Planificação Mensal Mês: setembro/outubro Ano: 2º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planificação Mensal Mês: setembro/outubro Ano: 2º ano"

Transcrição

1 PORTUGUÊS AGRUPAMENTO DE EIXO Ano letivo 2016/2017 DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO Planificação Mensal Mês: setembro/outubro Ano: 2º ano ÁREA Domínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação Oralidade Leitura e escrita 3.1. Falar de forma audível Articular corretamente palavras Usar vocabulário adequado ao tema e à situação Construir frases com graus de complexidade crescente Repetir uma sílaba CV (consoante vogal) ou CVC (consoante vogal consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema. (a partir do final do 1.º período) 5.8. Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal consoante), juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante vogal) ou CVC (consoante vogal consoante), respetivamente Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, «lápis usado» > «lu»), demonstrando alguma capacidade de segmentação e de integração de consoante e vogal Escrever as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de, pelo menos, cerca de ¾ dos grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos Escrever pelo menos metade dos dígrafos e ditongos, quando solicitados pelo valor fonológico correspondente Ler corretamente, por minuto, no mínimo, 25 pseudopalavras derivadas de palavras Ler corretamente, por minuto, no mínimo 40 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente. 5. Ler um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 55 palavras por minuto Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 100 palavras.

2 PORTUGUÊS ÁREA Domínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação Identificar o tema ou o assunto do texto Referir, em poucas palavras, os aspetos nucleares do texto Escrever corretamente a grande maioria das sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado Escrever corretamente mais de metade de uma lista de pelo menos 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas. 5. Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema. Gramática Oralidade 1. Respeitar regras da interação discursiva. 2. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. 3. Produzir um discurso oral com correção. 4. Produzir discursos com diferentes Transcrever um texto curto apresentado em letra de imprensa em escrita cursiva legível, de maneira fluente ou, pelo menos, sílaba a sílaba, respeitando acentos e espaços entre as palavras. 3. Legendar imagens. 4. Escrever textos de 3 a 4 frases (por exemplo, apresentando-se, caracterizando alguém ou referindo o essencial de um texto lido) Formar femininos e masculinos de nomes e adjetivos de flexão regular (de índice temático -o ou a) Formar singulares e plurais de nomes e adjetivos que seguem a regra geral (acrescentar s ao plural), incluindo os que terminam em m e fazem o plural em ns. 1 - Variação dos enunciados decorrente do contexto 1. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de tratamento situacional: jogos dramáticos entre os alunos onde cada um adequadas. desempenha e utiliza expressões do tipo, a senhor(a), não se importa de, por favor 3. Referir o essencial de textos ouvidos. 3 - Retirar palavras-chave/ ideias sobre o essencial de um texto: datas, nomes, factos, opiniões 3 Audição de uma descrição e identificar a imagem de entre várias a que corresponde a descrição 1. Falar de forma audível. 2. Articular corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa (grupos consonânticos). 3. Utilizar progressivamente a entoação e o ritmo adequados. 1. Responder adequadamente a perguntas. 1 - Fomentar momentos em que os alunos se possam expressar oralmente, respeitando as regras de oralidade. 2 Dizer lengalengas, trava-línguas. 3 Propor diferentes tipos de enunciado explorando tipos de entoação: como se estivesse triste, feliz, ansioso, segredando. 1,2 e 3- Jogos dramáticos entre os alunos onde cada um desempenha e utiliza expressões do tipo, a senhor(a),

3 ÁREA Domínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor. 2. Formular adequadamente perguntas e pedidos. 3. Partilhar ideias e sentimentos. não se importa de, por favor Leitura e escrita 5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas. 4. Recontar e contar. 4 Audição de uma história incompleta e construção de um final. 1. Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor. 2. Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente. 1 - Contribuir para o aumento tanto indiretamente, através do ensino da habilidade de leitura, como diretamente, chamando a atenção dos alunos para a construção das palavras, para a sua morfologia. 2 -Ensinar a escrever, da cópia manual das letras até à escrita sob ditado, para que o aluno adquira a ortografia convencional das palavras. 6. Conhecer o alfabeto e os grafemas 7. Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos. 1. Associar as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto. 2. Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa. 3. Escrever todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra. 4. Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos. 5. Escrever todos os dígrafos e ditongos, de uma das maneiras possíveis em português, quando solicitados pelo(s) segmento(s) fónico(s) correspondente(s). 1. Ler pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudo-palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (4 sessões de 15 palavras cada). 1 - Aplicar corretamente, em diversas palavras as formas maiúscula e minúscula do alfabeto. 2 - Jogo com os cartões do alfabeto, onde terão de os colocar por ordem. 3- Escrita do alfabeto maiúsculo e minúsculo. 4 e 5 - Separar silabicamente as palavras, quer oralmente, quer por escrito. (ca.va.lo) 1 Fluência na leitura oral de palavras em texto. Ex: O professor fará ler ao aluno em voz alta um texto desconhecido. Depois calculará o ptcpm (número de palavras lidas por minuto).

4 PORTUGUÊS ÁREA Domínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação 8. Ler textos diversos. 1. Ler pequenos textos narrativos. Ex: Apresentar as palavras do texto em lista vertical e em ordem aleatória de pseudo-palavras criadas a partir das palavras do texto, por meio de substituição de um grafema, se necessário dois. 1- Através de vários tipos de leitura documental (álbuns, livros, folhetos, computador ) 14. Desenvolver o conhecimento da ortografia 16. Transcrever e escrever textos Educação literária 19. Ouvir ler e ler textos literários. (v. Lista em anexo) 1. Escrever corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado. 2. Escrever corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudo-palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas. 1. Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando acentos e espaços entre as palavras. 1. Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. 2. Praticar a leitura silenciosa. 3. Ler pequenos trechos em voz alta. 1- Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor. 2- Realização de ditados. Fazer autocorreção e autoavaliação (procurar progressivamente diminuir o número de erros). 1- Transcrever diferentes tipos de texto. 1 - Leitura de textos por parte do professor ou audição de um texto gravado. 2- Antecipar o conteúdo a partir de lista de autoverificação: sei para que vou ler, percebi pelo título qual é o assunto do texto e revi sobre o que já sei sobre o assunto. 3 - Formação de pequenos grupos de leitura, para apresentação ao grande grupo. 4. Ler em coro pequenos poemas. 4- Explorar diferentes estratégias de leitura. 20. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. 1. Antecipar conteúdos com base no título e nas ilustrações. 1- Antecipar pela mobilização de conhecimentos e vocabulário que permitam a compreensão do texto. 2. Descobrir regularidades na cadência dos versos. 2- Explorar o ritmo e as sonoridades da língua.

5 MATEMÁTICA Diagnóstica ÁREA Domínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação Educação literária 21. Ler para apreciar textos. 23. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. 1. Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular. 1. Dizer lengalengas e adivinhas rimadas. 1 - Os alunos registarem a avaliação das obras lidas em grelhas. 1 - Pesquisar em casa e na escola diferentes lengalengas e apresentar ao grupo. 1 Memorizar lengalengas e pequenos poemas. 1 Selecionar e ler para a turma um poema, um conto, justificando a sua escolha. Obra: Uma Flor Chamada Maria de Alves Redol Domínio: Números e Operações ÁREA Subdomínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação Números naturais 1.5 Efetuar contagens progressivas e regressivas envolvendo números até 100. Sistema de numeração decimal 2.4. Comparar números naturais até 100 tirando partido do valor posicional dos algarismos e utilizar corretamente os símbolos «<» e «>» Utilizar corretamente os símbolos «+» e «=» e os termos «parcela» e «soma» Decompor um número natural inferior a 100 na soma das dezenas com as unidades Decompor um número natural até 20 em somas de dois ou mais números de um algarismo. Adição 3.8. Adicionar mentalmente um número de dois algarismos com um número de um algarismo e um número de dois algarismos com um número de dois algarismos terminado em 0, nos casos em que a soma é inferior a Adicionar dois quaisquer números naturais cuja soma seja inferior a 100, adicionando dezenas com dezenas, unidades com unidades com composição de dez unidades em uma dezena quando necessário, e privilegiando a representação vertical do cálculo Utilizar corretamente o símbolo e os termos «aditivo», «subtrativo» e «diferença». Subtração 5.3. Relacionar a subtração com a adição, identificando a diferença entre dois números como o número que se deve adicionar ao subtrativo para obter o aditivo.

6 ÁREA Subdomínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação 5.4. Efetuar a subtração de dois números por contagens progressivas ou regressivas de, no máximo, nove unidades Subtrair de um número natural até 100 um dado número de dezenas. Resolver problemas 4.1 Resolver problemas de um passo envolvendo situações de juntar ou acrescentar Resolver problemas de um passo envolvendo situações de retirar, comparar ou completar. Números naturais 1. Conhecer os numerais ordinais. 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo». 1- Classificar e ordenar de acordo com um dado critério; 1- Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os números envolvidos; 1- Compreender várias utilizações do número e identificar números em contextos do quotidiano- (contagem dos alunos por ordem de entrada ou de saída; Jogo da corridacada aluno tem uma determinada ordem na corrida). 2. Contar até mil 1-Estender as regras de construção dos numerais cardinais até mil; 2- Efetuar contagens de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10, de 100 em Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os números envolvidos. 1- Compreender várias utilizações do número e identificar números em contextos do quotidiano; 1- Compor e decompor números; 1- Comparar e ordenar números; 1- Utilizar a simbologia >; < e =; 1- Identificar e dar exemplos de diferentes representações para o mesmo número; 1- Ler e representar números pelo menos até 200; 1-Representar números na reta numérica. 2- Levar os alunos a: - Contar gradualmente de 5 em 5,10 em 10 e 20 em 20 numa etapa seguinte até 100 e depois até 200; - Contar a partir de um número dado, de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 6 em 6, 10 em 10.

7 ÁREA Subdomínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação 3. Reconhecer a 1. Distinguir os números pares dos números ímpares utilizando 1- Agrupar diferentes objetos de modo a compreender a paridade. objetos ou desenhos e efetuando emparelhamentos. diferença entre números pares e ímpares, assim como agrupamentos através da representação gráfica. 1- Identificar e dar exemplos de números pares e ímpares; Sistema de numeração decimal 4. Descodificar o sistema de numeração decimal Adição e Subtração 5. Adicionar e subtrair números naturais 6.Resolver problemas 2. Identificar um número par como uma soma de parcelas iguais a 2 e reconhecer que um número é par quando é a soma de duas parcelas iguais. 1. Designar cem unidades por uma centena e reconhecer que uma centena é igual a dez dezenas. 1. Saber de memória a soma de dois quaisquer números de um algarismo. 2. Subtrair fluentemente números naturais até Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar e completar. 2- Efetuar adições com parcelas iguais a 2; 2-Efetuar adições de 2 parcelas iguais e verificar que o resultado é sempre um número par. 1- Utilizar o mab, calculador multibásico e colar de contas para o reconhecimento de que uma centena equivale a 10 dezenas. 1- Jogos de cálculo mental; 1/2- Compreender e efetuar adições nos sentidos combinar e acrescentar; 1/2- Usar os sinais +, - na representação horizontal do cálculo 1/2- Estimar somas e diferenças. 1/2- Adicionar e subtrair utilizando a representação horizontal e recorrendo a estratégias de cálculo mental e escrito. 1- Resolver problemas envolvendo adições e subtrações. Multiplicação 7.Multiplicar naturais números 1. Efetuar multiplicações adicionando parcelas iguais, envolvendo números naturais até 10, por manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas. 1- Jogos de manipulação de objetos; 2. Utilizar corretamente o símbolo «x» e os termos «fator» e «produto». 2- Utilizar o sinal «x» e os respetivos nomes fator e produto.

