Licenças, autorizações, comunicações prévias e outros atos permissivos. João Tiago Silveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Licenças, autorizações, comunicações prévias e outros atos permissivos. João Tiago Silveira"

Transcrição

1 Licenças, autorizações, comunicações prévias e outros atos permissivos João Tiago Silveira

2 Plano da Sessão 1. Atos permissivos e controlo administrativo. 2. Licença e autorização. 3. Comunicação prévia e meras comunicação prévia. 4. Registo. 5. Outros atos permissivos: aprovação, validação, autenticação e certificação. 6. Transposição da Diretiva Serviços e Licenciamento ZERO : O Decreto- Lei n.º 48/2011, de 1/4 e o Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26/7. 7. Como escolher o controlo administrativo adequado?

3 Atos Permissivos Porquê o estudo do conceito de ato permissivo e dos meios de controlo administrativo? Regime do Licenciamento ZERO e da transposição da Diretiva Serviços utilizam estes conceitos: Artigo 8.º-1 e 2 e artigo 9.º do DL n.º 92/2010, de 26/7 (transposição da Diretiva Serviços ); Artigo 1.º-1 do DL n.º 48/2011, de 1/4 ( Licenciamento ZERO ). Outras consequências relevantes (ex: artigo 108.º CPA).

4 Atos Permissivos 1. Noção de ato permissivo: Atos administrativos que possibilitam a alguém a adoção de uma conduta ou a omissão de um comportamento que, de outro modo, não poderia ser prestado livremente. Atos que desencadeiam benefícios ou que provocam situações de vantagem. Noção do artigo 8.º-1 e 2 do DL n.º 92/2010, de 26/7 (transposição da Diretiva Serviços ).

5 Atos Permissivos 2. Tipos de atos permissivos que ampliam vantagens: a) Atos permissivos emitidos por uma pessoa coletiva pública face a uma pessoa privada Licença: Direito de exercer atividade que lei proíbe, exceto quando a Administração, através de uma licença, o permita. Autorização: Permite a alguém o exercício de direito preexistente. Ato em resposta a comunicação prévia: Decisão administrativa que veda o exercício de um direito preexistente. Concessão: Administração transfere para privado o exercício de uma atividade pública, que concessionário privado exerce por sua conta e risco. Admissão: Órgão da Administração Pública investe particular em categoria legal. Subvenção/Subsídio: Órgão da Administração Pública atribui quantia em dinheiro para cobrir custos de atividade privada.

6 Atos Permissivos 2. Tipos de atos permissivos: b) Atos permissivos emitidos por uma pessoa coletiva pública face a outra pessoa coletiva pública: Autorização: Permite a um órgão administrativo a prática de um ato ainda não aprovado. Ex: Artigo 41.º-3 da Lei Quadro dos Institutos Públicos (Lei n.º 3/2004, de 15/1, sucessivamente alterada) Aprovação: Permite conferir eficácia a um ato já praticado por um órgão administrativo. Ex: Artigo 29.º-2-a) do DL que regula o Sector Empresarial do Estado (DL n.º 558/99, de 17/12, sucessivamente alterado) Delegação: Órgão da Administração Pública normalmente competente permite que outro órgão exerça essa competência.

7 Controlo Administrativo Meios de controlo administrativo de atividades económicas privadas (arts. 1.º-1 do DL n.º 48/2011, de 1/4 e 8.º-1 do DL 92/2010, de 26/7): Licença; Autorização; Comunicação prévia (com prazo para resposta); Mera comunicação prévia (sem prazo para resposta); Registo. Nem todos constituem ou implicam atos permissivos/permissões.

8 Licença e Autorização 1. Distinção Licença/Autorização Na autorização, o direito preexiste. Ato apenas permite o seu exercício, que já se encontra na esfera do interessado; Na licença é o próprio ato que concede o direito, que só assim se transfere para a esfera do interessado.

9 Licença e Autorização 2. A utilização imprópria dos termos Licença e Autorização Utilização inadequada dos termos é frequente. Ex1: Permissão administrativa para atividade de construção denomina-se alvará, mas é uma autorização (artigo 3.º-j), 4.º e 7.º e segs. do DL n.º 12/2004, de 9/1, sucessivamente alterado). Ex2: Autorização de introdução de medicamento no mercado é uma verdadeira licença (artigos 14.ºe segs., 23.º-A e 25.º do DL n.º 176/2006, de 30/8, sucessivamente alterado).

10 Licença e Autorização 3. Critérios de distinção 1.º Critério: Margem de liberdade atribuída ao decisor administrativo Quanto mais ampla for a margem de discricionariedade/interpretação ou aplicação de conceitos vagos e indeterminados, mais próximos estaremos de uma licença que de uma autorização. Ex: Causas de indeferimento do pedido de licença para a realização de operações urbanísticas (artigo 24.º-2 e 4 do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação). Quanto mais vinculada for essa margem, mais próximos estaremos de uma autorização que de uma licença. Ex: Autorização necessária ao exercício de atividade de mediador imobiliário, apesar de se denominar licença (artigo 5.º e segs do DL n.º 211/2004, de 20/8, sucessivamente alterado).

11 Licença e Autorização 3. Critérios de distinção 2.º Critério: Fundamento constitucional dos valores/interesses subjacentes Quanto mais denso for o valor/interesse constitucional subjacente, mais próximo estaremos de uma autorização que de uma licença. Ex: Regime do proteção jurídica (apoio judiciário e consulta jurídica), que depende de decisão (autorização) vinculada da Segurança Social e que decorre diretamente das garantias do artigo 20.º-1 e 2 da Constituição (artigos 7.º, 8.º e 8.º-A e 19.º e segs. da Lei n.º 34/2004, de 29/7, sucessivamente alterada).

12 Comunicação prévia e mera comunicação prévia 1. Comunicação prévia (art. 8.º-2-a) do DL 92/2010, de 26/7) Exercício da atividade económica pode efetuar-se após a comunicação, decorrido um determinado lapso temporal; Existe a possibilidade de uma decisão administrativa que obste ao exercício do direito. Decisão administrativa dentro do prazo após comunicação prévia é um ato permissivo. Ex: Comunicação prévia para certas operações urbanísticas, com prazo de pronúncia de 20 dias (artigo 4.º-4 e 34.º e segs. do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação).

13 Comunicação prévias e mera comunicação prévia 2. Mera comunicação prévia (artigo 8.º-2-b) do DL 92/2010, de 26/7) Atividade económica pode iniciar-se imediatamente; Reação administrativa só pode ocorrer em sede de fiscalização. Não é um ato permissivo. Ex: Início da atividade de agência de viagens sujeita a mera comunicação prévia (artigo 7.º do DL n.º 61/2011, de 6 de maio).

14 Registo 4. Registo Não visa permitir a atribuição ou o exercício de um direito, mas pode ser condição para o exercer; Apreciação totalmente vinculada ou ausência de apreciação; Fins de mera publicidade; Discutível se é ato permissivo. Ex: Registo comercial de alteração de gerente de sociedade, registo de novo proprietário de automóvel e registo/ depósito de planos municipais de ordenamento do território não sujeitos a ratificação (artigo 151.º do DL n.º 380/99, de 22/9, sucessivamente alterado).

15 Aprovação, validação, certificação e autenticação 1. Certificação Verificação de ocorrência de situação legalmente prevista; Obrigação frequentemente inadequada e sem previsão legal. Ex: Certificação municipal de certa operação urbanística estar isenta de controlo administrativo (artigo 6.º do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação).

16 Aprovação, validação, certificação e autenticação 2. Aprovações Utilização imprópria, quando está em causa uma licença ou autorização; Aprovação: permissão de uma entidade pública para a produção de efeitos de um ato praticado por outra entidade pública. 3. Validações e autenticações Utilização imprópria, quando está em causa uma licença ou autorização; Autenticações visam comprovar a fidedignidade/semelhança de um documento. Ex: Autenticação de documentos enviados para o tribunal administrativo pela entidade pública demandada, em vez do original do processo instrutor, numa ação administrativa especial (artigo 84.º-3 do Código de Processo nos Tribunais Administrativos).

17 Transposição da Diretiva Serviços e Licenciamento ZERO 1. Transposição da Diretiva Serviços (artigo 9.º do DL n.º 92/2010, de 26/7) Limitações à adoção/criação por lei de uma permissão administrativa/ato permissivo que condicione a atividade económica. Forte restrição ao estabelecimentos de novas licenças, autorizações, comunicações prévias e registos. Só é admissível criar um ato permissivo como condição para início de atividade se, cumulativamente: For absolutamente indispensável a existência dessa permissão/ato permissivo; O objetivo não possa ser alcançado através de meio menos restritivo, nomeadamente uma mera comunicação prévia; A existência do ato permissivo e suas formalidades se encontrarem previstas de forma clara e inequívoca; A sua adoção se encontrar justificada por imperiosa razão de interesse público, nos termos do artigo 30.º.

18 Transposição da Diretiva Serviços e Licenciamento ZERO 1. Transposição da Diretiva Serviços (DL n.º 92/2010, de 26/7) Caso seja imprescindível a criação de um ato permissivo: A Administração Pública deve notificar o requerente da receção do pedido, do prazo legal para decidir, das consequências do incumprimento do prazo e das vias de reação; Deve, em regra, adotar-se a regra do deferimento tácito do artigo 108.º CPA.

19 Transposição da Diretiva Serviços e Licenciamento ZERO 2. Licenciamento ZERO (DL n.º 48/2011, de 1/4) Elimina atos permissivos, deixando de existir controlo relativamente a certas atividades Ex: Licenças para agências de venda de bilhetes para espetáculos, licenciamento de atividade de realização de leilões (artigo 1.º-2-d) e e) do DL n.º 48/2011, de 1/4). Substitui atos permissivos por meras comunicações prévias.

20 Escolher o controlo administrativo mais adequado 1. Encarar sempre a ausência de controlo como opção. 2. Só em segunda linha, criar uma mera comunicação prévia. 3. Criar a exigência de um ato permissivo apenas quando os critérios do artigo 9.º do DL n.º 92/2010, de 26/7 estiverem preenchidos. 4. Preferir sempre a comunicação prévia com prazo à autorização.

21 Escolher o controlo administrativo adequado 5. Adotar a autorização só e apenas quando a ausência de resposta da Administração não possa ser encarada como um meio de resposta normal. Nesses casos é de encarar a adoção da regra do deferimento tácito. 6. Adotar a licença apenas quando valores/interesses constitucionais ou legais levem a considerar que o direito ainda não pode estar na esfera do particular e deva depender de um controlo administrativo. Nestes casos, não é de encarar a adoção da regra do deferimento tácito.

22

As comunicações prévias e a decisão do procedimento (incumprimento do dever de decidir e ato tácito)

As comunicações prévias e a decisão do procedimento (incumprimento do dever de decidir e ato tácito) As comunicações prévias e a decisão do procedimento (incumprimento do dever de decidir e ato tácito) João Tiago Silveira Código do Procedimento Administrativo Centro de Estudos Judiciários 17 de março

Leia mais

O regime do licenciamento ZERO

O regime do licenciamento ZERO O regime do licenciamento ZERO Curso de Pós-Graduação em Direito do Urbanismo e da Construção (Faro) Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade de Direito de Lisboa 8 de maio de 2015 Sumário 1.

Leia mais

A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo

A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo A decisão Revisão do Código do Procedimento Administrativo João Tiago Silveira XV Seminário de Justiça Administrativa 6 de julho de 2013 Estrutura da exposição 1.Prazo para a decisão; 2.Incumprimento do

Leia mais

O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas

O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas O contencioso dos atos de controlo prévio das operações urbanísticas Curso de pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Construção ICJP/FDUL 17 de abril 2013 Os atos de controlo prévio 6 situações a analisar:

Leia mais

Simplificação Administrativa no Código do Procedimento Administrativo

Simplificação Administrativa no Código do Procedimento Administrativo Simplificação Administrativa no Código do Procedimento Administrativo João Tiago Silveira Curso Revisão do CPA Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 10 de julho de

Leia mais

Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças

Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças Acesso à atividade empresarial na área da defesa: licenças João Tiago Silveira Curso de Pós-Graduação em Direito da Defesa Nacional ICJP e IDEFF/Faculdade de Direito de Lisboa 18 de maio de 2017 Sumário

Leia mais

Direito Administrativo II

Direito Administrativo II 1 3. Classificação dos atos administrativos Fernanda Paula Oliveira 2 Algumas espécies de atos com relevo prático atos de eficácia duradoura: os efeitos não se esgotam no momento da sua prática e criam

Leia mais

Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE

Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE Instrumentos de simplificação administrativa no RJUE A revisão do regime jurídico da urbanização e da edificação Instituto de Ciências Jurídico Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 3 de outubro

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal

Município de Leiria Câmara Municipal DELIBERAÇÃO DA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE 20 DE MARÇO DE 2012 Serviço responsável pela execução da deliberação Divisão Jurídica e Administrativa Epígrafe 3.2.2. Projeto de Alteração ao Regulamento

Leia mais

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n.º 16 Apartado Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum -

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n.º 16 Apartado Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum - REGULAMENTO DE VENDA AMBULANTE DE LOTARIAS UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n.º 16 Apartado 44 5300-011 Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum - Ent. 2-F 5300-252

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS

ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS ASPECTOS LEGAIS DO LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO E DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS Câmara Municipal de Lisboa paulo.campos@cm-lisboa.pt Resumo No âmbito da poluição sonora, o licenciamento de obras de

Leia mais

O Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental O Licenciamento Ambiental João Tiago Silveira Curso de Pós-Graduação em Direito do Ambiente Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 30 de março de 2017 1. Noção Ato permissivo

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE FAJÃ DE BAIXO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE FAJÃ DE BAIXO REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE FAJÃ DE BAIXO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº 2 do artigo 17º, conjugada com a alínea b) do nº 5 do artigo 34º da Lei das Autarquias

Leia mais

bb9a8ec927ed4fc684f8aa62c737a186

bb9a8ec927ed4fc684f8aa62c737a186 DL 209/2015 2015.04.17 O Programa Nacional de Turismo de Natureza, originalmente criado pela Resolução do Conselho de Ministros 112/98, de 25 de agosto, foi agora revisto e atualizado pela Resolução do

Leia mais

Empreendimentos Turísticos

Empreendimentos Turísticos Empreendimentos Turísticos Procedimentos associados ao processo de licenciamento Os conceitos e os requisitos mínimos de instalação e funcionamento dos vários grupos e categorias de cada um destes tipos

Leia mais

O Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI), 1. Os procedimentos em causa 4/13/2008. Instalação e exploração de estabelecimentos industriais

O Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI), 1. Os procedimentos em causa 4/13/2008. Instalação e exploração de estabelecimentos industriais O Regime de Exercício da Actividade Industrial (REAI), A R T I C U L A Ç Ã O C O M O R E G I M E J U R Í D I C O D E U R B A N I Z A Ç Ã O E E D I F I C A Ç Ã O 1. Os procedimentos em causa Instalação

Leia mais

O aumento da responsabilização dos agentes económicos, reforçando-se a fiscalização e agravando-se o regime sancionatório.

O aumento da responsabilização dos agentes económicos, reforçando-se a fiscalização e agravando-se o regime sancionatório. O que é o Licenciamento Zero? O Licenciamento Zero, visa simplificar a abertura e a modificação de diversos negócios, introduzindo um regime simplificando a sua instalação e funcionamento. Com o novo regime

Leia mais

DESPACHO N.º 28/201 /2017/G.A.P.

DESPACHO N.º 28/201 /2017/G.A.P. DESPACHO N.º 28/201 /2017/G.A.P. /G.A.P. (Delegação de Competências no Dirigente Eng.º Rui Manuel Gouveia Dias Ferreira) No uso da faculdade que me é concedida pelo artigo 38.º da Lei n.º 75/2013, de 12

Leia mais

PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FRACÇÃO AUTÓNOMA

PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FRACÇÃO AUTÓNOMA Registo de entrada RE SERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE FRACÇÃO AUTÓNOMA (Art.º 63 do D.L. 555/99 de 16 de Dezembro, com a redacção conferida pelo D.L. 177/2001

Leia mais

O regime extraordinário de regularização de indústrias e de outras atividades económicas

O regime extraordinário de regularização de indústrias e de outras atividades económicas O regime extraordinário de regularização de indústrias e de outras atividades económicas Curso de Pós-Graduação em Direito do Urbanismo e da Construção (Faro) Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade

Leia mais

TABELA GERAL DE TAXAS MUNICIPAIS ANEXO I

TABELA GERAL DE TAXAS MUNICIPAIS ANEXO I TABELA GERAL DE TAXAS MUNICIPAIS ANEXO I Código Descrição Taxas Valor Resultante Base RGTM TITULO I TAXAS EM GERAL CAPITULO I Taxas pela apreciação de pedidos 1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.7.1 1.7.2

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DO PILAR DA BRETANHA

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DO PILAR DA BRETANHA REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DO PILAR DA BRETANHA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº 2 do artigo 17º, conjugada com a alínea b) do nº 5 do artigo 34º da Lei das Autarquias

Leia mais

O presente caso prático apresenta os seguintes actos/situações que importa analisar:

O presente caso prático apresenta os seguintes actos/situações que importa analisar: Correcção do Caso Prático 15 da colectânea Direito Administrativo, casos práticos, (Fausto de Quadros, Margarida Cabral, João Tiago Silveira e Mafalda Carmona), Lisboa, AAFDL, 2002 (com os contributos

Leia mais

1 de 6 11-06-2009 19:23 Portaria n.º 216-E/2008, de 3 de Março Enuncia todos os elementos que devem instruir os pedidos de emissão dos alvarás de licença ou autorização de utilização das diversas operações

Leia mais

PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE LICENÇA/AUTORIZAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS

PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE LICENÇA/AUTORIZAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS Registo de entrada RESERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE EMISSÃO DE ALVARÁ DE LICENÇA/AUTORIZAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS (Art.º 76º do D.L. 555/99 de 16 de Dezembro, com a redacção conferida pelo D.L. 177/2001

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2014)557 final Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n. 0 726/2004 que estabelece procedimentos comunitários de autorização e de fiscalização

Leia mais

A revisão do RJUE. algumas considerações. Gonçalo Reino Pires

A revisão do RJUE. algumas considerações. Gonçalo Reino Pires A revisão do RJUE algumas considerações Gonçalo Reino Pires Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Advogado - Serra Lopes, Cortes Martins & Associados

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS

NORMA DE PROCEDIMENTOS NORMA DE PROCEDIMENTOS NºNº/MÊS/08 AM/11 ABRIL/2013 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE ATERROS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO 3. TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE CONTABILISTAS CERTIFICADOS E SOCIEDADES DE CONTABILIDADE

REGULAMENTO DAS SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE CONTABILISTAS CERTIFICADOS E SOCIEDADES DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DAS SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE CONTABILISTAS CERTIFICADOS E SOCIEDADES DE CONTABILIDADE Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento estabelece as regras de constituição

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL ANEXO I - TAXAS. Artigo 1.º

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL ANEXO I - TAXAS. Artigo 1.º ANEXO I - TAXAS Artigo 1.º Taxa devida pela apreciação de processos 1 Habitação familiar e seus anexos. 50,33 2 Edifícios de utilização coletiva 50,33 a) Por cada fogo..... 16,60 b) Por cada unidade de

Leia mais

NORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DAS ISENÇÕES E / OU REDUÇÕES DE TAXAS E BENEFICIOS FISCAIS

NORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DAS ISENÇÕES E / OU REDUÇÕES DE TAXAS E BENEFICIOS FISCAIS ANEXO III NORMAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DAS ISENÇÕES E / OU REDUÇÕES DE TAXAS E BENEFICIOS FISCAIS No âmbito da estratégia de reabilitação urbana serão concedidos os seguintes apoios: 1. TAXAS MUNICIPAIS

Leia mais

PROCESSO: LICENCIAMENTO (TAXAS E LICENÇAS) Aprovado por:

PROCESSO: LICENCIAMENTO (TAXAS E LICENÇAS) Aprovado por: 1.06.13 PROCESSO: 1 de 5 LICENCIAMENTO (TAXAS E LICENÇAS) Aprovado por: Data: / / Assinatura: P..01 1.06.13 2 de 5 1. ALTERAÇÕES À VERSÃO ANTERIOR Não aplicável. Primeira edição do documento. 2. OBJECTIVO

Leia mais

Alteração ao Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos. Decreto-Lei nº 15/2014, de 23 de janeiro

Alteração ao Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos. Decreto-Lei nº 15/2014, de 23 de janeiro Alteração ao Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos Decreto-Lei nº 15/2014, de 23 de janeiro OBJETIVOS Eficiência Simplificação Redução de custos de contexto Liberalização de procedimentos Principais

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS PROPOSTA DE LEI Nº /IX /2018

CONSELHO DE MINISTROS PROPOSTA DE LEI Nº /IX /2018 CONSELHO DE MINISTROS PROPOSTA DE LEI Nº /IX /2018 DE DE ASSUNTO: Procede à primeira alteração da Lei n.º 60/VIII/2014, 23 de abril, que estabelece o regime das operações urbanísticas, designadamente o

Leia mais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais

Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais NORMA DE PROCEDIMENTOS Janeiro de 2012 11 / OT Tramitação dos processos de Parecer de Localização sobre Regularização de Estabelecimentos Industriais 1. Apresentação 2. Legislação de enquadramento 3. Tramitação

Leia mais

Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro

Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro Taxas de apreciação e procedimentos prévios Pedido de certidão 20,16 Pedido de certidão de compropriedade 30,24 Pedido de certidão de isenção de autorização de utilização 20,16 Pedidos de averbamento 20,16

Leia mais

Regulamento das Sociedades Profissionais de Contabilistas Certificados e Sociedades de Contabilidade

Regulamento das Sociedades Profissionais de Contabilistas Certificados e Sociedades de Contabilidade REGULAMENTOS Regulamento das Sociedades Profissionais de Contabilistas Certificados e Sociedades de Contabilidade ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS Novembro 2018 Índice Preâmbulo 5 Capítulo I - Disposições

Leia mais

I. O Regime Jurídico de Urbanização e Edificação

I. O Regime Jurídico de Urbanização e Edificação I. O Regime Jurídico de Urbanização e Edificação 1 Edificação Urbanização Loteamento 1. As operações urbanísticas Remodelação de terrenos Utilização de edifícios 2 Utilização dos solos para fins não agrícolas,

Leia mais

Parecer N.º DAJ 180/18. Data 19 de junho de António Ramos Cruz. Taxas urbanísticas. Temáticas abordadas. Notas

Parecer N.º DAJ 180/18. Data 19 de junho de António Ramos Cruz. Taxas urbanísticas. Temáticas abordadas. Notas Parecer N.º DAJ 180/18 Data 19 de junho de 2018 Autor António Ramos Cruz Temáticas abordadas Taxas urbanísticas Notas 1 7 A Câmara Municipal de., em seu ofício nº, de..2018, acompanhado de elementos do

Leia mais

As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública

As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública As implicações da revisão do CPA para a Administração Pública João Tiago Silveira Curso Revisão do CPA Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa 12 de julho de 2016 1.

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO SEM REALIZAÇÃO DE OBRAS OU APÓS OBRAS ISENTAS

NORMAS TÉCNICAS AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO SEM REALIZAÇÃO DE OBRAS OU APÓS OBRAS ISENTAS NORMAS TÉCNICAS AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO SEM REALIZAÇÃO DE OBRAS OU APÓS OBRAS ISENTAS 1. EDIFÍCIOS OU FRAÇÕES SUSCETÍVEIS DE UTILIZAÇÃO INDEPENDENTE... 2 2. INSTALAÇÃO DESPORTIVA...

Leia mais

PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS)

PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS) Registo de entrada RESERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO OU DE AUTORIZAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (ESTABELECIMENTO DE RESTAURAÇÃO OU DE BEBIDAS) (RJUE e D.L. 234/2007

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1078/XIII/4.ª ALTERA O DECRETO LEI N.º 123/2009, DE 21 DE MAIO, INTRODUZINDO O MODELO ENTIDADES CERTIFICADORAS

PROJETO DE LEI N.º 1078/XIII/4.ª ALTERA O DECRETO LEI N.º 123/2009, DE 21 DE MAIO, INTRODUZINDO O MODELO ENTIDADES CERTIFICADORAS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 1078/XIII/4.ª ALTERA O DECRETO LEI N.º 123/2009, DE 21 DE MAIO, INTRODUZINDO O MODELO ENTIDADES CERTIFICADORAS Exposição de motivos As Infraestruturas de Telecomunicações

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS julho de 2016 Licenciamento da atividade de tratamento de resíduos Nota introdutória A elaboração deste documento tem como finalidade

Leia mais

Miguel Pupo Correia. Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado

Miguel Pupo Correia. Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado Miguel Pupo Correia Professor da Universidade Lusíada de Lisboa Advogado 1 Já tratado na sessão anterior: Segurança jurídica do Comércio Electrónico documentos e assinaturas electrónicos Aspectos a tratar

Leia mais

Proposta de lei que procede à alteração da Lei n.º 102/2009 que estabelece o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho

Proposta de lei que procede à alteração da Lei n.º 102/2009 que estabelece o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho Proposta de lei que procede à alteração da Lei n.º 102/2009 que estabelece o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho Comentário da CCP A presente Proposta de Lei visa,

Leia mais

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO

MANUAL DE Data: 30/09/2009 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 LICENCIAMENTO OBJECTIVO: DEPARTAMENTO DE URBANISMO Capítulo: II Secção: 3 PROCEDIMENTOS Página 1 de 10 Definir o modo de tratar o pedido de autorização de operação urbanística, ao abrigo do artigo 4.º e dos artigos

Leia mais

EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE INTERMEDIAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE INTERMEDIAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE INTERMEDIAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO HUMANO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA A intermediação de medicamentos é qualquer atividade ligada à venda ou compra de medicamentos, com exceção

Leia mais

DECRETO N.º 51/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 51/XIII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 51/XIII Autoriza o Governo a aprovar o regime jurídico relativo à instalação e exploração dos estabelecimentos de culturas em águas marinhas, incluindo as águas de transição, e em águas interiores

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS Aprovado em reunião de Junta de Freguesia de 25/11/2008 Aprovado em Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de 22/12/2008 REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA REGULAMENTO E TABELA DE TAXAS FREGUESIA DE SANTA MARIA A Lei n.º 53 E/2006, de 29 de Dezembro, veio regular as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais,

Leia mais

Regulamento e Tabela Geral das Taxas da Freguesia de Vila Nova

Regulamento e Tabela Geral das Taxas da Freguesia de Vila Nova Regulamento e Tabela Geral das Taxas da Freguesia de Vila Nova PREÂMBULO A Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, com as alterações da - Lei n.º 117/2009, de 29/12 e Lei n.º 64-A/2008, de 31/12, aprovou

Leia mais

Processo de Urbanização da Área Residencial de Camama

Processo de Urbanização da Área Residencial de Camama Processo de Urbanização da Área Residencial de Camama Foi com a aprovação do Decreto Presidencial n.º 190/2011, de 30 de Junho, diploma que criou o Gabinete Técnico para a Implementação e Gestão do Plano

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre DIREITO ADMINISTRATIVO II 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre LISBOA 2012 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Colaborador: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas

Leia mais

Os Projetos em matéria de Reabilitação Urbana. João Tiago Silveira

Os Projetos em matéria de Reabilitação Urbana. João Tiago Silveira Os Projetos em matéria de Reabilitação Urbana João Tiago Silveira Quais são os projetos pendentes na AR? Duas iniciativas fundamentais: Proposta de Lei n.º 24/XII (Governo): reabilitação urbana; Projeto

Leia mais

4- Depósito em dinheiro na entidade bancária a favor do Município de Sintra, com o nº no valor de, (Quantia por extenso ) ;

4- Depósito em dinheiro na entidade bancária a favor do Município de Sintra, com o nº no valor de, (Quantia por extenso ) ; 1/2 REQUERIMENTO PARA: Despacho: Espaço reservado aos serviços PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO Nº Reg. DUR Data: / / Nº Guia: Valor: Rubrica: Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra (nome do requerente),

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno

SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno SISTEMA DE CONTROLO INTERNO Procedimento de Controlo Interno Elaborado por: Página 2 de 11 ORIGINAL Emissão Aprovação Data Data / / (Orgânica Responsável) / / (Presidente da Câmara) REVISÕES REVISÃO N.º

Leia mais

PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO DE LICENÇA/AUTORIZAÇÃO DE LOTEAMENTO

PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO DE LICENÇA/AUTORIZAÇÃO DE LOTEAMENTO Registo de entrada RESERVADO AOS SERVIÇOS PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO DE LICENÇA/AUTORIZAÇÃO DE LOTEAMENTO ( Art.º27º e Art.º 33º do D.L. 555/99 de 16 de Dezembro, com a redacção conferida pelo

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º.

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º. REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº. 2 do artigo 17 º., conjugado com a alínea b) do nº. 5 do artigo 34 º.

Leia mais

LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP

LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP LICENÇA N.º ICP-ANACOM-7/2013-SP O Vogal do Conselho de Administração do ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ICP- ANACOM), Prof. Doutor João Manuel Lourenço Confraria Jorge e Silva, decide, nos

Leia mais

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA LICENÇA DE OCUPAÇÃO DE VIA PÚBLICA PARA OBRAS DE CONSERVAÇÃO, ISENTAS OU SUJEITAS A LICENCIAMENTO OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA LICENÇA DE OCUPAÇÃO DE VIA PÚBLICA PARA OBRAS DE CONSERVAÇÃO, ISENTAS OU SUJEITAS A LICENCIAMENTO OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA LICENÇA DE OCUPAÇÃO DE VIA PÚBLICA PARA OBRAS DE CONSERVAÇÃO, ISENTAS OU SUJEITAS A LICENCIAMENTO OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA Documentos a entregar 1. Requerimento 2. Cópia do documento

Leia mais

Gabinete de Auditoria e Qualidade APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2008

Gabinete de Auditoria e Qualidade APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2008 REGULAMENTO MUNICIPAL PARA O LICENCIAMENTO DAS ACTIVIDADES DE VENDA AMBULANTE DE LOTARIAS, DE VENDA DE BILHETES PARA ESPECTÁCULOS OU DIVERTIMENTOS PÚBLICOS EM AGÊNCIAS OU POSTOS DE VENDA E DE REALIZAÇÃO

Leia mais

O PORQUÊ DA NOVA LEI DOS ALVARÁS ADAPTAÇÃO ÀS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS

O PORQUÊ DA NOVA LEI DOS ALVARÁS ADAPTAÇÃO ÀS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS DIRETIVAS COMUNITÁRIAS Fernando Batista Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados 29 de setembro de 2015 PORQUÊ UMA NOVA LEI? 2 O regime jurídico que até 3 de julho regia o exercício da atividade

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08

NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 NORMA DE PROCEDIMENTOS N.ºN.º/MÊS/08 GT/01 outubro/2016 TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE PARECER PRÉVIO DE LOCALIZAÇÃO DE PESQUISA OU EXPLORAÇÃO DE MASSAS MINERAIS - PEDREIRAS ÍNDICE: 1. APRESENTAÇÃO 2. LEGISLAÇÃO

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO

NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO NORMA DE PROCEDIMENTO DE LICENCIAMENTO DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS EM ATERRO agosto de 2016 NOTA INTRODUTÓRIA A elaboração deste documento tem como finalidade apresentar de uma forma mais sistematizada a tramitação

Leia mais

A aplicação do regime do licenciamento ZERO às atividades turísticas

A aplicação do regime do licenciamento ZERO às atividades turísticas A aplicação do regime do licenciamento ZERO às atividades turísticas Curso de Pós-Graduação em Direito do Turismo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas/Faculdade de Direito de Lisboa 23 de março de

Leia mais

Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos

Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos Que novidades? Decreto-Lei nº 80/2017, de 30 de junho 5ª alteração do Decreto-Lei nº 39/2008, de 7 de março Ana Blanco Faro, 7 de fevereiro 2018 OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES RUIDOSAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES RUIDOSAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES RUIDOSAS UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO Rua Abílio Beça, n. 16 Apartado 44 5300-011 Bragança Av. Sá Carneiro - Edifício Forum Theatrum - Ent. 2-F 5300-252

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS 1. ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2012)415 RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Eventuais vantagens e desvantagens de uma limitação a duas categorias

Leia mais

Quantidade Cód. 1. Cálculo de Taxas Taxas Descrição V Regulamento Municipal de Urbanização e aedificação 0,9) Regulamento Geral de Taxas Municipais TITULO I TAXAS EM GERAL CAPITULO I Ano de 2016 Taxas

Leia mais

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto: Legislação Portaria n.º 1327/2004, de 19 de Outubro Publicada no D.R. n.º 246, I Série-B, de 19 de Outubro de 2004 SUMÁRIO: Regulamenta os procedimentos administrativos previstos no Decreto-Lei n.º 211/2004,

Leia mais

N. o de Setembro de 2001 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 5967

N. o de Setembro de 2001 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 5967 N. o 217 18 de Setembro de 2001 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B 5967 (c) Indicar se pedido de parecer prévio ou de autorização. (d) Denominação da entidade da Administração Pública promotora da operação

Leia mais

O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado

O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado O Papel da Sociedade da Informação na Reforma do Estado 4 de Abril de 2013 Auditório B, Reitoria UNL Patrocínio Prata Patrocínio Almoço Apoios Parceiros Media Partner Patrocinadores Globais APDSI Licenciamentos

Leia mais

circular ifdr Efeito da recusa do visto pelo Tribunal de Contas na elegibilidade da despesa SÍNTESE ÍNDICE

circular ifdr Efeito da recusa do visto pelo Tribunal de Contas na elegibilidade da despesa SÍNTESE ÍNDICE N.º 01/2012 Versão n.º 01.0 Data de aprovação: 2012/07/04 Efeito da recusa do visto pelo Tribunal de Contas na elegibilidade Elaborada por: Núcleo de Apoio Jurídico e Contencioso SÍNTESE A presente circular

Leia mais

A distinção entre Regulamento Administrativo e Ato Administrativo:

A distinção entre Regulamento Administrativo e Ato Administrativo: Regulamento administrativo VS ato administrativo A distinção entre Regulamento Administrativo e Ato Administrativo: Impugnação contenciosa: o também nesta matéria o regime do regulamento e do ato diferem:

Leia mais

REN REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS, SGPS, S.A. REGULAMENTO

REN REDES ENERGÉTICAS NACIONAIS, SGPS, S.A. REGULAMENTO REGULAMENTO APRECIAÇÃO E CONTROLO DE TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS E PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSES I. ENQUADRAMENTO A Comissão de Auditoria da REN Redes Energéticas Nacionais, SGPS,

Leia mais

Legislação Farmacêutica Compilada. Decreto-Lei n.º 135/95, de 9 de Junho. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 21

Legislação Farmacêutica Compilada. Decreto-Lei n.º 135/95, de 9 de Junho. INFARMED - Gabinete Jurídico e Contencioso 21 Regime jurídico da distribuição por grosso de medicamentos de uso humano (Revogado pelo Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto) A distribuição por grosso de medicamentos de uso humano no mercado interno

Leia mais

Câmara Municipal. Município de Alenquer EMISSÃO DE ALVARÁ DE LICENÇA DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO ALTERAÇÃO MODIFICAÇÃO

Câmara Municipal. Município de Alenquer EMISSÃO DE ALVARÁ DE LICENÇA DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO ALTERAÇÃO MODIFICAÇÃO Departamento de Urbanismo Município de Alenquer Câmara Municipal REGISTO DE ENTRADA Nº Em / / Proc. N.º / / O Func. Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alenquer EMISSÃO DE ALVARÁ DE LICENÇA

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES

REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES REGULAMENTO MUNICIPAL PARA REALIZAÇÃO DE LEILÕES (Aprovado na 24ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal realizada em 16 de Dezembro de 2003, na 2ª Reunião da 5ª Sessão Ordinária de Assembleia Municipal,

Leia mais

Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças

Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças 2013 REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SEBAL E BELIDE Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do n.º 2 do artigo 17.º,

Leia mais

Regulamento e Tabela de taxas. Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada

Regulamento e Tabela de taxas. Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças da União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada Preâmbulo O presente regulamento tem por objeto definir a tabela de taxas da União de Freguesias de Sago, Lordelo

Leia mais

FREGUESIA SANTA MARINHA Município de Ribeira de Pena

FREGUESIA SANTA MARINHA Município de Ribeira de Pena FREGUESIA SANTA MARINHA Município de Ribeira de Pena 2014 INDÍCE PREÂMBULO CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Lei Habilitante Artigo 2.º Incidência Objectiva Artigo 3.º Incidência Subjectiva Artigo

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Instrução n. o 9/2016 BO n. o

Instrução n. o 9/2016 BO n. o Instrução n. o 9/2016 BO n. o 7 15-07-2016 Temas Supervisão Normas Prudenciais Índice Texto da Instrução Texto da Instrução Assunto: Autorização para a utilização de modelos internos para cálculo dos requisitos

Leia mais

Regulamento de Infraestruturas em Espaço Público (RIEP)

Regulamento de Infraestruturas em Espaço Público (RIEP) Regulamento de Infraestruturas em Espaço Público (RIEP) Aprovado pela Deliberação n.º 192/AML/2015, de 7 de julho Publicado no 4.º Suplemento ao Boletim Municipal n.º 1116, de 9 de julho de 2015 e no D.R.,

Leia mais

Realização de Acampamentos Ocasionais

Realização de Acampamentos Ocasionais Capítulo 470 Realização de Acampamentos Ocasionais MR.470.01.Vers.1.0.b Página 1 de 11 Conteúdo PREÂMBULO... 3 CAPÍTULO I - ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 4 Artigo 1.º Lei habilitante... 4 Artigo 2.º Âmbito e

Leia mais

RMUE -TABELA DE TAXAS E LICENÇAS MUNICIPAIS

RMUE -TABELA DE TAXAS E LICENÇAS MUNICIPAIS RMUE -TABELA DE TAXAS E LICENÇAS MUNICIPAIS Preparos Capítulo I Serviços Administrativos - Artigo 20º da Lei 73/2013 de 3 de setembro e n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 53-E/2006, de 29 de dezembro Artigo

Leia mais

Requerimento. sujeitas a licenciamento

Requerimento. sujeitas a licenciamento Requerimento Comunicação Prévia para alterações ao projecto Licenciado ou com Admissão de Comunicação Prévia durante a execução da obra Alterações que se fossem obra nova estariam sujeitas a licenciamento

Leia mais

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP

LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP LICENÇA n.º ANACOM-1/2013-SP A 1 de fevereiro de 2013, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) decidiu, nos termos previstos e para efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 8.º e dos

Leia mais

TABELA DE TAXAS PARTE B - OPERAÇÕES URBANÍSTICAS QUADRO I. Taxa devida pela apreciação de projetos de loteamento

TABELA DE TAXAS PARTE B - OPERAÇÕES URBANÍSTICAS QUADRO I. Taxa devida pela apreciação de projetos de loteamento TABELA DE TAXAS PARTE B - OPERAÇÕES URBANÍSTICAS 1. Loteamento sem obras de urbanização QUADRO I Taxa devida pela apreciação de projetos de loteamento 1.1 Informação prévia 102,80 d) 1.2 Licenciamento

Leia mais

REGULAMENTO DE PUBLICIDADE

REGULAMENTO DE PUBLICIDADE REGULAMENTO DE PUBLICIDADE CAPÍTULO I ÂMBITO Artigo 1.º (Lei ambulante) O processo de licenciamento de mensagens publicitárias previstas na Lei n.º 97/88 de 17 de Agosto, rege-se na área do Concelho de

Leia mais

A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais

A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais A arbitragem administrativa institucionalizada: aspetos constitucionais João Tiago Silveira CAAD e ICJP 13 de novembro de 2016 Sumário 1. A arbitragem administrativa institucionalizada e o Centro de Arbitragem

Leia mais

A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES

A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES A GESTÃO DOS RCD EM CHAVES SUAS LIMITAÇÕES LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTA A GESTÃO DE RCD EM PORTUGAL PORMENORES MUITO TÉCNICOS, POR VEZES DIFÍCEIS DE COMPREENDER E OU DE COLOCAR EM PRÁTICA: TRIAGEM EM OBRA

Leia mais

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica

Departamento Municipal Jurídico e de Contencioso Divisão Municipal de Estudos e Assessoria Jurídica Concordo. Remeta-se a presente Informação ao Sr. Arq.º Aníbal Caldas. Cristina Guimarães Chefe da Divisão de Estudos e Assessoria Jurídica 2010.05.27 N/Ref.ª: ( ) S/Ref.ª: ( ) Porto, -05-2010 Autor: Francisco

Leia mais

Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais. Preâmbulo

Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais. Preâmbulo Normas Procedimentais nos Pareceres Prévios à Constituição de Sociedades Profissionais Preâmbulo O Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (EOSAE), aprovado pela Lei n.º 154/2015,

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE CUBA PREÂMBULO

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS E LICENÇAS DA FREGUESIA DE CUBA PREÂMBULO PREÂMBULO Com a Lei nº 53-E/2006, de 29 de Dezembro, regulam-se as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias locais pelas pessoas singulares ou colectivas

Leia mais

CERTIDÕES OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS NO ÂMBITO DA REABILITAÇÃO URBANA

CERTIDÕES OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS NO ÂMBITO DA REABILITAÇÃO URBANA CERTIDÕES OU FOTOCÓPIAS AUTENTICADAS NO ÂMBITO DA REABILITAÇÃO URBANA SM Proc. nº / Registo nº / IMP.PG.02.0677.00 Exmº Sr. Presidente da REQUERENTE (Nome do requerente / sociedade), contribuinte nº, com

Leia mais