Reunião por Tutoria E.E. Profª Olga Benatti Sala 6 / 1ª. Sessão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reunião por Tutoria E.E. Profª Olga Benatti Sala 6 / 1ª. Sessão"

Transcrição

1 Reunião por Tutoria E.E. Profª Olga Benatti Sala 6 / 1ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Rodrigo Alves de Barros Suzilei Aparecida Crepaldi Realização:

2 Foco A reunião de pais/responsáveis por tutor busca trazer a família para perto do âmbito escolar, atingindo a premissa da corresponsabilidade. A cada bimestre, estamos tendo uma participação mais efetiva da família, e com isso atingimos um resultado muito melhor no desempenho acadêmico e pessoal dos alunos. São discutidos com a família os conceitos do aluno, postura, participação nas aulas e sua formação como ser autônomo, competente e solidário.

3 Contexto de Aplicação Característica da escola e condição socioeconômica do bairro A Comunidade escolar é composta por diferentes níveis socioeconômicos, sendo 34% destes alunos moradores de Comunidades de Moradores, 33% de classe baixa e 33% de classe média. Parte da comunidade é presente e atuante com as ações da escola. O Programa de Ensino Integral tem as seguintes premissas: Protagonismo Juvenil, Formação Continuada, Pedagogia da Presença, Excelência em Gestão, Corresponsabilidade e Replicabilidade como ferramentas de aproximação entre os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. A equipe docente é entusiasmada e preocupada com a aprendizagem, contagiando e estimulando os alunos no desejo da elaboração de seus projetos de vida.

4 Contexto de Aplicação Os Agentes de Organização Escolar e demais funcionários da escola (limpeza e merenda), estão sendo incorporados ao programa e devem fazer parte da equipe, sendo também corresponsáveis pelas ações que envolvem as práticas de melhorias na escola. Nas reuniões já realizadas, percebemos um crescente aumento da presença dos pais/responsáveis, com reuniões de pais e mestres por tutoria, auxiliando no processo de aprendizagem, aproximando o tutor do aluno e da família, fator importante para que alcancemos a excelência acadêmica de nossos alunos. A parte diversificada conta com as disciplinas de Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Orientação de Estudos, Nivelamento, Práticas Experimentais, Práticas de Ciências, Preparação Acadêmica, Disciplinas Eletivas diversificando, aprofundando e enriquecendo o Currículo da Base Nacional Comum. Ainda, ocorrem a elaboração e a execução de Projetos Multidisciplinares com temas transversais.

5 Contexto de Aplicação Público alvo Todos os pais/responsáveis dos alunos matriculados em nossa Unidade Escolar. Ano/mês de aplicação A reunião de pais com tutores acontece a cada término de bimestre.

6 Justificativa Diagnóstico inicial No início do ano foi realizada uma reunião com os pais/responsáveis dos alunos para apresentação da nova equipe gestora e da proposta de melhoria para a escola. A cobrança da família era a de poder estar mais próxima, entendendo como a escola funciona e consequentemente o papel da família e do aluno na formação proposta pelo Programa de Ensino Integral.

7 Justificativa Mediante às solicitações feitas e à realidade que vivemos na escola, ouvir e atender este pedido foi um fator importante para a mudança se concretizar. No evento Resgatando Raízes e na Culminância de Eletivas e Clubes do 1º semestre, a escola estava aberta para a família e comunidade. Com esta parceria, alguns pais se apresentaram dispostos a estar cada vez mais próximos, chegando a participar de eletivas posteriores e momentos de discussão para melhorias da escola, sem necessitar de uma convocação formal como APM e Conselho De Escola. No Conselho de Classe Participativo do 1º Bimestre, tivemos a presença de pais auxiliando na conscientização dos alunos quanto à importância dos estudos.

8 Nossos objetivos são: Alcançar a excelência acadêmica dos alunos de forma natural e efetiva; Ter a família como parte presente e crescente da escola; Oferecer um espaço de interação e aprendizagem, auxiliando na formação de cidadãos críticos e atuantes; Atingir melhores resultados em avaliações internas e externas; Mostrar ao aluno seu papel como membro da equipe escolar, e não como número nos resultados finais.

9 Desenvolvimento/ Metodologia A ação da reunião de tutoria é iniciada no próprio processo de Tutoria da escola. Uma vez por semana, no horário de almoço dos alunos, os professores Tutores convocam seus alunos para discutir questões de âmbito pessoal, acadêmico e profissional, de acordo com o foco de cada série/ano e a necessidade do(a) aluno(a). Após este processo, observações relevantes são colocadas no caderno do tutor, para que na reunião de pais seja discutido com a família maneiras de intervenção positiva para atingir a excelência acadêmica dos alunos. Junto, é apresentado aos pais uma ficha de acompanhamento do aluno, com sua porcentagem de frequência, conceitos finais do bimestre e atitudes comportamentais apresentadas no decorrer das aulas.

10 Etapas: 1ª etapa: Cada aluno escolhe seu tutor e são fechadas as turmas; 2ª etapa: O tutor estabelece, com sua equipe de alunos, um horário e uma data semanal para atendimento; 3ª etapa: A cada atendimento o tutor anota em seu caderno de registros as principais intervenções e necessidades do aluno para posteriormente discutir com o vice-diretor da escola; 4ª etapa: O professor tutor participa de um ATPI (atendimento individual do professor) com o vice-diretor para argumentarem sobre possíveis soluções de problemas observados; 5ª etapa: O tutor faz um combinado com seu tutorando, estipulando prazos a curto, médio e longo prazo para sanar as dúvidas/problemas apresentados nas disciplinas cursadas.

11 Etapas: 6ª etapa: Na reunião de pais por tutoria, a família é acionada a auxiliar neste acompanhamento do aluno, buscando fazer parte do processo de formação do tutorando; 7ª etapa: No próximo ATPI são discutidas as intervenções realizadas pelo tutor e pela família e o impacto que causou no aluno, em todos os âmbitos discutidos e trabalhados. 8ª etapa: No ATPC é repassado aos professores os casos exitosos para que todos tenham ciência das ações que estão sendo aplicadas e possam multiplicar boas práticas na escola.

12 Caderno do tutor Capa Ficha de acompanhamento Anotações

13 Recursos Utilizados Salas de atendimento para cada tutorando; Vídeos motivacionais; Resultados do Conselho de Escola Bimestral; Caderno do tutor; Frequência do aluno (chamada administrativa); Data show para apresentações de slides; Registro dos ATPIs; Gráficos do impacto a cada bimestre.

14 Registros

15 Impactos positivos Melhora nas notas bimestrais dos alunos; Diminuição das faltas; Maior comprometimento dos alunos em relação à escola; Presença de um número maior de pais/responsáveis nas atividades oferecidas pela Unidade Escolar; Maior comprometimento nos estudos; 0% de evasão escolar até a presente data; Real aplicação da Premissa da Corresponsabilidade.

16 Exemplo 8ª série Resultados 1º Bimestre Resultados 2º Bimestre

17 Dificuldades e desafios Atingir 100% dos alunos; Atingir 100% da participação dos pais/responsáveis; Tempo para realização dos ATPIs; Agenda da escola alinhada com a da família; Integração das Premissas e Valores do Programa de Ensino Integral na comunidade escolar como um todo;

18 Considerações Finais Acreditamos na importância da família para a evolução da escola e do aluno em todos os âmbitos. Desafios são encontrados, mas vencidos com trabalho de equipe. O impacto nos alunos tem sido positivo, e a relação entre professores e pais/responsáveis está a cada dia mais integral. Há muito trabalho ainda para ser realizado, e obstáculos a serem vencidos; porém, estamos esperançosos mediante os resultados já apresentados.

19

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

De Olho na Perspectiva

De Olho na Perspectiva De Olho na Perspectiva E.E. Profª Olga Benatti Professor(es) Apresentador(es): Joseneide Alves de Barros Silva Maria do Socorro Rodrigues Realização: Foco do Projeto Este plano de ação da disciplina de

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1

Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Transformers E.E. João XXIII Sala 2 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Jose Luís Cintra Alonso Selma da Silva Souza Redígolo Realização: Foco Projeto elaborado na disciplina eletiva Transformers,

Leia mais

Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha

Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha Multiplicando valores E.E.Oswaldo Aranha Professor(es) Apresentador(es): Conceição Rebucci Manno Sheila Jane Sulzbeck Realização: Foco do Projeto A eletiva Multiplicando valores propõe aos alunos a oportunidade

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 E. E. E. I. Professora Luciane do Espírito Santo NOME: Cacilda Lima de Oliveira FUNÇÃO: Diretor de Escola Diretor: Cacilda Lima de Oliveira Vice-Diretora: Jonilza Lima de Oliveira

Leia mais

Dreamshaper na Sala de Aula

Dreamshaper na Sala de Aula Dreamshaper na Sala de Aula E.E. Ryoiti Yassuda Sala 8 Sessão 1 Professor Apresentador: Rogério Silvério Realização: Foco O Projeto Dreamshaper em Sala de Aula Projetos elaborados multisseriados e interdisciplinarmente,

Leia mais

GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII

GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Kátia Regina Mazeto Rodrigues Gilmara Aparecida Canciani Realização: Foco do Projeto O conselho

Leia mais

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO )

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO ) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CAMPINAS OESTE Rua Candido Mota, 186 Fundação Casa Popular Campinas-SP 1. Identificação da Unidade Escolar PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO 2015-2018)

Leia mais

DIREITO HUMANOS NO MAX

DIREITO HUMANOS NO MAX DIREITO HUMANOS NO MAX Sala 11 Temas Diversos EF II Integral EE CARLOS MAXIMILIANO Professores Apresentadores: Alexsandro Pereira Alan Peitl Realização: Justificativa Desenvolver o melhor aproveitamento

Leia mais

Criando a matemática com o Stop Motion

Criando a matemática com o Stop Motion Criando a matemática com o Stop Motion E. E. Oswaldo Aranha Sala 3 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Professora Conceição Rebucci Manno e Professora Sheila Jane Sulzbeck. Realização: Foco As Disciplinas

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Leandro Raphael Vicente FUNÇÃO: PCA Humanas. VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 27/03/2018 1- RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LUCIANE DO ESPIRITO SANTO NOME: Antonia Rosimeire de Sousa Lima FUNÇÃO: Professora de História, Filosofia, Preparação acadêmica e Projeto de vida VIGÊNCIA:

Leia mais

Avaliação, um olhar qualitativo sobre a aprendizagem. E. E. João XXIII

Avaliação, um olhar qualitativo sobre a aprendizagem. E. E. João XXIII Avaliação, um olhar qualitativo sobre a aprendizagem. E. E. João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Isis Fernanda Ferrari Juliana Rodrigues Casteletti Realização: Foco do Projeto Sistema que unificou

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 2 E. E. E. I. PROFESSIRA LUCIANE DO ESPIRITO SANTO EEI Luciane do Espírito Santo NOME:

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

Eletiva: As Cores da Química E.E. Profª Olga Benatti Sala 7 / 1ª. Sessão

Eletiva: As Cores da Química E.E. Profª Olga Benatti Sala 7 / 1ª. Sessão Eletiva: As Cores da Química E.E. Profª Olga Benatti Sala 7 / 1ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Marcia Silva Guerrise Cunha Miraci Nascimento de Siqueira Realização: Foco Disciplina Eletiva desenvolvida

Leia mais

ATPCG 05/06/ PCG Luiz

ATPCG 05/06/ PCG Luiz ATPCG 05/06/2018 Email: prof.luizcarlosdesouza@gmail.com PCG Luiz PAUTA DO ATPCG 05/06/18 Guias de Aprendizagem. Acompanhamento Nos diários sobre o conteúdo do Nivelamento. Publicar PIAFs no site da escola.

Leia mais

Gestão da política educacional: o caso do município do Rio

Gestão da política educacional: o caso do município do Rio Gestão da política educacional: o caso do município do Rio Claudia Costin Diagnóstico da rede do Rio de Janeiro em 2009 IDEB bom, mas notas da Prova Brasil em queda Professores de bom nível mas insuficientes

Leia mais

PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS

PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS PROJETO ESCOLA DE PAIS E FILHOS EMEF-I Prof. Manoel Ignácio de Moraes Professor(es) Apresentador(es): Sônia Maria Romano Rosemary de Almeida Teixeira Oliveira Realização: Foco do Projeto A programação

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Prof. Luciane do Espírito Santo NOME: Alexssandro Pereira Santos FUNÇÃO: Professor de PEBII Professor de História, projeto de vida e Mundo do Trabalho VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO:

Leia mais

Turismo - Voyage Tour E.E. Prof. Francisco Pereira da Silva Sala 13-1ª Sessão

Turismo - Voyage Tour E.E. Prof. Francisco Pereira da Silva Sala 13-1ª Sessão Turismo - Voyage Tour E.E. Prof. Francisco Pereira da Silva Sala 13-1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Kamila Vieira Machado Realização: Foco Nosso trabalho foi multidisciplinar, com foco nas disciplinas

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LUCIANE DO ESPIRITO SANTO NOME: LUIZ CARLOS DE SOUZA Diretor: CACILDA LIMA DE OLIVEIRA FUNÇÃO: PCG - Professor Coordenador Geral Vice-Diretor: JONILZA LIMA

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi

F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi e-du.c@ç@o F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi Professor(es) Apresentador(es): Rodrigo Fukugauti Realização: Foco do Projeto Este projeto é uma iniciativa pessoal

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia - Breve histórico da escola: : A EE JARDIM SANTA CECÍLIA, está localizada na Rua Lagoa Dourada nº 275 - cocaia - Guarulhos S.P.- CEP 07130-210 Código da escola: 0046314 Telefone: 2279-1810/2279-1921 E-mail

Leia mais

Eletiva A volta ao mundo através dos jogos

Eletiva A volta ao mundo através dos jogos Eletiva A volta ao mundo através dos jogos E.E. Princesa Isabel Sala 14 / 2ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Viecelli Costa do Nascimento Jairo Augusto Fernandes Realização: Foco Por meio

Leia mais

E.E. Prof. Antônio Alves Cruz Sala 8 / 1ª. Sessão

E.E. Prof. Antônio Alves Cruz Sala 8 / 1ª. Sessão Engenharia do Papel & Criação de livros Pop-Up E.E. Prof. Antônio Alves Cruz Sala 8 / 1ª. Sessão Professor Apresentador: Narahan Dib Fracalanza Realização: Foco Aquisição de linguagem gráfica geometria

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 Coordenadora Pedagógica: Maria Nilza Gomes de Souza Borges

Leia mais

Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso.

Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso. ATIVIDADE INTEGRADORA CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR CIRCUITO: 9 PERIODO: 7º Caro (a) aluno (a), Esta atividade deverá ser desenvolvida individualmente

Leia mais

- Plano Individual de Aprimoramento e Formação - - Diagnóstico -

- Plano Individual de Aprimoramento e Formação - - Diagnóstico - Nome: Luiz Calos de Souza Função: PCG - Plano Individual de Aprimoramento e Formação - - Diagnóstico - Nome do gestor/responsável: Cacilda Lima de Oliveira Função do responsável: Diretora Data: 05/08/2018

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Alberto Carlos R. Moreira FUNÇÃO: Professor de Biologia, O.E e Pratica de Ciencias VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 28/03/2018 1-RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE E I Luciane do Espirito Santo NOME: ADÃO EDSON LEAL DA CONCEIÇÃO FUNÇÃO: PROFESSOR MATEMÁTICA / FÍSICA /PCA /O.E Gestor: PCA PROGRAMA DE AÇÃO 2018 Diretor: Cacilda Lima de Oliveira Vice-Diretor: Jonilsa

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 2 E. E. E. I. PROFESSIRA LUCIANE DO ESPIRITO SANTO EEI Luciane do Espírito Santo NOME:

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 E.E. Luciane do Espírito Santo NOME: Valéria dos Anjos Ferreira FUNÇÃO: Professora de Projeto de Vida, Preparação Acadêmica e Geografia. VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 27/03/2018

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Colégio Estadual Juvenal José Pedroso Professor: Eduardo Calixto

PLANO DE AÇÃO Colégio Estadual Juvenal José Pedroso Professor: Eduardo Calixto PLANO DE AÇÃO - 2016 Colégio Estadual Juvenal José Pedroso Professor: Eduardo Calixto ESCOLA: Colégio Estadual Juvenal José Pedroso NOME: Eduardo Calixto Alves DIRETORA: Divina Eterna DISCIPLINA: Química

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Professora Luciane do Espírito Santo NOME: Maria Cecilia de Oliveira Barbosa FUNÇÃO: Professor Professor de Química Base Nacional Comum; Prática de Ciências Parte Diversificada.

Leia mais

Alquimia PEI Carlos Maximiliano Pereira dos Santos

Alquimia PEI Carlos Maximiliano Pereira dos Santos Alquimia PEI Carlos Maximiliano Pereira dos Santos Professor(es) Apresentador(es): Maria Alice Luque Bueno Luciane Alves Ferreira Realização: Foco do Projeto A eletiva de Alquimia tem como proposta oferecer

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Professora Luciane do Espírito Santo NOME: Rosana Gonçalves da Silva Fonseca FUNÇÃO: Professor Professor de Educação Física Base Nacional Comum Diretor: CACILDA LIMA DE OLIVEIRA

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Gisleine Paula Alves Silva FUNÇÃO: Professora de Biologia, P.C e O.E VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 28/03/2018 1-RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA

Leia mais

Discovery Bio PEI E.E. Dona Carolina Francini Burali Sala 13 2ª Sessão

Discovery Bio PEI E.E. Dona Carolina Francini Burali Sala 13 2ª Sessão Discovery Bio PEI E.E. Dona Carolina Francini Burali Sala 13 2ª Sessão Professora Apresentadora: Eva Cristina Aurélio Menezes Realização: Foco O Projeto Discovery Bio tem como foco o estudo da Biologia

Leia mais

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Kátia Valéria C.T.Peressinotto Marilda Suzani Gonçalves Realização: Foco Desenvolver competências e habilidades

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: José Roberto Gonçalves FUNÇÃO: Professor de Matemática, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica e Projeto de Vida VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 28/03/2018 1-RELATO

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Eronides Alves da Silva FUNÇÃO: Professora da Sala Ambiente de Leitura (licenciatura em Pedagogia) VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 27/03/2018 1-RELATO SOBRE A ESCOLA E

Leia mais

Do Alicerce ao Telhado E.E. Prof. Gabriel Pozzi Sala 3 / Sessão 1

Do Alicerce ao Telhado E.E. Prof. Gabriel Pozzi Sala 3 / Sessão 1 Do Alicerce ao Telhado E.E. Prof. Gabriel Pozzi Sala 3 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Altair Aparecido Gonçalves Ângela de Moura Alves Dias Realização: Foco A disciplina Eletiva Do Alicerce

Leia mais

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 O Dirigente Regional de Ensino da Região de Santo

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Leandro Raphael Vicente FUNÇÃO: Professor Professor de: Projeto de vida, filosofia e sociologia. Gestor: VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 27/03/2018

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE E I Luciane do Espirito Santo NOME: ADÃO EDSON LEAL DA CONCEIÇÃO FUNÇÃO: PROFESSOR MATEMÁTICA / FÍSICA /PCA /O.E Gestor: PCA PROGRAMA DE AÇÃO 2018 Diretor: Cacilda Lima de Oliveira Vice-Diretor: Jonilsa

Leia mais

Turismo #FPS rumo ao Rio 2016

Turismo #FPS rumo ao Rio 2016 Turismo #FPS rumo ao Rio 2016 EE Prof. Francisco Pereira da Silva Professor(es) Apresentador(es): Kamila Vieira Machado Realização: Foco do Projeto Disciplinas: Língua estrangeira- Francês -Saudações/

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 2 E. E. E. I. PROFESSIRA LUCIANE DO ESPIRITO SANTO E.E.E.I PROF. Luciane do Espirito

Leia mais

Regulamento do Programa de Tutoria Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal

Regulamento do Programa de Tutoria Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIENCIAS AGRÁRIAS Regulamento do Programa de Tutoria Acadêmica do Curitiba - PR 2017 Regulamento do Programa de Tutoria Acadêmica do Seção

Leia mais

Projeto de Coordenação Pedagógica da Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior

Projeto de Coordenação Pedagógica da Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior Projeto de Coordenação Pedagógica da Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior - 2019 Cadastrado em: 26/12/2018 Unidade: Etec Dr DEMÉTRIO AZEVEDO JÚNIOR Responsável: RITA APARECIDA NAVARRO Início do projeto: 01/02/2019

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Cleber Bueno de Camargo Souza FUNÇÃO: Professor de Arte VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 28/03/2018 1-RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA PROGRAMA

Leia mais

ETAPA 9 DESENVOLVIMENTO DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES COM GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES

ETAPA 9 DESENVOLVIMENTO DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES COM GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES ETAPA 9 DESENVOLVIMENTO DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES COM GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES Documento Conceitual: Que Estruturas Contribuem para Participação de Estudantes, Professores e Funcionários? Orientações

Leia mais

1- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA PLANO DE GESTÃO - QUADRIÊNIO 2014/2017 1- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1.1 - Identificação EE Miguel Pires Godinho 1.1.1 Localização Rua : Lourenço José Pereira, s/n Bairro: Bº Ortizes Município

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Professora Luciane do Espírito Santo NOME: Leandro Rodrigo de Oliveira FUNÇÃO: Professor Professor de Matemática Base Nacional Comum; Preparação Acadêmica e Orientação de Estudos

Leia mais

Protagonismo social e juventude

Protagonismo social e juventude Protagonismo social e juventude E.E.E.I. Prof. Marciano de Toledo Piza Professor(es) Apresentador(es): LONI LARA VIEGAS Realização: Foco do Projeto Esse projeto pedagógico tem como fundamento principal

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE BARRETOS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE BARRETOS PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 Exclusivamente para EE Maria Helena Scanavino A Dirigente Regional

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

Convênio SEE e SEBRAE-SP

Convênio SEE e SEBRAE-SP Convênio SEE e SEBRAE-SP Objetivo e Público-alvo Objetivo Disseminar a cultura empreendedora: estimular comportamentos empreendedores para que os jovens possam agir de forma orientada na busca de resultados.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 09/2016 PROGRAD/UFRRJ

Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 09/2016 PROGRAD/UFRRJ Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 09/2016 PROGRAD/UFRRJ A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio

Leia mais

Elaboração de itens de resposta para alunos do Ensino Médio (Linguagens e Códigos).

Elaboração de itens de resposta para alunos do Ensino Médio (Linguagens e Códigos). Elaboração de itens de resposta para alunos do Ensino Médio (Linguagens e Códigos). E.E. Frederico Marcicano Sala 1, Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Cláudia Marques Kátia Gussoni Maria Aparecida

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: LEDA APARECIDA VARA PIRES FUNÇÃO: Professora de Língua Portuguesa, Orientação de Estudos e Projeto de Vida. VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 28/03/2018 1-RELATO SOBRE A

Leia mais

Sala 14 1ª Sessão. Professor(es) Apresentador(es): Profa. Trézia Ieda Ballerini Bruno

Sala 14 1ª Sessão. Professor(es) Apresentador(es): Profa. Trézia Ieda Ballerini Bruno PARCERIA COM O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAE, DE SÃO JOÃO DABOA VISTA, EM COLABORAÇÃO COM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MONTAGEM DE EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO DE FÍSICA E QUÍMICA, DISPONIBILIZADOS PELA FDE DA

Leia mais

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região de Mogi das Cruzes comunica

Leia mais

Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP

Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP Em busca de resultados: Sala de leitura e equipe de linguagens EE SUD Menucci Piracicaba - SP Professor(es) Apresentador(es): Célia Ap. Domingues Walkiria Bontorim de Lima Realização: Foco do Projeto Incentivo

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2018

PROGRAMA DE AÇÃO 2018 EE Luciane do Espírito Santo NOME: Daniela Vieira Santos de Oliveira FUNÇÃO: Professora de Língua Inglesa e Orientação de Estudos. VIGÊNCIA: 2018 ÚLTIMA REVISÃO: 28/03/2018 1-RELATO SOBRE A ESCOLA E A

Leia mais

Plano de Melhoria 2017/2018

Plano de Melhoria 2017/2018 Plano de Melhoria 2017/2018 Medidas para a melhoria dos resultados académicos Medidas inseridas no PAE O Plano de Ação Estratégica (PAE) do Agrupamento de Alfena, inserido no âmbito do Programa Nacional

Leia mais

UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONSELHO PARTICIPATIVO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL. Sala 11 Temas Diversos EF II Integral

UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONSELHO PARTICIPATIVO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL. Sala 11 Temas Diversos EF II Integral UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONSELHO PARTICIPATIVO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL Sala 11 Temas Diversos EF II Integral E.E.CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS Professores Apresentadores: M Maria Emilia A.S.

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAPETININGA

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAPETININGA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITAPETININGA SITE DIRETORIA: http://deitapetininga.educacao.sp.gov.br/ SITE NP: http://npderitn.wix.com/npdeitn FACEBOOK: www.facebook.com/npdeitn Junho - 2017 Diretoria de Ensino-Região

Leia mais

OBJETIVO 0 1: ATINGIR A NOTA MÁXIMA - DESEMPENHO DOCENTE VISÃO DOS ALUNOS PROBLEMA R RESULTADO A SER ALCANÇADO. frisando a presença do plano 4,97

OBJETIVO 0 1: ATINGIR A NOTA MÁXIMA - DESEMPENHO DOCENTE VISÃO DOS ALUNOS PROBLEMA R RESULTADO A SER ALCANÇADO. frisando a presença do plano 4,97 OBJETIVO 0 1: ATINGIR A NOTA MÁXIMA - DESEMPENHO DOCENTE VISÃO DOS ALUNOS PROBLEMA R RESULTADO A SER ALCANÇADO AÇÕES CRONOGRAMA RESPONSÁVEIS Atingir a nota 5.0 Continuar o trabalho junto ao Fevereiro,

Leia mais

u T a e d a CLAUDIANNY AMORIM NORONHA Diretora de Desenvolvimento Pedagógico DDPed/PROGRAD/UFRN P au  : a t

u T a e d a CLAUDIANNY AMORIM NORONHA Diretora de Desenvolvimento Pedagógico DDPed/PROGRAD/UFRN P au  : a t e d a i r o t u T a z u m Cr a r N va i g Pa R o ia F r r a M P au la e ng d  : a or t i e R CLAUDIANNY AMORIM NORONHA Diretora de Desenvolvimento Pedagógico DDPed/PROGRAD/UFRN Diagnóstico que gerou demanda

Leia mais

EDUCATERAPIA E.E. Prof. Ayres de Moura Sala 6 sessão 2

EDUCATERAPIA E.E. Prof. Ayres de Moura Sala 6 sessão 2 EDUCATERAPIA E.E. Prof. Ayres de Moura Sala 6 sessão 2 Prof.ª Adriana Dativa dos Santos Andrade Gabriela Gonçalves Henis Aluna Realização: Foco Educação Interdimensional O projeto surgiu na tutoria realizada

Leia mais

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade.

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade. Quatro pilares do conhecimento. Pedagogia da Presença. Educação Interdimensional. Protagonismo Juvenil. III Projeto Político Pedagógico 3.1 Princípios 3.2 Valores Valorização da educação pela oferta de

Leia mais

E.E. Prof. Willian Rodrigues Rebuá

E.E. Prof. Willian Rodrigues Rebuá Identidade no Processo de Avaliação do Desempenho Escolar IDESC Índice de Desempenho Escolar E.E. Prof. Willian Rodrigues Rebuá Sala 9 Sessão 1 Prof. Ms. Ediney Gusmão Jr. PCG Prof. Jaime Borges de Souza

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO MÉDIO

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO MÉDIO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO MÉDIO Ensino Médio em Período Integral: Uma nova escola para a juventude

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 11/2016 PROGRAD/UFRRJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 11/2016 PROGRAD/UFRRJ PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 11/2016 PROGRAD/UFRRJ A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, informa que se encontram abertas, no Programa de Tutoria, entre

Leia mais

Ensino Fundamental II 6 ano 2016

Ensino Fundamental II 6 ano 2016 Ensino Fundamental II 6 ano 2016 Direção Pedagógica - Verinha Affonseca verinha@escolanova.com.br - Mariana Guaraná marianaguarana@escolanova.com.br - Cintia Areno cintia@escolanova.com.br Coordenação

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO - MOITA. Grupo Disciplinar de Matemática PLANO DE MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO - MOITA. Grupo Disciplinar de Matemática PLANO DE MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO - MOITA Grupo Disciplinar de Matemática PLANO DE MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS ANOS LETIVOS: 2014/2015 A 2017-2018 Coordenadora do plano: Maria José

Leia mais

Choque de Conhecimento E.E. Prof.ª ADELAIDE MARIA DE BARROS Sala 13 Sessão 2

Choque de Conhecimento E.E. Prof.ª ADELAIDE MARIA DE BARROS Sala 13 Sessão 2 Choque de Conhecimento E.E. Prof.ª ADELAIDE MARIA DE BARROS Sala 13 Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Marcos Felipe Malaquias da Silva Valéria Ramos Barca Rogerio Realização: Foco Reconhecer a Ciência

Leia mais

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: DISCIPLINAS ELETIVAS. Programa Ensino Integral

PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: DISCIPLINAS ELETIVAS. Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: DISCIPLINAS ELETIVAS Programa Ensino Integral PROCEDIMENTO PASSO A PASSO: DISCIPLINAS ELETIVAS VERSÃO 03 02 15 Definição: As Disciplinas Eletivas constituem uma das inovações

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETO DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETO DE DISCIPLINA 1 IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID/2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROJETO DE DISCIPLINA Nome completo sem abreviatura: Queila Cristina da Silva Machado Pereira de Souza

Leia mais

ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS

ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS DIA 28 DE AGOSTO DIA DO VOLUNTARIADO Voluntária do PEB em ação ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Promover uma conversa com os alunos sobre o voluntariado no Brasil

Leia mais

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Prof.ª Sandra Mara Finco Realização: Foco Projeto da disciplina eletiva Dirigido para o desenvolvimento e melhoria

Leia mais

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE BARRETOS Av. Cel. Silvestre de Lima, nº 475 Nogueira - CEP 14.783-282 Barretos/SP Telefone: (17) 3321-0110

Leia mais

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 O Dirigente Regional de Ensino da Região de Mogi

Leia mais

E. M. E. F. PROF. PERI CORONEL

E. M. E. F. PROF. PERI CORONEL E. M. E. F. PROF. PERI CORONEL Rua : Getúlio Souza Pereira, nº 150 Bairro: Malafaia A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Peri Coronel está localizada em uma área urbana da cidade de Bagé,

Leia mais

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO)

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA Equipe Gestora Diretor: Vice-diretor: Professor Coordenador: Data do registro: Informante: Cargo/Função:

Leia mais

Tel /

Tel / Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral

DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 O Dirigente Regional de Ensino da Região de Americana comunica

Leia mais

Jogador: Eu te Desafio!

Jogador: Eu te Desafio! Jogador: Eu te Desafio! E.E. Suetônio Bittencourt Jr. Professor(es) Apresentador(es): Bruno Amorim Branquinho Marilene Rezende Duarte Realização: Foco do Projeto Desenvolver as habilidades matemáticas

Leia mais

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO Marcos Martins da Costa¹, Alessandra Monteiro Rosini², Rafael Lemes de Aquino³ 1,2,3 Universidade Federal

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais