Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital (Representação analógica e digital)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital (Representação analógica e digital)"

Transcrição

1 Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital (Representação analógica e digital) Curso: Ciência da Computação Lívia Lopes Azevedo livia@ufmt.br

2 Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital Circuitos digitais Os circuitos digitais são formados por circuitos lógicos denominados de Portas Lógicas. Existem três (3) portas básicas que podem ser conectadas de maneiras variadas, formando sistemas que vão de simples relógios digitais aos computadores de grande porte. Veremos as características das 3 portas básicas, bem como seus símbolos e circuitos equivalentes.

3 Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital Sistemas analógicos e Sistemas digitais Sistema qualquer conjunto de elementos interrelacionados que interagem para executar uma tarefa específica. Analógico está relacionado com a capacidade de assumir valores contínuos Digital esta relacionado com dígitos algarismo, assumindo valores pontuais Os sistemas digitais estão substituindo os antigos sistemas analógicos usados em produtos de consumo em várias linhas, ex. linha áudio-vídeo.

4 Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital Um sistema analógico é formado por dispositivos que manipulam quantidades físicas representadas sob a forma analógica. Nestes sistemas as quantidades variam continuamente dentro de uma faixa de valores. Um sistema digital resulta de uma combinação de dispositivos (eletrônicos, mecânicos, magnéticos ou pneumáticos) para manipular quantidades físicas ou informações que são representadas na forma digital; isto é, tal sistema só pode manipular valores discretos. Ex. relógio de ponteiro, velocímetro, termômetro, etc. Ex. Calculadora digital, computador digital, forno microondas (controle), controle remoto, sistema de telefonia, etc.

5 Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital Diferença entre sistema analógico e digital Os circuitos analógicos utilizam no seu funcionamento grandezas continuamente variáveis, em geral tensões e corrente elétrica. Os circuitos digitais produzem sua saída, respondendo a incrementos fixos. A entrada no circuito analógico nunca constitui um número absoluto: é uma posição aproximada numa escala contínua. Por exemplo: um relógio analógico possui os ponteiros que estão em constante movimento; não possui um valor determinado para o intervalo de tempo. O relógio digital tem sua indicação das horas através de números que mudam de intervalo em intervalo. Um circuito analógico tem suas variáveis em contínua variação no tempo, e o circuito digital possui suas variáveis fixas em períodos de tempo.

6 Vantagens das técnicas digitais 1. Os sistemas digitais são mais fáceis de projetar: são usados circuitos de chaveamento para manipular apenas dois níveis de valores de tensão ou corrente (ALTO ou BAIXO). 2. O armazenamento da informação é mais fácil. 3. Precisão e exatidão são maiores: nos circuitos digitais a precisão depende do número de circuitos usados ao passo que nos circuitos analógicos a precisão depende dos componentes empregados.

7 Vantagens das técnicas digitais 4. As operações podem ser programadas: uso de conjuntos de instruções (programas). 5. Circuitos digitais são menos afetados por ruído: influência do ruído sobre o valor exato da corrente ou da tensão não é problema desde que não afete a distinção entre os níveis ALTO e BAIXO. 6. Circuitos digitais são mais adequados à integração: os circuitos analógicos não atingem o mesmo grau de integração dos circuitos digitais devido à sua maior complexidade e ao uso de dispositivos mais difíceis de serem integrados: capacitores de grande capacitância, resistores de precisão, indutores e transformadores.

8 Limitações das técnicas digitais A grande maioria das variáveis (quantidades) físicas são analógicas e geralmente elas são as entradas e saídas que devem ser monitoradas, operadas e controladas por um sistemas. Para utilizar um sistema digital para o tratamento de entradas e saídas analógicas são necessárias as seguintes etapas: 1. Converter o mundo real das entradas analógicas para a forma digital. 2. Processar (ou operar) a informação digital. 3. Converter as saídas digitais de volta para o mundo real, em sua forma analógica.

9 Limitações das técnicas digitais

10 A necessidade das conversões AD/DA da informação pode ser considerada uma desvantagem, porque introduz complexidade e maior custo aos sistemas. Outro fator importante é o tempo extra gasto na conversão. Conclusão: devido aos benefícios econômicos proporcionados pela integração dos circuitos e pela maior imunidade aos ruídos, as técnicas digitais serão utilizadas com intensidade cada vez maior.

11 Sinais digitais binários sistemas compostos por componentes eletrônicos que possui dois estados (binário). Os valores binários podem ser representados por qualquer dispositivo que só tenha dois estados ou condições de operação possíveis, como por exemplo: chave de duas posições (aberta ou fechada); lâmpada (apagada ou acesa); diodo (conduzindo ou não); relé (energizado ou não); transistor (em corte ou saturado); fotocélula (iluminada ou não); embreagem mecânica (engatada ou não) e fita magnética (desmagnetizada ou magnetizada). Nos sistemas eletrônicos, a informação binária é representada por tensões (ou correntes) que estão presentes nas entradas e saídas dos circuitos.

12 Geralmente, os valores binários são representados por dois níveis nominais de tensão que podem ser: 0 volt para o binário 0 e 5 volts para o binário 1. L= low (baixo) e H=high (alto); F (falso) e V (verdadeiro) Nos sistemas digitais o valor exato de tensão não é importante, uma vez que um valor de 3,6V ou de 4,3V representam o mesmo valor binário 1. Nos sistemas analógicos, o valor preciso da tensão carrega uma informação significativa, exigindo circuitos analógicos de precisão.

13 Componentes digitais Início circuitos eletrônicos de dois estados compostos de interruptores, lâmpadas, relés, diodo, transistores Hoje circuitos integrados (CI) A integração em larga escala (LSI = Large Scale Integration), de milhares de componentes discretos (diodos, transistores, resistores e capacitores) em uma pequena pastilha de silício de alguns milímetros quadrados encapsulada em um invólucro de alguns centímetros. Circuito integrado (CI) visto por dentro e por cima. Chip Fios finíssimos de ligação do chip aos terminais do CI Terminais do CI Circuito integrado, também chamado de chip ou CI, é um componente com uma relativa complexidade lógica, onde está implementado um determinado circuito.

14 Circuito integrado - É composto por uma pastilha de semicondutor, onde são construído os circuitos digitais em microeletrônica, e por um encapsulamento responsável por proteger a pastilha e por fornecer os contatos elétricos entre sinais externos e a pastilha. O modo como um circuito digital responde a uma entrada é denominado lógica do circuito. Os circuitos digitais também são chamados de circuitos lógicos. Os circuitos integrados digitais estão agrupados em famílias lógicas.

15 Existem três objetivos que devem ser alcançados quando se desenvolve circuitos integrados concentrar o maior número possível de circuitos no menor espaço físico possível; Permitir que as saídas dos circuitos respondam o mais rápido possível a variação dos sinais de entrada, ou seja, possibilitar maior velocidade/relógio de operação; Diminuir o consumo de potencia, evitando com isto o aquecimento do CI Observe que esses 3 objetivos estão bastante correlacionados

16 Existem três objetivos que devem ser alcançados quando se desenvolve circuitos integrados

17 Exercício proposto 1 - Quais dos itens a seguir referem-se à forma de representação digital e quais se referem à analógica? a) Chave de dez posições. b) A corrente elétrica na tomada na parede. c) A temperatura de uma sala. d) Pedras dentro de um balde. e) Velocímetro de automóvel. f) Altitude de um avião. g) Corrente através de um alto-falante. h) Ajuste do temporizador de um forno de microondas. 2 - Qual a diferença entre as quantidades analógicas e digitais? 3 - Quais são as vantagens das técnicas digitais sobre as analógicas? 4 - Qual é a maior limitação para o uso das técnicas digitais?

18 Circuito lógico Circuito é um caminho, um trajeto Circuito lógico: são circuitos digitais, utilizados para processar (obedecendo a um determinando conjunto de regras) informações sob a forma binária.

Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital. Representação analógica e digital

Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital. Representação analógica e digital Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital Representação analógica e digital Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital Circuito é um caminho, um trajeto Circuito lógico: são trajetos utilizados

Leia mais

Aula 01. Sistemas Analógicos e Digitais

Aula 01. Sistemas Analógicos e Digitais Aula 01 Sistemas Analógicos e Digitais (pág. 1 a 7, 45 a 46 ) 1 Prof. Dr. Aparecido Nicolett PUC-SP INTRODUÇÃO O termo digital tornou-se parte de nosso vocabulário diário, devido ao modo intenso pelo qual

Leia mais

V i CIRCUITOS DIGITAIS. Introdução

V i CIRCUITOS DIGITAIS. Introdução CIRCUITOS DIGITAIS Introdução Quando escutamos o termo digital, pensamos em relógio digital ou calculadora digital, uma associação atribuída à popularidade que os equipamentos digitais adquiriram devido

Leia mais

RCM00011 CIRCUITOS DIGITAIS

RCM00011 CIRCUITOS DIGITAIS RCM00011 CIRCUITOS DIGITAIS Prof. Luciano Bertini Site: http://www.professores.uff.br/lbertini Objetivo do Curso O objetivo do curso de Circuitos Digitais é apresentar ao aluno os

Leia mais

Ciência da Computação Circuitos Digitais Objetivos e Introdução

Ciência da Computação Circuitos Digitais Objetivos e Introdução Ciência da Computação Objetivos e Introdução Prof. Sergio Ribeiro Material adaptado das aulas do Prof. José Maria da UFPI Tópicos Programa da disciplina, metodologia de ensino, avaliações e bibliografia

Leia mais

Aula 1. Funções Lógicas. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Aula 1. Funções Lógicas. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Aula 1 Funções Lógicas SEL 0414 - Sistemas Digitais Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Representação Numérica: l Utilizada na representação de alguma grandeza física l Pode ser Analógica ou Digital

Leia mais

Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO

Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO Prof. André Rabelo LÓGICA DIGITAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Um sistema pode ser definido como sendo um conjunto de elementos que são interligados de alguma maneira para compor um todo e assim realizar funcionalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof. Leonardo Augusto Casillo

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Leonardo Augusto Casillo SISTEMAS ANALÓGICOS X DIGITAIS Representação Numérica Analógica Um valor (quantidade) é representado

Leia mais

6. Natureza dos circuitos digitais

6. Natureza dos circuitos digitais Sumário: Electrónica digital Circuitos integrados LEI FÍSICA 1 Electrónica digital: Electrónica digital é o conjunto de determinadas técnicas e dispositivos integrados, que se utilizam principalmente na

Leia mais

Apresentação da Disciplina Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h

Apresentação da Disciplina Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara. Carga Horária: 60h Apresentação da Disciplina Prof. Rômulo Calado Pantaleão Camara Carga Horária: 60h Introdução à Eletrônica É ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os

Leia mais

Eletrônica Digital Apresentação e Cap.1 PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN

Eletrônica Digital Apresentação e Cap.1 PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Eletrônica Digital Apresentação e Cap.1 PROF. EDUARDO G. BERTOGNA UTFPR / DAELN Conteúdos da Disciplina: Sistemas Numéricos e Códigos; Portas Lógicas e Algebra Booleana; Lógica Combinacional: Expressões

Leia mais

Elementos de Lógica Digital Aula 1: Introdução 04/08/2011

Elementos de Lógica Digital Aula 1: Introdução 04/08/2011 Elementos de Lógica Digital Aula 1: Introdução 04/08/2011 Website http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2-elementos-de-logica-digital/ Prof a. Patrícia Dockhorn Costa Objetivos O objetivo desta disciplina

Leia mais

ELETRONICA DIGITAL. Aula 01 Apresentação da disciplina; Representação Digital x Analógica. Prof. Franklin Alves 1

ELETRONICA DIGITAL. Aula 01 Apresentação da disciplina; Representação Digital x Analógica. Prof. Franklin Alves 1 ELETRONICA DIGITAL Aula 01 Apresentação da disciplina; Representação Digital x Analógica. Prof. Franklin Alves 1 Objetivo Entender os conceitos fundamentais de lógica digital. Estudo de Sistemas Digitais

Leia mais

Conceitos Introdutórios Capítulo 1. Prof. Gustavo Fernandes de Lima

Conceitos Introdutórios Capítulo 1. Prof. Gustavo Fernandes de Lima Conceitos Introdutórios Capítulo 1 Prof. Gustavo Fernandes de Lima Os temas abordados nesse capítulo são: Introduçãoaosdigitiais1se0s. Representação numérica. Sistemas analógicos

Leia mais

CAPÍTULO 1 - SISTEMAS DE NUMERAÇÕES

CAPÍTULO 1 - SISTEMAS DE NUMERAÇÕES INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - CIRCUITOS DIGITAIS - Prof Nelson M Kanashiro CAPÍTULO 1 - SISTEMAS DE NUMERAÇÕES 1- INTRODUÇÃO : O sistema de numeração mais usual é o decimal, que possui dez símbolos (algarismos

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS (Unidade 3)

CIRCUITOS INTEGRADOS (Unidade 3) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM MECATRÔNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL CIRCUITOS

Leia mais

MD MATEMÁTICA DISCRETA

MD MATEMÁTICA DISCRETA MD MATEMÁTICA DISCRETA - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PucMinas - Professora Cynthia Barros - Existem vários sistemas de numeração Ex. Babilônico Base 60 - Nosso sistema de numeração:

Leia mais

ELETRICIDADE CAPÍTULO 2 ELEMENTOS DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS

ELETRICIDADE CAPÍTULO 2 ELEMENTOS DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETRICIDADE CAPÍTULO 2 ELEMENTOS DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS 2.1 - INTRODUÇÃO - EXISTEM CINCO ELEMENTOS BÁSICOS IDEAIS QUE SÃO UTILIZADOS EM CIRCUITOS ELÉTRICOS. - ELEMENTOS ATIVOS (GERAM ENERGIA ELÉTRICA)

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 Roteiro Padrão 4-20mA Sistemas de Aquisição de Dados Medidores de Grandezas Elétricas Padrão

Leia mais

Conteúdo. A válvula; O transistor; A miniaturização; Evolução dos processos de fabricação do transistor; A integração;

Conteúdo. A válvula; O transistor; A miniaturização; Evolução dos processos de fabricação do transistor; A integração; Conteúdo A válvula; O transistor; A miniaturização; Evolução dos processos de fabricação do transistor; A integração; Eletrônica digital; Eletrônica analógica; Desenvolvimento da eletrônica digital; Engenharia

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL. Prof. Fabio Martins Domingues

ELETRÔNICA DIGITAL. Prof. Fabio Martins Domingues ELETRÔNICA DIGITAL Prof. Fabio Martins Domingues ELETRÔNICA DIGITAL Apresentação Nome Cidade Motivação Profissão Expectativas Time de futebol Bibliografia Ivan V. Idoeta e Francisco G. Capuano, Elementos

Leia mais

Eletrônica Digital II. Engenharia de Computação

Eletrônica Digital II. Engenharia de Computação Eletrônica Digital II ELT013 Engenharia de Computação Aula 10 INTERFACE COM O MUNDO ANALÓGICO ELT013 - Eletrônica Digital II Aula 10 - Interface com o Mundo Analógico 2 Quantidade Digital Vs. Quantidade

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL Professor Virgilio Magalde de Azevedo AULA 1

ELETRÔNICA DIGITAL Professor Virgilio Magalde de Azevedo AULA 1 AULA 1 1 Introdução A Eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar

Leia mais

Sistema Supervisório - IHM

Sistema Supervisório - IHM Faculdade de Tecnologia Pentágono Tecnologia em Mecatrônica Industrial Sistema Supervisório - IHM Aula 2: Sistemas Numéricos, Sinal Digital e Sinal Analógico PROF. MSC. THIAGO ABRAÃO 21 de Agosto de 2017

Leia mais

Circuitos Lógicos. Capítulo 1 Sistema de Numeração e Códigos

Circuitos Lógicos. Capítulo 1 Sistema de Numeração e Códigos Circuitos Lógicos Capítulo 1 Sistema de Numeração e Códigos Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno http://www.ufsj.edu.br/nepomuceno nepomuceno@ufsj.edu.br São João del-rei, agosto de 2015 Tópicos da aula

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração

Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 1 Introdução e Sistemas de Numeração Graduação em Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Conteúdo Introdução

Leia mais

LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME:

LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME: LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME: 1. Explique a constituição do computador. Um computador é composto pelo processador, pela memória, dispositivos de entrada e saída.

Leia mais

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC Eletrônica Digital Aula 1: Sistemas Numéricos TOCCI, Sistemas Digitais, Caps. 1 e 2. https://sites.google.com/site/en2605edigital/edigital Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br

Leia mais

Conceitos introdutórios

Conceitos introdutórios Aula Conceitos introdutórios Prof. Tecgº Flávio Murilo Aula 2 Portas lógicas e Álgebra Booleana Prof. Tecgº Flávio Murilo 2 Álgebra Booleana Introdução Vimos anteriormente que os números binários não representam

Leia mais

CONTINUAÇÃO DE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO (Unidade 6)

CONTINUAÇÃO DE SISTEMAS DE NUMERAÇÃO (Unidade 6) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA GERAL CONTINUAÇÃO

Leia mais

CONTROLADOR ATUADOR PROCESSO SENSO

CONTROLADOR ATUADOR PROCESSO SENSO TRANSDUTORES Dispositivos que converte uma forma de energia ou quantidade física, em outra. Os Transdutores podem ainda ser dividido em Sensores, que monitoram um sistema, e atuadores que impõem uma ação

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS. Professor Adão de Melo Neto

CIRCUITOS INTEGRADOS. Professor Adão de Melo Neto CIRCUITOS INTEGRADOS Professor Adão de Melo Neto LEI DE OHMS e CIRCUITOS RESISTIVOS I = CORRENTE FLUXO DE ELÉTRONS DO POLO PARA O + (medido em amperes: A) V = TENSÃO Capacidade de fluxo de elétrons (medido

Leia mais

Circuitos Lógicos. Prof. Odilson Tadeu Valle

Circuitos Lógicos. Prof. Odilson Tadeu Valle Introdução Circuitos Lógicos Prof. Odilson Tadeu Valle Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Campus São José odilson@ifsc.edu.br 1/44 Sumário 1 Introdução 2 Analógico Versus Digital 3 Bits, Bytes e

Leia mais

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua

INTRODUÇÃO. Introdução a Informática. Vinícius Pádua INTRODUÇÃO Introdução a Informática Introdução Para que serve o computador? Word, Filme, Facebook,... Resolver problemas do usuário Coletar, manipular e fornecer os resultados Processamento eletrônico

Leia mais

Sistemas Digitais. Tiago Alves de Oliveira

Sistemas Digitais. Tiago Alves de Oliveira Sistemas Digitais Tiago Alves de Oliveira Ementa Conceitos introdutórios de sistemas analógicos e digitais. Aritmética digital. Contadores e registradores. Famílias lógicas e circuitos integrados. Dispositivos

Leia mais

ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA

ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA ATIVIDADE DA DÉCIMA SEMANA Caro aluno, segue abaixo a atividade para ser realizada nessa semana. Disciplina: Arquitetura Computacional Período: 06/10 a 11/10 Prazo: 20/10 Atividade 2: Reflita, analise

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS. Professor Adão de Melo Neto

CIRCUITOS INTEGRADOS. Professor Adão de Melo Neto CIRCUITOS INTEGRADOS Professor Adão de Melo Neto Revisão sobre Circuito Resistivo e Lei de Ohms R = RESISTÊNCIA É A OPOSIÇÃO A CIRCULAÇÃO DA CORRENTE GERADA POR UMA TENSÃO OU DIFERENÇA DE POTENCIAL (medido

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão:

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Questão: 422138 Dois resistores com resistências de 18 e 6 são conectados em série aos terminais de uma bateria de automóvel, cuja tensão é igual a 12 V CC. Considerando que a bateria pode ser julgada

Leia mais

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC Eletrônica Digital Aula 20: Conversão Digital-Analógica (DA) Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br Quantidade Digital versus Quantidade Analógica Quantidade Digital

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução à Eletrônica de Potência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL I

ELETRÔNICA DIGITAL I ELETRÔNICA DIGITAL I Parte 0 Introdução Professor Dr. Michael Klug 1 Analógico x Digital Representações: Analógica = contínua Digital = discreta (passo a passo) 2 Vantagens Técnicas Digitais 1) Fáceis

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Sistemas analógicos e digitais Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Analógico x Digital Sinal analógico: O sinal analógico varia continuamente ao longo de uma faixa de

Leia mais

Fat-Uerj: Introdução à computação

Fat-Uerj: Introdução à computação Fat-Uerj: Introdução à computação Profa Pryscilla Pires Aula 1: Apresentação da disciplina Uma breve história da computação Apresentação da disciplina UNIDADE: Faculdade de Tecnologia DEPARTAMENTO: Matemática,

Leia mais

Guia de Aulas Práticas de Eletrônica Analógica e Digital AULA PRÁTICA 05 CIRCUITOS A DIODOS. 1. OBJETIVOS: Estudar diversas aplicações para os diodos

Guia de Aulas Práticas de Eletrônica Analógica e Digital AULA PRÁTICA 05 CIRCUITOS A DIODOS. 1. OBJETIVOS: Estudar diversas aplicações para os diodos AULA PRÁTICA 05 CIRCUITOS A DIODOS 1. OBJETIVOS: Estudar diversas aplicações para os diodos 2. PRÉ-REQUISITOS: Capítulo 2 do livro texto. 3. RESUMO TEÓRICO: O diodo, apesar de ser o dispositivo semicondutor

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática

Conceitos Básicos de Informática Conceitos Básicos de Informática Introdução Informática Ciência do tratamento automático das informações Engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores Computador que permitam

Leia mais

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1

Informática I. Aula Aula 22-12/11/2007 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-12/11/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI

CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI CIRCUITOS INTEGRADOS E VLSI ALUNOS ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS André, Andreia Aquino, Gabriele Aquino e Renato Junior O QUE SÃO OS CIRCUITOS INTEGRADOS? Os circuitos integrados (microchip, chip

Leia mais

Circuitos Lógicos. Profa. Grace S. Deaecto. Faculdade de Engenharia Mecânica / UNICAMP , Campinas, SP, Brasil.

Circuitos Lógicos. Profa. Grace S. Deaecto. Faculdade de Engenharia Mecânica / UNICAMP , Campinas, SP, Brasil. Circuitos Lógicos Profa. Grace S. Deaecto Faculdade de Engenharia Mecânica / UNICAMP 13083-860, Campinas, SP, Brasil. grace@fem.unicamp.br Segundo Semestre de 2013 Profa. Grace S. Deaecto ES572 DMC / FEM

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução à Eletrônica de Potência

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Apresentação da disciplina Prof. Ohara Kerusauskas Rayel Disciplina de Eletrônica Digital - ET75C Curitiba, PR 19 de março de 015 1 / 35 Por que Eletrônica Digital? Termo Digital tornou-se comum em nosso

Leia mais

Componentes do Aparelho Celular

Componentes do Aparelho Celular Diodo Emissor de Luz O diodo emissor de luz, que tem como sigla LED é exatamente o que o seu nome sugere: Trata-se de um simples diodo, formado pela junção de dois materiais semicondutores diferentes,

Leia mais

Eletrônica Digital Portas Lógicas

Eletrônica Digital Portas Lógicas Eletrônica Digital Portas Lógicas ELETRÔNICA DIGITAL Portas Lógicas Expressões Booleanas Tabela Verdade Simbologia 3 Portas Lógicas As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital usados

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Introdução a Eletrônica Cássio Pinheiro cdbpinheiro@zipmail.com.br Sinal Uma informação pode ser representada por sinais, normalmente elétricos. Sinal É qualquer onda com propagação

Leia mais

Lei de Ohm e Resistores reais Cap. 2: Elementos de circuito

Lei de Ohm e Resistores reais Cap. 2: Elementos de circuito 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples REDES e CIRCUITOS: A interconexão de dois ou mais elementos de circuitos simples forma uma rede elétrica. Se a rede tiver pelo menos um caminho fechado, ela é

Leia mais

KIT DIDÁTICO PIC-2377

KIT DIDÁTICO PIC-2377 KIT DIDÁTICO PIC-77... Módulo PIC-77 Recursos internos da MCU Encapsulamento DIP40. 5 instruções (RISC). pinos de I/O configuráveis. 56 bytes de EEPROM para dados de 8 bits. 8k de memória flash para o

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL UFPA / ITEC / FEE LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Professor: Daniel Cardoso Circuitos Integrados e Famílias Lógicas TTL e CMOS A implementação de circuitos lógicos com dispositivos discretos (diodos,

Leia mais

Eletrônica Analógica

Eletrônica Analógica Eletrônica Analógica Introdução Eletrônica Estudo dos circuitos constituídos por componentes elétricos e eletrônicos, que possuem como objetivo principal representar, armazenar, transmitir ou processar

Leia mais

Programa de engenharia biomédica

Programa de engenharia biomédica Programa de engenharia biomédica princípios de instrumentação biomédica COB 781 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Processamento de Mídias e Sinais (Introdução à Comunicação e Transmissão de Sinais) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Breve Histórico

Leia mais

Introdução à Automação

Introdução à Automação Núcleo de Mecânica Introdução à Automação Prof. Wander Gaspar wandergaspar@gmail.com Sistemas Analógicos Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que variam de forma contínua

Leia mais

ÁLGEBRA BOOLEANA E LÓGICA DIGITAL AULA 04 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade

ÁLGEBRA BOOLEANA E LÓGICA DIGITAL AULA 04 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade ÁLGEBRA BOOLEANA E LÓGICA DIGITAL AULA 04 Arquitetura de Computadores Gil Eduardo de Andrade O conteúdo deste documento é baseado no livro Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores

Leia mais

Eletrônica Digital. Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br

Eletrônica Digital. Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br Eletrônica Digital Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br Conversores D/A Prof. Gilson Yukio Sato sato[at]utfpr[dot]edu[dot]br Analógico X Digital Variação Contínua Infinitos Valores tempo

Leia mais

Período Saulo O. D. Luiz

Período Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 2 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Características de um Microcontrolador 2 Saulo O. D. Luiz Características de um Microcontrolador Microcontrolador de fabricantes

Leia mais

4.9 Características Básicas dos CIs Digitais

4.9 Características Básicas dos CIs Digitais CIs digitais são uma coleção de resistores, diodos e transistores fabricados em um pedaço de material semicondutor (geralmente silício), denominado substrato, comumente conhecido como chip. CIs digitais

Leia mais

CIRCUITOS INTEGRADOS. Professor Adão de Melo Neto

CIRCUITOS INTEGRADOS. Professor Adão de Melo Neto CIRCUITOS INTEGRADOS Professor Adão de Melo Neto R = RESISTÊNCIA É A OPOSIÇÃO A CIRCULAÇÃO DA CORRENTE GERADA POR UMA TENSÃO OU DIFERENÇA DE POTENCIAL (medido em ohms) I = CORRENTE FLUXO DE ELÉTRONS DO

Leia mais

Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6457 - Conceitos Aplicados em Eletrônica Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. O Que é Eletrônica... 24 1.1.1. Para que Serve o Técnico Eletrônico... 24 1.1.2.

Leia mais

ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica

ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica Capítulo 11 Conversores Analógico-Digital (CAD) e Digital-Analógico (CDA) 1 Esquema Geral de Sistema de Processamento Digital de Grandezas Analógicas 2 Esquema Geral

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

INTRODUÇÃO AOS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Automação (AUT) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) INTRODUÇÃO AOS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS 2018-2

Leia mais

14/03/2011. A INFORMAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO (Parte I)

14/03/2011. A INFORMAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO (Parte I) A INFORMAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO (Parte I) Prof: Alberto Melo O computador, sendo um equipamento eletrônico, armazena e movimenta as informações internamente sob forma eletrônica; tudo o que faz é reconhecer

Leia mais

Sistemas Digitais para Computação

Sistemas Digitais para Computação Sistemas Digitais para Computação AULAS TEÓRICAS 01 a 08 Prof. MSc. Mário Oliveira Orsi Prof. MSc. Carlos Alexandre Ferreira de Lima FEVEREIRO de 2015 1 Sistemas Digitais para Computação Referência ao

Leia mais

Diodos e dispositivos especiais

Diodos e dispositivos especiais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores Diodos e dispositivos especiais Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, maio

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 4 Portas Lógicas Prof. Leonardo Augusto Casillo Analisando o circuito (1)... A Acesa Apagada S Apagada Acesa O emissor do transistor

Leia mais

Transmissores e Receptores

Transmissores e Receptores www.iesa.com.br 1 Os transmissores são instrumentos que convertem um sinal qualquer, de um sensor ou transdutor, em um sinal padrão para ser enviado a distância. Outras funções de tratamento e condicionamento

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL420 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto circuito...2

Leia mais

Nome legível: Assinatura: Como soube do mestrado? LEIA COM ATENÇÃO

Nome legível:   Assinatura: Como soube do mestrado? LEIA COM ATENÇÃO Prova de Seleção Data: 17 / 02 / 2014 e-mail: Assinatura: Como soube do mestrado? LEIA COM ATENÇÃO QUESTÕES DE ÁREA DESTA PROVA: FÍSICA (2), ELETRÔNICA DIGITAL (1), SISTEMAS DE MEDIDAS (1), ELETRÔNICA

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Desenho Técnico. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Desenho Técnico. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Desenho Técnico Apresentação do Circuito it para Montagem Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, agosto

Leia mais

Fundamentos de Eletrônica

Fundamentos de Eletrônica 6872 - Fundamentos de Eletrônica Elvio J. Leonardo Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação 2014 Roteiro Revisão Matemática Função matemática, função

Leia mais

Aula 3. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Aula 3. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Aula 3 Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação Sistemas digitais: as variáveis estão limitadas a um número finito de valores (variação discreta) Sistemas analógicos:

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Numeração

Introdução à Computação: Sistemas de Numeração Introdução à Computação: Sistemas de Numeração Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@eletrica.ufpr.br Gradadores Gradadores com controle pelo ângulo de condução de um interruptor Gradadores

Leia mais

OBJETIVOS MATERIAL UTILIZADO

OBJETIVOS MATERIAL UTILIZADO OBJETIVOS Esta aula prática tem como objetivo apresentar aos alunos as portas lógicas TTL (Transistor-Transistor Logic). Através de montagens eletrônicas simples no protoboard, deverão ser verificados

Leia mais

PRÁTICA 2 - PARTIDA ESTRELA-TRIÂNGULO DO MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

PRÁTICA 2 - PARTIDA ESTRELA-TRIÂNGULO DO MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Comandos Industriais Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Introdução PÁTICA - PATIDA ETELA-TIÂNGULO DO MOTO DE INDUÇÃO TIFÁICO A chave estrela-triângulo é um dispositivo auxiliar de partida de motores

Leia mais

Página 1

Página 1 1. A função da eletrônica de potência é controlar o fluxo de potência, processando a energia das fontes de alimentação disponíveis (rede elétrica, geradores ou baterias) através de dispositivos semicondutores

Leia mais

1 Introdução à Lógica Digital. Arquitectura de Sistemas Computacionais

1 Introdução à Lógica Digital. Arquitectura de Sistemas Computacionais 1 Introdução à Lógica Digital Introdução à Lógica Digital ELECTRÓNICA DIGITAL...é o conjunto de determinadas técnicas e dispositivos integrados, de vários graus de complexidade, que se utilizam principalmente

Leia mais

UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A.

UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A. UNIVERSIDADE Anhanguera-Uniderp Disc. Eletrônica Digital II Profª M. Sc Daniela Luiza Catelan Carneiro EE - Turma N50 JOHNNY M. MARQUES R.A.: 122928 Campo Grande, 27 de Maio de 2010 01. DEFINA SINAIS ANALOGICOS

Leia mais

Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 1

Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 1 Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 10 de março de 2014 Introdução aos Processos Estocásticos em Engenharia Elétrica 1 Conteúdo 1 Modelos Matemáticos - Determinísticos e Probabiĺısticos

Leia mais

Códigos, Portas Lógicas e Comportamento Elétrico

Códigos, Portas Lógicas e Comportamento Elétrico Códigos, Portas Lógicas e Comportamento Elétrico Prof. Ohara Kerusauskas Rayel Disciplina de Eletrônica Digital - ET75C Curitiba, PR 26 de março de 2015 1 / 32 Códigos Código: Números, letras ou palavras

Leia mais

Descrição dos principais componentes que compõem um sistema eletrônico

Descrição dos principais componentes que compõem um sistema eletrônico Sistemas Digitais I Professora: Lane Maria Rabelo Baccarini Material de MARGRIT RENI KRUG, extraído do site: http://www.inf.unisinos.br/~cbi/circdgt.htmlhttp://www.inf.unisinos.br/~cbi/circdgt.html Descrição

Leia mais

O que é um indutor? Constituição. Tipos de indutores

O que é um indutor? Constituição. Tipos de indutores O que é um indutor? A indução eletromagnética é um fenômeno causado por um campo magnético e gera corrente elétrica. Uma área delimitada por um determinado condutor sofre variação no de fluxo de indução

Leia mais

Capítulo 8 Interface com o mundo analógico

Capítulo 8 Interface com o mundo analógico Capítulo 8 Interface com o mundo analógico.0 Introdução A maioria das grandezas físicas é analógica por natureza e pode assumir qualquer valor dentro de uma faixa de valores contínuos. Podemos citar: temperatura,

Leia mais

Lei de Ohm e Resistoresreais. 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples. 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples. Cap. 2: Elementos de circuito

Lei de Ohm e Resistoresreais. 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples. 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples. Cap. 2: Elementos de circuito 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples 2. Análise de Circuitos Elétricos Simples REDES e CIRCUITOS: A interconexão de dois ou mais elementos de circuitos simples forma uma rede elétrica. Se a rede tiver

Leia mais

Roteiro 07 Transistor Bipolar Operação como chave 2

Roteiro 07 Transistor Bipolar Operação como chave 2 Roteiro 07 Transistor Bipolar Operação como chave 2 Equipe: Objetivos: Data: / / 16 Visto Assiduidade Verificar e interpretar o funcionamento do transistor bipolar NPN como chave eletrônica em circuito

Leia mais

Eletrônica de Potência

Eletrônica de Potência Eletrônica de Potência A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis

Leia mais