De acordo com estudos na economia norte-americana segue algumas tendências:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "De acordo com estudos na economia norte-americana segue algumas tendências:"

Transcrição

1 MARKETING GLOBAL EAD MÓDULO I AMBIENTE DE MARKETING Nesse módulo iremos estudar sobre as tendências das organizações bemsucedidas no ambiente de marketing e os aspectos das tendências e megatendências no ambiente global. As empresas de sucesso têm consciência que precisam identificar e responder a necessidades e desejos dos seus consumidores através de ações voltadas para o seu bem estar. Essas oportunidades são sinalizadas através de tendências. Segundo Kotler (1998, p.143): tendência é uma direção de seqüência de eventos que vem ocorrendo ao longo do tempo e promete durabilidade. Temos como exemplo a efetiva participação da mulher no mercado de trabalho e, conseqüentemente, a expansão das escolas maternais, de berçários, de linha de roupas femininas para escritório, dentre outros. O profissional de marketing tem como função primordial a identificação das tendências de mercado, informando suas conseqüências e oportunidades. Alguns profissionais e estudiosos da área de marketing devem distinguir as tendências e as megatendências das modas passageiras. As tendências possuem características previsíveis, com vida longa e significativa em relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos. De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.54): uma tendência que tem longevidade é observável por meio de diversos mercados e atividades de consumo e, consistente em relação a outros indicadores significativos que ocorrem ou emergem ao mesmo tempo. De acordo com estudos na economia norte-americana segue algumas tendências: A vigilância do consumidor Os consumidores estão mais vigilantes em relação à qualidade dos serviços e produtos vendidos. Eles exigem que as empresas assumam responsabilidade pelos produtos e serviços de má qualidade e pelo mau atendimento dos colaboradores que estão na linha de frente. Dessa forma, os profissionais de marketing devem trabalhar para elevar os padrões de qualidade dos bens e serviços. O retorno do indivíduo às suas origens As pessoas sentem a necessidade imediata de mudar de vida, buscando uma carreira mais calma, com uma maior qualidade de vida através da fuga das grandes cidades e a procura de ar puro, cidades pequenas e pessoas modestas.

2 A fuga da rotina As pessoas procuram sair da rotina diária através da fuga emocional pelas viagens, comidas diferentes e exóticas, redecoração de suas casas, dentre outros aspectos. As organizações precisam aproveitar essas oportunidades para criar novos produtos e serviços que acompanhem essa nova realidade de mercado. A qualidade de vida dos indivíduos As pessoas estão dispostas a assumir a responsabilidade pela própria saúde e qualidade de vida, escolhendo melhor o que comer, praticando exercícios regulares, descansando com mais freqüência, enfim, mudando seus estilos de vida. Com isso, as organizações podem atender a essa necessidade, através da criação de produtos e serviços mais saudáveis. A procura pelo encasulamento As pessoas procuram incessantemente o íntimo, a vida interior, fazem de seus lares casulos para se guardarem e resguardarem da violência e criminalidade que assola todo o ambiente exterior. A longevidade e o retardamento da velhice Os indivíduos buscam a sensação da jovialidade, gastando dinheiro em tudo que as tornem mais jovens, como plásticas, vestuário jovial, coloração de cabelos, academias, etc. A busca da personalização As pessoas desenvolvem uma individualidade que permite que sejam vistas e identificadas de maneira diferente e singular. Elas adquirem bens e produtos personalizados que a identifiquem, como cosméticos, carros, roupas, etc. Conforme Kotler (1998, p. 144): egotismo é o desejo de alguém se individualizar por intermédio de posses e experiências. Dessa forma, as empresas podem utilizar essa oportunidade competitiva para criar e oferecer produtos e serviços personalizados. Temos como exemplo as concessionárias de automóveis, onde o consumidor monta o seu próprio carro, de acordo com as suas necessidades e desejos. O corre-corre dos indivíduos Os indivíduos assumem várias tarefas e responsabilidades diárias, sentindo o tempo curto e tentando resolver esse impasse com o uso de telefone celular, internet, comendo em fast food para ganhar tempo. As empresas aproveitam todo esse corre-corre criando empreendimentos de marketing de conglomerados, que são centros que oferecem vários serviços e produtos em um só lugar como lavanderia, academia, internet, sala de bronzeamento artificial, etc.

3 Já as megatendências são consideradas transformações e mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que quando implantadas exercem uma influência sobre as pessoas durante determinado período de tempo. Os futuristas, como John Naisbitt, afirmam que esse período de tempo de influência é entre sete e dez anos, podendo ultrapassar em alguns casos. A seguir seguem algumas megatendências identificadas nos anos 90: - Nacionalismo cultural - Crescimento da economia globalizada - Renascimento das artes - Surgimento do socialismo no livre mercado - Globalização nos estilos de vida - Liderança das mulheres - Religiosidade renovada para as próximas décadas - Era do estudo da vida, etc. Temos também as notas passageiras que são imprevisíveis, tem vida curta e não tem aspectos significativos sociais, econômicos e políticos. Quando determinada organização detém lucro com a moda passageira é mais uma questão de sorte, de ocasião, de momento, do que uma questão de tendência ou megatendência de mercado. Segundo Stevens e outros (2001, p.88): as tendências e megatendências merecem atenção rigorosa pelas empresas, pois um programa de marketing ou de produto/serviço terá mais sucesso se estiver alinhado com essas fortes tendências, em vez de contrário a elas. Não podemos esquecer que também uma nova oportunidade de mercado não garante definitivamente sucesso ou viabilidade, tudo irá depender de uma pesquisa de mercado que determinará o potencial lucrativo da determinada oportunidade. Nos módulos a seguir abordaremos mais detalhadamente sobre pesquisa de mercado. MÓDULO II AS FORÇAS MACROAMBIENTAIS DO MARKETING Nesse respectivo módulo iremos estudar as forças não controláveis que interferem no ambiente organizacional na identificação das oportunidades e ameaças.

4 Todos os envolvidos no processo de marketing, como consumidores, fornecedores, concorrentes, parceiros, intermediários, dentre outros, trabalham em um ambiente de oportunidades e ameaças, moldados pelas forças do ambiente. Essas forças são representadas por aspectos que não se podem controlar e que as organizações precisam identificar e monitorar. Segundo Ferrel e outros (2000, p.37): na arena econômica, as empresas e os consumidores são crescentemente afetados por forças globais. De acordo com estudiosos da área temos a seguir alguns exemplos dessas forças: - Crescente fragilidade do sistema financeiro; - Graves problemas de dívida externa de países da América Latina e Europa Oriental; - Agilização substancial do transporte, da comunicação e das transações financeiras; - Crescentes alianças estratégicas de empresas além das fronteiras; - Movimento crescente dos países ex-socialistas em direção à economia de mercado; - Rápida privatização de empresas públicas; - Rápido crescimento do comércio e dos investimentos mundiais; - Abertura gradual de novos mercados importantes (China, Europa Ocidental e países árabes); - Rápida disseminação de estilos de vida do mundo, tendo como conseqüência o crescimento global da comunicação; - Crescimento das tensões, dos conflitos regionais resultantes do final da guerra fria. Dentro do contexto de mudanças rápidas que o mercado impõe, as organizações devem controlar conjuntamente seis forças que são consideradas de extrema importância para a identificação das oportunidades e ameaças. São elas: demográfica, econômica, natural, tecnológica, política e sociocultural. Iremos abordar uma a uma a seguir. Ambiente Demográfico De acordo com Kotler (1998, p.146): a primeira força macroambiental que os profissionais de marketing monitoram é a população, porque as pessoas representam os mercados. As organizações buscam informações do tipo taxa de crescimento da população, faixa e distribuição etária, níveis de educação, padronização da moradia, composição étnica, etc.

5 No caso da população mundial, de acordo com estudos o crescimento é explosivo, trazendo grandes conseqüências para as empresas, pois o aumento da população não necessariamente indica crescimento no mercado, ou seja, aumento do poder de compra. As empresas precisam analisar com cuidado os seus mercados para identificarem as oportunidades. Em relação à identificação da faixa etária da população, as organizações devem identificar as subdivisões dentro dos grupos para sinalizar os possíveis mercados-alvos. Temos como exemplos: - Casal com dupla fonte de renda e sem filhos; - Casal com dupla fonte de renda e com filhos; - Mães mais velhas com bebês; - Pessoas mais velhas e bem posicionadas em termos financeiros, etc; - Profissionais liberais residentes em áreas pobres; - Profissionais liberais residentes em áreas ricas. Ambiente Econômico De acordo com Kotler (1998, p.149): os mercados exigem poder de compra, além de pessoas, dependendo da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de crédito. Temos como ponto primordial no ambiente econômico a distribuição de renda entre os indivíduos, que é determinado através da estrutura industrial do País. Existem quatro tipos de estruturas que são: - Economia de subsistência: agricultura simples e poucas oportunidades para as empresas; - Economia exportadora de matéria prima: rica em alguns recursos naturais e pobres em outros setores. Exemplo: Arábia Saudita: petróleo, Zaire: cobre; - Economia em fase de industrialização: manufatura começa a representar uma pequena parcela do produto nacional bruto do País. Exemplo: Egito, Filipinas; - Economia industrializada: maiores exportadores de bens manufaturados e fundos de investimentos, tornando os mercados ricos. Exemplo: EUA, Japão. De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.98): a distribuição da renda está relacionada com a estrutura industrial de uma nação, mas é também afetada pelo sistema político. Em estudos recentes, os estudiosos na área de marketing estratégico identificaram os países em cinco padrões diferentes de distribuição de renda. São eles:

6 (1) Renda muito baixa (2) A maior parte da renda muito baixa (3) Renda dividida em muito alta e muito baixa (4) Renda equilibrada entre baixa, média e alta. (5) A maioria da população com renda média. Por exemplo, nos Estados Unidos o rico está tornando-se mais rico, a classe média tem diminuído e os pobres estão se tornando cada vez mais pobres, mudando o mercado norte-americano para duas camadas, com pessoas ricas e padrões de vida altos comprando bens e serviços caros e a classe trabalhadora gastando com mais cuidado e cautela, comprando em lojas com descontos escolhendo marcas baratas etc. Se esse cenário é visto nos Estados Unidos, um País do Primeiro Mundo, rico, com uma estrutura organizada, com serviços para a população como saúde, educação, moradia, você imagina como está o cenário real dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde os serviços são escassos, a educação, a moradia, a saúde é precária e, cada vez mais, os pobres e miseráveis se tornam mais pobres. No módulo a seguir iremos estudar as forças naturais, tecnológicas, política/legal e sociocultural. MÓDULO III AS FORÇAS DO MARKETING Nesse módulo continuaremos abordando as forças ambientais do marketing no que se refere ao ambiente natural, tecnológico, político/legal e sociocultural. Ambiente Natural De acordo com Kotler (1998, p. 150): os profissionais de marketing precisam estar mais conscientes das ameaças e oportunidades associadas às tendências do ambiente natural. Temos como exemplo dessas tendências a escassez de matéria-prima, custo da energia crescente, níveis altos de poluição e a mudança do papel dos órgãos governamentais em relação à proteção ambiental. O que mais nos preocupa atualmente é que muitos países pobres estão fazendo muito pouco para minimizar os danos no ambiente natural, ou por falta de recursos materiais, financeiros, humanos ou por falta de consciência dos órgãos governamentais. Graças à legislação em alguns países e movimentos ambientalistas, as indústrias automobilísticas, de sabão, dentre outras estão introduzindo

7 controles para reduzir consideravelmente a poluição. Temos como exemplo as indústrias de sabão do País que devem desenvolver produtos mais biodegradáveis e as indústrias automobilísticas que estão introduzindo caras técnicas para controlar a emissão de gases dos veículos. Ambiente Tecnológico De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.101): as novas tecnologias proporcionam valor superior na satisfação de necessidades, estimulando os investimentos e a atividade econômica, pois uma das forças mais intensas que molda a vida das pessoas é a tecnologia. Dessa forma o profissional de marketing necessita observar e sinalizar as tendências tecnológicas, ou seja, as novas idéias e implementações de sucesso que vêm sendo introduzidas no mercado através de estudos, pesquisas. Temos como um exemplo bem claro, o surgimento do computador, dos aparelhos de fax, dos aparelhos celulares que deram origem ao teletrabalho. Segundo Kotler (1998, p. 152): teletrabalho ocorre quando o indivíduo trabalha em casa em vez de se locomover para escritórios. Com isso, o colaborador pode ficar mais próximo da família, ganhar tempo nas suas atividades, pois não precisa se deslocar e reduz consideravelmente a poluição provocada pelos automóveis. O profissional de marketing precisa estar atento para esse nicho de mercado, ou seja, esse tipo de público alvo que estará mais voltado para as compras e vendas através de novas tecnologias. De acordo com Stevens e outros (2001, p.100): as organizações já utilizam o poder da realidade virtual, que é a combinação de tecnologias que permitem aos usuários experimentarem ambientes tridimensionais gerados por computador por meio de som, imagem e tato. Podemos concluir que os benefícios para os consumidores são claros, pois os mesmos experimentam o produto/serviço antes de comprar e podem sinalizar suas preferências. A realidade verbal já ocorre nas áreas de medicina, arquitetura, entretenimento, treinamento de defesa, dentre outros. Ambiente Político e Legal Nesse enfoque, as decisões voltadas para o marketing estão definitivamente afetadas pelo contexto político e legal, que é configurado pelas leis, órgãos governamentais e grupos de pessoas que pressionam a sociedade em geral. De acordo com os profissionais de marketing, algumas tendências precisam ser discutidas na administração de marketing, tais como: a legislação comercial e o crescimento dos grupos de interesse particular. No caso da legislação comercial, existem três parâmetros a serem respeitados. São eles: - A proteção das empresas em relação à concorrência desleal;

8 - A proteção dos consumidores em relação às práticas comerciais injustas; - A proteção da sociedade contra os desmandos das empresas. Segundo Kotler (1998, p.155): é responsabilidade da empresa conhecer as principais leis que protegem a concorrência, os consumidores e a sociedade. Podemos concluir que as organizações precisam orientar seus colaboradores sobre os aspectos éticos e morais, mostrando que a visão de futuro é a rentabilidade e a lucratividade, não impedindo a ética e o respeito aos seus clientes e a sociedade em geral. Temos como exemplo algumas empresas que criaram o setor de ética, tendo como responsável um gerente de ética que direciona os colaboradores em relação a quaisquer situações que possam gerar mal estar e conflitos éticos no ambiente organizacional. São também realizados treinamentos com todos os colaboradores onde são abordados estudos de casos práticos que envolvem a questão da ética e como deve ser solucionado. No caso dos grupos de interesse particular, como por exemplo, os idosos, os homossexuais, as mulheres, os consumidores, dentre outros, estão crescendo a cada dia e isso tem gerado mais restrições sobre as empresas que são afetadas diretamente pelas pressões das classes de interesse particular. Ambiente Sociocultural De acordo com Kotler (1998, p.155): a sociedade, em que as pessoas se desenvolvem, molda suas crenças, valores e normas, pois as pessoas absorvem, quase inconscientemente, uma visão de mundo que define seu relacionamento consigo mesmas, com os outros e com o universo. Podemos entender que os indivíduos compram produtos e adquirem serviços como meios de auto-expressão, por exemplo, hoje as pessoas estão adotando comportamentos dos mais variados possíveis em relação ao consumo. Existem aquelas mais conservadoras e cautelosas que gastam de forma mais orientada, existem aquelas mais introspectivas que buscam o artesanato e as artes, outras buscam o prazer, a auto-realização, dentre outras. Os profissionais de marketing devem estar atentos em identificar e sinalizar esses núcleos de mercado, proporcionando para essas pessoas a melhor forma de satisfazerem seus desejos e necessidades, dentro de seus padrões de comportamento e personalidade. Além dessas características comportamentais e culturais dos indivíduos, outros pontos devem ser considerados pelas empresas nas estratégias da administração de marketing. São elas: - Mudança dos valores culturais no decorrer dos anos: os jovens da atualidade são influenciados por novos heróis e modismos passageiros vinculados na mídia;

9 - Existência de subculturas: cada sociedade apresenta grupos com valores distintos e diferenciados por meio das experiências e circunstâncias da vida. MÓDULO IV O MERCADO GLOBALIZADO Atualmente em todo o mundo, as organizações precisam raciocinar em termos globais, pois várias situações estão ocorrendo e as empresas precisam se adaptar. São elas: - Diminuição do tempo e da distância pelo advindo da comunicação e transporte; - Intensificação da concorrência global; - Expansão das empresas estrangeiras em novos mercados internacionais (exportação); - Atração de investimentos em indústrias de aço, petróleo, pneus, produtos químicos etc; - Desenvolvimento de centros turísticos e imobiliários. Várias empresas remuneram profissionais de marketing com o intuito de realizarem um programa de exportação. Segundo Kotler e Armstrong (2002, p. 435): quanto mais as organizações demoram em tomar medidas para sua internacionalização, mais se arriscam a se isolarem dos mercados cada vez maiores, pois as empresas que se julgavam seguras dentro do seu próprio país, encontram agora os concorrentes de países vizinhos invadindo seus mercados. Dessa forma, as empresas precisam de imediato responder às seguintes questões: - Quais serão os concorrentes globais? - Quais as estratégias dos concorrentes? - Quais os recursos dos concorrentes? - Qual a nossa posição de mercado? - Onde nossos produtos/serviços deverão ser produzidos? - Quais as alianças estratégicas que deveremos obter no mercado global? Não podemos deixar de ressaltar que, além de rentabilidade e lucratividade que as empresas obtêm em expandirem-se no mercado, elas também correm riscos. São eles: - Elevado endividamento nas empresas;

10 - Governos e moedas instáveis; - Elevado índice de desemprego em alguns países; - Altas tarefas comerciais; - Aumento substancial da corrupção através de suborno entre as empresas e órgãos públicos. Podemos concluir que as limitações e os problemas das empresas ocorrem tanto na situação em internalizar as operações ou ficar no próprio país, mas as organizações precisam se tornar globalizadas. De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p. 189): empresa global é aquela que, operando em mais de um país, obtém vantagens de marketing, de produção, de pesquisa e desenvolvimento e financeiras que não são disponíveis aos concorrentes domésticos. Podemos entender que as organizações globais garantem vantagens através do planejamento das operações e na coordenação de suas atividades a nível mundial. As organizações enfrentam seis prioridades em relação ao marketing internacional. São elas: - Avaliar o ambiente de marketing global; - Decidir se irá operar internacionalmente ou não; - Decidir em que mercado entrar; - Decidir como entrar em determinado mercado; - Decidir sobre o programa de marketing global; - Decidir sobre a estruturação global de marketing. Iremos detalhar as decisões nos módulos seguintes. MÓDULO V PRIORIDADES DO MARKETING INTERNACIONAL 1. Avaliar o ambiente de marketing global As organizações precisam conhecer e analisar de forma minuciosa o ambiente de marketing internacional. Algumas situações ocorreram durante os últimos anos gerando oportunidades e ameaças. São elas: - Crescimento do comércio;

11 - Aumento crescente dos investimentos globais; - Abertura de mercados na Europa, China, Rússia, etc; - Crescimento das marcas nas indústrias de roupas, alimentos, automóveis, aparelhos eletroeletrônicos, dentre outros; - Aumento do número de organizações; - Declínio da posição dominante dos Estados Unidos; - Aumento do poder econômico nos mercados mundiais do Japão e Alemanha; - Complexidade e declínio do sistema financeiro internacional (SFI). De acordo com estudos na área, os japoneses realizaram o chamado milagre econômico, isto é, dentro de um período curto eles atingiram a liderança mundial em vários setores da indústria, tais como: câmeras, relógios, automóveis, computadores, aço, construção naval, aparelhos eletrônicos, instrumentos óticos, motocicletas, etc. Vários estudiosos afirmam que o sucesso mundial das organizações japonesas está sintetizado em duas palavras: administração e negócios, já outros colocam que o segredo do sucesso está nos baixos índices salariais e na política. Apesar das colocações, podemos concluir que uma das principais chaves para a vitória nos negócios japoneses está no uso eficaz e eficiente da ciência do marketing, pois os japoneses que administravam as empresas foram estudar a ciência do marketing nas organizações americanas para posteriormente escolher o mercado, entrar no mercado, construir a participação no mercado e proteger essa participação. 2. Decidir se irá operar internacionalmente ou não Segundo Kotler (2000, p.323): as empresas que operam em setores globais devem pensar e agir globalmente conquistando as vantagens de compras, produção, finanças e marketing. Devemos entender que não necessariamente as empresas precisam operar internacionalmente para sobreviverem. Existem negócios que podem ser bem sucedidos em mercados locais. Mas não podemos esquecer que, se a empresa se sentir atraída pelo cenário internacional precisa estar ciente dos riscos e problemas que poderá enfrentar e precisa compreender e analisar as seguintes questões: - Qual a preferência do consumidor? - Como é o comportamento de compra dos consumidores de outros países? - Qual (is) a(s) cultura(s) de negócios de outros países? - Como lidar eficazmente com essa(s) cultura(s)?

12 - Quais os produtos/serviços competitivamente atraentes? - Os gerentes das organizações possuem experiência necessária? - Qual o impacto das inúmeras regulamentações políticas de outros países? Enfim, a grande maioria das empresas só toma a iniciativa de operar internacionalmente depois que algum fato as impulsione para a globalização como, por exemplo, um importador estrangeiro, um pedido de um governo estrangeiro, um exportador doméstico, dentre outros. MÓDULO VI DECISÕES DO MARKETING INTERNACIONAL Nesse módulo iremos continuar a discutir sobre as decisões do marketing internacional que as organizações necessitam enfrentar no mundo globalizado. 3. Decidir em que mercado entrar Antes das organizações buscarem o exterior, precisam definir claramente seus objetivos e políticas de marketing internacional. Alguns pontos devem ser definidos de imediato, tais como: Que volume de vendas externas deseja realizar. Segundo Kotler e Armstrong (2002, p. 442): algumas empresas pretendem continuar pequenas, encarando as vendas internacionais como uma parte menos relevante de seus negócios e outros têm planos mais grandiosos, vendo os negócios externos como iguais ou até mesmo mais importantes que os internos. Deve decidir em que país entrar Os estudiosos e pesquisadores afirmam que é mais seguro e primitivo operar em uma quantidade menor de países com uma conseqüente penetração em cada um deles. Deve decidir em que tipos de países entrar, dependendo da atratividade do país, ou seja, dos fatores políticos, geográficos, de renda, produto, população, dentre outros. Por exemplo, uma empresa deve decidir em entrar ou não no mercado de algum país dependendo de aspectos como: concorrência, tamanho do mercado, governo estável e cooperativo, tecnologia de produção crescente, dentre outros. De acordo com Kotler (1998, p. 347): os possíveis mercados globais devem ser considerados segundo vários fatores, inclusive o tamanho e crescimento do mercado, o custo de negócios, a vantagem competitiva e o nível de risco.

13 Podemos entender que as organizações precisam identificar a potencialidade de cada mercado, de acordo com indicadores tais como: - Geográficos: área do país, condições de clima, características de topografia; - Demográficos: tamanho da população, densidade populacional, índice de aumento populacional, estrutura etária, composição da população, etc; - Econômicos: distribuição de renda, produto interno bruto (PIB), taxa de crescimento do PIB, etc; - Tecnológicos: nível de capacidade tecnológica, tecnologia de produção existente, tecnologia de consumo existente, nível de educação, etc; - Socioculturais: grupos étnicos padrões de estilo de vida, valores dominantes, etc; - Metas Nacionais: planos de investimento, prioridades industriais. A grande questão é quando o profissional de marketing decide quais os mercados oferecem maior rentabilidade e lucratividade em longo prazo para o investimento das organizações. 4. Decidir como entrar em determinado mercado As opções das empresas são: exportação, joint ventures e investimento direto. Segundo Kotabe e Helsen (2000, p.184): a maneira mais simples de entrar num mercado é através da exportação, pois a empresa pode exportar passivamente seu excesso de produção de tempos em tempos, ou pode estabelecer um compromisso ativo de expandir suas exportações para um mercado específico. Das opções a serem escolhidas, como podemos verificar a exportação é a que envolve uma mudança mais razoável nas linhas de produção, nos investimentos e na missão da organização. De acordo com Kotler e Armstrong (2002, p.443): joint venture é uma associação de empresas estrangeiras para produzir ou vender produtos ou serviços e podem ser de quatro tipos: licenciamento, contrato de fabricação, contrato de administração e propriedade conjunta. Podemos entender que a diferença marcante entre a joint venture e a exportação é que na primeira, a empresa se une a um sócio para vender ou realizar suas estratégias de marketing no exterior. Conforme afirma Kotler (1998, p.199): o maior envolvimento num mercado estrangeiro corresponde ao investimento direto, que corresponde ao desenvolvimento de instalação de montagem ou fabricação no exterior. Infelizmente, esse tipo de estratégia de entrada no mercado exterior tem como desvantagens a restrição ou desvalorização da moeda, os mercados em declínio, os golpes do Governo, dentre outros. 5. Decidir sobre o programa de marketing global

14 Algumas empresas preferem trabalhar com o que chamam de mix de marketing padronizado em todo o mundo, pois acreditam que os custos se tornam mais baixos no que se refere à produção e, conseqüentemente, os produtos apresentam um preço mais competitivo e uma melhor qualidade. Temos como exemplo de empresas que trabalham dessa forma, a Coca-Cola, a Ford. Outras, já preferem trabalhar com um mix de marketing adaptado, ou seja, o produtor ajusta os elementos do mix de marketing a cada mercado-alvo. Dessa forma, podemos concluir que os custos aumentarão, mas em contrapartida as organizações esperam uma maior parcela de mercado e uma maior lucratividade. De acordo com Stevens e outros (2001, p.155): a padronização não é uma proposta do tipo tudo-ou-nada, e sim uma questão de grau, pois as empresas devem procurar maior padronização para manter custos e preços baixos e criar maior poder global de marca. Não podemos esquecer que os profissionais de marketing precisam ter a clara certeza de que ofertam produtos e serviços que os consumidores de cada país necessitam e desejam. 6. Decidir sobre a estruturação de marketing global A maioria das organizações opera suas atividades internacionais de marketing de três maneiras: departamento de exportação, divisão internacional e organização global. Tudo começa com o envio de produtos para o exterior através do departamento de exportação. Posteriormente, se as vendas se expandirem esse departamento pode incluir várias tarefas de marketing com o intuito de a empresa entrar estrategicamente no negócio. Com o envolvimento das empresas em vários mercados elas acabam criando uma divisão internacional com o objetivo de cuidar de toda a sua atividade internacional. Essa divisão é composta por especialistas em marketing, pesquisas, produção, finanças, planejamento e recursos humanos. Com o sucesso da divisão internacional, as organizações se tornam verdadeiras empresas globais, que na atual conjuntura é o mínimo que elas precisam para se tornarem competitivas. MÓDULO VII O MERCADO E A DEMANDA Nesse módulo iremos estudar o mercado e suas diferentes formas, como mensurar a demanda corrente de mercado através da demanda total de uma área do mercado e das vendas e participações. Sabemos que a demanda pode mudar rapidamente e drasticamente e, para as organizações estarem bem preparadas para essa situação devem,

15 primeiramente, prever com clareza a demanda em vários aspectos, por exemplo, o número e o tipo de pessoas, demanda de cada segmento de mercado, várias alternativas de estratégias de marketing, dentre outros. Além de prever a demanda, o mais importante é prever os vários fatores que podem afetar satisfatoriamente essa respectiva demanda. Temos um exemplo bem claro: a questão da crise da aviação brasileira, ou seja, vários questionamentos devem ser focados tais como: - Haverá profissionais qualificados para a manutenção das aeronaves? - As instalações aeroportuárias são suficientes e disponíveis para o aumento substancial da demanda? - As empresas têm condições de suportar o aumento da demanda para atender satisfatoriamente os clientes? - As empresas possuem previsão financeira para adquirir novas aeronaves? Segundo Kotler e Armstrong (2002, p. 144): quando uma organização encontra um mercado atrativo, deve avaliar com cuidado seu tamanho atual e seu potencial futuro, pois superestimar ou subestimar o mercado poderá diminuir seus lucros. As empresas devem identificar os princípios e as ferramentas para mensurar e prever a demanda do mercado. As organizações podem mensurar a demanda por vários tipos como: item do produto, linha de produto, categoria de produto, vendas da própria empresa, vendas do setor de atividade, por cliente, território, região, país ou por todo o mundo. Essas respectivas previsões podem ser referentes a curto, médio e longo prazos. A seguir temos um exemplo que poderemos mensurar a demanda através do nível de produto da empresa de produtos eletrônicos Nokia. - Item do produto: um modelo peculiar de alarme; - Linha de produto: toda a sua linha de alarme; - Categoria de produto: todos os alarmes fabricados pela Nokia e por seus concorrentes diretos; - Vendas da própria empresa: alarmes, telefones celulares, chips e outros; - Vendas do setor de atividade: vendas conjuntas da Nokia, Motorola, Samsung, Gradiente e todas as outras concorrentes. Conforme afirma Stevens e outros (2001, p.58): a mensuração da demanda requer uma compreensão clara do mercado envolvido, pois, para o profissional de marketing, mercado é o conjunto de todos os compradores reais e potenciais de um produto ou serviço. Dessa forma, os compradores potenciais de produtos e serviços possuem quatro características: renda, interesse, acesso e qualificações.

16 - Renda: as pessoas precisam ter uma renda que os habilites financeiramente a comprar determinado produto ou serviço. A questão é o seguinte: você tem como comprar financeiramente um produto/serviço? - Interesse: as empresas devem, antes de qualquer coisa, estimar o número de futuros consumidores com interesse potencial em determinado produto/serviço. A questão é: você tem interesse em adquirir esse produto/serviço? - Acesso: as organizações também precisam distribuir seus produtos/serviços no maior número possível de locais, para que não exista restrição de acesso para certos grupos de futuros consumidores. A questão é: a sua região vende determinado produto ou serviço? - Qualificações: as empresas devem implementar estratégias de mercados-alvo e de marketing com o intuito de mensurar a demanda corrente com eficácia e prever minuciosamente a demanda futura. De acordo com Kotler (1998, p.178): estimativas extremamente otimistas de demandas atuais ou futuras podem resultar em capacidade ansiosa, que custa recursos, ou estoques em excesso, enquanto, em contra partida, a demanda subestimada pode causar perdas de vendas e de oportunidades de lucros. Dessa forma, os profissionais de marketing são especialistas em avaliar as demandas correntes de mercado de acordo com três peculiaridades: demanda total de mercado, demanda de uma área de mercado, vendas reais e participação efetiva mercadológica. Iremos agora estudar cada uma nos seus aspectos mais relevantes. Conforme Kotler e Armstrong (2002, p.145): a demanda total de mercado de um produto ou serviço é o volume total a ser adquirido por um determinado grupo de clientes em uma determinada área geográfica, durante um determinado período, em um determinado ambiente de marketing, sob um determinado nível e mix de esforço marketing praticado pelas empresas do setor. Podemos concluir com essa afirmação que a respectiva demanda não é fixa e imutável, ou seja, depende de um conjunto de condições. Por exemplo, a demanda total de mercado de indústrias no Brasil para o ano seguinte dependerá do investimento em marketing por todas as organizações e por fatores ambientais tais como: condições econômicas, políticas, culturais, dentre outros. A segunda peculiaridade é estimar a demanda de uma área de mercado. Selecionar os melhores territórios de venda e distribuir o orçamento de marketing de forma eficiente e eficaz por seus territórios não é tarefa para as organizações. Elas precisam estimar o potencial de mercado das inúmeras cidades, estados e países do mundo através de dois métodos: método da construção do mercado e método do índice de fator de mercado. De acordo com Kotler (1998, p.68): o método de construção de mercado exige a identificação de todos os compradores potenciais em cada mercado e a estimativa de suas compras. Esse método é basicamente adotado nas organizações de produtos industriais, por exemplo, as mineradoras.

17 Conforme Kotler (1998, p.69): o método do índice de fator de mercado indica os fatores de mercado que se correlacionam com o potencial, combinando-os em um índice ponderado. Temos como exemplo, o índice poder financeiro das empresas, publicado nas revistas indicando os índices contábeis e financeiros das empresas e dos seus concorrentes diretos. E por fim, as empresas devem conhecer as vendas correntes do setor em que está inserida, identificando claramente seus concorrentes, através de relatórios de institutos de pesquisa de marketing, de pesquisas mercadológicas, dentre outras ferramentas. MÓDULO VIII A DEMANDA FUTURA Nesse módulo abordaremos a previsão da demanda futura de uma empresa, focando as pesquisas de intenções dos compradores futuros e a opinião de especialistas. Após as empresas estimarem a demanda corrente de mercado, precisam prever a demanda futura de uma forma clara e minuciosa. Segundo Kotler e Armstrong (2002, p.151): previsão é a arte de estimar a demanda futura antecipando o que os compradores possivelmente farão em determinadas condições futuras. Não é uma tarefa fácil para as organizações trabalharem a previsão da demanda futura. Temos poucos produtos/serviços que possuem uma fácil previsão, dependendo de alguns fatores como: vendas estáveis, crescimento estável e situação da concorrência firme. No caso das organizações preverem erradamente a demanda futura, várias conseqüências negativas ocorrem tais como: excesso de nível de estoque, perdas nas vendas, redução desnecessária de preços, dentre outros. Geralmente, as empresas utilizam um processo formado por três estágios para a conclusão da previsão de vendas. São eles: Previsão ambiental: são as projeções de desemprego, taxas de juros, gastos, investimento na área de negócios, gastos governamentais e outras concorrências ambientais relevantes para a empresa. Previsão setorial: as empresas analisam ocorrências relevantes referentes a vendas, investimentos, gastos, juros e, posteriormente, comparam com a de seus concorrentes diretos. Previsão de vendas: existem inúmeras técnicas específicas para prever as vendas da empresa, baseando-se nas informações tais como: - O que as pessoas dizem: envolve pesquisas dos compradores ou de pessoas próximas como vendedores ou especialistas;

18 - O que as pessoas fazem: implica em colocar o produto ao mercado para conhecer e identificar a resposta dos compradores (testes de mercado); - O que as pessoas fizeram: envolve a análise de registros de comportamentos e atitudes passadas dos compradores ou uma análise estatística da demanda. No caso das pesquisas de intenções dos compradores, a melhor escolha para prever o que os compradores farão será questioná-los sobre os fatores que deverão ser inclusos nas pesquisas mercadológicas para abordarem as suas necessidades e desejos da forma mais eficaz e eficiente possível. De acordo com Kotler (1998, p.207): essas pesquisas são especialmente valiosas quando os compradores têm intenções claramente definidas, pretendem levá-las adiante e sabem descrevê-las para os entrevistadores. Nas situações em que ocorrerem dificuldades de definição por parte dos compradores, o papel primordial dos profissionais de marketing é analisar cuidadosamente os dados das pesquisas e elaborar relatórios de previsão, de acordo com as informações e sua experiência no decorrer dos anos. Vários institutos de pesquisas mercadológicas investigam as intenções dos compradores, com perguntas como: - Você pretende comprar determinado produto/serviço nos próximos seis meses? - As suas finanças correntes estão com resultados positivos? - Quais as suas expectativas acerca da economia? - As suas finanças futuras possuem perspectivas positivas? Os fabricantes de bens de consumo duráveis, por exemplo, utilizam essas informações para preverem possíveis e principais mudanças nas intenções de compra dos consumidores, com o objetivo principal de adaptar sua produção e seus planejamentos de marketing a essas novas e atuais condições. De acordo com Stevens e outros (2001, p.68): quando é impraticável entrevistar o comprador, a empresa pode basear suas previsões de vendas nas informações fornecidas pela sua força de vendas, ou seja, os profissionais de vendas fazem estimativas de vendas por produto/serviço em suas respectivas áreas e, posteriormente, adicionam as estimativas individuais para objetivarem uma previsão geral de vendas. Não podemos esquecer que mesmo com essas estimativas, as empresas devem fazer alguns ajustes, pois os profissionais de vendas podem ter tido atitudes otimistas ou pessimistas, devido à atual conjuntura do mercado de vendas. Várias causas podem ter ocorrido para os respectivos resultados otimistas ou pessimistas, tais como:

19 - Falta de informação dos vendedores em relação ao desenvolvimento econômico; - Falta de conhecimento dos vendedores a respeito dos planejamentos de marketing; - Falta de tempo para estimar os dados mercadológicos cuidadosamente, etc. Não podemos esquecer de mencionar também que apesar dessas causas negativas, os profissionais de vendas obtêm vários benefícios com um trabalho eficaz e eficiente, como: - Maior visão no desenvolvimento de tendências que qualquer outro setor da empresa; - Maior confiança nas suas cotas de vendas e uma maior motivação para atingir essas respectivas cotas, etc. Além das previsões dos profissionais de vendas, as organizações podem fazer estimativas e previsões consultando especialistas como: consultores de marketing, vendedores, representantes, distribuidores, fornecedores etc. Essas empresas convocam um determinado grupo de especialistas com intuito de elaborar as previsões, de acordo com alguns métodos tais como: discussão de grupo, suposições e entrevistas individuais, questionários, dentre outros. De acordo com Kotler e Armstrong (2002, p.153): sempre que possível, a empresa deve reforçar a opinião dos especialistas com estimativas obtidas, pois muitas vezes eles têm visões erradas e dúbias. A empresa pode utilizar alguns métodos como: - Teste de mercado: é utilizado para prever vendas de novos produtos/serviços a serem distribuídos por novos canais ou setores; - Análise de séries temporais: consiste na subdivisão das vendas em quatro componentes, como tendência, ciclo, estação e eventos irregulares. Podemos concluir que a melhor maneira de prever as vendas de uma empresa é analisar o tipo de produto/serviço, objetivo da previsão e a confiabilidade e disponibilidade dos dados. MÓDULO IX ANÁLISE COMPETITIVA

20 As organizações precisam antes de tudo, identificar e analisar o mercado e os desejos e necessidades do consumidor. Posteriormente, devem analisar a concorrência para cada núcleo de mercado no que se refere às estratégias, potencialidades e fraquezas. Segundo Stevens (2001, p.98): o desejo dos profissionais de marketing não é vencer a concorrência, mas tornar seus competidores totalmente irrelevantes para seus consumidores. Dessa forma, os profissionais de marketing têm o objetivo precípuo de conquistar e manter um relacionamento tão satisfatório, estreito e duradouro com seus clientes, que não lhes dão oportunidade e interesse de procurar os concorrentes. Acontece nessa situação o que conhecemos como suspensão voluntária de escolha, mantendo dessa forma negociações com uma só empresa e tornando a concorrência irrelevante. Para que as organizações alcancem essa meta precisam identificar e explorar a vantagem competitiva. De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.207): vantagem competitiva é algo especial que uma empresa faz ou possui que a põe à frente dos outros competidores. Podemos identificar algumas características abaixo: Deve ser real: quando a empresa afirma que possui menores preços não torna a vantagem competitiva real. Deve ser específica: quando a empresa afirma que é a melhor, não é suficiente. A vantagem deve apresentar-se bem visível e especificada. Deve ser importante para o consumidor: deve se tornar um benefício que o consumidor almeja e valoriza. Deve ser promovível: a empresa deve comunicar para o consumidor a vantagem de uma forma altamente motivadora, fazendo com que a organização elabore um orçamento de marketing adequado para que a vantagem competitiva seja promovida com eficiência e eficácia com o objetivo de atrair e conquistar as pessoas. Existem algumas fontes a serem consideradas para a consecução da vantagem competitiva. São elas: Forma como a empresa compete Os aspectos prioritários de vantagens sobre a concorrência são: desenho do produto, estratégia de posicionamento, estratégia de distribuição, estratégia de preços etc. Base para a competição É quando a combinação de fatores como, por exemplo, qualidade de produtos/serviços, entrega rápida, atendimento personalizado, preço

21 competitivo, garantia eficiente, dentre outros, excederem aos aferidos pelo concorrente. Onde a empresa compete Temos como fator de sucesso em relação à concorrência, a seleção e análise cuidadosa da evolução do mercado ao longo do tempo e dos produtos e serviços. Contra quem a empresa compete A empresa deve ser considerada como uma solucionadora de conflitos e provedora de soluções para os problemas que não são resolvidos pelo concorrente direto, mostrando dessa forma o aumento da vantagem competitiva. De acordo com Kotler e Armstrong (2002, p.278): duas perguntas fundamentais devem ser respondidas pelas organizações por meio da análise competitiva que são a natureza das forças que modelam a competição no mercado e quais competidores estão atrás de quais segmentos de mercado, usando que estratégias de marketing. A primeira questão engloba toda a concorrência e as forças que influenciam a natureza da concorrência em determinada situação em relação ao produto e ao mercado. No caso do segundo questionamento, são focados os segmentos de mercado por meio da análise do consumidor. O que deve ficar bem definido para as organizações é que a vantagem competitiva é obtida através de segmento e não do mercado como um todo, pois as necessidades e desejos do consumidor alteram de segmento para segmento. As empresas devem identificar rapidamente aqueles segmentos que podem ser mais bem atendidos através de estratégias definidas e identificáveis para cada nicho de mercado. MÓDULO X TIPOS DE CONCORRÊNCIA A seguir estudaremos os diferentes tipos de concorrência com o intuito proativo de prever as ações dos concorrentes e, conseqüentemente, suas estratégias no segmento focado. Concorrência Pura: apesar de ser uma forma não muito comum de concorrência encontrada no mercado, possui as seguintes características: - Facilidade de entrada de novos competidores; - Grande número de competidores relativamente pequenos;

22 - Nenhuma ou pequenas diferenças entre estratégias; - Semelhanças de fatores que envolvem os preços, produtos, distribuição e promoções; Concorrência Monopolística De acordo com Stevens (2001, p.101): em um mercado caracterizado por concorrência monopolística, estratégias mais claramente diferenciáveis permitem identificar melhor a imagem individual das várias companhias. Podemos identificar algumas características. São elas: - Grande diversidade de produtos, preços, distribuição e atividades promocionais; - Maior diversidade de estratégias, pois cada competidor tem maior controle sobre as variáveis de marketing; Concorrência Oligopolística Conforme afirma Stevens (2001, p.101): em um ambiente competitivo como o oligopolístico, o número de competidores e a facilidade de entrada são menores, pois esse mercado é composto por poucos competidores relativamente grandes e talvez alguns menores. Algumas características podem ser sinalizadas, como: - Existe diversidade de estratégias, entretanto com menor probabilidade de ser referente a preços; - As ações do competidor são identificadas claramente em relação à natureza e ao impacto causado em outros competidores. Monopólio Nesse caso é uma situação de mercado caracterizada por um vendedor. Nos monopólios naturais como companhia telefônica, energia elétrica etc, ocorre regulamentação governamental em função dos preços e da distribuição para os consumidores. Podemos concluir que embora muitas empresas já obtenham sucesso com a vantagem, ainda grande parte das pessoas procura produtos alternativos da concorrência. MÓDULO XI FORÇAS E VANTAGENS COMPETITIVAS Nesse módulo iremos abordar os diferenciais de vantagens competitivas, as suas áreas de identificação e as análises para identificar fielmente as estratégias competitivas no mercado atual.

23 De acordo com Stevens (2002, p.102): uma análise competitiva eficaz leva em consideração a busca e a necessidade de diferenciais de vantagens, que são aqueles fatores que em particular superam ou têm potencial para superar a concorrência. Podemos entender que diferencial de vantagem não é a mesma coisa de vantagem competitiva, pois a vantagem está focada na empresa como um todo e o diferencial de vantagem está focada em segmentos ou áreas da organização como marketing, produção, tecnologia, dentre outros. A identificação dos diferenciais de vantagens ocorre principalmente nas áreas de: Tecnologia: temos como exemplo de vantagens diferenciais sólidas os processos de pesquisa e desenvolvimento inovadores e as aplicações científicas gerenciadas; Marketing: as empresas que adquirem maior reconhecimento, fidelidade e preferência dos consumidores possuem maiores diferenciais de vantagem no mercado; Produção: o diferencial de vantagem ocorre na habilidade e eficiência de lançar um novo produto/serviço no mercado e aumentar cada vez mais a qualidade da produção em relação aos concorrentes; Gestão: quando a organização obtém relacionamentos positivos, fiéis e duradouros, com planejamentos eficientes e eficazes e uma gestão administrativa global. As forças de competição que as organizações adquirem no decorrer dos anos influenciam prioritariamente nas estratégias e decisões sobre os acontecimentos do mercado. Embora cada empresa tenha suas peculiaridades e características, podemos elencar algumas pressões competitivas que impulsionam qualquer setor no mercado. São elas: Composição consumidor/comprador De acordo com Kotler (1998, p.371): essa composição consumidor/comprador pode variar de poucos compradores de grandes volumes a um grande número de compradores de pequenos volumes. Na primeira situação perder consumidores pode ser o patamar entre o sucesso e o fracasso, já na segunda situação, perder consumidores pode não gerar tanto impacto na empresa. Rivalidade entre competidores existentes O objetivo das organizações em construir as vantagens competitivas está pautado no monitoramento das suas estratégias para obter o sucesso mercadológico. Composição de fornecedores

24 O relacionamento duradouro e positivo com os fornecedores influencia competitivamente sobre os concorrentes dando um impacto sobre a margem de lucro, os níveis de estoques e a qualidade dos produtos e dos serviços. Facilidade de novos ingressantes no mercado Esse fator é considerado uma forte ameaça para as organizações em relação ao nível de participação mercadológica, capacidade de produção e na distribuição de produtos. Devem-se atribuir barreiras a essa respectiva ameaça, como: fidelizar continuamente o cliente, resistir a todo o momento à entrada de ingressantes, dificultar o estabelecimento de canais de distribuição, dentre outros. Disponibilidade de bons substitutos de produtos pelos consumidores A presença de grande quantidade de produtos e serviços de alta qualidade e preços competitivos representa fator de ameaça para as organizações já existentes. Conforme Kotler e Armstrong (2001, p.427): ao avaliar as diferentes abordagens competitivas, é preciso considerar os seguintes aspectos tais como: desempenho atual, estratégia atual, potencialidades e fraquezas e opções de estratégias futuras. A grande questão é analisar profundamente a posição estratégica atual do concorrente, em relação aos segmentos de mercado, as características dos produtos e serviços, política de produção, marketing mix, pesquisa e desenvolvimento, distribuição e promoção, política de produção, etc. Iremos estudar mais profundamente como as organizações realizam a análise do marketing mix através do que chamamos de auditoria de marketing mix competitivo. Podemos entender que a auditoria de marketing é uma análise das atividades dos concorrentes por segmento de mercado, como por exemplo, o que os concorrentes fornecem, onde estão localizados, como se promovem, quais seus preços, dentre outros. Temos como ferramenta eficiente o uso do formulário de auditoria que tem a função de sinalizar suas atividades de marketing mix comparando com a dos concorrentes. Essas atividades são: - Produto oferecido: tipo, qualidade, variedade; - Preços: nível de preço, desconto por quantidade e desconto dos representantes; - Promoção: qualidade, quantidade, orçamento; - Local/distribuição: localização, planos utilizados e serviços de distribuição. Não podemos esquecer que a concorrência não está voltada somente para empresas do mesmo ramo de atividade, por exemplo, as farmácias de um

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING

ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING SISTEMA DE MARKETING O Sistema de Marketing como foi apresentado até agora compreende o chamado micro-ambiente de marketing. Além da própria empresa e de seu mercado, também

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Prof. Marcopolo Marinho

Prof. Marcopolo Marinho Aula 05 Marketing Modelo E-C-D; Modelo de cinco forças de ameaças ambientais; Análise do Ambiente Externo; Ferramenta de mapeamento de processos e de planificação estratégica - 5w2h; O Plano Estratégico:

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA FUNDAMENTOS PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Abordagem da estratégia Análise de áreas mais específicas da administração estratégica e examina três das principais áreas funcionais das organizações: marketing,

Leia mais

Exemplos de Marketing Global. Coca-Cola, Philip Morris, DaimlerChrysler. McDonald s, Toyota, Ford, Cisco Systems

Exemplos de Marketing Global. Coca-Cola, Philip Morris, DaimlerChrysler. McDonald s, Toyota, Ford, Cisco Systems Fundamentos de Marketing Global Parte 01 O significado de Marketing Global Uma empresa global bem-sucedida deve ser capaz de pensar globalmente e agir localmente. Marketing global pode incluir uma combinação

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Prof. Patricia Silva psilva@univercidade.br Aula 6 Objetivos da aula 6 n Análise SWOT n Bibliografia: Estratégia de Marketing O C. Ferrell Cap. 4 Strenghts (forças), Weaknesses

Leia mais

COMPOSTO DE ADMINISTRAÇÃO AMBIENTE DE MARKETING AMBIENTE DE MARKETING PROF. RICARDO PAJÉ

COMPOSTO DE ADMINISTRAÇÃO AMBIENTE DE MARKETING AMBIENTE DE MARKETING PROF. RICARDO PAJÉ ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PROF. RICARDO PAJÉ AMBIENTE E COMPOSTO DE MARKETING AMBIENTE DE MARKETING É O CONJUNTO DE ATORES E FORÇAS ( INTERNAS E EXTERNAS) QUE AFETAM DIRETA OU INDIRETAMENTE A TOMADA

Leia mais

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas:

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO IV A EMPRESA COMO SISTEMA Para o estudioso na área de marketing trabalhar melhor o planejamento nas organizações, ele precisa conhecer a empresa na sua totalidade e

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Administrando os canais de distribuição (aula 2)

Administrando os canais de distribuição (aula 2) 13 Aula 2/5/2008 Administrando os canais de distribuição (aula 2) 1 Objetivos da aula Explicar como os profissionais de marketing usam canais tradicionais e alternativos. Discutir princípios para selecionar

Leia mais

MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING ESTRATÉGICO O conceito de marketing é uma abordagem do negócio. HOOLEY; SAUNDERS, 1996 Esta afirmação lembra que todos na organização devem se ocupar do marketing. O conceito de marketing não

Leia mais

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação

Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercícios sobre Competindo com a Tecnologia da Informação Exercício 1: Leia o texto abaixo e identifique o seguinte: 2 frases com ações estratégicas (dê o nome de cada ação) 2 frases com características

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL Natal, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra...

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro

PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro Anexo 3 PLANO DE NEGÓCIOS Roteiro 1. Capa 2. Sumário 3. Sumário executivo 4. Descrição da empresa 5. Planejamento Estratégico do negócio 6. Produtos e Serviços 7. Análise de Mercado 8. Plano de Marketing

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A.

PLANO DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. FORMAÇÃO DA REDE DR. MARIDO NEGÓCIOS DO PEQUENO E MÉDIO PORTE, ATRAVÉS DO MODELO HOMME OFFICE, COM RETORNO PROJETADO DE 86% A.A. PLANO DE NEGÓCIOS Data: Janeiro 2.013 Dr. Marido - Operacional S U M Á R

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Estratégia Internacional

Estratégia Internacional Estratégia Internacional Professor: Claudemir Vasconcelos Aluno: Sergio Abreu Estratégia Internacional A internacionalização não se limita somente ao Comércio exterior (importação & exportação); é operar

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência Administração de As responsabilidades da área de (MINADEO, 2008) - Investigar novos nichos de mercado - Identificar o perfil do cliente - Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1

LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 1 LinkedIn - Tendências globais em recrutamento para 2013 Visão Brasil As cinco principais tendências em atração de talentos que você precisa saber 2013 LinkedIn Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 2: Vantagem Competitiva 1 Resposta do Exercício 1 Uma organização usa algumas ações para fazer frente às forças competitivas existentes no mercado, empregando

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes UM POUCO DE HISTÓRIA No Brasil, antes de 01 de julho de 1994, vender era relativamente fácil. Vivíamos em

Leia mais

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Curso superior de Tecnologia em Gastronomia Suprimentos na Gastronomia COMPREENDENDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS 1- DEFINIÇÃO Engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de

Leia mais

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado Plano de Direcionamento Conhecimento de Mercado Conhecimento de Mercado É necessário conhecer o mercado para que sejam desenvolvidos produtos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes. Segmentação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING Prof. Esp. Lucas Cruz Estabelecimento de metas Os objetivos devem atender aos critérios: ser organizados hierarquicamente, do mais importante para o

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Conceito de Marketing

Conceito de Marketing Conceito de Marketing Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Módulo 4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EVOLUÇÃO DA COMPETIÇÃO NOS NEGÓCIOS 1. Revolução industrial: Surgimento das primeiras organizações e como consequência, a competição pelo mercado de commodities. 2.

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE

COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE PRIAD: COMPORTAMENTO DE CONSUMO EM TEMPOS DE CRISE 1 Data de entrega até 16/09/2015 As questões objetivas só possuem uma alternativa correta: respostas a lápis ou rasuradas serão desconsideradas. Não use

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação O processo de desindustrialização pelo qual passa o país deve-se a inúmeros motivos, desde os mais comentados, como a sobrevalorização

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico. Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges

Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico. Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges Fatores ambientais que influenciam o planejamento estratégico Planejamento de Relações Públicas II Profª. Carolina Alves Borges Análise do Ambiente Externo processo de planejamento estratégico 1ª etapa

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL ALUNO RA TURMA SALA DATA / / 2014 UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU FACULDADES DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE REVISÃO INTEGRADA DE ADMINISTRAÇÃO PRIAD 2014 MARKETING INTERNACIONAL PROF. MS ALEXANDRE

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

Empreendedorismo Prof. Werther Serralheiro. O Processo de Empreender

Empreendedorismo Prof. Werther Serralheiro. O Processo de Empreender O Processo de Empreender Empreendedorismo Prof. Werther Serralheiro Engenheiro de Automação Mestrado em Gestão Estratégica Qual a função do Professor? Qual a função do Aluno? Construir num cartaz as conclusões

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO Internacionalização de empresas brasileiras: em busca da competitividade Luis Afonso Lima Pedro Augusto Godeguez da Silva Revista Brasileira do Comércio Exterior Outubro/Dezembro 2011 MOTIVAÇÕES PARA A

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT O resultado prático para as empresas que adotam esse conceito de software, baseado no uso da tecnologia é conseguir tirar proveito dos dados de que dispõem para conquistar

Leia mais

ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 3 - Slack, Chambers e Johnston 1 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 3 O que é estratégia? Estratégia da produção Qual a diferença entre as visões de cima para baixo

Leia mais

MÓDULO 6 Mensuração e previsão de demanda

MÓDULO 6 Mensuração e previsão de demanda MÓDULO 6 Mensuração e previsão de demanda Ao perceber um mercado atrativo, a empresa deve avaliar com cautela seu atual tamanho e seu potencial futuro. Não se pode superestimar ou subestimar um mercado,

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores , Visão e Valores Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 12 Introdução Página: 2 A primeira etapa no Planejamento Estratégico é estabelecer missão, visão e valores para a Organização; As

Leia mais

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia empresarial:

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia empresarial: FASCÍCULO 2 Papel estratégico e objetivo da produção Segundo Slack, para que se entenda a contribuição da função produção devese responder a duas questões: qual papel se espera que a produção desempenhe

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing

E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing E - Simulado 02 Questões de Tecnologia em Marketing Questão 01: (ENADE 2009): Um fabricante de sapatos pode usar a mesma marca em duas ou mais linhas de produtos com o objetivo de reduzir os custos de

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais