Exames Informações Alunos / EE Ensino Secundário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exames Informações Alunos / EE Ensino Secundário"

Transcrição

1 Exames 2016 Informações Alunos / EE Ensino Secundário

2 ÍNDICE Exames Finais Nacionais / Provas de Equivalência à Frequência Calendário Condições de admissão Inscrições Classificação /Melhoria Normas Gerais Consulta e Reapreciação das provas Legislação

3 Exames Nacionais Calendário 1.ª Fase (obrigatória) De 15 a 27 de junho Horas 9.30 /14h00 Afixação de pautas: 13 de julho Afixação dos resultados dos processos de reapreciação : 16 de agosto Calendário 2.ª Fase De 19 a 22 de julho Horas 9.30 / Afixação de pautas: 5 de agosto Afixação dos resultados dos processos de reapreciação : 26 de agosto

4 Provas de Equivalência à Frequência Calendário 1.ª Fase (obrigatória) De 15 a 28 de junho Horas 9.30 / Afixação de pautas: 13 de julho Afixação dos resultados dos processos de reapreciação : 16 de agosto Calendário 2.ª Fase De 18 a 25 de julho Horas 9.30 / Afixação de pautas: 5 de agosto Afixação dos resultados dos processos de reapreciação : 26 de agosto

5 Ensino Secundário Condições de admissão Internos São internos os alunos dos cursos científico-humanísticos, que frequentem até ao final do ano letivo as disciplinas sujeitas a exame final nacional, e que na avaliação interna da disciplina a cujo exame se apresentam, tenham obtido uma classificação igual ou superior a 8 valores no ano terminal e a 10 valores na classificação interna final, calculada através da média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações de cada um dos anos em que a disciplina foi ministrada.

6 Ensino Secundário Condições de admissão Autopropostos Tenham estado matriculados no ano terminal da disciplina a que respeita o exame ou prova e anulado a matrícula até ao 5.º dia útil do 3.º período letivo. Pretendam obter aprovação em disciplinas cujo ano terminal frequentaram sem aprovação. Pretendam obter aprovação em disciplinas do mesmo curso ou de curso diferente do frequentado, nas quais não estejam matriculados, desde que estejam ou tenham estado matriculados no ano curricular em que essas disciplinas são terminais. Não tendo estado matriculados no ensino público ou tendo estado matriculados e não estando abrangidos pela escolaridade obrigatória, tenham anulado a matrícula em todas as disciplinas até ao 5.º dia útil do 3.º período letivo.

7 Ensino Secundário Condições de admissão Autopropostos Pretendam melhorar a classificação final de disciplina. Tenham ficado excluídos por faltas em disciplinas, pela aplicação do previsto da Lei n.º 51/2012, Estatuto do Aluno e Ética Escolar, e pretendam realizar provas na 2.ª fase desse mesmo ano letivo. Pretendam realizar exames nacionais exclusivamente como provas de ingresso para acesso ao ensino superior. Os alunos de PLNM só podem realizar o exame final nacional de PLNM(839), na qualidade de autopropostos, se tiverem frequentado a respetiva disciplina até ao final do ano letivo.

8 Ensino Secundário Inscrições Os alunos que pretendam obter aprovação em disciplinas cujo ano terminal frequentaram sem aprovação, devem inscrever -se ou alterar a sua condição para alunos autopropostos, mediante o preenchimento de um novo boletim, para os exames finais nacionais ou provas de equivalência à frequência da 1.ª fase, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas da avaliação sumativa final do 3.º período.

9 Ensino Secundário Inscrições na 2.ª fase 14 e 15 de julho Situação Sim Não Alunos internos que não obtiveram aprovação nas disciplinas em que realizaram exames finais nacionais na 1.ª fase Os alunos autopropostos do ensino secundário que não obtiveram aprovação nas disciplinas em que realizaram exames finais nacionais na 1.ª fase Os alunos internos e autopropostos que pretendam efetuar melhoria de classificação nas disciplinas realizadas na 1.ª fase Os alunos que pretendam repetir na 2.ª fase exames finais nacionais já realizados na 1.ª fase, que se constituam exclusivamente como provas de ingresso ou para prosseguimento de estudos x x x x

10 Ensino Secundário Classificação Final da Disciplina (CFD) - Exames Nacionais Os exames finais nacionais são cotados de 0 a 200 pontos, sendo a classificação de exame (CE) expressa na escala de 0 a 20 valores. Para os alunos internos, a classificação final das disciplinas sujeitas a exame final nacional é o resultado da média ponderada, com arredondamento às unidades, de acordo com a seguinte fórmula: CFD= (7CIF + 3CE)/10 CFD classificação final da disciplina; CIF CE classificação interna final, obtida pela média aritmética simples,com arredondamento às unidades, das classificações obtidas na frequência dos anos em que a disciplina foi ministrada; classificação de exame.

11 Ensino Secundário Classificação Final da Disciplina (CFD) Exames Nacionais Para os alunos autopropostos, considera-se aprovado em qualquer disciplina o aluno que no respetivo exame tenha obtido classificação igual ou superior a 10 valores, calculada por arredondamento às unidades, sendo a classificação final da disciplina expressa pela classificação do respetivo exame.

12 Ensino Secundário Melhoria de classificação de disciplina Exames Nacionais Os alunos dos cursos científico humanísticos que, tendo obtido aprovação em disciplinas terminais do 11.º ou 12.º ano, pretendam melhorar a sua classificação podem requerer exames finais nacionais na 2.ª fase do ano escolar em que concluíram a disciplina e em ambas as fases de exame do ano escolar seguinte, apenas sendo considerada a nova classificação se for superior à anteriormente obtida. Os alunos internos que tenham obtido aprovação em disciplinas, após a realização dos exames nacionais da 1.ª fase, podem realizar os respetivos exames para melhoria de classificação na 2.ª fase, apenas na qualidade de alunos internos. Para os alunos referidos no número anterior, a CIF mantém se válida até à 2.ª fase do mesmo ano escolar.

13 Ensino Secundário Classificação final de disciplina Provas de Equivalência à Frequência As provas de equivalência à frequência são cotadas de 0 a 200 pontos, sendo a classificação expressa na escala de 0 a 20 valores, arredondada às unidades. Nas provas com componente escrita e oral (EO), a componente escrita tem o valor de 70 % e a componente oral de 30 %. Nas provas escritas com componente prática (EP) o peso a atribuir a cada uma das componentes consta do quadro VI do Regulamento do JNE. Considera -se aprovado o aluno que na prova obtenha classificação igual ou superior a 10 valores, sendo a classificação final da disciplina a da respetiva prova.

14 Ensino Secundário Melhoria de classificação de disciplina Provas de Equivalência à Frequência Os alunos que, tendo obtido aprovação em disciplinas terminais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, pretendam melhorar a sua classificação podem requerer provas de equivalência à frequência apenas na 2.ª fase do ano escolar em que concluíram a disciplina e em ambas as fases de exames do ano escolar seguinte, apenas sendo considerada a nova classificação se for superior à anteriormente obtida.

15 Normas Gerais Convocatória Os alunos devem apresentar-se na escola 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova. A chamada faz-se 15 minutos antes da hora marcada para o início da prova, pela ordem constante nas pautas. Um eventual atraso não pode ultrapassar os 15 minutos após o início da prova.

16 Normas Gerais Identificação Os alunos não podem prestar provas sem serem portadores do seu CC/BI ou de documento que legalmente o substitua, desde que este apresente fotografia. Os alunos nacionais ou estrangeiros sem CC/BI, podem em sua substituição, apresentar ou título de residência ou passaporte ou documento de identificação utilizado no país de que são nacionais ou em que residem. Atenção: Neste caso, devem ser igualmente portadores do documento emitido pela escola com o número interno de identificação que lhes foi atribuído. Os alunos indocumentados podem realizar a prova, devendo ser elaborado um auto de identificação no final da prova.

17 Norma Gerais - Material Autorizado Durante a realização das provas, os alunos apenas podem usar o material autorizado nas Informações Exame/Prova de Equivalência à Frequência, devendo cada aluno, na sala de exame, utilizar apenas o seu material. Calculadoras Nos exames finais de Matemática A (635), Matemática B (735), MACS (835) e Física e Química A (715) só são autorizadas as calculadoras que respeitem as características técnicas previstas no Ofício-circular-S- DGE/2016/1798. No exame de Economia A (712) só podem ser utilizadas calculadoras não alfanuméricas e não programáveis. Os alunos só podem levar para a sala de exame uma única calculadora.

18 Normas Gerais - Material Não Autorizado Telemóveis ATENÇÃO Os alunos não devem ser portadores de telemóveis (ou outro equipamento proibido) no dia de realização das provas. A sua posse leva obrigatoriamente à anulação da prova. Os alunos assinam na sala de prova o modelo 14 JNE, confirmando que não possuem material não autorizado. Qualquer telemóvel ou outro meio de comunicação móvel que seja detetado na posse de um aluno, quer esteja ligado ou desligado, determina a anulação da prova.

19 Normas Gerais Exames Nacionais Exames com versão Disciplina C ó d i g o Biologia e Geologia 11.º ano 702 Economia A 11.º ano 712 Filosofia 11.º ano 714 Física e Química A 11.º ano 715 Geografia A 11.º ano 719 História B 11º ano 723 História A 12.º ano 623 Matemática A 12.º ano 635 Português 12.º ano 639 Atenção: Se não for indicada a versão no cabeçalho da folha de prova são classificadas com zero pontos todas as respostas aos itens de seleção.

20 Normas Gerais - Preenchimento do Cabeçalho Exemplo de cabeçalho da folha de prova de exame nacional

21 Normas Gerais - Preenchimento do Cabeçalho Exemplo de cabeçalho da folha de prova de exame nacional Os alunos com número interno devem inscrevê-lo no espaço reservado ao nº do B.I. e escrever NÚMERO INTERNO no espaço destinado ao local de emissão. O número de páginas, quando inferior a 10, deve registar-se precedido de zero. Nesta prova, o número correto seria 03. No caso de se detetar um erro e não seja possível substituir a folha de prova, deve ser feita uma ressalva no verso do cabeçalho, assinada pelo aluno e professores vigilantes.

22 Normas Gerais - Preenchimento do Cabeçalho Na parte destacável, o aluno deve escrever: O seu nome completo, de forma legível e sem abreviaturas; O número do cartão de cidadão/bilhete de identidade e local de emissão, no caso de ser portador de bilhete de identidade; Assinatura, conforme o cartão de cidadão/bilhete de identidade; A designação e o código da prova que se encontra a realizar como, por exemplo, prova de Matemática B (735); Ano de escolaridade e fase.

23 Normas Gerais - Preenchimento do Cabeçalho Na parte fixa o aluno deve escrever: Novamente a designação e o código da prova que se encontra a realizar; O ano de escolaridade e fase; No final da prova, o número de páginas utilizadas na sua realização.

24 Normas Gerais - Advertências Não é permitido escrever o nome em qualquer outro local das folhas de resposta, para além da parte destacável do cabeçalho. Não é permitido escrever comentários despropositados e/ou descontextualizados, nem mesmo invocar matéria não lecionada ou outra particularidade da sua situação escolar. Só é permitido usar caneta/esferográfica de tinta azul ou preta indelével. Não é permitido utilizar fita ou tinta corretora para correção de qualquer resposta, devendo riscar, em caso de engano. Não é permitido escrever nas margens da prova nem nos campos destinados às cotações.

25 Normas Gerais - Advertências As provas ou parte de provas realizadas a lápis, sem indicação expressa, não são consideradas para classificação. Só é permitida a expressão em língua portuguesa nas respostas às questões das provas e exames, excetuando se, obviamente, as disciplinas de língua estrangeira. Só é permitido o uso de dicionários nas provas para as quais tal está expressamente previsto nas Informações Prova/Exame. Não é permitido abandonar a sala antes de terminado o tempo regulamentar da prova. Não é permitida a ingestão de alimentos durante a realização das provas de exame, à exceção dos alunos com necessidades educativas especiais expressamente autorizados pelo JNE. As folhas de rascunho não são recolhidas, já que não serão objeto de classificação.

26 Normas Gerais Desistência de realização da Prova Em caso de desistência de realização da prova não deve ser escrita pelo aluno qualquer declaração formal de desistência, nem no papel da prova nem noutro suporte qualquer. O aluno não pode abandonar a sala antes do final do tempo regulamentar da prova. A prova é enviada ao agrupamento de exames, para classificação, ainda que tenha só os cabeçalhos preenchidos.

27 Normas Gerais Irregularidades Se, apesar de advertido em contrário, algum aluno abandonar a sala antes do final do tempo regulamentar da prova, os professores vigilantes, através do secretariado de exames, devem comunicar imediatamente o facto ao diretor da escola. A ocorrência de quaisquer situações anómalas durante a realização da prova deve ser comunicada de imediato ao diretor da escola. A anulação das provas ou exames da 1.ª fase por irregularidades imputáveis ao aluno, não impede a inscrição e a realização das provas na 2.ª fase, correspondendo a classificação final da disciplina à classificação obtida na prova da 2.ª fase.

28 Normas Gerais Fraudes Compete aos professores vigilantes suspender imediatamente as provas dos alunos e de eventuais cúmplices que, no decurso da sua realização, cometam ou tentem cometer inequivocamente qualquer fraude, não podendo esses alunos abandonar a sala até ao fim do tempo da sua duração. A ocorrência de fraude ou tentativa de fraude durante a realização das provas e exames da 1.ª fase impede os alunos de aceder à 2.ª fase de qualquer modalidade ou tipo de prova, no mesmo ano letivo.

29 Consulta e Reapreciação das provas Consulta O requerimento de consulta da prova é dirigido ao Diretor e entregue na Secretaria nos 2 dias úteis seguintes ao da publicação das pautas. Reapreciação Se após a consulta se pretender a reapreciação da prova, deve ser entregue na Secretaria o respetivo requerimento nos 2 dias úteis seguintes à data em que a prova lhe foi facultada. A prova é sempre reapreciada na sua totalidade.

30 LEGISLAÇÃO Regulamento do Júri Nacional de Exames, Despacho normativo n.º1-d/2016, de 4 de março; Despacho n.º 7104-A/2015, de 26 de junho de 2015 Calendário das provas; Despacho n.º 4688-A/2016, de 05 de abril de 2016 Alteração do Calendário das provas; Norma 01/JNE/2016 Provas Finais e Exames do Ensino Básico; Norma 02/JNE/2016 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas.

31 Informação / Esclarecimentos Informação Disponível Na página do Agrupamento Exames 2016 No átrio superior do Pav. A (Afixada no painel junto à Mediateca) Esclarecimentos Junto do(a) Diretor(a) de Turma ou na Secretaria

32 Bom Trabalho SE 2016

EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA - SECUNDÁRIO

EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA - SECUNDÁRIO EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA - SECUNDÁRIO INFORMAÇÕES A TRANSMITIR AOS ALUNOS PELOS D.T. A avaliação externa das aprendizagens no ensino secundário compreende a realização de Exames finais nacionais

Leia mais

REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2016 Alunos 9º ano

REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2016 Alunos 9º ano Calendarização 1ª Fase REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2016 Alunos 9º ano Código Disciplina (Prova escrita) Data Horário 91 Português Português NE 17 de junho (6ª feira) 9:30 h 92 Matemática Matemática NE

Leia mais

Norma 02/EB/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS

Norma 02/EB/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS PROVAS FINAIS 2017 ENSINO BÁSICO Norma 02/EB/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS 1. As pautas serão afixadas com a antecedência de 48 horas relativamente ao início das provas, contendo o dia, a

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (ENSINO SECUNDÁRIO)

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (ENSINO SECUNDÁRIO) INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (ENSINO SECUNDÁRIO) - 2016 Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência Calendário 1.ª fase 15 a 28 de junho 2.ª fase

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (ENSINO SECUNDÁRIO)

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (ENSINO SECUNDÁRIO) INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (ENSINO SECUNDÁRIO) - 2017 Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência Calendário 1.ª fase 19 a 29 de junho 2.ª fase

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO

EXAMES FINAIS NACIONAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO EXAMES FINAIS NACIONAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2016 ENSINO SECUNDÁRIO A informação contida neste documento não dispensa a leitura do resumo da norma 02/JNE/2016 que se encontra afixada no

Leia mais

PROVAS FINAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º CICLO DO ENSINO BÁSICO

PROVAS FINAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVAS FINAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2016 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO A informação contida neste documento não dispensa a leitura do resumo da norma 02/JNE/2016 que se encontra afixada no

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI EXAMES INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS - ENSINO SECUNDÁRIO

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI EXAMES INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS - ENSINO SECUNDÁRIO 1. Convocatória dos alunos ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI EXAMES - 2016 INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS - ENSINO SECUNDÁRIO 1.1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA MELLO BREYNER ANO ESCOLAR 2013/2014. Instruções para ALUNOS. (Excertos da Norma 02/JNE/2014)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA MELLO BREYNER ANO ESCOLAR 2013/2014. Instruções para ALUNOS. (Excertos da Norma 02/JNE/2014) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA MELLO BREYNER ANO ESCOLAR 2013/2014 Instruções para ALUNOS (Excertos da Norma 02/JNE/2014) 2.º e 3.º Ciclos PROVAS FINAIS (Português e Matemática) PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À

Leia mais

Reunião com os Alunos. Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário Provas de Equivalência à Frequência. Cadaval, 1 de junho de 2016

Reunião com os Alunos. Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário Provas de Equivalência à Frequência. Cadaval, 1 de junho de 2016 Reunião com os Alunos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário Provas de Equivalência à Frequência Cadaval, 1 de junho de 2016 1 Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência Calendário

Leia mais

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação. Provas finais do 3.º ciclo do Ensino Básico. Cadaval, 29 de maio de 2015

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação. Provas finais do 3.º ciclo do Ensino Básico. Cadaval, 29 de maio de 2015 Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Provas finais do 3.º ciclo do Ensino Básico Cadaval, 29 de maio de 2015 1 Provas Finais do 3.º Ciclo Português (91) e Matemática (92) Calendário 1.ª Fase

Leia mais

LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO:

LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames Os EFN têm lugar em duas fases,

Leia mais

NOTA INFORMATIVA: 2 - Condições de Admissão aos exames finais nacionais do ensino secundário

NOTA INFORMATIVA: 2 - Condições de Admissão aos exames finais nacionais do ensino secundário NOTA INFORMATIVA: DT s/ Encarregados de Educação e Alunos dos 11º/12º anos EXAMES FINAIS NACIONAIS 2016 DATAS DOS EXAMES FINAIS NACIONAIS 11º/12º - 1ª Fase Português: 15 de junho 9:30 Filosofia: 15 de

Leia mais

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação. Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário. Cadaval, 29 de maio de 2015

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação. Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário. Cadaval, 29 de maio de 2015 Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário Cadaval, 29 de maio de 2015 1 Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência Calendário 1.ª fase

Leia mais

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Provas finais e Provas de Equivalência à Frequência do 3.º ciclo do Ensino Básico Cadaval, 29 de maio de 2018 1 Provas Finais do 3.º Ciclo Português (91)

Leia mais

Normas para os alunos

Normas para os alunos Normas para os alunos Material necessário PORTUGUÊS Canetas ou esferográficas de tinta indelével preta. 1.º Ciclo MATEMÁTICA Canetas e esferográficas de tinta indelével preta, lápis, borrachas, apara-lápis,

Leia mais

Reunião com os Alunos e Encarregados de Educação

Reunião com os Alunos e Encarregados de Educação Reunião com os Alunos e Encarregados de Educação Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário Provas de Equivalência à Frequência Cadaval, 29 de maio de 2018 1 1.ª fase 18 a 29 de junho 2.ª fase 18 a 26

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (3.º Ciclo)

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (3.º Ciclo) INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - 2016 (3.º Ciclo) Provas Finais do 3.º Ciclo Português (91) e Matemática (92) Calendário 1.ª Fase (obrigatória) Português - 17 de junho

Leia mais

PROVAS 2018 Ensino Básico Norma 02/EB/2018

PROVAS 2018 Ensino Básico Norma 02/EB/2018 PROVAS 2018 Ensino Básico Norma 02/EB/2018 Resumo das instruções 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.1. Nas provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e nas Provas finais de ciclo, as

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL. Exames Norma 02/JNE - INFORMAÇÕES ALUNOS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL. Exames Norma 02/JNE - INFORMAÇÕES ALUNOS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO Exames 2016 Norma 02/JNE - INFORMAÇÕES ALUNOS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO CONVOCATÓRIA DOS ALUNOS Os alunos devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início

Leia mais

PROVAS FINAIS 2016 Ensino Básico Norma 02/EB/2016

PROVAS FINAIS 2016 Ensino Básico Norma 02/EB/2016 PROVAS FINAIS 2016 Ensino Básico Norma 02/EB/2016 Resumo das instruções 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.1.Nas provas de equivalência à frequência dos 1.º e 2.º ciclos, as respostas são dadas no próprio

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE EXAME ALUNOS - BÁSICO e SECUNDÁRIO

PROCEDIMENTOS DE EXAME ALUNOS - BÁSICO e SECUNDÁRIO EXAMES NACIONAIS 2014 2015 PROCEDIMENTOS DE EXAME ALUNOS - BÁSICO e SECUNDÁRIO 1. Realização das provas de exame Para a realização das provas de exame, os alunos não podem ter junto de si quaisquer suportes

Leia mais

EXAMES 2013 Resumo da Norma 02/JNE/2013

EXAMES 2013 Resumo da Norma 02/JNE/2013 EXAMES 2013 Resumo da Norma 02/JNE/2013 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.2. Nas provas finais do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e de PLNM as respostas são dadas no próprio enunciado. 4.3. As folhas

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE EXAME ALUNOS - BÁSICO e SECUNDÁRIO

PROCEDIMENTOS DE EXAME ALUNOS - BÁSICO e SECUNDÁRIO EXAMES NACIONAIS 2015 2016 PROCEDIMENTOS DE EXAME ALUNOS - BÁSICO e SECUNDÁRIO 1. Realização das provas de exame Para a realização das provas finais do 3.º ciclo, exames finais nacionais, provas e exames

Leia mais

Provas e Exames do Ensino Básico (9º ano) e do Ensino Secundário (Extraídas da NORMA 02/JNE/2018) Exames 2018

Provas e Exames do Ensino Básico (9º ano) e do Ensino Secundário (Extraídas da NORMA 02/JNE/2018) Exames 2018 Instruções para Realização, classificação, reapreciação e reclamação das: Provas e Exames do Ensino Básico (9º ano) e do Ensino Secundário (Extraídas da NORMA 02/JNE/2018) Exames 2018 1 CONVOCATÓRIA DOS

Leia mais

Ensino Superior EXAMES março de 2015 GAPEX

Ensino Superior EXAMES março de 2015 GAPEX Ensino Superior EXAMES 2015 março de 2015 GAPEX Despacho normativo nº 6-A/2015 de 5 de março REGULAMENTO DOS EXAMES INSCRIÇÕES EXAMES Os prazos de inscrição para admissão à 1.ª fase dos exames finais nacionais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO PROVAS FINAIS/ Reunião com Encarregados de Educação. 24/05/ ,00 Horas.

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO PROVAS FINAIS/ Reunião com Encarregados de Educação. 24/05/ ,00 Horas. ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO PROVAS FINAIS/ 2017 Reunião com Encarregados de Educação 24/05/2017 18,00 Horas 9º ano Auditório Joaquim de Carvalho 4. Material específico autorizado 4.3. As

Leia mais

EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO INSTRUÇÕES (resumo da Norma 02/JNE/2012)

EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO INSTRUÇÕES (resumo da Norma 02/JNE/2012) EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO 2012 INSTRUÇÕES (resumo da Norma 02/JNE/2012) 4. Material específico autorizado 4.1. As folhas de prova a utilizar na prova final do 3.º ciclo de Língua Portuguesa,

Leia mais

PROVAS FINAIS 2017 Ensino Básico Norma 02/EB/2017

PROVAS FINAIS 2017 Ensino Básico Norma 02/EB/2017 PROVAS FINAIS 2017 Ensino Básico Norma 02/EB/2017 Resumo das instruções 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.1. Nas provas de equivalência à frequência dos 1.º e 2.º ciclos, as respostas são dadas no próprio

Leia mais

NORMA 02/JNE /2016 Despacho Normativo nº1-d/2016 de 4 de março Despacho Normativo nº1-g/2016 de 6 de abril

NORMA 02/JNE /2016 Despacho Normativo nº1-d/2016 de 4 de março Despacho Normativo nº1-g/2016 de 6 de abril AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. LINDLEY CINTRA 2015/2016 INFORMAÇÕES AOS ALUNOS NORMA 02/JNE /2016 Despacho Normativo nº1-d/2016 de 4 de março Despacho Normativo nº1-g/2016 de 6 de abril Normas a observar

Leia mais

DIREÇÃO PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA /2017 INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

DIREÇÃO PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA /2017 INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro DIREÇÃO PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA /2017 INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO No sentido de melhorar as condições

Leia mais

Resumo Norma 02 - Alunos

Resumo Norma 02 - Alunos Resumo Norma 02 - Alunos 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.7. Durante a realização das provas e exames os alunos apenas podem usar o material autorizado nas Informações-Prova (IAVE, I. P.), nas Informações-Prova

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESCLARECIMENTOS PARA OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESCLARECIMENTOS PARA OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Quando são publicados os resultados da avaliação interna? As pautas de avaliação interna (de frequência) são publicadas dia 8 de junho. Quem se deve inscrever para a realização de exames finais nacionais?

Leia mais

RESUMO DA NORMA 2/JNE/2017

RESUMO DA NORMA 2/JNE/2017 Exames Nacionais do Ensino Secundário RESUMO DA NORMA 2/JNE/2017 Reunião com Encarregados de Educação 12 de junho de 2017 Avaliação Ensino Secundário Avaliação Interna Final de cada período; É da competência

Leia mais

Provas Finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Provas Finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO Provas Finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico Informação aos Alunos e EE Português O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO E.B. DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2013

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO E.B. DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2013 ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO E.B. DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2013 Reunião com Encarregados de Educação 06/06/2013 18,00 Horas Auditório Joaquim de Carvalho ENSINO SECUNDÁRIO Quais as disciplinas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI PROVAS FINAIS DE 3º CICLO INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI PROVAS FINAIS DE 3º CICLO INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI PROVAS FINAIS DE 3º CICLO - 2016 INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS 1. Convocatória dos alunos 1.1. Os alunos devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes

Leia mais

Todas estas instruções têm de ser lidas e esclarecidas pelo Director de Turma, na sala de aula, antes do final do 3º período.

Todas estas instruções têm de ser lidas e esclarecidas pelo Director de Turma, na sala de aula, antes do final do 3º período. ALUNOS: INSTRUÇÕES DE EXAME NORMA 02/EB/2009 Todas estas instruções têm de ser lidas e esclarecidas pelo Director de Turma, na sala de aula, antes do final do 3º período. 4. Material específico autorizado

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2018 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012,

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS E EXAMES 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS E EXAMES 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros (Escola Sede) NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS E EXAMES 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.1. Nas provas de

Leia mais

Provas Finais 3º Ciclo. Orientações para alunos 2015/2016

Provas Finais 3º Ciclo. Orientações para alunos 2015/2016 Provas Finais 3º Ciclo Orientações para alunos 2015/2016 MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO - As folhas de prova a utilizar nas provas finais do 3.º ciclo de Português ou PLNM e de Matemática; - O papel de

Leia mais

2ª Fase. 1ª Fase. Português (PLNM) 19 junho. Português (PLNM) 19 julho. Português 22 de junho. Português 20 de julho. Matemática 23 de julho

2ª Fase. 1ª Fase. Português (PLNM) 19 junho. Português (PLNM) 19 julho. Português 22 de junho. Português 20 de julho. Matemática 23 de julho 1ª Fase (09.30h) Português (PLNM) 19 junho Português 22 de junho Matemática 27 de junho 2ª Fase (09.30h) Português (PLNM) 19 julho Português 20 de julho Matemática 23 de julho Afixação das pautas: 13 de

Leia mais

PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO No sentido de melhorar as condições de realização das provas de avaliação externa, sugerimos aos encarregados de educação a leitura desta informação e a consulta dos diversos documentos disponíveis quer

Leia mais

Informações para ler aos alunos BÁSICO

Informações para ler aos alunos BÁSICO pág.1/6 4. Material específico autorizado 4.1. O exame da disciplina de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico apresenta, este ano, versões. As respostas desta prova são dadas no próprio enunciado. 4.1.1.

Leia mais

INFORMAÇÕES - EXAMES NACIONAIS - PEF - ENE 2016/2017

INFORMAÇÕES - EXAMES NACIONAIS - PEF - ENE 2016/2017 INFORMAÇÕES - EXAMES NACIONAIS - PEF - ENE 2016/2017 Os alunos têm de ter em conta que: Devem ler com muita atenção todas as informações relativas a exames e provas de equivalência à frequência (PEF) que

Leia mais

RESUMO NORMA 02/JNE/2018 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação Provas e Exames do Ensino Básico

RESUMO NORMA 02/JNE/2018 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação Provas e Exames do Ensino Básico Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos RESUMO NORMA 02/JNE/2018 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação Provas e Exames do Ensino Básico Avaliação A avaliação

Leia mais

Provas e Exames 2018 (Norma 02/JNE)

Provas e Exames 2018 (Norma 02/JNE) Provas e Exames 2018 (Norma 02/JNE) Informações importantes para alunos e encarregados de educação MODELOS JNE Os Modelos JNE números 09, 10, 11, 11 A, 14, e 14 A são para utilização por parte dos alunos/encarregados

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ Reunião com Encarregados de Educação. 25/05/ ,00 Horas.

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ Reunião com Encarregados de Educação. 25/05/ ,00 Horas. ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2017 Reunião com Encarregados de Educação 25/05/2017 18,00 Horas 11º e 12º anos Auditório Joaquim de Carvalho ENSINO SECUNDÁRIO Quais as disciplinas

Leia mais

Ano letivo Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Ano letivo Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho Ano letivo 2017-2018 Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho http://moodle.esmavc.org/ Informações da Norma 2/JNE/2018 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.9. Máquinas de calcular: Nas provas dos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho. Instruções para Realização/Reapreciação e Reclamação

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho. Instruções para Realização/Reapreciação e Reclamação Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE EXAMES ANO LETIVO 2016/2017 Instruções para Realização/Reapreciação e Reclamação Provas Finais de Ciclo/Exames Finais Nacionais/ Provas de Equivalência

Leia mais

INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS

INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS PROVAS AFERIÇÃO 2016 ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS DIA 6 DE JUNHO 14H MATEMÁTICA DIA 8 DE JUNHO 14H INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS 1. As pautas serão afixadas com a antecedência de 48 horas relativamente

Leia mais

NORMA 02/JNE/2015. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 02/JNE/2015. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário DGEstE - Direção de Serviços da Região Centro NORMA 02/JNE/2015 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário ADAPTAÇÃO

Leia mais

NORMA 02/JNE/2013. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO,CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 02/JNE/2013. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO,CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário DGEstE - Direção de Serviços da Região Centro NORMA 02/JNE/2013 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO,CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário ADAPTAÇÃO PARA

Leia mais

NOTA INFORMATIVA: DT s, Encarregados de Educação e Alunos do 9º ano PROVAS FINAIS NACIONAIS 2016

NOTA INFORMATIVA: DT s, Encarregados de Educação e Alunos do 9º ano PROVAS FINAIS NACIONAIS 2016 NOTA INFORMATIVA: DT s, Encarregados de Educação e Alunos do 9º ano PROVAS FINAIS NACIONAIS 2016 DATAS DAS PROVAS FINAIS NACIONAIS DO 9º ANO Português: 17 de junho 9:30 (1ª fase) / 15 de Julho 9:30 (2ª

Leia mais

PROVA FINAL DE CICLO 3.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO

PROVA FINAL DE CICLO 3.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO 3.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO 9º ANO -1ª Fase 9º ANO -2ª Fase Português 15 de junho às 9:30 h 11:00/11:30h Matemática 19 de junho às 9:30 h 11:15/11:35

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA MARTIM DE FREITAS PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUENCIA 2015 INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Normas para a realização de Provas Finais de Ciclo e Equivalência à Frequência

Leia mais

Provas Finais - Informações aos Alunos e Encarregados de Educação 3.ºCiclo

Provas Finais - Informações aos Alunos e Encarregados de Educação 3.ºCiclo Agrupamento de Escolas de Grândola (130308) Sede: Escola Secundária António Inácio da Cruz (400890) Provas Finais - Informações aos Alunos e Encarregados de Educação 3.ºCiclo De acordo com a Norma 02/JNE/2018,

Leia mais

4. Material específico autorizado 4.1. Na disciplina de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico as respostas são dadas no próprio enunciado

4. Material específico autorizado 4.1. Na disciplina de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico as respostas são dadas no próprio enunciado 4. Material específico autorizado 4.1. Na disciplina de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico as respostas são dadas no próprio enunciado. 4.1.1. Na disciplina de Língua Portuguesa do 3.º ciclo do Ensino

Leia mais

entregue ao examinando antes da distribuição dos enunciados.

entregue ao examinando antes da distribuição dos enunciados. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros (Escola Sede) NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS DE CICLO E EXAMES FINAIS NACIONAIS 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ NORMAS DE PROVAS/EXAMES PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO 1. Convocatória dos alunos Ano letivo de 2015/2016 ALUNOS 1.1. Os alunos devem apresentar-se

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTOS SIMÕES OBJETIVO: Resumo dos principais aspetos regulados no Despacho Normativo n.º 1-D/2016, de 4 de março. I. TIPO DE ALUNOS I-1. ALUNOS INTERNOS 1. Frequentam até ao final

Leia mais

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2015/2016 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2015/2016 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2015/2016 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS 1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da 2. A chamada

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -3º CICLO

INFORMAÇÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -3º CICLO INFORMAÇÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -3º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO 9º ANO -1ª Fase 9º ANO -2ª Fase Português (91) Matemática

Leia mais

PROVAS E EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 / 2017

PROVAS E EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 / 2017 PROVAS E EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 / 2017 Calendário das provas / exames afixado nas escolas do Agrupamento. OS ALUNOS DEVEM: consultar, com a devida antecedência, a pauta de chamada e a sala onde

Leia mais

PROVAS & EXAMES 2018

PROVAS & EXAMES 2018 ESCOLA SECUNDÁRIA VIRIATO 402977 PROVAS & EXAMES 2018 Ensino Básico e Secundário INFORMAÇÃO PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Excertos da NORMA 02/JNE/2018 1. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 1.1. Durante

Leia mais

Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e Secundário 2017

Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e Secundário 2017 Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e Secundário 2017 Norma 02/JNE/2017 Informação Encarregados de Educação 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.1. Nas provas

Leia mais

INFORMAÇÃO/EXAMES 2016 A L U N O S REALIZAÇÃO DAS PROVAS (2016) RESUMO (Norma 02/JNE/2016)

INFORMAÇÃO/EXAMES 2016 A L U N O S REALIZAÇÃO DAS PROVAS (2016) RESUMO (Norma 02/JNE/2016) INFORMAÇÃO/EXAMES 2016 A L U N O S REALIZAÇÃO DAS PROVAS (2016) RESUMO (Norma 02/JNE/2016) MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO Nas provas de equivalência à frequência do 1.º ciclo e 2.º ciclo, as respostas

Leia mais

Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico e de Equivalência à Frequência. Informações

Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico e de Equivalência à Frequência. Informações Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico e de Equivalência à Frequência Informações As informações constantes neste documento foram retiradas na íntegra da Norma 02 / JNE que se encontra disponível para

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ NORMAS DE PROVAS/EXAMES PARA OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO 1. Convocatória dos alunos Ano letivo de 2014/2015 ALUNOS 1.1. Os alunos devem apresentar-se

Leia mais

PROVAS E EXAMES º CEB COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES

PROVAS E EXAMES º CEB COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES PROVAS E EXAMES 2019 3.º CEB LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2019, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames LEGISLAÇÃO

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 5

NOTA INFORMATIVA Nº 5 NOTA INFORMATIVA Nº 5 Provas finais de Português e de Matemática INFORMAÇÕES PARA ALUNOS DE 9º ANO 1ª fase nos dias 15, 17 e 21 de junho, respetivamente PLNM, Português e Matemática; 2ª fase, só para as

Leia mais

Norma 02/ES/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS

Norma 02/ES/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS EXAMES NACIONAIS 2017 ENSINO SECUNDÁRIO Norma 02/ES/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS 1. As pautas serão afixadas com a antecedência de 48 horas relativamente ao início das provas, contendo o

Leia mais

SÍNTESE DO REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO

SÍNTESE DO REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO SÍNTESE DO REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (Despacho Normativo nº 3-A/2019, de 26 de fevereiro) CAPÍTULO I Disposições gerais

Leia mais

PROVAS FINAIS 3º CICLO º ANO. PROVAS FINAIS de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA

PROVAS FINAIS 3º CICLO º ANO. PROVAS FINAIS de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA PROVAS FINAIS 3º CICLO 2017 9º ANO PROVAS FINAIS de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA CALENDÁRIO e HORÁRIO 1ª FASE PORTUGUÊS - 22 de junho, às 9h30m. A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância

Leia mais

e rubricado por um dos professores vigilantes. O papel de rascunho não pode ser entregue ao examinando antes da distribuição dos enunciados.

e rubricado por um dos professores vigilantes. O papel de rascunho não pode ser entregue ao examinando antes da distribuição dos enunciados. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros (Escola Sede) INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS DE CICLO E EXAMES FINAIS NACIONAIS_2019 4. MATERIAL ESPECÍFICO

Leia mais

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO. Capítulo I

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO. Capítulo I 20. ABANDONO NÃO AUTORIZADO DA SALA PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO 20.1. Se, apesar de advertido, algum aluno abandonar a sala antes do final do tempo regulamentar da prova, os

Leia mais

NORMA 2 / JNE / 2015 RESUMO PARA LEITURA AOS ALUNOS E AFIXAÇÃO. Instruções para Realização Classificação Reapreciação Reclamação:

NORMA 2 / JNE / 2015 RESUMO PARA LEITURA AOS ALUNOS E AFIXAÇÃO. Instruções para Realização Classificação Reapreciação Reclamação: NORMA 2 / JNE / 2015 Instruções para Realização Classificação Reapreciação Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário RESUMO PARA LEITURA AOS ALUNOS E AFIXAÇÃO ATERIAL ESPECÍFICO

Leia mais

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO (conforme Norma 02/JNE/2016) CALENDÁRIO DAS PROVAS NACIONAIS DE 9º ANO 2016 Dia Hora Prova Fase Afixação das

Leia mais

Resumo Norma 02 Alunos

Resumo Norma 02 Alunos Resumo Norma 02 Alunos A leitura deste resumo não dispensa a leitura integral do documento disponível na página da escola. DOCUMENTOS NA PÁGINA DA ESCOLA - Norma 02 - Guia Geral de Exames 2018 - ofcircular_dge_calculadoras_graficas

Leia mais

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS 1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova. 2.

Leia mais

PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO

PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO RESUMO DA NORMA 2/JNE/2017 Reunião com Encarregados de Educação 12 de junho de 2017 Avaliação Ensino Básico Avaliação Interna Final de cada período; É da competência da escola

Leia mais

Provas finais 1.º e 2. º ciclos. Informações relevantes para Encarregados de Educação

Provas finais 1.º e 2. º ciclos. Informações relevantes para Encarregados de Educação Provas finais 1.º e 2. º ciclos 2014 Informações relevantes para Encarregados de Educação 1.ª Fase (obrigatória) 19/05 (2.ªfeira) 21/05 (4.ªfeira) 09h30 (4.º ano) Português (41) Matemática (42) 14h00 (6.º

Leia mais

NORMA 02/JNE/2016. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO,CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 02/JNE/2016. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO,CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário NORMA 02/JNE/2016 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO,CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário ADAPTAÇÃO PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO-Secundário

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2017 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012

Leia mais

COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES

COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames DESPACHO NORMATIVO N.º 13/2014,

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS DE CICLO E EXAMES FINAIS NACIONAIS 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS DE CICLO E EXAMES FINAIS NACIONAIS 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros (Escola Sede) NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS DE CICLO E EXAMES FINAIS NACIONAIS 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO

Leia mais

EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Ano Letivo 2015/2016 EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO INFORMAÇÃO AOS ALUNOS 1. Condições

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO 2015/2016

PROVAS DE AFERIÇÃO 2015/2016 PROVAS DE AFERIÇÃO 2015/2016 INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 1. CALENDARIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO 1.1. A realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos concretiza-se numa

Leia mais

Instruções para Realização/Reapreciação e Reclamação

Instruções para Realização/Reapreciação e Reclamação Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Instruções para Realização/Reapreciação e Reclamação Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico/Exames Finais Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Orientação

Leia mais

NORMA 02/JNE/2015. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 02/JNE/2015. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário DGEstE - Direção de Serviços da Região Centro NORMA 02/JNE/2015 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário ADAPTAÇÃO

Leia mais

Informação Alunos e Pais/EE Provas Finais e Equivalência à Frequência

Informação Alunos e Pais/EE Provas Finais e Equivalência à Frequência Informação Alunos e Pais/EE Provas Finais e Equivalência à Frequência Provas Finais do 3.º ciclo do Ensino Básico 9.º ano Horas Quinta-feira terça-feira sexta-feira segunda-feira 22 de junho 27 de junho

Leia mais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais DECRETO-LEI N.º 139/2012 [PLANO DE ESTUDOS] PORTARIA N.º 243/2012 [AVALIAÇÃO] DESPACHO N.º 5458-A/2017 [CALENDÁRIO DE EXAMES] DESPACHO NORMATIVO N.º4-A/2018 [REGULAMENTO

Leia mais

COMO SE OBTÉM APROVAÇÃO NO SECUNDÁRIO?

COMO SE OBTÉM APROVAÇÃO NO SECUNDÁRIO? COMO SE OBTÉM APROVAÇÃO NO SECUNDÁRIO? Para concluir um curso do ensino secundário os alunos têm de obter aprovação em todas as disciplinas do plano de estudo do respetivo curso. A aprovação dos alunos

Leia mais

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2016/2017 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2016/2017 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2016/2017 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS 1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova. 2.

Leia mais

Exames 2016 Ensino Secundário

Exames 2016 Ensino Secundário (Realização, Condições de admissão, Inscrição, Situações excecionais de realização, Classificação e Melhoria de classificação) Exames 2016 Ensino Secundário 1 Realização dos exames finais nacionais: 1-

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA ANO LETIVO 2016/2017 GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA ANO LETIVO 2016/2017 GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA ANO LETIVO 2016/2017 GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS (Documento elaborado com base no Guia para a realização das provas de aferição, de

Leia mais

19 de maio (2.ª feira) 21 de maio

19 de maio (2.ª feira) 21 de maio Prova 1.ª Fase 2.ª Fase Português 61 Matemática 62 19 de maio (2.ª feira) 21 de maio (4.ª feira) 9 de julho (4.ª feira) 14 de julho (2.ª feira) Horas 14:00h 09:30h A 2.ª fase é só para situações excecionais

Leia mais

PROVAS e EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO 2019 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO - ALUNOS

PROVAS e EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO 2019 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO - ALUNOS PROVAS e EXAMES DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO 2019 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO - ALUNOS Norma 02/JNE/2019 Números 4., 9., 10., 11., 12., 13., 18., 19., 20. e Capítulo III 4. MATERIAL ESPECÍFICO

Leia mais

Prova/código Fase/chamada Dia Hora. Prova/código Fase/chamada Dia Hora. Procedimentos a adoptar pelo aluno:

Prova/código Fase/chamada Dia Hora. Prova/código Fase/chamada Dia Hora. Procedimentos a adoptar pelo aluno: Escola Básica 2º e 3º ciclos D. Luís Mendonça Furtado Ano lectivo 2009/10 EXAMES NACIONAIS DE 3º CICLO Língua Portuguesa e Matemática Súmula da Norma 02/EB/10 Este documento não dispensa a leitura integral

Leia mais