Mercado de Capitais. Análise Gráfica. Professor: Roberto César

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mercado de Capitais. Análise Gráfica. Professor: Roberto César"

Transcrição

1 Mercado de Capitais Análise Gráfica Professor: Roberto César

2 Análise Gráfica Na maior parte do tempo as ações estão sujeitas a flutuações de preço irracionais e excessivas em ambas as direções como consequência de uma tendência, impregnada na maioria das pessoas, para especular ou jogar... Abrindo caminho para a esperança, o medo e a ganância. (CARDOSO e LEMOS, 2010; p 31 aput BENJAMIM GRAHAM, 2007)

3 Análise Gráfica Projeção do comportamento de preços de ações a partir de cotações passadas para se chegar a uma opinião sobre a compra ou sobre a venda destes títulos. Essas análises são baseadas em gráficos construídos a partir da variação das cotações passadas, procurando-se identificar padrões gráficos que sinalizem o comportamento futuro da ação. Estudos técnicos analíticos podem ser adicionados aos padrões gráficos formados pelos preços das cotações. Também conhecida por análise gráfica.

4 Análise Gráfica

5 Análise Gráfica

6 Análise Gráfica

7 Movimento de Preços Estamos lidando com uma matéria ainda bastante subjetiva, muito mais próxima da arte que da ciência. Os padrões gráficos, raramente são tão claros a ponto de vários investidores concordarem ao mesmo tempo com sua interpretação. Além disso, as decisões são tomadas levando em conta vários aspectos. É preciso ter noção de que os preços são afetados diretamente pela lei da Oferta e da Procura. - Teoria Randon Walk

8 Tipo de Gráficos Os gráficos são muito usados para a tomada de decisão em investimentos. Os mais usados são: Gráfico de Linha. Gráfico de Barra. Gráfico de Ponto e Figura. Gráfico de Velas ou Candlesticks.

9 Gráfico de Linha Apenas o preço de fechamento aparece para cada dia da negociação. Uma linha liga os preços de fechamento ao longo dos dias.

10 Gráfico de Linha

11 Gráfico de Barra Este gráfico mostra os preços de abertura, máximo, mínimo, e de fechamento. Máximo Fechamento Abertura Mínimo

12 Gráfico de Barra

13 Gráfico de Velas ou Candlestik É o gráfico mais antigo dentro da análise técnica; suas referências históricas mais remotas apontam para o Japão feudal do século XVIII Nessa época o Japão vivia em clima de guerra, transportar cargas de arroz pelas estradas era perigoso, demorado e tinha custo elevado. Yodoya Keian, reconhecido por sua notável capacidade de transportar e distribuir o arroz. Sua influência fez surgir o primeiro local (bolsa) de negociação e comércio de arroz, por volta de 1730: o jardim de sua casa.

14 Gráfico de Velas ou Candlestik Mais tarde essa bolsa se estabeleceu oficialmente na cidade de Dojima, onde operavam cerca de 1300 traders de arroz. Munehisa Homma, nascido em 1724, foi um estudioso do mercado e desenvolveu elaborada teoria sobre seu comportamento. Registrava informações históricas detalhadas sobre as condições do clima e sua influência sobre os preços do arroz. Guardava também o histórico de suas próprias negociações. Dotado de grande capacidade de observação, percebeu que o mercado se comportava de forma repetitiva e que era possível identificar padrões para esse comportamento.

15 Gráfico de Velas ou Candlestik Forma que escolheu para ilustrar os preços era gráfica, através do desenho de barras brancas e negras semelhantes à velas. O uso das cores branco e preto também tem significado. Na cultura oriental, o branco representa o elemento Yin (equivalente ao conceito ocidental do bem) enquanto o preto representa o elemento Yang (equivalente ao conceito ocidental do mal) Conta a história que ele conseguiu realizar mais de 100 trades vitoriosos consecutivos, e que não havia sequer a necessidade de permanecer em Osaka para realizar as negociações.

16 Gráfico de Velas ou Candlestik A partir de 1755, Munehisa decide registrar oficialmente seu conhecimento e escreve "San-en Kinsen Hiroku", o primeiro livro conhecido sobre psicologia de mercado. Também são atribuídos a ele os livros "Sakata Senho" e "Soba Sai No Den". Dessa forma, Munehisa deixa ao mundo seu legado de conhecimento antes de morrer em Das teorias que Munehisa Homma surgiram as técnicas de análise de gráficos de Candlestick.

17 Gráfico de Velas ou Candlestik Para formar um candle são utilizados os quatro preços padrão de mercado, considerando o seu comportamento durante o intervalo escolhido: Preço de abertura Preço de fechamento Preço máximo Preço mínimo

18 Gráfico de Velas ou Candlestik A distância existente entre o preço de abertura e o de fechamento do período é desenhado no gráfico como uma barra vertical mais larga e recebe o nome de "corpo". As distâncias entre o preço máximo ou mínimo e a abertura ou fechamento são desenhados como linhas verticais mais finas e recebem o nome de "sombras que podem ser inferior superior. Quando ocorre a coincidência entre o preço máximo/mínimo e o de abertura ou fechamento, essa linha não existe, então dizemos que o candle não tem sombra (superior ou inferior).

19 Gráfico de Velas ou Candlestik

20 Gráfico de Ponto e Figura Usado para identificar as acumulações e distribuição de preço. É um gráfico atemporal. As colunas representadas por X mostram os preços de alta e as colunas representadas por O mostram os preços em baixa.. Como não há noção de tempo, no primeiro dia útil de cada mês, troca-se o X ou O por 1,2,3,4,5... A, B ou C.

21 Gráfico de Ponto e Figura

22 Gráfico de Ponto e Figura Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7 Max Min Marcar X de 10 a 8 Não marca nada Marca três O do 9 ao 7 Marca um O no 6 Não marca nada Marca um X do 10 ao 6 Marcar um X no X 10 X X 9 X O X 8 X O X 7 O X 6 O X

23 Gráficos A premissa básica da Análise Técnica é que todas as informações estão representadas nos gráficos, na medida em que este traduz o comportamento do mercado. O mais prudente é usar o método de análise técnica, que indica o momento mais adequado de compra ou venda, combinado com a análise fundamentalista, que indica o que comprar e qual o seu valor potencial. Investidores de curtíssimo prazo usam gráficos intraday para análise de seus planos de operações ou trading systems. enquanto investidores de curto prazo costuma usar gráficos diários e investidores com planos de investimentos de prazo maior usam gráficos semanais e mensais.

24 Gráficos Investidores de curtíssimo prazo usam gráficos intraday para análise de seus planos de operações ou trading systems.

25 Gráficos Investidores de curto prazo costuma usar gráficos diários

26 Gráficos Investidores com planos de investimentos de prazo maior usam gráficos semanais e mensais.

27 Referência Bibliográfica ADVFN; Acesso em: 20 abril de PIAZZA, Marcelo C.; Bem vindo a bolsa de Valores, 9.ed São Paulo, Saraiva, PINHEIRO, Juliano Lima; Mercado de Capitais: fundamentos e técnicas; Atlas RUSCHEL, Leandro e STORMER, Alexandre Wolwacz ; A maior comunidade de Trader do Brasil. Acesso em: 20 abril de 2011.

Doji é realmente um sinalizador de topo do índice Bovespa? INTRODUÇÃO

Doji é realmente um sinalizador de topo do índice Bovespa? INTRODUÇÃO Doji é realmente um sinalizador de topo do índice Bovespa? Autores: Value Investing e Andwilson INTRODUÇÃO A análise técnica teve um nome importante no oriente, Munehisa Homma da cidade de Sakata no Japão.

Leia mais

Doji é realmente um sinalizador de topo do índice Bovespa? INTRODUÇÃO

Doji é realmente um sinalizador de topo do índice Bovespa? INTRODUÇÃO Doji é realmente um sinalizador de topo do índice Bovespa? Autores: Value Investing e Andwilson INTRODUÇÃO A análise técnica teve um nome importante no oriente, Munehisa Homma da cidade de Sakata no Japão.

Leia mais

Mercado de Capitais. Teoria de Dow. Professor: Roberto César

Mercado de Capitais. Teoria de Dow. Professor: Roberto César Mercado de Capitais Teoria de Dow Professor: Roberto César Charles Henry Dow Nasceu em Sterling - Connecticut, no dia 06 de novembro de 1851 e faleceu no Brooklyn - New York no dia 04 de dezembro de 1902.

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 6 ANÁLISE GRÁFICA (Umbelina, Cap. 05 / Eduardo Matsura) Objetivos da aula 1) Análise Gráfica x Fundamentalista 2) Origem

Leia mais

NOSSA HISTÓRIA UM INVESTIMENTOS S/A

NOSSA HISTÓRIA UM INVESTIMENTOS S/A NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo de reestruturação,

Leia mais

Curso Análise Técnica 1

Curso Análise Técnica 1 Curso Análise Técnica 1 Módulo 3 de 4 Continuação dos Módulos 1 e 2 www.tradernauta.com.br Fibonacci Fibonacci - matemático italiano (1170-1250 dc); Seqüência de Fibonacci, o número posterior é encontrado

Leia mais

Weldes Campos Trader, Gestor e Coaching Financeiro HITÓRIA DOS CANDLES POR WELDES CAMPOS

Weldes Campos Trader, Gestor e Coaching Financeiro HITÓRIA DOS CANDLES POR WELDES CAMPOS HITÓRIA DOS CANDLES POR WELDES CAMPOS A história dos gráficos de candlestick Weldes Campos Os gráficos de candlesticks foram criados na cidade de Sakata no Japão, em meados do século XVII, como uma ferramenta

Leia mais

CANDLESTICK. Carlos Alberto Debastiani. Um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores. Novatec

CANDLESTICK. Carlos Alberto Debastiani. Um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores. Novatec CANDLESTICK Um método para ampliar lucros na Bolsa de Valores Carlos Alberto Debastiani Novatec Fundamentos Capítulo 1 A formação dos elementos do gráfico: os candles Ao analisar o mercado, podemos utilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES FACULDADE INTEGRADA AVM PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FINANÇAS E GESTÃO CORPORATIVA.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES FACULDADE INTEGRADA AVM PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FINANÇAS E GESTÃO CORPORATIVA. i UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES FACULDADE INTEGRADA AVM PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FINANÇAS E GESTÃO CORPORATIVA. Análise Técnica: Garantia de Rentabilidade Futura Baseada em Oscilações de Precificação

Leia mais

OS PRIMEIROS PASSOS DA ANÁLISE TÉCNICA

OS PRIMEIROS PASSOS DA ANÁLISE TÉCNICA OS PRIMEIROS PASSOS DA ANÁLISE TÉCNICA SUMÁRIO Introdução...3 O que é a Análise Técnica?...5 Quais os estilos de análise do mercado?...9 Quais os tipos de gráficos?...12 Suportes e resistências...17 Tendências

Leia mais

Análise Técnica Essencial 1

Análise Técnica Essencial 1 Análise Técnica Essencial 1 Sobre o Autor André Moraes Analista CNPI da corretora Clear, atua no mercado desde 2002 como trader profissional e professor de Análise Técnica com foco em operações de curto

Leia mais

Boletim SPECULUM Análise para o dia 31/03/2017

Boletim SPECULUM Análise para o dia 31/03/2017 1 Boletim SPECULUM Análise para o dia 31/03/2017 Por Adon Saleeby (adon@astrale.com) Boletim para investidores e interessados em Bolsa de Valores, em especial para o day-trade de índices de maior volatilidade

Leia mais

Acompanhamento de ordens Cadastro Carteira

Acompanhamento de ordens Cadastro Carteira MANUAL FOLHAINVEST Acompanhamento de ordens Nesta página é possível acompanhar a posição de todas as ordens incluídas nos últimos cinco dias. As ordens podem ser filtradas pela situação, exibindo por exemplo

Leia mais

Antes de começar, vamos alertar o leitor sobre três enganos amplamente propagados a respeito da análise técnica.

Antes de começar, vamos alertar o leitor sobre três enganos amplamente propagados a respeito da análise técnica. Fundamentos da Análise Gráfica 1 Um gráfico conta a história do preço de um ativo ao longo de um período de tempo. Todo investidor deve ter um mínimo de conhecimento sobre a história dos preços dos ativos

Leia mais

Trading para Iniciantes

Trading para Iniciantes Comprando e Vendendo BTC & Altcoins escolabitcoins.com.br Agenda Trading O que é Trading? O que é Análise Técnica Tendências Topos e Fundos, Suportes e Resistências Stop Tipos de Gráficos Tempos Gráficos

Leia mais

Capítulo 1 HISTÓRIA Capítulo 2 O QUE SÃO? Capítulo 3 - FORMAÇÃO DOS CANDLES O que são Gaps?... 13

Capítulo 1 HISTÓRIA Capítulo 2 O QUE SÃO? Capítulo 3 - FORMAÇÃO DOS CANDLES O que são Gaps?... 13 1 Candlestick Conteúdo Capítulo 1 HISTÓRIA... 5 Capítulo 2 O QUE SÃO?... 9 Capítulo 3 - FORMAÇÃO DOS CANDLES... 10 3.1 - O que são Gaps?... 13 Capítulo 4 ENTENDENDO OS TERMOS DO MERCADO... 14 Capítulo

Leia mais

Introdução a análise técnica.

Introdução a análise técnica. Introdução a análise técnica. 1 Sumário Módulo 1 - Introdução ao Mercado Financeiro... 4 Sistema Financeiro Nacional... 4 Agente superavitário... 4 Agente deficitário... 4 Intermediador financeiro... 4

Leia mais

Nome do aluno: N.º: Turma:

Nome do aluno: N.º: Turma: Teste de Matemática A 2017 / 2018 Teste N.º 1 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos NÃO É PERMITIDO O USO DE CALCULADORA 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Na resposta aos itens de

Leia mais

1 Sobre a Nelogica Plataformas Quadro Comparativo... 4

1 Sobre a Nelogica Plataformas Quadro Comparativo... 4 Conteúdo 1 Sobre a Nelogica... 3 2 Plataformas... 4 3 Quadro Comparativo... 4 1 Sobre a Nelogica A Nelogica atua no fornecimento de informações e no desenvolvimento de aplicações avançadas para o mercado

Leia mais

Fevereiro Oliver Velez. 3 setups baseados em estratégias de Oliver Velez automatizados pela MetaRobôs.

Fevereiro Oliver Velez. 3 setups baseados em estratégias de Oliver Velez automatizados pela MetaRobôs. Fevereiro - 2016 Oliver Velez 3 setups baseados em estratégias de Oliver Velez automatizados pela MetaRobôs Assuntos abordados! 1. Quem é Oliver Velez 2. Os 3 Principais setups 2.1 Barra Elefante 2.2 180

Leia mais

Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares. Dependência de Matemática. 2º ano do Ensino Médio

Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares. Dependência de Matemática. 2º ano do Ensino Médio Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares Dependência de Matemática 2º ano do Ensino Médio Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Matemática Financeira Matrizes, Determinantes, Sistemas de Equações

Leia mais

A PSICOLOGIA DOS CANDLES

A PSICOLOGIA DOS CANDLES A PSICOLOGIA DOS CANDLES Um gráfico de candlestick é muito mais do que uma forma fácil de visualização das tendências de movimentação dos preços dos ativos negociados em bolsa de valores. Na verdade, o

Leia mais

AÇÚCAR EM NOVA YORK APRESENTA QUEDA DE 8% EM FEVEREIRO

AÇÚCAR EM NOVA YORK APRESENTA QUEDA DE 8% EM FEVEREIRO Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XVIII 07/março/2016 n. 615 AÇÚCAR EM NOVA YORK APRESENTA QUEDA DE 8% EM FEVEREIRO A finalização do mês de fevereiro mostrou um novo momento de desaceleração

Leia mais

= {números irracionais} = {números reais positivos} = {números reais negativos} = {números reais não positivos} = {números reais não negativos}

= {números irracionais} = {números reais positivos} = {números reais negativos} = {números reais não positivos} = {números reais não negativos} = {números irracionais} = {números reais positivos} = {números reais negativos} = {números reais não positivos} = {números reais não negativos} 2 2 = 1 + 1 = 2 = 2 = 2 2 3 + 2 3 2 < > < > < < < > > > 3

Leia mais

MEDIDAS PARA O PATCHWORK DA PARTE EXTERNA DA BOLSA

MEDIDAS PARA O PATCHWORK DA PARTE EXTERNA DA BOLSA MEDIDAS PARA O PATCHWORK DA PARTE EXTERNA DA BOLSA Parte externa maior 1 e 2: Essa é a medida das duas partes externas, maiores da bolsa, chamadas de 1 e 2, porque podese elaborar um desenho para a parte

Leia mais

19 de março Reunião com os alunos 26 de março Divulgação da lista com 30 questões 02 de abril 09 de abril 16 de abril.

19 de março Reunião com os alunos 26 de março Divulgação da lista com 30 questões 02 de abril 09 de abril 16 de abril. CECMS DEPENDÊNCIA DO 2º ANO Aluno(s):... N o(s) :... Aluno(s):... N o(s) :... Pontuação: 4,0 pontos Professor: Fábio Vinícius Turma:... Data:.../.../... Valor obtido:... [X] Para o lar [X] Individual [X]

Leia mais

Oportunidade de Estágio - 13/06/2019

Oportunidade de Estágio - 13/06/2019 Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios Administração, Tecnologia em Gestão Financeira Bolsa auxílio: R$1000,00 mensais, Auxílio transporte: R$6,00 de segunda a sexta-feira, das 12h às

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCÁCER DO SAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCÁCER DO SAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCÁCER DO SAL Teste de Avaliação 11º A+B 9/02/0 Ano Lectivo de 0/06 Grupo I As quatro questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Trajetórias Leitura: atividades

Trajetórias Leitura: atividades Trajetórias Leitura: atividades 1. Complete a árvore genealógica da família, preenchendo as informações solicitadas, conforme legenda abaixo. A. local de nascimento B. ano de nascimento C. idade D. profissão

Leia mais

Por questões de processamento o cliente não pode usar tamanhos de blocos menores que 5R (2 pontos) para dólar e 7R (30 pontos) para índice.

Por questões de processamento o cliente não pode usar tamanhos de blocos menores que 5R (2 pontos) para dólar e 7R (30 pontos) para índice. DISCLAIMER O conteúdo desse ebook é puramente educacional, e em nenhum momento indica parâmetros que devem ser usados nos robôs ou em qualquer tipo de investimento. A parametrização e ativação do robô

Leia mais

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 18/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 18/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T ISHARES BOVA11 Cotação atual R$ 82,70 Recomendação VENDA Risco MÉDIO Resistência 2 R$ 85,00 Upside 2,78% Resistência 1 R$ 82,50 Upside Suporte 1 R$ 80,50

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Nível 2 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima terceira edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

Boletim SPECULUM Análise para o dia 30/03/2017

Boletim SPECULUM Análise para o dia 30/03/2017 1 Boletim SPECULUM Análise para o dia 30/03/2017 Por Adon Saleeby (adon@astrale.com) Boletim para investidores e interessados em Bolsa de Valores, em especial para o day-trade de índices de maior volatilidade

Leia mais

CURSO ANÁLISE TÉCNICA

CURSO ANÁLISE TÉCNICA CURSO ANÁLISE TÉCNICA Sobre o curso A análise técnica é uma das formas mais fáceis para os investidores descobrirem qual é o melhor momento para comprar e vender ações através de estratégias e indicadores

Leia mais

e-book Análise Técnica

e-book Análise Técnica e-book Análise Técnica Por Aliakyn Pereira de Sá Sobre o Autor Aliakyn Pereira de Sá Analista técnico com CNPI-T, atua desde 2008 como trader profissional e professor para operações de curto prazo e médio

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DE CURSO SUPERIOR - 1º CICLO DE ESTUDOS

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DE CURSO SUPERIOR - 1º CICLO DE ESTUDOS AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DE CURSO SUPERIOR - 1º CICLO DE ESTUDOS PROVA ESPECÍFICA DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS: CULTURA MATEMÁTICA ESTG IPVC Duração da Prova: 1h45. Tolerância: 15 minutos

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO IGOR DE OLIVEIRA GOMES ESTRATÉGIAS PARA OPERAÇÕES DE DAY TRADE NA B3

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO IGOR DE OLIVEIRA GOMES ESTRATÉGIAS PARA OPERAÇÕES DE DAY TRADE NA B3 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO IGOR DE OLIVEIRA GOMES ESTRATÉGIAS PARA OPERAÇÕES DE DAY TRADE NA B3 SÃO PAULO 2018 12 IGOR DE OLIVEIRA GOMES ESTRATÉGIAS PARA OPERAÇÕES DE DAY TRADE

Leia mais

Vencimento: O contrato de mini dólar tem vencimento no primeiro dia útil do mês de vencimento.

Vencimento: O contrato de mini dólar tem vencimento no primeiro dia útil do mês de vencimento. Como especular com contratos de dólar futuro Assim como as opções, o contrato futuro de dólar é um derivativo. No caso do contrato de dólar negociamos, através da Bolsa, contratos futuros da moeda americana

Leia mais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais 1 2 FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais RECURSOS DE TERCEIROS ATIVO PASSIVO Mercado Bancário Financiamentos; Conta Garantida; Desconto de Duplicatas

Leia mais

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 11/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 11/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T ISHARES BOVA11 Cotação atual R$ 82,45 Recomendação VENDA Risco MÉDIO Resistência 2 R$ 85,00 Upside 3,09% Resistência 1 R$ 82,50 Upside 0,06% Suporte 1 R$

Leia mais

Paulo Castellari Filho (NATHAL) Fone (0xx 11)

Paulo Castellari Filho (NATHAL) Fone (0xx 11) FUNDAMENTOS DOS CANDLES Paulo Castellari Filho (NATHAL) nathal@nathal.com.br Fone (0xx 11) 5561 2932 CANDLESTICK UMA VISÃO DO FUTURO...3 O QUE É CANDLESTICK...4 LONG DAYS...5 SHORT DAYS...5 SPINNING TOPS...5

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 01 PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA)

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 01 PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA) MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 01 PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA) Como pode cair no enem (ENEM) Jogar baralho é uma atividade que estimula o raciocínio. Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas.

Leia mais

Proposta de teste de avaliação 1 Matemática 7

Proposta de teste de avaliação 1 Matemática 7 Nome da Escola Ano letivo 0-0 Matemática 7.º ano Nome do Aluno Turma N.º Data Professor - - 0 1. Nas figuras seguintes estão representadas várias peças de fruta, cada uma delas associada a um número. Ananás

Leia mais

E-book. Expansões e Retrações. Fibonacci

E-book. Expansões e Retrações. Fibonacci Curso Análise Técnica na Prática E-book Expansões e Retrações de Fibonacci Um grande abraço e bom curso! Elaborado por: Mauri Mendes Celular: (12) 98156-4910 E-mail: contato@academianegocios.com.br Site:

Leia mais

Foram explicitados dados de variação de tempo e pontuação durante o pregão.

Foram explicitados dados de variação de tempo e pontuação durante o pregão. Este teste é formado pela combinação de um ativo e do Average True Range (ATR). O teste busca informações de direção e movimento do ativo em determinados horários do pregão. Este teste não tem por objetivo

Leia mais

Introdução à Finanças e Investimentos

Introdução à Finanças e Investimentos Introdução à Finanças e Investimentos XIV Semana da Estatística - Estatística no Mercado Financeiro José Augusto Fiorucci - UnB Universidade Estadual de Maringá, 03 à 05 de setembro de 2017. Augusto Fiorucci

Leia mais

Diariamente empresas são avaliadas pelas mais diferentes razões. Por exemplo:

Diariamente empresas são avaliadas pelas mais diferentes razões. Por exemplo: Introdução Diariamente empresas são avaliadas pelas mais diferentes razões. Por exemplo: a entrada de um novo sócio, a fusão de duas empresas, a dissolução de uma empresa concordatária, a abertura do capital

Leia mais

OS SEGREDOS DA ANÁLISE GRÁFICA DA BOLSA

OS SEGREDOS DA ANÁLISE GRÁFICA DA BOLSA OS SEGREDOS DA ANÁLISE GRÁFICA DA BOLSA Introdução...3 Afinal, o que seria uma análise gráfica da bolsa?...11 Como fazer a análise gráfica de ações?...14 Quais estratégias posso utilizar na bolsa e como?...

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

Análise de Investimentos Ações

Análise de Investimentos Ações Análise de Investimentos Ações Conceitos Básicos 5 Análise Técnica Prof. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Fontes de alguns materiais utilizados: Ativa Corretora Itaútrade Grafista de BSB Daphnis Theodoro

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) - Acomodação dos alunos, apresentação dos bolsistas e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática (10 min) - Acomodação dos alunos, apresentação dos bolsistas e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 6º e 7º ano 1.3 Duração:3 períodos de 40 min 1.4 Conteúdo desenvolvido: Números ímpares,

Leia mais

Manual Invest BTrader Web

Manual Invest BTrader Web Manual Invest BTrader Web www.bancoinvest.pt/btrader Índice 1 Objectivo pág.03 2 Login pág. 04 3 Stock Screener pág. 05 4 Preferences pág. 06 5 Negociação pág. 07 5.1 Order Management pág. 08 5.2 New Order

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

Critérios de classificação. Teste de diagnóstico 3.º ano de escolaridade. 1.ª Parte

Critérios de classificação. Teste de diagnóstico 3.º ano de escolaridade. 1.ª Parte Critérios de classificação. Teste de diagnóstico 3.º ano de escolaridade 1.ª Parte 1. Assinala 302 2. Escreve três dos seguintes números: 425 ; 452; 245; 254; 542 e 524. Dos números que escreveu, apenas

Leia mais

EQUAÇÕES RECURSIVAS. A2) Equação: x n = x n 1 + n b (n > 0) Fixado o termo x 0, de ordem n = 0, a equação admite uma única n

EQUAÇÕES RECURSIVAS. A2) Equação: x n = x n 1 + n b (n > 0) Fixado o termo x 0, de ordem n = 0, a equação admite uma única n EQUAÇÕES RECURSIVAS Chama-se equação recursiva a uma relação usada para definir recursivamente uma sucessão, onde o termo de ordem n é expresso em função de termos de ordem anterior. As equações A), A1),

Leia mais

TÍTULO: COMPARATIVO DE DESEMPENHO ACIONÁRIO COM EMPREGO DE ANÁLISE TÉCNICA E FUNDAMENTALISTA

TÍTULO: COMPARATIVO DE DESEMPENHO ACIONÁRIO COM EMPREGO DE ANÁLISE TÉCNICA E FUNDAMENTALISTA TÍTULO: COMPARATIVO DE DESEMPENHO ACIONÁRIO COM EMPREGO DE ANÁLISE TÉCNICA E FUNDAMENTALISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Ciências Contábeis INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE

Leia mais

Boletim Janeiro

Boletim Janeiro Boletim Janeiro - 2019 O custo da cesta básica aumentou nas cidades de Ilhéus e Itabuna no mês de janeiro. Em Ilhéus, o aumento foi de 0,19%, passando de R$352,28 em dezembro para R$352,95 em janeiro.

Leia mais

Então ao todo ela pode se vestir de 3+3=6 modos diferentes. Veja estas possibilidades na figura a seguir.

Então ao todo ela pode se vestir de 3+3=6 modos diferentes. Veja estas possibilidades na figura a seguir. Contagem 5: resolução de exercícios Desde a primeira aula de contagem estamos estudando o princípio multiplicativo e o princípio aditivo. Também estudamos o conceito de permutação e nas últimas aulas foram

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A 10. O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Grupo I Na resposta aos itens deste grupo, selecione a opção correta. Escreva, na folha de respostas, o número

Leia mais

ebook Análise Técnica

ebook Análise Técnica ebook Análise Técnica SUMÁRIO Introdução... 1 Análise técnica e Teoria de Dow... 1.1 Os preços descontam tudo... 1.2 Mercados se movem em tendência... 1.3 A tendência primária tem três fases... 1.4 O volume

Leia mais

O crescimento destes instrumentos está muito associado ao uso, cada vez mais difundido, da engenharia financeira para operações entre bancos,

O crescimento destes instrumentos está muito associado ao uso, cada vez mais difundido, da engenharia financeira para operações entre bancos, 1 Introdução É notório o papel que os derivativos financeiros desempenham na arquitetura e saúde da gestão financeira das empresas. Criados com a intenção de proteger o agente econômico de flutuações dos

Leia mais

Cursista: Luciana Medeiros Paschoal Tutora: Sirlene Martins da Silva

Cursista: Luciana Medeiros Paschoal Tutora: Sirlene Martins da Silva 2 Cursista: Luciana Medeiros Paschoal Tutora: Sirlene Martins da Silva Sumário Introdução...5 Desenvolvimento...6 - Atividade 1...6 - Atividade 2...9 3 - Atividade 3...11 - Atividade 4...17 Avaliação...20

Leia mais

Professor (a) : César Lopes de Assis. Lista de exercícios - Geometria Analítica Ponto e Reta.

Professor (a) : César Lopes de Assis. Lista de exercícios - Geometria Analítica Ponto e Reta. Disciplina: Matemática/Geometria Turma: 3º Aluno: Escola SESI - Jundiaí Professor (a) : César Lopes de Assis Lista de exercícios - Geometria Analítica Ponto e Reta. 1. (Pucrj 2018) Considere os pontos

Leia mais

Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica

Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica Análises: Análise Fundamentalista Análise Técnica Análise Fundamentalista Origem remonta do final do século XIX e princípio do século XX, quando as corretoras de bolsa tinham seus departamentos de análise

Leia mais

Boletim Fevereiro

Boletim Fevereiro Boletim Fevereiro - 2019 O custo da cesta básica aumentou na cidade de Ilhéus e diminuiu na cidade de Itabuna no mês de fevereiro. Em Ilhéus, o aumento foi de 2,09%, passando de R$352,95 em janeiro para

Leia mais

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL

CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL CAP. 11 CHINA O PAÍS COM A MAIOR POPULAÇÃO MUNDIAL TERRITÓRIO CHINÊS Terceiro país mais extenso do mundo com 9.596.960 km2 Atrás apenas de Rússia e Canadá Formada por 5 grandes regiões geográficas: Sinkiang,

Leia mais

TD DE ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA

TD DE ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA (PA, PG E FUNÇÃO) 1. Sob a orientação de um mestre de obras, João e Pedro trabalharam na reforma de um edifício. João efetuou reparos na parte hidráulica nos andares 1, 3, 5, 7, e assim sucessivamente,

Leia mais

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 008/009 Ficha de Trabalho n.º 4 Nome: N.º Data / / Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis 1. Completa a tabela

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO PARA OS MUNICÍPIOS DE AURIFLAMA E GENERAL SALGADO. UMA ABORDAGEM DOS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO PARA OS MUNICÍPIOS DE AURIFLAMA E GENERAL SALGADO. UMA ABORDAGEM DOS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS 16 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO PARA OS MUNICÍPIOS DE AURIFLAMA E GENERAL SALGADO. UMA ABORDAGEM DOS ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Leia mais

ANÁLISE DE UMA DAS QUESTÕES DA PROVA DIAGNÓSTICA APLICADA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE FRAÇÕES

ANÁLISE DE UMA DAS QUESTÕES DA PROVA DIAGNÓSTICA APLICADA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE FRAÇÕES ANÁLISE DE UMA DAS QUESTÕES DA PROVA DIAGNÓSTICA APLICADA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DE FRAÇÕES Lilian de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná e-mail: lilian.souuza@gmail.com

Leia mais

História INFORMAÇÃO - PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Objeto de avaliação

História INFORMAÇÃO - PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Objeto de avaliação INFORMAÇÃO - PROVA PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2019 História Prova 19 3.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, de acordo com a última redação Despacho Normativo nº3-a/2019,

Leia mais

A Famosa Agulhada do Didi. Figura 1 A Agulhada do Didi. Obs: linha azul média de 3 dias linha verde média de 8 dias linha roxa média de 20 dias

A Famosa Agulhada do Didi. Figura 1 A Agulhada do Didi. Obs: linha azul média de 3 dias linha verde média de 8 dias linha roxa média de 20 dias A Famosa Agulhada do Didi Figura 1 A Agulhada do Didi Obs: linha azul média de 3 dias linha verde média de 8 dias linha roxa média de 20 dias Na verdade o padrão aqui e 5 minutos e não dias. Como será

Leia mais

UMe Sobre a Um Investimentos

UMe Sobre a Um Investimentos UMe Sobre a Um Investimentos A UM INVESTIMENTOS é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 44 anos. Atualmente é a maior corretora de investimentos brasileira nas redes sociais,

Leia mais

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações

Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações Capítulo 1-Sistemas de Coordenadas, Intervalos e Inequações 1 Sistema Unidimensional de Coordenadas Cartesianas Conceito: Neste sistema, também chamado de Sistema Linear, um ponto pode se mover livremente

Leia mais

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 20/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 20/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T ISHARES BOVA11 Cotação atual R$ 82,74 Recomendação VENDA Risco MÉDIO Resistência 2 R$ 85,00 Upside 2,73% Resistência 1 R$ 82,50 Upside Suporte 1 R$ 80,50

Leia mais

ICF HORÁRIO º SEMESTRE CURSO: DIREITO BLOCO: I HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA EMANUELLE

ICF HORÁRIO º SEMESTRE CURSO: DIREITO BLOCO: I HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA EMANUELLE ICF HORÁRIO 2017 1º SEMESTRE CURSO: DIREITO BLOCO: I ANTROPOLOGIA JURIDICA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA JURÍDICA EMANUELLE PESQUISA JURÍDICA JURÍDICA EMANUELLE ARNALDO EUGÊNIO LORENA SANTOS INTRODUÇÃO AO DIREITO

Leia mais

DESENHO. 1º Bimestre. AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções Geométricas Professor Luciano Nóbrega

DESENHO. 1º Bimestre. AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções Geométricas Professor Luciano Nóbrega DESENHO Felizes aqueles que se divertem com problemas Matemáticos que educam a alma e elevam o espírito. (Fraçois Fenelon Educador Francês) AULA 1 Instrumentos de Desenho e Conceitos Básicos de Construções

Leia mais

VISUALIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE MERCADO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA GRÁFICA A PARTIR DE SOFTWARE LIVRE

VISUALIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE MERCADO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA GRÁFICA A PARTIR DE SOFTWARE LIVRE VISUALIZAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE MERCADO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA GRÁFICA A PARTIR DE SOFTWARE LIVRE José Tarcísio Franco de Camargo jtfc@bol.com.br Faculdade Municipal Prof. Franco Montoro (FMPFM)

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS EDU 1500 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PROFESSORA LYGIANNE BATISTA VIEIRA SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A MULTIPLICAÇÃO

Leia mais

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 6/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T

ISHARES BOVA11. Olhar Técnico 6/4/18. Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T Analista responsável: Guilherme Volcato, CNPI-T ISHARES BOVA11 Cotação atual R$ 81,94 Recomendação NEUTRA Risco MÉDIO Resistência 2 R$ 85,00 Upside 3,73% Resistência 1 R$ 82,50 Upside 0,68% Suporte 1 R$

Leia mais

Alagoas. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Alagoas (1991, 2000 e 2010)

Alagoas. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Alagoas (1991, 2000 e 2010) Alagoas Em, no estado de Alagoas (AL), moravam 3,1 milhões de pessoas, onde uma parcela considerável (6,%, 187,5 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 12 municípios, dos quais 28

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DIEGO GATTI PEREZ MODELO ECONOMÉTRICO DE PROBABILIDADE DE FECHAMENTO

Leia mais

TUTORIAL DA GDMFX DE OPÇÕES BINÁRIAS NO MT4

TUTORIAL DA GDMFX DE OPÇÕES BINÁRIAS NO MT4 TUTORIAL DA GDMFX DE OPÇÕES BINÁRIAS NO MT4 COMO REGISTRAR UMA CONTA DE OPÇÕES BINÁRIAS 1. Você pode negociar Opções Binárias pela plataforma MetaTrader 4. Basta se inscrever em uma conta live ou de demonstração

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus. (Fernanda Aranzate)

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus. (Fernanda Aranzate) 11 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Semana (Fernanda Aranzate) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos

Leia mais

Unidade 5 Estatística e probabilidade

Unidade 5 Estatística e probabilidade Sugestões de atividades Unidade 5 Estatística e probabilidade 9 MATEMÁTICA 1 Matemática 1. (Enem) Um apostador tem três opções para participar de certa modalidade de jogo, que consiste no sorteio aleatório

Leia mais

6 Implementação do Modelo e do Filtro de Kalman

6 Implementação do Modelo e do Filtro de Kalman 6 Implementação do Modelo e do Filtro de Kalman A seguir são descritos os passos seguidos para a implementação do modelo proposto em SCHWARTZ E SMITH (2000). São descritas as séries de contratos futuros

Leia mais

Informativo AÇÚCAR RECUA 6% EM OUTUBRO NA BOLSA DE NOVA YORK. 12/novembro/2018. Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 751

Informativo AÇÚCAR RECUA 6% EM OUTUBRO NA BOLSA DE NOVA YORK. 12/novembro/2018. Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 751 Informativo semanalacúcar Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 751 12/novembro/2018 AÇÚCAR RECUA 6% EM OUTUBRO NA BOLSA DE NOVA YORK O mês de outubro foi marcado por quedas moderadas sobre

Leia mais

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS. Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS. Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. 1 H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. Quais principais conteúdos abordados

Leia mais

Relatório de Gestão. O FIP-IE XP Omega I. Julho Destaques do Período. Geração de Gargaú no Ano. Saldo de Caixa. Fundamentos da Cota

Relatório de Gestão. O FIP-IE XP Omega I. Julho Destaques do Período. Geração de Gargaú no Ano. Saldo de Caixa. Fundamentos da Cota FIP-IE XP Omega I Relatório de Gestão O FIP-IE XP Omega I O FIP-IE XP Omega I é detentor de 34,6% da Asteri Energia S.A., uma holding que detém 100% do parque eólico Gargaú e 51% da Pequena Central Hidrelétrica

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS IPOJUCA COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO HORÁRIO 2016.1 MÓDULO I MANHÃ

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS IPOJUCA COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO HORÁRIO 2016.1 MÓDULO I MANHÃ HORÁRIO 2016.1 MÓDULO I MANHÃ 1ª 07:00 07:45 Investigação e Análise de 2ª 07:45 08:30 Desenho Aplicado (Luciene) Investigação e Análise de 3ª 08:30 09:15 Desenho Aplicado (Luciene) (Taciana) Investigação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS CAMPUS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS - MAGISTÉRIO - EDITAL Nº 01/2014 CARGO: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ÁREA: Matemática

Leia mais

1 The Sundial Primer - "Guias de Mostradores" Relógios de sol Vertical Leste e Oeste Direto

1 The Sundial Primer - Guias de Mostradores Relógios de sol Vertical Leste e Oeste Direto The Sundial Primer - "Guias de Mostradores" O objetivo dos "Guias de Mostradores" é fornecer um método fácil para traçar as linhas horárias para uma série de relógios de sol Verticais Leste Direto e Oeste

Leia mais

Janeiro Fevereiro Março Abril. Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Janeiro Fevereiro Março Abril. Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Como especular com contratos de dólar futuro O minicontrato de dólar nos permite negociar, através da Bolsa, contratos futuros da moeda americana, com a garantia de uma margem financeira. O Minicontrato

Leia mais

Revisão ENEM Matemática

Revisão ENEM Matemática Revisão ENEM. (Enem) Uma equipe de especialistas do centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 5 dias intercalados, a partir do primeiro dia de

Leia mais

distribuicão O futuro do lixo

distribuicão O futuro do lixo Distribuição 231 abril 2012 A revista de negócios dos atacadistas distribuidores distribuicão Edição 231 abril 2012 ano 20 R$ 13,90 www.revistadistribuicao.com.br Entrevista A educação de qualidade dará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA LISTA EXERCÍCIOS CONVERSÃO MÉTRICA, ESCALA E COTAS Disciplina: Desenho Técnico Código: AGR069/AGR012

Leia mais

A EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO DO RELEVO

A EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO DO RELEVO A EVOLUÇÃO NO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO DO RELEVO Karine Bueno Vargas - Aluna de graduação em Geografia da UEM, Maringá - PR. Email: karibvargas@yahoo.com.br Cássia Maria Bonifácio - Aluna de graduação

Leia mais

SEJA MUITO BEM-VINDO

SEJA MUITO BEM-VINDO SEJA MUITO BEM-VINDO CRIOU CONTAS InvestFlash para VOCÊ poder fazer APLICAÇÕES. Ao ter 2 (duas) CONTAS InvestFlash DIRETAS ou INDIRETAS abertas no mesmo valor VOCÊ e TODOS recebem imediatamente 90% a cada

Leia mais

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321 1. Título que os bancos emitem para se capitalizar, ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Tal conceito se refere a: a) Poupança b) Debênture c) Certificado de Depósito

Leia mais