Conhecer o percurso da metodologia científica e a construção de seus aspectos formais;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecer o percurso da metodologia científica e a construção de seus aspectos formais;"

Transcrição

1 METODOLOGIA DA PESQUISA - NPG1778 METODOLOGIA DA PESQUISA (24/11/2015) Perfil Docente Profissional graduado em qualquer área do conhecimento, com experiência em pesquisa e, com no mínimo, pós-graduação Latu Sensu. Desejável que o docente possua Pós- Graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou Doutorado) e imprescindível que possua Currículo atualizado na Plataforma Lattes. Contextualização A perspectiva da Metodologia Científica é um dos caminhos para a realização de trabalhos acadêmicos. O termo Metodologia significa? [...] estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência? (DEMO, 1995, p. 11). Ainda, segundo Demo (1995), a Metodologia é uma disciplina que orienta quanto aos procedimentos a serem tomados na pesquisa. A disciplina Metodologia ainda possibilita acesso aos caminhos do processo científico, promovendo questionamentos acerca dos limites da ciência sob os aspectos da capacidade de conhecer e de interferir na realidade. Ementa Ciência e Pesquisa. O pesquisador e a Comunicação científica: tipos de pesquisa. Normas técnicas da ABNT para formatação e apresentação de Artigos, Projetos de Pesquisa, Monografias, TCCs. Fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Tópicos especiais de prática de pesquisa. Objetivos Gerais Conhecer o percurso da metodologia científica e a construção de seus aspectos formais; Conhecer os fundamentos, os métodos e tipos de pesquisa da/e na produção do conhecimento científico;

2 Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos, de acordo com orientações da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Objetivos Específicos Compreender o conceito de ciência, identificar suas características, os tipos de conhecimento e a importância desse método para a produção de trabalhos acadêmicos. Compreender a noção de pesquisa, e identificar para que serve um trabalho investigativo, bem como quais são as fases que o constituem. Identificar quais os tipos de pesquisa e que procedimentos teórico-técnicos devem ser seguidos para implementá-los. Compreender como se constrói a pesquisa bibliográfica, indicando as ferramentas que podem nos ajudar nessa direção, tais como resumos e resenhas, por exemplo. Apresentaremos o esboço de um trabalho acadêmico final e seus componentes. Reconhecer e empregar corretamente as normas da ABNT. Identificar e desenvolver corretamente os tópicos de pesquisa: a escolha do tema e sua delimitação, a definição do problema de investigação e a formulação de hipóteses, os objetivos, a justificativa e o referencial teórico, a revisão da literatura. Conhecer os instrumentos que auxiliam a pesquisa bibliográfica: tais como o fichamento de leituras, a análise e a revisão de textos, além de técnicas para a coleta de dados. Utilizar citações diretas e indiretas em um texto acadêmico. Entender como se constrói a pesquisa bibliográfica, indicando as ferramentas que podem nos ajudar nessa direção: tais como resumos e resenhas, por exemplo. Esboçar um trabalho acadêmico final e seus componentes. Conteúdos Aula 1. Ciência como construção Nesta aula, estudaremos alguns aspectos que caracterizam a ciência e a importância do método científico para a produção de trabalhos acadêmicos. Além disso, debateremos sobre o conceito de pesquisa, identificando quais são suas principais etapas.

3 A princípio, acompanharemos o percurso da metodologia cuja base é a ciência, a partir dos pressupostos filosóficos para a consolidação do método científico. Para tal, apresentaremos o conceito de ciência, identificando suas características, os tipos de conhecimento e a importância desse método para a produção de trabalhos acadêmicos. Além disso, também é importante que você compreenda a noção de pesquisa, e saiba para que serve um trabalho investigativo, bem como quais são as fases que o constituem. Desta forma, traçaremos um caminho em um movimento de troca constante, a fim de que você seja capaz de elaborar seu próprio estudo científico. Aula 2. Planejando a pesquisa Nesta aula, identificaremos quais são os tipos de pesquisa e que procedimentos teóricotécnicos devemos seguir para implementá-los. Conhecendo os tipos de pesquisa e a natureza das abordagens de um trabalho científico, um tema deve ser desenvolvido, seguindo determinada linha teórica que sustente a investigação e uma metodologia específica que o auxilie a planejar a pesquisa de forma adequada. Aula 3. Vídeo Aula: Esta aula é composta por uma vídeo-aula, na qual serão destacadas as etapas do projeto de pesquisa, ressaltando: tema, delimitação do tema, problema, hipótese, justificativa, objetivos (geral e específicos), metodologia, revisão de literatura, cronograma. Estas etapas são importantes para que o projeto seja elaborado com base em critérios científicos padronizados, que permitem ao leitor uma visão clara do que se trata a proposta de pesquisa a ser realizada. Aula 4. Video Aula: Importância da Pesquisa Esta aula é composta por uma vídeo-aula na qual será ressaltada a importância da pesquisa, as qualidades pessoais do pesquisador, por que elaborar um projeto de pesquisa, a quem interessa, ética na pesquisa e a Resolução 466/2012.

4 Uma pesquisa se torna relevante em função de agregar valor a um determinado conhecimento de uma área. Para que ela seja realizada, é preciso que haja interesse em investigar ou estudar um tema, avaliando o que já foi pesquisado e divulgado sobre ele e analisando qual contribuição é possível. Aula 5: Elaboração de trabalhos acadêmicos Nesta aula, trataremos das normas da ABNT e dos tópicos de pesquisa: a escolha do tema, a definição do problema de investigação e a formulação de hipóteses. Destacaremos, ainda, a importância da justificativa e do referencial teórico como aportes fundamentais para o adequado desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Nesta aula, vamos tratar da organização da pesquisa como um projeto. Logo, você vai identificar as etapas de uma investigação e as opções teóricas de que podemos nos valer para desenvolvê-la. Para isso, é importante conhecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que unificam a redação do trabalho, além de estabelecer princípios e diretrizes sobre a pesquisa científica. Aula 6: Tópicos especiais de pesquisa Nesta aula, entenderemos como se constrói a pesquisa bibliográfica, indicando as ferramentas que podem nos ajudar nessa direção: tais como resumos e resenhas, por exemplo. Por fim, apresentaremos o esboço de um trabalho acadêmico final e seus componentes. Nesta aula, você conhecerá os instrumentos que auxiliam a pesquisa bibliográfica: tais como o fichamento de leituras, a análise e a revisão de textos, além de técnicas para a coleta de dados. Você também aprenderá a utilizar citações diretas e indiretas em seu texto acadêmico.

5 Aproveite essas dicas para construí-lo da melhor forma possível! Aula 7: Revisão de literatura, escrita acadêmica, citações e formatação Esta aula é composta por uma vídeo-aula, na qual serão destacados os seguintes pontos: Como elaborar mais especificamente o referencial teórico ou revisão de literatura utilizando leituras de outros autores como embasamento teórico para um texto coerente, com citações que tenham relação de suporte com o texto escrito pelo autor do texto: o aluno. Dessa forma, a aprendizagem envolvida se relaciona ao modo de fazer citações, notas de rodapé, referências, a formatação do trabalho enquanto trabalho acadêmico e os cuidados com a redação/escrita acadêmica. Aula 8: Como construir uma boa Revisão de Literatura Esta aula é composta por uma vídeo-aula, na qual entenderemos como se constrói a revisão de literatura. A revisão de literatura consiste em um texto escrito pelo pesquisador sobre o tema adotado na pesquisa, devendo elucidar o tema, contextualizá-lo, à luz do que outros autores escreveram anteriormente. A construção da revisão de literatura requer, em um primeiro momento, leitura de livros, artigos, teses, dissertações, monografias e o fichamento dos mesmos, para que você possa separar os trechos mais importantes que possam contribuir com sua argumentação sobre o tema. O tema deve ter relevância acadêmica, ou seja, contribuir efetivamente para o que o pesquisador se propõe a investigar. Por isso a revisão de literatura é o item do projeto em que o pesquisador poderá expor suas argumentações (de forma impessoal) com o suporte teórico de outros pesquisadores que se interessaram pelo mesmo assunto.

6 Nesta aula será possível ainda apreender: o que é importante observar em uma revisão de literatura, quais a importância dela no projeto, 7 passos para uma boa construção da revisão de literatura e como o texto deve ter como prioridade e como deve ser formatado. Procedimentos de Ensino Aulas interativas, em ambiente virtual de aprendizagem, nas quais o conhecimento é exposto ao aluno de acordo com um desenho didático planejado para adequar o meio de entrega ao conhecimento particular da disciplina. Na sala de aula virtual, a metodologia de entrega de conteúdo contempla, além dos conceitos e temáticas das aulas propriamente ditas, leitura de textos pertinentes ao assunto, hipertextos, links orientados, estudos de caso, atividades animadas de aplicação do conhecimento, simuladores virtuais, quiz interativo, simulados, biblioteca virtual etc. Quanto à metodologia de ensino, o docente é responsável por mediar o conteúdo e sua integralização, com vistas ao aprendizado cooperativo e colaborativo, norteando-se pelo incentivo à troca constante entre os atores envolvidos e à construção coletiva do conhecimento. Para tal, cabe ao docente organizar e orientar as discussões no fórum, bem como nas outras ferramentas de comunicação disponibilizadas na sala de aula virtual (fóruns, central de mensagem, anotações etc.). Recursos As unidades Estácio onde são ministrados os cursos de Pós-Graduação lato sensu/mba na modalidade presencial dispõem de salas de aula adequadamente dimensionadas e climatizadas, providas com quadro branco e cadeiras com apoio para o material didático, de forma a possibilitar o pleno desenvolvimento das aulas. Os campi possuem equipamentos como televisão, datashow, DVD, amplificador de som, projetor de slides etc., que são disponibilizados ao docente a partir de agendamento prévio junto ao setor de Espaço Físico do Campus. Todas as unidades Estácio possuem biblioteca com acervo de livros e periódicos das diversas áreas de conhecimento, possibilitando ao aluno a consulta e o empréstimo segundo critérios institucionais estabelecidos. As unidades Estácio dispõem de laboratório de informática equipado com maquinário adequado à demanda local; os Campi em que são ministrados cursos direcionados a áreas técnicas específicas contam com laboratórios concebidos e equipados de forma a atender às atividades pedagógicas dos cursos. Acesso à internet, softwares compatíveis com os protocolos da sala de aula virtual (como players, flash player, leitor de PDF, javascript, recursos HTML etc.). A sala de aula virtual disponibiliza aos alunos o acesso para baixar e executar tais aplicativos, caso não os tenha já instalados.

7 Procedimentos de Avaliação A disciplina de Metodologia da Pesquisa não contempla prova. A avaliação é realizada através da composição de duas notas: a avaliação do Projeto de pesquisa entregue pelo ambiente que vale até 75 pontos; a participação no fórum pontuado até 25 pontos; total: 100 pontos. Bibliografia Básica DEMO, P. Praticar Ciências. Metodologias do Conhecimento Científico. São Paulo: Saraiva, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, Disponível em: elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf LAKATOS, E. Metodologia do Trabalho Científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas, SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, VENTURA, M (ORG.). Metodologia Científica. Rio de Janeiro: Estácio de Sá, Bibliografia Complementar CRESWEEL, J. W. Projeto de Pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, FERREIRA, C. A.; RESENDE, E. dos S.; PATACO, V. L. P. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, KAHLMEYER-MERTENS, R. S.; FUMANGA, M.; TOFFANO, C. B.; SIQUEIRA, F. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: FGV, MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10.ed. São Paulo: Atlas, RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 4.ed. RJ: Petrópolis: Vozes, 2007.

8 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 12. ed. Rio de Janeiro: FGV, Indicação Material Didático Outras Informações

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral;

Objetivos. Conteúdo Programático UNIDADE I. Ciência: uma visão geral; Plano de Ensino Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 1º ano Carga Horária: 80 h/a - 67 h/r Docente: Márcia Gardênia Lustosa Pires Ementa

Leia mais

Em caso de egresso de curso lato sensu, este deve ser, obrigatoriamente, em estudos da língua portuguesa.

Em caso de egresso de curso lato sensu, este deve ser, obrigatoriamente, em estudos da língua portuguesa. LÍNGUA PORTUGUESA CEL0014 (14/07/2015) Perfil Docente Docente com formação em Letras na graduação e pós-graduação, ainda que lato sensu, mas preferencialmente stricto sensu, com o título de Doutor em Letras

Leia mais

Ementa Fluidos em repouso e movimento. Oscilações. Ondas. Temperatura e dilatação térmica. Termodinâmica. Óptica geométrica.

Ementa Fluidos em repouso e movimento. Oscilações. Ondas. Temperatura e dilatação térmica. Termodinâmica. Óptica geométrica. FÍSICA TEÓRICA EXPERIMENTAL II - CCE0848 FÍSICA TEÓRICA II Perfil Docente Graduação em Física ou Engenharia. Pós-graduação em áreas afins. Desejável Mestrado e/ou Doutorado. Facilidade de comunicação.

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 2º ano Carga Horária:

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Geografia Departamento/Setor: Coordenação de Geografia do Campus Jataí/UFG Disciplina: Trabalho Final de Curso - TFC(Monografia)

Leia mais

OBJETIVOS. Geral. Específicos. Diferenciar o conhecimento científico dos demais tipos de Conhecimentos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

OBJETIVOS. Geral. Específicos. Diferenciar o conhecimento científico dos demais tipos de Conhecimentos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Dados da Componente Curricular Nome do COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Curso: Técnico Integrado em Edificações (Ensino Médio) Série: 3ª Série Carga Horária: 67h Docente Responsável:

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SB0053-PESQUISA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Metodologia da Pesquisa Científica Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 3 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Ana Virgínia

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

Desenvolver no discente o pensamento crítico, concatenando uma teoria específica e a realidade jurídica pertinente;

Desenvolver no discente o pensamento crítico, concatenando uma teoria específica e a realidade jurídica pertinente; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-58 PERÍODO: 9 CRÉDITO: 02 NOME DA DISCIPLINA: MONOGRAFIA I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 DIRETRIZES PARA

Leia mais

Professor: Talita Santos Oliveira Sampaio Titulação: Mestre em Ciências da Saúde

Professor: Talita Santos Oliveira Sampaio   Titulação: Mestre em Ciências da Saúde CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I Código: FISIO 212 Pré-Requisito: - Período Letivo:

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS PORTO VELHO PLANEJAMENTO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR UNIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científic Código: ADM 290 Pré-requisito: Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia Ênfase Identificação Disciplina 0004983A - Produção de Textos Científicos Docente(s) Teresa Cristina Bruno Andrade Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão

Leia mais

Ensino Técnico 3 Semestre

Ensino Técnico 3 Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 3 Semestre Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Código: 044.1 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Produção de Textos Científicos

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Produção de Textos Científicos Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004983A - Produção de Textos Científicos Docente(s) Teresa Cristina Bruno Andrade, Rosa Maria Manzoni Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS PLANO DE ENSINO Curso Superior de Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas 4º. Semestre Sextas-feiras Disciplina Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica Sigla Professor Dilermando Piva Junior

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina OFICINA DE PESQUISA Período 4º Período. Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina OFICINA DE PESQUISA Período 4º Período. Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Página 1 de 5 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina OFICINA DE PESQUISA Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Docente: Profª. Ma. Ana Carolina de Faria

Leia mais

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Professora: Alessandra Martins Coelho 14/09/2012 Apresentação do Curso Ementa O Sistema acadêmico brasileiro. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Modalidades

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br Código:

Leia mais

Professor: Luciana Araújo dos Reis Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO

Professor: Luciana Araújo dos Reis Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código:CTB - 499 Pré-requisito: Metodologia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Professor: PROFESSOR GESTOR e demais professores (ORIENTADORES)

PLANO DE ENSINO. Professor: PROFESSOR GESTOR e demais professores (ORIENTADORES) I IDENTIFICAÇÃO Curso: Enfermagem Módulo: 9 PLANO DE ENSINO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Disciplina: TCC ORIENTAÇÃO Professor: PROFESSOR GESTOR e demais professores (ORIENTADORES) II EMENTA

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE FILOSOFIA COFIL Curso: Filosofia

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC213 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1 semestre de 2016 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso 2011

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso 2011 1. EMENTA Estratégias de Aprendizagem e Metodologias de Estudos. Visão geral da Metodologia do Trabalho Científico no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos: resumo, relatório, fichamento,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Direito Período de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 1º semestre de 2015 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2017 1 UNIVERSIDADE SANTO AMARO Sebastião Lacarra Medina Presidente da Mantenedora Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira Reitora Prof. MsC. Eduardo

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Métodos e Metodologias Aplicados

Leia mais

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde

EPSJV/ FIOCRUZ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde C U R S O D E M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M E D U C A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L E M S A Ú D E Disciplina: Metodologia da Produção de Textos Acadêmicos Professores: Sergio Oliveira Neise

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório 60h - -

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório 60h - - Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/17 Docente responsável:

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: Fisio-305 Pré-requisito: Epidemiologia Período Letivo:

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Material teórico Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 7 DISCIPLINA: Trabalho de Conclusaõ de Curso: projeto TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 162 CRÉDITOS: 9 PROFESSORA: Jarbas

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: - CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: 1º período Ano: 2019.

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: - CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): - Período: 1º período Ano: 2019. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Pesquisa em Psicologia I PLANO DE APRENDIZAGEM Código:- E-mail: mgilvanira.silva@fasete.edu.br Professores: Esp. Maria Gilvanira Gomes

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO \ Universidade Castelo Branco Pós Graduação em Educação (Educação Matemática, Gestão Escolar Integradora, Pedagogia Empresarial, Psicopedagogia Institucional e Clinica) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina: ENSINO E PESQUISA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003247A - Projeto Experimental II: Execução Docente(s) Celia Maria Retz Godoy dos Santos Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D º Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Metodologia Científica Curso: Engenharia Civil Código: Série: 1ªsérie Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: 40 CH Total: 40 Obs: Objetivos Gerais:- Apresentar

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003102A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Comunicação Científica em Física 11090054

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código: DIR - 591 CH Total: 60 horas Pré-requisito: Orientação

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003205A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade

Leia mais

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC.

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC. ! INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Plano de Ensino Disciplina: PTC-20307 Projeto

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO.   CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago e-mail: CH Teórica: 80h CH

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.1 DISCIPLINA: Métodos e Técnicas

Leia mais

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO Projeto de pesquisa Introdução Quando se tem um objetivo, procura-se cumprir com a meta traçando as etapas e estratégias necessárias para atingir o resultado esperado. Para isso, é preciso planejamento.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Comunicação Científica em Física 0090158

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003003A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Glicia Vieira

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC.

AP: nota das atividades parciais; SUP: nota das atividades de acompanhamento do desenvolvimento do projeto; TCC: término e defesa do TCC. ! INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Plano de Ensino Disciplina: PTC-20307 Projeto

Leia mais

ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ALTERAÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1 2 No projeto antigo Renomeação dos grupos de disciplinas: a)

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CAIXA POSTAL 476 CEP 88.010-970 FLORIANÓPOLIS

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3213.1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 2ª 02 34 1º/2010 OBJETIVOS

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código da Disciplina: NDC 138 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

[Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa.Dra.

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA 1 ANO PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 DEPARTAMENTO 43 PRODUÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA 4306 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Augustinópolis 2017.2 1 - NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, com carga horária de

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa Unidade: Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Responsável pelo Conteúdo: Profª. Ms Rosemary Toffoli Revisão Textual: Profª. Silvia Albert M A T E R I A L T E Ó R I C O zzzzzzzzzzzzzzz

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago E-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública. 1.2 Ano: 3 1.3 Módulo: 6 1.4 Disciplina: Orçamento Público 1.5 Carga Horária: 60h 1.6 Caráter: Obrigatória 1.7

Leia mais

PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO

PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento Programa de Pós-Graduação PLANO DE CURSO MESTRADO PROFISSIONAL EM PODER LEGISLATIVO DISCIPLINA Seminário de Pesquisa Código: Carga

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CAIXA POSTAL 476 CEP 88.010-970 FLORIANÓPOLIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Glicia Vieira

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

Orientações para elaboração de material didático para EAD

Orientações para elaboração de material didático para EAD Orientações para elaboração de material didático para EAD Nome do autor: Disciplina/Curso: Carga horária: Data de entrega: E-mail: Telefones: Link Lattes: Orientação para elaboração de material didático

Leia mais

Programa de Disciplina CIEN003 - Metodologia da Pesquisa (ANEXO I da Resolução nº 07/2016/CONUNI de 29/07/2016)

Programa de Disciplina CIEN003 - Metodologia da Pesquisa (ANEXO I da Resolução nº 07/2016/CONUNI de 29/07/2016) Metodologia da pesquisa PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Engenharia Agronômica CIEN003 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓR: 30 PRÁT: 0 HORÁRIOS: Segunda feira das 08:00 as 10:00 h CURSOS ATENDIDOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública 1.2 Ano: 2 1.3 Módulo: 3 1.4 Disciplina: Seminário Temático II 1.5 Carga Horária: 30h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais