Aula2: Utilizando o Canivete Suíço Mencoder

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula2: Utilizando o Canivete Suíço Mencoder"

Transcrição

1 Capacitação realizada através de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual - NTE de Volta Redonda Capacitação 2010 Aula2: Utilizando o Canivete Suíço Mencoder

2

3 O MEncoder é uma ferramenta em linha de comando para encodação de vídeos sob a Licença Pública Geral (GPL). O MEncoder é distribuído juntamente com o MPlayer e permite converter todos os formatos de vídeo aceitos pelo MPlayer para um grande número de outros players. Possui diversos filtros de áudio e vídeo para a manipulação dos arquivos. Devido a enorme quantidade de opções, o MEncoder pode parecer pouco amigável no começo, mas ele é uma ferramenta extremamente poderosa para conversão de vídeo. Alguns frontends foram desenvolvidos para tornálo mais acessível.

4 O Básico Um mal entendido muito comum é o de que o MPlayer, por ser capaz de reproduzir diversos containers e codecs de áudio e vídeo, seria também capaz de codificar arquivos nestes mesmos formatos. A lista de codecs para codificação de mídia é muito longa, mas alguns de código livre não estão inclusos por exemplo: FLAC e Theora. Mas não é algo com o que se preocupar, ainda restam diversas opções, até mesmo se você deseja codificar um arquivo para reprodução em Windows ou Mac. Antes de entrar em detalhes, vamos observar o funcionamento básico num processo de re-codificação de um arquivo em um formato que o MPlayer não pode reproduzir, para o formato MPEG4: mencoder arquivo.flv -o arquivo.avi -ovc lavc -oac pcm

5 Explicando cada opção -arquivo.flv: nome do arquivo de vídeo original que você deseja recodificar. Por exemplo arquivos realplayer, windows, mpeg, avi, divx, xvid, theora, matroska e etc. -o arquivo.avi: O nome do arquivo de saída, o qual será dado ao arquivo após a recodificação, no caso, arquivo.avi; -ovc <codec_de_video>: OVC significa "Output video codec". Biblioteca que você deseja utilizar para a codificação do vídeo; -oac <audio_codec> OAC significa "Output audio codec" Biblioteca que você deseja utilizar para a codificação do áudio.

6 Concluindo Acredite ou não, isto é tudo o que você precisa saber para recodificar arquivos. O exemplo acima irá codificar o vídeo para DivX (mpeg4) e a trilha de áudio para pcm (WAV). Se você deseja verificar como um determinado arquivo foi codificado, execute o comando file arquivo.avi no arquivo gerado para obter uma saída resumida. Caso você tenha o programa transcode instalado você poderia usar o comando tcprobe -i arquivo.avi.

7 Codecs e Formatos Eliminando possíveis confusões, codecs e formatos não são a mesma coisa. MPEG-4 é um formato de vídeo. Você pode criar arquivos de vídeo MPEG-4 com alguns codecs opcionais. DivX, XviD e lavc são codecs que criam os vídeos realmente para você. MPEG-2 é um outro formato de vídeo. Vídeos DVDs são armazenados neste formato. É por isto que você pode ripar um DVD com qualidade similar e tamanho reduzido em formato MPEG-4. Antes de você começar a codificar os seus arquivos, é uma boa ideia decidir o formato que você deseja. MPEG-4 será utilizado como padrão aqui, pois resulta em arquivos altamente comprimidos e com qualidade muito boa.

8 Containers Multimídia Um container multimídia é onde você coloca seu áudio e vídeo codificados. Alguns exemplos de containers multimídia são: AVI, ASF, OGG, Matroska e MOV. Eles são chamados de containers porque você pode colocar (na teoria) qualquer coisa dentro deles. Por exemplo, o fato de um arquivo ter uma extensão.avi não significa que ele é um MPEG4. Pode ser qualquer tipo de arquivo que o container AVI tenha suporte para áudio e vídeo. É por isso que você pode codificar filmes com tantos codecs e ainda colocá-los no mesmo container. Vamos dar uma rápida olhada em alguns containers multimídia. Novamente, embora o MPlayer seja capaz de reproduzir uma diversidade destes, ele não é capaz de codificar todos eles. De qualquer forma, dispondo do MEncoder, isto não se torna uma limitação.

9 AVI O AVI (Audio Video Interleave) foi criado pela Microsoft, apesar de não ser aberto e bem suportado. O MPlayer e o MEncoder, podem reproduzi-lo e codificá-lo. O AVI é muito comum, e por isso você verá em diversos dos nossos exemplos.

10 Matroska É um container multimídia de código aberto, similar ao AVI, exceto pelo fato de que ele possui opções e configurações muito mais avançadas que podem ser inclusas no meta-dado. O MPlayer e o MEncoder também são capazes de reproduzi-lo, porém não é capaz de codificá-lo. Os arquivos de áudio e vídeo matroska possuem as extensões.mka e.mkv, respectivamente.

11 ASF O ASF (Advanced Streaming Format) é mais um container multimídia, desenvolvido pela Microsoft, mais utilizado para streaming (reprodução online) multimídia. Tecnicamente, tudo que pode ser colocado dentro de um container AVI também pode ser colocado em um container ASF, mas de maneira geral, são utilizados os codecs Windows Média Vídeo (WMV) e Windows Média Áudio (WMA).

12 OGG O container OGG é também um container multimídia de código livre, parte do projeto Xiph. OGM é uma extensão do OGG para suportar alguns codecs de vídeo proprietários. Assim como o Matroska, o MPlayer é capaz de reproduzir, mas não de criar vídeos OGG e OGM.

13 Links para aprofundamento Formatos suportados pelo Mplayer: Limitações do container AVI: Comparação entre diversos containers:

14 Codecs de Vídeo Disponíveis A primeira coisa a fazer é verificar quais codecs podemos utilizar para codificação. O seguinte comando lhe dará uma lista de opções: mencoder -ovc help "ovc" significa output video codec A saída deste comando depende de como você tenha compilado o MPlayer. Já que há vários à disposição. Nós iremos analisar brevemente alguns deles. Se você não sabe qual utilizar, utilize -ovc lavc com as opções padrão.

15 mencoder -ovc help copy - frame copy, without re-encoding. Doesn't work with filters. frameno - special audio-only file for 3-pass encoding, see DOCS. raw - uncompressed video. Use fourcc option to set format explicitly. nuv - nuppel video lavc - libavcodec codecs - best quality! vfw - VfW DLLs, read DOCS/HTML/en/encoding-guide.html. qtvideo - QuickTime DLLs, currently only SVQ1/3 are supported. libdv - DV encoding with libdv v0.9.5 xvid - XviD encoding x264 - H.264 encoding

16 lavc O lavc/libavcodec é parte do projeto da biblioteca FFMPEG. De acordo com a página oficial do FFMPEG: "A libavcodec é uma biblioteca que contém todos os codificadores e decodificadores FFMPEG de áudio e vídeo. A maior parte dos codecs foram desenvolvidos do zero para garantir a melhor performance e capacidade de reutilização do código." O uso da lavc como seu codec de vídeo, lhe fornece diversas opções, incluindo uma porção de formatos para codificação. Segue um exemplo que cria um container AVI DivX usando a biblioteca lavc para codificar o vídeo em MPEG4 e o áudio em PCM.

17 lavc mencoder arquivo.flv -ovc lavc -oac pcm -ffourcc DX50 -o arquivo.avi Se você não deseja alterar muito as configurações de vídeo, este exemplo acima será o bastante para a maioria dos players disponíveis. A opção -ffourcc DX50 está inclusa porque embora o vídeo produzido seja MPEG4, o cabeçalho padrão é FMP4 o qual não é largamente reconhecido. Um cabeçalho com DX50 diz que o vídeo produzido é compatível com DivX 5 (MPEG4) e deve estar apto a ser reproduzido em qualquer player que seja capaz de reproduzir vídeo MPEG4.

18 O Pulo do Gato Se você não tem a menor ideia do que deve escolher e não tem tempo para ficar testando configurações, faça a opção pelo MPEG4. Como o MPEG4 é a opção padrão, você não precisará adicionar nenhuma opção especial. Apenas use a linha abaixo: mencoder arquivo.flv -o arquivo.avi -ovc lavc -oac pcm

19 Xvid Com o XviD podemos criar vídeos MPEG4 com altíssima qualidade. "O XviD é um software livre para codificação de vídeos em MPEG4 que possui algumas características que o faz muito melhor do que o codec DivX. Ele produz vídeos com qualidade muito boa e com ótima performance devido as otimizações para a maioria dos processadores modernos." Conforme o documento de dúvidas freqüentes (FAQ) do XviD, "O DivX é um software proprietário, com um ciclo de desenvolvimento que segue apenas uma lógica comercial. O XviD é um software livre (licenciado sob a GNU GPL), aberto a contribuições externas e que objetiva a qualidade superior, obediência aos padrões, velocidade de processamento, portabilidade e a interoperabilidade."

20 Codificação com o XviD A utilização da opção bitrate realizará a codificação em uma taxa de bits constante. bitrate=valor Os valores podem ser higher, que implica em uma melhor qualidade e arquivos maiores e lower, que implica em uma menor qualidade e arquivos menores. Com algumas otimizações você pode obter uma qualidade próxima a dos DVDs (bitrate por volta de 800), VCDs (bitrate entre 400 e 500) e também uma qualidade para Streaming (bitrate em torno de 80 à 150). Para obter uma boa qualidade num filme de tamanho 720x480 você precisaria de aproximadamente 800kb/s. O bitrate padrão do Mencoder é de 687 kbits/s, mas você pode ter que especificar o valor dependendo da sua versão. mencoder -ovc xvid -oac mp3lame -xvidencopts bitrate=800 -o arquivodesaida.avi arquivo.flv

21 Codecs de Áudio Disponíveis A primeira coisa a fazer é verificar quais codecs podemos utilizar para codificação. O seguinte comando lhe dará uma lista de opções: mencoder -oac help "oac" significa output audio codec copy - frame copy, without re-encoding (useful for AC3) pcm - uncompressed PCM audio mp3lame - cbr/abr/vbr MP3 using libmp3lame lavc - FFmpeg audio encoder (MP2, AC3,...) twolame - Twolame MP2 audio encoder faac - FAAC AAC audio encoder

22 copy Cópia de quadro, sem recodificação (útil para AC3). Se você estiver ripando um DVD e desejar manter o Dolby Digital Stream, então use esta opção. Em seguida é só redirecionar a saída para o receptor com SPDIF. mencoder arquivo.vob -o arquivo_copy.avi -ovc lavc -oac copy

23 pcm Áudio PCM descomprimido. Soará bem, mas a parte mais volumosa do seu arquivo final será a porção de áudio. Essencialmente uma opção inútil para codificação de filmes. Se você não deseja perda, apenas faça um dump AC3 (como citado acima no copy), e você terá o som exatamente igual ao original, sem transcodificação. A vantagem é que o som já é comprimido de antemão, então a descompressão dele não adiciona qualidade e apenas aumenta o tamanho, o qual não pode ser reobtido completamente sem perda. mencoder arquivo.flv -o arquivo_pcm.avi -ovc lavc -oac pcm

24 mp3lame Codificação utilizando lame. mencoder arquivo.flv -o arquivo_lamec.avi -ovc lavc -oac mp3lame É possível passar mais parâmetros de configuração utilizando -lameopts alguma=coisa abr: Seta o bitrate médio; cbr: Utiliza bitrate constante; br=<0-1024>: Seta o bitrate em kbps, para cbr e abr somente. mencoder arquivo.flv -o arquivo_abr.avi -ovc lavc -oac mp3lame -lameopts abr:br=192 q=<0-9>: Qualidade (0 - Maior, 9 - Menor, apenas com VBR) mencoder arquivo.flv -o arquivo_vbr.avi -ovc lavc -oac mp3lame -lameopts vbr=2:q=1

25 Como você converte vídeo do Youtube?

26 O que acontece quando faz isso?

27 Vamos tentar de outro jeito? mencoder arquivo.flv -o arquivo.avi -ovc lavc -oac pcm

28 Se você quiser extrair o áudio de um arquivo de vídeo para mp3... mencoder arquivo.avi -of rawaudio -oac mp3lame -ovc copy -o arquivofinal.mp3

29 Se você quiser juntar vários arquivos de vídeo mencoder -oac pcm -ovc lavc part1.avi part2.avi part3.avi -o arquivofinal.avi

30 Inserir legendas e tentar sincronizar Áudio e Vídeo mencoder -sub subs.ssa -utf8 -subfont-text-scale 4 -oac mp3lame -lameopts cbr=128 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4 -ffourcc xvid -o arquivofinal.avi arquivo.flv

31 Se você precisar rotacionar um vídeo no sentido horário mencoder -vf rotate=1 -oac pcm -ovc lavc arquivo.avi -o arquivofinal.avi

32 Se você precisar rotacionar um vídeo no sentido anti-horário mencoder -vf rotate=2 -oac pcm -ovc lavc arquivo.avi -o arquivofinal.avi

33 Se quiser mudar a escala... mencoder arquivo.mpg -oac pcm -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4 -vf scale=320:240 -o arquivofinal.avi

34 Quer cortar pedaços de um vídeo? mencoder arquivo.flv -ss 10 -endpos ovc lavc -oac pcm -o arquivofinal.avi

35 Quer adicionar uma pista de áudio ao vídeo mencoder arquivo.avi -o arquivofinal.avi -ovc copy -oac copy -audiofile audio.mp3

36 Inserir subtítulos ou legendas mencoder arquivo.avi -sub subtitulo.srt -oac copy -ovc lavc -o arquivofinal.avi -subcp latin1 -font font.ttf -subfont-text-scale 3.8

37 Com Áudio em português e Sem Legendas mencoder dvd://2 -alang pt -oac mp3lame -lameopts \ mode=0:br=128:vol=10 -ovc lavc -lavcopts \ vcodec=msmpeg4:vbitrate=6000 -vf lavcdeint,scale \ -zoom -xy 720 -o video.avi Com Áudio Inglês e Legenda em Português mencoder dvd://2 -alang en -slang pt -oac mp3lame -lameopts \ mode=0:br=128:vol=10 -ovc lavc -lavcopts \ vcodec=msmpeg4:vbitrate=6000 -vf lavcdeint,scale \ -zoom -xy 720 -o video.avi

38 Receitinhas de Bolo Convertendo arquivos.flv em.avi mencoder arquivo.flv -ofps ovc lavc -oac pcm -o arquivofinal.avi Convertendo um.flv em.avi (XviD) mencoder arquivo.flv -oac mp3lame -ovc xvid -lameopts preset=standard:fast -xvidencopts pass=1 -o arquivofinal.avi

39 Receitinhas de Bolo Convertendo.WMV em.avi mencoder arquivo.wmv -ofps ovc lavc -oac copy -o arquivofinal.avi Encodando um arquivo no formato MPEG4 mencoder arquivo.avi -oac pcm -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vbitrate=800 -o arquivofinal.avi

40 Receitinhas de Bolo Converter mpg em wmv mencoder -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vbitrate=1000:vhq -oac mp3lame -lameopts br=98 -o arquivofinal.wmv arquivo.mpg

41 Receitinhas de Bolo Converter vídeo ogv em avi: mencoder arquivo.ogv -ovc xvid -oac mp3lame -xvidencopts pass=1 -o arquivofinal.avi

42 Receitinhas de Bolo Com Áudio em português e Sem Legendas mencoder dvd://2 -alang pt -oac mp3lame -lameopts \ mode=0:br=128:vol=10 -ovc lavc -lavcopts \ vcodec=msmpeg4:vbitrate=6000 -vf lavcdeint,scale \ -zoom -xy 720 -o video.avi Com Áudio Inglês e Legenda em Português mencoder dvd://2 -alang en -slang pt -oac mp3lame -lameopts \ mode=0:br=128:vol=10 -ovc lavc -lavcopts \ vcodec=msmpeg4:vbitrate=6000 -vf lavcdeint,scale \ -zoom -xy 720 -o video.avi

43 Créditos Este material é a 2ª aula da capacitação: Edição de Áudio e Vídeo com Criação de DVDs O desenvolvimento desta capacitação, bem como o material da mesma, está sendo produzido através de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal NTM e o Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual NTE de Volta Redonda. Responsáveis pelo projeto: Giany Abreu gianyabreu@yahoo.com.br Rosi Nogueira rosinogueira@yahoo.com.br Sergio Graças sergiosme@yahoo.com.br

Aula2: Utilizando o Canivete Suíço Mencoder

Aula2: Utilizando o Canivete Suíço Mencoder Capacitação realizada através de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual - NTE de Volta Redonda Capacitação 2010 Aula2: Utilizando o

Leia mais

Manual Mencoder Básico. Introdução:

Manual Mencoder Básico. Introdução: Manual Mencoder Básico Introdução: Mencoder é um programa integrado ao Mplayer, com a função de conversão e captura de vídeo, possui uma grande compatibilidade de formatos de áudio e vídeo como: Xvid,

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO:

PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO: PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO: Para que você possa acompanhar as lições deste curso é necessário que você já tenha preenchido os seguintes pré-requisitos: Conhecimento básico em informática. Algumas palavras

Leia mais

Entenda os formatos mais populares de vídeo

Entenda os formatos mais populares de vídeo Entenda os formatos mais populares de vídeo Com o grande crescimento da internet banda larga no país muitos internautas estão cada vez mais tendo contato com arquivos de vídeo, tanto na visualização online

Leia mais

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+)

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+) Capacitação realizada através de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual - NTE de Volta Redonda Capacitação 2010 Aula4: Utilizando o

Leia mais

Como meter legendas Definitivas num filme?

Como meter legendas Definitivas num filme? Como meter legendas Definitivas num filme? Você deverá ter no seu computador, um ficheiro qualquer de vídeo (por exemplo avi ou mkv os mais comuns); Neste tutorial vamos abordar os dois tipos de ficheiros.

Leia mais

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Trabalhando com arquivos de som Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Usando a mídia de som Vamos considerar os programas gratuitos como base de nossas ferramentas nesse curso, assim todos poderão usufruir

Leia mais

Streaming Video With HTML5

Streaming Video With HTML5 Streaming Video With HTML5 Homework 1 Índice Introdução... 3 Video Containers... 3 MPEG4... 3 Ogg... 3 Flash Video... 3 WebM... 3 Video Codecs... 4 H.264... 4 Theora... 4 VP8... 4 Audio Codecs... 5 MP3...

Leia mais

WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US

WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US WWW.THEGENIUS.US BY ERIVANILDO WWW.THEGENIUS.US BY ERIVANILDO Primeiramente se você não possui o Nero "NeroVision Express" baixe e use esse serial "1A25-0806-7130-1281- 9670-3469", esse é o melhor, não

Leia mais

Aspectos básicos do vídeo

Aspectos básicos do vídeo Vídeo Aspectos básicos do vídeo Codec: quer dizer compressor e descompressor. É um algoritmo que controla a forma como os ficheiros de vídeo são comprimidos durante a codificação e descomprimidos durante

Leia mais

TUTORIAL PARA CONVERSÃO DE DIVX PARA BSVCD UTILIZANDO CCE

TUTORIAL PARA CONVERSÃO DE DIVX PARA BSVCD UTILIZANDO CCE TUTORIAL PARA CONVERSÃO DE DIVX PARA BSVCD UTILIZANDO CCE Esse tutorial tem por finalidade ajudá-lo a transformar seus DIVX em BSVCD utilizando o CCE. O que iremos prescisar: 1. CCE version 2.67 (mais

Leia mais

Produção de tutoriais. Coordenação de IAESMEVR Usando o Gerador de Vídeo 4.5

Produção de tutoriais. Coordenação de IAESMEVR Usando o Gerador de Vídeo 4.5 Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Coordenação de IAESMEVR Usando o Gerador de Vídeo 4.5 Gerador de Vídeo

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

EXTRAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS

EXTRAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS PROJETO PRODOCÊNCIA UFMG: INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EXTRAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS Marco Polo Oliveira da Silva Tutorial sobre extração e edição de oferecido

Leia mais

RIPANDO, CONVERTENDO e GRAVANDO arquivos de DVD usando o DVD DECRYPTER e o NERO 7 ULTRA EDITION

RIPANDO, CONVERTENDO e GRAVANDO arquivos de DVD usando o DVD DECRYPTER e o NERO 7 ULTRA EDITION RIPANDO, CONVERTENDO e GRAVANDO arquivos de DVD usando o DVD DECRYPTER e o NERO 7 ULTRA EDITION Ripando um DVD a partir do DVD Decrypter, convertendo DVD-9 [8.5GB] para DVD-5 [4.7GB] para gravação em mídia

Leia mais

17:47:08. Introdução à Informática com Software Livre

17:47:08. Introdução à Informática com Software Livre 17:47:08 Introdução à Informática com Software Livre 1 17:47:09 Audacity 2 Audacity 17:47:09 Audacity é um Software Livre de edição digital de áudio, disponível principalmente nas plataformas: Windows,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

USANDO PROJEÇÃO POTENTE

USANDO PROJEÇÃO POTENTE A P Ê N D I C E V I N T E C USANDO PROJEÇÃO POTENTE C-1 AVISO Leia a seguinte informação de antemão cuidadosamente, antes de iniciar a instalação do Software Power Cinema. 1. Para instalar o Software Power

Leia mais

ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DE DVD DE VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO

ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DE DVD DE VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Universidade Estadual de Campinas UNICAMP RELATÓRIO FINAL ATUALIZAÇÃO E REVISÃO DE DVD DE VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Harti Luiz Sachser Jr. RA 016267 José J. Lunazzi Orientador 1.

Leia mais

Nos itens de resposta fechada curta, é atribuída a classificação total à resposta correcta. É classificada com zero pontos qualquer outra situação.

Nos itens de resposta fechada curta, é atribuída a classificação total à resposta correcta. É classificada com zero pontos qualquer outra situação. 1. CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO Quando o examinando responder ao mesmo item mais do que uma vez, deve ter eliminado, inequivocamente, a(s) resposta(s) que considerou incorrecta(s). No caso de tal

Leia mais

TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR

TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR http://www.centralmp3.com.br Distribuição Exclusiva TUTORIAL DE CAPTURA DE VÍDEO PARA O COMPUTADOR Copyright - Tiago Duarte Sierra e-mail: sierratds@bol.com.br - ICQ: 36718250 Pág. 1 Para capturar um vídeo

Leia mais

Tutorial Vmix - Streaming com Adobe Flash Media Live Encoder

Tutorial Vmix - Streaming com Adobe Flash Media Live Encoder Tutorial Vmix - Streaming com Adobe Flash Media Live Encoder O Vmix é um completo software de mixagem de vídeo, com ele é possível mesclar vídeos gravados e vídeos ao vivo capturados em tempo real por

Leia mais

Introdução à multimídia na Web

Introdução à multimídia na Web Aplicações Multimídia Aplicações Multimídia para Web Introdução à multimídia na Web Co-autoria com Profº. Diogo Duarte Aplicações Multimídia para Web Multimídia Multimídia é tudo que você ouve ou vê. Textos,

Leia mais

Subunidade 6: publicação

Subunidade 6: publicação Disciplina de Aplicações Informáticas B Subunidade 6: publicação Professor: Miguel Candeias Aluno: Francisco Cubal, nº11 12ºA Ano lectivo 2010/2011 1. Divulgação de vídeos e som via rede 1.1. A Internet

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o através da pesquisa rápida do Windows. Cria um diretório na tua pen de nome Movie Maker dentro da pasta TIC. Guarda nesse diretório o teu projeto com o nome moviemaker1.wlmp Faz download das imagens

Leia mais

TRANSMITINDO CONHECIMENTO ON-LINE

TRANSMITINDO CONHECIMENTO ON-LINE TRANSMITINDO CONHECIMENTO ON-LINE POR MEIO WEB-RÁDIO E WEB-TV 1 BORGES, Caio C. A.; DEUS JÚNIOR, Getúlio A. de; CASTRO, Marcelo S. Escola de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Federal de

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Tutorial de Conversão Xvid/Divx para DVD com legendas embutidas Versão 1.00 Julho / 2005 por m0l0c0

Tutorial de Conversão Xvid/Divx para DVD com legendas embutidas Versão 1.00 Julho / 2005 por m0l0c0 Tutorial de Conversão Xvid/Divx para DVD com legendas embutidas Versão 1.00 Julho / 2005 por m0l0c0 Este é um tutorial para converter um filme em divx/xvid para DVD, embutindo as legendas, primeiramente

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

Aula 1 Introdução ao Word 2013

Aula 1 Introdução ao Word 2013 O que é o curso? Nove em cada dez empresas utilizam o Microsoft Word para diversas funções, seja para digitarmos simples documentos, ou para digitarmos grandes contratos empresariais. É fundamental o aprendizado

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Movie Maker: Recurso para produção e comunicação.

Movie Maker: Recurso para produção e comunicação. Movie Maker: Recurso para produção e comunicação. O que é o Windows Movie Maker? O Windows Movie Maker é um programa de computador que permite criar vídeos ou editar os que já existem e transformá-los

Leia mais

VÍDEOS ONLINE DE FORMA SIMPLIFICADA

VÍDEOS ONLINE DE FORMA SIMPLIFICADA VISION PLATFORM VÍDEOS ONLINE DE FORMA SIMPLIFICADA Com a plataforma líder para e publicação de vídeos on-line, O Vision Platform tem tudo o que você precisa para entregar seus vídeos de qualidade profissional,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 06 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA 3. SEQÜÊNCIA DA AULA. 3.1 Iniciando o PowerPoint

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 06 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA 3. SEQÜÊNCIA DA AULA. 3.1 Iniciando o PowerPoint PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 06 1. OBJETIVO Apresentar o PowerPoint, que é o software para montar apresentações na forma de slides da Microsoft. Isso será feito seguindo-se uma seqüência mostrando

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

pequeno, muito pequeno manual de publicação de vídeo usando o adobe premiéré 6.0

pequeno, muito pequeno manual de publicação de vídeo usando o adobe premiéré 6.0 pequeno, muito pequeno manual de publicação de vídeo usando o adobe premiéré 6.0 (((i))) belo horizonte bh@midiaindependente.org www.midiaindependente.org copyleft Usando a opção save for web fig. 1 Neste

Leia mais

Gravando CDs Musicais com o Windows Media Player 9

Gravando CDs Musicais com o Windows Media Player 9 Gravando CDs Musicais com o Windows Media Player 9 Aproveite a mais nova tecnologia de Media da Microsoft e crie CD s musicais com ótimos recursos, como a normalização (todas músicas com o mesmo volume).

Leia mais

Som, Vídeo, e Deep Zoom. José Antônio da Cunha IFRN

Som, Vídeo, e Deep Zoom. José Antônio da Cunha IFRN , Vídeo, e Deep Zoom José Antônio da Cunha IFRN A plataforma Silverlight permite a interação com áudio e vídeo em seus aplicativos, facilitando assim a construção de aplicações que fornecem experiências

Leia mais

Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto

Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto Atividade 3 Você pode dizer isso de novo! Compressão de Texto Sumário Desde que os computadores possuíam apenas uma quantidade limitada de espaço para armazenar informações, estes precisavam armazená-las

Leia mais

gettyimages.pt Guia do site área de Film

gettyimages.pt Guia do site área de Film gettyimages.pt Guia do site área de Film Bem-vindo à área de Film do novo site gettyimages.pt. Decidimos compilar este guia, para o ajudar a tirar o máximo partido da área de Film, agora diferente e melhorada.

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais

Aula 09. Exportação e Licenças

Aula 09. Exportação e Licenças Aula 09 Exportação e Licenças Exportação Como exportar um vídeo para celular, dispositivos móveis e internet? As propriedades para exportar um vídeo para celular e dispositivos móveis Dica Como saber qual

Leia mais

7. DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE MÉTODO STREAMING

7. DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE MÉTODO STREAMING 7. DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS E SOM VIA REDE Internet meio por excelência para a divulgação de todo o tipo de informação. Na época da 2ª guerra mundial, os cientistas necessitavam de divulgar, trocar informações

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Documentação Eletrônica

Documentação Eletrônica Documentação Eletrônica Universidade Federal Fluminense Ciência da Computação Disciplina: Informática I Prof.: Otton Teixera da Silveira Filho Alunos: Bernardo Baptista do Couto César Motohiro Ujihara

Leia mais

ASSISTINDO AOS NOSSOS VÍDEOS EM APARELHOS DE DVD Converta os vídeos para o formato VCD e assista aos jogos no seu DVD

ASSISTINDO AOS NOSSOS VÍDEOS EM APARELHOS DE DVD Converta os vídeos para o formato VCD e assista aos jogos no seu DVD ASSISTINDO AOS NOSSOS VÍDEOS EM APARELHOS DE DVD Converta os vídeos para o formato VCD e assista aos jogos no seu DVD Você tem (ou conhece alguém que tenha) um simples gravador de CDs? Se a resposta for

Leia mais

WEBRADIO Oficina de webradio

WEBRADIO Oficina de webradio Oficina de webradio 08 e 09 de junho de 2010 Semana de Comunicação - UNEB Conceição do Coité BA COMO FAZER? Existem duas formas mais conhecidas pra fazer isso, a transmissão síncrona e a assíncrona. PRECISAMOS...

Leia mais

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador?

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador? Backup O backup tem dois objetivos principais: Permitir a recuperação de arquivos individuais é a base do típico pedido de recuperação de arquivo: Um usuário apaga acidentalmente um arquivo e pede que

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz REGISTRANDO DOMÍNIOS, DIRECIONANDO O Registrando Domínios Muito se tem falado sobre o crescimento em mídia on-line, sobre a ampliação do uso dessa ferramenta para comunicar...seja para negócios, para estudar,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Tutorial de conversão de vídeos.dvr e.ts

Tutorial de conversão de vídeos.dvr e.ts Tutorial de conversão de vídeos.dvr e.ts Setembro 2010 por Dexterio T u t o r i a l d e c o n v e r s ã o d e v í d e o s. D V R e. T S Página 1 Dizem que a necessidade é a verdadeira mãe, e acredito.

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

Apostila: VLC Media Player

Apostila: VLC Media Player Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO

TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO 1º ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE WEBRADIOS BRASILEIRAS TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO DO ESTÚDIO AO PLAYER DO SEU OUVINTE PRIMEIROS PASSOS - PLANEJAR COMO SERÁ A SUA EMISSORA ( AO VIVO OU GRAVADA ) - ESTUDAR

Leia mais

Prof. André Di Thommazo

Prof. André Di Thommazo Unidade 3 Comunicação e Organização Pessoal Tipos de Arquivo Prof. André Di Thommazo Pacote de software para escritório Pacote de software para escritório é um conjunto de software destinados a atividades

Leia mais

Playlist AutoDJ CentovaCast com transmissão de Áudio Ao Vivo

Playlist AutoDJ CentovaCast com transmissão de Áudio Ao Vivo Playlist AutoDJ CentovaCast com transmissão de Áudio Ao Vivo Este tutorial tem como objetivo explicar ao nosso cliente de Streaming de Áudio em AAC Ao Vivo e AutoDJ, que utiliza o painel CentovaCast, como

Leia mais

Extração de Vídeos de PlayStation

Extração de Vídeos de PlayStation Zantetsuken, Espada que corta aço! Extração de Vídeos de PlayStation Ilune O Supremo Mago do Tempo! Bom, após a divulgação das Traduções dos programas Psx Multi Converter e PlayStation Media Player no

Leia mais

10 Dicas Eficazes Para Fazer Backup Online

10 Dicas Eficazes Para Fazer Backup Online 10 Dicas Eficazes Para Fazer Backup Online Luiz H. Reis Com mais de 20 anos em TI, e trabalhos realizados em grandes empresas, como Allen, Grupo Contax, Todo! e Rede D Or, especialidade atual em Backup,

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA. CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CC 2º Período PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA Aula 07: Funções O comando return Protótipo de funções O tipo void Arquivos-cabeçalho Escopo de variáveis Passagem de parâmetros por valor

Leia mais

Construção Páginas de Internet

Construção Páginas de Internet Construção Páginas de Internet Definir um Site no Frontpage Objectivos da sessão: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Saber o que são os metadados do Frontpage; Distinguir entre Sites

Leia mais

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line O aplicativo Aplicativo com quase 3 anos de mercado, onde gerencia atualmente mais de 500.000 arquivos sendo eles entre digitalizados ou anexados

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização

Hyper-V e Intel HAXM. Ativando a virtualização Hyper-V e Intel HAXM Neste texto iremos tratar de dois softwares utilizados para virtualização, o Hyper-V da Microsoft e o Intel HAXM (Intel Hardware Accelerated Execution Manager). O Hyper-V é utilizado

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Usuário 7. 4 Configurar as opções internas 9

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Usuário 7. 4 Configurar as opções internas 9 Esta documentação foi convertida a partir da página do K3b da Base de Usuários do KDE em 20/01/2011. Atualizada para a versão 2.0 pela equipe de documentação do KDE Tradução: Marcus Gama Tradução: André

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300 WinRAR: Conheça este excelente compactador de arquivos Introdução: É fato que a Internet está mais rápida com a popularização da banda larga, mas os compactadores de arquivos ainda apresentam muita utilidade

Leia mais

Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema

Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema Execom!ERP, de maneira sucinta. Para maiores informações entrar em contato através das seguintes maneiras: Skype

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

Usando áudio no Flash

Usando áudio no Flash Usando áudio no Flash Por que usar som? O diferencial de um trabalho na web, muitas vezes pode estar relacionada à diversidade de elementos mul?mídia que o site ou a aplicação pode apresentar. O Flash

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Como gerar arquivos para Sphinx Operador

Como gerar arquivos para Sphinx Operador Como gerar arquivos para Sphinx Operador Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Visões O Sphinx Operador é um sistema específico para digitação de respostas e visualização de resultados

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas SISTEMAS DE ARQUIVOS FAT E FAT32 José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução Muitos usuários

Leia mais

Portas Lógicas Básicas: Parte 2 Simulação Lógica

Portas Lógicas Básicas: Parte 2 Simulação Lógica Laboratório 1 - continuação Portas Lógicas Básicas: Parte 2 Simulação Lógica 5. Introdução à Simulação Lógica Neste laboratório, você tomará contato com a ferramenta de projeto digital Max+Plus II, da

Leia mais

Exportar vídeo no Adobe Premiere com o Codec H.264/AAC

Exportar vídeo no Adobe Premiere com o Codec H.264/AAC Exportar vídeo no Adobe Premiere com o Codec H.264/AAC Este tutorial tem como objetivo explicar ao nosso cliente de Streaming de Vídeo Ondemand ou AutoVJ, como exportar através do Adobe Premiere seu vídeo

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Exercício 8 Busca de Músicas

Exercício 8 Busca de Músicas Exercício 8 Busca de Músicas Diversos softwares têm sido projetados para realizar a busca de músicas a partir de um trecho de áudio. Por exemplo, atualmente há ferramentas para celulares ou Web em que

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Universidade de São Paulo MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Centro de Informática de São Carlos 2013 Versão 2.2 Última atualização: 07/05/2013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor Vice-Reitor

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Visualização de um vídeo = movimento sequencial de um conjunto de imagens (fotogramas ou frames)

Visualização de um vídeo = movimento sequencial de um conjunto de imagens (fotogramas ou frames) 6.2. Compressão 6.3. Software Visualização de um vídeo = movimento sequencial de um conjunto de imagens (fotogramas ou frames) FRAME RATE = nº de frames por segundo (fps) Os valores mais utilizados pelas

Leia mais