F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi"

Transcrição

1 F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi Professor(es) Apresentador(es): Rodrigo Fukugauti Realização:

2 Foco do Projeto Este projeto é uma iniciativa pessoal com foco na reestruturação curricular da disciplina Educação Física do Ensino Médio, extrapolando a mera adoção do uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, integrando-os efetivamente no cotidiano escolar por meio da implementação do Ensino Híbrido. De acordo com o modelo proposto pelo Clayton Christensen Institute, o ensino híbrido é um programa de educação formal no qual um aluno aprende por meio do ensino on-line, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, o lugar, o modo e/ou o ritmo do estudo, e por meio do ensino presencial, na escola (BACHICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015, p. 49).

3 Foco do Projeto Por outro lado, além da integração dos recursos tecnológicos ao cotidiano dos alunos, a experiência de reestruturação curricular está alicerçada na: a) Adapação de parte das atividades didático-pedagógicas para o Ambiente Virtual de Aprendizagem; b) Criação de um sistema de avaliação adequado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96); c) Tentativa de ampliação da carga-horária da disciplina Educação Física; d) Mudança dos hábitos de vida dos alunos adotando um estilo de vida ativo (aplicativos e atividades extracurriculares); e) Criação de um Diário de Classe virtual.

4 Contexto de Aplicação Características da escola Escola Estadual Comendador Emílio Romi Aderiu ao Programa de Ensino Integral no ano de 2013; 2013 a 2016: 71,43% a oferta de vagas; 64,66% o desempenho no IDESP; Atende alunos de diversos bairros da cidade: Vindos de escolas públicas e particulares; Índice de Nível Socioeconômico (INSE): 2,82.

5 Contexto de Aplicação Público-alvo Participaram deste projeto 484 alunos do Ensino Médio: 162 das 1 as séries; 161 das 2 as séries; 161 das 3 as séries. Faixa etária entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos; Matrícula ativa na escola; Acesso ao AVA e ao portal desenvolvido pelo professor: Conta institucional da empresa Google fornecida pela Secretaria Escolar Digital (SED) da SEE/SP.

6 Contexto de Aplicação Período de duração O projeto teve início no 1º bimestre e se estenderá até o final deste ano de 2016, momento em que será avaliado para a promoção de melhorias para o próximo ano.

7 Justificativa A motição para a elaboração e execução deste projeto nasceu a partir da necessidade de adequação do processo de aprendizagem e da gestão pedagógica às características e demandas da Era da Informação. Desse modo, é preciso promover mudanças na cultura escolar em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial os smartphones, como uma importante ferramenta para a construção da trajetória acadêmica e a concretização dos projetos de vida dos alunos.

8 Justificativa Por outro lado, a Educação Física é uma área do conhecimento com um vasto conteúdo teórico e prático a ser explorado, com potencial para auxiliar no combate e na prevenção do sedentarismo e das doenças hipocinéticas, porém a cargahorária semanal da disciplina não permite a obtenção de bons resultados nesse sentido. Por fim, é dever de todas as disciplinas do Ensino Médio o preparo dos alunos para prosseguir nos estudos em nível superior. E, tendo em vista que a Educação a Distância é uma modalidade de ensino que tem aumentado a oferta de vagas a um custo mais baixo e com maiores facilidades em relação ao acesso, torna-se fundamental que os alunos a considerem como possibilidade formativa após o Ensino Médio.

9 Objetivo Geral Adequar o processo de aprendizagem e a gestão burocráticopedagógica da disciplina Educação Física às características, às necessidades e às demandas da sociedade contemporânea e do mercado de trabalho por meio de mudanças no paradigma educacional.

10 Objetivo Específicos Contribuir para a mudança da cultura escolar em relação ao uso das TIC; Ampliar a carga-horária da disciplina Educação Física; Fomentar e oportunizar a prática regular de exercícios físicos com vistas à mudança nos hábitos de vida dos alunos; Preparar os alunos para prosseguir nos estudos considerando a EAD como possibilidade; Formar alunos autodidatas e proativos;

11 Objetivo Específicos Automatizar o processamento das informações burocrático-pedagógicas geradas a partir da prática docente; Facilitar os registros do trabalho docente; Desburocratizar o sistema de ensino e a prática pedagógica; Criar um sistema de gestão adequado à demanda dos professores.

12 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 1 Planejamento e estruturação do projeto (janeiro): Elaboração do sistema didático-pedagógico: Conceitos, procedimentos, atividades, critérios e rubricas de avaliação, etc.; Decisão acerca do modelo de Ensino Híbrido e do AVA a ser utilizado: Rotação: Sala de Aula Invertida; Google Classroom ou Google Sala de aula (tradução);

13 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 1 Planejamento e estruturação do projeto (janeiro): Construção do sistema de registro burocrático-pedagógico: Formulários de registro; Sistema de organização e análise dos registros; Site para divulgação.

14 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 2 Implementação do projeto (fevereiro a julho): Apresentação para as equipes gestora e docente e para os alunos; Instalação dos aplicativos nos smartphones dos alunos; Orientações: Uso do aplicativo pelo computador e pelo smartphone; Tutoria online;

15 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 2 Implementação do projeto (fevereiro a julho): Elaboração dos documentos da disciplina: Guias de Aprendizagem e Cronogramas; Adaptação das atividades teóricas para o AVA; Realização das atividades online, em sala de aula e das atividades extracurriculares; Utilização do sistema de gestão burocrático-pedagógico; Estabelecimento de parceria: Empresa Import Sheet.

16 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 3 Avaliação inicial do projeto (maio a junho): Pesquisa Sistemática da escola; Conselho Participativo do 1º bimestre; Análise das atividades didático-pedagógicas online; Questionário respondido pelos alunos;

17 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 3 Avaliação inicial do projeto (maio a junho): Elaboração do Trabalho Final de Curso: Curso de Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD; Universidade Federal Fluminense/Universidade Aberta do Brasil.

18 Desenvolvimento/ Metodologia Etapa 4 Continuação da implementação do projeto (agosto a dezembro); Etapa 5 Avaliação final do projeto (novembro a janeiro/2017).

19 Desenvolvimento/ Metodologia Habilidades, conteúdos e atividades trabalhadas: Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Caderno do Professor e do Aluno: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos, e produção de textos e cartazes; Cálculos de somatória e percentual;

20 Desenvolvimento/ Metodologia Habilidades, conteúdos e atividades trabalhadas: Apresentação de pesquisas, seminários, coreografias e dramatizações; Técnicas de estudo: resumo, mapa conceitual e esquema; Procedimentos de pesquisa: tabulação e análise dos dados; Instrumentalização: Documentos Google, Planilhas Google e Apresentações Google.

21 Recursos Utilizados Computadores e smartphones; Vídeos, documentários, textos e imagens; Internet; Aplicativos online e para smartphones.

22 Registros Google Classroom Visualização das turmas:

23 Registros Google Classroom Visualização das atividades:

24 Registros Rubrica de avaliação

25 Registros Diário de Classe virtual Tela inicial:

26 Registros Diário de Classe virtual Registro das informações:

27 Registros Diário de Classe virtual Visualização das informações (chamada):

28 Registros Diário de Classe virtual Visualização das informações (avaliação):

29 Resultados Avaliação inicial do projeto:

30 Resultados Avaliação inicial do projeto: Teorias do Currículo Perspectiva Acadêmica; Perspectiva Progressista; Perspectiva Instrumental; Perspectiva Crítica.

31 Resultados Concepção de avaliação: LDB 9394/96, Art. 24, Inciso V, Item a a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais ; Níveis de proficiência/desempenho: Avançado (100%); Adequado (75%); Básico (50%); Abaixo do Básico (25%).

32 Resultados Concepção de avaliação: Critérios de pontuação: Atividades Avaliativas (AA) 50% da Nota da Disciplina: Pontuação de acordo o nível de dificuldade; Participação (P) 50% da Nota da Disciplina: Realização das atividades (teóricas, práticas, presenciais e a distância); Cálculo da Nota Final: Nota da Disciplina ND = ( AA + P) * 0,7; Nota Final NF = ND + Provão.

33 Resultados Impactos positivos: Aprendizagem dos conteúdos, habilidades e competências ligadas às exigências do Currículo Oficial; Aprendizagem e exercitação das técnicas de estudo; Instrumentalização dos alunos no tocante à utilização dos recursos tecnológicos; Uso dos smartphones como instrumento de trabalho: Construção da trajetória acadêmica; Concretização dos projetos de vida dos alunos;

34 Resultados Impactos positivos: Mudança de paradigma educacional adequando o processo de ensino-aprendizagem à sociedade contemporânea; Ampliação da carga-horária da disciplina Educação Física: Atividades teóricas a distância realizadas em casa; Atividades extracurriculares; Formação de alunos autônomos, solidários e competentes por meio de uma abordagem interdimensional da prática pedagógica;

35 Resultados Impactos positivos: Facilitação dos registros, automatização do processamento das informações e desburocratização da prática pedagógica; Disponibilização de uma ferramenta para auxiliar na autogestão da aprendizagem pelos alunos; Criação de um sistema de gestão adequado à demanda dos professores.

36 Resultados Dificuldades e desafios: Problemas técnicos com as contas institucionais dos alunos: Primeira abordagem 22/02/2016; Resolução do problema 10/04/2016; 48 dias após a primeira abordagem; Aproximadamente 25% dos alunos não realizaram as atividades online; Aproximadamente 10% dos alunos participaram das atividades extracurriculares pelo menos uma vez; Aproximadamente 2% dos alunos participaram de forma efetiva das atividades extracurriculares.

37 Conclusões Todos os objetivos foram alcançados; Inovações metodológicas e didático-pedagógicas; Otimização do potencial das atividades em promover a aprendizagem dos alunos; Possibilidade de os alunos se concentrarem de maneira adequada para o estudo; Desenvolvimento das atividades de forma sequencial com intervalo de tempo menor do que uma semana, favorecendo o estabelecimento de relações entre as informações;

38 Conclusões Acesso ao material, às atividades, às informações, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer lugar do mundo, quantas vezes quiser ou necessitar para sua total compreensão, para a conclusão das atividades de estudo, etc.; Promoção das melhorias necessárias no sistema de gestão pedagógica da escola; Otimização da produção, tabulação, análise e visualização das informações oriundas do processo de aprendizagem; Possibilidades infinitas devido à imensa variedade de recursos para criação de ferramentas educacionais.

39

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Pró-Reitoria de Ensino NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS

Leia mais

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência.

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. A Universidade Vale do Rio Verde, UninCor, é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece

Leia mais

1- Da modalidade do curso

1- Da modalidade do curso Edital nº 01/2017 Processo Seletivo para o II Curso de Aperfeiçoamento: Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria do HU-UFJF/EBSERH A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: APLICATIVOS E NAVEGAÇÃO PROEJA FIC

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: APLICATIVOS E NAVEGAÇÃO PROEJA FIC Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

Programa de Formação Continuada para Docentes

Programa de Formação Continuada para Docentes Programa de Formação Continuada para Docentes Objetivos do programa Consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição realizando reflexões com seus docentes sobre as diretrizes educacionais da

Leia mais

Período de Inscrição: 21/04/2018 a 29/04/2018 Para inscrição, acesse o link https://edutec.unesp.br/processo_seletivo

Período de Inscrição: 21/04/2018 a 29/04/2018 Para inscrição, acesse o link https://edutec.unesp.br/processo_seletivo EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO 21, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto Ayrton Senna (IAS) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE

DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP MAIO/2017 PATRICIA CRISTINA SILVEIRA - FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS?

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS? FAQ DOL 2016.2 01. COMO ACESSO A DISCIPLINA ON-LINE? Após realizar a matrícula no seu curso, é só acessar o portal acadêmico da sua instituição de ensino e visualizar o ícone Ambiente Virtual. Acompanhe

Leia mais

Dreamshaper na Sala de Aula

Dreamshaper na Sala de Aula Dreamshaper na Sala de Aula E.E. Ryoiti Yassuda Sala 8 Sessão 1 Professor Apresentador: Rogério Silvério Realização: Foco O Projeto Dreamshaper em Sala de Aula Projetos elaborados multisseriados e interdisciplinarmente,

Leia mais

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp

Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp Inovações e Acessibilidade na Graduação da Unesp I ENCONTRO UNESP DE INOVAÇÕES E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NEaD 12/11/2014 Considerando: Modificação no perfil dos estudantes (nativos digitais);

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

Edital para Seleção de Preceptores Hospital Universitário Universidade Federal de Juiz de Fora

Edital para Seleção de Preceptores Hospital Universitário Universidade Federal de Juiz de Fora Edital para Seleção de Preceptores Hospital Universitário Universidade Federal de Juiz de Fora Processo Seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática

Leia mais

SESI Educação de Jovens e Adultos

SESI Educação de Jovens e Adultos SESI Educação de Jovens e Adultos Dalila Carvalho- Diretora do SESI da UR Blumenau Blumenau, 08 de Maio de 2014 Contexto da criação do Movimento Iniciativa do Sistema FIESC, por meio da articulação do

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 Plano de de Melhorias O

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Conselho Superior NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS

Leia mais

RESUMO DO PPC Curso Superior de Tecnologia em Logística Emitente: Adriano Araújo Data: 01/08/2017

RESUMO DO PPC Curso Superior de Tecnologia em Logística Emitente: Adriano Araújo Data: 01/08/2017 1. PERFIL DO CURSO O Curso de da Unijorge (UJ), está fundamentado em mecanismos efetivos de interdisciplinaridade e flexibilização curricular que permitem formar profissionais aptos em planejar, controlar

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL Março / 2018

BOLETIM ESPECIAL Março / 2018 Unidade Guajajaras BOLETIM ESPECIAL Março / 2018 Prezados, É com imenso prazer que divulgamos o Boletim Especial de março de 2018, onde nele apresentamos os resultados obtidos da nossa Avaliação Institucional,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 EES SELEÇÃO DE ALUNO ENTRADA 2015/2

EDITAL Nº 001/2016 EES SELEÇÃO DE ALUNO ENTRADA 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA Av. NS 15, Quadra 109 Norte, Sala 36, Bloco III 77001-090 Palmas/TO (63) 3232-8160 www.uft.edu.br

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Pau dos Ferros RN PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1 HISTÓRICO Com 04(quatro) turmas de Administração formadas e 02(duas) turmas de Direito, a Faculdade

Leia mais

APRENDIZAGEM HÍBRIDA E METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES

APRENDIZAGEM HÍBRIDA E METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES Projeto de Monitoria APRENDIZAGEM HÍBRIDA E METODOLOGIA ATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS COMPLEMENTARES Escola de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal Fluminense Monitora: Gabriela Nardy Guedes

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Edital UFRGS EAD 13 Fomento para a Produção de Materiais Didáticos Digitais para uma prática didática inovadora (Programa UAB/CAPES) I. APRESENTAÇÃO A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade

Leia mais

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições,

O Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense Câmpus Rio do Sul, no uso das suas atribuições, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL Nº 01/2012 Dispõe sobre as normas para elaboração, trâmite, análise e aprovação dos Planos de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Professor (nome e titulação): Eduardo

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

Programa de Formação Continuada para Docentes

Programa de Formação Continuada para Docentes Programa de Formação Continuada para Docentes Objetivos do programa Consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição realizando reflexões com seus docentes sobre as diretrizes educacionais da

Leia mais

Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas SAAD. Programa UAB/UFSC

Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas SAAD. Programa UAB/UFSC nice-fence Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas SAAD Programa UAB/UFSC Núcleo de Avaliação cead/ufsc Cursos UAB/UFSC Em 2007 ingressaram: 2.176 estudantes 7 cursos de graduação 31 polos

Leia mais

CHAMADA ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO

CHAMADA ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CHAMADA ALUNO PERÍODO 2016.2 O Programa de Pos Graduação stricto sensu em EDUCAÇÃO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Bem-vindo e conte conosco! Equipe Faculdade Católica Paulista UCA EAD GUIA DO ALUNO 2018

APRESENTAÇÃO. Bem-vindo e conte conosco! Equipe Faculdade Católica Paulista UCA EAD GUIA DO ALUNO 2018 APRESENTAÇÃO Estimado aluno, nós, da Faculdade Católica Paulista UCA EAD, temos um imenso prazer de lhes dar as boas-vindas ao curso. Formatamos um curso para que você possa ter uma formação acadêmica

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Unidade Timbiras BOLETIM ESPECIAL Março / 2018

Unidade Timbiras BOLETIM ESPECIAL Março / 2018 Unidade Timbiras BOLETIM ESPECIAL Março / 2018 Prezados, É com imenso prazer que apresentamos o Boletim Especial de Março de 2018, onde nele estão os resultados obtidos da nossa Avaliação Institucional,

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

Ensino à Distância (EAD): um compromisso firmado pela SOBECC Nacional

Ensino à Distância (EAD): um compromisso firmado pela SOBECC Nacional Ensino à Distância (EAD): um compromisso firmado pela SOBECC Nacional CURSO EAD De acordo com a legislação educacional brasileira, Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 2 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 2 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 6 7. APROVAÇÃO

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL n 01 / 2017 CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA A Universidade Federal do Paraná (UFPR),, por meio do torna público o Edital 01/2017, que rege a seleção

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS Disciplinas semipresenciais PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO O Brasil vive tempos de crescimento do acesso à educação superior. Milhões de pessoas se graduaram e se especializaram no país e, consequentemente,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE Regulamenta as normas para inclusão de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presencial da UFAM. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Guia do aluno Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Faculdade de Letras da UFMG Janeiro de 2019 1 Índice 1. Boas vindas... 3 2. Introdução... 3 3. Perfil do aluno... 4 4. Avaliação...

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS HORIZONTINA - RS 2011 PAE Programa de Acompanhamento de Egressos I HISTÓRICO Desde 2006, ano em que formou a sua primeira turma,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Vitória publica:

Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Vitória publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1343 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 011/2018 de 0 - Dispõe sobre a forma de organização do tempo pedagógico e avaliação do ano letivo na Educação Infantil

Leia mais

GESTÃO DE EAD NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PESQUISA SOBRE A ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA

GESTÃO DE EAD NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PESQUISA SOBRE A ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA GESTÃO DE EAD NO ENSINO HÍBRIDO: UMA PESQUISA SOBRE A ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA PRESIDENTE PRUDENTE /SP MAIO/2017 ELI CANDIDO JUNIOR - TOLEDO PRUDENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO - eli@toledoprudente.edu.br

Leia mais

São Paulo, 10 de outubro de 2017

São Paulo, 10 de outubro de 2017 IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química - Desafios do ensino técnico: reforma e metodologia. E agora? Amneris Ribeiro Caciatori Supervisão Educacional Gestão Pedagógica São Paulo, 10 de outubro de 2017

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN

IV Encontro Pedagógico do IFAM 2016 DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN DIRETORIA DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO SISTÊMICA DET/PROEN AVALIAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IFAM Lei Nª 11.872/2008 Art. 7ª - Objetivos dos Institutos Federais: I - ministrar educação profissional

Leia mais

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio. E.E Zumbi dos Palmares. Jaraguari MS/2012. Professora Gerenciadora: Luzia Bento Soares. Turma: Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Conteúdos: O legado Cultural Grego e Romano. História da África e dos

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2018/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO Lei Nº 13.146 de 06/07/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Art. 3 o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:... XIII - profissional

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Claudia Reyes Setembro, 2012

Claudia Reyes Setembro, 2012 Claudia Reyes Setembro, 2012 Apresentar informações sobre o papel da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar e de suas coordenadorias para a organização, qualidade e sustentabilidade Apontar

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EaD, PARA TITULARES DE DIPLOMA DE BACHAREL OU TECNÓLOGO, NO POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CAXIAS DO SUL 1. Abertura A Pró-Reitoria Acadêmica

Leia mais

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX 1 Tecnologias nas mãos do professor IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PARA USO DE TECNOLOGIAS McKinsey (2017) Fatores que influenciam

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

educação e tecnologia PLANO DE ENSINO Atualização em Tecnologias Assistivas: promovendo a aprendizagem e a inclusão da Pessoa com Deficiência

educação e tecnologia PLANO DE ENSINO Atualização em Tecnologias Assistivas: promovendo a aprendizagem e a inclusão da Pessoa com Deficiência educação e tecnologia PLANO DE ENSINO Atualização em Tecnologias Assistivas: promovendo a aprendizagem e a inclusão da Pessoa com Deficiência DISCIPLINA II O Uso da Tecnologia Assistiva na Educação da

Leia mais

Disciplinas do 1º período:

Disciplinas do 1º período: CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM PEDAGOGIA Cronograma das atividades avaliativas: on-line (AVA) e presenciais Turma 2018/02-10 Disciplinas do 1º período: Fundamentos de Estudo da Linguagem Métodos e Técnicas

Leia mais

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO

CADASTRO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO I Nome do curso REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO Introdução à Educação Digital Proinfo Integrado II Apresentação: breve descrição do curso O Ministério da Educação (MEC) possui um programa educacional

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.

Leia mais

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 991 SUGESTÕES DE AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Soellyn Elene Bataliotti - PPGEEs UFSCar, sol.elene@gmail.com Maria da Piedade Resende

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais