PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO"

Transcrição

1

2 PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014

3 CULTURA

4 Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

5 Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco Plano Anual de Atividades Coordenador do espaço cultural Dra. Carla Araújo Contactos Morada Avenida Dr. Carlos Bacelar Apart Vila Nova de Famalicão Telefone Fax Sítio Web

6 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA JARDIM DE INFÂNCIA

7 CONTOS À QUARTA! Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro, através da leitura de histórias; * Incutir o gosto pela leitura, na criança, e assim tornar-se um futuro leitor; * Conhecer as obras literárias de autores portugueses e estrangeiros. Metodologias Atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de um livro selecionado de acordo com a faixa etária em presença. Público-alvo pré-escolar Duração 1h. Horário 10h.30 e 14h.30 Calendarização 19 e 26 de setembro; 10 e 24 de outubro; 7 e 21 de novembro; 5 e 12 de dezembro; 8 e 22 de janeiro; 5 e 19 de fevereiro; 12 e 26 de março; 30 de abril; 14 e 28 de maio; 4 e 11 de junho.

8 FILMES HÁ MUITOS! Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer os documentos audiovisuais existentes na Biblioteca Municipal; * Promover o contacto com outros tipos de comunicação. Metodologias Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental. Público-alvo pré-escolar Duração 1h.30 Horário 10h.00 Calendarização 14 e 28 de setembro; 5 e 19 de outubro; 2 e 16 de novembro; 7 de dezembro; 17 e 31 de janeiro; 14 e 28 de fevereiro; 14 e 28 de março; 4 de abril; 9 e 23 de maio; 6 de junho.

9 LETRINHAS PARA BEBÉS Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro, através da leitura de histórias; * Estimular, desde cedo, o gosto pela leitura e pelo livro transformando-o num objeto do quotidiano dos bebés; * Motivar, desde cedo, as crianças para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa, envolvendo os bebés no contacto com o livro impresso. Metodologias Leitura de histórias em voz alta, seguida da exploração de imagens e do manuseamento dos livros. Público-alvo bebés e crianças até 2 anos Duração 45 min. Horário 10h.30 Calendarização 4 e 18 de outubro; 15 e 29 de novembro; 20 de dezembro; 16 e 30 de janeiro; 13 e 27 de fevereiro; 6 e 20 de março; 10 e 24 de abril; 8 e 22 de maio; 5 e 19 de junho.

10 ARTISTAS DE PALMO E 1/2 Técnico responsável: Rosário Oliveira * Desenvolver a capacidade de expressão das crianças, através de um conjunto de oficinas pedagógicas e didáticas; * Estimular a criatividade e o sentido estético através da execução de várias técnicas de trabalho nas oficinas propostas. Metodologias Atividades durante as quais, os participantes, através de oficinas, têm a oportunidade de explorar a sua criatividade contactando com o universo da leitura. Público-alvo pré-escolar Duração 1h. Horário 10h.30 e 14h.30 Calendarização 16 de outubro; 13 de novembro; 4 de dezembro; 14 de janeiro; 4 de fevereiro; 18 de março; 29 de abril; 20 de maio; 3 de junho.

11 TEATRICES Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o contacto com diferentes técnicas de animação; * Proporcionar o contacto com material lúdico de animação. Metodologia Dinamização do conto O Tio Lobo, de Xosé Ballesteros, através de animação cénica. Público-alvo pré-escolar Duração 1h. Horário 10h.30 Calendarização 23 de outubro; 27 de novembro; 11 de dezembro; 28 de janeiro; 18 de fevereiro; 11 de março; 1 de abril; 6 de maio; 17 de junho.

12 ABRIL LIVROS MIL Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira * Comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril); * Comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril); * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades. Metodologia De forma a comemorar estes dois dias festivos relacionados com o livro e a leitura, a Biblioteca Municipal organizará atividades tais como, encontros com escritores e/ou ilustradores, horas do conto, oficinas, ateliers, peças de teatro Público-alvo pré-escolar Duração 2 dias Calendarização 2 de abril e 23 de abril

13 A BIBLIOTECA APRESENTA Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro; * Dar a conhecer autores e ilustradores portugueses e as suas obras; * Promover e possibilitar a interação direta com escritores e ilustradores. Metodologias Atividade de promoção do livro e da leitura que consiste no relacionamento direto entre o público leitor e o autor (escritor/ilustrador) dos livros. Destinatários pré-escolar Duração 60 a 90 min. Calendarização a definir conforme agenda dos autores

14 V SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades; * Estimular nos mais jovens o gosto pela leitura e pelo livro; * Envolver a comunidade escolar em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Metodologia No âmbito da comemoração da Semana da Leitura proposta pelo Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e as Bibliotecas Escolares de Famalicão organizam, em conjunto, durante uma semana, um programa de atividades educativas e culturais. Público-alvo pré-escolar Duração 5 dias Parceiros grupo de trabalho do SABE; PNL Calendarização 10 a 14 de março

15 CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; * Dar a conhecer a história da Biblioteca Municipal ao público geral; * Envolver a comunidade em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Público-alvo pré-escolar Duração setembro a 5 de outubro de 2013 Calendarização 1 de setembro a 5 de outubro Exposição Documental Itinerante 100 anos: a história de uma Biblioteca patente na BMCCB. 21 de setembro Tertúlia Literária Todos pela Leitura, com interpretações musicais, declamações de poesia e leituras em voz alta.. 05 de outubro de 2013 Encerramento das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

16 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA 1º CEB

17 CONTOS À QUARTA! Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro, através da leitura de histórias; * Incutir o gosto pela leitura, na criança, e assim tornar-se um futuro leitor; * Conhecer as obras literárias de autores portugueses e estrangeiros. Metodologias Atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de um livro selecionado de acordo com a faixa etária em presença. Público-alvo 1º CEB Duração 1h. Horário 10h.30 e 14h.30 Calendarização 19 e 26 de setembro; 7 e 21 de novembro; 5 e 12 de dezembro; 8 e 22 de janeiro; 5 e 19 de fevereiro; 12 e 26 de março; 30 de abril; 14 e 28 de maio; 4 e 11 de junho.

18 FILMES HÁ MUITOS! Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer os documentos audiovisuais existentes na Biblioteca Municipal; * Promover o contacto com outros tipos de comunicação. Metodologias Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental. Público-alvo 1º CEB Duração 1h.30 Horário 10h. Calendarização 14 e 28 de setembro; 2 e 16 de novembro; 7 de dezembro; 17 e 31 de janeiro; 14 e 28 de fevereiro; 14 e 28 de março; 4 de abril; 9 e 23 de maio; 6 de junho.

19 ARTISTAS DE PALMO E 1/2 Técnico responsável: Rosário Oliveira * Desenvolver a capacidade de expressão das crianças, através de um conjunto de oficinas pedagógicas e didáticas; * Estimular a criatividade e o sentido estético através da execução de várias técnicas de trabalho nas oficinas propostas. Metodologias Atividades durante as quais, os participantes, através de oficinas, têm a oportunidade de explorar a sua criatividade contactando com o universo da leitura. Público-alvo 1º CEB Duração 1h. Horário 10h.30 e 14h.30 Calendarização 16 de outubro; 13 de novembro; 4 de dezembro; 14 de janeiro; 4 de fevereiro; 18 de março; 29 de abril; 20 de maio; 3 de junho.

20 TEATRICES Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o contacto com diferentes técnicas de animação. * Proporcionar o contacto com material lúdico de animação. Metodologia Dinamização do conto O Tio Lobo, de Xosé Ballesteros, através de animação cénica. Público-alvo 1º CEB Duração 1h. Horário 10h.30 Calendarização 23 de outubro; 27 de novembro; 11 de dezembro; 28 de janeiro; 18 de fevereiro; 11 de março; 1 de abril; 6 de maio; 17 de junho.

21 BIBLIOENGLISH Técnico responsável pelo projeto: Mónica Ribeiro * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro, através da dinamização de atividades lúdico-pedagógicas; * Familiarizar a criança com o código escrito em língua inglesa; * Conhecer as obras literárias de autores estrangeiros (língua inglesa); * Apoiar as atividades de enriquecimento curricular generalizadas em todos os Agrupamentos de Escolas do concelho; * Abranger as freguesias mais afastadas do centro proporcionando a estas crianças este tipo de Serviço Educativo e Cultural e tornando-o, deste modo, num serviço itinerante. Metodologia Este projeto, inserido no Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) conta com a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas, como Horas do Conto e Histórias Animadas, em língua inglesa. Público-alvo 1º CEB Duração 1h. Calendarização a definir com a responsável do projeto

22 ABRIL LIVROS MIL Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira * Comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil (2 de abril); * Comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril); * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades. Metodologia De forma a comemorar estes dois dias festivos relacionados com o livro e a leitura, a Biblioteca Municipal organizará atividades tais como, encontros com escritores e/ou ilustradores, horas do conto, oficinas, ateliers, peças de teatro Público-alvo 1º CEB Duração 2 dias Calendarização 2 de abril e 23 de abril

23 DESCONSTRUIR OS CONTOS TRADICIONAIS Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira Exposição Era Uma Vez Uma História Diferente, de Migvel Tepes E se um pouco de realidade interferisse nos antigos contos e lendas que ouvimos desde pequenos... Estas são interpretações pragmáticas e contemporâneas, das velhas morais embebidas nas tradicionais histórias para crianças. Datas 7 a 31 de outubro Hora do Conto Livro O capuchinho cinzento Datas 10 e 24 de outubro Horário 10h.30 Cinema Filme A princesa e o sapo Datas 5 e 19 de outubro Horário 14h.30 Público-alvo 1º CEB Duração 1h (Hora do Conto); 1h.30 (Cinema)

24 A BIBLIOTECA APRESENTA Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro; * Dar a conhecer autores e ilustradores portugueses e as suas obras; * Promover e possibilitar a interação direta com escritores e ilustradores. Metodologias Atividade de promoção do livro e da leitura que consiste no relacionamento direto entre o público leitor e o autor (escritor/ilustrador) dos livros. Destinatários 1º CEB Duração 60 a 90 min. Calendarização a definir conforme agenda dos autores

25 V SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades; * Estimular nos mais jovens o gosto pela leitura e pelo livro; * Envolver a comunidade escolar em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Metodologia No âmbito da comemoração da Semana da Leitura proposta pelo Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e as Bibliotecas Escolares de Famalicão organizam, em conjunto, durante uma semana, um programa de atividades educativas e culturais. Público-alvo 1º CEB Duração 5 dias Parceiros grupo de trabalho do SABE; PNL Calendarização 10 a 14 de março

26 CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; * Dar a conhecer a história da Biblioteca Municipal ao público geral; * Envolver a comunidade em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Público-alvo 1º CEB Duração setembro a 5 de outubro de 2013 Calendarização 1 de setembro a 5 de outubro Exposição Documental Itinerante 100 anos: a história de uma Biblioteca patente na BMCCB. 21 de setembro Tertúlia Literária Todos pela Leitura, com interpretações musicais, declamações de poesia e leituras em voz alta.. 05 de outubro de 2013 Encerramento das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

27 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA 2º E 3º CEB

28 DESCONSTRUIR OS CONTOS TRADICIONAIS Técnico responsável: Maria João Silva Exposição Era Uma Vez Uma História Diferente, de Migvel Tepes E se um pouco de realidade interferisse nos antigos contos e lendas que ouvimos desde pequenos... Estas são interpretações pragmáticas e contemporâneas, das velhas morais embebidas nas tradicionais histórias para crianças. Datas 7 a 31 de outubro Workshop Workshop de monotipia realizado pelo formador Migvel Tepes. Datas 31 de outubro Horário 14h.30 Cinema Filme Hansel e Gretel, caçadores de bruxas Datas 12 de outubro Horário 14h.30 Público-alvo 3º CEB Duração 3h. (workshop); 1h.30 (Cinema)

29 FILMES HÁ MUITOS! Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer os documentos audiovisuais existentes na Biblioteca Municipal; * Promover o contacto com outros tipos de comunicação. Metodologias Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental. Público-alvo 2º CEB Duração 1h.30 Horário 10h.00 Calendarização 14 e 28 de setembro; 5 e 19 de outubro; 2 e 16 de novembro; 7 de dezembro; 17 e 31 de janeiro; 14 e 28 de fevereiro; 14 e 28 de março; 4 de abril; 9 e 23 de maio; 6 de junho.

30 ABRIL LIVROS MIL Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira * Comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil (2 de abril); * Comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril); * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades. Metodologia De forma a comemorar estes dois dias festivos relacionados com o livro e a leitura, a Biblioteca Municipal organizará atividades tais como, encontros com escritores e/ou ilustradores, horas do conto, oficinas, ateliers, peças de teatro Público-alvo 2º e 3º CEB Duração 2 dias Calendarização 2 de abril e 23 de abril

31 A BIBLIOTECA APRESENTA Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro; * Dar a conhecer autores e ilustradores portugueses e as suas obras; * Promover e possibilitar a interação direta com escritores e ilustradores. Metodologias Atividade de promoção do livro e da leitura que consiste no relacionamento direto entre o público leitor e o autor (escritor/ilustrador) dos livros. Destinatários 2º e 3º CEB Duração 60 a 90 min. Calendarização a definir conforme agenda dos autores

32 V SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades; * Estimular nos mais jovens o gosto pela leitura e pelo livro; * Envolver a comunidade escolar em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Metodologia No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, proposta pelo Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e as Bibliotecas Escolares de Famalicão organizam, em conjunto, durante uma semana, um programa de atividades educativas e culturais. Público-alvo 2º e 3º CEB Duração 5 dias Parceiros grupo de trabalho do SABE; PNL Calendarização 10 a 14 de março

33 EDUARDO PRADO COELHO FÉRTIL ASSOCIAÇÃO CULTURAL Técnico responsável: Maria João Silva Depois de todo o sucesso da coprodução entre a Fértil e a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco com o espetáculo O segredo da caixa, as duas estruturas propõem uma nova produção teatral para o 3º ciclo das escolas públicas do concelho de Vila Nova de Famalicão. O tema a abordar parte novamente de dentro da biblioteca e para esta nova produção a Fértil e a Biblioteca decidiram apresentar aos alunos do 3º ciclo a pessoa de Eduardo Prado Coelho, escritor e ensaísta português que doou toda a sua biblioteca particular à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. A sua obra é vasta e a sua vida está cheia de acontecimentos importantes e, por este motivo, a equipa criativa decidiu criar um espetáculo sobre a vida e obra de Eduardo Prado Coelho. Equipa de trabalho criativo Encenação Rui Alves Leitão Dramaturgia Neusa Fangueiro Interpretação Neusa Fangueiro e Rodrigo Viterbo Apresentar Eduardo Prado Coelho e/ou a sua obra aos alunos do 3º ciclo; Apresentar e mostrar a importância da Biblioteca Municipal aos alunos de todo o concelho; Divulgar a biblioteca Eduardo Prado Coelho disponível na Biblioteca Municipal; Motivar e suscitar o interesse dos alunos e professores pelo teatro. Metodologia Espetáculo itinerante que se deslocará a todas as EB2,3 do concelho. Público-alvo 3ºCEB Parceiros Fértil, Associação Cultural Duração outubro de 2013 a junho de 2014 Calendarização a definir

34 CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; * Dar a conhecer a história da Biblioteca Municipal ao público geral; * Envolver a comunidade em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Público-alvo 2º e 3º CEB Duração setembro a 5 de outubro de 2013 Calendarização 1 de setembro a 5 de outubro Exposição Documental Itinerante 100 anos: a história de uma Biblioteca patente na BMCCB. 21 de setembro Tertúlia Literária Todos pela Leitura, com interpretações musicais, declamações de poesia e leituras em voz alta.. 05 de outubro de 2013 Encerramento das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

35 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO

36 DESCONSTRUIR OS CONTOS TRADICIONAIS Técnico responsável: Maria João Silva Exposição Era Uma Vez Uma História Diferente, de Migvel Tepes E se um pouco de realidade interferisse nos antigos contos e lendas que ouvimos desde pequenos... Estas são interpretações pragmáticas e contemporâneas, das velhas morais embebidas nas tradicionais histórias para crianças. Datas 7 a 31 de outubro Workshop Workshop de monotipia realizado pelo formador Migvel Tepes. Datas 31 de outubro Horário 14h.30 Cinema Filme Hansel e Gretel, caçadores de bruxas Datas 12 de outubro Horário 14h.30 Público-alvo Secundário Duração 3h. (workshop); 1h.30 (Cinema)

37 A BIBLIOTECA APRESENTA Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro; * Dar a conhecer autores e ilustradores portugueses e as suas obras; * Promover e possibilitar a interação direta com escritores e ilustradores. Metodologias Atividade de promoção do livro e da leitura que consiste no relacionamento direto entre o público leitor e o autor (escritor/ilustrador) dos livros. Destinatários Secundário Duração 60 a 90 min. Calendarização a definir conforme agenda dos autores

38 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA FAMÍLIAS

39 INTERNET PARA SABICHÕES Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o contacto com as novas tecnologias; * Alertar as crianças e jovens para os perigos da internet; * Dar a conhecer novas ferramentas de trabalho que a biblioteca disponibiliza aos seus leitores. Metodologia Realização de workshops temáticos na área da informática, dirigida ao público infanto-juvenil. Público-alvo 8 aos 12 anos Duração 1h.30 Horário 15h. às 16h.30 Calendarização Internet segura - 10 de novembro Como criar o teu blog - 15 de fevereiro Aprender jogando! 17 de maio

40 CLUBE DE LEITURA Técnico responsável: Rosário Oliveira * Incentivar o hábito pela leitura; * Proporcionar momentos de reflexão literária; * Socializar a leitura; * Compartilhar experiências; * Adquirir fruição literária, diálogos e leituras de mundo na ampliação de sua competência leitora. Metodologia Reunir com o público jovem, quinzenalmente, a fim de debater e partilhar gostos e experiências literária. Público-alvo 12 aos 16 anos Duração 1h. Horário 18h. Calendarização 15 e 29 de outubro; 12 e 26 de novembro; 10 de dezembro; 6 e 20 de janeiro; 3 e 17 de fevereiro; 17 e 31 de março; 28 de abril; 12 e 26 de maio.

41 ACONTECE AOS SÁBADOS Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer a Biblioteca Municipal como espaço público e lúdico; * Motivar e cativar as famílias a participarem nas atividades da Biblioteca Municipal. Público-alvo público geral Duração 45 min. a 1h.30 Horário 10h.30 Calendarização Letrinhas para bebés 29 de setembro; 27 de outubro; 24 de novembro; 18 de janeiro; 15 de fevereiro; 15 de março; 26 de abril; 24 de maio; 21 de junho; 19 de julho. Descrição Leitura de histórias em voz alta, seguida da exploração de imagens e do manuseamento dos livros. Mil e uma histórias 15 de setembro; 13 de outubro; 10 de novembro; 22 de dezembro; 4 de janeiro; 1 de fevereiro; 1 e 29 de março; 12 de abril; 10 de maio; 7 de junho; 5 de julho. Descrição Atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de um livro. Luzes, câmara, ação! 8 e 22 de setembro; 6 e 20 de outubro; 3 e 17 de novembro; 1, 15 e 29 de dezembro; 11 e 25 de janeiro; 8 e 22 de fevereiro; 8 e 22 de março; 5 de abril; 3 e 17 de maio; 14 e 28 de junho; 12 e 26 de julho. Descrição Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental.

42 BIBLIOTECA NAS FÉRIAS DE NATAL Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer a Biblioteca Municipal como espaço público e lúdico; * Motivar o público infantil e juvenil a participar nas atividades da Biblioteca Municipal. Público-alvo público geral Duração 1h. (exceto filmes: 1h.30) Calendarização Quero ser bibliotecário 17 de dezembro Descrição Com esta atividade damos a conhecer as várias abordagens do tratamento técnico documental, por onde passa o livro até chegar ao leitor. Horário 14h.30 Baralhando histórias 18 de dezembro Descrição Pegando em contos que as crianças já conheçam e estejam familiarizadas, vamos, nesta atividade, desconstrui-las, "baralhando-as" e escrevendo-as de novo. Horário 10h.30 e 14h.30 Contos à quarta 19 de dezembro Descrição Atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de um livro selecionado de acordo com a faixa etária em presença. Horário 10h.30 e 14h.30 Visita à amiga Biblioteca 27 de dezembro Descrição Atividade que pretende dar a conhecer os espaços e serviços da Biblioteca Municipal, numa visita guiada, efectuada por um técnico. Horário 10h.30 e 14h.30 Filmes há muitos! 21 e 28 de dezembro Descrição Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental. Horário 10h. e 14h.30

43 BIBLIOTECA NAS FÉRIAS DA PÁSCOA Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer a Biblioteca Municipal como espaço público e lúdico; * Motivar o público infantil e juvenil a participar nas atividades da Biblioteca Municipal. Público-alvo público geral Duração 1h. (exceto filmes: 1h.30) Calendarização Quero ser bibliotecário 7 e 14 de abril Descrição Com esta atividade damos a conhecer as várias abordagens do tratamento técnico documental, por onde passa o livro até chegar ao leitor. Horário 14h.30 Baralhando histórias 8 e 15 de abril Descrição Pegando em contos que as crianças já conheçam e estejam familiarizadas, vamos, nesta atividade, desconstrui-las, "baralhando-as" e escrevendo-as de novo. Horário 10h.30 e 14h.30 Contos à quarta 9 e 16 de abril Descrição Atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de um livro selecionado de acordo com a faixa etária em presença. Horário 10h.30 e 14h.30 Visita à amiga Biblioteca 17 de abril Descrição Atividade que pretende dar a conhecer os espaços e serviços da Biblioteca Municipal, numa visita guiada, efectuada por um técnico. Horário 10h.30 e 14h.30 Filmes há muitos! 11 de abril Descrição Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental. Horário 10h. e 14h.30

44 BIBLIOTECA NAS FÉRIAS DE VERÃO Técnico responsável: Rosário Oliveira * Dar a conhecer a Biblioteca Municipal como espaço público e lúdico; * Motivar o público infantil e juvenil a participar nas atividades da Biblioteca Municipal. Público-alvo público geral Duração 1h. (exceto filmes: 1h.30) Calendarização Quero ser bibliotecário 23 e 30 de junho Descrição Com esta atividade damos a conhecer as várias abordagens do tratamento técnico documental, por onde passa o livro até chegar ao leitor. Horário 14h.30 Baralhando histórias 24 de junho Descrição Pegando em contos que as crianças já conheçam e estejam familiarizadas, vamos, nesta atividade, desconstrui-las, "baralhando-as" e escrevendo-as de novo. Horário 10h.30 e 14h.30 Contos à quarta 25 de junho Descrição Atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de um livro selecionado de acordo com a faixa etária em presença. Horário 10h.30 e 14h.30 Visita à amiga Biblioteca 26 de junho Descrição Atividade que pretende dar a conhecer os espaços e serviços da Biblioteca Municipal, numa visita guiada, efectuada por um técnico. Horário 10h.30 e 14h.30 Filmes há muitos! 27 de junho; 18 e 25 de julho; 1 e 8 de agosto Descrição Projeção de um filme selecionado do nosso fundo documental. Horário 10h. e 14h.30

45 LIVROS NA DEVESA Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira * Criar uma extensão da Biblioteca Municipal transformando-o, desta foram, num espaço de leitura diferente do tradicional; * Dar a conhecer o Bibliomóvel como sendo uma biblioteca itinerante; * Promover o livro e a leitura através de várias atividades; * Incentivar as crianças para a leitura. Metodologia Durante 2 semanas, no decorrer do mês de julho, a biblioteca itinerante Bibliomóvel estará estacionada, em pleno Parque da Devesa, oferecendo, a quem lá passe, uma diversidade de leitura e de atividades de animação complementares. Pretende-se, com esta extensão da Biblioteca Municipal, criar um espaço de leitura diferente do tradicional. Esta biblioteca não será mais do que uma grande estante de livros em plena praça para usufruto dos transeuntes. Público-alvo público geral Duração 2 semanas Calendarização 1 a 11 de julho (3ª a 6ª feira) Horário 14h. às 17h.

46 DORMIR COM OS LIVROS Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira * Comemorar o encerramento do ano letivo; * Dar a conhecer a Biblioteca Municipal com espaço público e lúdico; * Aproximar as crianças do mundo dos livros e da leitura num ambiente completamente diferente daquele a que estão habituados. Público-alvo crianças dos 6 aos 12 anos Duração 1 dia (20h.30 às 9h.30) Calendarização 20 de junho Horário 20h.30 às 9h.30

47 MALA DE HISTÓRIAS Técnico responsável: Rosário Oliveira * Promover o gosto pelas histórias e pelo livro, através da leitura de histórias; * Incutir o gosto pela leitura, na criança, e assim tornar-se um futuro leitor; * Proporcionar aos utentes do Centro Hospitalar do Médio Ave momentos de contacto com os livros e as histórias que eles contam, humanizando ainda mais o seu período de convalescença. Metodologias No âmbito desta iniciativa, uma técnica de animação de leitura da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco vai visitar, uma vez por mês, as crianças do Centro Hospitalar do Médio Ave, com uma mala cheia de histórias. Público-alvo utentes da Unidade de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave Duração 1h. Parceiros Centro Hospitalar do Médio Ave Calendarização a definir

48 CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; * Dar a conhecer a história da Biblioteca Municipal ao público geral; * Envolver a comunidade em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Público-alvo geral Duração setembro a 5 de outubro de 2013 Calendarização 1 de setembro a 5 de outubro Exposição Documental Itinerante 100 anos: a história de uma Biblioteca patente na BMCCB. 21 de setembro Tertúlia Literária Todos pela Leitura, com interpretações musicais, declamações de poesia e leituras em voz alta.. 05 de outubro de 2013 Encerramento das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

49 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA O PÚBLICO ADULTO

50 A BIBLIOTECA APRESENTA Técnico responsável: Maria João Silva * Dar a conhecer autores e ilustradores portugueses e as suas obras; * Promover e possibilitar a interação direta com escritores e ilustradores. Metodologias Atividade de promoção do livro e da leitura que consiste no relacionamento direto entre o público leitor e o autor (escritor/ilustrador) dos livros. Destinatários público adulto Duração 60 a 90 min. Calendarização a definir conforme agenda dos autores

51 VI ENCONTRO DO SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES Técnico responsável: Maria João Silva * Promover um encontro anual para reflexão das dinâmicas existentes do concelho de Vila Nova de Famalicão e noutros concelhos do país; * Divulgar o trabalho colaborativo da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares; * Apresentar as boas práticas do grupo de trabalho do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Público-alvo professores bibliotecários, professores, técnicos de biblioteca, bibliotecários Duração 2 dias Parceiros Grupo de trabalho do SABE; RBE; Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão e outros Municípios. Calendarização 23 e 24 de novembro

52 V SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Técnico responsável: Maria João Silva * Promover o livro e a leitura através de diversas atividades; * Estimular nos mais jovens o gosto pela leitura e pelo livro; * Envolver a comunidade escolar em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Metodologia No âmbito da comemoração da Semana da Leitura proposta pelo Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e as Bibliotecas Escolares de Famalicão organizam, em conjunto, durante uma semana, um programa de atividades educativas e culturais. Público-alvo público adulto Duração 5 dias Parceiros grupo de trabalho do SABE; PNL Calendarização 10 a 14 de março

53 COLÓQUIO E ENTREGA DO GRANDE PRÉMIO DE ENSAIO Eduardo Prado Coelho Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o aniversário de nascimento de Eduardo Prado Coelho; * Homenagear o escritor Eduardo Prado Coelho; * Promover o Espólio de Eduardo Prado Coelho; * Incentivar a produção literária nacional. Público-alvo público adulto Duração 1 dia Parceiros Universidade do Minho; Associação Portuguesa de Escritores Calendarização 16 de maio

54 CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; * Dar a conhecer a história da Biblioteca Municipal ao público geral; * Envolver a comunidade em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Público-alvo público adulto Duração setembro a 5 de outubro de 2013 Calendarização 1 de setembro a 5 de outubro Exposição Documental Itinerante 100 anos: a história de uma Biblioteca patente na BMCCB. 21 de setembro Tertúlia Literária Todos pela Leitura, com interpretações musicais, declamações de poesia e leituras em voz alta.. 05 de outubro de 2013 Encerramento das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

55 PROGRAMA DE ATIVIDADES PARA PÚBLICO SÉNIOR

56 ESPAÇO S(énior) Técnico responsável: Maria João Silva e Rosário Oliveira * Dar a conhecer a Biblioteca Municipal como espaço público; * Motivar e cativar o público sénior a participar nas atividades organizadas pela Biblioteca Municipal; * Promover o conhecimento sobre a herança cultural; * Apoiar a tradição oral. Metodologias O projeto inclui diversas atividades que são desenvolvidas para os idosos e com os idosos e são dedicadas a encontros com a leitura, ao empréstimo de livros, a workshops, à música, ao cinema e à tertúlia onde se comentam acontecimentos do quotidiano e se abordem assuntos de interesse comum desse público específico. Público-alvo público sénior Duração 1h.30 Calendarização 11 de outubro Cinema Sénior filme O Pai Tirano, de António Lopes Ribeiro 26 de outubro (Dia Mundial da 3ª Idade) Descobrir o Fundo Local 19 de novembro Chá com livros 18 de dezembro Tertúlia Fé e espiritualidade 15 de janeiro Cinema Sénior filme Os três da vida airada, de Perdigão Queiroga 31 de Janeiro Pr@TIC Informática Sénior 25 de fevereiro Workshop Hortas de varanda 19 de março Tertúlia Saúde na 3ª Idade 8 de abril Cinema Sénior filme Rosa de Alfama, de Henrique Campos 23 de abril Contador de histórias 22 de maio Workshop de fotografia 12 de junho Cantares populares 4 de julho Cinema Sénior filme João Ratão, de Jorge Brum do Canto

57 CENTENÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Técnico responsável: Maria João Silva * Comemorar o centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; * Dar a conhecer a história da Biblioteca Municipal ao público geral; * Envolver a comunidade em torno de múltiplas atividades, de leitura e escrita. Público-alvo público sénior Duração setembro a 5 de outubro de 2013 Calendarização 1 de setembro a 5 de outubro Exposição Documental Itinerante 100 anos: a história de uma Biblioteca patente na BMCCB. 21 de setembro Tertúlia Literária Todos pela Leitura, com interpretações musicais, declamações de poesia e leituras em voz alta.. 05 de outubro de 2013 Encerramento das comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

58

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO PLANO DE ATIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO DA CULTURA 2012/2013 BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO Coordenador do espaço cultural: Dra. Carla Araújo Contactos Avenida Dr. Carlos Bacelar Apart. 154

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS 2016/17

PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS 2016/17 1 CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Famalicão Cidade Educadora 2 Plano Estratégico Educativo Municipal no contexto de Educação Formal ANO LETIVO 2016-2017 Observatório de Melhoria e Eficácia da

Leia mais

maratona da biblioteca programa

maratona da biblioteca programa maratona da biblioteca programa Sex 20 a Sáb 28 Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco FEIRA DO LIVRO Estará patente de 20 a 28 de abril, uma Feira do Livro organizada pela Biblioteca Municipal Camilo

Leia mais

ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA:

ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA: ORGÃO / ESTRUTRURA EDUCATIVA: Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos Base estruturante do PEA: ECOSSISTEMA SOCIAL E HUMANO Eixos: 1. Aprender a aprender; 2. Aprender a construir estilos de vida

Leia mais

Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja Atividades do mês de junho de 2019

Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja Atividades do mês de junho de 2019 Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja Atividades do mês de junho de 2019 Informamos que nos dias da Feira de Maio a biblioteca de Azambuja estará encerrada ao público. Biblioteca Municipal de Azambuja

Leia mais

Rede Bibliotecas de Braga

Rede Bibliotecas de Braga Rede Bibliotecas de Braga Reunião concelhia 28 de junho CIBE Regina Campos Assuntos da reunião Informações Plano anual de atividades Outros assuntos Documentos de avaliação 1. Base de Dados 2. Relatório

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS

PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS 1 PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO Famalicão Cidade Educadora 2 PLANO DE ATIVIDADES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014 1 DOMÍNIO A Apoio ao desenvolvimento curricular SUBDOMÍNIO: A.1. Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes Escola/comunid.

Leia mais

DOMÍNIO A ATIVIDADES OBJETIVOS DATA DINAMIZADORES PÚBLICO-ALVO. - setembro. - Alunos de 5º ano de 5º ano para formação de.

DOMÍNIO A ATIVIDADES OBJETIVOS DATA DINAMIZADORES PÚBLICO-ALVO. - setembro. - Alunos de 5º ano de 5º ano para formação de. DOMÍNIO A - Visita à biblioteca de todos os alunos - Dar a conhecer o espaço/ - setembro - Alunos de 5º ano de 5º ano para formação de recursos da BE utilizadores. - Apoio/orientação na pesquisa e - Desenvolver

Leia mais

EB1/PE da Pena. Ano Letivo 2016/2017

EB1/PE da Pena. Ano Letivo 2016/2017 EB1/PE da Pena Ano Letivo 2016/2017 Objetivos Promover o livro como estímulo à imaginação, como meio de obter informação, conhecimento e lazer. Envolver a comunidade educativa na promoção do livro e da

Leia mais

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2016/2017 SETEMBRO Início do ano letivo Acolhimento das Jogos de interação Visita pelas instalações do ATL Conhecimento dos transportes e das pessoas e regras que os acompanham Proporcionar

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2014/15

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2014/15 Subdomínios Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média Atividades Visitas guiadas à BE com os alunos do 5º ano e respetivos Encarregados de Educação Formação de utentes

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR. Anual de Atividades. Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar. Ronfe Guimarães 2017/2018

BIBLIOTECA ESCOLAR. Anual de Atividades. Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar. Ronfe Guimarães 2017/2018 Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Ronfe Guimarães. BIBLIOTECA ESCOLAR Plano 2017/2018 Anual de Atividades Biblioteca Escolar: Plano Anual de Atividades 2017/2018 P á g i n a 1 10 Agrupamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques PLANO DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR /2016

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques PLANO DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR /2016 Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques PLANO DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR - 2015 /2016 A. Currículo, literacias e aprendizagem A.1 Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação

Leia mais

Plano de atividades RBB 2015/2016

Plano de atividades RBB 2015/2016 Plano de atividades RBB 2015/2016 3º Encontro de Boas Práticas A Rede Concelhia de Bibliotecas de Braga desenvolverá o 3º Encontro de Boas Práticas, com o objetivo de apresentar alguns dos projetos desenvolvidos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DAS BE

PLANO DE ATIVIDADES DAS BE DAS E 201617 201617 Calendarização D 1 Atividades Objetivos Promotores Público alvo Recursos setembro A Receção aos pais e alunos do 5.º Incentivar para o uso da biblioteca. Prestar informações sobre o

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS CPI 3 Receção aos novos alunos e formação de utilizadores -Motivar para a utilização da ; -Informar

Leia mais

PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA

PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA PLANO DE PROMOÇAO DA LEITURA 2016-17 1.Apresentação do plano 2. Objetivos gerais 3. Orientações 4. Objetivos específicos 5. Atividades 6. Avaliação 7. Aneos A leitura um bem essencial Para viver com autonomia,

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES

PLANO DE ATIVIDADES 201617 201617 Calendarização D 1 Atividades Objetivos Promotores Público alvo Recursos setembro A Receção aos pais e alunos do 5º ano Incentivar para o uso da biblioteca. Prestar informações sobre o funcionamento

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Outubro, Mês Internacional

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Promoção de Obras e Autores Livro da semana na Biblioteca de Apresentação de autores convidados: Fernanda Santos - "O rapaz que ouvia o acordar das águas" (3 de novembro de 06) Beatriz Lamas Oliveira -

Leia mais

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2015/2016

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2015/2016 Ano Letivo 2015/2016 SETEMBRO Início do ano letivo Acolhimento das Jogos de interação Visita pelas instalações do ATL Conhecimento dos transportes e das pessoas e regras que os acompanham Proporcionar

Leia mais

Promoção da articulação curricular entre ciclos e da sequencialidade / transversalidade de conteúdos

Promoção da articulação curricular entre ciclos e da sequencialidade / transversalidade de conteúdos BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2008/2009 ÁREAS DE INTERVENÇÃO (projecto educativo): Ligação da escola à comunidade Prevenção do risco de abandono e insucesso escolar Promoção da articulação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2016/2017. Armandina Rodrigues. Fernando Magalhães

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2016/2017. Armandina Rodrigues. Fernando Magalhães AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2016/2017 Nº ATIVIDADES OBJETIVOS 1 2 Vem Conhecer a Tua Biblioteca - Visitas Guiadas com distribuição de

Leia mais

Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja Atividades do mês de maio de 2019

Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja Atividades do mês de maio de 2019 Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja Atividades do mês de maio de 2019 Informamos que nos dias da Feira de Maio a biblioteca de Azambuja estará encerrada ao público. Biblioteca Municipal de Azambuja

Leia mais

abril abril leituras mil - 6ª edição -

abril abril leituras mil - 6ª edição - 6a29 abril abril leituras mil - 6ª edição - » Projeto de promoção da leitura da Biblioteca Municipal José Saramago em parceria com as Bibliotecas Escolares do Concelho de Odemira Local: Biblioteca Municipal

Leia mais

Calendário de Atividades 2015/16

Calendário de Atividades 2015/16 Proponente (Departamento/Estrutura / Grupo) Bibliotecas Escolares do Agrupamento Enquadramento As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio assumem-se como lugares privilegiados de

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2013/2014 PROPOSTA DOMÍNIOS DO PE ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS RECURSOS Comemoração do Mês internacional das bibliotecas escolares

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES A 2.1 A 2.1 PLANO ANUAL DE 2012-13 Projeto Educativo Articulação OJETIVOS INTERVENIENTES RECURSOS CALEND. METAS Formação de utilizadores Vamos conhecer a E/CRE Visita guiada Conhecer a E/CRE Visita guiada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2017/2018 DINAMIZAÇÃO/ ORGANIZAÇÃO. Fernando Magalhães

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2017/2018 DINAMIZAÇÃO/ ORGANIZAÇÃO. Fernando Magalhães AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2017/2018 Nº 1 ATIVIDADES/ CALENDARIZAÇÃO Library Tour - Visitas Guiadas com distribuição de um guião de

Leia mais

Plano Anual de Atividades Biblioteca Escolar da Cruz da Areia

Plano Anual de Atividades Biblioteca Escolar da Cruz da Areia Plano de Atividades 2015-2016 Biblioteca Escolar da Cruz da Areia Nome da atividade Calendarização Dinamizadores Descrição da atividade Objetivos Público Alvo Dar a conhecer a BE Atividades de formação

Leia mais

BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES 2014 / 2015

BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO BIBLIOTECAS ESCOLARES PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES / 2015 PROJETO EDUCATIVO Lacunas ao nível da articulação entre ciclos,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão. Biblioteca Escolar. (sede) PLANO DE ACTIVIDADES

Agrupamento de Escolas de Diogo Cão. Biblioteca Escolar. (sede) PLANO DE ACTIVIDADES Agrupamento de Escolas de Diogo Cão Biblioteca Escolar (sede) PLANO DE ACTIVIDADES Os poetas e os romancistas são aliados preciosos, e o seu testemunho merece a mais alta consideração, porque eles conhecem,

Leia mais

Colégio Laura Vicunha PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Colégio Laura Vicunha PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017 2018 1º Período Calendarização Departamento Atividades Curriculares Pastorais Destinatários Local 26 de setembro Línguas Dia Europeu da Línguas sensibilizar para a diversidade linguística. 2º/3ºCEB

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE VOUZELA PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL 2015/2016 As Crianças Marcam a Diferença! Natação 1º Ciclo Baú das Letras Prolongamento de Horário Descrição da Público-Alvo Recursos Calendarização Setor

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas de Grândola PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2015/2016 Pág.1/ 7 INTRODUÇÃO O Plano Anual de das s Escolares do Agrupamento de Escolas de Grândola atende à especificidade

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016 CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DESTINATÁRIOS 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Favorecer a integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil; Setembro Reuniões de Pais

Leia mais

MABE Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem

MABE Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem A.1 Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média A.2 Uso das tecnologias e da internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016/2017

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016/2017 CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES PROPOSTAS OBJETIVOS GERAIS ESTRATÉGIAS DINAMIZADOR 1º TRIMESTRE Concerto para bebés - Assinalar o Dia Mundial da Música - Contactar com diferentes

Leia mais

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Serviço Educativo. A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Serviço Educativo. A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano Serviço Educativo A equipa da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima dá as boas vindas ao novo ano letivo apresentando um programa educativo que procura a articulação entre os planos escolares e a missão

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA

PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA PLANO DE PROMOÇÃO DA LEITURA 1. Apresentação do plano A leitura é um direito humano, condição indispensável de liberdade e de igualdade. O domínio competente da leitura suscita o conhecimento, enriquece

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 / 2014

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 / 2014 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 / 2014 DO EXTERNATO INFANTE D.HENRIQUE ATIVIDADE OBJETIVOS ESTRATÉGIAS PÚBLICO-ALVO COORDENAÇÃO CALENDARIZAÇÃO Mês Internacional da Biblioteca Escolar/Dia da Biblioteca Escolar

Leia mais

Plano anual de atividades

Plano anual de atividades Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos Plano anual de atividades 201/2014 Agrupamento de Escol de Real Bibliotec Escolares O Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos

Leia mais

Plano de atividades RBB 2018/2019

Plano de atividades RBB 2018/2019 Plano de atividades RBB 2018/2019 7º Encontro de Escritores do Minho Agrupamento organizador / AE Sá de Miranda Escritor homenageado António Variações Colóquio Maria Ondina Braga 3-4 outubro 2018 (Museu

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2012/2013. BibliotecaEscolar Agrupamento deescolasdeágueda

Agrupamento de Escolas de Águeda PLANO DE ATIVIDADES Biblioteca Escolar 2012/2013. BibliotecaEscolar Agrupamento deescolasdeágueda 1 Escola/comunid. Família/Comunid. DOMÍNIO A Apoio ao desenvolvimento curricular SUBDOMÍNIO: A.1. Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes A.1.1

Leia mais

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os Cenourinhas Plano de Actividades Ano Lectivo 2015-2016 Temática: FAMÍLIA - 1 - União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2013/2014

Plano Anual de Atividades 2013/2014 Enquadramento A Biblioteca Manuel Monteiro () assume-se como um dos lugares privilegiados de trabalho colaborativo entre todos os grupos e estruturas da escola, potenciador de um desenvolvimento integrado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2018/2019 DINAMIZAÇÃO/ ORGANIZAÇÃO. Fernando Magalhães

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2018/2019 DINAMIZAÇÃO/ ORGANIZAÇÃO. Fernando Magalhães AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONÇÃO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES ANO LETIVO 2018/2019 Nº 1 2 ATIVIDADES/ CALENDARIZAÇÃO Integração da BE nas estruturas de coordenação educativa e supervisão

Leia mais

Calendário de Atividades 2017/18

Calendário de Atividades 2017/18 de Atividades 07/8 Proponente (Departamento/Estrutura / Grupo) Bibliotecas Escolares do Agrupamento Enquadramento As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio assumem-se como lugares

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades

Leia mais

Formação. Bullyng - Sensibilizar/alertar para a existência de não violência e agressões. - Prevenir agressões intencionais verbais ou físicas.

Formação. Bullyng - Sensibilizar/alertar para a existência de não violência e agressões. - Prevenir agressões intencionais verbais ou físicas. PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DA ESCOLA EB1/JI DE S. BENTO DA BATALHA ANO LETIVO 2014/2015 Prioridade PE /Operacionalização Reunião de Pais - Informar da organização e dinâmica r do ano letivo que se inicia.

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Biblioteca do Trigal CAMPOS INTERVENÇÃO PROJETO EDUCATIVO CPI 3 CPI 5 CPI 6 ATIVIDADES OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DATA LOCAL DESTINATÁRIOS Receção aos novos alunos e formação de utilizadores Comemoração do

Leia mais

Calendário de Atividades 2016/17

Calendário de Atividades 2016/17 Proponente (Departamento/Estrutura / Grupo) Bibliotecas Escolares do Agrupamento Enquadramento As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio assumem-se como lugares privilegiados de

Leia mais

Calendário de Atividades 2014/15

Calendário de Atividades 2014/15 Proponente (Departamento/Estrutura / Grupo) Bibliotecas Escolares do Agrupamento Enquadramento As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio assumem-se como lugares privilegiados de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019 Pl Anual de Atividades - BECRE CÓDIGO DA ATIVIDADE B-D-G 651 B-F 652 ATIVIDADE A DESENVOLVER OBJETIVOS DESCRIÇÃO RESPONSÁVEIS DESTINATÁRIOS DATA

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2017/2018 Pl Anual de Atividades da Biblioteca 2017/2018 As atividades delineadas neste Pl visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Desta forma, as atividades previstas

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014 / 2015 ATIVIDADE OBJETIVOS ESTRATÉGIAS PÚBLICO-ALVO COORDENAÇÃO CALENDARIZAÇÃO Mês Internacional da Biblioteca Escolar/Dia da Biblioteca Escolar -Formação de utilizadores

Leia mais

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES

DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES 0 DEPARTAMENTO PRÉ-ESCOLAR - PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES Na planificação das atividades daremos continuidade ao projeto Crescer, Brincar e Aprender, do Departamento Pré Escolar que se concretizará também

Leia mais

Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Plano Anual de Atividades Bibliotecas do Agrupamento. Ano letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Plano Anual de Atividades Bibliotecas do Agrupamento. Ano letivo 2016/2017 de Escolas Sá de Miranda Plano Anual de Atividades do Ano 2016/2017 Calendarização Atividade a desenvolver Objetivos gerais Responsáveis/ Equipa Intervenientes Destinatários Local Previsão orçamental Gestão

Leia mais

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019

Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar 2018/2019 Plano Anual de Atividades da Biblioteca 2018/2019 As atividades delineadas neste Este Plano visam, essencialmente, a prestação de contributos para a promoção do sucesso educativo. Neste sentido, as atividades

Leia mais

PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015

PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015 PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO ADSL 2015 MAIS INFORMAÇÕES: ADSL T. 251795086 / 963937778 ESPAÇO SÉNIOR GONDARÉM T.251709176 www.facebook.com/adslcerveira adslcerveira@gmail.com www.adslcerveira.com 15 DE JUNHO

Leia mais

DOMÍNIO: APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

DOMÍNIO: APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Desenvolver a articulação curricular da biblioteca com as estruturas pedagógicas e os docentes - Desenvolver atividades interdisciplinares, fomentando o espírito de cooperação e de partilha DOMÍNIO: APOIO

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção Plano de Intervenção 201415 Os agrupamentos de escolas que já integram a Rede aler+ são convidados a apresentarem um Plano de Intervenção que evidencie a centralidade da leitura e envolva os jardins de

Leia mais

Reunião do Grupo de Trabalho Análise do trabalho desenvolvido 2016 / 2017

Reunião do Grupo de Trabalho Análise do trabalho desenvolvido 2016 / 2017 Reunião do Grupo de Trabalho Análise do trabalho desenvolvido 2016 / 2017 2016 / 2017 Data de realização: ao longo do ano letivo, quinzenalmente Local: BE das Escolas do 1º ciclo e JI de Arganil, Coja,

Leia mais

Projecto aler

Projecto aler Área de incidência Estratégia para envolver toda a escola Actividades para envolver toda a comunidade educativa profissional contínuo Relações interdisciplinares Projecto aler+ 2010-2011 Lançamento Uma

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2013

Ponte de Lima. Agenda Cultural. Setembro 2013 Ponte de Lima Agenda Cultural Setembro 2013 Espetáculos Encontro Concelhio de Tocadores de Concertina 4 Setembro Ruas da Vila de Ponte de Lima e Largo de Camões 22h00 (org. MPL) Feiras Novas 6 a 9 Setembro

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Actividades Recepção aos novos alunos Acolher alunos e pais 15 de Setembro Professores e Pais e alunos do Professores e 100 Observação das Diálogo

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Satisfazer as necessidades

Leia mais

Deste modo o domínio privilegiado este ano é o Domínio A- Apoio ao desenvolvimento curricular

Deste modo o domínio privilegiado este ano é o Domínio A- Apoio ao desenvolvimento curricular 1º Período BibliotecaEscolar Agrupamento de Escolasde Águeda PLANO DE ACTIVIDADES 2010/2011 As actividades dinamizadas pela BE em articulação com os diferentes departamentos curriculares têm em vista a

Leia mais

BOLETIM 17. Serviços de Cultura e Museologia

BOLETIM 17. Serviços de Cultura e Museologia BOLETIM 17 Serviços de Cultura e Museologia ATIVIDADES 2017 Serviço Educativo dos Serviços de Cultura e Museologia Câmara Municipal de Espinho ATIVIDADES REGULARES» LATA A LATA OU CONTOS NO MUSEU Museu

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Escola Portuguesa Ruy Cinatti 2014/2015

BIBLIOTECA ESCOLAR PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Escola Portuguesa Ruy Cinatti 2014/2015 O Pl Anual de Atividades segue as linhas de orientação propostas pela RBE. Este documento descreve a ação da Biblioteca Escolar e tem como objetivo último tornar os alunos autónomos e eficientes nas diversas

Leia mais

AGENDA DA BE. Projeto Educacional Sinergia de Saberes FEVEREIRO 2019

AGENDA DA BE. Projeto Educacional Sinergia de Saberes FEVEREIRO 2019 AGENDA DA BE Projeto Educacional Sinergia de Saberes FEVEREIRO 2019 Conheça a agenda da BE No mês de fevereiro, o mês mais curto do ano, serão várias as temáticas tratadas na agenda da BE. A BE inicia,

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017

PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017 PAA BE-EB 2,3 Aradas Ano Letivo 2016 / 2017 - Ao longo do ano - Manutenção do blogue da BE - Divulgar as actividades no blogue - Promover a integração da BE na Escola -Difusão da informação educativa -

Leia mais

Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas de Mealhada Ano Letivo

Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas de Mealhada Ano Letivo Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas de Mealhada Ano Letivo 2011-2012 Outubro 2011 Domínio de Intervenção: 1. Planeamento e Gestão 1.1. Cooperação / Articulação Inter-bibliotecas Grupo de Trabalho

Leia mais

Plano de Actividades Ano lectivo 2008/2009 Tema: A aventura dos livros

Plano de Actividades Ano lectivo 2008/2009 Tema: A aventura dos livros Plano de Actividades Ano 2008/2009 Tema: A aventura dos livros 1 ACTIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO Actividades Objectivos Intervenientes Calendarização Proceder à gestão de colecções. Organização e gestão do

Leia mais

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Biblioteca Escolar PLANO DE ACTIVIDADES

Agrupamento de Escolas Diogo Cão. Biblioteca Escolar PLANO DE ACTIVIDADES Agrupamento de Escolas Diogo Cão Biblioteca Escolar PLANO DE ACTIVIDADES Mais uma vez cá estamos a divulgar o nosso plano de atividades, fruto de reuniões havidas entre a Professora Bibliotecária e os

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES

PLANO DE ATIVIDADES Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem Desenvolver atividades curriculares com os docentes de História e Português trabalhando de forma transversal as literacias da informação e dos média constantes

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO

PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO PLANO DE PROMOÇÃO DE LEITURA DO AGRUPAMENTO A leitura um bem essencial Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar

Leia mais

Externato Sol Nascente Porto

Externato Sol Nascente Porto Breve descrição: O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia previstos na alínea c) do nº 1 do Artigo 9º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril. Assumindo-se como um

Leia mais

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax.

Externato de Santa Margarida. Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha S. Cosme- Gondomar Tel Fax. Externato de Santa Margarida Rua Manuel Ribeiro de Almeida, 141 Quinta da Azenha 4420-195-S. Cosme- Gondomar Tel. 224830104 Fax. 224837223 Ano Letivo 2016/2017 Plano anual de atividades SETEMBRO Dia 2

Leia mais

Projeto Educativo : Mãos à Obra

Projeto Educativo : Mãos à Obra Projeto Educativo : Mãos à Obra INÍCIO DO ANO LETIVO ATÉ 1ª INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E EDUCATIVAS (15 de dezembro de 2017) VALÊNCIA DATA/ TEMA Início do ano letivo 13 SETEMBRO Dia do Animal 4

Leia mais

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2016/2017 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período 1º Período Calendarização Departamento Atividades Curriculares Pastorais Destinatários Local 25 de setembro Pastoral Eucaristia comemorativa dos 50 anos das FMA em Vendas e de abertura do ano letivo. 26

Leia mais

Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto e dos aspetos positivos e negativos referidos no balanço realizado --

Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto e dos aspetos positivos e negativos referidos no balanço realizado -- Projeto aler+ Continuidade em 2016/2017 2 - PROJETO Designação do Projeto André Soares a ALer+ 6.1. Plano de desenvolvimento do Projeto Definição do plano de desenvolvimento em função dos Domínios do Projeto

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA Plano Municipal de Cultura CulturFornos 2017 Introdução A Câmara Municipal de Fornos de Algodres considera a CULTURA como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho. Esta visão

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado

PLANO DE ATIVIDADES Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado 20152016 Bibliotecas escolares do Agrupamento de escolas Mosteiro e Cávado 20152016 Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem Intervenientes Público alvo Datas Desenvolver atividades curriculares

Leia mais

Município de Vila Nova de Famalicão

Município de Vila Nova de Famalicão Município de Vila Nova de Famalicão Departamento de Educação e Desporto Plano de Atividades e Projetos Educativos Ano Letivo 2011/2012 Setembro 2011 PLANO MUNICIPAL DE MELHORIA E EFICÁCIA DA ESCOLA Dimensão:

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de ESTE S. MAMEDE SME1, SME2,SME3,SME4 Dinamizadores Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

Perguntas frequentes. Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção-Geral da Saúde

Perguntas frequentes. Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção-Geral da Saúde Perguntas frequentes 20172018 Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção-Geral da Saúde projeto SOBE Quais as escolas que podem aderir ao projeto Saúde Oral, Bibliotecas Escolares

Leia mais

MEDIATECA. Plano de Atividades 2012/2013. Introdução

MEDIATECA. Plano de Atividades 2012/2013. Introdução , Santiago do Cacém pág. 1/6 Introdução A Mediateca estrutura-se como um setor essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas atividades deverão estar integradas nas restantes atividades da

Leia mais

Centro Social Santa Joana Princesa. Ano Letivo 2017/2018

Centro Social Santa Joana Princesa. Ano Letivo 2017/2018 Centro Social Santa Joana Princesa Ano Letivo 2017/2018 Ano Letivo 2017/2018 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui-se como um documento orientador das atividades e práticas

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural Setembro 2014

Ponte de Lima. Agenda Cultural Setembro 2014 Ponte de Lima Agenda Cultural Setembro 2014 Espetáculos Jornada Gestão, preservação e acesso à informação digital 11 setembro Auditório Municipal (Org. Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas

Leia mais

BE/CRE - ES/3 José Cardoso Pires BE/CRE - EB 2,3 General Humberto Delgado BE/CRE BIBLIOMANIAS EB1JI de Santo António dos Cavaleiros BE/CRE MIL FOLHAS

BE/CRE - ES/3 José Cardoso Pires BE/CRE - EB 2,3 General Humberto Delgado BE/CRE BIBLIOMANIAS EB1JI de Santo António dos Cavaleiros BE/CRE MIL FOLHAS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012/2013 BIBLIOTECAS ESCOLARES - ES/3 José Cardoso Pires - EB 2,3 General Humberto Delgado BIBLIOMANIAS EB1JI de Santo António dos Cavaleiros MIL FOLHAS EB1JI Quinta do Conventinho

Leia mais

Plano de Atividades das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso 2016/2017

Plano de Atividades das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO 150915 Domínios Iniciativas/Atividades Calendarização Responsáveis Públicoalvo Recursos materiais Recursos Financeiros A Apoio ao Desenvolvimento Curricular Iniciação

Leia mais

Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017

Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017 Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017 Atividades Descrição Periodicidade Local Objetivos Recursos Humanos Comemoração dos aniversários dos utentes Realização de um lanche convivio, com

Leia mais

MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ DEPARTAMENTO DE CULTURA, EDUCAÇÃO E ACÇÃO SOCIAL. Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos

MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ DEPARTAMENTO DE CULTURA, EDUCAÇÃO E ACÇÃO SOCIAL. Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos 1 de Junho Comemorações do Dia Mundial da Criança Integrado na Parceria cultural estabelecida entre Município da Figueira da Foz e o INTEP- Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz, um grupo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR - Cantinho do Português - Desenvolver o gosto pela escrita. - Dar a conhecer o que cada um escreve, opinião e imaginação. - Desenvolver o gosto pela leitura. - Alunos/professores L. Port.. - Os trabalhos

Leia mais

Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros. Ano letivo 2018/2019

Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros. Ano letivo 2018/2019 Fundação Creche Helena de Albuquerque Quadros Resposta Social de Creche Resposta Social de Pré-escolar Resposta Social de CATL Ano letivo 2018/2019 O Plano Anual de Atividades constitui-se como um documento

Leia mais