Mês da Mulher 2012 GERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CENTRO UBS/ESF Período Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mês da Mulher 2012 GERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CENTRO UBS/ESF Período Programação"

Transcrição

1 Mês da Mulher 2012 GERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CENTRO UBS/ESF Período Programação CS Modelo 19 a 24/03 - Roda de conversa com as mães sobre aleitamento materno e alimentação complementar - Parto Humanizado e Métodos Não Farmacológicos de Alivio à Dor no Parto - Oficina de Biodança - Palestra do IMAMA sobre câncer de mama - Oficina de Shantala - Grupo Aberto Sobre Tabagismo e as Mulheres - Palestra sobre Prevenção de Problemas Respiratórios - Oficina: Higiene Bucal Para Gestantes, Mães e Seus Bebês - Palestra Sobre Prevenção do Câncer Oral e Avaliação - Oficina de Beleza/Embeleze - Coleta para exame citopatológico de colo de útero e exames das mamas com solicitação de mamografia, se necessário - Brechó (troca-se tudo) Santa Marta 05 a 09/03 Geração POA Apresentação de filmes, material informativo, oficinas de orientação Coleta de material citopatológico para exame e solicitação de mamografia em livre demanda Dia 01 de Março: Visita à Fundação Iberê Camargo Dia 08 de Março: Oficina de Costura Ministrada por usuários da Geração Dia 13 de Março: Sarau Poético na Geração Dia 20 de Março: Passeio no Catamarã

2 GERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE NORTE-EIXO-BALTAZAR UBS/ESF Período Programação GD Norte Eixo Baltazar 9h às 16h no Centro Vida. Painéis ilustrativos sobre o trabalho realizado nos diversos serviços; - Orientações em sáude com enfoque em: - Planejamento familiar; - Prevenção de câncer de mama e colo de útero - DST Aids; - Climatério; - Saúde Bucal; - Prevenção da Violência. - Stand de geração de renda; -Oficina de Recreação Infantil (Arte/ Educação); - Apresentações artísticas; -Brick e brechó; - Feira de artesanato e alimentação.

3 GERENCIA DISTRITAL DE SAÚDE SUL CENTRO SUL UBS/ESF Período Programação PSF Alto Erechim PSF São Vicente Mártir UBS Campo Novo UBS Campos do Cristal UBS Nonoai UBS Tristeza UBS Monte Cristo ESF Vila Nova Ipanema 05 a 09/03 08 a 02/03 31/03 Todo mês de março Mês de março 24/03 8h às 17h Programado ações para o dia /2012: consultas médicas em saúde da mulher, CP livre demanda, avaliação em saúde bucal para prevenção do câncer de boca. coletas de material citopatológico, avaliação das mamas e solicitação de mamografias, planejamento familiar, sala de espera com assuntos variados de interesse feminino. Encerraremos as atividades no dia 10 de março, sábado, com atividades para as mulheres que trabalham, contemplando a saúde da mulher trabalhadora. Neste dia, teremos avaliação e orientações de saúde bucal, valorizando o sorriso saudável das mulheres. Atividades em sala de espera, abordando prevenção do câncer de mama, utilizando a Mama Amiga. Feira de saúde, data prevista para 31/03/12. Atividades previstas: Coleta de CP livre demanda, atividades educativas de prevenção de câncer de colo e de mama, atividades recreativas para crianças. -Programados para o mês de março/2012: grupos sobre prevenção de câncer de mama, colo de útero e prevenção da violência. Conversa em sala de espera com foco na prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Prevenção de doenças cardiológicas abordando estilo de vida. Coletas de material citopatológico, demanda livre durante o mês - Orientação e exame de mamas, além de solicitação de mamografia nos casos indicados - Sala de espera sobre a importância da prevenção, com ênfase no câncer de colo uterino e de mama. Palestras de temas variados voltados à população feminina, atividades com a equipe odontológica (avaliação e orientações), coleta de material citopatológico, solicitação de mamografia e planejamento familiar.

4 GERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE RESTINGA EXTREMO-SUL UBS/ESF Período Programação 12/03 a 16/03, das Coleta de CP, orientações sobre autoexame das mamas, reik, oficina de beleza, cine PSF 5ª 17h às 20h, e pipoca, dança do ventre, corte de cabelo, grupos, terapia comunitária, palestras Unidade, das 9h sobre saúde bucal às 18h PSF Castelo Coleta de CP PSF Chácara 03/03 das do Banco 08hs às 17hs Coleta de CP e exame de mamas PSF Ponta Grossa 24/03 Coleta de CP PSF Pitinga 19 e 28/03 das 17hs às 21hs Coleta de material citopatológico, exame de mamas e palestras 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28/03, das Coleta de material citopatológico e exame de mamas 17h às 19h ESF Paulo Viário 15/03 (tarde) 22/03 (manhã) 22/03 (tarde) 29/03 (tarde) Roda de conversa na Ocupação Chapéu do Sol Roda de conversa no Loteamento Clara Nunes Roda de conversa na Estrada Jacques da Rosa Encontro das participantes das rodas de conversa no Centro Holístico Vento Novo

5 UBS Belém Novo ESF Chapéu do Sol 8, 15 e 22/03 (manhã) 08/03/12 24/03/12 Coleta de CP e palestras para mulheres Educação e saúde UBS/ESF Período Programação ESF Graciliano Ramos Coleta de material citopatológico, exame de mamas e palestras Gerencia Distrital de Saúde Gloria Cruzeiro Cristal Dia /2012, horário: 08h ás 12h e de 13h às 17h será realizado o evento de Comemoração Dia da Mulher. As atividades vão ter o enfoque no diagnóstico precoce do câncer de mama junto com coletas de material citopatológico, consultas médicas relacionadas à saúde da mulher e prevenção de doenças cardiovasculares, entre outras, e sala de espera com atividades lúdicas e comemorativas ao Dia da Mulher. Será servido chá ou suco para as participantes. ESF Nossa Senhora das Graças UBS Cruzeiro do Sul ESF Santa Tereza 12 a 16/03 05/03 09/03 Semana da Mulher, de 12 a 16 de março. Atividades na Sala de Espera: oficina com a Mama Amiga (demonstração do autoexame das mamas), coleta de material citopatológico e exame clínico das mamas, todas as manhãs, por ordem de chegada. Grupos de planejamento familiar e de sexualidade, dia 12, às 9h e às 14h. Será sorteada cesta com kit de beleza a todas as participantes. Dia 5 de março, à tarde, serão oferecidas consultas e coleta de material citopatológico. No dia 08 de março será inteiro dedicado às mulheres. Pela manhã haverá o acolhimento das mulheres com grupo de educação em saúde sobre DST, câncer de colo uterino e câncer de mama. Serão disponibilizadas consultas de saúde da mulher, verificação de pressão e hgt. À tarde, teremos exame de pré-natal com palestra e vídeo sobre aleitamento materno. Mutirão de coleta de exame Citopatológico no turno da tarde, além de sala de espera com um assunto a ser definido pela equipe.

6 ESF Nossa Senhora de Belém 08/03 ESF Rincão 08/03 e 31/03 ESF Orfanatrófio 24/03 ESF Jardim Cascata 24/03 Será realizada a terceira edição da Feira de Saúde no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), com coleta de material citopatológico, terapias naturais e complementares, oficinas de aromaterapia e de maquiagem, exame de mama e distribuição de material educativo. -08/03 - Mensagem e oferta de lembrancinhas elaboradas pelas ACS. -31/03 - Coleta de material citopatológico, - Exame de mamas, participação do EM -Atividades do Ambulatório de Terapias Naturais, -Controle de PA, HGT, peso, altura e IMC,- avaliação nutricional, - avaliação odontológica, -orientação sobre câncer de próstata, planejamento familiar, câncer de mama e útero, dislipidemia, entre outras. Trabalharemos alguns pontos importantes, como: rastreamento do câncer de mama (exame físico e mamografia), coleta de material citopatológico e aconselhamento de anticoncepção. A unidade realizará atividades também abordando a Saúde do Homem. Coleta de exame preventivo de colo de útero, exame e orientação ao auto-exame de mamas, solicitação de mamografia, palestras sobre câncer de mamas, sala de espera sobre DST e planejamento familiar e promoção da beleza feminina, roda de conversa sobre sexualidade, serão disponibilizados 32 horários para coletas de CP.Público-Alvo: mulheres de todas as faixas etárias que buscarem o serviço para esclarecimentos sobre sua saúde, incluindo adolescentes, gestantes, puerperais e melhor idade. Ambulatório Básico do Centro de Saúde Vila dos Comerciários Semana do dia 08/03 - palestra em sala de espera - prevenção do câncer de mama - palestra no grupo Mulheres da Paz- prevenção ao câncer de colo de útero e mama - Intensificação das atividades de coleta de material citopatológico, com ampliação de horários de exames.

7 UBS/ESF Período Programação ESF Laranjeiras GERENCIA DISTRITAL DE SAÚDE LESTE NORDESTE - Palestras, Teatro, Entrega de lembranças. (DST, exame de colo de útero e mama, orientações sobre higiene oral, exames complementares, planejamento familiar - cozinha alternativa e palestra sobre prevenção do câncer de mama. ESF Wenceslau Fontoura ESF Jardim Protásio Alves ESF Milta Rodrigues 31/03 26/05 - Consulta de enfermagem e médica, palestras, vídeos educativos, depilação de buço e sobrancelha, trança afro. - Realizar CP, palpação das mamas, orientação em roda de debate, estimulação do autoexame das mamas, orientação e prescrição de métodos contraceptivos. Dinâmica de grupo com as gestantes com a doação de sapatinhos de bebê, roda de amamentação, ausculta de BCF, demonstração de ginástica e massagem para alívio das dores do trabalho de parto, cuidados pós-parto, demonstração de massagens relaxantes para o bebê e aumento do vínculo - Realização de grupos em: 1. Saúde da Mulher; 2. Planejamento familiar; 3. Métodos anticoncepcionais; 4. DST e Aids 5. Câncer de mama e câncer de útero; 6- Grupo de odontologia 7- Grupo de dança.

8 ESF Safira ESF Vila Brasília ESF Jardim Carvalho ESF Jardim da Fapa ESF Timbaúva ESF Safira Nova Sede da GD Leste Nordeste 31/03 31/03 19/05 Coleta de material citopatológico Solicitação de mamografias conforme protocolo da SMS; - Educação e saúde com ênfase em DST Planejamento familiar Realização do cartão SUS Exame clínico das mamas - Serão realizadas coletas de material citopatológico, solicitações de mamografias, ecografias mamárias, oficinas de saúde bucal e oficinas de prevenção cardiovascular para mulheres acima de 40 anos. Café da manhã com as mulheres, em bate-papo a respeito de autocuidado, e coleta de material citopatológico para exame. - Coleta de material citopatológico, palpação das mamas, orientação em roda de debate, estimulação do autoexame das mamas e orientação e prescrição de métodos contraceptivos. - Coleta do exame citopatológico, bem como orientações sobre câncer colo de útero. Exame clínico das mamas e autoexame, mamografia, orientações sobre CA mama. Orientações de saúde bucal. Exame de prevenção ao câncer de colo de útero; - Solicitação de mamografia; - Oficinas de saúde; - Oficina de Embelezamento: Avon; - Semana da Enfermagem

9 GERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE HUMAITÁ-NAVEGANTES-ILHAS Oferta de exames preventivos do câncer do útero; Distribuição de fôlderes educativos; Oficina de prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero; Apresentações artísticas (dança de salão, grupo de pagode, escola de samba Pordo-Sol, entre outras) ESF Ilha da Pintada Mostra de artesanato local; Oferta de corte de cabelo; Distribuição de brindes; Recreação orientada. GERENCIA DISTRITAL DE SAÚDE PARTENON LOMBA UBS/ESF Período Programação USF -Sábado com atendimento integral à saúde da mulher. Climatério, coleta de ERNESTO 24/03 material citopatológico, mamografia, teste rápido de HIV, palestra sobre violência, ARAUJO vacinação, ginástica laboral USF ESMERALDA USF HERDEIROS USF LOMBA USF MARIA CONCEIÇÃO USF PANORAMA + UBS 11/02 14/02 08/03 22/03 24/03 Atividade física, coleta de material citopatológico, mamografia, palestras sobre violência, alimentação, participação SENC, dengue, tuberculose; biblioteca, IMAMA, teste rápido Saúde da Mulher + Tr HIV Semana Carnaval c/ Tr HIV Sala de Espera Semana Típica Baile (Fantasia) na Pousada da Figueira Evento Meu Dia Coleta de material citopatológico, mamografia, atividades recreativas Em conjunto c/ PCC Através de faixas p/ chamado dos pacientes, busca ativa, sala espera na semana, grupos DST/Aids, planejamento familiar. 24/03 - Turmas fixas p/ coleta material citopatológico (CP); atividade de grupo com voluntárias do IMAMA; Sábado de atividades: CP+mama + grupos (palestras) + corte de cabelo. CP, palestra sobre alimentação saudável, mamografia.

10 PANORAMA

11 USF SANTA Sábado Grupos, coleta CP, Sol. MMG, Colocação DIU.Participação Cozinha HELENA Brasil 2 turmas - Palestras/Oficinas artesanato; Intensificação das coletas de material USF SÃO citopatológico e MMG; dois edições do projeto Cozinha Brasil; Sábado - Projeto PEDRO TPM. Planejamento familiar. Corte de cabelo. Fuxico 20/03 e biscuit dia 27/03 USF VIÇOSA Sala de Espera (CP, mamas, DST, planejamento familiar). Grupo Dia da Mulher mama, CP, embelezamento e planejamento familiar. USF MORRO Atividades diversas: coleta de material CP e MMG, atividades com IMAMA; aula de 24/03 DA CRUZ dança. estúdio de fotografia. Sala espera com assuntos Saúde da Mulher.T USF SANTO Sábado + Ações durante o mês no período de trabalho da unidade. IMAMA. ALFREDO Planejamento familiar, tuberculose, CP, mamografia UBS VILA Atividades especiais para mulheres, CP, mamografia, solicitação de exames VARGAS laboratoriais, teste rápido de HIV UBS CERES Sala de Espera com CD e DVD; aumento de consultas para coleta de CP; se necessário, abrir um sábado. UBS SÃO MIGUEL Sala de Espera; Reforço de coletas CP; Atividades com SENAC. Beleza. Parceria com fome zero. UBS CAMPO 1º Dia de coleta CP; Sala de Espera às tardes para gestantes. TUCA UBS Coleta de CP, solicitação de mamografia e outros exames necessários, teste rápido 03/03 BANANEIRAS HIV, teste de gravidez, teste do pezinho, vacinação, UBS MAPA Grupo/Palestras DST/Aids (Sala de Espera); Saúde Bucal p/ mulheres (ênfase em câncer bucal). Saúde Bucal, CP, mamografia, solicitação de UBS PANORAMA Sala espera; coleta CP e mamografia; consulta de enfermagem. Escolar; grupo de saúde da mulher ACO; planejamento familiar UBS SÃO JOSÉ 05 a 09/03 Palestras na sala de espera durante a semana sobre diversos temas. SÃO CARLOS Grupo de sala de espera; oficina de artesanato e beleza (corte cabelo/manicure)

12 ESF PITORESCA Equipe de Saúde Mental Partenon/ Lomba 24/03 Grupos; sala de espera; oficinas interligadas com saúde do escolar 13/03 às 13:30 h 20/03 às 14:45h Homenagem a gestantes e puérperas. Festa em homenagem as mulheres. 29/03 às 14 h Mulheres consertos e concertos UBS Ceres 31/03 Atividades de promoção e prevenção à saúde da mulher. Centro de Atividades de promoção e prevenção à saúde da mulher. Saúde 30/03 saúde mental, oficinas de artesanato. Cinema, atividades físicas Murialdo UBS Pequena Casa da Criança Atividades de promoção e prevenção à saúde: teste de HIV, de gravidez, coleta CP, solicitação de mamografia, confecção de cartão SUS, vacinação de mulheres e crianças e orientação sobre saúde bucal.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DA REDE DE ATENÇÃO PRIMÀRIA EM SAÙDE ÀREA TÈCNICA DA SAÚDE DA MULHER Fluxo Gestante HIV GERÊNCIA DISTRITAL SERVIÇO DE

Leia mais

Coordenadoria Geral de Atenção Primária de Saúde, Serviços Especializados Ambulatoriais e Substitutivos CGAPSES

Coordenadoria Geral de Atenção Primária de Saúde, Serviços Especializados Ambulatoriais e Substitutivos CGAPSES Coordenadoria Geral de Atenção Primária de Saúde, Serviços Especializados Ambulatoriais e Substitutivos CGAPSES Rosane Teresinha Baltazar Coordenadora Geral Carlos Oscar Kieling Susiane Martins Almeida

Leia mais

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher!

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher! Programação mês da Mulher GHC Todo dia é dia da Saúde da Mulher! De 18 a 22 de março Realização do TESTE TUBERCULÍNICO Local: Saúde do Trabalhador no HNSC, HCR E HF Público alvo: trabalhadoras Organização:

Leia mais

Cadastro de Bens Patrimoniais Relação de Mobiliário - Não Baixados

Cadastro de Bens Patrimoniais Relação de Mobiliário - Não Baixados Parâmetros utilizados para este relatório Número: 0000000 até 9999999 Denominação: autoclave Conta: Todas Unidade: SMS - Secretaria Municipal da Saúde Todas Lotação: Todas Localização: Todas Data de Lançamento:

Leia mais

Avaliação Gestão SMS. Janeiro-Abril de 2017

Avaliação Gestão SMS. Janeiro-Abril de 2017 Avaliação Gestão SMS Janeiro-Abril de 2017 Estrutura Recursos Humanos Ações Planos de Enfrentamento Desafios Projeto Saúde Noite e Dia Operação Inverno Estrutura Desoneração do Tesouro Previsão: 18-26

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA UNIDADE ATIVIDADE OFERTADA DATA HORÁRIO AMA/UBS JOSE BONIFACIO III ABERTURA OUTUBRO ROSA PINK NIC GRUPO SER MAIS SAÚDE SAÚDE DA MULHER 09/OUT OFICINA FLORES DE PAPEL: VAMOS FLORIR A UNIDADE!!! 09/OUT SALA

Leia mais

Resultados do Programa Prá-Nenê 2004

Resultados do Programa Prá-Nenê 2004 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância da Saúde Equipe de Vigilância de Eventos Vitais e Agravos Não Transmissíveis Resultados do Programa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO: Dias 6 e 7 de março de SAÚDE - Palestras, Coleta de CP, Vacinas, Exames de Mama (palpação).

PROGRAMAÇÃO: Dias 6 e 7 de março de SAÚDE - Palestras, Coleta de CP, Vacinas, Exames de Mama (palpação). Uma extensa programação está sendo desenvolvida pelo governo municipal para comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (08). Organizada pelas secretarias de saúde, educação, assistência

Leia mais

Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa

Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa Envelhecimento Ativo e Saúde da Pessoa Idosa Equipe: Tatiana De Nardi- Psicóloga Milton dos Santos- Médico Geriatra Gisele de Bairros- Fisioterapeuta EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO Considera-se Idoso

Leia mais

Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos Não Transmissíveis SISPRENATAL

Equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos Não Transmissíveis SISPRENATAL SISPRENATAL RELATÓRIO 2006 1 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José

Leia mais

Acompanhamento das Obras 2015

Acompanhamento das Obras 2015 Acompanhamento das Obras 2015 Agosto, 2015 Introdução Situação da planilha de obras apresentada na Programação Anual de Saúde 2015 Estratificação por andamento da execução (verde, amarelo e vermelho),

Leia mais

Cadastro de Bens Patrimoniais Relação de Mobiliário - Não Baixados

Cadastro de Bens Patrimoniais Relação de Mobiliário - Não Baixados Parâmetros utilizados para este relatório Número: 0000000 até 9999999 Denominação: amalgamador Conta: Todas Unidade: SMS - Secretaria Municipal da Saúde Todas Todas Localização: Todas Data de Lançamento:

Leia mais

PRÁ-CRESCER RELATÓRIO PRÁ-SABER DIGITAL: Informações de Interesse à Saúde Prá-Crescer Porto Alegre 2007 CGVS / SMS / PMPA

PRÁ-CRESCER RELATÓRIO PRÁ-SABER DIGITAL: Informações de Interesse à Saúde Prá-Crescer Porto Alegre 2007 CGVS / SMS / PMPA 1 PRÁ-CRESCER RELATÓRIO 2007 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José

Leia mais

Relatório 98/99. Programa Prá-Crescer. Equipe de Informação. Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde CGVS Secretaria Municipal da Saúde / PMPA

Relatório 98/99. Programa Prá-Crescer. Equipe de Informação. Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde CGVS Secretaria Municipal da Saúde / PMPA Equipe de Informação Programa Prá-Crescer Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde CGVS Programa Prá-Crescer Relatório 98/99 1 1 Equipe de Informação / Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde CVS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre / PMPA Secretaria Municipal de Saúde / SMS Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde / CGVS Equipe de

Prefeitura Municipal de Porto Alegre / PMPA Secretaria Municipal de Saúde / SMS Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde / CGVS Equipe de RELATÓRIO 2006 1 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José Ângelo Moren

Leia mais

Resultados do Programa Prá-Nenê

Resultados do Programa Prá-Nenê 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria Geral de Vigilância da Saúde Equipe de Informação Resultados do Programa Prá-Nenê 2000-2003 Este relatório apresenta os

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA O DIA DO ORGULHO SUS

SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA O DIA DO ORGULHO SUS SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA O DIA DO ORGULHO SUS A SMS comemora hoje, 21 de março, a segunda edição do Dia do Orgulho SUS. A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, inspirada em

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

Bita Restinga segunda-feira, 1 de agosto de 2016 Exm Sesc Vila Jardim segunda-feira, 1 de agosto de 2016 Lest Salso Restinga quarta-feira, 3 de

Bita Restinga segunda-feira, 1 de agosto de 2016 Exm Sesc Vila Jardim segunda-feira, 1 de agosto de 2016 Lest Salso Restinga quarta-feira, 3 de Bita Restinga segunda-feira, 1 de agosto de 2016 Exm Sesc Vila Jardim segunda-feira, 1 de agosto de 2016 Lest Salso Restinga quarta-feira, 3 de agosto de 2016 Exm Recreio da Divisa Lomba do Pinheiro quarta-feira,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Prefeito José Fogaça. Secretária Municipal da Saúde. Secretário Pedro Gus

Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Prefeito José Fogaça. Secretária Municipal da Saúde. Secretário Pedro Gus RELATÓRIO 2005-2006 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretária Municipal da Saúde Secretário Pedro Gus Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenadora Denise Aerts Equipe

Leia mais

Programação da Semana do Bebê 2017

Programação da Semana do Bebê 2017 Programação da Semana do Bebê 2017 Município: PEDRO LEOPOLDO Semana do Bebê: 28/05 A 04/06 Data Início Término Atividade Endereço do Local 28/mai 09:00 11:00 Missa na Igreja Matriz e São Sebastião Matriz

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

Adriana Prato Schmidt Vanessa Brito Couto Bruna Medeiros Batalha TATIANE DE ALENCASTRO OLIVEIRA

Adriana Prato Schmidt Vanessa Brito Couto Bruna Medeiros Batalha TATIANE DE ALENCASTRO OLIVEIRA AH HMIPV Blitz da Prevenção 08/03/2019 10 às 16h Centro ESF Santa Marta ALTO EMBRATEL Cruzeiro do Sul NOSSA SENHORA DE BELÉM Osmar Freitas Saúde da 19/03/2019 Dia Dedicado a Alto Embratel Dia de ações

Leia mais

NÍVEL 7 ASSESSORIA DE PROJETOS NÍVEL 4 ÁREA DE TRANSPORTES

NÍVEL 7 ASSESSORIA DE PROJETOS NÍVEL 4 ÁREA DE TRANSPORTES NÍVEL 8 OUVIDORIA SUS COORDENADORIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES DA COORDENADORIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA COORDENADORIA-GERAL DE APOIO TÉCNICO - ADMINISTRATIVO

Leia mais

Por data 2º bota fora Página 1 de 7

Por data 2º bota fora Página 1 de 7 Nome da Comunidade Monte Cristo Caminhão Caçamba sexta-feira, 1 de julho de 2016 Sul 174 Figueira Caminhão Caçamba segunda-feira, 4 de julho de 2016 Sul 175 Boa Vontade Caminhão Caçamba terça-feira, 5

Leia mais

Cronograma do "Bota-fora" nas Comunidades de Porto Alegre Caminhão Nome da Comunidade. caçamba ou Localização do Container

Cronograma do Bota-fora nas Comunidades de Porto Alegre Caminhão Nome da Comunidade. caçamba ou Localização do Container Cronograma do "Bota-fora" nas Comunidades de Porto Alegre Caminhão Nome da Comunidade caçamba ou Localização do Container Data do 2.º bota-fora Seção Monte Cristo Caminhão Caçamba sexta-feira, 1 de julho

Leia mais

AIDS Coeficiente da Incidência por área da atuação das Unidades Básicas de Saúde, de Porto Alegre, no ano de 2006

AIDS Coeficiente da Incidência por área da atuação das Unidades Básicas de Saúde, de Porto Alegre, no ano de 2006 ANO X O monitoramento da situação de saúde é função essencial da Saúde Pública. A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) de Porto Alegre tem por responsabilidade a observação da ocorrência

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM I Código: ENF- 209 Pré-requisito:

Leia mais

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS Tania Mara Fontella de Sá Orientadora: Lenise Patrocinio Pires Cecilio Co-orientadora: Aline Basso da Silva Introdução

Leia mais

Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente Konsen, Jari / RS

Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente Konsen, Jari / RS Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 9 Qualificação da Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS Naudar Vicente

Leia mais

9h às 10h15 Oficina - Tema: interação homem x animal na sociedade moderna Local: Laboratório (Microscopia)

9h às 10h15 Oficina - Tema: interação homem x animal na sociedade moderna Local: Laboratório (Microscopia) 4 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) * CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - MANHÃ MEDICINA Conhecendo o curso de Medicina Local: Campus MEDICINA VETERINÁRIA 9h30 às 10h30 Apresentação do

Leia mais

Unidade de Saúde Endereço CENTRO US Modelo Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana CENTRO US Santa Cecília Rua São Manoel, Bairro Santa

Unidade de Saúde Endereço CENTRO US Modelo Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana CENTRO US Santa Cecília Rua São Manoel, Bairro Santa GD Unidade de Saúde Endereço CENTRO US Modelo Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Bairro Santana CENTRO US Santa Cecília Rua São Manoel, 543 - Bairro Santa Cecília CENTRO US Santa Marta Rua Capitão Montanha,

Leia mais

Promoção da Equidade em Saúde

Promoção da Equidade em Saúde Promoção da Equidade em Saúde EXPERIÊNCIA EXITOSA Promovendo Políticas de Promoção da equidade para Grupos. NASF AB Experiência de um trabalho Multiprofissional. INTRODUÇÃO Necessidade de divulgar as as

Leia mais

Seção Sul Santa Anita. Seção Ext. Sul Túnel Verde 6 SEG 7 TER 8 QUA 9 QUI 10 SEX. Seção norte Minuano. Seção Sul Nossa Sra.

Seção Sul Santa Anita. Seção Ext. Sul Túnel Verde 6 SEG 7 TER 8 QUA 9 QUI 10 SEX. Seção norte Minuano. Seção Sul Nossa Sra. Departamento Municipal de Limpeza Urbana Coordenação de Gestão e Educação Ambiental CGEA CALENDÁRIO COLETA BOTA FORA II SEM/2018 AGOSTO SEG TER 1 QUA 2 QUI 3 SEX Nazaré Agrovet Frei Caneca Santa Anita

Leia mais

* A participação nas atividades será realizada por ordem de chegada.

* A participação nas atividades será realizada por ordem de chegada. PROGRAMAÇÃO GERAL FEIRA DE PROFISSÕES 2018 * A participação nas atividades será realizada por ordem de chegada. PROGRAMAÇÃO GERAL 4 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) 8h-17h Atendimento nas tendas 9h-17h Visita ao

Leia mais

01 a 07 de Agosto de 2017 Programação

01 a 07 de Agosto de 2017 Programação IV Semana do Bebê de Vitória Todos Juntos pela Primeira infância Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2017) Amamentar Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você. 01 a 07 de Agosto

Leia mais

REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO

REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO - 2015 REDE DE PROTEÇÃO A MULHER - Vitória da Conquista - Bahia PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO ATIVIDADE / OBJETIVO RESPONSÁVEL LOCAL 02 /03/15 (segunda - feira) 16:00h Solenidade de Instalação da Vara de Violência

Leia mais

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas SMS PMPA

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas SMS PMPA Hospital Materno Infantil Presidente Vargas SMS PMPA Inaugurada em 1953. Gestão municipal desde 2000 (ano em que recebeu o selo Amigo da Criança). Direção HMIPV Geral: Marcos Slompo Técnico: Felipe Cabral

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

EU ESCOLHO SIPAT INTEGRADA 2016 UNA. Campus Atividade Data Horário Local 19/9 20/9. 20 a 23/9 21/9 21/9 22/9 22/9

EU ESCOLHO SIPAT INTEGRADA 2016 UNA. Campus Atividade Data Horário Local 19/9 20/9. 20 a 23/9 21/9 21/9 22/9 22/9 UNA Palestra: Cuidados e segurança pessoal Sala A205 Palestra: Educação financeira Sala A205 Workshop: Aprendendo ginástica laboral 20 a 16:10 16:30 Área Externa Palestra e bate-papo: DSTs Sala A205 CONTAGEM

Leia mais

Mês da Responsabilidade Social

Mês da Responsabilidade Social Programação alusiva ao Mês da Responsabilidade Social 24.09.2016 Data PROJETO /Curso Proponente Atividade Horário 24/9 ULBRATI Aula de Ritmos. 24/9 ULBRATI Apresentação de Música. 24/09 Colaboração de

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 017/2008

RESOLUÇÃO N 017/2008 RESOLUÇÃO N 017/2008 Lei Complementar n 352/95, O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, no uso das atribuições que lhe confere a RESOLVE: Aprovar a renovação do convênio Ação Continuada

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1

PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/VER-SUS 1 PESERICO, Anahlú 2 ; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 RESUMO O trabalho tem como objetivo socializar

Leia mais

Secretaria Saúde Pública de Cambé

Secretaria Saúde Pública de Cambé Secretaria Saúde Pública de Cambé PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES DAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, DA EQUIPE GESTORA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS INDICADORES DE SAÚDE CAMBÉ

Leia mais

FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014. Página 1. Médico Clínico 0 0. Médico Pediatra 1 1

FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014. Página 1. Médico Clínico 0 0. Médico Pediatra 1 1 DATA DA VISITA: 27/11/2013 DATA DA VISITA: 11/12/2014 UNIDADE DE SAÚDE DE RESISTÊNCIA Diretor(a): Carlos Tadeu Poloni E-mail: dusresistencia@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 09/2009 Endereço: Rua Nossa

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE SETEMBRO DE 2013 NO CENTRO DE SAÚDE CAFEZAL REALIZADAS PELO PET-SAÚDE UFMG

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE SETEMBRO DE 2013 NO CENTRO DE SAÚDE CAFEZAL REALIZADAS PELO PET-SAÚDE UFMG RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO MÊS DE SETEMBRO DE 2013 NO CENTRO DE SAÚDE CAFEZAL REALIZADAS PELO PET-SAÚDE UFMG TENDA DE INFORMAÇÃO Os alunos do PET-Saúde desenvolveram as tendas com o objetivo de levar

Leia mais

Relatório Prestação de Contas Junho/2017

Relatório Prestação de Contas Junho/2017 CONTRATO DE GESTÃO Nº 30/2017 PACS/USF MOGI DAS CRUZES Relatório Prestação de Contas Junho/2017 Período 01 a 30 de Junho de 2017 1 SUMÁRIO AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE... 3 FORÇA DE

Leia mais

MUNICIPALIZAÇÃO SOLIDÁRIA. Proposta do plano de aplicação realizada pelo CMS em 04 de novembro de 2009 DA OBRA R$ ,00

MUNICIPALIZAÇÃO SOLIDÁRIA. Proposta do plano de aplicação realizada pelo CMS em 04 de novembro de 2009 DA OBRA R$ ,00 MUNICIPALIZAÇÃO SOLIDÁRIA Proposta do plano de aplicação realizada pelo CMS em 04 de novembro de 2009 DOPA - 07 de janeiro de 2010 CSVC: Reforma da fachada e infiltrações das janelas do prédio 303.121,87

Leia mais

Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA

Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE HOSPITAIS ESTADUAIS HOSPITAIS UNIVERSIT. ATENÇÃO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES. 8 às 13 horas. 7 às 13 horas.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES. 8 às 13 horas. 7 às 13 horas. PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES MARUÍPE GRANDE VITÓRIA 11/10/2014 8 às 13 horas 7 às 13 horas Proporcionar ações de promoção e prevenção

Leia mais

Mês da Responsabilidade Social

Mês da Responsabilidade Social Programação alusiva ao Mês da Responsabilidade Social 24/9/2016 Local: EMEF Paulo Freire Bairro Guajuviras Data PROJETO /Curso Proponente Atividade Horário 24/9 Ulbrati Aula de Ritmos. 24/9 Ulbrati Apresentação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 032/2007. O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Complementar n 352/95,

RESOLUÇÃO N 032/2007. O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Complementar n 352/95, RESOLUÇÃO N 032/2007 O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Complementar n 352/95, RESOLVE: Aprovar a renovação do convênio Ação Continuada

Leia mais

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde CONVÊNIO 034/2015 - SMS PMDST AIDS E ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA - ASF PARCERIA: DICEU/DRE CAPELA DO SOCORRO Início: 14/12/2015 Término: 13/12/2017 O Projeto

Leia mais

DATA DA VISITA: 04/11/2013 DATA DA VISITA: 10/10/2014 UNIDADE DE SAÚDE - MARIA ORTIZ

DATA DA VISITA: 04/11/2013 DATA DA VISITA: 10/10/2014 UNIDADE DE SAÚDE - MARIA ORTIZ DATA DA VISITA: 04/11/2013 Diretor (a): Camylla Ingridi Sampaio Loureiro E-mail: kingridi@hotmail.com Endereço: Rua Professor Renato Ribeiro dos Santos, s/n, Maria Ortiz CEP: 29070-310 Telefone: (27) 3135-2033

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher Professora: Renata Fernandes do N. Rosa E-mail: renata.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí

Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí 2003-2005 2005 ORGANOGRAMA Diretoria de Unidade de Vigilãncia Vigilância e Atenção a Saúde Gerência de Atenção à Saúde Coord. de

Leia mais

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Área de Gestão de Saúde Estrutura Organizacional Área de Gestão de Saúde Núcleo Técnico Administrativo Unidade Saúde Corporativa

Leia mais

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 O movimento Outubro Rosa O movimento outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO:

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: 2018 Gestão Eixo/Diretriz: PROGRAMAR MODELO DE GESTÃO COM CENTRALIDADE NA GARANTIA DE ACESSO, GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM RESULTADOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO.

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por Regiões de Porto Alegre - RS em 2010, com ênfase na Região da Restinga

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por Regiões de Porto Alegre - RS em 2010, com ênfase na Região da Restinga Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por Regiões de Porto Alegre - RS em 2010, com ênfase na Região da Restinga Profa. Maria Inês Azambuja Prof. Roger dos Santos Rosa Porto Alegre - RS Janeiro

Leia mais

Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca

Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca Atividades Desenvolvidas 2016/1 e 2016/2 no Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Inedi- Cesuca No dia 17/05/2016 a 19/05/2016 a Faculdade Inedi- Cesuca promoveu a Semana Acadêmica. No Curso de

Leia mais

PROGRAMA. 29 DE SETEMBRO (sábado)

PROGRAMA. 29 DE SETEMBRO (sábado) PROGRAMA 29 DE SETEMBRO (sábado) COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO PELO MEU CORAÇÃO PELO SEU CORAÇÃO! Frente Ribeirinha do Seixal 10H00 Abertura oficial do evento Locução do evento e apresentação do

Leia mais

Mês da Responsabilidade Social

Mês da Responsabilidade Social Programação alusiva ao Mês da Responsabilidade Social 24/9/2016 Data PROJETO /Curso Proponente Atividade Local Horário 24/9 Ulbrati Aula de Ritmos. Quadra e 24/9 Ulbrati Apresentação de Música. Quadra

Leia mais

V Semana do Bebê de Vitória. Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2018) Programação 01 a 07 de Agosto /2018

V Semana do Bebê de Vitória. Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2018) Programação 01 a 07 de Agosto /2018 V Semana do Bebê de Vitória AMAMENTAÇÃO: A base para a vida Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2018) Programação 01 a 07 de Agosto /2018 SEMUS/UBS JARDIM DA PENHA 01/08/2018 8:30 h às 10:30h -Roda

Leia mais

Prestação de Contas. Conselhos Tutelares de Porto Alegre Exercício 2016

Prestação de Contas. Conselhos Tutelares de Porto Alegre Exercício 2016 Prestação de Contas Conselhos Tutelares de Porto Alegre Exercício 2016 Microrregião 01 (Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo) Total de expedientes: 7.417 Média

Leia mais

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO 25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO SEG 16H ÀS 20H ABETURA OFICIAL DA IV SEMANA DO BEBÊ DE BELÉM Ginásio da UEPA Almirante Barroso Coordenação Geral 10H ÀS 11:30 A importância do conhecimento acerca da sexualidade

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade. 2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO: Quantidade

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade. 2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO: Quantidade 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS: Quantidade Médico Clínico 1 Médico Pediatra 0 Médico de Estratégia PSF 5 Psicólogo Clínico 30 horas 0 Psicólogo Clínico 40 horas 1 Cirurgião Dentista 3 Auxiliar de Saúde Bucal

Leia mais

Senac RN participa de ação alusiva ao Outubro Rosa em shopping

Senac RN participa de ação alusiva ao Outubro Rosa em shopping SENAC VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 02.10.18 Senac RN participa de ação alusiva ao Outubro Rosa em shopping A ação é gratuita e podem participar mulheres de qualquer idade. Durante todo o mês de outubro,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Programas. & Ações. Medicina Preventiva

Programas. & Ações. Medicina Preventiva Programas & Ações Medicina Preventiva Medicina Preventiva Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de

Leia mais

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde Rede Cegonha - Diretrizes Acolhimento e classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria

Leia mais

Relatório de Gestão Ano 2011 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Relatório de Gestão Ano 2011 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Comitê de Ética em Pesquisa Relatório de Gestão Ano 2011 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA O Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal

Leia mais

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS

1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 0 1.1 Médico Pediatra 1 1.2 Médico de Estratégia PSF 5 1.3 Psicólogo Clínico 30 horas 1 1.4 Psicólogo Clínico 40 horas 1 1.5 Cirurgião Dentista 2 1.6 Auxiliar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO TURNO DA TARDE. Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS

PROGRAMAÇÃO DO TURNO DA TARDE. Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA UNAMA PROGRAMAÇÃO DO TURNO DA TARDE Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS Oficina Como Elaborar um Currículo para 1º Emprego Comunidade em Geral 14h às 17h 35 Laboratório

Leia mais

Relatório Prestação de Contas Fevereiro/2017

Relatório Prestação de Contas Fevereiro/2017 CONTRATO DE GESTÃO Nº 42/2012 PACS/USF MOGI DAS CRUZES Relatório Prestação de Contas Fevereiro/2017 Período 01 a 28 de Fevereiro de 2017 1 SUMÁRIO INDICADORES... 3 FORÇA DE TRABALHO... 4 REVISÃO DE PRONTUÁRIOS...

Leia mais

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 01.10.18 Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de

Leia mais

Caracterização do Município de Diadema

Caracterização do Município de Diadema Caracterização do Município de Diadema 1960: emancipação Região Metropolitana da Grande São Paulo (Grande ABCD); Área: 30,7 Km²; Densidade demográfica: 11.630,75 hab/km² (CENSO- IBGE/2000) IDH: 0,790 (CENSO-IBGE/2000)

Leia mais

CHAPA PARA O NÚCLEO DE COORDENAÇÃO 2016/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE

CHAPA PARA O NÚCLEO DE COORDENAÇÃO 2016/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE CHAPA PARA O NÚCLEO DE COORDENAÇÃO 2016/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE A chapa para o Núcleo de Coordenação do CMS dos próximos dois anos é composta por Mirtha da Rosa Zenker, Djanira

Leia mais

Continuação - Parte 3/3 (final)

Continuação - Parte 3/3 (final) Programa Saúde Urbana da UFRGS na Restinga: COMPARTILHANDO COM A COMUNIDADE DADOS DO PNUD Oficina de apresentação e discussão de indicadores de desenvolvimento local Organizadores: pela Restinga: Sr. Heverson

Leia mais

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA V. Código: PED021. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05

PLANO DE ENSINO NOME: PEDIATRIA V. Código: PED021. Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 NOME: PEDIATRIA V Código: PED021 Carga horária: 75 HORAS-AULA (10 HORAS TEÓRICAS E 65 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 Período do curso: 8 PERÍODO Pré-requisitos: PED020 EMENTA PLANO DE ENSINO Atendimento

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO. 2º Quadrimestre / 2013

RELATÓRIO DE GESTÃO. 2º Quadrimestre / 2013 RELATÓRIO DE GESTÃO 2º Quadrimestre / 2013 OBJETIVO DO RELATÓRIO Sintetizar as atividades realizadas pelas áreas que compõem a SMS; Oportunizar avaliação dos serviços ofertados; Instrumento para a qualificação

Leia mais

EU FAÇO AÇÃO GLOBAL O ANO INTEIRO

EU FAÇO AÇÃO GLOBAL O ANO INTEIRO EU FAÇO AÇÃO GLOBAL O ANO INTEIRO PAUTA Apresentação do objetivo do programa Ação Global; Apresentação dos resultados do Ação Global 2011; Apresentação do Manual da Tecnologia Social e do 9h às 11h30 hotsite;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Medicina de Comunidade 0450005 1.2 Unidade: FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

Olá! =D ORÇAMENTO RÁPIDO PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE SONHO

Olá! =D ORÇAMENTO RÁPIDO PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE SONHO ORÇAMENTO RÁPIDO PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE SONHO CRIAR PRODUÇÕES DE EVENTOS LTDA CNPJ: 10.924.164/0001-69 Insc. Municipal: 245.358.2-6 Rua Dona Lúcia, 105/2 Bairro Petrópolis Porto Alegre (51) 98402.8914

Leia mais

Saiba como participar! Sra. Marilda Fernandes - aluna de Dança Sênior

Saiba como participar! Sra. Marilda Fernandes - aluna de Dança Sênior Sra. Marilda Fernandes - aluna de Dança Sênior Neste manual de parceria você saberá como tornarse um parceiro do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), um serviço que é referência

Leia mais

2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO Médico Clínico 1 Médico Pediatra 1 Médico Ginecologista 1

2. FUNCIONÁRIOS - CONTRATADOS POR TEMPO DETERMINADO Médico Clínico 1 Médico Pediatra 1 Médico Ginecologista 1 1. FUNCIONÁRIOS - EFETIVOS Médico Clínico 6 Médico Pediatra 2 Médico de Estratégia PSF 0 Psicólogo Clínico 30 horas 0 Psicólogo Clínico 40 horas 1 Cirurgião Dentista 4 Auxiliar de Saúde Bucal 4 Técnico

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ PLANEJAMENTO DAS AÇÕES CIPA UNIVALI CAMPUS ITAJAÍ ANO 2017 CRONOGRAMA DE AÇÕES FEVEREIRO : Dia 05.02 DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA A CIPA Gestão 2016-2017, imbuída do compromisso com a segurança e saúde de

Leia mais

CAAE: TITULO:Manejo dos pacientes com doença falciforme pelos enfermeiros da atenção básica em um município do recôncavo baiano.

CAAE: TITULO:Manejo dos pacientes com doença falciforme pelos enfermeiros da atenção básica em um município do recôncavo baiano. ATA DA REUNIÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Aos sete dias do mês de maio de dois mil e doze às dezesseis horas e dez minutos, na sala de vídeo Conferência do prédio central da Faculdade Adventista da

Leia mais

Oficina de apresentação e discussão de indicadores de desenvolvimento local. Restinga, Porto Alegre RS 30/01/2015. Parte 1/3

Oficina de apresentação e discussão de indicadores de desenvolvimento local. Restinga, Porto Alegre RS 30/01/2015. Parte 1/3 Programa Saúde Urbana da UFRGS na Restinga: COMPARTILHANDO COM A COMUNIDADE DADOS DO PNUD Oficina de apresentação e discussão de indicadores de desenvolvimento local Organizadores: pela Restinga: Sr. Heverson

Leia mais

sistema de garantia de direitos sgd

sistema de garantia de direitos sgd sistema de garantia de direitos sgd Município de PORTO ALEGRE / RS PODER JUDICIÁRIO Varas Regionais da Infância e da Juventude Telefone: (51) 3210-6942 Telefone: (51) 3210-6952 Telefone: (51) 3210-6962

Leia mais

Saiba como participar!

Saiba como participar! Neste manual de parceria você saberá como tornarse um parceiro do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), um serviço que é referência no atendimento ao idoso no Sistema Único

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA Canaã dos Carajás - 2015 CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

1 - Projetos de Extensão em 2010

1 - Projetos de Extensão em 2010 Coordenação de Extensão: Profa. Dra. Maria da Conceição Andrade ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE Dra. Rita de Cássia Moura do Nascimento Professora de Biofísica rcassiamoura@yahoo.com.br 1 - Projetos de Extensão em

Leia mais

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Mulher Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges Como é o perfil epidemiológico das mulheres brasileiras? Do que adoecem e morrem? Expectativa média de vida das mulheres:

Leia mais

Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges

Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges Diretoria Geral Prof. Dr. Eduardo Crosara Gustin Gestão Acadêmica Prof. Dr. Ben Hur Braga Taliberti Gerência da Gestão de Programas Institucionais de Humanização (GPIH) Lêda Márcia Viana Santos Borges

Leia mais

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO - COORDACEs CRONOGRAMA DAS ACEs 2º Bloco/2019.1

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO - COORDACEs CRONOGRAMA DAS ACEs 2º Bloco/2019.1 DATA ATIVIDADE LOCAL DO EVENTO UNIDADES PARTICIPANTES 25/05 Mauá em Ação Será uma ação Unidade Vicente Pires - Asa Norte social, com prestação de serviços à comunidade, dentro da instituição. Anexo programação

Leia mais