8 Diagnóstica Diagnóstica ÁREA Subdomínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação Sequências e 1. Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de 1- Elaborar sequências de números segundo uma dada lei regularidades uma sequência, dada a lei de formação. de formação e investigar regularidades em sequências e em 12.Resolver Problemas tabelas de números. Domínio: Geometria e Medida ÁREA Subdomínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação 2.1. Identificar partes retilíneas de objetos e desenhos, representar segmentos de reta sabendo que são constituídos por pontos alinhados e utilizar corretamente os termos «segmento de reta», «extremos (ou extremidades) do segmento de reta» e «pontos do segmento de reta». Figuras geométricas 2.5. Identificar, em objetos, retângulos e quadrados com dois lados em posição vertical e os outros dois em posição horizontal e reconhecer o quadrado como caso particular do retângulo Identificar, em objetos e desenhos, triângulos, retângulos, quadrados, circunferências e círculos em posições variadas e utilizar corretamente os termos «lado» e «vértice» Representar triângulos e, em grelha quadriculada, retângulos e quadrados Identificar cubos, paralelepípedos retângulos, cilindros e esferas. Localização e orientação no espaço 1. Situar-se e situar objetos no espaço Medida 1. Identificar a «direção» de um objeto ou de um ponto (relativamente a quem observa) como o conjunto das posições situadas à frente e por detrás desse objeto ou desse ponto Reconhecer, num quadriculado, figuras equidecomponíveis. 1- Definindo um ponto de observação o aluno descreve o que vê nessa direção. Identificar o que situa atrás ou à frente desse ponto. Relacionar com os conceitos de reta, semirreta, segmento de reta Utilizar e relacionar corretamente os termos «dia», «semana», «mês» e «ano» Conhecer o nome dos dias da semana e dos meses do ano. Contar dinheiro 6.2. Saber que euro é composto por cêntimos Ler quantias de dinheiro decompostas em euros e cêntimos envolvendo números até 100.

9 ESTUDO DO MEIO ÁREA Subdomínio / Objetivo Descritores de desempenho Atividades/situações de aprendizagem Avaliação Medida 7. Medir o tempo 1. Efetuar medições do tempo utilizando instrumentos apropriados. 1- Usar tabelas estruturadas em semanas ou meses para registar, o estado do tempo, as presenças e faltas dos alunos ou as suas tarefas na sala de aula e realizar sínteses desses registos. 2. Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo e relacioná-la com o dia. 2- Construir um horário com a descrição de todas as atividades diárias (aulas e outras). Verificar e comparar a duração das atividades. ÁREA CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO ATIVIDADES Avaliação À DESCOBERTA DE SI MESMO 1. O passado mais longínquo da criança Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando começou a andar e a falar, ): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos; reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano; identificar o ano comum e o ano bissexto. Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente ou tenha passado férias 3. O seu corpo Os órgãos dos sentidos: localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos; distinguir objetos pelo cheiro, sabor, textura, forma ; distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos de máquinas, cores e cheiros de flores ). Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento da dentição definitiva, ). 4. A saúde do seu corpo Conhecer e aplicar normas de: higiene do corpo (hábitos de higiene diária); higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de validade dos alimentos ); higiene do vestuário; higiene dos espaços de uso coletivo (habitação, escola, ruas ). Identificar alguns cuidados a ter com a visão e a audição (não ler às escuras, ver televisão a uma distância correta, evitar sons de intensidade muito elevada ). Reconhecer a importância da vacinação para a saúde. - Construir um friso individual. - Construir o seu Cartão de Cidadão/BI ou ficha de registo de dados pessoais - Preencher um calendário. - Comparar em calendários de diferentes anos o número de dias dos anos bissextos. - Localizar no mapa de Portugal (ou de outro país) o local onde nasceu, onde reside e onde passou férias. - Representar e localizar numa figura humana os órgãos dos sentidos. - Fazer o jogo dos sentidos: identificar cores, sons, cheiros, sabores e diferentes texturas. - Fazer uma lista das rotinas diárias de higiene. - Comparar o seu peso e a sua altura com a que tinha no ano anterior. - Fazer uma lista das rotinas diárias de higiene.

10 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ÁREA CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO ATIVIDADES Avaliação À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS Reconhecer datas e factos (aniversários, festas ): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos. - Construir cartazes. - Consultar mapas. INSTITUIÇÕES Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitação, trabalho, férias 1. O passado próximo familiar À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS 1. Realizar experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente (sal, açúcar, vidro, madeira, barro, areia, cortiça, papel, cera, objetos variado ) 1 - Comunicar e informar 2 - Regulamento interno (RI) do Agrupamento Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade ). Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais. Identificar a sua origem (natural/artificial). - Aprender o valor e importância de comunicar; - Tomar consciência do papel da comunicação na vida quotidiana e identificar formas de comunicação; - Aprender a expressar ideias e sentimentos, a escutar os outros e a sentir empatia; - Refletir sobre o modo de comunicar com os outros e aprender que a comunicação implica saber escutar o outro; - Aprender a comunicar uma ideia, um acontecimento, uma opinião. - Reconhecer o Regulamento Interno como um documento orientador do espaço escolar. - Compreender que cumprir deveres é inerente a usufruir direitos. - Reconhecer que as regras existem para nos proteger e orientar na sociedade. - Realizar experiência com diversos materiais para verificar a sua solubilidade. - Verificar a origem de alguns materiais através da observação direta, de pesquisas na Internet ou noutras fontes de informação. Avaliação diagnóstica Leitura e exploração oral dos capítulos do RI referentes aos direitos e deveres dos alunos. Realização regular de assembleias de turma para debate sobre ocorrências no espaço escolar. Realização regular de autoavaliação/reflexão individual sobre atitudes. Exploração de poemas da obra Porta-te bem de José Jorge Letria.

11 EED/M EXPRESSÕES ARTÍSTICAS EEP EEFM ÁREAS BLOCOS CONTEÚDOS/ATIVIDADES Perícia e manipulação Jogos DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES Modelagem e escultura DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE SUPERFÍCIES Desenho de expressão livre JOGOS DE EXPLORAÇÃO Voz Corpo 2. Em concurso individual: 2.1. LANÇAR uma bola em distância com a «mão melhor» (a mão mais forte) e com as duas mãos, para além de uma marca LANÇAR para cima (no plano vertical) uma bola (grande) e RECEBÊ-LA com as duas mãos acima da cabeça (o mais alto possível) e perto do solo (o mais baixo possível) SALTAR à corda no lugar e em progressão, com coordenação global e fluidez de movimentos DRIBLAR «alto e baixo», com a mão esquerda e direita, em deslocamento, sem perder o controlo da bola. 1. Praticar jogos infantis, cumprindo as suas regras, selecionando e realizando com intencionalidade e oportunidade as ações características desses jogos, designadamente: posições de equilíbrio; deslocamentos em corrida com «mudanças de direção» e de velocidade. - Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade: massa de cores. - Modelar usando apenas as mãos. - Explorar as possibilidades técnicas de: lápis de cor, carvão, feltros, utilizando suportes de diferentes tamanhos, diferentes espessuras, diferentes texturas e diferentes cores. Dizer rimas e lengalengas. - Cantar canções. - Experimentar sons vocais (todos os que a criança é capaz de produzir). - Experimentar percussão corporal, batimentos, palmas, - Acompanhar canções com gestos e percussão corporal. - Movimentar-se livremente a partir de: sons vocais e instrumentais melodias e canções/gravações. JOGOS DRAMÁTICOS Linguagem não verbal - Reagir espontaneamente, por gestos/movimentos a: sons, palavras, ilustrações, atitudes e gestos. - Reproduzir movimentos em espelho. Linguagem verbal - Participar na elaboração oral de uma história..

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOS DESCRITORES DE DESEMPENHO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de Língua Portuguesa do 1ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação _ Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Português, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 1.ºano PORTUGUÊS 1.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio ORALIDADE LEITURA E ESCRITA Metas a atingir Meses do Ano S O N D J F M A M J Respeitar regras da interação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Critérios de Avaliação Português 1º ciclo Domínios Ponderação (80%) Operacionalização/Indicadores Instrumentos de avaliação Oralidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Português Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro/outubro Domínio/ Objetivos / Descritores Oralidade Compreensão do

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1º ANO Tema Conteúdos de aprendizagem Interação discursiva Oralidade - Princípio da cortesia - Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão - Articulação, entoação e

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016)

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Matemática, do 1.º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano : 1º ano Ano letivo 2013.2014 Disciplina : MATEMÁTICA Turmas: 1º ano Professores: todos os docentes do 1º ano Números e Operações Números naturais 1- Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números naturais Contar

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 1.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 1.º Ano Matemática NÚMEROS E OPERAÇÕES Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 1.º Ano Matemática Domínio de Referência Subdomínio Objetivos Descritores 1. Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios METAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS Nº DE AULAS PREVISTAS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição MATEMÁTICA Metas a atingir Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL / 1º ANO : ÁREA DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2016/2017 Nº de aulas/horas previstas: 1º período: 104h 2º período: 104h 3º período: 80h Nº de dias previstos: 1º período: 63 dias 2º período:

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Matemática, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Planificação de Português 1_º Ano de Escolaridade Ano Letivo- 2018/2019 1º Período Mês: setembro/outubro OBJETIVOS/ CONTEÚDOS DESCRITORES

Planificação de Português 1_º Ano de Escolaridade Ano Letivo- 2018/2019 1º Período Mês: setembro/outubro OBJETIVOS/ CONTEÚDOS DESCRITORES 1º Período Mês: setembro/outubro DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/ OBJETIVOS/ ATIVIDADES AVALIAÇÃO ARTICULAÇÃO CONTEÚDOS DESCRITORES EXPERIMENTAIS HORIZONTAL ORALIDADE LEITURA E ESCRITA LEITURA E ESCRITA Interação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 1

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 1 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES NÚMEROS E OPERAÇÕES Contar até cem Verificar que dois conjuntos têm o mesmo número de elementos ou determinar qual dos dois é mais numeroso

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2016/ Conteúdos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 153000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2016/ 2017 1ºano Plano Curricular 1ºciclo Área: MATEMÁTICA UNIDADE 1 geometria e medida Localização e orientação no espaço

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Matemática

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Matemática 1º Período Matemática Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até 5 objetos; O conjunto vazio

Leia mais

UNIDADE 1 (até meados de outubro)

UNIDADE 1 (até meados de outubro) Domínios Oralidade Leitura e Escrita Compreensão do Oral Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto Reconto Expressão Oral Articulação, entoação Vocabulário

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L. Matemática

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L. Matemática 1º Trimestre Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L Matemática Números e Operações Números naturais Contar até 100 Correspondências um a um e comparação do número

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 1 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Respeitar regras da interação discursiva. Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Respeitar o princípio de cortesia. Escutar discursos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 MATEMÁTICA 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 MATEMÁTICA 1º ANO Setembro PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 MATEMÁTICA 1º ANO Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos Descritores de desempenho Números e Operações/Números 1. Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS 1.º ANO

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS 1.º ANO PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS 1.º ANO Domínios Oralidade Leitura e Escrita Compreensão do Oral Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto Reconto Expressão Oral

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 1.º Mês: setembro / outubro Domínios/ s Números e Operações Números Naturais Adição

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA 1º ANO Calendarização Domínio/ Subdomínio Objetivos Descritores de desempenho Números e Operações/Números 1. Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos têm o

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE ANUAL 164 dias letivos 1. Contar até cem Números e Operações Números naturais Noção de número natural Relações numéricas 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo número de elementos ou determinar qual

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 1º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Português 1.º Período Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Português Oralidade Compreensão do Oral Respeitar regras da interação discursiva. Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Planificação Anual Ano Letivo 2014/2015 Área Curricular Disciplinar - PRTUGUÊS - 1.º Ano DMÍNIS DE REFERÊNCIA / BEJTIVS/DESCRITRES DIAS LETIVS PREVISTS 1.º P E R Í D ralidade Respeitar regras da interação

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Regras e papéis da interação oral Formas de tratamento e princípios de cortesia Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Reconto Tema e assunto 1

Leia mais

2º ano Planificação do 1º período Português

2º ano Planificação do 1º período Português Unidade 1 - Setembro 2º ano Planificação do 1º período Português Domínio Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Leitura 1. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Conhecer

Leia mais

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 1.º Ano Ano Letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 1.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 1.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Área Período Conteúdos Português 1.º Período ORALIDADE Interação discursiva Princípio de cortesia Resposta, pergunta,

Leia mais

Plano Curricular de Português

Plano Curricular de Português 1.º Período Plano Curricular de Português 2.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Aulas Previstas Aulas Dadas Oralidade Respeitar regras da interação discursiva. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 2.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 2.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Português 2.ºano PORTUGUÊS 2.º ANO DE ESCOLARIDADE Domínio/ Subdomínio ORALIDADE LEITURA E Metas Meses do Ano S O N D J F M A M J Respeitar regras de interação discursiva 1. Respeitar

Leia mais

ANO LETIVO 2016/ Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO

ANO LETIVO 2016/ Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO ANO LETIVO 2016/ 2017 Planificação Anual/Trimestral/Mensal 1ºANO Português 1ºPERÍODO NOTA: As planificações foram elaboradas de acordo com o Programa do Ensino Básico de 2015, de acordo com as Metas Curriculares.

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019

Critérios de Avaliação de Português 1º ano Ano letivo:2018/2019 APRENDZAGEN EENCA NVE DE DEEMPENHO PERFL DO ALUNO NVE DE AVALAÇÃO DOMÍNO Oralidade OJETVO 1.Respeitar regras da interação discursiva. 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e espera pela sua vez para falar.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Domínio: Oralidade (O1) Interação discursiva - Princípio de cortesia - Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO Tema e

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português

Jardim-Escola João de Deus 1.º Ano [PLANIFICAÇÃO ANUAL Metas Curriculares] Planificação: Metas Curriculares do Português Planificação: Metas Curriculares do Português Domínio Objetivos gerais Descritores de Desempenho Conteúdos programáticos Oralidade 1. Respeitar regras da interação discursiva. 2. Escutar discursos breves

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016 Domínio: Geometria e Medida - NO2 Localização e orientação no espaço Direções no espaço relativamente a um observador. Voltas inteiras, meias voltas, quartos de volta, viragens à direita e à esquerda.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2016/ 17 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO DOMÍNIO: ORALIDADE (O1) Interação discursiva - Princípio

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 2016/2017 Oralidade Compreensão do Oral Entoação e ritmo Vocabulário: sinónimos, antónimos, Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1.º Ciclo Área Curricular: Matemática Ano de escolaridade: 1.º Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de aula, da escola e da

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1.º Ciclo Área Curricular: Português Ano de escolaridade: 1.º Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de aula, da escola e da comunidade

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2017 Oralidade O1 ANUAL 168 dias letivos Interação discursiva Princípio de cortesia (metas 1.1 e 1.2) Resposta, pergunta, pedido (metas 4.1 e 4.2) Compreensão e expressão Articulação, entoação e ritmo (metas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º PERÍODO PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º PERÍODO PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO: 2015-2016 1º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO Articulação, entoação Princípio de cortesia Fonemas Fronteira de palavra Letra, sílaba, palavra, frase Enriquecimento vocabular

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Português Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Português Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Português Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Oralidade Compreensão do Oral Respeitar

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO 1º ANO DE ESCOLARIDADE PORTUGUÊS ANO LETVO 2016/2017 CRTÉRO DE AVALAÇÃO 1º CCLO 1º ANO DE ECOLARDADE PORTUGUÊ DOMÍNO OJETVO DECRTORE/ PER DE DEEMPENHO 1. Respeitar 1.Escuta, sem dificuldade, os outros e Oralidade regras da espera pela

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. Planificação Anual. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. Planificação Anual. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios Tempo Números e Operações Números naturais METAS

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

1º Período Português 2.º ANO setembro Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho

1º Período Português 2.º ANO setembro Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho 1º Período Português 2.º ANO setembro Domínios Conteúdos programáticos Objetivos/Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Princípio de cortesia; formas de tratamento Resposta, pergunta,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS 2º ANO DE ESCOLARIDADE SETEMBRO/OUTUBRO DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO

PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS 2º ANO DE ESCOLARIDADE SETEMBRO/OUTUBRO DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS 2º ANO DE ESCOLARIDADE DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO SETEMBRO/OUTUBRO CONTEÚDOS OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO Interação discursiva ORALIDADE -Princípio de cortesia;

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º ANO (1º CICLO) MATEMÁTICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º ANO (1º CICLO) MATEMÁTICA CRTÉRO EPECÍCO DE AVALAÇÃO 1º ANO (1º CCLO) MATEMÁTCA DOMÍNO OJETVO DECRTORE/ DE DEEMPENHO 1 Números e Contar até Operações cem Números naturais 1. Verifica sem dificuldades que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 1.º Período 65 dias letivos Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até vinte objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 9; contagens progressivas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Português 2.º Ano /2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Português 2.º Ano /2016 Oralidade (02) ANUAL 168 dias letivos Interação discursiva 1. Respeitar regras da interação discursiva. Princípio de cortesia; formas de tratamento 1. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 1º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais; Programa e Metas Curriculares UNIDADE 1 Geometria e medida Organização

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA N total de dias letivos 164 dias N de dias letivos - 1 período 64 dias - 2 período 52 dias - 3 período 48 dias N total de horas 221h N total

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS- 2ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS- 2ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 PORTUGUÊS-

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES Disciplina de PORTUGUÊS 2.º Ano Ano letivo 2015/2016

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES Disciplina de PORTUGUÊS 2.º Ano Ano letivo 2015/2016 DOMÍNIOS Conteúdos Metas curriculares ORALIDADE LEITURA E ESCRITA Interação discursiva Princípio de cortesia; formas de tratamento Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão Tom de voz, articulação,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Representação conjuntos de Reunião e interseção de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos Objetivos / Descritores de desempenho Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo; Números

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

ÁREAS BLOCOS POR ÁREAS CONTEÚDOS TEMPOS

ÁREAS BLOCOS POR ÁREAS CONTEÚDOS TEMPOS 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSEFA DE ÓBIDOS ANO LETIVO 2013/2014 GESTÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS TURMAS DO 1º CICLO DO 1ºANO ÁREAS BLOCOS POR ÁREAS CONTEÚDOS TEMPOS Estudo do Meio - À descoberta

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade Domínio/ Subdomínio Números naturais Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade - 2016-2017 Metas Programa Objetivos Gerais Descritores Conteúdos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 2.º ano Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 2.º ano Ano Letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Português 2.º ano Ano Letivo 2017/2018 Português 1º Trimestre Domínios Oralidade Interação discursiva Princípio de cortesia;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 2.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 2.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 2.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição e Subtração MATEMÁTICA 2.º ANO DE ESCOLARIDADE Metas a atingir Meses do Ano S O N D

Leia mais

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO 2017-2018_ Planificação Mensal Português 3 º ano MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO setembro outubro História da numeração Numeração romana Recorda a dezena e a centena Números

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 2.º Ano letivo 2013.2014 Disciplina Matemática Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2.º

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem NÚMEROS OPERAÇÕES E Números naturais Conhecer os números ordinais Contar até um milhão

Leia mais

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção.

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção. Conselho de Docentes do 3º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Geometria e Medida Localização e orientação no espaço Coordenadas

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 2.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 2.º Ano Matemática NÚMEROS E OPERAÇÕES Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 2.º Ano Matemática Domínio de Referência Subdomínio Objetivos Descritores 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Domínio: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO2) Números Naturais (Conhecer os numerais ordinais) 1.Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Números Naturais ( Contar até mil) 1.Estender as regars de

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Ano letivo 2015 / 16 Matriz Curricular 1º Ciclo Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos 1º período - 64 dias 2º período - 52

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais