Modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais"

Transcrição

1 Modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais Geórgia Ribeiro Rocha 1 Jésus Trindade Barreto Júnior 2 Ricard Franco Gontijo 3 Introdução Desde 2003, encontra-se em processo de implantação, em Minas Gerais, um modelo de gestão que visa articular a atuação dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Social, de maneira a assegurar a efetividade da intervenção pública sobre o fenômeno da violência e da criminalidade e contribuir para a qualidade de vida da população. Tal modelo adquire relevância na medida em que surge como resposta ao desafio imposto pelo processo de redemocratização e concomitante recrudescimento da violência e criminalidade observado no Brasil, no final da década de 80, qual seja o de desenvolver a capacidade de enfrentamento de um fenômeno social intensamente complexo, por meio da inovação das técnicas de intervenção, aplicadas por instituições tradicionalmente organizadas sob um arranjo frouxamente articulado e carentes de legitimidade perante seus destinatários e necessários partícipes. Trata-se, portanto, de um modelo que propõe um novo arranjo institucional, baseado em mecanismos de governança colegiada e de gestão integrada de ações e informações, e que prevê a articulação horizontal e sistêmica dos órgãos envolvidos, por meio do compartilhamento de informações e do alinhamento estratégico e operacional, na busca de objetivos comuns e do alcance de resultados efetivos para a segurança da sociedade. 1 Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, mestranda em Administração Pública com ênfase em Gestão de Políticas Sociais pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. 2 Delegado Geral de Polícia Civil de Minas Gerais, mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. 3 Coronel de Polícia Militar de Minas Gerais.

2 O texto ora apresentado se divide em três seções, nas quais serão abordados os aspectos elencados anteriormente e a tradução desses aspectos na prática das instituições e políticas mineiras para a área de Defesa Social. 1. Arranjo Institucional e Modelo de Governança do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais Ao longo de vários períodos históricos, a questão da criminalidade e, sobretudo, do seu controle vem provocando discussões em torno dos mais variados aspectos da vida em sociedade e das instituições que se encarregam desse fenômeno. Dessas discussões, de tempos e tempos, surgem novas idéias capazes de transformar o entendimento sobre a criminalidade, suas causas e efeitos, bem como, sobre as estratégias de intervenção do estado nesse fenômeno. No Brasil, a partir da redemocratização política, houve a necessidade de vencer o tradicional conceito de segurança pública, agora identificado com um padrão autoritário de atuação, para o desenvolvimento e aplicação de um conceito de segurança cidadã, em que a proteção da sociedade passa a ser mais importante que a defesa do estado. Nesse contexto, surgiu a noção de defesa social para traduzir a idéia de segurança como direito social a ser garantido pelas instituições públicas, com a participação da própria sociedade. Outra verificação importante é a de que, historicamente, o estado, de modo geral, atua de forma compartimentada em todas as áreas em que deve estar inserido. Independente dos motivos que justificam essa compartimentalização, não se pode afastar a percepção de que mesma opera desvantagens quando se fala em segurança pública. De fato, quando se estuda o sistema de justiça de um estado 4, se percebe a existência de várias instâncias com atuações às vezes semelhantes. 4 Entende-se sistema de justiça, para efeito do presente trabalho, o ciclo percorrido nas instituições públicas desde a verificação do fato criminoso até o cumprimento de pena por condenação. O Sistema de Justiça Criminal no Brasil é composto por organizações distintas, quais sejam: Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário e Sistema Prisional.

3 O que se quer explicar é que, uma vez adotado pelo estado o modelo burocrático que preconiza a divisão de trabalho e de funções, se torna necessária a existência de alguma capacidade de articulação entre departamentos que garanta a efetividade das ações estatais. Significa dizer que quanto menor a articulação ente diversos atores, piores os resultados alcançados. Com relação ao sistema de justiça, em que se verifica a divisão de funções entre instâncias do Poder Executivo e entre esse e o Poder Judiciário e Ministério Público, o impacto da desarticulação é ainda mais percebido, se traduzindo no termo utilizado por Sapori (2002), quando caracteriza o sistema de justiça criminal no Brasil como frouxamente articulado. No contexto brasileiro, essa frouxa articulação ainda é agravada pela divisão do trabalho policial, resultando na existência de duas instituições policiais, quais sejam, Polícia Militar e Polícia Civil, sendo a primeira responsável pela ordem pública, através do policiamento ostensivo, e a segunda pela apuração do fato criminoso, através do inquérito policial, que se constitui em fase anterior ao processo judicial. Em Minas Gerais, o arranjo institucional tradicional do Poder Executivo para a segurança pública e justiça podia ser verificado pela existência da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública (que incorporava a Polícia Civil) e Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos (responsável pelo Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo e pela Defensoria Pública). A partir da constatação de que esse arranjo não atendia aos anseios da sociedade em termos de efetividade no controle e redução dos índices de criminalidade, o Governo de Minas Gerais implementou uma visão de Sistema Integrado de Defesa Social. Com feito, o ano de 2003 marca uma grande virada política na produção da segurança pública em Minas Gerais. Fundada em um denso conjunto de conceitos estruturantes, inaugurou-se uma política pública marcada por traço fundamental: a definição de estratégias sistêmicas para o desempenho funcional das organizações públicas e sociais que, direta ou indiretamente, afetam a construção de modelos eficazes de prevenção e repressão da violência e da criminalidade.

4 Nesta perspectiva, transcendeu-se a concepção policial de matiz reducionista, aproveitando-se evidências acadêmicas de grande importância, que desde a década de 1990 acumularam saberes sobre o sentido multifatorial do insucesso das políticas tradicionais de segurança pública. Se as organizações policiais são, de fato, nucleares nos esforços do Estado neste campo, elas não podem ser as únicas protagonistas do processo. E, deste modo, firmou-se o desafio de inaugurar uma forma alternativa de administração sobre as instituições do Estado e da sociedade civil. Basicamente, a nova política se funda numa visão de sinergia entre órgãos do Executivo, que passam a gerir de forma transparente e alinhada as suas respectivas competências. Trata-se de um arranjo institucional complexo, que implica na crescente definição de processos produtivos, abrindo-se o sistema para o Poder Judiciário, Ministério Público, esferas de governo e setores responsáveis da sociedade civil. Fortemente orientada pelo saber científico, com clara presença do universo acadêmico, a política de defesa social pretende superar conflitos e pontecializar as competências jurídicas das polícias, de modo a criar um ambiente de cooperação que não se assente apenas em bases éticas, mas também técnicas, isto é, imbricando cientificamente as ações de polícia ostensiva e investigativa. A mais, busca adequar a ação policial aos esforços gerais de prevenção social e administração interinstitucional do fenômeno da violência. No mesmo sentido, visa ampliar o foco de atuação, incorporando a atuação de outros órgãos ou áreas responsáveis pela proteção social e pelo ciclo de justiça, tais como o Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo e Defensoria Pública. Na prática, isso significou a criação de um órgão coordenador do Sistema, qual seja, a Secretaria de Estado de Defesa Social.

5 Foi estabelecida, então, uma política pública de integração do Sistema de Defesa Social que visa o alinhamento horizontal e sistêmico entre os órgãos permanentes de estado que exercem competências legais no campo da segurança pública e defesa social, sob a coordenação e fomento político-econômico da Secretaria de Defesa Social, com mecanismos de abertura à participação da sociedade, outros órgãos públicos independentes, esferas de governo, tudo orientado pela lógica da promoção de direitos individuais e coletivos, com clara especificação técnico-científica de funções e papéis políticos dos respectivos agentes e instituições. Tal política adquire relevância na medida em que se traduz em alternativa ao modelo tradicional de construção e administração da segurança pública, com os seguintes eixos de sustentação: 1. efetiva ação governativa, de cunho mediador e incitativo, pela Secretaria de Defesa Social; 2. governança colegiada pelos órgãos do Executivo, desde os escalões superiores até as bases de execução finalística; 3. atração política de poderes e órgãos independentes para uma ação de sinergia republicana; 4. emprego racional e convergente de recursos econômicos e financeiros segundo demandas cientificamente levantadas a partir de bases territoriais, com suas características criminógenas, dentro de contexto sócio-político e econômico; 5. estruturação científica do processo de captação, tratamento e difusão de dados e conhecimentos sobre o fenômeno criminal em cada unidade territorial; 6. racionalização da ocupação territorial das frações operacionais das polícias e, conforme o caso, outros órgãos; 7. fortalecimento institucional das polícias, Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública segundo suas competências constitucionais; 8. crescente definição dos desdobramentos operacionais das competências juridicamente definidas aos órgãos do sistema; 9. transparência e composição racional de conflitos entre os atores envolvidos. Trata-se de arranjo institucional que equaliza progressivamente papéis dos órgãos do poder público e agentes da sociedade civil, por intermédio da indução políticoadministrativa do Poder Executivo, via Secretaria de Defesa Social, com a finalidade de articular ações preventivas às de enfrentamento da violência e criminalidade dentro de uma ótica de promoção e defesa de direitos. São três as características desse arranjo: 1. modelo de governança colegiada; 2. gestão integrada de ações e operações; 3. gestão integrada de informações. Nesta seção, trata-

6 se do modelo de governança colegiada, sendo as outras características tratadas nas seções seguintes. Assim, quanto à governança, ela se estrutura em 4 níveis: a) Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social; b) Regiões Integradas de Segurança Pública; c) Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública e, d) Área Integrada de Segurança Pública. O Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social é composto pelos representantes máximos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Defensoria Pública, Subsecretaria de Administração Prisional e Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, sendo presidido pelo Secretário de Estado de Defesa Social, e constituindo-se em: 1. espaço de enunciação das macro-políticas do sistema de defesa social; 2. interlocutor de outros poderes, esferas de governo e da sociedade civil no que tange a operacionalidade técnica do sistema; e, 3. instância de efetiva convergência de informações de caráter estratégico, que lhe possibilitem decisões políticas e administrativas eficientes e eficazes no plano tático-operativo dos órgãos executivos. O desdobramento das diretrizes definidas no Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social são transmitidas aos órgãos integrantes e seus níveis hierárquicos pelas respectivas chefias, conforme a estrutura de cada um desses órgãos. No intuito de promover o alinhamento entre os órgãos nesse processo de desdobramento das diretrizes estratégicas para os níveis táticos e operacionais, as estruturas desses órgãos estão sendo reorganizadas em bases territoriais comuns. Trata-se de efetivar uma compatibillização da responsabilidade territorial, em três níveis: 1. Região Integrada de Segurança Pública RISP; 2. Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública ACISP - ; e 3. Área Integrada de Segurança Pública AISP. Tal modelo já se encontra implementado para as polícias, que já vêm realizando as alterações necessárias visando a compatibilização de suas unidades, conforme a seguinte estrutura:

7 Integração Territorial PMMG PCMG Área Integrada de Segurança Pública AISP: Companhia de Polícia Militar/ Pelotão / Destacamento Delegacia de Polícia Civil do Município / Comarca / Distrito Área de Coordenação Integrada de Segurança Pública - ACISP: Batalhão de Polícia Militar/ Cia Independente Delegacia Regional Região Integrada de Segurança Pública RISP: Região de Polícia Militar Departamento de Polícia Civil A partir do novo arranjo institucional descrito, incluindo o modelo de governança colegiada e a compatibilização territorial, é que Minas Gerais espera superar os problemas relacionados à frouxa articulação entre os órgãos do Sistema de Defesa Social. Para que o modelo de governança colegiada alcance de forma representativa os níveis intermediários de decisão, coloca-se como próximo passo, a inclusão dos demais órgãos do Sistema de Defesa Social nesse modelo de compatibilização territorial. Além disso, permanece o desafio de induzir o Poder Judiciário e Ministério Público a participarem desse modelo. 2. Metodologia de Integração da Gestão Operacional da Segurança Pública O arranjo institucional adotado em Minas Gerais a partir de 2003 tem como uma de suas características a gestão integrada de ações e operações. O que se espera é que órgãos de defesa social que se articulem efetivamente o façam também no nível operacional. Isso

8 é notadamente importante para a superação da divisão do trabalho policial, desenvolvido pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. Nesse sentido, tendo em vista a necessidade de se criar uma metodologia de trabalho que pudesse promover a integração operacional das instituições policiais, foi implementado o modelo IGESP. O IGESP- Integração da Gestão em Segurança Pública consiste num modelo de gestão do trabalho integrado das organizações policiais que encontra-se em funcionamento na capital e demais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte desde 2005 e em processo de implantação nos grandes municípios do estado de Minas Gerais, tendo como inspiração a experiência do COMPSTAT, implantada inicialmente em Nova York e posteriormente adaptada para Bogotá. Baseado nas modernas metodologias de policiamento orientado para resultados e de policiamento orientado para a solução de problemas, o modelo se pauta pela centralidade da gestão de informações na análise da dinâmica criminal e na definição e avaliação de estratégias de prevenção e combate à criminalidade pelas organizações policiais. Nas últimas décadas a crescente criminalidade em todo o território brasileiro e a incapacidade das entidades públicas em resolver esse problema tem preocupado os cidadãos. Estudos recentes afirmam que o fenômeno da criminalidade apresenta associações com uma multiplicidade e complexidade de fatores sociais que não se esgotam no âmbito da ação de agências isoladas. Sendo assim, é fundamental que haja uma compreensão profunda do fenômeno criminal, de modo que seja possível identificar as principais características tanto das circunstâncias em que os eventos criminais acontecem, quanto de possíveis fatores situacionais e eventos associados à sua ocorrência. As organizações que compõem o sistema de segurança pública brasileiro são agências distintas que se dividem em subunidades administrativas e operacionais que nem sempre mantêm uma troca eficiente de informações entre si. Foi com o intuito de superar essa dificuldade que, no ano de 2005, a Secretaria de Estado de Defesa Social

9 de Minas Gerais implementou um modelo de gestão que se baseia no compartilhamento de informações e na implementação de ações conjuntas, capazes de abarcar a diversidade de fenômenos que compõem o problema da criminalidade urbana. Trata-se o IGESP de um modelo de organização e gestão do trabalho policial capaz de integrar ações e informações de segurança. Seu objetivo é aumentar a eficiência da prevenção e do combate ao crime, através da conjugação de práticas implementadas por diferentes órgãos de segurança, especialmente a Polícia Militar e a Polícia Civil. O modelo de policiamento orientado para a solução de problemas é pautado por um método de gestão que envolve as seguintes etapas: identificação dos problemas, análise das causas fundamentais do problema, definição de plano de ação contendo contramedidas das principais causas do problema, implementação do plano de ação e avaliação dos impactos das ações. Já o modelo de policiamento orientado para resultados, por sua vez, tem como princípios norteadores da ação: a regionalização e descentralização das atividades de policiamento ostensivo; a utilização de ferramentas de geoprocessamento da violência e da criminalidade e análise das características socioeconômicas das áreas de atuação das unidades policiais; o estabelecimento de metas quantitativas e a avaliação de resultados. Estas estratégias apresentam os seguintes pontos de similaridade: 1) dependem fortemente da informação; 2) propiciam um relacionamento mais estreito do trabalho policial com a comunidade; e 3) reconhecem as habilidades e a experiência adquirida pelos policiais de linha de frente. Cabe ainda ressaltar a necessidade de se combinar essas estratégias de atuação das organizações policiais a outras medidas de controle social para que se tenha um efetivo resultado no enfrentamento e prevenção da criminalidade. A esse propósito, Beato (2002) afirma que a infinidade de fatores de natureza diversa responsáveis pelas taxas de criminalidade urbana restringe a ação policial a um impacto modesto no controle dessa criminalidade e que estratégias bem-sucedidas desse controle resultam de uma articulação multiinstitucional entre diversas esferas de governo e agências de controle social.

10 O IGESP consiste num modelo de organização e gestão do trabalho policial que visa aumentar a eficiência da prevenção e do combate à criminalidade, através da implementação de ações táticas e estratégicas fundamentadas em informações sistematizadas e precisas, acompanhadas da alocação rápida, sincronizada e focalizada de recursos. Para tanto, este modelo compreende a realização sistemática de reuniões de planejamento entre as unidades policiais que compõem as Áreas Integradas de Segurança Pública AISP's - para elaboração de diagnóstico a respeito da dinâmica da criminalidade na respectiva área de atuação e definição de um plano de ações e metas para intervenção nesta realidade. Este processo envolve ainda a realização de reuniões periódicas de validação do planejamento e avaliação dos resultados obtidos pelas AISP's, o que ocorre com a participação de representantes do nível estratégico das polícias e de outros órgãos que atuam direta ou indiretamente no enfrentamento da criminalidade. Por se tratar de um modelo baseado no gerenciamento das informações, o IGESP necessita de que estas sejam precisas e atualizadas. O entendimento é que, se a polícia precisa responder ao crime de modo efetivo e atender às necessidades da comunidade, os policiais de todos os níveis necessitam de conhecer com exatidão quando, como e onde os vários tipos de crimes estão ocorrendo e quem os está cometendo. Assim, a precisão das informações é fundamental, pois os dados devem refletir com a maior verossimilhança possível os acontecimentos ocorridos. A atualidade se faz necessária devido ao fato de as informações tenderem a um rápido envelhecimento, devendo, assim, serem coletadas e disponibilizadas o mais próximo possível do evento. Uma vez recebidas as informações pelos gerentes das unidades policiais, é necessário que se desenvolva e implemente um plano de ação e que se criem táticas que sejam efetivas para a melhor solução dos problemas. As táticas devem ser flexíveis para se adaptarem às tendências identificadas e devem possuir recursos específicos para problemas específicos. A essência do IGESP é, portanto, o resultado. Através do planejamento das táticas, pode-se responsabilizar os comandantes pelas falhas nas ações.

11 Após a utilização dos dados e informações para uma melhor compreensão do fenômeno da criminalidade e o desenvolvimento de estratégias, torna-se necessária a rápida alocação de recursos e pessoas. O IGESP fornece ao gerente das operações a autoridade para utilizar os recursos e as pessoas da maneira que entender necessária para alcançar os objetivos estipulados. Ademais, em várias situações, operações conjuntas deverão ser realizadas para que se contenha algum hot spot de criminalidade. Nessas condições, será necessário um esforço de coordenação para a reunião dessa equipe e sua atuação conjunta. O monitoramento rigoroso e a avaliação de resultados consistem no princípio mais importante do IGESP, sendo, contudo, o mais trabalhoso. Seria ingênuo desenvolver e implementar um plano de ação e acreditar que os outros o executarão sem que haja algum tipo de acompanhamento. Acompanhar periodicamente as ações pode evitar o surgimento de futuros problemas, além de permitir ajustes. Também possibilita verificar se as ações estão alcançando o resultado previsto. Várias são as formas de avaliação e podem incluir a revisão diária das estatísticas e relatórios sobre os eventos criminais, a assistência de pesquisadores acadêmicos para análises de tendências da criminalidade, impacto de estratégias policiais específicas e avaliação de resultados e a realização de reuniões estratégicas de monitoramento e avaliação de resultados em nível local e da cidade. Por fim, tem-se como desafios determinantes para o sucesso da implementação desta metodologia: a plena sistematização e integração de informações entre os órgãos envolvidos, a disponibilização de informações atualizadas e precisas a todos os operadores de segurança pública e a capacitação desses agentes no emprego de técnicas e ferramentas de análise criminal.

12 3. Sistema Integrado de Informações de Defesa Social SIDS Com o avanço do debate sobre os pressupostos da integração entre as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiro Militar, Defensoria Pública, Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo, o Ministério Público, e o Poder Judiciário, concluiu-se que o primeiro passo seria a criação de um único sistema de informações, o que implicaria na correta arquitetura de um serviço de compartilhamento e junção dos dados produzidos. De fato, a situação era a seguinte: EVENTO FATO POLICIAL (190/193/197) DESPACHO DE VIATURAS REGISTRO BOP/BOB/ REPRESENTAÇÃO, REQUISIÇÃO, ETC TCO S / APF/ INQUÉRITOS JUDICIÁRIO E MP PROCESSOS PRISÕES E PENAS SISTEMA DE DESPACHO DE VIATURAS (COPOM/COBOM/CEPOLC) SISTEMA DE INFORMAÇÕES POLICIAIS (SIP) SISCON INFOPEN/ INFOPRI CICLO POLICIAL CICLO CRIMINAL Convencionou-se que o compartilhamento de informações deveria funcionar interagindo sistemas de dados e conhecimentos sobre os cenários da Defesa Social, sobretudo sobre a criminalidade no tempo e no espaço, permitindo a gestão das informações que vão desde o atendimento das emergências policiais e de bombeiros, até a investigação policial, a gestão de inquéritos, processos judiciais e a execução penal, sem desprezar, em curto prazo, arquiteturas já existentes e em uso nos órgãos vinculados, buscando, nestes casos, a interatividade desses sistemas naquilo que for necessário ao atendimento dos objetivos do Sistema Integrado de Informações de Defesa Social SIDS. O SIDS foi oficialmente instituído por intermédio do Decreto Estadual nº de 12 de Abril de 2004, O SIDS foi instituído como um sistema modular, integrado, que permite a gestão das informações de Defesa Social, relacionadas a ocorrências policiais

13 e de bombeiros, à investigação policial, ao processo judicial e à execução penal, respeitadas as atribuições legais dos órgãos que o compõem. O SIDS foi estruturado operacionalmente pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD) e pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (CINDS), a saber: Centro Integrado de Atendimento e Despacho CIAD: unidade resultante do funcionamento conjunto, em um mesmo espaço físico e organizacional, do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOP), da Polícia Militar, da Divisão de Operações de Telecomunicações (CEPOLC), da Polícia Civil, e do Centro de Operações de Bombeiros Militar (COBOM), do Corpo de Bombeiros Militar. O CIAD tem por finalidade coordenar e gerenciar as ações operacionais das polícias civil e militar, e de bombeiros, gerindo métodos de captação, organização e difusão de ocorrências processadas segundo as competências legais dos respectivos órgãos. O CIAD se fundamenta tecnicamente na centralização do atendimento de chamadas telefônicas, de despachos de recursos operacionais das polícias e de bombeiros, e no processamento automatizado dos registros de ocorrências efetuados, por outros meios, pelos órgãos integrados. Centro Integrado de Informações de Defesa Social CINDS: unidade formada por representantes de todos os órgãos participantes do SIDS, responsável pela análise criminal e de sinistro de todo o ciclo de informações, desde o registro do fato até a execução da pena ou solução do sinistro. O CINDS se fundamenta na análise, qualitativa e quantitativa, no tempo e no espaço, das informações produzidas no âmbito do Sistema Integrado de Defesa Social. O SIDS, como já afirmado, é um sistema modular e, nesse sentido, encontram-se em desenvolvimento e implantação os seguintes módulos: Módulo Controle de Atendimento e Despacho Integrado - CAD: desenvolvido para recepção de ligações e despacho de viaturas, este módulo permitirá o acompanhamento da evolução do atendimento de ocorrências de modo efetivo, tendo, entre diversas funcionalidades, a visualização do deslocamento das viaturas através do computador do

14 despachante através de GPS s instalados nas viaturas. Outra funcionalidade particularmente interessante é o controle da frota e do efetivo operacional através do Módulo Administrativo do CAD. Módulo Administrativo Policial ADM/Polícia: módulo do sistema responsável pela gestão das informações que são utilizadas no Módulo de Atendimento e Despacho Integrado (SIDS/CAD), no tocante ao serviço prestado pelas Polícias Civil e Militar, tais como efetivo policial, planejamento operacional, diretivas para atendimento de chamadas / ocorrências, recursos recomendados para atendimentos de chamadas / ocorrências, telefones úteis, endereços, locais de interesse, pessoas de contato, objetos de referência, divisão territorial, naturezas de chamada, atividades operacionais, viaturas, segurança de acesso, estatísticas de chamada, dentre outras. Módulo Administrativo de Bombeiro ADM/Bombeiro: módulo responsável pela gestão das informações que são utilizadas no Módulo de Atendimento e Despacho Integrado (SIDS/CAD), no tocante ao serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros, tais como efetivo de bombeiro, planejamento operacional, relatório de resgate, diretivas para atendimento de chamadas / ocorrências, recursos recomendados para atendimentos de chamadas / ocorrências, telefones úteis, endereços, locais de interesse, pessoas de contato, objetos de referência, assistência adaptada, divisão territorial, naturezas de chamada, atividades operacionais, hidrantes, inventário de materiais perigosos, projetos de construções, viaturas, acompanhamento de processos de prevenção, segurança de acesso, estatísticas de chamada, dentre outras. Módulo de Registro de Eventos de Defesa Social - REDS: módulo do SIDS destinado ao lançamento de ocorrências via web (pela Internet), independentemente da instituição ou local de registro dos fatos. Trará benefícios às organizações que compõem o Sistema de Defesa Social do Estado, tais como a padronização dos formulários dos registros de ocorrências policiais, consistência dos dados (uma vez que interage com outros sistemas de Segurança Pública do Estado), identificação e envio automático à autoridade policial competente para a investigação do fato, transparência ao andamento do fato através do fluxo de justiça criminal e produção de estatísticas criminais no âmbito estadual sobre uma única fonte de dados, com maior grau de confiabilidade.

15 Além disso, o REDS é uma ferramenta estratégica e operacional, uma vez que monitora os indicadores de criminalidade, permitindo a redefinição das políticas de Segurança Pública e monitora a dinâmica da criminalidade, permitindo a otimização dos recursos operacionais existentes. Sistema de Informatização e Gerenciamento dos Atos de Polícia Judiciária - PCNet: módulo do SIDS permitirá o gerenciamento dos procedimentos de investigação nas unidades policiais, oferecendo agilidade e integridade no tratamento das informações. Com o objetivo de modernizar e inserir a Polícia Civil e seus procedimentos nas tecnologias mais avançadas existentes atualmente, em instrumentos constituídos de software, hardware, rede de comunicação de dados, digitalização e certificação digital de documentos, foi demandado o desenvolvimento do PCNet, com a finalidade de promover a gestão de procedimentos das unidades de Polícia Judiciária e Administrativa, onde todos os atos de polícia deverão ser eletrônicos. O PCNet é o elo na cadeia do fluxo de justiça criminal, recebendo as ocorrências registradas por meio do REDS e aproveitando todas as informações, fazendo que com isso não seja necessário dispêndio de tempo e serviço para lançamento das informações. Georreferenciamento e Mapeamento Urbano: trata-se de um sistema de informações geográficas SIG, baseado em tecnologia de ponta para prover acesso a informações geográficas armazenadas em um banco de dados único e espacial, de forma simples e eficiente, permitindo ao usuário acessar diretamente a base de dados e realizar consultas, análises, alterações e novas inserções em dados geométricos e alfanuméricos. Possibilita, entre outras funcionalidades, que as viaturas sejam visualizadas em seus mapas junto ao CAD e sua base de dados fomente o preenchimento de endereços georreferenciados para o REDS. Módulo de Estatística Espacial: módulo gráfico da web para visualização, análise espacial (em gráficos e números) de dados relativos aos eventos de defesa social (ocorrências, chamadas, atividades, entre outros), oriundos dos órgãos de Defesa Social do Estado. Esse módulo será denominado GEOEstatística Web. O módulo de estatística espacial contempla a implementação dos seguintes métodos estatísticos: análise de Kernel, teste knox, taxas bayesianas, séries temporais e algoritmo de alarme ou vigilância.

16 Módulo de Informações de Segurança Pública - ISP: ferramenta que permite o acesso, por meio de um único aplicativo, via web, a bancos de dados do Sistema de Informações Policiais - SIP, de veículos - RENAVAN/DETRAN, e de condutores RENACH, administrados pela Polícia Civil. Além dos módulos descritos anteriormente, estão sendo estabelecidas interfaces entre vários sistemas existentes, tais como, entre o Sistema de Informações Penitenciárias INFOPEN, da Subsecretaria de Administração Prisional e o Sistema de Informações Policiais SIP e o PCNet, ambos da Polícia Civil. Após o desenvolvimento dos módulos e das interfaces necessárias, um possível desenho da arquitetura de sistemas pode ser definido conforme o seguinte: RH, estrutura organizacional e viaturas (Polícia Civil) Sistemas mantidos p/ Prodemge GIS SIP, Renach, Renavam, Armas Infopri e Infopen RH, estrutura organizacional e viaturas (PM, PC e CB) Alterações dos Cadastros Informações Geo-referenciadas CAD e Demais Módulos Mobilair SIP Informações Criminais e de Processos REDS SIDS TJMG Siscon Informações de Processos Informações de Defesa Social TJMG Armazém Siscon Informações de Processos Armazém do SIDS Armas Polícia Federal (Sinarm) Ministério Público Informações de Indivíduos Min. da Justiça (Infoseg) Nesse cenário, todos os órgãos que compõem o ciclo de justiça criminal compartilhariam informações, promovendo a geração de conhecimento a respeito do fenômeno da criminalidade e das estratégias de intervenção sobre o mesmo.

17 Nesse sentido, o desenvolvimento e a implantação do SIDS visam os seguintes objetivos: 1. Promover a centralização do atendimento das emergências policiais e de bombeiros; 2. Promover a integração das ações e operações dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Social do Estado; 3. Fomentar a constituição de uma base de dados única, relacional, formada pela integração de todos os sistemas informatizados das respectivas organizações, para monitoração e/ ou gerenciamento de ocorrências e despachos de patrulhas ostensivas, ações de investigação policial, do processo judicial e da execução penal; 4. Otimizar o emprego do efetivo e criar mecanismos de controle e acompanhamento dos recursos materiais e humanos empregados na Segurança Pública e Defesa Social do Estado; 5. Padronizar os formulários do Boletim de Ocorrências Policiais: será utilizado, pela Polícia Militar e Polícia Civil, o mesmo formulário e o mesmo módulo informatizado para registrar as ocorrências policiais, de modo a permitir a cada órgão obter e gerir as informações necessárias à persecução de seu mister; 6. Padronizar a estatística criminal: com a utilização do mesmo formulário de ocorrências policiais, harmonizado às necessidades de cada órgão, as naturezas de ocorrências e todas as tabelas auxiliares utilizadas pelas polícias serão padronizadas, o que permitirá a padronização da estatística criminal do Estado. Os fatos serão registrados uma única vez, não importando quem agiu primeiro sobre ele. Todas as demais ações sobre ele serão tratadas como itens processuais do ciclo da ação policial e judicial; 7. Viabilizar a utilização do geoprocessamento por todos os órgãos do Sistema de Defesa Social: o SIDS possibilitará que todos os órgãos integrantes utilizem o mesmo mapa digital e as mesmas referências geográficas para realização de suas estatísticas espaciais e operações finalísticas; 8. Permitir o compartilhamento de tecnologias:

18 8.1 Integração das redes de microcomputadores e criação da Intranet de Defesa Social, que servirá de elo de comunicação e meio de disseminação de informações entre todos os órgãos e Poderes responsáveis pela Segurança Pública e Defesa Social. Em fase de planejamento para registro de preços. 8.2 Integração das redes de rádio VHF/FM, com possibilidade de criação de um canal de voz comum nos equipamentos fixos, móveis e portáteis hoje utilizados pelas Corporações, para uso em operações integradas e/ou situações de emergência, a fim de facilitar a coordenação das ações e operações no CIAD. Em fase de compra de projeto alternativo. 8.3 Implantação de um sistema de posicionamento global (GPS/AVL), para localização de patrulhas, que possibilitará otimização da coordenação das operações e do gerenciamento logístico das viaturas. Em fase de teste e instalação nas viaturas das Unidades de Polícia Militar de Belo Horizonte. 8.4 Utilização de computadores nas viaturas policiais e de bombeiro, a fim de aumentar a capacidade operacional, segurança das informações e redução do tráfego de voz na rede de rádio. Em fase de compra. 9. Permitir o acesso de informações de segurança Pública pelo cidadão: será desenvolvido um módulo do sistema para Web, que será o meio de comunicação entre os órgãos de Defesa Social e o cidadão, possibilitando-o o acompanhamento das ações do Estado diante do atendimento de uma emergência policial ou de bombeiro. Entende-se que a gestão compartilhada de informações e tecnologias entre os órgãos que integram o Sistema de Defesa Social e destes com aqueles que compõem o Sistema de Justiça promoverá, em última instância a geração do conhecimento sobre a dinâmica da violência e da criminalidade. É esse conhecimento, aplicado no desenvolvimento de políticas públicas, que irá qualificar a ação do estado e de suas instituições, tornando efetivo o atendimento aos anseios da sociedade quanto à demanda por segurança pública.

19 4. Conclusões O Governo de Minas Gerais, desde 2003, tem efetivado esforços no sentido de compreender e implementar uma política pública para a área de Defesa Social que, primeiro, não se constitua em uma política apenas de segurança pública, mas que possa alcançar todos os principais fatores que possam ser relacionados ao fenômeno da criminalidade, e, segundo, que preconize um novo arranjo institucional, bem como, um novo modelo de governança, que possibilitem a integração e coordenação entre os órgãos do Sistema de Defesa Social. Nesse sentido, vários instrumentos vêm sendo utilizados, tendo sido destacados neste trabalho a compatibilização das bases territoriais das instituições, a adoção de uma metodologia de integração da gestão operacional para a segurança pública, o desenvolvimento de sistemas informacionais e o compartilhamento de informações. O que se verifica de forma mais clara é a opção por uma política que se orienta pela cooperação e articulação entre as instituições, superando, desse modo, discussões, em tudo menos produtivas, quanto à possibilidade de fusão ou unificação de órgãos distintos em suas funções e cultura organizacional. A implementação dessa nova política e dos mecanismos oriundos da mesma encontra, sem dúvida, um sem número de desafios, que demandam das instituições o desenvolvimento de competências gerenciais, dentre as quais se destaca o exercício de liderança, tendo em vista se tratar de um complexo processo de mudança organizacional. Referências Bibliográficas

20 ANDRADE, Scheilla Cardoso Pereira (2006). Polícia Bipartida: uma reflexão sobre o sistema policial mineiro. Dissertação (Mestrado em Administração Pública). Fundação João Pinheiro/Escola de Governo. Belo Horizonte. BARRETO, Jésus Trindade; SAPORI, Luis Flávio; SOUZA, Renato Vieira (2003). Reflexões e proposta de agenda para a integração policial em Minas Gerais. Belo Horizonte. (mimeo). BEATO, Cláudio Chaves (2002). Reinventando a Polícia: A Implementação de um Programa de Policiamento Comunitário, in Policiamento Comunitário: Experiências no Brasil: São Paulo: Ed. Página Viva. BELO HORIZONTE. Secretaria de Estado de Defesa Social (2006), Documento de sistematização do IGESP. DALLA, Aaron Duarte (2006). Implantação do Modelo de Integração da Gestão em Segurança Pública (IGESP) na Cidade de Belo Horizonte: Análise Prospectiva. Monografia de Curso: Fundação João Pinheiro. SOUZA, Elenice de (2005). O modelo IGESP: implementação e avaliação. Belo Horizonte, UFMG. Palestra proferida para representantes da SEDS, PMMG e PCMG no Fórum de Avaliação do IGESP, em Belo Horizonte, em SAPORI, Luis Flávio (2002). A inserção da Polícia na Justiça Criminal Brasileira: Os percalços de um sistema frouxamente articulado in MARIANO, Benedito, FREITAS,Isabel (orgs) - Polícia : Desafio da Democracia Brasileira. Porto Alegre: CORAG - Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas. SAPORI, Luis Flávio (2007). Segurança Pública no Brasil desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV.

21 SOARES, Luiz Eduardo (2002). O enigma de Nova York, in OLIVEIRA, Nilson Vieira (org.), Insegurança Pública: Reflexões sobre a criminalidade e a violência urbana. São Paulo: Ed. Nova Alexandria.

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI

PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI Secretaria/Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES SECRETRIA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Diretrizes para Implementação dos Serviços de Responsabilização e Educação dos Agressores

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Anexo II Di r e t r i z e s Ge r a i s d o s Se rv i ç o s d e Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Educação do Agressor SERVIÇO DE RESPONSABILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DO AGRESSOR Ap r e s e n ta ç ã o A presente

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 5 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL Índice 1. Conceitos do planejamento...3 1.1. Planejamento... 5 1.2. Conceituação de planejamento... 5 1.3.

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude

Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude Ações de implementação da Justiça Restaurativa no Estado de São Paulo na Coordenadoria da Infância e Juventude Resolução da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Escola

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 442, DE 1º DE JULHO DE 2010

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 442, DE 1º DE JULHO DE 2010 RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 442, DE 1º DE JULHO DE 2010 Institui o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública CIOSP no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020

ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 ANEXO I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2020 1 Missão 2 Exercer o controle externo da administração pública municipal, contribuindo para o seu aperfeiçoamento, em benefício da sociedade. Visão Ser reconhecida

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 TERMO DE COOPERAÇÃO Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul AJURIS,Escritório Antena da UNESCO no Rio Grande do Sul / Programa Criança Esperança, Poder Judiciário do Estado

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região Belém PA 2013 MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG Rosângela da Silva Nunes 1 Centros de Recursos Computacionais - CERCOMP Universidade Federal de Goiás UFG Campus II, UFG, 74000-000, Goiânia

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

F n i a n n a c n i c a i m a en e t n o Foco: Objetivo:

F n i a n n a c n i c a i m a en e t n o Foco: Objetivo: FINANCIAMENTO DO SUAS: GESTÃO MUNICIPAL E AS DESIGUALDADES REGIONAIS Financiamento Foco: competências da gestão municipal, especialmente no enfrentamento das desigualdades regionais exige o debate sobre

Leia mais

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES

JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 PROTOCOLO DE INTENÇÕES A 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Porto Alegre, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul AJURIS, o Conselho Municipal dos Direitos

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

A Importância do Planejamento na construção do SUS. Carmen Teixeira

A Importância do Planejamento na construção do SUS. Carmen Teixeira A Importância do Planejamento na construção do SUS Carmen Teixeira A importância do planejamento O planejamento está voltando à moda, depois de mais de uma década de predomínio do ideologismo neoliberal

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Mapeamento de Processos Projeto a ser desenvolvido no âmbito da Gerência de Sistemas/GGTIN Brasília, agosto de 2006. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS

PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS Renata Lívia Silva F. M. de Medeiros (UFPB) Zirleide Carlos Felix (UFPB) Mariana de Medeiros Nóbrega (UFPB) E-mail: renaliviamoreira@hotmail.com

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Poder Judiciário tem-se conscientizado, cada vez mais, de que se faz necessária uma resposta para a sociedade que exige uma prestação jurisdicional mais célere e

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009

MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 DOU de 05/10/09 seção 01 nº 190 pág. 51 MINISTÉRIO DAS CIDADES CONSELHO DAS CIDADES RESOLUÇÃO RECOMENDADA N 75, DE 02 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Proposta para Implementação de Serviço de Responsabilização e Educação de Agressores Grupo Paz em Casa

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Melhorias na Gestão do Fale Conosco do Website do CDTN

Melhorias na Gestão do Fale Conosco do Website do CDTN Melhorias na Gestão do Fale Conosco do Website do CDTN Soares, Wellington Antonio Chefe do Serviço de Comunicação soaresw@cdtn.br Câmara, Fábio de Souza Técnico camaraf@cdtn.br Cristóvão, Marilia Tavares

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL RESOLUÇÃO SEPLAG no. xx/xxxx Disciplina o funcionamento das Comunidades de Prática CoPs no âmbito do Poder Executivo Estadual, vinculadas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Administração Judiciária

Administração Judiciária Administração Judiciária Planejamento e Gestão Estratégica Claudio Oliveira Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Conselho Superior da Justiça do Trabalho Gestão Estratégica Comunicação da Estratégia

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO

PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO PROJETO CIDADÃO EM REDE: DE CONSUMIDOR A PRODUTOR DE INFORMAÇÃO SOBRE O TERRITÓRIO PLANO DE TRABALHO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA PRODEB-UFBA PRODEB/DSS Diretoria de Sistemas e Serviços UFBA/LCAD

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA

SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA Segurança SEGURANÇA ALTERNATIVAS PARA TRATAR O TEMA DA (IN) SEGURANÇA A sensação de segurança é uma questão que influencia significativamente a qualidade de vida de toda a sociedade devendo ser tratada

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA Professor: Hêlbert A Continuidade de Negócios tem como base a Segurança Organizacional e tem por objeto promover a proteção

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Por um MP mais eficiente

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Por um MP mais eficiente PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: Por um MP mais eficiente Natal, 2011 1. Quem somos 2. Histórico da Gestão Estratégica 3. Resultados práticos 4. Revisão

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Introdução O Programa Municipal de Educação Ambiental estabelece diretrizes, objetivos, potenciais participantes, linhas

Leia mais