EDITAL N.º 02/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL N.º 02/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA"

Transcrição

1 EDITAL N.º 02/2016 DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA Pelo presente edital, o Projeto de Pesquisa de Implantação e Consolidação do Laboratório de Inflação e Custo de Vida da região Metropolitana de Belém LAINC - RMB por meio do convênio firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA)/Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), seleciona estudantes de graduação da UFPA para atuar como bolsistas de pesquisa, nos termos do presente Edital. 1. DO OBJETO 1.1. O presente convênio firmado tem por finalidade Implantar e consolidar o Laboratório de Inflação e Custo de Vida da Região Metropolitana de Belém (LAINC-RMB). Como subsídio às políticas públicas de planejamento, políticas econômicas voltadas ao controle de preços e distribuição de renda, políticas sociais dedicadas à compreensão do consumo e orçamento familiar e primordial ao empoderamento da sociedade civil. 2. DAS NORMAS GERAIS 2.1. A seleção dos bolsistas de pesquisa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital A formalização da bolsa de pesquisa ocorrerá por meio de Termo de Compromisso para a realização das atividades no referido Projeto de Pesquisa Os bolsistas exercerão suas atividades, sem qualquer vínculo empregatício com a UFPA ou FAPESPA, em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividades acadêmicas de acordo com o Plano de Trabalho aprovado Os bolsistas deverão desenvolver seu horário de atividade, em comum acordo com os Professores-Orientadores, não podendo este coincidir com suas atividades acadêmicas regulares na UFPA. 3. DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA 3.1. Constituem-se atribuições do bolsista: I. realizar as pesquisas diárias de preços nos estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana de Belém constantes no Plano de Trabalho aprovado para o Projeto de pesquisa; II. realizar outras atividades relacionadas ao tema e aos estudos do LAINC; III. destinar 20 (vinte) horas semanais para as atividades de pesquisa, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado, para o Projeto de Pesquisa; IV. zelar pelo patrimônio e nome das Instituições conveniadas, bem como cumprir suas normas internas;

2 V. ter responsabilidade e cuidado com o material da pesquisa (questionários e equipamentos) e manter sigilo sobre as informações obtidas; VI. elaborar trimestralmente Relatório de Atividades desenvolvidas. 4. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1. A seleção de bolsistas de pesquisa é destinada aos estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos de graduação: Ciências Econômicas, Sistemas de Informação, Ciências Sociais, Serviço Social, Estatística, Matemática e Geografia, Campus- Belém da UFPA, que se enquadrem nas demais normas do presente Edital. 5. DO NÚMERO DE VAGAS DE BOLSAS DE PESQUISA 5.1. Destinam-se para a presente seleção até 05 (cinco) bolsas, podendo este número sofrer alteração sem comunicado prévio. 6. DAS INSCRIÇÕES 6.1. Para concorrer ao processo de seleção da bolsa de pesquisa o candidato deverá: a) estar regularmente matriculado a partir 4º bloco dos cursos citados neste edital; b) declarar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da bolsa de pesquisa, destinando 20 (vinte) horas semanais para as atividades relacionadas à pesquisa; c) não receber outra bolsa da UFPA; d) não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UFPA ou em qualquer outra organização/instituição. 6.2 Somente serão aceitas inscrições mediante a entrega dos seguintes documentos: a) Formulário de Inscrição, preenchido e assinado, disponível na Secretaria da FACECON; b) Comprovante de matrícula a partir do 4º Bloco; c) Histórico escolar; d) Currículo Vitae, preferencialmente o Lattes; e) Memorial explicando a motivação para participar do projeto de pesquisa, no máximo duas páginas; 6.3 As inscrições serão realizadas no período de 07 a 11 de março de 2016 no horário das 9h às 17h, na Secretaria Acadêmica da FACECON/UFPA, no prédio administrativo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Campus Belém, Setor Profissional, andar térreo; 6.4 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

3 7. DA SELEÇÃO 7.1 A seleção constará da avaliação do memorial, currículo e histórico escolar (etapa eliminatória e classificatória); 7.2 Haverá avaliação, por meio de um teste discursivo (Redação) sobre o tema: Índices de preços: Conceitos principais e os exemplos no Brasil e na Região Metropolitana de Belém (etapa eliminatória e classificatória) 7.3 Entrevista (etapa eliminatória e classificatória) 7.4 O local da seleção será a sala MP-07, prédio de salas de aula do ICSA, Campus Belém, Setor Profissional, 2º andar e na Sala de Reunião da FACECON, andar térreo do prédio administrativo do ICSA; 7.5 Os textos de avaliação são os seguintes: a) BACEN (Banco Central do Brasil). Índice de Preços no Brasil. Diretoria de Política Econômica Disponível em: %C3%8Dndices%20de%20Pre%C3%A7os%20no%20Brasil.pdf. b) ACMINAS (Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais). Principais índices de inflação no Brasil. Belo Horizonte, 2009: disponível em: c) Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas FAPESPA. Boletins mensais do Índice de Preço ao Consumidor. Disponível em: 7.4 Todos os textos são disponibilizados na internet. 8. DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO 8.1. Serão excluídos do processo de seleção os candidatos que: não se enquadrarem nos itens 6.1 e 6.2; que, mesmo tendo realizado inscrição, não compareça à seleção no dia e horário estabelecidos; e se prestar informações não verdadeiras nos termos que solicita este Edital. 9. DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS 9.1. A seleção dos Bolsistas de Pesquisa seguirá os seguintes critérios: a) Análise documental: currículo, histórico escolar e memorial; b) Nota na redação de seleção dos candidatos, seguindo os critérios estabelecidos para os conceitos acadêmicos e de rendimento da graduação na UFPA; 9.2. A ordem de classificação definirá quais candidatos serão contemplados com Bolsa de Pesquisa, considerando o limite determinado no item 5.1 deste edital; 9.3. Os demais candidatos classificados, mas não contemplados com bolsa poderão ou não ser contemplados com possíveis outras bolsas, a critério da coordenação do Projeto, e farão parte de um cadastro de reserva do LAINC.

4 10. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA DE PESQUISA PELO ESTUDANTE O candidato perderá o direito à Bolsa de Pesquisa nas seguintes situações: a) se não cumprir as normas estabelecidas nas diretrizes gerais sobre este tema, conforme resoluções de pesquisa da UFPA; b) se não desenvolver satisfatoriamente as atividades definidas no plano de trabalho, conforme resultados de avaliações a serem realizadas trimestralmente pela coordenação do projeto de pesquisa; c) se não estiver regularmente matriculado, com freqüência regular e índice de desempenho satisfatório, nos Cursos de Graduação da UFPA participantes deste processo de seleção, durante a vigência do projeto de pesquisa; d) Não ter responsabilidade e cuidado com o material da pesquisa (questionários e equipamentos) e não manter sigilo sobre as informações coletadas; e) por questões de penalidade disciplinar na UFPA ou em outras instituições /organizações. 11. RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO A relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis de Bolsa de Pesquisa será divulgada no dia 18/03/2016 nos quadros de avisos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA. 12. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Atividades Datas Período de Inscrição 07 a 11 de março de 2016 Seleção dos candidatos 14 a 18 de março de 2016 Análise Documental (formulário de inscrição, documentos de inscrição, currículo e memorial) 14 de março de 2016 Homologação das Inscrições Candidatos 14/03/2016 (Divulgação quadro de aviso Classificados da FACECON) Redação 15/03/2016 Horário: 9h Local: Sala MP-07 (ICSA prédio de sala de aulas) Resultado da Redação Candidatos Classificados Entrevistas Resultado das Entrevistas Resultado Final Candidatos Selecionados 16/03/ h 17/03/2016 9h às 18h Local: Sala MP- 07 (ICSA prédio de sala de aulas) e Sala de Reunião da FACECON (Prédio Administrativo do ICSA andar térreo) 18/03/2016 às 10:00 hs (Quadro de avisos FACECON, Prédio Administrativo do ICSA andar térreo) 18/03/2016 as 11:00 hs (Quadro de avisos FACECON, Prédio Administrativo do ICSA andar térreo)

5 13. DISPOSIÇÕES GERAIS O candidato deverá basear-se nas instruções estabelecidas neste Edital, para a participação no processo seletivo de Bolsa de Pesquisa; Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito; Ao final do prazo da Bolsa de Pesquisa e referendada a aprovação do Relatório de Final do bolsista pela Coordenação do Projeto, o bolsista fará jus a respectiva declaração de participação no Programa; As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela comissão de seleção responsável do respectivo Projeto de Pesquisa, observada a legislação vigente na UFPA; Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado final, à coordenação do Projeto de Pesquisa; 13.6 Os bolsistas selecionados deverão participar obrigatoriamente da agenda de treinamento do projeto de pesquisa a ser ministrado pela equipe da FAPESPA e UFPA no período de 15 a 19 de fevereiro/2016. Belém-PA, 07 de março de Prof. Dr. Armando Lirio de Souza Coordenador Geral/Acadêmico do Laboratório de Inflação e Custo de Vida da Região Metropolitana de Belém LAINC RMB Prof. Me Carlos Eduardo Martins Coordenador Técnico/Vice Coordenador do Laboratório de Inflação e Custo de Vida da Região Metropolitana de Belém LAINC RMB

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava Diretoria de Graduação e Educação Profissional VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE EDITAL 05/2017

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO IFCE EDITAL 05/27 O Diretor Geral do Campus de Ubajara do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL 01/2016 PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL /26 PROGRAMA DE MONITORIA O Diretor Geral da Faculdade Santo Antônio de Pádua, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece

Leia mais

EDITAL DIREC-GP 02/2016

EDITAL DIREC-GP 02/2016 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias Comissão de Cultura PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL DIREC-GP 02/2016

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA E MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 018/2014

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO

PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO PROGRAMA DE MONITORIA DO ISEPRO EDITAL /25 A Direção Geral do Instituto Superior de Educação Programus ISEPRO, através da Coordenação do SAP, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, tornam

Leia mais

E D I T A L Nº 003 Monitoria/2016

E D I T A L Nº 003 Monitoria/2016 E D I T A L Nº 003 Monitoria/2016 Dispõe sobre a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Administração da UNIARP. A Reitoria da

Leia mais

SELEÇÃO SIMPLIFICADA BOLSAS DE EXTENSÃO IFCE/CID

SELEÇÃO SIMPLIFICADA BOLSAS DE EXTENSÃO IFCE/CID SELEÇÃO SIMPLIFICADA BOLSAS DE EXTENSÃO IFCE/CID A Diretora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA

Leia mais

UniAGES CENTRO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO DE DIREITO

UniAGES CENTRO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO DE DIREITO UniAGES CENTRO UNIVERSITÁRIO COLEGIADO DE DIREITO PROJETO GRUPO DE ESTUDO: O NOVO ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL EDITAL DE INSCRIÇÕES N.º 01/2016, DE 02 DE SETEMBRO DE 2016 A Coordenação do

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Dispõe sobre a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria do Curso de Engenharia Civil da UNIARP. A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE,

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 032/2017

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 032/2017 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 032/2017 Dispõe sobre a abertura das inscrições do Programa de Monitoria do Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO

Leia mais

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 A Diretoria acadêmica da Faculdade do Norte Goiano da cidade de Porangatu estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA E MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 05/2016-

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ESTÁGIO REMUNERADO EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REFERENTE AO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA 01/2012 EDITAL 03/2012

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ESTÁGIO REMUNERADO EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REFERENTE AO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA 01/2012 EDITAL 03/2012 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Apucarana DIREC - Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias. DEPEX Departamento de Projetos de Extensão. PR UNIVERSIDADE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DESÃOPAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 065/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO BOLSISTA DO PROGRAMA BOLSA

Leia mais

Edital 024/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE MATEMÁTICA

Edital 024/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE MATEMÁTICA Universidade Tecnológica Federal do Paraná LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CÂMPUS TOLEDO Edital 024/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE MATEMÁTICA A coordenação do projeto PIBID de Matemática, do Curso de Licenciatura

Leia mais

Edital 02/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE MATEMÁTICA

Edital 02/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE MATEMÁTICA Universidade Tecnológica Federal do Paraná LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO Edital 02/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE MATEMÁTICA A coordenação do projeto PIBID de Matemática, do Curso

Leia mais

SELEÇÃO. Edital DG nº ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

SELEÇÃO. Edital DG nº ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO SELEÇÃO Edital DG nº001-2013 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 1 Do objeto 1.1 O presente Edital tem por objetivo a seleção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS. EDITAL No 040/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS. EDITAL No 040/2016 CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL No 040/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ENSINO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 2013

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 2013 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 2013 O Diretor do Centro de Ciências da Saúde e a Coordenação do Centro Regional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ EDITAL N 07 DE 10 DE JULHO DE 2017 SELEÇÃO PARA PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

EDITAL DIREC-LD 01/2017 PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA

EDITAL DIREC-LD 01/2017 PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA EDITAL DIREC-LD 01/ PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO DA UTFPR CÂMPUS LONDRINA A Direção-Geral da do Câmpus Londrina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, em conjunto com a Diretoria de Relações

Leia mais

Edital 01/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE QUÍMICA

Edital 01/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE QUÍMICA Universidade Tecnológica Federal do Paraná LICENCIATURA EM QUÍMICA CÂMPUS CAMPO MOURÃO Edital 01/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE QUÍMICA A coordenação do projeto PIBID Química, do Curso de Licenciatura

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO E INFORMÁTICA

SELEÇÃO DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO E INFORMÁTICA SELEÇÃO DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO E INFORMÁTICA 1. DO OBJETIVO 1.1 A Coordenação do Curso de Técnico em Comércio, Técnico em Informática juntamente com a Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS EDITAL N.º 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET)

EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET) EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET) As Pesquisadoras Elaine Andrade Leal Silva, Margarete Costa Heliotério, Paloma

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL PREX Nº 16/ 2017 A Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX da Universidade Estadual do Piauí, torna pública a abertura das inscrições para seleção de estagiário do curso

Leia mais

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016. EDITAL N 02/206/IFTO/, DE 4 DE JUNHO DE 206. PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE MONITORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PROEJA E TÉCNICO SUBSEQUENTE VAGAS OCISOSAS O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO EDITAL N. 002/2016

PROGRAMA DE MONITORIA COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO EDITAL N. 002/2016 PROGRAMA DE MONITORIA COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO EDITAL N. 002/2016 O Diretor de Campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências, a Coordenação do Curso de Direito e o Núcleo de Atividades Acadêmicas NAAC

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL PREX Nº 09/2017 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, torna pública a abertura das inscrições para seleção de estagiários

Leia mais

Edital 23/2016 DIRGRAD-CT SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE LÍNGUA INGLESA e PIBID INTERDISCIPLINAR

Edital 23/2016 DIRGRAD-CT SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE LÍNGUA INGLESA e PIBID INTERDISCIPLINAR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba Diretoria de Graduação e Educação Profissional Edital 23/2016 DIRGRAD-CT SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID DE LÍNGUA INGLESA e

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Faculdade de Direito EDITAL Nº 003/2017

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Faculdade de Direito EDITAL Nº 003/2017 EDITAL Nº 003/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA O TERMO ADITIVO Nº 36/2011 DO CONVÊNIO REALIZADO ENTRE O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. A Direção da torna público

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa de Extensão Educação para a Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS para o

Leia mais

Edital 20/2016 DIRGRAD-CT SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID INTERDISCIPLINAR SUBÁREA MATEMÁTICA

Edital 20/2016 DIRGRAD-CT SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID INTERDISCIPLINAR SUBÁREA MATEMÁTICA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba Edital 20/2016 DIRGRAD-CT SELEÇÃO DE BOLSISTA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS MONITORES EDITAL Nº 07/2014 PROEXT/DG/PRONATEC Campus Fortaleza A Coordenação Adjunta do PRONATEC no Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N.º 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UFES

Leia mais

Edital nº1 / RETIFICADO

Edital nº1 / RETIFICADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS A Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no uso de

Leia mais

EDITAL N 001/2015 ENFERMAGEM PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 001/2015 ENFERMAGEM PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENFERMAGEM Av. NS 15, ALCNO 14, Bloco IV, 109 Norte Palmas/TO (63) 3232-8318 www.uft.edu.br enfermagem@uft.edu.br EDITAL N 001/2015 ENFERMAGEM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DISCENTES DA REDE CEDES - IFCE 01/2016 REDE CEDES /IFCE

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DISCENTES DA REDE CEDES - IFCE 01/2016 REDE CEDES /IFCE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CENTRO DE DESENVOLVIMETO DE PESQUISA EM POLITICAS PUBLICAS DE ESPORTE E LAZER REDE CEDES ESTADO CEARÁ MINISTÉRIO DOS ESPORTES CAMPUS CANINDÉ

Leia mais

EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017

EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017 EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA DO IFFLUMINENSE, no uso de suas atribuições, por meio da Direção de Ensino e Políticas Estudantis, torna pública as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID Edital Nº 211/2017 PIBID-PROEN Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFMA/CAPES (Seleção de estudantes-bolsistas de iniciação à docência) A PRÓ-REITORA DE ENSINO da Universidade

Leia mais

Usinagem geral. frente ao laboratório 15.

Usinagem geral. frente ao laboratório 15. Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.2 e 2018.1 Edital nº003/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL N 48 / 2010 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS

Leia mais

EDITAL N 578, DE 31 DE JULHO DE 2017.

EDITAL N 578, DE 31 DE JULHO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFSP CAMPUS SUZANO GERÊNCIA EDUCACIONAL EDITAL N 578, DE 31 DE JULHO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA BOLSA DE ENSINO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Florestal Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Florestal Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Florestal Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS DO GRUPO PET/EDUCAÇÃO UFV/CAF

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO-ACADÊMICO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO IFCE EDITAL N 07/2013

PROGRAMA DE MONITORIA DO IFCE EDITAL N 07/2013 PROGRAMA DE MONITORIA DO IFCE EDITAL N 07/2013 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- Campus de Acaraú, no uso de suas atribuições legais, torna público que estão

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 BOLSA TUTORIA/CURSO SUPERIOR - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFMG O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do Câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS DO CAMPUS CAMPUS 2 SAÚDE e CAMPUS 1- GASTRONOMIA EDITALn 02/2016 O Instituto Brasileiro

Leia mais

DeVry Faculdade Ruy Barbosa - Paralela

DeVry Faculdade Ruy Barbosa - Paralela DeVry Faculdade Ruy Barbosa - Paralela PROGRAMA DE MONITORIA 2017.2 EDITAL Nº 02/2017 DE 12 DE MAIO DE 2017 A Coordenação Geral de Graduação juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N /2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N /2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N /2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE GRADUAÇÃO A Diretoria do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús comunica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Avenida NS 15, 109 Norte-Plano Diretor Norte Palmas/TO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Avenida NS 15, 109 Norte-Plano Diretor Norte Palmas/TO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Avenida NS 15, 109 Norte-Plano Diretor Norte 77001-090 Palmas/TO (DD) 3232-8219 www.uft.edu.br civil@uft.edu.br EDITAL N 001/2016

Leia mais

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL 03 /2014 SELEÇÃO DE ALUNOS ALUNOS-MESTRE PARA O PREVUPE (PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO) 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O processo de seleção

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 1- GASTRONOMIA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 1- GASTRONOMIA INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 1- GASTRONOMIA EDITALn 03/2016 O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI EDITAL Nº 026 /2014 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, MEMO DGP/Nº 050/2014, torna pública a abertura das inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS .!!! UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS EDITAL PET/IHAC 2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Diretoria do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DIVERSAS ÁREAS PARA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA AMAZÔNIA

EDITAL Nº 001/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DIVERSAS ÁREAS PARA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DA AMAZÔNIA EDITAL Nº 001/2016 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE DIVERSAS ÁREAS PARA O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e a Coordenação da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CIDHA) da Universidade Federal do

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE SELEÇÃO PET CURSO DE BIOMEDICINA EDITAL n o. 01/2016 A pós-graduação e extensão, juntamente com a coordenação do curso de Biomedicina, da Escola Bahiana de Medicina

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS,

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 21/ RETIFICADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET INTERDISCIPLINAR CRIATIVAÇÃO

EDITAL INTERNO Nº 21/ RETIFICADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET INTERDISCIPLINAR CRIATIVAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2012 - RETIFICADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET INTERDISCIPLINAR CRIATIVAÇÃO A Pró-Reitora

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 SELEÇÃO DE LICENCIANDOS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DE SUPORTE DE APRENDIZAGEM

EDITAL Nº 002/2016 SELEÇÃO DE LICENCIANDOS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DE SUPORTE DE APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CAMPUS MACEIÓ DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FORMAÇÃO GERAL EDITAL Nº 002/2016 SELEÇÃO DE LICENCIANDOS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/2

EDITAL MONITORIA 2017/2 EDITAL MONITORIA 2017/2 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Nº. 7 de 2017/1. A Direção Geral da Faculdade Metropolitana

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB EDITAL Nº. 01/2014 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para

Leia mais

IBMEC BH PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 03/2017 DE 26 DE JUNHO DE 2017

IBMEC BH PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 03/2017 DE 26 DE JUNHO DE 2017 IBMEC BH PROGRAMA DE MONITORIA - 2017.2 EDITAL Nº 03/2017 DE 26 DE JUNHO DE 2017 A Coordenação Geral Acadêmica, juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) tornam público que, no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL Nº 16/2013-REITORIA/IFRN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL Nº 16/2013-REITORIA/IFRN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL Nº 16/-REITORIA/IFRN O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE

Leia mais

EDITAL N 004 de 15 de setembro de 2017 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA BOLSISTA 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL N 004 de 15 de setembro de 2017 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA BOLSISTA 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DR. SÉRGIO JACINTHO LEONOR DIREÇÃO DO CÂMPUS DE ARRAIAS Av. Juraíldes de Sena e Abreu, St. Buritizinho, 77330-000, Arraias-TO (63) 3653-1531 www.uft.edu.br

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE GRUPO PET (Programa de Educação Tutorial) (Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010) Processo nº xxxxxxxxx

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE GRUPO PET (Programa de Educação Tutorial) (Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010) Processo nº xxxxxxxxx SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE GRUPO PET (Programa de Educação Tutorial) (Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010) Processo nº xxxxxxxxx As Pró-Reitorias de Ensino e Extensão do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

PROJETO CONSULTÓRIO ITINERANTE DE ODONTOLOGIA

PROJETO CONSULTÓRIO ITINERANTE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EDITAL Nº 001/2014 O Diretor da Faculdade de Odontologia da UFPA e a coordenação do Projeto consultório itinerante de odontologia torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID A Direção Acadêmica e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS tornam público a abertura

Leia mais

EDITAL CONJUNTO PROCCE/PROGES Nº 01/2016/PROCCE/UFOPA

EDITAL CONJUNTO PROCCE/PROGES Nº 01/2016/PROCCE/UFOPA EDITAL CONJUNTO PROCCE/PROGES Nº 01/2016/PROCCE/UFOPA A Universidade Federal do Oeste do Pará Ufopa, por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), em conjunto com a Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Florestal Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Florestal Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Campus Florestal Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO GRUPO PET/EDUCAÇÃO UFV/CAF 02/2017 O Grupo

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº 23232.000141/2017-51 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé, do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL 01/2014 Subprojeto Geografia/PIBID/UFOPA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA

EDITAL 01/2014 Subprojeto Geografia/PIBID/UFOPA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL 01/2014 Subprojeto Geografia/PIBID/UFOPA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Instituto de Geociências Universidade Federal do Pará UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG

Instituto de Geociências Universidade Federal do Pará UFPA Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG CONVÊNIO UFPA/EMBRAPA/MPEG EDITAL PPGCA Turma 2015 O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E CULTURA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E TAXAS/AUXÍLIOS PARA PAGAMENTO DE MENSALIDADES ESCOLARES - PROSUP PROSUP EDITAL Nº002/2016

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA SELEÇÃO PARA CADASTRO DE ALUNOS PARA O PROJETO Fomento à Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia: interação das experiências na AAGRA

Leia mais

Edital PIBID n. 002/2016 Alunos de iniciação à docência subprojeto Ciências Biológicas CADASTRO DE RESERVA

Edital PIBID n. 002/2016 Alunos de iniciação à docência subprojeto Ciências Biológicas CADASTRO DE RESERVA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EDITAL N 14/2017 0 DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria IFMT N 864, de 19/04/2017,

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº 03/2017 A coordenação do Curso de Nutrição da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO,

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Senhor do Bonfim torna pública a abertura das inscrições para seleção de bolsas do Programa Institucional

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO CLAA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PET CONEXÕES LICENCIATURAS A tutora do Grupo PET-Conexões Licenciaturas, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET/SAÚDE/GRADUASUS EDITAL COEX/PROEX/NUPEX/FAMAZ-PET-SAÚDE-GRADUASUS FAMAZ 2016-A

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET/SAÚDE/GRADUASUS EDITAL COEX/PROEX/NUPEX/FAMAZ-PET-SAÚDE-GRADUASUS FAMAZ 2016-A FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA - FAMAZ NÚCLEO GESTOR DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX COORDENADORIA DE EXTENSÃO - COEX PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET/SAÚDE/GRADUASUS EDITAL COEX/PROEX/NUPEX/FAMAZ-PET-SAÚDE-GRADUASUS

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA Atualização em 2017 EDITAL DE CHAMADA XX/XX SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA MONITORIA CURSOS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO COMERCIAL, GESTÃO PÚBLICA, MARKETING E ANÁLISE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI / UFCA CURSO DE MÚSICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES DO CURSO DE MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI / UFCA CURSO DE MÚSICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES DO CURSO DE MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI / UFCA CURSO DE MÚSICA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CONEXÕES DE SABERES DO CURSO DE MÚSICA EDITAL Nº 1/2016 A Tutoria do Grupo PET/Conexões de

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS 1 EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS PUBLICADO EM: 19/05/2017. 2 A Coordenação de Extensão e Apoio ao Educando do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES EDITAL Nº 01/2014 Subprojeto PIBID/História /UFOPA SELEÇÃO DE DISCENTES

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 2- IBS.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 2- IBS. INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM LABORATÓRIOS CAMPUS 2- IBS EDITALn 04/2016 O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e

Leia mais

EDITAL INTERNO 01/ COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA PET ELÉTRICA

EDITAL INTERNO 01/ COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA PET ELÉTRICA EDITAL INTERNO 01/2017 - COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA PET ELÉTRICA A COMISSÃO DE SELEÇÃO do processo seletivo para o Programa de Ensino Tutorial (PET) do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais