Tesouro Gerencial. Orientações para elaboração de consultas no âmbito das Auditorias Internas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tesouro Gerencial. Orientações para elaboração de consultas no âmbito das Auditorias Internas"

Transcrição

1 Tesouro Gerencial Orientações para elaboração de consultas no âmbito das Auditorias Internas

2 Contexto de implantação do TESOURO GERENCIAL Adoção a partir de 1º de janeiro de 2015, no âmbito da União, do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP, havendo com isso a necessidade de adaptar o SIAFI para adequação à nova contabilidade. A implantação do SIC - Sistema de Informações de Custos do Governo Federal, que também utiliza à base de dados do SIAFI, apresentou evolução na realização de consultas. A experiência do SIC foi a base para o desenvolvimento do Tesouro Gerencial. Com a necessidade de atendimento às demandas existentes para a evolução do SIAFI Gerencial, a experiência adquirida com a implantação do SIC e a alteração do PCASP, se consolidou a necessidade de implantar uma nova ferramenta que atendesse a todos esses requisitos.

3 Tesouro Gerencial O Tesouro Gerencial é o sistema que substituiu o Siafi Gerencial para consultas dos dados do Siafi a partir do ano de É um sistema construído em arquitetura BI business inteligence ( inteligência de negócios ) e tem como vantagem a facilidade de análise de grande volume de dados, dando ao usuário maior flexibilidade para extração dos dados do universo Siafi.

4 Características Sistema acessado via WEB possibilitando acesso de qualquer lugar com internet disponível; Maior flexibilidade na elaboração dos relatórios; O próprio relatório é um objeto, o que permite uma gestão das consultas da unidade, podendo ser alterado, copiado, renomeado, movido, gravado em pastas, etc.; O sistema disponibiliza pastas particulares para cada usuário e pastas compartilhadas acessada por todos os usuários da unidade; Os dados são provenientes dos lançamentos contábeis, o que permite o relacionamento de saldos com documentos, detalhamento de valores por dia, etc.; É possível relacionar num mesmo relatório atributos (parâmetros) relacionados a saldos contábeis, campos de documentos e campos de tabelas.

5 Siafi Gerencial versus Tesouro Gerencial

6 Tesouro Gerencial - Acesso O acesso se dá pelo endereço eletrônico:

7 Tesouro Gerencial Tela Inicial

8 Tesouro Gerencial Tela Inicial PROCURAR Permite ao usuário utilizar consultas e relatórios criados anteriormente ou ainda (re)definir regras de consultas periódicas. Relatórios Compartilhados permite ao usuário utilizar relatórios já criados que foram compartilhados por outros usuários ou relatórios que o Tesouro Nacional coloque à disposição dos usuários para realizarem consultas. Meus Relatórios encontram-se os relatórios criados pelo usuário e que foram salvos no sistema. O usuário também pode salvar outros objetos criados no sistema como documentos, prompts, filtros, etc.

9 Tesouro Gerencial Tela Inicial Lista de Histórico relaciona todos os relatórios ou objetos que o usuário executou, além também de listar os relatórios criados por meio de programação de execução periódica. Minhas Subscrições permite o usuário gerenciar as subscrições das programações dos relatórios periódicos, quando houver.

10 Tesouro Gerencial Tela Inicial CRIAR - Lista as opções de novos objetos que os usuários podem criar do zero. Novo Relatório é o objeto mais utilizado no sistema. Ele permite a criação de tabelas com dados do sistema na estrutura que o usuário desejar. Trata-se da substituição da transação Consulta Construída do Siafi Gerencial. Novo Documento trata-se de um objeto que permite unir outros objetos diferentes, como, por exemplo, unir tabelas (relatórios) com gráficos, como também escrever textos de análise, etc. Novo Prompt é o comando criado para o usuário preencher alguma informação necessária. Normalmente ele é inserido no relatório.

11 Tesouro Gerencial Tela Inicial Novo Filtro permite ao usuário criar e salvar filtros de parâmetros recorrentes para a realização de consultas, de maneira que o usuário não tenha que ficar repetindo a escolha dos atributos e seu preenchimento. Novo Grupo Personalizado cria um grupo personalizado de dados do segmento, podendo realizar operações com elementos do sistema a escolha do usuário. Nova Métrica permite ao usuário criar nova medida de valor que não está disponível no sistema para ser usada em outros documentos ou relatórios do sistema.

12 Tesouro Gerencial Conceitos Atributos: elementos ligados às tabelas do Siafi, como UG, Órgãos, Unidade Orçamentária, enfim, todos os parâmetros ligados às tabelas administrativas, tabelas orçamentárias e tabelas de apoio. Também são atributos os parâmetros ligados às contas contábeis e respectivas conta correntes, como a natureza da despesa, a fonte de recursos, o PTRES, etc.

13 Tesouro Gerencial Conceitos Métrica: são cálculos analíticos realizados contra os dados armazenados (fatos) para produzir resultados que podem então ser analisados para fins de tomada de decisão. Eles são semelhantes às fórmulas em planilha eletrônica. As métricas são normalmente parâmetros de tipo de saldo. Por exemplo, Movimento Liquido, Saldo Atual, etc...

14 Tesouro Gerencial Conceitos Prompt: recurso utilizado para modificar dinamicamente o conteúdo de um relatório. Com prompts, o usuário pode determinar, durante a execução do relatório, os objetos para recuperar o relatório e relatar as condições de filtragem. Além disso, o usuário pode fazer diferentes seleções cada vez que executar o relatório. Relatório: objeto que representa um pedido de um conjunto específico de informações formatadas a partir de um banco de dados. Instrumento que permite que os usuários reúnam o conhecimento do negócio através da análise destas informações. As diferentes partes de um relatório incluem: fatos e atributos do banco de dados; filtros que determinam a quantidade de dados necessária para a geração do relatório; e Métricas para realizar cálculos sobre os fatos.

15 Tesouro Gerencial criando consultas

16 Tesouro Gerencial criando consultas Ao criar um relatório em branco o usuário se defrontará com painéis de visualização. À esquerda é mostrada a árvore de navegação pelos objetos do sistema. Na parte direita estão os campos para o usuário do sistema indicar o que ficará nas linhas e colunas, como o relatório será paginado e os campos de filtro.

17 Tesouro Gerencial criando consultas 1º PASSO: Selecionar a métrica e arrastá-la para a área específica dos painéis de visualização.

18 Tesouro Gerencial criando consultas 2º PASSO: Selecionar os atributos: o usuário pode encontrar o atributo desejado navegando pela árvore de objetos, posicionada à esquerda da tela de criação de relatórios ou pode localizar, digitando o nome do atributo desejado no caixa localizadora presente na estrutura da planilha.

19 Tesouro Gerencial criando consultas Ao encontrar o atributo pesquisado na árvore de objeto à esquerda, o usuário deve arrastá-lo até a posição desejada na planilha (coluna/linha). Caso encontre o atributo através do campo localizar, basta apenas selecioná-lo no menu disponível.

20 Tesouro Gerencial criando consultas 3º PASSO: Selecionar o filtro desejado o usuário deve arrastar o atributo que servirá para filtrar os dados da consulta até o campo FILTRO.

21 Tesouro Gerencial criando consultas Efetuada a seleção, o usuário tem a opção de: Qualificar nesse modo de seleção o usuário, possuidor de um conhecimento prévio acerca da informação que servirá de filtro do relatório, deverá digitar o atributo que deseja filtrar. Se o usuário digitar um dado inválido o sistema não retornará a nenhum resultado para a consulta. Selecionar o sistema abrirá as diversas opções para o filtro selecionado, devendo o usuário identificar qual utilizará na consulta.

22 Tesouro Gerencial criando consultas O usuário tem a opção de Paginar por, podendo atribuir à consulta, por exemplo, parâmetros de busca de dados por UG Executora quando a consulta referir-se a um universo de informação relativo a um órgão gestor (Órgão UGE).

23 Tesouro Gerencial criando consultas 4º PASSO: Executar o Relatório Diferentemente do Siafi Gerencial, não há itens obrigatórios a serem colocados na consulta, a definição é prerrogativa do usuário, porém, a métrica, atributos e filtros utilizados devem ser compatíveis para que se obtenha um retorno satisfatório do relatório. Para realizar o relatório basta clicar no ícone em destaque abaixo.

24 Tesouro Gerencial criando consultas Qualquer alteração na estrutura da consulta pode ser facilmente realizada pelo usuário através do ícone Desing. Não existe restrição para as alterações, qualquer dado pode ser excluído, alterado ou acrescentado para realização de uma nova consulta.

25 Tesouro Gerencial criando consultas 5º PASSO: Salvar o Relatório. Após nomear o relatório, clica em OK. O usuário também tem a opção de Salvar como, evitando, com isso, a alteração da consulta original.

26 Tesouro Gerencial criando consultas 6º PASSO: Exportar os dados da consulta o sistema oferece a opção de exportação de dados para o formato Excel e PDF. Para que o relatório seja apresentado em formato Excel com desdobramentos, de acordo com a opção Paginar por selecionada no momento da consulta, basta marcar as opções Exportar Informações de Paginar por e Expandir todos os campos de Paginar por.

27 Tesouro Gerencial Consulta experimental Consulta nº 01: Execução por Empenhos e Modalidade de Licitação.

28 Tesouro Gerencial Consulta experimental

29 Tesouro Gerencial Consulta experimental Filtro da consulta: Órgão da UGE. Opção de Paginar Por: UG Executora Métrica da consulta: Saldo Atual

30 Tesouro Gerencial Consulta experimental

31 Tesouro Gerencial Consulta experimental Para executar o relatório.

32 Tesouro Gerencial Consulta experimental Para alterar os elementos da consulta Modo Design Para salvar a consulta.

33 Tesouro Gerencial Consulta experimental Selecionar a pasta de destino do relatório salvo: Meus Relatórios ou Relatórios Compartilhados.

34 Tesouro Gerencial Consulta experimental Selecionar as opções Exportar informações de Paginar Por e Expandir todos os campos de paginar por.

35 Tesouro Gerencial Consulta experimental Consulta nº 02: Execução Orçamentária No campo filtro do relatório incluir o atributo Item de Informação. Selecionar os elementos de execução orçamentária. Demais filtros: Mês de Lançamento e Órgão UGE.

36 Tesouro Gerencial Consulta experimental Opção de Paginar Por: UG Executora Incluir o atributo Item de Informação como uma coluna da planilha. Métrica selecionada: Saldo Atual (linha da planilha).

37 Tesouro Gerencial Consulta experimental

38 Tesouro Gerencial Consulta experimental Configurar totais e subtotais nas planilhas.

39 Tesouro Gerencial Consulta experimental Opções de edição de subtotais por posição ou por níveis.

40 Tesouro Gerencial Consulta experimental

41 Tesouro Gerencial Consulta experimental Opção de exportação de relatório em formato Pdf.

42 Tesouro Gerencial Consulta experimental

43 Tesouro Gerencial Consulta experimental Opção de exportação de relatório em formato Excel. Selecionar as opções Exportar informações de Paginar Por e Expandir todos os campos de paginar por.

44 Tesouro Gerencial Consulta experimental Abas com dados por Unidade Gestora.

XIX Curso Tesouro Gerencial - Sistemas de Consultas Financeiras do Governo e Noções do Tesouro Gere

XIX Curso Tesouro Gerencial - Sistemas de Consultas Financeiras do Governo e Noções do Tesouro Gere O novo programa contempla a situação atual com os conceitos e caracterísitcas do Novo Tesour Brasília-DF, 11 a 15/12/2017 Horário do evento: 08h ás 12h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

CURSO - TESOURO GERENCIAL MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO TESOURO GERENCIAL

CURSO - TESOURO GERENCIAL MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO TESOURO GERENCIAL CURSO - TESOURO GERENCIAL MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO TESOURO GERENCIAL CARACTERÍSTICAS DO TESOURO GERENCIAL Características técnicas (segundo a STN/Serpro): Foi desenvolvido em arquitetura BI Business Inteligence

Leia mais

TESOURO GERENCIAL COM ENFOQUE NOS QUADROS DO RELATÓRIO DE GESTÃO DO TCU

TESOURO GERENCIAL COM ENFOQUE NOS QUADROS DO RELATÓRIO DE GESTÃO DO TCU 32 anos FIN AN WORKSHOP TESOURO GERENCIAL COM ENFOQUE NOS QUADROS DO RELATÓRIO DE GESTÃO DO TCU 06 a 09 de agosto atendimento@conexxoes.com.br @conexxoeseducacao Brasília @conexxoeseducacao ÇA S OBJETIVO

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios

Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Início Rápido: Exibir relatórios Guia do Cliente Novembro de 2016 Este guia mostra-lhe como criar, salvar, visualizar e exportar relatórios padrão e personalizados no Centro de Negócios da Microsoft. Para

Leia mais

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ Aprovador: Data aprovação: Página - 1 - Documento Oficial 1. Objetivo Instrução Operacional para ajustar as permissões do Sistema Ronda. As permissões são os grupos de relógios

Leia mais

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2...

CICLO. O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... CICLO O Software Ciclo desenvolvido pela empresa GOI2... Menu principal do sistema Empresa Responsável por cadastrar as empresas no qual fara parte as estratégias. Cliente Responsável por cadastrar os

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO Versão 2.00 Junho de 2016 Índice 1 Introdução... 3 2 Viewer Edition... 3 2.1 Barra de menu... 4 2.2 Curva ABC... 11 2.3 Áreas de pivoteamento... 12 3 Personal Edition... 12 3.1 Barra de menu... 13 www.bxbsoft.com.br

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

BASE DE DADOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. BI Business Intelligence Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica. MANUAL DE UTILIZAÇÃO

BASE DE DADOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. BI Business Intelligence Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica. MANUAL DE UTILIZAÇÃO BASE DE DADOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BI Business Intelligence Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica. MANUAL DE UTILIZAÇÃO SUMÁRIO Business Intelligence...3 Acesso ao BI...4 Página Inicial

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

FERRAMENTAS DE CONSULTA À EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO

FERRAMENTAS DE CONSULTA À EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO FERRAMENTAS DE CONSULTA À EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO SIGA Brasil IBPAD Análise de Orçamento Público TÓPICOS 1. Utilizando Consultas Prontas 2. Criando Consultas 2.1 A lógica dos Universos (Receita x Despesa,

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Gestão Orçamentária no Tesouro Gerencial

Gestão Orçamentária no Tesouro Gerencial 1 2 Gestão Orçamentária no Tesouro Gerencial Poty Rodrigues de Lucena Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Curso realizado em 19 novembro de 2018 na Universidade Federal de Ciências

Leia mais

PLANO DE SAÚDE LANÇAMENTO COLETIVO

PLANO DE SAÚDE LANÇAMENTO COLETIVO PLANO DE SAÚDE LANÇAMENTO COLETIVO Incluímos um novo processo que permitirá ao usuário: Cadastrar novo ou alterar o Plano de Saúde para diversos funcionários. O processo está disponível no Menu: Funcionários

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Arquiteturas e desenhos finais

Arquiteturas e desenhos finais Arquiteturas e desenhos finais Ao contrário das versões anteriores do Eberick, em que os comandos para importação e exportação de arquivos DWG/DXF eram acessados no menu Ferramentas, a partir do Eberick

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

Manual WK Radar. Solicitação de Materiais

Manual WK Radar. Solicitação de Materiais Manual WK Radar MÓDULO COMPRAS Acessar o sistema pelo ícone: Solicitação de Materiais Escolher a empresa 2009 - NAVEGAÇÃO: Preencher com seu Usuário e Senha: Clicar na opção SOLICITAÇÕES: 1 No cabeçalho,

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

Manual SAF. Sistema de Análise de Faturas

Manual SAF. Sistema de Análise de Faturas Manual SAF Sistema de Análise de Faturas 1. INTRODUÇÃO 1.1 SAF O Sistema de Análise de Faturas ou SAF tem o objetivo de tornar a análise de contas mais simples, rápida e eficaz. 1.2 Operadoras Analisadas

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA. Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW

O que é o Sistema G-VIEW? Bem vindo ao G-VIEW Bem vindo ao G-VIEW O que é o Sistema G-VIEW? Clique em ENTRAR para acessar o G-VIEW com seu e- mail e senha cadastrados. Não esqueça de clicar no link de Confirmação Enviado ao e-mail no momento do Cadastro.

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário RELATÓRIOS ESTOQUE MEDICAMENTOS MOVIMENTADOS MOVIMENTOS

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Manual de uso do. Portal do OBSERVATÓRIO. da Despesa. Pública

Manual de uso do. Portal do OBSERVATÓRIO. da Despesa. Pública Manual de uso do Portal do OBSERVATÓRIO da Despesa Pública 1 Sumário Apresentação 3 Auditores e Gestores 4 Gestores 5 Tela inicial 5 Trilhas 6 Painéis Gerenciais 9 Busca DOU 11 Auditores 14 Tela inicial

Leia mais

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011 Bloco G - Registros 0500 e 0600 Janeiro/ 2011 2 Bloco G Plano de Contas e Centros de Custos A partir da referência Janeiro de 2011 será incluído ao layout do arquivo EFD o Bloco G (Controle de Crédito

Leia mais

10. Páginas internas. Note que este poderá não ser o Menu que você está acostumado, pois cada ambiente é customizado de uma maneira diferente.

10. Páginas internas. Note que este poderá não ser o Menu que você está acostumado, pois cada ambiente é customizado de uma maneira diferente. 10. Páginas internas Neste capítulo será explicado como gerenciar, cadastrar, excluir e configurar Páginas Internas no SILAS. Essas páginas podem ser customizadas para realizar diversas operações, buscar

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

Gestor Digital SUMÁRIO DO SISTEMA

Gestor Digital SUMÁRIO DO SISTEMA Gestor Digital SUMÁRIO DO SISTEMA CAPÍTULO 1 1.1 Apresentação do Sistema (Acesso, uso, benefícios, características) 1.2 Requisitos para implantação do Gestor Digital 1.3 Gestão de Perfil 1.4 Home (Painel

Leia mais

PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2014

PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2014 PACOTE DE ATUALIZAÇÕES 2014 Apresentamos abaixo as novas funcionalidades que estão sendo disponibilizadas na versão 3.04 de 2014 do Produto Legem. NOVAS FUNCIONALIDADES 1. Adição de Campos ao Relatório

Leia mais

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas. Balancete Produto : TOTVS Gestão Patrimonial - 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Balancete Data publicação da : 29/04/2015 O Balancete é um relatório contábil oficial exigido pela Legislação.

Leia mais

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Conteúdo 1 Lançamento de nota e falta manualmente pela secretaria... 2 2 - Calcular a média das notas e faltas digitas pelos professores... 4 3 Alteração

Leia mais

ESTATÍSTICAS DE COMERCIO EXTERIOR DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO (AGROSTAT/MAPA) X COMÉRCIO EXTERIOR DE TODOS SETORES (ALICEWEB/SECEX-MDIC)

ESTATÍSTICAS DE COMERCIO EXTERIOR DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO (AGROSTAT/MAPA) X COMÉRCIO EXTERIOR DE TODOS SETORES (ALICEWEB/SECEX-MDIC) ESTATÍSTICAS DE COMERCIO EXTERIOR DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO (AGROSTAT/MAPA) X COMÉRCIO EXTERIOR DE TODOS SETORES (ALICEWEB/SECEX-MDIC) Introdução O objetivo deste tutorial é orientar a navegação no Painel

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados

Leia mais

Manual de Uso. Sistema de Gestão Hoteleira Online. FastHotel Sistema de Gestão Hoteleira Online FastHotel.com.br

Manual de Uso. Sistema de Gestão Hoteleira Online. FastHotel Sistema de Gestão Hoteleira Online FastHotel.com.br Manual de Uso Sistema de Gestão Hoteleira Online 1) PAINEL DE RESERVAS Acessando o menu Reservas, Exibir/Painel de Reservas, você vê o painel de reservas que apresenta os quartos (linhas), as datas (colunas)

Leia mais

Relaciona Multibanco 1.0

Relaciona Multibanco 1.0 Relaciona Multibanco 1.0 Manual de Procedimentos Responsável: Departamento: Página 1 de 24 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 1.1. O que é o Sistema Relaciona Multibanco... 3 1.2. Requisitos mínimos...

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

Informativo Extra Melhorias PW.SATI-SPED Contábil. Abril/2010

Informativo Extra Melhorias PW.SATI-SPED Contábil. Abril/2010 Melhorias PW.SATI-SPED Contábil Abril/2010 2 INDICE: 1. PRÉ-REQUISITOS PARA APLICAÇÃO DAS MELHORIAS DO PW.SATI-SPED CONTÁBIL... 3 1.1 ATUALIZAÇÃO PARA A VERSÃO 1.0.2 DO PW.SATI-SPED... 3 1.2 ATUALIZAÇÃO

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2013 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 21/11/2013 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Prof. Dr. José Guilherme Chaui Berlinck jbcb@usp.br Ricardo Alves Martins ricardom@usp.br 1. Calibração 1.1 Leitura das curvas Ao entrar

Leia mais

Manual do Usuário Versão 7. NOTIVISA - Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - Módulo de Notificação

Manual do Usuário Versão 7. NOTIVISA - Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - Módulo de Notificação Versão 7 NOTIVISA - Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária - Módulo de Notificação SUMÁRIO COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS... 4 3. FUNCIONALIDADES

Leia mais

Manual Fortes Contábil Web Módulo Contábil

Manual Fortes Contábil Web Módulo Contábil 1 Manual Fortes Contábil Web Módulo Contábil 2 Sumário 1. Acessando o Sistema Contábil... 4 2. Plano de Contas... 6 3. Lançamentos... 7 4. Lançamentos Modelos... 9 5. Conciliação... 11 6. Balancete...

Leia mais

Manual Fortes Contábil Web Módulo Contábil

Manual Fortes Contábil Web Módulo Contábil 1 Manual Fortes Contábil Web Módulo Contábil 2 Sumário 1. Acessando o Sistema Contábil... 4 2. Plano de Contas... 6 3. Lançamentos... 7 4. Lançamentos Modelos... 9 5. Conciliação... 11 6. Balancete...

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

STD Sistema de Trâmite de Documentos 2.0 Release Notas do release

STD Sistema de Trâmite de Documentos 2.0 Release Notas do release STD Sistema de Trâmite de Documentos 2.0 Release 2.0.5 Notas do release Sumário Release 2.0.5... 3 Implementações... 3 1 Edição de pareceres... 3 2 Visão Principal Correspondências do Pantanal... 5 3 Inclusão

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

Manual Módulo Processos:

Manual Módulo Processos: Manual Módulo Processos: O que é? O módulo Processos é um sistema criado pela Domínio Sistemas, que tem por função o controle de todas as operações existentes dentro de um escritório de contabilidade,

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I SUMÁRIO COMO CADASTRAR UM PLANO DE CONTAS... 3 COMO CADASTRAR CENTROS DE CUSTO... 7 CADASTRO DE HISTÓRICOS PADRÕES... 9 COMO CADASTRAR LANÇAMENTOS PADRÕES... 12

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Objetivo do documento

Objetivo do documento OBJETIVO DO DOCUMENTO... 1 1) NAVEGANDO NO SISTEMA... 2 2) CLIENTES... 3 3) DIGITAÇÃO DE PEDIDO... 4 4) DIGITAÇÃO DE GRADE... 6 5) ACOMPANHAR ENVIO DO PEDIDO... 7 Objetivo do documento O manual tem por

Leia mais

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes.

Aqui são exibidas a data e hora do servidor como referência para o período de inscrição. Aba Buscar para pesquisar concursos existentes. IMPORTANTE: Não deixe sua inscrição para a última hora, pois o upload de todos os documentos necessários pode levar um tempo considerável. O sistema não possibilita nenhum upload de documento após o fim

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA SIAD MÓDULO DE CONSULTAS E RELATÓRIOS MANUAL DO USUÁRIO Abril 2007 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS 3 3. INFORMAÇÕES

Leia mais

CARTILHA. Solicitação de Produtos - Almoxarifado -

CARTILHA. Solicitação de Produtos - Almoxarifado - CARTILHA Solicitação de Produtos - Almoxarifado - Elaborada por: CTI CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ABRIL/2013 SOLICITAÇÃO DE PRODUTOS Este procedimento tem como

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

CARTILHA. Solicitação de Compras

CARTILHA. Solicitação de Compras CARTILHA Solicitação de Compras Elaborada por: DIRETORIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS - DIRPD UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA JUNHO/2007 SOLICITAÇÃO DE COMPRA Este procedimento tem como objetivo de solicitar

Leia mais

SISTEMA WEB Manual do Usuário

SISTEMA WEB Manual do Usuário SISTEMA WEB Manual do Usuário Última atualização: * de Julho/2017 INDÍCE DE FIGURAS Figura 1 : Acesso ao Sistema... 3 Figura 2 : Autenticação do Trabalhador... 3 Figura 3 : Falha na Autenticação... 4 Figura

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

BI - Business Intelligence. Parametrização. Permissão de usuário. Atalhos

BI - Business Intelligence. Parametrização. Permissão de usuário. Atalhos BI - Business Intelligence BI Parametrização Permissão de usuário Pré Requisitos Contratação e Ativação Modulo BI Linx Microvix Dashboards Indicadores Gráficos Tabela Dinâmica Construindo Visões: Filtros

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Atualização: Original................... Página: 1 Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Ofício Circ. TC/CCE/GATI nº 008/2010. No exercício das atribuições constitucionais de controle externo, e,

Leia mais

Código PD0017. Este documento ter por objetivo auxiliar o usuário no entendimento e utilização do Nexus.

Código PD0017. Este documento ter por objetivo auxiliar o usuário no entendimento e utilização do Nexus. PD07 1.OBJETIVO Este documento ter por objetivo auxiliar o no entendimento e utilização do Nexus. 2. VISÃO GERAL O Nexus é uma plataforma de integração de dados, onde é possível ligar a base de dados do

Leia mais

MANUAL ABERTURA DE PROCESSO COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL ABERTURA DE PROCESSO COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL ABERTURA DE PROCESSO COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual Abertura de Processo de Compras 1 Sumário 1. Aprovação da Solicitação de compra... 2 2. Abertura do Processo de Compras pelos Grupos... 3

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

Solicitaçãode Demandas

Solicitaçãode Demandas Demandas Solicitaçãode Demandas Versão 3.0 1 Treinamento de Demandas Acessando o módulo de demandas Criando uma demanda Consultando itens no ComprasNet.BA Consultando uma demanda Acompanhamento de demandas

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Guia do Usuário de Relatórios do ERP Edição 01/2012 SUMÁRIO Introdução...1 Definindo Critérios na Consulta...1 Opções de Seleção...2 Seleção Múltipla...2 Variante...3 Resultado das Consultas: padrão ALV...4

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Manual de utilização do site institucional

Manual de utilização do site institucional Manual de utilização do site institucional Acesso ao site Localizar na parte inferior direita do site a seguinte tela para efetuar o login: No campo usuário será utilizado o número do prontuário (com traço)

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL

www. inf.br Outubro/2008 3www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP HABITACIONAL 3 www. HABISP. Outubro/2008 inf.br TREINAMENTO HABISP MÓDULO CADASTRO HABITACIONAL 1 FICHA DE CADASTRO HABITACIONAL O acesso ao instrumental de cadastro pode ser feito de duas formas. Conforme as figuras

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário. Módulo Patrimônio Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Patrimônio SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 PATRIMÔNIO O módulo de patrimônio do Sistema SIGA-EPT consiste na administração do material

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA E MORMO software MultVet 4.14-AIE Nov/2015

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA E MORMO software MultVet 4.14-AIE Nov/2015 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE EMISSÃO DE RELATÓRIOS DE ANEMIA INFECCIOSA EQUINA E MORMO software MultVet 4.14-AIE Nov/2015 Jorge Eduardo Paladino - CNPJ: 15.231.439/0001-00 - São José do Rio Preto

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67 Manual do Sistema Desenvolvido por: Página 1 de 67 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CADASTRAR ESCRITÓRIO... 4 3. ACESSAR O IADOC... 5 3.1 LOGIN... 5 4. TELA PRINCIPAL... 7 5. PROCESSO...10 5.1 CADASTRAR

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais