REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA"

Transcrição

1 REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA

2 10. DA PROVA DISCURSIVA 10.1 A prova discursiva valerá 40,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre um tema de atualidades constante do subitem deste edital A prova discursiva avaliará o conteúdo conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir, com base em temas formulados pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa A avaliação de conteúdo será feita por pelo menos dois examinadores. A nota de conteúdo do candidato será obtida pela média aritmética de duas notas convergentes atribuídas por examinadores distintos.

3 ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA): Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, ecologia e suas inter relações.

4 A REDAÇÃO DISCURSIVA exigida no edital do Cespe/Cebraspe pode comportar duas modalidades de texto: Dissertação argumentativa com um único tema (amplo), que o candidato deve delimitar e defender um ponto de vista sobre o assunto. Como é um texto opinativo, que visa a convencer o leitor, esta modalidade segue a estrutura padrão de uma dissertação. Dissertação expositiva por meio do esclarecimento de aspectos elencados dentro do tema proposto. Tendo em vista que é um texto conceitual, que tem como propósito apenas informar o leitor, esta modalidade pressupõe uma estrutura mais flexível (mais livre).

5 COMO ELABORAR A DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA (A ESTRUTURA É MAIS FLEXÍVEL) INTRODUÇÃO: no caso da dissertação expositiva, não é necessário abrir um parágrafo específico para a introdução do assunto. Este pode ser apresentado nas linhas iniciais do parágrafo de esclarecimento do primeiro aspecto. OBS.: Caso você queira, pode abrir um pequeno parágrafo introdutório para a apresentação do assunto a ser esclarecido. DESENVOLVIMENTO: é a parte mais importante do texto, já que é neste trecho que se vai esclarecer todo o assunto apontado em cada um dos tópicos que constam no comando da redação. Neste caso, abre-se, pelo menos, um parágrafo para cada aspecto elencado. OBS.: Em alguns casos, é possível dividir o tema proposto no aspecto em até dois parágrafos (caso o assunto permita tal subdivisão). CONCLUSÃO: não é necessário concluir a exposição. Assim, deve-se finalizar o texto imediatamente após a explanação do último aspecto.

6 CARACTERÍSTICAS DA DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA Nesta modalidade, são apresentados, no comando da redação, alguns aspectos dentro do tema proposto que o candidato precisará esclarecer, procurando dar ao examinador o máximo de informações, em texto sucinto, porém coerente. Como é um texto de caráter meramente informativo, não é necessária a comprovação de tese, mas, sim, que se forneçam informações pertinentes e bem consubstanciadas sobre os assuntos elencados no comando. Possui uma estrutura bastante flexível, sendo desnecessário escrever um parágrafo de introdução (esta pode ser feita na abertura do parágrafo do 1º aspecto a ser abordado) e a conclusão é dispensável. Não há uniformidade de tamanho nos parágrafos, pois o número de linhas de cada parágrafo está condicionado ao número de informações que se deve dar sobre o assunto proposto em cada tópico. A exposição dispensa o uso de conectores gramaticais para ligar os parágrafos, já que nem sempre haverá um vínculo muito estreito entre os tópicos discutidos.

7 COMO ELABORAR A DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA (ESTRUTURA PADRÃO) INTRODUÇÃO: é o parágrafo de abertura, responsável pela apresentação do assunto: faça uma declaração inicial que sirva para situar o leitor e apresente a tese a ser discutida/consubstanciada nos parágrafos subsequentes. OBS.: Deve-se fazer uma escolha prévia das ideias/argumentos que fundamentarão a tese e dividir em parágrafos. Você pode relacionar os argumentos, de forma sucinta, aqui na introdução (não é obrigatório fazer). DESENVOLVIMENTO: é a parte fundamental da dissertação, em que você vai desenvolver o raciocínio, por meio de argumentos convincentes, para consubstanciar o ponto de vista inicial e, dessa feita, garantir a adesão do leitor ao seu ponto de vista. OBS.: Do desenvolvimento, depende a profundidade da abordagem das ideias e a coerência do texto. Para uma redação de linhas, dois ou três argumentos (fortes e decisivos) serão suficientes e você deve abrir um parágrafo para cada assunto. CONCLUSÃO: é a parte final do texto, em que você fará um arremate das ideias apresentadas, e que dever ser brevíssima, (caso contrário, não terá saído do desenvolvimento). A conclusão pode ser elaborada de duas maneiras: um resumo de todas as ideias discutidas; ou a retomada da ideia inicial, com outras palavras.

8 CARACTERÍSTICAS DA DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA Nesta modalidade, é apresentado um único tema amplo, sobre o qual o candidato deve manifestar seu ponto de vista e procurar comprová-lo. Aqui, é o próprio autor quem define quais e quantos argumentos deve utilizar. Como é um texto de caráter persuasivo, pressupõe a tentativa de convencimento do leitor e a sua consequente adesão ao ponto de vista do autor. Para tanto, exige a fundamentação da tese por meio de argumentos fortes e bem consubstanciados. Exige a estrutura padrão de uma dissertação, com introdução, desenvolvimento e conclusão da ideia. No desenvolvimento do texto, os parágrafos de argumentação devem ter um tamanho uniforme (para evidenciar tratamento equânime das ideias). É um texto que necessita de conectores gramaticais para estabelecerem vínculos lógicos entre os parágrafos, pois, com isso, ajudam a pôr em relevo a linha de raciocínio usada pelo autor, garantindo a consequente adesão do leitor às ideias.

9 A SEGUIR, VEJA COMO SE APRESENTAM OS COMANDOS E, CONSEQUENTEMENTE, COMO DEVEM SER ELABORADOS OS TEXTOS

10 TEMA 1 A comercialização de suplementos alimentares no Brasil teve um crescimento expressivo nos últimos anos. Hoje, são mais de 250 marcas de cerca de 100 empresas que atuam no setor. E os produtos à base de proteínas são os campeões de venda, com 65%, em seguida vem os aminoácidos e energéticos com 15% cada um; e hipercalóricos com 5%. Pesquisas revelam ainda, que o número de praticantes de atividades físicas vem crescendo a cada ano no Brasil, segundo dados da Euromonitor International (líder em pesquisa estratégica para o mercado de consumo), são 550 milhões de brasileiros praticantes de atividades físicas e 3% deles fazem uso da suplementação. Números relevantes que mostram a importância de uma regulamentação vigente para trazer qualidade e segurança tanto ao consumidor quanto para o fabricante, importador e distribuidor. O uso dos suplementos alimentares é indicado por muitos especialistas da área de nutrição e esportes como forma de melhorar o desempenho físico do atleta ou simpatizante de esportes. Isso porque os produtos fornecem, ao organismo, nutrientes necessários para repor propriedades perdidas pelo esforço físico e, ainda, preparam o corpo mais rapidamente para um bom treinamento, oferecendo um melhor desempenho. Todavia, se usados de forma incorreta, sem orientação de especialista, acabam por não cumprir o que prometem, por isso, o consumidor deve ficar atento e buscar orientação correta, além de saber o que está sendo consumido. Publicado por Refjur, em fevereiro de In: Bem-estar. (Com adaptações).

11 Considerando a relevância do assunto para a sociedade brasileira, produza um texto dissertativo sobre o tema. Em seu texto, aborde, necessariamente e de maneira fundamentada, os seguintes aspectos: 1. Explique por que muitos brasileiros, nos últimos tempos, têm optado pelo consumo de suplementos alimentares e alimentos funcionais como parte de um estilo de vida mais saudável em vez de resgatarem hábitos alimentares mais saudáveis. 2. Apresente três características negativas (que representam perigo para os consumidores) presentes nos mais diversos suplementos que chegam ao mercado brasileiro. 3. Apresente as principais características positivas desses suplementos para os consumidores e a necessidade de regulamentação de sua prescrição. 4. Comente o atual cenário de comercialização de tais produtos no Brasil, realçando os principais desafios em relação à regulamentação e ao consumo dos suplementos e alimentos funcionais.

12

13

14 TEMA 2 A saúde substituirá a tecnologia da informação. Segundo Leo Nfiodov, no mundo industrializado, poucas são as pessoas que têm a sorte de serem sadias no sentido amplo previsto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - o qual inclui o bem-estar do corpo, do espírito, do bolso e do ambiente. O fato de poucos terem plena saúde indica que há imensas oportunidades de crescimento no mercado global de saúde. Leo Nfiodov afirmou: Acredito que uma ampla melhoria na saúde será o fator que fará nossa economia avançar no futuro. Ele afirma que essas mudanças serão possíveis com a melhoria de nosso comportamento: o setor econômico precisará tratar de restaurar os danos ao ambiente e à saúde e, ainda, tentar utilizar o potencial da alma humana, com o trabalho conjunto de filósofos, teólogos, especialistas em ciências naturais, médicos, psicólogos e sociólogos. Jornal Integração. Brasília, 3/99, p. 8 (com adaptações).

15 SETE ASPECTOS DAS PESSOAS SADIAS 1. Forte sentimento de autoestima; 2. Relacionamento positivo com o próprio corpo; 3. Capacidade de fazer amizades e estabelecer relacionamentos sociais variados; 4. Ambiente preservado; 5. Trabalho expressivo e condições de trabalho saudáveis; 6. Conhecimentos sobre saúde e acesso a atendimento médico; 7. Uma vida que valha a pena no presente e a esperança bem fundada de uma vida que valha a pena no futuro. Fonte: Organização Mundial de Saúde. Considerando que os fragmentos de texto acima tenham caráter unicamente motivador, produza um texto dissertativo acerca do seguinte tema: SAÚDE: UMA QUESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA.

16

17 ASPECTOS ESTÉTICOS DO TEXTO Margem: deve ser respeitada: não faça sua própria margem no meio da folha. Deixe um espaço de 2,5 a 3 cm para os parágrafos. Rasura: se errar, passe apenas um traço (sutil) em cima da palavra errada. Não faça rabiscos nem marcas. Letra: legível e de tamanho normal: não aumente nem diminua de acordo com o número de linhas exigidas. Translineação: preste muita atenção na separação das sílabas das palavras quando for mudar de linha. Título: não ponha, pois o comando não vai pedir: comece a escrever na linha 1. OBS.: Quanto ao uso da pessoa do discurso, opte pela 3ª pessoa, que dará um caráter mais objetivo ao texto. A objetividade confere maior credibilidade ao que se afirma.

18 REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA

REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF

REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF POSSIBILIDADES DE TEMAS DA REDAÇÃO: 1. TÓPICO RELEVANTE DA ATUALIDADE Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa).

Leia mais

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA. (como elaborar o texto)

REDAÇÃO DISCURSIVA. (como elaborar o texto) REDAÇÃO DISCURSIVA (como elaborar o texto) 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)

REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) TIPOS DE REDAÇÃO DISCURSIVA: Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa); Estudo de Caso (análise de

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO 8.3.1 DAS HABILIDADES 8.3.1.1 As questões da prova objetiva e a prova discursiva poderão avaliar habilidades relacionadas

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir.

Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. Olá, me chamo Daniel e será um prazer partilhar contigo este conteúdo sobre um assunto tão empolgante, que é: Redigir. O tempo todo estamos redigindo. Seja em uma folha de papel ou falando, ou mesmo imersos

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 7ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralidade DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Interpretar textos em identificar o com orais com identificar o tema, identificar o tema, explicitar o tema, explicitar o assunto,

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR

MATERIAL COMPLEMENTAR MATERIAL COMPLEMENTAR dicas de redação Uma boa redação é instrumento valioso para o progresso na escrita. Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção,os desvios da norma

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS IGEPP - ANAC

GESTÃO DE PESSOAS IGEPP - ANAC Disciplina: Gestão de Pessoas Organizador: Prof. Márcio Cunha Concurso: ANAC Segunda Fase Aula - 4 Nota: Podem incidir erros de digitação, impressão ou dúvidas conceituais. Em qualquer dessas hipóteses,

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do

Leia mais

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial

Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio Modalidade Presencial Aula inaugural de redação Manual de Redação Ensino Fundamental e Médio 1. Objetivos/Habilidades: Conhecer a estrutura e a organização do tipo textual que será cobrado no processo de avaliação do Ensino

Leia mais

AULA 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA O ALUNO INICIANTE NA PRÁTICA JURÍDICA. FREQUÊNCIA

AULA 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA O ALUNO INICIANTE NA PRÁTICA JURÍDICA. FREQUÊNCIA AULA 1 ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA O ALUNO INICIANTE NA PRÁTICA JURÍDICA. HORÁRIO DAS AULAS SÁBADOS : Início 07:50 h término 11:30 h. Intervalo das 9:30h as 9:50 h. FREQUÊNCIA O aluno poderá se ausentar

Leia mais

REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia.

REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. O QUE É REDAÇÃO Logo de imediato pensamos em qualquer coisa que se redige. Sim, isso

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MANUEL CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 02

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MANUEL CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 02 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MANUEL CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 02 A Prefeitura Municipal de São Manuel, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo,

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada

Leia mais

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS Professor: Lincoln Moura DICAS PRA PASSAR DEZ MANDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO: 1- Apresentar grafia legível e de preferência: cursiva; 2- Evitar rasuras, porém,

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Recursos p/ Discursivas PM-SP (Conteúdo) Prof. Raphael Reis

Livro Eletrônico Aula 00 Recursos p/ Discursivas PM-SP (Conteúdo) Prof. Raphael Reis Livro Eletrônico Recursos p/ Discursivas PM-SP () Professor: Raphael de Oliveira Reis : Recursos para a prova discursiva PM-SP CARGOS: Soldado 2ª Classe Tema: A proibição do consumo de bebidas alcoólicas

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados

Leia mais

1. Redação discursiva: o que é, como construir

1. Redação discursiva: o que é, como construir MATERIAL COMPLEMENTAR - PROVA DISCURSIVA Professores: Luana Porto e Mateus Silveira 1. Redação discursiva: o que é, como construir Antes da escrita, é necessário realizar treinos de redação e conhecer

Leia mais

- Turma Águas Claras NOTURNO TÉCNICO ( AGNT ): 30 VAGAS. - Turma Águas Claras MATUTINO ANALISTA ( AGMA ): 30 VAGAS

- Turma Águas Claras NOTURNO TÉCNICO ( AGNT ): 30 VAGAS. - Turma Águas Claras MATUTINO ANALISTA ( AGMA ): 30 VAGAS EDITAL TURMA TRIVIUM COMISSÃO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 001, DE 14 DE JUNHO DE 2017 A EQUIPE DE PROFESSORES PROCESSUS TOP 3 torna pública a abertura de inscrições no Processo Seletivo para matrículas na TURMA

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Produção textual Capítulo 2 Alguns problemas da norma culta Capítulo 3

Sumário Capítulo 1 Produção textual Capítulo 2 Alguns problemas da norma culta Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Produção textual Algumas noções básicas introdutórias... 1 1. Aspecto estético... 2 2. Aspecto gramatical... 2 3. Aspecto estilístico...2 4. Aspecto estrutural... 2 Capítulo 2 Alguns

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Romulo Bolivar O PROMILITARES E A REDAÇÃO ESA 2018/2019

PORTUGUÊS Professor Romulo Bolivar O PROMILITARES E A REDAÇÃO ESA 2018/2019 PORTUGUÊS Professor Romulo Bolivar O PROMILITARES E A REDAÇÃO ESA 2018/2019 O QUE A BANCA ESPERA DO CANDIDATO? Entenda o conceito de estética textual daesa Na correção da prova dissertativa (redação),

Leia mais

O poder da argumentação

O poder da argumentação O poder da argumentação Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 3

PROVA DISCURSIVA P 3 PROVA DISCURSIVA P 3 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2016/2017

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2016/2017 Critérios Específicos de Avaliação PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2016/2017 Domínio de Avaliação Saber e Saber Fazer Instrumentos de Avaliação. Atividades de planeamento de produções orais: grelhas

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

TEXTO GERADOR 1. Imigração no Brasil: Resolver para poder crescer

TEXTO GERADOR 1. Imigração no Brasil: Resolver para poder crescer TEXTO GERADOR 1 PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; coesão; conectivo. O texto abaixo é uma redação que obteve nota máxima no Enem 2012. Ela foi divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos

Leia mais

ESTUDO DE CASO PARA O TRE-RJ

ESTUDO DE CASO PARA O TRE-RJ Aula Demonstrativa Estudo de Caso para o TRE-RJ (AJA) (com correção individual + dicas em vídeo) Professores: o Marco Antônio e o Júnia Andrade www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE

TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2007 SES-MG TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE Código 101 PROVA DE REDAÇÃO CADERNO 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Para a elaboração da Prova de Redação, você está recebendo dois cadernos.

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO

CHECKLIST REDAÇÃO PERFEITA PARA CONCURSOS. O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! OFICINA DE REDAÇÃO CHECKLIST O passo-a-passo que você precisava para escrever excelentes redações! Brasília, 2015 Primeira Edição Muita gente diz que escrever não é uma tarefa fácil. Acontece que, na Oficina de Redação,

Leia mais

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa MARATONA DE ESTUDOS PROPOSTA DE REDAÇÃO Onda de Refugiados na Europa Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido a sua raça, religião, nacionalidade, associação a

Leia mais

As questões desta prova têm natureza discursiva, não se admitindo, pois, respostas sob forma de esquema.

As questões desta prova têm natureza discursiva, não se admitindo, pois, respostas sob forma de esquema. Prova Discursiva - 1º dia Processo Seletivo 2005 Literatura Português Le i a a te n ta m e n te a s i n s tr uç õ e s : 1ð Preencha integralmente, na parte inferior desta capa, o espaço próprio para Identificação

Leia mais

Profª. Adriana Figueiredo

Profª. Adriana Figueiredo Profª. Adriana Figueiredo Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal ao Rio de Janeiro, com especialização em Produção Textual. Trabalhou 10 anos como Analista Judiciário do Tribunal

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 1 Agenda Estrutura de Tese e Dissertação Elementos

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

A saúde é conservada pelo conhecimento e pela observação do próprio corpo.

A saúde é conservada pelo conhecimento e pela observação do próprio corpo. Pratique Redação! 17 Pré-Universitário A saúde é conservada pelo conhecimento e pela observação do próprio corpo. Cícero TEXTO I A obesidade atinge cerca de 8,6% dos jovens entre 12 e 17 anos, sendo maior

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

Scanned by CamScanner

Scanned by CamScanner Scanned by CamScanner Scanned by CamScanner FICHA DE ACOMPANHAMENTO TUTORIAL PEDRO RIBEIRO Na correção, são adotadas cores diferentes para cada categoria de avaliação. São elas: VERMELHO: erros relativos

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)

REGULAMENTO DE TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) REGULAMENTO DE TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO E DOS OBJETIVOS 3 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO 4 CAPÍTULO III DA AVALIAÇÃO 6 CAPÍTULO IV DA ORIENTAÇÃO 6 ANEXO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS 1. Podem ser apresentadas duas categorias de trabalhos: artigo científico (que serão publicados em forma de livro eletrônico) e resumos expandidos (que

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão.

ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. ROTEIRO DE ATIVIDADES - 3º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO - PALAVRAS-CHAVE: texto argumentativo; tese; conectivos; coesão. REDAÇÃO DISSERTATIVA / ARGUMENTATIVA TEXTO GERADOR O texto abaixo

Leia mais

Texto dissertativo argumentativo

Texto dissertativo argumentativo Texto dissertativo argumentativo Textos dissertativos argumentativos Os textos dissertativos argumentativos procuram emitir uma visão pessoal de questões relevantes nos mais diversos campos: economia,

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI

REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI REDAÇÃO DISCURSIVA PROF. DALVANI 1ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA IMPLÍCITO Redija um texto dissertativo argumentativo acerca da temática apresentada no cartum 2ª - APRESENTAÇÃO DO TEMA EXPLÍCITO FGV: Analista

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

Redação Oficial. Redação Oficial - Prova Discursiva. Professora Maria Tereza.

Redação Oficial. Redação Oficial - Prova Discursiva. Professora Maria Tereza. Redação Oficial Redação Oficial - Prova Discursiva Professora Maria Tereza www.acasadoconcurseiro.com.br Redação Oficial Redação Oficial Temática de provas discursivas Professora Maria Tereza Critérios

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão

Aula Demonstrativa. DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão Aula Demonstrativa DISCURSIVAS PARA A ANVISA/2016 com correção individual + aulas em vídeo + Bônus* Profs. Júnia Andrade e Marco Antônio - Macarrão *recomenda-se ao aluno a leitura atenta sobre as normas

Leia mais

374_ABIN_DISC_005_01 CESPE CEBRASPE ABIN Aplicação: 2018 PROVA DISCURSIVA

374_ABIN_DISC_005_01 CESPE CEBRASPE ABIN Aplicação: 2018 PROVA DISCURSIVA PROVA DISCURSIVA Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA

Leia mais

Compreensão e Interpretação de Textos

Compreensão e Interpretação de Textos Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos Texto Texto é um conjunto coerente de enunciados, os quais podem serem escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EDITAL Nº. 01/2016

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EDITAL Nº. 01/2016 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Feira de Santana PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Leia mais