TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO DA TUTELA JURISDICIONAL EXECUTIVA. Prof. Luis Fernando Alves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO DA TUTELA JURISDICIONAL EXECUTIVA. Prof. Luis Fernando Alves"

Transcrição

1 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO DA TUTELA JURISDICIONAL EXECUTIVA Prof. Luis Fernando Alves

2 2 1. DA TUTELA JURISDICIONAL EXECUTIVA

3 1.1. O QUE É EXECUÇÃO 3 Função típica do Poder Judiciário (jurisdicional) -> solucionar conflito de interesses em regra. Há vários tipos de conflitos e a solução do Poder Judiciário vai depender da pretensão do Autor (Pedidos: Meramente Declaratório, Constitutivo e Condenatório). Há conflitos que:

4 1.1. O QUE É EXECUÇÃO 4 Conflitos -> advêm da incerteza quanto à existência ou não de determinada relação jurídica -> sentença de natureza declaratória (se resolvem pelo simples pronunciamento judicial, sem necessidade, para a satisfação do titular do direito, de algum tipo de comportamento do obrigado) Art. 4 CPC. Ex:Investigação de paternidade. A pesa que B é seu pai, mas este não reconhece essa qualidade. A então propõe em face de B ação de investigação de paternidade, para que a dúvida seja sanada. O juiz colhe as provas e, ao final, profere sentença que, transitada em julgado, terá o condão de afastar a dúvida, sem a necessidade de qualquer conduta ou comportamento do réu. O efeito almejado advém da sentença em si.

5 1.1. O QUE É EXECUÇÃO 5 Conflitos -> solução depende da constituição ou desconstituição de uma relação jurídica -> sentença de natureza constitutiva ou desconstitutiva. Ex: Rescisão Contratual. A celebra com B um contrato, porque foi coagido, bastará que postule judicialmente a sua anulação. Se o juiz acolher a pretensão, em definitivo, o contrato estará anulado, independente de qualquer conduta do réu. A satisfação advém do pronunciamento judicial.

6 1.1. O QUE É EXECUÇÃO 6 Conflitos -> solução depende de um comportamento, de uma ação ou omissão do réu. O titular da obrigação só se satisfará se o réu cumprir uma prestação, de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar -> sentença de natureza condenatória -> GERA A EXECUÇÃO. E SE O DEVEDOR DA OBRIGAÇÃO NÃO A CUMPRE, O QUE FAZER? O Estado, por meio da lei, mune o Poder Judiciário de poderes para impor o cumprimento, ainda que contra a vontade do devedor, no intuito de satisfazer o credor. Não fosse assim o litígio só seria solucionado por meio de autotutela, o que não se admite no Estado Moderno.

7 1.1. O QUE É EXECUÇÃO 7 O QUE LEGITIMA O ESTADO-JUIZ A DESENCADEAR A SANÇÃO EXECUTIVA FAZENDO USO DOS MECANISMOS PREVISTOS EM LEI PARA A SATISFAÇÃO DA OBRIGAÇÃO? É preciso que a obrigação esteja dotada de um grau de CERTEZA, afinal isso implicará que o Estado tome medidas que podem ser drásticas contra o devedor. O QUE CONSUBSTANCIA O GRAU DE CERTEZA? O grau de certeza é dado pelo título executivo, que pode ser:

8 1.1. O QUE É EXECUÇÃO 8 Extrajudicial: Produzido sem a intervenção do Judiciário, mas a lei reconhece o grau de certeza. ART. 585 CPC Judicial: Produzido com a intervenção do Judiciário ou equivalente jurisdicional (Arbitragem). No caso de titulo executivo judicial o titular da obrigação deve ingressar em juízo com um processo de conhecimento para que o Judiciário reconheça-lhe o direito de fazer cumprir a obrigação. ART. 475N.

9 DISTINÇÃO ENTRE O PROCESSO (OU FASE) DE CONHECIMENTO DO PROCESSO (OU FASE) DE EXECUÇÃO Finalidades: Processo de Conhecimento: se busca uma sentença, em que o juiz diga o direito, sendo que o juiz resolve a dúvida, a incerteza, a respeito da pretensão do autor (meramente declaratória; constitutiva; condenatória) Processo de Execução: se busca uma solução concreta para satisfação de um direito, consubstanciado em um titulo executivo.

10 PANORAMA DAS AÇÕES EXECUTIVAS NO CPC APÓS REFORMAS LEGISLATIVAS (Leis 8.952/94; /02; /05 e /06) Ações de execução de títulos extrajudiciais (CPC, art. 585), cujo procedimento encontra-se disciplinado no Livro II do CPC; Ações de execução de sentenças e de outros títulos judiciais, que se processam, nos termos do art. 475-J ss. do CPC, e que têm por fundamento não só as sentenças proferidas em ações de conhecimento condenatórias, mas também outros títulos considerados pela norma jurídica como judiciais (CPC, art. 475-N); e Ações de execução em que a própria sentença é executiva. Ações de obrigação de fazer ou não fazer (Art. 461 CPC) e Entrega de Coisa (Art A).

11 PANORAMA DAS AÇÕES EXECUTIVAS NO CPC APÓS REFORMAS LEGISLATIVAS (Leis 8.952/94; /02; /05 e /06) ATENÇÃO: Livro II aplica-se em regra ao processo de execução por titulo extrajudicial, além da execução por titulo judicial contra a fazenda pública. Trata-se ainda de execução especial de alimentos. Livro II se aplica supletivamente ao cumprimento de sentença se não forem incompatíveis, nem contrariarem algum dos dispositivos acima.

12 O QUE É O SINCRETISMO PROCESSUAL? Antes da Lei /05, o processo de conhecimento de cunho condenatório e o de execução que lhe seguia eram considerados dois processos distintos, com funções diferentes. Isso exigia que o devedor fosse citado para o processo de conhecimento e depois para o de execução. Após a lei, os dois processos passaram a constituir duas fases distintas de um processo único. Agora temos fase cognitiva e fase executiva (cumprimento de sentença). BASTA QUE O DEVEDOR SEJA CITADO UMA ÚNICA VEZ, NA FASE INICIAL DO PROCESSO.

13 1.5. HÁ EXCEÇÕES AO PROCESSO SINCRÉTICO? 13 Sim, pode-se dizer que: São processos autônomos: Execuções fundadas em titulo executivo extrajudiciais, e as execuções fundadas em titulo judicial, quando de sentença arbitral, penal condenatória, estrangeira ou contra a Fazenda Pública. São Sincréticos: as execuções fundadas em titulo judicial, com as seguintes exceções: sentença arbitral; penal condenatória, estrangeira ou contra a fazenda pública

14 1.6. PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DAS AÇÕES EXECUTIVAS 14 VISÃO GERAL NA TGP Existência Demanda Jurisdição Positivos Citação Petição Apta Desenvolvimento Competência e imparcialidade Citação Válida Capacidade postulatória Legitimidade processual

15 PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DAS AÇÕES EXECUTIVAS VISÃO GERAL NA TGP Perempção Negativos Litispendência Coisa Julgada Compromisso arbitral

16 1.6. PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DAS AÇÕES EXECUTIVAS 16 Além disso, a execução forçada exige alguns pressupostos e condições específicas. São duas para o processo de execução: 1. O formal: que é a existência do título executivo, pelo qual se extrai o atestado de certeza e liquidez da dívida ( art. 586 CPC) 2. O prático: que é a atitude ilícita do devedor consistente no inadimplemento da obrigação, que comprova a exigibilidade da dívida ( art. 580, CPC)

17 1.7. CONDIÇÕES DA AÇÃO 17 As condições da ação, prevalecem as mesmas condições genéricas de todas as ações: 1. Possibilidade jurídica do pedido 2. Legitimidade de partes ( ad causam ) 3. Interesse processual

18 18 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO

19 2.1. INADIMPLEMENTO DO DEVEDOR 19 Haverá inadimplemento quando o devedor não cumpre a obrigação, no tempo, local e forma convencionados. Art. 581 do CPC: O credor não poderá iniciar a execução, ou nela prosseguir, se o devedor cumprir a obrigação; mas poderá recusar o recebimento da prestação, estabelecida no título executivo, se ela não corresponder ao direito ou à obrigação; caso em que requererá ao juiz da execução, ressalvado ao devedor o direito de embarga la.

20 2.2. TÍTULO EXECUTIVO 20 Natureza Jurídica para a maior parte da doutrina: Ato e documento, simultaneamente. Ato e documento: Vê o título como autônomo, já que basta para que desencadeie a execução; mas não afasta a possibilidade de que, no seu curso, o devedor consiga eximir se comprovando que, apesar do título ou crédito não existe ou está extinto.

21 2.2. TÍTULO EXECUTIVO 21 Requisitos: Art. 586 do CPC. 1. Certeza: É preciso que o título aponte, em abstrato, a existência do débito e indique o credor e devedor, e, ainda a obrigação ( esta deve ao menos ser identificável). 2. Liquidez: Diz respeito à quantidade de bens que constitui o objeto da obrigação do devedor. 3. Exigibilidade: Faltará interesse ao credor se o título ainda não estiver vencido, ou se a condição suspensiva não tiver se verificado.

22 2.2.1 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS ART. 475-N DO CPC 22 I Sentença proferida no processo civil que reconheça a existência de obrigação de fazer, não fazer,entregar coisa ou pagar quantia; E necessário o Trânsito em julgado? Serão cumpridas nos mesmos processos em que foram formadas. Não há mais menção a condenação. Mas o título executivo judicial por excelência é a sentença condenatória.

23 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS ART. 475-N DO CPC II Sentença penal condenatória transitada em julgado. Efeito civil da sentença penal condenatória; E necessário o Trânsito em julgado? (Principio da Presunção de Inocência ); Liquidação por artigos; Só e titulo contra o réu (condenado); Pólo ativo: vitima - herdeiros e sucessores Processo autônomo com a citação do devedor artigo 475 N, parágrafo único, do CPC.

24 2.2.1 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS ART. 475-N DO CPC 24 Art. 110 CPC permite ao juiz que suspenda o curso do processo cível enquanto o fato estiver sendo apurado na esfera criminal. O que ocorre se, no curso da ação de indenização civil, sobrevém sentença penal condenatória? E se a sentença no processo criminal for absolutória? Sentença penal e civil conflitantes

25 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS ART. 475-N DO CPC III Sentença homologatória de conciliação ou transação, AINDA QUE INCLUA MATERIA NÃO POSTA EM JUIZO. Sentenças de mérito artigo 269, III do CPC juiz analisa apenas aspectos formais; IV Sentença arbitral. Titulo não criado por juiz. Não há necessidade de homologação pelo Poder Judiciário; Lei n /96 (artigo 23 e seguintes); Processo autônomo com a citação do devedor artigo 475 N, parágrafo único, do CPC.

26 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS ART. 475-N DO CPC V - Acordo extrajudicial de qualquer natureza, homologado judicialmente. (Artigo 57 da Lei n /95). VI Sentença estrangeira, homologada pelo STJ. Artigo 483/484 do CPC (Resolução n. 9/2005 do STJ); Execução perante a Justiça Federal art. 109, X, da CF; Processo autônomo com a citação do devedor art. 475 N, parágrafo único, do CPC; Artigo 105, I, i, da CF.

27 2.2.1 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS ART. 475-N DO CPC 27 VII - Formal/Certidao de partilha (artigo do CPC). Vale exclusivamente: inventariante, herdeiros e sucessores. VIII - Outros títulos executivos judiciais. Ex: decisão que concede tutela antecipada de cunho condenatório ( pagar, fazer ou não fazer e entrega der coisa)

28 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) São aqueles que, pela forma com que são constituídos e pelas garantias de que se revestem, gozam, segundo o legislador, de um grau de certeza tal que permite a instauração da execução, sem prévia fase cognitiva.

29 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) I Letra de cambio, nota promissória, duplicata, debênture e o cheque. Títulos de créditos que possuem força executiva; Regulados por lei especificas. Duplicata: Lei n /68. Depende de aceite. Se não aceita para ter força executiva: 1. deve ser protestada; 2. acompanhada do comprovante de entrega do produto/efetiva prestação de serviço 3. não poderá ter recusa de aceite art. 15;

30 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) I Letra de cambio, nota promissória, duplicata, debênture e o cheque. Títulos de créditos que possuem força executiva; Regulados por lei especificas. Duplicata: Lei n /68. Depende de aceite. Se não aceita para ter força executiva: 1. deve ser protestada; 2. acompanhada do comprovante de entrega do produto/efetiva prestação de serviço 3. não poderá ter recusa de aceite art. 15;

31 2.2.2 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) 31 Letra de cambio: Lei Uniforme de Genebra (Decreto /66 art. 43 e seguintes). Não depende de aceite; Nota promissória: Lei Uniforme de Genebra arts. 75 a 78; Cheque: Lei n /85 art. 47, inciso I; Debênture: Arts. 52 a 74 da Lei n /76.

32 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) II Escritura publica ou outro documento público assinado pelo devedor, o documento particular assinado pelo devedor e duas testemunhas, o instrumento de transação referendado pelo Ministério Publico, pela Defensoria Publica ou pelos advogados dos transatores.

33 2.2.2 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) 33 III - Os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e caução, bem como o seguro de vida. Direitos reais de garantia; Contrato de seguro de vida apólice e prova do óbito.

34 2.2.2 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) 34 IV Credito decorrente de foro e laudêmio. Relacionados a enfiteuse (CC/1916, art. 678 e seguintes) proprietário faculta o uso do domínio útil de um bem imóvel mediante o pagamento de um valor anual; CC/02, art proibiu a constituição de enfiteuses, mas reconheceu as já existentes;

35 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) FORO verba anual que o enfiteuta paga ao proprietário do imóvel como contrapartida pelo uso do domínio útil do imóvel; LAUDÊMIO quantia paga ao senhorio direto toda vez que o domínio útil for transferido por venda ou dação em pagamento (CC/1916, art. 686)

36 2.2.2 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) 36 V Crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio. No contrato não ha necessidade da assinatura de duas testemunhas; Despesas acessórias: inclui água e esgoto, energia elétrica e IPTU. ( STJ/5ª turma) despesas de condomínio titulo do condômino locador X locatário.

37 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) VI - Credito de auxiliares da justiça (serventuário, perito, interprete, tradutor), quando as custas, emolumentos ou honorários forem aprovados por decisão judicial.

38 2.2.2 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) 38 VII Certidão de divida ativa da Fazenda Publica da União, Estados, Distrito Federal e dos Municípios, correspondentes aos créditos inscritos na forma da lei. execução regulada pela Lei n /80.

39 2.2.2 TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS (ART. 585 CPC) 39 VIII Todos os demais títulos a que a lei atribua forca executiva. Lei federal art. 22, I, da CF; Cédula de Credito Rural, Cédula de Credito Industrial, Cédula de Credito Comercial, Cédula de Credito Bancário, Decisões do Tribunal de Contas da União, Contrato de honorários advocatícios, etc.

40 40 3. LEGITIMAÇÃO AS PARTES NA EXECUÇÃO

41 3. LEGITIMAÇÃO AS PARTES NA EXECUÇÃO 41 Das partes na execução as partes ativas e passivas são tradicionalmente no processo de execução de exequente ( credor) e executado ( devedor). O CPC, no entanto, prefere denominá-las simplesmente de credor e devedor, o que, todavia, não importa banir da linguagem doutrinária e forense as expressões tradicionais de exequente e executado, mesmo porque mais significativas do que aquelas eleitas pela nomenclatura legal.

42 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e A) Legitimação ativa originária do credor: No art. 566, I do CPC, tem-se a legitimação originária, ou seja, aquele que decorre do conteúdo do próprio título executivo e compreende o credor a quem a lei confere titulo executivo. Assim, no título judicial, credor ou exequente será o vencedor da causa, como tal apontado na sentença. E, no título extrajudicial, será a pessoa em favor de quem contraiu a obrigação.

43 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e B) Legitimação extraordinária do Ministério Público (art. 566, II do CPC) para os casos prescritos em lei. Atente se que o MP ora funciona como órgão agente (art. 81 do CPC), ora como órgão interveniente ( art. 82 do CPC). No processo executivo, sua legitimação ativa ocorrerá em regra nas hipóteses em que figure como órgão agente ( art. 81 do CPC).

44 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e C) Legitimação derivada( superveniente): o art. 567 do CPC completa o elenco das pessoas legitimadas ativamente para a execução forçada, arrolando os casos em que estranhos à formação do título executivo tornaram se, posteriormente, sucessores do credor, assumindo, por isso, a posição que lhe competia no vinculo obrigacional primitivo. Assim, a legitimação derivada ou superveniente compreende: C.1) O espólio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste lhes for transmitido o direito resultante do título executivo;

45 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e É possível as situações massa falida, condomínio e herança jacente ou vacante promover a execução? Sim, apesar da omissão, a doutrina entende pela possibilidade. A massa falida será representada pelo Administrador Judicial ( CPC, art. 12, III c/c Lei /2005); o condomínio pelo administrador ou sindico ( CPC, art. 12, IX); e a herança jacente ou vacante pelo curador ( CPC, art. 12, IV).

46 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e É possível as situações massa falida, condomínio e herança jacente ou vacante promover a execução? Sim, apesar da omissão, a doutrina entende pela possibilidade. A massa falida será representada pelo Administrador Judicial ( CPC, art. 12, III c/c Lei /2005); o condomínio pelo administrador ou sindico ( CPC, art. 12, IX); e a herança jacente ou vacante pelo curador ( CPC, art. 12, IV). C.2) O cessionário quando o direito resultante do titulo executivo lhe foi transferido por ato entre vivos:

47 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e Considera se cessionário o beneficiário da transferência negocial de um crédito por ato inter vivos, oneroso ou gratuito, na forma do art. 286 do CC. Feita antes de haver a lide executiva, ela transfere desde logo ao cessionário a legitimidade ativa. Se a cessão é feita após a citação no processo de execução por titulo executivo extrajudicial, o cessionário assumirá o pólo ativo, não havendo necessidade de obedecer o disposto no art. 42, 1º do CPC ( posição do STF RE )

48 3.1. SUJEITOS ATIVOS Art. 566 e C.3) O subrogado, nos casos de subrogação legal ou convencional: Diz se credor subrogado aquele que paga a divida de outrem, assumindo todos os direitos, ações, privilégios e garantias do primitivo credor contra o devedor principal e seus fiadores ( art. 349, CC).

49 SUJEITOS PASSIVOS ART. 568 DO CPC Sujeitos passivos: Dentro da sistemática do art. 568 do CPC, a legitimação passiva pode ser dividida em: devedores originários; sucessores do devedor originário; e os apenas responsáveis. A) Devedor originário: o devedor, reconhecido como tal no título executivo. Caso trate de cumprimento de sentença, o executado será o vencido no processo de conhecimento e sua identificação é feita pela simples leitura da sentença. OBS: Convém lembrar que não apenas o réu pode ser vencido, pois também o autor, quando decai de seu pedido, é condenado aos efeitos da sucumbência ( custas e honorários advocatícios), assumindo a posição de vencido e sujeitando se à execução forçada.

50 3.2. SUJEITOS PASSIVOS ART. 568 DO CPC 50 Necessário diferenciar o devedor ( quem deve) e o responsável ( quem tem apenas a responsabilidade). Lembrando que a relação obrigacional é composta pela dívida ( caráter pessoal), e pela responsabilidade (caráter de sujeição patrimonial). Normalmente esses dois elementos estão presentes no pólo passivo da atividade executiva ( quando o executado é o próprio devedor), mas poderá ocorrer de apenas o segundo elemento se fazer presente ( quando o executado for apenas um garante e não aquele que contraiu a dívida)

51 3.2. SUJEITOS PASSIVOS ART. 568 DO CPC 51 B) Sucessores do devedor originário: b.1) o espólio, os herdeiros ou os sucessores do devedor: Enquanto não ultimar a partilha,, o espólio deverá ser demandado. Feita a partilha, cada herdeiro responderá na proporção da parte que lhe coube na herança ( CPC, art. 597). b.2) o novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigação resultante do título executivo. OBS: Tratase de hipótese de cessão de débito, o que no ordenamento brasileiro só é aceito com expressa anuência do credor.

52 3.2. SUJEITOS PASSIVOS ART. 568 DO CPC 52 C) Apenas responsáveis: Nessas hipóteses, figuram no pólo passivo da execução não os devedores originários, mas as pessoas que se responsabilizaram pelo adimplemento da dívida que não contraíram. São as hipóteses de: c.1) Fiador Judicial: é aquele que assume, por termo nos autos, a responsabilidade por determinada obrigação, nos casos em que a lei exige algum tipo de caução ou garantia ( v.g., art. 273, 3º, art. 804, CPC)

53 3.2. SUJEITOS PASSIVOS ART. 568 DO CPC 53 Solvendo a dívida o fiador terá ação regressiva contra o devedor,subrogandose nos direitos do credor e leitimandose ao manejo da execução forçada contra afiançado ( CC, art. 832) que poderá se dar nos mesmos autos ( CPC, art. 595, parágrafo único). Seja convencional ou judicial, é assegurado o benefício da ordem, isto é, a faculdade de nomear a penhora bens livres e desembaraçados do devedor ( CPC, art. 595). Assim, a execução incidirá, primeiro, sobre bens do afiançado, e só se estes não forem suficientes é que recairá sobre o patrimônio do fiador.

54 3.2. SUJEITOS PASSIVOS ART. 568 DO CPC 54 c.2) o fiador extrajudicial: caso esse figure no título executivo extrajudicial ( e a este nada se oponha), será parte legitima passiva da execução. c.3) o responsável tributário, assim definido na legislação própria: conforme legislação própria ( Lei nº 5.172/66 CTN) considerase responsável tributário a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou penalidade pecuniária ( CTN, art. 121, caput)

55 55 4. COMPETÊNCIA

56 4. COMPETÊNCIA 56 A) Competência para a execução de título judicial: Assim dispõe o art. 475 P e 575 do CPC. A execução de titulo extrajudicial processar se a perante: a.1) os tribunais, nas causas de sua competência originária; a.2) o juízo que processou a causa no primeiro grau; a.3) o juízo cível competente, quando se tratar de sentença penal condenatória, de sentença arbitral ou de sentença estrangeira.

57 4. COMPETÊNCIA 57 Exceções: Execução de alimentos: Competência é estipulada no domicilio ou residência do alimentando ( art. 100, II, do CPC. Parágrafo único do art. 475 P: Concede ao credor a faculdade de promover a execução ( cumprimento de sentença) no foro onde se encontram os bens do devedor ou no domicilio atual do devedor executado. A remessa dos autos será solicitada ao juízo de origem.

58 4. COMPETÊNCIA 58 B) Competência para a execução de títulos extrajudiciais: A competência é territorial e relativa já que a competência aqui é determinada pelas regras comuns do processo de conhecimento, conforme determina o art. 576 do CPC ( remete aos arts. 88 a 124 CPC). Há de observar a seguinte ordem de preferência: 1º) foro de eleição; 2º) lugar do pagamento; 3º) domicílio do devedor.

59 4. COMPETÊNCIA 59 C) Competência para a execução fiscal: a competência para processar e julgar a execução da Divida Ativa da Fazenda Publica exclui a de qualquer outro juízo,inclusive o da falência, da Recuperação Judicial, da liquidação, da insolvência ou do inventario.

60 4. COMPETÊNCIA 60 O art. 578, do CPC diz que a execução fiscal (Art. 585,VII, do CPC), será proposta: 1)no foro do domicilio do réu e se não o tiver, no de sua residência ou no lugar onde for encontrado. 2)Quando houver mais de um devedor, a Fazenda Publica pode escolher o foro competente de qualquer um deles. 3)Quando o devedor tiver mais de um domicilio, também poderá escolher quaisquer deles. 4) Poderá, também, a seu critério, a Fazenda Publica propor a execução no foro do lugar em que se praticou o ato ou ocorreu o fato que deu origem a divida, mesmo que nele não mais resida o devedor ou, ainda, no foro da situação dos bens, quando a divida deles se originar (CPC, Art. 578, Parágrafo Único).

61 BIBLIOGRAFIA 61 ASSIS, Araken de. Manual da execução. 9. ed. rev., amp. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de direito processual civil. 2.ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros Editores, v. 4. THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: processo de execução e processo cautelar. 38. ed. São Paulo: Forense, v. 2. MEDINA, José Miguel Garcia. Processo Civil Moderno: Execução. 2ª ed. rev. Atual. São Paulo> RT, v.3

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral

Direito Processual Civil. Processo de Execução: Da Execução em Geral Direito Processual Civil Processo de Execução: Da Execução em Geral Da Tutela Executiva Distinção entre processo de execução e cumprimento de sentença: o legislador do CPC/15 procurou ser sistemático e

Leia mais

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida.

26/04/2019 AULA 8. EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO. Denis Domingues Hermida. PROCESSO CIVIL V AULA 8 EXECUÇÃO EM GERAL: conceito, espécies e classificações PRINCÍPIOS GERAIS DA EXECUÇÃO Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO Tipos de Processo: processo de conhecimento e processo

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 2. ESPÉCIES DE MEIOS EXECUTIVOS 2.1. QUANDO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Ação Civil Pública: Gerações de Direitos: com o indivíduo. 1º geração: São direitos considerados inatos,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Noções gerais da execução com advento da Lei 11.232/05 Jeordane Quintino Faria Como citar este artigo: FARIA,Jeordane Quintino. Noções gerais da execução com advento da lei 11.232/05.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Processo de execução extrajudicial. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (03/12/2018) Processo de execução extrajudicial. No código de processo civil de 1973, em seu artigo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 27/03/2018). Condições da ação. Atualmente com o novo CPC são consideradas condições da ação legitimidade de parte

Leia mais

TÍTULO EXECUTIVO PRINCÍPIO DA TAXATIVIDADE DOS TÍTULOS EXECUTIVOS

TÍTULO EXECUTIVO PRINCÍPIO DA TAXATIVIDADE DOS TÍTULOS EXECUTIVOS TÍTULO EXECUTIVO A execução depende de um título executivo. O título executivo consiste numa espécie de bilhete de ingresso, sem o qual o credor não pode valer-se do procedimento executivo. Ele é o documento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Módulo 24 PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O processo de execução começa no art. 771 do CPC e termina no art.924 do CPC Execuções diferenciadas pelo novo CPC 1. Cumprimento provisório

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos 1.1 Processo de conhecimento: crise de incerteza 1.2 Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Requisitos

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 9112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais PRINCÍPIO DA INÉRCIA LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO. Prof. Luis Fernando Alves

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO. Prof. Luis Fernando Alves 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 4. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EXECUÇÃO 4.1. PRINCÍPIOS DA NULLA EXECUTIO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título judicial: a) Obrigação de fazer e não fazer: Decisão transitada em julgada.

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (21/06/2018). Ação rescisória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (21/06/2018). Ação rescisória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (21/06/2018). Ação rescisória. Ação rescisória é uma força de ataque e tem julgado monocrático ou colegiado com poder

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Insolvência judicial. Três são os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação No primeiro bloco trabalhamos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Cumprimento de sentença - títulos executivos judiciais Bruno Soares de Souza * Para que se promova uma execução é necessário que o credor preencha alguns requisitos de ordem processual,

Leia mais

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda

DUPLICATA Lei n /68. Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda DUPLICATA Lei n. 5.474/68 Título de crédito causal, facultativamente emitido pelo vendedor com base em fatura representativa de compra e venda Estrutura Clássica SACADOR SACADO Emitido pelo credor ou

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. ATENÇÃO: Os títulos executivos extrajudiciais estão no art. 784 do NCPC: Art. 784. São títulos executivos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (29/08/2018). Jurisdição. Autotutela poder da própria pessoa em proteger seus interesses. A autotutela

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. O Tribunal Superior pode reconhecer de ofício ou por meio de

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. O Tribunal Superior pode reconhecer de ofício ou por meio de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 22-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Repetitividade no RESP e no REXT: provocação. O Tribunal Superior pode reconhecer de ofício ou

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15

SUMÁRIO. Procedimentos. Direito de exigir contas. Duas fases. Sentença 13 Dever de prestar contas. Fase única... 15 SUMÁRIO Finalidade da ação de prestação de contas...... 1 Finalidade. Acerto de negócio jurídico. Saldo... 1 Pretensão do autor com tal ação... 2 Medida cautelar de guarda e educação dos filhos, regulado

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC) Fase Cognitiva

Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC) Fase Cognitiva Processo Civil de Conhecimento Aula VIII 04/05/2017 Extinção do Processo Extinção Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC)

Leia mais

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Programa Teoria geral da execução o Conceito, natureza e finalidade da

Leia mais

Processo de Execução Guilherme Hartmann

Processo de Execução Guilherme Hartmann Processo de Execução Guilherme Hartmann Art. 515. São títulos executivos judiciais, cujo cumprimento dar-se-á de acordo com os artigos previstos neste Título: I - as decisões proferidas no processo civil

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 20/03/2018). Jurisdição. Jurisdição é exercida pelo Estado e consiste na atribuição de resolver os conflitos sociais,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Sentença autossuficiente Declaratória obtenção de uma certeza Constitutiva alterar situação pré existente - divórcio Sentença não autossuficientes

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais... 3 Capítulo I Das Normas Fundamentais

Leia mais

1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de

1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de 1) Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador Federal De acordo com o Código de Processo Civil, não deve ser admitida a reavaliação quando:

Leia mais

Aula 16. Competência Internacional

Aula 16. Competência Internacional Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte I) / 16 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 16 Competência Internacional Na última

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC)

Aula 03. Execução. Título executivo judicial (art. 475-N, CPC) e título executivo extrajudicial (art. 585, CPC) Turma e Ano: Magistratura Estadual 2015/2016 Matéria / Aula: Processo Civil 03 Professor: Raphael Corrêa Monitor: Yasmin Aula 03 Execução Panorama Histórico da Execução A Execução teve relevantes mudanças

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC)

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC) PROCESSO DE CONHECIMENTO Petição Inicial (282 do CPC) Juiz; Qualificações; Fatos e Fundamentos; DEVERÁ INDICAR Pedido; Valor da Causa; Provas; Requerimento. PEDIDO (ART. 282, CPC) O pedido é o último elemento

Leia mais

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução

PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução PROCESSO CIVIL IV EXECUÇÃO introdução Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Programa Teoria geral da execução o Conceito, natureza e finalidade da

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução à Tutela Executiva... 23

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução à Tutela Executiva... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução à Tutela Executiva... 23 1. Generalidades... 23 2. Procedimento e classificações... 23 2.1. Execução Direta e execução indireta... 24 2.2. Execução definitiva e execução provisória...

Leia mais

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 01 Camila Campos Vergueiro VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE: a regra jurídica? a obrigação tributária? o crédito tributário? O CICLO DE VIDA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA?

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Execução Trabalhista: aula 1. Professora: Maria Inês Gerardo Site:

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Execução Trabalhista: aula 1. Professora: Maria Inês Gerardo Site: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista: aula 1 Professora: Maria Inês Gerardo Site: Facebook: Maria Inês Gerardo MARIA INÊS GERARDO Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes A Execução Fiscal e o novo CPC < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes LEF, art. 5º A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de qualquer outro juízo,

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO: INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS

PROCESSO DE EXECUÇÃO: INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS PROCESSO DE EXECUÇÃO: INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. OBJETIVO E CABIMENTO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO... 4 Objetivo e cabimento...4 A distinção entre o processo de execução e o processo

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS

LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS (arts. 1º a 15) Título Único Das Normas Fundamentais e da Aplicação das Normas Processuais Capítulo I Das Normas Fundamentais do Processo Civil (arts. 1 º a 12) Capítulo

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR...

APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO NOTA À 3.ª EDIÇÃO COMO UTILIZAR ESTE LIVRO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 9 NOTA À 2.ª EDIÇÃO... 11 NOTA À 3.ª EDIÇÃO... 13 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO... 15 AGRADECIMENTOS... 17 SOBRE O AUTOR... 21 LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 PARTE GERAL Livro I

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 14 Professor : Mauro Lopes Monitor : Virgilio Frederich Aula 14 PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL 1. Petição

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil

ÍNDICE GERAL. Índice Sistemático do Código de Processo Civil. Exposição de Motivos do Código de Processo Civil ÍNDICE GERAL Índice Sistemático do Código de Processo Civil Exposição de Motivos do Código de Processo Civil Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Anotado e Comparado Índice Alfabético-Remissivo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO

ÍNDICE GERAL ÍNDICE SISTEMÁTICO ÍNDICE GERAL Lei 13.105, de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil... 19 Referências bibliográficas... 1853 Índice Alfabético-Remissivo do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)... 1877 ÍNDICE

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação.

DO CUMPRIMENTO SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA DA INTIMAÇÃO: O art. 475 - Devedor o prazo de 15 (quinze) dias para cumprimento voluntário da obrigação. Prazo sentença ou acórdão. DA MULTA: - Multa pecuniária - 10% (dez por

Leia mais

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO.

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO. ESPÉCIES DE EXECUÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROCESSO DE EXECUÇÃO...5 Conceito... 5 Espécies de execução... 5 Procedimentos executivos...7 Execução de título extrajudicial...7 Cumprimento de sentença...

Leia mais

Competência no Processo Civil

Competência no Processo Civil Competência no Processo Civil Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Conceito Princípio do juiz natural. A competência quantifica a parcela de exercício de jurisdição atribuída a determinado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Sumário ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CAPÍTULO I Da jurisdição arts. 1º e 2º CAPÍTULO II Da ação arts. 3º a 6º CAPÍTULO I Da capacidade processual arts. 7º a 13 LIVRO I DO PROCESSO DE

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973

SUMÁRIO Código de Processo Civil 1973/2015 Código de Processo Civil 2015/1973 SUMÁRIO Exposição de Motivos do Novo Código de Processo Civil Índice Sistemático do Código de Processo Civil de 1973 Código de Processo Civil 1973/2015 Índice Remissivo do Código de Processo Civil 1973

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap

Reunião Técnica ANEFAC. Execução e Anulação de Sentença Arbitral. Palestrante: Elis Wendpap Reunião Técnica ANEFAC Execução e Anulação de Sentença Arbitral Palestrante: Elis Wendpap elis.wendpap@veirano.com.br Arbitragem Marco legal no Brasil: Lei n. 9.307/1996 Supremo Tribunal Federal, 2001:

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Introdução Procedimento executivo é o conjunto de atos praticados para satisfazer

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana. Princípios Gerais da

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana. Princípios Gerais da PLANO DE CURSO DISCIPLINA: EXECUÇÃO CÍVEL (CÓD. ENEX 60132) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE. Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório. 2º Semestre/ 2018

Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE. Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório. 2º Semestre/ 2018 Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE Prof.ª Dra. Teodolina Batista S. C. Vitório 2º Semestre/ 2018 A Justiça, toda ela é substância humana, seus agentes, os que a buscam, os problemas que

Leia mais

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25

SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 23 1.1. As reformas do Código de Processo Civil maiores esclarecimentos... 25 2. ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO PROCESSO... 29 2.1. Notas introdutórias...

Leia mais

Processo Civil aula 1

Processo Civil aula 1 Processo Civil aula 1 * Conteúdo da aula: - Jurisdição: conceito, modalidades, estrutura jurisdicional brasileira. - Competência: conceito, espécies, argüição de incompetência, regras de fixação. - Processo:

Leia mais

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA

SUMÁRIO Conceito de certidão da dívida ativa Requisitos da certidão da dívida ativa Il- DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA SUMÁRIO I - EVOlUÇÃO HISTÓRICA E GENERALIDADES DA DÍVIDA ATIVA DA FAZENDA PÚBLICA 1. Introdução.................... 19 2. A dívida ativa da Fazenda Pública................ 25 3. Espécies de dívida ativa

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROCESSO DE EXECUÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA EXECUÇÃO EM GERAL CPC, art. 771 APLICAÇÃO Procedimento utilizado em: execução de título extrajudicial (784) diretamente procedimentos especiais de execução subsidiariamente cumprimento

Leia mais

2º CURSO POPULAR DE FORMAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS. Processo Civil Execução Jordana de Matos Nunes Rolim Defensora Pública de São Paulo

2º CURSO POPULAR DE FORMAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS. Processo Civil Execução Jordana de Matos Nunes Rolim Defensora Pública de São Paulo 2º CURSO POPULAR DE FORMAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICOS Processo Civil Execução Jordana de Matos Nunes Rolim Defensora Pública de São Paulo Introdução: A execução como instrumento de efetivação

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de Conexão Parte 2 Professora Raquel Perrota - No que pertine ao foro, para que se defina o local da ação, têm-se a busca por essa solução como algo pouco simples.

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

Dos Sujeitos do Processo

Dos Sujeitos do Processo Direito Processual Civil Dos Sujeitos do Processo Da Capacidade Processual - Pessoa: capacidade para estar em juízo. - Incapaz: representado ou assistido. - Curador Especial Defensoria Pública: a) Incapazes

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais