O Direito humano à água e ao saneamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Direito humano à água e ao saneamento"

Transcrição

1 O Direito humano à água e ao saneamento Jaime Melo Baptista Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) Portugal Luanda, 24 a 27 de Setembro de 2013 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA E ÁGUAS INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENERGY AND WATER Centro de Convenções de Talatona, Luanda 25 a 27 de Setembro de 2013

2 O que caracteriza os serviços de águas?

3 Os serviços de águas Consumidores Saneamento de excreta Serviço de abastecimento de água (primeira parte do ciclo urbano da água) Relação contratual Entidades gestoras do serviço Serviço de saneamento de águas residuais (segunda parte do ciclo urbano da água) Recursos hídricos utilizáveis (variáveis no espaço e no tempo)

4 Os serviços de águas Água potável Água residual... ao bem estar dos cidadãos e à saúde pública (ex. redução da mortalidade infantil)... 1 investido nestes serviços poupa 9 em despesas de saúde. Resíduos urbanos Serviços estruturais e insubstituíveis das sociedades modernas, essenciais e às atividades económicas. 1 investido nestes serviços pode representar 6 em benefícios económicos. Estima-se que o aumento de longevidade desde a revolução industrial se deve em cerca de 80% às melhorias nos serviços de águas!

5 Os serviços de águas Estes serviços devem obedecer aos seguintes princípios: Universalidade tendencial de acesso ao serviço. Continuidade do serviço. Adequação do serviço em quantidade. Adequação do serviço em qualidade. Eficiência e equidade de preços do serviço.

6 Qual a situação internacional dos serviços de águas?

7 O enquadramento internacional Os cidadãos têm condições de abastecimento de água muito diferentes uns dos outros:?!

8 Os serviços de águas Os cidadãos têm condições de saneamento de águas residuais / excreta muito diferentes uns dos outros:?!

9 Os serviços de águas Os cidadãos têm condições de condições ambientais muito diferentes uns dos outros:?!

10 Os serviços de águas Esta situação tende a agravar-se face às previsões de crescimento da população mundial: Grande crescimento da população urbana dos países em desenvolvimento

11 Qual o enquadramento internacional dos serviços de águas?

12 O enquadramento internacional Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, aprovados pelas Nações Unidas em 2000, estabelecem metas para os serviços de águas em termos de cobertura da população: Os países devem reduzir para metade até 2015 a população sem acesso a água potável e a saneamento. As Nações Unidas declararam o acesso aos serviços de abastecimento e saneamento como direitos humanos (2010): Os países membros das Nações Unidas têm a obrigação de promover as medidas necessárias para os concretizarem. (UN resolution 64/292 of 28 July 2010 )

13 O que não significa a obrigação dos Estados em implementarem esta Resolução?

14 O que não significa? Esta Resolução não significa que os Estados membros: Tenham que providenciar de imediato estes serviços a toda a população. Tenham que providenciar eles próprios diretamente estes serviços. Tenham que providenciar estes serviços gratuitamente.

15 O que significa a obrigação dos Estados em implementarem esta Resolução?

16 O que significa? Significa o direito de todos os cidadãos terem acesso a serviços adequados e seguros de abastecimento de água e de saneamento, essenciais à saúde pública e à proteção do ambiente, através de: Sistemas coletivos tradicionais; Sistemas coletivos simplificados; Sistemas individuais.

17 O que significa? Enquanto direitos humanos, os serviços devem ser: Fisicamente acessíveis. Adequadamente dimensionados. Higienicamente seguros. Economicamente acessíveis. Culturalmente aceitáveis. Enquanto direitos humanos, devem assegurar: Acesso sem descriminação. Participação dos cidadãos nas decisões. Monitorização e reporte.

18 O que significa? A prossecução destes direitos pelos Estados membros significa: Obrigação de respeitar (não ameaçar nem limitar o acesso). Obrigação de proteger (prevenir ameaças ou limitações por terceiras parte, incluindo prestadores de serviços de águas). Obrigação de cumprir: Facilitar (apoiar os cidadãos no acesso); Promover (educar sobre cuidados de higiene); Providenciar (assegurar o acesso aos cidadãos mais vulneráveis).

19 O que devem os Estados fazer para implementarem esta Resolução?

20 O que devem os Estados membros fazer Os Estados membros devem criar as condições necessárias à gradual generalização do acesso de toda a população a estes serviços. Devem para isso definir uma adequada política pública para estes serviços. Essa política fazer uma abordagem global e integrada (holística) para garantir o desenvolvimento sustentável destes serviços, compreendendo:

21 O que devem os Estados membros fazer 1. Existência de um plano estratégico nacional de abastecimento de água e saneamento de águas residuais / excreta, correspondendo à visão do Estado para o setor, função da sua realidade. 2. Definição de um enquadramento institucional adequado, com clara atribuição de responsabilidades pelas entidades públicas envolvidas, mormente: Regulador dos serviços de águas; Regulador de saúde pública; Regulador dos recursos hídricos; Regulador ambiental.

22 O que devem os Estados membros fazer 3. Definição dos modelos de governância passíveis de serem utilizados, por ex.: Gestão direta; Gestão delegada; Gestão concessionada. 4. Definição de um enquadramento legislativo e normativo adequado que contemple: Regime jurídico dos serviços; Regime jurídico da regulação; Regulamentação tarifária; Regulamentação da qualidade de serviço; Regulamentação da qualidade da água; Regulamentação técnico.

23 O que devem os Estados membros fazer 5. Definição de uma organização territorial otimizada para a gestão destes serviços, com aproveitamento de economias de escala, em geral a nível: local; regional. 6. Capacitação para a eficiente gestão de recursos financeiros, nomeadamente de fundos externos e de cooperação. 7. Construção de um vasto património de infraestruturas, implicando naturalmente avultados investimentos.

24 O que devem os Estados membros fazer 8. Capacitação de recursos humanos em número e competências, em gestão, engenharia, economia, direito, etc. 9. Definição (realista) de objetivos de qualidade de serviço, com posterior monitorização regular. 10.Definição de uma política tarifária, tendente a uma recuperação gradual de custos compatível com a capacidade económica da população. 11.Introdução de incentivos a uma melhoria da eficiência, quer estrutural do sector quer operacional das entidades gestoras.

25 O que devem os Estados membros fazer 12.Criação de instrumentos adequados de proteção dos consumidores, nomeadamente os mais carenciados. 13.Promoção do envolvimento da população (informado) nos processos de decisão. 14.Promoção de investigação e desenvolvimento, criando conhecimento endógeno e assegurando crescente autonomia nacional. 15.Criação de um quadro regulatório capaz de promover a prestação serviços com qualidade adequada e a preços socialmente aceitáveis.

26 Qual o papel da regulação dos serviços de águas?

27 A regulação dos serviços O que se pretende com a regulação: Promover o acesso a serviços de águas (prestados em regime de monopólio) com qualidade adequada e a preços socialmente comportáveis: Acesso + Qualidade de serviço Acessibilidade física do serviço Interrupções no abastecimento Qualidade da água Água não faturada e perdas reais Adequação da capacidade de tratamento Reabilitação de condutas Ocorrência de avarias em condutas Adequação dos recursos humanos Eficiência energética Destino de lamas do tratamento Preço do serviço Acessibilidade económica ao serviço pelo consumidor. Sustentabilidade económica e financeira das entidades gestoras.... com um nível de risco aceitável.

28 A regulação dos serviços O modelo regulatório passa por: Acompanhar a estratégia para o sector. Promover regras claras para o setor. Aplicar mecanismos de controlo de cada entidade gestora, a nível: legal e contratual; económico; de qualidade de serviço; de qualidade da água; da relação com os consumidores. Disponibilizar informação credível do setor. Incentivar a inovação no setor.

29 Deveremos continuar a adotar as atuais soluções tecnológicas?

30 Os serviços de águas do futuro Os países em desenvolvimento têm que enfrentar diversos desafios em termos de serviços de águas: Cobertura das zonas rurais; Cobertura das zonas periurbanas; Reabilitação/reforço das zonas urbanas; Construção de novas cidades. Devemos construir infraestruturas nos países em desenvolvimento replicando as soluções tecnológicas utilizadas no último século e meio? Não!

31 Os serviços de águas do futuro Veja-se o atual sistema centralizado e linearizado: Ciclo urbano da água - Abastecimento Ciclo urbano da água - Saneamento Estação de tratamento de água bruta Água para beber, cozinhar e higiene pessoal Água para lavagens e limpezas e urinóis Estação de tratamento de águas residuais (fecais e cinzentas) Água para sanitários Água para utilizações exteriores e irrigação Drenagem de águas de escorrências

32 Os serviços de águas do futuro Este sistema centralizado e linearizado permite um serviço de qualidade mas: Implica elevados custos de investimento, nomeadamente de transporte. Utiliza intensamente os recursos hídricos, pois a água é utilizada uma só vez. Consome muita energia no transporte e no tratamento. Tem dificuldade em ser implementado faseadamente, originando capacidade ociosa. Implica elevados encargos futuros para os consumidores para se assegurar a sua sustentabilidade económica e financeira.

33 Os serviços de águas do futuro Mas atualmente... Dispomos de tecnologia (de membranas) para tratar a água de origens alternativas (salgadas, salobras ou de menor qualidade), multiplicando origens de água mais próximas dos centros urbanos e reduzindo custos de transporte e distribuição. Dispomos de tecnologia para utilizarmos e voltarmos a utilizar (reutilizar) águas residuais em ciclos contínuos, em locais relativamente próximos da utilização. Sabemos produzir energia nomeadamente a partir das águas residuais, transformando os serviços de águas de grandes consumidores em produtores de energia. É pois viável um novo paradigma!

34 Os serviços de águas do futuro Imagine-se um sistema semi-centralizado do futuro: Ciclo urbano da água - Abastecimento Ciclo urbano da água - Saneamento Estação de tratamento de água bruta Estação de tratamento de água reutilizada Drenagem e tratamento de águas de escorrências Água para beber, cozinhar e higiene pessoal Água para lavagens e limpezas (e urinóis?) Água para sanitários Água para utilizações exteriores e irrigação Infiltração no solo Estação de tratamento de águas residuais cinzentas Estação de tratamento de águas residuais fecais Produção de fertilizante Lixo orgânico (cozinhas) Produção de energia (metano) Produção de energia (bomba de calor) Lagos de armazenamento, auto purificação e lazer inseridos no espaço urbano Aquífero Canais e descarregador de emergência

35 Os serviços de águas do futuro Este sistema semi-centralizado permitirá igualmente um serviço de qualidade mas: Utilizará muito menos recursos hídricos do que atualmente. Utilizará muito menos energia e poderá mesmo ser produtor líquido. Permitirá a recuperação de subprodutos (ex. nutrientes). Pode ser implementado faseadamente de acordo com as necessidades. Será mais fácil a sua sustentabilidade ambiental, económica/financeira.

36 Que sugestões finais?

37 Sugestões Os Estados membros devem definir (adequadas) políticas públicas no acesso à água e ao saneamento, com uma visão global e integrada. Essas políticas devem incluir aspetos legislativos, institucionais, de governância, económicos, financeiros, técnicos, operacionais e sociais. A sua implementação deve ser progressiva, focalizada nas prioridades e dando especial atenção às populações mais carenciadas. Essas políticas devem resolver os problemas atuais, mas sem esquecer os desafios do futuro.

38 IRAR Lisboa, setembro 2014

39 IRAR Lisboa, setembro

40 IRAR Lisboa, setembro

41 IRAR Lisboa, setembro

42 IRAR Lisboa, setembro 2014 Contamos consigo!

Apresentação da Carta de Lisboa

Apresentação da Carta de Lisboa Apresentação da Carta de Lisboa Boas Práticas em políticas públicas e regulação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais Jaime Melo Baptista (Investigador-Coordenador do

Leia mais

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL A reforma dos serviços de águas em Portugal Seminário - Política da Água: da progressiva harmonização do quadro legal e institucional à operacionalização das estratégias de intervenção Abril 2011, FEUC,

Leia mais

Perspetivas de futuro do setor dos resíduos em Portugal

Perspetivas de futuro do setor dos resíduos em Portugal IRAR Perspetivas de futuro do setor dos resíduos em Portugal Curso de Pós-graduação de Direito dos Resíduos Instituto de Ciências Jurídico-Políticas Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Lisboa,

Leia mais

Conferência "A gestão da água em meio urbano no quadro regional, caminhos para o futuro? : A visão do regulador

Conferência A gestão da água em meio urbano no quadro regional, caminhos para o futuro? : A visão do regulador Conferência "A gestão da água em meio urbano no quadro regional, caminhos para o futuro? : A visão do regulador Auditório da ExpoBeja Abril e 2013 Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca,

Leia mais

Seminário A Gestão da Água no Setor Público e Residencial Qualidade e Regulação dos Serviços de Águas

Seminário A Gestão da Água no Setor Público e Residencial Qualidade e Regulação dos Serviços de Águas Seminário A Gestão da Água no Setor Público e Residencial Qualidade e Regulação dos Serviços de Águas Coruche, 21 de março de 2014 Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º 1600-209

Leia mais

Jaime Melo Baptista Investigador-Coordenador do LNEC/DHA Conferência Água para o Desenvolvimento Organização PPA e Águas do Porto Maio de 2015

Jaime Melo Baptista Investigador-Coordenador do LNEC/DHA Conferência Água para o Desenvolvimento Organização PPA e Águas do Porto Maio de 2015 Apresentação da Carta de Lisboa Boas Práticas em políticas públicas e regulação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais Jaime Melo Baptista Investigador-Coordenador do

Leia mais

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL Audição da ERSAR na Assembleia da República (Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia - Grupo de Trabalho sobre Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor) Centro Empresarial

Leia mais

Experiências nacionais no abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas

Experiências nacionais no abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas Experiências nacionais no abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas Orlando Borges Presidente do Conselho de Administração da ERSAR (Entidade Reguladora Serviços de Águas e Resíduos)

Leia mais

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 763562 A importância do ODS 6+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

GESTÃO DE ATIVOS. O papel dos reguladores na promoção da gestão de ativos. Paula Freixial. 25 de maio de 2017 Auditório IPQ, Caparica

GESTÃO DE ATIVOS. O papel dos reguladores na promoção da gestão de ativos. Paula Freixial. 25 de maio de 2017 Auditório IPQ, Caparica GESTÃO DE ATIVOS O papel dos reguladores na promoção da gestão de ativos Paula Freixial 25 de maio de 2017 Auditório IPQ, Caparica ÍNDICE 1. O setor das águas em Portugal 2. A regulação do setor das águas

Leia mais

O acesso à água e saneamento como direito humano. O papel das entidades gestoras

O acesso à água e saneamento como direito humano. O papel das entidades gestoras O acesso à água e saneamento como direito humano O papel das entidades gestoras Álvaro Carvalho, David Alves Departamento de Estudos e Projetos da ERSAR ENEG 2013 Coimbra, 4 de dezembro de 2013 O acesso

Leia mais

Regulação de serviços de água e saneamento em Portugal Jaime Melo Baptista

Regulação de serviços de água e saneamento em Portugal Jaime Melo Baptista Regulação de serviços de água e saneamento em Portugal Jaime Melo Baptista ADERASA / URSEA Montevideu, Uruguai Novembro de 2013 Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º 1600-209

Leia mais

Jaime Melo Baptista Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Portugal (ERSAR) 13 March, 15h30 18h , Marseille

Jaime Melo Baptista Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Portugal (ERSAR) 13 March, 15h30 18h , Marseille PARTILHANDO SOLUÇÕES PARA A ÁGUA NO MUNDO LUSÓFONO O papel do regulador dos serviços de águas na capacitação das entidades gestoras dos serviços de águas em Portugal Jaime Melo Baptista Entidade Reguladora

Leia mais

Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor Instrumentos existentes em Portugal para a protecção dos consumidores

Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor Instrumentos existentes em Portugal para a protecção dos consumidores Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor Instrumentos existentes em Portugal para a protecção dos consumidores Assembleia da República Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia

Leia mais

A regulação comportamental

A regulação comportamental Monitorização legal e contratual das entidades ao longo do seu ciclo de vida Processos de concurso e contratualização Cumprimento legal e contratual Modificação dos contratos Reconfigurações e fusões de

Leia mais

O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem

O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem Filomena Rodrigues Lobo 6-Mar-14 1 Estrutura da Apresentação 1. A ERSAR e a sua Missão 2. O Modelo Regulatório 3. Contributo específico para o fluxo

Leia mais

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos

Jaime Melo Baptista. Instituto Regulador de Águas e Resíduos Jaime Melo Baptista Instituto Regulador de Águas e Resíduos Relevância da discussão sobre políticas e modelos de governança e sobre a gestão destes serviços: São serviços públicos essenciais e insubstituíveis,

Leia mais

A regulação dos serviços de águas e resíduos

A regulação dos serviços de águas e resíduos A regulação dos serviços de águas e resíduos Cerimónia e Conferência do 10º Aniversário da Resíduos do Nordeste Mirandela, junho de 2013 Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre

Leia mais

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No

This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 763562 Lisbon Internacional Centre for Water (www.lis-water.org) 2 Objetivos

Leia mais

INSTITUTO REGULADOR DE ÁGUAS E RESÍDUOS

INSTITUTO REGULADOR DE ÁGUAS E RESÍDUOS INSTITUTO REGULADOR DE ÁGUAS E RESÍDUOS INSTITUTO REGULADOR DE ÁGUAS E RESÍDUOS A regulação como instrumento para aamelhoria da dos regulação eficiência e daáguas e serviços de eficácia nos resíduos em

Leia mais

V Jornadas dos Recursos Hídricos Realidade das infraestruturas de saneamento básico nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro

V Jornadas dos Recursos Hídricos Realidade das infraestruturas de saneamento básico nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro V Jornadas dos Recursos Hídricos Realidade das infraestruturas de saneamento básico nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro Paula Freixial, Maria José Franco e Rute Rodrigues Faro, 22 de outubro de

Leia mais

A política ambiental na fiscalidade sobre os recursos hídricos

A política ambiental na fiscalidade sobre os recursos hídricos A política ambiental no sistema fiscal Português A política ambiental na fiscalidade sobre os recursos hídricos - O papel do regulador- João Simão Pires IRAR Instituto Regulador de Águas e Resíduos Conselho

Leia mais

SERVIÇOS DE ÁGUA PARA

SERVIÇOS DE ÁGUA PARA SERVIÇOS DE ÁGUA PARA AS CIDADES DO FUTURO Prof. Lucrécio Costa, Ministério da Energia e Águas da República de Angola Luanda, 24 a 27 de Setembro de 2013 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA E ÁGUAS

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA P3LP

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA P3LP APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA P3LP PONTES E PARCERIAS NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - PLATAFORMA DE PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTO NO SETOR DA ÁGUA APDA, ENEG, Porto, Dezembro de 2015 Jaime Melo

Leia mais

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º 1600-209 LISBOA - PORTUGAL www.ersar.pt Tel.: +351 210 052 200 Fax: +351 210 052 259 Introdução Ciclo urbano da água: Abastecimento

Leia mais

AÇÃO DE FORMAÇÃO ECOXXI 2015 Municípios Sustentáveis Indicador 15 - Qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores

AÇÃO DE FORMAÇÃO ECOXXI 2015 Municípios Sustentáveis Indicador 15 - Qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores AÇÃO DE FORMAÇÃO ECOXXI 2015 Municípios Sustentáveis Indicador 15 - Qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores Paula Freixial e Rute Rodrigues Lisboa, 23 de fevereiro de 2015 Estrutura

Leia mais

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE A LEI ORGÂNICA DA ERSAR

AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE A LEI ORGÂNICA DA ERSAR AUDIÇÃO PARLAMENTAR SOBRE A LEI ORGÂNICA DA ERSAR Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local Assembleia da República 26 de março de 2013 Centro Empresarial Torres de Lisboa

Leia mais

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO IV CONGRESSO MINEIRO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO REGULAÇÃO NO SETOR DE SANEAMENTO: A BUSCA PELA EFICIÊNCIA E UNIVERSALIZAÇÃO Edilson Eduardo Werneck Machado Engenheiro Divisão de Engenharia

Leia mais

Regulação da Prestação de Serviços. A experiência de Portugal

Regulação da Prestação de Serviços. A experiência de Portugal Seminário - Regulação de Serviços de Coleta e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos Regulação da Prestação de Serviços de Resíduos Sólidos Urbanos: A experiência de Portugal Dra. Cynthia Fantoni

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS

UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS A REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL WORKSHOP IPQ 22 maio 2018 UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS a perspetiva da ERSAR Margarida Monte 1 ÍNDICE 1. Enquadramento geral 2. Regulação económica

Leia mais

Desafios para a manutenção da qualidade e independência regulatória

Desafios para a manutenção da qualidade e independência regulatória Desafios para a manutenção da qualidade e independência regulatória Dra. Maria Cristina Portugal Presidente da ERSE, Portugal 21 de maio de 2018 ERSE Quem somos Entidade responsável pela regulação dos

Leia mais

A evolução do setor e o papel do regulador

A evolução do setor e o papel do regulador A evolução do setor e o papel do regulador Seminário "Gestão do Ciclo Urbano da Água: Que Soluções para a Sustentabilidade?" CIM Alto Minho e SMSBVC 21 de Junho 2012, Viana do Castelo Centro Empresarial

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico GPI Planeamento Estratégico 2012-03-15 A GPI como um cubo Estratégico Tático Operacional Níveis de planeamento e decisão Gestão Informação Engenharia Dimensões de análise Estrutura do módulo Objetivo e

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico Planeamento Estratégico 2012-03-07 GPI Abordagem AWARE-P Nível estratégico Nível tático Nível operacional Gestão Informação Engenharia Estrutura do módulo Objetivo e relevância do planeamento estratégico

Leia mais

Planeamento Estratégico

Planeamento Estratégico GPI Planeamento Estratégico 2012-08-27 A GPI como um cubo Estratégico Tático Operacional Níveis de planeamento e decisão Gestão Informação Engenharia Dimensões de análise Estrutura do módulo Objetivo e

Leia mais

Organização: O MODELO PORTUGUÊS. Afonso Lobato de Faria Porto, 7 de maio de 2015

Organização: O MODELO PORTUGUÊS. Afonso Lobato de Faria Porto, 7 de maio de 2015 Organização: O MODELO PORTUGUÊS Afonso Lobato de Faria Porto, 7 de maio de 2015 ÍNDICE 1. Modelo Institucional 2. Resultados 3. Desafios Atuais 4. Solução em Curso 5. Tendências Futuras MODELO INSTITUCIONAL

Leia mais

Guiné-Bissau e o sector da água

Guiné-Bissau e o sector da água Guiné-Bissau e o sector da água Testemunhos profissionais e empresariais na Guiné-Bissau Coimbra, 5 de Julho de 2016 Nuno Medeiros EPAL em parceria com a TESE-SF Índice 1. AS ENTIDADES EPAL E TESE 2. OS

Leia mais

Diagnóstico e estratégias caso de estudo

Diagnóstico e estratégias caso de estudo Diagnóstico e estratégias caso de estudo 2012-08-27 Nível estratégico Missão e Visão Objetivos > critérios de avaliação > métricas > metas Diagnóstico Revisão Produção do Plano Implementação do Plano Plano

Leia mais

O NOVO MODELO DE REGULAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ÁGUAS E RESÍDUOS

O NOVO MODELO DE REGULAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ÁGUAS E RESÍDUOS O NOVO MODELO DE REGULAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ÁGUAS E RESÍDUOS Luís Dias Pereira www.ersar.pt Mirandela, 19 de junho de 2014 Estrutura da comunicação 1. O Regulamento Tarifário de Resíduos a) Aspetos

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento do Sector de Abastecimento de Água em Angola. 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa LUCRÉCIO COSTA

Estratégia de Desenvolvimento do Sector de Abastecimento de Água em Angola. 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa LUCRÉCIO COSTA 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa A Engenharia como fator decisivo no processo de desenvolvimento" Estratégia de Desenvolvimento do Sector de Abastecimento de Água em Angola LUCRÉCIO COSTA

Leia mais

Modelos de Gestão de Águas Urbanas Urban Water Management Models. Rui Cunha Marques, PhD IST - Universidade Técnica de Lisboa

Modelos de Gestão de Águas Urbanas Urban Water Management Models. Rui Cunha Marques, PhD IST - Universidade Técnica de Lisboa Modelos de Gestão de Águas Urbanas Urban Water Management Models Rui Cunha Marques, PhD IST - Universidade Técnica de Lisboa rui.marques@ist.utl.pt Luanda, 24 a 27 de Setembro de 2013 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Leia mais

Sessão de esclarecimentos

Sessão de esclarecimentos Sessão de esclarecimentos Anexo IV - Critério de elegibilidade Estrutura tarifária e Cobertura de gastos Rita Silva 29 de julho de 2019 Lisboa A ERSAR A ERSAR Porquê regular os serviços de águas e resíduos?

Leia mais

OS SERVIÇOS DE INTERESSE GERAL A CRISE E SEUS DESAFIOS A Perspectiva do Consumidor. 28 de Novembro de 2012, Porto

OS SERVIÇOS DE INTERESSE GERAL A CRISE E SEUS DESAFIOS A Perspectiva do Consumidor. 28 de Novembro de 2012, Porto OS SERVIÇOS DE INTERESSE GERAL A CRISE E SEUS DESAFIOS A Perspectiva do Consumidor 28 de Novembro de 2012, Porto Definições e Princípios O problema da definição dos Serviços de Interesse Geral...abrange

Leia mais

Programa de implementação

Programa de implementação Uso Eficiente da Água Programa de implementação 2012-2020 Água com Futuro! PNUEA 2012-2020: justificação Situação nacional(continente) em 2002: PROCURA nacional de água por Sector INEFICIÊNCIA nacional

Leia mais

Utilização de fossas séticas individuais

Utilização de fossas séticas individuais 5 CADERNOS DE SENSIBILIZAÇÃO O CONSUMIDOR E OS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS Utilização de fossas séticas individuais Saiba a resposta às seguintes questões: pág.: O que é uma fossa sética?... 1 Quais os

Leia mais

A Evolução dos Serviços de Água em Portugal

A Evolução dos Serviços de Água em Portugal A Evolução dos Serviços de Água em Portugal AcquaLifeExpo Lisboa, 22-25 de Março de 2012 Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º 1600-209 LISBOA - PORTUGAL www.ersar.pt Tel.:

Leia mais

CICLO URBANO DA ÁGUA E RESÍDUOS

CICLO URBANO DA ÁGUA E RESÍDUOS CICLO URBANO DA ÁGUA E RESÍDUOS Balanço, Perspetivas & Propostas de Ação Alto Minho 2030 Orlando Borges, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos 12 de fevereiro de 2019 A ERSAR Objetivos da

Leia mais

instrumento para a eficiência e da públicos de águas e melhoria da A regulação como

instrumento para a eficiência e da públicos de águas e melhoria da A regulação como A regulação como instrumento para a melhoria da eficiência e da eficácia cia nos serviços públicos de águas e resíduos O USO EFICIENTE O USO EFICIENTE DA ÁGUA EM PORTUGAL LISBOA e-nova Maio 2006 A (in

Leia mais

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico.

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. RESOLUÇÃO RECOMENDADA ConCidades N o 75, DE 2 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. O Conselho das Cidades,

Leia mais

Gestão Avançada. ada de Sistemas de Abastecimento de Água. António Jorge Monteiro, IST Dídia Covas, IST

Gestão Avançada. ada de Sistemas de Abastecimento de Água. António Jorge Monteiro, IST Dídia Covas, IST Gestão Avançada ada de Sistemas de Abastecimento de Água Gestão Avançada ada de Sistemas de Abastecimento de Água António Jorge Monteiro, IST Dídia Covas, IST 1 Gestão Avançada de Sistemas de Abastecimento

Leia mais

Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos

Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos Dados de 2016 1. Enquadramento Os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal

Leia mais

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO

SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO SEGURO E RECOMENDAÇÕES PARA MELHORIA NA GESTÃO ECOBUSINESS NETWORK LTDA SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO 16/04/2016 ESCOPO DOS SERVIÇOS

Leia mais

O DESAFIO DO ACESSO À ÁGUA E SANEAMENTO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS QUINZE ANOS

O DESAFIO DO ACESSO À ÁGUA E SANEAMENTO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS QUINZE ANOS O DESAFIO DO ACESSO À ÁGUA E SANEAMENTO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS QUINZE ANOS Antonio da Costa Miranda Neto Fórum Pernambucano de Construção Sustentável,

Leia mais

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017

Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Seminário Internacional sobre Sustentabilidade Tema: Água Desafios e Tendências Brasília, 6 de outubro de 2017 Oscar de Moraes Cordeiro Netto cordeiro@unb.br Um mundo sem água? Infinidade de usos e funções

Leia mais

Um processo estruturado de GPI

Um processo estruturado de GPI Conferência: GESTÃO PATRIMONIAL DE INFRAESTRUTURAS Um processo estruturado de GPI APEA e Inframoura, 9-10 Janeiro 2014 Vilamoura LNEC 2014 Objetivos Medidores com fácil acesso e telemedição. Implantar

Leia mais

Tarifários sociais para os utilizadores domésticos dos serviços de águas e resíduos

Tarifários sociais para os utilizadores domésticos dos serviços de águas e resíduos Recomendação ERSAR n.º 02/2018 (Atualiza e substitui a Recomendação IRAR n.º 01/2009 em matéria de tarifários sociais aplicáveis aos utilizadores domésticos) Tarifários sociais para os utilizadores domésticos

Leia mais

Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água

Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água Pedro Mendes INAG, I.P. Enquadramento Legal A aplicação do Programa 7 do Plano Nacional da Água ao Uso Eficiente da Água Decreto-Lei nº 122/2002 Criação do

Leia mais

Internacionalização da Engenharia Portuguesa Caso de Estudo Grupo AdP

Internacionalização da Engenharia Portuguesa Caso de Estudo Grupo AdP Internacionalização da Engenharia Portuguesa Caso de Estudo Grupo AdP 14.05.2018 Grupo AdP Organização A Águas de Portugal é um Grupo empresarial público criado em 1993 com a missão de conceber, construir,

Leia mais

SINERGIAS NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS: EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

SINERGIAS NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS: EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE SINERGIAS NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS: EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE Sinergias da integração da recolha seletiva com a indiferenciada e a partilha de infraestruturas e serviços de gestão

Leia mais

GRUPO OPERACIONAL. II Jornadas Técnicas dedicadas aos Sistemas de Apoio à Decisão em Agricultura de Regadio

GRUPO OPERACIONAL. II Jornadas Técnicas dedicadas aos Sistemas de Apoio à Decisão em Agricultura de Regadio II Jornadas Técnicas dedicadas aos Sistemas de Apoio à Decisão em Agricultura de Regadio GRUPO OPERACIONAL AGIR Sistema de Avaliação da Eficiência do Uso da água e da EnergIa em Aproveitamentos HidroagRícolas

Leia mais

PENSAAR Trabalhos de elaboração do. Uma nova Estratégia para o Setor de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais

PENSAAR Trabalhos de elaboração do. Uma nova Estratégia para o Setor de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais Trabalhos de elaboração do Uma nova Estratégia para o Setor de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais AO SERVIÇO DA POPULAÇÃO : SERVIÇOS DE QUALIDADE A UM PREÇO SUSTENTÁVEL RESUMO DA FASE

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR PORTUGUÊS DA ÁGUA

A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR PORTUGUÊS DA ÁGUA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NOS MERCADOS DE CROÁCIA, POLÓNIA E SÉRVIA PARA AS EMPRESAS PORTUGUESAS DO SETOR DA ÁGUA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR PORTUGUÊS DA ÁGUA 14h30 - Receção dos Participantes 14h45

Leia mais

Diálogos do Saneamento

Diálogos do Saneamento A regulação como instrumento para a melhoria da eficiência e da eficácia nos serviços públicos de águas e resíduos Diálogos do Saneamento Painel Regulação do Setor do Saneamento As experiências de Portugal

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei n de 2007 Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei n de 2007 Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico Lei n 11.445 de 2007 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita II - gestão associada: associação

Leia mais

PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO III FÓRUM DE PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E DIVULGAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS INOVAÇÃO NA GESTÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO LNEC, 22 MAIO 2015 PO SEUR OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO MANUELA

Leia mais

CABO VERDE. Sectores: energia, transportes, resíduos, AFOLU (agricultura, silvicultura e outros usos do solo) e adaptação;

CABO VERDE. Sectores: energia, transportes, resíduos, AFOLU (agricultura, silvicultura e outros usos do solo) e adaptação; CABO VERDE O INDC traduz o compromisso contínuo de Cabo Verde com políticas sustentáveis, de baixo carbono e resilientes ao clima, e a sua contribuição nos esforços globais em reduzir as emissões e limitar

Leia mais

QUADRO REGULATÓRIO. Rui Cunha Marques. Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa Consultor da EU

QUADRO REGULATÓRIO. Rui Cunha Marques. Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa Consultor da EU QUADRO REGULATÓRIO Prof. Catedrático da Universidade de Lisboa Consultor da EU rcmar@netcabo.pt www.ruicunhamarques.com Índice Introdução Enquadramento legal Proposta de reformulação do enquadramento legal:

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA

SANEAMENTO BÁSICO - LEI /07 - ÁGUA - LEI 11.445/07 - ÁGUA 1 ESGOTO LIXO 2 CHUVA Lei nº 11.445/07, de 5/1/07 Água potável Esgoto sanitário Tratamento do lixo Drenagem da chuva 3 Lei 8.080/90 (promoção, proteção e recuperação da saúde) Art.

Leia mais

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO DE 2013 2013, Ano Internacional da Cooperação pela da Água 2 DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA O dia 22 de Março

Leia mais

Década da Água e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Década da Água e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Seminário Balanço da Década da Água Década da Água e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Angela R. C. Ortigara Ph.D. WWAP 15 de Dezembro de 2015 Auditório da Rede Gazeta Vitória, ES Objetivos

Leia mais

Utilização de Água Reciclada na cidade de Lisboa. Plano Estratégico para a Utilização de Água na cidade de Lisboa

Utilização de Água Reciclada na cidade de Lisboa. Plano Estratégico para a Utilização de Água na cidade de Lisboa Utilização de Água Reciclada na cidade de Lisboa Plano Estratégico para a Utilização de Água na cidade de Lisboa Networking 26-9-2018 SUMÁRIO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE NO USO DA ÁGUA PLANO DE EFICIÊNCIA

Leia mais

Sistema de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores

Sistema de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores Sistema de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores Seminário de apresentação da 2.ª geração do sistema de indicadores Adequação da interface com o utilizador

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

I Encontro Nacional da CNTU. 3º Encontro Regional. Goiânia, 23 set 2011

I Encontro Nacional da CNTU. 3º Encontro Regional. Goiânia, 23 set 2011 I Encontro Nacional da CNTU 3º Encontro Regional Goiânia, 23 set 2011 SANEAMENTO AMBIENTAL: Panorama Atual e Perspectivas 2 SANEAMENTO AMBIENTAL: Conjunto de ações destinadas a tornar e manter o ambiente

Leia mais

CONFERÊNCIA GESTÃO DA ÁGUA EM MEIO URBANO NO QUADRO REGIONAL CAMINHOS PARA O FUTURO

CONFERÊNCIA GESTÃO DA ÁGUA EM MEIO URBANO NO QUADRO REGIONAL CAMINHOS PARA O FUTURO CONFERÊNCIA GESTÃO DA ÁGUA EM MEIO URBANO NO QUADRO REGIONAL CAMINHOS PARA O FUTURO A proposta da AdP Manuel Fernandes Thomaz O setor da água e saneamento em Portugal O SETOR DA ÁGUA E SANEAMENTO EM PORTUGAL

Leia mais

DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE

DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE APRESENTAÇÃO DA ARENE MAIO, 21, 2018 CONTEÚDO 1. Contextualização 2. Caracterização do Sector Eléctrico & Perspectivas 3. Quadro

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental 1o. SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL A Lei 11.445/07 e suas implicações na gestão do Saneamento Básico do Brasil. Alexandre

Leia mais

Política de resíduos em Portugal São Paulo, 31 janeiro 2018

Política de resíduos em Portugal São Paulo, 31 janeiro 2018 Política de resíduos em Portugal São Paulo, 31 janeiro 2018 20 anos em trajetória de sucesso Carlos Martins Secretário de Estado do Ambiente do XXI Governo Constitucional Professor Especialista Engenharia

Leia mais

A informação como prevenção do conflito. Isabel Andrade Álvaro Carvalho

A informação como prevenção do conflito. Isabel Andrade Álvaro Carvalho A informação como prevenção do conflito Isabel Andrade Álvaro Carvalho Encontro Nacional de Entidades Gestoras Coimbra, 4 de dezembro de 2013 A importância da informação aos utilizadores Abastecimento

Leia mais

Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos

Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos Dados de 017 1. Enquadramento Os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal

Leia mais

ANEXOS A.1. FICHAS DE INVESTIMENTO A.2. ANTECEDENTES PETI /20 A.3. DIAGNÓSTICOS SETORIAIS A.4. SÍNTESE DO PROCESSO DE AUSCULTAÇÃO PÚBLICA

ANEXOS A.1. FICHAS DE INVESTIMENTO A.2. ANTECEDENTES PETI /20 A.3. DIAGNÓSTICOS SETORIAIS A.4. SÍNTESE DO PROCESSO DE AUSCULTAÇÃO PÚBLICA A.1. FICHAS DE INVESTIMENTO A.2. ANTECEDENTES PETI3+ 2014/20 A.3. DIAGNÓSTICOS SETORIAIS A.4. SÍNTESE DO PROCESSO DE AUSCULTAÇÃO PÚBLICA 1 Resumo dos contributos* recebidos (1/2) Mobilidade sustentável

Leia mais

A Experiência do Grupo AdP. em África

A Experiência do Grupo AdP. em África A Experiência do Grupo AdP Cláudio de Jesus Administrador em África 13 a 16 de Setembro de 2011 Hotel de Convenções de Talatona Luanda 1 Grupo AdP - Introdução O Grupo AdP tem por MISSÃOconceber, construir,

Leia mais

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico no Município de Uruçuca e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUÇUCA, ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Câmara

Leia mais

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE AVALIAÇÃO

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE AVALIAÇÃO OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE AVALIAÇÃO Sistemas de abastecimento de água - SAA Objectivos estratégicos segundo a norma ISO 24511:2007 (E) Objectivo 1: Protecção da saúde pública Assegurar o abastecimento

Leia mais

Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - ADASA

Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - ADASA Regulação dos serviços públicos de saneamento básico e aproveitamento energético do gás metano de aterros sanitários Eng. Marcos Helano Fernandes Montenegro Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento

Leia mais

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança

Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Apresentação de Angola na XII Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais Os Desafios na Protecção Social para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 25 de Abril de 2013 Constituição

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais

Ciclo Urbano da Água

Ciclo Urbano da Água Ciclo Urbano da Água V Jornadas dos Recursos Hídricos 1º Bloco - Realidades Comparativas de Gestão PAULO GOUVEIA DA COSTA PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA FAGAR, EM FARO 22 DE OUTUBRO DE 2015

Leia mais

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. MISSÃO O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Lisboa) é um centro oncológico

Leia mais

As Leis /2007, /2005 e /2008 e a Universalização

As Leis /2007, /2005 e /2008 e a Universalização I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental Mesa Redonda 1 Universalização do Saneamento e Sustentabilidade As Leis 11.445/2007, 11.107/2005 e 11.172/2008 e a Universalização 12 de julho de

Leia mais

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas Plano de Adaptação às Alterações Climáticas O Município de Alfândega da Fé tem vindo a desenvolver ações no sentido alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental, que têm expressão em áreas

Leia mais

Objetivos estabelecidos por Portugal no âmbito do Protocolo Água e Saúde (Artigo 6, alíneas a) a n))

Objetivos estabelecidos por Portugal no âmbito do Protocolo Água e Saúde (Artigo 6, alíneas a) a n)) Objetivos estabelecidos por Portugal no âmbito do Protocolo Água e Saúde (Artigo 6, alíneas a) a n)) Quadros-resumo dos objetivos, indicadores, baseline, metas e entidades responsáveis pela monitorização

Leia mais

Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos. Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ

Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos. Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ Lei 11.445/2007 DIRETRIZES NACIONAIS PARA O SANEAMENTO BÁSICO ESGOTAMENTO SANITÁRIO LIMPEZA URBANA E MANEJO

Leia mais

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios VIII Conferência Anual da RELOP São Tomé 2 e 3 de setembro de 2015 Alexandre Silva Santos Agenda 1. Harmonização regulatória regional e europeia

Leia mais

REABILITAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PLANO ESTRATÉGICO DO CONCELHO DE ESPINHO

REABILITAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PLANO ESTRATÉGICO DO CONCELHO DE ESPINHO REABILITAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PLANO ESTRATÉGICO DO CONCELHO DE ESPINHO ÁGUA - Estima-se que em 2050, cerca de metade da população mundial possa vir a sofrer com a falta de água; -A redução

Leia mais

Regime jurídico dos serviços municipais e intermunicipais

Regime jurídico dos serviços municipais e intermunicipais A regulação como instrumento para a melhoria da eficiência e da eficácia nos serviços públicos de águas e resíduos Regime jurídico dos serviços municipais e intermunicipais de águas e resíduos Centro Empresarial

Leia mais

Uso eficiente da água Apresentação do UEA e PNUEA

Uso eficiente da água Apresentação do UEA e PNUEA Uso eficiente da água Apresentação do UEA e PNUEA Rita Ribeiro Laboratório Nacional de Engenharia Civil Núcleo de Engenharia Sanitária Índice 1. Motivações para o UEA 2. Uso da água em Portugal 3. Apresentação

Leia mais

Regulação no setor de saneamento: a busca pela eficiência e universalização

Regulação no setor de saneamento: a busca pela eficiência e universalização 1º Encontro Nacional de Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento ENARMIS/ Novembro de 2015 Regulação no setor de saneamento: a busca pela eficiência e universalização Prof. Dr. Ivo

Leia mais

Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI)

Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) Introdução à Gestão Patrimonial de Infraestruturas (GPI) 2012-08-27 O que é a GPI - visões típicas Políticos eleitos Cobertura e qualidade do serviço Acessibilidade económica do serviço (infraestruturas

Leia mais

TARIFÁRIO 2018 SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

TARIFÁRIO 2018 SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS TARIFÁRIO 2018 SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS WWW.INOVA-EM.PT O QUE ESTÁ INCLUÍDO NA FATURA DA ÁGUA 5,38 ÁGUA 8,18 SANEAMENTO 4,51 RESÍDUOS URBANOS 1,01 TAXAS Captação,

Leia mais