Questão 03) Lista de Exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questão 03) Lista de Exercícios"

Transcrição

1 Lista de Exercícios Tema: Hidrostática Densidade e massa específica Pressão hidrostática, pressao atmosférica e pressão absoluta. Lei de Stevin e vasos comunicantes. Teorema de Pascal e elevadores hidráulicos. Leis de Arquimedes Questão 0) Exercícios Em um trabalho artístico impressionista, um escultor, utilizando um material homogêneo de massa,0kg, constroi um cubo macico de lado l. Para uma exposição é requisitado que ele construa um cubo com o mesmo material em uma escala maior, onde o lado desse novo cubo seja l. A alternativa correta que apresenta a massa, em kg, desse novo cubo é: a) 3,0 b),0 c) 4,0 d) 8,0 Questão 0) Por não dispor de uma balança para determinar a massa de um dado corpo sólido, Carlos, um estudante de Engenharia, colocou este corpo na superfície de um líquido contido em recipiente graduado cujo volume marcado no recipiente e densidade do líquido são, respectivamente, 00,0 cm3 e dl =,0 g/cm 3. O corpo flutuou parcialmente imerso no líquido. O nível do líquido então subiu para a marcação 80,0 cm 3. De acordo com os dados acima, fazendo os cálculos necessários e considerando g = 0,0 m/s, Carlos concluiu que a massa do corpo era: a) 8,0 g b) 6,0 g c) 8,0 g d) 60,0 g e) 80,0 g Questão 03) Uma esfera possui densidade, g/cm 3. Um garoto a coloca em um recipiente e depois a cobre, totalmente, com um litro de água. Em seguida, ele adiciona à água, gradativamente, uma solução salina, cuja densidade é,5 g/cm 3. Considerando que o volume da nova mistura é igual ao da água mais o da solução adicionada a ela, a massa mínima de solução salina, em gramas, necessária para que a esfera inicie a subida, a partir da base do recipiente, será: Dado: Densidade da água = g/cm 3. a) 750. b) 000. c) 50. d) 5. Questão 04) É muito comum, na construção civil, pedreiros e operários lançarem mão do dispositivo abaixo, conhecido como mangueira de nível. O conhecimento científico que explica fisicamente de forma correta tal procedimento baseia se, (Disponível em: construcaociviltips.blogspot.com) a) no Princípio de Pascal. b) no Teorema de Stevin. c) na Lei de Torricelli. d) na Lei de Bernoulli. e) na Lei de Charles.

2 Questão 05) A pressão atmosférica a nível do mar consegue equilibrar uma coluna de mercúrio com 76 cm de altura. A essa pressão denomina-se atm, que é equivalente a,0 0 5 N/m. Considerando-se que a densidade da água seja de,0 0 3 kg/m 3 e a aceleração da gravidade g = 0 m/s, a altura da coluna de água equivalente à pressão de,0 atm é aproximadamente de: a) 0 m b) 76 m c) 7,6 m d) 760 mm Questão 06) As barragens de concreto-massa, normalmente, são construídas com um perfil que se assemelha a de um trapézio retângulo, conforme esquematizado na figura abaixo. O fato de a base B ser mais larga do que o topo A da barragem pode ser explicado corretamente, pois: a) a parte do topo da represa precisa suportar maiores esforços horizontais do que a sua base. b) quanto maior a profundidade da represa, menor a densidade da água represada. Logo, a base da represa deverá suportar menores esforços horizontais. c) com o aumento da profundidade, a pressão da água sobre a barragem aumenta, aumentando os esforços horizontais sobre ela. d) com o aumento da profundidade, aumenta-se o empuxo exercido pela água sobre a represa. e) a viscosidade da água diminui com a profundidade. Questão 07) Quando as dimensões de uma fossa são alteradas, o aumento da pressão em qualquer ponto de sua base, quando cheia, deve-se, exclusivamente, à mudança de a) área da base. b) diâmetro. c) formato da base. d) profundidade. e) perímetro da base. Questão 08) O coração é uma bomba muscular que, no homem, pode exercer uma pressão manométrica máxima de 0 mmhg no sangue durante a contração, e de cerca de 80 mmhg durante a relaxação. A densidade do sangue é de aproximadamente,04 g/cm 3, valor muito próximo da densidade da água,,0 g/cm 3. A diferença de pressão hidrostática entre a cabeça e os pés em uma pessoa de,70 m de altura é P =,7 0 4 Pa. Adotando g = 0 m/s, é correto afirmar que essa diferença de pressão corresponderá a uma coluna de água, em cm, de aproximadamente a) 60. b) 80. c) 90. d) 70. e) 00. Questão 09) Em um procedimento de transfusão de sangue, a bolsa contendo plasma sanguíneo, conectada por meio de um tubo à veia do paciente, encontra-se a,00 m de altura acima do braço do paciente. Considerandose a densidade do plasma igual a,03 g/cm 3 e a aceleração da gravidade 0 m/s, é correto afirmar que a pressão do plasma, ao entrar na veia do paciente, será igual a a) 0,3 0 5 Pa. b) 0,3 0 3 N/m. c), N/m. d) 0,7 0 Pa. Questão 0)

3 Dados: Pressão atmosférica = 0 5 N/m ; Densidade da água = 0 3 Kg/m 3 ; Aceleração da gravidade = 0 m/s. No interior de um líquido homogêneo em equilíbrio, a pressão varia com a profundidade, conforme o gráfico apresentado. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local como sendo 0,0m/s e admitindo-se que a densidade do líquido não varia com a profundidade, uma análise do gráfico permite afirmar corretamente que a pressão a 0,0m de profundidade, medida em 0 5 Pa, é igual a a) 600 b) 900 c) 00 d) 500 e) 800 Questão ) Durante uma aula sobre fluidos, o professor ilustra um importante princípio físico através de um experimento, conforme a figura abaixo. No êmbolo da seringa maior é apoiado um bloco de 50 g. a) 3,63 b) 3,5 c) 3,4 d) 3,0 e) 3,4 Questão ) O peixe-gota ("Psychrolutes marcidus"), uma espécie do Pacífico que lembra um senhor velho e amargurado, foi eleito o animal mais feio do mundo em um concurso organizado na Grã-Bretanha. Fonte: O peixe-gota é capaz de suportar uma pressão máxima de vezes a pressão atmosférica. Nessas condições, a profundidade máxima em que vive este peixe, em metros, é igual a: Ao ser pressionado, o êmbolo da seringa A desloca-se, muito lentamente, de 3 cm, enquanto que o êmbolo da seringa B desloca-se de cm, elevando o bloco. Com relação a essa situação, são feitas as seguintes afirmações: Dado: aceleração da gravidade = 0 m/s I. A força exercida pelo professor no êmbolo da seringa A é igual a /3 do peso do bloco. II. O trabalho realizado pelo professor, ao empurrar o êmbolo, é igual a 0,03 J. III. A pressão exercida pelo bloco no êmbolo da seringa B é maior que a pressão exercida pelo professor no êmbolo da seringa A. IV. O trabalho realizado pelo professor no êmbolo da seringa A é igual a /3 do trabalho realizado pela força peso no bloco. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

4 a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV TEXTO: - Comum à questão: 3 A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um automóvel. Ao se pressionar o pedal do freio, este empurra o êmbolo de um primeiro pistão que, por sua vez, através do óleo do circuito hidráulico, empurra um segundo pistão. O segundo pistão pressiona uma pastilha de freio contra um disco metálico preso à roda, fazendo com que ela diminua sua velocidade angular. Um corpo tem peso igual a 5 N e é colocado sobre o êmbolo maior. Estão disponíveis: - um contrapeso de 0, N; - um contrapeso de 0, N; - um contrapeso de 0,3 N; - um contrapeso de 0,4 N; - um contrapeso de 0,5 N. Contrapesos devem ser escolhidos para serem colocados sobre o menor êmbolo de modo a equilibrar o sistema. De quantas formas diferentes esses contrapesos podem ser escolhidos? a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 e) Questão 5) Questão 3) Considerando o diâmetro d do segundo pistão duas vezes maior que o diâmetro d do primeiro, qual a razão entre a força aplicada ao pedal de freio pelo pé do motorista e a força aplicada à pastilha de freio? a) /4. b) /. c). d) 4. A pressão atmosférica é a força por unidade de área exercida pela atmosfera da Terra. Para medir a pressão atmosférica utilizou-se um instrumento chamado barômetro de mercúrio, cujo diagrama está representado pela figura abaixo. Considere a densidade do mercúrio, constante, = 3,6 x 0 3 kg/m 3 e a altura da coluna de mercúrio 760,0 mm. O valor aproximado da pressão atmosférica no sistema internacional de unidades, ao nível do mar, é: (Adote a aceleração da gravidade g = 0,0 m/s ) Questão 4) A Figura a seguir ilustra uma prensa hidráulica preenchida com um único líquido incompressível e formada por dois reservatórios cilíndricos de raios m e 40 cm. Seus êmbolos têm pesos desprezíveis e deslizam perfeitamente ajustados e sem atrito. a), Pa b), Pa c), Pa d), Pa e), Pa

5 Questão 6) Ao brincar com uma moeda em uma ponte sobre um lago, uma criança, sem querer, a deixa cair. A moeda cai e começa a afundar no referido lago. O que acontece com a força de empuxo que age sobre a moeda enquanto a moeda afunda? a) com o aumento da profundidade a força de empuxo aumenta. b) com o aumento da profundidade a força de empuxo diminui. c) a força de empuxo é constante durante toda a descida da moeda. d) a força de empuxo é diretamente proporcional à velocidade da moeda. e) a força de empuxo é inversamente proporcional à velocidade da moeda. exercida pelo fundo do aquário sobre o corpo é de (Considere: g = 0 m/s e dágua = g/cm 3.) a),4 N. b) 3,4 N. c) 4,6 N. d) 5,6 N. Questão 9) Uma esfera metálica maciça, cujo diâmetro mede 4 cm, tem densidade igual a 8 g/cm 3. Essa esfera encontra-se suspensa por um fio inextensível, de massa e volume desprezíveis, preso a um suporte, conforme ilustrado na Figura abaixo. A esfera está em equilíbrio hidrostático e totalmente imersa em um líquido, sem tocar as paredes do recipiente. Questão 7) A figura seguinte mostra dois corpos e idênticos, em repouso, completamente imersos em recipientes com o mesmo líquido, próximos à superfície da Terra e da Lua, respectivamente. Se T e T são as tensões nos fios, P e P os pesos dos corpos e F e F as forças de empuxo que agem sobre esses corpos, então é correto afirmar que Qual a intensidade da tração no fio, em newtons? Dados: = 3 aceleração da gravidade (g) = 0 m/s densidade do líquido ( ) = g/cm 3 a) 0,64 b),8 c),9 d),56 e),88 a) T > T, P = P, F < F. b) T > T, P > P, F > F. c) T < T, P > P, F < F. d) T < T, P = P, F > F. e) T < T, P > P, F > F. Questão 8) Um corpo de massa 400 g e volume 60 cm3 encontra-se totalmente imerso num aquário com água apoiado no fundo. A força normal Questão 0) Uma corda ideal AB e uma mola ideal M sustentam, em equilíbrio, uma esfera maciça homogênea de densidade e volume V através da corda ideal BC, sendo que a esfera encontra-se imersa em um recipiente entre os líquidos imiscíveis e de densidade e, respectivamente, conforme figura abaixo. Na posição de equilíbrio observa-se que 60% do volume da esfera está contido no líquido e 40% no líquido. Considerando o

6 módulo da aceleração da gravidade igual a g, a intensidade da força de tração na corda AB é Dados: sen60º = cos30º = sen30º = cos60º = 3 c) 0,6. d) 0,4. e) 0,. Questão ) Um cubo maciço de lado 0 cm cuja densidade é igual a 0,8g/cm 3 é colocado na água, cuja densidade vale 000kg/m 3. Considere que o campo gravitacional local permite que um objeto quando abandonado de uma altura de 45 metros atinja o solo em 3s. Determine qual valor da aresta daquele cubo fica emersa, quando em equilíbrio. a) 6 cm. b) 4 cm. c) cm. d) 5 cm. e) cm. Questão 3) a) 3Vg ( 0,6 0,4 ) b) 3Vg ( 0,6 0,4 ) c) Vg ( 0,6 0,4 ) 3 3 d) Vg ( 0,6 0,4 ) e) Vg ( 0,6 0,4 ) Questão ) A fim de determinar a densidade de um líquido, foi realizada a seguinte experiência: dentro de um vaso colocou-se um bloco de 500g e volume de 50cm 3, pendurado por um dinamômetro que, em equilíbrio, indica 5,0N. Ao colocar kg de água dentro do vaso, o dinamômetro passa a indicar 4,6N. Observe as ilustrações abaixo. A figura abaixo mostra um tubo em U formado por vasos comunicantes nos quais foram depositados uma coluna de óleo vegetal com densidade desconhecida uma coluna de água pura com densidade 3 água 000 kg/m. Considerando que todo o sistema está em equilíbrio e que as alturas são hóleo = 90 mm e hágua = 63 mm, a densidade do óleo vale: óleo e a) 700 kg/m 3 b) 600 kg/m 3 c) 500 kg/m 3 d) 800 kg/ 3 e) 900 kg/m 3 Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a densidade do líquido, em g/gm 3. a),0. b) 0,8. Questão 4) Considere o tubo aberto em forma de W mostrado na Figura, dentro do qual há um líquido de densidade d.

7 Assinale a alternativa que corresponde à situação de equilíbrio do líquido. a) PA = 3PB ; ha = hb/3 b) PA = PB ; ha = hb/ c) PA = PB/ ; ha = hb d) PA = PB ; ha = hb e) PA = PB = ha = hb/ Questão 5) A figura a seguir ilustra um sistema de vasos comunicantes. O sistema é completamente preenchido com água e as extremidades das três colunas verticais são fechadas por tampas rígidas cujas áreas são A < A < A3, conforme a figura. Sabe-se que, na escala da proveta, as linhas horizontais estão igualmente distanciadas e que as densidades da água e do óleo valem, respectivamente, g/cm 3 e 0,8 g/cm 3. Sendo PA a pressão hidrostática que o óleo exerce no ponto A e PB a pressão hidrostática que o óleo e a água, juntos, exercem no ponto B, é correto afirmar que a razão a) 3,. b),. c),5. d),8. e) 3,5. Questão 7) P P B A é igual a A figura mostra um tubo em forma de U, contendo dois líquidos homogêneos, imiscíveis entre si e em equilíbrio. As duas aberturas estão expostas ao ambiente, onde há uma determinada pressão atmosférica. Assim, pode-se afirmar corretamente que, na presença de gravidade, as pressões nas tampas são melhor relacionadas por a) P = P < P3. b) P > P > P3. c) P < P < P3. d) P = P = P3. Questão 6) Na montagem de um experimento, uma porção de óleo e uma de água foram colocadas numa proveta graduada e, depois de atingido o equilíbrio, o sistema se estabilizou, como representado na figura. Sendo PA, PB, PC e PD as pressões absolutas nos níveis A, B, C e D, respectivamente, é correto afirmar que a) PA = PB e PC < PD. b) PA < PB e PC < PD. c) PA > PB e PC = PD. d) PA = PB e PC = PD.

8 e) PA > PB e PC > PD. Questão 8) Em um laboratório, as substâncias são identificadas no rótulo pelo nome e por algumas propriedades químicas. No intuito de descobrir qual a substância armazenada num frasco no qual o rótulo foi retirado, um estudante aplicado de física propôs um experimento. Foram colocados num sistema constituído por vasos comunicantes, o líquido desconhecido e álcool. Como são líquidos imiscíveis, é possível estimar a densidade do líquido medindo a altura das colunas líquidas a partir da superfície de separação desses líquidos. Esses valores são mostrados na figura a seguir. Consultando a tabela com os valores das densidades de alguns líquidos, disponível nesse laboratório, é provável que o líquido desconhecido seja 4) Gab: B 5) Gab: A 6) Gab: C 7) Gab: D 8) Gab: D 9) Gab: B 0) Gab: D ) Gab: C ) Gab: A 3) Gab: A 4) Gab: D 5) Gab: C 6) Gab: C a) a nitroglicerina. b) o hexano. c) o mercúrio. d) a água. e) o benzeno. GABARITO: ) Gab: D ) Gab: D 3) Gab: B 7) Gab: B 8) Gab: B 9) Gab: C 0) Gab: E ) Gab: B

9 ) Gab: C 3) Gab: A 4) Gab: D 5) Gab: D 6) Gab: E 7) Gab: D 8) Gab: E

LISTA DE EXERCÍCIOS. 1) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um

LISTA DE EXERCÍCIOS. 1) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um LISTA DE EXERCÍCIOS 1) A figura abaixo mostra, de forma simplificada, o sistema de freios a disco de um automóvel. Ao se pressionar o pedal do freio, este empurra o êmbolo de um primeiro pistão que, por

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS HIDROSTÁTICA PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS HIDROSTÁTICA PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS HIDROSTÁTICA PROF. PEDRO RIBEIRO Questão 01 - (IFBA) Ao utilizar um sistema de vasos comunicantes ideal, cujos diâmetros das seções transversais circulares valem 2,0 cm e 10,0 cm, respectivamente,

Leia mais

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA

Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA Hidrostática e Calorimetria PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais/Hidrostática 1) Calcular o peso específico, o volume específico e a massa específica de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 16 TEOREMA DE PASCAL E TEOREMA DE ARQUIMEDES PROF. BETO E PH 1) (ENEM 2013) Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldade de locomoção, é utilizado,

Leia mais

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 2 Hidrostática 1) Um adestrador quer saber o peso de um elefante. Utilizando uma prensa hidráulica, consegue equilibrar

Leia mais

Universidade Estácio de Sá Prof. Robson Lourenço Cavalcante DISCIPLINA: FÍSICA TEÓRICA II Lista 1 Fluidos parte A ESTÁTICA DOS FLUIDOS

Universidade Estácio de Sá Prof. Robson Lourenço Cavalcante DISCIPLINA: FÍSICA TEÓRICA II Lista 1 Fluidos parte A ESTÁTICA DOS FLUIDOS 1)Uma janela de escritório tem dimensões de 3,4 m de largura por 2,1 m de altura. A passagem de uma tempestade a pressão atmosférica no exterior baixa para 0,96 atm. No escritório a pressão mantém-se a

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 10 Buscando o equilíbrio

Lista de Exercícios - Unidade 10 Buscando o equilíbrio Lista de xercícios - Unidade 10 uscando o equilíbrio Hidrostática Primeira lista de exercícios: 1. Um recipiente contém 6,0 litros de água. Sabendo que a densidade da água é 1,0 g / cm 3, qual a massa

Leia mais

DINÂMICA N, é correto afirmar que o peso do bloco B, em

DINÂMICA N, é correto afirmar que o peso do bloco B, em DINÂMICA 7. Uma barra metálica homogênea, de,0 m de comprimento e 10 N de peso, está presa por um cabo resistente. A barra mantém dois blocos em equilíbrio, conforme mostra a figura abaixo. Sendo d 0,5

Leia mais

EXERCÍCIOS DE AULA. Exercícios de Hidrostática. 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C.

EXERCÍCIOS DE AULA. Exercícios de Hidrostática. 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C. Exercícios de Hidrostática EXERCÍCIOS DE AULA 1. O corpo da figura abaixo pode ser apoiado nas faces A, B e C. Com relação à pressão exercida sobre o plano de apoio, pode-se afirmar que é: a) maior, se

Leia mais

Atividades de Hidrostática

Atividades de Hidrostática DISCIPLINA: Física DATA: 27/09/2017 01 - Um mergulhador que trabalhe à profundidade de 20 m no lago sofre, em relação à superfície, uma variação de pressão, em N/m², devida ao líquido, estimada em Dados:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Fluidos. Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel. Fluidos. Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel Fluidos Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 2º ANO PROF. FELIPE KELLER HIDROSTÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 2º ANO PROF. FELIPE KELLER HIDROSTÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS 01 2º ANO PROF. FELIPE KELLER HIDROSTÁTICA 1 Uma massa de 1 kg de água ocupa um volume de 1 litro a 40 C. Determine sua massa específica em g/cm³ e kg/m³. 2 Determine a massa de um

Leia mais

FÍSICA - A ª SÉRIE P02-2º. Trimestre

FÍSICA - A ª SÉRIE P02-2º. Trimestre LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA - A - 2011 2ª SÉRIE P02-2º. Trimestre ALUNO: Assunto(s): Unidade 04 Pressão e Unidade 05 Teorema de Arquimedes. Exercícios do Livro para Estudar - Página 30 números

Leia mais

Hidrostática REVISÃO ENEM O QUE É UM FLUIDO? O QUE É MASSA ESPECÍFICA? OBSERVAÇÕES

Hidrostática REVISÃO ENEM O QUE É UM FLUIDO? O QUE É MASSA ESPECÍFICA? OBSERVAÇÕES REVISÃO ENEM Hidrostática O QUE É UM FLUIDO? Fluido é denominação genérica dada a qualquer substância que flui isto é, escoa e não apresenta forma própria, pois adquire a forma do recipiente que o contém.

Leia mais

Hidrostática Prof: Edson Rizzo. Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo

Hidrostática Prof: Edson Rizzo. Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo Hidrostática Prof: Edson Rizzo Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo DENSIDADE Consideremos um corpo de massa m e volume V. A densidade (d) do corpo é definida por: d = m V No

Leia mais

Lista 5 Hidrostática Professor Alvaro Siguiné Instituto Gaylussac 3ª série

Lista 5 Hidrostática Professor Alvaro Siguiné Instituto Gaylussac 3ª série 1. (Uerj 2018) Em uma experiência de hidrostática, uma bola de futebol foi presa com um fio ideal no fundo de um recipiente com água, conforme representado na figura. Sabe-se que a bola possui massa de

Leia mais

EXTERNATO MATER DOMUS

EXTERNATO MATER DOMUS EXTERNATO MATER DOMUS RUA PASCAL, 1403 CAMPO BELO SP CEP 04616/004 - Fone: 5092-5825 MATÉRIA: FÍSICA PROFESSORA: RENATA LEITE QUARTIERI ALUNO: Nº Série: 2º TURMA: Única DATA: / /2015 ASSINATURA DO PAI/RESP.

Leia mais

Atividade de Recuperação de Física Setor A

Atividade de Recuperação de Física Setor A Atividade de Recuperação de Física Setor A Professor da Disciplina: Macaubal Data: / /16 1º TRIMESTRE Aluno(a): Nº: Nota: 2 ano Ensino Médio Período: Matutino Instruções gerais: Antes de responder as atividades,

Leia mais

2.1.6 Teorema de Stevin

2.1.6 Teorema de Stevin Parte 3 2.1.6 Teorema de Stevin (Lei Fundamental da Hidrostática) Os pontos A e B estão no interior de um fluido de densidade. p A =. g. h A p B =. g. h B Fazendo p B p A, temos: p B p A =. g. h B. g.

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Densidade. Densidade. Aprofundamento de Estudos - ENEM. Escola Estadual João XXIII Profª Marilene Carvalho 1

HIDROSTÁTICA. Densidade. Densidade. Aprofundamento de Estudos - ENEM. Escola Estadual João XXIII Profª Marilene Carvalho 1 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS - ENEM FÍSICA HIDROSTÁTICA PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO Densidade Densidade Ex.1) Um

Leia mais

Estudo da Física. Prof. Railander Borges

Estudo da Física. Prof. Railander Borges Estudo da Física Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges ASSUNTO: HIDROSTÁTICA 1. Uma pedra cujo peso

Leia mais

Obs: É necessário que todas as questões tenham o cálculo

Obs: É necessário que todas as questões tenham o cálculo Professor (a): Aluno (a): Questão 01 - (UNIFOR CE/2014) Ensino Médio Unidade São Judas Tadeu Pedro Paulo Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA I Obs: É necessário que todas as questões tenham o cálculo

Leia mais

HIDROSTÁTICA PARTE I

HIDROSTÁTICA PARTE I HIDROSTÁTICA PARTE I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Características gerais de fluidos para este capítulo É uma substância que pode fluir, ou seja, se conforma segundo as limitações do recipiente Comportam-se desta

Leia mais

NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila de Revisão n 3 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 3. FLUIDOS 1. Densidade: Razão entre a massa de um corpo e o seu volume. massa densidade = volume

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Fluidos Hidrostática e Hidrodinâmica SUMÁRIO Fluido Força do fluido Pressão Lei de Stevin Sistemas de vasos comunicantes Princípio de Pascal Medições de pressão Princípio

Leia mais

FÍSICA. TERCEIRO BIMESTRE Professor(a): MANUEL Data: / /17 N.º:

FÍSICA. TERCEIRO BIMESTRE Professor(a): MANUEL Data: / /17 N.º: P5 simulado DISCIPLINA: FÍSICA NOTA: 2ª SÉRIE do Ensino Médio TERCEIRO BIMESTRE Professor(a): MANUEL Data: / /17 Aluno(a): Turma: N.º: Para responder as questões de números 01 e 02 considere uma piscina

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Fluidos Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: O significado de densidade de um material e da densidade média de um corpo;

Leia mais

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL

FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL FÍSICA 2 PROVA 2 TEMA 1 HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA PROF. LEANDRO NECKEL HIDROSTÁTICA PARTE I CONSIDERAÇÕES INICIAIS Características gerais de fluidos para este capítulo É uma substância que pode fluir,

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág. Física Setor A rof.: Índice-controle de Estudo Aula 17 (pág. 78) AD TM TC Aula 18 (pág. 80) AD TM TC Aula 19 (pág. 81) AD TM TC Aula 20 (pág. 83) AD TM TC Aula 21 (pág. 84) AD TM TC Aula 22 (pág. 84) AD

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 05 HIDROSTÁTICA REVISÃO GERAL Fixação 1) A figura ao lado representa um cilindro constituído por três partes de volumes iguais a V. A parte de baixo é de ferro maciço e homogêneo,

Leia mais

Professor (a): Pedro Paulo Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA. Autoridades debatem acesso de deficientes nos estádios da Copa

Professor (a): Pedro Paulo Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA. Autoridades debatem acesso de deficientes nos estádios da Copa Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Pedro Paulo Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA 1) (UNIFOR CE/2014) Leia. Autoridades debatem acesso de deficientes nos estádios da Copa

Leia mais

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves

HIDROSTÁTICA. Priscila Alves HIDROSTÁTICA Priscila Alves priscila@demar.eel.usp.br OBJETIVOS Exemplos a respeito da Lei de Newton para viscosidade. Variação da pressão em função da altura. Estática dos fluidos. Atividade de fixação.

Leia mais

LISTA UERJ - EMPUXO. A razão. entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a: a) 12 b) 6 c) 3 d) 2

LISTA UERJ - EMPUXO. A razão. entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a: a) 12 b) 6 c) 3 d) 2 LISTA UERJ - EMPUXO 1. (Uerj 2013) Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F 1 e F 2 atuam, respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II. Admita

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA

COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SÃO CRISTÓVÃO III - 2ª SÉRIE/ EM 2010 FÍSICA LISTA DE EXERCÍCIOS: HIDROSTÁTICA 1. A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende

Leia mais

PROF.: MIRANDA. Lista de Exercícios Hidrostática. Objetivos desta lista:

PROF.: MIRANDA. Lista de Exercícios Hidrostática. Objetivos desta lista: PROF.: MIRANDA Lista de Exercícios Hidrostática I Unidade 2º ANO Objetivos desta lista: - Treinamento em raciocínio lógico e intuitivo; - Treinamento em notação científica; - Treinamento em conversão de

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 02 HIDROSTÁTICA EXERCÍCIOS PARTE 1

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 02 HIDROSTÁTICA EXERCÍCIOS PARTE 1 FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 02 HIDROSTÁTICA EXERCÍCIOS PARTE 1 Como pode cair no enem (ENEM) Com a frequente adultertação de combustíveis, além de fiscalização, há necessidade de prover meios para que o consumidor

Leia mais

Professor: Renan Oliveira

Professor: Renan Oliveira Professor: Renan Oliveira Questão 01 - (UEPA/2015) Durante uma aula sobre fluidos, o professor ilustra um importante princípio físico através de um experimento, conforme a figura abaixo. No êmbolo da seringa

Leia mais

Conteúdos Estática dos fluidos - Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin.

Conteúdos Estática dos fluidos - Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin. REVISANDO A AULA ANTERIOR 1) Uma fonte em repouso emite um som de frequencia 2000Hz que se propaga com velocidade de 300m/s. Determine a velocidade com que um observador deve se aproximar dessa fonte para

Leia mais

Vestibulares da UFPB Provas de Física de 94 até 98 Prof. Romero Tavares Fone: (083) Hidrostática. p E = p 0

Vestibulares da UFPB Provas de Física de 94 até 98 Prof. Romero Tavares Fone: (083) Hidrostática. p E = p 0 Prof. Romero Tavares Fone: (08)5-1869 Hidrostática UFPB/98 1. Um tubo de laboratório, em forma de U, com dois ramos abertos para a atmosfera, contém dois líquidos diferentes, não miscíveis, em equilíbrio.

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: João Carlos

Fís. Fís. Monitor: João Carlos Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: João Carlos Hidrostática (Pressão) 13 jun RESUMO Para iniciar o estudo da Hidrostática, faz-se necessário o conhecimento de algumas grandezas básicas: Massa específica:

Leia mais

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo?

Lei de Arquimedes. Teorema de Arquimedes. O que é empuxo? Lei de Arquimedes Teorema de Arquimedes Um corpo total ou parcialmente mergulhado em um fluido em equilíbrio recebe dele uma força (chamada empuxo) vertical, de baixo para cima, de módulo igual ao módulo

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1A. Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1A. Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1A Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos Goiânia, 2018 Exercícios de Hidrostática - Pressões e Medidores

Leia mais

DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSORES: ERICH/ YVIE DATA DE ENTREGA: 17/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ªSÉRIE EM TURMAS: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Estudo dos movimentos

Leia mais

Fluidos - Estática. Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso

Fluidos - Estática. Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso Fluidos - Estática Estudo: Densidade de corpos e fluidos Pressão em um fluido estático Força que um fluido exerce sobre um corpo submerso Densidade Uma importante propriedade de um material é a sua densidade,

Leia mais

Física II Eng. Química + Eng. Materiais

Física II Eng. Química + Eng. Materiais Física II Eng. Química + Eng. Materiais 1. Princípio de Pascal Uma pressão externa aplicada a um fluido confinado é transmitida igualmente a todos os pontos do fluido (desprezando o efeito da gravidade).

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 18 Exercícios Complementares Tópicos Abordados Nesta Aula. Exercícios Complementares. 1) A massa específica de uma determinada substância é igual a 900kg/m³, determine o volume ocupado por uma massa

Leia mais

CF108 Física para Agronomia II. Mecânica dos Fluidos / aula 2

CF108 Física para Agronomia II. Mecânica dos Fluidos / aula 2 CF108 Física para Agronomia II Mecânica dos Fluidos / aula 2 Na aula passada... FLUIDO: substância ou mistura de substâncias que FLUI com maior ou menor facilidade. (A sua forma depende do recipiente)

Leia mais

todos os automóveis transportados tenham a mesma massa de 1,5 10 kg e que a

todos os automóveis transportados tenham a mesma massa de 1,5 10 kg e que a 1. (Uerj 2016) Uma barca para transportar automóveis entre as margens de um rio, 3 4 quando vazia, tem volume igual a 100 m e massa igual a 4,0 10 kg. Considere que 3 todos os automóveis transportados

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DE STEVIN, PASCAL E ARQUIMEDES PARA AS PROVAS FINAIS 3º TRIMESTRE 2015

EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DE STEVIN, PASCAL E ARQUIMEDES PARA AS PROVAS FINAIS 3º TRIMESTRE 2015 EXERCÍCIOS DE REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DE STEVIN, PASCAL E ARQUIMEDES Nos exercícios, considere (se necessário) que: PARA AS PROVAS FINAIS º TRIMESTRE 2015 Comprimento: 1 m = 100 cm = 1.000 mm Área:

Leia mais

Lista 10 Hidrostática UERJ Professor Alvaro Lemos - Insituto Gaylussac

Lista 10 Hidrostática UERJ Professor Alvaro Lemos - Insituto Gaylussac TEXTO PARA AS PRÓXIMAS QUESTÕES: Um peixe ósseo com bexiga natatória, órgão responsável por seu deslocamento vertical, encontra-se a 0 m de profundidade no tanque de um oceanário. Para buscar alimento,

Leia mais

LISTA DE FÍSICA. 1 o Ano. Aluno (a): Nº. d) e) cm, que. a) 9 g cm. b) c) d) e) 18 g cm. 14 g cm. 7 g cm. 21g cm. duas colunas?

LISTA DE FÍSICA. 1 o Ano. Aluno (a): Nº. d) e) cm, que. a) 9 g cm. b) c) d) e) 18 g cm. 14 g cm. 7 g cm. 21g cm. duas colunas? p s LISTA DE FÍSICA 1 o Ano Lista: 01 Data: 17 / 11 / 017 Aluno (a): Nº 1. (Efomm 018) Em um recipiente contendo dois líquidos imiscíveis, com densidade ρ1 0, g cm e ρ 1,0 g cm, é mergulhado um corpo de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 15 DENSIDADE, PRESSÃO, PRESSÃO HIDROSTÁTICA PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 15 DENSIDADE, PRESSÃO, PRESSÃO HIDROSTÁTICA PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 15 DENSIDADE, PRESSÃO, PRESSÃO HIDROSTÁTICA PROF. BETO E PH 1- Considere as seguintes características da moeda de R$0,10: massa = 4,8g; diâmetro = 20,0mm; espessura

Leia mais

m1=m2 v1 < v 2 d1> d2

m1=m2 v1 < v 2 d1> d2 HIDROSTÁTICA prof. Jurandir Bentes A palavra Hidrostática, vem do grego: Hidro = fluido; stática = repouso. Traduzindo para o bom português, Hidrostático é o estudo dos fluidos em repouso ou equilíbrio.

Leia mais

1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD

1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD MÓDULO 04 - LEI DE PASCAL BIBLIOGRAFIA 1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD-620.106 2) Introdução à Mecânica dos Fluidos Robert W. Fox & Alan T. MacDonald

Leia mais

Professor: José Junio Lopes Aula 2 Estática dos Fluidos e Manômetria

Professor: José Junio Lopes Aula 2 Estática dos Fluidos e Manômetria Aula 2 Estática dos Fluidos e Manômetria 1. Determine o valor de p = 340 mmhg em: a) SI, kgf/cm 2 na escala efetiva, b) em kpa e atm na escala absoluta. Dados: 1 atm = 760 mmhg = 101.230 Pa = 1,033 kgf/cm

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I

Física I 2010/2011. Aula 18. Mecânica de Fluidos I Física I 2010/2011 Aula 18 Mecânica de Fluidos I Sumário Capítulo 14: Fluidos 14-1 O que é um Fluido? 14-2 Densidade e Pressão 14-3 Fluidos em Repouso 14-4 A Medida da pressão 14-5 O Princípio de Pascal

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Blaise Pascal. Figura 01. Figura 02. Figura 03. Figura 05 Vasos comunicantes. Figura 04

Blaise Pascal. Figura 01. Figura 02. Figura 03. Figura 05 Vasos comunicantes. Figura 04 Engenharia Elétrica/Facec/CES Hidráulica e Fenômenos de Transporte Revisão: Hidrostática, Resumo e Exercícios Prof.: Aloísio Elói A Hidrostática é o estudo dos fluidos em repouso. Viscosidade atrito interno

Leia mais

Física Mec. Hidrostática Prof. Erick Feitosa Folha 24

Física Mec. Hidrostática Prof. Erick Feitosa Folha 24 Física Mec. Hidrostática Prof. Erick Feitosa Folha 24 1. (Ufrj 2001) Considere um avião comercial em vôo de cruzeiro. Sabendo que a pressão externa a uma janela de dimensões 0,30m 0,20m é um quarto da

Leia mais

Hidrostática. Física Professor: Rodrigo Trevisano 29/09/2014. Empurrão para o ENEM

Hidrostática. Física Professor: Rodrigo Trevisano 29/09/2014. Empurrão para o ENEM Hidrostática 1. Quando o nível do reservatório de água já filtrada em um determinado filtro supera a altura de 10 cm, relativamente ao nível da torneirinha, a junta de vedação desta, feita de borracha

Leia mais

Mecânica dos Fluidos Cap. 14. Prof. Dr. Oscar R. dos Santos

Mecânica dos Fluidos Cap. 14. Prof. Dr. Oscar R. dos Santos Mecânica dos Fluidos Cap. 4 Prof. Dr. Oscar R. dos Santos Introdução Mecânica: Ciência que estuda o equilíbrio e o movimento de corpos sólidos, líquidos e gasosos, bem como as causas que provocam este

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES Disciplina: Física I Prof a.: Drd. Mariana de F. G. Diniz HIDROSTÁTICA A hidrostática é a parte da física que estuda os líquidos e os gases em repouso, sob ação de um campo

Leia mais

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais 1) Faça as seguintes conversões de unidades: a) 45 km/h em m/s. b) 100 m/s em km/h. c) 600

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 29 HIDROSTÁTICA: PRINCÍPIO DE PASCAL E EMPUXO

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 29 HIDROSTÁTICA: PRINCÍPIO DE PASCAL E EMPUXO FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 29 HIDROSTÁTICA: PRINCÍPIO DE PASCAL E EMPUXO Como pode cair no enem (UERJ) Uma rolha de cortiça tem a forma de um cilin-dro circular reto cujo raio mede 2 cm. Num recipiente

Leia mais

Uma sala tem as seguintes dimensões: 4,0 m x 5,0 m x 3,0 m. A densidade do ar é 1,2 kg/m 3 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.

Uma sala tem as seguintes dimensões: 4,0 m x 5,0 m x 3,0 m. A densidade do ar é 1,2 kg/m 3 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2. Uma sala tem as seguintes dimensões: 4,0 m x 5,0 m x 3,0 m. A densidade do ar é 1,2 kg/m 3 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2. O peso do ar na sala, em newtons, é de: A) 720 B) 600 C) 500 D) 72

Leia mais

ESTÁTICA DOS FLUIDOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE I

ESTÁTICA DOS FLUIDOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE I ESTÁTICA DOS FLUIDOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE I Prof. Marcelo Henrique 1 DEFINIÇÃO DE FLUIDO Fluido é um material que se deforma continuamente quando submetido à ação de uma força tangencial (tensão de

Leia mais

Lista de exercícios 4

Lista de exercícios 4 4. O sistema da figura a seguir é composto por uma barra homogênea AB, onde está articulada em A e pesa 00 N. O objeto P pesa 50 N para que esse sistema permaneça estático. Analise os seguintes itens:

Leia mais

Pressão nos Fluidos - Parte II

Pressão nos Fluidos - Parte II Pressão nos Fluidos - Parte II Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte Curso: Técnico em Mecânica Disciplina: Mecânica dos Fluidos 13 de Julho de 2016 (Instituto

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 28 HIDROSTÁTICA: CONCEITOS E PRINCÍPIO DE STEVIN

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 28 HIDROSTÁTICA: CONCEITOS E PRINCÍPIO DE STEVIN FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 28 HIDROSTÁTICA: CONCEITOS E PRINCÍPIO DE STEVIN Como pode cair no enem (ENEM) Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo,

Leia mais

Professor Victor M Lima FÍSICA. Hidrostática

Professor Victor M Lima FÍSICA. Hidrostática Professor Victor M Lima FÍSICA Hidrostática Exercícios de Fixação 1) Um tijolo, com as dimensões indicadas, é colocado sobre uma mesa com tampo de borracha, inicialmente da maneira mostrada em 1 e, posteriormente,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Questão 1. Responda as questões abaixo:

LISTA DE EXERCÍCIOS. Questão 1. Responda as questões abaixo: LISTA DE EXERCÍCIOS Questão 1. Responda as questões abaixo: 1. Que tipo de forças atuam nos fluidos estáticos. 2. Quando um elemento de fluido encontra-se em repouso. 3. Qual o significado de pressão.

Leia mais

ESTÁTICA DOS FLUIDOS

ESTÁTICA DOS FLUIDOS ESTÁTICA DOS FLUIDOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE I Prof. Marcelo Henrique 1 DEFINIÇÃO DE FLUIDO Fluido é um material que se deforma continuamente quando submetido à ação de uma força tangencial (tensão de

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA 1) O tubo da figura contém um líquido de massa específica d e está fixo, formando 30º com a horizontal. A pressão exercida pelo líquido na face interna do fundo do recipiente, sendo g a aceleração da gravidade,

Leia mais

Estática dos Fluidos. Prof. Anibal Livramento da Silva Netto. Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC)

Estática dos Fluidos. Prof. Anibal Livramento da Silva Netto. Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC) Aula 1: Estática dos Fluidos Física Teórica II Prof. Anibal Livramento da Silva Netto Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC) Propriedades dos Fluidos Sólidos: forma e volume definidos Líquidos: volume

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Disciplina: Fenômenos de Transporte 5 Período Prof.a: Msd. Érica Muniz Aula 03 Teorema de Stevin O teorema de Stevin também é conhecido por teorema fundamental da hidrostática

Leia mais

, e a densidade do ar é 1, 293kg / m. Resposta: 5,5 km.

, e a densidade do ar é 1, 293kg / m. Resposta: 5,5 km. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO DE FÍSICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 122 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br LISTA DE EXERCÍCIOS - F L U I D O S 2019.1 1. Uma

Leia mais

F A. Unidade (SI): p = N/m² = Pa. kgf cm. N m. p A PESO = (FORÇA) ÁREA A

F A. Unidade (SI): p = N/m² = Pa. kgf cm. N m. p A PESO = (FORÇA) ÁREA A Parte 2 PRESSÃO MECÂNICA A pressão é a força a que um objeto está sujeito dividida pela área da superfície sobre a qual a força age. Definimos a força aqui como sendo uma força agindo perpendicularmente

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

FÍSICA Bruno Nascimento MOMENTO DE UMA FORÇA

FÍSICA Bruno Nascimento MOMENTO DE UMA FORÇA FÍSICA Bruno Nascimento MOMENTO DE UMA FORÇA QUESTÃO 01 Dois garotos brincam em uma gangorra de 10 m de comprimento que possui seu eixo de rotação exatamente em seu centro. Adotando a barra que compõe

Leia mais

HIDROSTÁTICA APOSTILA 02

HIDROSTÁTICA APOSTILA 02 APOSTILA 02 HIDROSTÁTICA 1 ENEM MEC Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água

Leia mais

Hidrostática - II PRESSÃO ATMOSFÉRICA. O ar, como qualquer substância próxima à Terra é atraído por ela o ar tem peso

Hidrostática - II PRESSÃO ATMOSFÉRICA. O ar, como qualquer substância próxima à Terra é atraído por ela o ar tem peso Hidrostática - II Renato Akio Ikeoka PRESSÃO ATMOSFÉRICA O ar, como qualquer substância próxima à Terra é atraído por ela o ar tem peso A camada atmosférica que envolve a Terra exerce uma pressão sobre

Leia mais

FLUIDOS EM REPOUSO HIDROSTÁTICA

FLUIDOS EM REPOUSO HIDROSTÁTICA FLUIDOS EM REPOUSO HIDROSTÁTICA A hidrostática 1, também chamada fluidostática, é a parte da Física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso. Um fluido é uma substância que flui, ou

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Curso : Engenharia civil Disciplina: Fenômeno dos transportes Professor(a): Nome do(s) Aluno(a)(s): LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Período Letivo: 2014.2 Unidade: I Nota: Semestre:

Leia mais

Lei de Pascal. Elevador Hidráulico

Lei de Pascal. Elevador Hidráulico Lei de Pascal Princípio físico que rege o funcionamento de dispositivos hidráulicos, tais como, a direção hidráulica, freio hidráulico, elevador hidráulico, macaco hidráulico, etc... A variação de pressão

Leia mais

Estática dos Fluidos

Estática dos Fluidos Estática dos Fluidos Pressão 1 bar = 10 5 Pa 1 atm = 101.325 Pa Pressão em um Ponto A pressão parece ser um vetor, entretanto, a pressão em qualquer ponto de um fluido é igual em todas as direções. Ou

Leia mais

CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno:

CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno: CEFET-UNIDADE DE ENSINO DE SIMÕES FILHO Curso: Petróleo & Gás Turma: Disciplina: Física Carga Horária: 30 horas Professor: Melquisedec Lourenço Aluno: Lista de Exercícios Hidrostática II. Um corpo maciço

Leia mais

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton

Leis de Newton. Algumas aplicações das leis de Newton Leis de Newton Algumas aplicações das leis de Newton Equilíbrio Uma ginasta com massa 50,0 kg está começando a subir em uma corda presa no teto de uma ginásio. Qual é o peso da ginasta? Qual a força (módulo

Leia mais

Revisão Leis de Newton EsPCEx 2018 Prof. Douglão

Revisão Leis de Newton EsPCEx 2018 Prof. Douglão Revisão Leis de Newton EsPCEx 018 Prof. Douglão 1. Observe a figura abaixo onde duas esferas de massas iguais a m estão eletrizadas com cargas elétricas Q, iguais em módulo, porém de sinais contrários.

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 01 HIDROSTÁTICA: INTRODUÇÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 01 HIDROSTÁTICA: INTRODUÇÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 01 HIDROSTÁTICA: INTRODUÇÃO F S F p = S FN p = S F n F S B h p = μ g h h B B h A h A B A h B h A Linha de nível μ A h B μ B h A 1,25 m ÓLEO 1,0 m ÁGUA 76 cm Como pode cair no enem

Leia mais

Movimento Uniforme Variado

Movimento Uniforme Variado Movimento Uniforme Variado 1) Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante, e atinge a velocidade de 36 km/h, em 5 segundos. Qual o valor da aceleração, em m/s? ) É dada a seguinte

Leia mais

Os princípios de Pascal e de Arquimedes

Os princípios de Pascal e de Arquimedes Os princípios de Pascal e de Arquimedes Aula 2 Os princípios de Pascal e de Arquimedes MÓDULO 1 - AULA 2 Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Estabelecer o Princípio de Pascal. Apresentar a prensa hidráulica.

Leia mais

Capítulo MECÂNICA DOS FLUÍDOS

Capítulo MECÂNICA DOS FLUÍDOS Capítulo 7 MECÂNICA DOS FLUÍDOS DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 7 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS 7.1 Considere dois corpos ligados por um cabo com massa e volume desprezáveis que são colocados no interior de vaso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUIDOS A ESTÁTICA DOS FLUIDOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUIDOS A ESTÁTICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUIDOS A ESTÁTICA DOS FLUIDOS Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.hydro@gmail.com wp.ufpel.edu.br/hugoguedes

Leia mais

Mecânica dos Fluidos 1ª parte

Mecânica dos Fluidos 1ª parte Mecânica dos Fluidos 1ª parte Introdução à Mecânica dos Fluidos Prof. Luís Perna 2010/11 Noção de Fluido Fluido é toda a substância que macroscopicamente apresenta a propriedade de escoar. Essa maior ou

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 3 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 3 ROTEIRO Tópicos da aula 3:

Leia mais

Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas. Segunda Lei de Kepler: Lei das áreas

Primeira Lei de Kepler: Lei das Órbitas Elípticas. Segunda Lei de Kepler: Lei das áreas CONTEÚDOS DA PROVA DE RECUPERAÇÃO FINAL: Hidrostática, Velocidade Escalar Média, Gravitação Universal, 1ª e 2ª Leis de Kepler, Aceleração Escalar, Equações do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Leia mais

!"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;!

!#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;! !"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! 234252346'728'9/:/*.0/;! A'CD9'!AEBF1A19'11! Programa! "#!$%&'()*+,-.!&()!/012&()!!3.10.)!4567!!!!!!! 8'9)):(!! ;9&%

Leia mais

Física. Lista ENEM 15 Hidrostática

Física. Lista ENEM 15 Hidrostática Física Lista ENEM 15 Hidrostática 1. (Enem PPL 2015) No manual de uma torneira elétrica são fornecidas instruções básicas de instalação para que o produto funcione corretamente: - Se a torneira for conectada

Leia mais

HIDROSTÁTICA: Pressão em um Líquido - Stevin

HIDROSTÁTICA: Pressão em um Líquido - Stevin HIDROSTÁTICA: Pressão em um Líquido - Stevin Constatação experimental da pressão no seio de um líquido Varias experiências evidenciam a pressão suportada por ume superfície mergulhada no seio de um líquido

Leia mais