Apocalipse, capítulo 5 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apocalipse, capítulo 5 1"

Transcrição

1 Apocalipse, capítulo 5 1 A adoração a Deus, no capítulo 4, leva à adoração a Cristo no capítulo 5. A unidade entre Deus e Jesus é novamente evidenciada, e o ensinamento de que somente eles são dignos de adoração é reforçado. Os anjos recusam a adoração dos homens, cientes de que ela deve se direcionar apenas a Deus. Logo no início do capítulo 5, o leitor toma conhecimento de fatos iminentes e decisivos para a realização do plano de Deus. O clima de expectativa, no entanto, desmorona quando não se encontra quem possa romper os selos do livro que está nas mãos de Deus. O apóstolo João chora copiosamente, mas um dos anciãos o acalma ao dizer que Cristo se desincumbirá dessa tarefa. Jesus comprou o povo de Deus por meio de seu sacrifício na cruz, que é a base tanto do amor quanto da justiça divina, por isso é digno de desatar os selos e de abrir o livro. O capítulo 5 é, portanto, o capítulo da exaltação do messias e sua obra. 1 Este estudo não é autoral. Consiste, em sua quase totalidade, na compilação de ideias dos autores citados nas referências, ao final do capítulo.

2 Verso 1: No lado direito de quem estava assentado no trono, vi um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. O rolo encontra-se selado, sinal da intenção, até então, de manter seu conteúdo em segredo. Há larga discussão sobre o que há escrito neste livro que aparece aqui e no capítulo 10. A opinião que predomina é a de que contenha o propósito e o final da história da redenção. O livro está selado com sete selos (novamente a presença do número 7, indicativo de completude) e seu conteúdo toma-o de um e outro lado, provavelmente indicando a abundância da revelação. Ao que parece, os fatos que se seguem à abertura dos selos não são o conteúdo do rolo, mas acontecimentos preliminares, que resultarão na vinda de Jesus e na consequente concretização do plano divino de redenção. O conteúdo do livro, portanto, está por trás desses acontecimentos, não se confundindo com eles. Verso 2: Vi também um anjo forte, clamando em alta voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper seus selos? Como a voz de Deus em Apocalipse é ouvida apenas no início (1.8) e no final (21.5-8), um anjo é o instrumento divino para perguntar quem é digno de abrir o livro e de romper seus selos. O rolo deve ser aberto, mas apenas alguém com autoridade poderá fazê-lo, alguém apto, capaz, que tenha condições para tanto. Verso 3: Mas no céu não havia ninguém, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou olhar para ele. Ninguém, em toda a criação, foi encontrado em condições de abrir o livro e de romper seus selos. A referência a céu, terra e debaixo da terra serve para indicar a totalidade da criação, conforme a crença judaica, que dividia o universo em três partes. O texto não sugere uma busca demorada, pois todos sabiam que somente Cristo estaria pronto para realizar a tarefa, resultado de sua obra na cruz, lugar onde venceu o mal.

3 Verso 4: Eu chorava muito, pois ninguém fora achado digno de abrir o livro nem de olhar para ele. João se entristece porque ninguém foi considerado digno de abrir o livro nem de contemplar seu conteúdo, e sua abertura é necessária para que se revelem os acontecimentos futuros. Verso 5: Então um dos anciãos me disse: Não chores, pois o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. A tristeza de João é aplacada pela fala de um dos anciãos, que lhe revela que há, sim, quem possa abrir o livro e romper seus selos: o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi Jesus, que venceu e, por isso, pode abrir o livro. Dois títulos messiânicos são usados neste versículo. O primeiro, Leão da tribo de Judá, tem origem em Gn 49.9,10: Judá é um leãozinho. Subsiste vindo da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão e como uma leoa. Quem o despedaçará? O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de autoridade, de entre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e os povos obedecerão a ele. O segundo, em Is 11.1 e 10: Um ramo brotará do tronco de Jessé, e um renovo frutificará das suas raízes ; Naquele dia, a raiz de Jessé será como uma bandeira aos povos. Ambos ressaltam o papel do Messias de conquistador, o qual destruirá os inimigos de Israel. A figura do Cordeiro que foi morto comunica-se perfeitamente com a do leão, pois sua vitória na cruz destruiu todos os inimigos de Deus, e é essa vitória que permite a realização de todos os acontecimentos anunciados em Apocalipse. Jesus é também a raiz de Davi, pois compõe sua cadeia, de cuja descendência Deus prometeu que não se afastaria o cetro. Nisso está a marca do reinado de Jesus, que o coloca acima de todos os poderes temporais e espirituais.

4 Verso 6: Nisso, vi em pé, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro que parecia estar morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. Cristo é vencedor, mas sua vitória foi alcançada não com armas ou pela força, mas por meio da entrega de sua vida na cruz para pagar pecados que não eram seus. Ele parecia estar morto, mas os sete chifres sinal de poder e autoridade na Bíblia mostram que vive. É em sua morte em paradoxo que Cristo vence o jugo da morte, que paira sobre toda a humanidade. Esse é um dos muitos paradoxos da vida cristã, em que fraqueza é força, submissão é autoridade e morte é vida. À ideia de submissão do Cordeiro acrescenta-se a de autoridade e triunfo na imagem do Leão da tribo de Judá. Cristo é a combinação de muitos paradoxos, o que nos ensina que os valores do reino são bem diferentes daqueles que imperam no mundo. Onipotência (sete chifres) e onisciência (sete olhos) são qualidades do Cordeiro ressaltadas nessa visão. Nela o Cordeiro tem os sete olhos, o que

5 enfatiza a unidade de Jesus com a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo, a quem é dado esse título no livro de Apocalipse. Os sete espíritos foram enviados à terra para cumprir a obra de Deus nos últimos dias. Versículo 7: E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. Como já vimos, João não fala claramente que é Deus que está assentado no trono, mas a glória que lhe é dada e o cenário de adoração apontam indiscutivelmente para ele. Da mão direita de Deus, símbolo de autoridade e controle, é que Jesus toma o livro. Ao receber de Deus o livro, a visão repisa o ensino bíblico de que a autoridade de Deus é também do Cordeiro, a quem é dado o controle de todos os acontecimentos anunciados. Cristo é colocado ao lado de Deus como Senhor de todos os acontecimentos no céu e na terra. Ele exerce o reinado do Pai na transferência de autoridade aqui revelada, pois é ele que executará o plano divino para os últimos tempos. A abertura do rolo aponta, pois, para o juízo divino no mundo e para a vindicação dos santos, principais acontecimentos do fim. Versículo 8: Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. A adoração que vimos ser dada a Deus no capítulo 4 é agora dirigida ao Cordeiro. Primeiro, os seres viventes, depois os anciãos e, por último, toda a ordem angelical. Os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos são os líderes da adoração no ambiente celeste e, prostrados diante do Cordeiro, dão mais uma de muitas provas no livro de Apocalipse de que Jesus é digno de adoração assim como Deus Pai. Prostrar-se e adorar é a resposta deles à majestade de Deus.

6 O Cordeiro está prestes a dar início aos fatos que encerrarão a ordem vigente e inaugurarão o reino final e o reinado glorioso de Deus, por isso é adorado e reconhecido como aquele que deve romper os selos e abrir o livro. Há, na mão de cada ser vivente e dos vinte e quatro anciãos, uma harpa e uma taça de ouro cheia de incenso, que são as orações dos santos. A harpa, instrumento comum no culto em diversas épocas da história do povo de Deus, é símbolo de adoração. O incenso, em todo o Antigo Testamento, está presente nas cerimônias de adoração e oferta de sacrifícios a Deus e é aroma suave em suas narinas quando o louvor é aceito. O incenso é símbolo também das orações dos santos, que, acumuladas ao longo de séculos, são também motivo da ação de Deus, que responderá a elas e vindicará seu povo. Versículo 9: E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; O livro de Apocalipse faz referência a diversas novas realidades: novo cântico, nova Jerusalém, novo céu e nova terra. Nova ordem da parte de Deus será estabelecida, quando tudo terá natureza nova. O novo cântico dignifica o Cordeiro e reconhece que ele é o único apto a abrir os selos, porque seu sacrifício na cruz foi vitorioso, uma vez que resgatou homens de toda tribo, língua, povo e nação para Deus. Este belo canto pode ser dividido em três partes: a) aclamação da dignidade do Cordeiro; b) a obra salvadora do Cordeiro; e c) o resultado dessa obra para os seguidores do Cordeiro. O anjo, no verso 2, pergunta quem poderá abrir os selos e este cântico é também resposta a essa pergunta. Porque concluiu sua obra na cruz, Cristo assumirá seu papel de juiz e julgará com justiça toda a humanidade, a começar pelos inimigos de Deus. A origem da dignidade de Cristo aqui celebrada é sua morte sacrificial, base para a salvação e julgamento.

7 Novamente o autor faz uso da linguagem mercantil no livro, ao afirmar que Cristo comprou os homens para Deus, o que é referência ao resgate da escravidão. O escravo era comprado por dinheiro; nós, escravos do diabo e do mal, fomos comprados a preço de sangue, para a liberdade. Esse termo é parte da soteriologia (doutrina da salvação) do Novo Testamento, que nos descreve como escravos, Deus como um dono bondoso e a liberdade em relação ao pecado e suas consequências como o fim último da obra de Deus. De escravos do reino do mal somos transportados para o reino de Deus na qualidade de filhos e amigos. A expressão universalista tribo, povo, língua e nação aparece sete vezes no livro de Apocalipse, mostrando que a obra salvífica de Cristo está à disposição de todos. Versículo 10: e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. O resultado da obra de Cristo na cruz dá àquele que crê a certeza de fazer parte do reino messiânico. Como coletividade, somos reino de Deus; como indivíduos, somos sacerdotes. Sendo reino de Deus, comungamos, desde já, da presença do Pai, de Jesus e do Espírito Santo. Sendo sacerdotes, podemos levar os homens à comunhão com Deus através da evangelização e como tal reinaremos, juntamente com Cristo, sobre a terra. Versículo 11: E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, Nesse momento, uma quantidade inumerável de anjos se junta aos quatro seres viventes e aos vinte e quatro anciãos na adoração a Deus. Imagine o impacto e a beleza dessa cena! Todo o céu adora a Deus e reconhece suas virtudes.

8 Versículo 12: que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Em alta voz, os anjos proclamam que o sacrifício consumado de Cristo é o centro da adoração a ele. Poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor são devidos a Jesus porque realizou a obra de Deus entre os homens e porque é Deus. Há aí um mistério. Cristo sempre foi digno de todo louvor, porque é Deus, mas, tendo morrido na cruz e vencido o mal, sua obra é motivo novo de toda adoração, especialmente porque permitiu que a criação fosse reconciliada com o Criador, desejo e determinação de Deus desde o Éden. Cristo tem poder e autoridade, é fonte de todas as riquezas celestiais, é a própria sabedoria de Deus, detém força, possui honra e deve receber de toda a criação glória e louvor. Versículo 13: Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: A todos os seres celestiais juntam-se todas as criaturas no céu, na terra e debaixo da terra, no mar e tudo o que há em adoração a Deus e ao Cordeiro, dando-lhes louvor, honra, glória e domínio eternos. Essa adoração universal mostra que tudo o que há deve adoração a Deus. Todos os seres criados adorarão a Deidade e proclamarão seus atributos. Um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor! Deus, em Cristo, pelo Espírito, chamará a si novamente toda a criação. Versículo 14: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram. Os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos, que abriram a cena de adoração, são os mesmos que a encerram neste capítulo. Os primeiros

9 confirmam sua veracidade com um amém e os anciãos novamente se prostram a adoram. Este capítulo, tão cheio de adoração, mostra quem Deus é, quem é o Cordeiro e a adoração que lhes é devida, da qual nenhum ser criado ficará de fora. REFERÊNCIAS DUCK, Daymond R. Guia fácil para entender Apocalipse. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, MIRANDA, Neemias Carvalho. Apocalipse comentário versículo por versículo. Curitiba/PR: A. D. Santos Editora, OSBORNE, Grant R. Apocalipse. São Paulo: Vida Nova, 2014.

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 08 A visão do livro e do cordeiro (5.1-14) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução 5.1-14 Capítulo 5 faz parte da visão, que começou no cap.anterior. A visão do trono recebe dois novos

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O livro escrito por dentro e por fora Aquele que é digno de abrir o livro O cordeiro pega o livro A adoração pelo coral de anjos

Leia mais

com grande prazer e satisfação que mais uma vez entro em contato com você

com grande prazer e satisfação que mais uma vez entro em contato com você Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com grande prazer e satisfação que mais uma vez entro em contato com você 1 com o objetivo de dedicar esse tempo para juntos

Leia mais

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO Texto bíblico: Apocalipse 4-5 Motivação Os imperadores romanos eram pessoas muito poderosas. Tão poderosas que imaginavam poder receber honras e adoração como se

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

Digno É o Cordeiro (Apocalipse 5:1-14) OSenhor, sentado no seu trono, é digno de louvor. Mas quem é digno de abrir o livro que revela os

Digno É o Cordeiro (Apocalipse 5:1-14) OSenhor, sentado no seu trono, é digno de louvor. Mas quem é digno de abrir o livro que revela os Apocalipse: Lição 13 Digno É o Cordeiro (Apocalipse 5:1-14) OSenhor, sentado no seu trono, é digno de louvor. Mas quem é digno de abrir o livro que revela os planos dele? Não há homem, nem anjo, que possa

Leia mais

Apocalipse. Contexto:

Apocalipse. Contexto: Apocalipse Contexto: Última década do Século I Imperador Domiciano Culto ao Imperador Perseguição imperial Igreja de mártires João é o último apóstolo vivo João, o último apóstolo vivo, exilado na ilha

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

(Pr. Aluízio A. Silva)

(Pr. Aluízio A. Silva) ELE É DIGNO (Pr. Aluízio A. Silva) No capítulo 4 de Apocalipse, João foi arrebatado. Ele foi tirado da realidade natural da ilha de Patmos e levado para a dimensão do espírito. Ele ouviu alguém dizendo:

Leia mais

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim

OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim OS 144 mil: a igreja de Deus no tempo do fim O apóstolo Paulo, falando à igreja em Corinto, faz uma declaração impactante: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos

Leia mais

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS Introdução. Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Cayey, Porto Rico

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS Introdução. Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Cayey, Porto Rico O LIVRO SELADO COM SETE SELOS Introdução Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 Cayey, Porto Rico NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada;

Leia mais

Apocalipse, capítulo 7 1

Apocalipse, capítulo 7 1 Apocalipse, capítulo 7 1 O capítulo 7 de Apocalipse é um interlúdio entre o sexto e o sétimo selo e ressalta o contraste entre os cristãos e os não cristãos. Outros interlúdios ocorrem no livro e têm vários

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

SOMOS SACERDOTES DE DEUS

SOMOS SACERDOTES DE DEUS ENCONTRO DE HOMENS SOMOS SACERDOTES DE DEUS 28/10/2017 NÓS FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS SACEDORTES DE DEUS Isaías 61:6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus;

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

Apocalipse, capítulo 4 1

Apocalipse, capítulo 4 1 Apocalipse, capítulo 4 1 Depois de transmitido o conteúdo das cartas às sete igrejas, os capítulos 4 e 5 mostram Deus e Cristo em majestade e juízo. No capítulo 4, uma nova visão abre uma nova seção do

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

Digno é o Cordeiro. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11

Digno é o Cordeiro. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11 Lição 4 19 a 25 de janeiro Digno é o Cordeiro Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 9 11 VERSO PARA MEMORIZAR: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 18 A visão dos (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 18 A visão dos 144000 (14.1-5) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.1-5 Os capítulos 12-14 formam a baseteológica dolivro eda fé cristãna perspectiva do visionário. O cap. 12 falou

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

«Simão, filho de João, tu amas-me?».

«Simão, filho de João, tu amas-me?». III Domingo da Páscoa «Simão, filho de João, tu amas-me?». Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 27-32.40-41 Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo: «Já vos proibimos formalmente

Leia mais

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite Privilégios Espirituais II Fernando Leite 21.12.14 Introdução Senhor é bom 7 O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.(ra) Na 1 Amor misericordioso e fidelidade

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MAIOR DÁDIVA DE DEUS PARA O HOMEM A salvação é a maior e melhor dádiva de Deus para os homens, e é por isso que devemos ter

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS William Soto Santiago Sexta-feira, 18 do Fevereiro de 2016 Cayey - Porto Rico. Solicite Literaturas Gratuitamente:

O LIVRO SELADO COM SETE SELOS William Soto Santiago Sexta-feira, 18 do Fevereiro de 2016 Cayey - Porto Rico. Solicite Literaturas Gratuitamente: 12 Solicite Literaturas Gratuitamente: O LIVRO SELADO COM SETE SELOS William Soto Santiago Sexta-feira, 18 do Fevereiro de 2016 Cayey - Porto Rico CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO cder@mgconecta.com.br

Leia mais

Saudai o Nome de Jesus! 1.Saudai o nome de Jesus; Ó anjos, vos prostrai. O Filho do glorioso Deus, Com glória coroai!

Saudai o Nome de Jesus! 1.Saudai o nome de Jesus; Ó anjos, vos prostrai. O Filho do glorioso Deus, Com glória coroai! ALL HAIL KING JESUS Salve! Rei Jesus Salve! Emanuel Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, A Brilhante Estrela da Manhã Por toda eternidade nós cantaremos Seus louvores E reinaremos com Ele por toda eternidade

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011

Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Distorções Históricas O que a história da igreja primitiva fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva Com a morte dos apóstolos, pretensos líderes cristãos se levantaram

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO.

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. INTRODUÇÃO Agora a visão que segue será das grandes tensões que a Noiva enfrentará até a segunda vinda do Noivo - Esta revelação inclui

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 8 Introdução Seus Nomes Sua Natureza Seus Ofícios O anjo da Guarda A Organização Angelical Os Anjos Decaídos O Maioral dos demônios

Leia mais

Louvor de Raízes: Infinitamente

Louvor de Raízes: Infinitamente Louvor de Raízes: Infinitamente Deus dos Antigos Tu és Santo Em todo o tempo eu louvarei ao Senhor Ergamos nossa voz Nas estrelas louvor Maravilhoso - louvor A Ti Senhor (Nós te buscaremos) Palavra - Infinitamente

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Comentário Preterista sobre o Apocalipse

Comentário Preterista sobre o Apocalipse Comentário Preterista sobre o Apocalipse Autor: César Francisco Raymundo - Revista Cristã Última Chamada - Edição Especial sobre o Apocalipse Vol. 5 Editor César Francisco Raymundo Periódico Revista Cristã

Leia mais

A Visão do Cordeiro. [ Apocalipse 5 ]

A Visão do Cordeiro. [ Apocalipse 5 ] Rev. Jocarli A. G. Junior 1 A Visão do Cordeiro [ Apocalipse 5 ] Em toda a Bíblia apenas duas pessoas tiveram o privilégio de visitar o céu. Em 2Coríntios 12, o apóstolo Paulo escreveu que foi transportado

Leia mais

$ $ Quanto Custa o Seu Natal?

$ $ Quanto Custa o Seu Natal? $ $ $ Quanto Custa o Seu Natal? Por que existe o Natal? Porque um dia o pecado do homem separou a humanidade do Deus Criador do universo! Por isso, o homem foi condenado à morte eterna! O Natal passou

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS. Com Jesus sou mais que vencedor

ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS. Com Jesus sou mais que vencedor ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS Com Jesus sou mais que vencedor Agradecimentos Ao pastor É com o coração cheio de gratidão e louvor a Deus, que damos prosseguimento a EBF 2013 com um tema norteador para o trabalho

Leia mais

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11 Série: Um Natal de esperança Mensagem: O propósito do Natal (03/04). Introdução: Nesta série temos lembrado que o Natal é fruto de uma promessa de esperança ao nosso mundo, promessa feita pelos profetas

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

Apocalipse, capítulo 8 1

Apocalipse, capítulo 8 1 Apocalipse, capítulo 8 1 Versículo 1: Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. O sétimo selo traz no silêncio a solenidade do que vem acontecendo na abertura dos selos e

Leia mais

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR Entre os inúmeros pontos de divergências que existem entre Católicos Romanos e Evangélicos, um se destaca: Maria. Os católicos praticam a adoração à Maria, dando

Leia mais

1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor

1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor 1) TEU AMOR ME LIBERTOU Tribo de Louvor ompasso: 4 tempos : D : D Teu amor me libertou (4x) D aíram por terra os meus inimigos D E aquele que tentou se levantar, teve que retroceder D Porque existe um

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

És Real Pra Mim. Tom: C#

És Real Pra Mim. Tom: C# És Real Pra Mim Tom: # # És real pra mim # És fiel a mim # # Tua graça alcançou meu coração # És meu salvador # Que me resgatou # # Tua graça alcançou meu coração m # u cantarei que te encontrei # # u

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

> Apocalipse 4: E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

> Apocalipse 4: E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. > Apocalipse 4:6 -... E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. Quantas vezes passei por essa leitura sem parar para perguntar quem são esses "animais"

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47 Marcas de uma igreja Viva Atos 2: 41-47 O propósito de Deus ao edificar sua igreja Livrar as pessoas do isolamento Prepara-las para usar os dons recebidos Prepara-las para viverem juntas por roda a eternidade

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

Tema: A perola que foi encontrada pelo amor

Tema: A perola que foi encontrada pelo amor Tema: A perola que foi encontrada pelo amor Introdução: João 3.16 Não há como dizer que amamos Deus, sem primeiro entendermos o quanto Ele tem nos amado em sua intensidade... Amar há Deus intensamente

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3 ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.1-3 Os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel 1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra,

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados:

Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Tema: Certamente Cedo Venho Lista de louvores a serem cantados: Seminário de Crianças e Intermediários - Março/2018 Lista de louvores a serem cantados: 1a Aula: Período de Louvor de Crianças e Intermediários 1- Perdoa-me, Senhor (06) 2- Deus criou os céus (177) 3-

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO O Filho de Davi 01 O Evangelho Mateus de esboço INTRODUÇÃO Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo.

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR

O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR ESPÍRITO SANTO MEU AMOR EU QUERO SUBIR QUERO FLUIR QUERO MERGULHAR MAIS FUNDO MAIS PERTO DE TI ESPÍRITO SANTO O QUE DÁ SENTIDO À VIDA: ME ENTREGAR AO TEU AMOR QUERO ME RENDER E ME RASGAR DE TANTO ADORAR

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13.22b) OBJETIVO: Que a criança entenda a importância de ouvir a Deus, de ser separado para ele e de servi-lo. E compreenda que é preciso reconhecer a voz de Deus em qualquer lugar e situação. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

Leia mais

Orando novamente: Fortalecimento e conhecimento de Deus. Ef 3: Presb. Cícero Nogueira Martins

Orando novamente: Fortalecimento e conhecimento de Deus. Ef 3: Presb. Cícero Nogueira Martins Orando novamente: Fortalecimento e conhecimento de Deus Ef 3: 14-21 Presb. Cícero Nogueira Martins 1 Efésios - Esboço Louvor pela redenção 1.1-14 Oração por revelação 1.15-23 Posição do cristão 2.1-3.13

Leia mais

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A CRIAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO NÃO EXISTE OUTRO DEUS YAHWEH é o único e verdadeiro Deus não existindo outro deus além dele. Nesta lição estudaremos

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO Lição 12 para 25 de março de 2017 Ao apresentar o Espírito Santo como nosso Consolador ou Ajudador, Jesus também nos indicou qual a sua obra principal: convencer o mundo. Também

Leia mais

Toda a Deidade esteve envolvida na Criação (Gênesis 1:1; Isaías 45:11-12; João 1:3), sendo Jesus o principal originador.

Toda a Deidade esteve envolvida na Criação (Gênesis 1:1; Isaías 45:11-12; João 1:3), sendo Jesus o principal originador. Lição 3 para 20 de janeiro de 2018 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mateus 6:24

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

1 - Nesta batalha não tereis que pelejar (II Crônicas 20:17) (D) 3 - Ele morreu, mas ressurgiu (B)

1 - Nesta batalha não tereis que pelejar (II Crônicas 20:17) (D) 3 - Ele morreu, mas ressurgiu (B) 1 - Nesta batalha não tereis que pelejar (II Crônicas 20:17) (D) Intro: ( D D D) G G#º D/ D D# Ø Nesta batalha não tereis que pelejar; m D/F# G D guar dai, ficai parados, D D/C G/ vede a salvação do Senhor

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS

Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Assunção da Virgem Maria

Assunção da Virgem Maria Assunção da Virgem Maria Exultemos de alegria no Senhor, ao celebrar este dia de festa em honra da Virgem Maria. Na sua Assunção alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus. Perdoa-nos, Senhor.

Leia mais

Lição 10 para 9 de março de 2019

Lição 10 para 9 de março de 2019 Lição 10 para 9 de março de 2019 Depois de desvelar o ataque final do dragão, da besta e do falso profeta (Apocalipse 13), é mostrado a João o grupo dos que vencerão no conflito (14:1-5), sua mensagem

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais