Bem público-valor público A educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL. Margarida Filipe Ramos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bem público-valor público A educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL. Margarida Filipe Ramos"

Transcrição

1 Bem público-valor público A educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL Margarida Filipe Ramos

2 Apresentação do Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d Água das Amoreiras Reservatório da Patriarcal Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos Aqueduto das Águas Livres

3 A educação para os valores ambientais no Objectivos do Estudo: Museu da Água da EPAL 1. Qual o papel do museu enquanto instituição educativa e cultural na educação para os valores? 2. Pode-se inferir dos trabalhos produzidos pelos alunos, a partir de uma proposta do Museu da Água, quais os valores e atitudes relativos ao ambiente expressos nos mesmos? 3. Quais as diferenças de atribuição de valor, do ponto de vista dos valores ambientais, entre os trabalhos realizados pelos alunos do 1º ciclo e do 2 ciclo do ensino básico?

4 Palavras-chave BEM PÚBLICO VALOR PÚBLICO Noção de Valor Educação Ambiental Atitudes Ambientais Noção de Valor Público Aprendizagem em museus

5 A educação ambiental enquanto valor Fig. 1 Principais perspectivas ambientalistas (adaptado de Almeida, 2007)

6 Atitudes Ambientais Antropocentrismo visão instrumental da natureza em que a acção humana de controlo e domínio da natureza está legitimada. Biocentrismo a vida e todos os seres vivos passam a ser o centro do valor, a especificidade do ser humano não pode servir de justificação para a desconsideração de outros seres vivos. Ecocentrismo - caracteriza-se pela atribuição de uma valor não instrumental à natureza; conduz à necessidade de repensar a postura do Homem, para além das relações com os seres vivos e estende-a a outros elementos como as rochas, o solo e a água.

7 Noção de Valor Público O Museu enquanto instituição cultural cumpre uma função social ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, a qual coloca à disposição do público o seu acervo e que para além da conservação e estudo das suas peças tem em vista a educação e a fruição. (Internacional Council of Museums, 2001)

8 Incrementado gradualmente Teorias de conhecimento Teorias da Aprendizagem em museus O conhecimento existe fora do individuo Didáctico expositivo Estímulo resposta Teorias de Descoberta aprendizagem Construtivismo Acção direccionada e reestruturadora O conhecimento é construído pelo individuo de modo pessoal e socialmente Fig. 2 - Esquema traduzido e adaptado de George Hein (2011)

9 Serviço Pedagógico Águas Livres ( ) O Serviço Pedagógico Águas Livres é um serviço do Museu da Água da EPAL dirigido às escolas do ensino básico e secundário que funciona numa perspectiva nacional (cerca de escolas). A sua missão educativa tem como objectivos fundamentais divulgar junto da comunidade educativa: os valores ambientais através de conceitos como o uso eficiente da água, a preservação dos recursos naturais, a poluição, a biodiversidade, etc. os valores culturais através do conhecimento do património associado à história do abastecimento de água em Lisboa (nos Séc. XVIII e XIX).

10 Festa da Água - 21 a 25 de Março de 2011 Subida de árvores Hortas Verticais Atelier de sabonetes A semana da Festa da Água envolveu cerca de 600 crianças e jovens.

11 Dia Mundial da Criança - 1 de Junho de crianças 16 escolas premiadas Ao longo de 14 anos foram envolvidos: alunos professores

12 Resposta à Questão Qual o papel do museu enquanto instituição educativa e cultural na educação para os valores? Tendo em conta a premissa de que o museu presta um serviço público e é de valor público, entendemos que o museu é um espaço de educação não formal que funciona como um parceiro activo junto da comunidade educativa; Observamos que o Museu da Água apresenta nos seus objectivos uma preocupação de educação para os valores ambientais, através da sua actividade, a qual está intrinsecamente ligada à missão da sua tutela, a EPAL;

13 Resposta à questão 1 Cont. Neste sentido as acções dinamizadas junto do público escolar, através do seu serviço pedagógico, são um bom exemplo desta realização promovendo iniciativas interdisciplinares, e divulgando o tema da água e da problemática ambiental até cerca de escolas, como é o caso concreto do Concurso Anual Águas Livres.

14 Alvo do Estudo 40 Bandas Desenhadas No âmbito da 14ª edição do Concurso Anual Águas Livres, com o tema Água para Todos Uma missão global a cumprir, foram analisados 40 trabalhos dos 68 recebidos (20 de cada categoria: Poluição e Uso eficiente da água). 20 BD 1º Ciclo Ensino Básico (alunos 6 10 anos) 20 BD 2º Ciclo Ensino Básico (alunos anos) Para realizar a análise de conteúdo para cada categoria foram construídas duas grelhas: Dimensão verbal (8 indicadores) Água Ambiente Cidadania Dimensão visual (10 indicadores) Expressividade de ideias Indicadores visuais do tema Sensibilidade estética

15 Resultados da análise às Bd s Resposta à Questão Quais os valores e atitudes expressos nos trabalhos dos alunos realizados em contexto escolar? Valor Água na Categoria Poluição a maioria dos trabalhos denotam preocupações biocêntricas (valor de preservação da vida), enquanto que na Categoria Uso Eficiente surgem como antropocêntricos (fins utilitários ao Homem).

16 Valor Ambiente é apresentado de um modo geral com uma atitude biocêntrica maioritariamente no 1º ciclo e com maior destaque na categoria poluição. No caso do 2º ciclo as referências ao ambiente são mais genéricas, de preocupação com o planeta.

17 Valor Cidadania apresentam atitudes concretas de acção que estão presentes na maior parte das BD do 1º ciclo, no caso do tema poluição. Na categoria Uso eficiente a ocorrência é igual nos dois ciclos.

18 Resultados da análise às Bd s Resposta à questão Quais as diferenças de atribuição de valor, entre os trabalhos realizados pelos alunos do 1º ciclo e do 2º ciclo do ensino básico? Valor Água Ambiente Cidadania CATEGORIAS Indicadores POLUIÇÃO USO EFICIENTE 1º Ciclo 2º Ciclo 1º Ciclo 2º Ciclo Antropocêntrica Biocêntrica Ecocêntrica Como um divertimento Preocupação com impacto fauna/flora Apresentam preocupação com outros povos Reflexão sobre a situação (motivação) Apresentam propostas de intervenção (atitudes)

19 Conclusões O Museu deve assumir a sua função educativa dando a conhecer os diferentes valores da instituição, assim os serviços educativos terão de construir a sua oferta não só em torno do seu acervo, mas também deverão ter em mente os valores que pretendem transmitir (ambientais, culturais, cidadania, etc.). A questão da educação ambiental em museus é uma questão de responsabilidade social das organizações e um dever de toda a comunidade. O Museu enquanto parceiro social deve ir ao encontro da comunidade escolar criando ofertas educativas no âmbito da educação não formal.

20 Conclusões No que diz respeito aos valores propriamente ditos, estes são de facto o ponto de partida que motiva os indivíduos à tomada de decisão, podem ser ensinados, mas nada nos garante que estes ensinamentos irão passar da teoria à prática. Para isso, eles têm de ser vividos, é preciso que sejam criadas ligações afectivas com a Natureza e que sejam dadas oportunidades de descoberta aos jovens. Acreditamos que os museus também poderão dar o seu contributo nesta matéria.

21 Obrigada pela atenção.

1º Encontro técnico de Educação Ambiental CMIA Viana do Castelo 22 e 23 de Junho de Margarida Filipe Ramos

1º Encontro técnico de Educação Ambiental CMIA Viana do Castelo 22 e 23 de Junho de Margarida Filipe Ramos 1º Encontro técnico de Educação Ambiental CMIA Viana do Castelo 22 e 23 de Junho de 2017 Margarida Filipe Ramos Como avaliar as ações do Museu no que toca à transmissão de valores (ambientais) junto do

Leia mais

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos 19.12.11 Apresentação do Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d Água das Amoreiras Reservatório da Patriarcal

Leia mais

A Lipor e a Educação Ambiental

A Lipor e a Educação Ambiental A Lipor e a Educação Ambiental Auditório da Central de Valorização Orgânica Baguim do Monte 9 de Maio de 2007 Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto A Lipor Associação

Leia mais

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011

Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: Ano Lectivo 2010/2011 Plano Anual de Actividades Projecto Museu Escolar Dinamizado por: António Inácio e António Montezo Ano Lectivo 2010/2011 CALENDARIZAÇÃO ACTIVIDADES OBJECTIVOS ARTICULAÇÃO INTERDISCIPLINAR PÚBLICO-ALVO

Leia mais

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Muito embora o discurso oficial seja, e deva sê-lo sempre, o que refere que às famílias compete a principal

Leia mais

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA

OBJECTIVOS EDUCATIVOS DE SECÇÃO_ALCATEIA 1 - Analisar cada um dos Objectivos Educativos Finais. JUNTA REGIONAL DE LEIRIA COMO UTILIZAR ESTA GRELHA? 2 - Identificar qual o local ou locais de recolha de informações para a validação de cada Objectivo:

Leia mais

Sementes para a Criatividade Prémio Literário Sementes

Sementes para a Criatividade Prémio Literário Sementes Sementes para a Criatividade Prémio Literário Sementes Desenho: Eduardo Salavisa Expressar e ilustrar o pensamento Ferramentas e instrumentos didácticos para a qualidade da expressão escrita e plástica.

Leia mais

Como Comunicar Projectos de Prevenção

Como Comunicar Projectos de Prevenção A Prevenção [redução] na Produção de Resíduos Como Comunicar Projectos de Prevenção Porto, 28 de Novembro de 2008 A Sair da Casca Quem somos Criada em 1994, a Sair da Casca é a primeira empresa de consultoria

Leia mais

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa

Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Referencial Estratégico para Monitorização do Desenvolvimento Social de Lisboa Documento realizado para

Leia mais

Ciências Naturais 5º ano

Ciências Naturais 5º ano Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Escola E.B.,3 Dr. António Chora Barroso Ciências Naturais 5º ano Planificação a Longo Prazo 013/014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar

Leia mais

Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa.

Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa. Pretende-se com esta comunicação apresentar o Projecto Ideia/O Nosso Sonho na sua dimensão mais criativa. A Cooperativa de Ensino O Nosso Sonho e a Ideia são duas Instituições associadas, sediadas na Freguesia

Leia mais

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Seminário Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania Lisboa 9 de Maio de 2014 Associação Nacional

Leia mais

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar

Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Iª JORNADAS IGOT DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA Educar para a Cidadania Contributo da Geografia Escolar Maria Helena Esteves 7 de Setembro de 2013 Apresentação O que é a Educação para a Cidadania Educação

Leia mais

Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar

Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Seminário Internacional em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar Lubango, Abril 2010 Contributo da educação para o desenvolvimento da agricultura urbana sustentável Fernanda Lages HERBÁRIO DO LUBANGO

Leia mais

Ecoturismo. Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio. população local.

Ecoturismo. Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio. população local. Ecoturismo Ecoturismo é a viagem responsável a áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local. Ecoturismo (...) o turismo dedicado ao desfrute da natureza de

Leia mais

Case study. PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA ENVOLVIMENTO

Case study. PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA ENVOLVIMENTO Case study 2010 PIEA A Água e os Nossos Rios Projecto Mil Escolas SUSTENTABILIDADE DOS ECOSSISTEMAS RIBEIRINHOS EMPRESA A Águas do Douro e Paiva, SA (AdDP), empresa do grupo Águas de Portugal, é concessionária

Leia mais

Elizabeth Silva Comissão Nacional da UNESCO

Elizabeth Silva Comissão Nacional da UNESCO COMITÉ PORTUGUÊS PLANETA TERRA: UM CASO DE BOAS PRÁTICAS NO ÂMBITO DA DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (2005-2014) 2014) Elizabeth Silva Comissão Nacional da UNESCO

Leia mais

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS

ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS ANEXO II RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS DOCENTES DO IPS Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade Orgânica

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa mluz.antunes@estesl.ipl.pt Missão da Biblioteca Escolar A biblioteca escolar oferece um serviço

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 2014 2015 ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA 20 de novembro 2014 Corta mato Interno com paragem letiva - 1ºbloco manhã infantis A e B (5º,6º,7º), 2º bloco manhã, iniciados

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008/ de Setembro de 2008

PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008/ de Setembro de 2008 PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008/2009 17 de Setembro de 2008 Objectivos Promover, em parceria com as escolas, o desenvolvimento de acções e actividades de Educação Ambiental Sensibilizar para a importância

Leia mais

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação

Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental. Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Programação Semana de 30 de junho a 04 de Julho 30 de junho - 9h00-12h00 14h00-17h00 Oficina Use e Re-Use Local : CEA 01 de julho - 9h00-12h00 14h00-17h00

Leia mais

Equipa de Apoio à Integração Escolar

Equipa de Apoio à Integração Escolar Cinfães 28 de Novembro de 2008 PARCEIROS ComissãodeProtecçãodeCriançaseJovensde Cinfães; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende; Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães; EscolaEB2,3deSouselo;

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO. Identificação do avaliado ANEXO II AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE RELATÓRIO DE AUTO AVALIAÇÃO Identificação do avaliado Nome Categoria profissional actual Anos de serviço no ensino superior Anos de serviço na Unidade

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano: 10º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Leia mais

Projeto Escolas Promotoras da Saúde - EPS. Coordenadora: Aldina Marques

Projeto Escolas Promotoras da Saúde - EPS. Coordenadora: Aldina Marques Projeto Escolas Promotoras da Saúde - EPS Coordenadora: Aldina Marques 1. Justificação As diversas áreas associadas à promoção da saúde, nomeadamente a Educação Sexual, têm constituído uma das grandes

Leia mais

REGULAMENTO Concurso Desde quando verde combina com vermelho? A minha T-shirt da República

REGULAMENTO Concurso Desde quando verde combina com vermelho? A minha T-shirt da República REGULAMENTO Concurso Desde quando verde combina com vermelho? A minha T-shirt da República 1. Introdução O concurso Desde quando verde combina com vermelho? A minha T-shirt da República é uma iniciativa

Leia mais

A CIDADANIA POSITIVA É FAZER MAIS

A CIDADANIA POSITIVA É FAZER MAIS A CIDADANIA POSITIVA É FAZER MAIS A Fundação Galp Energia visa de uma forma consistente com os seus valores ser uma entidade pró-activa no âmbito da Responsabilidade Social empenhada no serviço à comunidade

Leia mais

Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar

Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar Projecto Educação Ambiental Lipor Um incentivo para a AG21 Escolar Alexandre Ventura, Gabinete de Informação Lipor Joana Oliveira, Gabinete de Sustentabilidade 5.º Encontro de Educação Ambiental Lipor

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA Eco-Escolas. Senhor Presidente da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores Membros do Governo,

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA Eco-Escolas. Senhor Presidente da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores Membros do Governo, INTERVENÇÃO DE TRIBUNA Eco-Escolas Vivemos tempos conturbados e de mudança. Não apenas em termos económicos mas com impacto directo no modelo societário em que nos encontramos e que com relutância abdicaremos.

Leia mais

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença.

Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. Projeto Ambienta Rio: A escola faz a diferença. E/SUBE/CED/GPEC Semana de Meio Ambiente Mostra de Trabalhos de Educação Ambiental das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino Justificativa A Secretaria

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES As datas ou atividades previstas poderão ser alteradas de acordo com o interesse das crianças Conteúdos Objetivos Atividades Setembro Dia 04 Receção das crianças Dia 23 Outono Fazer sentir às crianças

Leia mais

8º Encontro Ibero-Americano de Cultura. Museu Nacional de Etnologia. 13 de Outubro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus,

8º Encontro Ibero-Americano de Cultura. Museu Nacional de Etnologia. 13 de Outubro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus, 8º Encontro Ibero-Americano de Cultura Museu Nacional de Etnologia 13 de Outubro 2014 Ex.mos Senhores Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus, Leonor Esguerra Portocarrero, Diretora de

Leia mais

EXMOS. ORADORES e PARTICIPANTES:

EXMOS. ORADORES e PARTICIPANTES: EXMOS. ORADORES e PARTICIPANTES: A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem por missão propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, onde se integram o desenvolvimento e o acompanhamento

Leia mais

Recursos 3. Enquadramento Legal / Orientações Curriculares

Recursos 3. Enquadramento Legal / Orientações Curriculares Comunicar Recursos 3 Escola Secundária José Afonso Centro de Recursos Enquadramento Legal / Orientações Curriculares Gerais Formação Cívica Existência de áreas curriculares disciplinares e não disciplinares,

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

Direcção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas. 2 a 9 de Junho 2009

Direcção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas. 2 a 9 de Junho 2009 Direcção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas 2 a 9 de Junho 2009 No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Ambiente a Secretaria-Geral do MAOTDR organizou um conjunto de acções

Leia mais

equipa nacional mundo melhor

equipa nacional mundo melhor equipa nacional mundo melhor Quem somos? Equipa Nacional dependente da Equipa para a Participação e Cidadania da Secretaria Nacional Pedagógica Conceitos Gerais Num tempo especialmente difícil para a sociedade

Leia mais

Tipologia do projecto

Tipologia do projecto Tipologia do projecto O projecto Oficina Saramago convoca um conjunto alargado de instituições que, em parceria, realizarão acções diversificadas, dirigidas à população em geral. Desenha-se como um trabalho

Leia mais

1. Quem somos? Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais

1. Quem somos? Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais Sociedade Portuguesa para o Desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais 1. Quem somos?...uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos, fundada em 24 de Fevereiro de 2005 (Escritura

Leia mais

CLUBE DE PROTECÇÃO CIVIL MUNICIPIO DA AMADORA

CLUBE DE PROTECÇÃO CIVIL MUNICIPIO DA AMADORA CLUBE DE PROTECÇÃO CIVIL MUNICIPIO DA AMADORA 1. O Clube Protecção Civil O projecto Clube de Protecção Civil inscreve-se no programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Leia mais

Agricultura Biológica? Parceria

Agricultura Biológica? Parceria Agricultura Biológica? Parceria O tema da Agricultura Biológica 1600 1437 1400 1200 1000 800 600 400 200 793 Escolas que trabalham ag. Biológica(55%) Total de escolas 0 Escolas que trabalham ag. Biológica(55%)

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR

DOCUMENTO ORIENTADOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTRODUÇÃO A Santa Casa da Misericórdia de Amarante é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos, o alojamento colectivo de utilização temporária

Leia mais

Mitos e exigências curriculares

Mitos e exigências curriculares Mitos e exigências curriculares Unidade de Desenvolvimento Departamento da Criança e da Família Nélia Correia 03/03/2009 Currículo High-Scope; Movimento da Escola Moderna; Pedagogia de Projecto; Modelo

Leia mais

NCE/09/00132 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/09/00132 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/09/00132 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas 1 a 7 1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Leiria 1.a.

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL Dr. FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO PROJECTO ARTYLÍNGUA PROPONENTES: - Marta Medeiros - Fátima Torre - Isaura Sousa

AGRUPAMENTO VERTICAL Dr. FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO PROJECTO ARTYLÍNGUA PROPONENTES: - Marta Medeiros - Fátima Torre - Isaura Sousa AGRUPAMENTO VERTICAL Dr. FRANCISCO GONÇALVES CARNEIRO PROJECTO ARTYLÍNGUA PROPONENTES: - Marta Medeiros - Fátima Torre - Isaura Sousa Junho 2011 Introdução Um Novo Sentido de Escola Hoje é tido pela generalidade

Leia mais

Ação de Formação. A tecnologia TI-nspire. como recurso pedagógico no ensino das ciências. Formador: Dr. João Paulo Oliveira Santos

Ação de Formação. A tecnologia TI-nspire. como recurso pedagógico no ensino das ciências. Formador: Dr. João Paulo Oliveira Santos Ação de Formação A tecnologia TI-nspire como recurso pedagógico no ensino das ciências Formador: Dr. João Paulo Oliveira Santos Modalidade: Curso de Formação. Duração: 15 horas. Créditos: 1-0,6 créditos.

Leia mais

ATELIER REGIONAL SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ATELIER REGIONAL SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE S.TOMÉ E PRÍNCIPE (Unidade Disciplina Trabalho) Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação ATELIER REGIONAL SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM São

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO

ESCOLA BÁSICA DE INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO ESCOLA BÁSICA DE INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 3º CICLO Ano Letivo 2015-2016 Critérios de Avaliação História 3.º Ciclo 1 INTRODUÇÃO Deverá, em primeiro lugar, considerar-se

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO CONDE DE OEIRAS 2014/2015

PLANO DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO CONDE DE OEIRAS 2014/2015 PLANO DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO CONDE DE OEIRAS Aprovado em Conselho Pedagógico a 15 de outubro de 201014 Aprovado pelo Conselho Geral a 4 de fevereiro de 2015 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. FINALIDADES

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO Professor

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO Professor RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO Professor Anexo I COORDENAÇÃO DO ENSINO: NOME DO AVALIADO: CÓDIGO DO HORÁRIO: LOCAL/LOCAIS ONDE EXERCE FUNÇÕES: CARGO: Professor PERÍODO EM AVALIAÇÃO: Ano lectivo de 2009-2010

Leia mais

Plano de ação para o tema: Resíduos

Plano de ação para o tema: Resíduos Pl de ação para o tema: Resíduos - Falta de hábitos de separação de resíduos - Desvalorização de materiais - Reutilização de materiais - Envolver a comunidade e o meio envolvente na dinamização do programa

Leia mais

SEJA VOLUNTÁRIO! CONTRIBUA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOCIAL

SEJA VOLUNTÁRIO! CONTRIBUA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOCIAL SEJA VOLUNTÁRIO! CONTRIBUA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOCIAL Objectivos: Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; Sensibilizar os cidadãos e as organizações para

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 378/IX ALTERAÇÃO DA IMAGEM FEMININA NOS MANUAIS ESCOLARES

PROJECTO DE LEI N.º 378/IX ALTERAÇÃO DA IMAGEM FEMININA NOS MANUAIS ESCOLARES PROJECTO DE LEI N.º 378/IX ALTERAÇÃO DA IMAGEM FEMININA NOS MANUAIS ESCOLARES A igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental da democracia, um direito constitucionalmente consagrado, cuja

Leia mais

FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE IDENTIFICAÇÃOE Unidade Orgânica: Docente avaliado: Departamento

Leia mais

Março 2010 Filomena Lemos

Março 2010 Filomena Lemos Março 2010 Filomena Lemos Entende-se por leitura o processo interactivo que se estabelece entre o leitor e o texto, em que o primeiro apreende e reconstrói o significado ou os significados do segundo.

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho. CP: Cidadania e Profissionalidade. Formadora: Ana Gonçalves

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho. CP: Cidadania e Profissionalidade. Formadora: Ana Gonçalves Descrição: Direitos e deveres adquiridos em cada fase da vida - criança, adulto e na velhice Objectivo: Cidadão/ Estado Critérios de Evidência; Reconhecer as responsabilidades inerentes à liberdade pessoal

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) Plano operacional para Contribuição da APA

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) Plano operacional para Contribuição da APA Contribuição da APA Resumo da Fontes/Meios de 1.3 Disponibilização de informação relevante, bem como de dispositivos pedagógicos e de instrumentos de apoio à ED TA 1.3.1 Reforço dos centros de recursos

Leia mais

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 01 DE JUNHO

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 01 DE JUNHO NEWSLETTER CULTURAL Junho- 2017 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 01 DE JUNHO Câmara Municipal de Almeida Serviço Turístico- Visitas Guiadas VISITAS GUIADAS COM ACOMPANHAMENTO TÉCNICO COMO SOLICITAR? OPÇÃO 1_ PRESENCIALMENTE

Leia mais

O Mar Perto de Ti Sistemas Dunares

O Mar Perto de Ti Sistemas Dunares O Mar Perto de Ti Sistemas Dunares Projeto dirigido aos alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico. Tem como principais objetivos a transmissão de conhecimentos relacionados com a conservação e proteção

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE OFERTA COMPLEMENTAR DESENVOLVIMENTO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE OFERTA COMPLEMENTAR DESENVOLVIMENTO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DA DISCIPLINA DE OFERTA COMPLEMENTAR DESENVOLVIMENTO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Aprovado em 27 de setembro de 2017 PROGRAMA DESENVOLVIMENTO, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE (DAS) ÍNDICE INTRODUÇÃO...

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo de Caia e Nave Longa

Escola Básica do 1º Ciclo de Caia e Nave Longa Escola Básica do 1º Ciclo de Caia e Nave Longa Regresso à Escola "Baptismo" Facilitar a integração dos alunos e encarregados 01-09-2004 Alunos dos alunos do 1.ºano de educação na comunidade escolar Quadros

Leia mais

Jornal escolar Soma&Segue

Jornal escolar Soma&Segue Projeto Jornal escolar Soma&Segue Clube de Jornalismo Coordenação do Jornal Escolar Soma&Segue Paula Correia Projeto jornal escolar Soma&Segue /Clube de Jornalismo A prática da cidadania constitui um processo

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009

DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009 1 DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Aprendizagem da Matemática através da Resolução de Problemas Acção 28 / 2009 N.º Acreditação: CCPFC/ACC-53051/08 Modalidade: Oficina de Formação Total de horas conjuntas:

Leia mais

CONCURSO. Pensar os Afectos Viver em Igualdade

CONCURSO. Pensar os Afectos Viver em Igualdade CONCURSO Pensar os Afectos Viver em Igualdade O concurso Pensar os Afectos Viver em Igualdade pretende premiar produtos e acções de sensibilização produzidos por alunos e alunas dos 1º, 2º e 3º Ciclos

Leia mais

Ensinar e aprender Estatística com o ALEA. Emília Oliveira Pedro Campos

Ensinar e aprender Estatística com o ALEA. Emília Oliveira Pedro Campos Ensinar e aprender Estatística com o ALEA Emília Oliveira Pedro Campos P r o j e c t o A L E A Resumo O ALEA: Motivação e objectivos Utilização do ALEA pelos docentes Problemas frequentes no ensino e aprendizagem

Leia mais

PROJECTO CAMINHO II. (breve descrição e alguns elementos de avaliação)

PROJECTO CAMINHO II. (breve descrição e alguns elementos de avaliação) PROJECTO CAMINHO II (breve descrição e alguns elementos de avaliação) OBJECTIVOS O projecto CAMINHO II tem como objectivo estratégico intervir sobre o fenómeno das drogas e das dependências, numa perspectiva

Leia mais

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido

Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido 312 Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido Programa Embrapa & Escola para Estudantes do Semiárido School and Embrapa Program: From Students of Semiarid Josiel Bezerra dos Santos 1 ; Lícia

Leia mais

Jael Palhas José Teixeira Vera Ventura Armando Alves Vasco Flores Cruz. Jornadas de Educação Ambiental - Paisagens Educativas

Jael Palhas José Teixeira Vera Ventura Armando Alves Vasco Flores Cruz. Jornadas de Educação Ambiental - Paisagens Educativas Jael Palhas José Teixeira Vera Ventura Armando Alves Vasco Flores Cruz Idanha-a-Nova, 28-01-2011 1 Recursos Idanha-a-Nova, 28-01-2011 2 Recursos Idanha-a-Nova, 28-01-2011 3 O que são Charcos? charcos?

Leia mais

Pensar Atuar Renovar

Pensar Atuar Renovar Pensar Atuar Renovar MENSAGEM do fundador O Eng. Belmiro de Azevedo, a figura catalisadora por detrás do EDULOG, reconhece a importância da educação na promoção do desenvolvimento de uma sociedade saudável

Leia mais

A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA

A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO ciência do cientista: representações consensuais da comunidade científica Representações que o cientista tem da ciência que produz ciência do professor: representações que

Leia mais

Formação Parental. 1 Enquadramento do Projecto

Formação Parental. 1 Enquadramento do Projecto Formação Parental 1 Enquadramento do Projecto A necessidade de se desenvolver um projecto de Formação Parental na comunidade do Bairro CAR, especificamente com os pais das crianças que frequentam a EB1

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DISCIPLINA: Educação Ambiental no Ensino de Ciências PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Educação Ambiental Mas,

Leia mais

Planificação de Ciências Naturais 5ºano

Planificação de Ciências Naturais 5ºano Planificação de Ciências Naturais 5ºano Conteúdos/Domínios Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização INTRODUÇÃO - Apresentação - Normas de funcionamento da

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano 2018-2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano Outubro 2018 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS.

PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS. PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS 2017 www.scmbaiao.com O Plano de Actividades Sócio-culturais para o ano de 2017, foi direccionado essencialmente para as valências sociais da Instituição: Terceira Idade

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA UMA INCLUSÃO SUSTENTÁVEL

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA UMA INCLUSÃO SUSTENTÁVEL A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA UMA INCLUSÃO SUSTENTÁVEL Seminário 19.Novembro.2012 Amadora, Agência Portuguesa do Ambiente PERCURSOS PELO AMBIENTE Organização: CESIS & COOPERACTIVA Autoras:

Leia mais

Protocolo de Colaboração entre as áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação

Protocolo de Colaboração entre as áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação Protocolo de Colaboração entre as áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação Programa Cientificamente Provável Considerando que: 1. A área governativa da Educação tem por

Leia mais

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 026 [CONHECER Marvila] O meu Bairro é a minha Cidade

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 026 [CONHECER Marvila] O meu Bairro é a minha Cidade Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 026 [CONHECER Marvila] O meu Bairro é a minha Cidade Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar

Leia mais

Projecto de Lei n.º 1064/XIII/4.ª

Projecto de Lei n.º 1064/XIII/4.ª Projecto de Lei n.º 1064/XIII/4.ª Cria um Observatório na Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens para monitorização do cumprimento das obrigações impostas pela Convenção

Leia mais

ACTOS PROFISSIONAIS GIPE. Gabinete de Inovação Pedagógica

ACTOS PROFISSIONAIS GIPE. Gabinete de Inovação Pedagógica ACTOS PROFISSIONAIS GIPE Gabinete de Inovação Pedagógica Cooptécnica Gustave Eiffel, CRL Venda Nova, Amadora 214 996 440 910 532 379 Março, 2010 ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL 1 GIPE - Gabinete de Inovação Pedagógica

Leia mais

PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS

PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS PROJETO DE AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR Um total de 223 alunos e 50 professores envolvidos na experiência-piloto

Leia mais

Escola Secundária de Valongo

Escola Secundária de Valongo Escola Secundária de Valongo PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO Ano lectivo 2010/2011 TERRA NO ESPAÇO 1º PERÍODO ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO ANO LECTIVO DE 2010/2011 CIÊNCIAS

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2017 / 2018

PLANO DE ATIVIDADES 2017 / 2018 ACADEMIA DE MÚSICA DE AROUCA PLANO DE ATIVIDADES 2017 / 2018 Plano Anual de Atividades O Plano Anual de Atividades da Academia de Música de Arouca é um instrumento de organização e gestão da Academia de

Leia mais

ESTATUTO DO ALUNO DA UNISBEN PREÂMBULO

ESTATUTO DO ALUNO DA UNISBEN PREÂMBULO ESTATUTO DO ALUNO DA UNISBEN PREÂMBULO A UNISBEN procura proporcionar à comunidade em que está inserida um leque de ofertas educativas, alicerçando a sua intervenção na filosofia da aprendizagem ao longo

Leia mais

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares

Colaboração Instituto Nacional de Estatística. Rede de Bibliotecas Escolares Colaboração Instituto Nacional de Estatística Rede de Bibliotecas Escolares António Nogueira * No ano em que decorre o 75º Aniversário da criação do Instituto Nacional de Estatística e o 14º ano de existência

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2012/2013 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Critérios de Avaliação Identificação e valoração Instrumentos de avaliação a utilizar Classificação e percentagens atribuídas nas fichas de avaliação

Leia mais

Regulamento Interno / Regimento da BE. Ano lectivo de 2006/2007

Regulamento Interno / Regimento da BE. Ano lectivo de 2006/2007 Regulamento Interno / Regimento da BE Ano lectivo de 2006/2007 Regulamento Interno da BE da Escola Secundária de Campo Maior/ Regimento da BE da Escola Secundária de Campo Maior A missão da Biblioteca

Leia mais

Plano de Educação Ambiental 2007/2008

Plano de Educação Ambiental 2007/2008 Plano de Educação Ambiental 2007/2008 Objectivos Gerais - Consciencializar os cidadãos para a preservação do Meio Ambiente - Salientar a importância de um Desenvolvimento Sustentável - Promover hábitos

Leia mais

Projeto Educação para a Saúde - PES

Projeto Educação para a Saúde - PES Projeto Educação para a Saúde - PES Coordenadora: Aldina Marques 1 1. Justificação As diversas áreas associadas à educação para a saúde, têm constituído uma das grandes prioridades educativas das Escolas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE FERREIRA DIAS METAS EDUCATIVAS ANO LECTIVO: 2012/2013 INTRODUÇÃO O PROGRAMA EDUCAÇÃO 2015 lançado pelo Ministério da Educação a partir do ano lectivo de 2010-2011 pretende,

Leia mais

PLANO DE ARTICULAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Plano de Articulação / 2013

PLANO DE ARTICULAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Plano de Articulação / 2013 Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE ARTICULAÇÃO Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] 1 / 9 Índice Nota introdutória... 3 Objetivos Gerais... 4 Estratégias de intervenção... 5 Organização... 6 Procedimentos

Leia mais

Concurso Descobrir a Floresta REGULAMENTO DE CONCURSO. O presente concurso insere-se no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas.

Concurso Descobrir a Floresta REGULAMENTO DE CONCURSO. O presente concurso insere-se no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas. Ano Internacional das Florestas Floresta para todos Concurso Descobrir a Floresta REGULAMENTO DE CONCURSO Apresentação O presente concurso insere-se no âmbito das comemorações do Ano Internacional das

Leia mais

CAPÍTULO I. 1. INTRODUÇÃO 1.1. contextualização geral da investigação identificação do problema hipóteses de investigação

CAPÍTULO I. 1. INTRODUÇÃO 1.1. contextualização geral da investigação identificação do problema hipóteses de investigação CAPÍTULO I 1. INTRODUÇÃO 1.1. contextualização geral da investigação 1.2. identificação do problema 1.3. hipóteses de investigação 1.4. limitações do estudo 1.5. plano geral da dissertação 1 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) Plano operacional para 2010

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) Plano operacional para 2010 s relacionadas com a APA - Nota: * = s já realizadas em 2010 Resumo da 1.1 Aumento e diversificação do perfil dos agentes capacitados para promover acções de ED de qualidade TA 1.2.1. organização de seminários,

Leia mais

Seminário. Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais

Seminário. Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais Seminário Democratização da Náutica: Dinâmicas Regionais e Internacionais 2014-2020 1. A estratégia que pretende afirmar o Alto Minho como região atlântica de excelência não poderia estar desligada da

Leia mais

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Serviço Educativo. A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Serviço Educativo. A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano Serviço Educativo A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano letivo apresentando um programa educativo que procura a articulação entre os planos escolares e a missão

Leia mais