EMBARGOS DE DECLARAÇÃO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMBARGOS DE DECLARAÇÃO."

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Novo CPC Comparado e Comentado Aula: Embargos de Declaração. Professor (a): Rodolfo Hartmann Monitor (a): Felipe Ignacio Loyola Nº da aula 27 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. Os embargos de declaração servem para impugnar qualquer tipo de decisão, seja ela interlocutória, sentença, acórdão, decisão monocrática. As hipóteses estão previstas no art do CPC/15. Art Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento; III - corrigir erro material. Parágrafo único. Considera-se omissa a decisão que: I - deixe de se manifestar sobre tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento; II - incorra em qualquer das condutas descritas no art. 489, 1 o. CPC/15. Art. 489 (...) 1 o Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: I - se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida; II - empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso; III - invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão; IV - não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador; V - se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos; VI - deixar de seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, sem demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento. O STJ formou precedente no sentido de que o juiz não precisa ter um dever exaustivo de fundamentação, e de que não deve aplicar com exatidão o disposto no art. 489 do CPC/15.

2 Página2 A fundamentação dos atos é adequada, porque legitima a atuação jurisdicional e dá a parte o direito de saber o porquê de não ter sido vencedora e como deverá fundamentar o seu recurso. Segundo o professor, o art. 489 do CPC/15 foi fruto da vibe acadêmica. Continuando, o 2º, II do art do CPC/15 diz que o ato decisório é omisso, caso não observe o art º do CPC/15, mas, essa construção é de difícil sustentação, uma vez que o próprio STJ, que interpreta a lei federal em última instância, já deixou claro que o juiz não precisa esgotar todos os fundamentos, mas tão somente aquilo que é relevante para o mérito da causa. Em caso de erro, um Recurso pode ser usado para a correção de uma possível distorção. Prazo para apresentação do embargo de declaração: A parte que vai apresentar o embargo de declaração tem o prazo de 05 dias para a sua apresentação (lembrando que, salvo o embargo de declaração, todos os outros recursos previstos no CPC têm prazo de 15 dias art. 1003, 5º). CPC/15. Art o Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias. Observação! A legislação especial pode trazer prazos diferenciados para a interposição de embargos de declaração, por exemplo, o código eleitoral prevê o prazo de 03 dias para que a parte interponha o embargo. O CPP prevê o prazo de 02 dias para o embargo de declaração. Atenção! O prazo para o embargo de declaração poderá ser dobrado, ou seja, de 10 dias, a depender de quem esteja litigando (MP, fazenda pública, defensoria pública). Efeitos do embargo de declaração: No CPC/73, o embargo de declaração tinha efeito interruptivo para todos os demais recursos. O art do novo CPC diz apenas que o prazo será interrompido. No âmbito acadêmico, a interpretação que vem sendo dada é no sentido de que o embargo de declaração só interrompe o prazo para aquele que o interpôs. Assim, com a vigência do novo CPC, se uma das partes apresentar um embargo, o prazo para a apelação da parte contrária continuará fluindo. CPC/15. Art Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Na linha deste raciocínio, imaginemos que a parte contrária não embargou e interpôs recurso de apelação no 15º dia. Após o lapso de 01 mês o embargo foi julgado e o seu provimento negado. Nesta situação laboratorial, o 5º do art do CPC/15 prevê que a apelação, para ser julgada, não precisará de ratificação. CPC/15. Art (...) 5o Se os embargos de declaração forem rejeitados ou não alterarem a conclusão do julgamento anterior, o recurso interposto pela outra parte antes da

3 Página3 publicação do julgamento dos embargos de declaração será processado e julgado independentemente de ratificação. Por outro lado, caso o embargo de declaração venha a ser provido, alterando algum aspecto da decisão, aplicar-se-á o 4º do mesmo dispositivo e o recurso interposto só poderá ser corrigido na parte referente à decisão modificada. CPC. Art (...) 4o Caso o acolhimento dos embargos de declaração implique modificação da decisão embargada, o embargado que já tiver interposto outro recurso contra a decisão originária tem o direito de complementar ou alterar suas razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração. Admissibilidade do embargo de declaração: O embargo de declaração se submete a uma espécie de admissibilidade simplificada, pois não carece de preparo. Basicamente, na admissibilidade, analisa-se a tempestividade do recurso. Por este motivo, que o embargo é facilmente admitido. Em sendo admitido, nunca é demais lembrar que ele tem o efeito interruptivo. Atenção! Admitido o embargo, se o magistrado decidir pelo não provimento, não há a necessidade de oportunizar o contraditório à parte embargada, entretanto, caso entenda pelo acolhimento do embargo, resta caracterizado o seu feito modificativo (infringente). Nesta hipótese, o magistrado deverá oportunizar à parte prejudicada o contraditório prévio, conforme a previsão do 2º do art do CPC/15. CPC. Art (...) 2o O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestar-se, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento implique a modificação da decisão embargada. Em resumo: No embargo de declaração, em regra, o contraditório pode ser suprimido, salvo nos casos em que o juiz vislumbrar a possibilidade de efeitos infringentes é que o magistrado vai intimar o embargado para responder. Uso do embargo de declaração fora das finalidades previstas nos incisos I, II e III do caput do art e do art. 494, ambos do CPC: CPC/15. Art Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I - para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II - por meio de embargos de declaração. O professor usa como exemplo a interposição de embargo de declaração para discutir prova.

4 Página4 Segundo o professor, Cassio Scarpinella Bueno, em obra anterior, falava da dificuldade de diferenciar a admissibilidade do mérito, nos recursos de fundamentação vinculada, como é o caso do embargo de declaração. Para o autor, não há omissão, contradição, obscuridade ou erro material se o embargo foi usado para discutir uma prova. Assim, como a discussão de meio probatório é questão de mérito, a técnica correta a ser aplicada é a negativa do provimento do embargo. Não obstante, o CPC ainda permite ao magistrado a possibilidade de imposição de multa, por embargo protelatório, de 2% do valor da causa. CPC/15. Art (...) 2o Quando manifestamente protelatórios os embargos de declaração, o juiz ou o tribunal, em decisão fundamentada, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente a dois por cento sobre o valor atualizado da causa. Professor: apesar do esforço em promover a boa-fé, o CPC/15, no 3º do art demonstra uma contradição ao estabelecer que: O órgão julgador conhecerá dos embargos de declaração como agravo interno se entender ser este o recurso cabível, desde que determine previamente a intimação do recorrente para, no prazo de 5 (cinco) dias, complementar as razões recursais, de modo a ajustá-las às exigências do art , 1o. Apesar da materialização da fungibilidade recursal consagrada no CPC/15, este dispositivo estimula o ócio do advogado, uma vez que o próprio magistrado seria obrigado a corrigir eventuais erros. Embargo de declaração como prequestionamento no REsp. ou R.E: O prequestionamento é requisito de admissibilidade do recurso especial e de recebimento do recurso extraordinário. Ambos os recursos servem para discutir temas previamente analisados e refutados. No recurso extraordinário, alega-se violação à Constituição; no recurso extraordinário, alega-se violação à lei federal. CF. art. 102 (...) III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição. d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004). CF. art. 105 (...) III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

5 Página5 O STJ, no enunciado de súmula nº 98, permite que o prequestionamento seja feito mediante embargo de declaração. STJ. SÚMULA 98 - embargos de declaração manifestados com notório proposito de prequestionamento não tem caráter protelatório. Observação! Para o professor, o embargo de declaração não é um instrumento de prequestionamento, mas sim de pós-questionamento, nesse caso, existe a possibilidade de o recurso ter como decisão uma jurisprudência defensiva padronizada e os recursos extraordinário e especial serão inadmitidos. O correto é, já na petição inicial ou na contestação, requerer o prequestionamento com fundamento na lei federal ou no artigo constitucional que entender violado. Prequestionamento ficto: O art do CPC/15 é um dispositivo que tem como finalidade tornar as cortes superiores mais acessíveis, via embargo de declaração. CPC/15. Art Consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante suscitou, para fins de pré-questionamento, ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade. Embargo de declaração e o Princípio da identidade física do juiz: O CPC/15 não traz mais a previsão do princípio da identidade física do juiz, mas é recomendável que o mesmo juiz que prolatou a decisão julgue o embargo de declaração. Natureza jurídica do ato do magistrado que trata do embargo de declaração: Negando ou provendo o embargo, o ato tem natureza jurídica do ato embargado. Por exemplo, se o embargo recai sobre uma sentença, o ato terá natureza de sentença. Não é possível um ato de menor hierarquia alterar um ato de maior hierarquia. Assim, a natureza do embargo de declaração dependerá da natureza do ato embargado. Atenção! Quando o ato embargado for um acórdão, que é uma decisão de órgão colegiado, e o relator vislumbrar negativa de provimento, o embargo não deverá ser levado ao órgão colegiado; não obstante, caso o relator vislumbre a admissibilidade, o embargo de declaração será levado à mesa para ser julgado pelos demais membros. Embargo de declaração e recursos:

6 Página6 EMBARGO PROTELATÓRIO O STF já preferiu julgados no sentido de que, por se tratar de recurso, a parte que perder fica sujeita ao pagamento de honorários. CPC/15 art. 85 (...) 11. O tribunal, ao julgar recurso, majorará os honorários fixados anteriormente levando em conta o trabalho adicional realizado em grau recursal, observando, conforme o caso, o disposto nos 2o a 6o, sendo vedado ao tribunal, no cômputo geral da fixação de honorários devidos ao advogado do vencedor, ultrapassar os respectivos limites estabelecidos nos 2o e 3o para a fase de conhecimento. Observação! O professor não tem certeza se esse dispositivo, que trata da imposição de honorários, tende a prosperar em relação aos embargos, porque, além de não haver previsão de sustentação oral, ele é julgado pelo mesmo órgão que prolatou a decisão, isto é, depende de um desforço muito menor por parte do patrono. Atenção! Como já mencionado, ao embargo de declaração protelatório cabe multa de 2% do valor da causa. Ademais, em caso de reiteração de embargo protelatório, a multa será ampliada em até 10%, e o mais importante, a interposição de qualquer recurso, após a o embargo manifestamente protelatório, deverá observar o recolhimento preventivo do valor da multa estipulada. CPC/15. Art (...) 3o Na reiteração de embargos de declaração manifestamente protelatórios, a multa será elevada a até dez por cento sobre o valor atualizado da causa, e a interposição de qualquer recurso ficará condicionada ao depósito prévio do valor da multa, à exceção da Fazenda Pública e do beneficiário de gratuidade da justiça, que a recolherão ao final. Atenção! Caso os dois primeiros embargos tenham sido julgados protelatórios, a interposição de um terceiro embargo será automaticamente inadmitida. CPC/15. Art (...) 4o Não serão admitidos novos embargos de declaração se os 2 (dois) anteriores houverem sido considerados protelatórios. PRIMEIRO MULTA DE 2% SEGUNDO MULTA DE 10 % INADMISSÃO AUTOMÁTICA TERCEIRO NÃO INTERROMPE PRAZO DE RECURSO ADEQUADO

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: NATUREZA/EFEITOS/ JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E MÉRITO/ EMBARGOS PREQUESTIONADOR/ TECNICA DE JULGAMENTO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada. Definição: é uma qualidade ou característica que compreende a inalterabilidade/imutabilidade

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO MÓDULO 31 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão, contradição

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Embargos de Declaração Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar

Leia mais

Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal

Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal AACRIMESC - Ordem dos Advogados do Brasil e IBCCRIM Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal Gustavo Badaró Florianópolis 11.04.2016 PLANO DA EXPOSIÇÃO 1. Simples mudanças de remissão

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA PROCESSO Nº 0010220-86.2014.4.01.3400 EMBARGANTE: TERRACAP EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA TERRACAP opôs embargos de declaração às fls.4698/4700 em face da decisão de fls.4638/4639

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (NCPC)

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (NCPC) EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (NCPC) PROCESSO CIVIL Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2017) INTRODUÇÃO Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Protelatórios (Parte I)

Aula nº Embargos de Declaração Protelatórios (Parte I) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 272 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 272 Embargos de Declaração Protelatórios (Parte I) O objeto de

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

SISTEMA RECURSAL EMBARGOS DE DECLAÇÃO. DPC III - Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1

SISTEMA RECURSAL EMBARGOS DE DECLAÇÃO. DPC III - Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1 SISTEMA RECURSAL EMBARGOS DE DECLAÇÃO DPC III - Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REFERÊNCIA LEGISLATIVA: Art. 1.022, NCPC FINALIDADE: SANAR VÍCIOS ERRO VÍCIOS DA DECISÃO OBSCURIDADE

Leia mais

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo.

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo. DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS DO NCPC NOS PROCESSOS EM CURSO NO JEF Dra. Fiorella Ignacio Bartalo fiorella@aasp.org.br Artigo 985: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Julgado o incidente, a tese jurídica

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 274 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 274 Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Nesta

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016.

Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016. Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016. Ao Exmo. Sr. Ministro Francisco Falcão Presidente do Superior Tribunal de Justiça Brasília - DF Assunto: Pedido de cancelamento dos enunciados das

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 CABIMENTO PROCESSO DO TRABALHO DECRETO-LEI N.º 5.452, DE

Leia mais

FELIPE ROSSI PROCESSO CIVIL

FELIPE ROSSI PROCESSO CIVIL FELIPE ROSSI PROCESSO CIVIL Teorias da ação A doutrina busca explicar o direito de ação em um sentido mais restrito por meio das chamadas teorias da ação. Tratase de uma questão dogmática que visa identificar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - NOVO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - NOVO DIREITO PROCESSUAL CIVIL - NOVO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NCPC A expressão embargos de declaração ou embargos declaratórios (sempre usada no plural) refere- se a um instrumento jurídico pelo qual uma das

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Aula nº 50. Art Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Aula nº 50. Art Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Objetivo Aula: Direito Processual Civil Objetivo - 50 Professor(a): Alexandre Flexa Monitor(a): Marianna Dutra Aula nº 50 Sentença Artigo 203, CPC É a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres Recursos em Espécie: Espécies Prazos (em dias) Atos Recorríveis Embargos de Declaração 5 Qualquer decisão

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Agravo Regimental, Agravo Interno, Agravinho Prof ª. Eliane Conde Agravo Regimental Recurso previsto no regimento interno dos tribunais. No processo

Leia mais

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Agravo Interno 255 e 256 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 255 a 256 1. Generalidades e Cabimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Recursos em espécie Embargos de declaração Prof. Hermes Cramacon MAPA PROCESSUAL - FASE RECURSAL 2ª Instância TRT Relator Turma Acórdão E.D. A.I. Sentença R.O. C.R.R.O. 1ª

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel - Previsão Legal: artigo 382 e 619 do CPP e artigo 83 da Lei 9099/95 - Fundamento dos Embargos Declaratórios: o ato decisório deve revestir-se

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Recursos contra ato de juiz eleitoral Apelação criminal ou recurso eleitoral criminal (REC) a) Previsão legal: das decisões finais de condenação

Leia mais

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 148 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

Leia mais

18/02/2019. Professor Hugo Penna

18/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 502. Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso. Art. 486. O pronunciamento

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior

19/02/2019. Professor Hugo Penna Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Curso de Direito Processual Civil vols 1, 2 e 3 Humberto Theodoro Júnior O Novo Processo Civil Brasileiro Alexandre Câmara Manual de Direito Processual Civil Daniel

Leia mais

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 150 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 150 REQUISITOS DO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor:

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor: A essência dos embargos infringentes Valter Nilton Felix Se há votos vencidos, talvez o mérito pudesse ser outro, a sentença merece revisão, quem sabe a decisão tenha sido equivocada, a parte vencida pode

Leia mais

w w w. w Cur Cu s r opr o at Pr i at cafo caf r o en r s en e.com. co br E AM A E E DO MÉR É IT I O E D O T S O P S E PRÉ- E R A MI D S MI SÃO

w w w. w Cur Cu s r opr o at Pr i at cafo caf r o en r s en e.com. co br E AM A E E DO MÉR É IT I O E D O T S O P S E PRÉ- E R A MI D S MI SÃO EXAME DO MÉRITO ENTENDENDO O PRE ESSUPOSTO DE ADMISSIBIL LIDADE A B C D E F PRÉ- ADMISSÃO PRESSUPOSTOS DE AD DMISSIBILIDADE RECURSA AL PRESSUPOSTOS RECURSAIS Nomenclaturas utilizadas no CPC COMPÕEM OS

Leia mais

Aula nº. 292 RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Aula nº. 292 RECURSO EXTRAORDINÁRIO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Recurso Extraordinário - 292 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 292 1.1. Prequestionamento RECURSO

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Razões Finais / Decisões Judiciais / Sentença Coisa Julgada Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO Aula n. 78 O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. Processamento do agravo no Tribunal. O Agravo de Instrumento uma vez distribuído

Leia mais

RECURSOS CIVIS I- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 06/05/2018. RECURSOS CIVIS Aula 8 Temas: - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AGRAVO INTERNO

RECURSOS CIVIS I- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 06/05/2018. RECURSOS CIVIS Aula 8 Temas: - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AGRAVO INTERNO RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 8 Temas: - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - AGRAVO INTERNO Prof.: Denis Domingues Hermida I- EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 1) Previsão legal - Arts. 1022 a 1026 do CPC 2) Conceito -

Leia mais

PROFESSOR: MAURICIO PEREIRA SIMÕES. CONTATO: SITE: dtbcursos.com.br

PROFESSOR: MAURICIO PEREIRA SIMÕES. CONTATO: SITE: dtbcursos.com.br PROFESSOR: MAURICIO PEREIRA SIMÕES CONTATO: mrcursos@hotmail.com SITE: dtbcursos.com.br RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO ANÁLISE SOB A PERPESTIVA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

Aula 10 INSTRUMENTO INTERNO EM RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Aula 10 INSTRUMENTO INTERNO EM RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: AGRAVO/ EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Aula 10 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula 10 AGRAVO Agravo

Leia mais

Recursos Professor Alexandre Flexa

Recursos Professor Alexandre Flexa Recursos Professor Alexandre Flexa www.masterjuris.com.br MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos 2)Ações autônomas de impugnação 3)? MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque DIREITO PROCESSUAL CIVIL Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração Prof. Andre Roque 1. Agravo de instrumento: cabimento Somente cabe AI das decisões interlocutórias do CPC, 1015 I -

Leia mais

RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1. Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1

RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1. Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1 RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1 Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1 RECURSO EXTRAORDINÁRIO E RECURSO ESPECIAL FINALIDADE: IMPEDIR QUE AS DECISÕES JUDICIAIS CONTRARIEM

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Recurso Especial e Extraordinário RECURSO ESPECIAL: Competência do STJ. Art. 104, III da CF. RECURSO EXTRAORDINÁRIO: Competência do STF. Art. 102, III da CF. RECURSO

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito...

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito... SUMÁRIO SIGLAS... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência legislativa...

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

CPC/73 A

CPC/73 A Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: APELAÇÃO: Efeito suspensivo e devolutivo. Teoria da Causa madura Aula 9 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ESPECIAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO EMBARGOS

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

Tema da aula: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE A APELAÇÃO, OS AGRAVOS E OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO.

Tema da aula: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE A APELAÇÃO, OS AGRAVOS E OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL - LFG Artigos do Novo Civil (Lei nº 13.015/2015) relacionados ao tema da aula do dia 11 de junho de 2015. Tema da aula: QUESTÕES CONTROVERTIDAS SOBRE

Leia mais

A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos.

A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. Embargos de declaração. Seguros. Ação de cobrança. DPVAT. Correção monetária sobre o valor inadimplido na esfera administrativa. Inexistência de omissão, obscuridade e contradição. O embargante postula,

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Lei 13.105/2014 Art. 897-A - Caberão embargos

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA. Comentários aos artigos 294 a 299

TUTELA PROVISÓRIA. Comentários aos artigos 294 a 299 Para acesso ao vídeo explicativo clique AQUI. TUTELA PROVISÓRIA Comentários aos artigos 294 a 299 Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória

Leia mais

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Procurador Federal Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo Coordenador Nacional de Direito Processual

Leia mais

Aula nº. 258 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Aula nº. 258 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Agravo Interno 258 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 258 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO 1. Cabimento São

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. Defesa de mérito. DIRETA A defesa de mérito é o argumento material e se divide em INDIRETA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Gerson Santana Cintra

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Gerson Santana Cintra EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM APELAÇÃO CÍVEL Nº 75776-94.2011.8.09.0195 (201190757761) COMARCA DE MONTIVIDIU EMBARGANTE : BRADESCO AUTO/RE COMPANHIA DE SEGUROS EMBARGADOS : SEBASTIÃO CARLOS ARANTES MORAES

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa...

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa... SIGLAS... 25 INTRODUÇÃO... 27 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 31 1. Introdução e conceito... 31 2. Modalidades recursais e competência legislativa... 32 3. Características...

Leia mais

Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte Final)

Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte Final) Página1 Curso/Disciplina: Processo Civil Aula: Direito Processual Civil (NCPC) - 291 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Patricia de Souza Gonçalves Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte

Leia mais

O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários

O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários O Novo CPC e o Direito Privado. Diálogos necessários FLÁVIO TARTUCE Advogado, consultor jurídico e parecerista; Doutor em Direito Civil e graduado pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Civil

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

Aula 16 RESP/REXT TURMA E SEÇÃO - STJ TURMA - STF

Aula 16 RESP/REXT TURMA E SEÇÃO - STJ TURMA - STF Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Embargos de divergência e incidentes de resolução de demandas repetitivas Aula 16 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor:

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada O PROCESSO DE CONHECIMENTO NO NOVO CPC Sentença e Coisa Julgada RENATO MONTANS DE SÁ Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP; Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP; Professor de Direito

Leia mais

E é nesse contexto que os recursos estão baseados, sendo eles o próprio mecanismo que permite concretizar o duplo grau de jurisdição.

E é nesse contexto que os recursos estão baseados, sendo eles o próprio mecanismo que permite concretizar o duplo grau de jurisdição. Trataremos da Teoria Geral dos Recursos, uma matéria essencialmente de Direito Processual Civil mas que também é aplicada no Direito Tributário. Além disso, olharemos mais atentamente para duas espécies

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Moderador Alexandre S. D Ambrosio Art. 926. Os tribunais devem

Leia mais

Gabinete do Desembargador Gerson Santana Cintra.

Gabinete do Desembargador Gerson Santana Cintra. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA APELAÇÃO CÍVEL Nº 87664-03.2014.8.09.0083 (201490876642) 3ª CÂMARA CÍVEL COMARCA DE ITAPACI EMBARGANTE : MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CASTRO ALVES LTDA. EMBAGADO : ALMY DIAS DE SOUZA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Espírito Santo JUÍZO DA QUARTA VARA FEDERAL CÍVEL

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Espírito Santo JUÍZO DA QUARTA VARA FEDERAL CÍVEL 567 AÇÃO ORDINÁRIA PROCESSO N. o 0009517-59.2006.4.02.5001 EMBARGANTE: UNIÃO FEDERAL EMBARGADO: GIOVANNA RIBEIRO FRAGA E OUTROS JUIZ FEDERAL: DR. FRANCISCO DE ASSIS BASILIO DE MORAES EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos os autos.

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos os autos. Embargos de declaração. Seguros. DPVAT. Ação de cobrança. Pode o Relator, com base nas disposições do art. 932, IV e V do Código de Processo Civil/2015, negar provimento a recurso que for contrário e dar

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais