Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa"

Transcrição

1 Aula 3: Como formular um problema de pesquisa? Disciplina: Métodos de Pesquisa

2 1.1 O que é mesmo um problema? O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica diversos significados de problema e nós escolheremos a primeira definição que mais se caracteriza o problema de pesquisa científico Problema é: Assunto controverso, ainda não satisfatoriamente respondido em qualquer campo do conhecimento, e que pode ser objeto de pesquisas cientificas ou discussões acadêmicas. Obstáculo, contratempo, dificuldade que desafia a capacidade de solucionar de alguém. Situação difícil; Conflito

3 1.1 O que é mesmo um problema? Problema é: Mau funcionamento crônico de alguma coisa que acarreta transtornos, pobreza, miséria, desgraças etc., e que exigiria grande esforço e determinação para ser solucionado. Distúrbio, disfunção orgânica ou psíquica. Pessoa, coisa ou situação incômoda, fora de controle etc. Questão levantada para inquirição, consideração, discussão ou solução.

4 1.1 O que é mesmo um problema? Fica claro que nem todo problema é passível de tratamento científico. Isso significa que para se realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria científico. Para o autor Kerlinger (1980), a maneira mais pratica para entender o que é um problema científico consiste em considerar primeiramente aquilo que não é.

5 1.1 O que é mesmo um problema? Kerlinger designa como problemas de engenharia, pois referem-se como fazer algo de maneira eficiente. A ciência pode fornecer sugestões e inferência acerca de possíveis respostas, mas não responder diretamente a esses problemas. Eles não indagam como são as coisas, suas causas e consequenciais, mas indagam acerca de como fazer as coisas.

6 1.1 O que é mesmo um problema? Alguns Exemplos Como fazer para melhorar os transportes urbanos? O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda? Como aumentar a produtividade no trabalho? Nenhum destes constitui rigorosamente um problema científico, pois, sob a forma em que são propostos, não possibilitam a investigação segundo os métodos próprios da ciência.

7 1.1 O que é mesmo um problema? O autor também fala sobre problemas de valor, assim como todos aqueles que indagam se uma coisa é boa, má, desejável, indesejável, certa ou errada, ou se é melhor ou pior que outra. São também problemas de valor aqueles que indagam se algo deve ou deveria ser feito.

8 1.1 O que é mesmo um problema? Outros exemplos de não problemas científicos: Qual a melhor técnica psicoterápica? É bom adotar jogos e simulações como técnicas didáticas? Os pais devem dar palmadas nos filhos?

9 1.1 O que é mesmo um problema? A partir dessas considerações podemos dizer que um problema é de natureza cientifica quando envolve proposições que podem ser testadas mediante verificação empírica. Exemplo: Em que medida a escolaridade influencia na preferência politico partidária? A desnutrição contribui para o rebaixamento intelectual? A modalidade predominante de liderança tem a ver com a cultura organizacional?

10 1.1 O que é mesmo um problema? Estes são problemas que envolvem variáveis suscetíveis de observação. É possível, por exemplo, identificar a preferência políticopartidária dos integrantes de um grupo social, bem como seu nível de escolaridade para depois verificar em que medida estes fatores estão relacionados entre si?

11 1.2 Por que formular um problema? Na aula anterior vimos que um problema pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual

12 1.2 Por que formular um problema? Ordem prática Pode-se formular um problema cuja a resposta seja importante para subsidiar determinadas ação. Exemplo: Um candidato a cargo eletivo pode estar interessado em verificar como se distribuem seus potenciais eleitores com vistas a orientar sua campanha. Uma empresa pode estar interessada em conhecer o perfil do consumidor de seus produtos para decidir qual tipo de propaganda a ser feita.

13 1.2 Por que formular um problema? Ordem prática Problemas voltados para a avaliação de certas ações ou programas Exemplos: Efeitos de determinado anuncio pela televisão ou efeitos de um programa governamental na recuperação de alcoólatras. Também é possível formular problemas referentes às consequências de várias alternativas possíveis. Exemplos: Uma organização poderia estar interessada em verificar que sistema de avaliação de desempenho seria o mais adequado para seu pessoal.

14 1.2 Por que formular um problema? Ordem prática A predição de acontecimentos, com vistas a planejar uma ação adequada. Prefeitura de uma cidade pode estar interessada em verificar em que medida a construção de uma via elevada poderá provocar a deterioração da respectiva área urbana.

15 1.2 Por que formular um problema? Ordem Intelectual O pesquisador que estudar um objeto pouco conhecido. Exemplo: Freud iniciou seus estudos sobre o inconsciente, este constituía uma área praticamente inexplorada.

16 1.2 Por que formular um problema? Ordem Intelectual Outros pontos são as áreas já exploradas com o objetivo de determinar com maior especificidade as condições em que certos fenômenos ocorrem ou como podem ser influenciados por outros. Exemplo: como fatores não econômicos influenciam a motivação para a compra. Cultura? Gênero?

17 1.2 Por que formular um problema? Ordem Intelectual Descrição de determinado fenômeno. Para descrever fenômenos. Exemplos: Quais as principais características da população de Taguatinga que compra carros?

18 1.3 Como formular um problema? Formular um problema científico não constitui tarefa fácil. Pode se dizer que é um exercício de certa capacidade que não é muito comum nos seres humanos. Mas o treinamento desempenha papel fundamental nesse processo. Como treinar: Imersão sistemática no objeto. Estudo da literatura existente. Discussão com pessoas que acumulam conhecimento.

19 1.3 Como formular um problema? Regras práticas para a formulação do problema O problema deve ser formulado como pergunta O problema deve ser claro e preciso O problema deve ser empírico O problema deve ser suscetível de solução O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável.

20 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser formulado como pergunta Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema. Além disso, facilita sua identificação. Exemplo: Uma pesquisa sobre divórcio, é muito amplo, e pouco é dito o que especificamente será pesquisado. Mas se o pesquisador propuser: Que fatores provocam o divórcio? Ou quais as características da pessoa que se divorcia? O estudante tem que tomar esse cuidado. Muitas vezes, o processo inicia-se pela escolha de um tema que necessariamente por si só não constitui um problema!

21 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser claro e preciso Problemas não podem ser desestruturados e formulados de maneira tão vaga que não é possível imaginar nem mesmo como começa-los a resolve-los Um iniciante em pesquisa jamais pode querer indagar : Como funciona a mente humana. Esse tipo de problema não podem ser proposto para pesquisa, porque não está claro a que se referem.

22 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser claro e preciso Talvez a pergunta pode ter outro viés: Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de memorização.? Obviamente esta é uma das muitas reformulações que podem ser feitas à pergunta original.

23 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser claro e preciso Além disso, pode ocorrer que algumas formulações apresentam termos definidos de forma não adequada, o que torna o problema carente de clareza. Exemplo: Os cavalos possuem inteligência? A resposta a essa questão depende de como define-se inteligência.

24 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser empírico Considerações subjetivas, invalidam os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características. O problema tem que estar ligado a fatos empíricos de não a percepções pessoais. Exemplo errôneo : Porque existem maus professores? Exemplo Adequado: Como professores com práticas autoritárias não auxiliam na construção do conhecimento do aluno?

25 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser empírico Nos exemplos anteriores transformamos as noções iniciais em outras mais úteis e diretamente ligadas a fatos empíricos e não a percepções pessoais. Embora o pesquisador deva procurar a objetividade, é importante reconhecer que o processo de construção do conhecimento não é na totalidade neutro. Não há como eliminar completamente a subjetividade do pesquisador. Isto é particularmente verdadeiro no campo das ciências sociais, onde o pesquisador propõe a estudar uma realidade da qual ele mesmo faz parte.

26 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser suscetível de solução A forma de coletar os dados para a sua solução deve ser percebido. Ao formular um problema o pesquisador precisa certificar-se de que existe tecnologia adequada para sua solução. Quando não existe, recomenda-se prioritariamente a construção de instrumentos capazes de proporcionar a investigação do problema.

27 1.3 Como formular um problema? O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável O problema precisa ser delimitado. Exemplo: Em que pensam os jovens? Seria necessário delimitar a população dos jovens a serem pesquisados mediante a especificação da faixa etária, da localidade abrangida, etc. Além disso, delimitar, o pensamento do jovens, em relação a problemas mundiais, políticos, amorosos, de amizades...

28 1.4 Como definir objetivos? O problema deve ser apresentado sob forma de objetivos, o que representa um passo importante para a operacionalização da pesquisa e também para esclarecer quais são os resultados esperados. Os objetivos podem ser especificados, normalmente utilizamos os objetivos gerais que apresentam uma visão macro do projeto de pesquisa e o objetivos específicos que apresentam uma visão micro do mesmo projeto. Nos objetivos utilizem verbos como : identificar, descrever, verificar, avaliar.

O Problema de Pesquisa

O Problema de Pesquisa O Problema de Pesquisa O que é problema de pesquisa? Questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. O primeiro passo da pesquisa é verificar se o problema se enquadra

Leia mais

Alessandra Bussador 1

Alessandra Bussador 1 Alessandra Bussador 1 O que é pesquisa? Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Qual o significado de problema? Questão não resolvida

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Como Formular um Problema de Pesquisa?

Como Formular um Problema de Pesquisa? Como Formular um Problema de Pesquisa? 2.1 O QUE É MESMO UM PROBLEMA? Conforme já foi assinalado, toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema, ou indagação. Todavia, a conceituaçâo adequada de problema

Leia mais

TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA

TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA TÉCNICA DE PESQUISA EM ECONOMIA Professores Helder Queiroz Pinto Jr Marcelo Matos INSTITUTO DE ECONOMIA UFRJ 2016 Problema de Pesquisa e Hipótese Bibliografia: ANTONIO CARLOS GIL - Como Elaborar Projetos

Leia mais

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA PROF(A).: ENIMAR J. WENDHAUSEN

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA PROF(A).: ENIMAR J. WENDHAUSEN FORMULAÇÃO DO PROBLEMA PROF(A).: ENIMAR J. WENDHAUSEN O que é um problema? Questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento (GIL, 1991, p. 26). Kerlinger (2009) para

Leia mais

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação

Níveis de Pesquisa. Delineamentos das Pesquisas. Métodos de Pesquisa. Ciência da Computação Sistemas de Informação Métodos de Pesquisa Ciência da Computação Sistemas de Informação Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória

Leia mais

O que é um problema de pesquisa

O que é um problema de pesquisa Definindo os objetivos do trabalho O que é um problema de pesquisa Definição de Problema Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema ou indagação. Entretanto, ao se afirmar isto, torna-se conveniente

Leia mais

Engenharia Da Qualidade Parte III

Engenharia Da Qualidade Parte III Metodologia da Pesquisa Engenharia Da Qualidade Parte III William Malvezzi, MSc. Como Formular um Problema de Pesquisa? Problema: questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio

Leia mais

Projeto Dirigido. Professor: Hugo B. Suffredini sala 1035, bloco B. BC0002 projeto Dirigido

Projeto Dirigido. Professor: Hugo B. Suffredini sala 1035, bloco B. BC0002 projeto Dirigido BC0002 Projeto Dirigido Aula 2 Pág. 1 BC0002 projeto Dirigido Universidade Federal do ABC Projeto Dirigido Professor: Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br sala 1035, bloco B BC0002 Projeto Dirigido

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO LUCAS LOPES MENEZES FICHAMENTOS Como elaborar projetos de pesquisa (quatros primeiros capítulos) Antônio Carlos

Leia mais

4.1 O que é o problema Quando se diz que toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, torna-se conveniente esclarecer o significado deste

4.1 O que é o problema Quando se diz que toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, torna-se conveniente esclarecer o significado deste 4.1 O que é o problema Quando se diz que toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, torna-se conveniente esclarecer o significado deste termo. Uma acepção bastante corrente identifica problema

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

A pesquisa e seus fins

A pesquisa e seus fins Considerações Gerais sobre a Pesquisa A pesquisa e seus fins A PESQUISA E SEUS FINS Pesquisa é um procedimento intelectual para adquirir conhecimentos pela investigação de uma realidade e busca de novas

Leia mais

CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 01: A pesquisa científica Canal do Prof. Matheus Passos http://profmatheuspassos.com Qual o objetivo da metodologia científica? u Acredita-se que o objetivo da disciplina

Leia mais

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?)

Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) Pesquisa, metodologia e métodos (O qué que eu faço...?) O que é Pesquisa? O que é Metodologia? David González david.epidemio@gmail.com O que é Método? E dai? Pesquisa 1. Indagação; inquirição; busca; investigação;

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

Antônio Carlos Gil. Como Elaborar. Projetos de u i sã

Antônio Carlos Gil. Como Elaborar. Projetos de u i sã Antônio Carlos Gil Como Elaborar Projetos de u i sã Como Elaborar Projetos de Pesquisa f ASSOCIAÇÃO ««SERÁ tffi Offl0TQS Antônio Carlos Gil Como Elaborar Projetos de Pesquisa Edição SÃO PAULO EDITORA ATLAS

Leia mais

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Modulo 2. O trabalho monográfico e suas fases. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Modulo 2. O trabalho monográfico e suas fases. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 2 O trabalho monográfico e suas fases. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio 1 Monografia O que é? É um trabalho acadêmico, portanto versa

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados

PESQUISA DE MERCADO. Geonir Paulo Schnorr ETAPAS. Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados PESQUISA DE MERCADO CONCEITOS ETAPAS Geonir Paulo Schnorr Graduado em Matemática Especialista em Banco de Dados Graduando em Estatística CONCEITOS Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado é a ferramenta

Leia mais

UNIDADE I: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA.

UNIDADE I: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA. UNIDADE I: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA. 1 Prof.Telmo A. de Carvalho Objetivos: Situar a metodologia da pesquisa enquanto disciplina auxiliar no processo de produção do conhecimento científico;

Leia mais

III - Planejamento da Pesquisa Científica

III - Planejamento da Pesquisa Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA Texto para a aula de hoje Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves

Leia mais

Pesquisa Científica em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Iana Alexandra

Pesquisa Científica em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Iana Alexandra Pesquisa Científica em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo { Iana Alexandra iana.alexandra@ufcg.edu.br Assunto versus Tema - Assunto é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte -

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ LEITURA DO TEXTO OS MITOS: UM EQUILÍBRIO ENTRE O BEM E O MAL A CIÊNCIA E SEUS OBJETIVOS www.ftc.br www.unisinos.br Ciência é um corpo de conhecimentos com

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas.

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. PROJETO MULTIDICIPLINAR Professor: Roberto César O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. É a Atividade básica das ciências na sua

Leia mais

Disciplina: Epistemologia do Conhecimento em Turismo Docente: Profa. Dra. Karina Toledo Solha

Disciplina: Epistemologia do Conhecimento em Turismo Docente: Profa. Dra. Karina Toledo Solha Disciplina: Epistemologia do Conhecimento em Turismo Docente: Profa. Dra. Karina Toledo Solha CONSTRUINDO A PESQUISA EM TURISMO Você já deve ter percebido que fazer pesquisa não é só aplicar questionários,

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura!

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! UNIDADE V - LEITURA COMPLEMENTAR I Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! PESQUISA A pesquisa é desenvolvida

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

Como Encaminhar uma Pesquisa?

Como Encaminhar uma Pesquisa? Como Encaminhar uma Pesquisa? 1.1 QUE É PESQUISA? Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa

Leia mais

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA

Gestão de Processos. Tópico 4. Ferramentas de Qualidade: PDCA Gestão de Processos Tópico 4 Ferramentas de Qualidade: PDCA Sumário 1. O que é o Ciclo PDCA... 3 2. Importância do Ciclo PDCA... 3 3. Etapas do Ciclo PDCA... 3 3.1 Planejar (PLAN)... 3 3.1.1 Qual é o problema/processo

Leia mais

1 Introdução. 1.1.Motivação

1 Introdução. 1.1.Motivação 1 Introdução O objetivo deste capítulo é estabelecer o contexto da pesquisa realizada neste trabalho. Ao longo deste capítulo serão apresentadas: a motivação para a pesquisa, os objetivos do trabalho,

Leia mais

ETAPAS DE UMA PESQUISA

ETAPAS DE UMA PESQUISA ETAPAS DE UMA PESQUISA Cada etapa será abordada de forma a facilitar e organizar o trabalho da pesquisa. O fluxograma apresentado na figura 1 fornece um panorama geral sobre as etapas necessárias à execução

Leia mais

Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores

Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores Os Jogos de Empresas como Recurso Didático na Formação de Administradores Magda Raquel G. F. dos Santos (EA/UFRGS) mrgfsantos@ea.ufrgs.br Siusiane Lovato (EA/UFRGS) slovato@ea.ufrgs.br Objetivo do Artigo

Leia mais

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL RECRUTAMENTO, SELEÇÃO DE PESSOAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DEFINIÇÃO Processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social,

Leia mais

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita

Metodologia: Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados. Caroline Antero Machado Mesquita : Abordagem de pesquisa e Instrumentos de coleta de dados Caroline Antero Machado Mesquita Descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados; Responde às questões como? Com quê? Onde? Quanto?;

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROF DR ANTONIO R ALBUQUERQUE

MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROF DR ANTONIO R ALBUQUERQUE MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROF DR ANTONIO R ALBUQUERQUE O que é um problema? Um problema é algo que nos incomoda. O difícil caminho fácil Atacar o efeito sem descobrir a causa. Encontrar soluções

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE

Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Fases da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Preparação da Pesquisa PATRÍCIA RUIZ SPYERE Preparação da Pesquisa Decisão Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Construção de hipóteses Delimitação

Leia mais

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos Prof. João Fernando C Silva PPGCC Organização ordenação das partes de um todo; arrumação; Trabalho conjunto de atividades produtivas ou criativas;

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula BARDIN. L. Análise de conteúdo. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. Parte I, Cap. II Grupo Inovação Instituto

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana

Método de Pesquisa: Estudo de Caso. Baseado no livro do YIN. Elaborado por Prof. Liliana Método de Pesquisa: Baseado no livro do YIN Elaborado por Prof. Liliana - 2012 Estudo de Caso O estudo de caso como estratégia de pesquisa Os estudos de caso são especialmente indicados como estratégia

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Plano de Ensino Objetivo Geral Apresentar aos alunos uma introdução aos conceitos, técnicas e aplicação da Pesquisa

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

Problema e Hipóteses de Pesquisa

Problema e Hipóteses de Pesquisa Problema e Hipóteses de Pesquisa Mostrar a importância do problema e das hipóteses no processo de pesquisa; identificar parâmetros à formulação do problema de pesquisa; identificar parâmetros à formulação

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 2 A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Nesta segunda unidade vamos compreender qual é a função do método na elaboração da pesquisa. Este é um mecanismo

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Livro Texto MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing:

Leia mais

TÍTULO, ENUNCIADO DO PROBLEMA E OBJETIVOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TÍTULO, ENUNCIADO DO PROBLEMA E OBJETIVOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1 TÍTULO, ENUNCIADO DO PROBLEMA E OBJETIVOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Luiz Carlos dos Santos 1 Projeto de Pesquisa é um plano, uma proposta de investigação científica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Definições preliminares sobre o TCC Tutorial

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Definições preliminares sobre o TCC Tutorial UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Definições preliminares sobre o TCC Tutorial Caros alunos, O processo de construção de um trabalho de conclusão de curso

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Unidade II SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Profa. Regiane F. Leite Avaliação. O termo avaliação nos leva a diferentes modalidades de estudo. A pesquisa de avaliação sempre emprega uma metodologia

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. META Apresentar conceitos teóricos sobre processos avaliativos de ensino e aprendizagem.

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. META Apresentar conceitos teóricos sobre processos avaliativos de ensino e aprendizagem. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA META Apresentar conceitos teóricos sobre processos avaliativos de ensino e aprendizagem. OBJETIVOS Ao nal desta aula, o aluno deverá: compreender os processos avaliativos

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa

Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Aula 01 Planejamento de uma Pesquisa Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Etapas usuais de uma pesquisa empírica Tema, definição do problema, objetivos,... Planejamento da pesquisa Metolo- -logia estatística

Leia mais

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I)

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) Etapas da pesquisa Planejamento Projeto de Pesquisa Execução Coleta e análise dos dados Relatório Final Monografia ou Artigo científico Projeto de Pesquisa Metodologia

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa Uma das maiores queixas de qualquer estudante que realiza pesquisas de naturezas acadêmica ou científica é saber como formatar o seu projeto

Leia mais

Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês!

Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês! Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês! CONCEITO DE CIÊNCIA Acumulação de conhecimentos sistemáticos. Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte,

Leia mais

Verificação e Validação

Verificação e Validação Especialização em Gerência de Projetos de Software Verificação e Validação Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br Qualidade de Software 2009 Instituto de Ciências Exatas e Naturais Universidade

Leia mais

Training Course MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS

Training Course MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS MBA - RECRUTAMENTO & SELEÇÃO MELHORES PRÁTICAS DESCRIÇÃO Ter equipas qualificados e motivadas desempenha um papel crucial para garantir o sucesso futuro de uma organização. Recrutar o pessoal errado tem

Leia mais

ATIVIDADE PRÁTICA GESTÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL - FTC-VIC PROF: CLÁUDIO GOMES DO NASCIMENTO

ATIVIDADE PRÁTICA GESTÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL - FTC-VIC PROF: CLÁUDIO GOMES DO NASCIMENTO ATIVIDADE PRÁTICA GESTÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA ENGENHARIA CIVIL - FTC-VIC PROF: CLÁUDIO GOMES DO NASCIMENTO DEFINIR GRUPO DE NO MÁXIMO 05 PESSOAS ONDE DEVERÁ SER DEFINIDO UM: LIDER GERENTE DE FINANÇAS

Leia mais

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin Metodologia de Pesquisa Profa. Iara Augustin Assuntos a abordar Papel da Ciência Ciência da Computação arte, ciência ou tecnologia? Organização da pesquisa no país Papel da Ciência Papel da Ciência o que

Leia mais

Disciplina Comportamento Organizacional

Disciplina Comportamento Organizacional Disciplina Comportamento Organizacional 1 Apresentação Profissional Petrarco José Tavares da Rocha Admistrador Esp. em Gestao de Recursos Humanos. Esp. em Metodologias e Gestão para Educação a Distância.

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA INTRODUÇÃO

Leia mais

Aula 4 CONSTRUINDO A PESQUISA: PROBLEMA, HIPÓTESES E OBJETIVOS

Aula 4 CONSTRUINDO A PESQUISA: PROBLEMA, HIPÓTESES E OBJETIVOS CONSTRUINDO A PESQUISA: PROBLEMA, HIPÓTESES E OBJETIVOS Aula 4 META Descrever como construir o problema, as hipóteses e os objetivos do trabalho científico. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá:

Leia mais

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII

SUMÁRIO 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?, 7. Prefácio, XVII SUMÁRIO Prefácio, XVII 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?, 1 1.1 Que é pesquisa?, 1 1.2 Por que se faz pesquisa?, 1 1.3 Que é necessário para fazer uma pesquisa?, 2 1.3.1 Qualidades pessoais do pesquisador,

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING Considerações Iniciais Ao se considerar a possibilidade de realização de uma pesquisa, devemos responder algumas questões: -Qual é o propósito da pesquisa na ótica do contratante? Por que ela deve ser

Leia mais

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FMU ESCOLA DE DIREITO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA 1 Graduação em Direito FMU ESCOLA DE DIREITO Autoria: Professor Doutor Irineu Francisco Barreto Junior. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA O presente roteiro apresenta algumas sugestões e explicações

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 2/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Mestrado em Engenharia Alimentar. ISO (Métodos Quantitativos em melhoria de processos) Six Sigma

Mestrado em Engenharia Alimentar. ISO (Métodos Quantitativos em melhoria de processos) Six Sigma Mestrado em Engenharia Alimentar ISO 13053 (Métodos Quantitativos em melhoria de processos) Six Sigma Proposta de trabalho para a aula: - Fazerem uma revisão sobre a Metodologia DMAIC - Breve revisão sobre

Leia mais

AULA 03 A lógica da ciência

AULA 03 A lógica da ciência 1 AULA 03 A lógica da ciência Ernesto F. L. Amaral 11 de fevereiro de 2014 Metodologia (DCP 033) Fonte: Babbie, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. 2001. Belo Horizonte: Editora UFMG. pp.35-56. DISCUSSÃO

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA

FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA FORMULÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do projeto: Tecnologias de gestão e seus impactos na subjetividade dos trabalhadores. (continuação) Pesquisador responsável: Profa.

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 12 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 12-31/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software (Caps. 2, 3 e 4 do Pressman) Estratégias e técnicas de teste

Leia mais

Seleção de pessoal. Para julgar com eficácia esses dois aspectos, é necessária, então, a coleta de dados do candidato sobre seus/suas:

Seleção de pessoal. Para julgar com eficácia esses dois aspectos, é necessária, então, a coleta de dados do candidato sobre seus/suas: Seleção de pessoal A etapa de seleção de pessoas é a que dá início a tudo, inserindo capital humano dentro da organização e fornecendo o recurso essencial para o funcionamento do PMC. O ponto principal

Leia mais

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio

COMPORTAMENTAL. Turma 1: 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 27 de abril e 04 de maio COMPORTAMENTAL Turma 1: 11, 18, 25 de abril e 02 de maio / Turma 2: 19, 26 de abril e 03, 10 de maio / Turma 3: 13, 20, 27 de abril e 04 de maio / Turma 4: 14, 28 de abril e 05, 12 de maio Horário: 10h00

Leia mais

Sociologia Aplicada. Trabalho de Pesquisa

Sociologia Aplicada. Trabalho de Pesquisa Definir o problema Rever a bibliografia Formular uma hipótese Selecionar um plano de investigação Realizar a investigação Interpretar os resultados Elaborar o relatório final Registar as descobertas e

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 2 COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Módulo de Formação Orientações Módulo Documento Conceitual Preparação Objetivos: Conhecer as competências gerais da BNCC e reconhecer

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 678632 A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos

Leia mais