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz

Leia mais

EDITAL PIVIC-2S/UFOP Nº 08/2015

EDITAL PIVIC-2S/UFOP Nº 08/2015 EDITAL PIVIC-2S/UFOP Nº 08/2015 A da torna público que estão abertas inscrições para candidatos a ORIENTADORES de Iniciação Científica (IC), no âmbito do PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / CNPq EDITAL 2015 VAGAS REMANESCENTES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / CNPq EDITAL 2015 VAGAS REMANESCENTES CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS UNILAVRAS PRÓ- REITORIA DE PESQUISA E COORDENADORIA DE PESQUISA 37200-000 LAVRAS MG BRASIL FONE: (35) 3694 8164 E-mail: coordpesq@unilavras.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES)

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PIVIC-1S/UFOP Nº 011/2016 A da torna público que estão abertas inscrições para candidatos a ORIENTADORES de Iniciação Científica (IC), no âmbito do PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO

Leia mais

Chamada para Participação no Programa de Iniciação Científica USCS PIBIC Ensino Médio, período

Chamada para Participação no Programa de Iniciação Científica USCS PIBIC Ensino Médio, período Chamada para Participação no Programa de Iniciação Científica USCS PIBIC Ensino Médio, período 2016-2017. A Coordenadoria de Iniciação Científica em conjunto com Comitê Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82)

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82)

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82) ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL PIBIC 2017/2018

EDITAL PIBIC 2017/2018 EDITAL PIBIC 2017/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo, com

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015 EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015 A Diretoria de Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP, por meio do seu Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conformidade com

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS

PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS EDITAL 04/2015 PROPESP PROGRAMA ESPECIAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA ACERVOS DA UFPA PE- ACERVOS A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito

Leia mais

Faculdade de Medicina do ABC

Faculdade de Medicina do ABC Faculdade de Medicina do ABC Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Edital para Preenchimento da Cota Institucional de Bolsa de Pós-Doutorado CAPES A Faculdade de Medicina do ABC faz saber que

Leia mais

EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE

EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE EDITAL 010/2013 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACID DeVry A Faculdade Integral Diferencial FACID DeVry torna público o presente edital para Seleção de Projetos de Iniciação

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA 2014/2015

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA 2014/2015 PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA 2014/2015 Normas estabelecidas pela CAPES para o Programa 1. Objetivo 1.1. Concessão de bolsas de estudos de iniciação científica a estudantes que ingressaram no

Leia mais

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017

APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 APÊNDICE I EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 10 a 30 de junho de 2016, as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS INSTITUTO ADOLFO LUTZ CONSELHO TÉCNICO CIENTÍFICO CTC / IAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS INSTITUTO ADOLFO LUTZ CONSELHO TÉCNICO CIENTÍFICO CTC / IAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC EDITAL PIBIC/IAL 2016-2017 O Conselho Técnico Científico (CTC) do Instituto Adolfo Lutz torna público o presente edital de abertura de inscrições de projetos de pesquisa,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 1/2013 Abertura de Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica Voluntária do Universitário Módulo/ Processo

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFTM Edital nº 02 de 2012 Convocação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Nº 001/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Nº 001/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Nº 001/2016 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso e a Gerência Acadêmica, no uso de suas atribuições regimentais, tornam público que estão abertas, para

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa NORMAS E PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO

EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO EDITAL 05/2017 PROPe PIBIC ENSINO MÉDIO A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de bolsistas para o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-

Leia mais

Programa de Iniciação Científica (PIC) Seleção

Programa de Iniciação Científica (PIC) Seleção Programa de Iniciação Científica (PIC) Seleção 2017-2018 A FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS DE LETRAS DE CARUARU - FAFICA, através do seu Núcleo de Pesquisa, torna público o processo seletivo para seleção

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC UPE 2017 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no

Leia mais

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017

Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 Edital para seleção de orientadores e bolsistas de iniciação tecnológica e inovação para o período de 2016-2017 O Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica (CIPIC) da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP Julho/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) UNIFACS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade Salvador UNIFACS

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna

Leia mais

E D I T AL / P R O P E P G N º 0 6 d e 1 0 d e a b r i l d e

E D I T AL / P R O P E P G N º 0 6 d e 1 0 d e a b r i l d e PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017/2018 PIBIC-EM/CNPq e PIIC-EM/URI E D I T AL / P R O P E P G N º 0 6 d e 1 0 d e a b r i l d e 2 0 1 7 A Pró-Reitoria de

Leia mais

EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO

EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO 2015.1 1. O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS ISEPRO, torna pública a abertura de inscrições para o preenchimento

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014

EDITAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014 EDITAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014 A Direção do Núcleo Acadêmica do Centro Universitário Monte Serrat, no uso de suas atribuições, torna público o Programa de Iniciação Científica

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA)

CHAMADA PÚBLICA PRPGP - 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada 20/2016 FIT (FUNDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) de submissão

Leia mais

EDITAL PIBIC/INPE ANO 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS

EDITAL PIBIC/INPE ANO 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL PIBIC/INPE ANO 2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS O presente

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2016/2

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2016/2 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC FACULDADE DAS AMÉRICAS EDITAL 2016/2 Abertura do Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica da Faculdade das Américas Artigo 1 o A Diretoria

Leia mais

Faculdade de Medicina de Itajubá

Faculdade de Medicina de Itajubá PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ Prof. Dr. Sérgio Visoni Vargas Diretor da Faculdade de Medicina de Itajubá Prof. Ms Nilo César do Vale Baracho Coordenador

Leia mais

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais do Estado de PRÓ-REITORIA DE PESQUISA da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPEMIG EDITAL PRPq - 04/2012 A Pró-Reitoria de

Leia mais

Edital n 43 /2016 TORNAR PÚBLICA

Edital n 43 /2016 TORNAR PÚBLICA Edital n 43 /2016 O presidente da (CPC), no uso de suas atribuições legais e com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe), resolve: TORNAR PÚBLICA A abertura das

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO UNIARARAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AUXÍLIO À PESQUISA PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Artigo 1º - O Programa

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus.

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Iniciação Científica PIC da Faculdade Processus, constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRPPG ÁREA DE PESQUISA EDITAL 01/2008

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRPPG ÁREA DE PESQUISA EDITAL 01/2008 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRPPG ÁREA DE PESQUISA EDITAL 01/2008 A Universidade da Região de Joinville, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Área de Pesquisa,

Leia mais

EDITAL UnC REITORIA 054/2015

EDITAL UnC REITORIA 054/2015 EDITAL UnC REITORIA 054/2015 Dispõe sobre as inscrições para concessão de Bolsa de Pesquisa para o Fundo de Apoio a Pesquisa da Universidade do Contestado FAP/UnC. A Reitora da Universidade do Contestado,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA 2009 No período de 02 a 16 de fevereiro de 2009, estarão abertas as inscrições para bolsas de Extensão e Cultura, cujos resultados

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EDITAL SELIC 03/2016. IC Jr /2018

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EDITAL SELIC 03/2016. IC Jr /2018 A SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (SR-2) abre as inscrições para solicitações de cota de bolsas do Programa de Bolsa-auxílio de Iniciação Científica Júnior IC Jr 2016/2018. 1. Apresentação A Iniciação

Leia mais

FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO

FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO É finalidade do presente Regulamento normatizar as atividades de Iniciação Científica da Faculdade Padrão. CAPÍTULO I DA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA Edital para Seleção de Projetos de Pesquisa de Docentes para o período 2016-2017 A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL/Nº PIBIAC

EDITAL/Nº PIBIAC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO PROPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICO- CULTURAL (PIBIAC) Vigência 2006/2007 EDITAL/Nº 003 - PIBIAC A

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/ISB/FSMA 2016/2017

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/ISB/FSMA 2016/2017 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/ISB/FSMA 2016/2017 EDITAL 01/2016 A Direção Acadêmica juntamente com a Coordenação de Pesquisa e Extensão torna público o presente Edital de abertura de inscrições,

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBITI/FUNTELL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/FUNTELL/CNPq

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. PIBITI/FUNTELL Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/FUNTELL/CNPq Edital nº 004/2014 de Pré-seleção de alunos para o CNPq CRONOGRAMA DATA HORA EVENTO 06/10/2014 17h LANÇAMENTO DO EDITAL De 06/10/2014 até 17 horas de RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES 14/10/2014 17/10/2014 17h

Leia mais

PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS REMANESCENTES 2016/2017

PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS REMANESCENTES 2016/2017 1 EDITAL DE BOLSAS REMANESCENTES 2016/2017 Pelo presente faz-se saber que estarão abertas, no período de 01 a 17 de fevereiro de 2017, as inscrições para seleção de Bolsas Remanescentes de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL Nº 45/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE AJUDA DE CUSTO DESTINADA A DISCENTES PARTICIPANTES DO XI CONNEPI

EDITAL Nº 45/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE AJUDA DE CUSTO DESTINADA A DISCENTES PARTICIPANTES DO XI CONNEPI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 45/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE AJUDA DE

Leia mais