Algoritmos e Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algoritmos e Programação"

Transcrição

1 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE MATEMÁTICA profericomartins@unemat.br

2 1. Linguagens de Programação

3 Linguagem de programação: Definições - Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. - É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. - Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. - Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão, para serem executados por uma máquina computável.

4 Linguagem de programação: Baixo Nível x Alto Nível (de Abstração) - Baixo Nível: cujos símbolos são uma representação direta do código de máquina que será gerado (Ex. Assembly) - Alto nível: composta de símbolos mais complexos, inteligível pelo ser humano e não-executável diretamente pela máquina (Ex. Python)

5 Linguagem de programação: Baixo Nível x Alto Nível (de Abstração) Hello World no Assembly Hello World no Python

6 Linguagem de programação: Compilação x Interpretação - Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretada por um processo denominado interpretação. Em ambas ocorre a tradução do código-fonte para código de máquina. - Código-fonte (source code): é o conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada e lógica, contendo instruções em uma linguagem de programação. - Código de máquina (machine code): é uma sequência de números (sistema binário, octal, hexadecimal, etc) que significam uma sequência de instruções a serem executadas pelo processador.

7 Linguagem de programação: Compilação x Interpretação - Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretada por um processo denominado interpretação. Em ambas ocorre a tradução do código-fonte para código de máquina. - Compilada: o código fonte é executado diretamente pelo sistema operacional ou pelo processador, após ser traduzido por meio de um processo chamado compilação, usando um programa de computador chamado compilador, para o código de máquina.

8 Linguagem de programação: Compilação x Interpretação - Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretada por um processo denominado interpretação. Em ambas ocorre a tradução do código-fonte para código de máquina. - Interpretada: o código-fonte é executado por um programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador. Mesmo que um código em uma linguagem passe pelo processo de compilação, a linguagem pode ser considerada interpretada se o programa resultante não for executado diretamente pelo sistema operacional ou processador. Um exemplo disso é o Bytecode, que é um tipo de linguagem interpretada que passa pelo processo de compilação e, em seguida, é executado por uma máquina virtual, cuja sintaxe é similar ao código de máquina.

9 Linguagem de programação: Compilação x Interpretação - Existem também, as linguagens de script, que são linguagens interpretadas, executadas do interior de programas e/ou de outras linguagens de programação. - Teoricamente, qualquer linguagem pode ser compilada ou interpretada e, por disso, há algumas linguagens que possuem ambas implementações.

10 Linguagem de programação: Compilação x Interpretação ALGOL BASIC C C++ COBOL Cobra Common Lisp Delphi Eiffel Fortran JOVIAL LabVIEW Pascal Visual Basic Tipicamente compiladas ActionScript BASIC C# Java JavaScript Lisp Logo Lua PHP Python R Ruby S Smalltalk Tipicamente interpretadas

11 Quantas linguagens de programação existem?

12 Quantas linguagens de programação existem?

13 Quais são as linguagens de programação mais populares?

14 2. Linguagem Python

15 Python como primeira linguagem: CURSO DE MATEMÁTICA Python tem uma sintaxe simples que é mais fácil de ler e usar; Python tem a maioria dos recursos das linguagens de programação tradicionais. Como resultado, você pode usar python para aprender os conceitos e habilidades que se aplicam à essas linguagens. Python suporta o desenvolvimento de uma ampla gama de aplicações, incluindo jogos, aplicações web, administração de sistemas e banco de dados, desenvolvimento cientifico, etc. O Python é usado por muitas empresas de sucesso, incluindo o Google, IBM, Disney e EA Games. Como resultado, conhecer python é uma habilidade valiosa. Python é de código aberto (open source).

16 A linguagem de programação Python foi desenvolvida em 1990 por Guido Van Rossum, com o propósito de ser uma linguagem simples, intuitiva e tão poderosa quanto as linguagens tradicionais. O nome Python foi uma homenagem de Guido ao grupo de humor Monty Python's Flying Circus.

17 Ano Mês Distribuição (Release) Descrição 2000 Outubro 2.0 Primeira distribuição do Python Dezembro 3.0 A primeira versão de uma distribuição redesenhada do Python, não retro compatível Julho 2.7 A última distribuição do Python 2 com suporte até Setembro 3.5 A mais nova distribuição. Python 2.x Python 3.x

18 Aplicações Python: CURSO DE MATEMÁTICA Uma aplicação ou aplicativo (app) é um software de computador que executa uma tarefa ou um conjunto relacionado de tarefas. No entanto, os aplicativos também podem ser referidos como programas, mesmo que um aplicativo pode se constituir na verdade de muitos programas relacionados. Na prática, a maioria das pessoas usa esses termos de forma intercambiável.

19 Aplicações Python: CURSO DE MATEMÁTICA Aplicativo de console (Console application): neste tipo de aplicativo, você insere comandos no prompt de comando no console que está disponível em seu sistema operacional. Os aplicativos de console são o tipo de aplicativo mais fácil de desenvolver. Um aplicativo de console é um aplicativo de desktop que usa o console para interagir com o usuário.

20 Aplicações Python: CURSO DE MATEMÁTICA Aplicação GUI (GUI Application): É uma aplicação que possui uma Interface Gráfica do Usuário (GUI, do inglês Graphical User Interface). Nos casos mais simples o aplicativo GUI executa as mesmas tarefas que o aplicativo de console, contudo a aplicação GUI é mais amigável e intuitiva. Um aplicativo GUI é um aplicativo que usa uma interface gráfica do usuário (GUI) para interagir com o usuário.

21 Aplicações Python: CURSO DE MATEMÁTICA Aplicativo Web (Web Application): Ao contrário de um aplicativo de desktop, que é executado diretamente em seu computador, um aplicativo da Web pode ser chamado por um navegador da Web que está sendo executado em um computador ou dispositivo móvel e pode usar um servidor para processar ou armazenar dados. Frameworks python estão disponíveis para ajudá-lo a desenvolver esse tipo de aplicativo. Um aplicativo da Web recebe solicitações de um navegador, processa-as em um servidor e retorna as respostas ao navegador.

22 Como o Python gera o código fonte: -The code in a program like the one in the last figura can be referred to as python source code. To create the file that contains this source code, the programmer uses a text editor or integrated development environment (IDE), which you'll learn more about in a moment. -However, before the python source code can be run (or executed) on a computer, the code must be translated into code that the computer can undestand, as shown in figura 1-4. Here, you can see that the files that contain the source code have the.py extension. Then, the python interpreter is used to translate (or compile) the source code into bytecode. -This bytecode can be run by any computer that has the python virtual machine installed on it. This virtual machine translates the bytecode so it can be run by the operating system of the computer. -Since the python virtual machine is part of the python interpreter, it is available on all platforms that support python. In fact, that's why python is said to be platform-independent. In other words, it is the virtual machine that makes it possible for python to run on a widee variety of operating systems. -Although this compilation process is complicated, it's done automatically with the push of a single key when you're using an IDE to develop your python programs.

23 Como o Python gera o código fonte: CURSO DE MATEMÁTICA Passo 1 - O programador usa um editor de texto ou IDE para inserir e editar o código-fonte. Em seguida, o programador salva o código para um arquivo com uma extensão.py. Passo 2 - O código fonte é compilado pelo interpretador python em bytecode. Passo 3 - O bytecode é traduzido pela máquina virtual python em instruções que podem interagir com o sistema operacional do computador.

24 Como o Python gera o código fonte: CURSO DE MATEMÁTICA Para criar o arquivo que contém o códigofonte, o programador usa um editor de texto ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE, do inglês Integrated Development Environment). IDLE - Integrated Development and Learning Environment.

25 Como o Python gera o código fonte: CURSO DE MATEMÁTICA Os arquivos que contêm o códigofonte têm a extensão.py. Em seguida, o interpretador python é usado para traduzir (ou compilar) o código-fonte em bytecode.

26 Como o Python gera o código fonte: Este bytecode pode ser executado por qualquer computador que tenha a máquina virtual python instalada nele. Esta máquina virtual converte o bytecode para que ele possa ser executado pelo sistema operacional do computador. CURSO DE MATEMÁTICA A máquina virtual Python é parte do pacote python e está disponível em todas as plataformas que suportam python. É por isso que python é independente da plataforma. Em outras palavras, é a máquina virtual que possibilita que o python funcione em uma ampla variedade de sistemas operacionais.

27 3. Exercícios Python

28 1. Exercício de compilação em bytecode: Digite o seguinte código-fonte no IDE Python e salve como teste no desktop (área de trabalho). Comandos úteis: import os os.getcwd() os.chdir('/name_dir/name_subdir') Import py_compile py_compile.compile('name_code.py') O que foi gerado?

29 2. Exercício de implementação: CURSO DE MATEMÁTICA a) Faça a implementação em python e crie os bytecodes dos algoritmos dos exercícios da Estrutura Condicional e Estrutura de Repetição. b) Faça a implementação em python e crie os bytecodes dos algoritmos dos exercícios de Estrutura de Dados (vetor e matriz).

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação

Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação Laboratório de Programação 1 Algoritmos e a Lógica de Programação Mário Hozano professor@hozano.com Ciência da Computação UFAL - Arapiraca Relembrando a aula anterior... O que é um algoritmo? Como é o

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo.

Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo. Linguagem de Programação I Prof. Tiago Eugenio de Melo tmelo@uea.edu.br www.tiagodemelo.info 1 Sumário Introdução Conceitos preliminares Introdução Variáveis Comandos Condicionais 2 Por que aprender a

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I -CONCEITOS PRELIMINARES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO O que é programação Linguagens de Programação Paradigmas de Programação História

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução a Linguagens de Programação Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Seis Camadas Problema

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Paradigmas para linguagens de Programação

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Linguagens Conceito de Algoritmo Pseudocódigo

Leia mais

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli Programa de computador sequência de comandos ou instruções executados por um computador com a finalidade de produzir um resultado e resolver um problema; Linguagem de programação método para a criação

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Autor: José Martins de Castro Neto Carga Horária: 2h 21 de julho de 2015 1 Algoritmo e lógica de programação Ementa do curso 1. Definições

Leia mais

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Por que programar? Porque é legal Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Porque

Leia mais

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2h 21 de julho de 2015 1 Algoritmo e lógica de programação Ementa do curso 1. Definições de algoritmo

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-17/05/2006 1

Informática I. Aula 9.  Aula 9-17/05/2006 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-17/05/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teixeira da Silveira Filho Conteúdo Alguns Conceitos sobre Conceito de Algoritmo Pseudocódigo Tipos de

Leia mais

Informática I. Aula Aula 18-29/10/2007 1

Informática I. Aula Aula 18-29/10/2007 1 Informática I Aula 18 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 18-29/10/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript

Leia mais

Capítulo 1. Aspectos Preliminares

Capítulo 1. Aspectos Preliminares Capítulo 1 Aspectos Preliminares Tópicos do Capítulo 1 Razões para estudar conceitos de linguagens de programação Domínios de programação Critérios de avaliação de linguagens Influências no projeto de

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Fundamentos de Programação 1

Fundamentos de Programação 1 Fundamentos de Programação 1 Slides N. 2 E / Prof. SIMÃO Slides elaborados pelo Prof. Robson Linhares elaborados pelo Prof. Robson Linhares http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~robson/ Jean Marcelo SIMÃO

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS

PROGRAMAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS PROGRAMAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS Frutuoso Silva Paradigmas de Programação Linguagem de programação Paradigmas de programação 1 Linguagem de programação! Para ser útil e confiável, uma linguagem deve ter uma

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação

Introdução a Ciência da Computação Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena Introdução a Ciência da Computação Bacharelado em Ciência da Computação Professor : Agnaldo da Costa 1 Camadas do Usuário

Leia mais

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé Métodos de implementação de linguagens Kellen Pinagé Sumário Métodos de implementação de linguagens Compilação Interpretação pura Híbrido Métodos de implementação de linguagens Principais componentes de

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Introdução à Programação Aula 03. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 03. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Aula 03 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação Linguagens de Programação A primeira linguagem de programação foi criada por Ada Lovelace. Amiga

Leia mais

Introdução ao Python. Programa Computacional

Introdução ao Python. Programa Computacional Programa Computacional É um algoritmo escrito em uma linguagem computacional (C, Fortran, Pascal, MATLAB, Python, etc.). É a tradução do algoritmo para uma linguagem que será interpretada pelo computador.

Leia mais

Informática I. Aula 9. Aula 9-27/09/2006 1

Informática I. Aula 9.   Aula 9-27/09/2006 1 Informática I Aula 9 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 9-27/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Compiladores e Interpretadores Compiladores

Leia mais

Ferramentas Programação. UDESC - Prof. Juliano Maia 1

Ferramentas Programação. UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Ferramentas Programação UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Índice Seção 1 Linguagens de Programação Seção 2 Interpretador Seção 3 Compilador / Linkeditor Seção 4 Ambientes de Desenvolvimento UDESC - Prof. Juliano

Leia mais

Linguagens de Programação. Introdução. Carlos Bazilio

Linguagens de Programação. Introdução. Carlos Bazilio Linguagens de Programação Introdução Carlos Bazilio carlosbazilio@id.uff.br http://www.ic.uff.br/~bazilio/cursos/lp ??? Pascal aux := 0 for i:=1 to 10 do aux := aux + i 10: i = 1 20: if i > 10 goto 60

Leia mais

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas atualmente. Uma linguagem de programação é um conjunto padronizado

Leia mais

1.1 Linguagens de Programação

1.1 Linguagens de Programação Fundamentos Procurando fazer com que haja uma melhor compreensão para o estudo e desenvolvimento utilizando linguagens de programação, este capítulo apresenta conceitos básicos sobre como um programa pode

Leia mais

INF 1005 Programação I

INF 1005 Programação I INF 1005 Programação I Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina

Leia mais

Conceitos de Linguagens de Programação

Conceitos de Linguagens de Programação Conceitos de Linguagens de Programação Aula 03 Processo de Compilação Edirlei Soares de Lima Métodos de Implementação Arquitetura de Von Neumann: A linguagem de máquina de um computador

Leia mais

Introdução à Programação. Conceitos Básicos de Programação

Introdução à Programação. Conceitos Básicos de Programação Introdução à Programação Conceitos Básicos de Programação Tópicos da Aula Antes de aprender a programar, precisamos saber o que é um algoritmo Definição de algoritmo Usando algoritmos para resolver problemas

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Resolução de problemas Encontrar uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. Encontremos uma seqüência

Leia mais

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução a disciplina Algoritmos e Programação)

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. (Introdução a disciplina Algoritmos e Programação) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Algoritmos e Programação (Introdução a disciplina Algoritmos e Programação) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Conceito de Lógica

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação

GFM015 Introdução à Computação GFM015 Introdução à Computação Noções básicas sobre os componentes de microcomputadores (cont...) - Terminologia: Sw, Hw, Programas, Bit, Byte e Códigos Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Linguagens de Programação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Tópicos da aula

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Linguagem de Máquina

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Linguagem de Máquina Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Linguagem de Máquina Arquitetura de Computadores Agenda: Linguagem de máquina 1. Introdução 2. Característica 3. Programas Compilados 4. Programas Interpretados

Leia mais

Programação de Computadores IV. Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1

Programação de Computadores IV. Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1 Programação de Computadores IV Introdução a Linguagens de Programação Simone Martins simone@ic.uff.br SLIDES CEDIDOS POR BRUNO MARQUES 1 Arquitetura de programação 2 O Que é um Dado? Dado é o elemento

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Introdução à Computação Prof. Yandre Maldonado - 1 Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Histórico da Computação Prof. Yandre

Leia mais

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

Introdução a lógica e a Linguagem de Programação

Introdução a lógica e a Linguagem de Programação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Lógica de Programação Introdução a lógica e a Linguagem de Programação Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos C.

Leia mais

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 Arquitetura de Von Neumann CPU Unidade de controle Unidade de entrada Unidade de saída ULA Von Neumann era um gênio. Falava muitos

Leia mais

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO 0 FACULDADE ZACARIAS DE GÓES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO Valença Bahia Novembro 2010 1 ADRIEL ALMEIDA CAFÉ PROCESSO DE COMPILAÇÃO Trabalho apresentado como requisito

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Produção / Elétrica Parte 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Linguagem de programação C 3.1. Conceitos

Leia mais

Projeto de Compiladores

Projeto de Compiladores Projeto de Compiladores FIR Faculdade Integrada do Recife João Ferreira 12 e 13 de fevereiro de 2007 Questionário 1. Em quais linguagens de programação você já programou? 2. O que você sabe sobre compiladores?

Leia mais

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Meio pelo qual se pode indicar os passos que devem ser realizados pelo computador para resolver problemas; Através da linguagem,

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino Linguagem de Computadores Internamente os computadores usam instruções e armazenam os dados no formato numérico binário

Leia mais

Aspectos preliminares

Aspectos preliminares Aspectos preliminares Linguagens de Programação Marco A L Barbosa cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. http://github.com/malbarbo/na-lp-copl

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Noções de sistemas de computação

Noções de sistemas de computação Noções de sistemas de computação Software Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons

Leia mais

1 Introdução à Programação O que é? Para que serve?... 1

1 Introdução à Programação O que é? Para que serve?... 1 Nesta aula... Conteúdo 1 Introdução à Programação 1 1.1 O que é?................................. 1 1.2 Para que serve?............................. 1 2 Linguagens de programação 2 2.1 Programação estruturada........................

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Compiladores. Eduardo Ferreira dos Santos. Fevereiro, Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB 1 / 38

Compiladores. Eduardo Ferreira dos Santos. Fevereiro, Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB 1 / 38 Compiladores Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Fevereiro, 2017 1 / 38 Sumário 1 Compiladores 2 Linguagens de programação 3 Ciência dos compiladores

Leia mais

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java.

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. P. Fazendeiro & P. Prata POO FP0/1 ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. 0 Iniciar o ambiente de desenvolvimento integrado

Leia mais

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples.

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples. O que é Java Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/ 1 Objetivos Responder o

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Conversões de Linguagens: Tradução, Montagem, Compilação, Ligação e Interpretação

Conversões de Linguagens: Tradução, Montagem, Compilação, Ligação e Interpretação Conversões de Linguagens: Tradução, Montagem, Compilação, Ligação e Interpretação Para executar uma tarefa qualquer, um computador precisa receber instruções precisas sobre o que fazer. Uma seqüência adequada

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Informática SCALA 2.12 O projeto do Scala começou em 2001 por Martin Odersky e tinha como objetivo criar uma linguagem de programação que combinava

Leia mais

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA SUBSEQUENTE. Professora: Isabela C. Damke

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA SUBSEQUENTE. Professora: Isabela C. Damke TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA FORMA SUBSEQUENTE Professora: Isabela C. Damke isabeladamke@hotmail.com Linguagem de Programação Uma linguagem de programação é um conjunto de símbolos (

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina.

Leia mais

Linguagem de Programação e Compiladores

Linguagem de Programação e Compiladores Linguagem de Programação e Compiladores Fernando Antônio Asevedo Nóbrega Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP SCC-206 Introdução à Compilação 24 de abril de 2012 1 / 20 Sumário 1 Introdução

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Aula 2 Introdução Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Técnico em Informática Prof. Bruno B. Boniati www.cafw.ufsm.br/~bruno O que

Leia mais

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos: Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa Histórico do Java Em 1991 a Sun Microsystems financiou uma pesquisa sobre o que seria a nova onda digital. Desta pesquisa resultou a criação da

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Introdução à Ciência da Computação

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Introdução à Ciência da Computação Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Introdução à Ciência da Computação Tema nº1: Entrada e saída de dados Assunto: Elemos básicos sobre Arquitetura de Computadores Conceito de Hardware,

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 04 - Linguagens de Programação, Interpretador, compilador

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Conceitos de Linguagens de Programação - Características. Paavo Soeiro

Conceitos de Linguagens de Programação - Características. Paavo Soeiro Conceitos de Linguagens de Programação - Características Paavo Soeiro Motivação Para que possa escolher uma linguagem apropriada ao problema. Melhorar o entendimento da linguagem utilizada. Facilitar o

Leia mais

Introdução à plataforma Java

Introdução à plataforma Java Introdução à plataforma Java Apresentação: Professor: Galvez Gonçalves prof.gago@gmail.com O que estudaremos 1. Os conceitos de programação orientada a objetos através de uma linguagem de programação que

Leia mais

Infraestrutura de Hardware. Funcionamento de um Computador

Infraestrutura de Hardware. Funcionamento de um Computador Infraestrutura de Hardware Funcionamento de um Computador Computador: Hardware + Software Perguntas que Devem ser Respondidas ao Final do Curso Como um programa escrito em uma linguagem de alto nível é

Leia mais

Aula teórica 7. Preparado por eng.tatiana Kovalenko

Aula teórica 7. Preparado por eng.tatiana Kovalenko Aula teórica 7 Tema 7. Introdução a Programação Ø Linguagens de Programação Ø LP Java ØEstrutura de um programa em Java ØIdentificadores, variáveis e constantes. ØTipos de dados básicos Preparado por eng.tatiana

Leia mais

Autômatos e Linguagens

Autômatos e Linguagens Autômatos e Linguagens Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Agosto, 2016 1 / 41 Sumário 1 Compiladores 2 Linguagens de programação 3 Ciência dos compiladores

Leia mais

Desenvolvimento de Software I

Desenvolvimento de Software I Desenvolvimento de Software I Prof. Arnaldo Martins Hidalgo Junior arnaldo@flash.tv.br http://aulashidalgo.wordpress.com 5 h/a (2 aulas semanais) http://aulashidalgo.wordpress.com 1 Competências Avaliar

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação. Prof. Saul Delabrida 2013/2

BCC201 Introdução à Programação. Prof. Saul Delabrida 2013/2 BCC201 Introdução à Programação Prof. Saul Delabrida 2013/2 Como um programa é criado? Compilação por linha de comando Introdução à linguagem C 2 Como um programa é criado? 3 Quando queremos digitar um

Leia mais

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação O QUE É UM COMPUTADOR?

Leia mais

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1.

a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. a) Computador b) Estrutura do sistema i. Hardware ii.software c) Linguagens de Programação i. Paradigmas e Programação 1. Estruturada 2. Orientada a eventos 3. Orientada a objetos d) Sistemas Operacionais

Leia mais

Programação Básica. Introdução à programação de computadores

Programação Básica. Introdução à programação de computadores Programação Básica Introdução à programação de computadores Software x Hardware Um computador é um equipamento capaz de processar dados de entrada gerando dados de saída. Essa saída será interpretada pelo

Leia mais

Noções de compilação

Noções de compilação Noções de compilação Compilador: o que é, para que serve e estrutura geral Parentes do compilador e programas correlatos Prof. Thiago A. S. Pardo 1 Compilação: por que estudar? (parte 1) Compiladores:

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES. Introdução. Geovane Griesang

Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES. Introdução. Geovane Griesang Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES Introdução geovanegriesang@unisc.br Processadores de linguagem Linguagens de programação são notações para se descrever

Leia mais

Noções de compilação

Noções de compilação Noções de compilação Compilador: o que é, para que serve e estrutura geral Parentes do compilador e programas correlatos Prof. Thiago A. S. Pardo 1 Exercício em duplas Para esquentar... 2 1 Compilação:

Leia mais

Existem três categorias principais de linguagem de programação: linguagem de máquina, linguagens assembly e linguagens de alto nível.

Existem três categorias principais de linguagem de programação: linguagem de máquina, linguagens assembly e linguagens de alto nível. Aula 3 SOFTWARE (programas) Um programa (software) consiste em uma sequência de instruções escritas numa linguagem precisa chamada linguagem de programação. Estas instruções são traduzidas em um compilador,

Leia mais

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp MC-102 Aula 01 Introdução à Programação de Computadores Instituto de Computação Unicamp 2016 Roteiro 1 Por que aprender a programar? 2 Hardware e Software 3 Organização de um ambiente computacional 4 Algoritmos

Leia mais