Programa de Ação Exposições / Apresentações Interativas. Visitas de Estudo / Educação para o Património. Educação Ambiental.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Ação Exposições / Apresentações Interativas. Visitas de Estudo / Educação para o Património. Educação Ambiental."

Transcrição

1 Plano de Atividades da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure 2014

2 Introdução Tendo em atenção os estatutos da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure e, principalmente, os princípios gerais e o objeto social, fica patente a sua atividade como defensora do património do concelho de Soure. O conceito de património é tomado numa perspetiva alargada ao património construído (monumentos, casas antigas, solares, achados arqueológicos, ruinas), ao natural (grutas, cursos de água, fauna e flora) mas também ao património imaterial (tradições artísticas, populares, folclóricas, musicais, artesanato e gastronomia), numa consciente iniciativa de defender e preservar a identidade do concelho de Soure e das suas gentes. Neste sentido, considera-se que a Associação poderá continuar a evoluir para um patamar superior de organização no sentido de se afirmar como uma associação de desenvolvimento local, partindo o desenvolvimento pela preservação, defesa e promoção do património concelhio, tal como está patente nos estatutos. Neste sentido será necessário continuar a alargar o leque de sócios. Por isso se prevê continuar a campanha de angariação de sócios efetivos, com isenção ou redução do valor de quotas a sócios menores de idade, de forma a incentivá-los ao associativismo e para que a Associação possa, de futuro, desenvolver atividades destinadas a este público-alvo. Para além de sócios efetivos, uma vez que os estatutos permitem a existência de sócios protetores, procuraremos desenvolver junto das entidades e organizações concelhias, uma campanha para conseguir sócios protetores de forma a que a Associação alargue a sua atuação e consiga mais fundos para o seu funcionamento e desenvolvimento das suas atividades. O desenvolvimento da Associação deverá passar também por uma maior presença nos locais onde potenciais sócios se encontram. Assim, propõe-se uma maior divulgação da sua atividade pelos meios tradicionais de contacto com os atuais sócios (telefone/carta/ ) mas também a criação de um perfil nas redes sociais, que não se concretizou em 2013, de forma a ir ao encontro desses potenciais sócios, mas, também, para conseguir mais contactos institucionais e visibilidade local e, mais tarde, regional. Procuraremos também sensibilizar as entidades autárquicas para a necessidade de sinalizar os percursos pedestres criados em 2007 pela nossa associação. A procura destes percursos tem-se acentuado nos últimos tempos, por parte de empresas ligadas ao turismo ambiental, ao pedestrianismo e à observação de aves e importa, por isso, valorizar um dos principais ativos do nosso Concelho o seu património cultural e natural.

3 Programa de Ação 2014 Exposições / Apresentações Interativas Exposição sobre o Paul da Madriz, alertando a população e autoridades autárquicas para o abandono e degradação a que esse espaço de enorme valor para a conservação da biodiversidade se encontra votado. Visitas de Estudo / Educação para o Património Visitas de estudo de carácter Histórico e Ambiental à Vila de Soure, ao património concelhio e regional, a Coimbra e a outros locais ainda por definir. Educação Ambiental Manutenção da parceria com o Agrupamento de Escolas de Soure, no âmbito do projeto Aprender Ciências em Qualquer Idade. Sensibilização da população concelhia para a problemática da exploração de caulino no nosso Concelho. Desenvolvimento de projetos de intercâmbio com inclusão de atividades de educação ambiental: desportos de natureza, percursos pedestres, observação e anilhagem de aves, observação de morcegos, etc. Parcerias 1. Câmara Municipal de Soure Participação em actividades institucionais promovidas pela autarquia. Manteremos a nossa disponibilidade de sempre para colaborar na organização do Café à Moda Antiga a realizar na Semana das Festas Concelhias do S. Mateus. Atividade em que se pretende relembrar a típica doçaria da região, e os imprescindíveis acompanhamentos de bagaço e café; tudo servido como o era em tempos de que só os mais velhos se lembram.

4 2. Agrupamento de Escolas Martinho Árias Participação no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Martinho Árias - Soure, como entidade representante das instituições de carácter cultural, artístico, científico, ambiental e económico do concelho de Soure, caso seja renovado o convite para integrarmos esse órgão. Colaboração em projectos de educação ambiental e patrimonial desenvolvidos pelo Agrupamento de Escolas Martinho Árias Soure: projeto Eco-Escolas e projeto Aprender Ciências em Qualquer Idade. Colaboração com a Universidade Sénior Cultur Árias na organização de um módulo de educação para o Património Cultural e Natural. 3. Participação em atividades de outras coletividades da nossa região com atividade nas áreas do Património e Ambiente. Ações editoriais Manutenção da página Web da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure ( Lançamento de uma obra sobre o Paul da Madriz, que sirva de alerta, juntamente com a exposição, para o abandono e degradação a que esse espaço de enorme valor para a conservação da biodiversidade se encontra votado. Apoio a outras obras sobre património ambiental e cultural que venham a ser propostas à Associação. Ações Institucionais 1. Participação em eventos promovidos por outras entidades e para as quais a Associação seja convidada. 2. Manutenção da situação de regularidade perante as entidades de tutela.

