Manual de Estágio Cursos Técnicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Estágio Cursos Técnicos"

Transcrição

1 Manual de Estágio Cursos Técnicos Cursos Técnicos de Mecatrônica e Química Manual de Estágio - Cursos Técnicos de Mecatrônica e Química 1 - Importância do estágio O objetivo do estágio consiste em proporcionar ao aluno uma experiência prática com as operações técnicas em área correlata ao curso, possibilitando condições para que entre em contato com os avanços científicos e tecnológicos e, também, para aperfeiçoar o conhecimento das relações humanas dentro de um ambiente de trabalho. A empresa, ao conceder ao aluno a oportunidade de um estágio, recebe uma injeção de novas idéias e conhecimentos teóricos adquiridos na escola que normalmente contribuem para o seu desenvolvimento. O estágio possibilita também um período de avaliação e de seleção de alunos pela empresa concedente para que, dentre os estagiários, possa escolher elementos que sejam efetivados se conveniente para ambas as partes. A experiência nos tem mostrado que empresas perspicazes, ao detectar em um aluno um grande potencial, não deixam escapar um futuro bom técnico, mesmo que a contratação não estivesse nos seus planos iniciais. Assim observamos que o estágio, quando bem executado e organizado, pode tornar-se uma experiência rica e vantajosa para ambas as partes, resultando em desenvolvimento para empresa, aluno e Instituição de Ensino. 2 - Algumas maneiras de conseguir um estágio Hoje em dia para se conseguir um estágio, assim como um trabalho, é necessário buscar as oportunidades por diferentes caminhos; não se deve ficar exclusivamente tentando as oportunidades oferecidas pelo Colégio. Ao Colégio cabe fomentar parcerias e divulgar, de forma indistinta, qualquer vaga que as empresas nos comuniquem. Além disso é preciso estar atento a: Vagas oferecidas em jornais (a biblioteca do Colégio assina alguns jornais da região: organizese para freqüentemente consultá-los). Fazer cadastramento em sites de empresas e agência de empregos. Fazer cadastramento em sites especializados em estágios, CIEE por exemplo ( Formar rede de relacionamentos que o ajudem a atingir o objetivo.

2 3 - Como realizar um bom estágio Empresa e aluno devem estar preparados para a realização do estágio e, para isto, fornecemos a seguir algumas orientações a ambos: Qualquer estágio deve ser programado e discutido entre ambas as partes antes do seu início. Deve ficar bem esclarecido o que cada parte espera da outra, tarefas que deverão e as que não deverão ser executadas pelo aluno. A empresa deve indicar um Supervisor de Estágio, um elemento que servirá de apoio ao aluno para esclarecimento de suas dúvidas, e discussão de sugestões apresentadas. Grande parte do sucesso de um estágio deve-se ao interesse e a participação do aluno junto à cada pequena tarefa realizada rotineiramente na empresa. O aluno deve procurar sempre estar atento à cada detalhe da atividade em que está envolvido, pois é nessa observação que adquirirá experiência profissional, e também poderá participar das soluções dos problemas apresentados. Humildade é uma das receitas para a realização de um bom estágio. O fato do aluno estar concluindo um curso técnico não significa que seja melhor ou mais importante que as outras pessoas envolvidas no trabalho. Da mesma forma, o estagiário nunca deve desprezar uma tarefa, alegando não ser "serviço de técnico", devendo até procurar extrair o máximo de experiência e aprendizado das tarefas, por mais simples que sejam. O trabalho de um técnico depende, fundamentalmente, de um excelente relacionamento interpessoal, a fim de que, através de uma liderança efetiva, todos os elementos da empresa obedeçam as recomendações corretas, e participem sempre da solução dos problemas. O estágio, portanto, é a primeira oportunidade prática de um futuro técnico aperfeiçoar suas técnicas de liderança e relacionamento interpessoal dentro de uma empresa. 4 - Orientações gerais sobre estágio O Estágio curricular é obrigatório, o que significa que o aluno somente recebe Diploma de Técnico se tiver concluído com aprovação o estágio e cumprido a carga horária mínima, ou seja, 450 horas. A carga horária mínima deve acontecer em pelo menos um semestre letivo, o que equivale a um período de início e término do estágio de quatro meses e meio, podendo ser cumprido em várias empresas. O Cômputo das horas de estágio terá validade da seguinte forma: Mecatrônica com início em 2002 e 2003 A partir do 2º semestre da 1ª série: - até 150 horas na 1ª série.

3 - até 300 horas na 2ª série - as horas restantes durante a 3ª série ou anos subseqüentes. Mecatrônica com início a partir de º semestre da 1ª série Química com início a partir de º semestre da 1ª série IMPORTANTE O aluno só terá direito ao Diploma de Técnico após apresentar documento de conclusão do Ensino Médio. Para que o estágio seja considerado oficialmente válido, o aluno deve estar regularmente matriculado na Secretaria, mesmo quando vá cumprir o estágio após a conclusão da série terminal. Terminada a 2ª série (ou 3ª do curso de 3 anos) o aluno tem até 3 anos para concluir o estágio. Caso o aluno não conclua nesse período, poderá ainda fazê-lo desde que venha a requerer, com antecedência, pedido de análise de compatibilidade de curso, o que poderá acarretar na realização de matérias ou trabalhos para sua aprovação. 5 - Passos para realização do estágio - Para início do estágio Assim que conseguir o estágio, providenciar os seguintes documentos: Levar o Plano de Atividades para ser preenchido em 3 vias e entregá-lo à supervisão de estágio. Levar Convênio para Realização de Estágio (2 vias) e o Termo de Compromisso (3 vias) para serem preenchidos e assinados pela empresa. Entregar todas as vias dos documentos acima para a supervisão de estágio, para serem analisados e assinados pela escola. - Para término do estágio Elaborar o Relatório Final de Estágio. Solicitar na empresa o Certificado de estágio. Solicitar na empresa a Análise do estagiário. Entregar os documentos acima devidamente assinados e carimbados para a supervisão de estágio.

4 6 - Documentos necessários para início do estágio O aluno deverá apresentar no início do estágio, lembrando que a empresa concedente do estágio deva estar regularmente estabelecida e legalizada como Industrial/ Comercial/Prestadora de Serviços, com referência a Inscrição Estadual e Cadastro no CNPJ, os seguintes documentos: - Plano de Atividades - Breve descrição das atividades que o aluno desenvolverá em seu estágio. - Termo de Compromisso para Realização do Estágio - É um contrato que regulamenta as relações entre a Empresa e o Estagiário. Neste documento além da identificação, endereço, deve constar a data de início do estágio, o horário de trabalho a data e carga horária prevista para conclusão do mesmo, bem como o número da apólice de seguros. Este documento deverá ser apresentado em três vias. - Convênio para Realização do Estágio - Apresentar em duas vias, retrata a relação Empresa-Escola. 7 - Documentos necessários para o final do estágio - Análise do Estagiário - o aluno deverá apresentar após a conclusão do período do estágio; É fornecida pela empresa que deverá avaliar o aluno, o estágio e a participação da Instituição de Ensino. - Certificado de Estágio - O aluno deverá apresentar após a conclusão do estágio. É fornecido pela empresa em papel timbrado e com carimbo do CNPJ, onde deverá constar, o período de estágio (data de início e término conforme Termo de Compromisso), o total de horas cumpridas, o setor do estágio. (Vide modelo) Neste documento serão rigorosamente observados entre outros aspectos legais, o número de horas cumpridas, se a duração total do Certificado ou dos Certificados (quando feito por mais de uma empresa) perfaz a duração de quatro meses e meio. - Relatório Final de Estágio - O principal instrumento de avaliação final do estágio é o Relatório de Estágio, que consiste no resumo de todas as atividades desenvolvidas durante o período de convívio com a empresa. Listamos a seguir algumas recomendações para a confecção de um bom relatório: Quando iniciar o estágio, anote em uma agenda as tarefas realizadas: ficará mais fácil de relatar suas atividades. Não ser exageradamente curto, nem demasiadamente longo, a natureza do trabalho é quem

5 determinará sua extensão. Nem sempre é justificável a descrição do "dia a dia" na empresa. Possuir redação correta e agradável, linguagem clara, simples e precisa, esclarecendo bem toda a terminologia empregada. Ser objetivo, ficar circunscrito ao seu tema, evitando abordar outros assuntos não correlatos ao mesmo. Ser correto e preciso nos dados apresentados, fator importante por se tratar de um relatório técnico. Qualquer dúvida deverá ser previamente discutida e esclarecida. Ter boa apresentação, apresentá-lo de forma organizada e em seqüência lógica. Obs: Aproximadamente no meio do estágio o aluno deverá marcar uma entrevista com a supervisão de estágio onde apresentará o relatório já em andamento. 8 - Sugestões para elaboração do relatório Sugerimos a seguir alguns elementos que podem constar no relatório, pela ordem que devem aparecer no trabalho: A) Capa: para melhor apresentação e conservação B) Identificação: contendo dados pessoais, da empresa, modalidade do estágio, período e horas do estágio. C) Índice: destacando as partes principais do trabalho D) Introdução: considerações iniciais para melhor compreensão do corpo do relatório, sem apresentar detalhes. E) Apresentação da empresa: caracterizar detalhadamente a empresa que estagiou, descrevendo a principal atividade, principais produtos, direcionamento de mercado, orgânico do pessoal (inclusive organograma). Demonstrar também todas as máquinas e equipamentos envolvidos no processo produtivo. F) Corpo do relatório: aqui entrará o conteúdo essencial do relatório, todos os detalhes importantes e as atividades desenvolvidas durante o período do estágio, tais como tarefas, observações, controles, estudos, projetos, reuniões, cursos, visitas, etc. G) Gráficos, desenhos, ilustrações: deverão ser enumerados e inseridos, se possível logo após sua referência no texto. Caso contrário, deverão constar em folhas anexas ao relatório, adequadamente identificadas ("Anexo I", etc). H) Comentários / conclusão/ sugestões: normalmente não é um tópico obrigatório em um relatório de estágios, pois dependerá do tipo de trabalho realizado. Quando existir, deve ser claro e objetivo. Aproveitaremos este espaço para que você nos responda às seguintes

6 questões: 1) As condições oferecidas pela Empresa foram suficientes para o desenvolvimento do seu estágio? (acompanhamento, orientação, oportunidades, etc) 2) O que foi mais importante para você, neste período, nos aspectos pessoal e profissional? 3) Quais as dificuldades encontradas e conhecimentos não adquiridos no curso? I) Agradecimentos: mencionar sempre dados completos das pessoas que tenham colaborado em suas atividades (nome completo, cargo, etc). J) Bibliografia: mencionar todas as referências de dados extraídos de fontes escritas (jornais, revistas, livros, internet, etc) identificando título, nome do autor, edição, etc. K) Assinaturas: do responsável pelo estagiário na empresa e do estagiário. 9 - Aluno que trabalha registrado em área afim com o curso Os alunos que tenham Carteira Profissional de Trabalho registrada e exerçam uma função dentro da área de seu curso, não precisam do Termo de Compromisso e do Acordo de Cooperação, portanto, devem providenciar os seguintes documentos. - Para o início do estágio Xerox da Carteira Profissional de Trabalho das folhas de seus dados, incluindo foto, do contrato de trabalho e da função que ocupa. Ficha de Solicitação de Estágio. - Para o fim do estágio Declaração da Empresa - Substitui o Certificado de Estágio explicado no item 7 deste manual. Relatório Final de Estágio. Os alunos nesta situação devem consultar o item 8.

Guia para elaboração do relatório de estágio

Guia para elaboração do relatório de estágio Guia para elaboração do relatório de estágio Introdução Este guia foi elaborado com o objetivo de padronizar e facilitar a elaboração do relatório por parte dos Estagiários dos Cursos Técnicos de Alimentos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet 2018 O que é estágio? O estágio é um conjunto de atividades de aprendizagem de cunho profissional, social e cultural que são proporcionadas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta

REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta REGULAMENTO DE ESTÁGIO Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta Sumário Página 01 Do perfil de conclusão do curso 03 02 Do estágio supervisionado 03 03 Da matrícula no estágio 03 04 Da documentação para

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágios nas modalidades de estágio obrigatório e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO O presente regulamento normatiza a atividade de Estágio, componente dos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos pela Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Junho - 2014 SUMÁRIO 1 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 DISPENSA DE ESTÁGIO 3 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO PASSO A PASSO Licenciatura em Artes Caro Aluno, Leia atentamente as instruções abaixo para saber como entregar seus documentos de estágio. Os documentos deverão ser entregues

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS TIPOS DE ESTÁGIO O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Estágio Segundo Obrigatório nível Terceiro nível Quarto nível Setor de Estágios Quinto nível estagios@restinga.ifrs.edu.br

Leia mais

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação.

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação. Estágio Curricular O estágio curricular, não obrigatório e obrigatório, é oferecido aos alunos como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa facilitar a futura

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1º - O presente documento tem por finalidade estabelecer regulamentação para a realização dos estágios dos alunos matriculados nos Cursos

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau, no uso de

Leia mais

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS 2017 ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO PASSO A PASSO Caro Aluno, Leia atentamente as instruções abaixo para saber como entregar seus documentos de estágio. Os documentos deverão ser entregues ANTES de iniciar o estágio.

Leia mais

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado Tecnologia em Eletrotécnia Industrial Agosto/2017 - UFMS/Campo Grande (MS) 01/07 Professor: Jurandir de Oliveira Soares 02/07 Passos para iniciar o estágio: Passo 01: Conseguir um local de estágio em uma

Leia mais

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Faculdade Ateneu Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas

Leia mais

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal/MG

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Escola SENAI Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle Regulamento do Estágio de Complementação Educacional - Vivência Profissional

Leia mais

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR São Paulo Novembro de 2016 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2010 APROVAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULO 0002-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA S/S LTDA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MÓDULO DE ESTÁGIO

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA S/S LTDA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MÓDULO DE ESTÁGIO MÓDULO DE ESTÁGIO 2019 1 MANUAL DO ALUNO COM NORMAS SOBRE O PREENCHMENTO DOS DOCUMENTOS DE ESTÁGIO SUMÁRIO DESCRIÇÃO PÁGINA I REQUERIMENTO DE ESTÁGIO 4 II MINUTA DE CONVÊNIO E CONCESSÃO DE ESTÁGIO: ENTRE

Leia mais

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FATEC-CARAPICUÍBA Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO ASTI (Jogos, Segurança, Bacharel, SI) CURSO ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 2 1. DA NATUREZA DO ESTÁGIO 1.1 O estágio curricular

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAGA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Telefone: (41) 3360-4360 Fax: (41) 3360-4360 REGULAMENTO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Resolução nº 001./2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO FATEC-CAMPINAS

PROGRAMA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO FATEC-CAMPINAS 1 PROGRAMA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO FATEC-CAMPINAS Prof a.dr a. Haydée Siqueira Santos Prof a. Dr a. Fabiana Corbi Prof. Dr. Jaime Cazuhiro Ossada Prof a. Dr a. Nilva Aparecida Ressinetti Pedro Prof a. Ms.

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS.

INSTRUÇÕES GERAIS. INSTRUÇÕES GERAIS 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação e Engenharia irão encontrar todas as regras e instruções para validação e aproveitamento de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular Supervisionado, componente do Projeto Pedagógico do Curso de Administração do Centro Universitário

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO JULHO 2015 abatista@fatecbt.edu.br 03 a 14/08/2015 Matrícula de Estágio Supervisionado para os alunos que não constam no SIGA. 03 a 14/08/2015 Confirmação da

Leia mais

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário Manual do Estágio Supervisionado Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado Sumário SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. O que é o Estágio Supervisionado 3 2.1 Fundamentação legal do Estágio Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/ TGP

RESOLUÇÃO 01/ TGP UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SEPT COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO - CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Atualizado em janeiro de 2015 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Organização Vera Lucia Lima do Espírito Santo Colaboração Coordenadores de Cursos de Graduação 1 Sumário Lista de Anexos... 3 Apresentação... Fundamentação

Leia mais

MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Disciplina Supervisão de Estágios MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Curso de Propaganda e Publicidade SÃO PAULO 2012 INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

Plataforma de Estágio Cartilha do Aluno

Plataforma de Estágio Cartilha do Aluno Plataforma de Estágio Cartilha do Aluno PLATAFORMA DE ESTÁGIO - TELA INICIAL (aba PAINEL): nessa tela, é possível solicitar novos Estágios Curriculares Supervisionados, para os Cursos de Engenharia de

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

Versão 07. Regulamento de Estágio - Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial v.07

Versão 07. Regulamento de Estágio - Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial v.07 Versão 07 FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA MECATRÔNICA 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 O CURSO... 3 2.1 Perfil de Conclusão do Curso... 3 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 4 3.1 Do Responsável Pela Coordenação

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário 2º Semestre de 2018 Sumário 1 Informações gerais... 3 2 Anexo I... 5 TERMO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Sorocaba Regulamentação de Estágio dos Cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação do Instituto de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TUPÃ SP 2016 LEGISLAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Curso Noturno de Arquitetura e Urbanismo ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO TÍTULO I Das Definições sobre a disciplina Estágio Curricular Supervisionado e suas Finalidades Art. 1º - Nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Bacharelado em Moda.

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Bacharelado em Moda. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 029/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Bacharelado em Moda O Diretor da, no uso de suas atribuições previstas

Leia mais

Estágio Supervisionado em Processos Produtivos de Refeições

Estágio Supervisionado em Processos Produtivos de Refeições Estágio Supervisionado em Processos Produtivos de Refeições LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Art. 2 o O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR E NÃO CURRICULAR DO CECS SUMÁRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR E NÃO CURRICULAR DO CECS SUMÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas CECS Divisão Acadêmica do CECS Campus Santo André: Avenida dos Estados, 5001 - Bairro

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE: Estágio na Empresa e Relatório de Estágio

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE: Estágio na Empresa e Relatório de Estágio Educando para o Pensar e o Fazer COORDENAÇÃO TÉCNICA ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE: Estágio na Empresa e Relatório de Estágio 1. O que é estágio? É a parte da formação do técnico em que o aluno colocará em

Leia mais

4.Qual a carga horária mínima para o estágio curricular obrigatório? A carga horária mínima de estágio curricular obrigatório é de 400 horas

4.Qual a carga horária mínima para o estágio curricular obrigatório? A carga horária mínima de estágio curricular obrigatório é de 400 horas PERGUNTAS FREQUENTES EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO 1.Quando posso fazer estágio? O aluno deverá consultar o Regulamento de Estágio e o Projeto Pedagógico do seu Curso e verificar em qual semestre é indicado o

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PRÁTICAS EM GESTÃO FINANCEIRA

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PRÁTICAS EM GESTÃO FINANCEIRA FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PRÁTICAS EM GESTÃO FINANCEIRA ARAGUAÍNA 2018 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PRÁTICAS EM GESTÃO FINANCEIRA TÍTULO I

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Faculdade de Tecnologia Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Faculdade de Tecnologia Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO São Paulo 2014 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Estágio Supervisionado... 4 3. Objetivos do Estágio Supervisionado...

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Informamos que conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TCC 04 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ROTEIRO DE RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. CAPA: contendo as informações: nome do/a aluno/a, título do projeto, local e

Leia mais

2 Cartilha de Estágio Univale CARTILHA DE ESTÁGIO UNIVALE

2 Cartilha de Estágio Univale CARTILHA DE ESTÁGIO UNIVALE 2 Cartilha de Estágio Univale CARTILHA DE ESTÁGIO UNIVALE Apresentação 3 Prezados alunos da UNIVALE, Com o objetivo de socializar as informações sobre estágio obrigatório e não obrigatório na UNIVALE,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E II DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA CAPÍTULO I - DA NATUREZA

Leia mais

RESUMO DAS ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO. (Essas orientações estão disponíveis em

RESUMO DAS ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO. (Essas orientações estão disponíveis em 1 RESUMO DAS ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO (Essas orientações estão disponíveis em http://sites.google.com/site/efcidadeuniversitaria) - O estágio somente poderá ser iniciado a partir da segunda

Leia mais

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo

Capítulo I - Da caracterização. Capítulo II - Do objetivo REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO Capítulo I - Da caracterização Art. 1º. O Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado (ECOS) é atividade individual obrigatória do Currículo

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia da Computação.

Art. 1º Aprovar o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia da Computação. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 038/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Engenharia da Computação. O Diretor da, no uso de suas atribuições

Leia mais

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação Capitulo I Da definição Art. 1º - O estágio não obrigatório, de caráter

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Escola SENAI Frederico Jacob REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSOS TÉCNICOS Versão 03 1 2 Regulamento de Estágio SENAI-SP, 2009 Trabalho elaborado pela Escola SENAI Frederico Jacob para os Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 DISPENSA DE ESTÁGIO 4 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6 NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade... 3 O que é um estágio?... 5 Como funciona o estágio obrigatório... 6 Como funciona o estágio não-obrigatório... 7 Documentos necessários... 8 Passo a passo

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 256 de 30/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 256 de 30/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 256 de 30/05/2017 - CAS Aprova o Regulamento dos Estágios Não Obrigatórios Remunerados (ENOR) e dos Estágios Curriculares Obrigatórios (ECO) dos alunos da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO Regulamenta a realização de estágio no âmbito do curso de Bacharelado em Ciências da Computação do Instituto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO. Curso de Engenharia Agronômica do UNASP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO. Curso de Engenharia Agronômica do UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO Curso de Engenharia Agronômica do UNASP REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - minuta Prof. Dr. Rogério Teixeira da Silva Professor Orientador de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª MS. ELAINE CRISTINA SIMOES BRAGANÇA PAULISTA 2013 O estágio é um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de realização de estágio pelos alunos dos diversos cursos de graduação da instituição,

CONSIDERANDO a necessidade de realização de estágio pelos alunos dos diversos cursos de graduação da instituição, PORTARIA Nº 25/2007 Regulamenta o Estágio dos Cursos de Graduação do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. A PROFESSORA DOUTORA CIBELLE ROCHA ABDO, DIRETORA GERAL do, no uso de suas atribuições

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial)

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial) REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial) CONSIDERANDO, O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO 1. APRESENTAÇÃO Este manual traz as orientações necessárias ao cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado de

Leia mais

Relatório de Pendências

Relatório de Pendências Instituto Monitor Relatório impresso em: 16/07/2015 Hora: 16:45 Relatório de Pendências O preenchimento do seu Relatório de Estágio foi realizado com sucesso. Antes de enviar ou entregar o Relatório para

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PORTARIA FAIBI Nº 010/2008 de 28/02/2008

PORTARIA FAIBI Nº 010/2008 de 28/02/2008 PORTARIA FAIBI Nº 010/2008 de 28/02/2008 O Diretor pro tempore da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a reformulação do Projeto

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO PASSO A PASSO Caro Aluno, Leia atentamente as instruções abaixo para saber como entregar seus documentos de estágio. Os documentos deverão ser entregues ANTES de iniciar o estágio.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA Das Disposições Preliminares Art. 1º. O Estágio Supervisionado é matéria constante do Currículo Pleno do Curso de

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memorando: 07/16 Coordenação São Carlos, 08 de Fevereiro de 2016. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI

Leia mais

Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES E OBJETIVOS Art. 1º - O Estágio

Leia mais

FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE PRAIA GRANDE FPG CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRAIA GRANDE 2015 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBRIGATORIEDADE... 3 1.2 ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO...

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 058/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 058/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 058/2018 DIRETORIA DA UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO Aprova o Regulamento de estágio não obrigatório do Curso de Gestão da Produção Industrial O Diretor da, no uso de suas atribuições

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE ESTÁGIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE ESTÁGIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE ESTÁGIO SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1. DAS SITUAÇÕES ESPECIAIS DEESTÁGIO... 3 2. DA ELEGIBILIDADE PARA DISPENSA... 3 3. DO DISCENTE... 4 4. DA COORDENAÇÃO

Leia mais

Fluxograma Orientações de Estágio - CEX

Fluxograma Orientações de Estágio - CEX Fluxograma Orientações de Estágio - CEX Empresa possui convênio? Realizar Convênio IFNMG-Empresa (Validade 5 anos) Celebrar Termo de Compromisso IFNMG-Empresa-Aluno (Validade de 6 meses a 2 anos) Encaminhar

Leia mais

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 75/2009 ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CURRÍCULO 0001-B, DO CAMPUS DE CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação Normas de Estágio Supervisionado do Aprova as Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

Universidade de Santo Amaro Curso de Farmácia - Regulamento de Estágios Obrigatórios

Universidade de Santo Amaro Curso de Farmácia - Regulamento de Estágios Obrigatórios Introdução O Estágio Curricular Obrigatório é uma exigência curricular para formação no Curso de Farmácia da Universidade de Santo Amaro (UNISA). As normas aqui descritas estão de acordo com a Lei Federal

Leia mais