M A N U A L DO A L U N O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "M A N U A L DO A L U N O"

Transcrição

1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL (NEGÓCIOS AUTOMOTIVOS) M A N U A L DO A L U N O Belo Horizonte Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos)

2 CORPO ADMINISTRATIVO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA PRESIDENTE DO GRUPO SPLICE Antônio Roberto Beldi REITOR Luis Carlos de Souza Vieira PRÓ-REITOR ACADÊMICO Sudário Papa Filho DIRETOR ADMINISTRATIVO e FINANCEIRO Marcelo Vinícius Santos Chaves SECRETÁRIO GERAL Dorian Gray Rodrigues Alves COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS TECNOLÓGICOS Alexandre Miserani de Freitas COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO COMERCIAL - NEGÓCIOS AUTOMOTIVOS Pedro Henrique Viana Espeschit COORDENAÇÃO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O ENSINO Ana Lúcia Fernandes Paulo CENTRO DE EXCELENCIA DE ENSINO Simone Carla Delfino Franco Local de Funcionamento do Curso: Campus Carlos Luz Avenida Presidente Carlos Luz, Bairro Caiçara - Belo Horizonte. Telefone de Contato: (31)

3 Prezado aluno, Promover Educação do indivíduo - em sua totalidade - é o objetivo de todos os que trabalham no Centro Universitário Newton Paiva. Estamos empenhados em oferecer aos nossos alunos uma formação educacional pautada na qualidade e na ética. Este Manual tem como objetivo fornecer-lhe informações que serão úteis durante sua permanência nesta instituição. Por isso, solicitamos que leia com atenção e, em caso de dúvidas, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente Coordenação Geral dos Cursos Superiores Tecnológicos Alexandre Miserani de Freitas Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) Pedro Henrique Viana Espeschit

4 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL (NEGÓCIOS AUTOMOTIVOS) O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) contempla uma formação tecnológica contextualizada, pautada no Artigo 39 da LDB. a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à Tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Por isso, o curso procura responder às necessidades de um mercado dinâmico e exigente de um profissional mais estratégico e negociador, possuidor de habilidades e competências genéricas e também específicas, capaz de atuar e intervir no mercado, apresentando um perfil empreendedor. O curso está pautado no parecer CNE/CP Nº 29/2002 e na Resolução CNE/CP 3, de 18 de Dezembro de 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais. A estrutura curricular está focada nas transações comerciais, no conhecimento das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, tecnologias organizacionais, técnicas de comercialização, ferramentas de informática e controles gerenciais, estratégias de vendas e negociações, marketing, logística, custos e finanças, relações interpessoais, legislação, ética, planejamento, venda e pósvendas que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização contemplando as orientações constantes no Catalogo Nacional. O profissional formado no referido curso, poderá atuar em diversos segmentos do mercado, tais como autopeças, atacadistas e varejistas, revendedoras, distribuidoras, importadoras, dealers, centros automotivos, oficinas, locadoras, entre muitas outras.

5 2 O CURSO 2.1 Ato de Criação O curso foi criado e autorizado pela Resolução 01/CONSEPE/07 de 22/01/ Ato de Reconhecimento O curso foi reconhecido pelo MEC sob o Cód. e-mec , conforme consta do Processo e-mec nº , do Ministério da Educação através da Portaria Nº 70 de 04 de fevereiro de 2011 nos termos do art.10, 3º, do referido Decreto nº 5.773, publicado no DOU no dia 07 de fevereiro de 2011, obtento a nota 04 (quatro) na escala de 01 a TÍTULO CONFERIDO Ao concluir o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos), o aluno terá diploma de nível superior, graduação tecnológica. 4 OBJETIVOS DO CURSO: Geral Propiciar o desenvolvimento da capacidade empreendedora do acadêmico atuante no mercado automotivo, bem como a todos aqueles que almejam ingressar nesse segmento, proporcionando a inserção, permanência ou novas perspectivas profissionais, assim preceitua o Artigo I da Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002

6 Específico Oferecer aos alunos a oportunidade de ampliação, atualização, desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos específicos exigidos para sua atuação profissional; Proporcionar o aperfeiçoamento do instrumental específico dos diversos segmentos que formam o mercado automotivo, enfatizando as áreas de cálculos estatísticos, marketing, jurídica e gerencial; Estimular o aluno para atitudes inovadoras mediante o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e comportamentos adequados ao pleno exercício da sua profissão; Capacitar o aluno para atuar profissionalmente no mercado automotivo, habilitando-o para agir de modo a garantir a perenidade da empresa em que atua, contribuindo para o aumento da vantagem competitiva da área na qual se insere; Preparar o aluno para atuar em negociações de compra e venda de forma estratégica e produtiva; Despertar o aluno para a importância do conhecimento da legislação e normas específicas que sustentam as ações no mercado automotivo; Proporcionar a construção de conhecimentos que favoreça a formação de um profissional ético, possuidor de técnicas, visão ampla do seu campo de atuação e capacidade de discernimento para definição de conhecimentos práticos necessários ao contexto no qual se insere; Preparar o aluno para oferecer serviços de gestão com competência, personalização, preço justo e atendimento agilizado através do uso de tecnologia; Possibilitar ao aluno a construção de uma visão global da realidade e do mercado, de modo a desenvolver uma postura empreendedora e crítica.

7 5 REGULAMENTAÇÃO BÁSICA O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) deve pautar-se na seguinte legislação, incluindo Pareceres, Resoluções e Portarias: Lei 5.692/71 Lei 9.131/95 Lei 9.394/96 Decreto nº de 27/11/97 Portaria MEC de 25/11/99 Parecer CES - nº 436 de 02/04/01 Parecer CNE/CP - nº 29 de 03/12/02 Resolução CES/CNE - nº 3 de 18/12/02 Portaria nº 64 de 12/01/03 Portaria 10 28/07/06 6 PERFIL PROFISSIONAL O aluno egresso, atendendo o disposto no Parecer CNE/CES 436/2001, será capaz de planejar, operacionalizar e gerenciar todas as operações, desde sua estruturação ao desenvolvimento de estratégias de mercado, área administrativa, comercial, financeira e contábil; vendas e pós-vendas, atuando em qualquer setor econômico e em todas as organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

8 6.1 Competências, Habilidades e Atitudes: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais dos cursos Tecnológico, Parecer CNE/CES 436/2001 no Artigo 7º a competência profissional corresponde à capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico descritos nos seguintes níveis: Nível de conhecimento e compreensão O aluno deverá ser capaz de demonstrar conhecimento e compreensão sobre: As principais Teorias da Administração, dentro de uma perspectiva analítica, crítica e sistematizada. Conceitos de Marketing, seus mecanismos básicos e estudos de ambientes mercadológicos e dos diversos cenários. Os temas básicos do Comportamento Organizacional e o desenvolvimento das organizações. Conhecimentos históricos sobre o desenvolvimento do Mercado Automotivo, o processo de evolução da indústria e dos processos produtivos, dados estatísticos e mecanismos de consolidação dos principais fabricantes, por meio de fusões e aquisições, bem como o processo evolutivo da rede de distribuição. Recrutamento e Seleção de Pessoas, Administração de Cargos, Remuneração, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento, Benefícios Relações de Trabalho, Relações de Trabalho e Sindicalismo. Os conhecimentos básicos a respeito da Ciência Jurídica Informações básicas sobre a Contabilidade A ética nas organizações. A relação de consumo e suas possíveis conseqüências jurídicas Os conceitos básicos de sistemas de informação. Conceitos básicos para conhecimento, discernimento e decisão em capitalizações.

9 Conceitos e ferramentas relativas à Gestão de Processos. Compreender e atuar na gestão das atividades de pós-venda relacionadas com a venda de peças, acessórios e serviços de manutenção preventiva e corretiva. Compreender e atuar na gestão das atividades de pós-venda de veículos relacionadas com a venda de peças, acessórios e serviços de manutenção preventiva e corretiva. Nível de habilidade O aluno deverá ser capaz de: Produzir textos claros, coerentes e adequados ao leitor, privilegiando a língua padrão. Redigir comunicações empresariais e oficiais com segurança. Identificar na prática os processos psicossociais. Desenvolver o raciocínio lógico, a habilidade de cálculo e a capacidade de abstração Desenvolver estratégias de vendas de veículos novos e semi-novos. Planejar e desenvolver programas de padronização, incluindo série ISO. Nível de atitude O aluno deverá ser estimulado para: Desenvolver senso crítico diante dos estudos realizados na área da psicologia social. Desenvolver uma postura reflexiva e crítica de seu papel nas organizações. Ser empreendedor. Ser ético nas relações.

10 7 CORPO DOCENTE Corpo Docente O corpo docente é composto por professores que apresentam formação acadêmica nos níveis de pós-graduação lato sensu e strictu sensu. Os docentes responsáveis pelas disciplinas específicas do curso são profissionais atuantes no mercado de trabalho de gestão automotiva e, articulam simultaneamente, os aspectos teóricos abordados em sala de aula, com os aspectos práticos, inerentes à profissão, vivenciados por eles no mercado profissional. Os demais docentes possuem formação que favorece um processo de reflexões dialéticas ao longo do curso. Para auxiliar na abordagem didático-pedagógica proposta para o currículo do curso - um processo integrador e interdisciplinar, articulado por projetos interdisciplinares é desenvolvido ao longo do curso. CORPO DOCENTE Nome Titulação Disciplina(s) Alexandre Miserani de Freitas Mestre Coordenador Geral dos Cursos Tecnológicos Emerson Freitas Mello Especialista Negócios Internacionais Alexandre Ferreira Machado Especialista Logística Edgar Afonso Lamounier Júnior Especialista Mercado Automotivo, Gestão de Relacionamento com Fornecedores e Clientes e Gestão de Vendas de Veículos Mônica da Consolação Machado Especialista Administração de Sistemas de Informação Elizete Rocha Lelis Burgarelli Mestre Gestão de Custos e Finanças Geraldo Francisco de Oliveira Mestre Contabilidade Geraldo Magela Diniz Vivas Especialista Administração Geral Jeanne Cristina Martins Rodrigues Especialista Estratégia de Vendas e Negociações e Empreendedorismo e Projetos Empresariais Julio Cesar Boaventura Mestre Gestão de Pós-Vendas (peças,acessóriso e serviços) Marcos Eugênio Vale Leão Especialista Administração Mercadológica Maria do Carmo de Oliveira Moreira Leitura e Produção de Textos Mestre dos.santos Maria Efigênia Nagem Moreira Mestre Gestão de Processos Pedro Henrique Viana Espeschit Especialista Coordenador do Curso Pedro Paulo Garcia de Carvalho Especialista Normas e Praticas de Contratos e Licitações e Direito Renato Vale Santos Mestre Economia Rosangela Almeida de Souza Especialista Matemática Financeira Vanessa Campos Ribeiro de Barros Especialista Gestão de Pessoas

11 8 NORMAS DOS CURSOS TECNOLÓGICOS Durante o semestre letivo são oferecidas disciplinas com carga horárias de 80 horas e/ou 40 horas. A carga horária total de cada semestre letivo é de 400 horas. Carga Horária Total do Curso: horas Carga horária de cada disciplina: 40 ou 80 horas Total de semestres letivos: 4 (2 anos) Cada Semestre corresponde a 1 (um) período letivo, apresentando gradativamente, as seguintes disciplinas, distribuídas em seus respectivos períodos: ESTRUTURA DO CURRÍCULO A organização curricular do curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) do Centro Universitário Newton Paiva, conforme Resolução 01/CONSEPE/07 de 22 de janeiro de 2007 contempla conteúdos e atividades que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizava dos diferentes fenômenos relacionados com a economia, utilizando tecnologias inovadoras, e que atendam aos seguintes campos interligados de formação: Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional, Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias e Conteúdos de Formação Complementar.

12 De acordo com o art. 3º - 2º do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a disciplina Libras será ofertada como optativa, com 36 horas, podendo ser creditada como atividade complementar. Primeiro Período DISCIPLINAS C.H. Administração Mercadológica 80 Direito 80 Administração Geral 80 Leitura e Produção de Textos 80 Mercado Automotivo 80 TOTAL 400 h/a Segundo Período DISCIPLINAS C.H. Administração de Sistema da Informação 80 Gestão de Pessoas 80 Contabilidade 80 Matemática Financeira 80 Gestão de Relacionamento com Fornecedores e Clientes 80 TOTAL 400 h/a Terceiro Período DISCIPLINAS C.H. Economia 80 Estratégias de Vendas e Negociações 80 Gestão de Custos e Finanças 80

13 Gestão de Processos 80 Gestão de Vendas de Veículos 80 TOTAL 400 h/a Quarto Período DISCIPLINAS C.H. Empreendedorismo e Projetos Empresariais 80 Logística 80 Gestão de Pós-Vendas (peças, acessórios e serviços) 80 Negócios Internacionais 80 Normas e Praticas de Contratos e Licitações 80 Introdução à Língua Brasileira de Sinais libras (optativa) 40 TOTAL 400 h/a Obs: Ao aluno reprovado em quaisquer disciplinas constantes na estrutura curricular obrigatória, lhe é dada a oportunidade de cursá-la em diversos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, desde que as mesmas sejam equivalentes em conteúdo e carga horária. Sequenciamento Pedagógico Recomendado O sequenciamento Pedagógico Recomendado corresponde ao conteúdo necessário para cursar as disciplinas dos períodos subsequentes do curso de Gestão Comercial (Negócios Automotivos) visando à construção gradativa do conhecimento no processo ensino-aprendizagem. Normas de graduação Para graduar o aluno deverá cumprir no mínimo: Disciplinas Curriculares Obrigatórias 1600

14 Total 1600 Disciplinas Optativas - Libras 40 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS O Curso de Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) proporciona a diversidade de estratégias pedagógicas que visam aliar teoria à prática, além de inserir o aluno em atividades estratégias de extensão colocando-o em contato com o mercado de trabalho. É importante registrar também que, cotidianamente, em sala de aula, os professores utilizam metodologias de trabalho voltadas para a aprendizagem significativa dos alunos, a partir de orientações sistemáticas feitas pelo Centro de Excelência para o Ensino. 9 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO Nº 06/CONSEPE/09 DE 20 DE OUTUBRO 2009 E DIRETRIZ INSTITUCIONAL O processo avaliativo do CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA possui como premissa básica a construção, por parte do aluno do processo contínuo de aprendizagem, sendo este respaldado pela preparação técnica, metodológica e filosófica do docente que atua e torna-se co-responsável pelo crescimento sólido teórico e prático do aluno. Sendo o processo avaliativo como ação gradativa comprometida com o contexto atual, que busca gerar resultados junto ao aluno no que se refere ao seu desenvolvimento acadêmico, a proposta avaliativa desta Instituição, em sentido stricto, propõe a formação do indivíduo profissional, responsável e ético, consciente dos seus direitos e deveres, capaz de intervir, acrescentar e transformar o espaço de trabalho ao qual aspira e/ou atua.

15 Assim, propõe-se, dentro de tais critérios avaliativos, a realização de palestras, visitas técnicas, participação em congressos que objetivam a ampliação da percepção tanto mercadológica quanto do papel da profissão neste contexto inserida. Diante disso, o aproveitamento acadêmico de cada disciplina é avaliado com rigor, consciência, responsabilidade, experiência profissional técnica e conhecimentos teóricos específicos por parte dos professores mediante o acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos na Avaliação de Aprendizagem prevista pela Resolução nº. 06/CONSEPE/09, de 20 de outubro de 2009, disponível no site da instituição 10 PERCENTUAL NECESSÁRIO À APROVAÇÃO POR NOTA E/OU FREQÜÊNCIA 10.1 NOTA Somente será considerado aprovado, em cada disciplina, o aluno que atingir a somatória mínima de 60 (sessenta) pontos, ou seja, 60% (sessenta por cento) dos 100 (cem pontos) atribuídos. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 06/CONSEPE/09 DE 20 DE Outubro DE Fixa normas de Verificação e Avaliação do Aproveitamento Acadêmico. A Avaliação Continuada deverá contemplar a aferição de conhecimento do conteúdo do semestre com questões objetivas e discursivas, avaliando as

16 habilidades e competências descritas no Projeto Pedagógico do respectivo curso e, incluindo os temas do ENADE e assegurando a integração e a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares. No site você encontrará essa Resolução na íntegra. (Serviços- Avaliação do Aproveitamento Acadêmico) Normas e Resoluções. A avaliação deve ser processual e formativa. Assim, o Sistema de Avaliação do Centro Universitário Newton Paiva contempla um momento: AAP - Avaliação da Aprendizagem em Processo 60 pontos São atribuídos 60 pontos em atividades que devem envolver as três modalidades: Atividade de Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionados a projetos institucionais, eventos técnico-científicos internos ou externos e atividades profissionalizantes; Provas Mínimo de 02 provas intermediárias (escrita, oral ou prática, com ou sem consulta); Trabalhos orientados Que apresentem relatórios, síntese ou análise como seminários, palestras, visitas técnicas programadas com um roteiro prévio, estudo teórico, análise de produtos dentre outros procedimentos de ensino. Os 60 pontos são divididos em uma etapa e uma data para lançamento descrita no Plano de Ensino e Cronograma de Atividades. O registro deverá ser feito através do Sistema Acadêmico. Obs.: Nenhuma das atividades, isoladamente, poderá ser avaliada em mais de 20% dos pontos totais do semestre, ou seja, 20 pontos.

17 AVALIAÇÃO CONTINUADA Agendada conforme definição do colegiado de cada curso, sendo atribuídos 40 pontos. Para realizar a prova, o aluno necessita apresentar uma pontuação mínima de 20 pontos referentes aos 60 pontos distribuídos ao longo do semestre. EXAME FINAL - Caso o aluno não atinja os 60 pontos necessários para a sua aprovação, terá o direito de realizar o exame final em data prevista no Calendário Institucional, valorada em 40 pontos. Prova de Proficiência Profissional Formação Geral e Conteúdo Específico Semestralmente os alunos do Centro Universitário Newton Paiva realizam a PROVA DE PROFICIÊNCIA PROFISSIONAL Formação Geral que aborda os temas transversais para a formação geral do ENADE, Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão; exclusão e minorias; Biodiversidade; ecologia; mapas sócio e geopolítico; globalização; Arte cultura e filosofia; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa e desenvolvimento sustentável; Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; Relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); vida urbana e rural; Relações de gênero; Inclusão / exclusão digital; democracia e cidadania; violência; terrorismo; Avanços tecnológicos, inclusão/exclusão digital; diferentes mídias e tratamento da informação; Vida urbana e rural; Relações de trabalho; Tecnociência e Propriedade intelectual, conforme Portaria INEP nº 125 de 24 de junho de A PROVA DE PROFICIÊNCIA PROFISSIONAL - Conteúdo Específico, contempla o conteúdo de formação específica profissional de cada curso, de acordo com as Diretrizes Curriculares do curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) e também considerando a Legislação que norteia o Exame Nacional dos estudantes ENADE

18 A partir da Portaria Normativa Nº 06, de 14 de março de 2012, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE, será aplicado para fins de avaliação de desempenho aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Negócios Automotivos. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ( ENADE ), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização, permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento FREQUENCIA A freqüência do aluno é rigorosamente acompanhada pelo professor responsável pela disciplina, por meio de chamada nominal no início e término de cada aula. Somente será considerado aprovado o aluno que tenha freqüentado o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas da disciplina CHAMADA 1. A Chamada é obrigatória e deverá ser feita por todos os professores no início e no final de cada horário de aulas geminadas. 2. A 1ª Chamada das duas primeiras aulas geminadas só deverá ser feita até no máximo 15 (quinze) minutos após o horário previsto para seu início. 3. A 2ª Chamada das duas primeiras aulas geminadas só deverá ser feita a partir do momento em que faltarem, em torno de 10 (dez) minutos para o seu término. 4. Não haverá nenhuma tolerância de tempo para a primeira chamada das duas últimas aulas geminadas.

19 5. A 2ª Chamada das duas últimas aulas geminadas só poderá ser feita a partir do momento que faltarem, no máximo, 10 (dez) minutos para o seu término. N O I T E De 2º a 6º feira 1º Horário de Aulas Geminadas 2º Horário de Aulas Geminadas 1ª Chamada até 19h15 1ª Chamada até 21h10 2ª Chamada a partir de 20h25 2ª Chamada a partir de 22h25 11 REMATRÍCULA Via Internet É a forma rápida e tranqüila de realizar a Rematrícula. O processo todo é realizado via internet. A Newton Paiva disponibiliza no site, semestralmente, o Plano de Ofertas e as orientações para a renovação da matrícula. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DO CURSO AUTO AVALIAÇÃO Introdução O Centro Universitário Newton Paiva entende que o melhor medidor do seu compromisso social é a qualidade com que desenvolve os serviços educacionais. Uma qualidade que diz respeito ao desempenho da tríplice função da academia: ensino, pesquisa e extensão. Em função deste compromisso, o Centro Universitário Newton Paiva deu início ao seu processo de auto-avaliação institucional, seguindo os parâmetros do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras PAIUB em novembro de 1998, com a implementação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional COMPAI. Atualmente, o órgão que desenvolve a auto-avaliação institucional é a Coordenadoria de Avaliação Institucional COORDENAVI.

20 A COORDENAVI, a partir do novo Sistema Nacional de Avaliação Institucional SINAES, instituído pela Lei nº , de 14 de abril de 2004 passou a contar com a Comissão Própria de Avaliação CPA, que tem como funções principais aprovar as políticas e as diretrizes para a auto-avaliação da Instituição, sistematizar e coordenar os processos de avaliação interna, prestar informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES. Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA A institucionalização da Comissão Própria de Avaliação CPA teve como referência os princípios norteadores e o objetivo do Centro Universitário Newton Paiva e foi constituída observando o disposto no artigo 11 da Lei nº /2004 e no inciso I, 2º do artigo 7º da Portaria de 9 de julho de 2004, de modo a garantir a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada. A designação dos novos membros consta da Portaria da Reitoria nº 34/2010 de 22 de outubro de Auto-avaliação Institucional e de cursos e Avaliação Acadêmica A COORDENAVI, com a participação ativa da CPA, realiza dois processos de autoavaliação; Avaliação da Instituição e dos Cursos, e a Avaliação Acadêmica que envolve o desempenho dos docentes, discentes e coordenadores de cursos. A Avaliação da Instituição e dos Cursos ocorre a cada quatro semestres. A partir do resultado da pesquisa, a CPA elabora um Plano de Ações Corretivas para aprimorar as fragilidades apontadas pelo resultado. A Avaliação Acadêmica envolve o desempenho dos docentes, discentes e dos coordenadores de cursos. A partir das reflexões advindas do SINAES, este processo de avaliação passou a ser um instrumento institucionalizado pela Pró-Reitoria Acadêmica, como uma ferramenta oficial de gestão dos cursos. Com base nesses objetivos e para fundamentar e orientar o processo de avaliação, o colegiado de curso determinou diretrizes para incentivar alunos, professores e

21 coordenadores a participarem do processo de avaliação, visto que melhorias podem ser feitas através de um processo sério e com a participação de todos. Após a realização da avaliação institucional, há uma reflexão dos resultados com os professores e a coordenação, e são discutidos em turmas os aspectos positivos e negativos de cada item como foi avaliado. Esta discussão é feita pelos docentes com todos os alunos. Há também discussão do Centro de Excelência para o Ensino e a Coordenação com representantes de todas as turmas. A cultura da auto-avaliação vem sendo fortalecida por um amplo processo de conhecimento e interpretação, atribuição de juízo de valores, organização e instauração de ações e metas para melhorar o cumprimento das finalidades da Instituição, de forma participativa, transparente e contínua. Formas e Procedimentos para Avaliação do Projeto do Curso. O Centro de Excelência para o Ensino é constituído por profissionais da pedagogia, que promovem, por meio de ações focadas nos processos didático-pedagógicos, a melhoria da aprendizagem. Orienta-se pelas seguintes premissas: Assessoria à Pró-Reitoria Acadêmica, aos coordenadores nas suas especificidades, apoio didático-pedagógico aos professores por meio de atendimentos diários bem como oficinas, seminários temáticos e fórum de discussão concernente à prática pedagógica; Orientação aos alunos ao longo da graduação, quanto à organização de sua trajetória acadêmica por meio de projetos que agreguem valor para a sua formação e os integrem à vida universitária; Espaço pedagógico, onde os docentes podem aprofundar seus conhecimentos didáticos, sistematizar práticas, refletir e buscar possibilidades de atuação como educador; Busca constante da melhoria da qualidade do ensino para os discentes e docentes do Centro Universitário Newton Paiva, com foco no estudo, no questionamento, no intercâmbio de experiências, no crescimento profissional, na pesquisa e no diálogo interdisciplinar.

22 O Centro de Excelência para o Ensino elabora seu planejamento de atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre, alinhado aos procedimentos de avaliação e metas institucionais, contribuindo para a qualidade do ensino, a indissociabilidade da teoria - prática e a empregabilidade. O trabalho realizado pelas pedagogas do Centro de Excelência para o Ensino vai desde o monitoramento do Projeto Pedagógico, dos cronogramas, dos planos de ensino, dos manuais dos cursos, das equivalências, da Avaliação Institucional e Acadêmica, da Reforma Curricular; incluindo a participação nas reuniões de professores, legitimando as normas institucionais, nas reuniões de Líderes de Turma e Colegiado de Curso, nas Bancas de Seleção Docente e Bancas de Apresentação de Monografia e TCC, até o trabalho de formação continuada, desenvolvido com os docentes por meio dos Diálogos Pedagógicos, de caráter reflexivo e prático e a capacitação discente, por meio das oficinas e palestras de cunho formativo. Nessa premissa, a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos consiste numa construção coletiva, com a participação efetiva do coordenador do curso, das pedagogas, dos professores das áreas de conhecimentos específicos e consequente aprovação pelo colegiado do curso. Concluída esta etapa, os projetos são submetidos à avaliação das pedagogas, que analisam a adequação deste documento às portarias normativas do MEC, às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao Plano de Desenvolvimento Institucional. Sendo assim, as pedagogas encaminham todos os projetos pedagógicos para a avaliação final da Pró-Reitoria Acadêmica, que, posteriormente, os envia para a convalidação do Conselho Superior CONSUP, para, então, serem postados no e- MEC. O monitoramento do desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos é realizado pela equipe pedagógica, juntamente com o coordenador do curso. Para este monitoramento, são realizadas reuniões semestrais com a Pró-Reitoria Acadêmica, Coordenação do Processo Seletivo, equipe pedagógica, coordenações,

23 corpo docente, discente, colegiados, além de intervenções pedagógicas específicas e pontuais, quando necessário. Com este monitoramento, objetiva-se verificar se há coerência entre o objetivo institucional e as metas curriculares; com o perfil do curso, do egresso, das habilidades e competências preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, além da adequação para o atendimento às demandas profissionais e mercadológicas no contexto em que o curso está inserido. Este trabalho é realizado pela coordenação e pedagogas, junto ao corpo docente e discente, no decorrer do semestre letivo. Dentre as ações desenvolvidas para este monitoramento, destacamos reuniões individuas com os docentes, lideres de turmas e análise das provas formais e especiais, que é feita por amostragem pelas pedagogas que acompanham os cursos. 12 ATENDIMENTO DISCENTE E DOCENTE Centro de Excelência para o Ensino O Centro de Excelência para o Ensino - CEE, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica, é constituído por uma equipe de pedagogas que tem como principal objetivo o apoio e assessoramento pedagógicos aos segmentos docente, discente e coordenações de curso no processo de ensino e aprendizagem com vistas à garantia e permanência da excelência na qualidade do ensino do Centro Universitário Newton Paiva. Nesta perspectiva, os professores têm no Centro Excelência para o Ensino o espaço para aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e didáticos, sistematizar suas práticas, construir novos caminhos metodológicos e processos educativos. Os acadêmicos encontram orientações para minimizar suas dificuldades quanto à organização dos estudos, adequação às normas institucionais e relacionamento professor/aluno. As coordenações de cursos encontram assessoria pedagógica nos

24 processos de elaboração, implantação e monitoramento dos projetos pedagógicos e das diretrizes curriculares que os sustentam. O Centro Excelência para o Ensino é, portanto, um lócus institucional com foco na aprendizagem significativa do aluno, cuja metodologia de trabalho baseia-se no estudo, no questionamento, no intercâmbio de experiências e no diálogo interdisciplinar. Daí o reconhecimento do profissional da Pedagogia como importante ator educativo na efetivação do objetivo e da visão institucionais. Tem como objetivo geral apoiar e assessorar pedagogicamente os segmentos docente, discente e coordenações de curso no processo de ensino e aprendizagem com vistas à garantia e permanência da excelência na qualidade do ensino do Centro Universitário Newton Paiva em conformidade com as prerrogativas legais que regulamentam o ensino superior e com as normas e valores Institucionais. CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O ENSINO Nome Titulação Simone Carla Delfino Franco Especialista Central de Atendimento ao Aluno As Centrais de Atendimento ao Aluno estão destinadas a prestar informações institucionais e estão presentes nos campi para auxiliar acadêmicos e visitantes em suas dúvidas referentes à instituição, tornando-se um canal de relacionamento entre instituição e alunos. Foi criado especialmente para proporcionar ao aluno um atendimento mais eficiente e eficaz em suas necessidades. Possui as informações do campus e presta serviços de protocolo, encaminhando à Secretaria as solicitações feitas pelos alunos. Engloba os serviços do Setor de Atendimento Financeiro, como emissão de boletos, negociação e registros de benefícios sob a supervisão da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão. Alguns dos serviços à disposição dos alunos e visitantes nas Centrais de Atendimento ao Aluno:

25 Orientações específicas sobre os procedimentos acadêmicos da instituição; Orientações sobre atividades realizadas no campus; Alteração de dados pessoais do cadastro do aluno; Emissão de Declaração de escolaridade e outros; Emissão de Histórico escolar; Fornecimento de Conteúdo programático; Solicitação de registro de diplomas; Assinatura de contrato de estágio; Cancelamento de matrícula; Colação de Grau Especial ou Interna; Reabertura de Matrículas; Trancamentos de Matrículas; Reopção de curso e/ou turno; Transferência e Aproveitamento de Curso Revisão de Notas e/ou Freqüência; E outros serviços. Vinculado às Centrais de Atendimento ao Aluno encontra-se, também, o Núcleo de Controle e Registro Acadêmico - NUCRA, setor responsável por registrar e manter confiáveis todos os dados institucionais e de seus acadêmicos, coordenar a execução das matrículas e renovação destas, bem como acompanhar os lançamentos de notas e freqüência feitos pelos professores no ambiente virtual. As Centrais de Atendimento ao Aluno estão instaladas nos campi com atendimento ininterrupto das 7h30 às 21h. São subordinadas à Secretaria Geral que é o órgão de registro, controle acadêmico e de apoio administrativo, diretamente subordinada à Pró-Reitoria Acadêmica. Biblioteca

26 O Núcleo de Bibliotecas do Centro Universitário Newton Paiva é formado por quatro bibliotecas distribuídas nos Campi e pelo Processamento Técnico de Livros. O Núcleo é vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica e tem como finalidade primordial, assessorar alunos, professores e funcionários com informações técnicas, administrativas e mercadológicas, capazes de subsidiar suas decisões e atividades de ensino e pesquisa. Numa extensão da sala de aula, as Bibliotecas oferecem aos seus usuários um ambiente de reflexão, estudo, consulta e pesquisa. Finalidade A finalidade do Núcleo de Bibliotecas é organizar, recuperar e disseminar a informação, visando o desenvolvimento cultural dos usuários, através da utilização de tecnologias avançadas, da criação de novos espaços e formas de atuação e do atendimento rápido e eficiente, facilitando a educação formal e informal e estimulando o crescimento profissional dos seus colaboradores. As instalações das bibliotecas são amplas e arejadas, abrigando um acervo de livros, periódicos, jornais, anuários, teses, dissertações, CDs, fitas de vídeo, DVDs, obras em braile, normas técnicas, trabalhos de Conclusão de Curso, etc. Acervo O desenvolvimento do acervo é realizado através de compra, permuta, doação, assinatura e descarte. As doações encaminhadas ao Núcleo de Bibliotecas serão analisadas, avaliadas e selecionadas de acordo com os objetivos essenciais de cada Biblioteca. Aquelas consideradas fora do interesse serão descartadas ou doadas a outras Instituições. Acesso ao acervo O acervo do Núcleo de Bibliotecas do Centro Universitário Newton Paiva está disponível a toda comunidade, porém o empréstimo domiciliar é concedido somente

27 a usuários vinculados à instituição. No caso de usuários externos, poderão utilizar o acervo somente para consulta local, ou seja, sem que os materiais saiam da biblioteca. São considerados usuários das bibliotecas, alunos de graduação, pós-graduação, tecnológicos, EAD, alunos do programa de educação profissional PEP, funcionários e professores, ex-alunos que pagaram taxa de adesão semestral na biblioteca. Todos os usuários com direito a empréstimo serão cadastrados automaticamente, seus dados serão fornecidos pelo Sistema Acadêmico do Centro Universitário Newton Paiva. O empréstimo domiciliar é facultado a toda a comunidade acadêmica e permite a retirada de material bibliográfico por período predeterminado. Todo material retirado da biblioteca é registrado no Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum. Cada tipo de material tem sua modalidade de empréstimo. O limite de volumes emprestado e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e tipo de material: Categoria usuário Quantidade Prazo de empréstimo Alunos de Graduação dias Alunos de Pós-Graduação dias Alunos do PEP dias Professores dias Funcionários dias Ex-alunos dias Outras modalidades de empréstimos: Empréstimo especial, Empréstimo entre as Bibliotecas dos Campi, Empréstimos entre Bibliotecas de outras Instituições, Empréstimos para ex-alunos Outros serviços prestados: Devoluções Multicampi, Visita Orientada, Normalizações de Trabalhos Acadêmicos, Exposição de Novas Aquisições, Catalogação na Fonte,

28 Comutação bibliográfica, Orientações no uso de Base de Dados, Serviços on-line, ICAP (serviço de indexação compartilhada). Laboratório de Informática Espaço destinado aos docentes/discentes para utilização de softwares necessários para aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com melhor visualização do conteúdo ministrado e construção prática de temas ligados às mais diversas disciplinas. Ao ministrar aulas o professor conta com softwares específicos para cada curso. Protocolo on-line Para facilitar a vida acadêmica, o Centro Universitário Newton Paiva criou o Protocolo On-line no site Nele, estão disponíveis serviços: cadastros, informações financeiras (dados sobre as parcelas quitadas e as que estão em aberto e segunda via do boleto para pagamento bancário), históricos e 18 tipos diferentes de atestados, para simples conferência. O Protocolo On-line permite que o aluno, de qualquer lugar, e mesmo no período de férias, tenha acesso às informações acadêmicas. Para acessar o Protocolo Online, é necessário informar o Registro Acadêmico completo R.A., e a senha que acompanha a Identidade Estudantil. Portal Universitário A partir de foi implantando no Centro Universitário Newton Paiva, inicialmente no prédio 220 e atualmente em todo o Centro Universitário, o Portal Universitário que representa um diferencial para a formação adequada, atendendo às exigências do mercado de trabalho. O Portal permite que o aluno, independente de sua localização, possa acompanhar o assunto das aulas e/ou resgatar aulas que porventura tenha perdido. Em cada sala de aula, o professor tem à sua disposição um computador e um projetor para utilização durante suas aulas. Essa é uma

29 ferramenta que visa proporcionar ao professor apoio pedagógico e condições para que a relação professor/aluno e o processo ensino/aprendizagem sejam mais efetivos, atualizados e com a qualidade Newton Paiva de ensino. Serviços e Benefícios O universitário que estuda na Newton Paiva conta com vários auxílios durante seu curso: Clínica de Psicologia que orienta e ajuda pessoas com dificuldades de relacionamento e/ou emocionais por meio de serviços de psicoterapia, terapia e orientação profissional entre outras. Farmácia Escola onde é possível comprar medicamentos industrializados e manipulados e produtos de perfumaria abaixo dos preços praticados no mercado. Centro de Exercício Jurídico que presta assistência jurídica gratuita à comunidade e aos alunos. Clínica de Fisioterapia que realiza diferentes serviços fisioterápicos para os pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O curso de Nutrição oferece avaliação física, levantamento dos hábitos alimentares e elaboração de dieta personalizada. Registro Acadêmico R.A. Ao ingressar no Centro Universitário Newton Paiva, o aluno recebe um Registro Acadêmico R. A. - Esse número o acompanha durante toda a sua permanência na Instituição, constando nos diários de classe, no Documento de Informações Acadêmicas D.I.A., boletins e demais documentos oficiais. 13 NORMAS E RESOLUÇÕES

30 Fique por dentro dos seus deveres acadêmicos. Leia a íntegra das Normas e Resoluções dos Órgãos Deliberativos do Centro Newton Paiva, no site informações e serviços. 14 ESTÍMULOS A ATIVIDADES ACADÊMICAS Iniciação Científica As sociedades e suas diferentes culturas têm contribuído para a elaboração de vários inventos e procedimentos técnicos frutos das pesquisas que são desenvolvidas por meio dos diversos tipos de métodos ao longo da história. Nessa longa jornada que deve ter começado nos primórdios da organização dos seres humanos nas comunidades primitivas, com a transformação de pedras lascadas em pedras polidas e, depois, dos metais em ferramentas e armas, os experimentos ganharam poder e chegaram ao século XXI com status de ciência. A Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva, originada em 1999 (Resolução no. 2/CONSEPE/99, de 15 de abril), vem produzindo desde então uma série de pesquisas reconhecidamente importantes nas diversas áreas do conhecimento e nos diversos campos do saber. As pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos são geralmente apresentadas em eventos científicos, alguns deles de âmbito nacional e internacional. Como princípios norteadores das pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica existem três critérios fundamentais para a realização da pesquisa: Critério de Relevância Social priorizar as demandas da sociedade no presente. Critério de Relevância Científica procurar alcançar rigor teórico e metodológico, evitando modismos ou posições nostálgicas.

31 Critério de viabilidade adequar a pesquisa ao tempo e recursos disponíveis. Extensão Na intenção de aderir a uma linha padrão, adotamos como norteadora a conceituação de Extensão Universitária, definida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas (1987). Esse conceito foi básico para o desenvolvimento do Plano Nacional de Extensão que explicita sua praxis nos princípios da indissociabilidade e ação transformadora, com interação social e interdisciplinaridade. A Extensão é parte indispensável do pensar e do fazer universitários. Nesse sentido, a Extensão Universitária deve se constituir como prática acadêmica que objetiva articular a Universidade, em suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade. De acordo com a realidade do Centro Universitário Newton Paiva e com o objetivo de propor uma gestão coerente com sua conceituação, foram definidas as ações que fazem parte do pilar Extensão Universitária, seguindo a classificação constante no Plano Nacional de Extensão e adotada pelo Censo de Educação Superior INEP/MEC. São elas: Programas; Projetos vinculados ou não aos programas; Cursos de Extensão; Eventos; Prestação de Serviço; Produções e Publicações. Procuramos estabelecer parcerias comprometidas com o objetivo de formar cidadãos críticos, capazes de pensar, entender os problemas do cotidiano e buscar

32 soluções para os mesmos. Capazes de situar-se diante de suas necessidades e ofertas, de construir o seu conhecimento com qualidade e de transformar as realidades negativas em oportunidades empreendedoras e de sucesso. Por meio dessas parcerias os alunos realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios, tendo como base a lei nº , de 25 de setembro de 2008, que esclarece conceitos importantes: Estágio: é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Estágio obrigatório: é o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. Estágio não obrigatório: é uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ATIVIDADES / EVENTOS DO CURSO O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) proporciona vários eventos pedagógicos que propiciam aos acadêmicos a inserção em atividades práticas colocando-o em contato com o mercado de trabalho e a comunidade sócio-acadêmica. Aula Magna Evento semestral com o objetivo de recepcionar os alunos ingressantes no Centro Universitário Newton Paiva com abertura realizada pelo reitor, presença de palestrante renomado e momento cultural. Durante o evento premia-se o aluno que obteve o melhor desempenho no 1 semestre do curso. O prêmio consiste na

33 entrega de Certificado de Honra ao Mérito na solenidade semestral, denominada Aula Magna, com a presença dos familiares dos alunos premiados. Trote Solidário O projeto Trote Solidário consiste no primeiro momento na realização do Trote Solidário para todos os alunos iniciantes de cada semestre letivo que são recebidos pelos alunos do 2º período. A atividade acontece geralmente em sala de aula, onde é desenvolvida uma ação orientada com dinâmica de integração, junto aos coordenadores de cursos e do Centro de Excelência para o Ensino, finalizando com a doação de alimentos não perecíveis. Os demais alunos e funcionários também serão convidados a participar das doações. Aula Inaugural No início de cada semestre letivo, a coordenação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (Negócios Automotivos) apresenta a Estrutura Curricular do Centro Universitário Newton, perspectivas da profissão, áreas de atuação e o papel do tecnólogo no contexto empresarial. Seminário Integrador Palestras, realizada a cada semestre, proferidas por coordenadores e profissionais do mercado, com temas diversos da atualidade, destinadas aos alunos dos Períodos 1A dos cursos tecnológicos da área de gestão. Semana da Gestão Uma vez por semestre, é promovida a Semana da Gestão dentro do espaço do Centro Universitário Newton Paiva, na qual os alunos desenvolvem trabalhos criativos e práticos relacionados às disciplinas estudadas expõem e apresentam seus produtos e resultados no evento que tem caráter empresarial. Esse evento tem a finalidade de incentivar o espírito empreendedor entre os alunos, através do exemplo dos colegas e a parceria com o mercado.

34 Premiação do melhor aluno iniciante Semestralmente, o Centro Universitário Newton Paiva premia o aluno que inicialmente obtém o melhor desempenho no 1 semest re do curso. O prêmio consiste na entrega de Certificado de Honra ao Mérito na solenidade semestral Aula Magna. Conexão, Conhecimento e Mercado O Conexão, Conhecimento & Mercado, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva é um programa de palestras que traz - com exclusividade para os alunos, professores e parceiros da Newton - profissionais de sucesso e renome internacional de diversas áreas. O objetivo do projeto é proporcionar aos participantes uma interface direta com o mercado e com o que há de mais atual e importante em cada profissão. Esta é mais uma iniciativa do Centro Universitário que forma o acadêmico para o mercado. Visitas Técnicas Durante o semestre, são realizadas visitas a outras instituições, concessionárias e distribuidores, montadoras e industrias de autopeças, empresas afins, objetivando a integração e estabelecimento de parcerias, propiciando aos alunos vivenciarem a prática dos conteúdos transmitidos em sala de aula. No local, os alunos participam de palestras, debates e entram em contato com as técnicas / processos / planejamento utilizados pela empresa visitada. As visitas são atividades interdisciplinares e são avaliadas ao longo do semestre. Encontros estaduais e internacionais

35 Salão do Automóvel, Feiras e Encontros Estaduais e Internacionais (do setor). A cada 2 (dois) anos, os alunos participam do Salão Internacional do Automóvel, bem como das Feiras e Encontros Estaduais das Entidades de Classe e do segmento automotivo, tomando conhecimento do que há de novidade no mercado nacional e internacional.. Projeto Interdisciplinar O Centro Universitário Newton Paiva tem definido seu processo educacional centrado no aluno, sujeito de seu processo de aprender, ator principal na aquisição e domínio do saber historicamente acumulado, capaz de analisar, recriar, criar e elaborar. Neste enfoque, o professor é visto como um organizador do processo educacional e dispõem de estratégias, métodos e técnicas que possibilitem a socialização do conhecimento tornando-se um facilitador das condições de aprendizagem de forma crítica, criativa, participativa e coletiva. Os projetos pedagógicos dos cursos presenciais de graduação da Newton Paiva têm como princípios pedagógicos a contextualização, integração a flexibilidade e a interdisciplinaridade e estão organizadas em blocos de disciplinas semestrais. O sistema de bloco de disciplinas de forma organizada em uma seqüência pedagógica recomendada contribui para garantir a interdisciplinaridade tendo em vista a possibilidade de articulação de um bloco de disciplinas com o outro e entre cursos da mesma área de conhecimento. A interdisciplinaridade no contexto dos Cursos de Graduação é entendida como ato de troca, de apreensão global da informação, processo de transformação, compreensão da complexidade do saber e da sua multidimensionalidade.

36 Assim, como uma Instituição madura, consolidada naquilo que faz apresenta uma proposta para os seus projetos interdisciplinares que levem em conta: I. Maior participação e envolvimento de seu corpo discente; II. Ensino participativo, que efetivamente permita a pesquisa em grupo, orientada, estimule a competição pela excelência e qualidade e conectado com o mundo externo e do trabalho; III. Que possibilite a disseminação do conhecimento entre a turma, curso e demais cursos da mesma área de conhecimento; IV. Que valorize os trabalhos e estudos, premiando o melhor aluno de cada uma das turmas e curso; Desta forma, torna-se necessário um evento que reúna condições para o cumprimento da audaciosa proposta para um CENTRO UNIVERSITÁRIO que almeja galgar um ensino de qualidade firmemente posicionado em bases da pesquisa inicial de seus alunos ampliando o conhecimento para a sua comunidade. Um evento deverá reunir a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, profissionais e convidados das várias áreas de conhecimento constituindo-se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica de cada área de atuação do CENTRO UNIVERSITÁRIO. Lider de Turma Tendo em vista a interlocução efetiva dos alunos junto a professores, coordenação de curso, pedagogas do Centro de Excelência e Diretoria da faculdade, o Centro Universitário Newton Paiva criou o programa líderes de turma. As normas estão disponíveis no site da instituição.

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO DE ENFERMAGEM MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES Belo Horizonte 2011 1 Presidente do Grupo Splice Antônio Roberto Beldi Reitor Luis Carlos de Souza Vieira Pró-Reitor

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO

NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO NORMATIZAÇÃO E REGULAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LASSALISTA CURSOS DE GRADUAÇÃO PROVÍNCIA LA SALLE BRASIL - CHILE APRESENTAÇÃO O Setor de Educação Superior da Província

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Serviço Social o planejamento acadêmico do deve assegurar, em termos

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares, as Atividades Complementares constituem-se, também, em um dos componentes dos Cursos Superiores. As Diretrizes Curriculares objetivam servir

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA GUIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA 2013 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são? São práticas acadêmicas de múltiplos formatos, obrigatórias, que podem ser realizadas dentro ou fora

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES S COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares, as Atividades Complementares constituem-se, também, em um dos componentes dos Cursos Superiores. As Diretrizes Curriculares objetivam servir de referência

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO CARO ALUNO, Seja Bem-Vindo às Escolas e Faculdades QI! Desejamos a você uma excelente jornada de estudos e evolução, tanto no campo profissional, como pessoal. Recomendamos

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO - PPC

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO - PPC 1 PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO - PPC O PPC, Projeto Pedagógico de Curso, é o instrumento de concepção de ensino e aprendizagem de um curso e apresenta características de um projeto, no qual devem ser definidos

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara CONSELHO SUPERIOR ACADÊMICO E ADMINISTRATIVO RESOLUÇÃO CSAA N 04/2015 Regulamenta as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação das Faculdades Integradas de Taquara. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO INTRODUÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) Articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Projeto Político Pedagógico Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS -

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS - Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Ms. Sueli Sardinha Guedes 2 MISSÃO DA FFCLDB/AEDB Promover

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 012/07 CONSUNI APROVA A ALTERAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR E ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM MARKETING E O REGULAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 10 DE MARÇO DE 2004 (*)

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 10 DE MARÇO DE 2004 (*) RESOLUÇÃO Nº 6, DE 10 DE MARÇO DE 2004 (*) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. O Presidente da Câmara de Educação

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO IESMA

REGULAMENTO GERAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO IESMA REGULAMENTO GERAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO IESMA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regulamento tem

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Carga Horária Total exigida no curso: 200 horas

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Carga Horária Total exigida no curso: 200 horas REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Total exigida no curso: 200 LONDRINA/PR 2014 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 177, de 11 de setembro de 2015. R E S O L V E:

RESOLUÇÃO nº 177, de 11 de setembro de 2015. R E S O L V E: RESOLUÇÃO nº 177, de 11 de setembro de 2015. O Conselho Universitário CONSUNI, no uso de suas atribuições, em conformidade com Parecer nº 030, de 20 de agosto de 2015, R E S O L V E: Art. 1º - Aprovar

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS Curso de Especialização em POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Políticas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ÂMBITO DA FACET 1. DO CONCEITO E PRINCÍPIOS 1.1 As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter acadêmico, científico e cultural cujo foco

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

RESULTADOS ALCANÇADOS

RESULTADOS ALCANÇADOS Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão 2.1. Coerência das políticas de ensino, pesquisa e extensão com os documentos oficiais. Objetivos Ações Realizadas RESULTADOS ALCANÇADOS

Leia mais

Planejamento CPA Metropolitana 2013

Planejamento CPA Metropolitana 2013 Planejamento CPA Metropolitana 2013 1 Planejamento CPA Metropolitana Ano 2013 Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC pela Lei 10.861 de 10

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA Página 1 de 11 1. CONCEITO / FINALIDADE : A monitoria consiste na atividade de apoio aos alunos das disciplinas de oferta regular do currículo as quais os coordenadores de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº09/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Administração do Centro de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento, elaborado pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivo regulamentar o desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Art. 1º - Compreende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade que complemente a formação acadêmica oferecida pelas disciplinas

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS FINALIDADES Art. 1º. As atividades complementares, no âmbito do Curso de Enfermagem,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento ético

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Faculdade Educacional da Lapa 1 FAEL RESULTADOS - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 O referido informativo apresenta uma súmula dos resultados da autoavaliação institucional, realizada no ano de 2012, seguindo

Leia mais

APEC - Associação Piauiense de Educação e Cultura CESVALE - Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba

APEC - Associação Piauiense de Educação e Cultura CESVALE - Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba RESOLUÇÃO Nº 07 DE 20/09/2004 Estabelece normas para a realização das Atividas Complementares nos cursos graduação do CESVALE. Art. 1 - Define como Ativida Complementar toda e qualquer ativida não prevista

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Logística da FAE Blumenau. RESOLUÇÃO CSA N.º 12/2010 APROVA O REGULAMENTO DE PROJETO INTEGRADOR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA DA FAE BLUMENAU. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) ENGENHARIA CIVIL GOIÂNIA/GO 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores e complementadores do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 138, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 138, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 138, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2006 APROVA O REGULAMENTO PARA O

RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2006 APROVA O REGULAMENTO PARA O RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2006 APROVA O REGULAMENTO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UniRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UniRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UniRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Artigo 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares como

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA. CAPITULO I Dos Fins

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA. CAPITULO I Dos Fins REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA Aprovado na CamEx, na 80ª Sessão, realizada em 11 de junho de 2014, apreciada no CONSEPE, na 47ª Sessão, realizada

Leia mais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais Construção coletiva a partir das experiências, coordenada pelo Colegiado do Curso de Graduação (art. 34 do Regimento Geral

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004)

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004) CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004) DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A carga horária da matriz 2009.1

Leia mais

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão;

Integrar o processo de ensino, pesquisa e extensão; REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS ITAPINA O Estágio Curricular constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO DE EQUIPES E VIABILIDADE DE PROJETOS

Curso de Especialização em GESTÃO DE EQUIPES E VIABILIDADE DE PROJETOS Curso de Especialização em GESTÃO DE EQUIPES E VIABILIDADE DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão de Equipes e Viabilidade

Leia mais

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ASSESSORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO i:\latosens\rot_esp.doc Pelotas, março de 1996 PROCEDIMENTOS

Leia mais

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Curso de Especialização em PEDAGOGIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Pedagogia Social

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades complementares que compõem o currículo pleno dos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu)

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) O Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) é fruto de uma Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração Meio Ambiente. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Meio

Leia mais

31956 Monografia II 31926

31956 Monografia II 31926 Currículo Novo 2006/01 Duração: 182 créditos 2.730h, acrescidas de 270h de atividades complementares, totalizando 3.000h 31544 Teoria das Organizações I - 31554 Matemática I - 31564 Teoria das Organizações

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Análise e

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais