EDITAL Nº 001/2011/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 001/2011/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA"

Transcrição

1 EDITAL Nº 001/2011/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/CNPq/UFSJ - - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIIC - O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João del- Rei, no uso de suas atribuições regimentais, comunica que estarão abertas, no período de 14 de março a 18 de abril de 2011, as inscrições para orientadores e projetos de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFSJ e do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC -, com vigência de agosto de 2011 a julho de OBJETIVOS GERAIS Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pósgraduação OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 2.1 Com relação à instituição: a) incentivar a instituição à formulação de uma política de iniciação científica; b) possibilitar uma interação maior entre a graduação e a pós-graduação; c) qualificar alunos para os programas de pós-graduação; d) fortalecer a cultura da avaliação interna e externa na instituição. 2.2 Com relação aos orientadores: Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural. 2.3 Com relação aos alunos: Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico e a criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

2 3. REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR: a) ser pesquisador com titulação de doutor, que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área. Os orientadores que não possuem título de doutor poderão apresentar proposta no âmbito deste Edital para ingresso no Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC -, regido pela Resolução nº 008/2000/CONAC. b) manter vínculo permanente com a Universidade Federal de São João del-rei; c) não estar afastado para qualificação durante o prazo de vigência do plano de trabalho. No caso do PIIC, o orientador pode estar afastado parcialmente. d) orientar o aluno nas distintas fases do trabalho científico, incluindo a elaboração do relatório final e material para apresentação dos resultados nos veículos de divulgação institucionais, em congressos, seminários, entre outros; e) apresentar, dentro do prazo estabelecido neste edital, relatório de pesquisa, contendo resultados finais com redação científica que permita verificar o desempenho do(s) seu(s) orientando(s) no domínio do instrumental teórico e metodológico exigido pelo projeto; f) cumprir as exigências propostas pela Comissão Interna de Iniciação Científica, após avaliação do relatório; g) acompanhar a exposição de seu aluno, bem como a sessão dos trabalhos na qual a apresentação do seu orientando estiver inserida, por ocasião do seminário de iniciação científica; h) incluir o nome do aluno nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do aluno de iniciação científica; i) atuar como parecerista de propostas de iniciação científica da área pertinente, caso solicitado. j) é vedado ao orientador repassar diretamente a outro a orientação de seu(s) aluno(s); k) é vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos; l) quaisquer projetos que envolvam animais e seres humanos como objetos da pesquisa, assim como procedimentos de biossegurança, o orientador deverá apresentar o protocolo de submissão ao Comitê de Ética, no ato da inscrição; m) apresentar o parecer conclusivo do Comitê de Ética pertinente na implementação do programa. 4. REQUISITOS E COMPROMISSOS DO ALUNO: a) estar regularmente matriculado em curso de graduação; b) dedicar-se às atividades previstas no plano de trabalho aprovado, durante a sua vigência; c) apresentar, dentro do prazo estabelecido neste edital, relatório de pesquisa, contendo resultados finais com redação científica que permita verificar o seu desempenho no domínio do instrumental teórico e metodológico exigido pelo projeto, conforme modelo estabelecido; d) cumprir as exigências propostas pela Comissão Interna de Iniciação Científica após avaliação do relatório;

3 e) inscrever-se e apresentar, no seminário anual, promovido pela instituição, sua produção científica, conforme critérios definidos. f) acompanhar a sessão dos trabalhos do Seminário de Iniciação Científica da UFSJ na qual o seu trabalho está inserido. 4.1 Requisitos e compromissos específicos do aluno bolsista, além dos descritos acima: a) não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; b) nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à sua condição de bolsista (bolsista do PIBIC/ CNPq ou PIC/UFSJ); c) receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada qualquer tipo de acumulação de bolsa; d) devolver às instituições financiadoras (CNPq/UFSJ), em valores atualizados, a(s)mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos. OBSERVAÇÕES: 1) O descumprimento de quaisquer dos compromissos assumidos para com este Edital com a submissão do projeto de iniciação científica caracteriza inadimplência do orientador e do orientando. 2) A inadimplência impossibilita orientadores a submeterem projetos de iniciação científica e aos orientandos de serem contemplados nos programas de iniciação científica por 2 (dois) editais seguidos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação..5. CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO: São motivos de cancelamento de bolsa(s) ou substituição de aluno(s) de iniciação científica: a) desvinculação da Universidade Federal de São João del-rei; b) desistência do aluno; c) pedido do orientador; d) não cumprimento das exigências do Programa Em caso de cancelamento/substituição do bolsista, o pedido deverá ser encaminhado pelo orientador à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação O aluno excluído não poderá retornar ao sistema na mesma vigência No caso de cancelamento ou substituição, o orientador deverá fazer uma exposição de motivos, exceto no caso da alínea a do item Em qualquer situação de cancelamento ou substituição, o aluno deverá entregar ao orientador seu relatório das atividades desenvolvidas no Programa Em caso de afastamento do orientador para qualificação, poderá ser encaminhado o pedido de sua substituição, que será julgado pela Comissão Interna de Iniciação Científica, com base nos critérios estabelecidos para este Edital, desde que o projeto já esteja sendo executado, para que não haja prejuízo ao aluno PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO:

4 6.1 Submissão da proposta eletrônica: As inscrições deverão ser feitas no endereço até o dia 18/04/2011, às 23h59min, quando o sistema será encerrado automaticamente. Para acessar o sistema de inscrição, o professor deverá informar seu CPF, sua unidade organizacional e sua senha institucional. Deverão ser anexados ao sistema: a) O projeto de pesquisa, em pdf, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman ou Arial 12 no corpo do texto, com, no máximo 11 páginas, incluída a capa, adequado aos objetivos da iniciação científica, proposto pelo orientador, contendo, indispensavelmente: 1) INTRODUÇÃO: DELIMITAÇÃO DO OBJETO: Identificação do tema: delimitação clara do problema contextualização do referência e assunto ao esquema com breve teórico, hipóteses, questões a investigar, com revisão de literatura pertinente. 2) OBJETIVOS: o que se pretende alcançar com a execução do projeto. 3) METODOLOGIA: procedimentos a serem utilizados para alcançar os objetivos propostos. 4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: apresentação de todas as obras citadas, conforme metodologia científica. 5) PLANO DE TRABALHO: exposição clara e objetiva das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno durante a execução do projeto. 6) CRONOGRAMA: clareza e coerência acerca do tempo necessário a cada fase da pesquisa por um período de 12 (doze) meses. b) Currículo Lattes do orientador, em pdf, referente à experiência de orientação e produção científica, técnica e artística, referente ao período de 2006 a 2011, sob pena de descumprimento do edital. OBS.: Depois de preencher todas as informações, o professor deverá confirmar a inscrição da sua proposta. O sistema apenas considerará a inscrição como terminada se o professor efetuar esse procedimento de confirmação. Após confirmar a inscrição, o professor receberá em seu um comprovante com todas as informações referentes à proposta.

5 6.2 Submissão da proposta impressa: Adicionalmente, é obrigatório o envio à PROPE, até o dia 19/04/2011, às 17h30min, dos documentos impressos listados abaixo, em envelope com a identificação do proponente, título do projeto, programa (PIBIC/CNPq ou PIIC) e área do conhecimento a ser avaliada, conforme modelo da etiqueta gerado automaticamente pelo sistema, ao final da inscrição. a) proposta submetida ao sistema de inscrição, devidamente assinada pelo proponente, disponível após o procedimento de confirmação da inscrição; b) projeto anexado ao sistema de inscrição; c) currículo Lattes do proponente anexado ao sistema de inscrição com a experiência de orientação e produção científica, técnica e artística, referente ao período de 2006 a 2011, sob pena de descumprimento do edital.; d) autorização ou protocolo de submissão ao Comitê de Ética pertinente, no caso de projetos que envolvam animais e seres humanos como objetos da pesquisa, assim como procedimentos de biossegurança. OBS.: A avaliação dos currículos e dos projetos será feita exclusivamente na grande área de conhecimento designada pelo proponente. 7. PRAZOS: Lançamento do Edital 1º/03/2011 Período de inscrições de 14/03/11 a 18/04/2011 Data final para o envio eletrônico 18/04/2011 Data final para o envio da cópia impressa 19/04/2011 Divulgação dos resultados A partir da 2ª quinzena de maio/ BOLSA: Duração: Até 12 (doze) meses, com início em agosto/2011 e término em julho/ Valor: O valor atual mensal da bolsa é de R$360,00. OBS.: A bolsa tem caráter transitório, é inacumulável com estágios remunerados, bolsas de outros programas e empregos de qualquer natureza. É isenta de imposto de renda e não gera vínculo empregatício. 9. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 9.1 Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, as Comissões Interna e Externa de Iniciação Científica analisarão os processos, por meio dos

6 seguintes procedimentos: I) apreciação do currículo do pesquisador; II) análise do projeto de pesquisa, conforme modelo descrito Cada orientador poderá concorrer a, no máximo, 2 (duas) bolsas. Os projetos de iniciação científica são individuais e, portanto, devem ser desenvolvidos por um único orientando As bolsas serão distribuídas proporcionalmente à demanda qualificada entre as respectivas áreas. Para a obtenção da bolsa, fica estabelecido o ponto de corte em 60 pontos e uma bolsa por proponente na primeira etapa. Na segunda etapa de distribuição, o restante das bolsas será destinado para atender a um pedido de segunda bolsa por parte dos proponentes, respeitando o corte estabelecido. Caso o orientador submeta 2 projetos em áreas de conhecimento diferentes, o projeto que obtiver maior pontuação concorrerá à primeira rodada de distribuição de bolsas, enquanto o projeto com menor pontuação só poderá ser contemplado com bolsa na segunda rodada da outra área proposta Em casos de empate na pontuação total, serão considerados, como critério de concessão de bolsa, na seguinte ordem, pontuação do projeto e renovação de bolsista Em casos de empate geral (currículo e projeto) envolvendo 2 (duas) propostas de um mesmo orientador, este deverá indicar o aluno com melhor desempenho acadêmico, comprovado pelo histórico escolar Os projetos e orientadores aprovados no mérito e não contemplados com bolsa ingressarão imediatamente no Programa Institucional de Iniciação Científica PIIC e serão classificados para preenchimento de possíveis bolsas disponíveis na coordenação Os orientadores que não possuem título de doutor poderão apresentar proposta no âmbito deste Edital para ingresso no Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC -, regido pela Resolução nº 008/2000/CONAC Fica estabelecido o limite máximo de 5 (cinco) orientações (no máximo 2 alunos para o PIBIC e 3 alunos para o PIIC). Cada projeto está vinculado a um único orientando, e, portanto, deverá conter apenas 1 plano de trabalho do aluno..10. ACOMPANHAMENTO/AVALIAÇÃO: O acompanhamento das atividades de pesquisa propostas no plano de trabalho será feito por meio de relatório final, a ser entregue até 30 de agosto de Será realizado um Seminário de Avaliação encerrando os trabalhos referentes ao projeto aprovado, quando os bolsistas e alunos do PIIC deverão apresentar os resultados obtidos, em exposição oral e/ou painel, na presença dos Avaliadores Externos, da Comissão Interna de Iniciação Científica e dos seus orientadores RECURSOS Pedidos de reconsideração poderão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação para apreciação, pela Comissão Interna de Iniciação Científica, dentro do prazo de até 5 (cinco) dias corridos, após a divulgação do resultado. A Comissão é soberana na decisão de recursos. OBSERVAÇÕES:

7 1- OS PROCESSOS FORA DAS NORMAS PREVISTAS NO PRESENTE EDITAL NÃO SERÃO ANALISADOS. 2- OS CASOS OMISSOS NESTE EDITAL SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. São João del-rei, 1º de março de Prof. Antônio Luiz Assunção Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação

EDITAL Nº 002/2014/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 002/2014/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 002/2014/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/FAPEMIG/UFSJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL Nº 004/2014/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2014/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2014/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC-JR/FAPEMIG O Pró-Reitor

Leia mais

EDITAL Nº 004/2015/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 004/2015/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 004/2015/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC-JR/FAPEMIG O Pró-Reitor

Leia mais

substituto. Não é permitida a submissão de projeto por professor cedido ou em colaboração técnica em outra instituição durante a vigência do projeto

substituto. Não é permitida a submissão de projeto por professor cedido ou em colaboração técnica em outra instituição durante a vigência do projeto EDITAL Nº 003/2017/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UFSJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO FACULDADE CASTELO BRANCO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA NUPOEX EDITAL Nº 001/2017 SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL Nº 003/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/FAPEMIG

EDITAL Nº 003/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/FAPEMIG EDITAL Nº 003/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/FAPEMIG O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-rei, no uso de suas atribuições

Leia mais

dos editais (por ordem de prioridade): 009, 016, 010, 013, 014, 015/2017.

dos editais (por ordem de prioridade): 009, 016, 010, 013, 014, 015/2017. EDITAL Nº 009/2017/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI/CNPq/UFSJ e PIIC

EDITAL Nº 004/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI/CNPq/UFSJ e PIIC EDITAL Nº 004/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI/CNPq/UFSJ e PIIC O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-rei, no

Leia mais

ordem de prioridade): 011, 012, 010/2017.

ordem de prioridade): 011, 012, 010/2017. EDITAL Nº 011/2017/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC-Jr/FAPEMIG O Pró-Reitor

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

EDITAL Nº 003/2019/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO PIBIC/CNPq/UFSJ e PIIC

EDITAL Nº 003/2019/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO PIBIC/CNPq/UFSJ e PIIC EDITAL Nº 003/2019/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UFSJ e PIIC O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São Joãoo del-rei, no uso

Leia mais

EDITAL Nº 005/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-EAD/FAPEMIG/CAPES e PIIC

EDITAL Nº 005/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-EAD/FAPEMIG/CAPES e PIIC EDITAL Nº 005/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-EAD/FAPEMIG/CAPES e PIIC O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-rei,

Leia mais

EDITAL Nº 006/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PPC/FAPEMIG/UFSJ

EDITAL Nº 006/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PPC/FAPEMIG/UFSJ EDITAL Nº 006/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PPC/FAPEMIG/UFSJ O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-rei, no uso de suas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq 2018/2019 A Escola de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas torna pública as normas para apresentação de propostas

Leia mais

EDITAL Nº 005/2019/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO O ( I T I ) PIBITI / CNPq / UFSJ

EDITAL Nº 005/2019/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO O ( I T I ) PIBITI / CNPq / UFSJ EDITAL Nº 005/2019/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO O ( I T I ) PIBITI / CNPq / UFSJ O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduaçãsuas atribuições

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2011 2012) PIBIC / CNPq / FAI 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO FECAP 01502-001 SÃO PAULO - SP BRASIL Fone: (11) 3272-2222 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq EDITAL DE SELEÇÃO 2017-2018 SEGUNDA CHAMADA

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2012 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2016-2017 A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da FGV juntamente com a comissão de bolsas da FGV/EBAPE torna público o presente edital

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014

EDITAL PROPI 09/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 EDITAL PROPI 09/2014 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Feevale,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/CNPQ-2016/2017 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 009/2019/PROPE/NEAD SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO PIBIC-EAD / CAPES

EDITAL Nº 009/2019/PROPE/NEAD SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO PIBIC-EAD / CAPES EDITAL Nº 009/2019/PROPE/NEAD SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC-EAD / CAPES O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenadora Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

EDITAL Nº 007/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PIBIC-Jr/Fapemig

EDITAL Nº 007/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PIBIC-Jr/Fapemig EDITAL Nº 007/2018/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROPOSTAS DE ESTUDO PIBIC-Jr/Fapemig O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-rei, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 018/2015 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq- PIBIC/UMESP. I.

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EDITAL 96/13 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (2013 2014) PIBIC / CNPq / FAI 1.

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012

TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012. PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 TERMO ADITIVO AO EDITAL 06/2012 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/ FEEVALE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA PARA CADASTRO DE RESERVAS DE BOLSISTAS CNPq/PIBIC E CNPq/PIBITI NA COTA DA EMBRAPA COCAIS 2016

EDITAL DE ABERTURA PARA CADASTRO DE RESERVAS DE BOLSISTAS CNPq/PIBIC E CNPq/PIBITI NA COTA DA EMBRAPA COCAIS 2016 EDITAL DE ABERTURA PARA CADASTRO DE RESERVAS DE BOLSISTAS CNPq/PIBIC E CNPq/PIBITI NA COTA DA EMBRAPA COCAIS 2016 O Chefe-Geral da Embrapa Cocais, em conformidade com a Resolução Normativa nº 017/2006

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa. Edital nº 01/2013

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa. Edital nº 01/2013 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS Núcleo de Prática de Pesquisa Edital nº 01/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO PIBIC

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 016/2014 Abertura de inscrições para bolsas remanescente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL PIBIC/CNPq/ EBAPE

EDITAL PIBIC/CNPq/ EBAPE 1. Objetivo Geral Contribuir para a formação científica dos estudantes bem como para o desenvolvimento de recursos humanos para a pesquisa no Brasil. 1.1. Em Relação aos Orientadores: 1.1.1. Estimular

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 014/2013 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas Remanescentes de Iniciação Científica CNPq/PIBIC

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Coordenação de Pesquisa e Extensão. Edital 01/2018/COPEX

Coordenação de Pesquisa e Extensão. Edital 01/2018/COPEX Coordenação de Pesquisa e Extensão Edital 01/2018/COPEX São João del-rei - 2018 0 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. REQUISITOS PARA ALUNO PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO... 2 3. COMPROMISSOS DO BOLSISTA...

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI EDITAL Nº

Leia mais

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009

EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UPE 2009 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre estudantes de graduação,

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST /2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST - 2017/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTIC/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA -ISESP

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA -ISESP INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA - EDITAL 01/2014 Abertura de inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBIC

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPEP), por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, abre as inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC 1. Conceituação O Programa de Iniciação Científica - PIC, é um programa

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

EDITAL PRPq - 10/2012

EDITAL PRPq - 10/2012 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - PIBITI/CNPq EDITAL PRPq - 10/2012 A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2011/2012

EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2011/2012 EDITAL PIBIC / CNPq/ UFF 2011/2012 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação PROPPI torna públicas as normas para apresentação de propostas

Leia mais

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). O Centro de Pós-Graduação,

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL 03/2018

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL 03/2018 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL 03/2018 A Universidade da Região de Joinville, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2018-2020 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

RETIFICAÇÃO EDITAL 02/2010 PROPESQINOV Campi Barbacena e Juiz de Fora

RETIFICAÇÃO EDITAL 02/2010 PROPESQINOV Campi Barbacena e Juiz de Fora RETIFICAÇÃO EDITAL 02/2010 PROPESQINOV Campi Barbacena e Juiz de Fora EDITAL DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O I PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO I PIBICTI/IF

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM)

EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) EDITAL R Nº 34/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPQ (PIBIC-EM) A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe

Leia mais

EDITAL PROPI 10/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI

EDITAL PROPI 10/ PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI EDITAL PROPI 10/2014 - PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI CNPq/ FEEVALE DE 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

Leia mais

3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 3.1 - Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do

Leia mais

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2016/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

busca no site mapa do site Normas 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica

busca no site mapa do site Normas 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - Norma Específica Page 1 of 5 busca no site mapa do site Fale Conosco Normas O CNPq Bolsas Auxílios Valores de Diárias e Bolsas Editais Resultados e Como recorrer Formulários e Parecer Ad Hoc Prestação de Contas Calendário

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq

EDITAL DE CONVOCAÇÃO. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq EDITAL DE CONVOCAÇÃO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/UNIFACS/CNPq A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da Universidade

Leia mais

REITORIA EDITAL Nº 019/2018

REITORIA EDITAL Nº 019/2018 EDITAL Nº 019/2018 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR, em seu Art. 22, aprovado pelo Decreto no 24.022-E de 10 de outubro de 2017, o

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa

EDITAL. 1. Objetivos do Programa EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO EDITAL 002/2019 Abertura de inscrições para o Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e PIBIC/UMESP.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 01/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 01/2018 1 INTRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS - UNICHRISTUS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 01/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 EDITAL PIBIC-EM USP 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ EDITAL R Nº 37/2018 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ A Reitora da Universidade de Fortaleza, no uso das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas

Leia mais

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI)

EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) EDITAL R Nº 36/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ (PIBITI) A Reitora da Universidade de Fortaleza, responsável pela quota de bolsas do Programa Institucional de Bolsas

Leia mais

EDITAL 01/ PIBIC/CNPq/UNIVAP

EDITAL 01/ PIBIC/CNPq/UNIVAP EDITAL 01/2013 - PIBIC/CNPq/UNIVAP A Coordenadoria de Iniciação Científica da UNIVAP está acolhendo inscrições de candidatos a bolsas de iniciação científica do CNPq, dentro do Programa Institucional de

Leia mais

EDITAL Nº 008/2019/PROPE/PROAE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO PIDAC-Af / PIDAC-Artes-Af / PIBIC-Af / CNPq / UFSJ

EDITAL Nº 008/2019/PROPE/PROAE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO PIDAC-Af / PIDAC-Artes-Af / PIBIC-Af / CNPq / UFSJ EDITAL Nº 008/2019/PROPE/PROAE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIDAC-Af / PIDAC-Artes-Af / PIBIC-Af / CNPq / UFSJ O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitora de

Leia mais

EDITAL N o 027/2014 ASSUNTO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC-UNISOCIESC) 2014/2015

EDITAL N o 027/2014 ASSUNTO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC-UNISOCIESC) 2014/2015 EDITAL N o 027/2014 ASSUNTO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC-UNISOCIESC) 2014/2015 (Em consonância com a Resolução Normativa CONSEPE N.º 206/2008, de 24 de junho de 2008),

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009

RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009 RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009 Regulamenta o Programa de Bolsa de Iniciação Científica na UEFS-PROBIC e as atribuições do Comitê Interno. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017

EDITAL DE BOLSAS DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PIBIC-EM) 2016/2017 RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1. INSCRIÇÕES (Item 6 do Edital) As inscrições de propostas serão realizadas pelo docente (responsável pelo projeto) mediante o preenchimento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pesquisa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pesquisa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC CNPq/Mackenzie Edital de Inscrição - 2012 A (COPq) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie torna

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais