O DESENVOLVIMENTO HUMANO E GRUPAL PROMOVE AS TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA ORGANIZACIONAL RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O DESENVOLVIMENTO HUMANO E GRUPAL PROMOVE AS TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA ORGANIZACIONAL RESUMO"

Transcrição

1 O DESENVOLVIMENTO HUMANO E GRUPAL PROMOVE AS TRANSFORMAÇÕES NA CULTURA ORGANIZACIONAL Dulce Moreira Sampaio * RESUMO O trabalho é o caminho para realização humana. Através da ação e do bem estar, o homem busca o desenvolvimento individual e coletivo. A partir de uma abordagem multirreferencial e sistêmica do desenvolvimento humano e organizacional, esta pesquisa tem por objetivo levantar aspectos que sustentam essa contribuição para o fortalecimento das organizações e instituições e apresentar importantes contribuições das teorias e metodologias para as transformações da cultura organizacional contemporânea e sua responsabilidade social: Grupo Multirreferencial, Regis (2006); Grupo Operativo, Rivière (1994); Terapia Organizacional, Chiorlim (1988); Constelação Organizacional, Hellinger (2002), Weber, Gross e Blumenstein; Liderança Sistêmica, Regis e Chiorlin ( 2007); Educação Emocional e Qualidade Humana. Koziner (2001). A cultura e o clima organizacional foram evidenciados nessa pesquisa, com base no entendimento de que essa dimensão determina as possibilidades de desenvolvimento de todos os envolvidos, o modo de ser e fazer da organização, sua filosofia e seus valores. Esse artigo contempla uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo através da análise quantitativa e qualitativa do resultado de um questionário realizado na Instituição X e aplicado a oito funcionários do seu quadro. Dessa forma, o presente artigo emergiu da experiência da autora com essas teorias e metodologias, dos resultados alcançados pela sua aplicação nas instituições, e a sua relevância, nesse momento, para o contexto globalizado. PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento humano e grupal. Desempenho organizacional. Cultura e clima organizacional. * Pedagoga e Supervisora Educacional (UFBA), Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social FVC (Fundação Visconde de Cairu), Especialista do Ensino Superior, Consultora de Desenvolvimento Humano.

2 INTRODUÇÃO A humanidade está dando um salto quântico na compreensão da existência humana e do universo que a rodeia. O planeta esta mudando numa velocidade além da capacidade da maioria de nós. Simplesmente não podemos aplicar muitas das soluções tradicionais para a complexidade dos problemas que surgem com as mudanças. As fórmulas e técnicas para a transformação organizacional aparecem e desaparecem como modismos, buscando produtividade e satisfação que rompem paradigmas considerados inviolados até recentemente. As instituições que atuam dentro de um clima organizacional marcado por uma gestão participativa, são as que se constituem, em uma verdadeira comunidade de aprendizagem e realiza com qualidade suas metas e objetivos. Isto só será possível sensibilizando todos para participação e tomada de consciência da responsabilidade social de cada um para com o indivíduo, para com a sociedade e com o planeta. Esse artigo busca levantar aspectos que sustentam a contribuição do trabalho de desenvolvimento humano, grupal e organizacional para o fortalecimento institucional, a partir de uma abordagem multirreferencial e sistêmica. e apresenta importantes contribuições das teorias e metodologias para as transformações da cultura organizacional contemporânea e sua responsabilidade social. A cultura e o clima organizacional foram evidenciados nessa pesquisa, com base no entendimento de que essa dimensão determina as possibilidades de desenvolvimento de todos os envolvidos, o modo de ser e fazer da organização, sua filosofia e seus valores. A cultura, portanto, faz-se presente em todo e qualquer agrupamento humano e, especialmente, nas organizações, nos dias atuais, que cada vez mais se convive com culturas distintas em um mesmo ambiente de trabalho. LUCK (2001). Outro aspecto a considerar na escolha do tema é a sua relevância pela busca incessante dos ser humano em encontrar meios para satisfazer-se e obter autorrealização no seu ambiente de trabalho. Por isso, para alcançar a qualidade no trabalho, é preciso investir no desenvolvimento humano e grupal, harmonizar antes cada um consigo mesmo, depois com o outro e, a partir daí, conseguir um nível de harmonia e produtividade grupal.

3 Esse artigo contempla uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo através da análise qualitativa do resultado de um questionário realizado na Instituição X e aplicado a oito funcionários do seu quadro. Emergiu da experiência da autora com essas teorias e metodologias, dos resultados alcançados pela sua aplicação nas instituições e a sua relevância, nesse momento, para o contexto globalizado. 1 O DESENVOLVIMENTO HUMANO E GRUPAL PROMOVE O FORTALECIMENTO ORGANIZACIONAL A Revolução Científica destacando a razão como valor fundamental e desvinculando a ciência da religião, da tradição, da filosofia, da ética, da arte, trouxenos imensos benefícios através da conquista da terra e dos seus recursos, do progresso científico e tecnológico segundo WEIL (1993). Mas só agora, quando iniciamos um novo milênio é que pudemos ver o que aconteceu. Ao nos voltarmos apenas para a racionalidade e objetividade, perdemos a visão global da vida e das relações. Desenvolvemos uma unilateralidade de visão, a especialização, que gerou a alienação e a fragmentação do conhecimento, conduzindo à perda da dimensão valorativa do sentimento, da emoção, da espiritualidade e da qualidade de vida. Essa forma ilusória de ver o mundo em partes isoladas e fragmentadas tem separado os homens uns dos outros e levado a uma visão desconexa para um cruel sistema competitivo. Todos os fragmentos estão hoje em oposição. O ser humano luta contra outro ser humano, contra a natureza; uma empresa luta contra outra empresa; um partido político contra outro partido político; uma nação luta contra outra nação. Tem levado também a teorias fechadas, em que cada visão diferente se sente ameaçada pela outra, impedindo a expansividade do pensamento, dos sentimentos e das relações, apesar do fenômeno da globalização, da ampliação e da universalização dos meios de comunicação humana. DULCE (2010). As ideologias que dominam o planeta estão voltadas para as questões econômicas, de domínio e competição sem levar em consideração o respeito pela vida, pela dignidade do ser humano, à sua autorrealização. Com isso, não se privilegia o bem estar humano, o que pode possibilitar o desenvolvimento

4 harmonioso da sociedade, mas apenas os interesses do capital e de uma minoria que detém o poder. De acordo com Koziner (2001) as empresas ou instituições que trabalham de forma dissociada e desintegrada, onde as lideranças são autoritárias; as metas e as ações podem até ser cumpridas, porém as queixas não aparecem, as insatisfações ficam abafadas ou proliferam as fofocas. Não há espaço para a espontaneidade e crescimento. O clima é de desconfiança. Ninguém relaxa, indicando a presença da competição, inveja, medo, raiva e vingança. O mundo das organizações caminha rapidamente, para o reconhecimento dessas questões e está investindo no trabalho de desenvolvimento humano. Cito alguns princípios básicos que regem o novo Modelo Organizacional: A empresa é um ser vivo dotado de funções vitais onde cada um, dentro da importância de suas funções, se conecta com o todo organizacional e a representa. A empresa são pessoas e, por isso, ela precisa ser humanizada no nível dos valores, dos sentimentos, das expectativas, da segurança e do pertencimento. As dificuldades fazem parte do crescimento. Precisamos ter prazer em superar as dificuldades na medida em que elas aparecem. Todos devem estar atentos aos problemas e soluções. É importante criar parcerias e espírito de equipe. As pessoas precisam ser valorizadas e sentirem-se importantes. As organizações precisam transformar as suas relações hierárquicas verticais em horizontais, para que os chefes se tornem líderes e possam promover a sinergia grupal. Os princípios e fundamentos que norteiam o trabalho de desenvolvimento humano e grupal disparam um processo dinâmico e efetivo das relações de todos os envolvidos na organização. Um processo que rompe barreiras dissolve resistências, através da liberação e aproveitamento mais adequado do potencial adormecido existente em cada um. O próprio grupo vai descobrindo o seu modelo, assumindo o seu papel de responsabilidade social. CHIORLIN (1988).

5 O trabalho profissional, aquele que escolhemos por inclinação, interesse ou por qualquer circunstância, representa uma escolha nossa e faz parte integrante da nossa vida. Representa ainda os mecanismos, sem que tenhamos consciência, de desenvolvimento de atividades, comportamentos e responsabilidades sociais e afetivas que exercem influência sobre nós mesmos e sobre todas as pessoas que nos cercam. É nessa interação que se processa a própria evolução do ser humano e da sociedade. A física quântica nos ensina que tudo que está a nossa volta é constituído de energia. Somos todos, partes de um grande campo energético. A energia vibra com frequências diferentes, apresenta-se em diversas formas, desde as mais rarefeitas até as mais densas. O pensamento é uma forma de energia relativamente leve e delicada e pode mover-se com rapidez e facilidade, e gera ondas vibracionais que influenciam pessoas e situações. Por isso, nós somos construtores da nossa realidade. Somos o que pensamos. E para que as mudanças ocorram faz-se necessário serem descobertas as crenças que nos limitam, as atitudes básicas diante da vida e o que tem impedido o nosso próprio potencial de se realizar plenamente. Assim que as atitudes tiverem sido detectadas, as crenças fortalecedoras surgem, outro caminho se descortina, nos autorizando a explorar um mundo de possibilidades que humaniza o ser humano e transforma as organizações. 2 CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE SUSTENTAM AS TRANSFORMAÇÕES INDIVIDUAIS, GRUPAIS E ORGANIZACIONAIS As abordagens multirreferenciais e sistêmicas sistematizam em suas bases epistemológicas, filosóficas e metodológicas as questões fundamentais do contexto atual, indicando caminhos que promovam o desenvolvimento humano, grupal e organizacional e, consequentemente, a sociedade. São as seguintes as abordagens pesquisadas: 2.1 O Grupo Multirreferencial Criado por Leda Regis é uma abordagem que potencializa as transformações pessoais, grupais e consequentemente o sistema organizacional,

6 ajuda as pessoas nos grupos a tomarem consciência de sua força e sabedoria, a se expressarem e transformarem crenças, sentimentos e comportamentos. Regis (2006, p.19): [...] pois no grupo cada integrante é um espelho para os demais e, assim, as pessoas já são estimuladas a olharem para muitas questões e de diversas formas. Essa diversidade viabiliza a formação de um campo de transformação. Nele as soluções surgem sabiamente e, solidariamente, vão se concretizando. quatro abordagens: O Grupo Multirreferencial se fundamenta e, ao mesmo tempo, integra O grupo operativo Criado por Pichon Riviére contribui para compreender como um grupo se organiza, vincula, operacionaliza suas tarefas e se desenvolve. Nessa perspectiva o grupo operativo aborda o sujeito das múltiplas formas e circunstâncias de sua vida cotidiana e dos vínculos que estabelece; sua vida psíquica, as relações, as instituições e a estrutura familiar. Para Pichon uma das leis básicas de um grupo operativo é a seguinte: Quanto mais heterogeneidade dos membros, mais homogeneidade na tarefa, maior produtividade. No grupo podem expressar quem são como interagem no tempo e no espaço, articulados com a sua representação interna, que se propõe de forma explícita ou implícita realizar uma tarefa. Os instrumentos usados pelo grupo operativo são chamados de E.C.R.O (Esquema Conceitual, Referencial Operativo). É um modelo ou instrumento que nos permite a compreensão e aprendizagem de um setor da realidade. Os instrumentos usados pelo grupo operativo são chamados de E.C.R.O (Esquema Conceitual, Referencial Operativo). É um modelo ou instrumento que nos permite a compreensão e aprendizagem de um setor da realidade. São sete referências para compreendermos a dinâmica grupal, segundo Regis (2000): 1. Atitude frente à mudança 2. Processo de aprendizagem 3. Indicadores da interação grupal 4. O encontro da verticalidade da pessoa coma horizontalidade do grupo

7 5. Movimentos do grupo 6. Fenômenos universais 7. Processos de desenvolvimento Um grupo para se constituir é necessário que os integrantes possam interagir entre si, criando vínculos para realização da sua tarefa Terapia organizacional (TO) Criada por Vilma Chiorlin possui um caráter holístico, integrador, destinando-se a todos os tipos de organizações. É um método processual, que trabalha com os temas de cada organização, e se vale de abordagens que complementam a ajuda à organização e aos seus integrantes. Propicia o alcance dos objetivos da organização e facilita a resolução de inúmeros tipos de temas ou problemas. Atua sobre os componentes atitudinais, a dinâmica dos papéis sociais e as relações interpessoais para possibilitar o fortalecimento do sentimento de equipe. É um método flexível, dinâmico, situacional de coordenação de processos grupais, que articula abordagens específicas para remover obstáculos relacionais existentes entre os participantes, visando ajudá-los a enfrentar e resolver problemas e desafios organizacionais. Objetiva lidar com as atitudes reproduzidas nas organizações que, dentre outros, normalmente são traduzidos por conflitos relacionais, angústias diante de indecisões, expectativas discrepantes, antagonismo destrutivos, divergências interfaciais, autoritarismo inconsequente, desgastes energéticos e feudos defensivos. Visa ajudar o participante de diversas formas e utiliza uma atuação metodológica específica para alcançar esse objetivo. A Terapia organizacional não só facilita o processo de aprendizagem, mas também promove a liderança participativa e cooperativa. Busca resgatar o que existe de saudável no participante sem enfatizar o patológico, embora nunca fique desatento a possíveis comportamentos inadequados que devam ser trabalhados e elaborados. Os principais temas trabalhados pelo TO: Expectativas pessoais e profissionais; o processo de aprendizagem e crescimento; Integração e desenvolvimento de equipes;

8 Níveis de percepção; Relações interpessoais; Harmonia no trabalho; Componentes da atitude; Papéis sociais. É um método que visa ajudar os integrantes de uma organização a perceberem que a solução definitiva está na ajuda mútua, na participação e na corresponsabilidade, ajudando na busca de uma efetiva integração. É fundamentada na Bionergética, Psicodrama, Biossíntese e a Biodança. Ela traz o olhar terapêutico para as organizações A constelação organizacional Foi inspirada nas experiências de Bert Hellinger criador do método de Constelações Familiares. É baseado na teoria sistêmica e fenomenológica. Referese ao recurso de se utilizar pessoas do grupo e objetos para representar a imagem interna do tema que se quer trabalhar na organização. Eles atuam como representantes simbólicos das pessoas ou das questões a serem pesquisadas, tornando visíveis as dinâmicas inconscientes que podem estar afetando a situação trabalhada. Esses recursos funcionam com um mapa orientado para encontrar e testar hipóteses e caminhos de solução. Essas informações também são adquiridas acessando o campo mórfico do sistema, no qual a questão está inserida. São os seguintes princípios fundamentais da Constelação Organizacional: 1. Direito de pertencer 2. Equilíbrio entre dar e receber 3. Direito de antiguidade 4. A diretoria tem prioridade 5. O desempenho precisa ser reconhecido 6. Sai ou fica na empresa 7. Organizações são sistemas voltados para tarefa 8. Fortalecimento ou enfraquecimento 9. O novo e o velho

9 De acordo com Hellinger (2002) em todo sistema existem regras e ordem naturais que precisam ser encontradas, aceitas e reconhecidas. Esse é o caminho, que nos ajudará na compreensão dos desequilíbrios e dificuldades organizacionais e na busca de soluções. 2.2 Liderança Sistêmica Regis e Chiorlin. Um caminho para a transliderança é uma abordagem construída por [...] como conhecemos um líder? Quando estamos diante de uma pessoa que assume a sua própria vida, tem coragem e a força para vivê-la em si e nas pessoas. Esta confiança lhe dá força para viver e aceitar a vida como ela é, os problemas como desafios, e as frustrações como oportunidades de aprendizado e crescimento (REGIS e CHIORLIN, 2007, p.18). Na liderança sistêmica, segundo Regis e Chiorlin (2007) a simbologia do gestor representa o arquétipo feminino de gestar, acolher, cuidar e acompanhar as transições, como também, estabelece limite, regras e condições que vem do arquétipo masculino. Como só podemos dar o que possuímos, para gerir pessoas é preciso gerir a própria vida. Assim, se pode olhar para a equipe e ser estímulos e exemplos a serem seguidos. Já trazemos nas nossas células as nossas matrizes de liderança que precisam ser reconhecidas, ressignificadas e, muitas vezes, transformadas. As teorias que embasam a transliderança convidam a olhar o mundo e os fenômenos biopsicossociais de forma holística, holográfica e sistêmica: são as seguintes ferramentas utilizadas: 1. Multidimensionalidade e a integralidade da organização - O ser humano abriga as quatro dimensões: corpo, emoção, mente e espírito que atuam conjuntamente expressando-se dentro do nosso corpo. 2. Multidimensionalidade e a integralidade da organização - As organizações possuem as mesmas dimensões que os indivíduos e necessita alinhálas para que a organização se desenvolva e cumpra a sua finalidade. 3. Os nossos EUS (Eu superior, inferior e máscara) precisam ser trabalhados para a autenticidade e integridade humana.

10 4. Nossas estruturas de personalidade - São expressões da nossa humanidade que se constituem em estratégias de defesa: o comunicador, o inspirador, o organizador, o realizador. Cada uma delas tem as suas competências e desafios. 2.3 Educação Emocional e Qualidade Humana Programa desenvolvido por Mario Koziner que tem como objetivo desenvolver competências emocionais e valores humanos nos indivíduos e nas organizações. Evidencia um amplo desenvolvimento pessoal, alinhamento de equipe, condução de emoções produtivas, clima organizacional favorável às relações humanas e atitudes inovadoras nas lideranças. Integra as abordagens da Psicologia Humanista e Transpessoal, da Psicologia Social e Grupos Operativos e da Programação Neurolinguística. A Educação Emocional expande a consciência quando desbloqueia e integra os níveis do ser (o pensar, sentir e agir), através dos exercícios de autopercepção, do contato com os valores, qualidades e potencialidades existentes em si mesmas, dos exercícios de relaxamento, meditação que acessam a conexão com a luz e sabedoria interior. Ao elevarmos o nível de consciência e aplicarmos de modo intuitivo a inteligência emocional, tornarmos, com efeito, alquimistas. Descobrimos maneiras de sentir, ajustar e alinhar as frequências emocionais que sentimos em nós mesmos e nos outros, em vez de repelirmos ou resistirmos a elas automaticamente. (KOZINER, 2001). Lidar com as emoções, as próprias e as dos outros, é uma arte. Precisa ser cultivada e desenvolvida. É fundamental que haja discernimento nas dinâmicas reais de conflitos, o que implica o cultivo das relações interpessoais, educação da afetividade e o aprender a conviver. O otimismo, a esperança, os sonhos, os ideais são o combustível do mundo. Quanto mais desenvolvida a autoestima, mais preparados estaremos para vencer os desafios, administrar conflitos, mantermos relações equilibradas e saudáveis, sermos criativos e obtermos êxito no que realizamos. Quanto menos a tenhamos desenvolvido mais a insegurança, o medo e a falta de confiança em si impedem a nossa capacidade de se expressar.

11 Administrar as emoções e os impulsos é dar poder a si próprio para dirigir a sua vida na busca do equilíbrio, da satisfação pessoal e das boas relações humanas no trabalho que promovem a transformação na cultura organizacional. 3 O CAMINHO METODOLÓGICO 3.1 Objeto de Estudo e Instrumento Adotado A revisão de literatura, primeiro instrumento de coleta de dados utilizados nesta pesquisa, tornou possível configurar informações relevantes dos referencias epistemológicos e metodológicos voltados para uma visão mais humanista e sistêmica das organizações, conforme foi registrado nos capítulos teóricos. Para detectar a cultura e o clima organizacional das instituições que se utilizam dessas ferramentas, a pesquisa foi realizada numa Instituição X de grande porte com várias unidades na Bahia e no Brasil. Foi desenvolvida em duas unidades de trabalho, através de uma amostra de oito participantes. A fim de captar depoimentos e impressões sobre o modo de ser e fazer da instituição foi realizado um questionário aberto contendo quinze perguntas, envolvendo sete categorias de avaliação: Desenvolvimento humano, relacionamento interpessoal, motivação, comunicação, estilo de gestão, desenvolvimento organizacional e feedback. Os envolvidos na pesquisa vivenciam e influenciam a cultura organizacional por ocuparem cargos de liderança (coordenação e gerência) dos seus departamentos. Os depoimentos serviram de base para analisar os resultados obtidos pelas instituições que investem nos referenciais apresentados. É importante considerar que o objeto da pesquisa é eminentemente subjetivo. 3.2 Análise e Apresentação dos Dados Coletados A pesquisa foi realizada considerando os resultados qualitativos na verificação das respostas do questionário abrangendo as sete categorias de análise; Descreveu-se a natureza de uma tendência organizacional tal como ocorre e não a representação de uma empresa idealizada ou desejada.

12 O processo de análise dos dados envolve os seguintes procedimentos: organização dos dados devidamente coletados e analisados; Apresentação dos dados mediante o registro dos depoimentos das categorias. Ao final foi feita uma análise interpretativa da convergência entre os depoimentos obtidos no questionário e as propostas apresentadas na revisão de literatura. 3.3 Os Resultados da Pesquisa Inicialmente são apresentados os resultados da pesquisa qualitativa, através da apuração dos oito questionários que tem como principal finalidade demonstrar os resultados do investimento no desenvolvimento humano e organizacional da Instituição trabalhada nas sete categorias: Desenvolvimento humano Foi a alternativa em que todos afirmaram necessária ao desenvolvimento do trabalho institucional e melhoria dos indicadores de desempenho, conforme depoimentos: - Pois cada dia é necessário nos permitir descobrir nossos limites, possibilidades e potencialidades que são inerentes à natureza humana. - Ao longo dos anos tenho buscado este aprimoramento, pois hoje considero o autoconhecimento essencial para o desenvolvimento humano e profissional. - No início ele tinha sido o ponto de partida para que eu percebesse a necessidade de sair do casulo para alçar voo. Hoje o trabalho de desenvolvimento humano amplia a minha visão de mundo e da minha responsabilidade como ser no mundo. - O trabalho de desenvolvimento humano tem me propiciado uma reflexão constante que impacta em minha vida pessoal e profissional Relacionamento Interpessoal Essa categoria é bem trabalhada pelo o investimento que a Instituição faz no desenvolvimento da sua equipe, que tem permitido um relacionamento interpessoal mais efetivo.

13 - Fortalecimento do trabalho de equipe, apoio pessoal para avançar em questões que precisam ser superadas. - O respeito e aceitação pelo outro, o tratamento entre os colegas, a existência da tolerância e do cuidado uns com os outros. - A integração da equipe, consciência e definição de seus propósitos Motivação Houve uma concordância nessa categoria de que os funcionários se sentem confortados com os critérios motivacionais da Instituição. - A organização é movida a resultados e a cumprimento de metas. - aperfeiçoamento dos profissionais de forma contínua, avaliação por bimestre para avaliação de desempenho, trabalho de integração. - Considero a valorização profissional através dos processos de seleção interna Comunicação Foram unânimes em afirmar que a comunicação tem melhorado na Instituição, porém pelas demandas de trabalho o grupo ainda tem dificuldade de relacionamento entre os setores. - Os setores se reconhecem como núcleos de apoio e entendem que é preciso contribuir sempre para o melhor desempenho do outro na busca do melhor resultado na entrega final - Cada Setor tem compreendido que as pessoas que o compõem formam um todo que precisa interagir sempre para o sucesso do trabalho da empresa. - Há os que afirmaram que ainda não existe a integração entro os setores pelas inúmeras demandas da Instituição: - Existe integração, porém poderia ser melhor. Destaco que as demandas do dia a dia contribuem para diminuir a integração. - Ainda não. A organização, pela sua característica de grande diversidade de negócios, ainda não está integrada. Entretanto, no meu setor, tem havido um grande esforço, a partir dos trabalhos realizados, na busca da integração com os demais setores.

14 3.3.4 Estilo de Gestão O estilo de gestão foi o grande diferencial, conforme os depoimentos. A gestão participativa tem sido cada vez mais desenvolvida, promovendo um maior desempenho e motivação de todos os envolvidos. Revelaram um elevado comprometimento dos dirigentes com os resultados do desempenho da empresa. - Um gestor possuidor de uma capacidade de liderança permite o desenvolvimento de sua equipe é um fomentador do crescimento do grupo e de suas competências consequentemente, as pessoas da equipe se fortalecem e o setor também. - O gestor funciona como o grande motivador da equipe. O desempenho do grupo pode ser medido pelo nível de integração entre ele e o grupo. - Líderes que se movem em busca da mudança são exemplos que estimulam o crescimento da sua equipe. O estilo de liderança, os valores e as crenças do líder constroem o pano de fundo no qual a equipe vai se formar Desenvolvimento Organizacional Outra marca bastante forte que emerge dos depoimentos é a percepção de que empresa tem se transformado com o investimento no desenvolvimento humano: - Os gestores estimulam e permitem que os profissionais se desenvolvam e participem dos cursos internos e externos. - Embora o processo de transformação seja gradual, é possível identificar modificações para melhor na gestão da equipe. O líder imediato passou a assumir posturas mais assertivas na sua relação coma equipe, seus pares (outros líderes) e com o seu líder (seu superior hierárquico). - Claro que sim, é visível a mudança, nas relações interpessoais e consequentemente nas atividades profissionais. - Desenvolvimento de equipe de Apoio com Facilitador Interno. Sala de atendimento para coaching. Núcleo de Gestão de Pessoas com trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de pessoas.

15 3.3.7 Feedback Prática sistemática na Instituição em que todos participam, muito embora, cada área e setor possuam a sua forma de avaliar o desempenho. Ficou evidente que o feedback e a comunicação ainda poderiam ser mais trabalhados. - É diferenciada, depende da área e setor. - Retorno diário para os profissionais, seguidas de momentos de dar e receber feedback. A avaliação pode também ocorrer no grupo ou por grupo. Os valores mais evidenciados observados que a Instituição carrega na sua cultura: - Necessidade de controle, de competição. - Respeito, ética e tolerância e valorização do homem. Reforça o entendimento de que a cultura praticada na empresa é por si só, uma escola, em vista de ser permanentemente monitorada e avaliada. Os aspectos ainda não internalizados expressos pelos participantes da pesquisa é a falta de visão ainda integrada da instituição como um todo, necessitando trabalhar a confiança e a transparência. É a importante ressaltar que não houve discordância nas respostas das categorias de análise, apenas a que se referiu à comunicação. O resultado sugere um clima organizacional positivo, dando prioridade no investimento da sua equipe de trabalho e a existência do respeito, da ética e do cuidado uns com os outros. Os envolvidos na pesquisa acharam de extrema relevância o tema da pesquisa, pois consideram que a sustentação das grandes empresas está pautada na política de desenvolvimento da sua força de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este artigo procurou analisar os referenciais teóricos que sustentam uma empresa que pratica a responsabilidade social com o seu público interno e externo. Ao mesmo tempo, apresentou a análise dos depoimentos da pesquisa de campo que mostra a importância do desenvolvimento humano e grupal para a instituição. Esse é o diferencial que determina o modelo de uma cultura organizacional.

16 Viver é um movimento de relação interior e exterior. É relacionar-se com aquilo que está ao nosso redor e dentro de nós. A vida está contida no movimento de relação e nós precisamos aprender como nos mover através dela, mantendo nossa própria liberdade, iniciativa e equilíbrio. O mundo mudou e continua mudando todos os dias, exigindo uma nova mentalidade na qual o crescimento de um esteja combinado com o crescimento do outro. As atitudes que foram soluções no passado hoje não têm razão de ser. Os paradigmas do salve-se quem puder, do levar vantagem em tudo, do manda quem pode e obedece quem tem juízo não podem mais funcionar.. Na consciência das relações a mentalidade é de que é possível criar mais, dar mais, onde todos possam vencer, criando uma relação de parceria na qual se pode aproveitar o melhor de todos, oferecendo oportunidades e motivação para o desenvolvimento de potencialidades. Estamos hoje nos dando conta de que, para alcançarmos nossos propósitos, não precisamos perder nossos valores morais e éticos. Ao contrário, para sermos vitoriosos, devemos cultivar relações profundas de cooperação e solidariedade. Aprender a fazer empatia, se colocar no lugar do outro, desenvolver a compaixão e os vínculos afetivos são os desafios do novo tempo, rumo à transformação dos padrões do individualismo e competição. Concluímos que toda organização deve praticar a cidadania através do exercício pleno da responsabilidade social. Deve buscar a integração entre todos e que somando qualificações, possam se juntar para realizar uma ação que contribua para a humanidade e o planeta. REFERÊNCIAS GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva: HELLINGER, Bert. A fonte não precisa perguntar pelo caminho. São Paulo: Atman, LUCK, Heloisa. A melhoria do desempenho da empresa pela mudança de sua cultura. Ver. FAE, Curitiba, v.4,n.1,p.1-16,jan./abr-2001

17 KOZINER, Mario. Educação emocional e qualidade humana. Módulos do curso de formação. Salvador, PICHON-RIVIÉRE. Henrique. O Processo Grupal. São Paulo: Martins fontes, REGIS, Leda. Grupo Multireferencial: Teoria e prática de facilitação de grupos. Salvador: Elvécia, REGIS, Leda; CHIORLIN, Maria Vilma. Liderança sistêmica. Um caminho para a transliderança. Salvador: Helvécia, SAMPAIO, Dulce. Educação e reconexão do ser: um caminho para transformação humana e planetária. Rio de Janeiro: Vozes, VELLOSO, G. e VELLOSO, M. V. A Terapia organizacional. São Paulo: T&D, WEIL, Pierre. Organizações e Tecnologias para o Terceiro Milênio. Rio de Janeiro: rosados Tempo, 1993.

7ª Turma em Salvador 6 a Turma em São Paulo. Objetivo

7ª Turma em Salvador 6 a Turma em São Paulo. Objetivo 7ª Turma em Salvador 6 a Turma em São Paulo Este curso proporciona informações e vivências sobre o papel do Líder, visando ampliar a consciência para a Liderança Sistêmica. São utilizadas a abordagem do

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Aula 9. Liderança e Gestão de Equipes

Aula 9. Liderança e Gestão de Equipes Aula 9 Liderança e Gestão de Equipes Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br Trabalho em Equipe Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; Cada homem é parte do continente, parte do

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Entrevista com Heloísa Lück

Entrevista com Heloísa Lück Entrevista com Heloísa Lück Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University em Nova York e tem pós-doutorado em Pesquisa e Ensino Superior pela George Washington D.C. É diretora educacional

Leia mais

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES

NOSSA MISSÃO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES Desde 1999 NOSSA MISSÃO AÇÕES DE TREINAMENTO OS PROGRAMAS METODOLOGIAS AVALIAÇÕES MISSÃO Inspirar nossos clientes para a expansão de ideias e formação de relacionamentos saudáveis e duradouros no ambiente

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Como m a n a d n am a m a s a m i m n i h n a h s a Competências?

Como m a n a d n am a m a s a m i m n i h n a h s a Competências? Como andam as minhas Competências? R&S Por que? O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado à inteligência que elas detêm TALENTOS Detectar, atrair, reter e desenvolver talentos são funções

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? 1 Sandra Gaspar de Sousa Moura RESUMO Este artigo tem a finalidade de mostrar a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar e como os sujeitos

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas

A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas A Dimensão RH e sua Otimização no Relacionamento das Condições de Trabalho na Câmara Municipal de Cascais Ana Maria Canas 20 de Março de 2015 Auditório da Casa das Histórias da Paula Rego GESTÃO DE RECURSOS

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.

PNL? o que é. Dossie. Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com. 1 Dossie Veronica Ahrens Diretora de T&D, Trainer e Coach da SBPNL Inspirar pessoas a criarem um mundo melhor. veronica@pnl.com.br o que é PNL? Nos últimos anos, a PNL (Programação Neurolinguística) vem

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS

NOSSO OLHAR QUEM SOMOS NOSSA ATUAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NOSSA ABORDAGEM APRESENTAÇÃO CLIENTES E PARCEIROS QUEM SOMOS NOSSO OLHAR NOSSA ATUAÇÃO NOSSA ABORDAGEM RESULTADOS OBTIDOS CLIENTES E PARCEIROS APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS O trabalho daassssssso consiste em atuar no desenvolvimento de grupos e indivíduos,

Leia mais

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o

O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o O que é Coaching? É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, possibilitando o alcance de resultados planejados, através de metodologias, ferramentas e técnicas, conduzidas

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Belo Horizonte, 28 de março de 2013. Cara Grayce, Como combinado segue proposta para o coaching executivo com foco na preparação e caminhos para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Estamos

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos

h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos h u m a n i t y. c o m. b r A vida acontece quando você realiza os seus sonhos Desenvolva sua capacidade de Liderança. Seja um LÍDER DE ELITE! A vida é feita de momentos e são esses momentos que fazem

Leia mais

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS

FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS 1 FATORES PARA A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS MAURICIO SEBASTIÃO DE BARROS 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar as atuais

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas DUO A DUO nasce com mais de 17 anos de experiência de seus fundadores nos segmentos de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento de Processos, Esportes e Qualidade de Vida. Com um vasto conhecimento

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Considerando-se que nosso trabalho se desenvolve em uma dança que entrelaça atividades em grupo e individuais, é importante analisarmos o

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem. Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas

1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem. Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas 1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas Maria Lúcia Alves Pereira Cardoso GEPAG UNIFESP abril / 2009 CONTEXTO Características do Trabalho no

Leia mais

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin

CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL. Bomfin & Hastenreiter. David Bomfin CLÍNICA DE COACHING EMPRESARIAL Bomfin & Hastenreiter A Clínica de Coaching Empresarial é conduzida por: David Bomfin e Flávio Hastenreiter Rua dos Goitacazes, 375, sala 1004, Belo Horizonte, MG, Centro.

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal

COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal COACHING CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL Capacitação Profissional e Desenvolvimento Pessoal Curso de Certificação Internacional reconhecido pela ICF* Programa completo de formação teórica e prática de desenvolvimento

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL ÁREA COMPORTAMENTAL E DESENVOLVIMENTO PESSOAL COMUNICAÇÃO E IMAGEM COMO FACTORES COMPETITIVOS A sua empresa tem problemas ao nível da comunicação interna? Promover a Comunicação assertiva no relacionamento

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. drivanmelo@yahoo.com.br

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. drivanmelo@yahoo.com.br FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA drivanmelo@yahoo.com.br ADMINISTRAÇÃO AD Prefixo latino = Junto de AD MINISTRAÇÃO MINISTER Radical = Obediência, Subordinação Significa aquele que realiza uma função

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Seminário Telecentros Brasil

Seminário Telecentros Brasil Seminário Telecentros Brasil Inclusão Digital e Sustentabilidade A Capacitação dos Operadores de Telecentros Brasília, 14 de maio de 2009 TELECENTROS DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching

Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counseling: Desmistificando o Coaching Diferenças entre Coaching, Mentoring e Counsuling: Desmistificando o Coaching Inquietações... O que é? Para que serve? Quem

Leia mais

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico

AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico AÇÕES EFETIVAS DE GERENCIAMENTO DO STRESS OCUPACIONAL: Desafio de Conciliar Embasamento Científico e Planejamento Estratégico Sâmia Simurro Novembro/2011 FATOS SOBRE O STRESS Inevitável Nível positivo?

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR

COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR DANIELA BERTOLDO Formada em Administração de Empresas com especialização em Instituições financeiras MBA em Gestão

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores NÚCLEO AVANÇADO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores De acordo com a Resolução n o 1 de 08/06/2007 da CES do CNE do MEC Coordenação

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais