ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA"

Transcrição

1 ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA A resolução de problemas é a parte principal da Análise Combinatória, que estuda a maneira de formar agrupamentos com um determinado número de elementos dados, e de determinar quantos são esses agrupamentos sem precisar contá-los um a um. Quando um número de agrupamentos é pequeno, é fácil realizar sua contagem, mas quando aumenta o número de elementos dados e o número de elementos em cada agrupamento, o processo intuitivo de formá-los para depois realizar sua contagem torna-se difícil e, muitas vezes, impreciso; por isso, partindo do concreto, tentaremos chegar à compreensão de como determinar exatamente quantos são os agrupamentos que queremos realizar e quais são eles. PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO Consiste em dividir o evento em etapas. E para cada uma dessas etapas, individualmente analisadas, descobrir qual o seu número de resultados possíveis. 1) Simone foi a uma concessionária comprar um carro. Para determinado modelo, ela poderia escolher entre três cores e dois tipos de motor. Quantas possibilidades diferentes ela teria para escolher esse modelo de carro nessa concessionária? Para determinar todas as opções de Simone, podemos utilizar um esquema, conhecido como diagrama de árvore ou árvore de possibilidades: Se um fato se compõe de duas etapas independentes, sendo que a primeira pode ocorrer de m maneiras e a segunda, de n maneiras, então o fato pode ocorrer de m.n maneiras diferentes. Esse princípio é conhecido como princípio fundamental da contagem (PFC) ou princípio multiplicativo. 3) Com algarismos os 0,1,2,3,4,5,6,7: a) Quantos números de 3 algarismos podemos formar? b) Quantos números com 3 algarismos distintos podemos formar? 4) Quantos são os números de 4 algarismos distintos formados com os algarismos 0,1,2,3,4 e 5 que são múltiplos de 5? 5) A partir do ano de 1990, no Brasil, as placas de automóvel passaram a ter 3 letras seguidas de 4 algarismos. Quantas são as possibilidades de placas nesse sistema?(considere o alfabeto com 26 letras). 2) Ao abrir seu armário, hoje de manhã, Flávia encontrou * 3 pares de tênis: T1, T2 e T3 * 2 calças jeans: J1 e J2 * 3 camisetas: C1, C2, C3. De quantas formas diferentes ela pode escolher um conjunto tênis-jeans-camiseta para ir à escola? Construindo a árvore das possibilidades temos:

2 Exercícios: 1) Com 3 tipos de macarrão e 2 tipos de molho, quantas opções de pratos diferentes de macarronada podem ser preparadas? 2) Uma pessoa quer viajar de uma cidade A a uma cidade C, passando pela cidade B. As cidades A e B estão ligadas por 3 estradas: d 1, d 2 e d 3 e as cidades B e C estão ligadas por 4 estradas: e 1, e 2,e 3 e e 4. De quantos modos diferentes pode-se fazer o percurso ABC? 3) Doze cavalos participam de uma corrida. Se nenhum pode ganhar mais de um prêmio, de quantas maneiras podem ser distribuídos o 1 e o 2º prêmio? 4) Ao lançarmos uma moeda e um dado, quantas são as possibilidades de resultado? 5) Quantos são os números de 4 algarismos? 6) Um homem pode ir para o trabalho de carro, de ônibus ou de trem. De quantas formas diferentes ele pode arranjar sua ida ao trabalho nos 5 dias da semana? 7) Calcule quantos números de 3 dígitos podem ser formados com os algarismos 0, 1, 2, 3, 4 e 5, se os algarismos: a) podem ser repetidos; b) não podem ser repetidos. 8) Quatro cartas numeradas de 1 a 4 são embaralhadas, e 3 cartas distintas são escolhidas ao mesmo tempo. Construa uma árvore de possibilidades para essa situação e responda: de quantas diferentes maneiras as 3 cartas podem ser escolhidas? 9) Quantos números de 4 dígitos contêm pelo menos um algarismo 8? 10) Quantos números entre e podemos formar usando apenas 1, 3, 5, 7 e 9, sem os repetir? 11) Quantos números de 1, 2 ou 3 dígitos (sem repetição) podem ser formados com os algarismos 1, 2,3, 4, 5 e 6? 12) De quantas maneiras distintas 9 pessoas podem ser dispostas em fila? FATORIAL DE UM NÚMERO O produto de um número natural pelos seus antecedentes é muito frequente em problemas de contagem. Existe outra maneira mais simples de representarmos o produto de um número natural por todos os seus antecedentes até a unidade: é o fatorial desse número. O produto pode ser representado utilizando-se o ponto de exclamação escrito logo após o 5, ou seja: 5! (lê-se fatorial de cinco) Sendo n um número natural, por definição: n! = n.(n-1).(n -2).(n-3) , para n 1 0!= 1 1! =1 n! = n.(n-1)! Ex: a) 5!= = 120 b) Simplificar a expressão: 20! 18! 20! = ! = ! 18! n 7 EXERCÍCIOS:(no caderno) 1) Calcule: a) 6! b) 4! c) 0!+ 1! d) 3! - 2! e) 7! - 5! f) 5.3! 2) Obtenha o valor de cada uma das expressões seguintes: c) Resolver a equação: n! 42 ( n 2)! n 1)( n 2)! 42 ( n 2)! 2 n 1) 42 n n 42 13) A senha de acesso de um site é composta de 4 letras distintas seguidas de 3 algarismos distintos. A primeira letra não pode ser Z e o primeiro algarismo não pode ser zero. Quantas diferentes senhas de acesso a esse site podem ser criadas? (Considere o alfabeto com 26 letras.)

3 3) Simplifique: 3) Dos anagramas da palavra CORAGEM, quantos começam por A? 4) Resolva as seguintes equações: a) ( n 2)! 6. n! b ) n! 120 ( n 2)! ( n 1)! c ) 25 n 1)! 4) Dispostos em ordem crescente todos os números de 4 algarismos, obtidos com 1,3,5 e 7 (sem repetir). Que posição ocupa o número 5731? AGRUPAMENTOS O princípio fundamental da contagem (PFC) é a principal técnica para a resolução de problemas de contagem. Muitas vezes, porém, se utilizarmos apenas o PFC, a resolução desses problemas pode se tornar trabalhosa. Estudaremos os agrupamentos denominados: permutações, arranjos e combinações. PERMUTAÇÃO SIMPLES (SEM REPETIÇÃO DE ELEMENTOS) Anagrama de uma palavra é qualquer agrupamento das letras com ou sem significado. Assim, considerando a palavra FATOS, TAFOS é um anagrama. Quantos anagramas podem ser formados com as letras da palavra FATOS? De uma permutação para outra, os elementos são sempre os mesmos apenas trocam de posição. Daí o nome permutação (permutar, trocar os elementos que formam um todo, com a finalidade de obter novo agrupamento). Esses agrupamentos ordenados recebem o nome de permutações simples. Indicamos por P n. P n = n! 1) Numa Van com 9 assentos, viajarão 8 passageiros e o motorista. De quantos modos distintos os 8 passageiros podem ocupar os assentos do veículo? PERMUTAÇÃO COM ELEMENTOS REPETIDOS Como na palavra ARARA a letra A ocorre três vezes, a permutação destas três letras A é P 3 = 3! = 6, ou seja, se dividirmos 120 por 6 iremos obter 20 que é o número de permutações, já desconsiderando-se as permutações entre as três letras A. O mesmo iremos fazer em relação à letra R, só que neste caso o número de permutações desta letra é P 2 = 2! = 2, isto é, dividindo-se 20 por 2 temos como resultado 10, que é o número total de permutações das letras da palavra ARARA, sem considerarmos as permutações das etras A entre si, e das letras R também entre elas mesmas. Se em um dado conjunto um elemento é repetido a vezes, outro elemento é repetido b vezes e assim sucessivamente, o número total de permutações que podemos obter é dada por: n! P n ( a, b, c...) a!. b!. c!... 1) Determine o número de anagramas da palavra BANANA P 8 = 8! = modos 2) De quantas maneiras diferentes um casal com seus 3 filhos podem ocupar um banco com 5 lugares, de modo que o casal fique sempre junto? 2) Quantos números pares podem ser obtidos ao permutarmos os algarismos que formam o nº ?

4 EXERCíCIOS: 1) Quantos são os anagramas da palavra SABER? 2) Quantos números de 5 algarismos distintos podemos escrever com os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5? 3) Dos anagramas da palavra CORAGEM, quantos começam por A? 4) Oito clientes de um banco, dos quais 3 são mulheres, estão na fila única dos caixas. De quantas maneiras as pessoas dessa fila podem se posicionar de modo que as mulheres fiquem juntas? 5) Com as letras da palavra PROVA, quantos são os anagramas que começam por vogal e quantos são os anagramas que começam e terminam por consoante? 6) Quantos são os anagramas da palavra CARREIRA? 7) Uma cidade é formada por 6 bairros distintos. Deseja-se pintar o mapa dessa cidade com as cores azul, vermelha e verde, de modo que 2 bairros sejam azuis, 1 seja vermelho e os demais sejam verdes. Quantas são as maneiras distintas de pintar esse mapa? 8) Deseja-se arrumar em uma estante 4 livros de Matemática, 3 de Química e 5 de Português, todos diferentes. Quantas são as possibilidades de arrumação se: a) não houver restrições? b) os livros de uma mesma matéria permanecerem juntos? 9) Quantos números de 4 dígitos podem ser escritos com os algarismos 5, 7,8 e 9, se: a) cada algarismo deve ser usado uma única vez? b) as repetições dos algarismos são permitidas? 10) Quantos anagramas da palavra ARTIGOS: a) terminam em S? b) começam com R e terminam em S? c) começam com consoante? d) apresentam as três vogais juntas? ARRANJO SIMPLES Já vimos que a quantidade de permutações simples das letras da palavra AMOR, é igual a 4!= 24. Isso significa que as 4 letras dessa palavra podem ser reordenadas de 24 maneiras diferentes, resultando 24 anagramas. SE quisermos formar sequências de 2 letras (escolhidas entre as 4 que formam a palavra AMOR) de quantas maneiras diferentes podemos fazê-lo? 4.3 = Esses agrupamentos ordenados são os arranjos simples dos 4 elementos dados tomados 2 a 2. Para indicar a quantidade deles, escrevemos: A 4,2 = 4. 3 = 12 É possível calcular rapidamente a quantidade de arranjos usando a fórmula: A n,p = n! (n-p)! Arranjos são agrupamentos onde a ordem dos seus elementos faz a diferença. 1) Quantos números de 3 algarismos diferentes podemos escrever com os algarismos 1, 2, 3, 6 e 7? 2) Em uma competição de atletismo, 8 velocistas disputam prova final dos 100 m rasos, na qual os 3 primeiros colocados irão ao pódio. De quantas maneiras diferentes o pódio poderá ser composto? 11) Três garotos e cinco meninas devem sentar em um banco de forma que o garoto mais novo e a menina mais nova fiquem juntos. De quantas maneiras isso pode ser feito? 12) Em uma prateleira, há 9 diferentes livros, dos quais um é um dicionário e um é um atlas. De quantas maneiras esses livros podem ser arrumados na prateleira, se o dicionário e o atlas devem ficar juntos? EXERCÍCIOS: 1) Calcule: a) A 10,5 b) A 10,5 - A 5,2 c) 2) Determine o número x inteiro, x 2, para que A x,2 = 156. A15,12 A15,3. A12,3. A9,3. A6,3

5 3) Uma sala possui 6 portas. De quantas maneiras uma pessoa pode entrar por uma porta e sair por outra diferente? 4) Dispomos de 8 cores e queremos pintar uma bandeira de 5 listras, cada listra com uma cor. De quantas formas isso pode ser feito? 5) Um cofre possui um disco marcado com os dígitos 0,1,2,3,4.5,6, 7, 8 e 9. O segredo do cofre é marcado por uma sequência de 3 dígitos distintos. Se uma pessoa tentar abrir o cofre e gastar 10 segundos em cada tentativa, quanto tempo levará (no máximo) para conseguir abri - lo? 1) Um garoto gostaria de convidar 7 amigos para um acampamento, porém só há lugar para 4 amigos na barraca. De quantas maneiras o garoto pode escolher 4 amigos entre 7? 2) Para fazer uma aposta da lotofácil, devemos marcar 15 número entre os 25 constantes no volante.de quantas maneiras é possível preencher um cartão de lotofácil? 6) De quantos modos 3 pessoas podem sentar num sofá de 5 lugares? 7) Numa empresa, 10 de seus diretores são candidatos aos cargos de presidente e vicepresidente. Quantos são os possíveis resultados da eleição? 8) Cinco cavalos disputam um páreo. Qual é o número de possíveis resultados para as 3 primeiras colocações? 9) O campeonato de futebol vai ser disputado por 20 equipes. Quantas são as possibilidades de classificação para os dois primeiros lugares? 10) Para a seleção brasileira de futebol, foram convocados 5 laterais. De quantas maneiras a seleção pode escalar esses jogadores para atuar na esquerda ou na direita? 11) Quantos números existem entre 100 e 1.000, escritos com algarismos distintos? 12) Uma urna, I, contém 5 bolas numeradas de 1 a 5.Outra urna, II, contém 3 bolas numeradas de 1 a 3.Qual é o número de sequências numéricas que podemos obter se extrairmos, sem reposição, 3 bolas da urna I e, em seguida, 2 bolas da urna II? COMBINAÇÃO SIMPLES. Combinações simples são subconjuntos formados por p elementos distintos escolhidos entre os n elementos dados. É importante observar que duas combinações são diferentes quando possuem elementos distintos, não importando a ordem em que os elementos são colocados. É possível calcular rapidamente a quantidade de combinações usando a fórmula: C n,p = n! p!(n-p)! EXERCÍCIOS: 1) Uma prova é composta de 15 questões, das quais o aluno deve resolver 10. De quantas formas ele poderá escolher as 10 questões? 2) Sobre uma circunferência, são marcados 9 pontos distintos. Quantos triângulos podem ser construídos com vértices nos 9 pontos marcados? 3) Quantas comissões de 3 pessoas podem ser formadas com um grupo de 7 pessoas? 4) Ao sair de uma festa, 10 amigos se despediram com um aperto de mão. Quantos apertos de mão foram trocados? 5) Considere 7 pontos distintos sobre uma reta e 4 pontos, também distintos, sobre outra reta, paralela à primeira. Quantos triângulos podemos obter ligando 3 quaisquer desses 11 pontos? 6) Uma urna contém 3 bolas vermelhas e 5 bolas azuis. De quantas maneiras diferentes podemos retirar 3 bolas de modo que não saiam somente bolas vermelhas? 7) Em um congresso de Educação, ha 6 professores de Física e 6 de Matemática. Quantas comissões de5 professores podem ser formadas, havendo em cada uma 2 professores de Matemática e 3 de Física? 8) Uma comissão técnica formada por engenheiros e economistas, deve ter 5 elementos, dos quais pelo menos 2 devem ser engenheiros. Se são disponíveis 4 engenheiros e 5 economistas, qual o número possível de comissões distintas?

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA A resolução de problemas é a parte principal da Análise Combinatória, que estuda a maneira de formar agrupamentos com um determinado número de elementos dados, e de determinar

Leia mais

ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA A resolução de problemas é a parte principal da Análise Combinatória, que estuda a maneira de formar agrupamentos com um determinado número de elementos dados, e de determinar

Leia mais

Matemática 2C16//26 Princípio da multiplicação ou princípio fundamental da contagem. Permutação simples e fatorial de um número.

Matemática 2C16//26 Princípio da multiplicação ou princípio fundamental da contagem. Permutação simples e fatorial de um número. Matemática 2C16//26 Princípio da multiplicação ou princípio fundamental da contagem 1. Existem 2 vias de locomoção de uma cidade A para uma cidade B e 3 vias de locomoção da cidade B a uma cidade C. De

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória Análise Combinatória PFC Princípio Fundamental da Contagem O princípio fundamental da contagem está diretamente ligado às situações que envolvem as possibilidades de um determinado evento ocorrer, por

Leia mais

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA A análise combinatória é um ramo da matemática, que tem por fim estudar as propriedades dos agrupamentos que podemos formar, segundo certas leis, com os elementos de um

Leia mais

Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente.

Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente. 36. [C] Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente. A resposta é 12. 37. [C] Como cada tarefa pode ser distribuída de três modos distintos, podemos concluir, pelo Princípio

Leia mais

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}?

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}? Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0,, 3, 5,, 7, 8, 9}? ) Quantos pares ordenados com elementos distintos podemos formar com os

Leia mais

n! = n (n 1) (n 2) 1.

n! = n (n 1) (n 2) 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande Aula - Análise Combinatória e Probabilidade Prof. Emerson Dutra E-mail: emerson.dutra@vgd.ifmt.edu.br Página

Leia mais

Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis:

Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis: Analise Combinatória 1 1.1 Princípio Aditivo Exemplo 1.1 Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis: 4 opções de refrigerante: R 1, R 2, R 3 e R 4 ; 3 opções de

Leia mais

Rumo Curso Pré Vestibular Assistencial - RCPVA Disciplina: Matemática Professor: Vinícius Nicolau 12 de Setembro de 2014

Rumo Curso Pré Vestibular Assistencial - RCPVA Disciplina: Matemática Professor: Vinícius Nicolau 12 de Setembro de 2014 Sumário 1 Análise Combinatória 1 1.1 Princípio Multiplicativo.............................. 1 1.1.1 Exercícios................................. 4 1.2 Permutação Simples................................

Leia mais

Análise Combinatória Intermediário

Análise Combinatória Intermediário Análise Combinatória Intermediário 1. (AFA) As senhas de acesso a um determinado arquivo de um microcomputador de uma empresa deverão ser formadas apenas por 6 dígitos pares, não nulos. Sr. José, um dos

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral de Matemática 2 Trimestre/2014 Data: 08/08/2014 Professor: Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do (a) aluno (a): Nº Turma: 3 M CONTEÚDO Análise Combinatória, Princípio

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória Análise Combinatória PFC Princípio Fundamental da Contagem O princípio fundamental da contagem está diretamente ligado às situações que envolvem as possibilidades de um determinado evento ocorrer, por

Leia mais

Solução: a) Observamos que temos as seguintes linhas entre as cidades: A B C

Solução: a) Observamos que temos as seguintes linhas entre as cidades: A B C Exercício 1 Há 3 linhas de ônibus entre as cidades A e B e 2 linhas de ônibus entre B e C. De quantas maneiras uma pessoa pode viajar: (a) indo de A até C, passando por B? (b) indo e voltando entre A e

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO (NO PERÍODO DE FÉRIAS ESCOLARES) ANO 2014/20 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Matemática ALUNO (a) SÉRIE 2º ano 1. OBJETIVO

Leia mais

Lista - Matemática. w: e: Princípio Multiplicativo. Princípio Multiplicativo e permutações.

Lista - Matemática. w:  e: Princípio Multiplicativo. Princípio Multiplicativo e permutações. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br Princípio Multiplicativo e permutações. 1. Dispondo das letras A, B e C e dos algarismos 1, 2, 3, 4 e 5, quantas placas de automóveis

Leia mais

Matemática Régis Cortes ANÁLISE COMBINATÓRIA

Matemática Régis Cortes ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA 1 ANÁLISE COMBINATÓRIA PERMUTAÇÃO é o tipo de agrupamento ordenado em que cada grupo entram todos os elementos. Os grupos diferem pela ORDEM Pn = n! ARRANJO : é o tipo de agrupamento

Leia mais

Centro Educacional ETIP

Centro Educacional ETIP Centro Educacional ETIP Trabalho Trimestral de Matemática 2 Trimestre/2014 Data: 08/08/2014 Professor: Nota: Valor : [0,0 2,0] Nome do (a) aluno (a): Nº Turma: 2 M CONTEÚDO Análise Combinatória, Princípio

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 6...2 Probabilidade...2 Exercícios...4 Restpostas...9 Capítulo 7... 12 Análise combinatória... 12 Fatorial... 12 Arranjo... 13 Combinação... 16 Exercícios... 17 Respostas... 22 1 Capítulo

Leia mais

Cálculo Combinatório

Cálculo Combinatório Cálculo Combinatório Introdução Foi a necessidade de calcular o número de possibilidades existentes nos chamados jogos de azar que levou ao desenvolvimento da Análise Combinatória, parte da Matemática

Leia mais

Análise Combinátorio. 1 - Introdução. 2 - Fatorial

Análise Combinátorio. 1 - Introdução. 2 - Fatorial Análise Combinátorio 1 - Introdução Foi a necessidade de calcular o número de possibilidades existentes nos chamados jogos de azar que levou ao desenvolvimento da Análise Combinatória, parte da Matemática

Leia mais

Resposta da questão 2: [B] O número de maneiras que esse aluno pode escrever essa palavra é igual ao arranjo de 4, 3 a 3.

Resposta da questão 2: [B] O número de maneiras que esse aluno pode escrever essa palavra é igual ao arranjo de 4, 3 a 3. Resposta da questão 1: [A],5h = 9.000 s Se d é número de algarismos da senha ímpar, podemos escrever que o número n de senhas será dado por: d1 n= 10 5 ou n= 9000 1,8 = 5000 Portanto, d1 10 5 = 5000 d

Leia mais

8 ANÁLISE COMBINATÓRIA E

8 ANÁLISE COMBINATÓRIA E MATEMATICA 8 ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA PERMUTAÇÕES SIMPLES EXEMPLO QUANTOS NÚMEROS, DE 3 ALGARISMOS DISTINTOS, PODEMOS FORMAR COM OS DÍGITOS 7, 8 E 9? Temos

Leia mais

Fatorial de um número natural

Fatorial de um número natural Fatorial de um número natural Exemplos: a) 6! 6. 6. 5. 4. 3. 2. 1 720 b) 4. 3! 4. 3. 2. 1 24 c) 7! 7. 6! 7. 6. 5. 4. 3. 2. 1 5040 d) 10. 9. 8. 7. 6. 5. 4. 3. 2. 1 3.628.800 e) 3! 3. 2. 1 6 Perceba que

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM. 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é:

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM. 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é: 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é: a) 120 b) 60 c) 12 d) 24 e) 6 2. Com as letras da palavra prova, podem ser escritos x anagramas que começam por vogal e

Leia mais

Análise Combinatória

Análise Combinatória Introdução Análise combinatória PROBLEMAS DE CONTAGEM Princípio Fundamental da Contagem Exemplo: Um número de telefone é uma seqüência de 8 dígitos, mas o primeiro dígito deve ser diferente de 0 ou 1.

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER

ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER FATORIAL Chama-se fatorial de n ou n fatorial o número n!, tal que: - Para n=0: 0!=1 - Para n=1: 1!=1 - Para n=2: 2!=21=2 - Para n=3: 3!=321=6 - Para n=4: 4!=4321=24

Leia mais

Análise Combinatória e Probabilidade

Análise Combinatória e Probabilidade Análise Combinatória e Probabilidade Exemplo: NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA PERMUTAÇÕES SIMPLES -Roteiro do aluno- QUANTOS NÚMEROS, DE 3 ALGARISMOS DISTINTOS, PODEMOS FORMAR COM OS DÍGITOS 7, 8

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO PROFº MARCELO JARDIM WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO Formação de senhas, códigos, placas de automóveis e telefones.

Leia mais

PRICÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO: Podemos agora enunciar o princípio da multiplicação ou princípio fundamental da contagem, segue:

PRICÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO: Podemos agora enunciar o princípio da multiplicação ou princípio fundamental da contagem, segue: ANÁLISE COMBINATÓRIA Prof. Aurimenes A análise combinatória é a parte da matemática que estuda os problemas de contagem, isto é, podemos calcular a quantidade de subconjuntos de um dado conjunto finito,

Leia mais

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO TEORIA E EXEMPLOS SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO TEORIA E EXEMPLOS SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 2º E.M. DISCIPLINA: Matemática 1 Caderno Número(s) da(s) aula(s) 07 37 e 38 Assuntos - Análise Combinatória: Princípios básicos de contagem e Princípio Fundamental da Contagem.

Leia mais

2 Um edifício possui 8 portas. De quantas formas uma pessoa poderá entrar no edifício e sair por uma porta diferente da que usou para entrar?

2 Um edifício possui 8 portas. De quantas formas uma pessoa poderá entrar no edifício e sair por uma porta diferente da que usou para entrar? UNIVERSIDDE FEDERL DE MTO GROSSO ampus Universitário do raguaia Instituto de iências Exatas e da Terra urso: Matemática Disciplina: Probabilidade e Estatística Professor: Renato Ferreira da ruz 1 a Lista

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO FAMALICÃO ANADIA FICHA DE TRABALHO N.º2 DE MATEMÁTICA Data: Outubro de 2009 Turmas: 12ºA e 12ºB TÉCNICAS DE CONTAGEM: Arranjos com repetição ; Arranjos sem repetição;

Leia mais

PROBABILIDADE. Aula 3 Arranjo, Permutação e Análise Combinatória. Fernando Arbache

PROBABILIDADE. Aula 3 Arranjo, Permutação e Análise Combinatória. Fernando Arbache PROBABILIDADE Aula 3 Arranjo, Permutação e Análise Combinatória Fernando Arbache Princípio fundamental da contagem Exemplo: Uma menina quer sair com o namorado. Ela quer saber de quantas maneiras diferentes

Leia mais

a) Em quantas ordem quatro pessoas podem senta num sofá de 4 lugares?

a) Em quantas ordem quatro pessoas podem senta num sofá de 4 lugares? ANÁLISE COMBINATÓRIA 1. PRINCIPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM A análise combinatória é um ramo da matemática que tem por objetivo resolver problemas que consistem, basicamente em escolher e agrupar os elementos

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático e Analítico

Raciocínio Lógico Matemático e Analítico Raciocínio Lógico Matemático e Analítico Professor Cláudio Serra Aula 2 Análise Combinatória www.masterjuris.com.br TÓPICOS INTRODUTÓRIOS E CONCEITUAIS 1 - Fatorial Seja n um número inteiro não negativo.

Leia mais

Matemática 2 Ano do Ensino Médio. Lista 1 Análise Combinatória. 1. Simplifique as expressões algébricas.

Matemática 2 Ano do Ensino Médio. Lista 1 Análise Combinatória. 1. Simplifique as expressões algébricas. Estudante: Nº. Matemática 2 Ano do Ensino Médio Professor: Diego Andrades Lista 1 Análise Combinatória 1. Simplifique as expressões algébricas. ( x 1)! x! a) ( n 1)! b) ( k 2)! k! c) ( n 1)! ( n 2)! d)

Leia mais

Contagem e Combinatória Elementar

Contagem e Combinatória Elementar Contagem e Combinatória Elementar Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 11 de janeiro de 2013 Motivação (I) Combinatória

Leia mais

Combinatória II Continuação

Combinatória II Continuação 12 Combinatória II Continuação Sumário 12.1 Introdução....................... 2 12.2 Permutações e Combinações............. 2 1 Unidade 12 Introdução 12.1 Introdução Nesta unidade, são estudadas as permutações

Leia mais

Estatística Básica Capítulo 2 Ayrton Barboni. Anotamos n(x) o número de elementos do conjunto X. Vejamos algumas situações:

Estatística Básica Capítulo 2 Ayrton Barboni. Anotamos n(x) o número de elementos do conjunto X. Vejamos algumas situações: 2. TÉCNICAS DE CONTAGEM Capítulo 2 Para resolver problemas de probabilidades, que serão estudados adiante, é necessário, em alguns casos, contar os elementos de um conjunto finito. 2.1. REGRAS DE CONTAGEM

Leia mais

8º ANO; LISTA 2. Princípio fundamental da contagem AV 2 4º Bim. Escola adventista de Planaltina Professor: Celmo Xavier Aluno

8º ANO; LISTA 2. Princípio fundamental da contagem AV 2 4º Bim. Escola adventista de Planaltina Professor: Celmo Xavier Aluno 8º ANO; LISTA 2. Princípio fundamental da contagem AV 2 4º Bim. Escola adventista de Planaltina Professor: Celmo Xavier Aluno ANÁLISE COMBINATÓRIA Introdução Consideremos o seguinte problema: Uma lanchonete

Leia mais

Elementos de Matemática

Elementos de Matemática Elementos de Matemática Exercícios de Análise Combinatória - Atividades de 2007 Versão compilada no dia 11 de Setembro de 2007. Departamento de Matemática - UEL Prof. Ulysses Sodré: ulysses(a)uel(pt)br

Leia mais

Ensino Médio. Fatorial

Ensino Médio. Fatorial As Permutações Comentários: As primeiras atividades matemáticas da humanidade estavam ligadas à contagem de objetos de um conjunto, enumerando seus elementos. As civilizações antigas, como egípcia, babilônia,

Leia mais

Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan

Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan Matemática e Raciocínio Lógico ANÁLISE COMBINATÓRIA Fatorial Ao produto dos números naturais começando em n e decrescendo até 1 denominamos

Leia mais

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci

Termo-Estatística (2013) 2ª Aula. Prof. Alvaro Vannucci Termo-Estatística (2013) 2ª Aula Prof. Alvaro Vannucci Na Mecânica Estatística, será muito útil a utilização dos conceitos básicos de Análise Combinatória e Probabilidade. Por ex., uma garota vai sair

Leia mais

Aula 6 Revisão de análise combinatória

Aula 6 Revisão de análise combinatória Aula 6 Revisão de análise combinatória Conforme você verá na próxima aula, a definição clássica de probabilidade exige que saibamos contar o número de elementos de um conjunto. Em algumas situações, é

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA 1. (UPF-RS) O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é: a) 120 b) 60 c) 12 d) 24 e) 6 2. (UFF-RJ) Com as letras da palavra prova, podem ser escritos x anagramas que começam

Leia mais

Breve revisão de Análise Combinatória

Breve revisão de Análise Combinatória 1. Princípio fundamental da contagem Breve revisão de Análise Combinatória Considere que certo procedimento pode ocorrer de duas maneiras diferentes, quais sejam: A 1ª maneira, ocorrendo de a modos distintos;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE MATEMÁTICA 3º ANO PROF.: ARI

LISTA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE MATEMÁTICA 3º ANO PROF.: ARI 01.: (Sta.Casa) Existem 4 entradas de rodagem e 3 estradas de ferro entre as cidades A e B. Quantos são os diferentes percursos para fazer a viagem de ida e volta entre A e B, utilizando rodovia e trem,

Leia mais

Matemática. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 37 (pág. 84) AD TM TC. Aula 38 (pág. 85) AD TM TC. Aula 39 (pág.

Matemática. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 37 (pág. 84) AD TM TC. Aula 38 (pág. 85) AD TM TC. Aula 39 (pág. Matemática Setor A Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 7 (pág. 84) AD TM TC Aula 8 (pág. 85) AD TM TC Aula 9 (pág. 85) AD TM TC Aula 40 (pág. 87) AD TM TC Aula 41 (pág. 89) AD TM TC Aula 4 (pág. 89)

Leia mais

Arranjos, Permutações e Combinações

Arranjos, Permutações e Combinações Arranjos, Permutações e Combinações AULA META Definir e diferenciar a noção de arranjo, permutação e combinação. OBJETIVOS Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de: Distinguir arranjo, permutação e

Leia mais

Análise Combinatória e Probabilidade

Análise Combinatória e Probabilidade Análise Combinatória e Probabilidade PERMUTAÇÕES SIMPLES -Roteiro do professor- Exemplo: QUANTOS NÚMEROS, DE 3 ALGARISMOS DISTINTOS, PODEMOS FORMAR COM OS DÍGITOS 7, 8 E 9? Temos o conjunto A = {7, 8,

Leia mais

ARRANJO OU COMBINAÇÃO?

ARRANJO OU COMBINAÇÃO? ARRANJO OU COMBINAÇÃO? As principais ferramentas da Análise Combinatória são a Permutação, o Arranjo e a Combinação, mas muitos estudantes se confundem na hora de decidir qual delas utilizar para resolver

Leia mais

Matemática ANÁLISE COMBINATÓRIA. Professor Dudan

Matemática ANÁLISE COMBINATÓRIA. Professor Dudan Matemática ANÁLISE COMBINATÓRIA Professor Dudan Análise Combinatória Permutação Simples Análise Combinatória É caracterizada por envolver todos os elementos, nunca deixando nenhum de fora.muito comum em

Leia mais

MATEMATICA PERMUTAÇÕES SIMPLES QUANTOS NÚMEROS, DE 3 ALGARISMOS DISTINTOS, PODEMOS FORMAR COM OS DÍGITOS 7, 8 E 9?

MATEMATICA PERMUTAÇÕES SIMPLES QUANTOS NÚMEROS, DE 3 ALGARISMOS DISTINTOS, PODEMOS FORMAR COM OS DÍGITOS 7, 8 E 9? MATEMATICA 8 ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR EXEMPLO PERMUTAÇÕES SIMPLES QUANTOS NÚMEROS, DE 3 ALGARISMOS DISTINTOS, PODEMOS FORMAR COM OS DÍGITOS 7, 8 E 9? Temos o conjunto

Leia mais

Professor Zé Moreira QUESTÕES PROPOSTAS

Professor Zé Moreira QUESTÕES PROPOSTAS QUESTÕES PROPOSTAS 01 - Uma dama tem 3 saias e 4 blusas. De quantas maneiras poderá sair usando sala e blusa sem repetir o mesmo conjunto? 02 - Quantos números de 3 algarismos distintos podemos formar

Leia mais

Aula 2 4º Encontro. Aplicações do Princípio Multiplicativo Combinações 08/10/2016

Aula 2 4º Encontro. Aplicações do Princípio Multiplicativo Combinações 08/10/2016 Aula 2 4º Encontro Aplicações do Princípio Multiplicativo Combinações 08/10/2016 1. Sem usar o algarismo 0, Carolina escreveu todos os números de três algarismos diferentes nos quais o algarismo do meio

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA DEFINIÇÃO Ao produto dos números naturais começando em n e decrescendo até 1 denominamos de fatorial de n e representamos por n!. Exemplo: 7! = 7.6.5.4.3.2.1 12! = 12.11.10.9.8.7.6.5.4.3.2.1

Leia mais

CONTEÚDOS DO PRIMEIRO PERÍODO EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO PERÍODO

CONTEÚDOS DO PRIMEIRO PERÍODO EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO PERÍODO Aluno(: Nº Comp. Curricular: Estatística Data: 16/04/2012 1º Período Ensino Médio Comércio Exterior Turma: 5 3MC1/ 2 Professor: José Manuel Análise Combinatória: CONTEÚDOS DO PRIMEIRO PERÍODO 1) Fatorial

Leia mais

Exercícios de Aperfeiçoamento. [Análise Combinatória]

Exercícios de Aperfeiçoamento. [Análise Combinatória] Exercícios de Aperfeiçoamento [Análise Combinatória] 1) Do cardápio de uma festa constavam dez diferentes tipos de salgadinhos, dois quais só quatro seriam servidos quentes. O garçom encarregado de arrumar

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ESTATISTICA (exercícios) 1.) As alturas dos jogadores de basquete da Seleção Brasileira são 1,98 m; 2,04 m; 2,06 m; 2,02 m e 2,05 m. A média de altura dessa seleção, em m, é de: a.) 2,01 b.) 2,02 c.) 2,03

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE COMBINATÓRIA Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 de maio de 2017 Introdução A Análise Combinatória é a parte da Matemática

Leia mais

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20 Probabilidade I Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20 Alguns Conceitos Básicos de Contagem As ideias de contagem se relacionam com

Leia mais

MATEMÁTICA I ANÁLISE COMBINATÓRIA 23! 48! 47! 24! 14! 13! 13! 18! 10! 100! 5! 3! 99! 98! =48. 48! 25 =98 b) ( ) 7! 6! n 1! =12. MÊS: FEVEREIRO NOME:

MATEMÁTICA I ANÁLISE COMBINATÓRIA 23! 48! 47! 24! 14! 13! 13! 18! 10! 100! 5! 3! 99! 98! =48. 48! 25 =98 b) ( ) 7! 6! n 1! =12. MÊS: FEVEREIRO NOME: NOME: MÊS: FEVEREIRO SÉRIE: 3 a TURMA: ENSINO: MÉDIO ANÁLISE COMBINATÓRIA 01) Simplifique: 20! a) b) 18! 14! 13! 13! c) 23! 48! 47! 24! 02) Simplificando a fração 101! 102! 100!, obtém-se: (A) 101103 (D)

Leia mais

Análise Combinatória 2

Análise Combinatória 2 1. Um estudante possui dez figurinhas, cada uma com o escudo de um único time de futebol, distribuídas de acordo com a tabela: Para presentear um colega, o estudante deseja formar um conjunto com cinco

Leia mais

Então ao todo ela pode se vestir de 3+3=6 modos diferentes. Veja estas possibilidades na figura a seguir.

Então ao todo ela pode se vestir de 3+3=6 modos diferentes. Veja estas possibilidades na figura a seguir. Contagem 5: resolução de exercícios Desde a primeira aula de contagem estamos estudando o princípio multiplicativo e o princípio aditivo. Também estudamos o conceito de permutação e nas últimas aulas foram

Leia mais

Análise Combinatória. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Análise Combinatória. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Análise Combinatória Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Introdução Combinatória é o ramo da matemática que trata de contagem. Esses problema são importantes quando temos recursos finitos,

Leia mais

Lista de exercícios 02. Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 02. Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Lista de exercícios 02 Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Combinatória. Samuel Barbosa. 28 de março de 2006

Combinatória. Samuel Barbosa. 28 de março de 2006 Combinatória Samuel Barbosa 28 de março de 2006 1 Princípios Básicos de Contagem Em contagem, tentamos abordar o problema de contar o número de elementos de um conjunto sem efetivamente contá-los de um

Leia mais

Permutação; Fatorial; Resolução de exercícios de contagem. Assuntos:

Permutação; Fatorial; Resolução de exercícios de contagem. Assuntos: Assuntos: Permutação; Fatorial; Resolução de exercícios de contagem. Prof. Hudson Sathler Delfino Exercícios Ciclo 5 N1 1º ENCONTRO. Exercício 1. (a) Quantos são os anagramas da palavra BOLA? (b)e quantos

Leia mais

Permutações Circulares

Permutações Circulares Permutações Circulares Permutações Circulares Exemplo 20: De quantos modos 5 crianças podemformarumarodadeciranda? Exemplo 21: De quantos modos podemos formar uma roda de ciranda com 7 crianças, de modo

Leia mais

Elaine Cristina e Aline Heloisa

Elaine Cristina e Aline Heloisa ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ANO 2018 PROFESSOR (a) DISCIPLINA Valor: Elaine Cristina e Aline Heloisa Matemática 30 pontos ALUNO (a) SÉRIE 2º ANO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim

Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim Centro Estadual de Educação Supletiva de Votorantim ANÁLISE COMBINATÓRIA O PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO A palavra Matemática, para um adulto ou uma criança, está diretamente relacionada com atividades e técnicas

Leia mais

(a) Se a escolha for feita com reposição? (b) Se a escolha for feita sem reposição?

(a) Se a escolha for feita com reposição? (b) Se a escolha for feita sem reposição? MAT Lista 3 Data da lista: 01/04/2019 Preceptores: Gabriele Braz Cursos: Administração, Ciências Econômicas e Tec. Biotecnologia Coordenadora: Luciene 1. Um homem vai a um restaurante disposto a comer

Leia mais

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ANÁLISE COMBINATÓRIA ANÁLISE OMBINATÓRIA ANÁLISE OMBINATÓRIA é uma parte da matemática que estuda os agrupamentos de elementos sem precisar enumerá-los. A origem desse assunto está ligada ao estudo dos jogos de azar, tais

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Matemática da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso.

Leia mais

UNITAU APOSTILA ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF. CARLINHOS

UNITAU APOSTILA ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF. CARLINHOS ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA ANÁLISE COMBINATÓRIA PROF. CARLINHOS NOME DO ALUNO: Nº TURMA: blog.portalpositivo.com.br/capitcar 1 ANÁLISE COMBINATÓRIA A Análise Combinatória

Leia mais

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem

Análise Combinatória AULA 1. Métodos Simples de Contagem Análise Combinatória AULA 1 Métodos Simples de Contagem Tales Augusto de Almeida 1. Introdução A primeira ideia que surge no imaginário de qualquer estudante quando ele ouve a palavra contagem seria exatamente

Leia mais

MATEMÁTICA LISTA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

MATEMÁTICA LISTA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA MATEMÁTICA Prof. Anselmo LISTA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA 1. Calcule quantos múltiplos de, de algarismos distintos, podem ser formados com,,, e 9 (Um número é divisível por quando a soma dos seus algarismos

Leia mais

Matemática 4 Módulo 9

Matemática 4 Módulo 9 Matemática 4 Módulo 9 ANÁLISE COMBINATÓRIA I COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA (n + )! (n + )(n )!. I. Dada a função ƒ (n). Simplificando, temos: n! + (n )! (n + ).n.(n )! (n + ).(n )! (n )![(n + ).n (n

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de abril de 2018 Londrina

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de abril de 2018 Londrina Análise Combinatória Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 18 de abril de 2018 Londrina 1 / 11 Análise Combinatória A Análise Combinatória é a parte

Leia mais

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade

Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade Lista 10 Análise Combinatória e Probabilidade 1) Dada a palavra AMORECO, responda as seguintes questões: a) Quantos são seus anagramas? = 2520 b) Quantas são os anagramas que começam e terminam por consoante?.

Leia mais

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta.

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Contagem I De quantos modos podemos nos vestir? Quantos números menores que 1000 possuem todos os algarismos pares?

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA CONTEÚDO: ANÁLISE COMBINATÓRIA 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA CONTEÚDO: ANÁLISE COMBINATÓRIA 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO EXERCÍCIOS DE REVISÃO MATEMÁTICA CONTEÚDO: ANÁLISE COMBINATÓRIA 3 a SÉRIE ENSINO MÉDIO ======================================================================= 1) (CESCEA) Um automóvel é oferecido pelo

Leia mais

Análise Combinatória 1 3 o ano Blaidi/Walter ago/09. Nome: Nº: Turma:

Análise Combinatória 1 3 o ano Blaidi/Walter ago/09. Nome: Nº: Turma: Matemática Análise Combinatória 1 3 o ano Blaidi/Walter ago/09 Nome: Nº: Turma: 1. (U. F. Viçosa MG) Para controlar o estoque de um produto, uma empresa usa etiquetas formadas por uma parte literal e outra

Leia mais

Análise Combinatória - 2/6/2018. Prof. Walter Tadeu

Análise Combinatória - 2/6/2018. Prof. Walter Tadeu Análise Combinatória - 2/6/2018 Prof. Walter Tadeu www.professorwaltertadeu.mat.br PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM(PFC) OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO Constitui a ferramenta básica para os problemas que

Leia mais

Ciclo 2 Encontro 2 PERMUTAÇÕES E COMBINAÇÕES. Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr.

Ciclo 2 Encontro 2 PERMUTAÇÕES E COMBINAÇÕES. Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr. 1 Ciclo 2 Encontro 2 PERMUTAÇÕES E COMBINAÇÕES Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr. ATUALIZAR O ENDEREÇO RESIDENCIAL ATÉ 07/08! 2 ATUALIZAR O ENDEREÇO RESIDENCIAL ATÉ 07/08!

Leia mais

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano

Módulo de Princípios Básicos de Contagem. Segundo ano Módulo de Princípios Básicos de Contagem Permutação simples Segundo ano Permutação Simples 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. De quantas formas se pode dispor quatro pessoas em fila indiana? Exercício

Leia mais

Lista de Análise Combinatória Pré-vestibular Noturno Professor: Leandro (Pinda)

Lista de Análise Combinatória Pré-vestibular Noturno Professor: Leandro (Pinda) Lista de Análise Combinatória Pré-vestibular Noturno Professor: Leandro (Pinda) 1. (Famerp 2018) Lucas possui 6 livros diferentes e Milton possui 8 revistas diferentes. Os dois pretendem fazer uma troca

Leia mais

Matemática E Semiextensivo V. 2

Matemática E Semiextensivo V. 2 Matemática E Semiextensivo V. Exercícios 0).. 4 4 possibilidades 0).. 4 0 possibilidades 0). 8 40 possibilidades 0) C Logo, são 4. 4 possibilidades No total, temos 0 + possibilidades. 04) Ida: ida 0. 4

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

10. ANÁLISE COMBINATÓRIA

10. ANÁLISE COMBINATÓRIA 10. ANÁLISE COMBINATÓRIA 1) Observe a figura: Nessa figura, está representada uma bandeira que deve ser pintada com duas cores diferentes, de modo que a faixa do meio tenha a cor diferente das outras faixas.

Leia mais

COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 O QUE É COMBINATÓRIA

COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 O QUE É COMBINATÓRIA Matemática Discreta Capítulo 2 SUMÁRIO COMBINATÓRIA ELEMENTAR BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 2 Newton José Vieira 23 de setembro de 2007 Problemas Básicos de Combinatória As Regras da Soma e do Produto

Leia mais

As permutações. Nesta aula você estudará um tipo muito comum. Nossa aula

As permutações. Nesta aula você estudará um tipo muito comum. Nossa aula A UA UL LA As permutações Introdução Nesta aula você estudará um tipo muito comum de problemas de contagem, que está relacionado com as várias formas de organizar ou arrumar os elementos de um conjunto.

Leia mais

10 opções. 10 opções. 9 opções. 22 opções. 23 opções

10 opções. 10 opções. 9 opções. 22 opções. 23 opções Contagem Princípio Fundamental de Contagem Se algum procedimento pode ser realizado de n 1 maneiras diferentes; se, seguindo este, um segundo procedimento pode ser realizado de n 2 maneiras diferentes;

Leia mais

Continuando com. O título desta aula já indica que continuaremos. Nossa aula. Permutações com repetição

Continuando com. O título desta aula já indica que continuaremos. Nossa aula. Permutações com repetição A UA UL LA Continuando com permutações Introdução Nossa aula O título desta aula já indica que continuaremos o assunto da Aula 49, em que vimos vários exemplos de permutações denominadas permutações simples

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web Ita analise combinatoria 1. (Ita 2016) Pintam-se N cubos iguais utilizando-se 6 cores diferentes, uma para cada face. Considerando que cada cubo pode ser perfeitamente distinguido dos demais, o maior valor

Leia mais

Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 02: Arranjos com e sem repetição. Solução. Arranjos com Repetição.

Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 02: Arranjos com e sem repetição. Solução. Arranjos com Repetição. Aula 01: Análise Combinatória I Tópico 02: Arranjos com e sem repetição Agora que demos o pontapé inicial aprendendo os Princípios Fundamentais de Contagem com e sem repetições, vamos ver que o restante

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Turma: 4ª Série. Probabilidade e Estatística. Aula 2

Curso: Ciência da Computação Turma: 4ª Série. Probabilidade e Estatística. Aula 2 Curso: Ciência da Computação Turma: 4ª Série Aula 2 Análise Combinatória: Arranjo, Permutação, Combinação Simples e com Repetição Motivação Quantas ordenações são possíveis fazer com um baralho de 52 cartas?

Leia mais