A Leitz Ferramentas para Madeira Ltda. Agradece a presença de todos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Leitz Ferramentas para Madeira Ltda. Agradece a presença de todos"

Transcrição

1 A Leitz Ferramentas para Madeira Ltda. Agradece a presença de todos

2 Ao longo dos 134 anos o nome Leitz veio a ser uma síntese no mundo inteiro para produtos de ponta e de serviços ao cliente da indústria de ferramentas. Em 1876 Albert Leitz fundou em Oberkochen no sul da Alemanha, uma oficina para puas manuais e ferros de plaina. Após a virada do século a empresa já podia oferecer ao cliente um largo espectro de ferramentas de máquinas para a transformação de madeira. Muito cedo a Leitz iniciou a exportação de seus produtos. Com o surgimento de placas de aglomerado de madeira e de fibra, de material composto de madeira e de plástico, na segunda metade do século 20, a Leitz ampliou consideravelmente o seu programa de produção. Foram adotados novos materiais de corte como o metal duro, e mais tarde o diamante. A Leitz fundou filiais de produção, vendas e serviços em todo o mundo para estar sempre ao lado do cliente.

3 Leitz Association Leitz Group LMT Group 35 Paises

4 Leitz Group. WIGO: Ferramentas de Precisão para Plásticos e material de Isolação. WITOX: Ferramentas para Madeira e Plástico. H.O Schumacher: Serras Circulares e Facas Planas para Madeira e Plástico. KWO: Ferramentas de Precisão de Corte e Furação. ITP: Companhia Logística de distribuição de Ferramentas LMT Group. FETTE: Ferramentas giratórias High-speed. FETTE COMPACTING: Maquinas para compactação (industria Farmacêutica e Metalúrgica) BOHLERIT: Produtos de Carbeto de Tungstênio Sinterizado. KIENINGER: Ferramentas de HW, PKD e CBN. ONSRUD CUTTER: Ferramentas High-speed para Madeira, Plásticos, Materiais Compostos e Metais não ferrosos. BILZ: Soluções para fixação de ferramentas. BELIN.Y: Ferramentas em HW, PKD e CBN.

5 Exclusividades Leitz Consulta On Line (Eur) TOOL CONTROL Ferramentas Inteligentes LEXICON

6 Exclusividades Leitz - TIM

7

8 Nós Moldamos o Futuro Leitz Association Representada em mais de 96 paises São 33 Fabricas espalhadas pelo mundo e mais de 270 postos de Serviço. Em torno de 7000 funcionários Vendas anuais em cerca de $ ,

9 Introdução sobre Materiais de Corte Devido a necessidade do aumento de produção no setor madeireiro, ao longo de décadas vem-se desenvolvendo cada vez mais os materiais para ferramentas de corte, visando Maior Qualidade, Menor custo, Maior rentabilidade, Maior produtividade e facilidade de operação (set up rápido, simplicidade de prémontagem, resistência, etc.) Neste campo, encontramos vários tipos de material para fabricação de ferramentas cortantes para Madeira, como: HSS = Aço Rápido, atualmente utilizado em algumas ferramentas para Madeira Macia com partes duras, como PINUS por exemplo.(f.w Taylor em 1900) HW = Metal Duro, neste existem varias escalas de dureza para o determinado tipo de Madeira a ser trabalhada (K01, K10, K20, K30, K40) onde a medida que a escala aumenta, diminui a sua dureza.(krupp em 1927). HWF e HW UF= Metal Duro Micro grão e Ultra fino, recentemente desenvolvido, chegando a durezas próximas ao Diamante sintético. PCD = Diamante Policristalino (Sintético) = Utilizado atualmente para ferramentas de trabalho contínuo, principalmente em LDF, MDF e HDF MCD = Diamante Monocristalino = Utilizado em MDF e HDF em Metais não ferrosos principalmente o Alumínio.

10 Geometria Angular de Corte x Material de Corte Fios agudos dão superfícies de alta qualidade. Materiais de corte resistentes ao desgaste proporcionam grande duração. A adequada seleção de materiais de corte e uma boa afiação, garantem a alta rentabilidade das Ferramentas e baixo custo de manutenção. Dútil ( maior dureza e resistência à abrasão Tenacidade (resistência à flexão) MKD PKD HW HW-F ST HS = = = = = leitz

11 Principais Evoluções Novos Materiais de corte HW Normal HW Micro Grão HW Ultra Fino PCD ou PKD MCD ou MKD

12 Metal Duro Micro Grão: Principais Evoluções Novos Materiais de corte Com o aumento de demanda por ferramentas com sua durabilidade maior, desenvolveu-se o HW F ou Micro Grão, que devido a sua estrutura mais densa e compacta, atinge níveis superiores de rendimento relativo ao HW anterior. (Já está em desenvolvimento o HW Ultra fino, que estreita a distancia entre o HW-F do PCD) Diamante Sintético Monocristalino (MKD ou MCD): Após o surgimento do PCD (Policristaline Diamond), para a usinagem contínua de materiais homogêneos em larga escala e velocidade, a indústria viu-se satisfeita com seu potencial, porém ao passar dos anos, novos tipos de combinações na fabricação dos materiais (Ex: Chapas de 50% Pinus + 50% Eucalipto, ou 100% Eucalipto) onde foi necessário a busca por novas tecnologias de corte, a exemplo o MKD ou MCD, que já vem sendo utilizado em larga escala na Europa, principalmente na industria de Piso Laminado. Seu método de Afiação é a lapidação, diferente do PCD que é geralmente afiado através de Eletro Erosão, apesar de já existir maquinas a rebolos abrasivos para PCD.

13 Micrografia de PCD

14 Aresta de corte de diamante após uso

15 Situação critica para o PCD Excesso de sujeira

16 Utilizações de Ferramentas DIAMANTE Dente Afiado Dente após 2 horas A principal causa do desgaste de uma fresa em Diamante na produção de pisos laminados, é devido ao Overlay, uma camada protetora a abrasão composta por fibras (Papel) e AL ² O (Óxido de ³ Alumínio) onde este por seu alto poder de abrasão, faz BURACOS na área atingida, como mostram as fotos ao lado.

17 Seqüência de Usinagem de Piso Laminado

18 Processo de Usinagem de Piso Laminado Sistema CLICK

19 Principais Vantagens do PCD Alta produtividade, é de 6 a 15 vezes mais resistente ao desgaste do que uma ferramenta em HM; Baixo nível de set-up na produção; Alto nível de precisão no corte, chegando a escala de 0,01mm de correção; Não prejudica o conjunto Eixo/Motor, por trabalhar em regime de balanceamento na escala G2,5 a 6000rpm ou mais e elimina folga entre Eixo/Ferramenta através das buchas Hidro; Desenvolvido para madeiras reconstituídas e Alumínio (Aglomerado / LDF / MDF / HDF / Alumínio)

20 Melhoria Contínua Uma inovação no setor de ferramentas DIAMANTE são as ferramentas com DFC (Dust Flow Control) Controle de Fluxo de Cavacos, que nada mais é do que um canal de saída de cavacos controlada a fim de evitar o desgaste prematuro do corpo da ferramenta. Sistema DFC Leitz

21 Principais Evoluções Sistema Hidráulico Fechado de fixação Motor Bucha Hydro Fresa DIA

22 Principais Evoluções Sistema Hidráulico Aberto de fixação Liberação da Graxa A Bucha é montada na ferramenta antes da sua usinagem, de modo que ofereça a máxima precisão em trabalho. É acionada através da colocação de graxa por uma engraxadeira e para sua abertura é liberada a graxa por uma abertura. Acionamento (colocando Graxa)

23 Principais Evoluções Sistema Térmico de Fixação Trata-se de um sistema de aquecimento por indução controlada da bucha de fixação da ferramenta na maquina (CNC). A bucha é aquecida a determinada temperatura e a ferramenta é colocada em seu interior (Automaticamente). Após a colocação a maquina aciona o sistema de refrigeração para uma rapida contração da bucha. Sua precisão entre Eixo e Furo é 0,00mm Este sistema esta disponível também para a Metal Mecânica.

24 Capítulo Especial Serras Circulares em HW e PKD

25 Dados Importantes de uma Serra Circular * Diâmetro Serra; * Nº de Dentes; * Qualidade da pastilha ( HW / DIA); * Diâmetro da Flange; * Espessura de Corte; * Espessura da Chapa; * Tipo de Afiação; * Diâmetro do furo ( Rasgo de chaveta); * Furação Suplementar; * Rotação; * Avanço da Peça; * Sentido de Giro; * Altura de Corte; * Material a ser Trabalhado; * Máquina; * Sentido de Corte ( Topo / Longitudinal);

26 Tipos de Afiação Dente reto -corte bruto/desdobrar ou seccionar Unilateral - usado c/ riscador ou p/ coladeira de borda Unilateral c/ chanfro usado no destopo de fitas de borda Dente trapezoidal Painel laminado nas duas faces Cônico como incisor p/ não lascar o revest. da chapa. Pode ser neg Ponteagudo - ideal p/ corte de chapas c/ ou s/ revest., pacotes ou não Dente côncavo corte universal de fino acabamento Acabamento fino excelente p/ cortes de chapas c/ ou s/ revestimento Dente alternado corte de fino acabamento Dente alternado chanfrado corte de acrílico Dente reto trapezoidal corte bom,em pacotes (chapas s/ ou c/ revest.) Reto/Pontiagudo corte de chapas c/ ou s/ revestimento, em pacotes ou não, para maior acabamento, porém difícil de afiar. Pontiagudo/Côncavo painéis folhados e laminados nas duas faces. Trapezoidal/Côncavo cortes de chapas c/ ou s/ revestimento, para maior acabamento, porém difícil de afiar. Cônico/Alternado incisor para não lascar o revestimento da chapa, também pode ser negativo. Reto Chanfrado corte em pacotes (chapas s/ ou c/ revest.)

27 Fatores importantes Com a diversificação dos materiais, fez-se necessário o desenvolvimento de ferramentas especificas para cada tipo de trabalho e material. Atualmente há uma vasta gama de tipos de serras circulares, suprindo todos os campos de uso dentro da industria moveleira e madeireira, a fim de proporcionar um alto rendimento e uma boa qualidade aos materiais trabalhados. Alguns fatores são primordiais na escolha destas ferramentas e sua utilização também deve estar de acordo com as normas estabelecidas. Citaremos alguns pontos que devem ser observados quando da utilização das serras, visando manter suas características e o maior aproveitamento.

28 Fatores importantes Diâmetro (Ø) da Flange: Para que a serra circular trabalhe corretamente, devemos sempre observar o Ø da Flange, que não deve ser inferior a ¹/ ³ do diâmetro da serra. Exemplo: Se a serra tem um Ø de 250 mm, seu flange não deve ser de Ø menor do que 80 mm, observa-se qual a espessura do material a ser cortado A principal conseqüência de uma flange menor do que o recomendado, é a vibração e torção do disco da serra, causando um mal acabamento no material e as vezes inutilizando a serra.

29 Fatores importantes * A serra, sempre deve ultrapassar o material a ser cortado entre 10-15mm ou no mínimo a altura da pastilha, para garantir durabilidade e bom acabamento. Pressão de corte Mesa Pelo ângulo de ataque positivo, o material fica pressionado contra a mesa.

30 Fatores importantes * Quando a serra é NEGATIVA (ângulo de ataque negativo em relação ao eixo radial da serra), também deve-se respeitar uma altura mínima. Mesa Pelo ângulo de ataque negativo, o material fica pressionado contra a mesa. Pressão de corte

31 Fatores importantes Outro ponto importantíssimo a ser observado, tem como foco o conjunto Serras e Riscadores, onde este ultimo tem apenas a finalidade de fazer o canal onde a serra percorrerá cortando o material. Sua afiação lateral em ângulo, faz um canal cônico, que permite que a serra trabalhe somente na camada interna do material, não afetando o acabamento das arestas do material. A profundidade máxima de trabalho de um riscador, deve estar entre A profundidade máxima de trabalho de um riscador, deve estar entre 0,2 a 1,0 mm no máximo, variando de marca e ângulo de cone.

32 Serras Múltiplas Estabilizador interno Estabilizador externo

33 Serras Múltiplas Desdobrar a madeira seca ou úmida, significa dividir a madeira em várias partes, no sentido longitudinal e transversal. As máquinas podem utilizar somente uma serra por vez (serra circular de mesa) como várias serras em um mesmo eixo, separadas por anéis, podendo a máquina ser composta de um eixo superior ou inferior como também ambos. Essas serras são geralmente empregadas em moldureiras, máquinas com serras múltiplas, no corte de costaneiras e destopadeiras. Retorna

34 Serras Múltiplas Sistema para corte de lamelas (Piso) Conjunto de Serras acopladas a uma bucha, com espessuras de corte de 1,8mm (Melhor aproveitamento da madeira)

35 Brocas em HW Brocas Não Passantes HW Brocas Passantes HW Brocas para ferragens HW Brocas para ferragens HW Brocas Passantes maciças HW

36 Heliplan Faca Wepla Aplicação Para superfícies pré-planas e superfícies planas de 4 lados, recomendados para o eixo horizontal inferior da primeira face e os eixos laterais. Máquina Plaina mecânica 4 faces e moldureiras. Materiais Madeira mole e dura. Benefícios Mínimo de lascas. Redução de ruído (até 10 db(a)). Mesma distribuição da pressão de corte e redução na pressão da alimentação. Facas montadas na periferia

37 Heliplan e Variplan em Trabalho (Filmagem com câmera ultra rápida)

38 Cabeçote Ranhurado para facas Perfiladas Para fazer perfis em máquinas moldureiras. Facas em aço rápido (HS) e metal duro (HW). Aplicação Para fresar perfis. Máquina Moldureiras. Materiais Madeiras moles e duras, materiais aglomerados e de fibras. Benefícios Diâmetro constante por lâminas reajustáveis ranhuradas de alta precisão. Alta precisão de concentricidade, trabalho tranqüilo por centragem sem folga devido as ranhuras. Facas reajustáveis com 4 ranhuras de regulagem para adaptação do diâmetro durante a afiação.

39 Fresa Superior Helicoidal HW e PKD (Router) Aplicação Para pré-fresar com alto rendimento de trituração e qualidade de desbaste. Máquina Tupia Superior com ou sem CNC (Centro de Usinagem) Materiais Chapas de aglomerado e MDF (ou materiais de fibras), revestidos de papel com menos de 50g/m2 u.

40 Usinagem CNC

41 Usinagem Postforming

42 Usinagem Postforming

43 A Leitz Ferramentas para Madeira agradece a atenção de todos. Fabio Valério dos Santos

Materiais de Corte Segmento Madeireiro

Materiais de Corte Segmento Madeireiro Materiais de Corte Segmento Madeireiro Devido a necessidade do aumento de produção no setor madeireiro, ao longo de décadas vem-se desenvolvendo cada vez mais os materiais para ferramentas de corte, visando

Leia mais

Ferramentas Leitz Brasil

Ferramentas Leitz Brasil Ferramentas Leitz Brasil Leitz Association Representada em mais de 100 paises São 25 Fabricas espalhadas pelo mundo e mais de 300 postos de Serviço. Em torno de 7000 funcionários Vendas anuais em cerca

Leia mais

MATERIAL EMPREGADO NA CONFECÇÃO DE FERRAMENTAS DE CORTE

MATERIAL EMPREGADO NA CONFECÇÃO DE FERRAMENTAS DE CORTE MATERIAL EMPREGADO NA CONFECÇÃO DE FERRAMENTAS DE CORTE 1 GRUPOS DE FERRAMENTAS 1. MACIÇAS OU CALÇADAS, EM AÇO 2. A PARTIR DO ESTELITE 3. CALÇADAS OU COM FIXAÇÃO POR PARAFUSO DE SUJEIÇÃO, FEITAS COM METAL

Leia mais

Linha Metal Duro. O que faz com que as brocas Wirutex tenham um corte especial? É metal duro (microgrão), logicamente!

Linha Metal Duro. O que faz com que as brocas Wirutex tenham um corte especial? É metal duro (microgrão), logicamente! Linha Metal Duro O que faz com que as brocas Wirutex tenham um corte especial? É metal duro (microgrão), logicamente! A Wirutex utiliza a melhor matéria-prima de metal duro (microgrão) para produzir as

Leia mais

MESTRE MARCENEIRO. GEOMETRIA DE CORTE Introdução

MESTRE MARCENEIRO. GEOMETRIA DE CORTE Introdução Introdução A geometria de corte das ferramentas é um quesito de grande relevância na produção moveleira, pois ela determina e indica as melhores opções de produção, influenciando assim a segurança, a qualidade

Leia mais

Torno Mecânico. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Torno Mecânico. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Torno Mecânico Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. EVOLUÇÃO DOS TORNOS O PRINCIPIO TORNO TIPOS DE TORNOS PARTES FUNDAMENTAIS DO TORNO HORIZONTAL ACESSÓRIOS SISTEMA DE FIXAÇÃO DA FERRAMENTA DE CORTE ANÉIS GRADUADOS

Leia mais

FEPI. Fresamento. Surgiu em , Page 1 Tecnologia Mecânica II

FEPI. Fresamento. Surgiu em , Page 1 Tecnologia Mecânica II Fresamento A Fresagem ou o Fresamento é um processo de usinagem mecânica, feito através de uma máquina chamada FRESADORA e ferramentas especiais chamadas de FRESAS. Surgiu em 1918 28.09.2009, Page 1 Fresadora

Leia mais

Serras circulares. A forma dos dentes, bem como os ângulos de corte, variam com o tipo de operação e com a natureza do material que vai ser serrado.

Serras circulares. A forma dos dentes, bem como os ângulos de corte, variam com o tipo de operação e com a natureza do material que vai ser serrado. Serras circulares Serras circulares são discos dentados que trabalham em máquinas muito solicitadas em marcenarias, carpintarias e serrarias. Estas serras efetuam cortes longitudinais, paralelos, transversais

Leia mais

SOLUÇÕES EM ABRASIVOS E ACESSÓRIOS PARA O MERCADO MADEIREIRO

SOLUÇÕES EM ABRASIVOS E ACESSÓRIOS PARA O MERCADO MADEIREIRO SOLUÇÕES EM ABRASIVOS E ACESSÓRIOS PARA O MERCADO MADEIREIRO 2016 Introdução Como líder mundial em abrasivos, a Norton oferece uma completa linha de soluções técnicas através de sua história fabricando

Leia mais

Linha Metal Duro O que faz com que as brocas Wirutex tenham um corte especial? É metal duro (microgrão), logicamente!

Linha Metal Duro O que faz com que as brocas Wirutex tenham um corte especial? É metal duro (microgrão), logicamente! inha Metal Duro O que faz com que as brocas irutex tenham um corte especial? É metal duro (microgrão), logicamente! A irutex utiliza a melhor matéria-prima de metal duro (microgrão) para produzir as melhores

Leia mais

Máquinas para trabalhar a madeira. Guia da Qualidade. Qualidade das ferramentas

Máquinas para trabalhar a madeira. Guia da Qualidade. Qualidade das ferramentas Máquinas para trabalhar a madeira Guia da Qualidade Qualidade das ferramentas 2 GIA DA QUALIDADE Qualidade das ferramentas O tempo em que todas as ferramentas se pareciam ficou no passado. Hoje, há uma

Leia mais

AULA 28 PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS

AULA 28 PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS AULA 28 PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS 215 28. PROCESSO DE FRESAMENTO: FRESAS 28.1. Introdução As fresas são ferramentas rotativas providas de múltiplas arestas de corte dispostos simetricamente ao redor

Leia mais

Capa. Catálogo Técnico

Capa. Catálogo Técnico Capa Catálogo Técnico w w w. f r a n z o i. c o m. b r Franzoi, a empresa que nasceu com visão na tecnologia, sendo desde seu início a pioneira em novos produtos e processos, voltada a buscar as melhores

Leia mais

KAPEX KS 120. Serrar Traçadeira de chanfros KAPEX KS 120. Classe extra até ao pormenor. A mais alta precisão para o corte perfeito.

KAPEX KS 120. Serrar Traçadeira de chanfros KAPEX KS 120. Classe extra até ao pormenor. A mais alta precisão para o corte perfeito. Traçadeira de chanfros KAPEX KS 120 01 KAPEX KS 120 Classe extra até ao pormenor. de duas colunas apoiada em dois rolamentos de esferas para uma precisão única laser de linha dupla para uma marcação exata

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 2. Professor Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 2. Professor Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 2 Professor Alessandro Roger Rodrigues Tipos de Corte no Fresamento (a) Fresamento Tangencial (b) Fresamento Frontal Penetração de trabalho Profundidade de

Leia mais

FRESADORA. Equipe: Bruno, Desyrêe, Guilherme, Luana

FRESADORA. Equipe: Bruno, Desyrêe, Guilherme, Luana FRESADORA Equipe: Bruno, Desyrêe, Guilherme, Luana O que é: Máquina que possui movimento de rotação e que permite movimentar a peça em 3 ou mais eixos. (lineares ou giratórios). Máquina para execução facilitada

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM FERRAMENTAS DE USINAGEM Sandvik Desbaste de Aços Pastilhas Positivas T-MAX U Superfícies na Peça Superfície Transitória Superfície a Usinar

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica

Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica Lista de Exercícios Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica Disciplina SEM0534: Processos de Fabricação Mecânica 1 o semestre de 2010 Prof. Associado Renato Goulart Jasinevicius

Leia mais

MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE.

MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE. MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE. Mais furos por hora ou mais furos por broca? Com os produtos Lenox-Twill você tem a melhor solução, não importa a necessidade. Sejam produtos para aplicação específica

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Processos Mecânicos de Fabricação Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais DEPS Departamento de Engenharia

Leia mais

Tipos de movimento da mesa: discordante: sentido de rotação oposto ao movimento de avanço concordante: mesmo sentido de rotação e avanço

Tipos de movimento da mesa: discordante: sentido de rotação oposto ao movimento de avanço concordante: mesmo sentido de rotação e avanço FRESAGEM (Abr 2007) 1. Introdução Usinagem realizada com ferramenta multicortante, chamada fresa, em máquina fresadora. Alta produtividade. Ferramenta possui movimento de rotação (corte) e peça (fixada

Leia mais

Quebra-Cavacos F30 F50 SN-29. Geometria A11. Robusta. Vivo. Aumento da espessura do chanfro (arestas de corte estáveis)

Quebra-Cavacos F30 F50 SN-29. Geometria A11. Robusta. Vivo. Aumento da espessura do chanfro (arestas de corte estáveis) Quebra-Cavacos A Fina Geometria Média Robusta 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Vivo Aumento da espessura do chanfro (arestas de corte estáveis) FN F30 F50 SN-29 SN Diminuição do ângulo de ataque (ação

Leia mais

ÍNDICE. Square 6 Double Octomill Turbo 10 Fresas de Disco R Quattromill

ÍNDICE. Square 6 Double Octomill Turbo 10 Fresas de Disco R Quattromill SECO MILLING ÍNDICE Square 6 Double Octomill Turbo 10 Fresas de Disco 335.25 R220.88 Quattromill 2 3 4 5 6 7 SQUARE 6 TM PRODUTIVIDADE E ECONOMIA. A fresa Square 6 é uma solução confiável e econômica para

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 5 Processo de Torneamento. Professor: Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 5 Processo de Torneamento. Professor: Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 5 Processo de Torneamento Professor: Alessandro Roger Rodrigues Processo: Torneamento Definições: Torneamento é o processo de usinagem para superfícies cilindricas

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009 Questão 1 Conhecimentos Específicos - Fabricação Sobre a montagem de engrenagens para abertura de roscas em um torno, é correto afirmar: Deve-se garantir que a folga entre os dentes das engrenagens seja

Leia mais

Usinagem I Parte I Aula 5 Serramento, Brochamento e ReHficação. Prof. Anna Carla - MECÂNICA - UFRJ

Usinagem I Parte I Aula 5 Serramento, Brochamento e ReHficação. Prof. Anna Carla - MECÂNICA - UFRJ Usinagem I 2016.1 Parte I Aula 5 Serramento, Brochamento e ReHficação Serramento (Sawing) As vezes referenciadas como operações de corte, e não de corte por usinagem. Como ocorre a rehrada de cavaco, consideramos

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA DEFINIÇÃO: TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA AVANÇO DE NAS MÁQUINAS - FERRAMENTAS É a distância correspondente ao deslocamento que faz a ferramenta ou a peça em cada rotação (figs. 1 e 2) ou em cada golpe (fig.3).

Leia mais

ÍNDICE GERAL 1. SERRAS CIRCULARES HSS 1.1. CARACTERÍSTICAS DAS LÂMINAS E APLICAÇÃO 1.2. DURABILIDADE E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS REVESTIMENTOS

ÍNDICE GERAL 1. SERRAS CIRCULARES HSS 1.1. CARACTERÍSTICAS DAS LÂMINAS E APLICAÇÃO 1.2. DURABILIDADE E CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS REVESTIMENTOS A Sul Corte foi fundada em 21 de setembro de 1994 e é detentora de uma grande tradição no mercado metal mecânico. É especializada na fabricação de Serras Circulares em Aço Rápido HSS e Serras Circulares

Leia mais

Acesse:

Acesse: Vou, corto e volto Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Você já pensou se tivesse que limar manualmente uma carcaça de um motor de navio? Provavelmente você começaria a tarefa e seus netos a terminariam,

Leia mais

Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros:

Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros: Parâmetros de corte Parâmetros de corte são grandezas numéricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da peça, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado

Leia mais

USINAGEM USINAGEM. Prof. M.Sc.: Anael Krelling

USINAGEM USINAGEM. Prof. M.Sc.: Anael Krelling USINAGEM Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 No processo de Usinagem uma quantidade de material é removido com auxílio de uma ferramenta de corte produzindo o cavaco, obtendo-se assim uma peça com formas e dimensões

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 6. Professor Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 6. Professor Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 6 Professor Alessandro Roger Rodrigues Tipos de Corte no Fresamento (a) Fresamento Tangencial (b) Fresamento Frontal Penetração de trabalho Profundidade de

Leia mais

Discos de corte para máquinas estacionárias

Discos de corte para máquinas estacionárias 207 Discos de corte e desbaste Discos de corte para máquinas estacionárias Índice, processos de corte Os discos de corte para utilização estacionária fazem parte da linha de alto rendimento SG-ELASIC da

Leia mais

3M 991UZ Dados Técnicos Setembro/2000

3M 991UZ Dados Técnicos Setembro/2000 3 3M 991UZ Dados Técnicos Setembro/2000 Descrição do Produto: Substitui: Fevereiro/00 Novo produto feito com toda a tecnologia 3M Purple utilizada em produtos PREMIUM e com a qualidade e alta performance

Leia mais

SERRAS CIRCULARES PASTILHADAS

SERRAS CIRCULARES PASTILHADAS 62.510 PARA CORTES TRANSVERSAIS EM, MADEIRAS MACIAS, DURAS OU EXÓTICAS PARA CORTES DE PAINEIS DE AGLOMERADO REVESTIDO EM AMBAS AS FACES PARA CORTES LONGITUDINAIS EM MADEIRAS MACIAS, DURAS OU EXÓTICAS PARA

Leia mais

SERRAS CIRCULARES PASTILHADAS CÓDIGO

SERRAS CIRCULARES PASTILHADAS CÓDIGO FOLHA Nº FOLHA Nº 62.045 SERRAS PARA CORTE TRANSVERSAL DE MADEIRA, AGLOMERADOS, COMPENSADOS, PLÁSTICOS E LAMINADOS 5 BA 10N SERRAS PARA CORTE TRANSVERSAL DE MADEIRA, AGLOMERADOS, COMPENSADOS, PLÁSTICOS

Leia mais

EDIÇÃO 6 ANO Linha Metal Duro SERRAS, FRESAS E BROCAS PARA MADEIRA E DERIVADOS

EDIÇÃO 6 ANO Linha Metal Duro SERRAS, FRESAS E BROCAS PARA MADEIRA E DERIVADOS EDIÇÃO 6 ANO 2013 Serras, Fresas e Brocas. Linha Metal Duro SERRAS, FRESAS E BROCAS PARA MADEIRA E DERIVADOS Serras, Fresas e Brocas. Diamante (PCD) e Metal Duro Empresa de origem italiana, dedicada à

Leia mais

Catálogo de produtos 2013 / 2014

Catálogo de produtos 2013 / 2014 Catálogo de produtos 2013 / 2014 ÓLEO DE CORTE PARA METAIS Somos uma empresa especializada em suprimentos para a indústria Metal/Mecânica Brasileira. As melhores marcas, produtos com tecnologia de ponta,

Leia mais

USO DE LÂMINAS METAL DURO

USO DE LÂMINAS METAL DURO USO DE LÂMINAS METAL DURO (Widia- marca Alemã que desenvolveu o metal) Como funciona o processo de fabricação. Dicas de utilização e conceitos para prorrogar a vida útil de sua ferramenta. INTRODUÇÃO -

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio TDUA2 Aula 3 Prof. Carlos Fernando Fresadoras. Tipos de Fresamento. Fresas, Tipos de Fresas. Fresadora A fresadora

Leia mais

A NOVA GERAÇÃO MINIMASTER

A NOVA GERAÇÃO MINIMASTER A NOVA GERAÇÃO MINIMASTER O SUCESSO CONTINUA A Seco continua o sucesso da Minimaster através do lançamento da nova geração. Mais uma vez mostrando o futuro direcionamento das fresas de topo com pontas

Leia mais

Processos de Usinagem

Processos de Usinagem Processos de Usinagem Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE Curso: Disciplina: Aula 4 Processos de Fabricação Existem um número maior de processos de fabricação, destacando-se os seguintes: 1) Processos de fundição

Leia mais

Intelligent Drivesystems, Worldwide Services NORD GRIPMAXX TM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR BUCHA SEM CHAVETA

Intelligent Drivesystems, Worldwide Services NORD GRIPMAXX TM SISTEMA DE FIXAÇÃO POR BUCHA SEM CHAVETA Intelligent Drivesystems, Worldwide Services NORD GRIPMAXX TM BR PT SISTEMA DE FIXAÇÃO POR BUCHA SEM CHAVETA Fixação por Buchas NORD GRIPMAXX Sistema de Fixação por Buchas sem Chaveta Visão Geral do Conceito

Leia mais

Acesse:

Acesse: Uma questão de exatidão Como você viu na Aula 30, o furo executado com a broca geralmente não é perfeito a ponto de permitir ajustes de exatidão, com rigorosa qualidade de usinagem. Isso pode ser um problema,

Leia mais

Serras Tico Tico. Serras Tico Tico Encaixe Bosch. 145 Serras Tico Tico Encaixe Universal. 146 Serras Tico Tico Encaixe Makita

Serras Tico Tico. Serras Tico Tico Encaixe Bosch. 145 Serras Tico Tico Encaixe Universal. 146 Serras Tico Tico Encaixe Makita Encaixe Bosch 5 7 Toda a tradição e tecnologia que tornaram as Circulares IRWIN confiáveis no mundo todo, agora podem ser encontradas nas IRWIN, que garantem um alto rendimento para um trabalho de alto

Leia mais

Grandes Desafios, Excelentes Soluções!

Grandes Desafios, Excelentes Soluções! Grandes Desafios, Excelentes Soluções! NOVOS MATERIAIS, NOVAS TECNOLOGIAS DE CORTE Inovação 1978 2017 Qualidade Internacionalização CERTIFICAÇÃO Certificação da Qualidade: ISO 9001 (1993) Padrões elevados

Leia mais

Parte 4 Operação de Serramento

Parte 4 Operação de Serramento Parte 4 Operação de Serramento revisão 6 139 4.1 Introdução Parte 4 Operação de serramento O corte de metais e outros materiais é uma das operações mais largamente aplicadas, sendo na maioria das vezes

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO 1 PRÁTICA DE OFICINA - AULA 01-2015-1 OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas

Leia mais

A Altendorf WA 6: pequena, potente, extraordinária.

A Altendorf WA 6: pequena, potente, extraordinária. A Altendorf WA 6: pequena, potente, extraordinária. WA 6 em modelo não CE, mostrada com um carro de plataforma dupla de 2600 mm É pequena, mas é uma Altendorf. WA 6 em modelo CE, mostrada com um carro

Leia mais

UNI. Vista geral dos símbolos DIN DIN DIN UTL 3000 DIN DIN DIN TURBO. Broca de centralização 60º - Forma A e R

UNI. Vista geral dos símbolos DIN DIN DIN UTL 3000 DIN DIN DIN TURBO. Broca de centralização 60º - Forma A e R Brocas helicoidais Vista geral dos símbolos Ângulo helicoidal: 25-30º Perfil com ranhura: normal úcleo: normal Ângulo: 118º DI 333 Broca de centralização 60º - Forma A e R TL 3000 UTL 3000 Ângulo helicoidal:

Leia mais

TORNEAMENTO. As Melhores Marcas. As Melhores Ferramentas. Fixação e Mandrilamento. Furação e Alargamento. Pastilhas e Cilindros.

TORNEAMENTO. As Melhores Marcas. As Melhores Ferramentas. Fixação e Mandrilamento. Furação e Alargamento. Pastilhas e Cilindros. R TORNEAMENTO Torneamento Corte e Canal Rosqueamento Pastilhas e Cilindros Rotativas MD Fresamento Furação e Alargamento Fixação e Mandrilamento As Melhores Marcas. As Melhores Ferramentas Pastilhas e

Leia mais

6 - FRESAMENTO. 6.1 Introdução

6 - FRESAMENTO. 6.1 Introdução 1 6 - FRESAMENTO 6.1 Introdução O processo fresagem pode ser aplicado aos mais diversos materiais, para realizar peças com superfícies planas ou curvas, com entalhes, com ranhuras, com sistemas de dentes,

Leia mais

BROCA PARA APLICAÇÃO UNIVERSAL DE ALTA PERFORMANCE MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE.

BROCA PARA APLICAÇÃO UNIVERSAL DE ALTA PERFORMANCE MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE. BROCA PARA APLICAÇÃO UNIVERSAL DE ALTA PERFORMANCE MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE. BROCAS ALTA DURABILIDADE E DESEMPENHO ESTÁVEL EM UMA AMPLA GAMA DE MATERIAIS. Conheça suas características: TRATAMENTO

Leia mais

odução / Intr ação Fur

odução / Intr ação Fur Furação / Introdução Conteúdo D2 Introdução MaxiDrill Classic Sistema de designação D4-D5 WC.. XO.. D34 Quebra cavacos, classes D7-D11 Informação técnica Dados de corte D35-D42 MaxiDrill 900 Visão geral

Leia mais

Super. Line SUPER PREÇO SUPER QUALIDADE SUPER DISPONIBILIDADE. Edição. SuperLine 2016 AMPLIADO

Super. Line SUPER PREÇO SUPER QUALIDADE SUPER DISPONIBILIDADE. Edição. SuperLine 2016 AMPLIADO FURAÇÃO ROSQUEAMENTO/FRESAMENTO DE ROSCA/ LAMINAÇÃO FRESAMENTO ALARGAMENTO PCD Super Line SUPER PREÇO SUPER QUALIDADE SUPER DISPONIBILIDADE ESCAREAMENTO SISTEMA MODULAR DE FIXAÇÃO SERVIÇOS 170 048/1681-V-20

Leia mais

Aula Processos de usinagem de roscas -

Aula Processos de usinagem de roscas - Aula 14 - Processos de usinagem de roscas - Prof. Dr. Eng. Rodrigo Lima Stoeterau Processo de Usinagem de Roscas Processos de Usinagem Rosqueamento Definição: processo de usiangem cujo a função é produzir

Leia mais

Soluções em fresamento

Soluções em fresamento Fresamento Inserto duplo negativo de 4 arestas Nova tecnologia em insertos moldados Soluções em fresamento A tecnologia exclusiva de moldagem KYOCERA reduz o esforço de corte comparável a insertos positivos

Leia mais

AULA 23 PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES

AULA 23 PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES AULA 23 PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES 169 23. PROCESSO DE FURAÇÃO: GENERALIDADES 23.1. Introdução Na indústria metal mecânica há diversas formas de se obter furos em peças. Podem-se destacar os seguintes

Leia mais

QUALIDADE EM ABRASIVOS CATÁLOGO DE PRODUTOS

QUALIDADE EM ABRASIVOS CATÁLOGO DE PRODUTOS QUALIDADE EM ABRASIVOS CATÁLOGO DE PRODUTOS A Disflex Indústria de Abrasivos pertence ao Grupo Alcar Abrasivos e atua desde 1985 no mercado brasileiro, oferecendo soluções em ferramentas e materiais abrasivos,

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Retificação

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Retificação SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Retificação Definição Retificação é o processo aplicado à peça após a execução de todos os outros processos de usinagem. Outros processos abrasivos: a) Brunimento

Leia mais

Corte por serra de fita

Corte por serra de fita Corte por serra de fita Corte por serra de fita Formação do cavaco O processo de formação de cavaco no corte por serra de fita é feito em duas fases: Na primeira fase, o dente comprime e curva as fibras

Leia mais

Parte 4 Operação de Corte

Parte 4 Operação de Corte Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) EME005 Tecnologia de Fabricação IV Parte 4 Operação de Corte Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Prof.

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Aula: Materiais e Vida da Ferramenta Materiais para Ferramenta Propriedades desejadas: Dureza a Quente Resistência ao desgaste Tenacidade Estabilidade química Evolução

Leia mais

Mecanismo de Formação: O cavaco é formado continuamente, devido a ductilidade do material e a alta velocidade de corte;

Mecanismo de Formação: O cavaco é formado continuamente, devido a ductilidade do material e a alta velocidade de corte; ESTUDO DOS CAVACOS Cavaco é o material removido do tarugo (Billet) durante o processo de usinagem, cujo objetivo é obter uma peça com forma e/ou dimensões e/ou acabamento definidas. Exemplo: -lápis é o

Leia mais

Linha de Produtos. » Lâminas para Serra Tico-Tico e Máquinas Elétricas de Bancada. Linha Metal - Dentes Retos

Linha de Produtos. » Lâminas para Serra Tico-Tico e Máquinas Elétricas de Bancada. Linha Metal - Dentes Retos » Lâminas para Serra Tico-Tico e Máquinas Elétricas de Bancada Todas as lâminas são de Cromo Vanádio, temperadas e revenidas em toda sua superfície. O diferencial das serras esta na qualidade em que os

Leia mais

Linha Perform da Walter o novo padrão para lotes pequenos e médios.

Linha Perform da Walter o novo padrão para lotes pequenos e médios. Códigos para pedidos Competência em produtos _COMPETÊNCIA EM USINAGEM Linha Perform da Walter o novo padrão para lotes pequenos e médios. Furação, rosqueamento, fresamento 1 PERFORM, ADVANCE, SUPREME Linhas

Leia mais

Torno Automático CNC de cabeçote móvel. Torno Automático CNC de torneamento curto TNL12 TNL12K

Torno Automático CNC de cabeçote móvel. Torno Automático CNC de torneamento curto TNL12 TNL12K Torno Automático CNC de cabeçote móvel Torno Automático CNC de torneamento curto TNL12 TNL12K TNL12 - Ideal para qualquer tarefa de usinagem O conceito da máquina TNL12 foi adaptado para as necessidades

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - USINAGEM

PRÁTICA DE OFICINA - USINAGEM Pontifícia Universidade Católica PUC/RS Faculdade de Física cadeira eletiva PRÁTICA DE OFICINA - USINAGEM O TORNO HORIZONTAL PRÁTICA DE OFICINA-TURMA 560 Prof. Eng. Nilson Valega Fernandes Aluno: Luiz

Leia mais

Catálogo de Produtos. Tradição e Qualidade. Paula Ramos Abrasivos EIRELI Detentora da marca ICAPER

Catálogo de Produtos. Tradição e Qualidade.  Paula Ramos Abrasivos EIRELI Detentora da marca ICAPER Paula Ramos Abrasivos EIRELI Detentora da marca ICAPER Catálogo de Produtos Tradição e Qualidade Discos de Corte Standard Discos de Corte Reforçados e Super Reforçados Discos de Corte Extrafino Discos

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) Discos Abrasivos.

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) Discos Abrasivos. Rua do Manifesto, 16 - Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 71-3211 www.irwin.com.br Rua do Manifesto, 16 - Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 71-3211 A nova linha de abrasivos IRWIN foi desenvolvida por

Leia mais

Torneamento. Prof. Régis Kovacs Scalice. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville

Torneamento. Prof. Régis Kovacs Scalice. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Torneamento Prof. Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Visão sistêmica de

Leia mais

EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE Teste 2

EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE Teste 2 EM535 USINAGEM DOS MATERIAIS 1 O. SEMESTRE DE 2007 - Teste 2 1. As características desejáveis a um material de ferramenta são: a. resistência ao desgaste, tenacidade, dureza a quente e baixo coeficiente

Leia mais

FECHADURAS PARA MÓVEIS / DOBRADIÇAS ESPECIAIS / TRILHOS TELESCÓPICOS / RODÍZIOS PÉS PARA MÓVEIS / PINOS E GRAMPOS INDUSTRIAIS / PINADORES E

FECHADURAS PARA MÓVEIS / DOBRADIÇAS ESPECIAIS / TRILHOS TELESCÓPICOS / RODÍZIOS PÉS PARA MÓVEIS / PINOS E GRAMPOS INDUSTRIAIS / PINADORES E FECHADURAS PARA MÓVEIS / DOBRADIÇAS ESPECIAIS / TRILHOS TELESCÓPICOS / RODÍZIOS PÉS PARA MÓVEIS / PINOS E GRAMPOS INDUSTRIAIS / PINADORES E GRAMPEADORES SERRAS COPO / PONTEIRAS / ESCAREADORES / BROCAS

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) Brocas para Metal.

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) Brocas para Metal. www.irwin.com.br FURANDO METAL Antes de iniciar a operação, é recomendável demarcar com uma leve puncionada o ponto inicial de furação. Isto evitará que a broca escorregue quando iniciar a rotação. Utilize

Leia mais

FEPI , Page 1 Tecnologia Mecânica II

FEPI , Page 1 Tecnologia Mecânica II 28.09.2009, Page 1 APLAINAMENTO O Aplainamento consiste em obter superfícies planas em posição horizontal, vertical ou inclinada. A ferramenta utilizada tem apenas uma aresta cortante que retira o sobremetal

Leia mais

As melhores ferramentas começam aqui.

As melhores ferramentas começam aqui. O Grupo Task atua há mais de 20 anos na importação e distribuição de metal duro e, desde 1997 especializou-se em cilindros para a indústria de ferramentas rotativas de corte. Oferece produtos de origem

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/ Materiais para Ferramentas

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/ Materiais para Ferramentas MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/06 6. Materiais para Ferramentas F. Jorge Lino Alves 1 Resumo 6. Materiais para ferramentas de corte. Materiais cerâmicos para abrasivos. 2

Leia mais

Retificadora Cilíndrica CA51H

Retificadora Cilíndrica CA51H * Imagem ilustrativa, a máquina pode estar equipada com acessórios opcionais. www.ferdimat.com.br Vendas e Fábrica Rua Benedito Cubas, N 320 Jardim Morumbi, São José dos Campos - SP Tel. (12) 3931-5433

Leia mais

Uma Empresa de Ferramentas Focada em Soluções

Uma Empresa de Ferramentas Focada em Soluções CATÁLOGO DE PRODUTOS 2017 Uma Empresa de Ferramentas Focada em Soluções A Apex Tool Group nasceu como uma joint venture entre a Danaher Corporation e a Cooper Industries, formando uma das maiores indústrias

Leia mais

COLOR CORE MANUAL DO PRODUTO COLOR CORE

COLOR CORE MANUAL DO PRODUTO COLOR CORE COLOR CORE MANUAL DO PRODUTO Este Manual tem como objetivo, fornecer informações de uso e manutenção do COLOR CORE, a todos os especificadores, projetistas, arquitetos, técnicos de instalações e usuários.

Leia mais

Programa de acessórios Bosch 2011/2012

Programa de acessórios Bosch 2011/2012 Programa de acessórios Bosch 2011/2012 Acessórios profissionais. Serras craneanas Back 208 Serras craneanas Vista geral Acessórios Bosch 11/12 Serras craneanas: sempre o melhor especialista Progressor

Leia mais

TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1

TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1 TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM Professor Me. Claudemir Claudino Alves TORNO EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1 1 Calcular a rotação de desbaste e acabamento no torno mecânico para uma peça de aço 1045, com Ø25mm,

Leia mais

Ferramentas Estacionárias 2019

Ferramentas Estacionárias 2019 Ferramentas Estacionárias 2019 FERRAMENTAS ESTACIONÁRIAS Alta performance nos trabalhos manuais As ferramentas estacionárias são indicadas para trabalhos domésticos, artesanatos, carpintarias, marcenarias,

Leia mais

QXD 250 FERRAMENTAS ROTATIVAS DE PCD. Máquina de erosão a disco para usinagem completa de ferramentas de PCD

QXD 250 FERRAMENTAS ROTATIVAS DE PCD. Máquina de erosão a disco para usinagem completa de ferramentas de PCD QXD 250 FERRAMENTAS ROTATIVAS DE PCD Máquina de erosão a disco para usinagem completa de ferramentas de PCD FERRAMENTAS ROTATIVAS DE PCD EROSÃO A DISCO O QUE VOCÊ ESPERA DE SUAS FERRAMENTAS? 30 % A MAIS

Leia mais

Fresas. EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 4. Fresa bailarina (Fly Cutter)

Fresas. EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 4. Fresa bailarina (Fly Cutter) UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento 4 Fresas Aula 4 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Fresas Fresa bailarina (Fly Cutter) Ferramentas rotativas com múltiplos gumes de corte

Leia mais

NOVOS PRODUTOS EQUIPAMENTO DE OFICINA I / ,00 SISTEMA DE MICRO MOTOR GESM 1200 ACABAMENTO DE SUPERFÍCIES

NOVOS PRODUTOS EQUIPAMENTO DE OFICINA I / ,00 SISTEMA DE MICRO MOTOR GESM 1200 ACABAMENTO DE SUPERFÍCIES NOVOS PRODUTOS EQUIPAMENTO DE OFICINA I / 2018 SISTEMA DE MICRO MOTOR GESM 1200 O novo sistema de micro motor GESM 1200 garante elevadas taxas de remoção de material no acabamento de superfícies. ACABAMENTO

Leia mais

MADEIRA & CONSTRUÇÃO. informação técnica

MADEIRA & CONSTRUÇÃO. informação técnica MADEIRA & CONSTRUÇÃO informação técnica 14- INFORMAÇÃO TÉCNICA INFORMAÇÃO TÉCNICA PÁGINA NORMAS DE SEGURANÇA. 14.01 QUALIDEADES DOS MATERIAIS DE CORTE. 14.03 VELOCIDADE DE CORTE 14.05 VELOCIDADE DE AVANÇO.

Leia mais

CORTE AO ACABAMENTO DISCOS DE FIBRA CAR55. Utilizados em operações de desbaste e acabamento de superfícies ferrosas em geral

CORTE AO ACABAMENTO DISCOS DE FIBRA CAR55. Utilizados em operações de desbaste e acabamento de superfícies ferrosas em geral CORTE AO ACABAMENTO DISCOS DE FIBRA CAR Utilizados em operações de desbaste e acabamento de superfícies ferrosas em geral GRÃO 0998 099 099 09799 097994 09799 09799 09799 9868 98680 98684 9868 98686 9868

Leia mais

ABRASIVOS EXPOSITOR PARA LIXAS LIXAS EM FOLHA SUPORTES MANUAIS PARA LIXA TACOS LIXADORES

ABRASIVOS EXPOSITOR PARA LIXAS LIXAS EM FOLHA SUPORTES MANUAIS PARA LIXA TACOS LIXADORES LIXAS EM FOLHA EXPOSITOR PARA LIXAS MASSA - LMV 0057 Indicada para lixamentos em alvenaria (massa corrida) e madeira Oferece alto rendimento na remoção de imperfeições e alinhamento de massa corrida e

Leia mais

Edital IFSC-25/2011 Concurso Público Técnico em Mecânica 23/01/2012 Leia com atenção antes de iniciar a Prova

Edital IFSC-25/2011 Concurso Público Técnico em Mecânica 23/01/2012 Leia com atenção antes de iniciar a Prova Leia com atenção antes de iniciar a Prova A duração da prova será de 2 horas e 30 minutos. O candidato somente poderá ausentar-se da sala após decorridos 30 minutos do início da prova. Todas as respostas

Leia mais

A nova tecnologia de perfuração para uma aplicação rápida e flexível.

A nova tecnologia de perfuração para uma aplicação rápida e flexível. METAL A nova tecnologia de perfuração para uma aplicação rápida e flexível. FEIN KBH 25: o primeiro sistema manual de furação de metal com broca anelar do mundo Com a FEIN KBH 25 entre em uma nova dimensão

Leia mais

Solução? Uma lima na mão!

Solução? Uma lima na mão! Solução? Uma lima na mão! Quando você abre uma lata de sardinhas com um abridor comum, precisa tomar cuidado para não se cortar com os cantos e rebarbas que se formam nesse processo de corte. Qualquer

Leia mais

Acesse:

Acesse: Solução? Uma lima na mão! Quando você abre uma lata de sardinhas com um abridor comum, precisa tomar cuidado para não se cortar com os cantos e rebarbas que se formam nesse processo de corte. Qualquer

Leia mais

AULA 35 QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 AULA 36 PROVA P2

AULA 35 QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 AULA 36 PROVA P2 AULA 35 QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 AULA 36 PROVA P2 273 35. QUESTÕES DE REVISÃO: PARTE 2 PROCESSOS DE USINAGEM 35.1. Processo de Torneamento 1. Identifique as operações básicas desempenhadas por uma

Leia mais

Catálogo de Produtos. Tradição e Qualidade. Paula Ramos Abrasivos EIRELI Detentora do uso da marca ICAPER

Catálogo de Produtos. Tradição e Qualidade.  Paula Ramos Abrasivos EIRELI Detentora do uso da marca ICAPER Paula Ramos Abrasivos EIRELI Detentora do uso da marca ICAPER Catálogo de Produtos Tradição e Qualidade Discos de Corte Standard Discos de Corte Reforçados e Super Reforçados Discos de Corte Extrafino

Leia mais

Guia para encontrar a ferramenta de perfuração ideal

Guia para encontrar a ferramenta de perfuração ideal Furar Back 60 Furar Vista geral Acessórios Bosch 11/12 Guia para encontrar a ferramenta de perfuração ideal As páginas que se seguem servem para apoiar o utilizador na selecção da sua ferramenta de trabalho.

Leia mais

TW102 TW202 TW302 MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE.

TW102 TW202 TW302 MAIS QUE PRODUTOS. PRODUTIVIDADE. TW102 TW202 TW302 SOLUÇÕES PARA ALUMÍNIO E METAIS MALEÁVEIS TW102 DIN 338 (6xD) TW202 DIN 340 (10xD) TW302 DIN 1869/1 (15xD) Alta durabilidade Maior produtividade peças/hora Redução de paradas para reafiação

Leia mais

Brocas Helicoidais em Aço Rápido - ANSI B 94 11M Brocas Helicoidais em Aço Rápido - DIN 338 Conjuntos de Brocas para Metal Brocas Helicoidais em Aço

Brocas Helicoidais em Aço Rápido - ANSI B 94 11M Brocas Helicoidais em Aço Rápido - DIN 338 Conjuntos de Brocas para Metal Brocas Helicoidais em Aço Brocas Helicoidais em Aço Rápido ANSI B M Brocas Helicoidais em Aço Rápido DIN 8 Conjuntos de Brocas para Metal Brocas Helicoidais em Aço Rápido DIN 8 Corte à Esquerda Brocas Helicoidais Longas em Aço

Leia mais

PREGÃO 69/ aquisição de equipamentos de serraria. Processo nº / Prazo de Entrega: 30dd NÃO É SRP

PREGÃO 69/ aquisição de equipamentos de serraria. Processo nº / Prazo de Entrega: 30dd NÃO É SRP FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO - PROGEST DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES - DCL SEÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE COMPRAS E SERVIÇOS -

Leia mais