Alteridade e responsividade em Bakhtin

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alteridade e responsividade em Bakhtin"

Transcrição

1 Alteridade e responsividade em Bakhtin Sebastiana Almeida Souza (UFMT/MeEL) 1 Sérgio Henrique de Souza Almeida (UFMT/MeEL) 2 Introdução Este artigo pretende trabalhar a noção de alteridade e responsividade em uma abordagem bakhtiniana através da análise do poema O Outro, de Mário de Sá Carneiro, musicado por Adriana Calcanhoto. Assim, serão abordadas também as noções de sujeito e dialogismo, uma vez que, para Bakhtin e seu Círculo é somente nas relações dialógicas que o sujeito se instaura enquanto ser responsivo. Música: O outro (Adriana Calcanhoto) Eu não sou eu nem sou o outro, Sou qualquer coisa de intermédio: Pilar da ponte de tédio Que vai de mim para o outro. No poema de Mário de Sá Carneiro, musicado por Adriana Calcanhoto, a nosso ver, encontra se resumido com poucas palavras o que Bakhtin e o Círculo entendem pela relação do sujeito com seu outro, uma relação de incompletude. Iniciaremos analisando o primeiro verso do poema eu não sou eu nem sou o outro. Baseando se na teoria bakhtiniana, compreendemos que somos constituídos em uma relação entre o eu e o outro, mas, nas interações, num sentido aparentemente paradoxal, não deixo de ser eu, por isso, eu não sou eu (no sentido de uma identidade fixa, estática), nem sou outro 1 Mestranda do Programa de Pós graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá, Brasil, tianaalmeida@gmail.com. 2 Mestrando do Programa de Pós graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá, Brasil, sergio.almeidabr@gmail.com.

2 (em que o eu se perde ou é assujeitado pelo outro). Nesse aspecto, Bakhtin assinala que a busca da palavra como ato, por sua vez singular e irrepetível, deve descrever de maneira participante a concreta arquitetônica, focada ao redor do eu, cujos momentos, segundo os quais se constituem e se dispõem todos os valores, os significados e as relações espaço temporais, são eu para mim, o outro para mim e eu para o outro (Bakhtin,1992, p.38), o que caracteriza a arquitetônica do eu em termos de alteridade. A dialogicidade do eu que Bakhtin (1929 e 1963) descreve, analisando a na obra de Dostoiévski, é a expressão desta inevitável situação do eu e da palavra na qual se decide cada vez o seu ouvir, o seu pensar, o seu agir, o seu dizer, o que fica claro no poema, a qual, se trabalharmos de forma dialógica, consequentemente, fará os alunos refletirem e refratarem os diversos sentidos ali sugeridos. Os versos sou qualquer coisa de intermédio: pilar da ponte de tédio nos remetem ao conceito de interação, ao evento da interação, que se constitui em um eu e o outro, ou seja, é no momento da interação que acontece o diálogo e ali se constitui a natureza da linguagem. Para Bakhtin (isso permeia toda a sua obra), viver é tomar posições continuamente, é enquadrar se em um sistema de valores e, do interior dele, responder axiologicamente. A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui assim a realidade fundamental da língua. (Bakhtin/Voloshinov (1929/2006:127) Desse modo, partindo dos pressupostos bakhtinianos de que a linguagem humana é essencialmente dialógica e de que vivemos "no universo das palavras do outro", focalizaremos, mais precisamente, em que medida o dialogismo e a alteridade figuram e se configuram no discurso, neste caso na análise do poema. Entendemos, com Bakhtin, que nossas palavras estão imbricadas com a palavra do outro. (...) Vivo no universo das palavras do outro. E toda a minha vida consiste em conduzir me nesse universo, em reagir às palavras do outro. (...) A palavra do

3 outro impõe ao homem a tarefa de compreender esta palavra. A palavra do outro deve transformar se em palavra minha alheia (ou alheia minha). Distância (exotopia) e respeito. O objeto se transforma em sujeito (em outro eu) (Bakhtin, 2000, p. 385,386). 1. Alteridade e Dialogicidade da palavra Analisando o último verso do poema Que vai de mim para o outro, entendemos que estamos constantemente internalizando e ressignificando os enunciados dos outros. A linguagem apresenta, segundo Bakhtin (2003), um caráter heteroglóssico; assim como dialógico, uma vez que esses enunciados sempre pressupõem uma atitude responsiva do(s) outro(s) a quem eles se dirigem. Conforme o próprio Bakhtin (2004, p. 79), Nenhuma enunciação verbalizada pode ser atribuída exclusivamente a quem a enunciou: é produto da interação entre falantes e em termos mais amplos, produto de toda uma situação social em que ela surgiu. Por conseguinte, o eu e o outro constroem, cada qual, um universo de valores. A esse respeito, Faraco (2003, p. 22) acrescenta: O mesmo mundo, quando correlacionado comigo e com o outro, recebe valorações diferentes, é determinado por diferentes quadros axiológicos. E essas diferenças são arquitetonicamente ativas, no sentido de que elas são constitutivas dos nossos atos (inclusive de nossos enunciados): é na contraposição de valores que os atos concretos se realizam; é no plano dessa contraposição axiológica (é no plano da alteridade) que cada um orienta seus atos. Baseado na concepção de alteridade, Bakhtin afirma que não há um destinatário pacífico, cuja única função se resume em compreender o locutor. A atitude do destinatário em relação à fala do locutor é sempre responsiva ativa e materializa se na sua resposta (externa ou interna). Ponzio (2010, p. 54) acrescenta que o destinatário da palavra tem uma posição de quem responde de forma ativa; (...) o seu acordo ou desacordo (...) estão em jogo (...) desde a primeira palavra do falante. É exatamente uma resposta e não uma compreensão passiva que o locutor espera do(s) outro(s) a quem o seu discurso se dirige. Resposta que pode se materializar sob a forma de uma concordância, pois nossos enunciados estão repletos da fala dos outros, isto é, de outros enunciados que são assimilados ou empregados de forma consciente ou não consciente.

4 O dialogismo na teoria bakhtiniana pode ser interpretado como o elemento que instaura a natureza interdiscursiva da linguagem, na medida em que diz respeito ao permanente diálogo, nem sempre simétrico e harmonioso, que existe entre os diferentes discursos que configuram uma comunidade, uma cultura, uma sociedade (Brait, 1997, p. 98), assim, podemos pensar que o poema de Mário de Sá Carneiro se torna um elemento representativo das relações discursivas que se estabelecem entre o eu e o outro nos processos discursivos instaurados historicamente pelos sujeitos. Analisando o poema na perspectiva da linguagem verbal, verificamos várias questões que se iluminam. Assim como na língua, podemos dizer que também aqui são as obras concretamente produzidas (os enunciados poéticos) que permitem o acesso das pessoas à fruição e compreensão da poesia. Poesia não é só um texto que se divide em estrofes e versos. Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. O poema é a forma em que a poesia se expressa com a linguagem escrita. No poema, as palavras se combinam de uma forma especial: Muitas delas (as palavras) se combinam de tal forma que evidenciam terem sido selecionadas não só pelo seu significado, mas também pelo seu significante, com o intuito de sugerir formas, cores, odores, sons, criar imagens, etc. Isso é o que observamos quando lemos, vemos ou ouvimos, um poema. Além disso, das palavras emana uma espécie de melodia, um ritmo, decorrente da forma como o poema é composto. (CEREJA, 1995) Os sistemas, as regras formais, as escolas estilísticas só são acessíveis, só tem existência por intermédio das obras concretas. Fora delas, não passam de abstrações, possibilidades virtuais que podem ou não vir a se realizarem. Analogamente ao funcionamento linguístico, também todo enunciado poético é dirigido a alguém, pressupõe um interlocutor presente ou ausente, real ou imaginário que de algum modo lhe será um respondente. A resposta aos enunciados poéticos, também como na língua, nem sempre é imediata e materialmente visível, pois pode ser desde uma simples fruição da obra ou uma manifestação verbal (como um elogio, saudação ou cumprimento) até a criação de outra obra em algum outro momento ou numa outra linguagem artística, no nosso caso, uma música. Esse jogo de respostas a enunciados artísticos através da criação de outras obras, aliás, é uma característica muito presente no campo artístico de modo geral, não apenas no poema.

5 Desse modo, compreendemos que se trabalharmos o poema em sala de aula, em nosso caso, musicado, numa perspectiva dialógica, o professor estará de forma lúdica e prazerosa e bastante agradável, enfatizando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo de seus alunos. Pela poesia e pela música, o professor tem a oportunidade de levar seu aluno a se expressar, reivindicar, falar ao mundo do mundo e do seu próprio mundo. Assim, o poema e a música nascem de um querer dizer. Provêm de uma necessidade humana de expressar por meio do enunciado poético seus sentimentos em relação aos acontecimentos do dia a dia, suas angústias, medos, dores, injustiças, amor, enfim, sonhos e devaneios. Podemos ter bons frutos no processo educativo se colaborarmos para a formação de leitores críticos capazes também de serem leitores de si mesmos. A música, expressão artística mais presente no cotidiano do aluno, tem a capacidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, ensinando o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e reflexiva. Considerações finais: reflexões para outros horizontes Muito embora nosso caminho reflexivo nessa direção ainda esteja no início, a perspectiva discursiva mostra sinais positivos também ao jogar algumas luzes nas nossas práticas educativas e reflexivas sobre a questão do ensino de poesia e da música, em particular. O fato de concebermos o poema e o campo musical como uma cadeia discursiva permite uma revisão radical dos procedimentos que envolvem o ensino de leitura e escrita de poemas na escola. Para além do campo analítico dos elementos linguísticos apenas, pensamos que esse modo de entender o poema e a música como um querer dizer, seja promissor também para os estudos da discursividade. Desse modo, alicerçados na concepção dialógica da linguagem, podemos dizer que a nossa fala, assim como o poema, a música, não pertence só a nós. Neles ecoam muitos discursos, muitas vozes, às vezes explícitas, às vezes silenciadas. Nesse sentido, observamos que o discurso do outro na abordagem bakhtiniana revela a presença do heterogêneo na constituição do discurso, o que nos mostra a contribuição de Bakhtin para os estudos da heterogeneidade, a partir de sua reflexão sobre o discurso de outrem.

6 Referências BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 1 ed. Tradução de Maria Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1992 b., M. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem In: (org). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: UNICAMP, CEREJA, William R. MAGALHÃES, T. C. Literatura Brasileira. São Paulo, Atual, FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin, Curitiba: Criar, PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

Alteridade e responsividade em Bakhtin 1

Alteridade e responsividade em Bakhtin 1 Alteridade e responsividade em Bakhtin 1 Sebastiana Almeida Souza 2 Sérgio Souza Almeida 3 Este artigo pretende trabalhar a noção de alteridade e responsividade em uma abordagem bakhtinina através da análise

Leia mais

Rebak 1 : A alteridade pelo viés dialógico e a prática de escrita do aluno

Rebak 1 : A alteridade pelo viés dialógico e a prática de escrita do aluno Rebak 1 : A alteridade pelo viés dialógico e a prática de escrita do aluno Viviane Letícia Silva Carrijo 2 O eu pode realizar-se verbalmente apenas sobre a base do nós. BAKHTIN/VOLOSHINOV (1926) Bakhtin

Leia mais

Infográfico como linguagem na divulgação científica estudo na perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD) de Bakhtin

Infográfico como linguagem na divulgação científica estudo na perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD) de Bakhtin Infográfico como linguagem na divulgação científica estudo na perspectiva da análise dialógica do discurso (ADD) de Bakhtin Elisangela S. M. Marques 1 Marcia Reami Pechula 2 O presente texto propõe uma

Leia mais

O DISCURSO CITADO: UM ESTUDO SOBRE A OBRA DE BAKHTIN

O DISCURSO CITADO: UM ESTUDO SOBRE A OBRA DE BAKHTIN 103 de 107 O DISCURSO CITADO: UM ESTUDO SOBRE A OBRA DE BAKHTIN Priscyla Brito Silva 7 (UESB) Elmo Santos 8 (UESB) RESUMO Dentre as várias maneiras de abordagem do fenômeno discursivo, surgem, a partir

Leia mais

manifestações científicas, gêneros literários (provérbio, poesia, romance) etc. AULA GÊNEROS DISCURSIVOS: NOÇÕES - CONTINUAÇÃO -

manifestações científicas, gêneros literários (provérbio, poesia, romance) etc. AULA GÊNEROS DISCURSIVOS: NOÇÕES - CONTINUAÇÃO - AULA GÊNEROS DISCURSIVOS: NOÇÕES - CONTINUAÇÃO - Texto Bakhtin (2003:261-305): Introdução Campos da atividade humana ligados ao uso da linguagem O emprego da língua se dá em formas de enunciados o Os enunciados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO LINHA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE DISCIPLINA: Análise do Discurso CARGA HORÁRIA: 45 horas PROFESSORA: Dra. Laura Maria Silva Araújo

Leia mais

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso cfernandes@utfpr.edu.br Profa. Dr. Carolina Mandaji Formação discursiva, Formação ideológica Formações ideológicas Conjunto de valores e crenças a partir dos

Leia mais

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso cfernandes@utfpr.edu.br Profa. Dr. Carolina Mandaji Análise do Discurso Fernanda Mussalim Condições de produção do discurso Formação discursiva, formação ideológica

Leia mais

Lucas Vinício de Carvalho Maciel Instituto de Estudos da Linguagem/ Universidade Estadual de Campinas

Lucas Vinício de Carvalho Maciel Instituto de Estudos da Linguagem/ Universidade Estadual de Campinas Lucas Vinício de Carvalho Maciel Instituto de Estudos da Linguagem/ Universidade Estadual de Campinas Os conceitos de gênero do discurso e de estilo em três obras do Círculo de Bakhtin Embora realmente

Leia mais

AS RELAÇÕES DIALÓGICAS E AS FORMAS DE CITAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO NA CRÔNICA GRIPE SUÍNA OU PORCINA?

AS RELAÇÕES DIALÓGICAS E AS FORMAS DE CITAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO NA CRÔNICA GRIPE SUÍNA OU PORCINA? 729 AS RELAÇÕES DIALÓGICAS E AS FORMAS DE CITAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO NA CRÔNICA GRIPE SUÍNA OU PORCINA? Maricília Lopes da Silva - UNIFRAN A crônica é na essência uma forma de arte, arte da palavra,

Leia mais

4 PERSPECTIVAS BAKHTINIANAS

4 PERSPECTIVAS BAKHTINIANAS 40 4 PERSPECTIVAS BAKHTINIANAS A vida conhece dois centros de valores que são fundamentais e essencialmente diferentes, e ainda assim correlacionados um com o outro: eu mesmo e o outro; e é em torno desses

Leia mais

A coleção Português Linguagens e os gêneros discursivos nas propostas de produção textual

A coleção Português Linguagens e os gêneros discursivos nas propostas de produção textual A coleção Português Linguagens e os gêneros discursivos nas propostas de produção textual Marly de Fátima Monitor de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Araraquara e-mail:

Leia mais

VOZES ALHEIAS MATERIALIZADAS EM CADERNOS ESCOLARES: COMO COMPREENDÊ-LAS?

VOZES ALHEIAS MATERIALIZADAS EM CADERNOS ESCOLARES: COMO COMPREENDÊ-LAS? 1 VOZES ALHEIAS MATERIALIZADAS EM CADERNOS ESCOLARES: COMO COMPREENDÊ-LAS? BECALLI, Fernanda Zanetti IFES/PPGE/UFES nandazbn@gmail.com SCHWARTZ, Cleonara Maria CE/PPGE/UFES cleonara@terra.com.br Resumo:

Leia mais

Dialogismo e interação em Bakhtin: fundamentos para a prática em sala de aula

Dialogismo e interação em Bakhtin: fundamentos para a prática em sala de aula Dialogismo e interação em Bakhtin: fundamentos para a prática em sala de aula Janayna Bertollo Cozer Casotti 1 O dialogismo, no conjunto da obra de Bakhtin (1999), constitui característica essencial da

Leia mais

POVOESIA: A POESIA E OBRA DE SAULO FERNANDES EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

POVOESIA: A POESIA E OBRA DE SAULO FERNANDES EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL POVOESIA: A POESIA E OBRA DE SAULO FERNANDES EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucas Spinelli Ferreira Silva lspinelliferreira@hotmail.com RESUMO É de conhecimento geral que o estudo em volta das culturas

Leia mais

Contribuições dos Estudos Bakhtinianos aos Estudos Neurolinguísticos

Contribuições dos Estudos Bakhtinianos aos Estudos Neurolinguísticos Contribuições dos Estudos Bakhtinianos aos Estudos Neurolinguísticos Thalita Cristina Souza Cruz Neste ensaio, apresentarei brevemente alguns conceitos bakhtinianos relacionadas à discussão sobre a significação

Leia mais

Gêneros do discurso: contribuições do Círculo de Bakhtin. Profa. Sheila Vieira de Camargo Grillo

Gêneros do discurso: contribuições do Círculo de Bakhtin. Profa. Sheila Vieira de Camargo Grillo Gêneros do discurso: contribuições do Círculo de Bakhtin Profa. Sheila Vieira de Camargo Grillo Gêneros do discurso: notas sobre o artigo Ø Artigo publicado, pela primeira vez, após a morte de Bakhtin,

Leia mais

INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO(S)/DE DISCURSO(S) UNEB Teorias do signo Lidiane Pinheiro

INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO(S)/DE DISCURSO(S) UNEB Teorias do signo Lidiane Pinheiro INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO(S)/DE DISCURSO(S) UNEB Teorias do signo Lidiane Pinheiro PARA ALÉM DA FRASE Ex.: Aluga-se quartos FRASE mensagem significado TEXTO/ discurso sentido ENUNCIADO Traços de condições

Leia mais

1 Mestranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Belo Horizonte. Correio Eletrônico:

1 Mestranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). Belo Horizonte. Correio Eletrônico: 165 Suelen MARTINS RESENHA SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009. Série Ideias sobre linguagem. Suelen MARTINS 1 Palavras-chave:

Leia mais

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande manassesmxavier@yahoo.com.br Maria de Fátima Almeida Universidade Federal

Leia mais

CLASSIFICADOS DE JORNAIS: DIVERSIDADE DE VOZES E CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADE

CLASSIFICADOS DE JORNAIS: DIVERSIDADE DE VOZES E CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADE CLASSIFICADOS DE JORNAIS: DIVERSIDADE DE VOZES E CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADE Introdução Kelli da Rosa Ribeiro 1 O presente trabalho apresenta reflexões iniciais referentes a um projeto de pesquisa em

Leia mais

O ato como representação do professor responsável

O ato como representação do professor responsável O ato como representação do professor responsável Lidiane Costa dos Santos 1 Welington da Costa Pinheiro 2 Para Bakhtin, os sujeitos constituem-se nas relações sociais, logo, é inevitável não recordar

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

O TRABALHO COM TEXTOS NUMA TURMA DE CINCO ANOS

O TRABALHO COM TEXTOS NUMA TURMA DE CINCO ANOS O TRABALHO COM TEXTOS NUMA TURMA DE CINCO ANOS Mônica Cristina Medici da Costa 1 Introdução O presente texto traz um recorte da nossa pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas de uma professora

Leia mais

Contribuições do pensamento de Bakhtin para a alfabetização

Contribuições do pensamento de Bakhtin para a alfabetização Contribuições do pensamento de Bakhtin para a alfabetização Vania Grim Thies 1 O objetivo do presente texto é pensar as questões relativas à linguagem e a educação com as contribuições do pensamento bakhtiniano,

Leia mais

AS CHARGES COMO DISPOSITIVO PROPICIADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO

AS CHARGES COMO DISPOSITIVO PROPICIADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO AS CHARGES COMO DISPOSITIVO PROPICIADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO Janaína da Costa Barbosa (PIBID/CH/UEPB) janne3010@hotmail.com Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/CH/UEPB) niellyfersou@hotmail.com

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

A TEORIA DO PENSAMENTO BAKHTINIANO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO ALÉM DA RETÓRICA E DO VERBO.

A TEORIA DO PENSAMENTO BAKHTINIANO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO ALÉM DA RETÓRICA E DO VERBO. A TEORIA DO PENSAMENTO BAKHTINIANO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA COMUNICAÇÃO ALÉM DA RETÓRICA E DO VERBO. Dra. Maria das Neves Gonçalves de Almeida (1); Dr.Osvaldo Villalba (2). Universidade San Carlos, mestre.neves@hotmail.com

Leia mais

DO TEMA E SIGNIFICAÇÃO APLICADOS À LÍNGUA ESPACIAL: CUTUCANDO BAKHTIN. Por Anderson Simão DUARTE

DO TEMA E SIGNIFICAÇÃO APLICADOS À LÍNGUA ESPACIAL: CUTUCANDO BAKHTIN. Por Anderson Simão DUARTE S (...) a palavra nova significa uma relação estabelecida entre um objeto e outro, e essa relação, dada a experiência, está sempre presente na origem de cada palavra. E ainda nenhuma palavra surge por

Leia mais

Palavras-chave: Prática pedagógica, Processo de Montagem, Teatro na universidade.

Palavras-chave: Prática pedagógica, Processo de Montagem, Teatro na universidade. Montagem teatral em discurso: pedagogias e práticas Um estudo bakhtinano Jean Carlos Gonçalves Programa de Pós Graduação em Educação - UFPR Doutorando Linguagem e Educação Or. Dr. Gilberto de Castro Professor

Leia mais

A VISÃO DIALÓGICA DO DISCURSO

A VISÃO DIALÓGICA DO DISCURSO A VISÃO DIALÓGICA DO DISCURSO SANTOS, Robson Fagundes dos. (G UNIOESTE) LUNARDELLI, Mariangela Garcia. (UNIOESTE) RESUMO: O presente estudo visa apresentar os pressupostos acerca da Análise do Discurso,

Leia mais

Odisseia PPgEL/UFRN (ISSN: ) Andre Cordeiro dos Santos * Universidade Federal de Alagoas

Odisseia PPgEL/UFRN (ISSN: ) Andre Cordeiro dos Santos * Universidade Federal de Alagoas Linguagem e construção de sentido: o dialogismo como característica base da interação verbal Language and the construction of sense: dialogism as the basis to verbal interaction Andre Cordeiro dos Santos

Leia mais

A ESTÉTICA BAKHITINIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA PENSAR PRÁTICAS ALFABETIZADORAS COMO ATOS RESPONSÁVEIS/RESPONSIVOS

A ESTÉTICA BAKHITINIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA PENSAR PRÁTICAS ALFABETIZADORAS COMO ATOS RESPONSÁVEIS/RESPONSIVOS A ESTÉTICA BAKHITINIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA PENSAR PRÁTICAS ALFABETIZADORAS COMO ATOS RESPONSÁVEIS/RESPONSIVOS Adenaide Amorim Lima; Denise Aparecida Brito Barreto; Nilma Margarida de Castro Crusoé

Leia mais

Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico

Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico Maria Inês Batista Campos maricamp@usp.br 24/09/2013 Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC Ilhéus-Bahia Objetivos Compreender o livro didático

Leia mais

Uma perspectiva bakhtiniana de dialogismo, discurso, enunciado no romance Ensaio sobre a cegueira

Uma perspectiva bakhtiniana de dialogismo, discurso, enunciado no romance Ensaio sobre a cegueira Umaperspectivabakhtinianadedialogismo,discurso,enunciado noromanceensaiosobreacegueira SimonedasGraçasVitorino 16 Tudo que pode ser ideologicamente significativo tem sua expressão no discurso interior.

Leia mais

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA CÓDIGO PGL101 DESCRIÇÃO MEMÓRIA, ARQUIVO E REPRESENTAÇÃO CARGA- HORÁRIA PGL201 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO TEXTUAL PGL301 PGL102 INTRODUÇÃO À LINGUISTICA APLICADA TRANSCRIÇÃO E LEITURA DE DOCUMENTOS PGL103 DISCURSO

Leia mais

BAKHTIN E A PÓS-MODERNIDADE: ABERTURA DAS NOÇÕES DE DIALOGISMO E POLIFONIA PARA O PENSAMENTO PÓS- MODERNO

BAKHTIN E A PÓS-MODERNIDADE: ABERTURA DAS NOÇÕES DE DIALOGISMO E POLIFONIA PARA O PENSAMENTO PÓS- MODERNO Publicado na 11 Edição (Novembro e Dezembro de 2009) da Revista Linguasagem www.letras.ufscar.br/linguasagem BAKHTIN E A PÓS-MODERNIDADE: ABERTURA DAS NOÇÕES DE DIALOGISMO E POLIFONIA PARA O PENSAMENTO

Leia mais

ENUNCIADO/ENUNCIAÇÃO. (Mikhail Bakhtin) INTRODUÇÃO

ENUNCIADO/ENUNCIAÇÃO. (Mikhail Bakhtin) INTRODUÇÃO 20 ENUNCIADO/ENUNCIAÇÃO COSTA, Dania Monteiro Vieira dania_vieira@ig.com.br FREITAS, Sumika Soares de sumikafreitas@oi.com.br GOMES, Silvia Cunha MIRANDA, Marina Todo enunciado desde a breve réplica (monolexemática)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: HISTÓRIA SOCIAL PERÍODO: 2016/1

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS 221 de 297 APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS Carla da Silva Lima (UESB) RESUMO Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso francesa, o objetivo deste trabalho é defender

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP

GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP Janaína da Costa Barbosa (PIBID/CH/UEPB) janne3010@hotmail.com Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/CH/UEPB) niellyfersou@hotmail.com

Leia mais

RIMAS E MÉTRICAS EM POEMAS SINALIZADOS

RIMAS E MÉTRICAS EM POEMAS SINALIZADOS RIMAS E MÉTRICAS EM POEMAS SINALIZADOS Rita Maria da Silva (LETRAS-LIBRAS/UFMT) ritha_marya@hotmail.com Claudio Alves Benassi (PPGEL/UFMT) caobenassi@falangemiuda.com.br Resumo: Este pequeno estudo está

Leia mais

10 Seminário de Extensão ERA UMA VEZ... LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

10 Seminário de Extensão ERA UMA VEZ... LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 10 Seminário de Extensão ERA UMA VEZ... LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor(es) VALERIA BRAIDOTTI Co-Autor(es) RODRIGO FIDELES FERNANDES Orientador(es) VALÉRIA BRAIDOTTI 1. Introdução

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM FOCO.

LÍNGUA PORTUGUESA E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM FOCO. 1 UMA ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA: A APRENDIZAGEM EM FOCO. Rosenil Gonçalina dos Reis e SILVA MeEL/UFMT 1 Orientadora: Prof.

Leia mais

Linguagem como Interlocução em Portos de Passagem

Linguagem como Interlocução em Portos de Passagem Linguagem como Interlocução em Portos de Passagem (Anotações de leitura por Eliana Gagliardi) Geraldi, em seu livro Portos de Passagem, São Paulo, Martins Fontes, 1991, coloca-nos que o ensino de Português

Leia mais

MESA REDONDA - O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA E O LETRAMENTO LITERÁRIO: QUAIS OS DESAFIOS DO PROFESSOR?

MESA REDONDA - O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA E O LETRAMENTO LITERÁRIO: QUAIS OS DESAFIOS DO PROFESSOR? MESA REDONDA - O ENSINO DA LITERATURA NA ESCOLA E O LETRAMENTO LITERÁRIO: QUAIS OS DESAFIOS DO PROFESSOR? LETRAMENTO LITERÁRIO: POR QUE E COMO ENSINAR LITERATURA NA ESCOLA? SAMUEL LIRA DE OLIVEIRA Os estudos

Leia mais

A JUSTIÇA RESTAURATIVA POR UM VIÉS DA PESQUISA EM LINGUAGEM: POR UMA NOVA VISÃO DE MUNDO 1

A JUSTIÇA RESTAURATIVA POR UM VIÉS DA PESQUISA EM LINGUAGEM: POR UMA NOVA VISÃO DE MUNDO 1 A JUSTIÇA RESTAURATIVA POR UM VIÉS DA PESQUISA EM LINGUAGEM: POR UMA NOVA VISÃO DE MUNDO 1 Ana Beatriz Ferreira Dias 2 Iniciemos este diálogo destacando a forma como compreendemos a noção de linguagem.

Leia mais

O ESTÁGIO DE PÓS-ESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL Sabrine Weber 1 (UFSM) Cristiane Fuzer 2 (UFSM)

O ESTÁGIO DE PÓS-ESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL Sabrine Weber 1 (UFSM) Cristiane Fuzer 2 (UFSM) O ESTÁGIO DE PÓS-ESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL Sabrine Weber 1 (UFSM) Cristiane Fuzer 2 (UFSM) INTRODUÇÃO Sabe-se que a invenção da escrita marcou o início da história. Esse fato evidencia que

Leia mais

A estreita relação entre o estudo da língua e as concepções teóricas de Bakhtin [i]

A estreita relação entre o estudo da língua e as concepções teóricas de Bakhtin [i] A estreita relação entre o estudo da língua e as concepções teóricas de Bakhtin [i] Fabrícia Cavichioli Mestranda em Letras UFSM E-mail: fabriciacavichioli@yahoo.com.br Para Bakhtin, o agir humano não

Leia mais

A NATUREZA CONSTITUTIVA DO DISCURSO PEDAGÓGICO

A NATUREZA CONSTITUTIVA DO DISCURSO PEDAGÓGICO Página 563 de 658 A NATUREZA CONSTITUTIVA DO DISCURSO PEDAGÓGICO Jéssica Stefhânia Figueiredo Rocha Leidiane Santos Dourado Ester Maria de Figueiredo Souza RESUMO: Este trabalho apresenta o estudo das

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA BARBARA ANDREA F BITTENCOURT Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I POESIA NO PARNASIANISMO E NO SIMBOLISMO / CANÇÃO

Leia mais

AS VOZES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

AS VOZES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE AS VOZES SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE THIVES, Patrícia Ferreira- FURB pthives@brturbo.com.br Eixo: Currículo e Saberes Agência Financiadora: sem financiamento Resumo O presente artigo

Leia mais

Linguagem, Leitura e Construção de Sentidos Luciana Cidrim Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem UNICAP

Linguagem, Leitura e Construção de Sentidos Luciana Cidrim Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem UNICAP Linguagem, Leitura e Construção de Sentidos Luciana Cidrim Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem UNICAP A leitura, enquanto experiência social com a linguagem, pode desencadear diferentes

Leia mais

3 A perspectiva sociodiscursiva de linguagem

3 A perspectiva sociodiscursiva de linguagem 3 A perspectiva sociodiscursiva de linguagem Embarcar na corrente do pensamento de Bakhtin requer, assim, nos seus próprios termos, uma forma de pensar incontestavelmente dialógica. (Jobim e Souza, 2000,

Leia mais

Processos formativos no encontro com o outro 1

Processos formativos no encontro com o outro 1 Processos formativos no encontro com o outro 1 Renata Rocha Grola Lovatti 2 * Valéria Menassa Zucolotto 3 Valdete Côco 4 Iniciando diálogos Na busca de abordar a formação de professores, ancoradas no referencial

Leia mais

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA Resumo: Humberto Luis de Jesus Secretaria Municipal de Educação - SP hljesus@prefeitura.sp.gov.br Neide Antonia Pessoa dos Santos Secretaria Municipal

Leia mais

CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO

CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO Wellyna Késia Franca de SOUSA e Eliane Marquez da Fonseca FERNANDES Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás wellynakesiahb@bol.com.br

Leia mais

O gênero discursivo cartaz de protesto: dialogismo e interação social na voz das ruas

O gênero discursivo cartaz de protesto: dialogismo e interação social na voz das ruas O gênero discursivo cartaz de protesto: dialogismo e interação social na voz das ruas Roselane da Rocha 1 A perspectiva discursiva dos gêneros, introduzida pelos estudos teóricos de Bakhtin (2006) considera

Leia mais

GÊNERO CHARGE: DO PAPEL AOS BYTES

GÊNERO CHARGE: DO PAPEL AOS BYTES GÊNERO CHARGE: DO PAPEL AOS BYTES Anderson Menezes da Silva Willame Santos de Sales Orientadora: Dra. Maria da Penha Casado Alves Departamento de Letras UFRN RESUMO A charge é um gênero recorrente nos

Leia mais

TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM FÉLIX: DA NOVELA PARA AS PÁGINAS DO FACEBOOK

TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM FÉLIX: DA NOVELA PARA AS PÁGINAS DO FACEBOOK TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA PERSONAGEM FÉLIX: DA NOVELA PARA AS PÁGINAS DO FACEBOOK CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: LETRAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure Conteúdo Histórico Linguagem Verbal e Não-Verbal O que é a Linguística? Linguística e Gramática O Estruturalismo O Objeto de Estudo de Saussure Signo Significado Significante Disponível em: http://profsandroalex.blogspot.com.br/2013/03/palavra-linguagem-esentido.html

Leia mais

AS RELAÇÕES DIALÓGICAS EM SALA DE AULA: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AS RELAÇÕES DIALÓGICAS EM SALA DE AULA: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. AS RELAÇÕES DIALÓGICAS EM SALA DE AULA: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Autor (1) Wilton Petrus dos Santos Co-autor (1) Elian da

Leia mais

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS ISBN 978-85-7846-516-2 TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS RESUMO Maria Graziele Bernardi 1 e-mail: mariagrazielebernardi@hotmail.com Maria José da Silva 2 e-mail: maria.majosilva@gmail.com Eixo 3: Temas

Leia mais

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Esta linha de pesquisa objetiva o exame dos processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem

Leia mais

A ESCRITA INFANTIL: SENTIDOS E INTERPRETAÇÃO DOS REGISTROS DAS CRIANÇAS

A ESCRITA INFANTIL: SENTIDOS E INTERPRETAÇÃO DOS REGISTROS DAS CRIANÇAS A ESCRITA INFANTIL: SENTIDOS E INTERPRETAÇÃO DOS REGISTROS DAS CRIANÇAS Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL clesia.zapelini@unisul.br Para iniciar... Neste trabalho, trataremos da questão da constituição

Leia mais

Linguagem e Ideologia

Linguagem e Ideologia Linguagem e Ideologia Isabela Cristina dos Santos Basaia Graduanda Normal Superior FUPAC E-mail: isabelabasaia@hotmail.com Fone: (32)3372-4059 Data da recepção: 19/08/2009 Data da aprovação: 31/08/2011

Leia mais

A POTENCIALIDADE DIALÓGICA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

A POTENCIALIDADE DIALÓGICA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA A POTENCIALIDADE DIALÓGICA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA Herbert de Oliveira Timóteo Orientador: Profª Dra. Lana Mara de Castro Siman Universidade do

Leia mais

SUBJETIVIDADE NA AFASIA: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA

SUBJETIVIDADE NA AFASIA: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA Página 239 de 658 SUBJETIVIDADE NA AFASIA: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA Jaqueline Almeida Silva (UESB) Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB) RESUMO O presente artigo discute acerca das questões ligadas

Leia mais

PRIMEIRA VERSÃO ISSN lathé biosa 36

PRIMEIRA VERSÃO ISSN lathé biosa 36 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UFRO) CENTRO DE HERMENÊUTICA DO PRESENTE PRIMEIRA VERSÃO ANO I, Nº36 - JANEIRO - PORTO VELHO, 2002 PRIMEIRA VERSÃO ISSN 1517-5421 lathé biosa 36 ISSN 1517-5421 EDITOR

Leia mais

Suely Aparecida da Silva

Suely Aparecida da Silva Estética da criação verbal SOBRAL, Adail. Estética da criação verbal. In: BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: contexto, 2009. p. 167-187. Suely Aparecida da Silva Graduada em Normal

Leia mais

Palavras-chave: O ensino de Língua Portuguesa, Professor, Documentos oficiais.

Palavras-chave: O ensino de Língua Portuguesa, Professor, Documentos oficiais. A IMAGEM DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA CONSTRUÍDA PELA VOZ OFICIAL: CAMINHOS E DESCAMINHOS DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS 1 Resumo: Adriana Fernandes 2 Esta comunicação apresenta algumas reflexões sobre

Leia mais

METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa

METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa METODOLOGIA DOS DESAFIOS: PROBLEMATIZAÇÃO E SENTIDO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Clovis Leopoldo Reichert Janete Sander Costa Porto Alegre, 31 de maio de 2005 METODOLOGIA DOS DESAFIOS ORIGENS

Leia mais

O que deverá ser uma aula de Português?

O que deverá ser uma aula de Português? O que deverá ser uma aula de Português? Um espaço de formação de bons comunicadores e de leitores competentes e onde a variedade de práticas de leitura a promover deve encontrar correspondência numa variedade

Leia mais

Introdução. Adriana Trindade Vargas

Introdução. Adriana Trindade Vargas Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Tradução n o 48, p. 283-290 283 ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A NOÇÃO DE SUJEITO NA TEORIA BAKHTINIANA E NA TEORIA PECHETIANA Adriana Trindade Vargas RESUMO Este trabalho

Leia mais

A investigação científica em Ciências Humanas no âmbito da teoria de Bakhtin e seu Círculo

A investigação científica em Ciências Humanas no âmbito da teoria de Bakhtin e seu Círculo A investigação científica em Ciências Humanas no âmbito da teoria de Bakhtin e seu Círculo Josilene Auxiliadora Ribeiro No que se refere à pesquisa em Ciências Humanas, Bakhtin apresenta reflexões importantes

Leia mais

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A natureza humana perpassa pelo campo da linguagem, quando é a partir da interação verbal

Leia mais

Dialogismo e polifonia: as vozes na/da educação do campo a partir da carta da professora Maria de Vila Pavão ES

Dialogismo e polifonia: as vozes na/da educação do campo a partir da carta da professora Maria de Vila Pavão ES Dialogismo e polifonia: as vozes na/da educação do campo a partir da carta da professora Maria de Vila Pavão ES Maria Madalena Poleto Oliveira 1 Este artigo trata sobre os termos dialogismo e polifonia

Leia mais

COCA-COLA PARA TODOS : A RECONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM DISCURSIVA COCA COLA FOR ALL : THE RECONSTRUCTION OF AN IMAGE DISCURSIVE

COCA-COLA PARA TODOS : A RECONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM DISCURSIVA COCA COLA FOR ALL : THE RECONSTRUCTION OF AN IMAGE DISCURSIVE COCA-COLA PARA TODOS : A RECONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM DISCURSIVA COCA COLA FOR ALL : THE RECONSTRUCTION OF AN IMAGE DISCURSIVE Natália Costa Custódio, Luciane de Paula Câmpus de Assis Faculdade de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL

Leia mais

Dialogismo, alteridade e cultura: uma pesquisa para a articulação a leitura e escrita na docência da língua portuguesa 1

Dialogismo, alteridade e cultura: uma pesquisa para a articulação a leitura e escrita na docência da língua portuguesa 1 Dialogismo, alteridade e cultura: uma pesquisa para a articulação a leitura e escrita na docência da língua portuguesa 1 Renata Silva Siqueira 2 Rosemary Pinto de Arruda Gonçalves 3 Com base nos estudos

Leia mais

Práticas de letramentos na formação do professor: implicações da cultura e da alteridade nas práticas pedagógicas

Práticas de letramentos na formação do professor: implicações da cultura e da alteridade nas práticas pedagógicas Práticas de letramentos na formação do professor: implicações da cultura e da alteridade nas práticas pedagógicas Antônio Carlos Santos de Lima 1 Lúcia de Fátima Santos 2 A proposta de comunicação que

Leia mais

Ementa: Estudo e discussão sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, envolvendo diferentes teorias, métodos e abordagens.

Ementa: Estudo e discussão sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, envolvendo diferentes teorias, métodos e abordagens. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA Área de Concentração: Estudos Linguísticos Curso: Ensino e aprendizagem de línguas (Carga Horária:

Leia mais

O eu e o outro no ato de ler

O eu e o outro no ato de ler O eu e o outro no ato de ler Jessica de Castro Gonçalves 1 O ser humano relaciona-se com a realidade por meio da linguagem. Esta possibilita ao homem apreender, transformar e modificar o mundo ao seu redor.

Leia mais

SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL

SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL Silvana Maria Mamani 1 1 Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Letras/ Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/

Leia mais

RÁDIO ESCOLAR DIÁLOGO ORALIDADE ESCUTA

RÁDIO ESCOLAR DIÁLOGO ORALIDADE ESCUTA RÁDIO ESCOLAR DIÁLOGO ORALIDADE ESCUTA GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE LÍNGUAS GUIA PASSO A PASSO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA RÁDIO

Leia mais

(RE) PENSANDO O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: PROVOCAÇÕES DISCURSIVAS

(RE) PENSANDO O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: PROVOCAÇÕES DISCURSIVAS Página 371 de 481 (RE) PENSANDO O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: PROVOCAÇÕES DISCURSIVAS Leonardo Batista dos Santos (UESB) Denise Aparecida Brito Barreto (UESB) RESUMO

Leia mais

META Retomar os caminhos da Linguística, segundo a visão de Saussure e os contrapor à visão de Bakhtin.

META Retomar os caminhos da Linguística, segundo a visão de Saussure e os contrapor à visão de Bakhtin. SAUSSURE E BAKHTIN: OS (DES)CAMINHOS DA LINGÜÍSTICA META Retomar os caminhos da Linguística, segundo a visão de Saussure e os contrapor à visão de Bakhtin. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

A filosofia da linguagem no estudo da comunicação 1

A filosofia da linguagem no estudo da comunicação 1 A filosofia da linguagem no estudo da comunicação 1 1 Francismar Formentão 2 Maria José Rizzi Henriques 3 Resumo: Diversas correntes científicas debruçaram-se sobre o estudo da comunicação. A filosofia

Leia mais

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB )

Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) GT 4 LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Gilmara Teixeira Costa (gilmara-teixeira-01@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB ) Juliana Maria Soares dos Santos (PPGFP UEPB)¹

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, São Paulo, Brasil; CNPq-PQ nº /2014-5;

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, São Paulo, Brasil; CNPq-PQ nº /2014-5; http://dx.doi.org/10.1590/2176-457329562 BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34,

Leia mais

IMAGINAÇÃO NARRATIVA, CONSCIÊNCIA DE SI E RELAÇÕES DIALÓGICAS: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

IMAGINAÇÃO NARRATIVA, CONSCIÊNCIA DE SI E RELAÇÕES DIALÓGICAS: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS IMAGINAÇÃO NARRATIVA, CONSCIÊNCIA DE SI E RELAÇÕES DIALÓGICAS: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS Resumo Sabrina Alves de Souza 1 - UPF Grupo de Trabalho Educação e Direitos Humanos Agência Financiadora:

Leia mais

Aula6 MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E MATERIALIDADE DISCURSIVA. Eugênio Pacelli Jerônimo Santos Flávia Ferreira da Silva

Aula6 MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E MATERIALIDADE DISCURSIVA. Eugênio Pacelli Jerônimo Santos Flávia Ferreira da Silva Aula6 MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E MATERIALIDADE DISCURSIVA META Discutir língua e texto para a Análise do Discurso. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: Entender a língua como não linear e que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

Os discursos nos Círculos Restaurativos: uma abordagem bakhtiniana da linguagem

Os discursos nos Círculos Restaurativos: uma abordagem bakhtiniana da linguagem Os discursos nos Círculos Restaurativos: uma abordagem bakhtiniana da linguagem Ana Beatriz Ferreira Dias 1, Vera Lúcia Pires 2 1 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Universidade Federal de

Leia mais

CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS

CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS CULTURA E GÊNEROS TEXTUAIS: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS Mateus Felipe Oliveira Santos 1, Vinicius Lima Cardoso 2, Fransciele dos Reis Candido 3 1 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/lipeteu74@gmail.com

Leia mais

MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA

MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA Adriana Letícia Torres da Rosa adrianarosa100@gmail.com Cristina Lúcia de Almeida krisluci@yahoo.com.br José Batista de Barros Instituto

Leia mais

O SUJEITO BAKHTINIANO: UM SER DE RESPOSTA

O SUJEITO BAKHTINIANO: UM SER DE RESPOSTA O SUJEITO BAKHTINIANO: UM SER DE RESPOSTA Célia Maria de Medeiros Professora da Faculdade do Seridó FAS e-mail: celia.medeiros@bol.com.br Resumo Este trabalho pretende discutir a noção de sujeito numa

Leia mais

direitos básicos de acesso e inclusão de todo cidadão brasileiro. Modificações na estrutura do sistema ocorreram - ampliação do número de escolas, de

direitos básicos de acesso e inclusão de todo cidadão brasileiro. Modificações na estrutura do sistema ocorreram - ampliação do número de escolas, de 1 A PRODUÇÃO ESCRITA DE PROFESSORAS NUMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO SCARAMUSSA, Cristiane Joazeiro Boralho UFRJ cjoazeiro@globo.com GT-10: Alfabetização, Leitura e Escrita INTRODUÇÃO A iniciativa de investigar

Leia mais