Organizado por: Márcio de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organizado por: Márcio de Oliveira"

Transcrição

1 A PRODUÇÃO MAI S LI MPA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO AMBI ENTAL PARA AS I NDÚSTRI AS DO MUNI CÍ PI O DE JUI Z DE FORA Organizado por: Márcio de Oliveira

2 O que você acha que custa mais caro: produzir de forma limpa e ambientalmente correta, ou de maneira irresponsável e sem preocupação com o meio ambiente? Pense bem... Os resíduos gerados em sua empresa são provenientes da matéria prima que foi processada. Além do custo do material, ainda tem os custos da transformação, ou seja, os insumos (água e energia, por exemplo), mão de obra, desgaste dos equipamentos... Depois de gerados, sua empresa ainda tem que armazenar, tratar e dar destino adequado aos resíduos, efluentes e emissões. Isso sem contar nas multas e penalidades ambientais que podem ser imputadas à empresa por falta de alguns desses cuidados.

3 É... Pensando bem, acho que produzir de forma irresponsável custa muito mais caro. Mas a minha empresa é pequena e eu não tenho dinheiro pra gastar com esse negócio de GESTÃO AMBIENTAL. Mas as pequenas empresas também podem produzir de forma limpa sem grandes custos com reformas, equipamentos, consultorias...você conhece a metodologia da PRODUÇÃO MAIS LIMPA? Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva a processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência e reduzir os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente. (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 1989)

4 O princípio básico da metodologia de Produção Mais Limpa é eliminar ou reduzir a poluição durante o processo de produção, e não no final! A P+L é, portanto, um método preventivo de combate à poluição que leva à economia de água, de energia e de matéria prima, proporcionando um aumento significativo de lucratividade e competitividade (Centro Nacional de Tecnologias Limpas, 2005). Ainda não ficou bem claro pra mim: como a Produção Mais Limpa pode ajudar a minha empresa?

5 Matéria-prima Emissões Atmosféricas Resíduos Sólidos Insumos Efluentes Líquidos PRODUTO FINAL Em resumo, a P+L proporciona aumento da lucratividade da empresa uma vez que resulta em: redução no consumo de matéria prima; redução no consumo de energia e água; redução de emissões atmosféricas; redução de geração de resíduos sólidos; resíduos sólidos segregados e livres de contaminação; redução no tratamento de efluentes líquidos...

6 Os benefícios com a implantação da Produção Mais Limpa são vários, dentre eles podemos citar: redução de custos de produção ao minimizar os desperdícios de matérias-primas e energia, aumento de eficiência e competitividade; redução das infrações aos padrões ambientais previstos na legislação; diminuição dos riscos de acidentes ambientais; melhoria das condições de saúde e de segurança do trabalhador; melhoria da imagem da empresa junto a consumidores, fornecedores e poder público; ampliação da perspectivas de mercado interno e externo; acesso facilitado a linhas de financiamento; e ainda, um melhor relacionamento com os órgãos ambientais e com a comunidade.

7 Taí! Gostei da idéia! Mas como implantar a Produção Mais Limpa na minha Empresa? Deve ser necessário um investimento muito alto! Não tanto quanto parece. A metodologia da P+L se baseia principalmente na simplicidade das ações, as mais óbvias, aquelas soluções caseiras idealizadas, desenvolvidas e implantadas pelos próprios colaboradores da empresa. Na maioria das vezes, uma simples mudança de procedimento pode resultar num ganho ambiental. Mudanças nas instalações, máquinas e equipamentos também podem ser necessárias, mas isso você pode programar para implementação a médio e longo prazo, de acordo com a viabilidade econômica dos investimentos. O mais importante mesmo é a mudança de comportamento. É preciso despertar em todos os integrantes da empresa uma consciência de gestão ambiental, de preservação do meio ambiente. Além de difundir internamente este pensamento, é preciso envolver os demais parceiros, como fornecedores, prestadores e serviço, clientes, vizinhos...

8 Vamos mostrar agora como é fácil a implantação da P+L. Para facilitar a compreensão, o trabalho será dividido em 4 fases. FASE 1 DIAGNÓSTICO FASE 2 BALANÇO DE MATERIAL E ENERGIA FASE 3 SÍNTESE FASE 4 - IMPLANTAÇÃO Mas antes de tudo, é indispensável que exista o comprometimento da direção da empresa, a gerência deve estar disposta a incentivar e criar um ambiente propício para a difusão da P+L entre os demais colaboradores.

9 Com a ger ência compr omet ida, é hor a de r eunir os f uncionár ios, divulgar o pr ogr ama e mont ar a equipe que ir á implant ar a met odologia da Pr odução Mais Limpa. É impor t ant e que est a equipe sej a f or mada por ao menos um f uncionár io de cada set or -chave da empr esa. Par a ser escolhido, o colabor ador devem t er per f il dinâmico, gost ar de t r abalhar em gr upo, est ar dispost o a enf r ent ar e vencer desaf ios e, sobr et udo, t er af inidade com a quest ão ambient al. Os int egr ant es do gr upo ser ão os r esponsáveis por passar a met odologia aos demais f uncionár ios e acompanhar t odo o pr ocesso de implant ação. Eles dever ão par t icipar de t r einament os pr eliminar es par a uma melhor compr eensão do mét odo e das f er r ament as que ser ão aplicadas, dever ão ainda r ealizar r euniões e estudos em grupo a fim de promover uma maior integração. Você pode chamar a equipe de

10 FASE 1 DIAGNÓSTICO Nest a f ase deve ser t r açado o per f il da empr esa. O obj et ivo é conhecer suas car act er íst icas f inanceir as, oper acionais, mão de obra, mat ér ia-pr ima ut ilizada, insumos, pr odut o f inal e t odas as demais informações que identifiquem o empreendimento. É impor t ant e obt er o desenho do ar r anj o f ísico, o lay out, com a disposição dos equipament os e dos post os de t r abalho. Out r a f er r ament a essencial é o f luxogr ama do pr ocesso. Est es r ecur sos gr áf icos (lay out e f luxogr ama) f acilit am na compr eensão de como sua empresa funciona. As inf or mações sobr e consumo de mat er iais e insumos podem ser obt idas em not as f iscais, cont as de água e de ener gia, not as de venda de r esíduos. Mas algumas inf or mações podem não est ar disponíveis em document os, ent ão ser á necessár io r ealizar medições no processo mesmo, no chão de fábrica. Estas informações servirão de guia para orientar os trabalhos.

11 FASE 2 BALANÇO DE MATERIAL E ENERGIA ENTRADAS Matérias-primas Materiais secundários SAÍDAS Produtos Sub produtos UTILIDADES Combustíveis: gás natural, óleo, carvão... PROCESSO RESÍDUOS Sólidos Líquidos ENERGIA Eletricidade Aquecimento EMISSÕES Gasosa Térmica, Ruídos Com os dados colet ados no Diagnóst ico, a equipe vai obser var, ident if icar e quant if icar as ent r adas e saídas de cada pr ocesso. É importante registrar a quantidade e o custo. O obj et ivo é localizar onde se gast a mais mat ér ia-pr ima e insumos, e onde se ger a mais r esíduos. Est a f ase é f undament al par a o sucesso do pr ogr ama, pois aqui você vai esclar ecer o quant o se consome em cada processo, para então decidir por onde começar.

12 FASE 3 SÍNTESE Nest a f ase a equipe deve analisar t odos os dados colet ados nas et apas ant er ior es. Deve-se avaliar as causas de ger ação de cada r esíduo, ident if icando onde se pode melhor ar a f im de r eduzir ou eliminar as per das. É impor t ant e ident if icar as medidas mais simples e imediat as, as mais óbvias, as soluções caseir as. Por isso, t oda sugest ão deve ser valor izada e discut ida. As medidas devem considerar: materiais, procedimentos, lay out, fluxo do processo, etc. Mudança da Tecnologia Produtiva Modificação no Equipamento Produção de Sub-produtos Substituição de Matéria-prima PROCESSO Modificação do Produto Soluções Caseiras Melhores Controles de Processos Reciclagem Interna, Recuperação

13 Todas as opções levantadas deverão ser avaliadas sob os pontos de vista técnico, ambiental e econômico. Mas são tantos números, dados, informações... Parece que nada faz sentido... Como avaliar tudo isso? Por est e mot ivo é f undament al o t r abalho em gr upo, pois, como diz o ditado: duas cabeças pensam melhor que uma! Como a equipe t em um f uncionár io de cada set or, t odos podem cont r ibuir de alguma f or ma, e, cada um à sua maneir a, aj udar o gr upo nesta tarefa. Decidido o que será feito, qual processo será o alvo inicial, então deve ser t r açado um plano de ação par a or ganizar as t ar ef as, est abelecer metas e prazos.

14 FASE 4 - IMPLANTAÇÃO Agora é hora de por a mão na massa! Colocar em prática o Plano de Ação, controlar e monitorar os resultados comparando-os com as metas estabelecidas. Um Plano de Monit or ament o deve ser t r açado e execut ado. A met odologia da Pr odução Mais Limpa, como qualquer f er r ament a de melhor ia cont ínua, t ambém necessit a de monit or ament o const ant e e avaliação dos r esult ados, de maneir a a gar ant ir a cont inuidade do t r abalho. Os r esult ados podem ser avaliados pela alt er ação da quant idade e t oxidade dos r esíduos e ef luent es, pela r edução no consumo de r ecur sos (mat ér ia, insumos) e pela melhor ia na lucratividade da empresa.

15 Assim como os colabor ador es f or am, no início a implant ação, inf or mados sobr e o t r abalho a ser r ealizado, nest e moment o é indispensável divulgar os r esult ados obt idos par a que t oda a empr esa t enha conheciment o dos benef ícios alcançados com o empenho e a dedicação de todos. Af inal, os benef ícios não são r est r it os ao campo econômico, mas o principal é ganho ambiental e social desta prática. Divulgar os resultados faz com que todos se sintam importantes, pois o sucesso depende do esforço e da dedicação de cada funcionário!

16 Jóia! Agora vejo que a Produção Mais Limpa é uma ferramenta de gestão ambiental que pode ajudar muito a minha empresa! E você, vai continuar produzindo de maneira ambientalmente irresponsável? Não f ique de br aços cr uzados enquant o os r ecur sos de sua empr esa escorrem pelo ralo... Cumpra a legislação, providencie o licenciamento ambiental. Sej a pr ó-at ivo, pr ocur e se inf or mar melhor sobr e a P+L e demais sistemas de gestão ambiental. Pense no meio ambient e como um pat r imônio de t odos, essencial à vida. Cont r ibua par a a divulgação de ações ambient ais, sej a um multiplicador. SUA EMPRESA GANHA E O PLANETA AGRADECE!

17 This document was created with Win2PDF available at The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Mét odo do Valor At ual (VA) ou Valor Pr esent e Líquido (VPL)

Mét odo do Valor At ual (VA) ou Valor Pr esent e Líquido (VPL) Mét odo do Valor At ual () ou Valor r esent e Líquido (VL) O mét odo do Valor At ual () per mit e que conheçamos as nossas necessidades de caixa, ou ganhos de cer t o pr oj et o, em t er mos de dinheir

Leia mais

Programa USP Recicla Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais - USP

Programa USP Recicla Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais - USP Programa USP Recicla Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais - USP CEPARA - Centro de Pesquisa para o Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais/ESALQ 1. INTRODUÇÃO A

Leia mais

Centro SENAI de Produção Mais Limpa CPC-SP

Centro SENAI de Produção Mais Limpa CPC-SP Centro SENAI de Produção Mais Limpa Duvivier Guethi Junior Relações do SENAI SECO Conselho Consultivo CPC São Paulo Centro de Referência Swisscam Missão do Aumentar a competitividade das organizações brasileiras

Leia mais

PORTEFÓLI O. DESENHO A MATERI AI S E TECNOLOGI AS OFI CI NA DE ARTES ÁREA DE PROJ ECTO Out r os pr oj ect os. Sof ia Sant os Simões da Silva 12ºf nº12

PORTEFÓLI O. DESENHO A MATERI AI S E TECNOLOGI AS OFI CI NA DE ARTES ÁREA DE PROJ ECTO Out r os pr oj ect os. Sof ia Sant os Simões da Silva 12ºf nº12 PORTEFÓLI O DESENHO A MATERI AI S E TECNOLOGI AS OFI CI NA DE ARTES ÁREA DE PROJ ECTO Out r os pr oj ect os Sof ia Sant os Simões da Silva 12ºf nº12 Desenho de pedr as (A car vão; a past el de óleo) Desenho

Leia mais

ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA

ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA Seção I: Receitas decorrentes da venda de mercadorias por elas industrializadas não sujeitas a substituição tributária, exceto as receitas decorrentes

Leia mais

Caract eríst icas Gerais

Caract eríst icas Gerais Caract eríst icas Gerais Célula Eucar iont e Veget al (Par ede Celular e Clor oplast o). Ser es Aut ot r of os (f ot ossínt ese). Habit am ambient e t er r est r e. Repr odução assexuada e sexuada. Acr

Leia mais

CONCEI TOS BÁSI COS I. Qualquer conceito sobre rede de computadores é arbitrário e depende do

CONCEI TOS BÁSI COS I. Qualquer conceito sobre rede de computadores é arbitrário e depende do APOSTILA DE REDES CONCEI TOS BÁSI COS I Qualquer conceito sobre rede de computadores é arbitrário e depende do cr it ér io que ser á ut ilizado par a def ini-lo. Assim, t emos vár ios conceit os: É um

Leia mais

CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO

CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO FATEC-SP CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO Prof. Me. Francisco Tadeu Degasperi Janeiro de 2005 Agradeço a colaboração do Tecnólogo Alexandre Cândido de Paulo Foi Auxiliar de Docente do LTV da Fatec-SP Atualmente

Leia mais

2.1.2 Os alunos est agiár ios que concluír am o cur so no I FMA mediante declaração do CRE/IFMA.

2.1.2 Os alunos est agiár ios que concluír am o cur so no I FMA mediante declaração do CRE/IFMA. I nst it ut o Feder al de Educação, Ciência e Tecnologia do Mar anhão Dir et or ia de Ensino Técnico DETEC Comissão Or ganizador a da I Gincana Cult ur al do I FMA Regulamento 12/2009 A comissão or ganizador

Leia mais

Cardans de Trat ores

Cardans de Trat ores Cardans de Trat ores Com o código da Montadora ou do Fabricante, montamos qualquer tipo de Cardans e fornecemos seus componentes avulsos. N DA MONTADORA TRATORES JONH DEERE PRODUTO OBS. SERIE DQ44685 CARDAN

Leia mais

MAIO Alessandro J. N. da Silva Ildeberto Almeida Muniz Rodolfo A. G. Vilela

MAIO Alessandro J. N. da Silva Ildeberto Almeida Muniz Rodolfo A. G. Vilela MAIO 2009 Alessandro J. N. da Silva Ildeberto Almeida Muniz Rodolfo A. G. Vilela Acidente em empresa metalúrgica; usinagem. Empresa com 470 trabalhadores; Data do Acidente: 14/03/2008 Hora aproximada:

Leia mais

DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL DA JUSTIÇA DE 1º GRAU DO PARANÁ ( OUT/2009)

DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL DA JUSTIÇA DE 1º GRAU DO PARANÁ ( OUT/2009) DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL DA JUSTIÇA DE 1º GRAU DO PARANÁ ( OUT/2009) COMARCA: O SINDIJUS-PR pretende elaborar um diagnóstico da estrutura administrativa da justiça de 1º grau do Paraná e as condições gerais

Leia mais

Este é um manual de procedimentos básicos padronizados para os Formulários on-line da Coleta Seletiva.

Este é um manual de procedimentos básicos padronizados para os Formulários on-line da Coleta Seletiva. MANUAL DE PROCEDIMENTOS Formulários on-line SISTEMAS INTEGRADOS MANUAL DE PROCEDI MENTOS PADRÃO Formulários on-line Este é um manual de procedimentos básicos padronizados para os Formulários on-line da

Leia mais

MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA

MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA MÓDULO 16 PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO, TESTES E DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA Quando falamos para os alunos sobre projeto e desenvolvimento de sistemas de informação eles pensam logo em programar. A programação

Leia mais

Distribuidora s de Gá s Liquefeito de Petróleo. Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo

Distribuidora s de Gá s Liquefeito de Petróleo. Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidora s de Gá s Liquefeito de Petróleo PROJETO GÁS LEGAL FIM DA CLANDESTINIDADE Não queremos mais nossos produtos expostos de forma equivocada, armazenados de forma

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Conceito de Produção mais Limpa A partir de 1989 a United Nation Environmental

Leia mais

TABELA 25/04/2007. DATA DIA HORÁRIO JOGO Nº PARTIDA 25/04/07 quarta-feira 21h 01 Santo Amaro 04 X 05 Santana

TABELA 25/04/2007. DATA DIA HORÁRIO JOGO Nº PARTIDA 25/04/07 quarta-feira 21h 01 Santo Amaro 04 X 05 Santana XXXI COPA APCD DE FUTSAL TABELA 25/04/2007 NÚMERO DE EQUIPES: 08 NÚMERO DE JOGOS: 60 INÍCIO: 25/04/2007 TÉRMINO: 24/08/2007 EQUIPES PARTICIPANTES 1. AMIGOS DA UNIB 2. CAMBUCI 3. GUARULHOS 4. IPIRANGA 5.

Leia mais

A T I V O CODIGO DESCRIÇÃO DA CONTA SALDO ANTERIOR DEBITOS CREDITOS SALDO ATUAL A T I V O , ,37 (22.026,09) 353.

A T I V O CODIGO DESCRIÇÃO DA CONTA SALDO ANTERIOR DEBITOS CREDITOS SALDO ATUAL A T I V O , ,37 (22.026,09) 353. PÁGINA...: 00001 LIVRO...:00001 MES OU PERIODO/ANO.: 01/01/2010 A 31/01/2010 A T I V O 000001 A T I V O 351.865,61 23.469,37 (22.026,09) 353.308,89 000002 ATIVO CIRCULANTE 59.884,61 23.469,37 (20.897,58)

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI LIMITE O símbolo de limite para apresentarmos matematicamente a operação solicitada só foi utilizado pela primeira vez por Cauchy, no século

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NO BRASIL

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NO BRASIL PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NO BRASIL Reunião do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental

Leia mais

As mudanças na política de financiamento da saúde a partir da segunda metade dos anos 90

As mudanças na política de financiamento da saúde a partir da segunda metade dos anos 90 GRUPO DE PESQUISA EM ECONOMIA POLÍTICA DA SAÚDE EVOLUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA MUNICIPAL COM SAÚDE EM PERNAMBUCO DE 2000 A 2007 Antônio Carlos do Espírito Santo - Depto. de Medicina Social da UFPE Virgínia

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO: ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO. A implantação de um Sistema de Gestão de qualquer tipo é uma tarefa

SISTEMA DE GESTÃO: ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO. A implantação de um Sistema de Gestão de qualquer tipo é uma tarefa SISTEMA DE GESTÃO: ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO Prof. Dr. Luiz Lemos Leite* Pietro Carlo Paladini Sobrinho** [Sistemas de Informação, Sistemas de Gestão] A implantação de um Sistema de Gestão de qualquer tipo

Leia mais

AFRF Exercícios Tele-Transmitido. Prof. Sérgio Altenfelder Estatística - 01

AFRF Exercícios Tele-Transmitido. Prof. Sérgio Altenfelder Estatística - 01 01. Para dados agrupados representados por uma curva de freqüências, as diferenças entre os valores da média, da mediana e da moda são indicadores da assimetria da curva. Indique a relação entre essas

Leia mais

União dos Escoteiros do Brasil Região Escoteira do Rio Grande do Sul Grupo Escoteiro Jacui 033/RS

União dos Escoteiros do Brasil Região Escoteira do Rio Grande do Sul Grupo Escoteiro Jacui 033/RS Guia de Especialidade Especialidade de Pioneiria 1. Fazer e saber a utilidade de pelo menos 15 nós. 2. Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua aplicação 3. Fazer as amarras: paralela e de

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI

MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI CONSTRUÇÃO DA TABELA- VERDADE Dada a fórmula: {A [C (A C)]} Observamos três ocorrências de conectivos:,,. O último é a primeira

Leia mais

Gestão Emocional Uma abordagem cognitivo comportamental

Gestão Emocional Uma abordagem cognitivo comportamental Gestão Emocional Uma abordagem cognitivo comportamental Vera Martins Diretora da Assertiva Consultores Impacto positivo Impacto negativo Objetivo emocional Gatilhos de emoções negativas ambiente tóxico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTODE PSIQUIATRIA E MADICINA LEGAL PROFESSORES CONVIDADOS:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTODE PSIQUIATRIA E MADICINA LEGAL PROFESSORES CONVIDADOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTODE PSIQUIATRIA E MADICINA LEGAL DISCIPLINA: RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE CÓDIGO: MED- 8003 SEMESTRE: 4º DOCENTES: Aida Santin (Regente)

Leia mais

ARTILIN 3A Não tóxica; ÚNICA Autorizada pela DGS Recomendada pela APA

ARTILIN 3A Não tóxica; ÚNICA Autorizada pela DGS Recomendada pela APA ARTILIN Destrói por contacto os ácaros um dos principais responsáveis da asma; Eficaz, também, sobre todo o tipo de insectos; Resistente ao desenvolvimento de fungos; Não tóxica; ÚNICA Autorizada pela

Leia mais

Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto.

Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto. Módulo 2 Ciclo de Vida do Produto Os produtos são lançados, tendo sucesso começará a vender cada vez mais até atingir um pico de vendas e passará a cair. Usa-se em marketing a imagem de um ser vivo para

Leia mais

FILOSOFIA DE FORMULAÇÃO DE CORES LISAS POR COMPUTADOR

FILOSOFIA DE FORMULAÇÃO DE CORES LISAS POR COMPUTADOR FILOSOFIA DE FORMULAÇÃO DE CORES LISAS POR COMPUTADOR ABSTRATO: Consider ando os t ipos de desvios dos coef icient es de absor ção e scat t er ing que podem ocor r er nos dif er ent es compr iment os de

Leia mais

aantes de 1970 qualquer controle ambiental. aapós 1970 PRODUÇÃO MAIS LIMPA, P2: CONCEITOS GERAIS PRODUÇÃO LIMPA PRODUÇÃO + LIMPA

aantes de 1970 qualquer controle ambiental. aapós 1970 PRODUÇÃO MAIS LIMPA, P2: CONCEITOS GERAIS PRODUÇÃO LIMPA PRODUÇÃO + LIMPA PRODUÇÃO MAIS LIMPA, P2: CONCEITOS GERAIS ROSANE APARECIDA GOMES BATISTTELE ADILSON RENOFIO 4ª aula Parte Inicial PRODUÇÃO LIMPA PRODUÇÃO + LIMPA P2 PREVENÇÃO A POLUIÇÃO Conceitos Ref.: Tânia Mara Tavares

Leia mais

Conhecendo o Kit Real

Conhecendo o Kit Real Conhecendo o Kit Real Versão do Kit Botão de Login Botões de Cálculo Pesquisa de Cálculos Botões de Transmissão Manutenção e Relatórios Acompanhamento de propostas transmitidas Versão do Kit: Mostra qual

Leia mais

PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE PANORAMA E CONSIDERAÇÕES

PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE PANORAMA E CONSIDERAÇÕES PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DE FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO: PANORAMA E CONSIDERAÇÕES Apresentação: Katty Maria da Costa Mattos Preocupação ambiental alto volume gerado grau de contaminação com metais

Leia mais

2 Minimização de Resíduos

2 Minimização de Resíduos 2 Minimização de Resíduos 1. Como abordar o problema dos resíduos, emissões e efluentes na indústria 2. Prevenção da Poluição 3. Redução na fonte, pensando a mudança do produto 4. Reciclagem interna e

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO Alberto Russi Jr. DMQP 2007/2 EFETIVO Mestre 20 Estatutário Matemática Financeira ADM/Empresarial (noturno) 2º 4 Gestão Quantitativa da Qualidade ADM/Empresarial (noturno) 10º 4 ESTÁGIO 04 ADM/Empresarial

Leia mais

Ar qu it e t u r a a de e Sist e m a s Ope r a cion a is Fa bia n o o Ut iy a m a Ca pít u lo o 8 Ge r ê n cia a do o Pr oce ssa dor

Ar qu it e t u r a a de e Sist e m a s Ope r a cion a is Fa bia n o o Ut iy a m a Ca pít u lo o 8 Ge r ê n cia a do o Pr oce ssa dor Arquitetura de Sistem as Operacionais Fabiano Utiyam a Capítulo 8 Gerência do Processador 8/1 I ntrodução Com o surgimento dos sistemas multiprogramáveis, nos quais múltiplos processos poderiam permanecer

Leia mais

Ficha de Revisões nº6

Ficha de Revisões nº6 Escola Secu n dár i a com 3º Ci clo D. D i n i s Ano Lectivo 2008 / 2009 Matemática 9ºAno Turma: B Ficha de Revisões nº6 1. O Scr abble é um j ogo em que os j ogador es t êm de r et ir ar, ao acaso, as

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: IV Aspectos/Impactos Ambientais Copyright Proibida Reprodução. Primeira Fase: Oficinas 01 Sobre a Política e sobre o Planejamento Aspectos e Impactos Ambientais Definida a Política Ambiental, cabe,

Leia mais

Classif. Opção Nome Média Enem Situação 3 2 MIQUEIAS RAMOS DOS SANTOS 632,44 Pré-Selecionado em 2ª Chamada. Classif. Opção Nome Média Enem Situação

Classif. Opção Nome Média Enem Situação 3 2 MIQUEIAS RAMOS DOS SANTOS 632,44 Pré-Selecionado em 2ª Chamada. Classif. Opção Nome Média Enem Situação Ministério da Educação Programa Universidade para Resultado Processo Seletivo 1º semestre de 2018-2ª CHAMADA Instituição de Ensino Superior: 2023 FACULDADE DE GUANAMBI Local de Oferta: 1065295 CAMPUS FG

Leia mais

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a.

DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade. CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. DPS1035 Gestão Ambiental e Sustentabilidade CGEP - Morgana Pizzolato, Dr a. P + L O resíduo é inerente ao processo? NÃO, ele é um indicativo da ineficiência A identificação e análise do resíduo dão início

Leia mais

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Autor Autor Local Cláudio Geyer Instituto de Informática disciplinas: POD e PDP Versão v4 2010-1 Programação com Objetos Distribuídos

Leia mais

PRODUÇÃO MAIS LIMPA & o Setor de Celulose e Papel

PRODUÇÃO MAIS LIMPA & o Setor de Celulose e Papel PRODUÇÃO MAIS LIMPA & o Setor de Celulose e Papel Celso Foelkel www.celso-foelkel.com.br Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI-RS RS www.rs.senai.br/cntl

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE. Aprovação: Olavo R. Tomasini

IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE. Aprovação: Olavo R. Tomasini Aprovação: Olavo R. Tomasini IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE Código: PR 20 Revisão: 03 Página: 1 de 6 Data: 10/09/09 Arquivo: PR 20_03.doc Rubrica: 1 OBJETIVO Estabelecer a sistemática adotada para identificação

Leia mais

Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico

Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico Seminário APCER A Importância da Certificação no Sector Gráfico Porto, 2 de Junho de 2009 Lidergraf/Andrea Carneiro Fonte: EIA elaborado por SIA Agenda 1. Apresentação da Lidergraf 2. Certificação do Sistema

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM

GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA. Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Divisão de Controle da Poluição Industrial FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

A diagramação entidade-relacionamento é muito simples, servindo como representação dos conceitos que são manipulados por ela.

A diagramação entidade-relacionamento é muito simples, servindo como representação dos conceitos que são manipulados por ela. MÓDULO 8 MODELAGEM DE DADOS I Em 1976 foi publicado um trabalho que definia uma possível abordagem para o processo de modelagem de dados. O trabalho intitulado de The Entity-Relationship Model passou a

Leia mais

Resposta da questão. b) 6000 N c) 14 m/s. Resposta da questão 17 N. Resposta da questão 90 N. Resposta da questão 12 N. Resposta da questão 60 N

Resposta da questão. b) 6000 N c) 14 m/s. Resposta da questão 17 N. Resposta da questão 90 N. Resposta da questão 12 N. Resposta da questão 60 N Título: Professor: Turma: Exercícios de recuperação José Alex A, B e D 1 8 M = 9 kg. a) Observe o diagrama adiante: a) zero b) 1,2 m c) 15 min a) a½ = 7,5 m/s 2 3 2.1.2.4 b) R = 60 N c) aû = 12,5 m/s 4

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETO

METODOLOGIA DE PROJETO METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 10: PLANEJAMENTO E PRINCÍPIOS DO DESIGN Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq. Urb. Octavio F. Loureiro Data:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO Arlindo Carvalho Rocha DEEM 2007/2 EFETIVO Mestre 40 Estatutário Orçamento Público ADM Pública/Florianópolis 4º 4 ESTÁGIO 05 ADM/Empresarial e ADM Pública 6º, 7º, 8º e 10º 05 Pró-Reitor de Planejamento

Leia mais

Daniel F. Buss IOC/FIOCRUZ

Daniel F. Buss IOC/FIOCRUZ Daniel F. Buss Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental IOC/FIOCRUZ Contexto PROBLEMA Má qualidade das águas de rios e riachos principais problemas: perda das características ecológicas básicas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012

RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012 RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

Ar qu it e t u r a a de e Sist e m a s Ope r a cion a is Fa bia n o o Ut iy a m a Ca pít u lo o 9 Ge r ê n cia a de e M e m ór ia

Ar qu it e t u r a a de e Sist e m a s Ope r a cion a is Fa bia n o o Ut iy a m a Ca pít u lo o 9 Ge r ê n cia a de e M e m ór ia Arquitetura de Sistem as Operacionais Fabiano Utiyam a Capítulo 9 Gerência de Mem ória 9/1 I ntrodução Nos sistemas monoprogramáveis a gerência de memória não é muito complexa Nos sistemas multiprogramáveis

Leia mais

Analise Financeira das Demonstrações Contábeis

Analise Financeira das Demonstrações Contábeis Gest ão em Cooper at i vi smo Analise Financeira das Demonstrações Contábeis Dirceu Granado de Souza Dinâmica Patrimonial Consult & Assess Empresarial www.dinamicapatrimonial.com.br 1 Serve para uma avaliação

Leia mais

Podemos representar a relação existente entre as entidades de um relacionamento 1:1 através do conjunto abaixo:

Podemos representar a relação existente entre as entidades de um relacionamento 1:1 através do conjunto abaixo: MÓDULO 10 MODELAGEM DE DADOS II Os relacionamentos devem ser enquadrados em três grandes grupos para que possam cumprir a finalidade de expressar a semântica das associações entre as entidades. As três

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Gestão Ambiental Corporativa

Gestão Ambiental Corporativa Gestão Ambiental Corporativa Gestão Ambiental SGA Sistema de Gestão Ambiental Requisitos gerais Política Ambiental Planejamento Implementação e Operação Monitoramento e Correção Revisão Gerencial Gestão

Leia mais

Nota: Este módulo abordará aspectos relacionados à administração do capital intelectual e a relação entre os gestores de linha e o Recursos Humanos.

Nota: Este módulo abordará aspectos relacionados à administração do capital intelectual e a relação entre os gestores de linha e o Recursos Humanos. MÓDULO V Nota: Este módulo abordará aspectos relacionados à administração do capital intelectual e a relação entre os gestores de linha e o Recursos Humanos. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE TALENTOS

Leia mais

Estatuto da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia

Estatuto da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia Estatuto da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia TÍTULO I Da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia - ENEBio Art. 1 A ENEBio é a entidade representativa, a partir de suas instâncias horizontais

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EAD MÓDULO VI DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EAD MÓDULO VI DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EAD MÓDULO VI DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS Nesse módulo abordaremos as duas demonstrações contábeis Balanço Patrimonial BP e Demonstração do Resultado do Exercício DRE,

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO ENSINO ORIENTAÇÃO Amilton Giácomo Tomasi DECF 2007/2 EFETIVO Mestre 40 Estatutário Contabilidade Gerencial ADM/Empresarial (vespertino) 2º 4 ESTÁGIO 02 ADM/Empresarial 7º e 8º 02 Secretário de Comunicação Portaria Reitoria

Leia mais

ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação. Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE

ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação. Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE ACV como Suporte à P+L na Indústria de Iluminação Oswaldo Sanchez Junior Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP Universidade de São Paulo - PPGE Contexto (1) Iluminação consome cerca de 20% da energia

Leia mais

Resposta da questão. ÐR(s) = -45R/77. Resposta da questão. Resposta da questão. Resposta da questão R = R³ (Ë2) / 2. Resposta da questão.

Resposta da questão. ÐR(s) = -45R/77. Resposta da questão. Resposta da questão. Resposta da questão R = R³ (Ë2) / 2. Resposta da questão. Título: Professor: Turma: Lista de exercícios de geradores José Alex 16,7% 1 2 O voltímetro indica a tensão no gerador e no farol. Dado que as leituras para o farol são 12V e 10A, concluí-se pela 1.a lei

Leia mais

Controle de um sistema de ventilação em um quadro de comando e controle

Controle de um sistema de ventilação em um quadro de comando e controle UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA ELÉTRICA INSTRUMENTAÇÂO ELETRÔNICA Controle de um sistema de ventilação em um quadro de comando e controle

Leia mais

Produção mais limpa em uma indústria siderúrgica

Produção mais limpa em uma indústria siderúrgica Produção mais limpa em uma indústria siderúrgica Yuri R. Fischer, Prof. Ivan Vieira de Melo, Prof. Luiz Carlos S. da Silva, Victor A. Wanderley Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Introdução A sociedade

Leia mais

Organização e coesão textual

Organização e coesão textual Organização e coesão textual Respeite a memória de quem lê! Na leitura, rapidez é essencial... Compreensão rápida Leitura rápida 1 Respeite a memória de quem lê! Frase curta é o primeiro segredo do texto

Leia mais

j = c.i.t M = c + j MATEMÁTICA FINANCEIRA

j = c.i.t M = c + j MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES j = c.i.t j = juros, c = capital, i = taxa, t = tempo 05) João abriu uma caderneta de poupança e, em 1o de janeiro de 2006, depositou R$ 500,00 a uma taxa de juros simples,

Leia mais

Ano / Turma: Data: / / Classificação: Observações: Espaço do aluno

Ano / Turma: Data: / / Classificação: Observações: Espaço do aluno Es c o la Bá s i c a d o s 2 º e 3 º c i c lo s d e S an t o An t ó n i o Ficha de Avaliação Sumativa M a t e m á t i c a Nome: N.º Professor: Ano / Turma: Data: / / Classificação: Observações: A MINHA

Leia mais

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2009

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2009 IX Encontro Nacional de Economia da Saúde Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2009 O Estado da Arte da Avaliação de Tecnologias no Brasil Gabrielle Troncoso Gerência de Avaliação Econômica de Novas Tecnologias

Leia mais

ANALISE DA INFLUÊNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL RESUMO

ANALISE DA INFLUÊNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL RESUMO ANALISE DA INFLUÊNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO EMPRESARIAL RESUMO Este artigo visa demonstrar o quanto os conceitos de margem de contribuição e ponto de equilíbrio são importantes

Leia mais

PHD 2252 Sistemas de Gestão Ambiental

PHD 2252 Sistemas de Gestão Ambiental PHD 2252 Sistemas de Gestão Ambiental Aulas 9: Política Ambiental e Revisão Inicial Professor: Mierzwa Política Ambiental ISO 14.001 Desenvolvimento da Política Ambiental pela Alta Administração, assegurando

Leia mais

MÓDULO 1 A HISTÓRIA DOS DADOS

MÓDULO 1 A HISTÓRIA DOS DADOS MÓDULO 1 A HISTÓRIA DOS DADOS Iremos iniciar a disciplina de tecnologias de banco de dados para sistemas de informação falando sobre a história dos dados. Em disciplinas anteriores do nosso curso, falamos

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE REDUÇÃO DO VOLUME E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS PERIGOSOS GERADOS PROGRAMA Nº 04/2015 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso

Leia mais

Já desembolsamos mais de R$ 2 bilhões e apoiamos mais de 1400 empresas em todo Estado de São Paulo. PRESIDÊNCIA

Já desembolsamos mais de R$ 2 bilhões e apoiamos mais de 1400 empresas em todo Estado de São Paulo. PRESIDÊNCIA Instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de longo prazo para as pequenas e médias empresas e municípios

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas

Leia mais

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente

Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente Caderno Orientativo de Consultorias Tecnológicas em Meio Ambiente SEBRAETec V.01 2015 Sumário Consultoria Tecnológicas em Meio Ambiente...

Leia mais

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa.

Manual de Conduta Ambiental. Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. Manual de Conduta Ambiental Elaborado pelo Comitê Ambiental da Tramontina, para alinhar a conduta da Gestão Ambiental das unidades da empresa. A responsabilidade socioambiental é um dos valores que marcam

Leia mais

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado

CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL. Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512. Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado CADERNO DE PROGRAMA AMBIENTAL EDUCACIONAL Escola SENAI Celso Charuri Unidade Sumaré CFP 512 Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado Programa Nº 01/2017 Sumário 1. Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE PESQUISA

REGIMENTO INTERNO DE PESQUISA Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA REGIMENTO INTERNO DE PESQUISA CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º O objetivo deste Regimento é estabelecer

Leia mais

A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO. 25 anos

A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO. 25 anos A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO 25 anos Cronologia Ambiental 1922 Instalação da primeira indústria em Cubatão (Santista de Papel) 1975 1976 18 Indústrias já estão instaladas em Cubatão Lei de Controle

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E INOVAÇÃO

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E INOVAÇÃO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E INOVAÇÃO QUEM SOMOS? Uma instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente e de longo

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

"Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade"

Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade "Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade" Marcelo Kós Silveira Campos Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim XII Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente - 2010 São

Leia mais

2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES

2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES 2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES PIB Sustentabilidade na Prática Empresarial Jean Rodrigues Benevides GN de Meio Ambiente SN de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável Situação Atual Estratégia

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2013/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG000962/2014 DATA DE REGISTRO NO MTE: 14/03/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR079283/2013 NÚMERO DO PROCESSO: 46246.000399/2014-51 DATA

Leia mais

Projeto Extensão Produtiva e Inovação

Projeto Extensão Produtiva e Inovação Projeto Extensão Produtiva e Inovação Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação - NEPI UNILASALLE Dez/2013 Projeto Extensão Produtiva e Inovação Política Industrial Ações Transversais Programa de Fortalecimentodas

Leia mais

MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ

MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ SISTEMA DE QUALIDADE EAD MÓDULO XVIII PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE PNQ Nesse módulo iremos estudar o Modelo de Excelência Brasileiro, seus fundamentos, características e especificidades, abordando os critérios

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1. Introdução A Iniciação Científica é um instrumento de formação de recursos humanos,

Leia mais

INSTITUTO NATUREZA DO TOCANTINS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COORDENADORIA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

INSTITUTO NATUREZA DO TOCANTINS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COORDENADORIA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO INSTITUTO NATUREZA DO TOCANTINS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COORDENADORIA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Criado at ravés da Lei 1. 203 de 12 de Janeiro de 2001 Município: Mat eiros TO Ext ensão

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Produção mais Limpa (P+L) Prof. Dr. Aldo R. Ometto

Produção mais Limpa (P+L) Prof. Dr. Aldo R. Ometto Produção mais Limpa (P+L) Prof. Dr. Aldo R. Ometto Definição Continua Produção mais Limpa Produtos Processos Aumento da Preventiva ESTRATÉGIA Ecoeficiência Redução Riscos Integrada Serviços Homem Meio

Leia mais

Gestão de Projetos na Construção Civil: Uma visão introdutória. 1 Qualidade do projeto X. Qualidade no processo de projeto. Qualidade do projeto x

Gestão de Projetos na Construção Civil: Uma visão introdutória. 1 Qualidade do projeto X. Qualidade no processo de projeto. Qualidade do projeto x Gestão de Projetos na Construção Civil: Uma visão introdutória Eduardo M. Arantes, M.Sc., Dr. Paulo Andery, M.Sc., Dr. Depto. de Engenharia de Materiais e Construção 1 1 Qualidade do projeto X Qualidade

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report)

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report) Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente Assistência médica e odontológica A empresa oferece um plano de assistência médica e odontológica

Leia mais

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República Secretaria de Racionalização e Simplificação Departamento de Registro Empresarial e Integração Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA C Ó P I A LEI Nº 5.441 De 21 de junho de 2000 Projeto de Lei nº 126/00 Processo nº 180/00 Autor: PREFEITURA MUNICIPAL Dispõe sobre a Estrutura Administrativa do DAAE

Leia mais