CLASSES, OBJETOS, MÉTODOS E STRING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLASSES, OBJETOS, MÉTODOS E STRING"

Transcrição

1 1 CLASSES, OBJETOS, MÉTODOS E STRING Construir software rapidamente, corretamente e economicamente é um objetivo difícil de alcançar. Objetos, ou, mais precisamente as classes de objetos, são, essencialmente, componentes de software reutilizáveis. Há objetos de data, objetos de tempo, objetos de áudio, objetos de vídeo, objetos de automóveis, objetos de pessoas, etc. Quase qualquer substantivo pode ser representado como um atributo em termos de objeto de software (por exemplo, nome, cor e tamanho) e comportamentos (por exemplo, calcular, mover-se e comunicar). O AUTOMÓVEL COMO UM OBJETO Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido, pisando o pedal do acelerador. O que deve acontecer antes de você fazer isso? Antes de você pode dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa como desenhos de engenharia, que incluem o projeto para um pedal de acelerador. Os pedais de aceleração, de freio e volante ocultam do motorista os mecanismos complexos que fazem o carro ir mais rápido, que retardam e giram o carro. Você não pode dirigir um carro de desenhos de engenharia. Antes que você possa dirigi-lo, ele deve ser construído a partir dos desenhos de engenharia que o descrevem. Mesmo um carro completo com o pedal do acelerador para faze-lo ir mais rápido, não é suficiente, pois o carro não acelerará por conta própria, o motorista deve pressionar o pedal para acelerar o carro. MÉTODOS E CLASSES Realizar uma tarefa em um programa exige um método. O método abriga as declarações do programa que executam as tarefas. O método esconde estas instruções do seu usuário, assim como o pedal do acelerador de um carro esconde a partir do condutor os mecanismos de tornar o carro mais rápido. Uma classe (unidade de programa) Java abriga o conjunto de métodos que executam tarefas da classe. Por exemplo, uma classe que representa uma conta bancária pode conter um método para depositar dinheiro para uma conta, outro para retirar dinheiro de uma conta e um terceiro para saber qual é o saldo atual da conta.

2 2 INSTANCIAÇÃO Você deve criar um objeto de uma classe antes de um programa executar as tarefas que os métodos da classe definem. O processo de fazer isso é chamado instanciação. Um objeto é então referida como uma instância de sua classe. REUTILIZAR Uma classe pode ser reutilizada várias vezes para construir vários objetos. A reutilização de classes existentes para construir novas classes e programas economiza tempo e esforço. A reutilização também ajuda a construir sistemas mais confiáveis e eficazes, porque as classes existentes e componentes, muitas vezes já passaram por extensos testes, depuração e ajuste de desempenho. MENSAGENS E CHAMADA DE MÉTODOS Quando você dirige um carro, ao pisar o pedal do acelerador é enviada uma mensagem para o carro realizar uma tarefa isto é, ir mais rápido. Da mesma forma, você envia mensagens para um objeto. Cada mensagem é implementada como uma chamada de método que indica a um método do objeto executar sua tarefa. ATRIBUTOS E VARIÁVEIS DE INSTÂNCIA Um carro, além de ter capacidade para realizar tarefas, também tem atributos, como cor, número de portas, a quantidade de combustível no tanque, sua velocidade atual e o total de quilometragem dirigida. Os atributos do carro são representados como parte de projeto nos diagramas de engenharia (que inclui, por exemplo, um velocímetro e medidor de combustível). Cada carro tem os seus próprios atributos. Da mesma forma, um objeto traz consigo atributos de como ele é usado em um programa. Esses atributos são especificados como parte da classe do objeto. Por exemplo, um objeto conta bancária tem um atributo balanço que representa a quantidade de dinheiro na conta. Cada objeto conta bancária sabe o saldo na conta que ela representa, mas não os saldos de outras contas no banco. Os atributos são especificados pelas variáveis da classe de instância. ENCAPSULAMENTO Encapsular classes, atributos e métodos em objetos os atributos de um objeto e métodos estão intimamente relacionados. Os objetos podem

3 3 comunicar-se uns com os outros, mas eles normalmente não permitem saber como são implementados os detalhes de implementação são ocultados dentro dos próprios objetos. Esta ocultação de informações é crucial para boa engenharia de software. HERANÇA Uma nova classe de objetos pode ser criada de forma rápida e convenientemente por herança a nova classe absorve as características de uma classe existente, possivelmente personalizando-as e adicionando características únicas da sua própria. Na analogia do carro, um objeto da classe "conversível" certamente é um objeto da classe mais geral "automóvel", mas mais especificamente, o teto pode ser levantado ou abaixado. ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS E PROJETO Para criar as melhores soluções, você deve seguir um processo de análise detalhado para determinar as necessidades do seu projeto, ou seja, definir o que o sistema deve fazer, e desenvolver um projeto que satisfaça, ou decidir como o sistema deve fazê-lo. Idealmente, você passa por esse processo e revisa cuidadosamente o projeto (ter seu projeto revisado por outros profissionais de softwares) antes de escrever qualquer código. Se este processo envolve analise e projeto seu sistema de um ponto de vista orientado a objetos, ele é chamado de análise e processo orientado a objeto (APOO). LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA Existem muitos processos APOO diferentes, mas uma única linguagem gráfica, conhecida como a Unified Modeling Language (UML), para a modelagem de sistemas orientados a objeto. CLASSE A classe é a construção lógica que define a forma e a natureza de um objeto. Constitui a base para programação orientada a objetos em Java. Qualquer conceito que se deseja implementar em um programa Java deve ser encapsulado em uma classe. Talvez a coisa mais importante para entender sobre uma classe é que define um novo tipo de dado. Uma vez definido, este novo tipo pode ser usado para criar objetos desse tipo. Assim, uma classe é um modelo para um objeto e um objeto é uma instância de uma classe.

4 4 Declarar uma Classe Quando você define uma classe, você declara sua forma exata e natureza. Você faz isso especificando os dados que ela contém e o código que opera sobre os dados. Em UML, cada classe é modelada em um diagrama de classes como um retângulo com três compartimentos. O compartimento superior contém o nome da classe. O compartimento do meio contém os atributos da classe, que correspondem a variáveis de instância em Java. O compartimento inferior contém operações da classe, que correspondem aos métodos em Java. A classe é declarada pelo uso da palavra-chave class. Os dados definidos dentro de uma classe são chamados de variáveis de instância. O código está contido dentro dos métodos. Acima está uma classe chamada Caixa que define três variáveis de instância: largura, altura e profundidade. Uma classe define um novo tipo de dados. Neste caso, o novo tipo de dado é chamado Caixa. Você vai usar esse nome para declarar objetos do tipo Caixa. Uma declaração de classe só cria um modelo, não um objeto real. Instanciar uma Classe Cada vez que você criar uma instância de uma classe, você cria um objeto que contém a sua própria cópia de cada variável de instância definida pela classe.

5 5 Adicionar um Método a Classe Raramente acontece de criar uma classe que contenha apenas dados. Na maioria das vezes, você vai usar métodos para acessar as variáveis de instância definidas pela classe. Os métodos definem a interface para a maioria das classes. Isso permite que o implementador da classe esconder o layout específico de estruturas de dados internas por trás método de abstração mais limpos. Você pode definir métodos que acessem a dados, e métodos que são usados internamente pela própria classe. As operações dos modelos UML lista o nome da operação precedida de um modificador de acesso e seguido por um conjunto de parênteses. A classe Caixa tem um método, volume. O método volume não exige informações adicionais para executar suas tarefas, de modo que os parênteses após o nome do método no diagrama de classe estão vazios. Vamos adicionar o método volume a classe Caixa. Uma vez que o volume de uma caixa é dependente do tamanho da caixa, faz sentido ter seu cálculo na classe Caixa.

6 6 Retornar um Valor Embora a implementação de volume() faça o cálculo do volume de uma caixa dentro da classe Caixa, onde ele pertence, não é a melhor maneira de fazê-lo. Imagine que outra parte do programa queira saber o volume de uma caixa, mas não mostrar o seu valor. A melhor forma de implementar volume() é calcular o volume da caixa e retornar o resultado para o chamador.

7 7 Adicionar um Método que Usa Parâmetros Enquanto alguns métodos não precisam de parâmetros, a maioria precisa. Parâmetros permitem que um método seja generalizado. Isto é, um método parametrizado pode operar uma variedade de dados e/ou ser utilizado em um número de situações diferentes. Em programas Java bem escritos variáveis de instância devem ser acessadas apenas através de métodos definidos por sua classe. No futuro, você pode alterar o comportamento de um método, mas você não precisa alterar o comportamento de uma variável de instância exposta. Uma melhor abordagem para definir as dimensões de uma caixa é criar um método que usa as dimensões de uma caixa em seus parâmetros e define cada variável de instância de forma adequada.

8 8 O diagrama de classes UML modela a classe Caixa. Esta classe contém as operações volume e setdimensao, que têm três parâmetros. Nos modelos UML lista o nome do parâmetro, seguido por dois pontos e o tipo de parâmetro entre parênteses após o nome da operação. A UML tem seus próprios tipos de dados semelhantes aos do Java.

9 9 EXERCÍCIOS 1. Distinga a abordagem de programação procedural e orientada a objeto. 2. Discuta a validade da seguinte afirmação: A abordagem de programação orientada a objeto é ideal para simular problemas do mundo real. 3. Considere os seguintes cenários e delinie os objetos e suas interações em termos de mensagens (métodos) e argumentos: a) um motorista dirigindo um carro; b) um cliente sacando dinheiro de um caixa automático; c) um cliente que comprando um CD player de um fornecedor; d) um guarda de trânsito orientando o tráfego em um cruzamento; e) um professor entregando a lição para uma turma de alunos; f) uma discussão tutorial entre professor e alunos. 4. Distinguir os termos "objeto" e "classe". 5. Considere o cenário de compra de flores de um florista. Delinie os objetos em uma operação deste tipo, juntamente com as mensagens trocadas (métodos e parâmetros). 6. Dado a definição da classe retângulo abaixo, descreva a estrutura de todas as 3 instâncias de Retangulo. classe Retangulo { Atributos: comprimento largura Métodos: obtercomprimento() { retorna comprimento } obterlargura() { retorna largura } } 7. Defina usando a seguinte estrutura uma definição de classe para carros. Um carro geralmente tem capacidade para iniciar, avançar, retroceder, parar e desligar. Um carro também pode retornar à sua posição relativa. O local de partida é um valor Crie um método sem parâmetro que retorne o quadrado de um número digitado. 9. Crie um método que receba como parâmetro um número e retorne o seu quadrado. 10. Defina uma classe Quadrado, com o comprimento de seu lado como uma variável de instância. Inclua um método construtor apropriado e métodos para aumentar uma instância, bem como calcular a sua área.

10 Use a classe Quadrado acima, crie dez quadrados de tamanhos aleatorios e encontre a soma de suas áreas. (O método Math.random() retorna um número aleatório entre 0,0 e 1,0 a cada vez que for chamado.) 12. Crie uma classe que tenha um método que recebe como parâmetro o nome de uma disciplina e exiba-o na tela. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java for programmers. 2 nd Pearson Education, 2012 p ed. Boston: SCHILDT, Herbert. Java: The Complete Reference. 7 th ed. US: McGraw-Hill, 2007 p POO, Dany; KIONG, Derek; ASHOK, Swarnalatha. Object-Oriented Programming and Java. 2 nd ed. London: Springer, 2008 p

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 02 Conceitos de Programação Orientada a Objetos 1 Conceitos Fundamentais Classe; Ocultamento de informação;

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 02 Conceitos de 1 Conceitos Fundamentais Classe; Ocultamento de informação; Encapsulamento; Atributo; Método;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: CONSTRUTORES

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: CONSTRUTORES COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM INFORMÁTICA ERINALDO SANCHES NASCIMENTO PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: CONSTRUTORES FOZ DO IGUAÇU 2013 LISTA DE FIGURAS FIGURA 1

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

Introdução a classes e objetos. Copyright 2006 by Pearson Education

Introdução a classes e objetos. Copyright 2006 by Pearson Education 3 Introdução a classes e objetos 3.1 Introdução Programas do Capítulo 2 Todas as instruções estavam localizadas na função main. Em geral Os programas consistirão Na função main e Em uma ou mais classes

Leia mais

Classes. BCC Programação Orientada a Objectos(POO) Departamento de Computação - UFOP Baseado nos slides do Prof. Marco Antônio Carvalho

Classes. BCC Programação Orientada a Objectos(POO) Departamento de Computação - UFOP Baseado nos slides do Prof. Marco Antônio Carvalho Classes BCC 221 - Programação Orientada a Objectos(POO) Guillermo Cámara-Chávez Departamento de Computação - UFOP Baseado nos slides do Prof. Marco Antônio Carvalho Introdução I Estamos acostumados a criar

Leia mais

Introdução à Programação Orientada a Objetos em C++

Introdução à Programação Orientada a Objetos em C++ Introdução à Programação Orientada a Objetos em C++ Disciplina de Programação Científica II Aula 12 de 18 24/05/2013 Professor Giovani Gracioli giovanig@gmail.com Objetivos Os objetivos dessa aula são:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: OCULTAR INFORMAÇÕES E ENCAPSULAMENTO

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: OCULTAR INFORMAÇÕES E ENCAPSULAMENTO COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM INFORMÁTICA ERINALDO SANCHES NASCIMENTO PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: OCULTAR INFORMAÇÕES E ENCAPSULAMENTO FOZ DO IGUAÇU 2013 LISTA

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

A programação orientada a objetos tenta simular estes aspectos, trazendo para o computador a realidade do dia-a-dia.

A programação orientada a objetos tenta simular estes aspectos, trazendo para o computador a realidade do dia-a-dia. Introdução A orientação a objetos é uma maneira de programar que trata de modelar os processos de programação de uma maneira próxima à linguagem humana: tratando componentes de um programa como um objeto

Leia mais

Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz

Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz Sumário } Encapsulamento } Propriedades } Relacionamentos } Composição } Herança 2 O que é encapsulamento? } O que vocês entendem por encapsular?!

Leia mais

Algoritmos e Programação 2. Objetos e Classes em Java. Classes. Revisão. Definições de classes incluem (geralmente):

Algoritmos e Programação 2. Objetos e Classes em Java. Classes. Revisão. Definições de classes incluem (geralmente): Algoritmos e Programação 2 Baseado no material do Prof. Júlio Machado Objetos e Classes em Java Revisão Classes: encapsulam dados (atributos) e operações sobre os dados (métodos) Objetos: instâncias de

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira

Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira Engenharia de Software Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos Prof. Me. Rogério Ferreira 2 Roteiro Representação dos Conceitos OO Mensagens Navegabilidade Pacotes Encapsulamento Herança

Leia mais

Capítulo 2. Orientação a Objetos

Capítulo 2. Orientação a Objetos Capítulo 2 Orientação a Objetos Princípios da Orientação a Objetos Os princípios da orientação a objetos afetam todo o processo de desenvolvimento de software: Seres humanos pensam em termos de substantivos

Leia mais

A figura abaixo representa uma classe denominada Carteira. Esta classe é composta dos métodos depositar(valor) e retirar(valor) e do atributo saldo.

A figura abaixo representa uma classe denominada Carteira. Esta classe é composta dos métodos depositar(valor) e retirar(valor) e do atributo saldo. 1-Introdução à Programação Orientada a Objetos 1.1. O que é programação orientada a objetos? Programação orientada a objetos é uma metodologia de desenvolvimento de software. Sua principal vantagem é a

Leia mais

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,

Leia mais

Classes e Objetos em Java. Algoritmos e Programação I. Classes. Classes. Modificadores de Acesso. Classes. Revisão

Classes e Objetos em Java. Algoritmos e Programação I. Classes. Classes. Modificadores de Acesso. Classes. Revisão e Objetos em Java Algoritmos e Programação I Aula 9 Profa. Márcia Cristina Moraes mmoraes@inf.pucrs.br Profa. Sílvia M. W. Moraes silvia@inf.pucrs.br Prof. Marcelo H. Yamaguti yamaguti@inf.pucrs.br Prof.

Leia mais

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Conteúdo: 1) Orientação a Objetos - Características da OO - Reutilização de código 2) Introdução à Linguagem Java - Histórico

Leia mais

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos

Leia mais

Orientação a objetos Disciplina: Linguagens de Programação. Prof. Alexandre Cassimiro Andreani

Orientação a objetos Disciplina: Linguagens de Programação. Prof. Alexandre Cassimiro Andreani Orientação a objetos Disciplina: Linguagens de Programação Prof. Alexandre Cassimiro Andreani Sumário 1 Objetivo...3 2 Origem da programação orientada a objetos...4 2.1 Exercícios...4 3 Classes e Objetos...6

Leia mais

AULA 11 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (INTRODUÇÃO) Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes

AULA 11 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (INTRODUÇÃO) Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes AULA 11 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (INTRODUÇÃO) Disciplina: Programação Orientada a Objetos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br CONCEITOS FUNDAMENTAS Na computação, temos um problema a ser

Leia mais

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução a classes e objetos Prof. Marcelo Roberto Zorzan Aula de Hoje Abstração de Dados Classes e Objetos Definição de Métodos Métodos com parâmetro Abstração de Dados Processo mental através do qual

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Tatyana Bitencourt Com as técnicas de orientação a objeto, é possível obter resultados considerados impossíveis pensando de maneira estruturada. Como Java não

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução à Programação Orientada a Objetos Conceitos Objetivos Classes e Objetos Atributos

Leia mais

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( )

Q d( ) P. a( ) c( ) e( ) c( ) S. c( ) d( ) ELEMENTOS BÁSICOS DA LINGUAGEM JAVA Patricia Della Méa Plentz INE-CTC-UFSC E-Mail: plentz@inf.ufsc.br URL: http://moodle.ufsc.br INE5605-Turma 0238B Sumário 2.1 Classes e Objetos na POO 2.2 2 Revisão da

Leia mais

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Paradigma da orientação a objetos Paradigma = forma de

Leia mais

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Agenda Programação Orientada a Objeto (POO) Conceitos sobre POO Pilares da POO Objeto Classe Construtores Troca de Mensagens Pilares da POO Encapsulamento

Leia mais

Programação para Games II. Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos

Programação para Games II. Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos Programação para Games II Professor Ariel da Silva Dias Orientação a Objetos Programação Estruturada X Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos É um paradigma de programação de computadores

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Programação e Sistemas de Informação Programação Orientada a Objetos Módulos 9/10/11 POO 2016/2017 História A OO surgiu no

Leia mais

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Introdução Além de utilizar as classes presentes na biblioteca padrão, programadores podem definir suas próprias

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS MÓDULO III - UNIDADE V- MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL

MODELAGEM DE DADOS MÓDULO III - UNIDADE V- MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL MODELAGEM DE DADOS MÓDULO III - UNIDADE V- MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL 0 UNIDADE V: MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL Paradigma da Orientação a Objetos: Este paradigma parte do princípio que existem diversos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Faculdade de Computação Aula Revisão Marcelo Zanchetta do Nascimento Material elaborado pela Profa. Ana Carolina Lorena - UNIFESP Desenvolvimento de Software ANÁLISE IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Visibilidade e Encapsulamento

Visibilidade e Encapsulamento Visibilidade e Encapsulamento Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL 2016 Agenda Pacotes Visibilidade Encapsulamento Hands-On 2 Pacotes Em Java, a visibilidade ou grau de acesso a um determinado atributo

Leia mais

COMPORTAMENTOS - Observações

COMPORTAMENTOS - Observações COMPORTAMENTOS - Observações O próprio objeto realiza operações de consulta ou alteração dos valores dos seus atributos Essas operações são definidas em seus métodos Os métodos também são utilizados para

Leia mais

Introdução a orientação a objetos

Introdução a orientação a objetos 2 Introdução a orientação a objetos Introdução 2 Linguagens procedimentais 2 Um pouco de história 2 Idéias básicas da POO 2 Classe, atributo e método 2 Herança 3 Polimorfismo 3 Vantagens e desvantagens

Leia mais

Programação Java. - Classes, Objetos, Atributos e Métodos - Marco Fagundes Marco Fagundes -

Programação Java. - Classes, Objetos, Atributos e Métodos - Marco Fagundes Marco Fagundes - Programação Java - Classes, Objetos, Atributos e Métodos - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Programação Orientada a Objetos Classes e Objetos Definindo e Instanciando Classes Atributos

Leia mais

Introdução ao paradigma da orientação a objetos

Introdução ao paradigma da orientação a objetos Introdução ao paradigma da orientação a objetos POO29004 Engenharia de Telecomunicações Prof. Emerson Ribeiro de Mello http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo 21 DE AGOSTO DE 2018 Desenvolvimento de software

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Paradigmas de Programação Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2014. Paradigmas de Programação: Programação sequencial A solução para o problema se da através

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs Programação Orientada a Objetos Professor: André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com br.geocities.com/programacao2ufs [ Conteúdo ] Objeto Mensagens Classe Encapsulamento Visibilidade Membros de Instância

Leia mais

Engenharia de Software Aula 21. Revisão da Prova 2. Eduardo Figueiredo.

Engenharia de Software Aula 21. Revisão da Prova 2. Eduardo Figueiredo. Engenharia de Software Aula 21 Revisão da Prova 2 Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br 16 Maio 2018 Aula 16: POO Um programa OO é geralmente constituído de várias classes

Leia mais

Introdução à Orientação a Objetos em Java

Introdução à Orientação a Objetos em Java Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB Centro de Informática, UFPE Programação estruturada

Leia mais

O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS

O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS O PARADIGMA ORIENTADO POR OBJETOS A idéia básica do paradigma orientado a objetos é imaginar que programas simulam o mundo real: um mundo povoado de objetos. Dessa maneira, linguagens baseadas nos conceitos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc.

Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc. Orientação a Objetos Revisão Conceitos CLASSE CLASSIFICAÇÃO GENERALIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO HERANÇA INTERFACES POLIMORFISMO SOBRECARGA ENCAPSULAMENTO ABSTRAÇÃO MODULARIZAÇÃO 9 CLASSE Classe é um agrupamento

Leia mais

Orientação a objetos. Objetos ou Instâncias I

Orientação a objetos. Objetos ou Instâncias I Orientação a objetos Objetos ou Instâncias Métodos ou Mensagens Encapsulamento Classes Variáveis da Classe X Variáveis da Instância Métodos da Classe X Métodos da Instância Relacionamentos Identificando

Leia mais

Introdução a Programação Orientada a Objetos

Introdução a Programação Orientada a Objetos Introdução a Programação Orientada a Objetos Fernando de Simas, Airton de Souza, Sérgio Roberto Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. 88302-202 Itajaí

Leia mais

AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP

AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP Antes de mais nada, vamos conhecer alguns conceitos, que serão importantes para o entendimento mais efetivos dos assuntos que trataremos durante a leitura desta apostila.

Leia mais

15/04/2013. Pensar Orientado a Objetos. Projeto Orientado a Objetos. Características de Objetos. Classe de Objetos. Comunicação entre Objetos

15/04/2013. Pensar Orientado a Objetos. Projeto Orientado a Objetos. Características de Objetos. Classe de Objetos. Comunicação entre Objetos DCC / ICEx / UFMG Pensar Orientado a Objetos Projeto Orientado a Objetos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Onde quer que você olhe no mundo real, você vê objetos Pessoas, animais, plantas,

Leia mais

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto

Introdução à UML. Prof. Jesus José de Oliveira Neto Introdução à UML Prof. Jesus José de Oliveira Neto UML Linguagem de Modelagem Unificada Linguagem visual utilizada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos UML não é uma linguagem

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Professora Sheila Cáceres Variáveis locais Campos são um tipo de variável. Eles: armazenam valores por toda a vida de um objeto; e

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CLASSES E OBJETOS PARA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Classes são estruturas das linguagens de POO criadas para conter os dados que

Leia mais

Reinaldo Gomes Análise/projeto estruturado

Reinaldo Gomes Análise/projeto estruturado Programação Orientada a Objetos Objetos, Classes e Mensagens O Modelo de Objetos Objetos e Classes Mensagens e métodos Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Decomposição Análise/projeto estruturado Soluciona

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Introdução a POO

Programação Orientada a Objetos Introdução a POO Introdução a POO Implementação Técnico em Informática, M.Sc. Objetos 12/04/2012 20:17 Redes de Computadores 2 Domínio e Aplicação Domínio Composto pelas entidades, informações e processos relacionados

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) CLASSES E OBJETOS. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) CLASSES E OBJETOS. Professor Carlos Muniz LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) Classes Uma classe é um tipo definido pelo usuário que contém o molde, a especificação para os objetos, algo mais ou menos como o tipo inteiro contém o molde para as variáveis

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Introdução Alguns conceitos importantes Orientação a Objetos Alguns conceitos importantes Programação Estruturada X Programação OO Classes Objetos Construtores e Destrutores

Leia mais

POO Fundamentos Parte III. Professor Vicente Paulo de Camargo

POO Fundamentos Parte III. Professor Vicente Paulo de Camargo POO Fundamentos Parte III Professor Vicente Paulo de Camargo PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS HERANÇA SIMPLES Mecanismo que permite a uma classe, denominada de SUBCLASSE ou CLASSE FILHA, herdar todos os

Leia mais

Classes e Objetos POO

Classes e Objetos POO Classes e Objetos POO Prof. Marcio Delamaro 1/40 POO (wikipedia) Object-oriented programming (OOP) is a programming paradigm based on the concept of "objects", which are data structures that contain data,

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada por Objectos. Rui Camacho Programação 2

Conceitos de Programação Orientada por Objectos. Rui Camacho Programação 2 Conceitos de Programação Orientada por Objectos Um Problema Problema: Existem, hoje em dia, aplicações complexas e de grande dimensão que é preciso desenvolver e manter de modo eficiente utilizando equipas

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-6 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando

Leia mais

Aula 5 POO 1 Encapsulamento. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 POO 1 Encapsulamento. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 POO 1 Encapsulamento Profa. Elaine Faria UFU - 2019 Sobre o Material Agradecimentos Aos professores José Gustavo e Fabiano, por gentilmente terem cedido seus materiais. Os slides consistem de adaptações

Leia mais

Interfaces e Classes Abstratas

Interfaces e Classes Abstratas Interfaces e Classes Abstratas José Gustavo de Souza Paiva Problema Método obterarea()? Classes Abstratas Classes que funcionam como um molde Declarada com comando abstract Contém um ou mais métodos abstratos

Leia mais

Aula 3 POO 1 Classe e Objeto. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 3 POO 1 Classe e Objeto. Profa. Elaine Faria UFU Aula 3 POO 1 Classe e Objeto Profa. Elaine Faria UFU - 2019 Sobre o Material Agradecimentos Aos professores José Gustavo e Fabiano, por gentilmente terem cedido seus materiais. Os slides consistem de adaptações

Leia mais

Programação procedimental

Programação procedimental Prof. André Backes Programação procedimental Também chamada de programação procedural Contêm um conjunto de passos computacionais a serem executados Problemas são decompostos em sub-problemas Modularização

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ENTRE CLASSES

ASSOCIAÇÃO ENTRE CLASSES Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 5 ASSOCIAÇÃO ENTRE CLASSES O objetivo deste texto é rever, um pouco mais detidamente, o relacionamento

Leia mais

Para entender o conceito de objetos em programação devemos fazer uma analogia com o mundo real:

Para entender o conceito de objetos em programação devemos fazer uma analogia com o mundo real: Introdução a Orientação a Objetos com Java Autor: Professor Victor Augusto Zago Menegusso. Orientação a Objetos É um paradigma de programação que define a estrutura de um programa baseado nos conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 15 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 08 de Novembro de 2013. Contextualização Nas próximas aula iremos começar a modelar e projetar sistemas

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

Lista de exercícios 2

Lista de exercícios 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural Disciplina: Programação II Professora: Juliana Pinheiro Campos Data: 19/10/2012 Lista de exercícios

Leia mais

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2)

Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Análise de Sistemas 3º Bimestre (material 2) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse POO Paradigma Orientado

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) LPG II - Java Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios da Orientação a Objetos

Leia mais

Unidade: Introdução à POO (Programação Orientada a Objetos)

Unidade: Introdução à POO (Programação Orientada a Objetos) Unidade: Introdução à POO (Programação Orientada a Objetos) 0 Unidade: Introdução à POO (Programação Orientada a Objetos) Paradigmas de Programação Um paradigma de programação fornece (e determina) a visão

Leia mais

UML - Linguagem de Modelagem Unificada

UML - Linguagem de Modelagem Unificada UML - Linguagem de Modelagem Unificada Aula #9.1. EBS 211 POO e UML Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Engenharia de Software Fases do processo de software 1. Levantamento

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de POO Professor: Charles Leite Motivação Na Programação OO, um OBJETO é considerado a entidade central de um programa Assim, o desenvolvimento de

Leia mais

Agenda. O que é um array. Declaração de um array. Instanciação de um array. Acessando os elementos de um array. O tamanho de um array (length)

Agenda. O que é um array. Declaração de um array. Instanciação de um array. Acessando os elementos de um array. O tamanho de um array (length) Arrays em Java 1 Agenda O que é um array Declaração de um array Instanciação de um array Acessando os elementos de um array O tamanho de um array (length) Arrays multi-dimensionais 2 O que é um Array?

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em Python

Programação Orientada a Objetos em Python Programação Orientada a Objetos em Python Diego Silveira Costa Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte diego.nascimento@ifrn.edu.br 23 de junho de 2017 Ementa

Leia mais

Conceitos de Orientação a Objetos

Conceitos de Orientação a Objetos Conceitos de Orientação a Objetos I. Histórico A orientação a objetos (OO) foi concebida na década de 70. Origem na linguagem SIMULA-67 (década de 60 - Noruega), que já implementava alguns conceitos da

Leia mais

Projeto de Linguagem. Linguagens de Programação

Projeto de Linguagem. Linguagens de Programação Projeto de Linguagem Renato Ferreira Linguagens de Programação Linguagens são adotadas para preencher uma demada Facilitar uma aplicação outrora difícil/impossível Independente da qualidade da linguagem

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Introdução a POO Modelo de Objetos Técnico em Informática. Prof. Marcos André Pisching, M.Sc.

Programação Orientada a Objetos Introdução a POO Modelo de Objetos Técnico em Informática. Prof. Marcos André Pisching, M.Sc. Introdução a POO Modelo de Objetos Técnico em Informática, M.Sc. O Modelo de Objetos Objetos Resolução de um problema: passa pela análise de uma determinada situação real o objetivo é a construção de um

Leia mais

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.wordpress.com Java A linguagem Java utiliza o paradigma de programação orientada

Leia mais

Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental

Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de. Orientação a Objetos (OO) Programação Orientada a Objetos. Programação Procedimental Orientação a Objetos (OO) Java Avançado Revisão do Paradigma de Orientação a Objetos (OO) Roberto Vedoato vedoato@joinville.udesc.br Programação Procedimental x Orientada a Objetos Objetivos e Benefícios

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 O Paradigma Orientado a Objetos A Linguagem UML Descrição da Arquitetura 1 Programa

Leia mais

Trabalho Campeonato de Futebol Programação Orientada a Objetos (SCC204) Prof. Moacir Pereira Ponti Junior 26 de abril de 2011

Trabalho Campeonato de Futebol Programação Orientada a Objetos (SCC204) Prof. Moacir Pereira Ponti Junior 26 de abril de 2011 Trabalho Campeonato de Futebol Programação Orientada a Objetos (SCC204) Prof. Moacir Pereira Ponti Junior 26 de abril de 2011 Trabalho Prático - Parte 2 Tarefas O Trabalho 2 envolve o uso de interface

Leia mais

Java Como Programar, 8/E

Java Como Programar, 8/E Capítulo 3 Introdução a classes e objetos Java Como Programar, 8/E 3.1 Introdução Abordado neste capítulo Classes Objetos Métodos Parâmetros Tipo primitivo double 3.2 Classes, objetos, métodos e variáveis

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação Orientada a Objetos II Prof. Fabiano Dorça. Padrão Observer (Observador)

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação Orientada a Objetos II Prof. Fabiano Dorça. Padrão Observer (Observador) Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação Orientada a Objetos II Prof. Fabiano Dorça Problema: Definir uma dependência um-para-muitos entre objetos, de forma quando o estado

Leia mais

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes -

Programação Java. Marco Fagundes. - Herança, Classes Abstratas e Interfaces Marco Fagundes - Programação Java - Herança, Classes Abstratas e Interfaces - Marco Fagundes mfagundes@tre-pa.gov.br 1 Tópicos Herança Ligação Dinâmica Polimorfismo 2 Herança Herança é um conceito que mapeia as classes

Leia mais

Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos)

Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Orientação a Objetos Parte I Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Histórico Gerações de Linguagens de Programação Primeira Geração: Linguagem de máquina Segunda Geração: Linguagem de montagem

Leia mais

Instituto de Informática Estrutura de Dados II

Instituto de Informática Estrutura de Dados II Instituto de Informática Estrutura de Dados II Revisão de Métodos em Classes Aplicada a Estrutura de Dados Básicas 20/08/2018 Profa. Lucília Gomes Ribeiro Prof. Dirson S Campos Programação em Java q O

Leia mais

Unidade: sobrecarga, construtores e herança

Unidade: sobrecarga, construtores e herança Unidade: sobrecarga, construtores e herança 0 Unidade: sobrecarga, construtores e herança Sobrecarga Sobrecarregar (do inglês overload) um método é criar mais métodos com o mesmo nome, porém com assinaturas

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-7 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior

Programação Orientada a Objetos. Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior Programação Orientada a Objetos Prof. MsC Sílvio Bacalá Júnior Princípios básicos de OO Abstração Encapsulamento Modularidade Herança 2013 POO - Bacalá 2 Abstração Concentração nas características essenciais,

Leia mais

Linguagem de Programação I

Linguagem de Programação I Linguagem de Programação I Carlos Eduardo Ba6sta Centro de Informá6ca - UFPB bidu@ci.ufpb.br C++ e POO Fundamentação de Orientação a Objetos (OO) Sintaxe básica de C++ Modelagem de sistemas orientada a

Leia mais

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Agenda Programação Orientada a Objeto (POO) Conceitos sobre POO Pilares da POO Objeto Classe Construtores Troca de Mensagens Pilares da POO Encapsulamento

Leia mais

Java Standard Edition (JSE)

Java Standard Edition (JSE) Java Standard Edition (JSE) Capítulo 05. Encapsulamento, Modificadores de acesso e atributos de classe Esp. Márcio Palheta MSN: marcio.palheta@hotmail.com 1 Agenda Revisão da aula anterior; Motivação Organização;

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Prof a. Edhelmira Lima Programação Orientada a Objetos Conteúdo: Exercícios Java Exercício 1 3 Exercício 1 Defina classes e/ou interfaces que modelem objetos geométricos. Os objetos geométricos são: retângulo,

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Programação Orientada a Objetos Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Questão 1 Dada a seguinte classe na linguagem JAVA: public class Carro { public String retornacor(){ ; return Azul ; private String retornachassi(){

Leia mais

Televisao tamanho tela emitirsom. conectarperifericos

Televisao tamanho tela emitirsom. conectarperifericos 1 - Introdução a Programação Orientada a Objeto Para tentar solucionar o problema do baixo reaproveitamento de código, surgiu a idéia da Programação Orientada a Objeto (POO). A POO não é nova, sua formulação

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010

1 Introdução. 1.1 Teoria dos Sistemas 23/4/2010 1 1 Introdução 1.1 Teoria dos Sistemas 1.2 Constituição dos sistemas 1.3 Natureza dos sistemas 1.4 Parâmetros do sistema 1.5 Descrição de sistemas 1.6 Desafios enfrentados no desenvolvimento 1.7 Perfil

Leia mais