Se os pais constatam erros ortográficos, na escrita de seus filhos, como proceder? (de 2º ao 5º ano)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Se os pais constatam erros ortográficos, na escrita de seus filhos, como proceder? (de 2º ao 5º ano)"

Transcrição

1 ( 1 )

2 Página Introdução 3 Para que serve a lição de casa? 4 Qual a periodicidade e quantidade de lição de casa? 4 Como é a lição de casa? 5 Como a lição de casa é apresentada para os alunos? 5 Como é a devolutiva da lição de casa? Há controle? 5 Que tipo de atuação espera-se dos pais? 6 Se a criança não consegue realizar a tarefa, como os pais devem proceder? 6 Se os pais constatam erros ortográficos, na escrita de seus filhos, como proceder? (de 2º ao 5º ano) 7 Como é corrigida a lição de casa? 7 Existem lições para serem realizadas junto com os pais? 8 O que é importante que os pais assegurem para a execução da lição de casa? 9 Para concluir... 9 ( 2 )

3 A lição de casa é uma prática instalada na rotina escolar e, com algumas diferenças, acontece na grande maioria das escolas, sejam quais forem suas concepções de ensino e aprendizagem. No entanto, algumas vezes, a lição de casa costuma ser objeto de preocupação e desconforto. Para os pais, que têm como referência o seu próprio filho, a lição de casa recebe várias avaliações. Para alguns, é pouca tarefa, que é realizada em dez minutos e a criança não adquire hábitos de estudo. Para outros, a lição de casa não tem a qualidade desejada, seja porque é fácil demais, sem desafios aos alunos, ou porque a criança não consegue fazê-la sozinha, necessitando de ajuda, o que nem sempre é possível, pela falta de tempo ou mesmo pela dificuldade dos pais compreenderem a metodologia de ensino da escola, certamente diferente da sua época. Há ainda os filhos, que entre os pais e a escola, muitas vezes sentem-se desconfortáveis nesta situação. Alguns têm a crença de que só serão aceitos pela professora se suas lições estiverem completas, corretas e perfeitas. Isto causa ansiedade e sofrimento. Há outros que não se permitem errar e, portanto, não se permitem tentar, ousar, levantar hipóteses, pensar e fazer conforme aquilo que pensam. Sabemos também que há crianças que fazem da lição de casa um pretexto para ter a presença e atenção dos pais, apresentando uma suposta falta de autonomia, já que em sala de aula realizam sozinhas atividades semelhantes. Temos também, crianças que apresentam dificuldade com a organização de sua rotina diária e esquecem de fazer ou de trazer a lição. Isto é bastante perturbador para alguns e, portanto, ocorre esporadicamente. Para outros, ocorre com frequência e precisam de intervenções constantes, pois aparentam não se incomodar com a situação. Há ainda os que não se interessam pelas atividades de lição de casa, vão deixando para mais tarde, e acabam sem tempo para fazê-la ou fazendo sem qualidade. Por último, não podemos deixar de citar os alunos que realizam a tarefa com prazer, autonomia e tranquilidade. Considerando todo este contexto, é fundamental refletirmos e organizarmos esta atividade diária, tanto para pais, quanto para a escola. A seguir, há algumas questões que servem de orientação para este processo. ( 3 )

4 Para que serve a lição de casa? Hoje já sabemos que não aprendemos pela repetição mecânica e descontextualizada, mas pelo significado que atribuímos ao conteúdo estudado, pela capacidade adquirida para poder compreendê-lo, pelo seu uso nas situações dentro e fora da escola, pelo envolvimento que podemos ter com o objeto de estudo. Desta forma, propor ao aluno que perceba seu processo de aprendizagem, também nos momentos em que se dedica à realização das lições de casa, é algo muito eficaz. No T5 e 1º ano o grande objetivo é desenvolver a postura de estudante na realização da lição de casa: sentir-se responsável pela tarefa, realizar a atividade escolar num outro ambiente que não na escola, organizar-se, fazer com certa autonomia, compartilham com os pais o que estão aprendendo na escola e aprender a estudar fora dela. A partir do 2º ano, a lição de casa, além do desenvolvimento da postura de estudante, tem o objetivo de sistematizar conceitos já trabalhados e antecipar conteúdos que serão tratados em sala de aula. Qual a periodicidade e quantidade de lição de casa? A quantidade de lição de casa vai aumentando de forma gradativa. No T5 é proposta, inicialmente, uma vez por semana e, no segundo semestre, duas vezes. A partir do 1º ano, ela acontece todos os dias, exceto às sextasfeiras. A quantidade estabelecida pela escola é variada, sendo sempre planejada e fundamentada no objetivo que se pretende com a lição. ( 4 )

5 Como é a lição de casa? Além das atividades na apostila, nos livros didáticos, no caderno e em fichas avulsas, a lição de casa pode incluir pesquisas. Normalmente as pesquisas são pedidas com um roteiro e algumas sugestões para consulta. É essencial que a criança leia o que selecionou antes de trazer para a aula, e que indique a fonte de pesquisa. É importante estimular a consulta em livros, não apenas na internet. Estas propostas são normalmente solicitadas com um tempo maior para sua realização. Como a lição de casa é apresentada para os alunos? A lição é lida coletivamente e explicada pelos professores todos os dias. Eles conversam com os alunos, verificam se todos compreenderam a proposta e, algumas vezes, antecipam algumas dúvidas com o grupo de alunos. Como é a devolutiva da lição de casa? Há controle? Diariamente a lição de casa é discutida e socializada com os alunos. Os professores têm instrumentos para fazer o controle da entrega das lições, para poder intervir e promover avanços, tanto nas questões conceituais como em relação à postura de estudante. Para os alunos que, por ventura, não fazem a lição de casa, o professor busca deixar clara a diferença entre não fazer a lição ou parte dela, porque tentou e não conseguiu, trazendo suas dúvidas para sala de aula; e não trazer a lição por motivos que demonstram descompromisso. Nestes casos, conversamos com os alunos para entender os motivos pelos quais a lição não foi realizada, já que a responsabilidade é do aluno e uma atitude que precisa ser desenvolvida por ele. Comunicamos aos pais, pela agenda e se necessário entramos em contato para resolver o problema em conjunto. ( 5 )

6 Que tipo de atuação espera-se dos pais? É importante que os pais se interessem pelas atividades do filho. No entanto, interessar-se não significa assumir para si a obrigação de ensinar à criança conceitos e procedimentos que são de competência da escola. A lição de casa deve ser encarada como elemento integrante do processo de desenvolvimento da autonomia do aluno. A participação dos pais pode ser interessante para uma consulta rápida da criança, um esclarecimento qualquer, mas não para retomar as aulas ou explicar o conteúdo. Se a criança não consegue realizar a terefa, como os pais devem proceder? Num primeiro momento, deve-se conversar com a criança e verificar o tipo de dúvida que ela apresenta. Em seguida, ler novamente o enunciado com ela. Se perceber que há uma falta de compreensão em relação ao conteúdo, o ideal é pedir que leve para a escola em branco e coloque a dúvida para a professora. Uma estratégia que dá certo é o apoio dos pais escrevendo um bilhete para a professora na agenda, junto com a criança, explicando a razão pela qual não realizou determinada atividade. De forma geral, a experiência nos mostra que, na maioria das vezes, a criança pede ajuda porque tem medo de errar e ainda tem dificuldade em vivenciar a situação de expor isto ao professor e aos colegas de classe. Apenas com esta vivência, ela poderá perceber que sua tarefa é valorizada pela sua disponibilidade de pensar e buscar soluções com autonomia e não só por apresentar respostas corretas. Desta forma, a ansiedade e a exigência transmitidas pelos pais também podem prejudicar o processo. Quando a criança solicita muita ajuda para realizar a lição de casa, os pais devem comunicar à escola para que os motivos sejam analisados, pois cada situação envolve soluções diferenciadas. Esta comunicação é feita também pela agenda, sempre com o consentimento de seu filho para que ele esteja a par de seu próprio processo de aprendizagem. ( 6 )

7 A lição de casa é um dos instrumentos que permite ao aluno desenvolver sua autonomia para aprender, e isto só poderá acontecer se esta for vivenciada como uma tarefa individual dele. Se os pais constatam erros ortográficos na escrita de seus filhos, como proveder? (do 2º ao 5º ano) Na maioria das situações, os pais não devem intervir na escrita da criança, pois as intervenções devem estar adequadas aos contextos específicos de cada aluno. Quando há um questionamento da criança a respeito da escrita correta de determinada palavra, os pais podem informar ou dar alguma dica. Outra possibilidade ao constatarem erros de ortografia é sugerir que a criança faça uma revisão do que está escrito, sem apontar diretamente o erro. Como é corrigida a lição de casa? O tipo de correção realizada varia de acordo com o objetivo e o formato da lição. Desta forma, podemos romper com a ideia de que o aluno faz a lição somente para o professor corrigir, estabelecendo assim uma relação mecânica e sem significado com o conhecimento. A relação democrática na sala de aula, o clima de confiança recíproca entre professor e alunos e a compreensão de que o erro é um caminho necessário para aprender, são construídos desta forma. Do T5 ao 1º ano, as lições são compartilhadas e há sempre um olhar cuidadoso e individualizado do professor. A partir do 2º ano, a lição é corrigida diariamente e as estratégias utilizadas dependem da proposta e da faixa etária das crianças. Em algumas situações, ela é discutida com o grupo; em outras, os alunos já começam a colocar em jogo procedimentos de correção, fazendo isto de forma coletiva, em duplas ou individualmente. As situações em que o professor corrige individualmente as lições das crianças também acontecem. De qualquer forma, a correção é um momento que traz muitas possibilidades de reflexão, durante o qual são apresentadas as diferentes resoluções obtidas pela turma. ( 7 )

8 A correção realizada na lição de casa, a partir do 2º ano, segue os padrões estabelecidos pela escola: Anotação Critérios de correção D (diagnóstico) Sem intervenção escrita na produção do aluno. Atividade para análise e estudo do professor. Visto do professor/ auxiliar Visto do aluno (autocorreção) Correção com base nos objetivos pedagógicos do ano/trimestre. Atividade para que o aluno saiba e trabalhe suas dificuldades e o professor avalie o desempenho de cada um. Correção feita pelo próprio aluno. O foco da correção depende do objetivo da atividade. Nem tudo é corrigido neste momento. O objetivo é que o aluno aprenda o procedimento de correção. Existem lições para serem realizadas junto com os pais? Esporadicamente, os alunos levam para casa tarefas que demandam entrevistas, conversas ou até a realização de alguma atividade com a família (pais, avós, irmãos). Neste caso, a lição é enviada com mais de um dia de antecedência e tem como objetivo que os alunos desenvolvam procedimentos de buscar informação, coletar dados e registrá-los. ( 8 )

9 O que é importante que os pais assegurem para a execução da lição de casa? É essencial que assegurem a adequação do ambiente destinado ao estudo: longe das distrações, boa iluminação, mesa e cadeira (evitar que trabalhem na cama ou no chão). Para algumas crianças também é importante estabelecer um horário específico para a realização desta tarefa. As crianças menores exigem uma participação mais ativa, com apoio, inclusive, para sua organização em casa. À medida que vão avançando na idade e na escolaridade, estes procedimentos vão sendo incorporados e vividos com mais autonomia pelos alunos e, assim, o papel dos pais passa a ser apenas de supervisor deste processo. Para concluir... Este material foi elaborado a partir das reflexões de nossa equipe e de questionamentos frequentes dos pais em relação a este tema. Acreditamos que a aprendizagem de conceitos acontece em um processo contínuo, cuidado e assistido pelo professor em situações de sala de aula. A lição de casa representa apenas uma parte deste longo processo de aprendizagem. Vale lembrar que estamos sempre abertos para esclarecer as dúvidas e conversar sobre esta importante parceria: família e escola. Equipe pedagógica da Escola Santi ( 9 )

10 ( 10 )

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

O que sabe uma criança que parece não saber nada

O que sabe uma criança que parece não saber nada O que sabe uma criança que parece não saber nada - Professor compreender o que os alunos sabem ou não questão complexa! - Um olhar cuidadoso sobre o que a criança errou pode ajudar o professor a descobrir

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto

Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto Chama-se revisão de texto o conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o ponto em que se decide que está, para o momento, suficientemente bem escrito. PCNs, 1997:80 Constitui-se

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF)

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) A aplicação das avaliações para os anos iniciais do Ensino Fundamental é diferenciada, por isso faz-se necessário

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Preencha o GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla

Leia mais

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira Concurso Público Osasco PEB I - 2017 SLIDES Prof. Amarildo Vieira PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR

Leia mais

JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÁREA DO SUBPROJETO INTRODUÇÃO

JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÁREA DO SUBPROJETO INTRODUÇÃO JOGO E A SUA RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Helena ten Caten dos Santos (Apresentadora/ Acadêmica do 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria/ Bolsista do subprojeto

Leia mais

Formador Escolar: acompanhamento do uso coletivo do material Trilhas

Formador Escolar: acompanhamento do uso coletivo do material Trilhas Instrumento para acompanhar o uso coletivo do conjunto de material TRILHAS, as práticas de leitura realizadas e o acesso das crianças aos livros. Verificar a circulação dos materiais na escola, o planejamento

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

Neste inicio de ano letivo, pedimos que leia este documento com a devida atenção! Muito obrigado desde já, e bem vindos ao novo ano letivo.

Neste inicio de ano letivo, pedimos que leia este documento com a devida atenção! Muito obrigado desde já, e bem vindos ao novo ano letivo. Neste inicio de ano letivo, pedimos que leia este documento com a devida atenção! Muito obrigado desde já, e bem vindos ao novo ano letivo. Adaptação dos pais Para melhor informar o seu filho, ajudá-lo

Leia mais

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri.

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. Plano de aula Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. O Plano de Aula é uma previsão de atividades articuladas ao plano de ensino, porém desenvolvido em etapas sequenciais,

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Dom+Pais. Para Casa Uma oportunidade para interação com as crianças

Dom+Pais. Para Casa Uma oportunidade para interação com as crianças Dom+Pais Para Casa Uma oportunidade para interação com as crianças Consultor Pedagógico Dom Bosco João Paulo F. T. de Araujo Polo RJ1 Rio de Janeiro e Minas Gerais Mestre em Educação pela PUC-Rio Professor

Leia mais

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

O ensino de Matemática nos anos iniciais: crenças e concepções

O ensino de Matemática nos anos iniciais: crenças e concepções O ensino de Matemática nos anos iniciais: crenças e concepções Mônica Cerbella Freire Mandarino Programa de Mestrado em Educação UNIRIO Programa de Mestrado em Ensino de Matemática UFRJ Fundação Cesgranrio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE O CUSTO DO BANHO

DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE O CUSTO DO BANHO DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM SOBRE O CUSTO DO BANHO Antônio Vicente Lima Porto (porto@unifra.br) Iuri Medeiros Jauris (iuri.jauris@gmail.com) Solange Binotto Fagan (sfagan@unifra.br) Laboratório

Leia mais

7 Considerações finais: Aprendendo com os erros

7 Considerações finais: Aprendendo com os erros 7 Considerações finais: Aprendendo com os erros O trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo. Como professor devo saber que sem a curiosidade que me

Leia mais

Orientações Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Orientações Educação Infantil e Ensino Fundamental I Orientações 2017 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Sumário Orientações sobre nosso dia a dia... 5 Saúde e bem-estar... 8 Atividades Especiais... 9 Reuniões...10 Orientações sobre nosso dia a dia

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹ Aline Serra de Jesus Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: antoniojose1@hotmail.com Tyciana Vasconcelos

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: uma ferramenta de avaliação para as aulas de Matemática

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: uma ferramenta de avaliação para as aulas de Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: uma ferramenta de avaliação para as aulas de Dayani Quero da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná day_dayani@hotmail.com

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Praticar escrita e reescrita textual com a turma

Praticar escrita e reescrita textual com a turma Praticar escrita e reescrita textual com a turma As produções escritas na escola muitas vezes se configuram como um desafio para professores e alunos. Para que os alunos avancem em vários aspectos de suas

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES CARTILHA DE ORIENTAÇÕES AOS PAIS BOAS-VINDAS! NOSSO FOCO É A APROVAÇÃO. E PARA TERMOS UM BOM APROVEITAMENTO, PRECISAMOS DO ESFORÇO CONJUNTO DE TODOS: PAIS, ALUNOS E PROFESSORES. AS DIVERSAS AÇÕES SÃO INTEGRADAS

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus desãojosédoriopreto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

A lição de casa. na Escola Santi

A lição de casa. na Escola Santi A lição de casa página Introdução 3 Para que serve a lição de casa? 4 Qual a periodicidade e quantidade de lição de casa? 4 Como é a lição de casa? 5 Como a lição de casa é apresentada para os alunos?

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor

AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto Avalie Alfa possibilitará a produção de informações sobre a alfabetização no Estado da Bahia, condição indispensável para assegurar

Leia mais

Aula 6 Livro físico.

Aula 6 Livro físico. Conteúdos da aula 1. Material didático 2. Formatos 3. 2 1. Material didático Nessa aula, teremos como foco a apresentação do material didático da etb Material didático pode ser definido amplamente como

Leia mais

HÁBITOS DE ESTUDO 2014

HÁBITOS DE ESTUDO 2014 HÁBITOS DE ESTUDO 2014 ESTUDAR "Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para

Leia mais

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 22/05/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO

PLANOS DE AULAS. 2º BIMESTRE - AULA 01 - Data: 22/05/ Tempo de duração: 1 hora 40 TEMA DA AULA: INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES MONTEIRO DISCIPLINA: TEATRO / TURMA: 4º ANO D SUPERVISOR: FELIPE FAGUNDES ESTAGIÁRIOS: ELIZZABETH KHADIJA/FÁTIMA ÉRIKA PLANOS DE AULAS 2º BIMESTRE - AULA 01

Leia mais

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir.

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir. ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO PARCIAL 1º TRIMESTRE 2016 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Iniciamos o ano letivo aprendendo que é necessário adquirir o hábito de estudar e praticar o que já

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE Título e estrutura curricular O título da aula deverá ser claro e estar relacionado aos objetivos Os objetivos precisam se relacionar com

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATITUDES FRENTE O APRENDER E A ESCOLA DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO FEIJÓ, T. V. ¹, BARLETTE, V. E.

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATITUDES FRENTE O APRENDER E A ESCOLA DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO FEIJÓ, T. V. ¹, BARLETTE, V. E. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATITUDES FRENTE O APRENDER E A ESCOLA DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO FEIJÓ, T. V. ¹, BARLETTE, V. E. 1 ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé RS Brasil RESUMO Este

Leia mais

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo Preencha este horário segundo a distribuição de tempo que você tem a intenção de fazer: Pinte de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinte

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 15 / 3 / 2019 TEXTO1 DICAS DE ESTUDO Como realizar uma boa prova? É chegada a hora das provas.

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

Núcleo das Licenciaturas Curso de Letras. Ana Cristina Bornhausen Cardoso

Núcleo das Licenciaturas Curso de Letras. Ana Cristina Bornhausen Cardoso Núcleo das Licenciaturas Curso de Letras Ana Cristina Bornhausen Cardoso Formação Continuada Fev/2016 Motivação em implementar uma prática docente inovadora (espaço de aprender colaborativo) Que postura

Leia mais

HIDROCARBONETOS NO DIA A DIA NA VISÃO DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

HIDROCARBONETOS NO DIA A DIA NA VISÃO DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO HIDROCARBONETOS NO DIA A DIA NA VISÃO DE ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO Lucilene Aline da Rosa 1 (IC)*, Daniela do Amaral Friggi 2, Magali Kemmerich 3 1 Licenciando em Química, Instituto Federal

Leia mais

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

Ocupação de Tempos Escolares Tutorias. Aprendizagens e Escolhas Partilhadas

Ocupação de Tempos Escolares Tutorias. Aprendizagens e Escolhas Partilhadas Tutorias \, Aprendizagens e Escolhas Partilhadas 32 Ocupação de Tempos Escolares 2011-2012 1. INTRODUÇÃO Com o projeto das Tutorias oferece-se aos alunos que estão em risco de desorganização escolar urna

Leia mais

Reunião de Pais 3º ano A e B 2019 Professoras: Renata e Adriana Estagiárias: Amanda e Giulia

Reunião de Pais 3º ano A e B 2019 Professoras: Renata e Adriana Estagiárias: Amanda e Giulia Reunião de Pais 3º ano A e B 2019 Professoras: Renata e Adriana Estagiárias: Amanda e Giulia Lição de casa Objetivos para os alunos: Desenvolver a autonomia e o compromisso na realização das atividades

Leia mais

Unidade III METODOLOGIA E PRÁTICA. Profa. Ma. Lilian Pessôa

Unidade III METODOLOGIA E PRÁTICA. Profa. Ma. Lilian Pessôa Unidade III METODOLOGIA E PRÁTICA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Profa. Ma. Lilian Pessôa Um começo de conversa Para discutir estratégias de leitura, imaginemos a seguinte situação: Você está numa livraria

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

Ciclo de formação continuada de OPs 11/11/2014 Processo de Matrícula. Setor de Educação de Jovens e Adultos DEPEJA

Ciclo de formação continuada de OPs 11/11/2014 Processo de Matrícula. Setor de Educação de Jovens e Adultos DEPEJA Ciclo de formação continuada de OPs 11/11/2014 Processo de Matrícula Setor de Educação de Jovens e Adultos DEPEJA Oficinas de trabalho: Processo de Matrícula 11/11/2014 Sistemática de Avaliação 17/11/2014

Leia mais

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO Leticia dos reis de Oliveira¹ Alaides de Lima Gomes² Jéssica Jaíne Marques de Oliveira³ 1 Curso de Graduação em Psicologia. Faculdade Integrada de Santa Maria

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DOCENTE (CURSO DE FISIOTERAPIA)

MANUAL PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DOCENTE (CURSO DE FISIOTERAPIA) MANUAL PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DOCENTE (CURSO DE FISIOTERAPIA) FONTE: https://br.pinterest.com/gdeandradecosta/fisioterapia-de-sucesso. THAÍSA PAIVA DE OLIVEIRA DIONE MARÇAL LIMA ALESSANDRA VITORINO NAGHETTINI

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

AOS PAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AOS PAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CARTILHA DE ORIENTAÇÕES 2019 AOS PAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO BOAS-VINDAS! NOSSO FOCO É A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E APROVAÇÃO. E PARA TERMOS UM BOM APROVEITAMENTO, PRECISAMOS DO ESFORÇO CONJUNTO

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

AOS PAIS DE ALUNOS DA EPCAR

AOS PAIS DE ALUNOS DA EPCAR CARTILHA DE ORIENTAÇÕES 2019 AOS PAIS DE ALUNOS DA EPCAR BOAS-VINDAS! NOSSO FOCO É A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E APROVAÇÃO. E PARA TERMOS UM BOM APROVEITAMENTO, PRECISAMOS DO ESFORÇO CONJUNTO DE TODOS:

Leia mais

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem

Competências e habilidades relativas à Situação de Aprendizagem O que são seqüências didáticas? As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que

Leia mais

Módulo Didático (MD) 01

Módulo Didático (MD) 01 CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Mestrado Profissionalizante em ensino de Física e de Matemática Área de Concentração: Ensino de Física PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO segundo o Modelo Metodológico dos

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO UNIDADE 2 ANO 3. Fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO UNIDADE 2 ANO 3. Fevereiro de 2013 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO UNIDADE 2 ANO 3 Fevereiro de 2013 Objetivo: O planejamento do ensino na alfabetização é o tema principal dessa unidade. Serão foco das reflexões temas,

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 1 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna 1 2.1 O inglês no mundo moderno 2 3.As técnicas de aprendizagem do inglês para iniciantes 2 3.1

Leia mais

A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO

A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO UNIDADE 6: A porta e o zíper. Meu desejo: AMOR VERDADEIRO 1ºESO 4º ESO O amor é um caminho. Cada etapa é importante. Não tem que queimar etapas. Estar noivos: conhecer-nos e conhecer juntos o amor verdadeiro

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado.

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA. Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA Adriana Almeida Reis. Aline Cristina do Prado. METODOLOGIA As estratégias utilizadas no processo de formação, apoiadas fundamentalmente

Leia mais

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel Estágio supervisionado Espaço de formação Desenvolvimento de habilidades necessárias

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA MONITORIA DE ENSINO

RELATÓRIO FINAL DA MONITORIA DE ENSINO RELATÓRIO FINAL DA MONITORIA DE ENSINO Período Letivo 2015.2 - Editais nº 14 e 15/2015. Cursos Técnicos Subsequentes em Agricultura e Informática. Curso Superior Bacharelado em Engenharia Agronômica. A

Leia mais

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação.

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação. Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar Sofia Leal Magalhães para uma ação. Orientadoras: Profa. Dra. Luciane de Fatima Bertini Profa. Dra Maria Nizete de Azevedo Profa. Dra. Patrícia Rosana

Leia mais

ESCOLA + FAMÍLIA = SUCESSO

ESCOLA + FAMÍLIA = SUCESSO ESCOLA + FAMÍLIA = SUCESSO Tema Hábitos de estudos Diante da preocupação dos professores e gestores do Colégio Piaget com as questões ligadas ao ensinoaprendizagem e baseado no desempenho, no perfil e

Leia mais

A educação universitária A organização da vida de estudo A importância da leitura. Profa Dra Maria Paula Panúncio Pinto

A educação universitária A organização da vida de estudo A importância da leitura. Profa Dra Maria Paula Panúncio Pinto A educação universitária A organização da vida de estudo A importância da leitura Profa Dra Maria Paula Panúncio Pinto Caracterizando a Educação Universitária ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do

Leia mais

Metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências

Metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências Etapa 2: O que são Metodologias Ativas? E? Vídeo X2 Agora que você possui uma ideia do que é o, e quais metodologias são importantes para conhecê-lo melhor, indicamos que você realize a leitura do texto

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6º ano Data: //2017 Professor: Fernanda/ Iuri 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

educação infantil e 1º ano

educação infantil e 1º ano educação infantil e 1º ano A fase da infância é, para nós, tão especial quanto qualquer outra no desenvolvimento de um ser humano. Compreende suas próprias aprendizagens e desafios e não é encarada apenas

Leia mais

Como você organiza a entrada e a saída dos estudantes?

Como você organiza a entrada e a saída dos estudantes? Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/8028/como-voceorganiza-a-entrada-e-a-saida-dos-estudantes Teste Administração Reportagens Publicado em NOVA ESCOLA Edição 38, 17 de Agosto 2015 Como

Leia mais

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL índice 1. Causas do insucesso 2. Boas práticas parentais 3. Criar uma rotina de estudo 4. Gestão do tempo de estudo 5. Regras na planificação do estudo 6. Regras para

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

TÍTULO: AS ATIVIDADES PRATICAS NOS LIVROS DE CIENCIAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TÍTULO: AS ATIVIDADES PRATICAS NOS LIVROS DE CIENCIAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TÍTULO: AS ATIVIDADES PRATICAS NOS LIVROS DE CIENCIAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO AUTOR(ES): PRISCA

Leia mais

A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR

A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR A MONITORIA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR 1 TERESA, Micheli Pinheiro; 2 DINIZ, Camilla Fernandes; 3 NICOLA, Liliane; 4 SANTOS, Carla Margarete Ferreira dos; 5 ROCHO, Valdirene da Rosa;

Leia mais

Professora: Sandra Ximenes

Professora: Sandra Ximenes Sistemática - 3 ano A 2 Bimestre Professora: Sandra Ximenes Data para entrega De 2ª a 5ª feira conforme o roteiro enviado na agenda, toda semana. 22/04 26/04 29/04 06/05 09/05 Trabalhos que serão realizados:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

FORMAÇÃO Professores de Física.

FORMAÇÃO Professores de Física. DIRETORIA DE ENSINO da REGIÃO CARAPICUIBA VIVENCIANDO O CURRÍCULO DE FÍSICA FORMAÇÃO Professores de Física. Prof. Ms Marcio Paiva PCNP Física Pauta Acolhimento Objetivos gerais O Currículo Oficial com

Leia mais

A própria disciplina de Didática manifesta-se atualmente como quase sinônimo de novas mediações. O que isso quer dizer?

A própria disciplina de Didática manifesta-se atualmente como quase sinônimo de novas mediações. O que isso quer dizer? A própria disciplina de Didática manifesta-se atualmente como quase sinônimo de novas mediações. O que isso quer dizer? Houve um tempo em que ensinar era possuir o conhecimento dos conteúdos (assuntos)

Leia mais

PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. O PACTO. CADERNOS DE FORMAÇÃO. AVALIAÇÕES. Concurso público Osasco PEB I - 2017 SLIDES Prof. Amarildo Vieira PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb

Leia mais

Perspectiva metodológica da resolução de problemas: porque ela pode mudar sua sala de aula. Profa Dra Katia Stocco Smole mathema.com.

Perspectiva metodológica da resolução de problemas: porque ela pode mudar sua sala de aula. Profa Dra Katia Stocco Smole mathema.com. Perspectiva metodológica da resolução de problemas: porque ela pode mudar sua sala de aula Profa Dra Katia Stocco Smole mathema.com.br Para aquecer Provocações Vamos pensar em uma operação? Resolvam 305-128

Leia mais

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno. 23/02/18 EFI 5º Ano Circular da Orientação Início de 5º 2018 Comunicação > Circulares Aos pais dos alunos de 5º, Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE ATUALIDADES Nome: Nº 3 a. Série Data: / /2017 Professore: Nelson Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Aprendendo a revisar os textos produzidos

Aprendendo a revisar os textos produzidos a revisá-los. A partir do momento em que a criança começa a produzir textos, precisa também aprender Essa prática deve começar nas séries iniciais, pois é assim que as crianças começam a incorporar, sem

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir:

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir: Roteiro para elaboração do relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) EAD Ao encerrar as atividades

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO CAMPO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO CAMPO DE ESTÁGIO RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO CAMPO DE ESTÁGIO Nome do estagiário: Professor Supervisor: Rosângela Menta Mello Instituição em que realizou o estágio: Data do relatório: Período do estágio na instituição:

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais