O Entreguerras: Nazismo e Fascismo. Profª Viviane Jordão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Entreguerras: Nazismo e Fascismo. Profª Viviane Jordão"

Transcrição

1 O Entreguerras: Nazismo e Fascismo Profª Viviane Jordão

2 Introdução O período entreguerras é uma fase da História do século XX que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial ( ). Estruturou-se na Europa um período bastante conturbado, marcado pelas consequências dos acordos de paz após o conflito da Grande Guerra, pelas tentativas de cada país envolvido de reestruturar suas economias e pelos efeitos da Crise de Nesse período há a ascensão dos regimes totalitários.

3 Totalitarismo - definição Total poder ao Estado e ao líder -> partido único; supressão de todas as liberdades individuais e coletivas; regime de terror total contra a nação; uso dos meios de comunicação de massa para difundir a ideologia do regime, exaltar o governo e a figura do líder; Estado policial (vigilância permanente sobre a vida cotidiana dos cidadãos).

4 A Itália fascista - Antecedentes Primeira Guerra Mundial A Itália lutou no lado vencedor, ao lado da Tríplice Entente (Inglaterra, França e Império Russo), mas as vantagens almejadas (como a posse nos territórios dos Balcãs) não passaram de promessas assim que os fronts foram esvaziados. A Itália saiu humilhada e entrou em absoluto caos econômico, com desemprego e inflação altíssima.

5 A Itália fascista O biênio vermelho ( ) Primeira Guerra Mundial A crise econômica Desemprego O crescimento da esquerda Partido Comunista Italiano CGIL (Confederação Geral Italiana do Trabalho). Greves e manifestações. Revolta no campo e ocupações de terras. Operários tomaram as fábricas -> objetivo: revolução socialista.

6 Fasci di Combattimento di Milano (Feixes de combate de Milão) Grupo paramilitar de oposição ao crescimento da extrema esquerda, liderado por Benito Mussolini ( ) e fundado em Movimento nacionalista forte e autoritário que pregava a repressão contra os grupos de esquerda. Apoio das classes médias e da burguesia. Ficou claro que a democracia não era capaz de conter a ameaça comunista. Tinham medo de uma revolução de esquerda como na Rússia.

7 Fasces (=feixe de varas) Era um chicote que os magistrados da Antiguidade Romana usavam para açoitar criminosos, e era esse o objetivo de Mussolini, lutar violentamente contra os opositores: - sindicatos - jornais - grupos de esquerda Os camisas negras atacavam e matavam qualquer simpatizante das ideias de esquerda.

8 Camisas Negras Milícias paramilitares do Estado Fascista Italiano, vestiam uniforme negro, o qual simbolizava a crise econômica que viviam e os diferenciavam dos comunistas (vermelhos). Agiam em nome do nacionalismo, do anticomunismo, do antipacifismo e do antiliberalismo.

9 Partido Nacional Fascista (PNF) Com o apoio da burguesia e da classe média, esse grupo se uniram para fundar o Partido Nacional Fascista (PFN). O caos social pós Primeira Guerra Mundial permitiu que as ideias fascistas se espalhassem pelo país até que, em 1922, Mussolini realizou a Marcha sobre Roma, quando a capital italiana foi invadida por milhares de camisas negras organizados.

10 Marcha sobre Roma Itália - Monarquia parlamentar desde sua unificação em Governada pelo rei Victor Emanuel III. Na marcha fascista, o palácio real foi cercado pelos camisas negras que exigiam reformas. O rei, cedendo as pressões, demitiu o primeiro-ministro e chamou Mussolini para montar um novo gabinete. Os camisas negras marcham sobre Roma com o objetivo de tomar o poder.

11 Mussolini no poder No poder, o DUCE (guia), como ficou conhecido o novo líder, perseguiu e calou as lideranças socialistas que ousavam denunciar fraudes e violências. Proibiu greves, suspendeu a constituição e os direitos civis e passou a governar por decretos. Assim diante das ameaças do comunismo internacional, nascia o Estado Fascista. O fascismo italiano difundiu suas ideias através da mobilização da juventude e difusão do lema: crer, obedecer e combater, enfatizando a obediência e submissão.

12 Carta Del Lavoro (Leis do Trabalho) Criada em 1927, a Carta Del Lavoro, obrigava a sociedade a organizar-se em corporações, isto é, associações patronais e sindicatos de trabalhadores inteiramente controlados pelo Estado, que controlava consequentemente, as relações entre patrões e empregados e entre empresas e o Estado. Assim instituiu-se o corporativismo, ou Estado Corporativo, depois copiado em Portugal, no Brasil (por Getúlio Vargas) e na França.

13 Tratado de Latrão Desde a Alta Idade Média, a Igreja Católica detinha um grande território no centro da Itália. Com a Unificação Italiana, em 1871, as tropas do rei Victor Emanuel II incorporaram as terras. Como compensação, o rei deu uma indenização à Igreja e cedeu o bairro do Vaticano, em Roma. O clero recusou e teve início a Questão Romana. Em 1929, Mussolini criou o Estado do Vaticano, soberano e sob autoridade do papa Pio XII. Em troca, a igreja reconheceu Roma como capital da Itália. O catolicismo se tornou religião oficial do Estado Fascista.

14 Características do Fascismo Italiano Governo de extrema direita Totalitário Intervencionista Antidemocrático Antiparlamentarista Antiliberal Antissocialista Nacionalismo extremado Culto ao líder (DUCE) - propaganda Defendia a propriedade privada (capitalismo)

15 Nazismo - conceito Nazismo foi uma política de ditadura que governou a Alemanha entre 1933 e 1945, período que também ficou conhecido como Terceiro Reich, liderado por Adolf Hitler.

16 Hitler Nasceu em 20 de abril de 1889, na Áustria. Seu pai era funcionário da Alfândega. Em 1907, mudou-se para Viena pois não se dava muito bem com o pai. Em 1909, morou na rua, dormindo em sarjetas, até encontrar refúgio em uma pousada. Passou a se sustentar vendendo quadros e desenhos da capital austríaca. Tentou entrar na Academia de Artes Gráficas duas vezes, mas não conseguiu o tornando uma pessoa amarga. Em 1913, fugiu para Munique, para evitar o alistamento no exército austríaco. Hitler lutou ao lado da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.

17 Antecedentes Primeira Guerra Mundial -> A Alemanha é humilhada e considerada culpada pela Primeira Guerra Mundial, pagando altas multas, perdendo territórios (Alsácia e Lorena) e sendo desmilitarizada (100 mil homens). Alta inflação e desvalorização do marco alemão -> em 1914, 1 dólar = 4 marcos; em 1922, 1 dólar = 186 marcos; em 1923, 1 dólar = mais de 4 bilhões de marcos. As dificuldades econômicas ampliaram as tensões políticas entre os diferentes grupos sociais.

18 República de Weimar Diante das imposições do Tratado de Versalhes a Alemanha se transformara em uma República Federativa Parlamentar, cuja a constituição foi assinada no ano de 1919 e na cidade alemã de Weimar, por isso o nome de República de Weimar. Presidente da República -> chefe de Estado e tinha o poder de escolher o chanceler (primeiro-ministro), que desempenhava as funções de chefe de governo.

19 Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP) Teve sua origem nas teorias: Superioridade racial ariana. Antissemitismo Estado autoritário O Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP), foi fundado em 5 de janeiro de Hitler afiliou-se ao partido em setembro do mesmo ano. Discurso nacionalista agressivo. Culpava os judeus e os comunistas pela derrota na Primeira Guerra Mundial e pela crise da Alemanha.

20 Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) Hitler torna-se líder do partido e altera o nome para PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃES (NAZISTA). O Partido Nazista contava com uma milícia paramilitar chamada SA (Seção de Assalto), que atacava sede de jornais, sindicatos e partidos operários, reprimia greves e partidos de esquerda. SS (Tropas de Proteção) inicialmente funcionava como guarda pessoal de Hitler.

21 Putsch de Munique Em novembro de 1923, os nazistas tentaram promover um Golpe de Estado na cidade de Munique. Foi o PUTSCH DE MUNIQUE, apesar do apoio do Exército, o golpe fracassou e muitos nazistas foram presos, entre eles Hitler (foi condenado por 5 anos, mas cumpriu apenas 8 meses). Durante o período que ficou preso escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta), defendia a perseguição dos judeus e a conquista de territórios para a construção de um espaço vital, necessário para o desenvolvimento da Alemanha.

22 Os Nazistas no poder Agravamento da situação econômica da Alemanha com a Crise de ficaram sem o crédito norte-americano - os produtos não mais eram comprados no mercado internacional - aumento da inflação e desemprego. A população alemã passou a responsabilizar a República de Weimar, com seus princípios liberais, pelos seus infortúnios.

23 Os Nazistas no poder Hitler teve o apoio da classe média e da burguesia industrial -> tinham medo da crise e da ascensão dos comunistas, acreditavam que somente os nazistas poderiam deter o avanço comunista. Nas eleições de 1932 o parlamento estava dividido e o Presidente Paul von Hinderburg, convida Hitler para ocupar o cargo de CHANCELER. Hitler assume o cargo em 30 de janeiro de 1933.

24 O Terceiro Reich (Império) Em fevereiro de 1933, o palácio de Reichstag (Parlamento), símbolo da unificação e da democracia alemã, foi incendiado. O governo culpou os comunistas e obteve respaldo para perseguir os partidos de esquerda. A imprensa foi censurada e o poder centralizado nas mãos do chanceler. Em 1934, o presidente Hinderburg morre e Hitler que era o primeiro-ministro, tornou-se presidente da Alemanha, acumulando os dois cargos.

25 Para enfrentar o desemprego... O governo, levou a cabo uma política de frentes de trabalho, como construção de estradas, obras públicas e trabalho no campo, além de impulsionar a indústria bélica. O regime instituído por Hitler passou a ser chamado de TERCEIRO REICH (Terceiro Império), tinha como objetivo devolver a Alemanha a grandiosidade perdida.

26 A banalização do mal Um sistema totalitário baseia seu poder na aplicação da violência generalizada e na censura dos meios de comunicação e produção cultural. Utiliza a propaganda para difundir uma imagem positiva do regime, escondendo todos os aspectos negativos do governo. "A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina... A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma ideia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião" (Adolf Hitler, Mein Kampf).

27 A máquina repressora O Estado Nazista contava com três grandes instituições repressoras: - a SA (Seção de Assalto) -> patrulhas militares que defendiam as ações do partido nazista. Impediam organizações de marxistas, estrangeiros e comunistas. - a SS (Tropas de Proteção) -> inicialmente funcionava como guarda pessoal de Hitler, depois passou a ser a tropa de elite que contava com mais de homens. - a Gestapo (Polícia Secreta) -> possuía agentes secretos que investigavam e identificavam os opositores do nazismo. Usavam torturas nos interrogatórios, e executavam pessoas consideradas perigosas.

28 A ideia de uma raça pura Adotou a purificação da raça por meio do controle genético = EUGENIA. A reprodução deveria ocorrer apenas em pessoas da raça ariana. A miscigenação era proibida. Política de eliminação de incapazes, por meio de programas de esterilização e do assassinato de pessoas com deficiências físicas e mentais.

29 Judeus - Antissemitismo Os nazistas apontavam os judeus como financistas frios, comerciantes exploradores e os acusavam de terem empregos melhores do que o dos alemães puros. Em > Leis de Nuremberg, que institucionalizavam juridicamente a inferioridade dos judeus na sociedade alemã (política de segregação). - Judeus não podiam se casar com não judeus e nem ter empregados alemães em sua casa. - Diziam que eles eram pessoas cruéis e gananciosas.

30 Noite dos Cristais (09/11/1938) A SS comandou tropas para destruir milhares de residências e lojas pertencentes a judeus, depredaram sinagogas e prenderam muitos judeus. Muitos foram mortos. Os vidros despedaçados das janelas deram o nome a essa ação agressiva. Os judeus foram responsabilizados e com isso expropriados de seus negócios, obrigados a conviver em áreas confinadas (guetos) e a usar na roupa uma estrela amarela. Foram impedidos de frequentar muitos locais -> Política de Segregação, que conduziria mais tarde para o extermínio em massa dos judeus = HOLOCAUSTO.

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS

REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS REGIMES TOTALITÁRIOS NAZIFASCISTAS Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo

Leia mais

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa

Os regimes totalitaristas. Professor Gustavo Pessoa Os regimes totalitaristas Professor Gustavo Pessoa O NAZIFASCISMO tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 1939). ONDE? CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: Principalmente ITA,

Leia mais

Regimes Totalitários. Nazifascismo

Regimes Totalitários. Nazifascismo Regimes Totalitários Nazifascismo 1918-1939 http://historiaonline.com.br CONTEXTO Humilhação imposta à Alemanha e à Itália 1ª Guerra Mundial (Tratado de Versalhes), Sentimento nacionalista = revanchismo,

Leia mais

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa

PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa PERÍODO ENTREGUERRAS: Estados unidos da América e Europa A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK -Início do século 20 * E.U.A. despontam como potência mundial * 1ª Guerra: EUA = abastece os países da

Leia mais

História B aula 18 O Nazismo.

História B aula 18 O Nazismo. História B aula 18 O Nazismo. Adolf Hitler (1889-1945) - nasceu em Braunau (Áustria) 100 km de Munique. - livro: Mein Kampf Minha Luta - aos 35 anos estava preso no presídio militar de Landsberg por ter

Leia mais

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários

Ciências Humanas História. Totalitarismos ou Regimes Autoritários Ciências Humanas História Totalitarismos ou Regimes Autoritários Relembrando Professor Evandro R. Saracino ersaracino@gmail.com Facebook.com/ersaracino Facebook.com/errsaracino Estude o MESMO conteúdo

Leia mais

CONCEITO DE TOTALITARISMO

CONCEITO DE TOTALITARISMO CONCEITO DE TOTALITARISMO Totalitarismo: tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20

A PROSPERIDADE DOS EUA NOS ANOS 20 CRISE DE 1929: Ao final da Primeira Guerra, a indústria dos EUA era responsável por quase 50% da produção mundial. O país criou um novo estilo de vida: o american way of life. Esse estilo de vida caracterizavase

Leia mais

05 - PERÍODO ENTREGUERRAS: REGIMES TOTALITÁRIOS

05 - PERÍODO ENTREGUERRAS: REGIMES TOTALITÁRIOS 05 - PERÍODO ENTREGUERRAS: REGIMES TOTALITÁRIOS Consequências da Grande Guerra (1914-1918) Perda de muitas vidas e destruição de famílias Grave crise econômica e diminuição territorial para os derrotados

Leia mais

Itália - FASCISMO /43

Itália - FASCISMO /43 Itália - FASCISMO - 1922/43 Benito Mussolini, o Duce Símbolo do Partido Nacional Fascista Antecedentes Após a 1ª Guerra Mundial, a Itália passa por uma grave: Crise económica, caracterizada pela desvalorização

Leia mais

Nazismo. Adolf Hitler

Nazismo. Adolf Hitler 1889: Nasce em Braunau (Áustria). 1914/18: Participa na 1.ª Guerra Mundial. 1919: Filia-se no Partido Alemão dos Trabalhadores (DAP). 1921: Converte o DAP no Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores

Leia mais

OS TOTALITARISMOS. Rodrigo Dornelles

OS TOTALITARISMOS. Rodrigo Dornelles OS TOTALITARISMOS Rodrigo Dornelles TOTALITARISMO Apesar de vitoriosas na Primeira Guerra, os países europeus capitalistas não puderam conter a crise generalizada diante dos problemas econômicos, das ameaças

Leia mais

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA

ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO PROF.º OTTO TERRA ASCENSÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 NAZISMO - Pesada indenização de Guerra aos países vencedores; - Devolução das regiões de Alsácia e Lorena à França; - Desmilitarização

Leia mais

A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues)

A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues) A Alemanha Nazi (powerpoint adaptado a partir de um original do Professor Mário Rodrigues) 1889: Nasce em Braunau (Áustria). 1914/18: Participa na 1.ª Guerra Mundial. 1919: Filia-se no Partido Alemão dos

Leia mais

O NACIONALISMO NA ITÁLIA

O NACIONALISMO NA ITÁLIA TOTALITARISMO NO REGIME TOTALITÁRIO TEMOS O QUE CHAMAMOS DE ESTADO TOTAL, NO QUAL TODAS AS ATIVIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS, RELIGIOSAS, SOCIAIS E CULTURAIS ESTÃO SOB SUA DIREÇÃO. O ESTADO TOTALITÁRIO

Leia mais

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( )

HISTÓRIA. aula Período Entreguerras ( ) HISTÓRIA aula Período Entreguerras (1918 1939) Após a Primeira Guerra Perdas humanas e econômicas Grande criação da Liga das Nações Tratado de Versalhes (1919) Alemanha (perdas territoriais, indenizações,

Leia mais

CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA

CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA CAPÍTULO 28 CRISE DOS ANOS 1920 E ASCENSÃO NAZIFASCISTA American way of life n Ao final da Primeira Guerra Mundial, a situação econômica dos países da Europa contrastava com a dos Estados Unidos. Situação

Leia mais

Aula 18 O período entreguerras

Aula 18 O período entreguerras Aula 18 O período entreguerras Os EUA no pós 1ª GM Economia mais poderosa do mundo Quase 50% produção industrial mundial Mecanização e eletrificação do espaço rural Euforia americana: American way of life

Leia mais

OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO NAZISMO. Prof: R O C H A

OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO NAZISMO. Prof: R O C H A OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO NAZISMO Prof: R O C H A OS ESTADOS TOTALITARIOS - FASCISMO O período entre guerras (1919-1939) teve uma marca política: a tendência è radicalização. Regimes totalitários

Leia mais

Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO

Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO Profº Msc. Givaldo Santos de Jesus 3 ANO 1 - Introdução: A década de 1930 seria atingida por uma das maiores crises econômicas da história capitalista, a chamada Grande Depressão. A crise favoreceu a polarização

Leia mais

Exacerbação do nacionalismo italiano. Poucos ganhos territoriais no pós guerra Desejo de conquistas territoriais Situação econômica caótica

Exacerbação do nacionalismo italiano. Poucos ganhos territoriais no pós guerra Desejo de conquistas territoriais Situação econômica caótica Exacerbação do nacionalismo italiano Poucos ganhos territoriais no pós guerra Desejo de conquistas territoriais Situação econômica caótica Inflação e empréstimos Desemprego Greves crescem em 1919 1920

Leia mais

Período entre as guerras ( ): A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários

Período entre as guerras ( ): A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários Período entre as guerras (1919-1939): A crise de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Estende-se do final da Primeira ao início da Segunda

Leia mais

Regimes ditatoriais na Europa

Regimes ditatoriais na Europa Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA 12º Ano Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel de Estremoz Apresentação nº 1 Regimes ditatoriais na Europa Avanço da extrema-direita na Europa Professor Pedro Bandeira

Leia mais

ASCENÇÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 PROF.º OTTO TERRA

ASCENÇÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 PROF.º OTTO TERRA ASCENÇÃO DOS REGIMES NAZI-FASCISTAS: A EUROPA NAS DÉCADAS DE 1920 A 1940 PASSO DEL BRENNERO ITÁLIA: O SURGIMENTO DO FASCISMO Contexto da Itália pós 1ª Guerra: PASSO DEL TRIESTE PORTO DE FIÚME - A Itália

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP

Unificação Italiana e Alemã. Prof. Leopoldo UP Unificação Italiana e Alemã Prof. Leopoldo UP Antecedentes: O Congresso de Viena(1815) Tentativa frustrada de manter o Antigo Regime. A Revolução de 1830. A Revolução Industrial se espalha por várias regiões

Leia mais

LIBERALISMO. defende o indivíduo

LIBERALISMO. defende o indivíduo 2.1.1. As opções totalitárias - Itália, Alemanha, URSS, Portugal, Espanha - Fascismos [extrema-direita]: fascismo italiano, nazismo alemão - Características: 1. Antiliberal LIBERALISMO defende o indivíduo

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br A Grande Depressão Primeira Guerra Efeitos desastrosos na Europa Nos Estados Unidos: Seu território não foi atingido; O conflito lhe trouxe riquezas e prosperidade

Leia mais

O PERÍODO ENTREGUERRAS

O PERÍODO ENTREGUERRAS O PERÍODO ENTREGUERRAS Contexto: A Primeira Guerra Mundial havia acabado e muitos fatores básicos, considerados raízes desse conflito, não haviam sido solucionados. Contexto: Alemães, italianos e espanhóis

Leia mais

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu.

Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de , novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Cap. 6 Devido a grande crise que assolava o mundo em meados de 1929-1930, novas filosofias políticas começam a surgir no território europeu. Esses ideais políticos costumeiramente marcavam o autoritarismo

Leia mais

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER Pós Primeira Guerra Mundial: economia alemã enfrenta grave crise econômica. valor do marco em relação a um dólar: 1914 4 1920 84 1922 (janeiro) 186 1922 (julho) 401 1923 (janeiro) 7.260 Indústria alemã

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX

Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX Unificações: Alemanha, Itália e EUA no Séc. XIX 1. (UNESP) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu.

Leia mais

Regimes Totalitários

Regimes Totalitários Regimes Totalitários Totalistarismo Concebido através de ideologias nascidas na crise de 1929 Os liberais desencadearam uma grande crise econômica Espaço para o crescimento da esquerda Reação dos empresários:

Leia mais

Direito Internacional, Direitos Humanos e soberania do Estado (parte 4)

Direito Internacional, Direitos Humanos e soberania do Estado (parte 4) Direito Internacional, Direitos Humanos e soberania do Estado (parte 4) POLÍTICA INTERNACIONAL E GEOPOLÍTICA Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes José Pedro Teixeira Fernandes 28/11/2018 PARTE

Leia mais

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado nacional compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura,

Leia mais

O Brasil e do Mundo. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com. (1918 e 1945) 1ª. Parte

O Brasil e do Mundo. Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com. (1918 e 1945) 1ª. Parte O Brasil e do Mundo Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com (1918 e 1945) 1ª. Parte Quando tudo começou... 1918 11 de novembro A Alemanha assina o armistício que põe fim a I Guerra Mundial;

Leia mais

Aula4 REGIMES TOTALITÁRIOS. Valéria Maria Santana Oliveira

Aula4 REGIMES TOTALITÁRIOS. Valéria Maria Santana Oliveira Aula4 REGIMES TOTALITÁRIOS META Apresentar as principais características dos regimes totalitários e seus exemplos mais emblemáticos na era contemporânea. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá:

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira

1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira 1º bimestre 2010_3ª série Contemporânea Unificações tardias (Alemanha e Itália). Cap39, p. 374 até 378. Roberson de Oliveira Expansão capitalista e nacionalismo As transições tardias: Alemanha e Itália

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von Bismarck

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

Unificação Italiana e Alemã. Professora: Martha J. da Silva

Unificação Italiana e Alemã. Professora: Martha J. da Silva Unificação Italiana e Alemã Professora: Martha J. da Silva Monarquias Absolutistas Formação dos Estados Modernos séc. XV e XVI Centralização absoluta do poder na mão do rei FOI Substituído por forma constitucionais

Leia mais

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO

Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Revolução Russa AULA 38 PROF. THIAGO Antecedentes Absolutismo (Czar Nicolau II). País mais atrasado da Europa. (85% pop. Rural) Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino

Leia mais

REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR.

REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REGIMES FASCISTAS PROFESSOR ESPECIALISTA HAROLDO TRAZÍBULO JR. REGIMES FASCISTAS - NOÇÕES GERAIS: A ORIGEM DA PALAVRA ( FASCIUM ). - O FASCISMO NA ITÁLIA, NA ALEMANHA (NAZISMO), PORTUGAL (SALAZARISMO OU

Leia mais

Fonte: Acesso em 11/09/13.

Fonte:  Acesso em 11/09/13. Fascismo e Nazismo A cruz swastica é o símbolo das quatro forças sagradas que sob inumeráveis nomes e aspectos diferentes representaram um papel importante na concepção humana do Criador e da Criação,

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

História. Revoluções Liberais na Europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Revoluções Liberais na Europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Revoluções Liberais na Europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Movimentos de 1848 Primavera dos Povos Fatores Defesa do liberalismo pela burguesia, contrário às limitações

Leia mais

Período Entre Guerras

Período Entre Guerras Período Entre Guerras Período Entre Guerras 1. (Fuvest) Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais'

Leia mais

DISCIPLINA - HISTÓRIA QUESTÃO 1

DISCIPLINA - HISTÓRIA QUESTÃO 1 DISCIPLINA - HISTÓRIA QUESTÃO 1 A) (14 PONTOS) Ao assumir a Presidência da República o General Costa e Silva empenhou-se, entre outras coisas, em ampliar os instrumentos jurídicos e institucionais de controle

Leia mais

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA DOLOROSA: O NAZISMO ALEMÃO A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha colocou em ação a política de expansão territorial do país e o preparou para a Segunda Guerra Mundial. O saldo

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA PRÚSSIA -A Unificação da Alemanha foi um processo iniciado em meados do século XIX e finalizado em 1871 -Esse processo de unificação foi liderado pelo primeiro-ministro Otto Von

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

UDESC 2016/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2016/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Questão tratou sobre movimentos que emergiram nos EUA dos anos 1960 e suas consequências na Europa e até mesmo no Brasil. I. Verdadeira. 1 II. Falsa. Os movimentos LGBT ocorreram a partir dos

Leia mais

A frase de Mussolini acima é uma das mais interessantes para se compreender a essência dos regimes fascistas.

A frase de Mussolini acima é uma das mais interessantes para se compreender a essência dos regimes fascistas. A frase de Mussolini acima é uma das mais interessantes para se compreender a essência dos regimes fascistas. Esse foi o resultado europeu após a Primeira Guerra Mundial. Da sociedade insatisfeita irrompiam

Leia mais

GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE

GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE HISTÓRIA PROF. LEANDRO 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GABARITO DA PROVA BIMESTRAL DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE 1. O acordo de paz imposto à Alemanha após a Primeira Guerra Mundial foi o tratado de Versalhes, assinado

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava:

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: 1 Lista de exercícios Nazifacismo 1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: A)As mulheres e os trabalhadores B)Os fascistas e os estrangeiros

Leia mais

Uma ditadura antiesquerdista cercada de entusiasmo popular criando uma combinação inesperada.

Uma ditadura antiesquerdista cercada de entusiasmo popular criando uma combinação inesperada. FASCISMO NAZISMO Uma ditadura antiesquerdista cercada de entusiasmo popular criando uma combinação inesperada. Inesperada por contar com o apoio da direita industrial, preocupada com a reconstrução econômica

Leia mais

História 9º ano Ficha formativa n.º

História 9º ano Ficha formativa n.º UMA CRISE À ESCALA MUNDIAL (recapitulação de matéria anterior- da ficha 6) Factores de propagação da Crise: - Rapidez do alastrar da crise - Retirada dos capitais americanos investidos na Europa (levando

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar.

REVOLUÇÃO RUSSA. Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Antecedentes: REVOLUÇÃO RUSSA Situação Política: Até início do séc. XX a Rússia ainda era um país Absolutista, governada por um Czar. Situação Econômica: era um país extremamente atrasado, economia agrária,

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo.

Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo. Após o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Gomes da Costa, inicia-se a Ditadura Militar. Salazar é convidado para o governo. Salazar renuncia à pasta da Fazenda (Finanças), porque

Leia mais

Revoluções Liberais do Século XIX

Revoluções Liberais do Século XIX Revoluções Liberais do Século XIX Revoluções Liberais do Século XIX Após a queda de Napoleão, os países absolutistas buscaram retomar o Antigo Regime com o Congresso de Viena. As diretrizes básicas do

Leia mais

Regimes Autoritários/ Totalitários EUROPA NO ENTREGUERRAS PROF. SARA

Regimes Autoritários/ Totalitários EUROPA NO ENTREGUERRAS PROF. SARA Regimes Autoritários/ Totalitários EUROPA NO ENTREGUERRAS PROF. SARA O que mais diferencia o totalitarismo de outras formas de ditadura é que o Estado totalitário invade a privacidade das pessoas, controlando-as

Leia mais

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar

A RÚSSIA IMPERIAL monarquia absolutista czar A RÚSSIA IMPERIAL Desde o século XVI até a Revolução de 1917 a Rússia foi governada por uma monarquia absolutista; O rei era chamado czar; O czar Alexandre II (1818-1881) deu início, na metade do século

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

Um Novo Tempo da História, 12º Ano Caderno do Aluno

Um Novo Tempo da História, 12º Ano Caderno do Aluno Um Novo Tempo da História, 12º Ano Caderno do Aluno Página 1 de 23 Página 2 de 23 1. d) 2. b) 3. d) 4. c) 5. Escolher três de entre as seguintes: - Corporativismo ou enquadramento em corporações das atividades

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917)

IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO RUSSA (1917) Marca o fim do império dos czares, sendo a primeira tentativa bem-sucedida de implantação de um regime comunista. Divide-se em duas etapas: a democrática, em fevereiro de 1917, e a socialista, com a instalação

Leia mais

9 - "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H. Goering)

9 - Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência. (H. Goering) 1 - Um dos acontecimentos mais significativos do século XX foi a Revolução Socialista na Rússia, em 1917, por colocar em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Com respeito ao desencadeamento do processo

Leia mais

01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31.

01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31. 01) Leia atentamente os 14 pontos de Wilson, na pagina 30, e compareos com as disposições do Tratado de Versalhes, na pagina 31. 7) Bélgica, o mundo inteiro concordará, precisa ser restaurada, sem qualquer

Leia mais

Nazifascismo IDADE CONTEMPORÂNEA

Nazifascismo IDADE CONTEMPORÂNEA IDADE CONTEMPORÂNEA Nazifascismo Antes mesmo da Crise de 1929, surgiram movimentos nacionalistas, antiliberais e antissocialistas, os quais chamamos de Fascismos (ou Nazi-fascismo). Com a crise de 1929,

Leia mais

Revolução Russa 1917

Revolução Russa 1917 Revolução Russa 1917 1 A RÚSSIA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Economia Predominantemente rural (latifúndios) com vestígios do feudalismo, muito atrasado economicamente. Mais da metade do capital russo provinha de

Leia mais

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS

- GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS 2 - GUERRA RUSSO-JAPONESA. - DISPUTAS: CORÉIA + MANCHÚRIA. - CRISE DE ABASTECIMENTO + INFLAÇÃO. - DOMINGO SANGRENTO (1905): MASSACRE DE POPULARES PELOS COSSACOS. - VÁRIAS REVOLTAS: CAMPO & CIDADES. - MARINHEIROS

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História

REVOLUÇÃO RUSSA. Monique Bilk História REVOLUÇÃO RUSSA Monique Bilk História CONTEXTO Rússia Feudal até 1860. (XIX) Monarquia absolutista, teocrática Czarismo. Aristocracia rural. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada

Leia mais

A CRISE DE 1929. Linha de montagem Ford T

A CRISE DE 1929. Linha de montagem Ford T O MUNDO ENTRE GUERRAS: A CRISE DO LIBERALISMO RECAPTULANDO -Com o fim da Primeira Guerra Mundial a Alemanha derrotada no conflito, sofreu sérias punições no Tratado de Versalhes que acabou retalhando o

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Leia as sentenças a seguir sobre a década de 1920 e marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. a) Os Estados Unidos

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Sociologia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) O início do Partido

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

Estado Novo Autor: Prof. Mário Rui

Estado Novo Autor: Prof. Mário Rui 1933-1974 Autor: 1. O derrube da 1.ª República 28 de Maio de 1926 O Marechal Gomes da Costa marcha sobre Lisboa, à fente de uma coluna militar, vinda de Braga. A 1.ª República é derrubada. Instaura-se

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

Génese e implantação do fascismo. e do nazismo

Génese e implantação do fascismo. e do nazismo Génese e implantação do fascismo FASCISMO: - Regime político que vigorou em Itália de 1922 a 1945 e que influenciou fortemente outros países. - Símbolo: o fascio romano. e do nazismo NAZISMO: - Regime

Leia mais

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas

Em 1929 o mundo enfrenta a Grande Depressão, após o Crack da Bolsa de NY. Ascensão dos discursos nacionalistas 1939-1945 Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com um forte caráter de vingança. Ex. Tratado de Versalhes A Alemanha teve suas forças armadas desmontada

Leia mais

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o tenentismo pelo país; Defediam: Voto secreto; Autonomia

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro informação-prova de equivalência à frequência data: 1 2. 0 5. 2 0 16 19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro 1.O B J E T O D E A V A L

Leia mais

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917)

Revolução Russa. Setor Aula 23 Revolução Russa Aula 23. Prof. Edu. 1 Antecedentes. 2 Revolução de Outubro (1917) Aula 23 Revolução Russa 1 Antecedentes Setor 1606 2 Revolução de Outubro (1917) 3 Construção do Socialismo ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Czar Nicolau II Absolutismo Igreja Ortodoxa Monopólio do ensino

Leia mais

QUESTÕES. 1 - A charge abaixo aborda uma situação do Brasil logo após a crise de a) O que foi a chamada crise de 1929?

QUESTÕES. 1 - A charge abaixo aborda uma situação do Brasil logo após a crise de a) O que foi a chamada crise de 1929? 9º História Rafael Av. Trimestral 29/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio HISTÓRIA Professor Paulo Aprígio IDEOLOGIAS E MOVIMENTOS POLÍTICOS SÉCULO XIX E XX QUESTÃO 1 Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais