Parecer AJ nº 383/ Trata-se de consulta formulada pela I. Chefia de Gabinete por solicitação do Excelentíssimo Defensor Público-Geral.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parecer AJ nº 383/ Trata-se de consulta formulada pela I. Chefia de Gabinete por solicitação do Excelentíssimo Defensor Público-Geral."

Transcrição

1 Processo Nº 4276/2014 Interessado: Defensoria Pública Assunto: Consulta da Chefia de Gabinete sobre a possibilidade de atribuição de gratificação mensal a título de representação (GR), art. 135, III, da Lei /68, ao Diretor e Assessor da EDEPE. Parecer. Gratificação de representação (art. 135, III do Estatuto dos Servidores Púbicos de São Paulo). Concessão ao Defensor Público Diretor da EDEPE e ao(s) Defensor(es) Público(s) assistentes da Direção. Possibilidade. Parecer AJ nº 383/ Trata-se de consulta formulada pela I. Chefia de Gabinete por solicitação do Excelentíssimo Defensor Público-Geral. 2. A consulta foi realizada para saber sobre a possibilidade de atribuição de gratificação mensal a título de representação, prevista no art. 135, III, da Lei nº /68, ao Diretor e ao Defensor Público Assistente da Escola da Defensoria Pública EDEPE. o Defensor Público-Geral em sua tomada de decisão. 3. Pois bem, passo a me manifestar a fim de instruir Lei nº /68 nos seguintes termos, verbis: 4. A gratificação de representação é veiculada pela

2 Lei n /68: Artigo Poderá ser concedida gratificação ao funcionário: III - a título de representação, quando em função de gabinete, missão ou estudo fora do Estado ou designação para função de confiança do Governador; 5. A utilização desta gratificação pela Defensoria Pública é possibilitada pelos artigos 243 e 11, inciso VIII, das Disposições Transitórias, da Lei Complementar estadual 988/06, verbis: LC n 988/06: Artigo 243 Aplicam-se, subsidiariamente, aos membros da Defensoria Pública do Estado as disposições da Lei nº , de 28 de outubro de 1968 Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, e da Lei Complementar nº 180, de 12 de maio de Disposições Transitórias Artigo 11 - São asseguradas aos membros da Defensoria Pública do Estado as seguintes vantagens pecuniárias: (...) VIII - outras previstas em lei. 6. Fácil perceber a legalidade da utilização da gratificação de representação (GR) pela Instituição, diante da previsão expressa de aplicação subsidiária da Lei nº /68 aos membros da Defensoria Pública que, por sua vez, tem asseguradas eventuais vantagens pecuniárias previstas em quaisquer leis que possam se lhes aplicar. 7. Importante esclarecer que o artigo 135, inciso III, da Lei nº /68 previu três modalidades de representação que possibilitam a gratificação, a saber: representação por função de gabinete, representação por missão ou estudo fora do Estado e representação por função de confiança 1. A resposta à consulta depende do enquadramento das atividades do Diretor e do Defensor Público assistente da EDEPE em uma destas modalidades de representação que podem ser gratificadas, o que passaremos a analisar.

3 8. O Diretor e o Defensor Assistente da EDEPE não exercem função de confiança do Defensor Público-Geral, não constando do rol do artigo 89 da Lei 988/ Com efeito, o Diretor da EDEPE é indicado ao Defensor Público-Geral pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, nos termos do artigo 31, VI, da Lei Complementar estadual 988/06. Já o Defensor Público assistente é indicado pelo Diretor da EDEPE com posterior homologação pelo Conselho Superior da Defensoria Pública (artigo 15, 1, do Ato DPG de 7/11/2006 Regimento Interno da EDEPE). Desta forma, incabível a gratificação de representação por função de confiança. 10. De outro lado, o Diretor e o Defensor Público assistente da EDEPE desempenham suas atribuições no Estado de São Paulo e não fora dele, ao menos no que se refere ao desempenho ordinário de suas atribuições, afastando, também, a possibilidade de perceberem gratificação de representação por missão ou estudo fora do Estado. Observo que sequer é necessário investigar se exercem atividades de estudo ou missão, bastando para afastar a gratificação o fato de não ser fora do Estado. 11. A gratificação de representação por função de gabinete, terceira e última modalidade, exige que o gratificado exerça atividade comumente praticada no centro decisório da Instituição, isto é, na Administração Superior 2. E é aqui que se enquadram o Diretor e o Defensor Público assistente da EDEPE. Vejamos. 12. Nos termos do artigo 10 da Lei Complementar estadual 988/06, a Defensoria Pública do Estado compreende quatro grandes grupos de órgãos: órgãos de Administração Superior, órgãos de Administração, órgãos de Execução e de Atuação e órgãos Auxiliares. 2 Ampliamos, neste ponto, entendimento anterior desta expressado no parecer AJ nº 19/2013, que fazia referência ao exercício de função na Administração Superior, nos termos do artigo 11 da Lei Complementar estadual 988/06.

4 13. À exceção dos órgãos de Execução e Atuação, que exercem atividade fim, os Defensores Públicos que eventualmente exerçam atividade de direção e coordenação dos demais órgãos podem, em princípio, exercer função de gabinete, desde que integrem o centro decisório da Instituição, considerando suas diversas atribuições. 14. Pois bem, nesta estrutura, a EDEPE constitui órgão Auxiliar (LC 988/06, art. 56) ao lado, por exemplo, da Coordenadoria Geral de Administração (CGA), Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI). 15. Enquanto órgão, a EDEPE não possui personalidade jurídica própria e no exercício de suas atribuições expressa a vontade da Instituição a que pertence, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Sobre o conceito e as características dos órgãos, Hely Lopes Meirelles escreveu precioso e elucidativo trabalho entranhado em sua conhecida obra Direito Administrativo Brasileiro, da qual transcrevo pequeno trecho, in verbis: Como parte das entidades que integram, os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhes forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento. Para a eficiente realização de suas funções cada órgão é investido de determinada competência, redistribuída entre seus cargos, com a correspondente parcela de poder necessária ao exercício funcional de seus agentes. 3 (grifei) 16. Nesta trilha, é correto afirmar que é a Defensoria Pública quem exerce as atribuições fixadas no artigo 58 da Lei Complementar 988/06, e o faz através de seu órgão EDEPE. Também é correto afirmar que a EDEPE é órgão superior 4 em relação aos assuntos de sua competência específica, pois detém o poder de direção, controle, planejamento, decisão e comando sobre os mesmos, nos termos do próprio artigo 58, já mencionado. 3 4ª ed. São Paulo: Malheiros, p De acordo com classificação largamente utilizada pela doutrina administrativista. Ver, por todos: DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 27ª ed. São Paulo: Atlas, p. 593.

5 17. Isto fica claro quando analisamos algumas atribuições específicas da EDEPE, que as desenvolve sob a direção e o comando do Diretor e do Defensor Público assistente. O Ato DPG de 07/11/2006, em seu artigo 10, dispõe ser atribuição do Diretor da EDEPE, verbis: Artigo 10. Compete ao Diretor: I - dirigir, administrar e representar a EDEPE; II - zelar pelo cumprimento da legislação em vigor; III - atribuir funções ao Corpo Técnico e demais servidores lotados na EDEPE; IV - decidir sobre a criação, transformação e extinção de cursos; V - supervisionar o gerenciamento do uso dos recursos orçamentários e financeiros da EDEPE, autorizando, nos limites de suas atribuições legais, os respectivos pagamentos; VI - exercer o poder disciplinar; VII - assinar títulos e certificados expedidos pela EDEPE; VIII - propor ao Conselho a instituição de núcleos de estudos ou de atividades específicas, inclusive no interior; IX - nomear coordenador de núcleos de estudos ou de atividades específicas, inclusive no interior; X - apresentar, ao ensejo das reuniões ordinárias do Conselho, relatório das atividades da EDEPE; XI - firmar contratos, convênios, acordos e ajustes; XII - cumprir e fazer cumprir a legislação em vigor e este Regimento; XIII - publicar, mensalmente, os demonstrativos das receitas e despesas gravadas nos recursos da EDEPE; XIV acompanhar e avaliar a qualidade das atividades executadas pelos Defensores Públicos em estágio probatório, enviando relatórios individuais ao Conselho Superior; XV instituir Comissão Editorial, Serviço de Biblioteca e Documentação e Serviço de Divulgação no âmbito das atividades da EDEPE; XVI - desempenhar outras atividades não especificadas neste Regimento, mas inerentes à função, de acordo com a legislação vigente. 18. É de se notar que no exercício de suas atribuições, o Diretor e o Defensor Público assistente da EDEPE matem relações com outros órgãos internos da Instituição e representam a Defensoria Pública em relações com terceiros (contratações, p. ex.), o que é típica função da Administração Superior ou, para utilizar termo sinônimo, de gabinete.

6 19. Os atos relacionados no artigo transcrito são típicos de gestão e comumente praticados por representantes de órgãos superiores da administração. Revelam exercício de função de gabinete, independentemente de qualquer subordinação expressa da EDEPE à Defensoria Pública-Geral. 20. Por ser órgão superior em relação aos assuntos de sua competência específica, por ter como atribuição atos típicos de gestão praticados por órgãos superiores de administração e por representar a Instituição em relações com terceiros, entendo que as atividades do Diretor e do Defensor Público assistente podem ser gratificadas pela representação por função de gabinete. 21. Lembro, por fim, que a gratificação de representação por função de gabinete não pode ser somada a outra que possua a mesma causa. Não pode o Defensor Público em razão do mesmo motivo (exercício de função na EDEPE, p. ex.) receber duas gratificações (GR e gratificação pelo exercício de atividade em condição especial de dificuldade decorrente da natureza do serviço, p. ex.). É o meu parecer, sub censura. São Paulo, 15 de agosto de Pedro Pereira dos Santos Peres Defensor Público Coordenador da

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR. Resolução n. 04/2012 Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR. Resolução n. 04/2012 Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas Resolução n. 04/2012 Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Alagoas Disciplina a Escola Superior da Defensoria Pública de Alagoas. O DA DEFENSORIA PÚBLICA, no uso da sua atribuição prevista

Leia mais

DECRETO Nº DE 16 DE FEVEREIRO DE 1998

DECRETO Nº DE 16 DE FEVEREIRO DE 1998 DECRETO Nº 19.520 DE 16 DE FEVEREIRO DE 1998 Aprova o Estatuto da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAIBA, no uso das atribuições

Leia mais

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Anexo I Resolução CS nº 1/2017 REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Vitória Janeiro de 2017 SUMÁRIO TÍTULO I DO REGIMENTO E DE SEU OBJETIVOS......04

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 Aprova Regimento da Assessoria Jurídica da FUNREI ASJUR O Presidente do Conselho Deliberativo Superior da Fundação de Ensino Superior de São João del-rei FUNREI,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA REGIMENTO INTERNO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA REGIMENTO INTERNO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA REGIMENTO INTERNO TUCURUÍ 2011 SUMÁRIO TÍTULO I DA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel LEI N.º: 468/2017. Dispõe sobre a criação da Controladoria Geral do Município e dá outras providências. O Prefeito de Coronel Ezequiel, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições que lhe

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução.

Art. 1º Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB, anexo a esta Resolução. RESOLUÇÃO N o 035, de 6 de outubro de 2008. Aprova Regimento Interno do Departamento de Engenharia de Biossistemas DEPEB. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SEUS FINS Art. 1º O Núcleo de Inovação

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2010 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E

Leia mais

Regimento Interno do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Regimento Interno do Campus Bento Gonçalves do IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves Regimento Interno do Campus Bento

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 99/CUn/2017, DE 30 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 99/CUn/2017, DE 30 DE MAIO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP: 88040-900 - Florianópolis - SC Telefone:

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2010 MINISTÉRIO DA DEFESA

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 3 Fontes do Direito Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Direito Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2006 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2011 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ORGANIZAÇÃO GERAL ROCA 21-63 REGULAMENTO DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA 2019 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO INTERNO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ACADÊMICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PROPOSTA DE REGIMENTO INTERNO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ACADÊMICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROPOSTA DE REGIMENTO INTERNO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ACADÊMICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica é um órgão vinculado à Pró-reitoria

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Jurídicas Faculdade de Direito REGIMENTO DA FACULDADE DE DIREITO

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Jurídicas Faculdade de Direito REGIMENTO DA FACULDADE DE DIREITO REGIMENTO DA FACULDADE DE DIREITO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO E ATUAÇÃO Art. 1º. O presente Regimento Interno disciplina e estrutura o funcionamento da Faculdade de Direito (FAD), subunidade acadêmica de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 01/09/2016 09:30 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO N o 3.017, DE 6 DE ABRIL DE 1999. Aprova o Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Estado do Rio de Janeiro CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS Gabinete do Vereador Thimoteo Cavalcanti Projeto de Resolução N.º004/2015 O Projeto de Resolução cria a Escola Legislativa da Câmara Municipal

Leia mais

Do Conceito. Da Criação

Do Conceito. Da Criação REGIMENTO DAS FAZENDAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (FEPE) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS DA UNESP, CAMPUS DE BOTUCATU, ELABORADO DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO UNESP-59, DE 14-11-2008 Do Conceito Artigo

Leia mais

DECRETO Nº 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992

DECRETO Nº 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992 DECRETO Nº 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992 Aprova o Regulamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA COLEGIADO DE PESQUISA COLPE REGIMENTO INTERNO

FACULDADE DE MEDICINA COLEGIADO DE PESQUISA COLPE REGIMENTO INTERNO COLEGIADO DE PESQUISA COLPE REGIMENTO INTERNO UBERLÂNDIA 2017 CAPÍTULO I Da Definição e Finalidade Art. 1º - O Colegiado de Pesquisa (COLPE) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO.

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Ceres, 11 de setembro de 2018. 1 REGULAMENTO GERAL DO COLEGIADO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES. Disciplina

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO Cria o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO e aprova o seu Regulamento. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS CAPÍTULO I DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS Art. 1º - Os Cursos de Extensão e Eventos constituem parte

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

R E G I M E N T O FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA INSTITUTO DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

R E G I M E N T O FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA INSTITUTO DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ R E G I M E N T O DA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS, FINALIDADES E ATUAÇÃO. CAPÍTULO II DO CONSELHO

Leia mais

DECRET0 Nº 2.207, DE 22 DE ABRIL DE 2008

DECRET0 Nº 2.207, DE 22 DE ABRIL DE 2008 DECRET0 Nº 2.207, DE 22 DE ABRIL DE 2008 Dispõe sobre a Estrutura Regimental da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Publicado no Jornal Correio Paranaense Em, 24.04.2008 O Prefeito Municipal de São

Leia mais

DECISÃO Nº 265/2009 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno do Instituto de Informática, como segue:

DECISÃO Nº 265/2009 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno do Instituto de Informática, como segue: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 265/2009 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 17/7/2009, tendo em vista o constante no processo nº 23078.004276/99-63, de acordo com o Parecer nº 213/2009 da

Leia mais

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO MANTIDA PELO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO MANTIDA PELO INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE Regulamento Núcleo Docente Estruturante REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DE CURSO DE GRAUDAÇÃO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo Docente Estruturante NDE, de Curso de Graduação

Leia mais

PORTARIA GR Nº 628/2010, de 26 de julho de 2010.

PORTARIA GR Nº 628/2010, de 26 de julho de 2010. PORTARIA GR Nº 628/2010, de 26 de julho de 2010. Dispõe sobre o Regimento para a Comissão Interna de Biossegurança da UFSCar O Reitor da Universidade Federal de São Carlos, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016. Cria a Gratificação por Atividade de Planejamento Estratégico (GAPE), devida a servidores lotados e em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Planejamento

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO RESOLUÇÃO/DPGE Nº 056, DE 14 DE OUTUBRO DE 2013.

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO RESOLUÇÃO/DPGE Nº 056, DE 14 DE OUTUBRO DE 2013. Publicado no D.O.E. nº 8.538, de 17 de outubro de 2013 DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO/DPGE Nº 056, DE 14 DE OUTUBRO DE 2013. Aprova o Regimento Interno da Escola Superior da Defensoria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano III Edição n 37 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: LEI COMPLEMENTAR Nº 032/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO R E G I M E N T O INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO R E G I M E N T O INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO R E G I M E N T O INTERNO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Belém/Pa. S U M Á R I O CAPÍTULO I - A FACULDADE

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 001 /2015 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA NEACO DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ECONÔMICAS IEPE REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ECONÔMICAS IEPE REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS ECONÔMICAS IEPE REGIMENTO INTERNO Porto Alegre, julho de 2001 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DO CONTENCIOSO ADMINSITRATIVO TRIBUTÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DO CONTENCIOSO ADMINSITRATIVO TRIBUTÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DO CONTENCIOSO ADMINSITRATIVO TRIBUTÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO. Art. 1 º. A Comissão de Especial do Contencioso Administrativo Tributário é

Leia mais

REGIMENTO DO CAMPUS DE CURITIBANOS TÍTULO I DO CAMPUS E DOS SEUS FINS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGIMENTO DO CAMPUS DE CURITIBANOS TÍTULO I DO CAMPUS E DOS SEUS FINS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO DO CAMPUS DE CURITIBANOS O presente Regimento normatiza as atividades e procedimentos comuns aos setores integrantes da estrutura acadêmica e administrativa do Campus de Curitibanos da Universidade

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 067 CONSUPER/2014 Dispõe sobre a criação da Coordenação-geral de Comunicação CECOM. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 07 DE AGOSTO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 07 DE AGOSTO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI CONSU RESOLUÇÃO Nº. 16 - CONSU, DE 07 DE AGOSTO DE 2009. Aprova o Regimento interno da Diretoria de Relações Internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 6, DE 28 DE ABRIL DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 6, DE 28 DE ABRIL DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Secretaria Geral UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 6, DE 28 DE ABRIL DE 2016 O Conselho Universitário

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo

Regimento Interno da Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo Regimento Interno da Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo Art. 1º. A Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos dos Advogados Vítimas

Leia mais

REGIMENTO DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

REGIMENTO DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO REGIMENTO DO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COM ALTERAÇÕES APROVADAS NA SESSÃO DO CONSELHO DE COORDENAÇÃO DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018 TÍTULO I DO CENTRO

Leia mais

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO LEI Nº 1.275/2013 Ementa:Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

REGULAMENTO N. 001 /2010 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

REGULAMENTO N. 001 /2010 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA REGULAMENTO N. 001 /2010 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA Simone da Silva Gomes Cardoso, Diretora da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS

Leia mais

LEI Nº 5848, DE 28 DE FEVEREIRO DE CEZAR AUGUSTO SCHIRMER, Prefeito Municipal do Município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul.

LEI Nº 5848, DE 28 DE FEVEREIRO DE CEZAR AUGUSTO SCHIRMER, Prefeito Municipal do Município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul. LEI Nº 5848, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014. Dispõe sobre a Controladoria e Auditoria Geral do Município e dá outras providências. CEZAR AUGUSTO SCHIRMER, Prefeito Municipal do Município de Santa Maria, Estado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 006/2014 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 006/2014 DE 21

Leia mais

Cooperativa de Economia e Credito Mutuo dos Servidores do Poder Legislativo de Mato Grosso Sicoob Credlegis cep: Av: André Maggi Lote 06

Cooperativa de Economia e Credito Mutuo dos Servidores do Poder Legislativo de Mato Grosso Sicoob Credlegis cep: Av: André Maggi Lote 06 Página 1 de 11 RELATÓRIO DESCRITIVO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL JUNHO DE 2008 SUMÁRIO 1. Responsabilidade... 3 2. Sistema Sicoob... 3 3. Principais competências dos membros que compõem

Leia mais

LEI Nº 9.970, de 30 de maio de 2006.

LEI Nº 9.970, de 30 de maio de 2006. LEI Nº 9.970, de 30 de maio de 2006. Cria, junto à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana SMDHSU, a Corregedoria da Guarda Municipal, a Ouvidoria da Guarda Municipal, Cargos em Comissão

Leia mais

REGIMENTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

REGIMENTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. REGIMENTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. SUMÁRIO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS E ATUAÇÃO CAPÍTULO II - DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO Publicado no D.O.E. nº 7.086, de 5 de novembro de 2007 RESOLUÇÃO DPGE N.º 012/2007, DE 16 DE OUTUBRO DE 2007. A DEFENSORA PÚBLICA GERAL DO ESTADO, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso XIV

Leia mais

Resolução Unesp-72, de Altera, inclui e suprime dispositivos da Resolução Unesp 32, de

Resolução Unesp-72, de Altera, inclui e suprime dispositivos da Resolução Unesp 32, de Resolução Unesp-72, de 8-10-2014 Altera, inclui e suprime dispositivos da Resolução Unesp 32, de 28-07-2011 O Reitor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", tendo em vista a deliberação

Leia mais

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Art. 1º - A Organização Administrativa corresponde à estrutura da REDE PETRO-BC que tem como finalidade garantir

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 007 /2015 REGULAMENTO GERAL DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUEMA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 656, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 656, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 656, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2008 Aprova o Regimento da Coordenadoria de Auditoria Interna. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Plano Anual de Trabalho 2018

Plano Anual de Trabalho 2018 Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho Plano Anual de Trabalho 2018 (anexo da Decisão CEEST/SP nº 22 de 27/02/18) CEEST 1 Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho

Leia mais

Quadro Referencial de Atribuições dos Departamentos e Coordenações de Curso

Quadro Referencial de Atribuições dos Departamentos e Coordenações de Curso Quadro Referencial de Atribuições dos Departamentos e Coordenações de Curso Quadro Referencial de Atribuições Regimentais (Departamentos e Coordenações de Curso) Este documento constitui-se num arquivo

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012)

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012) RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de 2011. (Modificada pela Res. 002/2012) Disciplina o processo de afastamento de técnico administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação em instituição

Leia mais

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência

ABIN - Sistema Brasileiro de Inteligência e Agência Brasileira de Inteligência Legislação Federal ABIN - e Agência Brasileira de Inteligência Prof. Karina Jaques Art. 1 o A organização e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Inteligência, instituído pela Lei n o 9.883, de 7 de

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Regimento Interno da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo Regimento Interno da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo Art. 1º - A Comissão Especial de Mobilidade Urbana é composta de: I - Membros Efetivos, dentre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CONSUNI 8ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CONSUNI 8ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2017 E CULTURA CONSUNI 8ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2017 Data: 1º de agosto de 2017 (terça-feira). Horário: 09h30min às 17h00min. Local: Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores. Universidade Federal Rural

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTE Avenida Manoel Lourenço Cavalcante nº 600 Bairro Nova Corrente Corrente Piauí CEP CNPJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTE Avenida Manoel Lourenço Cavalcante nº 600 Bairro Nova Corrente Corrente Piauí CEP CNPJ DECRETO Nº 59/2015, DE 12 DE JANEIRO DE 2015 Organiza e regulamenta o funcionamento da Procuradoria Geral do Município e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORRENTE, Estado do Piauí, no uso

Leia mais

Título I Das Disposições Preliminares

Título I Das Disposições Preliminares Título I Das Disposições Preliminares Art. 1 o O Departamento de Geografia, criado em 19 de fevereiro de 1938, é uma unidade da estrutura do Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE. (Aprovado pela Resolução 006/2010-DG/FCST, 20/12/2010)

REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE. (Aprovado pela Resolução 006/2010-DG/FCST, 20/12/2010) 0 REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE (Aprovado pela Resolução 006/2010-DG/FCST, 20/12/2010) CAICÓ-RN 2010 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 02 CAPÍTULO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO TÍTULO II - DA FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO DA COMPANHIA TÍTULO III - DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA COMPANHIA

REGIMENTO INTERNO TÍTULO II - DA FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO DA COMPANHIA TÍTULO III - DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA COMPANHIA REGIMENTO INTERNO ÍNDICE TÍTULO I - DA NATUREZA JURÍDICA DA COMPANHIA TÍTULO II - DA FINALIDADE DO REGIMENTO INTERNO DA COMPANHIA TÍTULO III - DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA COMPANHIA TITULO IV DA ASSEMBLÉIA

Leia mais

RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 43/2014

RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 43/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 43/2014 Cria o Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) SINAce, aprova o respectivo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES E DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Centro de Ciências da Saúde CCS tem estrutura definida nos termos do art. 7º do Estatuto,

Leia mais

REGULAMENTO DO IESP-UERJ Instituto de Estudos Sociais e Políticos IESP-UERJ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO IESP-UERJ Instituto de Estudos Sociais e Políticos IESP-UERJ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO IESP-UERJ Instituto de Estudos Sociais e Políticos IESP-UERJ Anexo ao Ato Executivo de Decisão Administrativa n.º 031 de 26de julho de 2010 TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Ato

Leia mais

RIO DE JANEIRO, RJ, DEZEMBRO, 2005.

RIO DE JANEIRO, RJ, DEZEMBRO, 2005. REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DA FACULDADE GAMA E SOUZA RIO DE JANEIRO, RJ, DEZEMBRO, 2005. SUMÁRIO Das Disposições Gerais Das Disposições Comuns Das Atribuições Específicas Da congregação Das Atribuições

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1 o O Curso de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE) do INPE, com as Áreas

Leia mais

PORTARIA 01/05 Vice-Presidência

PORTARIA 01/05 Vice-Presidência PORTARIA 01/05 Vice-Presidência Pela presente, no exercício de minhas atribuições estatutárias, determino que os Regimentos Internos das Comissões da Seccional Paulista da OAB sejam adaptados ao modelo

Leia mais

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 013/2017. EMENTA: Aprova criação do Comitê de Tecnologia da Informação CTI e dá outras providências. O Vice-Reitor no exercício da Presidência do Conselho Universitário da Universidade Federal

Leia mais

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Campus de Franca TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO TÍTULO I DAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001/2013 CONSEC-CT, de 19 de agosto RESOLVE. Esta Resolução entra em vigor retroativamente a data de 20 de agosto de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 001/2013 CONSEC-CT, de 19 de agosto RESOLVE. Esta Resolução entra em vigor retroativamente a data de 20 de agosto de 2013. RESOLUÇÃO Nº 001/2013 CONSEC-CT, de 19 de agosto 2013. O DIRETOR DO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE faz saber que o Conselho do Centro de Tecnologia CONSEC-CT, usando das atribuições que

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ATO N. 129, DE 22 DE MARÇO DE 1996 RESOLVE: CAPÍTLO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ATO N. 129, DE 22 DE MARÇO DE 1996 RESOLVE: CAPÍTLO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ATO N. 129, DE 22 DE MARÇO DE 1996 Dispõe sobre a realização de estágios nos níveis superior e profissionalizante de 2º grau regular e supletivo, no âmbito do Superior Tribunal

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE NITE SAÚDE CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo em Saúde da Universidade Federal

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA DESCRIÇÃO DO CARGO DE PROFESSOR E DAS FUNÇÕES DE CONFIANÇA DENOMINAÇÃO DO CARGO: Professor FORMA DE PROVIMENTO: Ingresso por concurso público de provas e títulos. REQUISITOS PARA PROVIMENTO Para ingresso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO JUDICIÁRIO N. 391, DE 19 DE MAIO DE 1995

REGULAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO JUDICIÁRIO N. 391, DE 19 DE MAIO DE 1995 REGULAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ DECRETO JUDICIÁRIO N. 391, DE 19 DE MAIO DE 1995 O Regulamento do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná estabelece a estrutura do Tribunal de Justiça,

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE DECRETO Nº DE 11 DE OUTUBRO DE

GOVERNO DE SERGIPE DECRETO Nº DE 11 DE OUTUBRO DE Publicação no D.O.E. do dia 13/10/2010 Dispõe sobre a Regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos FUNERH, de que trata a Lei nº 6.964, de 12 de julho de 2010, e dá providências correlatas. O

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo OAB/SP

Regimento Interno da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo OAB/SP Regimento Interno da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo OAB/SP Art. 1º - A Comissão de Direito Marítimo e Portuário é composta de: I - Membros Efetivos,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piraí do Norte publica:

Prefeitura Municipal de Piraí do Norte publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1032 Prefeitura Municipal de publica: Lei nº 325/2018, de 03 de maio de 2018 - Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Educação FME do Município de e dá outras providências.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 46/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 46/2012 RESOLUÇÃO Nº 46/2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 22.836/2010-66 CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. providências.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. providências. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA Estabelece normas de funcionamento da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica e dá outras providências. A COMISSÃO

Leia mais

CONSÓR C I O INTER M U N I C I P A L DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINE N S E CISBAF REGIMENTO INTERNO

CONSÓR C I O INTER M U N I C I P A L DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINE N S E CISBAF REGIMENTO INTERNO CONSÓR C I O INTER M U N I C I P A L DE SAÚDE DA BAIXADA FLUMINE N S E CISBAF REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA INSTITUIÇÃO E ABRANGÊNCIA Art. 1º - O presente Regimento Interno regulamenta as atividades

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 09 DE OUTUBRO DE 2014

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 09 DE OUTUBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 09 DE OUTUBRO DE 2014 Cria as Coordenadorias de Defensoria Pública e dá outras providências A DEFENSORA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais;

Leia mais

NORMA DE GOVERNANÇA DO COMPLEXO HISTÓRICO E CULTURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

NORMA DE GOVERNANÇA DO COMPLEXO HISTÓRICO E CULTURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ NORMA DE GOVERNANÇA DO COMPLEXO HISTÓRICO E CULTURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A presente norma dispõe sobre as regras de governança do Complexo Histórico

Leia mais

NDE NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

NDE NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE NDE NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE REGULAMENTO SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1 - Asa Sul - Distrito Federal DF -- CEP 70.390-060 Fone: (61) 3521.9300 - www.brasilia.mackenzie.br - fpmb@mackenzie.br REGULAMENTO

Leia mais

Art. 2º - É finalidade de Fundação, o amparo à pesquisa científica e tecnológica no Estado de Alagoas, cumprindo-lhe especificamente:

Art. 2º - É finalidade de Fundação, o amparo à pesquisa científica e tecnológica no Estado de Alagoas, cumprindo-lhe especificamente: Lei Estadual CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, mandada instituir pela Constituição Estadual, através da regra do 1 do seu

Leia mais

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

CAPÍTULO II DA ESTRUTURA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES, que dispõe sobre a estruturação e operacionalização do Núcleo de Prática Jurídica - NUPRAJUR

Leia mais

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC.

Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. Regimento Geral da Extensão Universitária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC. O Reitor da Universidade Federal de São Paulo, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO PORTARIA IGCE/DTA nº 162/2013, de 11 de novembro de 2013. Dispõe sobre o Regimento do Centro de Análise e Planejamento Ambiental - CEAPLA. O Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus

Leia mais