O PSICÓLOGO NA GESTÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO SUAS NO CEARÁ: QUE PEDAÇO DE TERRA NOS CABE NESSE LATIFÚNDIO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PSICÓLOGO NA GESTÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO SUAS NO CEARÁ: QUE PEDAÇO DE TERRA NOS CABE NESSE LATIFÚNDIO?"

Transcrição

1 O PSICÓLOGO NA GESTÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO SUAS NO CEARÁ: QUE PEDAÇO DE TERRA NOS CABE NESSE LATIFÚNDIO? Juliana Antunes Marques 1 FAMETRO Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza drajulianaantunespsi@gmail.com Leiriane Araújo Silva 2 FAMETRO Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza leiriane_as@gmail.com Título da Sessão Temática: Políticas Públicas e Direitos Sociais. RESUMO Com esta pesquisa se objetivou levantar a quantidade de psicólogos (as) que exercem atividades de gestão no âmbito da Proteção Social Especial no estado do Ceará, a fim de se problematizar a apropriação desse profissional nos espaços de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Realizou-se estudo descritivo-exploratório de natureza quantitativa entre os anos de 2015 e 2016, tendo como instrumento de coleta de dados os Censos SUAS. Obteve-se como resultado que de um volume de 226 vagas de coordenação/gestão distribuídas nos 215 equipamentos socioassistenciais cearenses, apenas 10 se encontravam até o ano de 2014 sendo exercidas por psicólogos. Esta foi a 5ª categoria profissional em prevalência enquanto coordenador. Percebe-se que essa reduzida apropriação das funções de coordenação pode ocorrer pela formação acadêmica e profissional do psicólogo incipiente na área social, em detrimento das outras profissões do SUAS, bem como por uma transição na construção da identidade desse profissional. Palavras-chave: Psicólogo. Proteção Social Especial. Gestão. SUAS. 1 INTRODUÇÃO Frente ao movimento de consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil e à implantação e ao fortalecimento de serviços, programas e projetos para o atendimento aos socialmente desprotegidos, observou-se uma ampliação das profissões que atuam na Assistência Social, dentre estas uma crescente presença de psicólogos nas equipes de referência da Política de Assistência Social. 1 Psicóloga (UFC), psicanalista (Corpo Freudiano de Fortaleza), pós-graduada em Gestão Social (FAMETRO), servidora pública do município de Caucaia/CE, coordenadora do CREAS Jurema - Caucaia/CE. 2 Professora-orientadora. Assistente Social (UECE), mestre em Política Pública (UECE), professora do curso de Serviço Social (FAMETRO).

2 No entanto, a identidade de classe do psicólogo no SUAS ainda parece ser deveras fragilizada. Não se observa clara e solidamente quantos profissionais de psicologia estão empregados na Política em pauta, quão menos aqueles que não estão trabalhando no atendimento direto aos usuários, e sim desempenhando posições táticas e/ou estratégicas. Face ao exposto, o presente trabalho objetivou levantar a quantidade de psicólogos (as) que exercem atividades de gestão no âmbito da Proteção Social Especial no estado do Ceará. De modo específico se buscou problematizar a apropriação do profissional de psicologia dos espaços de gestão do SUAS, campo este de atuação profissional possível nos últimos anos à referida categoria, contudo, permeado por indagações, desafios e possibilidades. Este artigo também teve por objetivos quantificar o número de psicólogosgestores da Assistência e comparar esse quantitativo ao montante de gestores pertencentes a outras profissões 3, obtendo-se um parâmetro da presença dos profissionais de psicologia nesse incipiente campo de atuação. Estudos sobre a importância do psicólogo na gestão da Assistência e de suas atribuições na elaboração tanto de políticas públicas como de estratégias de gerência ainda são deficientes, dessa forma se faz necessário estudar em profundidade dos psicólogos que são trabalhadores do SUAS quantos exercem funções de coordenação e gestão de modo a se observar de que maneira os profissionais de psicologia têm ampliado os limites de sua atuação no âmbito desta Política. 2 ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL E O TRABALHO DO PSICÓLOGO Em 1962 a profissão do psicólogo foi definitivamente regulamentada no Brasil por meio da Lei 4119/62, no entanto privilegiava, especialmente, os aspectos normatizador e ajustador de sua práxis. Já na década de 80, com os movimentos sociais e com o combate às desigualdades, se observa uma maior aproximação entre a atuação do referido profissional e as políticas sociais, além de uma maior expressividade no trabalho do psicólogo com o bemestar social. (YAMAMOTO, 2007). 3 De acordo com a Resolução nº 17 de 2011 (p ), são profissões que compõem o SUAS: administrador, advogado, antropólogo, assistente social, contador, economista, economista doméstico, musicoterapeuta, psicólogo, pedagogo, sociólogo e terapeuta ocupacional.

3 Com o advento da Constituição Federal de 1988 tal categoria profissional adquire maior expressividade. Porém, se observava, sobretudo, um trabalho em políticas específicas, focais e não-sinérgicas. Recentemente, com certa mudança de paradigma do fazer-psicológico, reforça-se a ideia de que esta deve ser uma prática engajada com a transformação social e que "toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos" (CFP, 2007, p. 22). A inserção do citado profissional no SUAS, apesar do constante crescimento - conforme aponta Nery (2009) -, ainda é incipiente quando comparado às demais categorias profissionais atuantes nesse sistema, tais como Serviço Social e Pedagogia, por exemplo. Em especial no que tange ao exercício de funções de coordenação, gestão e consultoria, observa-se que a presença do psicólogo ainda é escassa. Conforme as normativas do Conselho Federal de Psicologia e do Centro de Referência Especializado em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), cabe ao psicólogo não só compor as equipes de referência do SUAS, desempenhando as funções de atendimento psicológico e trabalho em equipes multiprofissionais, mas também o assessoramento, o planejamento e a avaliação de políticas públicas; além da gestão de equipamentos socioassistenciais e da política de assistência social como um todo. Já a cartilha Como os psicólogos e as psicólogas podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) informações para gestoras e gestores. (2011, p. 15) é mais clara ao apontar que a gestão pode e deve ser uma nova seara de trabalho para o psicólogo quando diz que a atuação da psicologia na Assistência Social, haja vista que a profissão: Está preparada para, por meio da intersetorialidade, desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido pela proteção social básica e proteção social especial (média e alta complexidade). Está preparada também para desenvolver atividades de gestão do sistema. (CRP, 2011, p. 15) A partir da discussão realizada acerca do percurso da psicologia, nota-se a reinvenção e ressignificação da identidade do psicólogo conforme os determinantes sociohistóricos e mercadológicos, em especial buscando-se construir respostas técnicas e científicas nesse processo dinâmico que é a atuação na Assistência Social. Ana Maria Bock (1999, p.318) assinala: Se entendermos que a identidade é movimento, é metamorfose,

4 devemos entender que a identidade profissional nunca estará pronta; nunca terá uma definição. A presente pesquisa foi realizada entre os anos de 2015 e 2016 na cidade de Fortaleza-CE e se utilizou como instrumento de coleta de dados os Censos SUAS 4 das unidades de proteção social especial de média e alta complexidades - CREAS (municipais e regionais ), Centros POP e Unidades de Acolhimento Institucional (municipais e regionais) de todos os 184 municípios do Ceará. Tomou-se como base o exercício de 2014, último período para o qual tais informações foram disponibilizadas. Diante disso, em posse desses dados, procedeu-se a um estudo descritivoexploratório, de natureza quantitativa. Conforme Gil (2008), tanto a pesquisa exploratória quanto a descritiva buscam um maior conhecimento do tema estudado para ter subsídios para discussões, criação de hipóteses e futuros aprofundamentos. O foco da análise sublinhou o volume bruto de psicólogos empregados nas citadas unidades do SUAS. Em seguida se levantou a quantidade desses profissionais que estão gerindo os equipamentos sociais da proteção social especial, e, por fim, se comparou tal dado com a quantidade de profissionais de outras formações que desempenham funções de coordenação na PSE. 4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS Além das formações delimitadas na Resolução CNAS nº17 (2011), no questionário do Censo SUAS constam outras 7 categorias profissionais, sendo elas: fisioterapeuta; cientista político; nutricionista; médico; enfermeiro; analista de sistema; programador, além das denominações Outra formação de nível superior, Profissional de nível médio e Sem formação profissional. Nos equipamentos sociais da PSE de Média Complexidade pesquisados, as categorias profissionais que mais exercem função de coordenação são o assistente social e o pedagogo. Já nas Unidades de Acolhimento Institucionais essa configuração muda: os que mais exercem postos de coordenação são os profissionais classificados como Outra formação profissional de nível superior, seguidos dos profissionais de nível médio. 4 Se trata de um censo de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome que tem por objetivo aprimorar o processo de gestão do SUAS, vez que investiga os equipamentos socioassistenciais, os órgãos gestores, os conselhos e as secretarias da Assistência Social, além das unidades privadas desta rede.

5 mostra a Tabela 1: Os coordenadores das unidades de atendimento da PSE distribuem-se como Tabela 1 - Coordenadores das unidades de atendimento da Proteção Social Especial distribuídos por área de formação. Quantidade de coordenadores Área de formação Unidade de TOTAL CREAS Centro POP Acolhimento Institucional Serviço Social Pedagogia Psicologia Direito Administração Sociologia Nutrição Enfermagem Economia Medicina Fisioterapia Outra formação profissional de nível superior Profissional de nível médio Sem formação profissional Sem informação Fonte: pesquisa própria de acordo com o Censo SUAS O psicólogo, apesar de fazer parte da equipe de referência desses órgãos e ter ampla presença na rede de proteção social de média complexidade cearense, aparece apenas em 4º lugar como área de formação profissional com maior abrangência entre os coordenadores dos CREAS, totalizando 7,4% dos coordenadores. Nos Centros POP a presença dos profissionais de psicologia enquanto coordenadores é também escassa, haja vista que em todo o estado do Ceará, apenas 1 psicólogo gere Centro POP, correspondendo a 25% das coordenações pesquisadas. Esse profissional, conforme consta no Censo SUAS, ainda não desempenha exclusivamente a função de coordenação, acumulando-a com atribuição de técnico do equipamento. Já nas 110 coordenações das 100 Unidades de Acolhimento Institucionais, apenas 1 psicólogo está na posição de coordenador, demonstrando uma insignificante apropriação dessa categoria profissional na gestão dos equipamentos sociais de alta complexidade. Abaixo, no Quadro 2, pode-se observar didaticamente a distribuição dos psicólogos no Estado e a apropriação dos cargos de gestão pelos mesmos, de acordo com o tipo de unidade da PSE:

6 Quadro 2: Distribuição dos psicólogos empregados na PSE de acordo com o equipamento social e volume de coordenadores. Psicólogos coordenadores = 08 Psicólogos coordenadores = 08 Psicólogos coordenadores = 08 Fonte: autoria própria. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Conforme observado na presente pesquisa, a Assistência Social consiste em área de incipiente empregabilidade para os psicólogos no Ceará, no entanto, historicamente outras categorias profissionais dominam esse cenário, a exemplo do Serviço Social a despeito de a Psicologia ser uma das profissões listadas como fundamentais para o seu desenvolvimento e de presença obrigatória nas equipes de referência. Possivelmente esse quantitativo ínfimo de psicólogos à frente dos cargos de gestão do SUAS no Estado se dá face a formação profissional incipiente no que tange aos estudos da Psicologia Social, Comunitária, Políticas Públicas e demais conteúdos que possam subsidiar o trabalho da Política da Assistência Social, já que das cerca de 60 disciplinas obrigatórias para a graduação em Psicologia, apenas somente 3,45 - em média - são voltadas para o estudo da área social e correlatas. Dessa forma, reformular e dinamizar a matriz curricular dos cursos de psicologia pode contribuir para o empoderamento de novas realidades de atuação e para uma maior qualificação para o enfrentamento dos desafios próprios da Assistência Social. Também se ressalta a relevância de o Conselho Federal de Psicologia discutir e problematizar amplamente a necessidade de que as competências de gestão e de

7 planejamento, elaboração, assessoramento e avaliação de políticas públicas sejam incluídas como competências do psicólogo. REFERÊNCIAS BOCK, Ana Mercês Bahia. A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia, Natal, v. 4, n. 2, p , Disponível em < Acesso: 22 jan BRASIL. Lei nº 4119, de 27 de agosto de Resolução nº17. Ratifica a equipe de referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social NOB-RH/SUAS e Reconhece as categorias profissionais de nível superior para atender as especificidades dos serviços socioassistenciais e das funções essenciais de gestão do Sistema Único de Assistência Social SUAS. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jun CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília: CFP, Disponível em: Acesso: 20 dez GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 11. reimp. São Paulo: Atlas, p. NERY, Vânia Baptista. O trabalho de assistentes sociais e psicólogos na política de assistência social saberes e direitos em questão. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Política Social e Psicologia: uma trajetória de 25 anos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. spe, p. 9-24, Disponível em < Acesso em: 10 jan

O PSICÓLOGO NO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: MAPEANDO REDES DE SERVIÇOS NAS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE DO PAÍS

O PSICÓLOGO NO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: MAPEANDO REDES DE SERVIÇOS NAS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE DO PAÍS O PSICÓLOGO NO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: MAPEANDO REDES DE SERVIÇOS NAS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE DO PAÍS Davi Magalhães Carvalho (bolsista ICV, graduação em Psicologia UFPI/CMRV), João Paulo

Leia mais

Criação das Secretarias Municipais de Meio. Habitação, oriundas de ações desenvolvidas na SMDS.

Criação das Secretarias Municipais de Meio. Habitação, oriundas de ações desenvolvidas na SMDS. década de 70 Decreto Lei nº 02 de 02/06/75 na qual é instituída na PCRJ a Coordenadoria de Bem-Estar-Social. Decreto nº 2.290 de 20/09/79 extinção de Bem Estar Social, criação da SMDS, com a estrutura

Leia mais

PROCESSO DE DEBATE PARA A DEFINIÇÃO DOS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - REUNIÃO DE TRABALHO DOS ARTICULADORES ESTADUAIS/REGIONAIS

PROCESSO DE DEBATE PARA A DEFINIÇÃO DOS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - REUNIÃO DE TRABALHO DOS ARTICULADORES ESTADUAIS/REGIONAIS PROCESSO DE DEBATE PARA A DEFINIÇÃO DOS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - REUNIÃO DE TRABALHO DOS ARTICULADORES ESTADUAIS/REGIONAIS Local: Brasília, DF Data: 31 de agosto de 2010 TEMAS A SEREM ABORDADOS

Leia mais

Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social CRAS (2009)

Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social CRAS (2009) Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social CRAS (2009) Caderno do Cras capítulo 6 Equipe de Referência do CRAS A equipe de referência do CRAS é constituída por profissionais responsáveis

Leia mais

Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS

Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS VI Seminário Estadual de Assistência Social Santa Catarina Florianópolis, 18 a 20 de maio de 2015 Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS José Crus Departamento de Gestão do SUAS Secretaria Nacional

Leia mais

CENSO SUAS Questionário Fundo Municipal de Assistência Social RECOMENDAMOS A LEITURA DO MANUAL PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO

CENSO SUAS Questionário Fundo Municipal de Assistência Social RECOMENDAMOS A LEITURA DO MANUAL PARA O CORRETO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO As informações declaradas pelo agente público neste questionário possuem Fé Pública e constituem registros administrativos do Sistema Único de Assistência Social. O fornecimento de informações inverídicas

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA

PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA PRÁTICA PROFISSIONAL E DASAFIOS DO COTIDIANO NO CREAS CRIANÇA E ADOLESCENTES (SENTINELA) NO MUNICIPIO DE PONTA GROSSA BARTMEYER, Tania (estagio I), e-mail: taniabartmeyer@hotmail.com VALIGURA, Maristela

Leia mais

A GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS

A GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS A GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS III Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Assistência Social de Santa Catarina Piratuba - SC CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Centralidade do Trabalho na Assistência Social;

Leia mais

A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS

A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS A Identidade Profissional dos Trabalhadores da Assistência Social NOB-RH / SUAS Marcelo Garcia CENSO SUAS 2011 EQUIPES TÉCNICAS SEGUNDO A ESCOLARIDADE Nos Órgãos Municipais da Assistência Social: 40.477

Leia mais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais

Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Vagas para pessoa com deficiência. Assistente Social ,00 30 horas semanais Sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania Assistente Social 03 1.478,00 30 horas semanais Motorista 04 01 954,00 40 horas semanais Analista de Cadastro para Habitação Popular PMCMV

Leia mais

DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS ERRATA

DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS ERRATA p. 26 Item: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CANOAS O município assume a oferta da proteção social básica da assistência social, devendo desenvolver ações de prevenção a riscos sociais no Centro de Referência

Leia mais

NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS

NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS 1 O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico de Assistência Social no campo da

Leia mais

PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA ÁREA

PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA ÁREA PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA ÁREA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) FERNANDA BERNARDI VIEIRA RICHA TATIANA POSSA SCHAFACHEK 2 Painel 01/003 A construção dos perfis profissionais para a execução

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNÍCIPIO DE CASCAVEL/PR NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Danielle Passos Silva Moratelli 1 Inês de Paula 2 Patricia Luciana Bilibio 3 Rosmeri

Leia mais

ANEXO I DOS CARGOS, VAGAS, REMUNERAÇÃO, REQUISITOS BÁSICOS E CARGA HORÁRIA.

ANEXO I DOS CARGOS, VAGAS, REMUNERAÇÃO, REQUISITOS BÁSICOS E CARGA HORÁRIA. RETIFICAÇÃO 01 No Edital de Abertura nº 001/2015, publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS no dia 25/02/2015. Edição 1297, que trata do Processo Seletivo Simplificado para contratação

Leia mais

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS Escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006

Leia mais

GRAU DE INSTRUÇÃO / REQUISITOS 2

GRAU DE INSTRUÇÃO / REQUISITOS 2 CARGO VAGAS AC VAGA S PcD VENCIMENTO INICIAL GRAU DE INSTRUÇÃO / REQUISITOS 2 JORNADA SEMANAL DE TRABALHO TAXA LOTAÇÃO TIPOS DE PROVAS PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA PROVA Agente Comunitário de CR 1 * R$ 1.166,76

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS Cristina Ionácy Rodrigues e Souza 1 INTRODUÇÃO Ao fomentar que a assistência social é uma política que junto com as políticas setoriais,

Leia mais

Reabilitação Integral: o desafio de uma política intersetorial. Conselho Nacional de Previdência Social

Reabilitação Integral: o desafio de uma política intersetorial. Conselho Nacional de Previdência Social Reabilitação Integral: o desafio de uma política intersetorial. Conselho Nacional de Previdência Social Junho 2016 Reabilitação Profissional Lei 8213/1991 Artigo 89 Decreto 3048/1999 Artigo 136 A prestação

Leia mais

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas

Conselho Federal de Psicologia Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO PESQUISA SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS EM POLÍTICAS SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA I - DADOS PESSOAIS (PERFIL) 1.1. Sexo: Masculino Feminino 1.2.

Leia mais

CONCURSOS PÚBLICOS DA FPE ANEXO 1 DO EDITAL DE CONCURSOS Nº 01/2012

CONCURSOS PÚBLICOS DA FPE ANEXO 1 DO EDITAL DE CONCURSOS Nº 01/2012 CONCURSOS PÚBLICOS DA FPE ANEXO 1 DO EDITAL DE CONCURSOS Nº 01/2012 QUADRO DEMONSTRATIVO DOS NÚMEROS DOS CONCURSOS, DOS EMPREGOS, DOS SALÁRIOS, DA CARGA HORÁRIA, DAS VAGAS, DAS VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,

Leia mais

TEXTO 4 OS DESAFIOS POSTOS PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SUAS 1.

TEXTO 4 OS DESAFIOS POSTOS PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SUAS 1. TEXTO 4 OS DESAFIOS POSTOS PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SUAS 1. Bem, estamos chegando ao fim do nosso estudo e não poderíamos deixar de trazer uma contribuição da nossa Doutora Iamamoto.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato

O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato Sistema Único da Assistência Social - SUAS Histórico Estruturação A PcD no SUAS A Assistência Social é uma Política Pública, garantida

Leia mais

PÓS UNIPAC GRADUAÇÃO. A sua estratégia para VENCER! 12 cursos a sua escolha! LATO SENSU

PÓS UNIPAC GRADUAÇÃO. A sua estratégia para VENCER! 12 cursos a sua escolha! LATO SENSU PÓS GRADUAÇÃO UNIPAC A sua estratégia para VENCER! LATO SENSU 12 cursos a sua escolha! CIÊNCIAS DA SAÚDE O mercado de trabalho à espera de grandes profissionais Os cursos de pós-graduação têm por objetivo

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA PARÁ/AMAPÁ (CRP/10) GRUPO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO DE AÇÃO

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA PARÁ/AMAPÁ (CRP/10) GRUPO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO DE AÇÃO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA PARÁ/AMAPÁ (CRP/10) GRUPO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO DE AÇÃO PARÁ/AMAPÁ SETEMBRO - 2017 2 PLANO DE AÇÃO 1 I JUSTIFICATIVA No último dia 6 de setembro

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL ESTADO DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PMMS Nº 001/2013 ANEXO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL ESTADO DO ESPÍRITO SANTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PMMS Nº 001/2013 ANEXO I EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PMMS Nº 0/23 ANEXO I FUNÇÃO, ESCOLARIDADE, Nº DE VAGAS, SALÁRIO, CARGA HORÁRIA E QUADRO DE PROVAS. CÓD. DO CARGO CARGO/FUNÇÃO Auxiliar de Serviços Gerais REQUISITO ESCOLARIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 32, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 32, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 32, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013. Dispõe sobre o Pacto de Aprimoramento da Gestão dos Estados e do Distrito Federal no âmbito do Sistema Único de Assistência Social SUAS, estabelece a revisão

Leia mais

INFORME Nº004/2011 INFORME COMPLEMENTAR AO MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

INFORME Nº004/2011 INFORME COMPLEMENTAR AO MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME MDS Conselho Nacional de Assistência Social CNAS INFORME Nº004/2011 INFORME COMPLEMENTAR AO MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático I - Questão Social e Serviço Social

AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático I - Questão Social e Serviço Social ISSN 2359-1277 AVALIAÇÃO SOCIAL E A CONCESSÃO DO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Drielly Andressa Claro, driellyclaro@hotmail.com; Jaqueline Zuin dos Santos (Orientadora), jaque.zuin.s@gmail.com; Keila

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Proposta: Que o Sistema Conselhos articule e fomente discussões e diretrizes junto às universidades, MEC e CAPES e entidades da psicologia (ABEP, SINPSI, CONEP, entre outros) sobre o significado e a importância

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1

A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1 A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1 Barbara Letícia Dudel Mayer 2, Terezinha Heck Weiller 3. 1 Trabalho desenvolvido através de Projeto de Pesquisa de Mestrado do Programa

Leia mais

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Ano 2, V. 2, Número Especial, jun, 2014. Faculdade Leão Sampaio Resumo Expandido ISSN 2317-434X CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAIBUNA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAIBUNA ESTADO DE SÃO PAULO CÓD CARGO REQUISITO 100 Agente Operacional Incompleto Prova Prática (Item 9) CARGA HORÁRIA SEMANAL VAGAS (Ampla Concorrência) VAGAS PNE SALÁRIO TAXA DE INSCRIÇÃO 40h/Escala 9 CR 1 R$ 1.049,40 R$ 25,00

Leia mais

CARTA DE BRASÍLIA BRASIL 2018

CARTA DE BRASÍLIA BRASIL 2018 CARTA DE BRASÍLIA BRASIL 2018 Durante os dias 14 e 15 de junho de 2018, em Brasília, se realizou o Fórum Nacional de Atenção Primária à Saúde, com o tema 30 anos de SUS e 40 anos de Alma-Ata. O evento

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL NO CREAS: ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DO CREAS

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL NO CREAS: ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DO CREAS ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NO CREAS: ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DO CREAS Brenda de Oliveira Dias, brendadiasoliveira3@gmail.com Débora dos Santos Marques, dmarx670@yahoo.com.br Gabriela Machado

Leia mais

As Ações Estratégicas da Gestão do Trabalho travadas no âmbito da Gestão do SUAS

As Ações Estratégicas da Gestão do Trabalho travadas no âmbito da Gestão do SUAS As Ações Estratégicas da Gestão do Trabalho travadas no âmbito da Gestão do SUAS José Crus Assistente Social Coordenador-Geral Coordenação Geral da Gestão do Trabalho do SUAS Departamento de Gestão do

Leia mais

Conselho Federal de Enfermagem- Brasil

Conselho Federal de Enfermagem- Brasil Conselho Federal de Enfermagem- Brasil AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA `A SAÚDE O Potencial do Brasil MANOEL CARLOS NERI DA SILVA - PRESIDENTE DO COFEN NÁDIA MATTOS RAMALHO- VICE-PRESIDENTE

Leia mais

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA Conselho Regional de Psicologia 20ª Região AM RR RO AC

SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA Conselho Regional de Psicologia 20ª Região AM RR RO AC NOTA TÉCNICA Orientações/Recomendações sobre a atuação dos psicólogos nos equipamentos de referência em Assistência Social (Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade).

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUDITORIA EM SAÚDE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUDITORIA EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AUDITORIA EM SAÚDE APRESENTAÇÃO A Auditoria em Saúde é uma área em expansão no cenário atual da Saúde no Brasil, uma vez que essa nova realidade exige dos profissionais uma prática

Leia mais

- Minuta CREPOP - Pesquisa com Psicólogos que atuam na Atenção Básica à Saúde de Sergipe

- Minuta CREPOP - Pesquisa com Psicólogos que atuam na Atenção Básica à Saúde de Sergipe - Minuta CREPOP - Pesquisa com Psicólogos que atuam na Atenção Básica à Saúde de Sergipe A pesquisa com psicólogos que atuam na Atenção Básica à Saúde ocorreu entre outubro e dezembro de 2008. As informações

Leia mais

O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL: INTERVENÇÃO NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO

O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL: INTERVENÇÃO NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA ASSITÊNCIA SOCIAL: INTERVENÇÃO NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO Guilherme Henrique Frassan(*) (UNPAR, Umuarama PR, Brasil.); Claudia Lopes Perpétuo (UNIPAR, Umuarama PR, Brasil.); Leticia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

ANEXO I. Órgãos do Poder Executivo

ANEXO I. Órgãos do Poder Executivo ANEXO I Órgãos do Poder Executivo I Secretaria de Governo II Órgãos de assessoramento direto ao Prefeito III Procuradoria Geral IV Secretaria de Administração V Secretaria de Fazenda VI Secretaria de Educação

Leia mais

Implementando a Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Implementando a Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Implementando a Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) XII Fórum Paulista de Musicoterapia: Interações nas Diferenças Sonoras São Paulo, Dezembro de 2012. Jakeline Silvestre Fascina

Leia mais

PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE SILVA JARDIM ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE SILVA JARDIM ESTADO DO RIO DE JANEIRO 1.1.6.No ato da inscrição não serão solicitados comprovantes das exigências contidas neste Edital, no entanto, o candidato que não comprová-los no ato da contratação, mesmo que tenha sido aprovado, será

Leia mais

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: Melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: Melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: Melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal 2a. Reunião Técnica Regional sobre Educação Interprofissional Dezembro - 2017 Mais de 70%

Leia mais

ATO EXECUTIVO DE DECISÃO ADMINISTRATIVA RESOLVE. Art.1º Alterar a codificação dos cargos e níveis salariais dos servidores Técnicoadministrativos

ATO EXECUTIVO DE DECISÃO ADMINISTRATIVA RESOLVE. Art.1º Alterar a codificação dos cargos e níveis salariais dos servidores Técnicoadministrativos UERJ ATO EXECUTIVO DE DECISÃO ADMINISTRATIVA CODIFICAÇÃO FOLHA AEDA- 054/REITORIA/2008 01 01 ALTERA COM BASE NA LEI Nº 4.796, DE 29/06/2006 A CODIFICAÇÃO DE NÍVEIS SALARIAIS DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS

Leia mais

MUNICÍPIO DE RIACHO DOS MACHADOS MG

MUNICÍPIO DE RIACHO DOS MACHADOS MG DISTRIBUIÇÃO DAS TOTAIS: Total das vagas oferecidas no Concurso Público. GERAIS: Vagas de ampla concorrência. : Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de Serviços da

Leia mais

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5.

1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5. A INSERÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA AO IDOSO EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM ÂMBITO NACIONAL Zaqueu

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itapoá - SC Departamento de Recursos Humanos

Prefeitura Municipal de Itapoá - SC Departamento de Recursos Humanos PORTARIA MUNICIPAL N º 2.936/2018 Data: 21 de março de 2018 DISPÕE SOBRE QUADRO DE VAGAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, CÉLIA MARIA REINERT, Diretora do, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE:

Leia mais

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 Claudiana Tavares da Silva Sgorlon 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

RETIFICAÇÃO 1 VAGAS AMPLA VAGAS PCD TOTAL VAGAS CH SEMANAL CÓDIGO CARGO/FUNÇÃO REQUISITO VENCIMENTOS OFICIAL ESPECIALIZADO/ PEDREIRO

RETIFICAÇÃO 1 VAGAS AMPLA VAGAS PCD TOTAL VAGAS CH SEMANAL CÓDIGO CARGO/FUNÇÃO REQUISITO VENCIMENTOS OFICIAL ESPECIALIZADO/ PEDREIRO ANEXO I, HABILITAÇÕES, CARGA HORÁRIA E RETIFICAÇÃO 1 PCD SEMANAL 101 OFICIAL ESPECIALIZADO/ PEDREIRO ALFABETIZADO 3 0 3 40 HS 954,00 PCD SEMANAL 201 OFICIAL ESPECIALIZADO/ BOMBEIRO HIDRÁULICO FUNDAMENTAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMENARA MG PROCESSO SELETIVO EDITAL 1/2019 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS CÓDIGO DE INSCRIÇÃO CARGO TOTAIS VAGAS DO CONCURSO GERAIS RESERVA PD 10% 1 Agente de Serviços em Saúde 10 9 1 2 Agente de Serviços Sociais 3 Auxiliar em Saúde Bucal 12 11 1 4 Auxiliar em Saúde Bucal Pedra

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 1. Função no Projeto TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012 Prestar Consultoria Técnica Especializada - Modalidade Produto

Leia mais

Atenção em rede como condição para o tratamento integral:

Atenção em rede como condição para o tratamento integral: 1 Atenção em rede como condição para o tratamento integral: Rede SUAS Prof. Mirella S. Alvarenga Assistente Social, mestre em Política Social, membro do Grupo de Estudos Fênix/UFES 2 Plano integrado de

Leia mais

7. CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA, VENCIMENTOS: CARGOS VAGAS

7. CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA, VENCIMENTOS: CARGOS VAGAS 7. CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA, VENCIMENTOS: CARGOS CARGA VENCIMENTOS VAGAS HORÁRIA (R$) AUXILIAR EDUCAÇÃO INFANTIL 20 477,00 40 954,00 AUXILIAR EDUCACIONAL 20 477,00 40 954,00 FARMACÊUTICO 20 1.152,06

Leia mais

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA

PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA PLANO DE CARREIRA PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A ENDEMIA Nossa Equipe Coordenadora: Professora Maria José Menezes Brito (Escola de Enfermagem UFMG) Co-coordenador: Professor

Leia mais

Carga Horária Semanal. Remuneração. Taxa de inscrição R$ Vagas. Código Cargo Pré-Requisito. Base R$

Carga Horária Semanal. Remuneração. Taxa de inscrição R$ Vagas. Código Cargo Pré-Requisito. Base R$ CAPÍTULO II DOS CARGOS, PRÉ-REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES, CARGA HORÁRIA SEMANAL, REMUNERAÇÃO, VAGAS E TAXA DE INSCRIÇÃO. 2.1. O cargo, os requisitos exigidos, a jornada de trabalho semanal, a remuneração e

Leia mais

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE Enfermeira Sandra Joseane F. Garcia Promoção da Saúde- Divisão de Vigilância Epidemiológica/SC. Divisão de doenças e Agravos

Leia mais

Tabela 1 Quantidade de Entidades Privadas/CNPJ com inscrições deferidas Quantidade de entidades/cnpj. Quantidade inscrições por CNPJ

Tabela 1 Quantidade de Entidades Privadas/CNPJ com inscrições deferidas Quantidade de entidades/cnpj. Quantidade inscrições por CNPJ P á g i n a 1 Análise descritiva do banco de dados do Formulário Eletrônico das Entidades Privadas de Assistência Social e serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Este relatório se

Leia mais

PERFIL DOS ENFERMEIROS ATUANTES NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER CLIMATÉRICA

PERFIL DOS ENFERMEIROS ATUANTES NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER CLIMATÉRICA PERFIL DOS ENFERMEIROS ATUANTES NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER CLIMATÉRICA RESUMO ROGÉRIA MÁXIMO DE LAVÔR Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. rogerialavor@hotmail.com No

Leia mais

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO

PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO uma questão de promoção, proteção e recuperação dos serviços de saúde¹ LUCIANA BARBOSA ¹Texto adaptado ao que foi publicado no Jornal de Alegrete e no CRA/RS Em cenários de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itapoá - SC Departamento de Recursos Humanos

Prefeitura Municipal de Itapoá - SC Departamento de Recursos Humanos PORTARIA MUNICIPAL N º 3.161/2018 Data: 16 de maio de 2018 DISPÕE SOBRE QUADRO DE VAGAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E ALTERAÇÕES, CÉLIA MARIA REINERT, Diretora do, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: IMPLANTAÇÃO DE CURVA ABC EM UM ABRIGO DE IDOSOS EM FORTALEZA-CE

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: IMPLANTAÇÃO DE CURVA ABC EM UM ABRIGO DE IDOSOS EM FORTALEZA-CE CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: IMPLANTAÇÃO DE CURVA ABC EM UM ABRIGO DE IDOSOS EM FORTALEZA-CE Francisca Nayse Lima

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1. Diretoria

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A rua, concreta, discreta Nos mostra

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DO ESCRITÓRIO REGIONAL DE PARANAVAÍ - SECRETARIA DA FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO

Leia mais

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. I VAGAS POR LOTAÇÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 Nível Superior Advogado Região 02 01 03 (a)

Leia mais

O PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL, NO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP.

O PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL, NO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP. O PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL, NO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP. Priscila Larangeira Carvalho Professora dos Cursos de: Administração; Educação Física, Enfermagem, Direito, Fisioterapia e

Leia mais

A FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA E HOSPITALAR NA MACRORREGIÃO OESTE DO PARANÁ

A FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA E HOSPITALAR NA MACRORREGIÃO OESTE DO PARANÁ A FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA E HOSPITALAR NA MACRORREGIÃO OESTE DO PARANÁ Gleicy Kelly Teles da Silva 1 Manoela de Carvalho Neide Tiemi Murofuse Maria Lucia Frizon Rizzotto

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA Eixo Temático: Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS

PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS O NOVO MOMENTO DO SUAS NOBSUAS 2012 PACTO DE APRIMORAMENTO DO SUAS O QUE É: Acordo/Compromisso, entre os entes (Federal, Estadual e Municipal), para ajustar o SUAS local.

Leia mais

2.3. CARGOS PÚBLICOS - QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS:

2.3. CARGOS PÚBLICOS - QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS: 2.3. CARGOS PÚBLICOS - QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS: 01 Advogado 02 Arquiteto 03 Assistente Social CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR Direito. c) Registro na Ordem

Leia mais

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS INSERIDAS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS INSERIDAS NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Antonio Nascimento Araujo Ericarla Castro Corrêa José Vitor Vieira Ferreira

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Esplanada dos Ministérios, bloco F, anexo, ala A, 1º andar, Brasília/DF CEP: 70059-900 RESOLUÇÃO Nº 34, DE

Leia mais

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016 Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016 Rio de Janeiro, 07 de dezembro de 2016. Às Coordenadorias Gerais de Atenção Primária, com vistas às Organizações Sociais de Saúde Assunto: Diretrizes de

Leia mais

NOTA TÉCNICA DE ORIENTAÇÃO AOS MUNICÍPIOS SOBRE O PRONTUÁRIO SUAS

NOTA TÉCNICA DE ORIENTAÇÃO AOS MUNICÍPIOS SOBRE O PRONTUÁRIO SUAS NOTA TÉCNICA DE ORIENTAÇÃO AOS MUNICÍPIOS SOBRE O PRONTUÁRIO SUAS A Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), vem, por meio desta Nota Técnica, fundamentar razões e apontar sugestões sobre o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE GILVAN BROLINI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE GILVAN BROLINI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE GILVAN BROLINI EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ASSITÊNCIA AO ESTUDANTE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Estado de Mato Grosso do Sul Prefeitura Municipal de Costa Rica Procuradoria-Geral do Município Subsecretaria de Assuntos Legislativos

Estado de Mato Grosso do Sul Prefeitura Municipal de Costa Rica Procuradoria-Geral do Município Subsecretaria de Assuntos Legislativos DECRETO n. 4.515, DE 5 DE MARÇO DE 2018 Publica a estrutura remuneratória do Poder Executivo Municipal de Costa Rica - MS, atualizada de acordo com a revisão salarial concedida através da Lei n. 1.397,

Leia mais

QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS Secretaria Municipal de Administração e Finanças

QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS Secretaria Municipal de Administração e Finanças QUADRO DEMONSTRATIVO Secretaria Municipal de Administração e Finanças CARGO/CÓDIGO Agente Administrativo Cód. 001 10 (vagas)09 (LC) 01 (PNE) 40h 954,00 110,00 Ensino Médio completo + conhecimento básico

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

ADMINISTRAÇÃO DIRETA PROCURADOR (Lei nº 788/85, Lei Complementar nº 132 de 20/12/2013) GRATIFICAÇÃO INCENTIVO À COBRANÇA DA DÍVIDA ATIVA (180%) VERBA INDENIZATÓRIA (200%) % * De 0 a 3 anos 5,696.45 10,253.61 11,392.90 0/3

Leia mais

O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES FINEDUCA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DE 2015 E 2016.

O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES FINEDUCA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DE 2015 E 2016. O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES FINEDUCA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DE 2015 E 2016. Rosana Nadja Silva Rego Regner 1 Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade Orientador:

Leia mais

CURSO APRIMORAR AS AÇÔES DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.

CURSO APRIMORAR AS AÇÔES DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. CURSO APRIMORAR AS AÇÔES DOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. Curso presencial para os trabalhadores em Instituições de Acolhimento

Leia mais

Marque abaixo o tipo de recurso:

Marque abaixo o tipo de recurso: Nome completo Candidato FORMULÁRIO PARA RECURSO Comissão Supervisora do Concurso da Prefeitura Municipal de Tapira / MG Concurso Público Edital nº 01/12 Nº de Inscrição e CPF Cargo Data de nascimento Marque

Leia mais

EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA

EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA EDITAL PF no. 002/2015 CONVOCAÇÃO DE INTERESSADOS À SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PESSOA FÍSICA O CONASS: O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Quadro de Referência de Servidores Técnico-Administrativos Atualizado com dados SIAPE em 17.09.2018 Tendo em vista o disposto na Lei nº 11.091

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GESTÃO DE ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS 2017 1. Justificativa: No cumprimento de sua missão, o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG organizou

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA 2014 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA NÍVEL SUPERIOR

CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO PARA 2014 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA NÍVEL SUPERIOR 01 - ANALISTA EM SAÚDE / ASSISTENTE SOCIAL I II V I I II 30 1.714 57,13 1 53 53,00 1 53 53,00 3 202 67,33 2 52 26,00 1 73 73,00 2 129 64,50 1 49 49,00 1 46 46,00 1 36 36,00 VAGAS e INSCRITOS / CARGO: 43

Leia mais

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos Débora Martini Saúde Direito de todos Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF Atenção Primária à Saúde Centros de Saúde Assistência

Leia mais

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I (RETIFICADO) ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I (RETIFICADO) ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS DISTRIBUIÇÃO DAS TOTAIS: Total das vagas oferecidas no Concurso Público. GERAIS: Vagas de ampla concorrência. RESERVA PD: Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE CRICIÚMA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICIPIO DE CRICIÚMA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ANEXO I DOS S,, REMUNERAÇÃO E HORÁRIA S ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO 1. Agente de Serviços Ensino Fundamental incompleto 1,7 Escrita R$ 40,00 2. Carpinteiro Ensino Fundamental incompleto 2,0 Escrita R$

Leia mais

Palavras-chave: estágio, política assistencial, apreensão de conhecimentos

Palavras-chave: estágio, política assistencial, apreensão de conhecimentos A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA UNIDADE INSTITUCIONAL DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DO BAIRRO SANTA LUZIA, NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. SCHULTZ, Denise Stroberg (Estágio I), BELLO, Tatyana

Leia mais

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

MUNICÍPIO DE BERIZAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2016 ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS ESPECIFICAÇÃO DOS S DISTRIBUIÇÃO DAS : Total das vagas oferecidas no Concurso Público. : Vagas de ampla concorrência. PD: Vaga destinada à pessoa com deficiência (subitem 3.2 do Edital). 1 Auxiliar de

Leia mais

O homem é mais ou menos cidadão, dependendo do lugar onde vive. Milton Santos

O homem é mais ou menos cidadão, dependendo do lugar onde vive. Milton Santos O homem é mais ou menos cidadão, dependendo do lugar onde vive. Milton Santos XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS TERRITÓRIO E PARTICIPAÇÃO POPULAR: Iraci de Andrade Iraci_andrade@hotmail.com PUC-RS Fortaleza,

Leia mais