5 Ações Comunitárias 1. Tomadas públicas de posição e emissão de pareceres sobre todos os casos que configurem atentados ao património concelhio, com realce para o problema da exploração de caulino, no território do nosso município. 2. Desenvolvimento das Tardes do Património a desenvolver mensalmente. Pretendese que este projeto de ação comunitária seja desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Soure e outras entidades do nosso município. 3. Colaboração com todas as instituições concelhias que tomem iniciativas tendentes à preservação do património constrúido, natural e etnográfico do Concelho de Soure. Outras Áreas de Intervenção Campanha de Angariação de Novos Sócios Com esta campanha a realizar em 2013 e 2014 procura-se alargar o leque de sócios e a sua tipologia. A campanha visa angariar mais sócios efetivos, principalmente dos estratos etários mais jovens, de forma a incentivá-los ao associativismo. Para além de sócios efetivos, uma vez que os estatutos permitem a existência de sócios protetores, procurar-se-á sensibilizar as entidades e empresas da região para a importância de apoiar a Associação como sócios protetores, de forma a que a Associação alargue a sua atuação e consiga mais fundos para o seu funcionamento e desenvolvimento das suas atividades. Criação de um perfil nas redes sociais até abril de 2014 Com esta atividade que não foi concretizada no ano de 2013 pretende-se ir ao encontro dos sócios, mas, também, conseguir mais contactos institucionais e visibilidade local e, regional. Projeto de intercâmbio Be Active and Healthy, apresentado ao Programa Juventude em Ação Projeto de intercâmbio internacional (ADPCNS, YEAST Génova e Vida Verde Iberia - Valência) de promoção de hábitos de vida saudável, direcionado a jovens entre os

6 15-17 anos. O projeto foi aprovado em finais de 2013 e desenvolvido entre 9 e 17 de abril de Apresentação de Candidaturas a programas que incidam sobre áreas de atuação da nossa Associação. Com estas candidaturas pretende-se garantir financiamento para atividades que a nossa Associação não pode desenvolver apenas com o seu orçamento próprio. 1. Lista das candidaturas já apresentadas Título do projeto Programa financiad or Público-alvo Objetivo Duração Parceiros Situaçã o Youth Outdoor Erasmus+ - Comissão Europeia Jovens entre os anos Intercâmbio de atividades ao ar livre 1 semana Setembr o País de Gales, Itália, Roménia Europe around Gender Equality Erasmus+ - Comissão Europeia Trabalhador es juvenis Curso de formação sobre igualdade de género na Europa 1 semana Janeiro Itália, França, Roménia, Turquia Centro de Educação Ambiental Cidadania Ativa - Gulbenki an Jovens entre os anos Desenvolvimento de atividades de valorização ambiental: voluntariado, ações de sensibilização, oficinas de natureza 18 meses CMSoure AESoure Plataforma Local de Apoio ao Associativis mo Cidadania Ativa - Gulbenki an Dirigentes, técnicos de ONG Capacitação de dirigentes, técnicos e colaboradores de ONG: curso de formação, sessões de acompanhamento a entidades 12 meses Ass. Vinha da Rainha Soure pelo Ambiente EDP Solidária Fundação EDP Jovens dos 13 aos 35 anos Ações de voluntariado ambiental; ações de sensibilização ambiental e para o voluntariado; 12 meses CMSoure AESoure 2. Serão apresentadas novas candidaturas assim que haja programas de financiamento a que nos possamos candidatar.

7 3. Somos ainda parceiros de duas candidaturas apresentadas por entidades do País de Gales (GlobalLove: Get some Fresh Air intercâmbio direcionado a jovens dos anos) e Itália (Civilità 2.0 Onlus: Europe No place for commonplaces intercâmbio direcionado a jovens anos), que se encontram em. Soure, 30 de maio de 2014 O Presidente da Associação

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018

AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018 AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR NO ECO-AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIRGÍNIA MOURA 2017/2018 O INÍCIO Identificação de problemas Análise dos resultados escolares Estabelecimento de prioridades Mobilização

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA

PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA DEMOCRACIA Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) Vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS PLANO MUNICIPAL DE CULTURA CULTURFORNOS Pretende-se com este documento organizar a oferta cultural no Município de Fornos de Algodres, de modo a promover a diversidade de espetáculos e a atração e formação

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA Plano Municipal de Cultura CulturFornos 2017 Introdução A Câmara Municipal de Fornos de Algodres considera a CULTURA como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do concelho. Esta visão

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019

PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 PLANO DE ACTIVIDADES 2018/2019 OUTUBRO/2018 Na procura de um lugar que vise contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana, potenciando todas as capacidades e tendo em consideração que

Leia mais

Plano de Atividades 2014 / 2015

Plano de Atividades 2014 / 2015 Plano de Atividades 2014 / 2015 Rua Padre Manuel Castro - 4465-199 S. MAMEDE DE INFESTA (MTS) Tlm: 918 359 469 e-mail: asspaispmcastro.jisdias@gmail.com www.assocpaispmc.pt.vu Apresentação O Plano de Atividades,

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2008 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 II. PLANO DE ACTIVIDADES 4 2.1. FORMAÇÃO 4 2.1.1. Mestrado em Reabilitação Psicossocial Especialidade em Perturbação Mental 4 2.1.2.Publicação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO TODOS PELOS OUTROS - TPO PLANO DE ATIVIDADES

ASSOCIAÇÃO TODOS PELOS OUTROS - TPO PLANO DE ATIVIDADES PLANO DE ATIVIDADES 2014 1. Introdução A ASSOCIAÇÃO TODOS PELOS OUTROS - TPO, é uma Associação sem fins lucrativos, com sede na Rua D. Duarte Nuno, nº 50, 3025-582 São Silvestre, na freguesia de São Silvestre,

Leia mais

Normas e procedimentos para Atribuição de Subsidio Anual a Associações/Coletividades do Concelho de Mira

Normas e procedimentos para Atribuição de Subsidio Anual a Associações/Coletividades do Concelho de Mira Normas e procedimentos para Atribuição de Subsidio Anual a Associações/Coletividades do Concelho de Mira O movimento associativo constitui uma das riquezas sobre as quais assenta a identidade cultural

Leia mais

12ª Reunião do Grupo de Trabalho

12ª Reunião do Grupo de Trabalho 12ª Reunião do Grupo de Trabalho Data: 20 de Setembro de 2012 Hora de início: 14h00 Hora de término: 16h00 Local: Edifício da Parreirinha, Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Peniche Presenças:

Leia mais

Políticas APPACDM de Soure

Políticas APPACDM de Soure Políticas APPACDM de Soure Políticas APPACDM Soure Política da qualidade Política da ética Política de parcerias Política de responsabilidade social Política da participação Política dos recursos humanos

Leia mais

FICHA DE CANDIDATURA AO PROGRAMA 1. No âmbito desta modalidade programática, encontram-se os seguintes apoios:

FICHA DE CANDIDATURA AO PROGRAMA 1. No âmbito desta modalidade programática, encontram-se os seguintes apoios: A p o i o à A c ç ã o C u l t u r a l n o C o n c e l h o d e C o r u c h e FICHA DE CANDIDATURA AO PROGRAMA 1 Designação: Programa de Apoio ao Desenvolvimento Associativo Tipologia das Acções No âmbito

Leia mais

IDENTITY: MINE, YOURS, OURS!

IDENTITY: MINE, YOURS, OURS! ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL DE SOURE IDENTITY: MINE, YOURS, OURS! 1-9/setembro/ 2015 Intercâmbio juvenil europeu Identity: mine, yours, ours! I N T E R C Â M B I O J U V E N I

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Atividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2019 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2019... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Associação Voluntariado. e Ação Social do Entroncamento PLANO DE AÇÃO PARA O BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DO ENTRONCAMENTO. 6 de novembro de 2018

Associação Voluntariado. e Ação Social do Entroncamento PLANO DE AÇÃO PARA O BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DO ENTRONCAMENTO. 6 de novembro de 2018 Associação Voluntariado e Ação Social do Entroncamento PLANO DE AÇÃO PARA O BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DO ENTRONCAMENTO 2019 6 de novembro de 2018 Introdução Este documento é o Plano de Ação do Banco

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2013 DA DIRECÇÃO NACIONAL DA ACA

PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2013 DA DIRECÇÃO NACIONAL DA ACA PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO 2013 DA DIRECÇÃO NACIONAL DA ACA I. PA - Plano de actividades 1. Introdução 2. Objectivos gerais do Plano de actividades 3. Actividades previstas para 2013 3.1 Actividades

Leia mais

VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018

VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018 1 VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRAS PORTUGAL PLANO DE ACTIVIDADES 2018 O Plano de Atividades para 2018 que a Direcção propõe para os VSF Portugal tem por objetivo viabilizar a ação externa de apoio e para isso

Leia mais

NEWSLETTER ABRIL - MAIO 2016

NEWSLETTER ABRIL - MAIO 2016 Newsletter bimensal publicada por Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente - Um projeto financiado pela União

Leia mais

1. ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS PARA

1. ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS PARA AGENDA 21 LOCAL PLANO DE AÇÃO 2016-2017 1. ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS PARA 2016-2017 O Plano de Ação e Estrutura de Monitorização da A21L de Montemor-o-Novo, inclui quatro temas ou vetores de intervenção

Leia mais

Projecto SER Px. Sessão de Abertura

Projecto SER Px. Sessão de Abertura Projecto Sessão de Abertura Semear, Enraizar e Renovar x (vezes) sem conta Parceiros Completam as valências da PX, construindo soluções conjuntas e partilhando conhecimentos, experiências e diferentes

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL

PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL PLANO DE AÇÃO 2016 COMISSÃO SOCIAL DE FREGUESIA DE ENCOSTA DO SOL Ficha Técnica: Titulo: Plano Ação 2016 Documento Elaborado Por: Núcleo Executivo da CSF de Encosta do Sol Coordenação Geral: Armando Jorge

Leia mais

Jovens Seguros < > Famílias Felizes

Jovens Seguros < > Famílias Felizes Jovens Seguros < > Famílias Felizes Entidade promotora Município de São Brás de Alportel Coordenação Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel

Leia mais

Plano de Actividades e Orçamento 2010

Plano de Actividades e Orçamento 2010 Plano de Actividades e Orçamento 2010 1 2 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de consultoria e intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para a inovação social no desenvolvimento

Leia mais

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida;

Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Estimular o desenvolvimento de projectos de vida; São nossos objectivos: 1ª fase: Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis; Alargar e consolidar a rede de parcerias de forma a fomentar e a criar novos recursos, propiciando condições

Leia mais

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores

Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Senhora Presidente do CNE, Excelência Excelentíssimos Membros do CNE Minhas Senhoras e Meus Senhores Muito embora o discurso oficial seja, e deva sê-lo sempre, o que refere que às famílias compete a principal

Leia mais

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio

Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel. Joaquim Teodósio Impactos sócio-económicos da conservação do Priolo em São Miguel Joaquim Teodósio www.spea.pt 1 Quem somos? - Somos uma ONG de ambiente, criada em 1993, que trabalha para o estudo e conservação das aves

Leia mais

DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social

DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social ADILO PLANO DE AÇÃO CLDS 3G Lordelo do Ouro e Massarelos DICAS - Dinâmicas Comunitárias de Ativação Social 2016-2018 Eixo de Intervenção Objetivos Gerais por Eixo de Intervenção N.º Objetivo Descrição

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2017 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2017... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

DECRETO N.º 28/X ESTATUTO JURÍDICO DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE

DECRETO N.º 28/X ESTATUTO JURÍDICO DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE DECRETO N.º 28/X ESTATUTO JURÍDICO DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Denominação 1- O

Leia mais

Regulamento Cidade do Vinho 2017

Regulamento Cidade do Vinho 2017 Regulamento Cidade do Vinho 2017 CIDADE DO VINHO 2017 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO A designação de "Cidade do Vinho" tem o objectivo de contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

PROJECTO DE VIGILÂNCIA FLORESTAL P LA ARRÁBIDA POR TODOS NÓS

PROJECTO DE VIGILÂNCIA FLORESTAL P LA ARRÁBIDA POR TODOS NÓS 18-5-2010 JUVEBOMBEIRO AHBV SETÚBAL PROJECTO DE VIGILÂNCIA FLORESTAL P LA ARRÁBIDA POR TODOS NÓS Somos Jovens Conscientes Nuno Delicado P la Arrábida por todos nós!!!! Projecto de vigilância florestal

Leia mais

Comissão de Protecção De Crianças e Jovens De Arganil. Plano de Acção. Ano 2011 ACÇÃO Nº I SABER SER, SABER ESTAR

Comissão de Protecção De Crianças e Jovens De Arganil. Plano de Acção. Ano 2011 ACÇÃO Nº I SABER SER, SABER ESTAR Comissão de Protecção De Crianças e Jovens De Arganil Plano de Ano 2011 ACÇÃO Nº I SABER SER, SABER ESTAR ACÇÃO N.º I CONFERÊNCIA: Os Direitos das Crianças Gerais Específico Recursos a Afectar Calendarização

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Ser Mais e Melhor em Rede

PLANO DE AÇÃO Ser Mais e Melhor em Rede PLANO DE AÇÃO - 2014 Ser Mais e Melhor em Rede O Plano de Ação anual dos Conselhos Locais de Ação Social é, por definição, o documento que identifica as atividades e as iniciativas previstas para o ano

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2014

Programa BIP/ZIP 2014 Programa BIP/ZIP 2014 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 Escola d'arte Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2010

CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2010 CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2010 I. APRESENTAÇÃO 2 Objectivos...2 Âmbito de Actuação..3 Projectos para 2010..4 II. PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2010.. 5 Actividades de Intervenção Social

Leia mais

ÍNDICE. Página. Introdução Objectivos Organização 3. 3 Parceiros.. 3

ÍNDICE. Página. Introdução Objectivos Organização 3. 3 Parceiros.. 3 ÍNDICE Introdução. 2 1 - Objectivos. 2 2 Organização 3 3 Parceiros.. 3 4 Competências. 3 4.1 Câmara Municipal das Lajes.... 3 4.2 Culturpico EEM...... 4 5 Tipologia das Actividades. 4 6 Calendarização

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2015 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2015... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Proteção animal TIPO DE ATIVIDADE DESTINATÁRIOS DURAÇÃO LOCAL CALENDARIZAÇÃO INSCRIÇÕES

Proteção animal TIPO DE ATIVIDADE DESTINATÁRIOS DURAÇÃO LOCAL CALENDARIZAÇÃO INSCRIÇÕES 98 Parceiros Proteção animal Conjunto de sessões de apresentação da Associação São Francisco de Assis, com a partilha de experiências e a promoção do bem-estar animal. Os alunos serão desafiadas a realizar

Leia mais

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL Desenvolver as condições facilitadoras da criação de emprego, combate ao desemprego e incentivo à iniciativa local referente ao empreendedorismo

Leia mais

Apresentação: Objecto social: Visão, Missão e valores:

Apresentação: Objecto social: Visão, Missão e valores: Apresentação: A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional

Leia mais

1 INTRODUÇÃO O PLANO DE ACÇÃO AVALIAÇÃO...14 PLANO DE ACÇÃO DE 2009 PÁGINA 1 DE 15

1 INTRODUÇÃO O PLANO DE ACÇÃO AVALIAÇÃO...14 PLANO DE ACÇÃO DE 2009 PÁGINA 1 DE 15 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO...2 2 O PLANO DE ACÇÃO 2009... 3 3 AVALIAÇÃO....14 PLANO DE ACÇÃO DE 2009 PÁGINA 1 DE 15 INTRODUÇÃO Depois de elaborado o diagnóstico social e o plano de desenvolvimento social surge

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011 PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PONTA DELGADA MARÇO 2011 BAD. Delegação Regional dos Açores. Plano de Actividades - 2011 Página 1 SUMÁRIO 0. NOTA INTRODUTÓRIA 1. OBJECTIVOS 2. ACTIVIDADES PREVISTAS 2.1. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Projecto da Mobilidade Sustentável - Murtosa

Projecto da Mobilidade Sustentável - Murtosa Projecto da Mobilidade Sustentável - Murtosa Trabalho de PTD Universidade de Aveiro 1.º RELATÓRIO JUL07 Esquema CONSTRUÇÃO PROGRAMA BASE PRÉ-DIAGNÓSTICO EXPECTATIVAS MUNICÍPIO LEITURA DA EQUIPA (RE) INTERPRETAÇÃO

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

Programa de Ação e Investimentos

Programa de Ação e Investimentos Este documento pretende sintetizar o Programa de Ação que faz parte integrante da Estratégia de Desenvolvimento Local apresentada pela ADREPES na fase de pré-qualificação da parceria do GAL ADREPES COSTEIRO.

Leia mais

Em 2018, há OuTonalidades até à primavera!

Em 2018, há OuTonalidades até à primavera! Em 2018, há OuTonalidades até à primavera! Cumprida a 21ª edição, o OuTonalidades circuito português de música ao vivo regressa em 2018 e quer continuar a amadurecer. Como? Para 2018, o circuito apresenta

Leia mais

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS

Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Apontar uma estratégia de comunicação ambiental de um projeto escolar de EAS Seminário Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania Lisboa 9 de Maio de 2014 Associação Nacional

Leia mais

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Arganil. Plano de Actividades para Efectuar levantamento das iniciativas de

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Arganil. Plano de Actividades para Efectuar levantamento das iniciativas de ACÇÃO Nº I NOVOS (PER)CURSOS DE VIDA Caracterização da Acção Recursos a Afectar Calendarização Público-Alvo Grupo de Trabalho - Efectuar levantamento das iniciativas de 1. Estimular a participação dos

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Palmela Nota Justificativa Reconhecendo: 1. A juventude como força motriz do desenvolvimento de uma comunidade, região, país, através das suas múltiplas

Leia mais

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA A ORIGEM Tudo começou em 1969 com um grupo de jovens. O sítio arqueológico do Monte de São Martinho foi o ponto de partida para as andanças nos arredores de Castelo Branco,

Leia mais

A importância da preservação da identidade territorial

A importância da preservação da identidade territorial A importância da preservação da identidade territorial TAGUS Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior índice TAGUS-RI: quem somos? Objectivos estratégicos; Implementação da ELD

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2014 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2014... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Relatório, DONS partilhados e Contas 2018

Relatório, DONS partilhados e Contas 2018 Relatório, DONS partilhados e Contas 2018 Relatório da Atividade 2018 Eixo 1 - Silêncio A mudança começa dentro e em cada um de nós. O que mudou dentro de mim, neste 2018? Como me sinto nesta parte do

Leia mais

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Conteúdos programáticos e aulas previstas 1º 2º 3º TOTAIS Nº de aulas previstas 13 12 9 34 Nº de aulas para apresentação e autoavaliação 2 1 1 4 Nº de aulas para

Leia mais

ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO

ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO Sustentável no Espaço Rural: Experiências de sucesso em Portugal e na Europa Desafios dos territórios rurais no Século XXI: A importância do Castro Verde,

Leia mais

A Vida é a nossa maior inspiração

A Vida é a nossa maior inspiração PLANO ACTIVIDADES & ORÇAMENTO 2017 A Vida é a nossa maior inspiração O ano de 2017 será um ano de crescimento. A partir de Janeiro de 2017, a Vida Norte alargará a sua intervenção para o concelho de Braga.

Leia mais

Apresentação Grupo Ação Local Pesca Ericeira-Cascais Novembro, 2017

Apresentação Grupo Ação Local Pesca Ericeira-Cascais Novembro, 2017 Apresentação Grupo Ação Local Pesca Ericeira-Cascais Novembro, 2017 Quem é a A2S? Associação de Desenvolvimento Local Criada em 23 de janeiro de 2015 Parceria constituída por 22 organismos representativos

Leia mais

Eco-Freguesias XXI 2.ª edição. ECO-FREGUESIAS XXI Freguesias no percurso da sustentabilidade ECO-COMUNIDADES

Eco-Freguesias XXI 2.ª edição. ECO-FREGUESIAS XXI Freguesias no percurso da sustentabilidade ECO-COMUNIDADES Eco-Freguesias XXI 2.ª edição ECO-FREGUESIAS XXI Freguesias no percurso da sustentabilidade ECO-COMUNIDADES Eco-Freguesias XXI 2.ª edição Projeto que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades 2014 / 2015 APAEA Índice 1. NOTA INTRODUTÓRIA... 1 2. RELAÇÃO COM OS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCACAÇÃO E SOCIOS... 2 3. REPRESENTAÇÃO NOS ORGÃOS DO AGRUPAMENTO... 3 4. MELHORIA

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Objetivos Específicos: SECÇÃO 17 Património Natural e Cultural Os apoios têm como objetivo específico promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos de sustentabilidade

Leia mais

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO II Edição do Orçamento Participativo OP ESCOLAS'2016

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO II Edição do Orçamento Participativo OP ESCOLAS'2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO II Edição do Orçamento Participativo OP ESCOLAS'2016 1 Preambulo O presente documento enuncia as Normas de Participação do Orçamento Participativo das Escolas de Guimarães para 2016,

Leia mais

REGISTOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2018

REGISTOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2018 REGISTOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2018 1 2 DELEGAÇÃO Évora Educação e Juventude Roda de Leituras Partilhadas leituras com alunos da Escola Secundária André de Gouveia,

Leia mais

Sessão de Divulgação PDR DLBC Terras de Basto

Sessão de Divulgação PDR DLBC Terras de Basto Sessão de Divulgação PDR 2020 - DLBC Terras de Basto Operação 10.2.1.1 - Pequenos investimentos nas explorações agrícolas Promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores;

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2016 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2016... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Interconexão de redes de sustentabilidade para uma melhor capitalização de esforços: NATURAL.PT e SUSTENTURIS

Interconexão de redes de sustentabilidade para uma melhor capitalização de esforços: NATURAL.PT e SUSTENTURIS Interconexão de redes de sustentabilidade para uma melhor capitalização de esforços: NATURAL.PT e SUSTENTURIS João Carlos Farinha Gabinete de Valorização de Áreas Classificadas e Comunicação 47 Áreas protegidas

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO

Leia mais

Vila Real Destino da Biodiversidade. Serviço de Ambiente Gaia, 7 junho 2016

Vila Real Destino da Biodiversidade. Serviço de Ambiente Gaia, 7 junho 2016 Vila Real Destino da Biodiversidade Serviço de Ambiente Gaia, 7 junho 2016 Porquê a Preservação da Biodiversidade? Benefícios ambientais: equilibro dos ecossistemas Benefícios económicos: turismo, saúde

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO

PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO PLANO DE ATIVIDADES E ORÇAMENTO 2016 GRUPO FLAMINGO ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO AMBIENTE ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS... 3 2.1. Nível externo... 3 2.2. Nível interno... 5 3. ATIVIDADES...

Leia mais

Brigada Verde da Floresta

Brigada Verde da Floresta Brigada Verde da Floresta Centro Educativo Alice Nabeiro Nome do Projeto Brigada Verde: Instinto natural Objetivos: - Descobrir as características do Grou Comum; - Desvendar hipóteses para a capacidade

Leia mais

União das Freguesias de Évora (S. Mamede, Santo Antão e Sé e S. Pedro)

União das Freguesias de Évora (S. Mamede, Santo Antão e Sé e S. Pedro) Página1 Opções do Plano 2015 Introdução: Após o primeiro ano de mandato, a Junta de Freguesia da, apresenta o Plano de Atividades para 2015, cujo principal objetivo será o de fortalecer e concluir os projetos

Leia mais

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação Rui Gato

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação  Rui Gato Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação www.erasmusmais.pt Rui Gato Erasmus+ O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período

Leia mais

Portefólio da Associação 2011

Portefólio da Associação 2011 Portefólio da Associação 2011 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 PERCURSO EVOLUTIVO... 2 2.1 Primeiro período (2001-2007)... 2 2.2 Segundo período (a partir de 2010)... 3 3 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...

Leia mais

FICHA DE CANDIDATURA AO PROGRAMA 1. No âmbito desta modalidade programática, encontram-se os seguintes apoios:

FICHA DE CANDIDATURA AO PROGRAMA 1. No âmbito desta modalidade programática, encontram-se os seguintes apoios: A p o i o à A c ç ã o D e s p o r t i v a n o C o n c e l h o d e C o r u c h e FICHA DE CANDIDATURA AO PROGRAMA 1 Designação: Programa de Apoio ao Desenvolvimento Associativo Tipologia das Acções No âmbito

Leia mais

Geração Z. Ação de voluntariado jovem promovida pelo IPDJ I.P. cujas atividades são organizadas por entidades privadas sem fins lucrativos

Geração Z. Ação de voluntariado jovem promovida pelo IPDJ I.P. cujas atividades são organizadas por entidades privadas sem fins lucrativos www.idesporto.pt Geração Z Ação de voluntariado jovem promovida pelo IPDJ I.P. cujas atividades são organizadas por entidades privadas sem fins lucrativos Objetivos Valorizar as intervenções realizadas

Leia mais

Escola de Verão de Voluntariado É sempre com o maior prazer que venho a Évora participar em ações

Escola de Verão de Voluntariado É sempre com o maior prazer que venho a Évora participar em ações Escola de Verão de Voluntariado 2013 É sempre com o maior prazer que venho a Évora participar em ações promovidas pela Fundação Eugénio de Almeida e aprendo sempre com as mesmas, tanto mais que o Voluntariado

Leia mais

2. BREVE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SOBRE O LABOR REALIZADO EM 2014

2. BREVE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SOBRE O LABOR REALIZADO EM 2014 Relatório 1. INTRODUÇÃO No seguimento dos contactos com a Comissão Nacional da Unesco inerentes à possibilidade de inscrição de Vila Viçosa na Lista Indicativa de Portugal para o Património Mundial, foi

Leia mais

OBJECTIVOS: Prevenção Participação Associativismo Reflexão LINHAS DE ACTUAÇÃO:

OBJECTIVOS: Prevenção Participação Associativismo Reflexão LINHAS DE ACTUAÇÃO: LINHAS DE ACTUAÇÃO: OBJECTIVOS: Incentivar a criação das associações de pais e EE, do ensino não superior; Intervir e defender os interesses dos educandos, fomentando a colaboração entre pais, alunos e

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2012

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2012 1. A (FSM) é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La Sabina Sociedade

Leia mais

A Vida é a nossa maior inspiração

A Vida é a nossa maior inspiração PLANO ACTIVIDADES & ORÇAMENTO 2018 A Vida é a nossa maior inspiração No ano de 2018, queremos fazer Mais e Melhor! Será um ano marcado pelo arranque do Projecto Escola com Vida, vencedor do Prémio BPI

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Soure

Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Soure / Ano 1 ÍNDICE 1 - Introdução 3 Pág. 2- Plano de Acção dos Projectos Estruturantes Transversais do Concelho de 4 2.1. Projecto Estruturante Apoio na Dependência 5 2.2. Projecto Estruturante Criar para

Leia mais

FUNDAÇÃO CAIXA AGRÍCOLA DO NOROESTE PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO. rocha [Type the company name] [Pick the date]

FUNDAÇÃO CAIXA AGRÍCOLA DO NOROESTE PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO. rocha [Type the company name] [Pick the date] 2015 FUNDAÇÃO CAIXA AGRÍCOLA DO NOROESTE PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO rocha [Type the company name] [Pick the date] ÍNDICE 1. NOTA PRÉVIA... 4 2. ORGA NIZA ÇÃO... 5 2.1. INTRODUÇÃ O... 5 2.2. ORGA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO 2010 - DEPARTAMENTO: 1º Ciclo PCA1 Coordenador(a): Fernando Martins Tel/Tem:

Leia mais

Enquadramento/Metodologia. Objetivos e Atividades

Enquadramento/Metodologia. Objetivos e Atividades Enquadramento/Metodologia Objetivos e Atividades Construção do PIICIE Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 1ª Fase Pré Avisos Avisos 66-2016-28 66-2016-29 Pós Avisos 2ª Fase Promoção

Leia mais

Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau

Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau Roteiro da UE para um compromisso com a sociedade civil na Guiné-Bissau 2016-2020 Sessão de lançamento do projeto EU-PAANE Fase di kambansa 17 de Novembro de 2016, Centro Cultural Francês, Bissau Inês

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio )

Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio ) Agrupamento de Escolas de Mafra Plano de Acção das Bibliotecas Escolares (Quadriénio 2009-2013) Nota explicativa O presente Plano de Acção, visa a gestão integrada das quatro bibliotecas existentes no

Leia mais

Programa da CDU para a Freguesia. Uma equipa, um projecto, por uma Freguesia viva!

Programa da CDU para a Freguesia. Uma equipa, um projecto, por uma Freguesia viva! Programa da CDU para a Freguesia Uma equipa, um projecto, por uma Freguesia viva! As Freguesias são a expressão do Poder Local Democrático de maior proximidade com as populações. Num momento em que os

Leia mais

Plano de Actividades 2017

Plano de Actividades 2017 Plano de Actividades 2017 Índice Introdução 2 Objetivos Gerais 3 Reforço do envolvimento dos associados 3 3 Sustentabilidade Financeira 4 4 Grupo trabalho Formação 5 Objetivo geral 5 Resultados a atingir

Leia mais

Atividades Complementares de Ação Educativa Ano Letivo 2018/2019 DOGUAUTM / AMBIENTE URBANO SEGREDOS DA NATUREZA

Atividades Complementares de Ação Educativa Ano Letivo 2018/2019 DOGUAUTM / AMBIENTE URBANO SEGREDOS DA NATUREZA Atividades Complementares de Ação Educativa Ano Letivo 2018/2019 DEPARTAMENTO/DIVISÃO DOGUAUTM / AMBIENTE URBANO Nome do Projeto: SEGREDOS DA NATUREZA A equipa de educação ambiental ao longo dos últimos

Leia mais

programa serviço educativo

programa serviço educativo programa serviço educativo CENTRO INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO CISL setembro Monte de S. Lourenço 4740-000 Vila Chã Esposende 253 960 179/ 100 @ arqueologia@cm-esposende.pt GPS: 41 33'22.09"N (latitude)

Leia mais

EXMOS. ORADORES e PARTICIPANTES:

EXMOS. ORADORES e PARTICIPANTES: EXMOS. ORADORES e PARTICIPANTES: A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem por missão propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, onde se integram o desenvolvimento e o acompanhamento

Leia mais

BARCELOS CIDADE CRIATIVA DA UNESCO 2017

BARCELOS CIDADE CRIATIVA DA UNESCO 2017 B A R C E L O S P O R T U G A L Cidade Criativa da UNESCO no tema Artesanato e Arte Popular Desde 31 de outubro de 2017 BARCELOS Bilhete de Identidade Barcelos é Cidade do noroeste de Portugal; Barcelos

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL. Câmara Municipal do Cartaxo-Serviço de Educação e Juventude

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL. Câmara Municipal do Cartaxo-Serviço de Educação e Juventude PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL Câmara Municipal do Cartaxo-Serviço de Educação e Juventude O Serviço de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo Propõe: A toda a comunidade educativa assumir o compromisso

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2011

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2011 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais