Prêmio AEA Projetos de Meio Ambiente Redução de emissão de CO2 a partir de camisas com revestimento de níquel em blocos modernos de alumínio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prêmio AEA Projetos de Meio Ambiente Redução de emissão de CO2 a partir de camisas com revestimento de níquel em blocos modernos de alumínio"

Transcrição

1 Prêmio AEA Projetos de Meio Ambiente Redução de emissão de CO2 a partir de camisas com revestimento de níquel em blocos modernos de alumínio Rafael Bettini Rabello, Edney Rejowski, André Ferrarese MAHLE METAL LEVE S.A. RESUMO Motivado pela demanda de redução de combustível e de emissão de CO2, as inovações do mercado automobilístico trabalham no caminho de produzir motores menores e mais leves, substituindo o tradicional ferro fundido do material do bloco pelo alumínio. Pelo alto grau de otimização desses motores, existe a necessidade técnica de controlar o nível de deformação do bloco para não prejudicar o desempenho do motor e não acarretar em um aumento do consumo de óleo, o que impacta na lei de emissões de poluentes. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma camisa de cilindro com revestimento de níquel na superfície externa com o objetivo de aumentar a dissipação de calor entre câmara de combustão e canais de refrigeração do motor, através da formação de uma camada metalúrgica de difusão entre camisa de cilindro e bloco de alumínio do motor, reduzindo assim a distorção dos cilindros. Isto possibilita a utilização de um pacote de anéis de pistão com menor força tangencial sem prejuízos em relação à conformabilidade destes no cilindro, o que tem o potencial de reduzir ainda mais as perdas mecânicas por atrito, reduzindo, assim, o consumo de combustível e emissões de CO2. Informações detalhadas sobre o revestimento de níquel e a camada de difusão de Fe-Ni- Al foram obtidas através das técnicas de energia dispersiva de raio-x (EDS) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A ancoragem da camisa de cilindro com o bloco de alumínio foi avaliada através de testes de tração e a taxa de condutividade térmica também foi verificada a partir de testes de bancada. Por fim, um teste de motor comparativo entre camisas fundidas em bloco de alumínio com e sem o revestimento de níquel foi realizado, comprovando a maior condutividade térmica de camisas de cilindro com níquel, além de, evidenciar um beneficio adicional de redução de 35% no consumo de óleo do motor, possibilitando a utilização de um pacote de anéis com menor força tangencial, o que acarreta em 1.5% de redução no consumo de combustível.

2 1. APLICABILIDADE Motores flex (bicombustíveis) com bloco de alumínio. 2. OBJETIVO Demonstrar a redução de consumo de combustível e, consequentemente, emissões de CO2, através da utilização de camisas de cilindro com um revestimento externo de níquel, que otimiza a transferência de calor e reduz a distorção dos cilindros, permitindo a utilização de um pacote de anéis com menor força tangencial. 3. INTRODUÇÃO 3.1 TENDÊNCIAS DO MERCADO A redução do consumo de combustível em motores modernos de combustão interna é a principal força motriz para as inovações em desenvolvimento de motor. Novas legislações estão colocando prazos para o atingimento das metas de emissões em veículos e para limitar os níveis de emissões de CO2. Alguma das técnicas utilizadas para atingir as metas de CO2 é através do downsizing, injeção direta e utilização de turbo compressor. No lado mecânico, muitas tecnologias para redução de atrito foram desenvolvidas e implementadas com sucesso nos últimos anos [1,2]. Especialmente nos componentes do cilindro, o aumento da eficiência da combustão dos motores, que resulta no aumento das pressões de combustão, aumento da densidade de potência [3] e das temperaturas [4], pode causar um aumento na distorção dos cilindros e comprometer a vedação dos anéis de pistão. A consequência disto é um maior consumo de óleo e o aumento do atrito nos motores, levando também a um maior consumo de combustível. Os componentes do cilindro contribuem para o consumo de combustível devido às suas inevitáveis perdas por atrito. A Figura 1 mostra a distribuição das perdas de energia por atrito de alguns componentes internos de um motor a gasolina de 1.9l em uma condição de carga parcial a 2000rpm [5]. A contribuição dos componentes do cilindro é de 2.4% na perda total da energia por atrito, mas pode significar até 20% de potência útil que não é utilizada.

3 Potência Efetiva 15% Perdas Mecânicas 11% Anéis 19% Pistões 3% Bielas 2% Bronzinas 15% Perdas Térmicas 74% Perda por Troca Gasosa e Auxiliares 61% Figura 1 - Perda de energia por componente [6]. Em motores modernos, que utilizam blocos de alumínio, existe a necessidade técnica de controlar o nível de distorção do bloco para não prejudicar o desempenho do motor e não elevar o nível do consumo de óleo, o que impacta no atingimento da meta da lei de emissões. A distorção do cilindro ocorre quando há o desvio da circularidade ideal. É inevitável que ocorra um nível de distorção do cilindro quando submetido a uma tensão dinâmica (calor e pressão) [7]. O cilindro pode ser distorcido tanto durante a usinagem quanto em operação quando sujeito a cargas elevadas, devido às pressões de combustão, deformações térmicas e forças de inércia. Assim, o anel de pistão deve conformar a um cilindro levemente imperfeito [8]. O diâmetro do cilindro (deformação de ordem 0), nestes motores, pode aumentar (até 0.2mm) e assumir uma deformação de segunda ordem, especialmente na região próxima ao ponto de reversão do pistão no cilindro, com impacto significativo em blow-by e no consumo de óleo do motor [9]. A Figura 2 mostra as diferentes deformações que ocorrem no cilindro e os valores esperados para cada ordem de deformação.

4 Figura 2 Representação geral das diferentes formas de distorção e mudança da deformação durante operação [10,11]. O novo desenvolvimento de camisas de cilindro de ferro fundido com um revestimento de níquel aplicado na superfície externa reduz a distorção do cilindro no bloco através de uma melhor condutividade térmica em relação a outros materiais em ferro fundido. Quando fundidas em blocos de alumínio, a formação de uma camada metalúrgica de difusão entre ferro, níquel e alumínio também proporciona uma maior ancoragem da camisa no bloco e, aliado à redução de distorção, permite a utilização de um anel de pistão com menor força tangencial, sem prejuízos em conformabilidade (capacidade de vedação mesmo sob alta deformação). O pacote de anéis, por sua vez, exerce um importante papel em um motor de combustão interna. Sua principal função é promover a vedação entre pistão e camisa de cilindro, prevenindo a passagem de gases de combustão para o cárter (blow-by), e ao mesmo tempo, minimizar o transporte de óleo na direção oposta [12]. Um dos principais desafios de design de anéis de pistão é como diminuir a força tangencial aplicada na superfície do cilindro mantendo o mesmo desempenho em relação à vedação e à raspagem do óleo lubrificante e controle do blow-by. [13]. Assim, a partir de medições reais de forma e circularidade dos cilindros de blocos de alumínio com e sem camisas revestidas com níquel, é esperado que a distorção dos

5 cilindros seja reduzido e, com um auxílio computacional, seja possível reduzir a força tangencial dos pacotes de anéis mantendo o mesmo desempenho de vedação, trazendo o benefício da redução do consumo de combustível e de emissões de CO2 (Figura 3). Figura 3 Rota proposta no trabalho. 3.2 CAMISAS DE CILINDRO A camisa de cilindro (Figura 4) é uma parte cilíndrica a ser montada no bloco do motor para formar um cilindro. A parede interna da camisa de cilindro forma uma superfície deslizante com os anéis de pistão, retendo o óleo lubrificante e prevenindo que os gases de compressão e combustão escapem para o cárter do motor. Além disso, as camisas de cilindro recebem o calor da combustão através do pistão e dos anéis de pistão, tendo a função de transmitir o calor para o líquido de resfriamento. Figura 4 Camisa de cilindro típica de um motor de bloco de alumínio

6 3.3 REVESTIMENTO DE NÍQUEL Neste trabalho, um revestimento de níquel eletrodepositado foi aplicado no externo das camisas de cilindro de ferro fundido. A camada de níquel tem como principal função de formar uma camada metalúrgica de difusão entre o ferro fundido e o alumínio do bloco de motor, promovendo um aumento da condutividade térmica. A Figura 5 mostra a camada de níquel como depositada sobre o ferro fundido. Figura 5 Camada de níquel como depositado sobre ferro fundido. 3.4 FUNDIÇÃO EM BLOCOS DE ALUMÍNIO Após a deposição de níquel no externo das camisas de cilindro, estas são fundidas em blocos de alumínio por um processo de fundição sob alta pressão. A Figura 6 mostra os vazios entre o bloco do motor e uma camisa de cilindro fundida sem o revestimento de níquel e a formação da camada metalúrgica nas camisas com o revestimento de níquel após fundidas no bloco de alumínio.

7 Figura 6 Camisa de cilindro a) sem camada de níquel, aderência mecânica com o alumínio b) com camada de níquel, aderência metalúrgica com o alumínio. 4. RESULTADOS DOS TESTES DE BANCADA A partir de blocos de alumínio, corpos de prova foram extraídos para serem realizados testes de aderência do alumínio com a camisa de cilindro e de condutividade térmica, para avaliar a eficiência na troca térmica das camisas revestidas com níquel. Também a partir do bloco de motor, foram feitas medições de forma e circularidade para avaliar a distorção das camisas de cilindro após a finalização de todas as etapas de usinagem. 4.1 TESTE DE ADERÊNCIA AO BLOCO DE ALUMÍNIO Um teste de tração foi realizado em amostras retiradas do topo, meio e fundo de um cilindro do bloco de motor, como ilustrado pela Figura 7.

8 Figura 7 Teste de tração realizado a partir de corpos de prova de um cilindro usinado do bloco de alumínio. Os resultados mostraram um aumento significativo à resistência à tração, devido à maior aderência atingida através da formação da camada metalúrgica. A Figura 8 mostra o resultado dos testes realizados com camisas de cilindro com o mesmo design, fundidas em um bloco de alumínio, sem e com a camada de níquel, comprovando-se um contato mais eficiente com o alumínio. Figura 8 Resultados do teste de tração mostram um aumento da aderência da camisa com o alumínio devido à adição da camada de níquel. Após o teste de tração, os corpos de prova foram analisados com o auxílio de um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) através da técnica de elétrons retro espalhados (BSE) e da energia dispersiva de raio-x (EDS) para avaliar a difusão da camada de níquel entre o ferro fundido e o alumínio (Figura 9).

9 Observou-se que no segmento de ferro fundido (material da camisa de cilindro) há predominância de níquel na superfície, enquanto que no segmento de alumínio (bloco de motor) também há cerca de 80% da área do corpo de prova com níquel, comprovando-se a difusão desta camada com o alumínio. Figura 9 Corpo de prova após teste de tração. Observa-se difusão do níquel no bloco de alumínio. 4.2 TRANSFERÊNCIA DE CALOR Medições de condutividade térmica foram realizadas com o equipamento NETZSCH modelo LFA 447 Nanoflash. Testes foram realizados a partir da indução de uma temperatura de 100ºC. Mede-se, assim, o aumento da temperatura na face posterior do corpo de prova nas amostras retiradas do bloco de motor com camisas sem camada de níquel e com camada de níquel, utilizando um detector In-Sb. A Figura 10 descreve em detalhes a metodologia do teste. Figura 10 Metodologia de teste para avaliar condutividade térmica

10 Assim, a resistência térmica de contato (m².k/w) é obtida. Os valores foram normalizados em eficiência de transferência de calor (%) para melhor visualização dos resultados (Figura 11). Observa-se que as camisas revestidas com níquel apresentaram uma maior eficiência na troca de calor do que camisas usinadas de mesmo design sem o revestimento de Níquel (Design 1) e camisas com design rugoso (Design 2) também sem o revestimento de Níquel, independente da espessura da parede do cilindro. Figura 11 Eficiência na transferência de calor de camisas revestidas com níquel superior em relação a outros designs típicos de camisas de cilindro no mercado. 4.3 DEFORMAÇÃO DOS CILINDROS Blocos de motor com camisas com e sem revestimentos de níquel foram analisadas em relação à deformação dos cilindros na condição livre à temperatura ambiente e na condição torqueada (com o cabeçote montado) à temperatura ambiente. Para isto, foi utilizado um equipamento Jenoptik Incometer, que faz as medições precisas de forma e circularidade de um cilindro. A Figura 12 demonstra que o bloco com camisas revestidas de níquel apresentou uma menor deformação máxima de cilindros. Esta máxima deformação de cilindro está sempre localizada próximo a região de menor espessura de parede do bloco de cilindro (entrecilindros). Esta redução foi expressiva principalmente na 2ª e 4ª ordem devido à maior

11 capacidade de transferência de calor das camisas revestidas com níquel, e de sua maior aderência ao bloco de alumínio. Figura 12 Distorção dos cilindros dos blocos com camisas sem e com revestimento de níquel. 5. RESULTADOS DE TESTE DE MOTOR Um teste de motor (Flex, com bloco de alumínio) foi realizado com combustível etanol (E100) e avaliou a influência da camisa com revestimento de níquel em termos de transferência de calor e conformabilidade dos anéis (consumo de óleo do motor). Resultados medidos foram comparados com outro teste de motor utilizando camisas sem o revestimento de níquel. Os pacotes de anéis foram selecionados com intuito de manter a mesma força tangencial. 5.1 MEDIÇÕES DE TEMPERATURA PARA AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR Com o intuito avaliar a transferência de calor, foram instrumentados termopares em diversas regiões do bloco de motor para realizar um mapeamento de temperatura. Os termopares foram posicionados no bloco de alumínio a uma distância de 1.5mm da parede externa da camisa de cilindro e a 10mm e 45mm do topo tanto no lado de pressão do cilindro como no lado de contra-pressão. A Figura 13 ilustra a posição dos termopares.

12 Figura 13 Posicionamento dos termopares no bloco de motor. Assim, aumentando a taxa de transferência de calor nas camisas revestidas por níquel da câmara de combustão até a água de refrigeração, devido à ligação metalúrgica, é esperado que a temperatura medida pelos termopares nos blocos de alumínio também seja maior. A Figura 14 mostra os resultados da diferença da temperatura máxima medida nos blocos testados. Mostrou-se que, em todos os cilindros, houve um aumento da temperatura medida pelo termopar no bloco com camisa com revestimento de níquel (maior transferência de calor). As diferenças de temperatura foram maiores nos cilindros 3 e 4 do motor testado, devido ao design de refrigeração do bloco de motor (água de refrigeração entra pelo cilindro 1 e sai pelo cilindro 4).

13 Figura 14 Bloco com camisa com revestimento de níquel aumenta a taxa de transferência de calor da câmara de combustão para o canal de refrigeração, aumentando, assim, a medida de temperatura realizada pelo termopar. 5.2 AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ÓLEO PARA AVALIAR A CONFORMABILIDADE DOS ANÉIS. Nos mesmos blocos utilizados para avaliação de temperatura, foram realizadas diversas medições de consumo de óleo em regimes parciais e de carga e rotação máxima (WOT) a partir do escoamento e pesagem deste. A Figura 15 representa percentualmente o consumo de óleo reduzido em 35% no regime de alta carga e rotação a partir da utilização de camisas revestidas de níquel em blocos de motor de alumínio.

14 Figura 15 Redução de 35% do consumo de óleo em blocos com camisas revestidas com níquel. Isto indica que, devido à melhor transferência de calor da câmara de combustão para os canais de refrigeração e à menor distorção de cilindros, os anéis de pistão utilizados neste teste conseguem se conformar ao cilindro e realizar muito bem sua função de vedação e raspagem de óleo lubrificante, além de controlar o blow-by. Assim, é possível introduzir anéis que apliquem menor força tangencial na superfície do cilindro (Tabela 1), devido à sua menor deformação, mantendo o desempenho de consumo de óleo adequado, reduzindo as forças de atrito no motor em 6% e, consequentemente, redução de 1.5% de consumo de combustível. Tabela 1 Redução da força tangencial no pacote de anéis de pistão a partir da redução da distorção dos cilindros e do consumo de óleo do motor. Força tangencial no pacote de anéis de pistão [N/mm] Pacote de anéis típico (utilizados nos testes) Anel de 1º canalete 0,12 0,11 Anel de 2º canalete 0,11 0,11 Anel de 3º canalete 0,52 0,30 Total: 0,75 0,52 Pacote de anéis de baixo atrito

15 6. CONCLUSÃO A nova cobertura de níquel sobre camisas de ferro fundido desenvolvido pela MAHLE, aplicada em motores flex modernos de alumínio, demonstrou a possibilidade de reduzir em 1.5% o consumo de combustível a partir do decréscimo da força tangencial dos anéis, uma vez que se reduziu a deformação do bloco de alumínio pela maior eficiência na transferência de calor da câmara de combustão para os canais de refrigeração. Análises metalográficas mostraram a difusão da camada de níquel com o ferro fundido da camisa de cilindro e o alumínio do bloco de motor. Esta camada de difusão elevou a aderência da camisa ao bloco, como comprovado pelos testes de tração realizados a partir de amostras retiradas de motores. Além disso, o teste de bancada de condutividade térmica mostrou que um contato mais eficiente com o alumínio leva a uma maior transferência de calor. Já o teste de motor para medição de temperatura, através de termopares, e a medição de consumo de óleo para avaliar a conformabilidade dos anéis de pistão, revelaram uma maior transferência de calor quando utilizadas camisas com revestimento de níquel, atingindo diferenças de temperatura de até 8ºC, e uma redução no consumo de óleo em carga máxima de até 35%. A menor distorção de cilindro e redução de consumo de óleo do motor permitiu a redução da força tangencial dos anéis em 30%, o que tem o potencial de diminuir o consumo de combustível em até 1.5%. 7. REFERÊNCIAS [1] Schwaderlapp M, Dohmen J, Haubner F, Barthel R, Biwer C. Reibungsreduzierung als Verbrauchsmaßnahme. MTZ 3 p , [2] Schommers J, Scheib H, Hartweg H, Bosler A. Minimising friction in combustion engines. MTZ 7-8 p , [3] Maasen F, Bick W, Haubner F. Lightweight Engine Concepts for a Passenger Car Diesel Engine With 200 Bar Peak Pressure. SAE Technical Paper , [4] Wölfle, P.; Müller, T; Füsser, H; Bartel, D. The influence of oil supply and cylinder liner temperature on friction, wear and scuffing behavior of piston ring cylinder liner contacts A new model test. Tribology International 94 p , [5] Ferreira, M.; Praça, M.; Uehara, S.; Costa, S. Nova bronzina com cobertura polimérica para redução de atrito e missão de CO2. Paper AEA, [6] Tomanik et al. Reduced Friction Power Cell Components. SAE , 2000.

16 [7] Mirajkar, P; Kanase, K., Chhapkhane, N. Cylinder Liner bore distortion estimation during assembly of diesel engine with FEA. International Journal on Mechanical Engineering and Robotics (IJMER), [8] Maassen, F; Koch, F.; Schwaderlapp, M.; Ortjohann, T; Dohmen, J. Analytical and Empirical Methods for Optimization of Cylinder Liner Bore Distortion. SAE paper , [9] Tomanik, E. Improved Criterion for Ring Conformability Under Realistic Bore Deformation. Paper SAE , [10] Tomanik, E. Piston Ring Conformability in a Distorted Bore. Paper SAE , [11] Abe, S.; Suzuki, M. Analysis of Cylinder Bore Distortion During Engine Operation. Paper SAE 95041, [12] Liu, L.; Tian, T. Modeling Piston Ring-Pack Lubrication with consideration of Ring Structural Response. Paper SAE , [13] Ferrarese A.; Silva D.; Silva, E.; Nocera, E. Reducing emissions through low friction ring pack in passenger car diesel engine. First International Brazilian Conference on Tribology TriboBr, 2010.

Figura 1. Combustão externa: calor é produzido fora do motor em caldeiras.

Figura 1. Combustão externa: calor é produzido fora do motor em caldeiras. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO IT Departamento de Engenharia ÁREA DE MÁQUINAS E ENERGIA NA AGRICULTURA IT 154- MOTORES E TRATORES INTRODUÇÃO CONSTITUIÇÃO DOS MOTORES Carlos Alberto Alves

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA II

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA II Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA II LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2017 Componentes do motor Cabeçote Junta Cilindro Bloco

Leia mais

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Pedro Delbons Duarte de Oliveira Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Em virtude da frequente

Leia mais

Desenvolvimento da Rede - Treinamento

Desenvolvimento da Rede - Treinamento Desenvolvimento da Rede - Treinamento ÍNDICE Introdução... 3 Dados técnicos... 4 Vantagens da utilização do sistema de gerenciamento eletrônico... 5 Inovações técnicas... 6 Componentes e sistemas... 7

Leia mais

NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA 67º CONGRESSO ABM - 02/08/2012 LUÍS CARLOS MONTEIRO SALES, DSc. ENGENHARIA DO PRODUTO INTEGRAÇÃO VEÍCULO CENÁRIO DRIVERS DE TECNOLOGIA PARA

Leia mais

Motores Térmicos. 9º Semestre 5º ano. Prof. Jorge Nhambiu

Motores Térmicos. 9º Semestre 5º ano. Prof. Jorge Nhambiu Motores Térmicos 9º Semestre 5º ano Aula 3 Componentes do Motor Cabeça; Bloco; Cárter; Válvulas; Árvore de Cames; Cambota; Pistão; Biela. 2 Constituição dos Motores O motor de combustão interna é um conjunto

Leia mais

Anéis de segmento Vedação sob condições extremas

Anéis de segmento Vedação sob condições extremas Anéis de segmento Vedação sob condições extremas PRODUCT INFORMATION POSTER INSIDE Sob pressão Anéis de segmento KS Aplicação controlada de força. As forças de inércia e a pressão dos gases, bem como as

Leia mais

Motor de combustão de quatro tempos

Motor de combustão de quatro tempos Força motriz Ao produzir-se a combustão (explosão) da mistura de gasolina e ar, os pistões impulsionados pela expansão dos gases originam a força motriz do motor. Num automóvel de dimensões médias, quando

Leia mais

Disciplina: Motores a Combustão Interna. Principais Componentes Móveis Parte 2

Disciplina: Motores a Combustão Interna. Principais Componentes Móveis Parte 2 Disciplina: Motores a Combustão Interna Principais Componentes Móveis Parte 2 Tucho Hidráulico Em alguns projetos, um dispositivo hidráulico é usado para controlar a folga da válvula e, de fato, a folga

Leia mais

Mecanização Agrícola e Máquinas Motorização e partes do sistema

Mecanização Agrícola e Máquinas Motorização e partes do sistema Mecanização Agrícola e Máquinas Motorização e partes do sistema Eng. Agr. Me. Andre Gustavo Battistus E-mail: andregustavo@udc.edu.br E-mail alternativo: andre_battistus@hotmail.com Terminologia Motorização

Leia mais

Desenvolvimento da Rede - Treinamento

Desenvolvimento da Rede - Treinamento Desenvolvimento da Rede - Treinamento ÍNDICE Introdução... 3 Dados técnicos... 4 Vantagens da utilização do sistema de gerenciamento eletrônico... 5 Inovações técnicas... 6 Componentes e sistemas... 7

Leia mais

Prêmio AEA Projetos de Meio Ambiente CAMISA DE CILINDRO REVESTIDA COM FILME DE CARBONO AMORFO NA FORMA DE DIAMANTE

Prêmio AEA Projetos de Meio Ambiente CAMISA DE CILINDRO REVESTIDA COM FILME DE CARBONO AMORFO NA FORMA DE DIAMANTE Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente CAMISA DE CILINDRO REVESTIDA COM FILME DE CARBONO AMORFO NA FORMA DE DIAMANTE Edney D Rejowski, Paulo J. da Rocha Mordente, Dra. Marina F. Pillis Centro Tecnológico

Leia mais

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média Lista 1 de Motores de Combustão Interna 1. Para alguns motores Diesel é adequada a representação do ciclo motor segundo um ciclo dual, no qual parte do processo de combustão ocorre a volume constante e

Leia mais

LABORATÓRIO DE TÉRMICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

LABORATÓRIO DE TÉRMICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Prof. José Eduardo Mautone Barros Agosto/2011 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Ciclo OTTO, ignição por centelha; Ciclo DIESEL, ignição por compressão.

Leia mais

CAPITULO 2. Potência e pressões médias de um motor de combustão. Eng. Julio Cesar Lodetti

CAPITULO 2. Potência e pressões médias de um motor de combustão. Eng. Julio Cesar Lodetti CAPITULO 2 Potência e pressões médias de um motor de combustão Eng. Julio Cesar Lodetti Definição de Potência e rendimento A potência, é por definição função do torque fornecido sobre o virabrequim, e

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico. CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez

Leia mais

FUEL CONSUMPTION MEASUREMENT PROTOCOL FOR DIESEL ENGINES

FUEL CONSUMPTION MEASUREMENT PROTOCOL FOR DIESEL ENGINES FUEL CONSUMPTION MEASUREMENT PROTOCOL FOR DIESEL ENGINES Everton Lopes da Silva, Leonardo Coelho Bergantim, Juliano Pallaoro de Souza, Carlos Roberto Camargo MAHLE Metal Leve S.A. E-mails: everton.silva@br.mahle.com,

Leia mais

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3.1. Desempenho de Turbinas a Gás em Ponto de Projeto 3.1.1. Introdução O primeiro passo no projeto de uma turbina a gás é o cálculo termodinâmico do ponto de projeto,

Leia mais

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código: ET 700.021 Data: 24/03/2011 MOTOR 4LDG4300 LINTEC ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PRODUTO: MOTOR APROVADO: Adelair Colombo MODELO: MOTOR 4LDG4300 ELABORADO:

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA... 1 1.1 Variáveis e Transformações Termodinâmicas... 1 1.2 Primeiro Princípio da Termodinâmica... 1 1.3 Segundo Princípio da Termodinâmica... 2 1.4 Expressões das Variáveis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

Eficiência Volumétrica Definição e propostas

Eficiência Volumétrica Definição e propostas SUBSISTEMA MOTOR Eficiência Volumétrica Definição e propostas Autor: Rodrigo Martinuzzi Índice 1. Introdução Parâmetros essenciais 2. Sistema de admissão Requisitos do sistema de admissão Caracterização

Leia mais

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Rscp/labats/demec/ufpr/2017 O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga

Leia mais

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD.

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MOLDAGEM EM AREIA Vantagens 1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de

Leia mais

CARATERÍSTICAS E PRESTAÇÕES DOS MOTORES ALTERNATIVOS UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

CARATERÍSTICAS E PRESTAÇÕES DOS MOTORES ALTERNATIVOS UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO CARATERÍSTICAS E PRESTAÇÕES DOS MOTORES ALTERNATIVOS Potência motor O conceito de potência está associado ao de força e trabalho; o primeiro destes termos refere-se a tudo aquilo que é capaz de produzir

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA

MOTORES TÉRMICOS AULA MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA MOTORES TÉRMICOS AULA 18-19 MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Motores As máquinas térmicas são dispositivos que permitem transformar calor em trabalho. A obtenção de trabalho é ocasionada

Leia mais

EDITAL PRÓ-ESTRATÉGIA 50/2011

EDITAL PRÓ-ESTRATÉGIA 50/2011 1 EDITAL PRÓ-ESTRATÉGIA 50/2011 Laboratório Associado de Combustão e Propulsão - LCP Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE O Laboratório Associado de Combustão e Propulsão tem como objetivos:

Leia mais

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017 O que é Fundição com Molde Permanente? O que é Fundição com Molde Permanente? A fundição com molde permanente emprega

Leia mais

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AULA 01 - APRESENTAÇÃO Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Curso Técnico de Edificações APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos - contato@philipeprado.eng.br

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D CADERNO DE EXERCÍCIOS 3D Ensino Fundamental Ciências da Natureza Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 1 Materiais Isolantes Térmicos H55, H56 2 Processos de Troca de Calor H55 3 Transformação

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Motogeradores e sistemas complementares JONEY CAPELASSO-TLJH GE-OPE/OAE-UTE-LCP/O&M 853-3275 MOTOGERADORES Denominamos Motogeradores ao conjunto de MCI e gerador de corrente

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano. Prof. Jorge Nhambiu

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano. Prof. Jorge Nhambiu Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 2 - Tópicos Definição Objectivo e Divisão dos Motores de Combustão Interna; Motor Wankel; Motor de êmbolo; Bases utilizadas para a classificação dos motores; Valores

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico. CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez

Leia mais

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga origine uma pressão além

Leia mais

Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente NOVA BRONZINA COM COBERTURA POLIMÉRICA PARA REDUÇÃO DE ATRITO E EMISSÃO DE CO 2

Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente NOVA BRONZINA COM COBERTURA POLIMÉRICA PARA REDUÇÃO DE ATRITO E EMISSÃO DE CO 2 Prêmio AEA 2012 - Projetos de Meio Ambiente NOVA BRONZINA COM COBERTURA POLIMÉRICA PARA REDUÇÃO DE ATRITO E EMISSÃO DE CO 2 Matheus dos Santos Ferreira, Mário Sérgio da Silva Praça, Samantha Uehara, Sandra

Leia mais

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código: ET 700.042 Data: 21/03/2013 MOTOR 3LDG 1500 LINTEC PRODUTO: MOTOR ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MODELO: MOTOR 3LDG1500 CÓDIGO: 7040.000.002.00.5 APROVADO:

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL Ricardo Abreu P&D - América do Sul 1 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL. Sustentabilidade Eficiência Energética Conectadas e Sincronizadas = Eficiência Energética

Leia mais

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código: ET 700.018 Data: 05/08/2011 MOTOR 3LD1500 LINTEC PRODUTO: MOTOR APROVADO: Adelair Colombo ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MODELO: MOTOR 3LD1500 ELABORADO:

Leia mais

ANÁLISE DO PISTÃO A GASOLINA DO MOTOR AP-1800 AP-1800 ENGINE PISTON ANALYSIS

ANÁLISE DO PISTÃO A GASOLINA DO MOTOR AP-1800 AP-1800 ENGINE PISTON ANALYSIS ANÁLISE DO PISTÃO A GASOLINA DO MOTOR AP-1800 AP-1800 ENGINE PISTON ANALYSIS Silmar Coldebella 1 Salmo Mardegan 2 RESUMO Com o desenvolvimento tecnológico da indústria automobilística nos últimos anos

Leia mais

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LINTEC VEÍCULOS E MOTORES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Código: ET 700.035 Data: 06/06/2013 MOTOR 4LDG3300 LINTEC PRODUTO: MOTOR ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MODELO: MOTOR 4LDG3300 CÓDIGO: 7042.000.002.00.1 APROVADO:

Leia mais

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação

Leia mais

PEÇAS GENUÍNAS CUMMINS EXISTE UMA DIFERENÇA. Melhores peças. Mais disponibilidade. Nem todas as peças são criadas iguais.

PEÇAS GENUÍNAS CUMMINS EXISTE UMA DIFERENÇA. Melhores peças. Mais disponibilidade. Nem todas as peças são criadas iguais. Nem todas as peças são criadas iguais. Melhores peças. Mais disponibilidade. Uma melhor garantia de uma boa viagem. Muitas vezes, o que não consegue ver faz toda a diferença. Os componentes do motor devem

Leia mais

PEÇAS CUMMINS ORIGINAIS EXISTE UMA DIFERENÇA. A melhor garantia de uma viagem tranquila. Nem todas as peças são criadas igualmente.

PEÇAS CUMMINS ORIGINAIS EXISTE UMA DIFERENÇA. A melhor garantia de uma viagem tranquila. Nem todas as peças são criadas igualmente. Nem todas as peças são criadas igualmente. Melhores peças. Maior disponibilidade. A melhor garantia de uma viagem tranquila. Geralmente, o que você não pode ver faz toda a diferença. Os componentes do

Leia mais

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10.

longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. 13 longitudinal para refrigeração, limpeza e remoção de fragmentos de solos provenientes da perfuração, Figura 10. FIGURA 10 Amostras a serem analisadas. Fonte: Autor. 5.2. PREPARAÇÃO DOS CORPOS DE PROVA

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2017 TÓPICOS Motores de combustão interna I Aspectos teóricos,

Leia mais

6. Conclusões e recomendações

6. Conclusões e recomendações 87 6. Conclusões e recomendações É importante relembrar que o funcionamento do motor de um grupo gerador, para uma revolução de 1800 RPM, sempre irá atingir o seu melhor desempenho, pois é fabricado para

Leia mais

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 11: Máquinas de combustão interna

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 11: Máquinas de combustão interna UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 11: Máquinas de combustão interna Máquinas de combustão interna O motor a gasolina usado em automóveis e em outras máquinas é um tipo familiar de máquina

Leia mais

Euro V - A Evolução de Novos Materiais no Projeto de Motores Diesel e suas implicações. Celso Argachoy 06/Junho/2011

Euro V - A Evolução de Novos Materiais no Projeto de Motores Diesel e suas implicações. Celso Argachoy 06/Junho/2011 Euro V - A Evolução de Novos Materiais no Projeto de Motores Diesel e suas implicações Celso Argachoy 06/Junho/2011 MWM Produ-=ct Line - Linha de Produtos para Aplicação Automotiva Em 58 anos, a MWM INTERNATIONAL

Leia mais

Aula 8 Injeção Eletrônica Direta

Aula 8 Injeção Eletrônica Direta Introdução Aula 8 Injeção Eletrônica Direta Até o lançamento do sistema de injeção eletrônica MED, a mistura de ar e combustível era gerada no tubo de aspiração. A busca por novas possibilidades para melhorar

Leia mais

FERRO FUNDIDO NODULAR COM NIÓBIO PARA AUMENTO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DE ANÉIS DE PISTÃO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

FERRO FUNDIDO NODULAR COM NIÓBIO PARA AUMENTO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DE ANÉIS DE PISTÃO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA FERRO FUNDIDO NODULAR COM NIÓBIO PARA AUMENTO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DE ANÉIS DE PISTÃO DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Jan Vatavuk* Carlos Alberto Villar** Resumo A modernização dos motores de combustão

Leia mais

Como aumentar o interesse em desenvolver veículos mais eficientes com etanol?

Como aumentar o interesse em desenvolver veículos mais eficientes com etanol? Como aumentar o interesse em desenvolver veículos mais eficientes com etanol? Eficiência Energética Sustentável - Metodologia incluindo GEE poço à roda - Segurança de abastecimento de etanol -Competitividade

Leia mais

FERROS FUNDIDOS NODULARES. Ferros fundidos nodulares

FERROS FUNDIDOS NODULARES. Ferros fundidos nodulares FERROS FUNDIDOS NODULARES Ferros fundidos nodulares Cinzentos vs. nodulares Cinzento Nodular CE 3,5 a 4,4 4,0 a 4,8 Si 1,5 a 2,4 2 a 3,5 (5!) Grafita Lamelar, A Nodular defeitos D, B, C desvios da nodular

Leia mais

Motores de máquinas agrícolas: Eletrônicos, novas tecnologias e combustíveis

Motores de máquinas agrícolas: Eletrônicos, novas tecnologias e combustíveis I SIMAP Simpósio Mato-Grossense de mecanização agrícola 24 e 25 de maio de 2018 Motores de máquinas agrícolas: Eletrônicos, novas tecnologias e combustíveis José Fernando Schlosser NEMA - UFSM 2 01/06/2018

Leia mais

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas DISCIPLINA: MÁQUINAS TÉRMICAS - 2017/02 PROF.: MARCELO COLAÇO PREPARADO POR GABRIEL ROMERO (GAROMERO@POLI.UFRJ.BR) 4. Motores de combustão interna: Os calores específicos são constantes para todos os exercícios

Leia mais

DX210w. Escavadoras de rodas

DX210w. Escavadoras de rodas DX210w Escavadoras de rodas Especificações Técnicas q Motor Modelo Doosan DL06 Motor Common Rail com injecção directa de combustível e controlo electrónico, 4 válvulas por cilindro, injectores verticais,

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA 28 LUBRIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA

MOTORES TÉRMICOS AULA 28 LUBRIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA MOTORES TÉRMICOS AULA 28 LUBRIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Lubrificação As principais funções do Sistemas de lubrificação são: Diminuir o atrito entre as peças com movimento relativo; Impedir o contato direto

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Compressores Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de Juiz

Leia mais

MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS DE MÁQUINA PARA ENSAIOS DE DESGASTE POR DESLIZAMENTO

MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS DE MÁQUINA PARA ENSAIOS DE DESGASTE POR DESLIZAMENTO MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS DE MÁQUINA PARA ENSAIOS DE DESGASTE POR DESLIZAMENTO R. C. Proiete Laboratório de Fenômenos de Superfície LFS, Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica, Universidade

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

4.3 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - MICROESTRUTURAS DOS REVESTIMENTOS APROVADOS E REJEITADOS

4.3 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - MICROESTRUTURAS DOS REVESTIMENTOS APROVADOS E REJEITADOS 51 4.3 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - MICROESTRUTURAS DOS REVESTIMENTOS APROVADOS E REJEITADOS Nas Fotografias 21 e 22 são apresentadas as microestruturas da camada de zinco da porca defeituosa,

Leia mais

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 1. (Incropera et al., 6 ed., 7.2) Óleo de motor a 100ºC e a uma velocidade de 0,1 m/s escoa sobre as duas

Leia mais

Processo de Soldagem Eletrodo Revestido

Processo de Soldagem Eletrodo Revestido Processos de Fabricação I Processo de Soldagem Eletrodo Revestido Prof.: João Carlos Segatto Simões Características gerais O Processo Manual Taxa de deposição: 1 a 5 kg/h Fator de ocupação do soldador

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA Juliana Aparecida Botelho Dutra 1 Elianfrancis Silveira de Souza 2 Leonardo da Silva Ignácio 3 Tiago Alceu

Leia mais

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA 1680 Holandês Huygens propôs o motor movido à pólvora; 1688 Papin, físico e inventor francês, desenvolve motor à pólvora na Royal Society de Londres. O motor

Leia mais

Seminário em Projeto de Ferramentas

Seminário em Projeto de Ferramentas Revista fundição e serviços Abril de 2015 Autores: Timotheus Kaiser, Siegfried Botch e Karl WeissKopf Seminário em Projeto de Ferramentas Aluno: Marcelo Veiga O artigo traz uma opção à liga de aço DIN

Leia mais

Processo de Certificação Corporativa SGI. José Carlos Adorno. Histórico da MAHLE

Processo de Certificação Corporativa SGI. José Carlos Adorno. Histórico da MAHLE Processo de Certificação Corporativa SGI José Carlos Adorno Histórico da MAHLE 50 Dr. Ernst Mahle se estabelece no Brasil onde torna-se sócio fundador (juntamente com as Famílias Mindlin, Gleich, Lafer

Leia mais

PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA

PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA Lucio Salgado *, Francisco Ambrozio Filho * * Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear, C.P. 11049

Leia mais

Departamento de Agronomia. Introdução ao estudo dos motores alternativos UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Departamento de Agronomia. Introdução ao estudo dos motores alternativos UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Introdução ao estudo dos motores alternativos Conceitos fundamentais Os motores térmicos são máquinas que têm por objetivo transformar a energia calórica em energia mecânica utilizável. Pode-se dizer que

Leia mais

ANÉIS DE PISTÃO DE BAIXO ATRITO

ANÉIS DE PISTÃO DE BAIXO ATRITO ANÉIS DE PISTÃO DE BAIXO ATRITO André Ferrarese MAHLE Metal Leve SA. RESUMO A redução de consumo de combustível e consequentemente a redução de emissões de gases CO 2, tem norteado os desenvolvimentos

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

ALTERAÇÕES NA TOPOGRAFIA DA SUPERFICIE GERADA POR PLATEAU HONING NA VIDA ÚTIL DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

ALTERAÇÕES NA TOPOGRAFIA DA SUPERFICIE GERADA POR PLATEAU HONING NA VIDA ÚTIL DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA ALTERAÇÕES NA TOPOGRAFIA DA SUPERFICIE GERADA POR PLATEAU HONING NA VIDA ÚTIL DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Guilherme Antônio Assis Machado Fiat Automóveis S.A., Engenharia de Produção do Motor Fire

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Bruno Luchini, Fábio Fernandes Valente e Mariano Eduardo Moreno UFSCar, Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

Estimativa da potência dos motores de combustão interna IT 154- MOTORES E TRATORES

Estimativa da potência dos motores de combustão interna IT 154- MOTORES E TRATORES Estimativa da potência dos motores de combustão interna IT 154- MOTORES E TRATORES 27/04/2010 Universidade Federal Rural do Rio de janeiro Carlos Alberto Alves Varella Introdução A potência representa

Leia mais

Materiais Usados na Concepção de um Automóvel

Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Metálicos e Respectivos Componentes Grupo MMM504: Ana Pereira António Ribeiro Bruno Maia Inês Neves Projecto FEUP Pedro Moreira Outubro de 2010 1

Leia mais

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO A TECNOHARD possui fornos com atmosfera controlada ideais para processos de aquecimento industrial, que exigem qualidade e consistência no aquecimento. O nosso

Leia mais

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS Brasil 2017 SOLUÇÕES INTEGRADAS EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS 2 FORNO DE REAQUECIMENTO DE PLACAS As tecnologias de inspeção da IB-NDT aplicadas

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 115619 Um tubo cujo diâmetro externo mede 50 mm é mantido a 200 ºC. Recobrindo o tubo, existe um revestimento cuja espessura vale 75 mm. A temperatura do exterior do tubo é a mesma do ar circundante.

Leia mais

CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA

CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA CONDUÇÃO DE CALOR UNIDIMENSIONAL EXERCÍCIOS EM SALA 1) Uma casa possui uma parede composta com camadas de madeira, isolamento à base de fibra de vidro e gesso, conforme indicado na figura. Em um dia frio

Leia mais

II SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS - AEA PAULO EVANDO BARBOSA

II SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS - AEA PAULO EVANDO BARBOSA II SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS - AEA PAULO EVANDO BARBOSA APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL - FPT FPT - POWERTRAIN TECHNOLOGIES FÁBRICAS FÁBRICAS CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO UMA EMPRESA GLOBAL

Leia mais

Equipment Guide Rev. 1. Técnicas Preditivas Aplicadas em Motores Alternativos

Equipment Guide Rev. 1. Técnicas Preditivas Aplicadas em Motores Alternativos Técnicas Preditivas Aplicadas em Motores Alternativos INTRODUÇÃO Introdução Analise Preditava é amplamente difundida para máquinas rotativas (Bombas, turbinas, compressores centrífugos, motores elétricos,

Leia mais

Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas

Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas 1 Propriedades típicas e algumas aplicações das ligas de alumínio conformadas Liga / tratamento resistência escoamento Alongamento em 50mm 1 [%] Resistência à corrosão (geral) 2 Conformação a frio 3 Usinagem

Leia mais

TRATAMENTOS TÉRMICOS

TRATAMENTOS TÉRMICOS TRATAMENTOS TÉRMICOS Definição Submeter um material a um ciclo de variações de temperatura conhecido (idealmente seria controlado), com o objetivo de se obter no material uma determinada microestrutura,

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

Convecção natural. É o termo usado quando o movimento do fluido se dá devido às diferenças de densidade em um campo gravitacional.

Convecção natural. É o termo usado quando o movimento do fluido se dá devido às diferenças de densidade em um campo gravitacional. CAPÍTULO 6 - SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INTRODUÇÃO O Sistema de Refrigeração tem por objetivo impedir que os elementos mecânicos do motor atinjam uma temperatura muito elevada ao contato com os gases da combustão.

Leia mais

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2.

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. 52 4 Resultados 4.1. Análise Química A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. Tabela 2: Composição química do metal de solda (porcentagem

Leia mais

Ciência e Tecnologia de Materiais ENG1015

Ciência e Tecnologia de Materiais ENG1015 1 Ciência e Tecnologia de Materiais ENG1015 http://www.dema.puc-rio.br/moodle DEMa - Depto. de Engenharia de Materiais última atualização em 10/02/2014 por sidnei@puc-rio.br Estrutura do Curso 2 Introdução:

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais

Processos Mecânicos de Fabricação. Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Processos Mecânicos de Fabricação Conceitos introdutórios sobre usinagem dos metais DEPS Departamento de Engenharia

Leia mais

Apesar da área de simulação de motores ter evoluído muito nos últimos anos, as modelagens do combustível e dos processos de combustão ainda

Apesar da área de simulação de motores ter evoluído muito nos últimos anos, as modelagens do combustível e dos processos de combustão ainda 1 Introdução O fenômeno da combustão sempre esteve diretamente ligado à história da humanidade desde os primórdios de sua existência. No início, através do fogo espontâneo presente na natureza. Pelas suas

Leia mais

Rendimentos em Transmissões Mecânicas

Rendimentos em Transmissões Mecânicas Rendimentos em Transmissões Mecânicas NOME: Lucas Ribeiro Machado O que é Transmissões Mecânicas Transmissão mecânica são equipamentos ou mecanismo que tem a função de transmitir potência, torque ou rotação

Leia mais

ESTUDO TRIBOLÓGICO DE ÓLEOS BIODEGRADÁVEIS DE COCO E DE RÍCINO ATRAVÉS DE ENSAIOS ABRASIVOS

ESTUDO TRIBOLÓGICO DE ÓLEOS BIODEGRADÁVEIS DE COCO E DE RÍCINO ATRAVÉS DE ENSAIOS ABRASIVOS ESTUDO TRIBOLÓGICO DE ÓLEOS BIODEGRADÁVEIS DE COCO E DE RÍCINO ATRAVÉS DE ENSAIOS ABRASIVOS Jaciana S. Santana 1, Janaina S. Santana 1, João T. N. Medeiros 2, Carlos M. Lima 2, Cleiton R. Formiga 2 1 Universidade

Leia mais

Estrada do Engenho D água 1330, Box 32, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: Contato via telefone:

Estrada do Engenho D água 1330, Box 32, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: Contato via telefone: Estrada do Engenho D água 1330, Box 32, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: 22765-240 Contato via telefone: Rio de Janeiro: (21) 3072-3333 São Paulo: (11) 3522-4773 Vitória: (27) 4062-8307 Belo Horizonte: (31)

Leia mais

INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE

INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE INFLUÊNCIA DE ASPECTOS MICROESTRUTURAIS NA RESISTÊNCIA À FRATURA DE AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES OFFSHORE Bernardo Soares Engelke 1 Marcos Venicius Soares Pereira 2 1 Aluno de Graduação do curso de Engenharia

Leia mais

AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE A NITRETAÇÃO EM BANHOS DE SAL E A NITRETAÇÃO GASOSA, ATRAVÉS DE ENSAIOS DE DESGASTE POR DESLIZAMENTO E ROLAMENTO.

AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE A NITRETAÇÃO EM BANHOS DE SAL E A NITRETAÇÃO GASOSA, ATRAVÉS DE ENSAIOS DE DESGASTE POR DESLIZAMENTO E ROLAMENTO. AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE A NITRETAÇÃO EM BANHOS DE SAL E A NITRETAÇÃO GASOSA, ATRAVÉS DE ENSAIOS DE DESGASTE POR DESLIZAMENTO E ROLAMENTO. Bernardo Loeb* José Francisco de Oliveira* Manoel Mendes* Tatsuo

Leia mais

Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto

Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto Motores de Combustão Interna. Apesar de serem ciclos de potência como os estudados em todas as disciplinas anteriores que envolvem os conceitos de Termodinâmica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN

Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN 1 INTRODUÇÃO As principais vantagens em se tornear peças de material endurecido ao invés de retificá-las são a alta

Leia mais

Descrição do sistema experimental

Descrição do sistema experimental 44 5 Descrição do sistema experimental Como já mencionado, o objetivo deste experimento é investigar a utilização do óleo vegetal bruto em motogeradores de pequeno porte, originalmente concebidos para

Leia mais

EFEITOS DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO DE 24 E 36 HORAS EM AÇOS D2 E D6

EFEITOS DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO DE 24 E 36 HORAS EM AÇOS D2 E D6 EFEITOS DO TRATAMENTO CRIOGÊNICO DE 24 E 36 HORAS EM AÇOS D2 E D6 1. INTRODUÇÃO O interesse sobre custo-benefício no setor metalmecânico é algo que vem crescendo nas últimas décadas, isso porque, qualquer

Leia mais